Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência"

Transcrição

1 Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência Erica Castilho Rodrigues 12 de Agosto

2 Introdução

3 3 Vimos como usar Poisson para testar independência em uma Tabela 2x2. Veremos agora casos um pouco mais elaborados. Temos então uma tabela 3x3, com 3 variáveis. Temos apenas um tipo de hipótese para testar nesse caso? Não. Nesse tipo de tabela várias hipóteses sobre independência podem ser verificadas. Podemos testar independência das 3 variáveis conjuntamente. Podemos testar independências 2 a 2.

4 Exemplo: Deseja-se investigar a propensão de alunos de ensino médio a optarem ou não por fazer faculdade. Serão analisados dois fatores que podem influenciar nessa escolha: níve sócio-econômico (baixo, médio-baixo, médio-alto, alto); incentivo dos pais (baixo, alto).

5 5 Exemplo: (continuação) A tabela a seguir mostra os dados coletados: Figura:

6 6 Exemplo: (continuação) Queremos verificar se as variáveis planos universitários (P); nível sócio-econômico (S); incentivo dos pais (I); estão correlacionadas. Vamos indexar as variáveis por planos universitários k, k=1,2; nível sócio-econômico i, i=1,2,3,4; incentivo dos pais j, j=1,2.

7 Exemplo: (continuação) Vamos denotar por π ijk = {a probabilidade de que a observação caia na cécula i, j, k} ou seja categoria i de nível sócio-econômico, j de incentido dos pais e k de planos universitários. Essas probabilidades definem a distribuição conjunta das três variáveis. Seja y ijk a contagem observada na casela i, j, k. Ela se refere à variável aleatória Y ijk.

8 8 Exemplo: (continuação) Vamos supor ainda que as contagens Y ijk são independentes tais que Y ijk Poisson(μ ijk ). O valor esperado de Y ijk, ou seja μ ijk vai depender das variáveis analisadas planos universitários (P); nível sócio-econômico (S); incentivo dos pais (I). A forma funcional de μ ijk como função dessas variáveis irá determinar as hipóteses de independência.

9 9 Exemplo: (continuação) Sob a hipótese de que as três variáveis são independetes temos que π ijk = π i π j π k onde π i, π j e π k são as probabilidades marginais de pertencer às categorias i, j e k. Se temos um total de n indivíduos podemos escrever μ ijk = nπ ijk que sob a hipótese de independência fica μ ijk = nπ i π j π k. Tomando o logaritmo ficamos com log(μ ijk )=log(n)+log(π i )+log(π j )+log(π k ).

10 10 Exemplo: (continuação) Podemos reescrever esse modelo da seguinte maneira onde log(μ ijk )=β 0 + β 1 Z 1 + β 2 Z 2 + β 3 Z 3 Z1 é uma variável categórica que representa o nível sócio-econômico; Z2 é uma variável que representa o incentivo dos pais; Z3 representa os planos universitários. Para verificar se a hipótese de indepência parece razoável devemos: comparar o modelo sob independência com o modelo saturado.

11 Exemplo: (continuação) Isso equivale a: verificar a significância da Deviance. Para o exemplo considerado temos que a Deviance foi de Temos um total de 16 caselas, portanto n = 16. O modelo ajustado tem 6 parâmetros. intercepto, uma indicadora para I, uma indicadora para P, 3 indicadoras para S. Portanto a Deviance tem distribuição D χ O valor crítico com 5% de significância é

12 Exemplo: (continuação) Conclusão: rejeitamos a hipótese de que o modelo está bem ajustado. O que isso significa? A hipótese de independência entre as variáveis não parece ser razoável. As três variáveis parecem estar correlacionadas de alguma maneira. Iremos agora testar independência duas a duas.

13 13 Exemplo: (continuação) Vamos verificar agora se as variáveis: nível sócio-econômico; incentivo dos pais; estão associadas e são independentes dos planos universitários. O modelo ajustado é log(μ ijk )=β 0 + β 1 Z 1 + β 2 Z 2 + β 3 Z 3 + β 4 Z 1 Z 2 onde Z1 é uma variável categórica que representa o nível sócio-econômico; Z2 é uma variável que representa o incentivo dos pais; Z3 representa os planos universitários.

14 Exemplo: (continuação) Para verificar se a hipótese de indepência parece razoável devemos: comparar o modelo ajustado com o modelo saturado. A Deviance do modelo ajustado é dada por 1877,4. O modelo tem quantos parâmetros? intercepto, uma indicadora para I, uma indicadora para P, três para S; e mais 3 1 parâmetros para o termo de interação. Portanto, se o modelo está bem ajustado, D χ 2 7. O valor crítico dessa distribuição é Conclusão: rejeitamos a hipótese de que o modelo está bem ajustado. Não parece razoável que nível sócio-econômico e incentivo dos pais sejam independentes.

15 15 Exemplo: (continuação) Vamos verificar agora se as variáveis: nível sócio-econômico; planos universitários; estão associadas e são independentes do incentivo dos pais. O modelo ajustado é log(μ ijk )=β 0 + β 1 Z 1 + β 2 Z 2 + β 3 Z 3 + β 4 Z 1 Z 3 onde Z1 é uma variável categórica que representa o nível sócio-econômico; Z2 é uma variável que representa o incentivo dos pais; Z3 representa os planos universitários.

16 Exemplo: (continuação) Para verificar se a hipótese de indepência parece razoável devemos: comparar o modelo ajustado com o modelo saturado. A Deviance do modelo ajustado é dada por 1920,4. O modelo tem quantos parâmetros? intercepto, uma indicadora para I, uma indicadora para P, três para S; e mais 3 1 parâmetros para o termo de interação. Portanto, se o modelo está bem ajustado, D χ 2 7. O valor crítico dessa distribuição é Conclusão: rejeitamos a hipótese de que o modelo está bem ajustado. Não parece razoável que nível sócio-econômico e planos universitários estão associadas e são independetes do incentivo dos pais. 16

17 Exemplo: (continuação) Vamos verificar agora se as variáveis: incentivo dos pais; planos universitários; estão associadas e são independentes do nível sócio-econômico. O modelo ajustado é log(μ ijk )=β 0 + β 1 Z 1 + β 2 Z 2 + β 3 Z 3 + β 4 Z 2 Z 3 onde Z1 é uma variável categórica que representa o nível sócio-econômico; Z2 é uma variável que representa o incentivo dos pais; Z3 representa os planos universitários.

18 Exemplo: (continuação) Para verificar se a hipótese de indepência parece razoável devemos: comparar o modelo ajustado com o modelo saturado. A Deviance do modelo ajustado é dada por O modelo tem quantos parâmetros? intercepto, uma indicadora para I, uma indicadora para P, três para S; e mais 1 1 parâmetros para o termo de interação. Portanto, se o modelo está bem ajustado, D χ 2 9. O valor crítico dessa distribuição é Conclusão: rejeitamos a hipótese de que o modelo está bem ajustado. Não parece razoável que incentivo dos pais e planos universitários estão associadas e são independentes do nível sócio econômico. 18

19 19 Poderíamos usar o modelo binomial. Nesse caso uma das variáveis seria resposta e as demais seriam explicativas. De acordo com a variável que é definida como resposta, diferente tipos de interação podem ser testados.

20 20

21 O modelo de Regressão Linear é definido por Y i = β 0 + β 1 X i + ɛ i ɛ i iid N(0,σ 2 ). A média dos Y i é dada por E(Y i )=β 0 + β 1 X i. A variância dos Y i é dada por Var (Y i )=σ 2

22 A média e a variância não estão amarradas. O valor de β 0 e β 1 não é influenciado de maneira alguma por σ 2. A figura a seguir mostra dois modelos com a mesma média, porém variâncias distintas.

23 23 Modelos com a mesma média, porém variâncias distintas.

24 Se σ = 0, como fica o modelo? O ajuste é perfeito.

25 25 O que significa ter σ = 0? Uma reta de regressão com σ = 0 é um ajuste perfeito. Y i é igual a sua média (não existe variação em torno da média) A média é simplesmente uma função linear de x. Assim, Y varia se, e somente se, x também variar. Não existe nenhuma CAUSA de variação de Y além de x. A variação de x explica COMPLETAMENTE porque Y varia.

26 26 Qual significado da variação do σ? O que significa a liberdade de σ em relação aos β s? σ pequeno x explica praticamente toda variação de y. Isto é, y varia basicamente porque x também varia. Relação entre y e x não é perfeita, mas ela explica muito da variação de Y.

27 σ grande x explica um pouco, mas só um pouco, da variação de Y. Muito da variação de Y não pode ser explicada pela variação de x. Existem outros fatores, outras variáveis, que fazem y variar. Não estão sendo levadas em conta. Estas outras não estão no modelo pois: São difíceis de serem mensuradas; Nós nem sabemos que elas influenciam Y; Não estão disponíveis no momento da análise.

28 28 No caso da regressão de Poisson essa liberdade não existe. Média e variância estão amarradas. Uma suposição básica do modelo de Poisson: média=variância E(X) =Var (X) =λ. Alguns conjuntos de dados apresentar super-dispersão média < variância. A variância pode ser proporcional à média Var (X) =φe(x). Se φ>1temos um caso de super-dispersão.

29 29 Uma maneira comum de lidar com esse problema: Distribuição Binomial Negativa. Vamos supor que a média é dada por θ i μ i. O θ i será responsável por acomodar a super-dispersão. Chamamos esse termo de efeito aleatório. O θ i não é um parâmetro fixo. Ele possui distribuição de probabilidade.

30 30 A distribuição de Y i condicionada em θ i é dada por Y i θ i Poisson(θ i μ i ). θ i pode assumir qualquer valor real? Não, apenas valores positivos. Vamos assumir então que θ i Gama(α, β). Temos então que Y i θ i Poisson(θ i μ i ) θ i Gama(α, β).

31 31 Como encontrar a distribuição marginal de Y i? f Yi (y i )= f (y i θ i )f (θ i )dθ i Pode-se mostrar que nesse caso Y i Binomial-negativa(α, α/(μ i + β)). Isso implica que E(Y i )=μ i Var (Y i )=(μ i )(1 + 1/βμ i ). Como β>0e(y i ) < Var (Y i ).

32 32 Exemplo: Estamos analisando a ocorrência de eventos gastrointestinais. Queremos saber se está associado ao consumo ou não de água potável. A variáveis resposta é o número de eventos (Y i ). A variável explicativa é binária { 1 se existe água potável; X i = 0 caso contrário.

33 33 Exemplo: (continuação) A figura a seguir compara a distribuição dos dados com a Poisson e a Binomial Negativa.

34 34 Exemplo: (continuação) Vamos primeiramente ajustar um modelo Poisson do tipo E(Y i )=β 0 + β 1 X i. A Tabela a seguir mostra os valores estimados, erro padrão e p-valor para os parâmetros. Parâmetro Estimativa Erro Padrão p-valor β <0.001 β

35 35 Exemplo: (continuação) Vamos agora ajustar uma Binomial Negativa, a média é definida da mesma maneira E(Y i )=β 0 + β 1 X i. A Tabela a seguir mostra os valores estimados, erro padrão e p-valor para os parâmetros. As interpretações dos parâmetros são as mesmas do modelo Poisson. Parâmetro Estimativa Erro Padrão p-valor β <0.001 β

36 36 Exemplo: (continuação) Foi feito ainda um Teste da Razão de Verossimilhança para comparar os dois modelos. Esse teste mostra que o ajuste da binomial negativa é melhor. Observe que os erros padrões do segundo modelo são bem maiores. Portanto o intervalo de confiança tem amplitude maior. Ao não considerar a super-dispersão dos dados obtemos intervalos com cobertura menor do que a real.

Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência

Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência Erica Castilho Rodrigues 12 de Agosto 3 Vimos como usar Poisson para testar independência em uma Tabela 2x2. Veremos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo

Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo 1 Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo Erica Castilho Rodrigues 9 de Abril de 2015 2 3 Função Deviance Podemos ver o ajuste de um modelo a um conjunto de dados como: uma forma

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples parte I

Modelos de Regressão Linear Simples parte I Modelos de Regressão Linear Simples parte I Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2017 1 2 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte III

Modelos de Regressão Linear Simples - parte III 1 Modelos de Regressão Linear Simples - parte III Erica Castilho Rodrigues 20 de Setembro de 2016 2 3 4 A variável X é um bom preditor da resposta Y? Quanto da variação da variável resposta é explicada

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Estimação em Modelos Lineares Generalizados

Modelos Lineares Generalizados - Estimação em Modelos Lineares Generalizados Modelos Lineares Generalizados - Estimação em Modelos Lineares Generalizados Erica Castilho Rodrigues 23 de Maio de 207 Introdução 2 3 Vimos como encontrar o EMV usando algoritmos numéricos. Duas possibilidades:

Leia mais

Análise de Regressão - parte I

Análise de Regressão - parte I 16 de Outubro de 2012 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos para dados coletados. Entender como método de mínimos é usado

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência

Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência Modelos Lineares Generalizados - Modelos log-lineares para tabelas de contingência Erica Castilho Rodrigues 2 de Agosto de 2013 3 Modelos de Poisson podem ser usados para analisar tabelas de contingência.

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte II

Modelos de Regressão Linear Simples - parte II Modelos de Regressão Linear Simples - parte II Erica Castilho Rodrigues 14 de Outubro de 2013 Erros Comuns que Envolvem a Análise de Correlação 3 Erros Comuns que Envolvem a Análise de Correlação Propriedade

Leia mais

Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV

Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV 1 Modelos de Regressão Múltipla - Parte IV Erica Castilho Rodrigues 01 de Fevereiro de 2017 2 3 4 Nos modelos vistos até agora a mudança de um grupo para o outro estava apenas no intercepto. Podemos também

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Componentes do Modelo

Modelos Lineares Generalizados - Componentes do Modelo Modelos Lineares Generalizados - Componentes do Modelo Erica Castilho Rodrigues 01 de Abril de 2014 3 Vejamos agora quais as componentes de um Modelo Linear Generalizado. Temos um conjunto de variáveis

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

Modelos de Regressão Múltipla - Parte VI

Modelos de Regressão Múltipla - Parte VI 1 Modelos de Regressão Múltipla - Parte VI Erica Castilho Rodrigues 7 de Fevereiro de 2017 2 3 Podemos fazer uma transformação na variável resposta Y e/ou na preditora X para: solucionar problemas de variância

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARA DADOS CONTÍNUOS ASSIMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARA DADOS CONTÍNUOS ASSIMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARA DADOS CONTÍNUOS ASSIMÉTRICOS 1 Diversas distribuições podem ser consideradas para a modelagem de dados positivos com distribuição contínua e assimétrica, como, por exemplo, as

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Métodos de Estimação

Modelos Lineares Generalizados - Métodos de Estimação Modelos Lineares Generalizados - Métodos de Estimação Erica Castilho Rodrigues 07 de Abril de 2014 3 Componentes dos MLG s Os MLG s são compostos por duas partes: componente sistemático e componente aleatório.

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo

Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo Modelos Lineares Generalizados - Verificação do Ajuste do Modelo Erica Castilho Rodrigues 21 de Junho de 2013 3 Uma outra medida usada para verificar o ajuste do modelo. Essa estatística é dada por X

Leia mais

Disciplina de Modelos Lineares Professora Ariane Ferreira

Disciplina de Modelos Lineares Professora Ariane Ferreira Disciplina de Modelos Lineares 2012-2 Regressão Logística Professora Ariane Ferreira O modelo de regressão logístico é semelhante ao modelo de regressão linear. No entanto, no modelo logístico a variável

Leia mais

Análise de Dados Categóricos

Análise de Dados Categóricos 1/43 Análise de Dados Categóricos Modelo de Regressão de Poisson Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais 2/43 Revisão:

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial

Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial 1 Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial Erica Castilho Rodrigues 10 de Maio de 2017 2 3 No modelo de Regressão Linear temos que onde Y i N(µ,σ 2 ) E(Y i ) = µ i = x T i β Yi são independentes;

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial

Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial Modelos Lineares Generalizados - Família Exponencial Erica Castilho Rodrigues 25 de Março de 2014 3 No modelo de Regressão Linear temos que onde Y i N(µ,σ 2 ) E(Y i ) = µ i = x T i β Yi são independentes;

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos Erica Castilho Rodrigues 1 de Setembro de 2014 3 O modelo de regressão linear é dado por Y i = β 0 + β 1 x i + ɛ i onde ɛ i iid N(0,σ 2 ). O erro

Leia mais

Lista 1 - Gabarito. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Modelos Lineares Generalizados. 29 de Abril. f(y i, θ i ) = θ i exp( yiθ i ).

Lista 1 - Gabarito. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Modelos Lineares Generalizados. 29 de Abril. f(y i, θ i ) = θ i exp( yiθ i ). Lista 1 - Gabarito Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Modelos Lineares Generalizados 29 de Abril 1. (Concurso Petrobrás - 2011) Em um modelo de regressão logística, o que indica se o modelo se

Leia mais

Análise de Aderência e de Associação

Análise de Aderência e de Associação Análise de Aderência e de Associação Capítulo 14, Estatística Básica (Bussab & Morettin, 8a Edição) Capítulo 8, Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística (Pedrosa & Gama, Porto Editora) 8a

Leia mais

Regressão de Poisson e parentes próximos

Regressão de Poisson e parentes próximos Janeiro 2012 Família Exponencial Seja Y uma variável aleatória. A distribuição de probabilidade de Y pertence à família exponencial se a sua função densidade de probabilidade é da forma ( ) yθ b(θ) f (y

Leia mais

Exemplos Regressão Dados de Contagem

Exemplos Regressão Dados de Contagem Exemplos Regressão Dados de Contagem p. 1/26 Exemplos Regressão Dados de Contagem Gilberto A. Paula Departamento de Estatística IME-USP MAE5763 - Modelos Lineares Generalizados 2 o semestre de 2011 Exemplos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos

Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos 1 Modelos de Regressão Linear Simples - Análise de Resíduos Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2016 2 3 O modelo de regressão linear é dado por 3 O modelo de regressão linear é dado por Y i = β

Leia mais

MAE Modelos Lineares Generalizados 2 o semestre 2017

MAE Modelos Lineares Generalizados 2 o semestre 2017 MAE5763 - Modelos Lineares Generalizados 2 o semestre 2017 Prof. Gilberto A. Paula 3 a Lista de Exercícios 1. Supor y i ind FE(µ, φ i ) com φ i = α + γz i, para i = 1,..., n. Como ca a matriz modelo Z?

Leia mais

Capítulo 9 - Regressão Linear Simples (RLS): Notas breves

Capítulo 9 - Regressão Linear Simples (RLS): Notas breves Capítulo 9 - Regressão Linear Simples RLS: Notas breves Regressão Linear Simples Estrutura formal do modelo de Regressão Linear Simples RLS: Y i = β 0 + β 1 x i + ε i, 1 onde Y i : variável resposta ou

Leia mais

Análise de Regressão EST036

Análise de Regressão EST036 Análise de Regressão EST036 Michel Helcias Montoril Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora Regressão sem intercepto; Formas alternativas do modelo de regressão Regressão sem

Leia mais

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 5

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 5 MAE 229 - Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 5 Professor: Pedro Morettin e Profa. Chang Chian Exercício 1 (a) De uma forma geral, o desvio padrão é usado para medir a dispersão

Leia mais

Exemplos Equações de Estimação Generalizadas

Exemplos Equações de Estimação Generalizadas Exemplos Equações de Estimação Generalizadas Bruno R. dos Santos e Gilberto A. Paula Departamento de Estatística Universidade de São Paulo, Brasil giapaula@ime.usp.br Modelos Lineares Generalizados dos

Leia mais

Modelos para dados de contagem

Modelos para dados de contagem O modelo de Poisson Sumário 1 Introdução 2 Regressão de Poisson Taxa de Incidência Inclusão de covariáveis Interpretação dos parâmetros 3 Exemplos 4 Superdispersão Dados de Contagem Podemos estar interessados

Leia mais

Análise de Regressão EST036

Análise de Regressão EST036 Análise de Regressão EST036 Michel Helcias Montoril Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora Distribuição beta não central; Coef. de determinação; Quando X for aleatório. Distribuição

Leia mais

Grupo I. (a) A função de probabilidade marginal de X, P (X = x), é dada por

Grupo I. (a) A função de probabilidade marginal de X, P (X = x), é dada por Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Solução do Exame de 2 a chamada 3 de Fevereiro de 2003 LEFT + LMAC Grupo I (a) A função de probabilidade marginal de X, P (X = x), é dada por

Leia mais

Capítulo 9 - Regressão Linear Simples (RLS): Notas breves

Capítulo 9 - Regressão Linear Simples (RLS): Notas breves Capítulo 9 - Regressão Linear Simples RLS: Notas breves Regressão Linear Simples Estrutura formal do modelo de Regressão Linear Simples RLS: Y i = β 0 + β 1 x i + ε i, 1 onde Y i : variável resposta ou

Leia mais

Inferência para duas populações

Inferência para duas populações Inferência para duas populações Capítulo 13, Estatística Básica (Bussab&Morettin, 8a Edição) 7a AULA 27/04/2015 MAE229 - Ano letivo 2015 Lígia Henriques-Rodrigues 7a aula (27/04/2015) MAE229 1 / 27 1.

Leia mais

Modelos de Regressão Múltipla - Parte I

Modelos de Regressão Múltipla - Parte I Modelos de Regressão Múltipla - Parte I Erica Castilho Rodrigues 4 de Outubro de 2016 2 3 Introdução 4 Quando há apenas uma variável explicativa X, temos um problema de regressão linear simples onde ǫ

Leia mais

Minera c ao de Dados Aula 6: Finaliza c ao de Regress ao e Classifica c ao Rafael Izbicki 1 / 33

Minera c ao de Dados Aula 6: Finaliza c ao de Regress ao e Classifica c ao Rafael Izbicki 1 / 33 Mineração de Dados Aula 6: Finalização de Regressão e Classificação Rafael Izbicki 1 / 33 Como fazer um IC para o risco estimado? Vamos assumir que ( X 1, Ỹ1),..., ( X s, Ỹs) são elementos de um conjunto

Leia mais

MOQ-13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semanas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 e 16 Introdução à probabilidade (eventos,

Leia mais

Modelos de Regressão Múltipla - Parte VII

Modelos de Regressão Múltipla - Parte VII 1 Modelos de Regressão Múltipla - Parte VII Erica Castilho Rodrigues 26 de Janeiro de 2016 2 3 Vimos como ajustar um modelo não linear fazendo transformações das variáveis, como, por exemplo Y = exp{β

Leia mais

Estimador de Máxima Verossimilhança Estudo de Caso - Regressão Poisson

Estimador de Máxima Verossimilhança Estudo de Caso - Regressão Poisson Estimador de Máxima Verossimilhança Estudo de Caso - Regressão Poisson Wagner Hugo Bonat - LEG/DEST, UFPR 1 Resumo: Este texto descreve de forma rápida o processo de estimação baseado em Verossimilhança

Leia mais

Modelos Binomial e Poisson

Modelos Binomial e Poisson Objetivos Motivação BIE5781 - Pós-Graduação em Ecologia USP setembro de 2012 Objetivo da Aula Objetivos Motivação Os objetivos dessa aula são: Objetivos Motivação Objetivo da Aula Os objetivos dessa aula

Leia mais

Regressão para Dados Binários - Estudo de Dengue

Regressão para Dados Binários - Estudo de Dengue Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Regressão para Dados Binários - Estudo de Dengue CE225 - Modelos Lineares Generalizados Francielle Przibiciem de Mattos GRR20124686 Guilherme

Leia mais

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte I 26 de Junho de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Estruturar problemas de engenharia como testes de hipótese. Entender os

Leia mais

Aula 3 - Revisão de Probabilidade e Estatística: Esclarecimento de Dúvidas

Aula 3 - Revisão de Probabilidade e Estatística: Esclarecimento de Dúvidas Aula 3 - Revisão de Probabilidade e Estatística: Esclarecimento de Dúvidas Matheus Rosso e Camila Steffens 19 de Março de 2018 Independência de variáveis aleatórias Duas V.A. são independentes se, e somente

Leia mais

FAMÍLIA EXPONENCIAL DE DISTRIBUIÇÕES

FAMÍLIA EXPONENCIAL DE DISTRIBUIÇÕES FAMÍLIA EXPONENCIAL DE DISTRIBUIÇÕES 1 Os modelos lineares generalizados, propostos originalmente em Nelder e Wedderburn (1972), configuram etensões dos modelos lineares clássicos e permitem analisar a

Leia mais

3.33pt. AIC Introdução

3.33pt. AIC Introdução 1 3.33pt 1 Modelos Lineares Generalizados - Regressão Logística Erica Castilho Rodrigues 01 de Julho de 2016 2 3.33pt 3 Vamos ver um critério para comparação de modelos. É muito utilizado para vários tipos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CESPE/UnB FUB/03 fa 5 4 3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 60 As distribuições B e C possuem os mesmos valores para os quartis Q e Q, e o quartil superior em B corresponde ao quartil central (Q ) da distribuição

Leia mais

IND 1115 Inferência Estatística Aula 6

IND 1115 Inferência Estatística Aula 6 Conteúdo IND 5 Inferência Estatística Aula 6 Setembro de 004 A distribuição Lognormal A distribuição Beta e sua relação com a Uniforme(0,) Mônica Barros mbarros.com mbarros.com A distribuição Lognormal

Leia mais

Análise de Dados Categóricos Modelos log-lineares

Análise de Dados Categóricos Modelos log-lineares 1/36 Análise de Dados Categóricos Modelos log-lineares Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/36 Modelos log-lineares Modelo simétrico: todas as variáveis são respostas. O objetivo

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados

Modelos Lineares Generalizados Modelos Lineares Generalizados Emilly Malveira de Lima Análise de Dados Categóricos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG 10 de Maio de 2018 Emilly Malveira (PGEST-UFMG) 10 de Maio de 2018 1 / 20

Leia mais

Modelo de Regressão Múltipla

Modelo de Regressão Múltipla Modelo de Regressão Múltipla Modelo de Regressão Linear Simples Última aula: Y = α + βx + i i ε i Y é a variável resposta; X é a variável independente; ε representa o erro. 2 Modelo Clássico de Regressão

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Regressão Logística

Modelos Lineares Generalizados - Regressão Logística Modelos Lineares Generalizados - Regressão Logística Erica Castilho Rodrigues 26 de Maio de 2014 AIC 3 Vamos ver um critério para comparação de modelos. É muito utilizado para vários tipos de modelo. Mede

Leia mais

Modelos de regressão para dados correlacionados. Cibele Russo

Modelos de regressão para dados correlacionados. Cibele Russo Modelos de regressão para dados correlacionados Cibele Russo cibele@icmc.usp.br ICMC USP Mini-curso oferecido no Workshop on Probabilistic and Statistical Methods 28 a 30 de janeiro de 2013 Cibele Russo

Leia mais

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13)

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) - Predizer valores de uma variável dependente (Y) em função de uma variável independente (X). - Conhecer o quanto variações de X podem afetar Y. Exemplos

Leia mais

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas

Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas ACH3657 Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas Aula 11 Análise de Resíduos Alexandre Ribeiro Leichsenring alexandre.leichsenring@usp.br Alexandre Leichsenring ACH3657 Aula 11 1 / 26

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR Parte I. Flávia F. Feitosa

REGRESSÃO LINEAR Parte I. Flávia F. Feitosa REGRESSÃO LINEAR Parte I Flávia F. Feitosa BH1350 Métodos e Técnicas de Análise da Informação para o Planejamento Julho de 2015 Onde Estamos Para onde vamos Inferência Esta5s6ca se resumindo a uma equação

Leia mais

Séries Temporais e Modelos Dinâmicos. Econometria. Marcelo C. Medeiros. Aula 9

Séries Temporais e Modelos Dinâmicos. Econometria. Marcelo C. Medeiros. Aula 9 em Econometria Departamento de Economia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Aula 9 Data Mining Equação básica: Amostras finitas + muitos modelos = modelo equivocado. Lovell (1983, Review

Leia mais

b χ 2 (a 1)(b 1), sob H 0,

b χ 2 (a 1)(b 1), sob H 0, ISTITUTO SUPERIOR DE AGROOMIA ESTATÍSTICA E DELIEAMETO 3 de ovembro, 014 PRIMEIRO TESTE 014-15 Uma resolução possível I Tem-se uma tabela de contingências de dimensão 4. 1. O problema colocado corresponde

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 2012/02 1 Introdução 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt

ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt ESTATÍSTICA Distribuições qui-quadrado, t de Student e F de Snedecor Lucas Schmidt lucas.breniuk@hotmail.com Estimação de parâmetros Média Variância Proporção Estimação de parâmetros Média: " estimador

Leia mais

Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05

Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05 Departamento de Matemática Secção de Estatística e Aplicações - IST Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05 3 o Teste 4/6/2005 9h O Teste que vai realizar tem a duração total

Leia mais

Exemplo Ataques Epilépticos

Exemplo Ataques Epilépticos Exemplo Ataques Epilépticos Gilberto A. Paula Departamento de Estatística IME-USP, Brasil giapaula@ime.usp.br 2 o Semestre 2015 G. A. Paula (IME-USP) Ataques Epilépticos 2 o Semestre 2015 1 / 20 Ataques

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Exemplos Modelos de Quase-Verossimilhança

Exemplos Modelos de Quase-Verossimilhança Exemplos Modelos de Quase-Verossimilhança p. 1/40 Exemplos Modelos de Quase-Verossimilhança Gilberto A. Paula Departamento de Estatística IME-USP MAE5763 - Modelos Lineares Generalizados 2 o semestre de

Leia mais

Quantis residuais. Luziane Franciscon Acadêmica de Estatística Universidade Federal do Paraná

Quantis residuais. Luziane Franciscon Acadêmica de Estatística Universidade Federal do Paraná Quantis residuais Luziane Franciscon Acadêmica de Estatística Universidade Federal do Paraná Orientador: Fernando Lucambio Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Resumo Uma etapa importante

Leia mais

Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos

Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos Métodos Numéricos e Estatísticos Parte II-Métodos Estatísticos Lic. Eng. Biomédica e Bioengenharia-2009/2010 Modelos de regressão É usual estarmos interessados em estabelecer uma relação entre uma variável

Leia mais

Final exam June 25, 2007 Statistics II

Final exam June 25, 2007 Statistics II Final exam June 25, 2007 Statistics II 1. 7 points o Hospital Medecis, o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências pediátricas e o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências para

Leia mais

1 z 1 1 z 2. Z =. 1 z n

1 z 1 1 z 2. Z =. 1 z n Gabarito Lista 3. Tópicos de Regressão. 2016-2. 1. Temos que y i ind N (µ, φi ), com log φ i = α + γz i, para i = 1,..., n, portanto (i) para o γ = (α, γ) a matriz modelo ca Z = 1 z 1 1 z 2.. 1 z n (ii)

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS quantidade São Paulo (j = 1) Rio de Janeiro (j = 2) Minas Gerais (j = 3) Rio Grande do Sul (j = 4) total casos novos (X, em milhões) casos pendentes (Y, em milhões) processos

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte IV 2012/02 1 Distribuição Poisson Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições para cada uma das

Leia mais

MOQ 13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ 13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ 13 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semanas 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 e 16 Introdução à probabilidade (eventos,

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO 1 1. CORRELAÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO 1.. PADRÕES DE ASSOCIAÇÃO 1.3. INDICADORES DE ASSOCIAÇÃO 1.4. O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO 1.5. HIPÓTESES BÁSICAS 1.6. DEFINIÇÃO 1.7. TESTE DE HIPÓTESE.

Leia mais

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei

Regressão. PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão PRE-01 Probabilidade e Estatística Prof. Marcelo P. Corrêa IRN/Unifei Regressão Introdução Analisar a relação entre duas variáveis (x,y) através da equação (equação de regressão) e do gráfico

Leia mais

AULA 7 - Inferência em MQO: ICs e Testes de

AULA 7 - Inferência em MQO: ICs e Testes de AULA 7 - Inferência em MQO: ICs e Testes de Hipóteses Susan Schommer Econometria I - IE/UFRJ Nosso primeiro objetivo aqui é relembrar a diferença entre estimação de ponto vs estimação de intervalo. Vamos

Leia mais

Estatística - Análise de Regressão Linear Simples. Professor José Alberto - (11) sosestatistica.com.br

Estatística - Análise de Regressão Linear Simples. Professor José Alberto - (11) sosestatistica.com.br Estatística - Análise de Regressão Linear Simples Professor José Alberto - (11 9.7525-3343 sosestatistica.com.br 1 Estatística - Análise de Regressão Linear Simples 1 MODELO DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 3ª parte Conforme foi apresentado

Leia mais

ANOVA - parte I Conceitos Básicos

ANOVA - parte I Conceitos Básicos ANOVA - parte I Conceitos Básicos Erica Castilho Rodrigues 9 de Agosto de 2011 Referências: Noções de Probabilidade e Estatística - Pedroso e Lima (Capítulo 11). Textos avulsos. Introdução 3 Introdução

Leia mais

Modelos log-lineares

Modelos log-lineares Modelos log-lineares Apresentamos exemplos de ajustes de modelos log-lineares com a função glm do pacote stats em R. Os resultados são destacados em cor azul. Os dados do exemplo podem ser encontrados

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste

Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste Erica Castilho Rodrigues 2 de Setembro de 2014 Erro Puro 3 Existem dois motivos pelos quais os pontos observados podem não cair na reta

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO Introdução Quando consideramos

Leia mais

Solução dos Exercícios - Capítulos 1 a 3

Solução dos Exercícios - Capítulos 1 a 3 Capítulo 9 Solução dos Exercícios - Capítulos a 3 9. Capítulo. a Como o valor se refere aos pacientes estudados, e não a todos os pacientes, esse é o valor de uma estatística amostral. b Estatística amostral

Leia mais

Testes de Hipóteses para. uma Única Amostra. Objetivos de Aprendizagem. 9.1 Teste de Hipóteses. UFMG-ICEx-EST-027/031 07/06/ :07

Testes de Hipóteses para. uma Única Amostra. Objetivos de Aprendizagem. 9.1 Teste de Hipóteses. UFMG-ICEx-EST-027/031 07/06/ :07 -027/031 07/06/2018 10:07 9 ESQUEMA DO CAPÍTULO 9.1 TESTE DE HIPÓTESES 9.2 TESTES PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 9.3 TESTES PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Aula

Análise de Dados Longitudinais Aula 1/35 Análise de Dados Longitudinais Aula 08.08.2018 José Luiz Padilha da Silva - UFPR www.docs.ufpr.br/ jlpadilha 2/35 Sumário 1 Revisão para dados transversais 2 Como analisar dados longitudinais 3 Perspectiva

Leia mais

4 Modelos Lineares Generalizados

4 Modelos Lineares Generalizados 4 Modelos Lineares Generalizados Neste capítulo, serão apresentados arcabouços teóricos dos modelos lineares generalizados (MLGs) e como casos particulares desses modelos são aplicáveis ao problema da

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017.

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017. Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Distribuições Amostrais O intuito de fazer uma amostragem

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47

Sumário. CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1. CAPÍTULO 2 Descrição de dados: análise monovariada 47 CAPÍTULO 1 Conceitos preliminares 1 Introdução........................................................1 O que é estatística?.................................................. 4 Papel dos microcomputadores.........................................

Leia mais

Análise de Dados Categóricos

Análise de Dados Categóricos 1/21 Análise de Dados Categóricos Função de Verossimilhança Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/21 Introdução Inferência Estatística: (Modelo + Método) + Dados Método: Máxima Verossimilhança

Leia mais

MAE Planejamento e Pesquisa II

MAE Planejamento e Pesquisa II MAE0327 - Planejamento e Pesquisa II EXPERIMENTOS/ESTUDOS NÃO-BALANCEADOS COM FATORES FIXOS - PARTE 1 7 de agosto de 2016 Denise A Botter MAE0327 7 de agosto de 2016 1 / 1 PLANEJAMENTO E PESQUISA I Estudos

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

A Importância da Estatística na Pesquisa Científica e na Tomada de Decisão

A Importância da Estatística na Pesquisa Científica e na Tomada de Decisão A Importância da Estatística na Pesquisa Científica e na Tomada de Decisão Ricardo Alves de Olinda Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Centro de Ciências e Tecnologia - CCT Departamento de Estatística

Leia mais

ESTUDO SOBRE A TAXA ANUAL DE CÂNCER NASAL EM UMA REFINARIA DE NÍQUEL NO PAÍS DE GALES

ESTUDO SOBRE A TAXA ANUAL DE CÂNCER NASAL EM UMA REFINARIA DE NÍQUEL NO PAÍS DE GALES Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Estatística ESTUDO SOBRE A TAXA ANUAL DE CÂNCER NASAL EM UMA REFINARIA DE NÍQUEL NO PAÍS DE GALES CE225 - Modelos Lineares Generalizados

Leia mais

Probabilidades e Estatística MEEC, LEIC-A, LEGM

Probabilidades e Estatística MEEC, LEIC-A, LEGM Departamento de Matemática Probabilidades e Estatística MEEC, LEIC-A, LEGM Exame a Época / o Teste (Grupos III e IV) o semestre 009/00 Duração: 80 / 90 minutos /06/00 9:00 horas Grupo I Exercício 5 valores

Leia mais

AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação

AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação 1 AULAS 21 E 22 Análise de Regressão Múltipla: Estimação Ernesto F. L. Amaral 28 de outubro e 04 de novembro de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Cohen, Ernesto, e Rolando Franco. 2000. Avaliação

Leia mais

Modelos Lineares Generalizados - Introdução

Modelos Lineares Generalizados - Introdução Modelos Lineares Generalizados - Erica Castilho Rodrigues 18 de Março de 2014 3 Por que queremos modelar os dados? A forma do modelo revela padrões de interação e associação nos dados. Através de procedimentos

Leia mais

Análise de Regressão Linear Simples e

Análise de Regressão Linear Simples e Análise de Regressão Linear Simples e Múltipla Carla Henriques Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Introdução A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável

Leia mais

É dada uma tabela de contingências, sendo os factores de classificação as proveniências (a=3 níveis) e os terrenos (b=3 níveis).

É dada uma tabela de contingências, sendo os factores de classificação as proveniências (a=3 níveis) e os terrenos (b=3 níveis). ISTITUTO SUPERIOR DE AGROOMIA ESTATÍSTICA E DELIEAMETO 3 de ovembro, 017 PRIMEIRO TESTE 017-18 Uma resolução possível I É dada uma tabela de contingências, sendo os factores de classificação as proveniências

Leia mais