Impacto do trabalho de lógicos e matemáticos na concepção e evolução da lógica e da computação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Impacto do trabalho de lógicos e matemáticos na concepção e evolução da lógica e da computação"

Transcrição

1 1 Impacto do trabalho de lógicos e matemáticos na concepção e evolução da lógica e da computação Bruno Silva Guedes 1 Leonardo Roveda Faganello 2 Thiago Caberlon Santini 3 (artigo escrito para trabalho da disciplina INF05508 Lógica para Computação) Resumo A ciência da lógica e sua aplicação na computação não foram elaboradas de uma hora para outra, e sim, desenvolvida através de mais de 150 anos pelo empenho e trabalho de vários lógicos e matemáticos que se dedicaram a desenvolver os axiomas e teoremas que hoje regem desde celulares até supercomputadores. Este artigo versará sobre a vida e obra de alguns desses cientistas, analisando a produção de cada um e sua respectiva importância na evolução da ciência. 1 Graduando em Engenharia de Computação Universidade Federal do Rio Grande do Sul bsguedes@inf.ufrgs.br 2 Graduando em Engenharia de Computação Universidade Federal do Rio Grande do Sul lrfaganello@inf.ufrgs.br 3 Graduando em Engenharia de Computação Universidade Federal do Rio Grande do Sul tcsantini@inf.ufrgs.br Março de 2008 INF05508 Lógica para Computação

2 2 INTRODUÇÃO O desenvolvimento das ciências e do conhecimento sempre foi fruto do extenso trabalho e afinco de inúmeros pesquisadores, não importa de qual área do conhecimento nos refiramos. Com a lógica, e particularmente a computação, não foi diferente. Desde o século XIX, quando os teoremas que hoje conhecemos como Lógica foram fundamentados e desenvolvidos, muitas pessoas trabalharam sobre essa descoberta teórica para desenvolver sua aplicação, no caso, a computação. Claro que, dentre estas pessoas, algumas se destacaram por terem produzido os resultados mais importantes ou aplicáveis. E é sobre a vida e a produção científica destas pessoas que este artigo discursa. Desde os pilares básicos da Lógica Moderna no século XIX com Frege e De Morgan até aos cientistas considerados pais da computação, como Turing e Boole.

3 3 OS PRIMEIROS PASSOS DA LÓGICA MODERNA Os pilares da lógica foram fundamentados e desenvolvidos desde a Antiguidade, iniciando por Aristóteles. Mas ela só tomou caráter científico no século XIX. Um dos responsáveis por isso foi Augustus De Morgan ( ), matemático e lógico nascido na Índia, mas que ainda criança foi para a Inglaterra, centro do mundo científico no início da Idade Contemporânea. Trabalhando na matemática, e principalmente na lógica, durante toda sua vida, formalizou símbolos e leis algébricas e lógicas até um nível não encontrado na época. De Morgan formulou as leis de De Morgan da Lógica, que em palavras, dizem que a negação da conjunção (o AND) de duas proposições é a disjunção (o OR) das duas proposições negadas separadamente, e vice-versa (o mesmo vale apenas trocando as palavras conjunção e disjunção de local). De Morgan também introduziu o conceito de Indução Matemática, até então não formulado na época, o que se mostrou depois uma poderosa ferramenta de demonstração de teoremas. O outro grande matemático de importância para a lógica no século XIX foi George Boole ( ). Boole é o fundador da conhecida Álgebra Booleana, uma estrutura algébrica muito importante. Embora seu trabalho não parecesse ter alguma aplicação prática na época, sete anos após sua morte, Claude Shannon 4 escreveu uma tese no MIT 5, sobre possíveis aplicações da Álgebra Booleana, como, por exemplo, aplicação em circuitos elétricos, o que torna o trabalho de Boole o início da fundação de circuitos digitais, posteriormente utilizados amplamente na computação. Devido a isso, também é considerado um dos fundadores da Ciência da Computação, embora os computadores ainda nem existissem em seu tempo. Boole morreu em 1864, sofrendo de pneumonia, embora tenha continuado pesquisando na área até o fim de seus dias. A QUESTÃO DA FORMALIZAÇÃO MATEMÁTICA Na transição do século XIX para o século XX aparece o trabalho daquele que é considerado o maior lógico de todos os tempos: Gottlob Frege ( ). Frege escreveu, no ano de 1879, Begriffsschrift, um livro em que o autor sugere uma linguagem para a lógica, em alguns casos utilizando notações pouco modificadas em 4 Engenheiro Elétrico, considerado pai da Teoria da Informação. 5 Massachussets Institute of Technology.

4 4 relação às que usamos atualmente. Apesar de ser um livro simples, é considerada a mais importante publicação de lógica até então (na verdade, desde que Aristóteles 6 criou os conceitos básicos da ciência). Seu trabalho influenciou muitos lógicos que vieram depois, como Russell, Wittgenstein e Whitehead. Frege ainda buscou unificar um padrão para demonstrações matemáticas, o que certamente foi muito importante para a lógica, e posteriormente, o desenvolvimento da computação. Até seu tempo, as demonstrações eram freqüentemente incorretas, nunca obedecendo a uma linguagem formal e unificada. Frege iniciou essa padronização, que depois foi aperfeiçoada por Hilbert. No século XIX tivemos ainda o trabalho menos destacado de Charles Sanders Peirce ( ). Não que ele seja menos importante, mas este matemático se dedicou mais à Filosofia e outros assuntos menos relacionados ao escopo deste artigo. Na área de Lógica, Peirce demonstrou que qualquer expressão lógica pode ser reduzida em apenas operadores NAND ou apenas em operadores NOR. Também formulou axiomas da Teoria de Conjuntos e outros trabalhos de menor importância. Peirce influenciou, junto com De Morgan e Boole, o trabalho de um dos mais importantes pensadores da Lógica e da Teoria da Computação: Bertrand Russell ( ). Britânico, Russell possuía vários campos de atividade, como filosofia, história, lógica e matemática. Também era um ativista nas lutas sociais e um pacifista. Se envolveu em críticas e campanhas antiguerra e chegou até a ser demitido e preso por isso durante a Primeira Guerra Mundial. Durante o período na prisão, escreveu uma de suas obras mais significantes Introduction to Mathematical Philosophy. Ganhou, em 1950, um prêmio Nobel de literatura, em reconhecimento à sua obra humanitária e seus princípios de liberdade de pensamento. Seu trabalho posteriormente foi aplicado na Ciência da Computação e na Tecnologia de Informação. Membro da Royal Society, e co-autor de Principia Mathematica (junto com Alfred N. Whitehead), ganhou fama no campo da Matemática por volta de É considerado um dos fundadores da filosofia analítica, e adotou o princípio de William 6 Filósofo grego, com inúmeros trabalhos em lógica, geometria e álgebra.

5 5 of Ockahm (Navalha de Occam 7 ) como parte central de seu método de análise. É de sua autoria também o Paradoxo de Russell, que basicamente se resume ao paradoxo do barbeiro: considerando um barbeiro que faz a barba de um grupo de homens, que não se barbeiam, e não faz a barba de mais ninguém, então chegamos a uma contradição: se o barbeiro não se barbeia a si mesmo, então terá de fazer a barba a si mesmo. Porém, se o barbeiro se barbeia, então ele não poderá se barbear a si mesmo, de acordo com a hipótese. O matemático que compartilhou a autoria de Principia Mathematica com Russell foi Alfred North Whitehead ( ). A obra pode ser considerada uma expansão de Begriffsschrift, uma nova tentativa de compilar os teoremas e axiomas desenvolvidos até então na área de lógica, teoria dos conjuntos e teoria dos números. Russell e Whitehead publicaram os três primeiros volumes de Principia entre 1910 e Essa foi basicamente a participação mais importante de Whitehead no desenvolvimento da lógica, já que ele se dedicou a dar aulas na University College London de Londres e à Filosofia pelo resto de sua vida. O Principia é considerado um sistema, no sentido de possuir seus próprios axiomas e teoremas. A questão da consistência de sistemas diz que, ou alguma contradição poderia ser derivada dos axiomas do Principia (inconsistência), ou então alguma das declarações do Principia não poderiam ser provadas dentro desse sistema. Kurt Gödel ( ) encontrou a resposta. Nascido onde atualmente está a República Tcheca, Gödel foi um dos mais importantes lógicos de todos os tempos. Seu trabalho teve imenso impacto na ciência do século XX. É mais conhecido por seus dois teoremas da incomplitude. O mais famoso entre eles mostrava que um sistema que podia descrever a aritmética dos números naturais possuía duas proposições: - Se o sistema é consistente, ele não pode ser completo; - A consistência dos axiomas não pode ser provada dentro do sistema. Logo, se um sistema não pode provar sua própria consistência, ele não pode demonstrar a consistência de nenhum sistema matemático mais complexo. Esse 7 Princípio lógico que assume que toda e qualquer explicação sobre algum fenômeno deve utilizar apenas as hipóteses necessárias para a demonstração daquele fenômeno, descartando qualquer hipótese supérflua que não altera a hipótese inicial.

6 6 teorema termina o trabalho proposto por Frege, pelo Principia Mathematica, e pelo 'Formalismo de Hilbert', que tentavam encontrar um conjunto de axiomas para toda a matemática. Esse teorema também prova, que nem todos os problemas matemáticos são computáveis. Basicamente, uma fórmula é improvável em um sistema formal. Se for provável, é falso, o que contradiz o fato de que em um sistema consistente, proposições prováveis são sempre verdadeiras. Gödel também fez importantes contribuições para conexões entre a lógica clássica, a lógica intuitiva e a lógica modal. A resolução do problema da incomplitude de sistemas é a resposta para um dos 23 problemas 8 sugeridos por David Hilbert ( ), matemático alemão, em Hilbert, assim como Russell, Frege e Whitehead, sempre tentou uma maneira de formar um conjunto de axiomas e teoremas matemáticos. Embora seu objetivo não tenha sido alcançado, ainda assim seu trabalho ajudou a desenvolver a lógica a um nível que pôde ser posteriormente aproveitada por Turing e Church para estabelecerem as bases da Teoria da Computação e da Teoria da Recursão. Influenciado pelos sistemas de Lógica de Russell e Frege, Ludwig Joseph Johann Wittgenstein ( ), procurou, e achou ter conseguido, resolver os problemas da Filosofia com a publicação de seu primeiro e único livro publicado em vida: Tractatus Logico-Philosophicus, datado de Nesta época se dá o recesso de Ludwig, que só retorna a estudar em Cambridge em 1929, ano em que consegue seu Doutorado usando como tese seu Tractatus, após perceber que não havia resolvido todos os problemas da Filosofia. Aqui começa sua segunda fase científica, que se prolonga até dois anos após sua morte com a publicação das Investigações Filosóficas (1953), onde mais uma vez tenta resolver os problemas da Filosofia. Os trabalhos de Wittgenstein possuíam um enfoque muito mais filosófico do que lógico, porém eles apresentam algumas inovações em lógica, em especial uma versão da tabela verdade. 8 A lista inicial de Hilbert continha vinte e quatro problemas, mas decidiu por não usar um deles que falava sobre Teoria da Prova. Dos 23 problemas originalmente propostos, sete ainda estão em aberto.

7 7 O mais ativo autor de obras versando sobre a Lógica no século XX foi o matemático Alfred Tarski ( ). Polonês, é considerado um lógico do calibre de Gödel e Frege, devido ao extenso arsenal de publicações que escreveu durante sua vida. Tarski trabalhou e orientou doutorandos nas áreas de teoria dos conjuntos, teoria dos números, álgebra, geometria, e é claro, Lógica. Conheceu Gödel, com quem teve a oportunidade de discutir questões sobre os teoremas da incomplitude e da formalização matemática. Escreveu sobre métodos axiomáticos e dedutivos que formalizam a apresentação de teoremas e demonstrações matemáticas, numa área conhecida como metamatemática. AS TEORIAS DA LÓGICA APLICADAS NA COMPUTAÇÃO Após a resolução de todas as discussões envolvendo axiomas e teoremas, demonstrações e conjectura, os estudiosos começaram a pensar em aplicar os conhecimentos desenvolvidos em mais de cem anos em alguma coisa mais prática. A aplicação da Lógica na Computação se deveu principalmente a dois estudiosos do início do século XX. Suas pesquisas impulsionaram o desenvolvimento de sistemas de computação baseados na álgebra de Boole. São o matemático inglês Alan Mathison Turing ( ) e o pesquisador americano Alonzo Church ( ). Church trabalhou principalmente nas áreas de lógica matemática, teoria da recursão e teoria da computação. Seus trabalhos ajudaram a ligar o computador com a Máquina de Turing. Além disso, a tese de Church-Turing fez surgir à sistematização e desenvolvimento de funções recursivas, que haviam sido propostas por Jacques Herbrand ( ). Apesar de sua curta vida, Herbrand criou o chamado Universo de Herbrand 9, onde introduziu a recursividade, ferramenta extremamente útil que tornou possível a resolução de diversos tipos de problemas tanto em computação quanto em lógica. Também desenvolveu o Teorema de Herbrand, muito usado na demonstração automática de teoremas. Alonzo Church também influenciou fortemente as linguagens de programação (especialmente as linguagens funcionais) com seu Cálculo Lambda, uma espécie de linguagem de programação primitiva, onde funções podem ser combinadas de modo a 9 O Universo de Herbrand define recursivamente o conjunto de todos os termos que podem ser compostos aplicando uma composição funcional a partir de símbolos básicos.

8 8 formar outras funções e são usadas variáveis como argumentos que podem ser retornadas com o valor de outra função. Considerado o pai da Ciência de Computação moderna, Turing é o maior responsável pelo desenvolvimento da Teoria da Computação no século XX. Também atuante no campo da lógica e da criptografia, o inglês criou diversas técnicas de quebra de criptografia, e trabalhou na Bletchley Park (central britânica de quebra de códigos) durante a Segunda Guerra Mundial. Criou o primeiro programa de computador, que nunca foi compilado. Turing teve contribuições importantes nos conceitos de algoritmo e computação, com a Máquina de Turing (dispositivo simples que, segundo Turing, é capaz de resolver qualquer problema matemático 10 que possa ser representado sob a forma de um algoritmo), bem como no campo de inteligência artificial. Entre 1937 e 1938 Turing estudou orientado por Church. Em 1938, sua dissertação para o Ph.D. introduziu a noção de computação relativa, possibilitando o estudo dos problemas que antes não podiam ser solucionados pela Máquina de Turing. Dentro dos estudos de inteligência artificial, Turing tentou elaborar o primeiro programa de xadrez para um computador. Turing jogou uma partida simulando o computador, demorando meia hora para cada movimento. Por fim, o programa foi derrotado pelo colega de Turing, Alick Glennie Posteriormente, foi provado que há problemas matemáticos que não podem ser solucionados com a Máquina de Turing, o que se tornou o estudo central da Teoria de Computação. 11 Cientista da Computação, criou em 1952 o AutoCode, primeiro compilador de programas de computador.

9 9 CONCLUSÃO Conforme dito e exemplificado, o desenvolvimento da Lógica e da Computação foi construído aos poucos, porém em um intervalo historicamente curto de tempo. Ao contrário da Mecânica ou da Geometria que vêm sendo estudadas há mais de 2000 anos, a Lógica se assemelha ao Eletromagnetismo, que só veio ser fortemente estudado desde a Revolução Francesa. A computação, por outro lado, só veio surgir no século XX, no início de forma lenta, e nas últimas três décadas de forma assustadoramente rápida. O trabalho dos quatorze estudiosos destacados nesse artigo foi fundamental para o estágio de conhecimento que hoje possuímos nas duas áreas. A percepção destes cientistas de que a Lógica, estruturada em seus axiomas e teoremas, poderia ter uma aplicação do porte da computação, foi essencial para o patamar em que hoje nos encontramos.

10 10 BIBLIOGRAFIA WILLIAMS, Gerald E. Boolean Algebra with computer applications, McGraw- Hill Book Company, New York, HUTH, Michael. Logic in Computer Science, Cambridge University Press, Cambridge, MENEZES, Paulo B. Matemática Discreta para Computação e Informática, Série Livros Didáticos do Instituto de Informática, Editora Sagra-Luzzatto, Porto Alegre, TEUSCHER, Christof. Alan Turing: Life and Legacy of a Great Thinker, Springer-Verlag, KLEENE, Stephen C. Mathematical Logic, John Wiley & Sons Inc., GRAYLING, A. C. Wittgenstein, A Very Short Introduction, WHITEHEAD, Alfred North. RUSSELL, Bertrand. Principia Mathematica, The University Press, Cambridge, CHURCH, Alonzo. A bibliography of symbolic logic. Journal of Symbolic Logic 1: ; 3: , CIRCUMSCRIPTIONSv0ikipediaSvCisponÌvelvemâv FhttpâççenSwikipediaSorgçwikiç1ircumscriptionESvWcessovemâvxõvjunSvíõ õ(s

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica Lógica e Computação Uma Perspectiva Histórica Alfio Martini Facin - PUCRS A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

O que é a Teoria em Ciência da Computação. Introdução à Ciência da Computação Mário S. Alvim

O que é a Teoria em Ciência da Computação. Introdução à Ciência da Computação Mário S. Alvim O que é a Teoria em Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Mário S. Alvim 2018-10-05 1 O que é computação? Algumas tentativas de definir o que é computação : É o ato de raciocinar seguindo

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 6 de abril de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 6 de abril de 2017 Fundamentos de Lógica e Conjuntos Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 6 de abril de 2017 Sumário 1 EMENTA 2 BIBLIOGRAFIA 3 AVALIAÇÕES 4 INTRODUÇÃO EMENTA Ementa 1. Lógica

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Nelma Moreira Departamento de Ciência de Computadores da FCUP Lógica Computacional Aula 1 http://www.dcc.fc.up.pt/~nam/web/teaching/lc2015/ index.html Cursos: LCC, MIERSI e (como Lógica

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional 3.ano LCC e LERSI URL: http://www.ncc.up.pt/~nam/aulas/0304/lc Escolaridade: 3.5T e 1P Frequência:Semanalmente serão propostos trabalhos aos alunos, que serão entregues até hora e

Leia mais

Teoremas de Incompletude de Gödel e os Fundamentos da Matemática

Teoremas de Incompletude de Gödel e os Fundamentos da Matemática Teoremas de Incompletude de Gödel e os Fundamentos da Matemática Rogério Augusto dos Santos Fajardo MAT554 - Panorama de Matemática 6 e 8 de agosto de 2018 Lógica e Teoria dos Conjuntos servem como: Lógica

Leia mais

Lógica e Raciocínio. Introdução. Universidade da Madeira.

Lógica e Raciocínio. Introdução. Universidade da Madeira. Lógica e Raciocínio Universidade da Madeira http://dme.uma.pt/edu/ler/ Introdução 1 Lógica... é a ciência que estuda os princípios e aproximações para estabelecer a validez da inferência e demonstração:

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 Funcionamento da disciplina Docentes: Teóricas: Sandra Alves Práticas: Sandra Alves e Nelma Moreira Página web http://www.dcc.fc.up.pt/~sandra/home/lc1718.html (slides de aulas e folhas de exercícios,

Leia mais

Das aplicações da lógica na Computação

Das aplicações da lógica na Computação 1 Das aplicações da lógica na Computação Bruno Silva Guedes 1 Leonardo Roveda Faganello 2 Matheus de Carvalho Proença 3 Thiago Caberlon Santini 4 (artigo escrito para trabalho da disciplina INF05508 Lógica

Leia mais

Lógica Computacional Aula 1

Lógica Computacional Aula 1 Lógica Computacional Aula 1 DCC/FCUP 2017/18 Funcionamento da disciplina Docentes: Teóricas: Sandra Alves Práticas: Sandra Alves e Nelma Moreira Página web http://www.dcc.fc.up.pt/~sandra/home/lc1718.html

Leia mais

3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS

3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS 3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS 3.1. Introdução A Lógica é um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto, ela é muito utilizada no ramo da Filosofia e da Matemática. 3.2. Portas lógicas

Leia mais

Matemática Discreta - 01

Matemática Discreta - 01 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Lógica. História da Lógica

Lógica. História da Lógica 1 Lógica História da Lógica A história da lógica começa com os trabalhos do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c.) de Estagira (hoje Estavro), na Macedônia, não se conhecendo precursores de sua obra,

Leia mais

UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA

UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA UMA PROVA DE CONSISTÊNCIA Felipe Sobreira Abrahão Mestrando do HCTE/UFRJ felipesabrahao@gmail.com 1. INTRODUÇÃO Demonstradas por Kurt Gödel em 1931, a incompletude da (ou teoria formal dos números ou aritmética)

Leia mais

O que é lógica? Lógica é a análise de métodos de raciocínio. Lívia Lopes Azevedo

O que é lógica? Lógica é a análise de métodos de raciocínio. Lívia Lopes Azevedo Apresentação Plano de ensino Curso Conceitos básicos de lógica lógica proposicional Comportamento analógico e digital Álgebra booleana e circuitos lógicos Circuitos combinacionais Circuitos sequenciais

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Nelma Moreira: T, PL02,PL03 Rogério Reis: PL01,PL04 Departamento de Ciência de Computadores da FCUP Lógica Computacional Aula 1 www.dcc.fc.up.pt/~nam/web/teaching/lc16/index.html Cursos:

Leia mais

Tecnologia dos Computadores 2002/2003. Exercícios

Tecnologia dos Computadores 2002/2003. Exercícios Introdução à Álgebra de Boole 1 Introdução Em 1854, George Boole, um matemático inglês, inventou um sistema algébrico de dois valores, cujo resultado da sua evolução até aos dias de hoje se dá o nome de

Leia mais

A Teoria Matemática que serviu como Base para Turing.

A Teoria Matemática que serviu como Base para Turing. A Teoria Matemática que serviu como Base para Turing. Os Teoremas de Incompletude de Godel, de 1931, representam o fim da idade romântica da Matemática. Antes de Godel, fazia parte de um amplo projeto

Leia mais

Lógica Matemática. Conceitos Gerais. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Lógica Matemática. Conceitos Gerais. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto Lógica Matemática Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Apresentação dos Objetivos! Definições! Aspectos Históricos! Principais tendências Legendas! Nesta

Leia mais

Turma A - Segundas e Quartas das 8h30min - 10h10min Turma B - Segundas e Quartas das 10h30min - 12h10min

Turma A - Segundas e Quartas das 8h30min - 10h10min Turma B - Segundas e Quartas das 10h30min - 12h10min UNIVERSIDADE DEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TEÓRICA 2 Semestre 2008 04/08/2008 a 12/12/2008 DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO N CÓDIGO: INF05501. Horário:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Álgebra de Boole Disciplina: Lógica Professora Dr.ª: Donizete

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS NATAL ZONA NORTE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA Aula 01: Apresentação da Disciplina Francisco Júnior E-mail: francisco.junior@ifrn.edu.br Website:

Leia mais

Matemática Discreta para Ciência da Computação

Matemática Discreta para Ciência da Computação Matemática Discreta para Ciência da Computação P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Matemática Discreta para Ciência da Computação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 01 Apresentação da Disciplina Prof.ª Danielle Casillo PLANO DE ENSINO Nome: Teoria da Computação Créditos:

Leia mais

Os Teoremas da Incompletude de Gödel Uma Introdução Informal

Os Teoremas da Incompletude de Gödel Uma Introdução Informal Os Teoremas da Incompletude de Gödel Uma Introdução Informal Daniel Durante Pereira Alves Os Teoremas de Gödel Qualquer formalização da aritmética de primeira ordem (de Peano - AP) através de qualquer

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Módulo 1.1 1 Sistemas de Numeração O sistema de numeração com o qual estamos mais familiarizados é o decimal, cujo alfabeto (coleção de símbolos) é formado por 10 dígitos acima mostrados.

Leia mais

Capítulo 3 EMBASAMENTO TEÓRICO

Capítulo 3 EMBASAMENTO TEÓRICO Capítulo 3 EMBASAMENTO TEÓRICO 3.1 Um breve histórico da lógica O fundamento teórico desta tese é uma espécie de lógica, de descoberta e desenvolvimento recentes, chamada lógica paraconsistente anotada

Leia mais

Teresa Galvão LEIC - Teoria da Computação I 3.1

Teresa Galvão LEIC - Teoria da Computação I 3.1 3. Outras abordagens à computabilidade 3.1 Outras abordagens à computabilidade 3.2 Funções parciais recursivas 3.3 Funções recursivas primitivas 3.4 Computabilidade de Turing 3.5 Sistemas de Post e Markov

Leia mais

Outras abordagens à computabilidade. Nota

Outras abordagens à computabilidade. Nota Outras abordagens à computabilidade 3.1 Nota Os presentes acetatos foram baseados quase na sua totalidade nos acetatos realizados pela Professora Teresa Galvão da Universidade de Porto para a cadeira Teoria

Leia mais

LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre 2005/2006

LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre 2005/2006 FUNDAMENTOS UNIVERSIDADE da MADEIRA Departamento de Matemática e Engenharias LÓGICOS E ALGÉBRICOS DA PROGRAMAÇÃO Licenciaturas em Engenharia Informática, Ensino de Informática e Matemática 2º Semestre

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 21

Teoria dos Grafos Aula 21 Teoria dos Grafos Aula 21 Aula passada Apresentação Trabalho Prático II Aula de hoje Quem foi Turing? Quem foi von Neumann? Quem foi Alan Turing? Criador do Turing Club de automóvel? Maratonista disciplinado

Leia mais

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato?

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? Computação efectiva Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? O que é ser computável? Que linguagens são computáveis? Existem linguagens que não são computáveis? Isto é, existem

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATEMÁTICA DISCRETA Aula 1 - Apresentação da disciplina

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATEMÁTICA DISCRETA Aula 1 - Apresentação da disciplina BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATEMÁTICA DISCRETA Aula 1 - Apresentação da disciplina Prof. Marcelo Gama Universidade Federal Rural de Pernambuco - DM 16 de Agosto de 2011 Marcelo Gama (DM - UFRPE)

Leia mais

1 INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS

1 INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS 1 INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS Inicia com uma breve história do surgimento e do desenvolvimento dos conceitos, resultados e formalismos nos quais a Teoria da Computação é baseada. Formalização dos conceitos

Leia mais

B. Piropo. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo

B. Piropo. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo B. Piropo Ciência de índole matemática ligada à filosofia (ramo da filosofia que cuida das regras do pensar correto, um instrumento do pensar). Silogismo: Premissa maior: Todo homem é mortal Premissa menor:

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração UNIDADE 1 PROF. ANTONIO LOPES DE SOUZA, Ph.D. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / UFRJ Sistemas de Numeração O sistema de numeração com o qual estamos mais familiarizados é o decimal,

Leia mais

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral PCS3616 Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Visão Geral Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Objetivos Familiarização com o funcionamento global de software de sistema computacional

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 1: Apresentação Departamento de Informática 14 de Fevereiro de 2011 O que é a lógica? Lógica: de que se trata? A lógica está na base do raciocínio É um processo inerentemente humano, tão básico

Leia mais

Matemática Discreta. Gabriel David Gil Coutinho José Costa Pereira Renato Soeiro MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO

Matemática Discreta. Gabriel David Gil Coutinho José Costa Pereira Renato Soeiro MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO Matemática Discreta Gabriel David Gil Coutinho José Costa Pereira Renato Soeiro DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA FACULDADE DE ENGENHARIA

Leia mais

Circuitos Digitais. Conteúdo. Lógica. Introdução. Tabela-Verdade. Álgebra Booleana. Álgebra Booleana / Funções Lógicas. Ciência da Computação

Circuitos Digitais. Conteúdo. Lógica. Introdução. Tabela-Verdade. Álgebra Booleana. Álgebra Booleana / Funções Lógicas. Ciência da Computação Ciência da Computação Álgebra Booleana / Funções Lógicas Prof. Sergio Ribeiro Material adaptado das aulas de I do Prof. José Maria da UFPI Conteúdo Introdução Álgebra Booleana Constantes e Variáveis Booleanas

Leia mais

Introdução. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Introdução. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Introdução Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Disciplina Aulas: Segunda-feira e terça-feira: 8:00 até 9:50 Avaliações: listas de exercícios e três provas; Livros disponíveis na biblioteca

Leia mais

Lógica Boolena. Aula 05. Prof. Msc. Arthur G. Bartsch

Lógica Boolena. Aula 05. Prof. Msc. Arthur G. Bartsch Lógica Boolena Aula 05 Prof. Msc. Arthur G. Bartsch Departamento de engenharia elétrica DEE Centro de ciências tecnológicas CCT Universidade do estado de Santa Catarina UDESC Álgebra de Boole ALB0001 arthur.bartsch@udesc.br

Leia mais

PRINCÍPIO BOOLEANO E PORTAS LÓGICAS (Unidade 3)

PRINCÍPIO BOOLEANO E PORTAS LÓGICAS (Unidade 3) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA

Leia mais

Lógica Proposicional. LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08. c Inês Lynce c Luísa Coheur

Lógica Proposicional. LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08. c Inês Lynce c Luísa Coheur Capítulo 2 Lógica Proposicional Lógica para Programação LEIC - Tagus Park 2 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08 c Inês Lynce c Luísa Coheur Programa Apresentação Conceitos Básicos Lógica Proposicional ou Cálculo

Leia mais

O que é um Algoritmo?

O que é um Algoritmo? Introdução a Ciências da Computação Capítulo 2 O que é um Algoritmo? Página Tópicos Histórico Estruturas de Controle Comandos em seqüência Estruturas Condicionais Álgebra Booleana Estruturas de Repetição

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS ÁLGEBRA BOOLEANA. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS DIGITAIS ÁLGEBRA BOOLEANA. Professor Carlos Muniz Professor Carlos Muniz Uma álgebra Booleana pode ser definida com um conjunto de operadores e um conjunto de axiomas, que são assumidos verdadeiros sem necessidade de prova. Em 1854, George Boole introduziu

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Você está viajando e o pneu do seu carro fura! 2 Quais são os passos para se trocar

Leia mais

Álgebra de Boole. George Simon Boole ( ) O criador da álgebra dos circuitos digitais. Profª Jocelma Rios. Out/2012

Álgebra de Boole. George Simon Boole ( ) O criador da álgebra dos circuitos digitais. Profª Jocelma Rios. Out/2012 Out/2012 Álgebra de Boole George Simon Boole (1815-1864) O criador da álgebra dos circuitos digitais Profª Jocelma Rios O que pretendemos: Contar um pouco sobre a história da Álgebra, especialmente a Álgebra

Leia mais

Álgebra de Boole. Este material é uma adaptação das notas de aula dos professores Edino Fernandes, Juliano Maia, Ricardo Martins e Luciana Guedes

Álgebra de Boole. Este material é uma adaptação das notas de aula dos professores Edino Fernandes, Juliano Maia, Ricardo Martins e Luciana Guedes Álgebra de Boole Este material é uma adaptação das notas de aula dos professores Edino Fernandes, Juliano Maia, Ricardo Martins e Luciana Guedes Álgebra de Boole Álgebra Booleana ou Álgebra de Boole Conjunto

Leia mais

Juliana Kaizer Vizzotto. Universidade Federal de Santa Maria. Disciplina de Teoria da Computação

Juliana Kaizer Vizzotto. Universidade Federal de Santa Maria. Disciplina de Teoria da Computação Universidade Federal de Santa Maria Disciplina de Teoria da Computação Quais são as capacidades e limitações fundamentais dos computadores? Funções Computáveis Algoritmo: descrição finitade uma computação

Leia mais

Características da Teoria das Categorias e sua Importância para a Ciência da Computação

Características da Teoria das Categorias e sua Importância para a Ciência da Computação Introdução Características da Teoria das Categorias e sua Importância para a Ciência da Computação Carlos Eduardo Ramisch Cartão 00134657 Instituto de Informática UFRGS INF05006 Categorias Computacionais

Leia mais

A matemática e a lógica formal no capitalismo

A matemática e a lógica formal no capitalismo A matemática e a lógica formal no capitalismo Jéssica Milaré Para se desenvolver, o sistema capitalista precisou criar transformações cada vez mais profundas sobre a matéria. A criação de máquinas cada

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos

Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Graduação em Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Conteúdo Introdução

Leia mais

Iniciação a Lógica Matemática

Iniciação a Lógica Matemática Iniciação a Lógica Matemática Faculdade Pitágoras Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 O Nascimento da Lógica É lógico que eu vou!, Lógico que ela disse isso! são expressões que indicam alguma coisa

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1 I 1 PERÍODO Química Geral I 05/04/2017 07/06/2017 21/06/2017 28/06/2017 Cálculo I 06/04/2017 08/06/2017 22/06/2017 29/06/2017 Vetores e Geometria Analítica 11/04/2017 13/06/2017 20/06/2017 27/06/2017 Sociologia

Leia mais

DISCIPLINA: Lógica. CONTEÚDO: Circuitos Lógicos. PROFESSORA Dr.ª Donizete Ritter

DISCIPLINA: Lógica. CONTEÚDO: Circuitos Lógicos. PROFESSORA Dr.ª Donizete Ritter ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO CAMPUS DE SINOP BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

Introdução à Computação: Introdução às Portas Lógicas

Introdução à Computação: Introdução às Portas Lógicas Introdução à Computação: Introdução às Portas Lógicas Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes),

Leia mais

Proposições e Conectivos

Proposições e Conectivos Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Proposições e Conectivos Lógica Computacional 1 Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Unidade IV. Unidade III. Na álgebra booleana, estão todos os fundamentos da eletrônica digital.

Unidade IV. Unidade III. Na álgebra booleana, estão todos os fundamentos da eletrônica digital. Unidade IV 9 INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA DE BOOLE Na álgebra booleana, estão todos os fundamentos da eletrônica digital 91 Operador binário O sistema numérico surgiu ao longo da história do desenvolvimento humano

Leia mais

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22

Introdução ao Curso. Área de Teoria DCC/UFMG 2019/01. Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG /01 1 / 22 Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Introdução ao Curso Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01 1 / 22 Introdução: O que é

Leia mais

Introdução à Automação

Introdução à Automação Núcleo de Mecânica Introdução à Automação Prof. Wander Gaspar wandergaspar@gmail.com Sistemas Analógicos Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que variam de forma contínua

Leia mais

Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções

Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções João Paulo Baptista de Carvalho (Prof. Auxiliar do IST) joao.carvalho@inesc.pt Álgebra de Boole Binária A Álgebra de Boole binária

Leia mais

Lógica para Computação. Álgebra de Boole

Lógica para Computação. Álgebra de Boole Lógica para Computação Álgebra de Boole Formas Normais Definição: diz-se que uma proposição está na forma normal (FN) se e somente se, quando muito, contém os conectivos ~, ^ e v. - Toda proposição pode

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Curso: Ciência da Computação Versão: 4 Descrição: Ano: 2011 Semestre: Primeiro não vinculado à disciplina ou a Tipo de estágio: NÃO Exame de Qualificação: NÃO Exame de Proficiência em Inglês: NÃO Exame

Leia mais

Introdução à Computação: Álgebra Booleana

Introdução à Computação: Álgebra Booleana Introdução à Computação: Álgebra Booleana Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES

Leia mais

sumário 1 introdução e conceitos básicos 1 2 noções de lógica e técnicas de demonstração introdução à matemática discreta...

sumário 1 introdução e conceitos básicos 1 2 noções de lógica e técnicas de demonstração introdução à matemática discreta... sumário 1 introdução e conceitos básicos 1 1.1 introdução à matemática discreta... 2 1.2 conceitos básicos de teoria dos conjuntos... 3 1.2.1 conjuntos...3 1.2.2 pertinência...5 1.2.3 alguns conjuntos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

A Lógica e Álgebra de George Boole. Alexssandra Dayanne Soares de Campos 1 Natalie Geny Silva Braz 2 Nicole Motta Ferreira 3

A Lógica e Álgebra de George Boole. Alexssandra Dayanne Soares de Campos 1 Natalie Geny Silva Braz 2 Nicole Motta Ferreira 3 A Lógica e Álgebra de George Boole Alexssandra Dayanne Soares de Campos 1 Natalie Geny Silva Braz 2 Nicole Motta Ferreira 3 Resumo: O presente trabalho apresenta a vida e obra de George Boole, denominado

Leia mais

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens 1 Introdução Estudar computação do ponto de vista teórico é sinônimo de caracterizar

Leia mais

História e evolução dos computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

História e evolução dos computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Professor Leonardo Cabral da R. Soares Até chegar as nossas casas, os computadores modernos passaram por um grande processo evolutivo. Não há uma resposta breve para a pergunta: Quem inventou o computador?

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Espaços quase topológicos: o caso em que cada conjunto fechado é também aberto. Introdução. Hércules de A. Feitosa, Mauri C.

Espaços quase topológicos: o caso em que cada conjunto fechado é também aberto. Introdução. Hércules de A. Feitosa, Mauri C. Espaços quase topológicos: o caso em que cada conjunto fechado é também aberto Hércules de A. Feitosa, Mauri C. do Nascimento, Departamento de Matemática, FC, UNESP, 17033-360, Bauru, SP E-mail: haf@fc.unesp.br,

Leia mais

Professor conteudista: Ricardo Holderegger

Professor conteudista: Ricardo Holderegger Lógica Professor conteudista: Ricardo Holderegger Sumário Lógica Unidade I 1 SISTEMAS DICOTÔMICOS...3 1.1 Proposições...3 1.1.1 Proposições lógicas...3 1.1.2 Símbolos da lógica matemática...4 1.1.3 A negação...4

Leia mais

Circuitos Digitais. Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Circuitos Digitais. Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Circuitos Digitais Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional OBJETIVOS DA AULA : - Conhecer aos Axiomas e Teoremas da Álgebra de Boole; Álgebra Booleana é uma técnica matemática usada quando

Leia mais

Uma História Geométrica

Uma História Geométrica Uma História Geométrica Humberto José Bortolossi 1 Carlos Tomei 2 1 Departamento de Matemática Aplicada, UFF 2 Departamento de Matemática, PUC-Rio 25 o Colóquio Brasileiro de Matemática IMPA, Rio de Janeiro,

Leia mais

Marcos Castilho. DInf/UFPR. 16 de maio de 2019

Marcos Castilho. DInf/UFPR. 16 de maio de 2019 16 de maio de 2019 Motivação Quais são os limites da computação? O que é um Problema de decisão? Um problema de decisão é um conjunto de perguntas, cada uma das quais tem um SIM ou um NÃO como resposta.

Leia mais

Matemática discreta e Lógica Matemática

Matemática discreta e Lógica Matemática AULA 1 - Lógica Matemática Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Ementa 1 Lógica Sentenças, representação

Leia mais

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing PCS3616 Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Objetivos Familiarização com o funcionamento global de software de sistema computacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

Resumo aula. Conceituação; Origem; Lógica de programação; Argumentos; Lógica simbólica; Dedutivos; Indutivos;

Resumo aula. Conceituação; Origem; Lógica de programação; Argumentos; Lógica simbólica; Dedutivos; Indutivos; Aula 02 - Lógica Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Resumo aula Conceituação; Origem;

Leia mais

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN No século XIX Georges Boole desenvolveu uma teoria matemática com base nas leis da lógica - a Álgebra de Boole - cuja aplicação nos circuitos digitais e computadores

Leia mais

SCC-5832 Teoria da Computação

SCC-5832 Teoria da Computação Teoria da Computação SCC-5832 Teoria da Computação João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina

Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina Andrei Rimsa Álvares Computação Histórico da Computação O que pode ser computado? Ábaco China Aprox. 3500 a.c. Máquina de Babbage Inglaterra 1823

Leia mais

Máquinas de Turing para construção: Foram encontrados dois modelos que se destacaram em nossas pesquisas.

Máquinas de Turing para construção: Foram encontrados dois modelos que se destacaram em nossas pesquisas. Máquina de Turing É um dispositivo imaginário que formou a estrutura para fundamentar a ciência da computação moderna. Seu inventor, o matemático Alan Mathison Turing, mostrou que a computação das operações

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

Julio Cesar da Silva

Julio Cesar da Silva Julio Cesar da Silva Julio Cesar Dez anos de experiência em T.I MBA em Gestão em Tecnologia da Informação Mestrando em Administração Professor : Ciência da Computação e Tecnólogos da Fac. Pitágoras. Certificado

Leia mais

INF1009.3WB: Lógica para computação

INF1009.3WB: Lógica para computação INF1009.3WB: Lógica para computação Aula 0: Aula inaugural Cecília Englander Guilherme F. Lima Edward Hermann Lab. TecMF, Dep. Informática, PUC-Rio 2017.2 Sumário 1. Apresentação da disciplina 2. Lógica,

Leia mais