1 Tutorial Ares Escola Politécnica de Pernambuco. Tutorial ARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Tutorial Ares Escola Politécnica de Pernambuco. Tutorial ARES"

Transcrição

1 1 Tutorial ARES Este documento descreve as principais funcionalidades da ferramenta ARES, integrantes do aplicativo PROTEUS. Este tutorial está baseado na versão 8. Sugiro fortemente consultar antes o Tutorial Proteus7.1 que descreve as principais funcionalidades da ferramenta ISIS para simulação de circuitos eletrônicos. Sumário Tutorial ARES... 1 Tela Principal... 2 Lista de materiais para compras - BOM... 2 Tela principal do ARES... 5 Iniciando um projeto de PCB... 7 Associando encapsulamentos a componentes... 9 Criando novos componentes no ISIS Iniciando o Layout da PCB Fazendo as conexões com trilhas Inserindo Jumpers Alterando Ilhas e Vias Definindo as bordas da placa Inserindo Plano de Terra ou Plano de Potência Inserindo furos para fixação com parafusos ou rasgos na placa Criando novos encapsulamentos não existentes na biblioteca Imprimindo o Layout Projetado Gerando os arquivos Gerber... 40

2 2 Tela Principal Para os que já estão familiarizados com o Proteus podem estranhar a figura abaixo como a tela do ARES. A versão 8 juntou todos os aplicativos e criou a noção de projeto. No seu projeto estarão todos os desenvolvimentos realizados: circuito eletrônico, layout da placa de circuito impresso (PCI ou PCB Print Circuit Board), visualização 3D e visualização de Gerber 1. Ao clicar nos botões para exportação para o ARES e para a visualização 3D, as abas para as telas e aplicativos aparecerão ao lado da aba do ISIS. Visualização 3D Exportar para ARES Outras duas novidades nesta versão 8 merecem muito destaque. A primeira é que os aplicativos estão todos interligados, ao realizar mudanças no circuito eletrônico (aba ISIS) elas são automaticamente exportadas para a net (mapeamentos de ligações para a confecção da PCB) no ARES. Da mesma forma ao se alterar o layout no ARES a visualização 3D também é atualizada. Lista de materiais para compras - BOM A segunda novidade é a lista de materiais ou BOM (Bill of Materials melhor traduzida como lista de compras). Ao clicar no botão para gerar a lista de materiais uma nova aba será criada conforme a figura seguinte. 1 Pretendo falar sobre arquivos gerber neste tutorial. Veremos se a paciência e as outras milhões de tarefas do dia a dia vão deixar.

3 3 Gerar BOM Inserir preços Lista de materiais Custo final Exportar para pdf ou excel Vejam que agora aparecem os preços (inseridos manualmente pelo usuário), é possível inserir cabeçalhos e rodapés e exportar para pdf ou Excel. Ao clicar no botão de Propriedades do Editor aparecerá a aba mostrada na figura abaixo para a inserção dos preços. Estranhamente comigo só funciona usando vírgulas ao invés de pontos. O programa aparece em inglês, mas a moeda está real. O programa só aceita entrada com vírgulas, mas mostra pontos para separar as casas decimais 2. 2 Esse é um daqueles problemas clássicos da informática. A informática surgiu para resolver problemas que ela mesma criou - autor desconhecido.

4 4 Insira os preços aqui. Use vírgulas e não pontos. Aplique as mudanças. Além da possibilidade de inserção dos preços foi criada a interface com o EXCEL. Ao clicar no botão para exportar para Excel é criada uma planilha e o Excel é aberto automaticamente. Uma planilha semelhante à mostrada na figura abaixo é criada. É uma planilha do Excel como outra qualquer e pode ser editada sem problemas. As informações até este pondo do tutorial só puderam ser testadas por quem já conhece a interface ISIS e sabe como inserir componentes, montar e simular circuitos. Eu sugeri e reforço, estude antes o Tutorial Proteus7.1.

5 5 Tela principal do ARES A figura abaixo mostra a tela principal da aba ARES. A barra de ferramentas à esquerda é a parte mais importante e mais funcional. Veremos seus componentes isoladamente mais a frente. Os erros de conectividade ou de quebras de regras do projeto (distância mínima entre trilhas, por exemplo) ficam marcadas em círculos vermelhos no layout. Lista por encapsulamento. O botão mostra a lista de componentes, listados pelas referências importadas, do circuito eletrônico do ISIS que ainda não foram inseridas no layout. Veja na figura seguinte que o resistor R1 e o Diodo D2 (Led) foram removidos do Layout e por isso aparecem na lista de componentes do botão. Essa funcionalidade é muito interessantes pois evita a inserção de componentes duplicados no layout da PCB.

6 6 Para inserir os componentes basta clicar no componente desejado na lista mostrada pelo botão, conforme a figura acima, e clicar na área de design (tela preta). O componente aparecerá na tela preta e poderá ser posicionado no local desejado, conforme figura seguinte. As linhas verdes mostram as conexões necessárias e só desaparecerão após trilhas serem criadas realizando a conexão necessária. As setas amarelas indicam uma boa direção e sentido para posicionamento do componente na área de design levando em contas as conexões necessárias. Muitas vezes é necessário rotacionar os componentes para evitar o cruzamento de trilhas (e seus consequentes jumpers). Isso pode ser feito usando os botões na parte inferior da barra de ferramentas lateral como destacado na figura seguinte. Repare que rotacionar o LED em 180 é uma excelente opção.

7 7 Iniciando um projeto de PCB Agora que vimos as funcionalidades gerais do ARES vamos, passo a passo, criar um projeto de PCB completo. Isso, obviamente, nos leva de volta à necessidade de projetar o circuito eletrônico e, portanto, de volta a interface ISIS. A figura seguinte mostra a janela para escolha de componentes no ISIS. Ao clicar no botão aparecerá a janela Pick Devices. Nela você poderá refinar a sua procura escolhendo a categoria (resistores, capcitores, etc.), a subcategoria (resistor variável, etc.) e fabricante. Essas são todas escolhas opcionais. Em seguida selecione o componente desejado. Repare que à direita aparecerão a representação esquemática para o circuito elétrico e o modelo de encapsulamento para a placa de circuito impresso.

8 8 Abrir biblioteca Pick devices (pegar componentes) Inserir palavras chaves para busca (inglês) Escolher grande categoria; subcategoria (opcional); fabricante (opc) e selecionar dispositivo. Esquemático elétrico Encapsulamento PCB Os novos componentes inseridos aparecem na lista de componentes e clicando no componente desejado na lista e em seguida na área de trabalho ele será inserido no circuito. Neste momento o componente também foi inserido na aba ARES. Dica - dois cliques com o botão direito removem componentes. Componente inserido. Clique para adicioná-lo no circuito.

9 9 Faça as conexões normalmente até finalizar o esquema do circuito elétrico desejado. Contudo, alguns componentes não estão associados a um encapsulamento. Isso pode ocorrer por vários motivos, porém o mais comum é por existirem diversos encapsulamentos possíveis para o mesmo componente como em botões. Neste caso você terá que associar o esquema elétrico ao encapsulamento. Associando encapsulamentos a componentes Selecione o seu componente com o auxílio da janela Pick Devices acionada pelo botão. Como mostrado na figura seguinte não haverá um encapsulamento associado a ele. Componente selecionado Esquema de circuito Não há encapsulamento associado a ele Nesse caso podemos fazer a associação. Para isso, selecione o componente, insira-o no circuito elétrico (párea de trabalho do ISIS), clique com o botão direito e escolha a opção Packaging Tool como mostrado na figura seguinte.

10 10 Componente selecionado Componente inserido Ferramenta para encapsulamento do componente Ao selecionar a opção de Packaging Tool aparecerá a caixa de diálogo mostrada na figura seguinte.

11 11 Pinos existentes Adicionar encapsulamento Pressione o botão Add. Para adicionar um encapsulamento. Ao pressionar o botão aparecerá a caixa de diálogo seguinte. Selecione o encapsulamento desejado. Esta tarefa poderá ser bem difícil. Ter o datasheet do componente ou o componente em si ajuda bastante para selecionar o encapsulamento desejado. Nos datasheets normalmente vem a informação do código de encapsulamento do componente, por exemplo, o LM7805 normalmente é encapsulado no padrão TO220. Eu já fiz muitas buscas por sites com fotografias e listas dos códigos de encapsulamento mas nunca achei um bom, se alguém achar, manda para o meu que eu acrescento aqui.

12 12 Selecione o encapsulamento desejado Visualização prévia do encapsulamento Após selecionar o encapsulamento, voltamos para a caixa de diálogo para atribuir o encapsulamento. Clique com o botão direito sobre a lista de pinos e vá atribuindo os pinos um a um utilizando as opções do menu pop-up. Normalmente eu uso a opção Initialise pin numberbs by copying names. Teste as outras e veja qual melhor se adapta a você.

13 13 Selecione a opção...copying names em todos os pinos Ao atribuir o encapsulamento o ISIS perguntará a você onde deseja salvar o novo componente. Eu sempre escolho a biblioteca de usuário que pode ser facilmente recuperada em novas instalações. Basta copiar o arquivo USERVDC.LIB normalmente salvo na pasta, C:\ProgramData\Labcenter Electronics\Proteus 8 Professional\LIBRARY. Em caso de atualizações de versão do Proteus, basta copiar o seu arquivo de volta para esta pasta. Dependendo do procedimento de instalação a biblioteca será mantida. Escolha a biblioteca para salvar o componente com a atribuição de encapsulamento O componente que acabei de criar e atribuir o encapsulamento não apareceu na lista PCB no aba ARES. Isso porque ele está marcado para não ser exportado para o Layout da PCB. Para inseri-lo na lista desmarque a opção Exclude from PCB Layout disponível na janela de

14 14 propriedades do componente. Após isso certifique-se de que o componente tem uma referência de nome atribuída a ele. Também é necessário atribuir uma referência de nome para o componente Na janela de propriedades DESmarcar a opção Exclude from PCB Layout. Quando existir no seu projeto algum circuito integrado é preciso se preocupar com os pinos escondidos. Navegue até a lista de pinos escondidos como mostrado na figura seguinte e veja a lista deles. Digite nomes de trilhas que serão ligadas nesses pinos. Para atribuir nomes às trilhas use a ferramenta Wire Label Mode presente na barra de ferramentas à esquerda da tela. Essa conexões só estarão visíveis no ARES. Eu sempre uso os nomes óbvios VDD e VSS para alimentação e terra, respectivamente. Aperte para ver a lista de pinos escondidos. Lista de pinos escondidos Nomes de trilhas para conexão com os pinos escondidos O projeto elétrico utilizado por mim neste exemplo está finalmente completo, com todos os componentes com seus devidos encapsulamentos atribuídos. Quando entrarmos

15 VSS 2 GND 15 especificamente no ARES falarei como criar novos encapsulamentos. Veja o circuito na figura seguinte. U VI VO 3 VDD D2 LED-YELLOW D3 LED-YELLOW D4 LED-YELLOW R1 1k2 R2 1k2 R3 1k2 U1 13 OSC1/CLKIN RB0/INT 14 OSC2/CLKOUT RB1 RB2 2 RA0/AN0 RB3/PGM 3 RA1/AN1 RB4 4 RA2/AN2/VREF-/CVREF RB5 5 RA3/AN3/VREF+ RB6/PGC 6 RA4/T0CKI/C1OUT RB7/PGD 7 RA5/AN4/SS/C2OUT RC0/T1OSO/T1CKI 8 RE0/AN5/RD RC1/T1OSI/CCP2 9 RE1/AN6/WR RC2/CCP1 10 RE2/AN7/CS RC3/SCK/SCL RC4/SDI/SDA 1 MCLR/Vpp/THV RC5/SDO RC6/TX/CK RC7/RX/DT RD0/PSP0 RD1/PSP1 RD2/PSP2 RD3/PSP3 RD4/PSP4 RD5/PSP5 RD6/PSP6 RD7/PSP B1 1 2 RV1 20K D1 LED-YELLOW PIC16F877A Antes de partir diretamente para o ARES, vejamos uma última funcionalidade fundamental. Criando macros ou novos componentes no ISIS. Criando novos componentes no ISIS Um problema comum enfrentado por desenvolvedores é a falta de um componente na biblioteca. Para isso podemos criar novos componentes criando macros que serão inseridos nas bibliotecas de componentes. Para criar novos componentes podemos fazer uso de algumas opções na barra de ferramentas à esquerda que servem para desenho. Inicialmente crie o corpo do componente. É semelhante a qualquer ferramenta de desenho para desenhar retângulos.

16 16 Crie o corpo do componente Em seguida insira a quantidade de pinos do componente com a disposição desejada nas bordas do componente.

17 17 Insira a quantidade de pinos desejada Após inserir os pinos desejados, clique com o botão direito sobre um dos pinos, de preferência o primeiro, e escolha propriedades. Na janela aberta, conforme figura seguinte, vá atribuindo os nomes e números de pinos, um a um clicando em next ou previous. Aproveite a dica de usar PageUp e PageDown para ir ou voltar na sequência de botões.

18 18 Botão direito num pino e escolha propriedades Em seguida, selecione todo o componente e clique com o botão direito sobre a área selecionada. Escolha a opção Make Device como mostrado na figura seguinte.

19 19 Selecione todo o novo componente e escolha Make Device Escolha nome e prefixo de referência para quando o seu componente for inserido no circuito. Insira nomes para o novo componente e um prefixo de referência

20 20 Após clicar Next o ISIS solicitará que você atribua um encapsulamento para o seu novo componente. Se for um encapsulamento clássico (eu fiz para ser um DIL14) basta seguir os passos já vistos. Você será solicitado a inserir o encapsulamento para o componente novo Há ainda uma série de janelas que solicitarão informações sobre nome para o encapsulamento usado (mantenha os padrões), biblioteca onde o componente será salvo e para inserção de datasheet (qualquer pdf que descreva seu circuito). Essas opções são intuitivas e não as mostrarei aqui. Por fim, apague o rascunho com o novo componente criado e vá procurá-lo na janela de Pick Devices como você faria com qualquer outro componente. Veja que as opções são as mesmas de antes. Escolha seu componente novo na janela de Pick Devices como se fosse um componente qualquer das bibliotecas existentes. O encapsulamento e o esquemático de circuito aparecerão também Finalmente podemos partir para as opções do ARES. Vejam que todo esse tempo estávamos apenas projetando um circuito elétrico da forma correta para a exportação para o ARES. Como já dito, nesta versão 8.0 os programas estão interligados e todos os componentes presentes no circuito elétrico já aparecem na lista do ARES.

21 21 Iniciando o Layout da PCB Neste exemplo, eu já conectei uma série de componentes. Na figura seguinte há um componente recém inserido que ainda não foi conectado. Um de seus pinos possui a indicação em verde para onde ele deve ser conectado. A seta amarela indica um ponto em que o caminho da trilha necessária para a conexão necessária é mínimo. O pino 2 do componente não possui indicação de conexão. Isso pode ocorrer por dois motivos: 1) ele permanecerá desconectado na versão final pois não possui ligações no projeto elétrico, 2) o ponto ao qual ele deve se conectar ainda não foi inserido no layout. Os componentes ainda não inseridos no circuito aparecem na lista de componentes destacada na figura. A lista é ativada pelo botão. Eu inseri o restante dos componentes, mas ainda não os conectei e gerei uma visão 3D da placa sendo visualizada do lado dos componentes. Repare na figura seguinte que: os componentes recém inseridos agora aparecem com conexões em todos os pinos; as linhas verdes que marcam as conexões se cruzam

22 22 as ilhas dos novos componentes estão em cor rosa, enquanto que a maioria das outras ilhas está azul na visão 3D os componentes que estão com ilhas azuis não mostram ilhas no lado dos componentes ainda na visão 3D os componentes com ilhas em rosa mostram ilhas no lado dos componentes Visão 3D da placa Aparecem ilhas Não aparecem ilhas Observemos agora a placa na visão 3D do lado das soldas. Observe os seguintes pontos: as trilhas aparecem bem visíveis; as ilhas azuis dos componentes aparecem as ilhas rosas dos componentes aparecem Aparecem ilhas Aparecem ilhas Aparecem trilhas

23 23 As conexões de todos os pinos apareceram pois todos os componentes foram inseridos no layout. Caso ainda houvesse algum terminal sem indicador verde de conexão (net) siginificaria que não há conexões para aquele pino. Você deve tentar reposicionar os componentes na placa de modo a minimizar o cruzamento das nets. Isso facilitará o traçado das trilhas. Não há regras ou dicas aqui, o que conta é a criatividade. Mova, rotacione, tente de novo etc... seja criativo e paciente. Pense em caminhos bem diferentes que rodeiem toda a placa, passe por baixo de componentes (evite passar entre pinos de um CI, a menos que seja uma produção profissional). CRIATIVIDADE. A placa é representada em camadas. A cor azul é normalmente (você pode mudar à vontade) usada para representar a camada de cobre na parte de baixo da placa (bottom layer - lado das soldas), a cor vermelha normalmente representa a parte de cobre de cima (top layer lado dos componentes). A cor rosa neste aplicativo (no traxmaker é vinho) é usada para representar ilhas multicamadas (em todas elas). Por isso as azuis (trilhas e ilhas) aparecem apenas na parte de baixo (lado das soldas) e as ilhas rosas aparecem tanto do lado dos componentes quando do lado das soldas. Na figura seguinte eu rearrumei os novos componentes, veja como as conexões parecem mais simples de serem feitas agora.

24 24 Fazendo as conexões com trilhas Para fazer as conexões com as trilhas você precisa selecionar inicialmente o modo de trilhas ativando o botão na barra de ferramentas à esquerda. Em seguida selecione o tipo da trilha e a camada onde ela será colocada, como indicado na figura. Na maioria das placas desenvolvidas apenas uma ou duas camadas de trilhas são utilizadas: bottom e top. Nas placas de face simples as trilhas ficam na parte de baixo da placa (camada bottom ou lado das soldas) e os componentes ficam no lado de cima (camada top ou lado dos componentes). Uma boa estratégia de desenvolvimento é colocar todas as trilhas possíveis na camada bottom. Os caminhos que não forem possíveis na camada bottom devem ser feitos utilizando a camada Top. Caso a placa implementada seja dupla face (com cobre nas duas faces) as trilhas Top serão trilhas como todas as outras, mas se a placa for face simples, as trilhas Top servem para representar os Jumpers (salto por sobre trilhas). Inicialmente clique sobre uma ilha (um clique apenas, sem segurar o botão), em seguida mova o mouse pelo caminho desejado. Cada novo clique insere um ponto fixo para a trilha criando uma dobra. Faça o caminho desejado até encontrar o ponto de conexão final em outra ilha ou trilha. Com o clique num outro ponto de conexão (reconhecido pela net sendo executada) a trilha será encerrada e novos cliques iniciarão outras trilhas. Para encerrar uma trilha no meio do caminho, sem finalizar a conexão em outro ponto de conexão, dê um clique simples no ponto final desejado e em seguida clique com o botão direito do mouse. A tecla Esc desiste da trilha sendo executada e a apaga.

25 25 Ao escolher o tipo da trilha o principal fator a ser escolhido é a sua espessura. A trilha padrão (default) tem 10th de espessura. 1 th = 1 milésimo (thousandth) de polegada = 2,54 cm / 1000 = 0,0254 mm. Logo, 10th = 0,25mm é a trilha padrão do ARES. O padrão de notação dos nomes é bem simples, a trilha T10 também tem, assim como a trilha padrão, 10th de espessura. A trilha T30 tem 30th etc. Para elaborar placas com o método térmico, seja ele com um simples ferro de passar roupa, ou com prensas térmicas, as trilhas não podem ser muito finas (pois conterão muitas falhas) nem muito grossas (pois se espalharão para as laterais). Um bom tamanho de trilha é entre 0,3 e 0,5 mm. Eu sempre recomendo 0,4 mm. Ou seja aproximadamente 20th T20. Para

26 26 informações sobre como confeccionar placas pelo método térmico consulte o Tutorial de Confecção de Placas de Circuito Impresso. Você tem a opção de editar cada estilo de trilha. Eu sugiro fortemente que você NÃO edite as trilhas com nomenclatura Txx, pois o padrão simples de notação será quebrado, mas a trilha padrão pode ser editada normalmente para refletir a espessura de trilha preferia por você. Um modelo de trilha importante de se conhecer é o modelo BRIDGE. Ele permite fazer trilhas que não terão suas conexões analisadas pelo ARES. Ao clicar na trilha uma mensagem de aviso é exibida destacando esta funcionalidade. CUIDADO ao usar este modelo, pois erros não serão apontados pelo programa. Contudo ela é muito útil para as adaptações de última hora (as famosas gambiarras). As trilhas bridge usam uma representação diferente no Layout, fique atento. Veja na figura seguinte a marcação diferenciada com um traço branco no meio da trilha Bridge e que um cruzamento indevido não é apontado como erro de design.

27 27 Inserindo Jumpers Jumpers são conexões feitas com fios para dar continuidade a uma trilha que não pode ser feita totalmente em sua camada por conta da inexistência de caminho livre. Essa estratégia é muito usada mesmo em placas profissionais. Um jumper pode ser representado como trilha numa camada que não será implementada. Considerando que a placa será de face simples podemos representar os jumpers na camada Top. Enquanto estiver traçando o caminho das trilhas, um clique duplo em um ponto qualquer da placa insere uma via e muda o caminho da trilha para a camada Top, outro clique duplo insere nova via e retorna à camada Bottom. Esse recurso economiza muito tempo no desenvolvimento do Layout da PCB. Veja na figura que o uso de jumpers não viola regras de design pois não representa conexões indevidas.

28 28 Alterando Ilhas e Vias Ilha área de solda ao redor do pino de um componente. Recebe esse nome por se parecer com uma porção de terra ao redor de um coqueiro solitário, ou seja, a ilha de todos os desenhos animados (essa informação não é oficial). Via furo para conexão entre trilhas em camadas diferentes. Ele funciona como um túnel através da placa permitindo que uma trilha seja continuada em outra camada. Ao contratar empresas industrializadas especializadas na confecção de placas de circuito impresso, você pode passar as trilhas e ilhas nas dimensões desejadas, desde que elas não sejam menores que a precisão mínima da empresa. Já fiz com a Griffus, eles possuem precisão máxima de 0,1 mm. Ou seja, eles não conseguem fazer nada com dimensões menor que isso (essa informação data de 2008). Porém, com técnicas artesanais simples, como a prensa térmica e furadeiras de bancada para artesanato, o uso de brocas mais finas que 1 mm é praticamente impossível. Digo praticamente porque já usei brocas de 0,8mm e 0,7mm, mas elas quebram facilmente e são muito difíceis de comprar. Em Recife só achamos um lugar que vendia brocas muito finas (0,1mm mínimo) a Veneza, na Av. Sul em Afogados. Usando brocas de 1 mm, por conta da vibração, os furos para a inserção dos componentes terão mais de 1mm de espessura. As ilhas terão que ter área suficiente para aguentar esse furo e ainda sobrar espaço para soda. Eu sempre recomendo, portanto, que as dimensões das ilhas sejam de, no mínimo, 1,5 x 2,5 mm com furos de 0,8mm. Indico furos de 0,8mm pois eles crescerão um pouco durante a corrosão. Para as vias realizadas com técnicas industriais os furos podem ser bem finos e eles serão metalizados no interior para efetivar a conexão elétrica entre as duas trilhas nas duas camadas. Porém com técnicas artesanais simples, não há (ou é muito difícil) como metalizar o interior dos furos e, portanto, você irá conectar um fio e soldar dos dois lados. Portanto as vias devem ter dimensões semelhantes às ilhas para permitir a soldagem.

29 29 Além disso, como comentado na seção Iniciando o Layout da PCB os modelos de encapsulamento dos componentes que atravessam a placa para serem soldados do outro lado (through hole) possuem ilhas Multi Layer (todas as camadas). A interpretação do ARES é que como o furo atravessará toda a placa as conexões podem ser feitas em qualquer camada. Porém é muito conveniente e em muitos casos obrigatório colocar as ilhas apenas na camada desejada para salvar espaço útil nas outras camadas. Para realizar as alterações do formato de ilhas, escolha o modelo de ilha desejado. Os retângulos com pontas arredondadas são bons formatos, pois as quinas (bem como curvas de 90 graus nas ilhas) devem ser evitadas em circuitos de alta frequência (dezenas ou centenas de MHz). Escolha a camada, o tamanho da ilha e a sua orientação e vá clicando sobre cada ilha que se quer mudar. Esse procedimento pode ser bem maçante, principalmente em CIs. Porém, por conta da grade de posicionamento as setas do teclado facilitam bastante a movimentação e pressionando enter uma ilha será inserida. As trilhas retangulares com pontas firmes devem ser usadas como marcadores de Pino 1. O procedimento é o mesmo. Ilhas circulares podem ser usadas também, porém elas ocupam muito espaço e ficam com resultado muito ruim em CIs. Você pode criar um novo padrão de ilha. Veja na figura que eu tenho o meu. Basta ativar o modelo de ilha desejado, na minha preferência o retângulo arredondado, e em seguida clicar no botão Create. Nas caixas de diálogos abertas, digite o nome da trilha, escolha o formato (DIL para componentes through hole) e escolha as dimensões. As digitar o número, coloque a unidade desejada 2.5mm, o ARES aceitará as dimensões em milímetros. O mesmo procedimento pode (deve se confecção manual da placa) ser feito para as Vias. IMPORTANTE, quando criar novas ilhas ou vias escolha 0 (zero) como dimensão de Guard Gap. Tome cuidado com componentes como botões ou conectores, normalmente eles possuem pinos grossos. Cuidado para o seu furo não ser fino demais para impedir a inserção do componente.

30 30 Definindo as bordas da placa Uma vez finalizadas as conexões, ou antes delas, você pode definir os limites da placa e seu formato. Isso é muito útil para que a placa possa ser colocada dentro de caixas ou com o seu encapsulamento adequado. Para isso existe a cama Board Edge. Selecione a camada Board Edge e a ferramenta para desenho desejada. Eu usei a ferramenta para desenho de linhas, mas existem outras. Desenhe um contorno fechado em torno da placa. Ative a visualização 3D para ver o efeito conseguido. Perceba que agora a placa tem limites e perceba também que as Vias e as trilhas na camada Top aparecem no lado dos componentes.

31 31

32 32 Inserindo Plano de Terra ou Plano de Potência Os planos de terra ou de potência são muito úteis para a dissipação de calor ou blindagem contra ruído. Mas antes de falar sobre o plano de terra precisamos falar sobre nomes de trilhas. No começo deste tutorial falei como usar a ferramenta Label para dar nome às trilhas. As trilhas de alimentação e terra aparecem marcadas no ARES e todas as trilhas nominadas também aparecerão. É possível visualizar o nome das trilhas com zoom adequado e com a camada correta (mesma das trilhas) selecionada.

33 33 Para inserir o plano de terra selecione a ferramenta de modo de zona. Desenhe um contorno fechado em torno da área onde deseja inserir o plano de terra. Cada clique insere um ponto de dobra no contorno. Ao fechar o contorno aparecerá a caixa de diálogo da figura seguinte. Todas as trilhas nominadas aparecem como opção de conexão. Escolha aquela que você deseja conectar. Para criar um plano de potência de alimentação escolha a trilha de Vcc. Para criar um plano de terra escolha a trilha de gnd. A opção de Boundary e Relief definem como será a trilha de borda que comporá o plano de terra e as trilhas de conexão às ilhas conectadas à trilha desejada para compor o plano, respectivamente. Não mexa nessas opções. A banda de guarda, Clearance, define o afastamento que o plano de terra terá das demais ilhas e trilhas. Use pelo menos 20th (aproximadamente 0,5mm).

34 34 Desmarque a opção relieve pins. Desmarcando esta opção o plano de funde às ilhas conectadas ao plano de terra dando o máximo de conectividade possível. Ao pressionar Ok o plano de terra será inserido. No exemplo das figuras abaixo usei banda de guarda de 30th para facilitar a visualização nas figuras. Use no mínimo 20th se for fazer a placa com técnicas artesanais. Você pode inserir planos em várias camadas. Na figura seguinte inseri um plano de potência na camada top. Claro que você só deve fazer isso se estiver projetando uma placa dupla face e de preferência com técnicas de produção industriais. Fiz este plano na camada top apenas para ilustrar que é possível ter mais de um. No meu projeto ele não tem nenhuma utilidade pois não tenho trilhas de terra ou de vcc na camada top, contudo vale a pena, em placas dupla face criar um plano de terra numa face e de potência na outra. Isso ajudará na dissipação de calor e na blindagem contra ruídos.

35 35 Inserindo furos para fixação com parafusos ou rasgos na placa Para inserir a furação para parafusos de fixação da placa você poderia, a princípio, apenas inserir ilhas circulares grandes o suficiente para comportar os parafusos. Essa estratégia funciona muito bem e você pode usá-la tranquilamente. Apenas lembre-se de deixar espaço suficiente para a cabeça do parafuso não encostar nas partes metálicas de sua placa para não provocar curtos circuitos. Contudo você pode encostar a cabeça do parafuso no plano de terra propositalmente e usá-lo como aterramento da placa na carcaça do sistema embarcado construído. Cuidado se tiver um plano de potência de um lado e um plano de terra do outro para não dar curto. Mas, para inserir rasgos na placa, as ilhas circulares não vão te ajudar. Existem componentes comuns como o borne de alimentação J4 que possui chapas ao invés de pinos para sua conexão na placa. Inicialmente criei uma ilha estilo DIL Pad com o nome J4 e com dimensões 3,20 x 4,80 mm com furo de 1 mm. Essa ilha será usada como estilo inicial para a criação da ilha com rasgo. Para criar ilhas com rasgo use a ferramenta Padstack mode disponível na barra de ferramentas à esquerda da tela e em seguida aperte o botão create. Na primeira caixa de diálogo selecione o modelo inicial de ilha desejado e o nome para a sua nova ilha. Na segunda caixa de diálogo escolha o estilo Slotted (rasgo) e as dimensões desejadas para o rasgo. Eu escolhi 1 mm de largura por 2,5 mm de comprimento. Escolhendo a ferramenta bem fina (slot tool) a ilha se aproxima das dimensões desejadas.

36 36 Em seguida insira as ilhas normalmente nas posições desejadas. Normalmente quando estou criando estas novas ilhas eu imprimo p layout da placa num papel comum e posiciono o componente sobre o papel para medir o espaçamento e fazer os ajustes necessários. Criando novos encapsulamentos não existentes na biblioteca Por fim, antes de partimos para as opções de impressão e de exportação para arquivos gerber é preciso aprender a criar novos encapsulamentos. Esse novos encapsulamentos criados podem ser associados a componentes presentes no layout de circuito impresso como qualquer outro existente nas bibliotecas. Inicialmente comece desenhando o contorno principal do seu novo encapsulamento. Selecione a ferramenta para desenho de retângulos e verifique se a camada Top Silk está selecionada. Esta camada é para o desenho dos componentes na parte de cima da placa em tinta comum para visualização dos locais de encaixe. Escolha o sistema imperial ou métrico para visualização das dimensões do desenho sendo realizado por meio do botão na barra de ferramentas superior. As dimensões do desenho sendo realizado são mostradas na barra de status (na parte inferior) com as dimensões de largura e altura. Eu precisei arrastar a mensagem de No CRC errors para a direita para poder visualizar as dimensões.

37 37 Em seguida insira todas as ilhas necessárias ao seu novo encapsulamento. Neste momento talvez seja necessário alterar as dimensões da grade para poder posicionar as ilhas com maior precisão. Isso pode ser feito no menu View/snap xx. Selecione o tamanho (xx) do passo adequado. Uma vez adicionados todos os contornos e todas as ilhas, selecione todo o componente e clique com o botão direito. Selecione a opção Make Package. Nas caixas de diálogos seguintes adicione as descrições do seu encapsulamento para indexação nas bibliotecas. Na aba 3D visualization é possível ver um esboço de como o novo encapsulamento aparecerá em 3D. No help do ARES têm vários parâmetros de configuração para alterar essa visualização. Eu usei 3: COLOUR=(R,G,B) define as cores no padrão RGB (no exemplo COLOUR=(50,50,50)) MAXHEIGTH=XXuu define a altura máxima do componente a partir da placa xx-valor, uuunidade (no exemplo MAXHEIGTH=10mm) MINHEIGHT=XXuu define a altura mínima do componente, ou seja, a distância de sua base até a placa (no exemplo MINHEIGHT=0.1mm)

38 38 O novo encapsulamento aparecerá normalmente nas bibliotecas do ARES e do ISIS. O correto agora seria voltar ao ISIS e associar um componente de circuito a este novo encapsulamento. Por simplicidade 3 eu simplesmente adicionei o encapsulamento novo no Layout exemplo deste tutorial para mostrar sua visualização e alarguei um pouco a placa e o plano de terra para comportá-lo. Não o conectei a nenhum outro componente. 3 Leia-se: preguiça, já tá com 40 páginas e 5 madrugadas

39 39 Uma última funcionalidade de última hora você pode alterar o lado de posicionamento dos componentes. Clique com o botão direito sobre um componente e escolha propriedades. No menu de propriedades escolha o lado dos componentes ou o lado das soldas. Escolhendo o lado das soldas você manda o componente para a parte de baixo da placa.

40 40 Imprimindo o Layout Projetado Para imprimir seu projeto vá ao menu Output/Print Layout. Você pode alterar fatores de escala entre outros para imprimir seu layout em versões prévias para papel. Na versão final não altere fatores de escala. Escolha as camadas que deseja imprimir e na visualização da área de impressão você pode arrastar o layout para a posição desejada no papel. Gerando os arquivos Gerber Arquivos gerber 4 são arquivos texto com mapas de coordenadas para o correto posicionamento de componentes na confecção e montagem de placas de circuito impresso. 4 Uma boa referência para arquivos Gerber é a wikipedia

41 41 Para gerar os arquivos gerber vá ao menu Outpup/Generate Gerber/Excellon Files. Talvez o ARES recomende rodar um teste de conectividade e de atendimento de regras de design. Faça, você não tem nada a perder. Na caixa de diálogo escolha: nome dos arquivos, pasta onde serão salvos, quais camadas serão geradas, sistema de medidas e o padrão D ou X. Uma série de arquivos texto serão gerados, um para cada máscara necessária na fabricação. O Proteus tem um visualizador de Gerber, mas ele não é muito bom. Eu uso o ViewMate. Com o ViewMate você pode importar em duas etapas separadas os arquivos Gerber (não importe o Read-me) e os arquivos de furação (Drill). Cada arquivo comporá uma camada no ViewMate e pode ser visualizada separadamente ou em qualquer combinação. Neste exemplo foram criados 9 arquivos inseridos neste tutorial. Eu recomendo fortemente que você use as mesmas opções marcadas na figura. Assim funcionou bem no visualizador.

42 42 teste - CADCAM Top Solder Resist.TXT teste - CADCAM Bottom Copper.TXT teste - CADCAM Bottom Silk Screen.TXT teste - CADCAM Bottom Solder Resist.TXT teste - CADCAM Drill.TXT teste - CADCAM Mechanical 1.TXT teste - CADCAM READ-ME.TXT teste - CADCAM Top Copper.TXT teste - CADCAM Top Silk Screen.TXT É extremamente importante para a geração dos arquivos gerber que as ilhas inseridas no Layout tenham o Gaurd Gap = 0. Isso fará com que a máscara de solda coincida exatamente com as dimensões da ilha. Caso contrário você poderá provocar curtos circuitos na placa durante a soldagem. Top Copper Camada preenchida com cobre na parte de cima da placa Bottom Copper - Camada preenchida com cobre na parte de baixo da placa Top Silk Tinta com desenhos (e texto se quiser) dos componentes na parte de cima da placa Bottom Silk - Top Silk Tinta com desenhos (e texto se quiser) dos componentes na parte de baixo da placa Top Resist Máscara de solda. Pontos que não receberão verniz e sim uma cobertura de estanho para permitir e facilitar a soldagem dos componentes na parte de cima da placa Bottom Resist Idem top resist na parte e baixo da placa Drill mapa para furação com coordenadas e diâmetro das borcas Edge Aparece em todas as camadas pois define o ponto de corte da placa Mach 1 Camada que recebe a marcação para fazer os rasgos das ilhas que os contêm OBS. Ainda não fiz placas projetadas no ARES de forma industrial para saber se aquelas opções de Padstack usadas funcionarão bem. Lembram que eu escolhi uma drill tool de 0,1mm, talvez o correto seja escolher uma drill tool larga e uma largura (width) fina. 5 5 E não é que eu tive paciência de escrever sobre arquivos gerber.

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

DICAS PARA CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO

DICAS PARA CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO DICAS PARA CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO Esse material contém algumas dicas que irão ajudar na confecção de placas de circuito impresso. Também foram incluídos os passos necessários para se

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Ares Professional Layout Design

Ares Professional Layout Design Ares Professional Layout Design Manual Prático do Usuário Clique neste ícone para inserir um componente na planilha Depois clique aqui para escolher um componente a ser colocado na planilha Aparecerá esta

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Retificadores (ENG - 20301) Tutorial do Proteus Parte B - PCB 1

Retificadores (ENG - 20301) Tutorial do Proteus Parte B - PCB 1 2 GND 2 GND CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Retificadores (ENG - 20301) Tutorial do Proteus

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado -

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - 1 Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado ATENÇÃO Lembramos que você poderá consultar o Manual de Referência do Software

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos por Rafael Arcanjo Uma das tarefas mais trabalhosas e, porque não, chatas de se fazer é criar etiquetas manualmente quando você precisa enviar cartas

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix)

Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix) Sistema Modelix-G (Modelix-Grafix) 1) Introdução 1 2) Utilizando o Sistema Modelix-G impresso (paper) 1 3) Utilizando o Sistema Modelix-G com software 4 4) Divulgando seus projetos e idéias 7 1) Introdução

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico.

Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Após clicarmos para entrar no Analisador de Dados Dinâmico aparecerá a tela acima. O Banco de dados já tem que estar configurado. (Ver como fazer em Como configurar

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre 1 Configurar seu template Incluindo seu CEP no simulador Link para cadastrar seus produtos no calculador de frete: http://frete-facil.com/ Para personalizar

Leia mais