Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educar para crescer. Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Fonte:"

Transcrição

1 Educar para crescer Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

2 Na sua relação com seu filho, você: a) É quem manda e não aceita que a criança o questione. b) Mostra-se amigo, mas também estabelece regras e verifica se são cumpridas. c) É amigo do seu filho e o trata de igual para igual.

3 Quando a família sai para comer fora, a escolha do restaurante leva em conta: a) Apenas a vontade das crianças. b) Apenas a vontade dos adultos. c) Algumas vezes é escolhido conforme o que as crianças querem e outras, conforme o desejo dos adultos.

4 Quando você manda seu filho arrumar o quarto e ele não cumpre a ordem, você: a) Pede mais uma vez e, se ele não cumprir novamente, explica que esta é uma tarefa que ele tem que dar conta. Se não a cumprir, terá consequências. b) Reclama que ele não cumpriu a ordem e arruma o quarto dele, afinal o local não pode ficar desorganizado. c) Deixa para lá e não diz nada.

5 Você diz ao seu filho que deve lavar sempre as mãos antes das refeições. Quando ele não lava, você: a) Pede que ele as lave e confirma sempre se estão bem lavadas. b) Às vezes se esquece de pedir, pois nem sempre está atento a isso. c) Faz que não viu, afinal está cansado de repetir a mesma coisa mil vezes.

6 Quando seu filho lhe pede para comprar algo, você: a) Dá sempre se tiver dinheiro para atender ao pedido. b) Só dá se julgar que é momento de comprar o que é pedido. c) Dá para evitar que ele comece a chorar.

7 Você diz a seu filho que deve desligar a TV e ir dormir e ele questiona o porquê. Então você: a) Faz um longo sermão sobre a importância de ter uma boa noite de sono. b) Diz com poucas palavras que ele precisa dormir cedo para descansar bem e garante que ele vá para a cama. c) Não dá satisfações e grita para que ele cumpra logo a ordem.

8 Seu filho pequeno faz birra e nega-se a guardar os brinquedos, conforme você pediu. Então você: a) Diz que ele vai ficar um mês sem televisão se não cumprir a ordem. b) Não liga à birra e arruma por ele, afinal ele é muito pequeno para entender. c) Diz que se ele não guardar não assistirá televisão naquele dia.

9 Quando seu filho chora e grita ao ser contrariado: a) Você procura acalmá-lo e às vezes dá o que ele quer b) Você não dá o que ele quer e diz que quando ele estiver mais calmo vocês conversarão. c) Você dá umas palmadas e diz para ele parar com a birra.

10 Seu filho deixou todos os brinquedos espalhados na sala. Você: a) Diz: ajude a mamã a guardar seus brinquedos. b) Não diz nada e guarda todos os brinquedos dele, afinal ele é muito pequeno para fazer isso. c) Diz que vai ajudá-lo a guardar seus brinquedos e o ensina como fazer isso.

11 10 dicas para se fazer respeitar Os pais devem fazer valer sua autoridade para que os filhos respeitem regras e limites É preciso estabelecer regras, limites e responsabilidades desde cedo

12 Como exercer a autoridade paterna e materna e como conquistar o respeito dos filhos. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma distinção: ter autoridade é bem diferente de ser autoritário. O pai ou a mãe autoritários são aqueles que só conseguem que suas ordens sejam obedecidas por meio da repressão, das ameaças e até pelo uso da violência física ou verbal. Quem age assim pode até conseguir que o filho obedeça naquele momento uma ordem. Mas não está a educar: nada garante que a criança entenda porque precisa seguir aquela regra e continue a obedecer quando os pais não estiverem por perto.

13 1. É de pequenino que se torce o pepino Regras, limites e responsabilidades devem ser dados às crianças desde bem pequenas. É preciso começar na primeira infância. Quanto mais tarde os pais começam a aplicar regras e a colocar limites, mais difícil é conseguir que as crianças obedeçam. Por exemplo, desde os dois ou três anos as crianças já podem aprender tarefas como guardar seus próprios brinquedos depois de usá-los.

14 2. Seja amigo, mas não deixe de ser pai ou mãe Você pode e deve ser amigo de seu filho, ouvir suas confidências, ser companheiro. Mas isso não significa que deve abrir mão da sua autoridade com ele. Ser pai-amigo é diferente de ser apenas um amigo, alguém que está de igual para igual com a criança, que é um de seus pares. Pai-amigo é aquele que acolhe, mas que coloca limites também.

15 3. Não seja autoritário, mas estabeleça limites Educar é uma tarefa muito difícil, mas é fácil criar alguém propenso a ser um delinquente: basta ser muito autoritário ou não colocar limites. Ser autoritário é fazer-se obedecer por meio de ameaças, gritos ou violência. Isso não educa a criança. Mas muitos pais, com medo de serem autoritários, acabam fazendo exatamente o contrário: não colocam quaisquer limites. E com isso, permitem que os filhos se tornem os autoritários, os tiranos da história.

16 4. Não faça todas as vontades de seu filho Fazer-se respeitar também significa mostrar ao filho que não são só as vontades dele que contam. Vemos pais que cedem a tudo que os filhos querem: se a família decide sair para comer fora, a escolha do restaurante leva em conta só os desejos das crianças. No carro, só se ouvem as músicas que as crianças ou adolescentes desejam. Crianças criadas assim tendem a crescer acreditando que só elas têm direitos e estão no comando. Os pais devem compreender que dar tudo que a criança deseja não os torna melhores pais.

17 5. Seja firme até na hora da alimentação A cena é conhecida de muitas mães: ela coloca o prato na mesa e o filho recusa-se a comer, chorando, esperneando ou até mostrando vontade de vomitar. A mãe, com receio que o filho fique sem se alimentar, cede à pressão da criança e deixa que ele coma apenas o que deseja. Também nessas horas os pais devem fazer valer sua autoridade. São os pais que sabem o que é melhor para alimentação da criança e não a criança que deve decidir o que comer. Não quis comer o almoço? Guarde o prato e diga que ela não comerá outra coisa até o jantar. A criança vai ficar com fome? Vai. E da próxima vez não se recusará a comer.

18 6. Não ceda ao choro, birras e manhas No centro comercial a criança pede um brinquedo novo. Os pais dizem que "não". A criança chora, joga-se para o chão, faz uma birra. "Está bem, para com isso, vamos comprar", dizem os pais, envergonhados do escândalo público. Pior que dizer "não" é voltar atrás e dizer "sim" para fazer com que o filho pare de chorar ou de fazer escândalo. Quem faz isso está a ensinar que vale a pena fazer birra, chorar e gritar.

19 6. Não ceda ao choro, birras e manhas No processo educativo os pais vão se deparar com frequência com choro, birras, manhas e escândalos das mais variadas naturezas. Nessas horas é preciso manter a firmeza. Alguns pais sentem-se mal por dizer não à criança quando ela quer alguma coisa. Mas saber dizer "não" é necessário. E mais necessário ainda é manter-se firme na sua decisão.

20 7. Seja persistente Para conquistar o respeito de seu filho, é preciso ser persistente na tarefa de educar. O que não pode é um dia exigir que o filho faça o que lhe é mandado e no outro, porque o pai está cansado ou não tem tempo, deixar para lá as desobediências ou quebras de regras. Você já falou mil vezes e, ainda assim, todos os dias tem que mandar escovar os dentes? Sim, é seu papel repetir até a criança aprender e incorporar essa tarefa em sua rotina.

21 8. Saiba como estabelecer punições O seu filho não arrumou o quarto como você pediu? Estabeleça uma consequência de acordo com a idade da criança. Não adianta ameaçar dizendo que vai ficar um mês sem televisão se ele não arrumar os brinquedos. Para as crianças mais pequenas os castigos e punições têm que ser curtos e aplicados na hora. No dia seguinte, ela já esqueceu o que se passou. E é preciso estabelecer punições que possam ser cumpridas. Não ameace aquilo que você não pode ou não vai fazer.

22 9. Resolva conflitos longe da criança O pai diz que "sim", mas a mãe acha que "não". Se o casal discorda sobre o que fazer diante de um pedido do filho ou de uma regra da casa, conversem em privado e longe da criança até chegarem a um acordo. O que não pode acontecer é discutirem na frente da criança e um desautorizar o outro. Se o filho pede algo e um dos pais não está presente, diga à criança para esperar que os dois conversem e mais tarde dê a resposta à criança.

23 10. Dê o exemplo Na sua casa a criança não pode dizer asneiras? Tem que comer a salada? Tem que ajudar nas tarefas do lar? Então os adultos têm de dar o exemplo, para mostrar a coerência entre o que dizem e o que fazem. Autoridade é ensinar o filho a fazer não só o que você diz, mas o que você faz. Os pais são os modelos das crianças.

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

Mensagem de 13/03/2011 Pr. Jacson Andrioli. Pai Nosso Parte III

Mensagem de 13/03/2011 Pr. Jacson Andrioli. Pai Nosso Parte III Mensagem de 13/03/2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso Parte III Esta já é a terceira semana em que estamos falando sobre o mesmo texto de Mateus 6.9 15. Estamos aprendendo juntos a olharmos para a palavra

Leia mais

6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial

6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial https://gosteisalvei.com/%ef%bb%bf6-dicas-japonesas-para-nao-ter-filhos-preguicosos-a- 4-e-crucial/ 6 Dicas Japonesas Para Não Ter Filhos Preguiçosos A 4 é Crucial O que os japoneses fazem para que seus

Leia mais

Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor

Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor Matéria publicada em 07 de Junho de 2014 Tem coisa melhor que uma noite bem dormida?

Leia mais

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA Meditar QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial você vai descobrir se nível de energia interna e se você precisa praticar meditação para acalmar a mente equilibrar

Leia mais

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Aprenda na prática, como o Agendor pode ajudar na sua rotina de follow up e ainda fazer com que você não esqueça de potenciais clientes 2 O follow

Leia mais

Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS Uma reflexão O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS 1 Que aconteceu com o poder dos pais? Antigamente... A revolução jovem dos anos 60 As questões de hoje: Ninguém quer ser chamado de autoritário,

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais

O que fazer nessa situação? Quer saber mais? Confira tudo aqui no post de hoje!

O que fazer nessa situação? Quer saber mais? Confira tudo aqui no post de hoje! Meu cliente sumiu Quem trabalha com vendas, sabe bem o momento atual que estamos passando, e também sabe que não está nada fácil conseguir vender, revender, alugar, passar adiante, muito menos conseguir

Leia mais

Respeitando as diferenças uns dos outros

Respeitando as diferenças uns dos outros Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:20,21

Leia mais

Como fazer meu filho dormir à noite toda?

Como fazer meu filho dormir à noite toda? Como fazer meu filho dormir à noite toda? 03/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Se o seu filho é uma daquelas crianças que acordam a noite para mamar ou ir para sua cama mil vezes, ou então só dorme no colo

Leia mais

1) Procure compreender a criança e saber o que esperar dela na fase de desenvolvimento em que ela se encontra;

1) Procure compreender a criança e saber o que esperar dela na fase de desenvolvimento em que ela se encontra; Promundo 13 de Julho de 2006. ESTRATÉGIAS POSITIVAS DE EDUCAÇÃO 1) Procure compreender a criança e saber o que esperar dela na fase de desenvolvimento em que ela se encontra; Uma criança de 1 ano e meio

Leia mais

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ Filho está na hora de ir à igreja, vamos! Você já leu sua Bíblia hoje? Então, vamos logo. FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ 24.14-16 Talvez você também vá à igreja ou leia a Bíblia porque sua mãe (ou alguém outro)

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

0 0

0 0 0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família,

Leia mais

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua.

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Olá, bem-vindo ao nosso guia. Aniversário é sempre uma data especial para todo mundo, mas para crianças é ainda mais. Elas esperam o ano todo por

Leia mais

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

Continue com os tratamentos médicos que já faz.

Continue com os tratamentos médicos que já faz. Diga mentalmente que você perdoa todos da sua família e pede perdão também a todos eles. Continue com os tratamentos médicos que já faz. Pare com trabalhos espirituais envolvendo animais, incorporações,

Leia mais

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo CASTIGOS. Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos?

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo  CASTIGOS. Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos? CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo http://www.cvdee.org.br CASTIGOS Vamos papear essa semana, um cadinho sobre castigos? 1)Eles são necessários? 2) De que forma? Quando? Por que?

Leia mais

A MULHER VESTIDA DE PRETO

A MULHER VESTIDA DE PRETO A MULHER VESTIDA DE PRETO Uma Mulher abre as portas do seu coração em busca de uma nova vida que possa lhe dar todas as oportunidades, inclusive de ajudar a família. Ela encontra nesse caminho a realização

Leia mais

Para ler. A força do não

Para ler. A força do não Para ler A força do não 08 14 Dói dizer e ouvir não! Devemos dizer não aos filhos, Não se pode dar tudo aquilo que os filhos querem, essas frases são constantemente ditas e a maioria concorda com isso.

Leia mais

[A presença das normas sociais nos documentos orientadores da prática pedagógica]

[A presença das normas sociais nos documentos orientadores da prática pedagógica] [Percurso profissional] ( ) Estou no décimo terceiro ano de serviço ( ) tenho trabalhado com várias faixas etárias, desde a creche, dois, três, quatro, cinco anos de idade. Fiz uma interrupção de apenas

Leia mais

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão).

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão). ENTREVISTA C1: A entrevista começa com a pergunta: Como vão as coisas lá por casa. As coisas não vão lá muito bem como o Sr. Dr. sabe, as coisas não têm corrido muito bem, o meu sobrinho anda sempre por

Leia mais

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções?

ÍNDICE. Imperativos da sociedade moderna. O sono no primeiro ano de vida. Onde está o manual de instruções? ÍNDICE CAPÍTULO 1 Imperativos da sociedade moderna O sono dos bebés nos dias de hoje Mitos acerca do sono dos bebés 7 CAPÍTULO 2 Onde está o manual de instruções? Descrição do equipamento : grandes cérebros

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E SEU LUCRO!

AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E SEU LUCRO! AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E SEU LUCRO! 10 DICAS PRATICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE 1 - ORZANIZAÇÃO DO SEU TRABALHO Verificar quais tarefas são mais urgentes Anotar as 6 coisas mais importantes Anotar

Leia mais

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Para crescer em um Negócio Independente devemos agir com segurança e firmeza e para isso o primeiro passo é ter muito claro em que tipo

Leia mais

Dicas para o Desfralde

Dicas para o Desfralde Dicas para o Desfralde sem bicho de 7 cabeças Autor Escola 14 Bis Capa e Diagramação Patrícia Kerr Todos os direitos reservados à Escola 14 Bis Rua Francisco Otaviano, 329 - Jd. Chapadão Campinas - SP

Leia mais

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA Independente do curso para o qual esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom

Leia mais

LIMITES E DISCIPLINA ROSE FONSECA 28/10/2018

LIMITES E DISCIPLINA ROSE FONSECA 28/10/2018 LIMITES E DISCIPLINA ROSE FONSECA 28/10/2018 1º LEMBRAR: SÃO PECADORES A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela. Pv22.15 1º LEMBRAR: SÃO PECADORES Eis que

Leia mais

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM NAÃO! PRESTEM ATENÇÃO EM MIM Com as amigas a conversar D. Olivia comentava Que Joãozinho seu filho Era criança difícil Pra não dizer impossível E só sabia reclamar, Na hora da refeição Tivesse o que tivesse

Leia mais

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA?

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? Independente do curso para o qual você esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom hábito

Leia mais

INVENTÁRIO ECOLÓGICO DE ROBERTO 16 ANOS

INVENTÁRIO ECOLÓGICO DE ROBERTO 16 ANOS CURRÍCULO FUNCIONAL Os objetivos do currículo escolar funcional para alunos com deficiências múltiplas são: identificar e desenvolver habilidades visando aumentar a possibilidade da pessoa em poder participar

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes aconteceram. Vamos ver o que houve? Vovô! Chegamos, finalmente! Eu já

Leia mais

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos?

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? 11 10 9 8 7 Disciplina Me Ajuda a Crescer 5 Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? Gostaria! E é minha vez de escolher a receita. Não é não! É a minha. Claro que não, Tina! Você escolheu por último. Ai,

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro de vocês. Não é difícil controlar o orçamento

Leia mais

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo?

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? 10-11 Porque é que tenho de ir para a cama à noite? 12-13 Porque é que não posso dormir contigo? 14-15 Porque é

Leia mais

365Historias 14. Saber quando parar!

365Historias 14. Saber quando parar! 365Historias 14. Saber quando parar! 14. Saber quando parar! Um dia, uma mãe chegou do trabalho tarde cansada e irritada Ela encontrou seu filh o de 7 anos de idade que a esperava na porta Este último

Leia mais

Nova Esperança para a Vida Por David Batty

Nova Esperança para a Vida Por David Batty Nova Esperança para a Vida Por David Batty Projeto 302 Nome do Aluno Data do Início / / Data do Fim / / 2 Nova Esperança Para a Vida Lição 302 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? Olá, amiguinho! Você sabe quem é a Boa Vista? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/11/2016 Nota: Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 20

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando CAPÍTULO UM Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando estava aprendendo a caminhar? De quando estava aprendendo a falar? O mundo parecia IMENSO e, às vezes, assustador. Havia muitas coisas

Leia mais

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover VITAMINA ABC Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão aprender o que são vitaminas e como as vitaminas nos alimentos fazem um trabalho importante para nos ajudar

Leia mais

Orientações para sua Ave, fazer cocô no lugar certo

Orientações para sua Ave, fazer cocô no lugar certo Orientações para sua Ave, fazer cocô no lugar certo Siga estes passos para ensiná-los, É preciso paciência e entender que na natureza, eles não precisam escolher muito onde fazer suas necessidades. Qualquer

Leia mais

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA.

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA. Este programa gratuito que irá ajudar você a conquistar o corpo que deseja faz parte de uma série de 3 etapas. A primeira etapa foi gravada em vídeo, mas devido a baixa qualidade, resolvemos fazer o mesmo

Leia mais

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo PAPAI CONSCIENTE Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo SUMÁRIO Carinho: a palavra da vez!...03 Se mostre interessado...04 Abandone antigos hábitos...04 É

Leia mais

ATENÇÃO! QUEBRA-GELO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS. Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento.

ATENÇÃO! QUEBRA-GELO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS. Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento. ATENÇÃO! Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento. BOLETIM GCEM ele nos missão que nos Caso haja impossibilidade de fazer o acerto na retirada,

Leia mais

0

0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família, muitas

Leia mais

Agendamento A CHAVE PARA O SUCESSO

Agendamento A CHAVE PARA O SUCESSO Agendamento A CHAVE PARA O SUCESSO Agendar é uma Atitude Se você pensa que pode você pode! Se pensar que não pode, então estará com a razão Lembre-se: Todas as mulheres querem estar e se sentir bonitas.

Leia mais

COMPORTAMENTO INFANTIL: COMO LIDAR COM A BIRRA

COMPORTAMENTO INFANTIL: COMO LIDAR COM A BIRRA COMPORTAMENTO INFANTIL: COMO LIDAR COM A BIRRA SUMÁRIO Introdução... 3 Por que as crianças fazem birra?... 6 Como os pais devem reagir?... 9 Quais erros jamais devem ser cometidos?...15 Conclusão...18

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 3

Bem Vindos!!! Módulo 3 Bem Vindos!!! Módulo 3 Como foi essa semana? Cumpriram nossas Tarefas? 1- Realizar no mínimo 10 entrevistas e preencher as Fichas de Iniciação Quais estratégias novas vocês usaram? Quantos Inícios vocês

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2 ABRIL Reta Final Define Prioridades Dica 1/2 Aproveita o início deste período para fazer um balanço acerca dos resultados do ano. Identifica o que correu menos bem até aqui e tenta encontrar estratégias

Leia mais

10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos. O guia para pais desesperados

10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos. O guia para pais desesperados 10 GRAVES ERROS que os pais cometem sem saber na alimentação dos filhos O guia para pais desesperados Eu sei, é difícil. Você está naquela correria do dia a dia. Precisando fazer mil coisas ao mesmo tempo.

Leia mais

Primários: Lição 03 Bem-Vindo a Família de Deus 20 a 27 de Abril 2019 VERSO PARA MEMORIZAR

Primários: Lição 03 Bem-Vindo a Família de Deus 20 a 27 de Abril 2019 VERSO PARA MEMORIZAR Primários: Lição 03 Bem-Vindo a Família de Deus 20 a 27 de Abril 2019 VERSO PARA MEMORIZAR Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita aquele que O teme e faz o que é justo.

Leia mais

História de marione drogada

História de marione drogada História de marione drogada INTODUÇÃO: Essa história é de uma adolesente que conviveu com nosco a bastante tempo espero que gostem já que me ajudaram a dar os primeiros contos... Marione: Filha única de

Leia mais

Sejam bem vindos (A)

Sejam bem vindos (A) Sejam bem vindos (A) Entrei em Mary Kay em NOVEMBRO DE 2013 para ter um renda EXTRA!! Em Junho de 2014 decidi ir em frente com a carreira, e entrei em qualificação em JULHO 2014 Formando diretora em DEZEMBRO

Leia mais

Emagrecer e Perder a Barriga Rápido

Emagrecer e Perder a Barriga Rápido 2 Estratégias Simples Para 1 Emagrecer e Perder a Barriga Rápido O objetivo desse mini guia é o de te ajudar a acelerar o seu metabolismo e alcançar resultados mais rápidos no emagrecimento, sem precisar

Leia mais

A única forma de estabelecer bons hábitos, e de fato conseguir mais evolução na vida, se chama DISCIPLINA.

A única forma de estabelecer bons hábitos, e de fato conseguir mais evolução na vida, se chama DISCIPLINA. Você sabia que os seus hábitos são os principais responsáveis pelos sucessos e fracassos da sua vida? E que são os hábitos, que favorecem ou prejudicam tudo o que fazemos? Nesse caso, precisamos aprender

Leia mais

TEATRO, COISA SÉRIA! Palavras-Chaves: Arte/Educação, teatro, experiência escolar.

TEATRO, COISA SÉRIA! Palavras-Chaves: Arte/Educação, teatro, experiência escolar. 1 UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XII TEATRO, COISA SÉRIA! Ana Cláudia de Oliveira Freitas UNEB Palavras-Chaves: Arte/Educação, teatro, experiência escolar. Este

Leia mais

A MINHA MÃE É PORTUGUESA

A MINHA MÃE É PORTUGUESA Episódio #49 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto & Voz: Catarina Stichini A MINHA MÃE É PORTUGUESA O meu nome é Joana, tenho 12 anos e moro em Estocolmo com os meus pais. Nasci aqui. O meu pai chama-se Lars,

Leia mais

Dica 01. Cuide do seu corpo!

Dica 01. Cuide do seu corpo! Sabemos o quanto nós mulheres ás vezes temos que nos desdobrar em diversos papéis para dar conta de todas as tarefas do dia, não é mesmo? E por mais que a gente se cuide, cuide da alimentação e tente seguir

Leia mais

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar.

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. POUPAR Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. São pequenas dicas que podem significar a economia de

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS COM O MEDO DE DIRIGIR

EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS COM O MEDO DE DIRIGIR EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS PARA ACABAR COM O MEDO DE DIRIGIR FABIANO SILVA O QUE VOCÊ VAI APRENDER? Segredo #1: Aprenda a fazer um bom controle de embreagem. Segredo #2: Tenha confiança em você. Segredo

Leia mais

PRAZER, A PATROA SOU EU!

PRAZER, A PATROA SOU EU! PRAZER, A PATROA SOU EU! ALINE PEIXOTO COACH DE EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPRESARIA O que é importante relembrar: PENSAMENTO SENTIMENTO AÇÃO HÁBITO Essa sessão é direcionada a pessoas que já sabem a importância

Leia mais

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar

Leia mais

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid 10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid Na hora de organizar uma viagem para outro país sempre surgem muitas dúvidas e é importante se preparar com antecedência para que a viagem aconteça

Leia mais

oficina incendeie CRIATIVO PASSO 4 Parta do princípio de que você não sabe nada! Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade AULA 1

oficina incendeie CRIATIVO PASSO 4 Parta do princípio de que você não sabe nada! Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade AULA 1 oficina incendeie CRIATIVO PASSO 5 Enfrente seus medos sendo curios@! PASSO 2 Transforme o seu mindset e cale as crenças limitantes PASSO 3 Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na escola e na

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação ANÁLISE DAS INTERAÇÕES EDUCATIVAS PROFESSORA -ALUNOS DE UMA SEXTA SÉRIE, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM Autor(es) MIRIAN BLAIR MARUCCI Co-Autor(es)

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 02 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR O início da fase escolar é uma Essa adaptação é importante mudança grande para a vida da para que a criança não se sinta criança,

Leia mais

Uma dieta que é capaz de surpreender muita

Uma dieta que é capaz de surpreender muita Dieta do ovo É uma dieta de regra simples, onde você não poderá comer aquilo que não seja saudável, assim como doces, massas, pizzas e hambúrgueres. Também não podemos esquecer que nessa dieta do ovo não

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

1.1 Ser mãe, ser pai: O papel dos pais no desenvolvimento e educação dos filhos

1.1 Ser mãe, ser pai: O papel dos pais no desenvolvimento e educação dos filhos Páginas para pais O papel dos adultos na relação com a criança e com o adolescente 1.1 Ser mãe, ser pai: O papel dos pais no desenvolvimento e educação dos filhos Introdução Uma criança sem família não

Leia mais

9 a 12 MESES de idade

9 a 12 MESES de idade Dr(a) Para 9 a 12 MESES de idade ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBÊ LINGUAGEM Presta mais atenção ao que se fala. Balbucia com inflexão (como se quizesse falar). Tenta imitar palavras. Entende o não,

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES

1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES ATIVIDADES AVALIATIVAS 1ª SÉRIE- SIMULADOS E SIMULADÕES Simulados/Simuladões Disciplina(s) Data Simuladão Filosofia/Química/História 11/03 Simuladão Biologia/Física/Literatura 18/03 Simuladão Matemática/Química/Geografia

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

CONTRA CORRUPÇÃO. Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes

CONTRA CORRUPÇÃO. Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes CONTRA CORRUPÇÃO Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes 26/04/2012 CENA 1 / CASA DE UMA CIDADÃ / INTERNA / NOITE Legenda mostra a data: [03/10/10]. Mulher anda lentamente até

Leia mais

Alongamento capilar: técnicas avançadas. com Mirian Nazaret

Alongamento capilar: técnicas avançadas. com Mirian Nazaret Alongamento capilar: técnicas avançadas com Mirian Nazaret Alongamento capilar: técnicas avançadas 2 Olá internauta, Muitas mulheres desejam ter um cabelo volumoso, já que isto não é realidade para a maioria

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES Dicas para lidar com objeções para agendamento Demonstre o seu ENTUSIASMO Não leve para o lado pessoal as objeções levantadas.

Leia mais

Chutando o pau da barraca! Jogue fora culpas e desculpas. venda mais! Inicie mais! Busque seu SUCESSO. Sandra Trajano Diretora de Vendas

Chutando o pau da barraca! Jogue fora culpas e desculpas. venda mais! Inicie mais! Busque seu SUCESSO. Sandra Trajano Diretora de Vendas Chutando o pau da barraca! Jogue fora culpas e desculpas. venda mais! Inicie mais! Busque seu SUCESSO Sandra Trajano Diretora de Vendas O que te impede de ser feliz e ser a pessoa que deseja ser! MEDO

Leia mais

Protocolo da primeira entrevista

Protocolo da primeira entrevista Ent: Boa tarde, antes de mais gostaria de agradecer a sua colaboração ao longo da minha prática pedagógica e também por ter aceite realizar esta entrevista. Ah Gostaria, ainda, que escolhesse um nome fictício,

Leia mais

1. Sabe o que aconteceu àqueles dois que encontrámos no outro dia? 2. Olha para o desenho e diz o que (é que) a mulher faz.

1. Sabe o que aconteceu àqueles dois que encontrámos no outro dia? 2. Olha para o desenho e diz o que (é que) a mulher faz. 1. ENTOAÇÃO DECLARATIVA - STATEMENTS 1.1. Neutra - Neutral 1. Sabe o que aconteceu àqueles dois que encontrámos no outro dia? Casaram 2. Olha para o desenho e diz o que (é que) a mulher faz. Bebe uma limonada

Leia mais

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro 22/04/2015 Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Da disciplina do medo ao medo da disciplina. 1 A consciência no ato de educar Coisas

Leia mais