SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação"

Transcrição

1 SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS Conceito, Padrões de Consumo e Classificação Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica - CETAD/ UFBA Coordenadora do Núcleo de Clínica Coordenadora do Programa de Estagio Especialista na Atenção Integral ao Consumo e Consumidores de Álcool e Outras Drogas

2 INTRODUÇÃO O uso de substâncias capazes de alterar o estado mental, conhecidas como substâncias psicoativas (SPA), ocorre hámilhares de anos, seja por razões culturais ou religiosas, seja por recreação ou meio de socialização. O conceito, a percepção humana e o julgamento moral sobre o consumo de substâncias psicoativas evoluem constantemente, e muito se baseiam na relação humana com o álcool, devido ao fato de ser a droga mais difundida e de mais antigo uso. Os aspectos da questão relacionados àsaúde sópassaram a ser estudados e discutidos nos dois últimos séculos. Apesar se ser uma prática antiga, em tempos mais recentes, ela ganhou destaque em discussões entre vários segmentos sociais, exatamente porque também é recente a sua percepção como algo problemático. Éna passagem do século XIX para o século XX que, dentre os mais diversos usos de drogas, um deles ganha nome e estatuto peculiar: a toxicomania.

3 DROGA Droga éo termo utilizado popularmente para designar uma substância psicoativa(spa), apesar da medicina atual define esse termo como: qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas e de comportamento (CEBRID, 1987) Esse termo deriva da palavra droog, do holandês antigo, que significa folha seca. Em tempos antigos, todo medicamento era feito de vegetais secos e consequentemente chamados de drogas. o termo droga passou a ter uma conceituação estigmatizada, representando de modo pejorativo substâncias capazes de alterar os estados de consciência, entre a virada do século XX e a I Guerra Mundial. Desde então, tais produtos passaram a ser popularmente consideradas como maus, ruins e danosos. (FERNANDEZ, 2007) Substâncias psicoativas ou psicotrópicas são aquelas que atuam diretamente sobre o SNC, causando algum tipo de alteração no funcionamento deste.

4 Para Trad (2009) Na passagem desses séculos (XIX XX) a medicina científica moderna ganha lugar de instituição social com um poder igual ao do Estado para lidar com o uso de drogas. Essas duas instâncias passam, então, a ter papel fundamental no controle das drogas e dos usuários, criando o modelo proibicionista. Esse paradigma, o proibicionismo, évisto por esse autor como uma resultante de modelos explicativos da medicina e farmacologia, associados à visão jurídico-legal. Conjunção que se internacionalizou a partir dos Estados Unidos, chegando atéoutros países do Ocidente e contando com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

5 PADRÕES DE CONSUMO MODELO MÉDICO FONTE: OBID A auto-administração de qualquer quantidade de substância psicoativa pode ser definida em diferentes padrões de uso de acordo com suas possíveis conseqüências. Atualmente os especialistas utilizam duas formas diferentes de categorizar e definir esses padrões. São elas: CID-10 (10ªRevisão da Classificação Internacional de Doenças da OMS); DSM-IV (4ªedição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Psiquiátrica Americana). Os padrões a seguir são aceitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e muito difundidos no linguajar de quem lida com o assunto, apesarde não possuírem correspondência nos padrões classificadores de transtornos e doenças. Este tipo de padronização não se constitui a partir de um transtorno ou doença, e estábaseada na forma de uso e na relação que o indivíduo estabelece com a substância e suas conseqüências negativas.

6 Uso Experimental Os primeiros poucos episódios de uso de uma droga específica algumas vezes incluindo tabaco ou álcool -, extremamente infreqüentes ou não persistentes. Uso Recreativo Uso de uma droga, em geral ilícita, em circunstâncias sociais ou relaxantes, sem implicações com dependência e outros problemas relacionados, embora haja os que discordem, opinando que, no caso de droga ilícita, não seja possível este padrão devido às implicações legais relacionadas. Uso Controlado Refere-se àmanutenção de um uso regular, não compulsivo e que não interfere com o funcionamento habitual do indivíduo. Termo também controverso, pois se questiona se determinadas substâncias permitem tal padrão. Uso Social Pode ser entendido, de forma literal, como uso em companhia de outras pessoas e de maneira socialmente aceitável, mas também éusado de forma imprecisa querendo indicar os padrões acima definidos.

7 Uso nocivo/abuso e Dependência Pode ser entendido como um padrão de uso que aumenta o risco de conseqüências prejudiciais para o usuário. Na CID-10, o termo uso nocivo éutilizado como aquele que resulta em dano físico ou mental. Na DSM-IV, utiliza-se o termo abuso, definido de forma mais precisa e considerando também conseqüências sociais de um uso problemático, na ausência de compulsividade e fenômenos como tolerância e abstinência.

8 A definição de abuso (DSM-IV) baseia-se na ocorrência de um ou mais dos seguintes critérios no período de 12 meses: 1. Uso recorrente resultando em fracasso em cumprir obrigações importantes relativas a seu papel no trabalho, na escola ou em casa; 2. Uso recorrente em situações nas quais isso representa perigo físico; 3. Problemas legais recorrentes relacionados àsubstância; 4. Uso continuado, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes, causados ou exacerbados pelos efeitos da substância. Já a definição de uso nocivo (CID-10) baseia-se nos seguintes critérios: 1. Evidência clara de que o uso foi responsável (ou contribuiu consideravelmente) por dano físico ou psicológico, incluindo capacidade de julgamento comprometida ou disfunção de comportamento; 2. A natureza do dano é claramente identificável; 3. O padrão de uso tem persistido por pelo menos um mês ou tem ocorrido repetidamente dentro de um período de 12 meses; 4. Não satisfaz critérios para qualquer outro transtorno relacionado àmesma substância no mesmo período (exceto intoxicação aguda).

9 Classificação das SPA s Drogas predominantemente psicoestimulantes Cocaína / crack / merla Anfetaminas e análogos (dexanfetamina, metanfetamina, fenmetrazina) MDMA (Ecstasy), MDA, Eve Cafeína Drogas predominantemente depressoras Álcool etílico Hipnóticos / Ansiolíticos (Barbitúricos e Benzodiazepínicos) Analgésicos Opióides (Morfina, Heroína, Codeína, Petidina) Drogas que atuam predominantemente sobre a percepção Canabinóides (maconha, haxixe) Alucinógenos (LSD-25, mescalina, psilocibina, harmina) Nicotina Inalantes (gases, vapores, solventes)

10 Toxicomania (s) Um Outro Olhar... O encontro de um indivíduo com uma substância psicoativa em um dado momento sociocultural (C. Olievenstein) Indivíduo SPA Meio sociocultural

11 TOXICOMANIA... UM EFEITO DE DISCURSO NA CONTEMPORANEIDADE... Resultado do encontro entre o discurso capitalista e o discurso da ciência Imposição ao consumo irrestrito Imposição de uma certa (e desastrosa) obrigação de ser feliz... Promessa de felicidade, solução de problemas de ordem subjetiva através do consumo de SPA legalizadas. A posição discursiva do toxicômano: Eu sou toxicômano (S=P) (S<-P) ao invés de (S->P) O toxicômano estáno Princípio de Identidade. A toxicomania é condição de existência

12 valorizar a implicação do indivíduo no ato de drogar-se, na medida em que resgata a presença desse indivíduo como agente ativo na relação que estabelece com o uso de alguma droga, mesmo que também haja uma variação nessa relação e nessa variação o indivíduo possa estar completamente submetido aos efeitos que uma droga pode lhe causar. Isso inclui a possibilidade de pensar que alguém elege uma ou mais substâncias para consumo e aíse apresenta o individuo como ativo nessa relação, ao passo que esse mesmo indivíduo pode, em outro momento, submeter-se a uma relação de dependência com a droga, que de um modo ou de outro estásempre presente com seu potencial de causar dependência. Nesse sentido, quando algo não vai bem nessa relação, surge a possibilidade do indivíduo solicitar atendimento para tratar de seu problema. Daía importância da oferta de um atendimento que seja capaz de avaliar qual relação estáposta por esse individuo com a droga e quais problemas estão relacionados a esse uso para definição de um encaminhamento.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV.

RESUMO. Palavras-chave: Dependência química; Diagnóstico; CID-10; DMS-IV. DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO Juliana Baiense* RESUMO O objetivo do artigo é explicitar os conceitos necessários englobados na Dependência Química para apontar as dificuldades, o modelo

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência

Substâncias Psicoativas Uso Abuso - Dependência Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 1 Pablo Kurlander - Comunidade Terapêutica Nova Jornada 2 Uso Abuso - Dependência Potencial de ação no SNC Provocam: Alterações mentais (psíquicas)

Leia mais

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber

EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS. Dr. Jorge Jaber EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber DIFERENÇA ENTRE EMERGÊNCIA E URGÊNCIA O QUE É? SOLUÇÃO EMERGÊNCIA Tudo aquilo que implica em risco iminente à vida do paciente. IMEDIATA URGÊNCIA Não apresenta

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS

MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS FURG FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS Organização: Fernando Amarante Silva

Leia mais

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental

Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência. Unidade C Toxicologia Ambiental Toxicologia dos fármacos e drogas que causam dependência Toxicologia Ambiental Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB IF Sul-rio-grandense UNIDADE Introdução Nesta aula, abordaremos a Toxicologia

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS

AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE DROGAS Luiz Gonzaga de Souza Neto; Dáfine Lemos da Costa Borba; Gerlayne Teixeira de Souza; Severina Cássia de Andrade Silva; Ricardo

Leia mais

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA?

DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM CURA? SUMÁRIO 01. Dependência química tem solução? 3 02. Como tratar a dependência química? 8 03. Diferentes tipos de internação para dependentes 13 01 DEPENDÊNCIA QUÍMICA TEM SOLUÇÃO?

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD)

BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) BENZODIAZEPÍNICOS (BZD) Considerações iniciais Os benzodiazepínicos foram descobertos nos inícios dos anos sessenta e vieram para substituir os antigos barbitúricos e outros tipos de sedativos e hipnóticos

Leia mais

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa As drogas são substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural/ sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Existem várias maneiras de classificarmos as drogas. Uma primeira, que é bastante utilizada e citada, tem como finalidade estabelecer se o porte, o transporte e o uso da droga

Leia mais

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS

MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo 2012-2013 Curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial 11º B Disciplina: Psicopatologia Geral MÓDULO 4 COMPORTAMENTOS ADITIVOS O consumo de drogas remonta

Leia mais

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0)

Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) Formulário TDI Registo belga do indicador de pedidos de tratamento em matéria de drogas ou de álcool (Versão hospitais 3.0) IDENTIFICAÇÃO DO REGISTO CI2. CI4. Nome do programa/da unidade/do posto onde

Leia mais

Farmacodependências 1: Modelo Neurobiológico

Farmacodependências 1: Modelo Neurobiológico Farmacodependências 1: Modelo Neurobiológico Sistema Neuronal de Recompensa Prof. Dr. Erikson F. Furtado EFF/2016 FMRP-USP 1 Pré-condição Universal A condição absolutamente necessária para permitir o desenvolvimento

Leia mais

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes.

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. 1. ALGUNS DADOS IMPORTANTES i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. i No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. Brasil está no quarto lugar na produção

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA. Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA Cidadania ao alcance de todos Sonia Alice Felde Maia Psicóloga CRP: 08/0275 Coordenadora

Leia mais

O Sistema Nervoso e as drogas

O Sistema Nervoso e as drogas O Sistema Nervoso e as drogas Agentes biológicos e químicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenças neurológicas. Os agentes químicos que afetam o sistema nervoso provocam

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

INDICADORES DEMANDA DE DROGAS

INDICADORES DEMANDA DE DROGAS INDICADORES DEMANDA DE DROGAS BRASIL Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - OBID Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas- SENAD Ministério da Justiça COMPARAÇÕES ENTRE O I e II LEVANTAMENTOS

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 25 Riscos e Consequências do Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho Os problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas no local

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos Política Nacional sobre drogas Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos A arma mais importante que nós temos- os que temos uma perspectiva democrática para a vida social para tratar do tema das drogas

Leia mais

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS

INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Grupamento de Socorro de Emergência Seção de Desastres INTOXICAÇÃO POR NOVAS DROGAS Edna Maria de Queiroz Capitão Médica CBMERJ Médica HUAP / UFF

Leia mais

Luana Malheiro Antropologa Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas - UFBA

Luana Malheiro Antropologa Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas - UFBA Luana Malheiro Antropologa Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas - UFBA Antes de falar de Redução de Danos devemos precisamos o que entendemos por uso de drogas. Incorporação

Leia mais

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas

FORMULÁRIO ASSIST. Escolaridade: Sim b. bebidas alcoólicas. Sim c. maconha. Sim d. cocaína, crack. Sim e. estimulantes, como anfetaminas FORMULÁRIO ASSIST Responda as seguintes perguntas: Sexo: Idade: ( ) feminino ( ) masculino Escolaridade: Estado: Cidade: 1. Na sua vida qual(is) destas substâncias você já usou? (somente uso não prescrito

Leia mais

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Drogas Prof. Daniele Duó Droga - na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. - Mas,

Leia mais

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA COMO PARAR DE FUMAR MACONHA SUMÁRIO 01. Maconha é a porta de entrada para outras drogas? 3 02. Fumar maconha tornou-se um hábito social 7 03. Pare de fumar maconha em 7 passos 12 01 OUTRAS MACONHA É A

Leia mais

SCID - I. Folha de Resposta

SCID - I. Folha de Resposta SCID - I Versão Clínica Folha de Resposta (Traduzida e Adaptada para o Português) SCID-CV Sumário Diagnóstico FOLHA DE RESPOSTA Nome do Paciente:_ Estudo Número: Data da avaliação: Avaliador: Fontes de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: DEPARTAMENTO: ENA

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: DEPARTAMENTO: ENA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Dependências Químicas na Adolescência CÓDIGO: ENA012 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 0 02 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2

Leia mais

A droga na União Europeia Situação e tendências 2014

A droga na União Europeia Situação e tendências 2014 A droga na União Europeia Situação e tendências 2014 Comissão de Saúde da Assembleia da República Lisboa, 7 de janeiro de 2015 A panorâmica geral na Europa em 2014 Estabilização e diminuição nos indicadores

Leia mais

Política Nacional de Álcool e outras Drogas. Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica

Política Nacional de Álcool e outras Drogas. Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica Política Nacional de Álcool e outras Drogas Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica História das drogas Pré História 3500 a.c. (1890): Buscavam drogas na natureza

Leia mais

Exames toxicológicos - o que aconteceu depois de abril de 2016 Papel do Médico do Trabalho

Exames toxicológicos - o que aconteceu depois de abril de 2016 Papel do Médico do Trabalho Exames toxicológicos - o que aconteceu depois de abril de 2016 Papel do Médico do Trabalho Dra. Cláudia Nahas claudinhanahas@gmail.com Médica do Trabalho (ANAMT) SADA TRANSPORTES E ARMAZENAGENS S/A Conflito

Leia mais

Edson Cardia Fernando Bastos

Edson Cardia Fernando Bastos AS CLASSIFICAÇÕES DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TOXICOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA EM CIÊNCIAS, BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE E PREVENÇÃO EDUCACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista AULA 7 FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS Prof. Márcio Batista INTRODUÇÃO USO RACIONAL: Brasil é o 9º país do mundo em consumo per capita de medicamentos. Brasil

Leia mais

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino

Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde. Luiza Bento da Silva Bertolino apresentam Dependência Química: Aspectos relevantes para o profissional de saúde Luiza Bento da Silva Bertolino Organização Nacional: Apoio estadual: DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES De acordo com:

Leia mais

O dispositivo Clínico- Institucional

O dispositivo Clínico- Institucional O dispositivo Clínico- Institucional Uma proposta... Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica CRP-03/03302 Coordenação do Núcleo de Clínica - CETAD/UFBA Coordenação Programa de Estágio CETAD/UFBA 1

Leia mais

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV Enfermeiros Hugo Santos, Cecília Silva, Rosa Mendes. Com a colaboração da Secção de Saúde e Ambiente através da Professora Graça Eckhardt e Professor

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE DROGAS

CONVERSANDO SOBRE DROGAS apresentam CONVERSANDO SOBRE DROGAS Tadeu Lemos Médico, doutor em neurociência e professor associado do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), médico do ambulatório

Leia mais

Dor Aguda em Usuário Crônico de Opióides: Como Tratar?

Dor Aguda em Usuário Crônico de Opióides: Como Tratar? Dor Aguda em Usuário Crônico de Opióides: Como Tratar? Prof. Dr. João Batista S. Garcia - UFMA - Dilema? Uso perioperatório X Dor Aguda X Pac. dependente opióide Direito do paciente, ética Segurança, abuso,

Leia mais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais

O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA. Eixo Temático Temas Transversais O USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A RECAÍDA ISSN 2359-1277 Denise Ellen Tarifa Lima, ellen_tarifa@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA - 2 semestre de 2015 DATA DE OFERECIMENTO: 01/ 10 /2015 a 09/ 11/ 2015 CURSO DE NUTRIÇÃO I - DADOS GERAIS: 1 Departamento:

Leia mais

TOXICOMANIA E SEUS DIFERENTES OLHARES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABUSO DE DROGAS

TOXICOMANIA E SEUS DIFERENTES OLHARES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABUSO DE DROGAS TOXICOMANIA E SEUS DIFERENTES OLHARES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABUSO DE DROGAS Natany Betinelle Bernardon 1 - Celer Faculdades André Figueiredo Pedrosa 2 - Celer Faculdades Sandra Lúcia Zanella 3 - Celer

Leia mais

Isabelle da Silva Santos (UESC)

Isabelle da Silva Santos (UESC) INFLUÊNCIA DAS DROGAS NA SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR: ESTUDO DE CASO DE RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE COMBATE ÀS DROGAS EM EMPRESAS DE DIVERSOS SETORES Isabelle da Silva Santos (UESC) isabelledasilvasantos@gmail.com

Leia mais

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA - 2017 USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E O VAZIO EXISTENCIAL: APORTES DA LOGOTERAPIA FRANCISCA CRUZ ZUBICUETA (BRASIL) PSICÓLOGA E PROFESSORA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA

PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS SEGUIDOS EM CONSULTA DE PEDOPSIQUIATRIA N. Urbano, F. Pedro, A. Moscoso, P. Vilariça, A. Prata, C. Milheiro, C. Silva, A. Matos Clínica da Juventude,

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central.

O QUE SÃO DROGAS? MENU O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com O QUE SÃO DROGAS? Clínica Especializada em Dependência Química - Drogas estimulantes do sistema nervoso central. / Informações Úteis

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA VALÉRIA DA SILVA FARIA

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA VALÉRIA DA SILVA FARIA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA VALÉRIA DA SILVA FARIA RESULTADOS ALCANÇADOS E DESCRITOS POR SUJEITOS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM COCAÍNA QUE ESTÃO OU ESTIVERAM EM PROCESSO PSICOTERÁPICO Palhoça 2009

Leia mais

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Grupo de Trabalho: Dra. Ana Luiza Camargo Psicóloga Ana Lucia Martins da Silva Implementação do Protocolo:

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

PERCEPÇÃO DE POLICIAIS MILITARES SOBRE O CUIDADO DIRECIONADO A CONSUMIDORES DE DROGAS

PERCEPÇÃO DE POLICIAIS MILITARES SOBRE O CUIDADO DIRECIONADO A CONSUMIDORES DE DROGAS PERCEPÇÃO DE POLICIAIS MILITARES SOBRE O CUIDADO DIRECIONADO A CONSUMIDORES DE DROGAS Caren Santos Limeira 1 Helca Franciolli Teixeira Reis 2 Edite Lago da Silva Sena 3 INTRODUÇÃO A OMS define como droga

Leia mais

Consumo de Substâncias Psicoactivas no Local de Trabalho: a perspectiva da saúde ocupacional

Consumo de Substâncias Psicoactivas no Local de Trabalho: a perspectiva da saúde ocupacional Consumo de Substâncias Psicoactivas no Local de Trabalho: a perspectiva da saúde ocupacional Lisboa, 20 de Outubro 2016 Prof. Doutor Carlos Silva Santos Dr. Nuno Simões Substâncias Psicoactivas Depressoras

Leia mais

Prevenção de comportamentos aditivos e dependências em meio escolar

Prevenção de comportamentos aditivos e dependências em meio escolar SESSÃO PARALELA VI Contextos e Tipos de Intervenção II CONGRESSO DO SICAD 6 de abril de 2016 Finalidades do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) CONTEXTUALIZAÇÃO O PAPES visa incentivar

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Conceitos Básicos ObjeBvos DiscuBr os conceitos básicos de substâncias psicoabvas (SPA) Conhecer as

Leia mais

A REINSERÇÃO SOCIAL DO DEPENDENTE DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UM DEBATE CONTEMPORÂNEO

A REINSERÇÃO SOCIAL DO DEPENDENTE DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UM DEBATE CONTEMPORÂNEO A REINSERÇÃO SOCIAL DO DEPENDENTE DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UM DEBATE CONTEMPORÂNEO The REINSERTION SOCIAL SUBSTANCES PSYCHOACTIVE DEPENDENT: A CONTEMPORARY DEBATE MARIA CLARA BOMBONATTI OLENSKI* EUGÊNIA

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO Salomão Rodrigues Filho Médico psiquiatra Conselheiro por Goiás do CFM DIMENSÃO

Leia mais

ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD)

ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) ECSTASY FARMACOLOGIA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO PROF. DR. MARCELO RIBEIRO UNIDADE DE PESQUISA EM ÁLCOOL E DROGAS (UNIAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) ECSTASY FARMACOLOGIA MDMA

Leia mais

SOB EMBARGO até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de

SOB EMBARGO até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de DROGA NA EUROPA FACTOS E NÚMEROS Relatório Anual 2006 sobre a evolução do fenómeno da droga na Europa e Boletim Estatístico 2006 Sob embargo até às 11h00, Hora da Europa Central/Bruxelas, de 23.11.2006

Leia mais

PREVENÇÃO AO USO/ABUSO DE DROGAS

PREVENÇÃO AO USO/ABUSO DE DROGAS 9 PREVENÇÃO AO USO/ABUSO DE DROGAS MARIA TEREZINHA ZEFERINO VIVIAN COSTA FERMO PROENF SAÚDE DO ADULTO. 2012;7(2):9-42 INTRODUÇÃO O termo droga tem origem na palavra droog, proveniente do holandês antigo

Leia mais

RISCO DE ADIÇÃO A ÁLCOOL E DROGAS

RISCO DE ADIÇÃO A ÁLCOOL E DROGAS RISCO DE ADIÇÃO A ÁLCOOL E DROGAS Alcoolismo A dependência de álcool, droga mais popular, atinge 12% dos adultos brasileiros e responde por 90% das mortes associadas ao uso de outras drogas. Ou seja, o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MORGANA THEREZA GOMES DE OLIVEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MORGANA THEREZA GOMES DE OLIVEIRA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MORGANA THEREZA GOMES DE OLIVEIRA Intervenção organizacional em um município do nordeste brasileiro: o caso do uso de drogas FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO ÁLCOOL: Cachaça, Vodca, Uísque, Cerveja, Vinho... Efeitos Físicos e Psíquicos da Embriaguez: Fala Pastosa, Perda do Equilíbrio e da Coordenação Motora, Sensação de

Leia mais

PLANO DE AULA. - Data show, - Leitura e explicação do manual do estagiário conforme IES

PLANO DE AULA. - Data show, - Leitura e explicação do manual do estagiário conforme IES PLANO DE AULA Disciplina: ENFERMAGEM em Psiquiatria Professor(a): Suzy Helena Ramos Souza Curso: ENFERMAGEM Semestre/Ano Anual Turma:3º ano 2010 Atividades temáticas Estratégias/bibliografia Semana Aulas

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS: UM PROBLEMA MUNDIAL

ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS: UM PROBLEMA MUNDIAL Disciplina: Produção Acadêmica Resenha e Artigo. Curso: Enfermagem. Gênero: Artigo Científico. Alunos: Agnaldo P. Oliveira; Gislaine Theodorino. Professor orientador: Beatriz Koppe. ARTIGO CIENTÍFICO DROGAS:

Leia mais

Dionasson Altivo Marques

Dionasson Altivo Marques UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM POR DIVANE DE VARGAS Dionasson Altivo Marques Panorama Geral Droga é toda a substância que ao ser introduzida no organismo pode modificar as suas funções;

Leia mais

Estatística EST231. Prof. Dirceu Melo.

Estatística EST231. Prof. Dirceu Melo. Estatística EST231 Prof. Dirceu Melo dirceumelo@ymail.com Prof. Dirceu Melo Técnico em Eletrônica (IFBA) Graduação: Matemática (UFBA) Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Indutrial (SENAI-CIMATEC-BA)

Leia mais

Carlos Salgado. Maconha causa dependência.

Carlos Salgado. Maconha causa dependência. Maconha causa dependência. Carlos Salgado Psiquiatra (HPSP/MEC/ABP) Mestre em Psiquiatria (UFRGS) Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Conselheiro da ABEAD Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO. Marco Aurelio Soares Jorge TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DO SONO Marco Aurelio Soares Jorge Transtornos de Ansiedade Os transtornos ansiosos se caracterizam pelos sintomas de ansiedade e comportamento de evitação, incluindo transtorno

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS 7ºE 8º -CURSO DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS AGOSTO/2008 SEJAM BEM VINDOS Missão CRATOD Referência para a definição de políticas

Leia mais

Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas

Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas Padrões de Uso e Epidemiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas Enf. Marcos Vinícius Ferreira Especialista em Saúde Pública Mestrando em Saúde Coletiva Membro da Equipe de Pesquisa do CEPAD-UFES Vitória

Leia mais

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho

Atenção à Crise: AD. Marcelo Fialho apresentam Atenção à Crise: AD Marcelo Fialho É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença uma pessoa tem. Sir William Osler Sistema Único de Saúde As ações

Leia mais

DROGADIÇÃO Um estudo sobre pacientes numa clinica de reabilitação de dependentes químicos de Balneário Camboriú, SC. RESUMO

DROGADIÇÃO Um estudo sobre pacientes numa clinica de reabilitação de dependentes químicos de Balneário Camboriú, SC. RESUMO Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 29

Leia mais

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR?

MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? MACONHA: POR QUE NÃO LIBERAR? Conheçam mais sobre a maconha, seus princípios ativos, seus efeitos fisiológicos e psíquicos e o impacto desta droga para a sociedade. CACHOEIRA BAHIA 2011 MACONHA: POR QUE

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD 2009 Regina Esther Tuon rtuon-cratod@saude.sp.gov.br SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É o conjunto de Ações e Serviços de Saúde

Leia mais

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica]

ASSIST. 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] ASSIST Nome: N.º Utente: 1. Ao longo da sua vida, quais das seguintes substâncias que já consumiu? [só as que consumiu sem receita médica] Não Sim a. Tabaco (cigarros, charutos, cigarrilhas, etc.) 0 3

Leia mais

SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO

SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO SAÚDE MENTAL PROJETO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE QUÍMICO 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: ACFFD - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E FILANTROPICA FAMÍLIA DE DEUS ESCRITÓRIO: RUA CAJAZEIRAS,

Leia mais

Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.

Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa. Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos

Leia mais

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DROGAS WDR 2009 Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Referências ao Brasil Uso de drogas entre jovens Na América do Sul, dados comparativos sobre tendência

Leia mais

SINOPSE ESTATíSTICA 2016

SINOPSE ESTATíSTICA 2016 SINOPSE ESTATíSTICA Ficha Técnica Título: SINOPSE ESTATíSTICA Autoria: Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) / Direção de Serviços de Monitorização e Informação

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos uma política nacional de atenção à saúde, de forma relacionada ao consumo de álcool, implica na implementação da assistência, ampliando

Leia mais

Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber

Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber Prof: Dr. Robson Azevedo Pimentel Psiquiatra da Clínica Jorge Jaber Recentemente o Brasil passou de apenas consumidor para também fabricante. O país hoje fabrica e consome cerca de 50% de toda a produção

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede

Leia mais

Uso de substâncias (SPAs): interfaces com o suicídio

Uso de substâncias (SPAs): interfaces com o suicídio EVENTO PRÉVIDA Uso de substâncias (SPAs): interfaces com o suicídio Sabrina Stefanello Professora Doutora Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria UFPR Metáfora do Iceberg Independente da idade da

Leia mais

ATENÇÃO A SAUDE DO ADOLESCENTE NA PREVENÇÃO AO USO DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

ATENÇÃO A SAUDE DO ADOLESCENTE NA PREVENÇÃO AO USO DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINHAS DE CUIDADO EM ENFERMAGEM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ATENÇÃO A SAUDE DO ADOLESCENTE NA PREVENÇÃO AO USO DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS TATIANA DE LOURDES SILVA (ORIENTADORA): MARIA

Leia mais

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018 Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 o semestre de 2018 Nome da Disciplina: Farmacologia II - Curso Noturno Código da Disciplina: 6012032 CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA PROFESSOR: Lusiane Maria

Leia mais

Aula 06. Nome do Curso EBSERH - PSICOLOGIA HOSPITALAR TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROFESSORAS: ELIETE PORTUGAL / LÍCIA MADUREIRA

Aula 06. Nome do Curso EBSERH - PSICOLOGIA HOSPITALAR TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROFESSORAS: ELIETE PORTUGAL / LÍCIA MADUREIRA Aula 06 EBSERH - PSICOLOGIA HOSPITALAR TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROFESSORAS: ELIETE PORTUGAL / LÍCIA MADUREIRA www.pontodosconcursos.com.br Prof. Eliete Portugal/Lícia Madureira 1

Leia mais

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 216/17 Casimiro Balsa Clara Vital Cláudia Urbano 21 217 4 Aplicações do estudo SICAD/INPG 21, 27, 212 e 216/217 Um

Leia mais

HISTÓRIA HISTÓRIA DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Paradigma da alienação mental. Paradigma das doenças mentais

HISTÓRIA HISTÓRIA DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Paradigma da alienação mental. Paradigma das doenças mentais DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA GERAL 2013 / 2 HISTÓRIA Paradigma da

Leia mais