AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO"

Transcrição

1 AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

2 ÁLCOOL: Cachaça, Vodca, Uísque, Cerveja, Vinho... Efeitos Físicos e Psíquicos da Embriaguez: Fala Pastosa, Perda do Equilíbrio e da Coordenação Motora, Sensação de Relaxamento, Desinibição e Sonolência. Efeitos do uso Crônico: Síndrome da Dependência do Álcool, Cirrose Hepática, Pancreatite Crônica, Impotência Sexual, Alucinose, Perda da Memória, Demência Alcoolica, Dificuldades Familiares e Sociais. Abstinência: Ocorre após a Retirada Brusca do Consumo de Etílicos (Delirium Tremens.) Deve Existir Três Destes Sinais Sudorese; Náusea; Ânsia de Vômitos; Taquicardia; Insônia; Cefaléia; Tremores; Alucinações; Mal-estar; Fraqueza. Problemas Relacionados ao Trabalho Baixa Produtividade; Faltas no Trabalho; Acidentes; Incapacidade Física.

3 ALUCINÓGENOS: (Drogas Psicodélicas) Substs. Químicas Sintéticas ou Naturais Capazes de Produzir distúrbio Alucinatório e Delírios. Principais Produtos: Naturais: Cogumelos, Mescalina, Ayahuasca (Utilizada no Santo Daime). Sintéticas: LSD, Artane, Estasy, Akineton. Efeitos Psíquicos: Boa Viagem : A Pessoa Experimenta uma Sensação Prazerosa, Sentindo-se Recompensada pelas Alterações da Percepção; Má Viagem : Visões Terrificantes, Sensações de Deformações do Próprio Corpo, Delírios Persecutórios, Sensação Iminente de Morte.

4 ANFETAMINAS: Substs. Sintéticas que Aumentam a Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), inibindo a Sensação de Fome, Cansaço e Sono. Emagrecimento e Aumento da Capacidade de Trabalho. Principais Produtos: Dietilpropriona, Fenoproporex, Metanfetamina. Efeitos Físicos e Psíquicos: Taquicardia, Pupilas Dilatadas, Hipertemia, Convulsões, Derrame Cerebral, Insônia, Hiperatividade, Perda do Apetite, Euforia, Delírios Persecutórios, Irritabilidade, Ansiedade. Uso Crônico: Síndrome de Dependência, Degeneração Irreversível de Determinadas células do Cérebro. Abstinência: Após a Interrupção Apresenta-se um quadro de Ansiedade, desânimo e Forte Compulsão, Difícil de Suportar.

5 BENZODIAZEPÍNICOS: (Tranquilizantes ou Ansiolíticos) Principais Produtos: Diazepan (Valium), Bromezapan (Lexotan), Clonazepan (Rivotril). Efeitos Psíquicos: Diminuição da Atividade do Sistema Nervoso Central: a) Redução da Ansiedade, b) Indução do Sono, c) Relaxamento Muscular. Complicações Psiquiátricas: Alterações da Memória de Fixação, Redução da Capacidade de Julgamento e Raciocínio, Comportamentos Agressivos, Estados Depressivos, Diminuição da Performance Motora. Abstinência: Intenso Desejo pela Droga, Ansiedade, Insônia, Náuseas, Fraqueza.

6 COCAÍNA: A Mais Potente Substância Estimulante do SNC. Principais Produtos: Cocaína em Pó, Crack, Merla, Melado, Chás, Pasta Base. Efeitos Físicos e Psíquicos: Taquicardia, Aumento da pressão Arterial e da Temperatura, Tremores de Extremidades, Euforia, Poder, Inibição do Cansaço, da Fome e do Sono, Hiperatividade, Paranóia, alucinações. Abstinência: Apatia, Sonolência Excessiva, Irritabilidade e Humor Depressivo. Irresistível Compulsão pelo uso da droga. Complicações Psíquicas: Síndrome de Dependência e os Estados Psicóticos Induzidos pelo uso.

7 ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: (Não são Substs. Psicoativas) Principais Produtos: Durateston, Androxon e Deca-Durabolin. Efeitos Físicos e Psíquicos: Tremores, Acne Grave, Aumento da Pressão Sanguínea, Alterações das Funções Hepáticas, Deficiência Imunológica, Alterações de Humor, Agressividade, Comportamentos Violentos como Suicídio e Homicídio. Outros Efeitos: No Homem- Atrofia do Volume Testicular, Redução da Quantidade de Espermatozóide, Impotência, Infertilidade, Calvice, Desenvolvimento de Mamas. Na Mulher- Crescimento de Pêlos com Distribuição Masculina, Voz Grossa, Aumento do Clitóris e diminuição dos Seios.

8 INALANTES: Também Conhecidos como Solventes, são geralmente Utilizados por Adolescentes e Adultos Jovens. Há uma Prevalência Maior de Uso entre Meninos e Meninas em Situação de Risco. Principais Produtos: Aerosóis, Tintas, Vernizes, Cola, Esmaltes, Thinners, Lança- Perfume. Efeitos Físicos e Psíquicos: Irritação das Mucosas do Nariz e da Boca, Tosse, Fotofobia, Diplopia, Zumbido nos Ouvidos, Náuseas, Vertigem, Sensação de Euforia, Desinibição, Ilusões, Tonturas. Intoxicação: Convulsões; Altas Doses Levam à Depressão Respiratória e Arritmias Cardíacas: Perda da Consciência e Morte. Prejuízos pelo Uso Crônico: Déficit de Memória, Cansaço, Paralisia dos Membros Inferiores; o uso Continuado pode Resultar em Lesão Irreversível do SNC com Tremor Grosseiro, Ataxia.

9 MACONHA: (Cannabis Sativa). Principio Ativo é o THC. Droga Ilícita com Maior Prevalência de Consumo. Principais Produtos: Maconha, Conhecida como Erva, Beck, Baseado. O Haxixe, o Skank e a Sensemilia, são Variações mais Potentes. Efeitos Físicos e Psíquicos: Taquicardia, Olhos Vermelhos, Boca Seca, Tremores das Mãos, Prejuízos na Coordenação Motora, Sensação de Relaxamento, Diminuição da Ansiedade, Euforia, Vontade de Rir e Alteração da Percepção do Tempo e do Espaço, Sensação de Estar sendo Perseguido. Complicações Clínicas e Psiquiátricas: Bronquite Crônica, Infecção das Vias Pulmonares, Câncer Pulmonar, Diminuição da Fertilidade Masculina; Déficit da Memória de Fixação, Estado de Desmotivação e Desinteresse para as Atividades do Cotidiano (Síndrome Amotivacional).

10 OPIÁCEOS OU OPIÓDES: Denominação dada às Substâncias Extraídas da Papoula. O Ópio foi o primeiro Produto Extraído. Principais Produtos: Morfina e Codeína (Opiáceos Naturais); Heroína, (Opiáceo Semi- Sintético); Meperidina, Metadona, Propoxifeno, Tramadol (Opiáceos Sintéticos). Todos Diminuem a Atividade do SNC. Efeitos Físicos e psíquicos: Diminuição da Frequência Cardíaca, Respiratória e da Pressão Sanguínea, Fechamento da Pupila, Tremores; Sensação Rápida e Intensa de Prazer, Seguida de uma Sensação de Bem- Estar e Sonolência, Alterações de Humor, Euforia. Abstinência: A Retirada Abrupta Provoca Abstinência Grave e Dolorosa com Vômitos, Diarréia, Câimbras Musculares, Irritabilidade, Insônia, Fraqueza, Desejo Intenso pela Droga. Complicações Clínicas: Intoxicações por Altas Dosagens, Contaminações: Infecções Pulmonares, Hepatites Virais, Sífilis e AIDS.

11 TABACO (NICOTINA): A Nicotina é Rapidamente Absorvida Através dos Pulmões e do Trato Digestivo; uma Tragada de Fumaça Resulta em Níveis Detectáveis de Nicotina no Cérebro, dentro de Segundos. O Monóxido de Carbono e o Alcatrão são Substs também Encontradas no Tabaco. Principais Produtos: Cigarros, Charutos, Cachimbos, Fumo de Rolo, Rapé e Chicletes. Efeitos Físicos e Psíquicos: Aumento de Frequência Cardíaca, na Pressão Sanguínea e na Frequência Respiratória, Dificulta a Digestão, Náuseas, Vômitos, Diarréias; no SNC observase um Estado de Alerta Aumentado, Estimulação Inicial, seguido por uma Sensação de Calma.Abstinência: Compulsão pelo Tabaco, Irritabilidade, Ansiedade, Agitação, Dificuldade de Concentração e de Atenção, Cefaléia. Complicações Clínicas: Câncer: Pulmão, Laringe, Faringe, Esôfago.

12 Um Breve Histórico: Ao longo da sua história a humanidade sempre recorreu ao uso de substâncias psicoativas com as mais variadas finalidades. Com exceções relativamente raras, o uso dessas substâncias tem sido regulado por normas sociais ou conjuntos de práticas onde se manifestavam os valores intrínsecos à cultura circundante, entre elas a manutenção da coesão social e o bem-estar físico e psíquico de seus integrantes. Definição: Droga é toda substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções (OMS). Qualquer substância, natural ou sintética, que tem a capacidade de alterar as funções fisiológicas ou de comportamento da pessoa, é considerada como DROGA.

13 Uso: Não Traz Problemas Físicos, Psíquicos e Sociais, Controle, Prazer, Limite. Abuso: Descontrole, Prejuízos Físicos, Psíquicos e Sociais, Desconforto. Dependência: 1. Compulsão para usar a Substância; 2. Dificuldade de Controlar o Consumo; 3. Estado de Abstinência; 4. Evidência de Tolerância; 5. Abandono progressivo dos prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da substância, aumento da quantidade de tempo necessário para obter ou usar a substância ou para se recuperar de seus efeitos; 6. Persistência no uso da substância, a despeito da evidência clara das conseqüências nocivas.

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Existem várias maneiras de classificarmos as drogas. Uma primeira, que é bastante utilizada e citada, tem como finalidade estabelecer se o porte, o transporte e o uso da droga

Leia mais

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS DROGA USADA PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA OUTRAS CARACTERÍSTICAS Maconha, Skank. Haxixe Outros derivados canábicos. Necessidade

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa As drogas são substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural/ sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso

Leia mais

AULA 23 Drogas: produtos alucinógenos ou substância tóxicas que leva a dependência; Drogas psicoativas: entra na corrente sanguínea e atinge o SNC; Ação depressiva: diminui a atividade das células nervosas.

Leia mais

O Sistema Nervoso e as drogas

O Sistema Nervoso e as drogas O Sistema Nervoso e as drogas Agentes biológicos e químicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenças neurológicas. Os agentes químicos que afetam o sistema nervoso provocam

Leia mais

Tipos de DROGAS. sob controle internacional

Tipos de DROGAS. sob controle internacional Tipos de DROGAS sob controle internacional 2 Índice Introdução..................................................3 Cannabis...................................................4 Cocaína....................................................5

Leia mais

SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais

SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais Solventes são todas as substâncias capazes de dissolver outras substâncias, assim, a cola de sapateiro é um composto químico dissolvido num solvente, que se

Leia mais

DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL

DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL DROGAS Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA Tomar, Maio de 2011 O recurso a substâncias

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Drogas Prof. Daniele Duó Droga - na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. - Mas,

Leia mais

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas FORMULÁRIO ASSIST Responda as seguintes perguntas: Sexo: Idade: ( ) feminino ( ) masculino Escolaridade: Estado: Cidade: 1. Na sua vida qual(is) destas substâncias você já usou? (somente uso não prescrito

Leia mais

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais

Leia mais

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU Projeto Meninos de Rua: Programa Sócio-Educativo CNPJ: 07621.647/0001-52 Fone: 49 99144162 Ganhador do Prêmio Ação Comunitária Melhor Programa Esportivo Chapecó Duas Vezes 2005 e 2006 Ganhador do Prêmio

Leia mais

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11 AMOR, SEXO E DROGAS Facilitadora: Claudia Pedral Abril/11 Amor, Sexo e Sexualidade O QUE É? AMOR & AMIZADE O QUE UM QUADRO TEM HAVER COM OUTRO? QUEM É O JOVEM DE HOJE? SOBRE RELACIONAMENTOS, O QUE VOCES

Leia mais

Drogas de Abuso. Equipe de Biologia

Drogas de Abuso. Equipe de Biologia Drogas de Abuso Equipe de Biologia Drogas Qualquer substância capaz de alterar o funcionamento do organismo ilícitas lícitas Drogas de abuso Drogas utilizadas sem indicação médica, tendo por objetivo alterar

Leia mais

Drogas de abuso. Maxwell Santana

Drogas de abuso. Maxwell Santana Drogas de abuso Maxwell Santana Drogas de abuso Qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos gratificantes! Englobam substância psicoativas e psicotrópicas!

Leia mais

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica]

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] ASSIST Nome: N.º Utente: 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] Não Sim a. Tabaco (cigarros, charutos, cigarrilhas, etc.) 0 3

Leia mais

O que são drogas? Drogas Naturais Drogas Sintéticas Drogas Semi-sintéticas. Drogas. Prof. Thiago Lins do Nascimento. tiagolinsnasc@gmail.

O que são drogas? Drogas Naturais Drogas Sintéticas Drogas Semi-sintéticas. Drogas. Prof. Thiago Lins do Nascimento. tiagolinsnasc@gmail. Drogas Prof. Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com 2014 1 / 41 Sumário O que são drogas? 1 O que são drogas? O que são drogas? 2 Maconha Nicotina 3 Ecstasy Anfetaminas 4 Cocaína Crack Krokodil

Leia mais

São substâncias psicoativas utilizadas com a finalidade de produzir alterações nas sensações, no grau de consciência ou no estado emocional.

São substâncias psicoativas utilizadas com a finalidade de produzir alterações nas sensações, no grau de consciência ou no estado emocional. Aline Felix Scalise Psicóloga - CRP 08/19441 Especialista em Dependência Química e Psicologia Clínica Abordagem Psicanalítica São substâncias psicoativas utilizadas com a finalidade de produzir alterações

Leia mais

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem Nutrição Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 1 ÁLCOOL As bebidas alcoólicas são as que contem álcool na sua composição. O álcool das bebidas alcoólicas é o álcool ordinário

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Saúde - Drogas DROGAS... E muito mais! Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas

Leia mais

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA O que é droga? Qualquer substância, natural ou sintética, capaz de afetar a estrutura ou funcionamento do organismo. Drogas Psicoativas Atuam sobre o cérebro, modificando

Leia mais

Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Transtornos relacionados ao uso de substâncias Transtornos relacionados ao uso de substâncias ARTHUR GUERRA DE ANDRADE Professor Associado do Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina USP Professor Titular de Psiquiatria e Psicologia Médica,

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas Bebida % de Álcool Cerveja "light" 3,5%

Leia mais

CONFLITOS DE INTERESSE:

CONFLITOS DE INTERESSE: CONFLITOS DE INTERESSE: Altair Marcelo Tavares, MD Psiquiatra Psicogeriatra Psicoterapeuta Diretor de Comunicação do Curso de Especialização em Psiquiatria do Centro de Estudos Cyro Martins - CCYM O PREÇO

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY Oscar César Pires 29/04/12 14h:40-15h:00 Diretor Departamento Científico SBA / Responsável pelo CET do HMSJC SP Doutor em Anestesiologia/

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

DROGADIÇÃO Um estudo sobre pacientes numa clinica de reabilitação de dependentes químicos de Balneário Camboriú, SC. RESUMO

DROGADIÇÃO Um estudo sobre pacientes numa clinica de reabilitação de dependentes químicos de Balneário Camboriú, SC. RESUMO Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 29

Leia mais

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente.

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. Clube da Alimentação Saudável Frutas e Companhia Alcoolismo Enviado por Administrador 30Jan2008 Actualizado em 06Feb2008 Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. De acordo

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD)

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) Considerações iniciais Os benzodiazepínicos foram descobertos nos inícios dos anos sessenta e vieram para substituir os antigos barbitúricos e outros tipos de sedativos e hipnóticos

Leia mais

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar (Professores e Assistentes Operacionais) Situações de suspeita, consumo, posse ou tráfico de substâncias psicoativas

Leia mais

DROGAS: OS INIMIGOS OCULTOS

DROGAS: OS INIMIGOS OCULTOS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1- BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; Drogas: cartilha álcool e jovens; 40 p.; 2.ed. reimpr. Brasília, 2011. Disponível em: .

Leia mais

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura.

Conceitos importantes. Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. ALCOOLISMO Conceitos importantes Droga qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura. Conceitos importantes Droga psicoativa altera o comportamento,

Leia mais

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de

Leia mais

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD...

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD... SUMÁRIO 1. Principais Drogas... 3 1.1. Maconha... 3 1.2. Haxixe... 3 1.3. Skunk... 4 1.4. Cocaína... 4 1.5. Crack... 4 1.6. Merla... 5 1.7. LSD... 5 1.8. Heroína... 6 1.9. Ópio... 6 1.10. Ecstasy... 6

Leia mais

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin DROGAS é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV. DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO Juliana Baiense* RESUMO O objetivo do artigo é explicitar os conceitos necessários englobados na Dependência Química para apontar as dificuldades, o modelo

Leia mais

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700

Leia mais

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas

DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS. Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas DROGAS LÌCITAS E ILÌCITAS SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS Drogas Lícitas e Ilícitas Substancias Psicotrópicas SUBSTÂNCIAS PSICOTRÒPICAS São substancias psicoativas que agem no Sistema Nervoso Central. Produz

Leia mais

A dependência de álcool e outras drogas:

A dependência de álcool e outras drogas: A dependência de álcool e outras drogas: desafios na prevenção MARICELMA BREGOLA Alguns Dados 200 milhões de pessoas quase 5% da população entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

DROGAS DE ABUSO. Carlos Eduardo Biólogo Neuropsicólogo Mestre-Farmacologia UFC

DROGAS DE ABUSO. Carlos Eduardo Biólogo Neuropsicólogo Mestre-Farmacologia UFC DROGAS DE ABUSO Carlos Eduardo Biólogo Neuropsicólogo Mestre-Farmacologia UFC DROGAS DE ABUSO Substância Psicoativa qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do SNC,

Leia mais

Dionasson Altivo Marques

Dionasson Altivo Marques UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM POR DIVANE DE VARGAS Dionasson Altivo Marques Panorama Geral Droga é toda a substância que ao ser introduzida no organismo pode modificar as suas funções;

Leia mais

Triagem de drogas em urina

Triagem de drogas em urina Triagem de drogas em urina Maconha A maconha é o nome utilizado popularmente no Brasil para denominar a planta Cannabis sativa Linnaeus. Estima-se que existem mais de 400 compostos naturais na planta,

Leia mais

ARTANE. cloridrato de triexifenidil

ARTANE. cloridrato de triexifenidil ARTANE cloridrato de triexifenidil APRESENTAÇÕES Comprimidos de 2 mg e 5 mg. Caixas com 30 comprimidos USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 2 mg 5 mg cloridrato de triexifenidil... 2

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Grupamento de Socorro de Emergência Seção de Desastres INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Edna Maria de Queiroz Capitão Médica CBMERJ Médica HUAP / UFF

Leia mais

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam.

Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Dr Jorge Jaber Desenvolvidos na década de 60, os primeiros foram clordiazepóxido e diazepam. Com o aumento de sua prescrição, a indústria farmacêutica lança novos medicamentos. Ex: Alprazolan, Clonazepan

Leia mais

SCID - I. Folha de Resposta

SCID - I. Folha de Resposta SCID - I Versão Clínica Folha de Resposta (Traduzida e Adaptada para o Português) SCID-CV Sumário Diagnóstico FOLHA DE RESPOSTA Nome do Paciente:_ Estudo Número: Data da avaliação: Avaliador: Fontes de

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA - DEPENDÊNCIA QUÍMICA Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 25 Riscos e Consequências do Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho Os problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas no local

Leia mais

APRAZ (alprazolam) Hypermarcas S.A. Comprimido 0,25mg, 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg

APRAZ (alprazolam) Hypermarcas S.A. Comprimido 0,25mg, 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg APRAZ (alprazolam) Hypermarcas S.A. Comprimido 0,25mg, 0,5mg, 1,0mg e 2,0mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: APRAZ alprazolam APRESENTAÇÕES Comprimido 0,25mg, 0,5mg, 1mg ou 2mg: embalagens contendo 30

Leia mais

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o, O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professor Bellinati

SISTEMA NERVOSO. Professor Bellinati SISTEMA NERVOSO Professor Bellinati FUNÇÕES - PERCEPÇÃO INTERNA E EXTERNA - MANUTEÇÃO DA HOMEOSTASE - COORDENAÇÃO DE AÇÕES - AÇÃO CONJUNTA com o ENDÓCRINO, que tem um efeito lento, porém mais duradouro

Leia mais

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV Enfermeiros Hugo Santos, Cecília Silva, Rosa Mendes. Com a colaboração da Secção de Saúde e Ambiente através da Professora Graça Eckhardt e Professor

Leia mais

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco

Dependência Química. Sílvia Leite Pacheco Dependência Química Sílvia Leite Pacheco Psicóloga Clínica com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapeuta Cognitiva da Clínica Alamedas; Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP; Docente de Prevenção

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

EFEITO DAS DROGAS NO CORAÇÃO

EFEITO DAS DROGAS NO CORAÇÃO EFEITO DAS DROGAS NO CORAÇÃO Dra. Ana Paula Cabral Ramidan 2º CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM PREVENÇÃO ÀS DROGAS CORAÇÃO FONTE: http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-hrgazxrptx4/tu8antmk2ai/aaaaaaaake0/mkgmvoud1fa/s1600/coracao.jpg&imgrefurl=http://toinhoffilho.blogspot.com/2011/12/cienciasvale-apensa-saber-coracao-uma.html&usg=

Leia mais

Aula 3. FÉ NA PREVENÇÃO Módulo 2. p.75

Aula 3. FÉ NA PREVENÇÃO Módulo 2. p.75 Aula 3 FÉ NA PREVENÇÃO Módulo 2 p.75 Aula 3 Álcool e outras drogas: efeitos agudos e crônicos Os Objetivos desta aula são: identificar as principais drogas de abuso classificar as drogas entre depressoras,

Leia mais

Por Redação Yahoo! Notícias

Por Redação Yahoo! Notícias Por Redação Yahoo! Notícias Um estudo liderado pelo professor David Nutt, da Universidade de Bristol, no sudeste da Inglaterra, analisou 20 drogas ilícitas e lícitas e as classificou numa escala do nível

Leia mais

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Es>mulantes do SNC Obje>vos Conhecer as formas de apresentação e de uso Compreender o mecanismo de

Leia mais

DROGAS. Jacson Rodrigues

DROGAS. Jacson Rodrigues DROGAS Jacson Rodrigues Editor Responsável Uziel de Jesus Revisão Fernanda Rizzo Capa Melissa Roncete Diagramação Fabricio Trindade Ferreira Copyright 2011 Above Publicações 1ª edição ISBN 978856308062-2

Leia mais

Cartilha Educativa de Prevenção às Drogas

Cartilha Educativa de Prevenção às Drogas DIGA NÃO ÀS DROGAS! Cartilha Educativa de Prevenção às Drogas Índice 1. Apresentação...02 2. As drogas...03 3. Como o vício começa...04 4. Síndrome de abstinência...04/5 5. Classificação das drogas...06

Leia mais

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino apresentam Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde Luiza Bento da Silva Bertolino Organização Nacional: Apoio estadual: DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES De acordo com:

Leia mais

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Conceitos Básicos ObjeBvos DiscuBr os conceitos básicos de substâncias psicoabvas (SPA) Conhecer as

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

Dionasson Altivo Marques

Dionasson Altivo Marques UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM POR DIVANE DE VARGAS Dionasson Altivo Marques Panorama Geral Droga é toda a substância que ao ser introduzida no organismo pode modificar as suas funções;

Leia mais

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos 2ª Avaliação do 4º bimestre Área de Ciências da Natureza Habilidades Revisar os conteúdos da Área de Ciências

Leia mais

O mal nosso de cada dia. Ansiedade. Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015

O mal nosso de cada dia. Ansiedade. Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015 O mal nosso de cada dia Ansiedade Ciclo de Palestra: Labirintos da Vida Moderna 07/2015 Palestra ministrada por Ettore Riter, psicoterapeuta. Goiânia/GO, julho de 2015. ettore@pensaracao.com.br www.pensaracao.com.br

Leia mais

Neste texto você vai estudar:

Neste texto você vai estudar: Prevenção ao uso de drogas Texto 1 - Aspectos gerais relacionados ao uso de drogas Apresentação: Neste texto apresentamos questões gerais que envolvem o uso de drogas com o objetivo de proporcionar ao

Leia mais

pregabalina Cápsula 75mg e Cápsula 150mg

pregabalina Cápsula 75mg e Cápsula 150mg pregabalina Cápsula 75mg e Cápsula 150mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE pregabalina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Cápsula 75mg Embalagens contendo 14 e 28 cápsulas.

Leia mais

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho apresentam Atenção à Crise: AD Marcelo Fialho É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença uma pessoa tem. Sir William Osler Sistema Único de Saúde As ações

Leia mais

Porque é Difícil Parar de Fumar: Dependências. O que faz as pessoas se tornarem fumantes. Por que as pessoas continuam a fumar?

Porque é Difícil Parar de Fumar: Dependências. O que faz as pessoas se tornarem fumantes. Por que as pessoas continuam a fumar? Porque é Difícil Parar de Fumar: Dependências Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Controle do Tabagismo Ricardo Henrique

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS FURG FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS Organização: Fernando Amarante Silva

Leia mais

Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas

Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas PÚLBLICO ALVO: Toda a comunidade escolar e a sociedade local de modo geral. APRESENTAÇÃO: Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação à classificação diagnóstica em psiquiatria e considerando o DSM-IV-TR e a CID-10, julgue os itens a seguir. 63 O uso da L-tri-iodotironina (T3) com vistas a potencializar

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com FOLHETO INFORMATIVO

PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

Drogas. Produtos químicos psicotrópicos ou psicoativos, de origem natural ou de laboratório que produzem efeitos, sentidos como prazerosos, pelo SNC.

Drogas. Produtos químicos psicotrópicos ou psicoativos, de origem natural ou de laboratório que produzem efeitos, sentidos como prazerosos, pelo SNC. Drogas Produtos químicos psicotrópicos ou psicoativos, de origem natural ou de laboratório que produzem efeitos, sentidos como prazerosos, pelo SNC. Origem da palavra Droga vem da palavra droog ( holandês

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas.

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas. Habilidades: Perceber a alienação das drogas e alcoolismo como destruidores da convivência e dignidade humana. Drogas O que são drogas? São substâncias,

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO AO TRATAMENTO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Desintoxicação e SAA CRATOD

CURSO DE CAPACITAÇÃO AO TRATAMENTO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Desintoxicação e SAA CRATOD CURSO DE CAPACITAÇÃO AO TRATAMENTO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 2008 Desintoxicação e SAA CRATOD TRATAMENTO INTOXICAÇÃO DROGAS O QUE É DESINTOXICAR? = FAZER PASSAR A INTOXICAÇÃO COMO? TRATAMENTO

Leia mais

Drogas: classificação e efeitos no organismo

Drogas: classificação e efeitos no organismo Unidade 1 Drogas: classificação e efeitos no organismo *Sérgio Nicastri Ao fim desta Unidade, você será capaz de diferenciar os tipos de drogas psicotrópicas e também seus efeitos: depressoras estimulantes

Leia mais

Como a droga é consumido

Como a droga é consumido Crack O que é o crack O crack é a conversão do cloridrato de cocaína para base livre através de sua mistura com bicarbonato de sódio e água. É a forma de cocaína mais viciante e também a mais viciante

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E DROGADIÇÃO

SERVIÇO SOCIAL E DROGADIÇÃO SERVIÇO SOCIAL E DROGADIÇÃO Matheus de Oliveira Ribeiro Serviço Social Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Stephanie Suellen Santos da Silva Serviço Social Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS

Leia mais

DROGAS Na ADOLESCÊNCIA

DROGAS Na ADOLESCÊNCIA DROGAS Na ADOLESCÊNCIA Drogas seus efeitos e características As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência

Leia mais

DROGAS. Grupo: Gabriel Gurgel Talita Soares Julia Rescala

DROGAS. Grupo: Gabriel Gurgel Talita Soares Julia Rescala / DROGAS Grupo: Gabriel Gurgel Talita Soares Julia Rescala DEFINIÇÃO DE DROGA Droga é toda substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções (Fonte: Organização

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver.

Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver. ENVELOPE 1- SESSAO I USO DE DROGAS Nesta sessão eu lhe entregarei um envelope com perguntas sobre o uso de drogas para que você marque suas respostas sem eu ver. É de extrema importância que você seja

Leia mais

DROGAS: CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS NO ORGANISMO

DROGAS: CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS NO ORGANISMO DROGAS: CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS NO ORGANISMO O que é droga? Droga, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar

Leia mais