Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição"

Transcrição

1 Renda Variável Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição

2 Este folheto abrange as seguintes modalidades de operações na BM&FBOVESPA: Ações Certificado de Depósito de Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição Ações O produto Ações são valores mobiliários representativos de uma parcela do capital social de uma empresa. Em outras palavras, são títulos de propriedade que conferem a seus detentores (investidores) a participação societária na empresa. Elas são emitidas por empresas que desejam, principalmente, captar recursos para desenvolver projetos que viabilizem o seu crescimento. As ações podem ser de dois tipos, ordinárias ou preferenciais. A principal diferença é que as ações ordinárias conferem ao seu detentor o direito de voto nas assembleias de acionistas, ao passo que as ações preferenciais permitem o recebimento de dividendos em valor superior ao das ações ordinárias, bem como a prioridade no recebimento de reembolso do capital. O primeiro lançamento de ações no mercado é chamado de Oferta Pública Inicial (também conhecido pela sigla em inglês IPO Initial Public Offer). Após a abertura de capital e a oferta inicial, a empresa poderá realizar outras ofertas públicas, conhecidas como Follow-on. As ofertas públicas de ações (IPO e Follow-on) podem ser primárias e secundárias. Nas ofertas primárias, a empresa capta recursos novos para investimento e reestruturação de passivos, ou seja, ocorre efetivamente um aumento de capital da empresa. As ofertas secundárias, por sua vez, proporcionam liquidez aos empreendedores, que vendem parte de suas ações, num processo em que o capital da empresa permanece o mesmo, porém ocorre aumento na base de sócios. A BM&FBOVESPA criou segmentos especiais de listagem das companhias Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1, Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2. Todos os segmentos prezam por rígidas regras de governança corporativa. Essas regras vão além das obrigações que as companhias têm perante a Lei das Sociedades por Ações e têm como objetivo melhorar a avaliação das companhias que decidem aderir, voluntariamente, a um desses níveis de listagem. Além disso, tais regras atraem os investidores, ao assegurar direitos e garantias aos acionistas, bem como a divulgação de informações mais completas para controladores, gestores da companhia e participantes do mercado. As sociedades por ações são disciplinadas pela Lei nº de 15/12/1976 e pela Instrução CVM nº 480 de 07/12/2009.

3 Vantagens do produto A empresa de capital aberto tende a possuir um diferencial competitivo, tendo em vista a transparência e a confiabilidade necessárias ao fornecimento de informações básicas ao mercado, o que facilita os negócios e atrai o consumidor final, agregando maior qualidade à sua reputação. As companhias listadas nos segmentos diferenciados da BM&FBOVESPA recebem um Selo de Governança Corporativa reconhecido internacionalmente. As ações negociadas podem integrar os índices da BM&FBOVESPA, os quais proporcionam às companhias visibilidade e maior demanda pelos seus papéis. As ações têm potencial de boa rentabilidade no longo prazo. Os investidores recebem dividendos periodicamente. Os investidores podem comprar ou vender suas ações no momento em que desejarem. Os investidores podem emprestar ações e obter um rendimento extra. Fique atento! Ao investir em Ações, o investidor deve considerar que: são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor rentabilidade garantida ou previamente conhecida. Por não oferecer garantia de retorno e haver riscos de perda do capital investido, este é um investimento considerado de risco; se a ação tiver baixa liquidez, pode não haver interessados em comprá-las no mercado secundário ao preço desejado pelo vendedor; e há risco de oscilação dos preços das ações no mercado secundário. Sobre Ações Mercado primário e secundário: o mercado primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, com aporte de recursos à companhia. Uma vez ocorrido o lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no mercado secundário. Operações como a oferta de venda de grande lote de ações detido por um ou mais acionistas, caracterizam-se como distribuição secundária. Apesar da semelhança com o mercado primário, os recursos captados no mercado secundário vão para os acionistas vendedores (e não para a companhia). Ações Ordinárias: concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembleias deliberativas da companhia. Ações Preferencias: oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto ou restringindo-o.

4 As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas com a notação ON ou PN depois do nome da empresa. As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C. As características de cada classe de ações são estabelecidas pela empresa emissora, em seu estatuto social. Essas diferenças são variáveis de acordo com a estratégia adotada pela empresa, por isso não é possível fazer uma definição geral das classes de ações. Direitos e Proventos Dividendos: valor distribuído aos acionistas, em dinheiro, na proporção da quantidade de ações possuídas. A decisão de pagamento de dividendos passa pela capacidade de geração de caixa e saúde financeira da empresa. O valor a ser pago pode ser fixado em função de parcela percentual do lucro líquido do exercício, parcela da geração de caixa livre, parcela do capital social ou um evento extraordinário. Juros sobre Capital Próprio (JSCP): a empresa está autorizada a remunerar o capital do acionista até o valor da TJLP 1. O valor desembolsado é considerado como despesa e, portanto, descontado do lucro tributável, diminuindo o IR e a CSLL 2 a serem pagos pela empresa. Assim, é um instrumento de remuneração dos sócios atrelado ao capital investido na sociedade. Bonificação em Ações: ações emitidas por uma empresa em decorrência de aumento de capital, realizado por incorporação de reservas e/ou de outros recursos, e distribuídas gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que já possuem. Bonificação em Dinheiro: distribuição aos acionistas, além dos dividendos, de valor em dinheiro referente a reservas até então não incorporadas. Grupamento (Inplit): ocorre quando a empresa reduz a quantidade de ações, ou seja, agrupa várias ações em uma. Em geral, o grupamento é feito para facilitar as negociações em lotespadrão e para aumentar o valor unitário das ações. Desdobramento (Split): ocorre quando a empresa divide suas ações em duas ou mais quantidades. Em geral, tem o objetivo de tornar o valor e/ou lote de negociação mais acessível. Não há, no entanto, aumento do capital da empresa. 1 TJLP: Taxa de Juro de Longo Prazo. 2 CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

5 Características técnicas Código de Negociação Cotação Custódia Liquidação Mercado Oferta Pública ou Privada Quem pode Investir Tipo de Investimento Quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação, sendo 3 (ordinária); 4 (preferencial), 5, 6, 7 e 8 (Preferencial Classe A, B, C e D, respectivamente). Exemplo: XXXX3. R$/Ação. Central Depositária da BM&FBOVESPA. Pelo módulo líquido em D+3. Na liquidação pelo módulo líquido, a BM&FBOVESPA atua como contraparte central garantidora, calcula o saldo multilateral de cada um dos seus participantes e promove a liquidação com base neste resultado. A vista. Permitida, conforme Instrução CVM n 400, de 29/12/2003 ou ainda com esforços restritos, conforme Instrução CVM n 476, de 16/01/2009. Pessoas físicas, inclusive investidores estrangeiros, pessoas jurídicas, investidores institucionais e outros. Quando distribuídas com esforços restritos, apenas investidores profissionais podem adquirir as ações na oferta pública. Renda variável. Aplicabilidade Uma empresa deseja captar recursos para desenvolver projetos que viabilizem o seu crescimento. Para isso, realiza uma primeira oferta pública de ações, conhecida como IPO. Um investidor pessoa física que deseja investir em ações, deverá escolher a corretora de sua preferência para abrir sua conta de investimentos. Para comprar ações da empresa escolhida, deverá entrar em contato com sua corretora ou inserir uma ordem de compra de ações através do home broker. Enquanto o investidor permanecer como detentor das ações, terá direito aos seus proventos. Portanto, caso haja pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio, por exemplo, o investidor receberá o valor referente a esse pagamento em sua conta. Quando o investidor desejar se desfazer de sua posição, ele precisará apenas inserir uma ordem de venda das ações através do home broker ou entrar em contato com sua corretora.

6 Units O produto São ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários, como por exemplo um conjunto de ações ordinárias e preferenciais. Geralmente, a escolha por emitir Units decorre de estratégias ou restrições societárias de algumas empresas. Vantagens do produto Além dos benefícios citados em Ações, as Units apresentam os seguintes diferenciais: permitem que o investidor diversifique suas aplicações; a negociação de Units ocorre pelos mesmos meios utilizados para a oferta de ações. Fique atento! Ao investir em Units, o investidor deve considerar que: são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor rentabilidade garantida; se o ativo tiver baixa liquidez, pode não haver interessados em comprá-lo no mercado secundário ao preço desejado pelo vendedor; e há risco de oscilação dos preços das ações no mercado secundário. Características técnicas Código de Negociação Cotação Custódia Liquidação Mercado Oferta Pública ou Privada Quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa e o número 11. Exemplo: XXXX11. R$/Unit. Central Depositária da BM&FBOVESPA. Pelo módulo líquido em D+3. Na liquidação pelo módulo líquido, a BM&FBOVESPA atua como contraparte central garantidora, calcula o saldo multilateral de cada um dos seus participantes e promove a liquidação com base neste resultado. A vista. Permitida, conforme Instrução CVM n 400, de 29/12/2003 ou ainda com esforços restritos, conforme Instrução CVM n 476, de 16/01/2009.

7 Quem pode Investir Tipo de Investimento Pessoas físicas, inclusive investidores estrangeiros, pessoas jurídicas, investidores institucionais e outros. Quando distribuídas com esforços restritos, apenas investidores profissionais podem adquirir as ações na oferta pública. Renda variável. Aplicabilidade Uma empresa deseja captar recursos para desenvolver projetos que viabilizem o seu crescimento. Devido à sua estratégia, decide ofertar Units compostas por ações ordinárias e preferenciais. Um investidor pessoa física que deseja investir nessas Units deverá escolher a corretora de sua preferência para abrir sua conta de investimentos. Para comprar as Units da empresa escolhida, deverá entrar em contato com sua corretora ou inserir uma ordem de compra através do home broker. Enquanto o investidor permanecer como detentor das Units, terá direito aos seus proventos. Portanto, caso haja pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio, por exemplo, o investidor receberá o valor referente a esse pagamento em sua conta. Quando o investidor desejar se desfazer de sua posição, ele precisará apenas inserir uma ordem de venda das Units através do home broker ou entrar em contato com sua corretora.

8 Subscrições Os produtos Direito de subscrição É o direito de preferência do acionista, adquirido em decorrência da proporção de ações que possui, que lhe confere a faculdade de adquirir novas ações de uma companhia quando houver aumento de capital desta. Esse ativo pode ser negociado no mercado secundário e tem um período de validade, cuja transcorrência resulta na extinção do direito de subscrição. Recibo de subscrição É um registro que comprova que o direito de subscrever ações foi exercido pelo seu titular. Os recibos podem ser negociados no mercado a vista da BM&FBOVESPA até sua transformação em ações, quando também é extinto. Bônus de subscrição Títulos negociáveis emitidos por sociedades por ações que conferem aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, o direito de subscrever ações do capital social da companhia, dentro do limite de capital autorizado no estatuto social. Vantagens dos produtos Proteção dos acionistas dos efeitos de diluição e valor de sua propriedade já existente. Possibilidade de negociar os ativos no mercado secundário. Fique atento! O investidor deve considerar que há risco de desvalorização do preço da ação após o exercício do direito. Características técnicas Código de Negociação Direito de subscrição: quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo do direito (1 para direitos ordinários e 2 para direitos preferenciais). Exemplo: XXXX1. Recibo de subscrição: quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo do recibo (9 para recibos ordinários e 10 para recibos preferenciais). Exemplo: XXXX9. Bônus de subscrição: quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa e um número, acima de 12, que representa o tipo do bônus de subscrição. Exemplo: XXXX12.

9 Cotação Custódia Liquidação R$/Direito de subscrição; R$/Recibo de subscrição e R$/Bônus de subscrição. Central Depositária da BM&FBOVESPA. Pelo módulo líquido em D+3. Na liquidação pelo módulo líquido, a BM&FBOVESPA atua como contraparte central garantidora, calcula o saldo multilateral de cada um dos seus participantes e promove a liquidação com base neste resultado. Mercado Quem pode investir A vista. Pessoas físicas, inclusive, investidores estrangeiros, pessoas jurídicas,, investidores institucionais e outros. Quando distribuídas com esforços restritos, apenas investidores profissionais podem adquirir as ações na oferta pública. Tipo de Investimento Renda variável. Aplicabilidade Suponha que uma empresa queira captar recursos para desenvolver um projeto e, para isso, faça uma nova emissão de ações. A empresa, para que os investidores mantenham sua participação acionária, concede aos seus acionistas direitos de subscrição. O investidor poderá exercer seu direito e assim comprar as ações pelo preço estabelecido, ou poderá vender seu direito de subscrição no mercado secundário, utilizando o mesmo procedimento aplicável à venda de ações. Vale lembrar que os direitos de subscrição tem uma data pré-estabelecida para exercício. Após essa data, os direitos são extintos. Caso o investidor exerça o direito de subscrição, a empresa entregará primeiramente ao seu investidor recibos de subscrição, documentos estes que comprovam a compra das ações. Esses recibos são válidos enquanto a empresa não entregar as respectivas ações aos seus investidores. Vale salientar que os recibos também podem ser negociados no mercado secundário.

10 Como investir neste produto? Para saber mais sobre este produto ou negociá-lo, os interessados devem entrar em contato com um participante de negociação. Profissionais especializados estão à disposição dos clientes para auxiliá-los nas tomadas de decisões e escolha das melhores estratégias para proteger o seu negócio. A lista de corretoras e distribuidoras autorizados a negociar na BM&FBOVESPA pode ser consultada no site bmfbovespa.com.br, em Participantes. Aviso Legal Este material destina-se a fins exclusivamente informativos, explicativos e de divulgação, não constituindo nenhuma recomendação de investimento. Os exemplos apresentados são meramente ilustrativos e simulam situações hipotéticas. As normas e procedimentos citados estão sujeitos a alterações, sendo recomendável a consulta direta às versões mais atualizadas. É vedada a utilização deste documento para fins comerciais salvo mediante autorização prévia e por escrito da BM&FBOVESPA. Os prejuízos decorrentes de intermediação de operações e serviços de custódia relativos ao mercado de balcão organizado e de serviços relativos ao ambiente de registro, administrados pela BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, não contam com a proteção oferecida pelo Mecanismo de Ressarcimentos de Prejuízos administrado pela BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados BSM, nos termos do artigo 41 do Estatuto Social da BSM e do artigo 77 da Instrução CVM nº 461/2007.

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Fundo de Investimento em Ações - FIA

Fundo de Investimento em Ações - FIA Renda Variável Fundo de Investimento em Ações - FIA Fundo de Investimento em Ações O produto O Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um investimento em renda variável que tem como principal fator de risco

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Nível I Não Patrocinados (BDR NP) são valores mobiliários, emitidos no Brasil por instituições

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

Renda Variável ETF Internacional. Renda Variável. ETF Internacional

Renda Variável ETF Internacional. Renda Variável. ETF Internacional Renda Variável Cotas de Fundo de Índice O produto O, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerando investimento em renda variável. O produto representa uma comunhão

Leia mais

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista Renda Variável O produto As operações no mercado de câmbio contemplam a negociação de moedas estrangeiras entre participantes com diferentes objetivos. Podem ser divididas, basicamente, em operações do

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA

Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Renda Fixa Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Certificado de Recebíveis do Agronegócio O produto O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

Operações Estruturadas. Certificado de Operações Estruturadas com Liquidação por Entrega de Ativo Subjacente

Operações Estruturadas. Certificado de Operações Estruturadas com Liquidação por Entrega de Ativo Subjacente Certificado de Operações Estruturadas com Liquidação por Entrega de Ativo Subjacente Fevereiro/2016 Liquidação por Entrega de Ativo Subjacente Diversifique seus investimentos conforme suas necessidades.

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IPCA

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IPCA CONTRATOS DERIVATIVOS Futuro de IPCA Futuro de IPCA Ferramenta de gerenciamento de risco contra a variação da inflação O produto Para auxiliar o mercado a se proteger nas tomadas de decisão com maior segurança,

Leia mais

CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES

CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES O código das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo indica, pela ordem: a empresa emissora, o tipo, a classe da ação e o mercado em que é negociada. As 4 primeiras letras

Leia mais

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão de Leilão Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão Este folheto abrange as seguintes operações com títulos públicos na BM&FBOVESPA: Definitivas Compromissadas

Leia mais

Renda Variável e Renda Fixa. Depósito Exclusivo

Renda Variável e Renda Fixa. Depósito Exclusivo Dezembro 2015 O serviço refere-se ao processo de depósito de valores mobiliários (ativos) na Central Depositária da BM&FBOVESPA, sem que estejam admitidos à negociação em sua plataforma eletrônica. O oferece

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Ações Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX AÇÕES MERCADO DE CAPITAIS O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores

Leia mais

Renda Variável. Depósito Exclusivo

Renda Variável. Depósito Exclusivo O serviço refere-se ao processo de depósito de valores mobiliários (ativos) na Central Depositária da B3, segmento BM&FBOVESPA, sem que estejam admitidos à negociação em sua plataforma eletrônica. O oferece

Leia mais

DEPÓSITO EXCLUSIVO. Descrição do serviço e contratação 22/02/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA

DEPÓSITO EXCLUSIVO. Descrição do serviço e contratação 22/02/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA DEPÓSITO EXCLUSIVO 22/02/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA O Serviço refere-se ao processo de depósito de valores mobiliários (ativos) na Central Depositária da B3, sem que estejam admitidos à negociação em suas

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 5 AS AÇÕES (Umbelina, Cap. 05 / Assaf, Cap. 08) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Tipos de ações 3) Valor das ações 4)

Leia mais

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia.

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia. Mercado de Ações: 1. O que são Ações Tipos Rentabilidade Dividendos Bonificação em ações 2. Como funciona o mercado de Ações Forma de Negociação Horário para negociação e After-Market Tipos de mercados

Leia mais

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS CONCEITO VALORES MOBILIÁRIOS é a denominação dos TÍTULOS DE CRÉDITO de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados

Leia mais

Contratos Derivativos. Futuro de Soja Financeira. Contratos Derivativos. Futuro de Índice Bovespa (Ibovespa)

Contratos Derivativos. Futuro de Soja Financeira. Contratos Derivativos. Futuro de Índice Bovespa (Ibovespa) Futuro de Soja Financeira Contratos Derivativos Futuro de Índice Bovespa (Ibovespa) Contrato Instrumento para gestão do Índice de referência do mercado de renda variável do Brasil. O produto O Índice Bovespa

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

Contratos Derivativos Opções sobre Futuro de DI

Contratos Derivativos Opções sobre Futuro de DI Opções Sobre Futuro de Milho Contratos Derivativos Derivativo que auxilia no gerenciamento de risco e na negociaça o de taxa a termo de juro. O produto As opço es sobre contratos futuros sa o um pouco

Leia mais

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas de representação Rentabilidade Formação de preço Onde são comercializadas

Leia mais

Concurso Prof. Cid Roberto

Concurso Prof. Cid Roberto Prof. Cid Roberto Concurso 2013 Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij O mercado de capitais é o conjunto de mercados, instituições e ativos que viabiliza a transferência de recursos

Leia mais

Forward Points de Dólar

Forward Points de Dólar Contratos Derivativos (FRP) A operação estruturada proporciona aos investidores o hedge de operações cambiais nos mercados a vista e futuro em uma única cotação. O produto O (FRP) é uma operação estruturada

Leia mais

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N 01545-8 CNPJ Nº 42.331.462/0001-31 NIRE 4130001526-1 COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta Oi S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 3330029520-8 Companhia Aberta Proposta da Administração a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 10 de agosto de 2012,

Leia mais

por Julio Afaz

por Julio Afaz 1 Investir na Renda Variável não é tão complicado como parece. O mais conhecido são os investimentos em ações, que poderão ser feitos em prazos anuais, mensais, semanais, diários ou até mesmo daytrade.

Leia mais

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Mercado financeiro Professor: Msc. Roberto César Tipos de Mercado Comissão de Valores Mobiliários, 2013, p.15 Mercado de Crédito É o segmento do mercado financeiro onde as instituições

Leia mais

Benefícios dos Acionistas

Benefícios dos Acionistas FLAVIO MOURA O Guia Definitivo do Investidor Iniciante Introdução Neste E-book vamos trazer alguns conceitos iniciais para você investidor iniciante. Aqui vamos abordar os seguintes benefícios aos acionistas:

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro. Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM

AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM CNPJ 97.837.181/0001-47 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 12.02.2016 (ANEXO 30-XXXII DA ICVM 480/09) 1. Informar

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você?

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você? 2017 Ações acionista.com.br eu sou, e você? 1 Ações Ações na Bolsa de Valores, são pedaços de uma empresa disponíveis para que qualquer investidor comprar. Quando uma empresa é aberta, ela sede diversas

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009)

AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009) AUMENTO DE CAPITAL (ANEXO 30-XXXII DA INSTRUÇÃO CVM N 480/2009) 1 - Valor do Aumento e do Novo Capital Social - O Aumento de Capital será de até R$64.882.317,00 (sessenta e quatro milhões, oitocentos e

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ECONOMIA 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 2. BOLSA DE VALORES 3. BOLSA DE MERCADORIA E FUTUROS 4. MERCADO DE CAPITAIS 09/01/2017 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É COMPOSTO DE

Leia mais

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS TIPOS AÇÕES PARTES BENEFICIÁRIAS DEBÊNTURES BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO CUPÕES NOTA COMERCIAL (COMMERCIAL PAPER) conceito VALORES MOBILIÁRIOS são os TÍTULOS de emissão das SOCIEDADES

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL CONCEITOS PERFIL DO INVESTIDOR CONCEITOS Investimentos que representam a propriedade de um ativo (bem ou direito) A remuneração é a valorização

Leia mais

JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017

JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017 JOÃO FORTES ENGENHARIA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF: 33.035.536/0001-00 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL A SER REALIZADA EM 11/09/2017 I - AUMENTO DE CAPITAL ANEXO 14 - Instrução CVM nº481/09

Leia mais

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE:

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: 06.948.969/0001-75 NIRE: 35.300.316.584 Comunicado referente ao aumento de capital aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 26

Leia mais

ROSSI RESIDENCIAL S.A. NIRE CVM nº CNPJ/MF nº / Companhia Aberta de Capital Autorizado

ROSSI RESIDENCIAL S.A. NIRE CVM nº CNPJ/MF nº / Companhia Aberta de Capital Autorizado ROSSI RESIDENCIAL S.A. NIRE 35.300.108.078 CVM nº 16306 CNPJ/MF nº 61.065.751/0001-80 Companhia Aberta de Capital Autorizado AVISO AOS ACIONISTAS Aumento de Capital por Subscrição Privada Comunicamos aos

Leia mais

BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A.

BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A. BANCO MERCANTIL DE INVESTIMENTOS S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO (CATEGORIA A ) RUA RIO DE JANEIRO, Nº 654, 9º ANDAR CENTRO, CEP 30.160-912, BELO HORIZONTE, MG CNPJ/MF Nº 34.169.557/0001-72

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 4 ABERTURA DE CAPITAL (Umbelina, Cap. 04 e 05) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Por que abrir o capital na Bolsa? 3)

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de Cupom de IPCA

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de Cupom de IPCA CONTRATOS DERIVATIVOS Futuro de Cupom de IPCA Futuro de Cupom de IPCA Um instrumento de proteção contra variações na taxa de juro real brasileira O produto O Contrato Futuro de Cupom de IPCA oferece mais

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A.

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ 61.532.644/0001-15 Companhia Aberta FATO RELEVANTE - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. ( Itaúsa ou Companhia ), em observância ao disposto no 4º do Art. 157 da Lei 6.404/76 e nas Instruções

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Prof. Cláudio Alves Reservas São valores acumulados no patrimônio líquido para uso posterior. Dependendo da forma como a reserva surgiu e de como será utilizada.

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE CVM n.º FATO RELEVANTE

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE CVM n.º FATO RELEVANTE MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM n.º 02093-1 FATO RELEVANTE A Minerva S.A. ("Minerva" ou "Companhia"), líder em exportação de carne bovina na América

Leia mais

Cartilha ao Acionista. Proposta de Aumento de Capital

Cartilha ao Acionista. Proposta de Aumento de Capital Cartilha ao Acionista Proposta de Aumento de Capital Proposta de Aumento de Capital PERFIL DA OPERAÇÃO A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e que atua também no segmento

Leia mais

MINERVA S.A. CNPJ nº / NIRE Ata de Reunião do Conselho de Administração realizada em 31 de agosto de 2009

MINERVA S.A. CNPJ nº / NIRE Ata de Reunião do Conselho de Administração realizada em 31 de agosto de 2009 MINERVA S.A. CNPJ nº 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 Ata de Reunião do Conselho de Administração realizada em 31 de agosto de 2009 Data, Horário e Local: 31 de agosto de 2009, às 09h30, na sede

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

Oi S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Oi S.A. CNPJ/MF 76.535.764/0001-43 NIRE 33.30029520-8 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Oi S.A. Em Recuperação Judicial ( Oi ou Companhia ), em continuidade às informações divulgadas no Fato Relevante

Leia mais

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto Iniciando na Bolsa de Valores Apresentador: Alexandre Hormain Barreto O Mercado de Ações Sistema Financeiro Conjunto de instituições dedicadas a manter um fluxo de recursos dos poupadores para o investimento

Leia mais

AMIL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE / CVM nº Companhia Aberta de Capital Autorizado COMUNICADO AO MERCADO

AMIL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / NIRE / CVM nº Companhia Aberta de Capital Autorizado COMUNICADO AO MERCADO AMIL PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 36.461.242/0001-20 NIRE 3330028203-3 / CVM nº 21172 Companhia Aberta de Capital Autorizado COMUNICADO AO MERCADO Lançamento da Oferta Pública Unificada de Aquisição de

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações.

Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Witpar Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Regulamento e Formulário de Informações

Leia mais

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS

USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. - USIMINAS CNPJ/MF 60.894.730/0001-05 NIRE 313.000.1360-0 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos senhores acionistas da Usinas Siderúrgicas de Minas

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 6 1. São garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos): a) Depósitos a Vista e Fundos de Investimento. b) Debêntures e CDBs. c) Notas Promissórias e CDBs. d) CDBs e Letras

Leia mais

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station No mercado de opções são negociados direitos de compra e venda de um lote de ativos, com preços e prazos predeterminados. Ao adquirir uma opção, o investidor pode exercer seus direitos sobre o ativo até

Leia mais

ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: / NIRE: ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL

ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: / NIRE: ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL Em conformidade com o artigo 30, inciso XXXII, da Instrução da

Leia mais

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015 ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 28 de dezembro de 2015 1.) Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

Aviso aos Acionistas

Aviso aos Acionistas Aviso aos Acionistas São Paulo, 16 de dezembro de 2016. A Contax Participações S.A. ( Contax ou Companhia ; CTAX3) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral o que segue, em complementação ao Aviso

Leia mais

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Agenda Ofertas Públicas de Distribuição de Valores Mobiliários Histórico das Ofertas Públicas no

Leia mais

AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Anexo à Reunião do Conselho de Administração de 13.02.2017 AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (ANEXO 30-XXXII DA ICVM 480/09) 1.

Leia mais

KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE

KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta FATO RELEVANTE KROTON EDUCACIONAL S.A. CNPJ/MF 02.800.026/0001-40 NIRE 31.300.025.187 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A Kroton Educacional S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, em cumprimento

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM 02093-1 AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO MINERVA S.A., sociedade por ações, com sede na cidade de

Leia mais

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP XIX

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP XIX 29/1/2018 Local: 08h40 09h00 Credenciamento 09h00 09h15 Abertura: Comitê Consultivo de Educação 09h15 10h30 10h30 11h00 11h00 13h00 13h00 14h00 14h00 16h00 16h00 16h30 16h30 18h30 A Comissão de Valores

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015

ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015 ANEXO 30-XXXII Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo Conselho de Administração em 26 de junho de 2015 1.) Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

ZAIN PARTICIPAÇÕES S.A.

ZAIN PARTICIPAÇÕES S.A. EM LIQUIDAÇÃO CNPJ/MF Nº 02.363.918/0001-20 NIRE Nº 33300278222 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2019 Prezados Acionistas,

Leia mais

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 71.550.388/0001-42 NIRE 35.300.170.865 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda.

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda. CNPJ Nº 18.746.967/0001-82 CNPJ Nº 92.858.380/0001-18 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 1 Demonstrativo da composição e diversificação das aplicações em 31 de dezembro

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa FACULDADES DE CAMPINAS Administração Gestão de Responsabilidade Social II Governança Corporativa Testes para revisão Prof. Luciel H. de Oliveira luciel@uol.com.br INSTRUÇÕES Avalie o seu aprendizado na

Leia mais

Futuro de Dólar Comercial

Futuro de Dólar Comercial Contratos Derivativos Instrumento de proteção contra variações de preço da taxa de câmbio de dólar comercial. O produto O Contrato Futuro de Do lar Comercial e um dos derivativos financeiros listados mais

Leia mais

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos Senhores Acionistas que a Energisa S.A. ( Companhia ), observadas as disposições legais

Leia mais

RENDA FIXA. acionista.com.br

RENDA FIXA. acionista.com.br RENDA FIXA acionista.com.br Fevereiro/2017 Renda Fixa São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DE UMA CORRETORA Como escolher uma boa corretora. Por que fazemos isso? Você já deve ter percebido, por meio de nossos conteúdos, que o incentivamos a investir diretamente

Leia mais

KLABIN S.A. CNPJ/MF: no / Companhia Aberta FATO RELEVANTE

KLABIN S.A. CNPJ/MF: no / Companhia Aberta FATO RELEVANTE KLABIN S.A. CNPJ/MF: no 89.637.490/0001-45 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A Klabin S.A. ( Companhia ), em cumprimento ao disposto no artigo 157, 4º, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e na Instrução

Leia mais

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA O registro de companhias no Bovespa Mais, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1 de Governança Corporativa deverá ser precedido de requerimento formal

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce - MIGRAÇÃO, para que você obtenha

Leia mais

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº 92.781.335/0001-02 NIRE 43 3 0000739 1 AVISO AOS ACIONISTAS São Leopoldo, 5 de outubro de 2018 - Forjas Taurus S.A. ( Companhia ), listada no Nível 2 da B3, em cumprimento ao

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e Anexo I ao Oficio Circular 016/2010-DP O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S.A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 30, alíneas a, b e c do Estatuto

Leia mais