Versionamento de Sistemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Versionamento de Sistemas"

Transcrição

1 5º Fórum Pedagógico

2 Tópicos do Fórum Versionamento de Sistemas Instalador de Cursos Sistema Acadêmico Modos Erros cursos scorm modo franquia Cursos scorm modo franquia requisitos Prepara Update Changelog de sistemas e cursos

3 Versionamento de Sistemas Prepara Update Instalador de Cursos Oficial: Oficial: Beta: Beta: à (atual) Os sistemas estão interdependentes, ou seja, uma versão do Prepara Update depende de uma versão específica do Instalador de Cursos para que funcionem corretamente. Caso os sistemas não estejam em versões compatíveis uma mensagem parecida como essa aparecerá:

4 Versionamento de Sistemas Se a mensagem de atualização não apresentar a menção da versão é sinal que há algum problema com o registro referente a versão no banco de dados, sendo necessário a unidade entrar em contato com a central de atendimento para resolver isso. A próxima versão OFICIAL de cada sistema apresentará o LINK para o download diretamente na tela do erro. Aparecendo essa mensagem, não há o que temer: basta ler a mensagem e procurar seguir as instruções nela apresentadas.

5 Links para download dos sistemas oficiais Todos os links de sistema começam por: Se o link for oficial, escrevemos na frente do link Programas/: Em seguida escreva o nome do Programa (sem espaço entre as palavras) que você deseja baixar, em nosso exemplo de hoje os programas são: PreparaUpdate/ InstaladorCursos/ Finalize a construção do link de download do sistema com a palavra setup.exe, assim, os links oficiais dos programas de hoje serão:

6 Links para download dos sistemas Beta Todos os links de sistema começam por: Se o link for oficial, escrevemos na frente do link BETA/: Em seguida escreva o nome do Programa (sem espaço entre as palavras) que você deseja baixar, em nosso exemplo de hoje os programas são: PreparaUpdate/ InstaladorCursos/ Finalize a construção do link de download do sistema com a palavra setup.exe, assim, os links beta dos programas de hoje serão:

7 Instalador de Cursos Funcionamento Tela Inicial Hoje o Instalador de cursos conta com três recursos que gerenciam e administram os cursos no servidor da unidade. São eles: Instalar Cursos; Cursos Instalados; Atualização de Cursos.

8 Instalador de Cursos Instalar Cursos O Instalador permite a seleção de vários arquivos de curso para que seja iniciado uma instalação em lote. Após terminado a instalação de todos os curso, uma janela de relatório será exibida, indicando quais cursos foram instalados, quais cursos necessitam de atualização, quais cursos não foram instalados. Atente-se a esse relatório. Sempre que o usuário do programa sair de um dos três recursos disponíveis do Instalador de Cursos o programa fará uma busca por atualizações de cursos.

9 Instalador de Cursos Cursos Instalados Esse recurso exibe todos os cursos disponíveis para sua unidade baixar, nessa tela também é possível verificar se os cursos instalados no servidor está atualizado. Clicando nesse botão você verifica a situação dos cursos selecionados na coluna verificar dessa janela. Nessa coluna estão os links dos cursos que deverão ser baixados antes da instalação. Basta clicar sobre o link que o navegador de internet do seu servidor iniciará o download.

10 Instalador de Cursos Cursos Instalados Lembrando que só é possível baixar 2 arquivos de curso por vez, caso você tente baixar um terceiro arquivo de curso a mensagem abaixo será exibida em seu navegador:

11 Instalador de Cursos Atualização de Cursos Este recurso permite manter os cursos do servidor atualizados, no Prepara Update há o mesmo recurso, porém é um recurso visual. Ao clicar no botão Atualização de Cursos o programa irá comparar o curso que está instalado no seu servidor com os dados de atualização que estão nos nossos servidores. Não encontrando divergência de informações entre servidores a mensagem No momento não há atualizações de cursos! é exibida, conforme imagem abaixo:

12 Instalador de Cursos Atualização de Cursos Tendo atualizações a janela é exibida: Basta clicar em Yes para iniciar as atualizações. Caso você clique em No e mesmo assim queira iniciar as atualizações basta clicar no botão Atualizar em destaque na janela ao lado.

13 Instalador de Cursos Atualização de Cursos Tendo atualizações a janela abaixo é exibida:

14 Instalador de Cursos Atualização de Cursos Tela de atualização com atualização em andamento: Terminando as atualizações basta clicar em Fechar.

15 Sistema Acadêmico - Modos O Sistema Acadêmico tem duas opções na tela de login que trata de assuntos diferentes, atente-se: Modo do Sistema Acadêmico: Trata-se do gerenciamento das informações administrativas relativas ao contrato do aluno, agendamento, entre outras informações. Online: Definindo esse modo como Online fará com que o Sistema Acadêmico trate todas essas informações direto com o servidor na internet. Offline: Definindo esse modo como Offline fará com que o Sistema Acadêmico trate todas essas informações direto no servidor LOCAL (Servidor Escola da unidade). Não fará conexões com a internet para realizar as interações administrativas relevantes para o sistema acadêmico.

16 Sistema Acadêmico - Modos Modo dos Cursos Scorm: Esse modo trata como o sistema acadêmico vai assistir as aulas de curso scorm. Franquia: Definindo esse modo como Franquia fará com que o Sistema Acadêmico busque informações das aulas do servidor LOCAL (Servidor Escola da unidade). Franqueadora: Definindo esse modo como Franqueadora fará com que o Sistema Acadêmico busque informações das aulas do servidor da Franqueadora (Servidor na Internet). Isso requer conexão com a internet enquanto os alunos estiverem assistindo aula.

17 Erros Cursos Scorm (no modo Franquia) Linha Preta: Atualização que deu errado ou erro na atualização liberada. Reinstalar o curso e reatualizar o curso. Telas com X: Atualização que deu errado ou erro na atualização liberada. Reinstalar o curso e reatualizar o curso. Curso inicia com erro 404 ou esta página não pode ser exibida : Verifique se o curso está corretamente instalado. Se o curso não tiver instalado você deverá instalá-lo para assistir as aulas no modo Franquia. Erro de configuração do arquivo hosts: Verificar se o hosts contém a linha que aponta cursos.prepara.com.br para o servidor escola, quando isso ocorrer uma página será aberta no lugar do curso com instruções passo-apasso para alteração do arquivo hosts.

18 Erros Cursos Scorm (no modo Franquia)

19 Erros Cursos Scorm (no modo Franquia) Curso sem áudio: Verifique os requisitos necessários para execução dos cursos scorm no modo franquia. Relembrando os requisitos...

20 Cursos Scorm Modo Franquia - Requisitos É necessário que o Servidor Escola esteja configurado corretamente conforme manual disponível para download em: Todas as máquinas de sala de aula estejam com o arquivo hosts apontando com o IP do servidor para o endereço cursos.prepara.com.br Em caso de dúvida assistir os vídeos explicativos disponíveis em: continua...

21 Cursos Scorm Modo Franquia Requisitos REQUISITOS QUE DEVEM SER CHECADOS EM TODAS AS MÁQUINAS DE SALA DE AULA: Verifique se o Internet Explorer está na versão 11 com todas as atualizações feitas. Verifique se o Flash Player está na última versão. Verifique se os codecs k-lite Codec Pack 1180 e o Media Player Codec Pack 440 estão instalados. Esses codecs estão disponíveis no seu servidor escola no seguinte caminho: K-Lite Codec Pack 1180: \\servidorescola\sistemaacademico\programas\requisitos\k-lite_codec_pack_1180\k-lite_codec_pack_1180.exe Mega Codec Pack 440: \\servidorescola\sistemaacademico\programas\requisitos\media_player_codec_pack_440\media.player.codec.pack.v4.4.0.setup.exe MUITO IMPORTANTE: Todas as máquinas de sala de aula devem passar por essa verificação para garantir que esteja configurada corretamente para assistir as aulas de curso scorm!

22 Prepara Update O Prepara Update é o software responsável por fazer sua unidade funcionar. É ele que baixa as autenticações, sincroniza informações acadêmicas, realiza também atualizações de cursos dentre outras funções. Hoje temos o programa chamado Prepara Update instalado no servidor escola da unidade que realiza todos os processos de antes, porém sem interface gráfica significante. Todas as solicitações e procedimentos que eram feitos antes, no Prepara Update com interface gráfica, agora são feitos em um portal: preparaupdate.grupoprepara.com.br. Depois da solicitação realizada no portal o Prepara Update instalado no servidor verifica essas solicitações e faz o processamento delas no servidor local. Assim, você não necessita estar no servidor da unidade para realizar as solicitações. De qualquer máquina, tablet, smartphone com internet é possível operar as solicitações remotamente. Abaixo temos uma imagem com a interface gráfica atual do Prepara Update instalado no servidor local.

23 Prepara Update Abaixo temos a imagem do Portal do Prepara Update, onde você realiza as solicitações ao Prepara Update:

24 Prepara Update Abaixo temos a imagem do Portal do Prepara Update, onde você realiza as solicitações ao Prepara Update:

25 Prepara Update Essa é a seção, na tela inicial do portal, de autenticação. Aqui você visualiza as autenticações dos últimos 3 meses nesse gráfico. Do lado direito tem informações sobre o último vencimento, o IP do servidor e o botão que acessa a área de autenticação, onde você cadastra IPs, efetua pedidos, visualiza o histórico de pedidos, cadastra ou altera o IP do servidor : Sessão de Opções: Aqui você pode ver e alterar o Modo Sistema Acadêmico (modo administrativo do sistema acadêmico, lembra?), o IP do totomote e a quantidade de dias de Bloqueio financeiro:

26 Prepara Update A parte inferior do portal apresenta 4 sessões: Cursos Atualizados: Exibe a quantidade de cursos instalados no servidor local e quantos estão desatualizados. Ao clicar em Visualizar Detalhes é possível ver quais cursos estão instalados e o Status de cada um. Atualizar: Ao clicar em atualizar você solicita ao Prepara Update instalado no Servidor Local da sua unidade realizar os procedimentos: Exportação/Importação Elos, Atualizar Banco Local, Atualizar Sistema Acadêmico Baixar Autenticação: Clicando em Baixar Autenticação uma solicitação é feita ao Prepara Update instalado no Servidor Local da unidade para que ele realize as alterações feitas nas autenticações. Atualizar Cursos: Envia um comando para o Prepara Update instalado no servidor da unidade para que inicie uma busca por atualizações de cursos, caso haja, ele as baixa. Lembrando que todas solicitações feitas no Portal do Prepara Update são executadas em até 60 segundos no servidor da unidade.

27 Prepara Update Vale lembrar também que todas solicitações feitas no Portal do Prepara Update são realizadas automaticamente a cada 4 horas pelo Prepara Update instalado no servidor da unidade, sem que haja nenhuma interação com o usuário.

28 Extranet - Changelog É uma ferramenta on-line onde você poderá consultar as alterações que os sistemas e os cursos estão sofrendo. Cada versão de sistema ou curso que é disponibilizada contempla algumas melhorias ou correções e elas poderão ser vistas nessa nova ferramenta. No Changelog de Sistemas, que além de poder ver as alterações de cada versão, também é possível realizar o download do sistema e o download do manual do sistema. Link do Changelog: Para acessar o sistema é necessário realizar o login através do usuário do ELOS

29 Links de Sistemas Abordados nesse Fórum Prepara Update: Oficial: BETA : Instalador de Cursos: Oficial: BETA : Sistema Acadêmico: Oficial: BETA :

Tópicos do Fórum. Cronograma para apoio curso scorm modo franquia

Tópicos do Fórum. Cronograma para apoio curso scorm modo franquia 6º Fórum Pedagógico Tópicos do Fórum Cronograma para apoio curso scorm modo franquia Versionamento de Sistemas Instalador de Cursos Sistema Acadêmico Modos Erros cursos scorm modo franquia Cursos scorm

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO ÍNDICE 1. Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1. Instalação do Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1.1. Caso a pasta não tenha sido criada... 3 1.1.2. Caso a pasta tenha sido criada... 3 1.2. Requisitos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO ÍNDICE 1. Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1. Instalação do Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1.1. Caso a pasta não tenha sido criada... 3 1.1.2. Caso a pasta tenha sido criada... 3 1.2. Requisitos

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO

MANUAL DO SISTEMA ACADÊMICO VERSÃO ÍNDICE 1. Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1. Instalação do Sistema Acadêmico Grupo Prepara... 2 1.1.1. Caso a pasta não tenha sido criada... 3 1.1.2. Caso a pasta tenha sido criada... 3 1.2. Requisitos

Leia mais

Mensagens com soluções. v. 1.1

Mensagens com soluções. v. 1.1 Mensagens com soluções v. 1.1 INTRODUÇÃO Este manual visa facilitar o dia a dia das Franquias para solução das possíveis mensagens a serem apresentadas no Prepara Update. ATENÇÃO Os processos disponíveis

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Agosto - 2015 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Atualizações do sistema Adendo do usuário

Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema é um serviço do servidor de impressão que mantém o software de sistema de seu servidor de impressão atualizado com as últimas atualizações

Leia mais

guia do aluno - moodle

guia do aluno - moodle guia do aluno - moodle SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Minha página inicial 2.1. Editar a página inicial 3. Modificar perfil 3.1 Acrescentar foto ao perfil 4. Mensagens 5. Navegação 5.1 Esconder o bloco 5.2

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

ROTEIRO METADADOS ATUALIZAÇÃO DO SIRH METADADOS

ROTEIRO METADADOS ATUALIZAÇÃO DO SIRH METADADOS ROTEIRO METADADOS ATUALIZAÇÃO DO SIRH METADADOS SUMÁRIO FINALIDADE... 2 PROCEDIMENTOS... 2 DICAS... 7 SERVIÇOS METADADOS... 7 Página 1 FINALIDADE Neste roteiro será demonstrado o processo de atualização

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA PSICOLOGIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5 3.0

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Março - 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

Módulo WEB AULAS. Atividades em Rede

Módulo WEB AULAS. Atividades em Rede Módulo WEB AULAS Atividades em Rede Requisitos Acesso a Internet O acesso a Sistema deve ser feito pelo navegador Mozilla Firefox. Adobe Flash Player Link para download: https://admdownload.adobe.com/bin/live/flashplayer23_xa_install.exe

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual de configuração do servidor

Manual de configuração do servidor Manual de configuração do servidor Leitura dos cursos novos - formato Scorm GrupoPrepara www.grupoprepara.com.br Conteúdo I. Atenção... 2 II. Habilitando o IIS... 3 III. Criando a pasta de arquivos...

Leia mais

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho INSTRUÇÕES DE PRÉ-INSTALAÇÃO: Este documento discute a utilização do DVD do WorldShip para atualizar o WorldShip. Você também pode instalar o WorldShip a partir da Web. Vá para a seguinte página da web

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

ATDM Manual do usuário Web Remote Manager

ATDM Manual do usuário Web Remote Manager ATDM-0604 Manual do usuário Web Remote Manager Web Remote Manager O que é o Web Remote Manager? Este aplicativo é usado para aplicar as configurações do web remote a um ambiente offline. Os dados de ajustes

Leia mais

MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL

MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PONTO VWPONTO - MÓDULO COMUNICAÇÃO CLIENTE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL Conteúdo do manual 1 MENU E SUBMENUS DEFINIDOS...

Leia mais

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Requisitos de Instalação... 2 2. Procedimentos Iniciais... 2 3. Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 4. Instalação do WinThor Anywhere (Avançada)... 7 5. Execução da

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

1. Passo a passo por operação: Acesso ao Sistema Autorizador

1. Passo a passo por operação: Acesso ao Sistema Autorizador 1. Passo a passo por operação: Acesso ao Sistema Autorizador Primeiro acesso ao sistema Autorizador Obs.: No primeiro acesso utilizar o Usuário (login) e a Senha fornecidos pela Unimed Goiânia, seguindo

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

Mensagens com soluções. v. 1.1

Mensagens com soluções. v. 1.1 Mensagens com soluções v. 1.1 INTRODUÇÃO Este manual visa facilitar o dia a dia das Franquias para solução das possíveis mensagens a serem apresentadas no Sistema Acadêmico. ATENÇÃO Os processos disponíveis

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop Você pode encontrar a documentação técnica mais atualizada no

Leia mais

OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo.

OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo. OPM Apresentação Função OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo. Controle diário de produção das

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services 201 6 Manual Técnico Instalação e Configuração do Reporting Services Me ta T e c no l o g i a em So f t wa r e Lt da. Com a instalação do módulo de Reporting services poderemos disponibilizar relatórios,

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO assinar digitalmente CSTU Coordenação de suporte técnico ao usuário STI SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RIO DE JANEIRO RJ 2018 HISTÓRICO

Leia mais

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO Rev. 01.00 Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando o Driver USB... 2 3 Instalando o Driver MFE (Monitor)... 8 4 Instalando o Integrador... 15 5 Instalando

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Como Efetuar Vendas no Futura Mobile? - MOB02

Como Efetuar Vendas no Futura Mobile? - MOB02 Como Efetuar Vendas no Futura Mobile? - MOB02 Sistema: Futura Mobile Menu: Venda Referência: MOB02 Como funciona: É possível realizar vendas através do Futura Mobile. Acessando o menu Vendas o sistema

Leia mais

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX Requisitos Conta de e-mail para criar um registro no Dropbox. Recomendamos que seja uma conta criada apenas para utilização desse cadastro para que em casos

Leia mais

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores)

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Birigui (SP) Setembro / 2012 1. Acesso aos Instaladores web: As franquias podem fazer o download dos instaladores acessando

Leia mais

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818 MANUAL DE USO DA PLATAFORMA DE RASTREAMENTO SECUMORE1818 STARMAP Se seu rastreador foi registrado na plataforma GPS228 ele já está também registrado na nova plataforma 1818. Se você solicitou o registro

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

Manual: Sistema Perfil

Manual: Sistema Perfil Manual: Sistema Perfil Este manual tem o objetivo de mostrar ao usuário todas as funcionalidades do sistema Perfil. 29/01/2016 Versão 02 Conteúdo Manual: Sistema Perfil 2016 Descrição... 2 Acesso ao Perfil...

Leia mais

Instrução de Trabalho: Instalar Client

Instrução de Trabalho: Instalar Client Instrução de Trabalho Instrução de Trabalho: Instalar Client 1. Objetivos Estabelecer procedimento para a atividade Instalar client. 2. Definições 3. Aplicação Aplicável á todos os envolvidos na Implantação

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Manual de Renovação do Certificado Digital SSE

Manual de Renovação do Certificado Digital SSE Manual de Renovação do Certificado Digital SSE 1 Índice Bem-Vindo ao Novo Assistente de Certificado Digital Serasa Experian... 3 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian... 4 Renovando

Leia mais

INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL

INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL INSTALAÇÃO DO INTEGRATTO SQL Você receberá o link de instalação para executar o nsjinstalador. Execute o arquivo e dê início a sua instalação. Fique atento às instruções da tela inicial. Lembre-se que

Leia mais

Download Bentley topograph Products from

Download Bentley topograph Products from Download Bentley topograph Products from WWW.BENTLEY.COM Applies To Product(s): Bentley topograph, Version(s): V8i Environment: N/A Area: Instalação, Download Subarea: Original Author: Bentley Technical

Leia mais

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Serviços Públicos Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Página Inicial Exclusiva para auditores. 2 Para efetuar seu primeiro login clique em: Como obter o primeiro

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N

ATUALIZAÇÃO FIRMWARE ROTEADOR PIRELLI - P.DG E4001N 1- CONFIGURAÇÕES INICIAIS Antes de iniciar o procedimento para atualização, verifique/configure os seguintes itens no computador a ser utilizado: 1) Se o cabo de rede está conectado ao computador e à porta

Leia mais

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1 Tutorial Instalador de configuração - Eduroam 14/10/2016 Ver. 1.1 ATENÇÃO Para fins demonstrativos, o tutorial de configuração de rede eduroam via instalador de configuração foi elaborado com o sistema

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário FINNET FAST WEB Manual do usuário Perfil Usuário 2/2 Controle do Documento Histórico: Ciclo V R Data Responsável Função Descrição Fabiane Elaboração inicial do documento Elaboração Gestor Ceccato V= Versão;

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D E E N T I D A D E S Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME PRINCIPAIS FUNÇÕES Visualizar vídeos em tempo real em smartphone através do Wi-Fi ou redes móveis; Função Instala Fácil, que permite a busca e instalação

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL Sumário Passo 1: Navegadores suportados... 2 Passo 2: Instalação do Plugin... 3 Modo 1: Instalar a partir do site COD... 3 Modo 2: Instalar a partir do site

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Barcode Rede VW Guia de Consulta Rápido

Barcode Rede VW Guia de Consulta Rápido Acessando Sistema Digitar o Número da Concessionária para associação ao Equipamento. Associação entre Número de Concessionária e Número Identificador para Equipamento (Necessário somente no primeiro acesso);

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais