PROGRAMA DE PREVENÇÃO ACIDENTES - PPA J.C.LIMA & CIA LTDA - ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PREVENÇÃO ACIDENTES - PPA J.C.LIMA & CIA LTDA - ANO 2006 -"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - PPA J.C.LIMA & CIA LTDA - ANO

2 COMPOSIÇÃO DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO Política de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho; Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho: I II III IV V Introdução Objetivo Operacionalização Conceitos Básicos Ferramentas do Programa de Prevenção de Acidentes: 01 Análise de Risco - ANR 02 Reuniões de Segurança - RS 03 Observação de Trabalho Seguro OTS 04 Treinamento de Segurança 05 Inspeção de Segurança 06 Investigação e Análise de Acidentes/Incidentes 07 Equipamentos de Proteção Individual - EPI s VI HIGIENE DO TRABALHO 01 Controle de Riscos Ambientais VII MEDICINA DO TRABALHO 01 Procedimento Médico Preventivo 02 Procedimento Médico Corretivo

3 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO I - INTRODUÇÃO Por considerar a Prevenção de Acidentes do Trabalho um objetivo prioritário, a J.C. Lima & Cia LTDA, adota este programa como diretriz da sua Política de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, para implantação de normas e procedimentos de Prevenção de Acidentes e de Doenças do Trabalho. Conseqüentemente, o CORPO GERENCIAL e seus prepostos assumem a responsabilidade direta pela administração deste Programa. II - OBJETIVO O objetivo do Programa é definir a participação de todas as partes da empresa na Prevenção de Acidentes, melhoria das condições ambientais e redução das taxas de lesões e de acidentes, exigidas pelas razões de natureza moral, social, econômica e legal, fixada pela Empresa. III - OPERACIONALIZAÇÃO Em função da Política de Prevenção de Acidentes e de Doenças Profissionais, adotadas por esta Empresa, faz-se necessário à implantação do Programa de Segurança e conseqüentemente ficam fixadas as seguintes diretrizes básicas: 1- Constante aperfeiçoamento do espírito prevencionista entre todos os empregados desta Empresa; 2- Atribuições e responsabilidades; 3- Assessoramento pelos órgãos e entidades de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho; 4- Procedimentos norteadores. IV - CONCEITOS 1- POLÍTICA DE SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO É o conjunto de objetivos específicos que dão forma e condicionam a execução do Programa de ação da Empresa quanto a Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. 2- PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO É o estabelecimento de ações, normas, procedimentos e métodos de trabalho e das respectivas responsabilidades fixadas pela Empresa para obtenção de adequadas condições de Segurança e Higiene do Trabalho.

4 3- DIRETOR/SUPERVISOR/ENCARREGADO/PREPOSTO DO EMPREGADOR É aquele a quem, na descrição ocupacional, a Empresa atribui autoridade sobre homens, máquinas, equipamentos, materiais, áreas e ambientes de trabalho, sendo responsável por cumprir e fazer cumprir o disposto neste Programa. 4- SEGURANÇA DO TRABALHO É a técnica que objetiva a Prevenção de Acidentes no Trabalho, através de aplicação de análise dos riscos de local, de ambiente e de operação. 5- HIGIENE DO TRABALHO É a técnica dedicada à indicação, avaliação e controle dos fatores e tensões ambientais que surjam no local de trabalho ou nasçam do mesmo, os quais podem provocar enfermidades, danos à Saúde e ao bem estar, assim como moléstias aos trabalhadores. 6- MEDICINA DO TRABALHO É a atividade médica, de natureza multi-profissional, voltada para a Prevenção de Doenças Ocupacionais do Trabalho, a partir do estudo do ambiente de trabalho, do controle biológico e dos fatores de riscos ambientais. 7- ACIDENTE DO TRABALHO É toda ocorrência imprevista a indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão, desconforto, danos, perdas humanas e ou materiais 8- DOENÇA PROFISSIONAL Caracterizada como Acidente do Trabalho, constitui-se na lesão mediata compatível com exposição, contínua ou intermitente, o agente nocivo no ambiente de trabalho. 9- RISCO É uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos a pessoas e equipamentos, assim como perda de material ou mesmo redução da capacidade de produção.

5 10- COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO Grupo composto de no mínimo pelo Supervisor/Encarregado do acidentado e/ou representante da(s) subcontratada(s), por Cipeiro da área e do Técnico de Segurança do Trabalho da Empresa, para levantar as causas e recomendar medidas preventivas visando evitar ocorrências similares. V - FERRAMENTAS DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES O espírito de preservação é natural em todos os seres vivos. No entanto, no homem, este espírito precisa ser reforçado na medida em que, por razões diversas, perde contato com a realidade e se expões ao risco de sofrer e/ou provocar acidentes. Promoções isoladas e temporárias, embora ajudem durante algum tempo, não são suficientes para o sucesso de um Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho, tomando-se necessária à participação efetiva de todos os empregados na eliminação dos atos e das condições inseguras, eliminação das improvisações, através de esforço conjunto. Os recursos para se conseguir estes objetivos, todos já os conhecem, cabendo, apenas colocar em práticas ações simples de forma sistemática, quais seja: 1- ANÁLISE DE RISCOS DEFINIÇÃO É a fixação/estabelecimento do método correto de trabalho, com base no estudo do processo operativo, apoiado por acompanhamento técnico, de forma a obter o produto desejado, através da execução das práticas seguras de trabalho, constituindose, assim, na mais eficiente ferramenta de prevenção de acidentes, requerendo constantes aperfeiçoamentos, atualização e reciclagem, além de aplicação permanente OBJETIVO Padronizar todas as tarefas rotineiras, mantendo constante aperfeiçoamento/atualização e reciclagem dos itens de segurança do trabalho RESPONSABILIDADE Diretores: Subsidiar os recursos necessários para a Elaboração dos padrões de Operação de sua área, bem como garantir a sua real aplicação.

6 Técnico de segurança/designados da CIPA/Supervisores/Encarregados: Implantar os padrões de operação, instruindo, verificando, e avaliando sua aplicação, bem como corrigindo os eventuais desvios, reinstituindo e buscando sua constante atualização, frente às particularidades e promovendo a participação de toda a equipe. Empregados: Cumprir os padrões de operação implantada em sua área, sugerindo adequações e/ou revisões, buscando o aperfeiçoamento constante PERIODICIDADE Rotina 1.5 RESULTADO ESPERADO Execução da tarefa com segurança. 2 - REUNIÕES DE SEGURANÇA DEFINIÇÃO São as reuniões realizadas periodicamente em todos os níveis de chefia fazendo a ligação entre a base e o preposto, e vice-versa, possibilitando a análise de problemas e soluções que permitam o completo domínio/controle do cumprimento do Programa e, conseqüentemente, do estabelecimento de medidas preventivas e/ou corretivas, buscando tornar progressivamente mais seguro o trabalho OBJETIVO Avaliar o cumprimento do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho, através da análise de acidentes, estatística do cadastro de condições inseguras e do estabelecimento de diretrizes para a prática da prevenção de acidentes. Orientar as equipes na execução correta de suas atividades, mediante cumprimento de normas, padrões, procedimentos e orientações técnicas, bem como o cumprimento das determinações descritas nas análises de risco.

7 2.3 - RESPONSABILIDADE Preposto/Supervisores/Encarregados: Tomar possível as Reuniões e cobrar sua aplicabilidade. Incentivar as Reuniões abrangendo o máximo possível do efetivo próprio/contratada e divulgá-la aos demais. Criar um ambiente em que o empregado tenha a liberdade de expor algo que lhe esteja afligindo e que possa comprometer a sua segurança e/ou dos demais. Verificar o estado emocional e psicológico da equipe, detectando algo que possa comprometer a segurança pelo comportamento de uma ou mais pessoas, e se for o caso, afastá-lo(s) das suas atividades. Fazer comentários sobre alguns itens do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Efetuar o registro do assunto da reunião e solicitar aos presentes a assinatura do impresso de REGISTRO DE REUNIÃO. Empregado: Participar das reuniões enriquecendo seu conteúdo e expondo suas reais condições de trabalho PERIODICIDADE Diária, Semanal e/ou Mensal RESULTADO ESPERADO Empregado conscientizado. Correção de eventuais desvios do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho PROCEDIMENTO Deverá ser confeccionado um cronograma mensal contendo as datas de realização das reuniões em cada semana pela administração. A empresa deverá convocar todos os empregados a estarem participando das reuniões, onde serão discutidos acidentes ocorridos, dados estatísticos sobre acidentes e outras informações referentes a segurança do trabalho. A empresa determinará um membro que assumirá a responsabilidade pela condução da reunião. O condutor deverá designar alguém para em formulário próprio ou em ata de reunião os assuntos discutidos. Os membros da equipe deverão registrar no formulário próprio através de suas assinaturas, que estão cientes do que foi discutido na reunião. O supervisor/encarregado será o responsável pela entrega do formulário ao setor de segurança/administrativo, para posterior arquivamento.

8 3- OBSERVAÇÃO DE TRABALHO SEGURO DEFINIÇÃO É observação do fator comportamental dos funcionários dentro de determinada atividade, levando-se em consideração outros fatores que contribuem para comportamentos inseguros, como ambiente de trabalho, máquinas, outras equipes no local, etc OBJETIVO Visa identificar, avaliar, tomar ações imediatas com relação a práticas e procedimentos inseguros, programando a eliminação de fatores que possam contribuir com o comportamento não conforme. 3.3 PERIODICIDADE Sempre que se fizer necessário, de maneira que atinja a meta estipulada que é de pelo menos 04(quatro)/mês para cada frente de serviço. 3.4 RESULTADO ESPERADO Eliminar, sistematicamente, comportamentos inseguros in loco, em tempo de se evitar que ocorram acidentes ou perdas materiais, identificando-se possíveis medidas preventivas ou corretivas, a serem programadas em um plano de ação PROCEDIMENTO A observação de trabalho seguro, não é de caráter punitivo, não cita nome de quem praticou o comportamento inseguro. Esta ferramenta tem caráter pedagógico, pois desta maneira, orienta e sensibiliza o indivíduo com relação aos malefícios a que está exposto se comportando de maneira insegura. Desta forma, obtém-se resultados mais sólidos com relação a mudança de comportamento de determinado funcionário. 4- TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DEFINIÇÃO É a capacitação do empregado para o trabalho com segurança, a partir de sua sensibilização e seu envolvimento nas ações de Prevenção de Acidentes.

9 4.2 - OBJETIVO Capacitar/sensibilizar o empregado para o desempenho de suas funções com segurança RESPONSABILIDADE Técnico de Segurança do Trabalho / empresa terceirizada: Aplicar treinamento conforme conteúdo programático e de acordo com a programação. Preposto: Avaliar e priorizar em conjunto com o técnico de segurança a viabilidade e necessidade da aplicação de determinado treinamentos e viabilizar a participação do empregado no evento. Programar a participação do empregado, comunicando-lhe a sua inscrição e data. Disponibilizar os recursos e avaliar os resultados dos treinamentos. Empregado: Buscar o máximo aproveitamento do treinamento para aplicabilidade em sua área PERIODICIDADE Mensalmente, ou conforme necessidade de aplicabilidade. 4.5 RESULTADO ESPERADO Empregado capacitado/conscientizado PROCEDIMENTO A empresa irá marcar previamente as datas dos treinamentos e irá avisar aos empregados que participarão dos eventos. A empresa irá fornecer certificados de participação de cursos, entregando o original para o empregado, após efetuar a cópia do mesmo para o arquivo na ficha do empregado. Caso a empresa contrate terceiros para prestação de serviços o procedimento de entrega e arquivamento de certificados seguirá o descrito no parágrafo acima. A empresa deverá montar uma estatística mensal de horas homens de treinamento ao mês

10 5 INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DEFINIÇÃO É o recurso utilizado para descobrir, identificar riscos que poderão transformar-se em causas de acidentes de trabalho OBJETIVO A inspeção de segurança tem o objetivo prático de implantar ou propor medidas que reduzam ou neutralizem a exposição dos trabalhadores aos riscos encontrados RESPONSABILIDADE Equipe de inspeção / Inspetor(Técnico de Segurança, Designados da CIPA, Supervisores e/ou encarregados): Observar e registras TODAS as não conformidades encontradas na área inspecionada, registrando-as no check list de inspeção de área. Encaminhar a quem é de direito os registros e o relatório de inspeção para que este(s) tomem as medidas corretivas necessárias. Área inspecionada Colaborar e fornecer todos os dados relevantes à realização da inspeção. Receber o relatório, corrigir ou programar a correção das não conformidades encontradas PERIODICIDADE De acordo com o tipo de inspeção: De rotina, periódica ou eventual. 5.5 RESULTADO ESPERADO Eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores aos riscos encontrados. 6- INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES/INCIDENTES DEFINIÇÃO É o levantamento de dados e fatos de determinada ocorrência, avaliando suas causas e conseqüências, reais ou potencias, para avaliação e correção imediata ou futura.

11 6.2 - OBJETIVO Identificar possíveis causas, propondo sua eliminação e/ou medidas corretivas, evitando ocorrências similares RESPONSABILIDADE Preposto: Registrar a ocorrência. Convocar a comissão para investigar e analisar o acidente/incidente. Acompanhar o cumprimento do plano de ação. Segurança do Trabalho/Equipe de investigação: Participar da comissão de investigação e análise de acidentes. Cadastrar as informações do acidente. Acompanhar o cumprimento do plano de ação. Manter arquivados todos os documentos gerados na investigação. Empregados: Fornecer todas as informações possíveis referentes ao acidente/incidente, mesmo que não tenha participado como testemunha PERIODICIDADE Sempre que houver uma ocorrência relevante. 6.5 RESULTADO ESPERADO Eliminar repetição de ocorrências similares, desencadeadas pelos mesmos fatores PROCEDIMENTOS Deverá ser formada uma equipe para levantamento dos fatores ambientais e comportamentais que desencadearam a ocorrência. A equipe deverá descrever em relatório as conclusões da investigação, bem como as ações corretivas necessárias para a eliminação dos fatores que provocaram o evento.

12 7- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DEFINIÇÃO Considera-se equipamento de proteção individual - EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: A) Sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou doenças profissionais e do trabalho. B) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. C) Para atender as situações de emergência OBJETIVO Fornecer aos empregados, EPI adequado dos riscos das ocupações, visando basicamente à proteção da integridade física e da saúde dos trabalhadores RESPONSABILIDADE Técnico de segurança: Conhecer os riscos ocupacionais dos empregados. Indicar EPI s adequados à ocupação. Registrar em formulário a entrega do equipamento. Acompanhar a performance do EPI na área. Emitir relatório de não conformidade com relação à não eficácia de determinado equipamento ao Diretor. Empregados: Usar e conservar os EPI s indicados para as atividades. Manter a guarda dos EPI s. Observar o ambiente da atividade identificando os possíveis agentes agressivos e utilizando os EPI s eventuais. Utilizar o EPI indicado para a atividade a ser executada. Verificar as condições de uso do EPI.

13 7.4 - PERIODICIDADE Rotina. 7.5 RESULTADO ESPERADO Empregado devidamente protegido PROCEDIMENTO O Técnico de Segurança deverá fornecer o EPI ao funcionário, registrando-os em formulário próprio e instruí-lo quanto ao seu uso, para que o mesmo torne conhecimento da importância seu uso. O funcionário deverá assinar o formulário em duas vias, ficando uma cópia com o empregado e, a outra, arquivada na pasta do empregado na empresa INDICAÇÃO DE EPI POR OCUPAÇÃO A indicação dos Equipamentos de Proteção Individual por ocupação é fator de segurança, de economia e de garantia de qualidade dos mesmos. Feita através do Quadro de Distribuição de EPI, constante do P.P.R.A, e requer constantes reavaliações ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DOS EPI s A Empresa garante o abastecimento e o fornecimento gratuito dos EPI s para todos os empregados, após inspeção que garanta a sua qualidade conforme especificado. VI HIGIENE DO TRABALHO A Higiene do Trabalho atua no controle dos ambientes de trabalho a que estão expostos os empregados, propondo melhorias gerais e/ou particulares, visando a eliminação ou minimização do agente, realizando ações ergonômicas e acompanhando os resultados das medidas corretivas implantadas em todas as áreas da Empresa. 1- CONTROLE DOS RISCOS AMBIENTAIS DEFINIÇÃO São os agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos que possam prejudicar a saúde dos empregados.

14 1.2 - OBJETIVO Reconhecer, avaliar, monitorar e controlar, qualitativa e quantitativamente, através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais em todos os Estabelecimentos e Frentes de Serviço, os agentes ambientais que possam prejudicar a Saúde dos empregados, mantendo atualizado o cadastro de ocupações e atividades, operações e locais de trabalho potencialmente expostos a riscos ambientais RESPONSABILIDADES Antecipação dos Riscos Ambientais: Preposto: Encaminhar solicitação de estudos de antecipação de riscos ambientais à Segurança do Trabalho, quando estiver prevista qualquer alteração na sua frente de serviço. Tomar as providências necessárias. Técnico de Segurança do Trabalho: Realizar estudos verificando os possíveis riscos ambientais, aos quais os empregados poderão estar expostos com as mudanças propostas. Encaminhar relatório técnico com os resultados dos estudos realizados, seu parecer e suas recomendações RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Técnico de Segurança do Trabalho: Identificar qualitativamente e quantitativamente os riscos ambientais existentes na área AVALIAÇÃO DOS AGENTES AMBIENTAIS Técnico de Segurança do Trabalho:: Estudar as ocupações. Estudar o processo. Avaliar os agentes ambientais ou solicitar à empresa especializada. Analisar preliminarmente os resultados. Emitir relatórios técnicos e propostas de medidas corretivas. Elaborar laudo técnico ou solicitar à empresa especializada.

15 IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE Preposto: Garantir a implantação das medidas de controle. Manter empregados instruídos sobre medidas de proteção. Técnico de Segurança do Trabalho: Monitorar as áreas avaliando a eficácia das medidas de controle tomadas. Instruir os empregados sobre as medidas de proteção. Empregado: Cumprir as recomendações/medidas estabelecidas para proteção individual e coletiva PERIODICIDADE Rotina. 1.5 RESULTADO ESPERADO Empregado protegido. VII MEDICINA DO TRABALHO Atua na prevenção, pesquisa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de acidentes do trabalho/doenças ocupacionais. 1- PROCEDIMENTO MÉDICO PREVENTIVO DEFINIÇÃO Conjunto de medidas de controle médico que visam capacitar e/ou adequar o homem ao trabalho OBJETIVO Avaliação Clínico-Laboratorial, Radiológica e/ou especializada para verificar se o perfil físico e mental do candidato ou empregado se enquadra no perfil profissiográfico da ocupação, assim como diagnosticar as patologias que possam impedir o adequado desempenho ou restrições a agentes inerentes a sua área de trabalho.

16 1.3 - RESPONSABILIDADE EXAME MÉDICO ADMISSIONAL Departamento Pessoal: Encaminhar o candidato para Medicina na data programada, para agendamento de exames. Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizado todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Preposto: Realizar uma correta e fidedigna descrição das atividades a serem realizadas por empregados da ocupação proposta, mantendo-as atualizadas. Medicina do Trabalho: Realizar análise clínica e ocupacional no candidato avaliando e enquadrando junto a seus exames complementares seu perfil médico. Verificar se o perfil médico encontrado se enquadra como o proposto na profissiografia. Preencher formulário específico de resultado de exame Admissional, encaminhar o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) nos casos de aptidão a ocupação no prazo previsto EXAME MÉDICO PERIÓDICO Preposto: Liberar o empregado para realizar exames na data programada. Analisar relatório de faltas e comparecimento aos exames médico. Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizados todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Empregado: Comparecer a Medicina nas etapas programadas do exame médico, nas datas e horários programados. Informar ao médico todas intercorrências clínicas acontecidas entre os exames, assim como seu condicionamento físico atual. Seguir corretamente as orientações recebidas do médico assinando o ASO.

17 Medicina do Trabalho: Realizar analise clínica e ocupacional no empregado, avaliar os exames laboratoriais e radiológicos verificando as repercussões do seu trabalho na sua saúde. Analisar todos empregados com desvio da saúde que exista possibilidade de correlação com a sua ocupação, emitindo o Atestado de Saúde Ocupacional, após conclusão EXAME MÉDICO POR MUDANÇA DE FUNÇÃO Departamento Pessoal: Encaminhar o formulário adequado a mudança de função contendo o título da ocupação proposta para o agendamento dos exames. Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizado todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Preposto: Manter uma correta e fidedigna descrição das atividades a serem realizadas por empregados das ocupações. Médico do trabalho: Realizar analise clínica e ocupacional no empregado avaliando e enquadrando junto com seus exames laboratoriais e radiológicos seu perfil médico. Verificar se o perfil médico encontrado se enquadra como o proposto na exigência da atividade a ser desempenhada. Enviar ao Departamento Pessoal formulário especifico de resultado de exame Proposta de Autorização Funcional, emitindo o Atestado de Saúde Ocupacional EXAME MÉDICO PÓS-AFASTAMENTO SUPERIOR A 30 DIAS Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizado todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Preposto: Manter uma correta e fidedigna descrição das atividades realizadas por empregados da ocupação. Encaminhar à medicina para exame, todo empregado que se ausentar do trabalho por prazo superior a trinta dias. Cumprir as orientações de restrição ou remanejamento solicitadas pela medicina quando houver incapacidade física definitiva ou temporária após retomo ao trabalho.

18 Medicina do Trabalho: Realizar analise clínica e ocupacional no empregado avaliando e enquadrando junto com seus exames laboratoriais e radiológicos seu perfil médico. Verificar se o perfil médico encontrado se enquadra como o proposto na exigência da atividade a ser desempenhada. Encaminhar ao Preposto as orientações quando de incapacidade física definitiva ou temporária do empregado, associado a sua ocupação. Emitir o Atestado de Saúde Ocupacional EXAME MÉDICO DEMISSIONAL Departamento Pessoal: Encaminhar em formulário próprio junto com o empregado a solicitação do exame demissional. Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizado todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Medicina do Trabalho: Realizar analise clínica e ocupacional, avaliando junto com seus exames laboratoriais se o empregado encontra-se em perfeitas condições de saúde para ocupação, emitindo Atestado de Saúde Ocupacional PALESTRAS EDUCATIVAS Técnico de Segurança do Trabalho: Promover palestras educativas visando à melhoria da qualidade de vida dos empregados (Antitabagismo, Alimentação Saudável, Controle do Sedentarismo, Orientação Postural, etc.) PERIODICIDADE 1- Exame Médico Admissional No ato da admissão. 2- Exame Médico Periódico - Anual, quando a ocupação for salubre e semestral quando insalubre. 3- Exame Médico por Mudança de Função - Rotina. 4- Exame Médico após afastamento superior a 30 dias - Eventual. 5- Exame Médico Demissional - Rotina.

19 1.5 RESULTADO ESPERADO Condicionamento físico adequado, resistência, tolerabilidade e longevidade do homem na sua ocupação. 2- PROCEDIMENTO MÉDICO CORRETIVO 2.1- DEFINIÇÃO Conjunto de medidas de controle médico que visam corrigir os desvios encontrados no homem/posto de trabalho OBJETIVO Investigação clínica - laboratorial, Radiológica e ou especializada e atendimento médico de urgência 24 h. para: Prestar assistência ao Acidentado do Trabalho Atender com urgência o acidentado do trabalho, removendo, para ambulatório prestando primeiros socorros e encaminhando quando necessário a rede Hospitalar conveniada ou ao Sistema Único de Saúde, acompanhando-o até a alta do tratamento Exame Médico Ocupacional Investigar e analisar se os eventuais desvios da saúde do empregado tem relação com os agentes ambientais do trabalho. Manter avaliação constante dos efeitos ambientais no empregado assim como uma análise ergonômica das ocupações buscando uma adaptação/satisfação do empregado no seu posto de trabalho. Técnico de Segurança do Trabalho: Manter atualizados todos os dados referentes aos agentes agressivos da ocupação. Preposto: Realizar uma correta e fidedigna descrição das atividades a serem realizadas por empregados da ocupação proposta, mantendo-a atualizada. Cumprir todas as orientações da medicina ocupacional de remanejamento/readaptação do empregado.

20 Médico do Trabalho: Realizar analise clínico, laboral e ocupacional do empregado com desvio de saúde que possam ter relação com o ambiente de trabalho. Emitir Comunicação de Acidente do Trabalho e encaminhar a Previdência Social (INSS) quando for detectada Patologia Ocupacional. Realizar análise ergonômica nos postos de trabalho, visando eliminação/minimização das desconformidades ergonômicas RESPONSABILIDADE Preposto: Manter-se informado sobre os pontos da ambulância. Solicitar treinamento de socorristas em cada equipe de trabalho. Informar a equipe como solicitar socorro médico. Solicitante da Prestação do Pronto Atendimento: Cumprir os procedimentos de Emergência das Empresas Contratantes. Médico do Trabalho: Prestar atendimento de transporte, Primeiros Socorros e encaminhamentos de todas as vítimas de acidente do trabalho. Caso necessário, encaminhar a rede Hospitalar conveniada (quando houver) ou ao Sistema Único de Saúde. Prestar acompanhamento do acidentado até a sua alta médica mantendo vigilância permanente e tomando providências que os casos requeiram. Acionar o SESMT para tomada de providências de competência toda vez que ocorrer acidente ou incidente com potencial grave. Providenciar emissão de comunicação de acidente com vítima, e emissão de Comunicação de Acidente do Trabalho no prazo legal PERIODICIDADE Eventual RESULTADO ESPERADO Atendimento imediato de 100% das ocorrências.

21 Este Programa será tomado como referência na condução das atividades de segurança do trabalho desenvolvidas pela empresa, e para que haja sucesso na busca pelos objetivos deste, o Corpo Diretor deverá tomar conhecimento de seu funcionamento e incentivar as práticas aqui descritas. Este Programa entrará em vigor na data da sua aprovação pela direção. Anchieta, 01 de janeiro de Aprovação da Diretoria: José Costa de Lima Diretor Operacional Valdina Santos de Lima Diretora Administrativa RESPONSABILIDADE TÉCNICA GUSTAVO NOGUEIRA GOULART DE ANDRADE TÉCNICO EM SEG. DO TRABALHO MTE REG. ES/

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL 5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL Instituto Algodão Social Missão Promover aos associados do setor algodoeiro a responsabilidade social empresarial, a cidadania,

Leia mais

Sistema de Gestão de SMS

Sistema de Gestão de SMS DESCRIÇÃO DA EMPRESA Nome SMART EXPRESS TRANSPORTES LTDA EPP CNPJ 12.103.225/0001-52 Insc.Est. 79.477.680 Atividade: transporte rodoviário de carga em geral Código: 206-2 Nº de funcionários (inclusive

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 6 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de acidentes de trabalho com empregados da Sede Inspetorial, Departamentos e Filiais

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO 1 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO PORTARIA Nº 3.214 DE 08/06/78 - NR7 (com redação dada pela Portaria nº 24 de 29/12/94 e Portaria nº 8 de 08/05/96) DO OBJETO A Norma Regulamentadora

Leia mais

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho 1. OBJETIVO Padronizar e estabelecer requisitos mínimos para a comunicação, investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Nas dependências e em atividades externas

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2)

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) Página 1 de 6 NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO)

NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO) NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO) Objeto, princípios e campo de aplicação 35.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece princípios e requisitos para gestão da segurança

Leia mais

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL...

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL... Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL... Validade

Leia mais

Institucional Serviços Especialidades Laboratórios Conveniados Treinamentos Clientes Localização

Institucional Serviços Especialidades Laboratórios Conveniados Treinamentos Clientes Localização 1º FORUM LISTER DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Antônio Sampaio Diretor Técnico INTRODUÇÃO Institucional Serviços Especialidades Laboratórios Conveniados Treinamentos

Leia mais

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Sorocaba Março de 2014 SEGURANÇA DO TRABALHO É a atividade desenvolvida por profissionais que compõem o SESMT (Serviço Especializado em Segurança

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 2 Índice 1- Exames Médicos Ocupacionais. 2- Controle de Atestados Médicos. 3 - Afastamentos: INSS/Licença Maternidade. 4 - Avaliação Médica.

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Processo Seletivo: Cirurgião Dentista. Para atuar no PSF Para Vagas em Aberto e Formação de Cadastro Reserva

Processo Seletivo: Cirurgião Dentista. Para atuar no PSF Para Vagas em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Processo Seletivo: Cirurgião Dentista Para atuar no PSF Para Vagas em Aberto e Formação de Cadastro Reserva Pré-requisitos: 1. Ter Superior Completo; 3. Registro Profissional no Conselho Regional de Odontologia;

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO Aizenaque Grimaldi de Carvalho Conselheiro do CREMESP Especialista em Medicina do Trabalho Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas Ex Vice-Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Leia mais

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Estas exigências definem os deveres e as responsabilidades da CONTRATADA e estabelecem as orientações, requisitos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul DECRETO Nº 5.541, DE 10 DE MARÇO DE 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul DECRETO Nº 5.541, DE 10 DE MARÇO DE 2008. DECRETO Nº 5.541, DE 10 DE MARÇO DE 2008. Regulamenta o artigo 66, do Estatuto dos Servidores Públicos de São Leopoldo, Lei nº 6.055 de 14 de Setembro de 2006, Da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Secretaria da Administração Procedimento para Elaboração de Programas de Segurança para Empresas Contratadas PCMSO / PPRA / PCMAT / ARO Revisão 00 2014 1. Objetivo Estabelecer as exigências mínimas sobre

Leia mais

www.cpsol.com.br MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

www.cpsol.com.br MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES MODELO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome da Contratante), com sede em (...), na Rua (...), nº.

Leia mais

NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL. ASO Natalia Sousa

NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL. ASO Natalia Sousa NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL ASO Natalia Sousa ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL ASO Para cada exame médico ocupacional realizado, o médico emitirá o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em duas vias:

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar:

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? A expressão APR significa Análise Preliminar de Risco é muito utilizada no dia-a-dia dos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho. APR é uma técnica

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Assessoria de Imprensa e Comunicação PORTARIA 74/06 - SMG Assessoria de Imprensa e Comunicação Dispõe sobre os critérios e procedimentos para valoração e apuração dos pontos relativos à capacitação e participação em atividades realizadas

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 5 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos de manutenção e uso dos Equipamentos de Proteção Individual para controlar riscos ambientais e ocupacionais. 2- Aplicação:

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ASSUNTO PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, A SEREM EXECUTADAS PELAS EMPRESAS CONTRATADAS PELA INFRAERO RESPONSÁVEL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO (DA) GERÊNCIA DE DINÂMICA LABORAL

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5 Página 2 de 5 1 OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo o estabelecimento das diretrizes para elaboração de procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais, tais

Leia mais

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados O objetivo desta NR é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 4.1. Empresas privadas e públicas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela CLT, manterão, obrigatoriamente,

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br (41) 35620280 medicinaocupacional@saudemais.med.br http://www.saudemais.med.br Temos a satisfação de apresentar nossos serviços de Saúde Ocupacional. Oferecemos assessoria completa em segurança e medicina

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DO QUADRO CIVIL 1 CONCEITO A Emenda Constitucional nº 19/98 estabelece que o servidor nomeado

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas

Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas Responsável: Diretoria de Administração (DA) Superintendência de Recursos Humanos (DARH) Gerência de Dinâmica Laboral

Leia mais

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009.

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. Pág. 1 de 6 LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. CRIA COMISSÃO DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPA E A COMISSÃO GERAL DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPAG, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

TÍTULO V DA SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DA SES/MT CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO V DA SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DA SES/MT CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO V DA SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DA SES/MT CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 29 Para efeitos desta lei complementar considera-se segurança, saúde e ambiente de trabalho

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código:059 Município: CASA BRANCA Área Profissional: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO EM SEGURANÇA

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 002/2010 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Diretor Presidente

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 467, de 24 de abril de 2015. Dispõe sobre as atribuições e competências relativas ao profissional fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho, e dá outras providências. O

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Norma N-134.0002 Estabelece as diretrizes da política de segurança e saúde do trabalho na Celesc, definindo

Leia mais

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE 2.1 Operação e Controle CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE Este capítulo é composto por quatro ferramentas: O foco principal do Leankeep é facilitar os processos para os operadores e mantenedores dos sistemas.

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

NP-NORMAS E PROCEDIMENTOS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

NP-NORMAS E PROCEDIMENTOS EM SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Página 1 de 7 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer procedimentos técnico-administrativos para Registro, Análise e Investigação de Acidente do Trabalho envolvendo os servidores públicos e empregados fundacionais

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO.GRH.01 01 1/9 1. OBJETIVO Descrever e fornecer informações quanto às atribuições, responsabilidades e pré-requisitos que constituem as funções da organização, e o levantamento da necessidade e realização

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Capítulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º. A monografia é exigida nos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme resolução nº 1 de 3 de abril de 2001 do CNE/CES (Conselho Nacional

Leia mais

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO

REGULAMENTO DA CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIO CAPITULO I DA FINALIDADE E DA APLICAÇÃO Art. 1º A Central Analítica Multiusuária (CAM/PEQ-UNIOESTE) é um conjunto de laboratórios que contam com equipamentos modernos, em sua maioria de última geração,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI

NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI NORMA PROCEDIMENTAL SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO E USO DO EPI 1. FINALIDADE: Regulamentar a utilização do Equipamento de Proteção Individual EPI, no âmbito do DEMLURB, a fim de proporcionar melhores

Leia mais

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). PCMSO O PCMSOé definido e regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 7, contida na Portaria 3214, de 8 de Junho de 1978, do Ministério do Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Disciplina: Segurança do Trabalho Alunos: Douglas Jeronymo Serra João Longo Profᵃ. Elizabeth Cox História da CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 4 SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia

Leia mais

DECRETO Nº 084, DE 17 DE JUNHO DE 2013.

DECRETO Nº 084, DE 17 DE JUNHO DE 2013. DECRETO Nº 084, DE 17 DE JUNHO DE 2013. Disciplina os procedimentos a serem adotados para a inclusão do servidor municipal em Programa de Readaptação Funcional, prevista no artigo 60-A da Lei Complementar

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

Resolução nº 1488/98 do Conselho Federal de Medicina

Resolução nº 1488/98 do Conselho Federal de Medicina Resolução nº 1488/98 do Conselho Federal de Medicina Deveres dos médicos com relação à saúde do trabalhador Versa sobre normas específicas para médicos que atendam o trabalhador Fonte: Diário Oficial da

Leia mais

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia

Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia Regulamento de TCC do curso de Fisioterapia A atividade de trabalho de conclusão de curso é desenvolvida em área escolhida pelo aluno, sob a orientação professor (es) orientador(es). O aluno descreverá

Leia mais

MEDICINA DO TRABALHO INVESTIMENTO OU DESPESA?

MEDICINA DO TRABALHO INVESTIMENTO OU DESPESA? Slide Master MEDICINA DO TRABALHO INVESTIMENTO OU DESPESA? Dr. Cláudio M. da C. Barreto Tel. (21)99588.7203 Consultor em Medicina e Segurança do Trabalho Médico do Trabalho E-mail: claudiomcbarreto@gmail.com

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal do Interior e Transportes CAPÍTULO I INSTRUÇÃO NORMATIVA STR SISTEMA DE TRANSPORTES Nº. 002/2015 DISPÕE SOBRE AS ROTINAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS DA FROTA DE VEÍCULOS E NOS EQUIPAMENTOS PESADOS,

Leia mais

AUDITORIA EM ENFERMAGEM. UNIPAC UBERLÂNDIA CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: Administração ll Profa : Amanda Cristina de Oliveira Mendes

AUDITORIA EM ENFERMAGEM. UNIPAC UBERLÂNDIA CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: Administração ll Profa : Amanda Cristina de Oliveira Mendes AUDITORIA EM ENFERMAGEM UNIPAC UBERLÂNDIA CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: Administração ll Profa : Amanda Cristina de Oliveira Mendes Conceito AUDITORIA é uma avaliação sistemática e formal de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I. DA FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Leia mais

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL TÍTULO: REQUISITOS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS Área Responsável: Gerência Geral de Meio Ambiente Saúde e Segurança 1. OBJETIVO Este procedimento tem como

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho CEUNES / UFES Prof. Manuel Jarufe Introdução à Segurança do Trabalho O que é a função Segurança do Trabalho? Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL - PPRA NR 09 Prof. Me. Vítor Hugo Magalhães Vono Engenheiro de Segurança do Trabalho Lei 6514 de 12/77 Capítulo V da CLT da Segurança e Medicina do Trabalho (art.

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 158/2014/TCE-RO Cria e regulamenta a Brigada de Incêndio e Emergência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS REFERENTE À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA EMPRESAS CONTRATADAS

DIRETRIZES GERAIS REFERENTE À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA EMPRESAS CONTRATADAS DIRETRIZES GERAIS REFERENTE À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA EMPRESAS CONTRATADAS 1) OBJETO 1.1) As diretrizes aqui apresentadas tem o objetivo de instruir as empresas contratadas pela, UNILA, quanto

Leia mais

PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015.

PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. PORTARIA Nº 7.965, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. Atualiza o macroprocesso da fase de Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação e Comunicações, instituído no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional VIGÊNCIA: 1 ANO EMPRESA: Virtual Machine Data da Elaboração Data de Vencimento 18/ 02 /2008 17 / 02/2009 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: Vitual Machine CNPJ: 08.693.563/0001.14 CNAE: 4751200 Grau

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA A DO TRABALHO. Raymundo José A. Portelada Engº Op. Civil / Seg. do Trabalho e Meio Ambiente

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA A DO TRABALHO. Raymundo José A. Portelada Engº Op. Civil / Seg. do Trabalho e Meio Ambiente RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE Raymundo José A. Portelada e Meio Ambiente PROFISSIONAIS DE A legislação que estabelece a obrigatoriedade de serviços especializados de Segurança a e Medicina

Leia mais