CONHECENDO O PAF-ECF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO O PAF-ECF"

Transcrição

1 CONHECENDO O PAF-ECF NOV/2009 Daniel Carvalho

2 PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz interface com uma impressora fiscal (ECF). Até pouco tempo atrás cada estado legislava de forma autônoma quanto à cobrança de normas e exigências sobre os aplicativos fiscais. O PAF-ECF veio para regular estas exigências nacionalmente, obrigando que as empresas desenvolvedoras de software sigam um roteiro para sua devida homologação.

3 O laudo de homologação do LBCPDV versão 6.00 foi publicado em 18 de novembro de 2009, pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária). Este laudo tem validade de 1 ano. Durante este período, a empresa desenvolvedora poderá registrar novas versões sem a necessidade de submetê-la à análise de homologação presencial em algum orgão credenciado. Para consultar o despacho oficial, basta fazer uma busca no Google por LBC Sistemas CONFAZ PAF-ECF 2009.

4 Minas Gerais era um dos poucos estados do país que já possuía, desde 2006, uma legislação bastante próxima ao PAF-ECF com exigências fiscais e operacionais bastante definidas. Portanto, nosso sistema sofreu poucas alterações para a aprovação no novo PAF-ECF. Nesta apresentação estaremos apontando o que mudou para o cliente, para nossos instaladores e para o suporte técnico.

5 Com a adesão deste novo roteiro pela maioria dos estados, estão sendo definidas datas limite para que os contribuintes façam a atualização de seu software para a versão aprovada pelo laudo PAF-ECF. A partir de dezembro/2009 em Minas Gerais, quando o cliente comprar um novo ECF ou fizer uma alteração de software, será exigido que o software em execução esteja na versão homologada.

6 Uma preocupação que devemos ter é quanto a atualização do parque instalado. Os estados determinarão uma data limite para que todos os sistemas que comandam ECF sejam atualizados para a versão aprovada no PAF. Em Minas Gerais, esta data ainda não foi definida (consulta realizada em 12/11/09). Durante o mês de Dezembro começaremos a atualizar as versões dos clientes, colocando como meta a completa atualização até 1 o de janeiro de 2010, evitando assim qualquer tipo de atropelo quando o prazo for divulgado.

7 PRINCIPAIS REQUISITOS

8 1 o REQUISITO O PAF-ECF deve ser instalado de forma a possibilitar o funcionamento do ECF independentemente da rede, ainda que eventualmente, exceto quando destinado à utilização exclusiva para o transporte de passageiros. Esta exigência já existia em Minas Gerais desde Portanto, não houve mudança alguma no sistema para atendermos este requisito (continuamos funcionando no chamado modo stand-alone ). Esperava-se que o estado liberaria no PAF-ECF a possibilidade de se operar o ECF remotamente, já que a estrutura de Internet e redes dedicadas no país vem melhorando a cada ano. Isto ainda NÃO foi autorizado no PAF-ECF.

9 O PAF-ECF deve, salvo quando da execução de comando de impressão de documento, em todas as suas telas, conter uma caixa de comando ou tecla de função identificada MENU FISCAL, sem recursos para restrição de acesso, contendo categorias com as seguintes identificações e funções, exceto se a função não for disponibilizada pelo software básico do ECF, hipótese em que deverá apresentar a mensagem Função não suportada pelo modelo de ECF utilizado. O MENU FISCAL poderá ser acessado, de qualquer parte do sistema, através da combinação de teclas ALT+F12. 2 o REQUISITO

10 Este MENU FISCAL traz, além de várias chamadas para emissão de relatórios fiscais, a geração de arquivos magnéticos com lay-out específicos. A grande novidade é que estes arquivos são assinados digitalmente, ou seja, além de identificar qual software os gerou, não são possíveis alteração manual em seu conteúdo. Entendendo as siglas dos comandos disponíveis no MENU FISCAL: 2 o REQUISITO LX Leitura X. LMFC Leitura da memória fiscal completa. LMFS Leitura da memória fiscal simples. Espelho MFD Espelho da memória fiscal em arquivo magnético assinado digitalmente. Arq MFD Arquivo magnético em formato definido pelo ato AC17/04 com dados da memória fiscal assinado digitalmente. Tab.Prod. Tabela de mercadorias em arquivo magnético. Estoque Estoque atual dos produtos em arquivo magnético. Movimento por ECFArquivo magnético com o movimento fiscal completo de cada ECF. Meios de pgto. Arquivo magnético contendo todos os meios de pagamento registrados. Encerrantes Relatório que traz os encerrantes de início e atual do dia. Identificação do PAF_ECF Impressão dos dados para identificação do nosso software. Abastecimentos pendentes Relatório da lista de abastecimentos pendentes para clientes que possuem automação de bombas.

11 3 o REQUISITO O PAF-ECF deve disponibilizar comandos para impressão de informações relativas à sua identificação, que será representada pelo código de autenticação (MD-5) do principal arquivo executável, que consta do Laudo de Análise Funcional do PAF-ECF, devendo imprimir no Cupom Fiscal no campo: a) "informações complementares", no caso de ECF que disponibilize este campo, devendo utilizar este campo para esta informação e iniciando a impressão na primeira coluna do primeiro campo; b) "mensagens promocionais", no caso de ECF que não disponibilize o campo "informações complementares", devendo utilizar a primeira linha para esta informação e iniciando a impressão na primeira coluna da primeira linha. Esta nova exigência nos obrigou a alterar o lay-out do campo mensagem promocional que é impresso ao final de cada cupom fiscal. Em sua primeira linha, aparecerá um conjunto de caracteres chamado MD-5. MD-5 é um código gerado por um algorítmo que dá autenticidade ao nosso executável. É este código que o fiscal confere quando faz uma inspeção no contribuinte, comprovando que ele está usando uma versão homologada do sistema. O campo mensagem promocional (limitado a 8 linhas na maioria dos ECFs) era utilizado para identificarmos o turno, cliente, CPF/CNPJ, placa, Km, endereço, etc. Com esta nova exigência, alguns cupons podem ser prejudicados com a falta de alguma destas informações (endereço, por exemplo).

12 4 o REQUISITO O PAF-ECF deve imprimir no Cupom Fiscal o número de identificação da bomba abastecedora e do bico abastecedor e o valor do encerrante anterior e posterior ao abastecimento, da seguinte forma, conforme o modelo de ECF: a) no campo "mensagens promocionais", a partir do primeiro caracter seguinte à identificação prevista no requisito IX ou a partir do caracter imediatamente seguinte aos registros do PV N ou do DAV N, quando for o caso, com o seguinte formato: Bomba "X", onde "X" representa o número da bomba; Bico "Y", onde "Y" representa o número do bico; EI "nnnnnn", onde "nnnnnn" representa o valor do encerrante ao iniciar o abastecimento; EF "nnnnnn", onde "nnnnnn" representa o valor do encerrante ao finalizar o abastecimento. Esta exigência já era atendida anteriormente pelo sistema. Fizemos apenas a alteração no lay-out dos dados para seguir as definições do PAF. Vale lembrar que este campo, junto com o MD-5 citado anteriormente, diminuirá o espaço disponível para identificação do consumidor. Se houver reclamação sobre este problema, explique que estas alterações foram impostas pelo PAF-ECF.

13 4 o REQUISITO MD-5 Controle de encerrante

14 O PAF-ECF deve garantir que será utilizado com ECF cujo pedido de autorização de uso tenha cumprido a legislação da unidade da federação de jurisdição do usuário do equipamento, adotando, no mínimo, as seguintes rotinas: 1. ao ser inicializado, ao viabilizar o acesso à tela de registro de venda e ao enviar ao ECF comando para abertura de documento fiscal, comparar o número de fabricação do ECF conectado neste momento com os números de fabricação dos ECFs autorizados para uso fiscal no estabelecimento, cadastrados em arquivo auxiliar criptografado, que somente poderá ser acessível ao estabelecimento usuário no caso de PAF-ECF exclusivo-próprio, observando-se que o cadastro de ECFs autorizados no arquivo auxiliar deve ser realizado exclusivamente pela empresa desenvolvedora do PAF; 2. ao ser inicializado, ao viabilizar o acesso à tela de registro de venda e ao enviar ao ECF comando para abertura de documento fiscal, comparar o valor acumulado no Totalizador Geral (GT) do ECF conectado neste momento com o valor correspondente armazenado em arquivo auxiliar criptografado. A exigência número 1 já estava sendo atendida pelo nosso software. 5 o REQUISITO Para atendimento da segunda, criamos um novo arquivo de controle que deverá ser implantado em cada cliente no momento da instalação ou atualização de versão. Este arquivo conterá o valor do GRANDE TOTAL e fará o controle venda à venda como definido no PAF...

15 5 o REQUISITO...Portando, quando for atualizar a versão de um cliente lembre-se de pegar, no momento anterior da execução da nova versão, o número de série do ECF, o número do caixa, e o valor do GRANDE TOTAL (GT). Este valor pode ser adquirido teclando-se F1 na tela de vendas, na parte inferior direita do HELP que será exibido. Lembre-se que será necessária a geração de um arquivo magnético pelo nosso setor administrativo em conjunto com a atualização do executável para NÃO causar transtornos com o cliente, verifique, antes de qualquer coisa, se o registro de grande total poderá ser liberado antes de iniciar o processo da atualização de versão. Para novas instalações, antes de deslocar para o cliente, lembre-se de pegar o número de série, número do caixa e valor de GRANDE TOTAL do ECF para sair da LBC com estes arquivos já gerados.

16 O arquivo de controle do GRANDE TOTAL deve ser instalado na mesma pasta onde o executável LBCPDV.EXE se encontra. Este arquivo segue o seguinte formato de nome: 5 o REQUISITO [número de série do ECF]. GT ( Exemplo: BE SC GT ) ATENÇÃO: O conteúdo deste arquivo de controle é criptogradado e assinado, ou seja, qualquer alteração manual feita neste arquivo causará sua corrupção. Uma vez instalado, este arquivo será atualizado automaticamente pelo sistema a cada venda acompanhando o andamento do GT do ECF.

17 6 o REQUISITO Ao comandar a emissão do documento Redução Z, o PAF-ECF deve, imediatamente antes ou imediatamente após a emissão deste documento, conforme o comando tenha sido realizado até ou após às 02:00h do dia seguinte ao movimento, emitir, pelo ECF, Relatório Gerencial denominado "Controle de Encerrantes", contendo: a) o número de identificação de cada bomba de abastecimento; b) o número de cada bico de abastecimento e o respectivo tipo de combustível; c) o valor de cada encerrante imediatamente anterior ao primeiro abastecimento do dia (encerrante inicial); d) o valor de cada encerrante imediatamente posterior ao último abastecimento do dia (encerrante final); e) o volume de cada tipo de combustível comercializado no dia. Este requisito já era exigido e atendido em Minas Gerais para clientes com automação de bombas. Fizemos apenas algumas alterações na disposição dos dados no relatório impresso para seguir o lay-out definido pelo PAF-ECF.

18 7 o REQUISITO O PAF-ECF deve funcionar integrado com o sistema de bombas abastecedoras interligadas a computador, devendo ainda: a) armazenar os dados capturados das bombas até a emissão do respectivo Cupom Fiscal; b) manter a integridade das informações captadas das bombas e armazenadas nos equipamentos concentradores, assegurando a impossibilidade de que as mesmas sejam adulteradas; c) até que ocorra a emissão do Cupom Fiscal respectivo deve ser atribuído ao registro de abastecimento o status de "abastecimento pendente, devendo o PAF-ECF, quando do envio de comando para a emissão da Redução Z, enviar, antes e automaticamente, comando de impressão de Cupom Fiscal para cada registro de abastecimento com este status; d) possibilitar a impressão, comandada pelo usuário, de Relatório Gerencial, no ECF, denominado ABASTECIMENTOS PENDENTES, onde serão impressos os seguintes dados capturados das bombas abastecedoras relativos aos registros de abastecimentos pendentes, para os quais ainda não houve a emissão de Cupom Fiscal até o momento da emissão do Relatório Gerencial. A única novidade deste requisito é a impressão do relatório de abastecimentos pendentes. O mesmo encontra-se dentro do MENU FISCAL e pode ser emitido a qualquer momento.

19 8 o e ÚLTIMO REQUISITO Antes da emissão da Redução Z, o sistema deve emitir automaticamente um cupom para cada abastecimento pendente até o momento. Esta nova exigência está sendo executada no momento anterior da Redução Z. Instrua o cliente da necessidade de zerar as pendências antes de emitir a Redução Z para evitar a utilização deste procedimento, pois o mesmo não permite a identificação do vendedor e o registro correto da forma de pagamento utilizada. Todos os abastecimentos emitidos automaticamente serão recebidos como dinheiro no sistema.

20 OBRIGADO E TENHAM UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

21

Menu Fiscal. LX (Leitura X) LMF (Leitura de Memória Fiscal):

Menu Fiscal. LX (Leitura X) LMF (Leitura de Memória Fiscal): Menu Fiscal O Menu Fiscal do programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal - PAF- ECF, é obrigatório e está disponível em todas as telas do sistema. Esta opção contém diversos comandos, de acordo

Leia mais

Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização

Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização 11.04.14 - Gestor PDV Este manual apresenta instruções acerca do botão , o qual inclui diversas funcionalidades relacionadas aos atributos fiscais

Leia mais

MANUAL EXIGÊNCIAS PAF-ECF

MANUAL EXIGÊNCIAS PAF-ECF RIGNER MANUAL EXIGÊNCIAS PAF-ECF [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Gensys Genius System Versão Genius PAF 4.55 -Telefone: (71) 3503-1999 Este material descreve

Leia mais

Procedimentos Lumisoftware Módulo PAF - ECF PDVLumi

Procedimentos Lumisoftware Módulo PAF - ECF PDVLumi Módulo PAF - ECF PDVLumi Módulo PAF - ECF PDVLumi 5.0 LumiSoft@copyright2011 Página 1 Conteúdo Conceito sobre o PAF-ECF... 4 Integração do PAF ECF com o PDVLumi... 4 1 - Leitura X... 5 2 - Leitura Memoria

Leia mais

PAF-ECF. Apresentação

PAF-ECF. Apresentação PAF-ECF Apresentação O que é PAF? O PAF(Programa de Aplicativo Fiscal) são leis e normas que o sistema deve seguir quando é utilizado impressora fiscal. Clientes que não possuem Impressora Fiscal não adéquam

Leia mais

TREINAMENTO. Código TR_001. Rev. Data Folha 1 11/07/ Assunto do treinamento: PAF-ECF

TREINAMENTO. Código TR_001. Rev. Data Folha 1 11/07/ Assunto do treinamento: PAF-ECF 1 11/07/2013 1 Assunto do treinamento: PAF-ECF Data Responsável Detalhes 11/07/2013 Tales Criação do documento 12/07/2013 Tales Continuação do documento 18/07/2013 Revisão 1 11/07/2013 2 Sumário Objetivos...

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS Nº 18, DE 23 DE JUNHO DE 2008

ATO COTEPE/ICMS Nº 18, DE 23 DE JUNHO DE 2008 ATO COTEPE/ICMS Nº 8, DE DE JUNHO DE 008 Publicado no DOU de 5.06.08 Altera o Anexo I do ATO COTEPE/ICMS nº. 06/08, data, que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal -

Leia mais

Dicas do Roteiro de Análise Funcional

Dicas do Roteiro de Análise Funcional Dicas do Roteiro de Análise Funcional Teste 008 - DAV - Verificar REQUISITO VI. Teste 010 - revogado ->Cancelamento do DAV. (DAV só tem 2 status Emitido Cupom fiscal e em aberto). Teste 011 - Confira se

Leia mais

REGISTRO TIPO EAD - ASSINATURA DIGITAL Observações: Campo 02: Vide procedimentos estabelecidos no Anexo VIII. 5 "Espelho MFD", para gerar arquivo

REGISTRO TIPO EAD - ASSINATURA DIGITAL Observações: Campo 02: Vide procedimentos estabelecidos no Anexo VIII. 5 Espelho MFD, para gerar arquivo VERSÃO 0.02 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQUISITOS GERAIS I O PAF-ECF não deve possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública,

Leia mais

REQUISITOS GERAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação

REQUISITOS GERAIS REQ. ITEM DESCRIÇÃO I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação REQUISITOS GERAIS I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 0 MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO USO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IO PAF 5.0.0 MAQSERVICE FEVEREIRO DE 2015 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 2 TELA DE CAIXA LIVRE... 3 CONSULTANDO UM PRODUTO... 4 POR DESCRIÇÃO POR CÓDIGO...

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/80 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.3 Agosto/2009 Aplicável à

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.3 Agosto/2009 Aplicável à versão 01.04 da ER-PAF-ECF (Aprovado pela COTEPE/ICMS em Agosto/2009) ALTERAÇÕES

Leia mais

Obrigações das Empresas Usuárias de ECF

Obrigações das Empresas Usuárias de ECF Obrigações das Empresas Usuárias de ECF 29 de fevereiro de 2016 contato@idfsistemas.com.br Sumário 1 Legislação Pertinente 2 Emissão de Redução Z (Diário) 2 Gravação de Arquivos Eletrônicos (Mensal) 2

Leia mais

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 Módulo Caixa Iniciando um novo turno no sistema Para abrir o caixa: Abra o módulo caixa; Informe o usuário e senha; Informe o troco inicial; Clique no botão Abrir novo caixa;

Leia mais

Manual do Usuário ppaf

Manual do Usuário ppaf Manual do Usuário ppaf Versão 1.1.1 Página 1 ÍNDICE 1. Histórico de Atualizações... 03 2. patende... 04 2.1 Cadastro de Clientes... 04 2.2 Cadastro de Endereço... 06 2.3 Registrando uma Pré-venda... 06

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF

ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF 1/Erro! Fonte de referência não encontrada. ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF Versão 1.5 abril/2011 Aplicável à versão 01.07 da ER-PAF-ECF (exceto

Leia mais

O EQUIPAMENTO MEDIDOR VOLUMÉTRICO DE COMBUSTIVEIS - MVC

O EQUIPAMENTO MEDIDOR VOLUMÉTRICO DE COMBUSTIVEIS - MVC GESCOL O EQUIPAMENTO MEDIDOR VOLUMÉTRICO DE COMBUSTIVEIS - MVC ECF DO CONV. ICMS 59/2011 AUTOMAÇÃO E TRANSMISSÃO DOS DADOS VOLUMÉTRICOS DE COMBUSTÍVEIS NO VAREJO CD - FENAFISCO RECIFE/PE 2015 HISTÓRICO

Leia mais

CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM. Manual do software Gerenciador Fcm. Versão 1.0

CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM. Manual do software Gerenciador Fcm. Versão 1.0 CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM Manual do software Gerenciador Fcm Versão 1.0 Rua Irati, 131 - Santa Quitéria Curitiba/PR - CEP: 80310-150 TELEFONE/FAX: (41) 3013 6670 (41) 3013 6681 www.cesna.com.br

Leia mais

ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS

ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS ANEXO I REQUISITOS GERAIS I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei,

Leia mais

ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS

ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQUISITOS GERAIS I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei,

Leia mais

Ato COTEPE/ICMS nº 39, de 14/9/ DOU 1 de 20/9/2011

Ato COTEPE/ICMS nº 39, de 14/9/ DOU 1 de 20/9/2011 Ato COTEPE/ICMS nº 39, de 14/9/2011 - DOU 1 de 20/9/2011 Altera o ATO COTEPE/ICMS nº 06/2008 que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF)

Leia mais

Gerenciamento Fiscal do Linx POS

Gerenciamento Fiscal do Linx POS Gerenciamento Fiscal do Linx POS Nesta opção são realizadas as operações de caráter fiscal como a Leitura X e a Redução Z, geração do Sintegra, leitura da memória fiscal, cancelamento de cupons, dentre

Leia mais

Instalação e configuração.

Instalação e configuração. LBCID O LBCID é o sistema de identificação de vendedor desenvolvido pela LBC Sistemas Ltda. Nesse documento irei abordar os procedimentos feitos para a correta instalação e configuração do equipamento

Leia mais

FEDERAL... ESTADUAL... MUNICIPAL... MUNICIPAL... 236

FEDERAL... ESTADUAL... MUNICIPAL... MUNICIPAL... 236 TÉCNICO Setembro 2008 ÍNDICE LEGISLAÇÃO FEDERAL... ESTADUAL... MUNICIPAL... 03 134 231 PROPOSIÇÃO MUNICIPAL... 236 NOTÍCIAS...238 2 LEGISLAÇÃO FEDERAL 1. Ato COTEPE/ICMS nº 26, de 18.09.2008 - DOU 1 de

Leia mais

Il. mo Sr. Dr. Diretor de Orientação e Educação Tributária da Superintendência de Legislação e Tributação (DOET/SLT)

Il. mo Sr. Dr. Diretor de Orientação e Educação Tributária da Superintendência de Legislação e Tributação (DOET/SLT) Il. mo Sr. Dr. Diretor de Orientação e Educação Tributária da Superintendência de Legislação e Tributação (DOET/SLT) LBC SISTEMAS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, com endereço na rua Francisco

Leia mais

EMISSOR DE CUPOM FISCAL

EMISSOR DE CUPOM FISCAL Secretaria de Estado da Fazenda Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal 1/34 Governo do Estado de Minas Gerais ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR DE CUPOM

Leia mais

Port. CAT 52/07 - Port. - Portaria COORDENADOR DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - CAT nº 52 de

Port. CAT 52/07 - Port. - Portaria COORDENADOR DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - CAT nº 52 de Port. CAT 52/07 - Port. - Portaria COORDENADOR DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - CAT nº 52 de 06.06.2007 DOE-SP: 07.06.2007 Dispõe sobre geração e guarda de arquivo digital por contribuinte usuário de equipamento

Leia mais

Manual do sistema PDV 9

Manual do sistema PDV 9 Manual do sistema PDV 9 Sumário 1. Cadastro... 4 Produtos... 4 Clientes... 5 Vendedores... 6 Tipos de pagamento... 6 Naturezas de operações... 7 Transportadoras... 8 2. Movimentos - Nota Fiscal Consumidor

Leia mais

SW Ativação Linker SAT II

SW Ativação Linker SAT II Manual do Usuário Versão 1.0.1 Setembro/2016 Revisão: 01 Data: 21/01/2014 CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Observações 1.0.0 20/04/2016 Versão inicial 1.0.1 09/09/2016 Revisão geral Revisão: 01 Página:

Leia mais

PORTARIA GAB/SRE Nº 06 DE 29/09/2010 DOE-AP de 05/10/2010

PORTARIA GAB/SRE Nº 06 DE 29/09/2010 DOE-AP de 05/10/2010 SECRETÁRIO DA RECEITA ESTADUAL PORTARIA GAB/SRE Nº 06 DE 29/09/2010 DOE-AP de 05/10/2010 Dispõem sobre o cadastro de empresa desenvolvedora de Programa Aplicativo Fiscal - PAF-ECF e de seus respectivos

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 01.12 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS REQUISITOS GERAIS I 1 O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar

Leia mais

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações Apresentação O projeto SAT CF-e integra entre o equipamento Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), os servidores do fisco e o sistema do Aplicativo Comercial (AC) utilizado

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA - ME Aplicativo: ADAPTA Versão: 06.04.44.00 FVC0732015 LAUDO: FVC0732015 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA

Leia mais

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão

NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão NEW BIRD INFORMÁTICA PDV MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0.1.2 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 SOBRE ESTE MANUAL...4 INTRODUÇÃO...5 NOÇÕES INICIAIS...5 ACESSANDO O PDV...6 MENUS DO SISTEMA...8 OPERAÇÕES DO PDV...10

Leia mais

SIMULADOR DE BOMBAS FCM

SIMULADOR DE BOMBAS FCM CESNA TECHNOLOGY SIMULADOR DE BOMBAS FCM Manual do Simulador de Bombas Fcm Versão do Manual - 1.1 Rua Irati, 131 - Santa Quitéria Curitiba/PR - CEP: 80310-150 TELEFONE/FAX: (41) 3013 6670 (41) 3013 6681

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL ER PAF-ECF: 01.10

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL ER PAF-ECF: 01.10 LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL ER PAF-ECF: 01.10 SS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA ME APLICATIVO: ADAPTA Versão: 06.04.42.00 i100322012 1 LAUDO: i10 032 2012

Leia mais

Art. 1º O art. 1º do Ato COTEPE ICMS 09/2013, de 13 de março de 2013, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º O art. 1º do Ato COTEPE ICMS 09/2013, de 13 de março de 2013, passa a vigorar com a seguinte redação: Altera o ATO COTEPE/ICMS 9/2013, que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema de Gestão utilizado por estabelecimento usuário

Leia mais

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO Emissão de NFe a partir da Versão LINCE 4.0.0.0 COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO 4.0.0.0 O que é necessário para emitir NF-e? E necessário validar alguns quesitos antes de iniciar o processo

Leia mais

ESPECIFICAÇO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 02.06

ESPECIFICAÇO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 02.06 ESPECIFICAÇO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 02.06 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS BLOCO I REQUISITOS GERAIS APLICAVÉIS A TODOS PAF-ECF REQUISITO I 1. O PAF-ECF e o Sistema de Gestão

Leia mais

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite NFC-e

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite NFC-e Documento de Visão T2Ti ERP Lite NFC-e Versão 1.0 NFC-e Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 03/05/2017 1.0 Primeira versão do documento. Albert Eije Introdução Este documento abordará as

Leia mais

NOVA OPÇÃO DE DESCONTO CONDICIONAL PARA A VENDA DE COMBUSTÍVEIS.

NOVA OPÇÃO DE DESCONTO CONDICIONAL PARA A VENDA DE COMBUSTÍVEIS. LBC PDV versão 6.5.1 LBC GAS versão 3.3.7 Belo Horizonte, 14/09/2010. NOVA OPÇÃO DE DESCONTO CONDICIONAL PARA A VENDA DE COMBUSTÍVEIS. A partir da versão 6.5.1 do LBCPDV e 3.3.7 do LBCGAS, implementamos

Leia mais

Anexo I do Ato COTEPE/ICMS 009/13

Anexo I do Ato COTEPE/ICMS 009/13 Anexo I do Ato COTEPE/ICMS 009/13 Redação original do Anexo I, Versão 02.01 do Ato COTEPE/ICMS 09/13, da ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF dada pelo Ato COTEPE 46/14, efeitos ate 30.09.14.

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Nota Fiscal Eletrônica Parte integrante do projeto SPED, teve seu surgimento com o protocolo ENAT 03/2005. A principal alteração se deve à emissão de documentos

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar 1. Pré-requisitos É importante ressaltar que para emissão das notas fiscais eletrônicas, é necessário que o estabelecimento

Leia mais

Master 2017 Profissional PAF Edition

Master 2017 Profissional PAF Edition Manual de Uso PDV Master 2017 Profissional PAF Edition Descreve o aplicativo Homologado: Master PDV que está incluído no Pacote Especificação PAF versão 2.03 Todos os direitos reservados à: EVELINK Produção

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização UNIPaf Manual de utilização Outubro/2011 Índice Acessando o sistema...3 Suprimento inicial...4 Tela Caixa Disponível...5 Menu fiscal...6 Realizando uma venda...11 Subtotalizando uma venda ou um recebimento...12

Leia mais

Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04

Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04 Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04 Sistema: PDV Referencia: FPV04 Versão: 2017.07.31 Como funciona: Através do atalho Alt+G é possível efetuar algumas configurações para se trabalhar junto

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO POL MARCO AURÉLIO DE SOUZA EPP APLICATIVO: SGIPAF. Versão: 2.0

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO POL MARCO AURÉLIO DE SOUZA EPP APLICATIVO: SGIPAF. Versão: 2.0 LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 02.03 POL1372016 MARCO AURÉLIO DE SOUZA EPP APLICATIVO: SGIPAF Versão: 2.0-1 - Nº DO LAUDO: POL1372016 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE: a) Razão Social:

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011

PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011 PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011 A Supervisão de Varejo propõe à Gerência Fiscal a aprovação do presente parecer conclusivo de revisão do ECF da marca IBM, tipo ECF-IF, modelo 4610-KR4,

Leia mais

SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas

SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas 1. O que é o SAT-CF-e? O projeto SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS TECNOLOGIA DA IMFORMAÇÃO LTDA - ME Aplicativo: ADAPTA Versão: 06.04.43.00 FVC0352013 LAUDO: FVC0352013 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Março - 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

MOVIMENTO DIARIO ECF 2014 AOB SOFTWARE

MOVIMENTO DIARIO ECF 2014 AOB SOFTWARE 2 Tabela de Conteúdo Introdução 3 Instalação TED e TED-PAF-ECF 4 Cadastrando Empresa no TED-PAF-ECF 5 Validando Arquivo de Movimento ECF 8 Enviando Arquivo TED 13 Introdução 1 3 Introdução Manual para

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 06 DE MAIO DE 2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 06 DE MAIO DE 2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 06 DE MAIO DE 2010 * Publicada no DOE em 21/05/2010 Regulamenta os procedimentos necessários para o cumprimento do disposto no art. 11 do Decreto 29.907, de 28 de setembro

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS 14, DE 16 DE MARÇO DE 2011

ATO COTEPE/ICMS 14, DE 16 DE MARÇO DE 2011 TO COTEPE/ICMS XX, DE XXXX DE DE 2011 Page 1 of 25 TO COTEPE/ICMS 14, DE 16 DE MRÇO DE 2011 Publicado no DOU de 23.03.11. ltera o TO COTEPE/ICMS 6/08 que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa

Leia mais

Manual para emissão do CPF na CRC Nacional versão 1.0

Manual para emissão do CPF na CRC Nacional versão 1.0 Normatização: Manual para emissão do CPF na CRC Nacional versão 1.0 Instrução Normativa Receita Federal Brasileira nº 1548/2015 Art. 3º Estão obrigadas a inscrever-se no CPF as pessoas físicas: V - registradas

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

PDV21 MANUAL DO OPERADOR

PDV21 MANUAL DO OPERADOR PDV21 MANUAL DO OPERADOR RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

Artigo para automação de bombas. Componentes do Sistema

Artigo para automação de bombas. Componentes do Sistema Artigo para automação de bombas. Componentes do Sistema Tipicamente, um sistema de bombas de combustível automatizado segue um esquema semelhante ao apresentado na Figura 01. Nele, vemos que as bombas

Leia mais

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF Documento de Visão T2Ti ERP Lite PAF-ECF Versão 1.0 PAF-ECF Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 02/05/2017 1.0 Primeira versão do documento. Albert Eije Introdução Este documento abordará

Leia mais

Release Notes Linx Postos - AutoSystem - Versão

Release Notes Linx Postos - AutoSystem - Versão Release Notes Linx Postos - AutoSystem - Versão 3.2.6.10 Controle do Documento Data da Release 24/04/2019 Produto AutoSystem Versão 3.2.6. 10 MID-e Client Homologado https://share.linx.com.br/x/iyrmb Implementações

Leia mais

ANEXO I DO ATO COTEPE/ICMS 09/13

ANEXO I DO ATO COTEPE/ICMS 09/13 ANEXO I DO ATO COTEPE/ICMS 09/13 ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO PAF-ECF (ER-PAF-ECF) VERSÃO 02.03, efeitos de 01.08.15 A 31.08.16 ANEXO I REQUISITOS TÉCNICOS FUNCIONAIS BLOCO I REQUISITOS GERAIS APLICAVÉIS

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO NFCe

MANUAL DO MÓDULO NFCe MANUAL DO MÓDULO NFCe Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br www.digisat.com.br

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS 9, DE 13 DE MARÇO DE 2013.

ATO COTEPE/ICMS 9, DE 13 DE MARÇO DE 2013. ATO COTEPE/ICMS 9, DE 13 DE MARÇO DE 2013. Publicado no DOU de 18.03.13 Dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF- ECF) e do Sistema de Gestão

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS 25, DE 15 DE JUNHO DE 2011

ATO COTEPE/ICMS 25, DE 15 DE JUNHO DE 2011 TO COTEPE/ICMS 25, DE 15 DE JUNHO DE 2011 1 de 33 05/09/2011 16:26 TO COTEPE/ICMS 25, DE 15 DE JUNHO DE 2011 Publicado no DOU de 22.06.11. ltera o TO COTEPE/ICMS 6/08 que dispõe sobre a especificação de

Leia mais

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2

Leia mais

Procedimento Operacional para Troca de MFD

Procedimento Operacional para Troca de MFD NOTA TÉCNICA Nº 0198 Revisado em 15/05/15 Página 1 /10 Procedimento Operacional para Troca de MFD Objetivo: Orientar as Assistências Técnicas sobre como solicitar reposição de MFD para equipamentos em

Leia mais

Passo a Passo para Automatizar um Posto de Combustível

Passo a Passo para Automatizar um Posto de Combustível Passo a Passo para Automatizar um Posto de Combustível O que é automação de bombas? É automatizar o abastecimento feito na pista, com a cobrança do mesmo feito diretamente no PDV com o tipo, a quantidade

Leia mais

Configurando a geração do arquivo RFD

Configurando a geração do arquivo RFD Configurando a geração do arquivo RFD Versão 2.0 Revisão : 26/11/2007 Introdução A Nota Fiscal paulista exige a geração de um arquivo diário contendo as informações de todos os cupons de venda com ou sem

Leia mais

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado. Utilização de Ordem de Serviço (DAV-OS) Produto : Microsiga Protheus Controle de Lojas versão 11 Chamado : TFUER2 Data da publicação : 03/10/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

Manual LMC-e - EMSys3

Manual LMC-e - EMSys3 Manual LMC-e - EMSys3 LINX POSTOS EMSYS3 Manual de Orientação LMC-e 1 - CONCEITO 2 FAQ Perguntas Frequentes 3. Requisitos 4. Procedimentos Sumário 1 - Conceito Este documento tem por objetivo apresentar

Leia mais

Palestrante: Inácio José

Palestrante: Inácio José Palestrante: Inácio José Especialista em Eletrônica pela EEAer - Escola de Especialista de Aeronáutica; Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela UFRN; Especialização Direito Tributário

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS 46, DE 11 DE AGOSTO DE 2014

ATO COTEPE/ICMS 46, DE 11 DE AGOSTO DE 2014 1 de 58 20/08/2014 16:23 ATO COTEPE/ICMS 46, DE 11 DE AGOSTO DE 2014 Publicado no DOU de 14.08.14 Altera o ATO COTEPE/ICMS 9/13, que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal

Leia mais

RECADASTRAMENTO ANUAL DE CLUBES

RECADASTRAMENTO ANUAL DE CLUBES RECADASTRAMENTO ANUAL DE CLUBES Guia rápido de utilização Versão 0.0 Confederação Av. Luis Carlos Prestes, 130 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22775-055 Telefone: (21) 3572-1900 1. Introdução

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE

AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE AJUDA IMPORTAÇÃO NFe GERENCIADOR e PORTAL NFe PREMIUM CONTABILIDADE ESTE PROCEDIMENTO DEVE SER REALIZADO SEMANALMENTE, IMPRETERIVELMENTE, PODENDO NO MÁXIMO OCORRER UM ENTERVALO ENTRE AS IMPORTAÇÕES DE

Leia mais

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL Instalação Padrão...3 Instalação com ECF...6 Primeiro Acesso ao Sistema...7 Licença de Uso...11 Módulos Disponíveis...12 Manuais e Ajuda...16 Suporte Técnico...17

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS 14, DE 30 DE JUNHO DE 2016

ATO COTEPE/ICMS 14, DE 30 DE JUNHO DE 2016 ATO COTEPE/ICMS 14, DE 30 DE JUNHO DE 2016 Altera o Ato COTEPE/ICMS 09/13, que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema

Leia mais

A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos enquadrados no CNAE Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores;

A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos enquadrados no CNAE Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores; BLOCO X SAIBA TUDO SOBRE O O QUE É BLOCO X? Trata-se de uma obrigação fiscal estabelecida pelo o Ato Cotepe 10/2017, prevista para entrar em vigor em: A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO POL VR SOFTWARE LTDA APLICATIVO: VR PDV. Versão:

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO POL VR SOFTWARE LTDA APLICATIVO: VR PDV. Versão: LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 02.04 POL0092017 VR SOFTWARE LTDA APLICATIVO: VR PDV Versão: 3.17.1-1 - Nº DO LAUDO: POL0092017 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE: a) Razão Social: VR Software

Leia mais

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Agosto - 2015 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

Manual de Utilização do Portal CFe CONTRIBUINTE SOFTWARE HOUSE

Manual de Utilização do Portal CFe CONTRIBUINTE SOFTWARE HOUSE Manual de Utilização do Portal CFe CONTRIBUINTE SOFTWARE HOUSE DEFINIÇÕES E SIGLAS Termo Notas Técnicas incorporadas AC Aplicativo Comercial aplicativo para emissão de Cupons Fiscais de Venda e Cancelamento

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL Nome da empresa: SS TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA - ME Aplicativo: ADAPTA Versão: 06044500 FVC0552017 Nº DO LAUDO: FVC0552017

Leia mais

Versionamento de Sistemas

Versionamento de Sistemas 5º Fórum Pedagógico Tópicos do Fórum Versionamento de Sistemas Instalador de Cursos Sistema Acadêmico Modos Erros cursos scorm modo franquia Cursos scorm modo franquia requisitos Prepara Update Changelog

Leia mais

Instalação e Configuração Troll PDV

Instalação e Configuração Troll PDV Instalação e Configuração Troll PDV Para realizar a instalação do módulo Troll-PDV, fazer o download do site www.omegadata.net.br e depois executar o aplicativo setup_trollpdv_1.04_918.exe e clicar no

Leia mais

Versão: V67. Autor: NextSoft. Data: 26/07/2016. Versão Release: V1 RELEASE NOTES

Versão: V67. Autor: NextSoft. Data: 26/07/2016. Versão Release: V1 RELEASE NOTES Versão: V67 Versão Release: V1 Autor: NextSoft Data: 26/07/2016 RELEASE NOTES Página:1 Página:2 SUMÁRIO 1. PAINEL EXECUTIVO META POR SUBGRUPO... 3 O que muda:... 3 2. PAINEL EXECUTIVO APELIDO PARCEIRO...

Leia mais

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul Manual do Cartório Versão 22/03/2018 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Acesso a Central:... 3 3. Validando Comunicações de Venda....

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Solicitante) Versão 2017.1 Índice 1. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 4 2. CADASTRO NO SISTEMA... 6 3. ESQUECI MINHA SENHA... 7 4. ACESSO AO SISTEMA...

Leia mais

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008

ATO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE ABRIL DE 2008 TO COTEPE/ICMS N 6, DE 14 DE BRIL DE 2008 Publicado no DOU de 16.04.08. Ver Conv. ICMS 15/08, que dispõe sobre normas e procedimentos relativos à análise de PF-ECF destinado a enviar comandos de funcionamento

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS VERSÃO MG 002 BLOCO I REQUISITOS GERAIS REQUISITO I

ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS VERSÃO MG 002 BLOCO I REQUISITOS GERAIS REQUISITO I ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS VERSÃO MG 002 BLOCO I REQUISITOS GERAIS REQUISITO I 1. O PAF-ECF, o Sistema de Gestão ou de Retaguarda, o Sistema de Emissão de Documento Fiscal por Processamento Eletrônico

Leia mais