Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco"

Transcrição

1 Dependência Química Sílvia Leite Pacheco Psicóloga Clínica com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapeuta Cognitiva da Clínica Alamedas; Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP; Docente de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas; Conselheira em Dependência Química pela UNIFESP; Especialista em Dependência Química pela UNIFESP;.Mestranda em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. CRP: 06/

2 Dependência Química

3 O que é Dependência Química Doenc a (Bio,Psico-social) crônica e recorrente Fatores biológicos genética e resistência as uso da substância. Fatores sociais: baixa escolaridade, exclusão social, família desestruturada, ambientes permissivos, estímulo ao consumo. Fatores Psicológicos: doenças psiquiátricas associadas (comorbidades), abuso na infância, consumo como forma de resolução de conflitos, apreço pelos efeitos vivenciados.

4 O que leva o indivíduo a usar drogas? Pesquisas apontam que os principais motivos que levam um indivi duo a utilizar drogas sa o: Curiosidade Influe ncia de amigos Vontade Desejo de fuga (principalmente de problemas familiares) Coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substa ncias na o conseguiria)

5 Dificuldade em enfrentar e/ou agu entar situac o es difi ceis Busca por sensac o es de prazer Tornar -se calmo Servir de estimulantes Facilidades de acesso e obtenc a o

6 Diferenc a entre Uso, Abuso e Depende ncia Existe uma progressa o no uso de substa ncias: USO: geralmente se restringe ao consumo dito recreacional ; ABUSO: padra o mal-adaptativo de consumo, manifestado por conseque ncias em va rios a mbitos da vida do indivi duo; DEPENDE NCIA: o uso da substa ncia se torna prioridade na vida do indivi duo em detrimento do resto.

7 CRITE RIOS PARA DEPENDE NCIA DE SUBSTÂNCIA Forte desejo ou compulsa o Dificuldade na capacidade de controlar a ingesta o Tende ncia para aumentar doses tolera ncia Si ndrome de abstine ncia Uso de substa ncias psicoativas para atenuar sintomas de abstine ncia Estreitamento do reperto rio pessoal de consumo Persiste ncia no consumo, apesar da evide ncia de manifestac o es danosas Retorno ao uso das substa ncia leva rapidamente ao quadro anterior

8 Droga Droga é qualquer substa ncia capaz de modificar a func a o dos organismos vivos, resultando em mudanc as fisiolo gicas ou de comportamento. Classificação: Drogas estimulantes; Drogas depressoras (Depressores do Sistema Nervoso Central); Drogas perturbadoras (alucinógenas).

9 Depressoras ÁLCOOL E SOLVENTES: tintas, removedores, esmalte, cola, gasolina, vernizes, tíner, aromatizadores BENZODIAZEPÍNICOS: Diazepam, Valiun, Rohypnol, Sonebom, Lexotan, Dormonid, Frontal e Lorax DERIVADOS DO ÓPIO: morfina e codeína, heroína, dolantina e fentanil

10 Estimulantes Nicotina, Cocaína crack). Anfetaminas Ecstasy (MDMA) Perturbadoras ou alucinógenas Maconha, LSD, cogumelos, Ayahuasca (Santo Daime)

11

12 SKANK skank é uma espécie de maconha (cannabis sativa), cultivada em laboratório, com efeito concentrado. O que diferencia o skank da maconha comum é a capacidade entorpecente. Em ambos, o princípio psico-ativo é o tetra-hidro-canabinol (THC). Na maconha, a concentração percentual nas folhas, flores e frutos prensados fica em torno de 2,5%. No skank, estudos apontam que o índice de THC pode ser de até 17,5%.

13 HAXIXE O HAXIXE é a resina da maconha. Os brotos da maconha são protegidos do sol e do calor por uma camada oleosa. Esse óleo é rico em (THC). Para a produção do haxixe os brotos são colhidos e o óleo, isolado. Isso garante à apresentação uma concentração de até 30% de THC.

14

15 COCAÍNA REFINADA

16 E uma substa ncia preparada a base da mistura da pasta de cocai na com bicarbonato de so dio. Para obtenc a o das pedras de crack tambe m sa o misturadas a cocai na diversas substa ncias to xicas como gasolina, querosene e ate a gua de bateria. A pedra de crack na o e solu vel em a gua e na o pode ser injetada. Ela e fumada em cachimbo, tubo de PVC ou aquecida numa lata. Apo s ser aquecida em temperatura me dia de 95oC, passa do estado so lido ao de vapor. Quando queima, produz o rui do que lhe deu o nome. Pode ser misturada com maconha e fumada com ela.

17 A metilenodioximetanfetamina (MDMA), XTC, ADAM, MDM, pílula do amor mais conhecida por ecstasy, é uma droga moderna sintetizada (feita em laboratório),...

18 O tratamento da Dependência Química e as terapias cognitivo- comportamentais

19 A Dependência Química e o Modelo Cognitivo de Aaron Beck O modelo cognitivo proposto por Aaron Beck considera o uso de substâncias uma estratégia compensatória que tem a função de eliminar e neutralizar crenças disfuncionais básicas e centrais a respeito de si, do outro, do mundo e das relações entre estes.

20 O uso constante leva ao desenvolvimento de um grupo de crenças muito próprias a respeito das substâncias químicas. Essas crenças, compõem a subcultura do consumo e formam os fatores de risco para o uso.

21 Quando um indivíduo com crenças disfuncionais sobre si mesmo entra em contato com substâncias psicoativas, um segundo grupo de crenças mais específicas relacionadas ao uso pode se desenvolver, tais como só consigo aliviar a ansiedade bebendo um pouco ou usando cocai na, eu me torno mais socia vel. Essas crenças desencadeiam a busca e uso da substância.

22 A terapia cognitiva objetiva modificar e reestruturar as crenças disfuncionais, diminuindo o craving e interrompendo o uso ou a recaída.

23 Crenças do DQ Beck preconiza que as crenças do DQ giram em torno da busca de prazer, da solução de problemas e do alívio do desconforto e variam de pessoa para pessoa e com o tipo de droga preferida.

24 Crenças do DQ Crenças que facilitam o uso de drogas: Crenças antecipatórias: expectativa de que o uso da droga produzirá recompensa, gratificação ou prazer. Crenças de alívio: expectativa de que o uso da droga aliviará ou afastará algum desconforto ou sofrimento. Crenças permissivas ou facilitadoras: consideram o uso da droga aceitável, apesar das consequências.

25 Entre as crenças do DQ, podemos citar: a droga é necessária para manter o equilíbrio psicológico ou emocional; a droga melhorará o funcionamento social e intelectual; a droga trará prazer e excitação; a droga fornecerá força e poder; a droga terá efeito calmante; a droga trará alívio para a monotonia, ansiedade, tensão e depressão; sem o uso da droga, o craving - fissura - continuará, indefinidamente e cada vez mais forte.

26 Desafio Modificar crenças do DQ é tarefa bastante difícil, porque elas são profundas e extremamente resistentes à mudança.

27 Estrutura das sessões Primeira sessão: apresentar-se ao paciente e acolhê-lo. Iniciar a avaliação inicial (busca de dados relevantes fazendo com que o paciente fique à vontade para dizer o que mais necessita). A avaliação inicial pode durar até 3 sessões.

28 Estrutura das sessões Avaliação inicial queixa principal; quais são as substâncias utilizadas? qual é o padrão de uso? qual foi a última vez que ele usou? onde estava? que havia acontecido antes? você consegue lembrar-se o que estava pensando naquele momento? você se lembra das consequências positivas e negativas do uso da droga?

29 que está impedindo o paciente ser capaz de parar com o uso? quais foram as crenças que ele desenvolveu em relação as drogas? como o uso inicial causou abuso ou dependência? você já recebeu tratamento da dependência química? você já conseguiu ficar abstinente? como era a vida do paciente antes do consumo? quais são seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades?

30 História do consumo da droga Idade, quantidade e droga de preferência em cada época de sua vida; Marcos na sua vida que possam ter interferido no inicio de uso ou de manutenção; Houve internação? Definir com o paciente as metas centrais do tratamento e estabelecer um contrato para que a terapia transcorra de forma adequada;

31 Enfatizar a necessidade do comparecimento às sessões no horário marcado, a importância das tarefas de casa e de avisar quando não puder comparecer a sessão

32 Considerações Importantes Antes de iniciar a TCC, o terapeuta deve: identificar as dificuldades e obstáculos a serem superados; qual é o estágio motivacional do paciente? ele reconhece a necessidade da terapia? É capaz de identificar os gatilhos que o levam para o uso? O paciente possui comorbidades psiquiátricas.

33 O terapeuta inicia a conceitualização cognitiva desde o primeiro contato com o paciente. A conceitualização cognitiva revela ao terapeuta como se constitui o sistema de crenças do paciente. De posse das informações relevantes e das hipóteses iniciais de conceitualização cognitiva, será definido um planejamento de intervenção, que consiste em um plano estratégico de tratamento:

34 Fase inicial do tratamento Estabelecer contrato e metas sobre o uso Encaminhamento ao médico psiquiatra Psicoeducação do modelo cognitivo Análise das vantagens e desvantagens de manter o uso Construir uma aliança terapêutica forte Monitorar o uso da substância (diário de auto monitoramento, identificação dos pensamentos automáticos, ensinar a monitorar os pensamentos sabotadores, treinamento de habilidades sociais para resolver problemas

35 Exame de urina Aplicar a entrevista motivacional a fim de que o paciente conscientize-se da importância do tratamento Escolher estratégias de fácil aplicação para resolução de problemas que desencadeiam situações de risco. Promover abstinência Cartões de enfrentamento Monitoramento e manejo da fissura

36 Promover a manutenção dos ganhos terapêuticos. Preparar para o término e prevenir recaídas Reforçar o que foi aprendido na terapia e como poderia ser útil em situações de emergência. Informar que sessões de reforço poderão ser agendadas.

37 Alguns instrumentos importantes para obter mais dados sobre o paciente Identificação da demanda Diário de pensamentos automáticos Questionamento socrático Questionário de Esquemas Questionário de crenças pessoais Inventários de Beck Roda da Vida Lista da verificação da Ansiedade de Leahy Questionário de estilos parentais

38 Técnicas da TCC para DQ As técnicas mais usadas na TCC do Dependente Químico são aquelas comumente utilizadas na Terapia Cognitivo-Comportamental

39 Técnicas da TCC para DQ Identificação de pensamentos automáticos (PA) Avaliação e questionamento de PA Registro diário de pensamentos automáticos disfuncionais (RPD) Identificação de crenças Avaliação e modificação de crenças Seta descendente Solução de problemas

40 Técnicas da TCC para DQ Exame das vantagens e desvantagens Distração Cartões de enfrentamento Relaxamento Exercício físico Dramatização Treinamento de assertividade

41 QUADRO DA ÚLTIMA RECAÍDA O que você estava SENTINDO, PENSANDO, FAZENDO: Antes Durante Depois

42 QUADRO DE VANTAGENS E DESVANTAGENS Usando a droga Gosto de mim Não gosto de mim SEM USAR Gosto de mim Não gosto de mim

43 UTILIZAR A BALANÇA DECISÓRIA PRÓS E CONTRAS DO COMPORTAMENTO PROBLEMA PRÓS E CONTRAS DA MUDANC A

44 OBRIGADA!

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco Dependência Química Sílvia Leite Pacheco Psicóloga Clínica com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapeuta Cognitiva da Clínica Alamedas; Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP; Docente de Prevenção

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco Dependência Química Sílvia Leite Pacheco Psicóloga Clínica especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapeuta Cognitiva da Clínica Alamedas; Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP; Docente de Prevenção

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa As drogas são substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural/ sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Existem várias maneiras de classificarmos as drogas. Uma primeira, que é bastante utilizada e citada, tem como finalidade estabelecer se o porte, o transporte e o uso da droga

Leia mais

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino apresentam Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde Luiza Bento da Silva Bertolino Organização Nacional: Apoio estadual: DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES De acordo com:

Leia mais

O Sistema Nervoso e as drogas

O Sistema Nervoso e as drogas O Sistema Nervoso e as drogas Agentes biológicos e químicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenças neurológicas. Os agentes químicos que afetam o sistema nervoso provocam

Leia mais

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 1 Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 2 Uso Abuso - Dependência Potencial de ação no SNC Provocam: Alterações mentais (psíquicas)

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV. DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO Juliana Baiense* RESUMO O objetivo do artigo é explicitar os conceitos necessários englobados na Dependência Química para apontar as dificuldades, o modelo

Leia mais

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas FORMULÁRIO ASSIST Responda as seguintes perguntas: Sexo: Idade: ( ) feminino ( ) masculino Escolaridade: Estado: Cidade: 1. Na sua vida qual(is) destas substâncias você já usou? (somente uso não prescrito

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Drogas Prof. Daniele Duó Droga - na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. - Mas,

Leia mais

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber DIFERENÇA ENTRE EMERGÊNCIA E URGÊNCIA O QUE É? SOLUÇÃO EMERGÊNCIA Tudo aquilo que implica em risco iminente à vida do paciente. IMEDIATA URGÊNCIA Não apresenta

Leia mais

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens?

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Seja Bem Vindo! Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher

Leia mais

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO ÁLCOOL: Cachaça, Vodca, Uísque, Cerveja, Vinho... Efeitos Físicos e Psíquicos da Embriaguez: Fala Pastosa, Perda do Equilíbrio e da Coordenação Motora, Sensação de

Leia mais

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PONTOS CHAVES A Recaída faz parte do processo de mudança: deve-se encará-la, enfrentá-la e evitá-la; A Prevenção de Recaída baseia-se na ideia de

Leia mais

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco Dependência Química Sílvia Leite Pacheco Psicóloga Clínica com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapeuta Cognitiva da Clínica Alamedas; Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP; Docente de Prevenção

Leia mais

Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver.

Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver. ENVELOPE 1- SESSAO I USO DE DROGAS Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver. É de extrema importância que você seja

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

TRATAMENTO EXCLUSIVO CTES

TRATAMENTO EXCLUSIVO CTES Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO EXCLUSIVO CTES Tratamento de reabilitação em dependência química com métodos especializados. / Tratamentos / Tratamento Exclusivo

Leia mais

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL Desenvolve vínculo e promove novos horizontes na vida do paciente em recuperação no Centro de Tratamento.

Leia mais

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL Desenvolve vínculo e promove novos horizontes na vida do paciente em recuperação no Centro de Tratamento.

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE DROGAS

CONVERSANDO SOBRE DROGAS apresentam CONVERSANDO SOBRE DROGAS Tadeu Lemos Médico, doutor em neurociência e professor associado do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), médico do ambulatório

Leia mais

Atendimento: Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras

Atendimento: Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTOS Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras / Tratamentos /

Leia mais

Atendimento: Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras

Atendimento: Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTOS Clínica Especializada em Dependência Química - Método de Tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólatras / Tratamentos /

Leia mais

TRATAMENTO MASCULINO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO MASCULINO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO MASCULINO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O melhor Tratamento contra Dependência Química para Homens de todo o Brasil. / Tratamentos

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Maurício Canton Bastos Doutor em Psicologia Social e da Personalidade (UFRJ) Mestre em Psicologia Cognitiva (FGV-RJ)

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA CTES

AVALIAÇÃO CLÍNICA CTES Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com AVALIAÇÃO CLÍNICA CTES Avaliação Clínica para o Tratamento Correto na Cura da Dependência Química / Internação / Avaliação Clínica AVALIAÇÃO

Leia mais

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O melhor tratamento, desenvolvido exclusivamente para atender quem sofre com o a Dependência Química.

Leia mais

SCID - I. Folha de Resposta

SCID - I. Folha de Resposta SCID - I Versão Clínica Folha de Resposta (Traduzida e Adaptada para o Português) SCID-CV Sumário Diagnóstico FOLHA DE RESPOSTA Nome do Paciente:_ Estudo Número: Data da avaliação: Avaliador: Fontes de

Leia mais

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O melhor tratamento, desenvolvido exclusivamente para atender quem sofre com o a Dependência Química.

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO Salomão Rodrigues Filho Médico psiquiatra Conselheiro por Goiás do CFM DIMENSÃO

Leia mais

RECAÍDA NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

RECAÍDA NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com RECAÍDA NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Tratamento Intensivo e diferenciado para Dependentes que já tiveram internações e voltaram a usar drogas

Leia mais

RECAÍDA NO USO DE DROGAS

RECAÍDA NO USO DE DROGAS Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com RECAÍDA NO USO DE DROGAS A dor de voltar ao uso das drogas está presente na vida de um dependente químico, a recaída faz parte da doença

Leia mais

RECAÍDA NO USO DE DROGAS

RECAÍDA NO USO DE DROGAS Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com RECAÍDA NO USO DE DROGAS A dor de voltar ao uso das drogas está presente na vida de um dependente químico, a recaída faz parte da doença

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Grupo de Trabalho: Dra. Ana Luiza Camargo Psicóloga Ana Lucia Martins da Silva Implementação do Protocolo:

Leia mais

Terapia Cognitivo-Comportamental. aplicada no tratamento da. Dependência Química

Terapia Cognitivo-Comportamental. aplicada no tratamento da. Dependência Química Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada no tratamento da Dependência Química Terapia Cognitivo-Comportamental Os primeiros escritos importantes e as primeiras abordagens cognitivo-comportamentais para

Leia mais

pare de fumar agora!

pare de fumar agora! pare de fumar agora! Parar de fumar é muito mais fácil do que você pensa! O sistema Como Parar de Fumar Cigarro é tão eficiente porque ensina não só como deixar de fumar, mas também ensina a nunca mais

Leia mais

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica]

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] ASSIST Nome: N.º Utente: 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] Não Sim a. Tabaco (cigarros, charutos, cigarrilhas, etc.) 0 3

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Fobia Específica Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 20015 A origem da palavra Fobia Phobos" significa "medo" e serve de raiz para a palavra fobia. Os critérios

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS Felix Kessler Transtornos Psicóticos Esquizofrenia: pelo

Leia mais

Quadro I. Exemplos de Esquemas Cognitivos disfuncionais e suas Crenças Básicas.

Quadro I. Exemplos de Esquemas Cognitivos disfuncionais e suas Crenças Básicas. Quadro I. Exemplos de Esquemas Cognitivos disfuncionais e suas Crenças Básicas. Esquema Disfuncional Crença Básica Incapacidade (nível primário) Sou incapaz fisicamente, intelectualmente, profissionalmente,

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA?

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? SUMÁRIO 01. Dependência química tem solução? 3 02. Como tratar a dependência química? 8 03. Diferentes tipos de internação para dependentes 13 01 DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM SOLUÇÃO?

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes.

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. 1. ALGUNS DADOS IMPORTANTES i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. i No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. Brasil está no quarto lugar na produção

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA Apresentado por Givanildo Trindade Assistente Social Especialista: Dependência Química com ênfase em Saúde Mental...Objetivo da Aula Identificar a importância do conceito

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS AGOSTO/2008 SEJAM BEM VINDOS Missão CRATOD Referência para a definição de políticas

Leia mais

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EMENTA PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DISCIPLINA: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental CARGA-HORÁRIA: 40 horas EMENTA: Surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Grupamento de Socorro de Emergência Seção de Desastres INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Edna Maria de Queiroz Capitão Médica CBMERJ Médica HUAP / UFF

Leia mais

ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA

ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA O comprometimento neurológico com o uso de drogas requer atenção de profissionais especializados com abordagens

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos Sonia Alice Felde Maia Psicóloga CRP: 08/0275 Coordenadora

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS SUMÁRIO 01. Dependência química: como evitar a recaída? 3 02. Prevenção contra a recaída 7 03. Clínica de recuperação: livre-se da dependência 12 01

Leia mais

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0)

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) IDENTIFICAÇÃO DO REGISTO CI2. CI4. Nome do programa/da unidade/do posto onde

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL MENU TERAPIA OCUPACIONAL. A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool.

TERAPIA OCUPACIONAL MENU TERAPIA OCUPACIONAL. A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TERAPIA OCUPACIONAL A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool. / Informações Úteis

Leia mais

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O melhor tratamento, desenvolvido exclusivamente para atender quem sofre com o a Dependência Química.

Leia mais

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando

Leia mais

TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA TRATAMENTO AMBULATORIAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA Alessandro Alves Leia atentamente cada uma das 13 diretrizes que o NIDA, o Instituto Nacional para o Abuso de Drogas, nos EUA, recomenda para direcionar o

Leia mais

TRATAMENTO INVOLUNTÁRIO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO INVOLUNTÁRIO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO INVOLUNTÁRIO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA A cura e libertação da Dependência Química, mesmo às pessoas que ainda não perceberam

Leia mais

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica - CETAD/ UFBA Coordenadora do Núcleo de Clínica Coordenadora do Programa de Estagio Especialista

Leia mais

HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO

HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO HABILIDADES SOCIAIS E PERFIL DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS EM TRATAMENTO Luana Thereza Nesi de Mello (Bolsista UNIBIC UNISINOS) Jaluza Aimèe Schneider Jéssica Limberger Profª Drª Ilana Andretta Adolescência

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA

INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA A Internação Voluntária é realizada quando o paciente entende a necessidade de internação / Internação / INTERNAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AULA. - Data show, - Leitura e explicação do manual do estagiário conforme IES

PLANO DE AULA. - Data show, - Leitura e explicação do manual do estagiário conforme IES PLANO DE AULA Disciplina: ENFERMAGEM em Psiquiatria Professor(a): Suzy Helena Ramos Souza Curso: ENFERMAGEM Semestre/Ano Anual Turma:3º ano 2010 Atividades temáticas Estratégias/bibliografia Semana Aulas

Leia mais

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus DROGAS DE ABUSO DROGAS QUE ATUAM NO SNC ESTIMULANTES DEPRESSORES DROGAS ESTIMULANTES COCAÍNA (CRACK & OXI) ANFETAMÍNICOS EFEDRINA ALUCINÓGENOS ANABOLIZANTES COCAÍNA Corte cerebral pós-mortem de um adicto

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia

14/09/2017. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família. #campanhacruzazul #refeicaoemfamilia DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família.

Leia mais

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO

HABILIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO DEPENDENTE QUÍMICO DESAFIO: Fui desafiado pela Cruz Azul no Brasil a postar uma foto de refeição em família, que é um fator de proteção e prevenção ao uso de drogas. Desafio (3 amigos), a postar sua foto de refeição em família.

Leia mais

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR?

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? Conheçam mais sobre a maconha, seus princípios ativos, seus efeitos fisiológicos e psíquicos e o impacto desta droga para a sociedade. CACHOEIRA BAHIA 2011 MACONHA: POR QUE

Leia mais

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA COMO PARAR DE FUMAR MACONHA SUMÁRIO 01. Maconha é a porta de entrada para outras drogas? 3 02. Fumar maconha tornou-se um hábito social 7 03. Pare de fumar maconha em 7 passos 12 01 OUTRAS MACONHA É A

Leia mais

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES Maria das Graças Rodrigues de Oliveira CONTAD / AMMG Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte CARACTERÍSTICAS GERAIS A Nicotina é uma droga que

Leia mais

Pensamentos, Emoções e crenças: Iden3ficando, avaliando e modificando. Profa. Joana Bücker

Pensamentos, Emoções e crenças: Iden3ficando, avaliando e modificando. Profa. Joana Bücker Pensamentos, Emoções e crenças: Iden3ficando, avaliando e modificando Profa. Joana Bücker Trabalhando com pensamentos automá3cos Modelo cogni3vo comportamental EVENTO (Prepara-se para ir a uma festa) PENSAMENTO

Leia mais

Tratamento da Dependência do CRACK. As Bases e os Mitos. Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Professor Titular de Psiquiatria da UNIFESP UNIAD - INPAD

Tratamento da Dependência do CRACK. As Bases e os Mitos. Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Professor Titular de Psiquiatria da UNIFESP UNIAD - INPAD Tratamento da Dependência do CRACK As Bases e os Mitos Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Professor Titular de Psiquiatria da UNIFESP UNIAD - INPAD Resumo Que tipo de doença é a Dependência? Quais os princípios

Leia mais

DEPENDÊNCIA DE SEXO PELA INTERNET. Oswaldo Rodrigues. Aneron Canals

DEPENDÊNCIA DE SEXO PELA INTERNET. Oswaldo Rodrigues. Aneron Canals DEPENDÊNCIA DE SEXO PELA INTERNET Oswaldo Rodrigues Aneron Canals ANERON CANALS MÉDICO PSIQUIATRA MESTRE EM PSICOLOGIA CLINICA PUCRS ESPECIALISTA EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL TREINAMENTO AVANÇADO

Leia mais

Carlos Salgado. Maconha causa dependência.

Carlos Salgado. Maconha causa dependência. Maconha causa dependência. Carlos Salgado Psiquiatra (HPSP/MEC/ABP) Mestre em Psiquiatria (UFRGS) Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Conselheiro da ABEAD Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria

Leia mais

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL. Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ COMO MUDAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL Annie Bello, PhD Prof. Adjunta de Nutrição Clínica - UERJ O NUTRICIONISTA COMO AGENTE DE MUDANÇA Módulo 1 Hábito Hábito é o comportamento que

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21

Sumário. CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 Sumário CAPÍTULO 1. Introdução à Terapia Cognitivo-comportamental... 21 O que é terapia cognitivo-comportamental?...22 Qual a teoria subjacente à terapia cognitivo-comportamental?...23 O que dizem as pesquisas?...24

Leia mais

Drogas de abuso. Maxwell Santana

Drogas de abuso. Maxwell Santana Drogas de abuso Maxwell Santana Drogas de abuso Qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos gratificantes! Englobam substância psicoativas e psicotrópicas!

Leia mais

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam.

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Dr Jorge Jaber Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Com o aumento de sua prescrição, a indústria farmacêutica lança novos medicamentos. Ex: Alprazolan, Clonazepan

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL MENU TERAPIA OCUPACIONAL. A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool.

TERAPIA OCUPACIONAL MENU TERAPIA OCUPACIONAL. A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TERAPIA OCUPACIONAL A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida do dependente de drogas e álcool. / Informações Úteis

Leia mais

PREVENÇÃO DE RECAÍDA

PREVENÇÃO DE RECAÍDA PREVENÇÃO DE RECAÍDA Alessandro Alves Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir. Woody Allen A recaída tem sido descrita tanto como um resultado a visão dicotômica de que a pessoa

Leia mais

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA A CTES desenvolveu um tratamento exclusivo para mulheres que sofrem com a Dependência Química. /

Leia mais

Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber

Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber Recentemente o Brasil passou de apenas consumidor para também fabricante. O país hoje fabrica e consome cerca de 50% de toda a produção

Leia mais

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD)

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) Considerações iniciais Os benzodiazepínicos foram descobertos nos inícios dos anos sessenta e vieram para substituir os antigos barbitúricos e outros tipos de sedativos e hipnóticos

Leia mais

Prevenção de comportamentos aditivos e dependências em meio escolar

Prevenção de comportamentos aditivos e dependências em meio escolar SESSÃO PARALELA VI Contextos e Tipos de Intervenção II CONGRESSO DO SICAD 6 de abril de 2016 Finalidades do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) CONTEXTUALIZAÇÃO O PAPES visa incentivar

Leia mais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA ISSN 2359-1277 Denise Ellen Tarifa Lima, ellen_tarifa@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual do

Leia mais

CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS

CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com CAUSA DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS São diversos fatores que fazem com que uma pessoa venha a fazer uso de drogas, Conheça abaixo alguns aspectos

Leia mais