MCC - GER SUL III PALESTRA VII

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MCC - GER SUL III PALESTRA VII"

Transcrição

1 MCC - GER SUL III PALESTRA VII

2 BULLYING e LIMITES SEM TRAUMAS

3 BULLYING Caracteriza-se por formas de agressões intencionais repetidas por estudantes, que causam angústia ou humilhação a outro. Compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais indivíduo contra outros, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

4 O bullying se encontra presente, em variadíssimas situações, tais como, colocar apelidos, ofender, zoar, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences, etc. BULLYING

5 BULLYING Os meninos estão mais envolvidos com o bullying com uma freqüência muito maior, tanto como autores quanto como alvos.

6 BULLYING INDIRETO Também conhecido como agressão social, mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, é por forçar a vítima ao isolamento tipo, espalhar fofoca, criticar o modo de vestir (incluindo a etnia religião etc);

7 BULLYING A vítima costuma ser a pessoa mais frágil, ou ter traços estéticos e emocionais que são motivo de gozação, como o uso de óculos, alguma deficiência, timidez, retraimento. Não se sentindo com habilidades físicas e emocionais não reage.

8 BULLYING Existem quatro formas diferentes através da qual o bullying se manifesta: verbal, físico, psicológico e sexual. Também há três tipos de pessoas envolvidas nessa situação de violência: o expectador, a vítima e o agressor.

9 BULLYING Os agressores, no bullying são muitas vezes pessoas antipáticas, arrogantes e desagradáveis, na maioria das vezes estes vêm de famílias desestruturadas, com pobre relacionamento afetivo entre si, vivem em ambientes onde o modelo para resolver os problemas recomenda o uso de comportamento agressivo ou explosivo.

10 BULLYING Há fortes suspeitas de que crianças ou jovens que praticam o bullying têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamento antisociais, psicopatas e/ou violentos, tornando-se, delinqüentes ou criminosos. Normalmente o agressor acha que todos devem atender seus desejos e tem dificuldades de se colocar no lugar do outro.

11 Efeitos no indivíduo: BULLYING Depressão reativa, uma forma de depressão clínica causada por eventos externos; Estresse de desordem póstraumática; Tornar-se também um agressor; Ansiedade; Problemas gástricos; Dores não-especificadas;

12 Efeitos no indivíduo: Perda de auto-estima; Medo de expressar emoções; Problemas de relacionamentos; Abuso de drogas e álcool; Automutilação; Suicídio (também conhecido como bullycídio). BULLYING

13 BULLYING Efeitos na escola: Níveis elevados de evasão escolar; Alta rotatividade do quadro de pessoal; Desrespeito pelos professores; Alto nível de faltas por males menores; Porte de arma por parte de crianças visando proteção; Ações judiciais contra a escola ou autoridades responsáveis pela área educacional, e contra a família do agressor.

14 O ódio é um afeto complexo, podendo se transformar no mais importante componente da pulsão agressiva, se sobressaindo em relação a outros afetos agressivos, como por exemplo, a inveja. BULLYING

15 EDUCAÇÃO A coisa mais difícil que existe nesta vida é educar um ser humano, e até o último momento podemos receber educação.

16 EDUCAÇÃO: Outra condição a ser pensada é o exagero que os pais têm com relação aos traumas que poderão causar, caso venham a ser mais enérgicos na educação dos seus filhos. Usar o bom senso e algumas regras para estabelecer limites na educação não arranca pedaço de ninguém.

17 EDUCAÇÃO Faz-se necessária a consciência de que para educar é preciso esforço, dedicação, perseverança e paciência; muita paciência.

18 DAR LIMITES É Ensinar que os direitos são iguais para todos.

19 DAR LIMITES É Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.

20 DAR LIMITES É Fazer a criança, adolescente e também o adulto compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.

21 DAR LIMITES É Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.

22 DAR LIMITES É Fazer a pessoa ver o mundo com uma conotação social (conviver) e não apenas pessoal (o meu desejo e o meu prazer são as únicas coisas que contam).

23 DAR LIMITES É Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).

24 DAR LIMITES É Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário

25 DAR LIMITES É Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).

26 DAR LIMITES É Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.

27 FORMAÇÃO INTEGRAL E CONTÍNUA

28 DAR LIMITES É Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo. Ensinar que a cada direito corresponde um dever.

29 DAR LIMITES É Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.

30 DAR LIMITES É Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha indivíduos que não agem dessa forma.

31 Dar limites NÃO é Bater nos filhos para que eles se comportem. Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.

32 Dar limites NÃO é Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.

33 Dar limites NÃO é Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.

34 Dar limites NÃO é Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".

35 DAR LIMITES NÃO É Gritar com as pessoas para ser atendido.

36 Dar limites NÃO é Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.

37 Dar limites NÃO é Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.

38 Dar limites NÃO é Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à pessoa. Toda pessoa tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais. O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.

39 Dar limites NÃO é Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.

40 Aprenda a ouvir com atenção, consideração e sensibilidade Ao ampliar sua capacidade de escuta sensível, será possível entender e captar o que está nas entrelinhas das palavras, da linguagem do corpo e dos atos.

41 HARMONIA FAMILIAR Expressões ofensivas magoam, enraivecem, geram atitudes de revolta, resistência, provocação e contraataque.

42 HARMONIA FAMILIAR Aprenda a falar do que não gosta sem ofender, humilhar ou atacar a pessoa.

43 Aprenda a atacar o problema e não a pessoa No método de consenso ou "resolução conjunta de impasses e conflitos", as necessidades de ambas as partes são levadas em consideração. Estimula-se, portanto, a reciprocidade, a criatividade na busca de soluções, a compreensão e a cooperação no sentido de formar os "acordos de bom convívio", no que poderia ser denominado "democracia doméstica".

44

45 Aprenda a lidar com a raiva A raiva em excesso nos faz "perder a cabeça" e acabamos dizendo ou fazendo coisas das quais nos arrependemos depois.

46 Como lidar com a raiva. Quando sentir a raiva "subir", antes de "virar vulcão" e explodir violentamente em cima de quem estiver por perto.

47 Como lidar com a raiva? afastar-se; respirar fundo; contar até vinte; socar uma almofada; tomar um copo d'água ou tomar qualquer outra providência que "esfrie a cabeça" antes que você a perca.

48 SUCESSO ESCOLAR Participar da vida escolar da criança não se resume a assinar o boletim e participar das festas da escola. Veja as dicas de pedagogos e professores sobre como os pais podem e devem ajudar no desempenho escolar do filho:

49 DICAS PARA O SUCESSO ESCOLAR: Estabelecer um bom contato com o professor e a escola e manter um diálogo constante com ambos.

50 DICAS PARA O SUCESSO ESCOLAR: Acompanhar as tarefas, checando o que a criança aprendeu e como foi ensinado. Com as crianças mais novas, o ideal é sentar junto e ver como ela faz a lição, orientando o processo.

51 DICAS PARA O SUCESSO ESCOLAR: Não exigir as melhores notas e colocação da turma. A competitividade na escola não é considerada positiva. Tirar sempre a nota máxima não é garantia de um futuro mais promissor.

52 DICAS PARA O SUCESSO ESCOLAR: NA ESCOLA E EM CASA: Estabelecer uma rotina de horários de tarefa e estudo. É mais fácil criar este hábito quando são pequenos, para que eles o mantenham no futuro.

53 LIVROS: SAIBA MAIS: 1- Fenômeno Bullying de Cleo Fante 2- Fenômeno Bullying; como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Cleo Fante 3- Bullying; mentes perigosas nas escolas. Ana Beatriz Barbosa Silva 4- Limites sem traumas Tania Zaguri

54 MCC -GER SUL III PALESTRAS DO PROJETO HUMANIZAR - MCC PALESTRA VII: BULLYING E LIMITES SEM TRAUMAS Elaboração e apoio técnico: Salete Maria Rech Molin Sonia Finger Elenita Lizot Contato: saletemolin@bol.com.br /

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR BULLYING Aqui não tem lugar para isso! ZOAR PROVOCAR FAZER SOFRER GOZAR EXCLUIR ISOLAR CHUTAR AGREDIR APELIDAR DISCRIMINAR ENCARNAR IGNORAR O QUE É BULLYING? Bullying é quando um ou mais alunos estão agredindo

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1 Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. 1 Artigo apresentado para aprovação na disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar de outubro.

Cristina Almeida Psicóloga escolar de outubro. Cristina Almeida Psicóloga escolar 25-26 de outubro. Desenvolvimento infantil: aulas 1 e 2. Início criança indefesa; grande capacidade de aprendizagem. Estímulos de origem social. Necessidades de proteção.

Leia mais

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV LEI Nº 4.681, DE 30 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do Município de Valinhos. MARCOS

Leia mais

BULLYNG NÃO É BRINCADEIRA

BULLYNG NÃO É BRINCADEIRA CONCURSO ESCOLA ROTEIRO E CINEMA Adaptação de histórias escrita por alunas da Escola de Ensino Básico Irmão José Otão - Cidade de Santa Maria Rio Grande do Sul. ARGUMENTO Larissa Rocha de Vargas e Nitiéle

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

Conceito e definição

Conceito e definição Sinais de alerta Conceito e definição BULLYING conceito Ainda não apresenta tradução consensual ( abuso de colegas, vitimizar, intimidar, violência na escola ou agressão sistemática e intencional entre

Leia mais

Bullying. ... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima!

Bullying. ... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima! Bullying... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima! Bullying...fique de olho!você pode ser a próxima vítima! Estrutura Organizacional Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação

Leia mais

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS / e CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS ESTADO DE SÃO PAULO, aos 12 de novembro de 2013. Indicação n 3 80 13 Senhor Prefeito. Atendendo parecer da Comissão de Justiça e Redação e nos termos da Resolução n 09

Leia mais

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO 16 TÍTULO: AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLING PARA APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES):

Leia mais

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Alessandra Gouvêa 1 Resumo: O presente artigo discute o tema bullying, contra crianças e adolescentes, no ambiente escolar, os sujeitos envolvidos, as

Leia mais

O "BULLYING" Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal)

O BULLYING Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) O "BULLYING" 2010 Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) E-mail: sandra.diogo@live.com.pt RESUMO O Bullying à semelhança de comportamentos

Leia mais

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital TITLE Bullying preconceito e inclusão ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital VIOLÊNCIA Força empregada contra o direito natural de outrem; ação que

Leia mais

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016.

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Senhora Presidente, Encaminho nesta Casa Legislativa, para apreciação e votação dos nobres Edis, o projeto de lei legislativa nº 001/2016, que INCLUI NO PROJETO

Leia mais

BULLYING VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, O QUE PODE-SE FAZER?

BULLYING VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, O QUE PODE-SE FAZER? 1 BULLYING VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, O QUE PODE-SE FAZER? Resumo Márcia Finimundi Barbieri 1 Simone de Oliveira Emer 2 A violência nas escolas não é um fenômeno novo - violência que na literatura é referido

Leia mais

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO DICAS PARA ENTENDER E ADMINISTRAR SUAS EMOÇÕES INTRODUÇÃO Este guia fornece ações concretas para entender e administrar emoções que nos sufocam.

Leia mais

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

MCC - GER SUL III PALESTRA I

MCC - GER SUL III PALESTRA I MCC - GER SUL III PALESTRA I CONSTRUINDO O SUCESSO FAMILIAR CONSTRUINDO O SUCESSO FAMILIAR * O SUCESSO FAMILIAR PASSA, ENTRE OUTROS ASPECTOS, POR: HARMONIA DO CASAL; RELACIONAMENTOS FAMILIARES E SOCIAIS;

Leia mais

Cyberbullying: a violência virtual

Cyberbullying: a violência virtual CYBERBULLYING Cyberbullying: a violência virtual Beatriz Santomauro (novaescola@fvc.org.br) Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais VIOLÊNCIA SEXUAL Capacitação Coordenadores municipais Fórum catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil Regional Alto Vale do Itajaí VIOLÊNCIA Uma ação direta ou indireta, concentrada

Leia mais

Adolescência e Drogas-FEBRACT. Maria de Fátima Rato Padin

Adolescência e Drogas-FEBRACT. Maria de Fátima Rato Padin Adolescência e Drogas-FEBRACT Maria de Fátima Rato Padin Tópicos Parte I Uso/Abuso/Dependência Química Consequências do Abuso de Drogas Dependência Química Violência na Infância e Adolescência e o Abuso

Leia mais

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento 1 BULLYING ENTRE ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL - RS: UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo: Nos

Leia mais

O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia

O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia Professora Cíntia O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia Conceitos Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira

Leia mais

BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA

BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA Luis Gustavo ESSE 1 RESUMO: Este artigo aborda sobre o bullying e sua influência negativa na sociedade, cuja qual o direito se vê na necessidade de saná-la, através

Leia mais

EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE

EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE Muriel Oliveira Carvalho Pires Adrielle Alves Pereira Vilela Wessiclene Ribeiro Barbosa Oliveira Ketiane Alves Pereira Silvanete de Jesus Sardeiro Marília Gabriela de Moura

Leia mais

Como lidar construtivamente com a raiva?

Como lidar construtivamente com a raiva? Como lidar construtivamente com a raiva? Maria Bartolomeu Psicoterapeuta. Formadora. Mentora Embora possa parecer generalização, a maioria das pessoas sentem dificuldade em relação à emoção: raiva. Ou

Leia mais

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS 1. Idade: DADOS PESSOAIS 2. Escolaridade completa 10. Rendimento mensal do agregado? Euros (aproximadamente) Obs: 3. Nacionalidade: 4. Concelho de residência

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO O QUE É Exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais

Leia mais

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli DICAS FINAIS TRT 6ª região FCC TEMAS DE REDAÇÃO

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli  DICAS FINAIS TRT 6ª região FCC TEMAS DE REDAÇÃO DICAS FINAIS TRT 6ª região FCC TEMAS DE REDAÇÃO Troncos temáticas de destaque FCC DIVERSIDADE CULTURA TECNOLOGIA SOCIEDADE RELAÇÕES SOCIAIS INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO Troncos temáticas de destaque FCC ARTE

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

Administração de Conflitos

Administração de Conflitos Administração de Conflitos Profa. Dra. Ilíada de Castro 1 OBJETIVOS Fornecer estratégias para evitar, resolver ou conter conflitos. Destacar a importância da inteligência emocional. Valorizar o papel de

Leia mais

1 CÓDIGO DE CONDUTA PARA JOVENS ATLETAS Os clubes desportivos devem oferecer a possibilidade de experiências positivas aos jovens atletas, caracterizando-se por serem espaços seguros, que fomentam novas

Leia mais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS Lueni Alves Porto, lueniporto2@gmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Décio Escobar de Oliveira Ladislau* RESUMO Buscou-se, no presente trabalho, apresentar uma revisão bibliográfica sobre a ocorrência do fenômeno bullying

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 SAÚDE É VIDA CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, NUTRIÇÃO; MATURAÇÃO CEREBRAL & MENTAL E EMOCIONAL; DIREITOS À SAÚDE, À VIDA, A COMER, A BRINCAR, A ESTUDAR,

Leia mais

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 007inf16 HMF INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 01 A partir de 06/02/2016, começa a valer a lei federal 13.185/2015*, que institui o Programa de Combate

Leia mais

MASCULINIDADE X FEMINILIDADE

MASCULINIDADE X FEMINILIDADE MASCULINIDADE X FEMINILIDADE Homens e mulheres são tratados de forma diferente em nossa sociedade em razão do sexo ao qual pertencem. Cedo, as crianças são separadas de acordo com o órgão genital que têm

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro 22/04/2015 Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Da disciplina do medo ao medo da disciplina. 1 A consciência no ato de educar Coisas

Leia mais

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA Meditar QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial você vai descobrir se nível de energia interna e se você precisa praticar meditação para acalmar a mente equilibrar

Leia mais

O que é e como combater

O que é e como combater Assédio moral O que é e como combater Fenômeno antigo sempre presente Embora seja um fenômeno tão antigo quanto o próprio trabalho, somente nos últimos anos, após pesquisas recentes atestarem os efeitos

Leia mais

Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil. Por Viviane Vaz

Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil. Por Viviane Vaz Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil Por Viviane Vaz Coisificação da Infância Negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso - http://cristina-teixeira.com 1 O Meu Mapa Financeiro- Confidencial Dinheiro Tóxico

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

Medidas individuais de bem-estar

Medidas individuais de bem-estar Medidas individuais de bem-estar Educação Desenvolvimento da aprendizagem: cães* Fases de vida do cão - Filhote: do nascimento aos oito meses - Adolescente: dos oito meses aos três anos - Adulto * Segundo

Leia mais

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45 O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES Palestra # 45 NECESSIDADES REAIS CRIANÇA Necessidade Fundamental é, SOBREVIVÊNCIA, que é INSTINTIVA R Ser Amado, Calor, Afeto Para o V Ser Visto,

Leia mais

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados

Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A. Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Devemos ser livres JULIA FERREIRA 7º A Devemos ser livres Para andar na rua Sem medo ou desespero Sozinhos ou acompanhados Comprar algo caro Sem medo de ser assaltado Ter um carro bom, Mas não para ser

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Camila Righi Medeiros Camillo Suzete Benites UNIFRA - Centro Universitário Franciscano INTRODUÇÃO Este trabalho tem como temática o bullying e

Leia mais

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O termo inglês bullying não possui tradução em língua portuguesa. Seu significado complexo tem, no mais, desautorizado as tentativas de substituição já tentadas em outros idiomas,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO: Ato ou efeito de atender; Maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. Dicionário

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

Seminário Trabalho Social com Famílias: Trabalho com famílias em situação de violência doméstica Marcia Cristina Machado de Oliveira

Seminário Trabalho Social com Famílias: Trabalho com famílias em situação de violência doméstica Marcia Cristina Machado de Oliveira Seminário Trabalho Social com Famílias: significados, concepções e metodologias Oficina 1 Trabalho com famílias em situação de violência doméstica Marcia Cristina Machado de Oliveira Dinâmica Dinâmica

Leia mais

PAULO ROBERTO ANDREOTTI

PAULO ROBERTO ANDREOTTI PAULO ROBERTO ANDREOTTI COMO REAGIR POSITIVAMENTE AOS CONFLITOS EM 6 SEGUNDOS Como desenvolver o seu relacionamento familiar e torná-lo mais comunicativo e harmonioso Se pensássemos sempre antes de falar,

Leia mais

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje?

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje? O Questionário RX As respostas nesse questionário são apenas pra você, para o seu autoconhecimento. Isso vai servir pra você tomar consciência de várias coisas que precisam ser trabalhadas, muitas delas

Leia mais

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias WORKSHOP CODAJIC / APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS CUIABÁ 10 MARZO 2016 OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias o Dra. Mónica Borile borilemonica@gmail.com

Leia mais

TESTE DE CODEPENDÊNCIA

TESTE DE CODEPENDÊNCIA TESTE DE CODEPENDÊNCIA Este é um teste para calcular o grau de codependência. Não é um substituto para avaliação profissional, mas uma ferramenta de autodiagnóstico. Anote em um papel as perguntas que

Leia mais

Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS 1 Que aconteceu com o poder dos pais? Antigamente... A revolução jovem dos anos 60 As questões de hoje: Ninguém quer ser chamado de autoritário,

Leia mais

Reflitam qual o impacto e a determinação das vivências de sua infânciajuventude. Todas as vivências vão contribuir para a formação do Script de Vida.

Reflitam qual o impacto e a determinação das vivências de sua infânciajuventude. Todas as vivências vão contribuir para a formação do Script de Vida. Reflitam qual o impacto e a determinação das vivências de sua infânciajuventude com seus pais em sua vida atual. Todas as vivências vão contribuir para a formação do Script de Vida. Aprendemos a ser pais,

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

VIVER BEM GILBERTO RICARDO EM A CABEÇA QUE NUNCA PARA SAÚDE EMOCIONAL

VIVER BEM GILBERTO RICARDO EM A CABEÇA QUE NUNCA PARA SAÚDE EMOCIONAL VIVER BEM GILBERTO RICARDO EM A CABEÇA QUE NUNCA PARA SAÚDE EMOCIONAL Gilberto Ricardo anda sempre de cabeça cheia. Pensa nos problemas da empresa, nas contas, na revisão do carro, na manutenção da casa,

Leia mais

6º e 7º ANOS - BLOCOS

6º e 7º ANOS - BLOCOS ATIVIDADES AVALIATIVAS 6º e 7º ANOS - BLOCOS Disciplina(s) Data Ciências/Redação 12/03 Matemática 18/03 Inglês/História 23/03 Geografia 28/03 ATIVIDADES AVALIATIVAS 8º ANO - BLOCOS Disciplina(s) Data Inglês/Redação

Leia mais

A deficiência como ponto de partida

A deficiência como ponto de partida A deficiência como ponto de partida É interessante os tipos de deficiência que são reconhecidos dentro da nossa sociedade. Mais interessante ainda é o excesso de cuidado ao aplicar termos, que vão mudando

Leia mais

CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Luciana Souza de Jesus Santos RESUMO A violência nas escolas não é assunto recente. Nos últimos anos ganhou um novo termo: bullying. A prática do bullying

Leia mais

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto.

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Hoje eu escrevo textos para o meu blog, onde eu dou dicas simples porém que realmente funcionam,

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

V i o lê nci a Se xua l

V i o lê nci a Se xua l V i o lê nci a Se xua l V i sã o M undia l 1 O que é uma violência sexual? É impor a uma criança, menino ou menina, baseada numa relação de poder, uma atividade sexual para benefício de um adulto. Essa

Leia mais

O que é a Pirâmide de Maslow?

O que é a Pirâmide de Maslow? Escala de Maslow O que é a Pirâmide de Maslow? A Pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham

Leia mais

01 F E L I C I D A D E 01

01 F E L I C I D A D E 01 100 AFIRMAÇÕES POSITIVAS 01 F E L I C I D A D E 01 1. A felicidade é o meu direito. Eu abraço a felicidade como meu ponto de equilíbrio. 2. Sinto alegria e satisfação neste momento. 3. Despertei de manhã

Leia mais

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO O bullying é o responsável pelo estabelecimento de um clima de medo e perplexidade em torno das vítimas, bem como dos demais membros da comunidade educativa que, indiretamente,

Leia mais

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA Giovanna Aguiar Trévia Salgado¹; Aline Fontenele de Brito 1 ; João Marcos de Góes 2 Universidade Federal do Piauí UFPI - Ciências Biológicas;

Leia mais

Políticas públicas de combate à prática do. em Porto Alegre 2ª Edição

Políticas públicas de combate à prática do. em Porto Alegre 2ª Edição Políticas públicas de combate à prática do em Porto Alegre 2ª Edição A opinião de especialistas Quando viajo pelo Brasil para falar de educação, tenho duas preocupações: o da melhoria física da escola

Leia mais

ISSN: VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: BRINCADEIRA OU BULLYING?

ISSN: VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: BRINCADEIRA OU BULLYING? VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: BRINCADEIRA OU BULLYING? Neide Rodrigues Santos Silva (UESB) Dulcinéia da Silva Adorni (UESB) RESUMO Este artigo objetiva descrever um levantamento e a análise da situação

Leia mais

BULLYING ESCOLAR: O OUTRO LADO DA ESCOLA

BULLYING ESCOLAR: O OUTRO LADO DA ESCOLA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 5 / 5 / ª ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa,

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, para toda a vida Luci Pfeifferer DECLARO NÃO TER CONFLITO

Leia mais

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS DANIELLE DE AVELLAR RIECK SANDRA MARA MAYER UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Leia mais

G U I A D E D I S C U S S Ã O

G U I A D E D I S C U S S Ã O GUIA DE DISCUSSÃO Sobre a série 13 Reasons Why é uma série de ficção que aborda questões delicadas enfrentadas na vida real por adolescentes e jovens, como violência sexual, abuso de substâncias, bullying,

Leia mais

Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte:

Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte: Educar para crescer Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Na sua relação com seu filho, você: a) É quem manda e não aceita que a criança o questione. b) Mostra-se

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Inteligência Emocional Andréa Sales Diretora Executiva (Cedido por Deise Ferreira Diretora Nacional Sênior de Vendas) Emoção É visível que a crise que a humanidade atravessa nos dias de hoje com crimes

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR

FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR 402 FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR Vamos fazer uma reflexão sobre a forma de comportamento que estamos tendo em nossa casa: Como pai, Como marido, Como mãe, Como esposa, Como filho(a),

Leia mais

O conhecimento é a chave da vida!

O conhecimento é a chave da vida! Porto Alegre, 02 de janeiro de 2017 Sejam Bem Vindos Prezados(as) Educadores(as)! Bom Dia com Alegria! O conhecimento é a chave da vida! Contem sempre conosco e que tenhamos divertidas e abençoadas formações

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL UECE/FECLESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL UECE/FECLESC UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL UECE/FECLESC AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS E CONSEQUENCIAS. MARIA SILVELANE BRAGA DA SILVA 1 QUIXADÁ-CE

Leia mais

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS 08 de abril de 2015 A redução ou eliminação

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais