Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó"

Transcrição

1 Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Drogas Prof. Daniele Duó

2 Droga - na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. - Mas, em todo o mundo, a palavra DROGA tem sido utilizada para designar um grupo de substâncias que atuam preferencialmente no cérebro, alterando o seu funcionamento. - Estas substâncias têm potencial para causar dependência.

3 DROGAS PSICOTRÓPICAS Agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto, passíveis de auto-administração" (uso não sancionado pela medicina). Em outras palavras, estas drogas levam à DEPENDÊNCIA

4 TERMINOLOGIAS INADEQUADAS PARA DROGAS PSICOTRÓPICAS TÓXICO: uma substância pode ser muito tóxica sem ser psicotrópica. Ex: arsênico (infecções) ENTORPECENTES: entorpecimento define um estado de depressão. Ex: cocaína, não é entorpecente, e sim um potente estimulante.

5 As drogas podem ser diferenciadas quanto ao seu caráter lícito ou ilícito. Drogas lícitas: álcool, cigarros de tabaco, medicamento, inalantes. Drogas ilícitas: maconha, crack derivados com a heroína.

6 Depressoras: álcool, tranquilizantes, inalantes e derivados. Causam uma lentificação no funcionamento do cérebro. Estimulantes: cocaína, crack, anfetaminas. Causam uma espécie de aceleração do funcionamento do corpo. Perturbadoras: maconha, alucinógenos, medicamento em excesso. Provocam um desordenamento no funcionamento do cérebro.

7 Álcool: é a substância química mais utilizada pela humanidade. Está presente na maioria das festas e rituais religiosos. Quase todos os países do mundo, onde o consumo é aceito, possuem uma bebida típica da qual se orgulham.

8 A ação do álcool desde as doses iniciais desencadeiam sintomas de euforia e bem estar, gerando um clima sociável e receptivo. O aumento do consumo produz falta de coordenação motora e marcha cambaleante (ataxia). Níveis acentuados de consumo levam à sonolência, sedação e em casos mais graves, ao coma.

9 Tranquilizantes ou calmantes: Os tranquilizantes ou calmantes são mais conhecidos como remédios de faixa preta. Existem várias tipos e várias marcas disponíveis nas farmácias. As mais conhecidas são o Valium, Rivotril, Lexotan. Lexotan Valium Rivotril

10 Tranquilizantes ou calmantes Podem causar: Convulsões Náuseas & Vômitos Alucinações Agitação Confusão mental Insônia Anorexia

11 Inalantes: O contato com o líquido pode causar queimaduras na pele e no interior dos órgãos (boca, língua). O uso por longos períodos pode trazer lesões permanentes para o cérebro, entre elas a demência. Os danos potenciais (agudos e crônicos) causados pelo consumo de inalantes são mais prováveis quando o início se dá precocemente e em ambientes de abandono e exclusão social.

12 Estimulantes: Estimulantes centrais são substâncias capazes de aumentar a atividade cerebral. Há aumento da vigília, da atenção, aceleração do pensamento e euforia. Seus usuários tornam-se mais ativos, 'ligados.

13 Anfetaminas: Formam uma classe de várias substâncias, algumas com indicações médicas e venda controlada e outras fabricadas em laboratórios clandestinos e consideradas drogas ilícitas; Receitadas como moderadores do apetite, podem causar dependência, complicações cardíacas e convulsões.

14 Cocaína: A cocaína é extraída das folhas da coca, que contém cerca de 0,5-2% da substância. Nos países andinos ainda prevalece o hábito de mascar as folhas com o intuito de aliviar o cansaço e a fome. Devido à baixa concentração de cocaína, o consumo de folhas de coca são considerados legais nesses países.

15 As apresentações mais comuns da cocaína são: a cocaína refinada ou o crack. A primeira apresentação é utilizado pelas vias intranasal ou injetável. O crack é feito através de um processo químico feito na cocaína.

16 Nicotina: A nicotina está presente nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum), uma planta nativa das Américas. Cigarros, charutos ou pacotes de fumo de tabaco

17 Maconha: A Cannabis é um arbusto originário da Ásia e conhecido da humanidade há cerca de 6000 anos. Sua espécie mais conhecida é a Cannabis sativa. O princípio ativo alucinógeno da maconha é o Tetraidrocanabionol (THC).

18 Maconha: O nome genérico da cannabis é cânhamo. Há outros nomes, mas boa parte deles tem caráter puramente regional. No Oriente, recebe nomes como ganja, dagga, charas, haxixe, bhang.

19 Na América espanhola e nos Estados Unidos, o nome marijuana é o mais conhecido. Brotos e folhas ressecados, esverdeados, soltos ou prensados em formato de tijolos. São picados ou esfarelados e enrolados em papel de seda, formando cigarros.

20 LSD: O LSD é líquido. No Brasil é comercializado em cartelas picotadas. Cada pequeno quadrado picotado recebe uma gota de LSD. Eles podem ser consumidos inteiros, divididos ao meio ou em quartos. Há ainda apresentações em forma de pontos, gelatinosas e líquidas. O consumo se dá pela via sublingual.

21 Ecstasy: é uma droga sintética, fabricada em laboratório. O princípio ativo do Ecstasy é uma substância chamada MDMA, que é um tipo de anfetamina (estimulante). O ecstasy é vendido geralmente em comprimidos, mas também em pó.

22 - Heroína: A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. - Outros opióides como o ópio, a codeína e a morfina são substâncias naturalmente extraídas da papoula. - A heroína é derivada da morfina e codeína.

23 - É uma substância depressora do Sistema Nervoso Central sendo capaz de alterar as sensações de prazer e dor. - É usada com o objetivo de aumentar a auto-estima e diminuir o desânimo. - Os opióides em geral são usados para diminuir sensações como dor e ansiedade.

24 - Crack: Extraído da Cocaína, é uma droga muito potente, barata, que é vendida em pedaços que parecem pedras brancas ou lascas de sabão. - Vicia muito mais do que a heroína.

25 - Como é fumado, chega rapidamente ao cérebro através da corrente sanguínea e produz uma sensação de extrema euforia, que acaba levando sempre à busca, outra vez, da mesma sensação. - Há relatos de jovens que chegam a fumar 20 pedras numa única noite. Isso acaba trazendo problemas pulmonares sérios e outras doenças oportunistas.

26 Efeitos das drogas Drogas 1º )- Conjunto de Sensações É próprio e característico de cada droga, com variações individuais em cada usuário; 2º )- Dependência - É a necessidade da droga que passa a ser a prioridade dominante, ele vive em função de obter e usar drogas; 3º )- Tolerância É o estado em que, para conseguir a mesma sensação, é preciso aumentar a quantidade de droga usada; 4º )- Síndrome de Abstinência - É o conjunto de sintomas e sinais próprios, característicos de cada droga, com variações individuais apresentadas pelo dependente quando lhe falta a droga.

27 Consequências das drogas Drogas O uso ou o manuseio das drogas psicotrópicas causam diversas consequências, efeitos e sintomas no ser humano, dentre as quais iremos classificar nos campos: 1- Consequências físicas; 2- Consequências sócio-econômico-culturais; 3- Consequências mentais, e 4- Consequências legais.

28 Consequências Físicas Drogas Lapso de memória, pouca atenção, dificuldade de concentração; Fraca coordenação motora, fala incoerente; Perda de sono e peso; Indiferença com higiene e aparência; Falta de interesse por atividade física; Falta de apetite ou voracidade; Morte (AIDS-transmissão por instrumentos injetáveis, prática sexual promíscua, relação homossexual)

29 Consequências Socioeconômicos Drogas Sobrecarga para hospitais e familiares; Inversão de valores éticos e morais; Queda no rendimento escolar, com atraso sócio-cultural do indivíduo; Crescimento de delitos (furtos, roubos, assassinatos, etc.); Gerador de indisciplina social, desordem e exploração; Facilitador do enriquecimento ilícito generalizado; Possibilidade do desenvolvimento paralelo de outras atividades ilícitas e ilegais.

30 Consequências Mentais Drogas Síndrome amotivacional; Desonestidade crônica (mentiras, furtos e fraudes); Atitude evasiva e mudança de relacionamento; Perda da auto-estima (amor próprio) e da autodisciplina; Diminuição do interesse por atividades de laser e profissionais; Introspecção Instabilidade, inquietação ou, depressão e sonolência; Esquizofrenia, paranóia; Tendência ao suicídio.

31 Consequências Legais Drogas Pagamento de multas (medicamentos vendidos contrários à legislação vigente); Prestação de serviços à comunidade; Prisão.

32 OVERDOSE A overdose acontece quando o indivíduo ingere uma quantidade de droga em excesso, em curto período. Ás vezes ocorre quando há mistura de drogas. Pode ocorrer parada cardíaca, coma e até morte.

O Sistema Nervoso e as drogas

O Sistema Nervoso e as drogas O Sistema Nervoso e as drogas Agentes biológicos e químicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenças neurológicas. Os agentes químicos que afetam o sistema nervoso provocam

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Existem várias maneiras de classificarmos as drogas. Uma primeira, que é bastante utilizada e citada, tem como finalidade estabelecer se o porte, o transporte e o uso da droga

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa As drogas são substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural/ sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando

Leia mais

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO ÁLCOOL: Cachaça, Vodca, Uísque, Cerveja, Vinho... Efeitos Físicos e Psíquicos da Embriaguez: Fala Pastosa, Perda do Equilíbrio e da Coordenação Motora, Sensação de

Leia mais

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais

Leia mais

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas Anfetaminas As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas, com menos sono, elétricas

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS DROGA USADA PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA OUTRAS CARACTERÍSTICAS Maconha, Skank. Haxixe Outros derivados canábicos. Necessidade

Leia mais

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA COMO PARAR DE FUMAR MACONHA SUMÁRIO 01. Maconha é a porta de entrada para outras drogas? 3 02. Fumar maconha tornou-se um hábito social 7 03. Pare de fumar maconha em 7 passos 12 01 OUTRAS MACONHA É A

Leia mais

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD)

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) Considerações iniciais Os benzodiazepínicos foram descobertos nos inícios dos anos sessenta e vieram para substituir os antigos barbitúricos e outros tipos de sedativos e hipnóticos

Leia mais

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam.

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Dr Jorge Jaber Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Com o aumento de sua prescrição, a indústria farmacêutica lança novos medicamentos. Ex: Alprazolan, Clonazepan

Leia mais

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas FORMULÁRIO ASSIST Responda as seguintes perguntas: Sexo: Idade: ( ) feminino ( ) masculino Escolaridade: Estado: Cidade: 1. Na sua vida qual(is) destas substâncias você já usou? (somente uso não prescrito

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura.

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. ALCOOLISMO Conceitos importantes Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. Conceitos importantes Droga psicoativa altera o comportamento,

Leia mais

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica]

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] ASSIST Nome: N.º Utente: 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] Não Sim a. Tabaco (cigarros, charutos, cigarrilhas, etc.) 0 3

Leia mais

1. HISTÓRIA TERMINOLOGIA DESIGNER DRUGS CLUB DRUGS

1. HISTÓRIA TERMINOLOGIA DESIGNER DRUGS CLUB DRUGS 1. HISTÓRIA TERMINOLOGIA DESIGNER DRUGS CLUB DRUGS AS CHAMADAS DESIGNER DRUGS ANUNCIARAM UM NOVO FENÔMENO: A MANIPULAÇÃO MOLECULAR. 4000 a.c. SÉCULO XV SÉCULO XVI SÉCULO XIX ANOS 20 ANOS 40 ANOS 80 ANOS

Leia mais

Tipos de DROGAS. sob controle internacional

Tipos de DROGAS. sob controle internacional Tipos de DROGAS sob controle internacional 2 Índice Introdução..................................................3 Cannabis...................................................4 Cocaína....................................................5

Leia mais

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o, O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV. DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO Juliana Baiense* RESUMO O objetivo do artigo é explicitar os conceitos necessários englobados na Dependência Química para apontar as dificuldades, o modelo

Leia mais

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento Dr. George E. da Silva Há o desejo de interromper o uso da droga Tempo de retirada da droga Início dos sinais Pico dos sintomas Duração

Leia mais

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber DIFERENÇA ENTRE EMERGÊNCIA E URGÊNCIA O QUE É? SOLUÇÃO EMERGÊNCIA Tudo aquilo que implica em risco iminente à vida do paciente. IMEDIATA URGÊNCIA Não apresenta

Leia mais

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin DROGAS é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.

Leia mais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA ISSN 2359-1277 Denise Ellen Tarifa Lima, ellen_tarifa@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual do

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho apresentam Atenção à Crise: AD Marcelo Fialho É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença uma pessoa tem. Sir William Osler Sistema Único de Saúde As ações

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais

ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD)

ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO PROF. DR. MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) ECSTASY FARMACOLOGIA MDMA

Leia mais

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo 2012-2013 Curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial 11º B Disciplina: Psicopatologia Geral MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS O consumo de drogas remonta

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Saúde - Drogas DROGAS... E muito mais! Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas

Leia mais

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Drogas que afetam o sistema nervoso Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente O cérebro e a medula espinhal compõe o sistema nervoso central. Cada nervo do sistema nervoso é composto por uma

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino apresentam Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde Luiza Bento da Silva Bertolino Organização Nacional: Apoio estadual: DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES De acordo com:

Leia mais

DROGAS. Jacson Rodrigues

DROGAS. Jacson Rodrigues DROGAS Jacson Rodrigues Editor Responsável Uziel de Jesus Revisão Fernanda Rizzo Capa Melissa Roncete Diagramação Fabricio Trindade Ferreira Copyright 2011 Above Publicações 1ª edição ISBN 978856308062-2

Leia mais

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR?

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? Conheçam mais sobre a maconha, seus princípios ativos, seus efeitos fisiológicos e psíquicos e o impacto desta droga para a sociedade. CACHOEIRA BAHIA 2011 MACONHA: POR QUE

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA - DEPENDÊNCIA QUÍMICA Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Síndrome de Abstinência Neonatal. Neonatal Abstinence Syndrome

Síndrome de Abstinência Neonatal. Neonatal Abstinence Syndrome Síndrome de Abstinência Neonatal Neonatal Abstinence Syndrome Tânia Maristela Nascimento Frare 1, Luiz Fernando Moreira 2. RESUMO O papel da mulher dentro da sociedade vem mudando cada vez mais no decorrer

Leia mais

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 1 Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 2 Uso Abuso - Dependência Potencial de ação no SNC Provocam: Alterações mentais (psíquicas)

Leia mais

Educação Ambiental. Saúde. Professor Enrico Blota.

Educação Ambiental. Saúde. Professor Enrico Blota. Educação Ambiental Saúde Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Educação Ambiental MEIO AMBIENTE SAÚDE O que é saúde? Saúde significa estado de normalidade de funcionamento do organismo

Leia mais

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de

Leia mais

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS São substancias psicoativas que agem no Sistema Nervoso Central. Produz

Leia mais

SCID - I. Folha de Resposta

SCID - I. Folha de Resposta SCID - I Versão Clínica Folha de Resposta (Traduzida e Adaptada para o Português) SCID-CV Sumário Diagnóstico FOLHA DE RESPOSTA Nome do Paciente:_ Estudo Número: Data da avaliação: Avaliador: Fontes de

Leia mais

AULA 23 Drogas: produtos alucinógenos ou substância tóxicas que leva a dependência; Drogas psicoativas: entra na corrente sanguínea e atinge o SNC; Ação depressiva: diminui a atividade das células nervosas.

Leia mais

Por Redação Yahoo! Notícias

Por Redação Yahoo! Notícias Por Redação Yahoo! Notícias Um estudo liderado pelo professor David Nutt, da Universidade de Bristol, no sudeste da Inglaterra, analisou 20 drogas ilícitas e lícitas e as classificou numa escala do nível

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS FURG FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS Organização: Fernando Amarante Silva

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REJANE MENDONÇA LEAL. A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SEUS EFEITOS: proposta de atividade de orientação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REJANE MENDONÇA LEAL. A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SEUS EFEITOS: proposta de atividade de orientação UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REJANE MENDONÇA LEAL A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SEUS EFEITOS: proposta de atividade de orientação FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA REJANE

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Grupamento de Socorro de Emergência Seção de Desastres INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Edna Maria de Queiroz Capitão Médica CBMERJ Médica HUAP / UFF

Leia mais

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus

DROGAS DE ABUSO. Profa. Dra. Eline Matheus DROGAS DE ABUSO DROGAS QUE ATUAM NO SNC ESTIMULANTES DEPRESSORES DROGAS ESTIMULANTES COCAÍNA (CRACK & OXI) ANFETAMÍNICOS EFEDRINA ALUCINÓGENOS ANABOLIZANTES COCAÍNA Corte cerebral pós-mortem de um adicto

Leia mais

Como a droga é consumido

Como a droga é consumido Crack O que é o crack O crack é a conversão do cloridrato de cocaína para base livre através de sua mistura com bicarbonato de sódio e água. É a forma de cocaína mais viciante e também a mais viciante

Leia mais

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11 AMOR, SEXO E DROGAS Facilitadora: Claudia Pedral Abril/11 Amor, Sexo e Sexualidade O QUE É? AMOR & AMIZADE O QUE UM QUADRO TEM HAVER COM OUTRO? QUEM É O JOVEM DE HOJE? SOBRE RELACIONAMENTOS, O QUE VOCES

Leia mais

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica - CETAD/ UFBA Coordenadora do Núcleo de Clínica Coordenadora do Programa de Estagio Especialista

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS: UM PROBLEMA MUNDIAL

ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS: UM PROBLEMA MUNDIAL Disciplina: Produção Acadêmica Resenha e Artigo. Curso: Enfermagem. Gênero: Artigo Científico. Alunos: Agnaldo P. Oliveira; Gislaine Theodorino. Professor orientador: Beatriz Koppe. ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS:

Leia mais

Esta é uma história baseada em fatos reais.

Esta é uma história baseada em fatos reais. 1 Esta é uma história baseada em fatos reais. Com exceção do protagonista, os demais nomes foram propositalmente alterados visando preservar a identidade das pessoas envolvidas. 2 Sumário Saudação aos

Leia mais

MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS

MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS CONCEITOS A OMS define DROGA como "toda substância química, natural ou sintética, que introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". PSICOTRÓPICO:

Leia mais

A SAÚDE TAMBÉM É CONSIGO. Tabaco

A SAÚDE TAMBÉM É CONSIGO. Tabaco Tabaco Álcool Medicamentos Cocaína Heroína Cannabis Ecstasy ÁLCOOL Características da substância O álcool contido nas bebidas é cientificamente designado como etanol, sendo produzido através da fermentação

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 25 Riscos e Consequências do Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho Os problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas no local

Leia mais

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD...

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD... SUMÁRIO 1. Principais Drogas... 3 1.1. Maconha... 3 1.2. Haxixe... 3 1.3. Skunk... 4 1.4. Cocaína... 4 1.5. Crack... 4 1.6. Merla... 5 1.7. LSD... 5 1.8. Heroína... 6 1.9. Ópio... 6 1.10. Ecstasy... 6

Leia mais

DROGAS ESTIMULANTES: KROKODIL, ICE E MEFEDRONA

DROGAS ESTIMULANTES: KROKODIL, ICE E MEFEDRONA DROGAS ESTIMULANTES: KROKODIL, ICE E MEFEDRONA Natália Bettú Rech* Fabiana Piccoli D Agostini** Taisa Trombetta DeMarco*** Resumo O estudo teve como tema as drogas, sua tipologia, efeitos no organismo

Leia mais

O PODER DA NICOTINA. Nicotina e Tabaco Como Substâncias de Abuso em Crianças e Adolescentes

O PODER DA NICOTINA. Nicotina e Tabaco Como Substâncias de Abuso em Crianças e Adolescentes Compartilhe conhecimento: Texto discutido artigo publicado na revista Pediatrics sobre uso abusivo de tabaco e derivado entre os mais jovens. Acompanhe. Este artigo trata do contínuo aumento da dependência

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS 1 CONCEITO Intoxicação é o prejuízo causado em sistemas orgânicos (nervoso, respiratório, cardiovascular, etc.) devido à absorção de alguma

Leia mais

CRACK: ILUSÃO DA MENTE. Autores (a): Machado, E. C.; Jardim, H. O. S. Estudante Filosofia da UFPel e Assistente Social.

CRACK: ILUSÃO DA MENTE. Autores (a): Machado, E. C.; Jardim, H. O. S. Estudante Filosofia da UFPel e Assistente Social. CRACK: ILUSÃO DA MENTE Autores (a): Machado, E. C.; Jardim, H. O. S. Estudante Filosofia da UFPel e Assistente Social. Instituição: Universidade Federal de Pelotas. Palavras-chave: Crack, abstinência e

Leia mais

VIVER BEM ALCOOLISMO

VIVER BEM ALCOOLISMO VIVER BEM ALCOOLISMO Alcoolismo (ou etilismo) é um termo amplo para descrever problemas com o álcool (etanol), causados pelo uso compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com

Leia mais

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0)

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) IDENTIFICAÇÃO DO REGISTO CI2. CI4. Nome do programa/da unidade/do posto onde

Leia mais

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU Projeto Meninos de Rua: Programa Sócio-Educativo CNPJ: 07621.647/0001-52 Fone: 49 99144162 Ganhador do Prêmio Ação Comunitária Melhor Programa Esportivo Chapecó Duas Vezes 2005 e 2006 Ganhador do Prêmio

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Tabagismo Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Histórico 1000 ac rituais indígenas na América Central. Marinheiros de Colombo. Jean Nicot (Nicotiana

Leia mais

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar (Professores e Assistentes Operacionais) Situações de suspeita, consumo, posse ou tráfico de substâncias psicoativas

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES Maria das Graças Rodrigues de Oliveira CONTAD / AMMG Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte CARACTERÍSTICAS GERAIS A Nicotina é uma droga que

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO Marco Aurelio Soares Jorge Transtornos de Ansiedade Os transtornos ansiosos se caracterizam pelos sintomas de ansiedade e comportamento de evitação, incluindo transtorno

Leia mais

DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL

DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL DROGAS Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA Tomar, Maio de 2011 O recurso a substâncias

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Referências ao Brasil Uso de drogas entre jovens Na América do Sul, dados comparativos sobre tendência

Leia mais

SOB EMBARGO até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de

SOB EMBARGO até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de DROGA NA EUROPA FACTOS E NÚMEROS Relatório Anual 2006 sobre a evolução do fenómeno da droga na Europa e Boletim Estatístico 2006 Sob embargo até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de 23.11.2006

Leia mais

O ENSINO DE QUÍMICA E AS CONCEPÇÕES DOS REEDUCANDOS DA EJA SOBRE A TEMÁTICA DAS DROGAS

O ENSINO DE QUÍMICA E AS CONCEPÇÕES DOS REEDUCANDOS DA EJA SOBRE A TEMÁTICA DAS DROGAS O ENSINO DE QUÍMICA E AS CONCEPÇÕES DOS REEDUCANDOS DA EJA SOBRE A TEMÁTICA DAS DROGAS Eryca Vanessa Gonçalves Dantas(1); José Weliton Parnaiba Duarte (2); Geovana do Socorro Vasconcelos Martins (3); Luciano

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas Bebida % de Álcool Cerveja "light" 3,5%

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos Sonia Alice Felde Maia Psicóloga CRP: 08/0275 Coordenadora

Leia mais

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY Oscar César Pires 29/04/12 14h:40-15h:00 Diretor Departamento Científico SBA / Responsável pelo CET do HMSJC SP Doutor em Anestesiologia/

Leia mais

DROGAS: OS INIMIGOS OCULTOS

DROGAS: OS INIMIGOS OCULTOS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1- BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; Drogas: cartilha álcool e jovens; 40 p.; 2.ed. reimpr. Brasília, 2011. Disponível em: .

Leia mais

DOPING. Francisco Pinto

DOPING. Francisco Pinto DOPING Francisco Pinto DEFINIÇÃO Administração ou uso por parte de qualquer atleta de qualquer substância fisiológica tomada em quantidade anormal ou por via anormal sendo a única intenção a de aumentar

Leia mais

16/03/2012 BARBITÚRICOS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Indicações Farmacológicas dos Barbitúricos: Introduzida na terapêutica em 1903 barbital

16/03/2012 BARBITÚRICOS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Indicações Farmacológicas dos Barbitúricos: Introduzida na terapêutica em 1903 barbital BARBITÚRICOS 1 INTRODUÇÃO Breve Histórico Introduzida na terapêutica em 1903 barbital Fenobarbital usado como anticonvulsivante Amobarbital sódico em 1928, como anestésico geral I.V. Início da década de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introduzida na terapêutica em 1903 barbital. Fenobarbital usado como anticonvulsivante

INTRODUÇÃO. Introduzida na terapêutica em 1903 barbital. Fenobarbital usado como anticonvulsivante BARBITÚRICOS 1 INTRODUÇÃO Breve Histórico Introduzida na terapêutica em 1903 barbital Fenobarbital usado como anticonvulsivante Amobarbital sódico em 1928, como anestésico geral I.V. Início da década de

Leia mais

Dionasson Altivo Marques

Dionasson Altivo Marques UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM POR DIVANE DE VARGAS Dionasson Altivo Marques Panorama Geral Droga é toda a substância que ao ser introduzida no organismo pode modificar as suas funções;

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

Medicamentos que atuam no sangue e sistema nervoso central

Medicamentos que atuam no sangue e sistema nervoso central Medicamentos que atuam no sangue e sistema nervoso central Medicamentos que atuam no sangue A hemostasia normal é um equilíbrio entre processos trombóticos e hemorrágicos, quando alterada, o próprio organismo

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS

AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS Luiz Gonzaga de Souza Neto; Dáfine Lemos da Costa Borba; Gerlayne Teixeira de Souza; Severina Cássia de Andrade Silva; Ricardo

Leia mais

COMO MANTER O LAR LIVRE DA DROGA

COMO MANTER O LAR LIVRE DA DROGA COMO MANTER O LAR LIVRE DA DROGA A PREVENÇÃO AO USO DO CRACK COMEÇA DENTRO DE CASA: Estudos apontam que pais ausentes ou superprotetores podem favorecer a queda dos filhos na dependência química. A PREVENÇÃO

Leia mais