Manual da AGENDA GRACES 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual da AGENDA GRACES 2011"

Transcrição

1 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender as Versões da Agenda integrada ao Sistema Graces nas versões Standard, Prime e Plus e a versão Grátis. As características variam de acordo com a versão da Agenda Todos os dados pessoais, tais como nomes, apelidos, datas, etc., usados neste manual são fictícios. Diferenças entre as versões da agenda Agenda Graces Agenda Grátis Integração com o sistema Graces Barra para ocultar recurso (item 11) Navegação entre Graces e Agenda (item 10) Abrir Comanda Terminal de Profissionais Trabalhar com a Agenda em rede Com a Agenda Graces você pode: Permite alterar o tempo, a data ou trocar de profissional com apenas um clique! Você pode programar o modo de visualização da agenda, se diário (vertical) ou linha do tempo (horizontal); Você configura o horário de agendamento do seu dia-a-dia (qual o horário do primeiro e do último agendamento); Permite que você programe a visualização da linha do tempo, se de 15 em 15 minutos, de 1/2 em 1/2 hora, de 1 em 1 hora, entre outros; Cada cargo será mostrado com cor diferente; A janela da agenda é expansível, você pode alterar o tamanho; Ao pesquisar uma cliente para fazer um agendamento, são mostrados aqueles que ela já tem em destaque. Permite fazer agendamento de ausências (almoço, folga, férias, etc.) para os profissionais. Você pode fazer agendamento para um único dia, uma vez por semana, a cada 15 dias e várias outras opções. Pode-se fazer encaixe de agendamentos para um mesmo profissional; Você pode inserir avisos de alertas. Você pode imprimir todos os agendamentos. São vários os formatos de página, uma semana, um mês e assim por diante. Você configura a página de agendamento! Faltou energia? tem nobreak? Sem problemas! é só imprimir a agenda.

2 2 Agenda Graces Interface da Agenda 1. Caixa de Pesquisa de cliente 2. Botão de Pesquisa de cliente 3. Botão para Cadastrar as informações rápidas e básicas da Clientes 4. Caixa Pesquisa de Clientes: Será mostrado o nome e o telefone da cliente após a pesquisa. Este será o nome que o agendamento será realizado 5. Botão Horários mostra todos os agendamentos realizados para uma cliente 6. Botão Atualizar Agendamentos, recarrega os agendamentos (atualiza a janela), caso trabalhe em rede (somente se trabalha como Graces em rede) 7. Botão que mostra a visualização no formato Diário, nome do profissional na barra acima e o horário a esquerda 8. Botão que mostra a visualização no formato Linha de Tempo, nome do profissional a esquerda e horário na barra acima 9. Botão de Agrupamento agrupa os agendamentos por Data ou por Recurso 10. Atalho para Abrir o Graces, caso trabalhe com o Graces 11. Botão Ocultar/Mostrar, esconde e mostra a barra de Profissionais e o Calendário 12. Botão Imprimir faz a impressão dos agendamentos 13. Botão da Configuração da Agenda, você define a forma de trabalho 14. Painel de Recursos que mostra os nomes dos Cargos e Apelidos profissionais que poderão receber agendamentos. Para ocultar temporariamente um cargo ou profissional basta clicar na caixa ao lado do nome 15. Caixa de Dicas, ao passar o mouse em cima da caixa será mostrada uma dica 16. Configuração do Intervalo do Horário em que irá trabalhar 17. Área em que são mostrados os cargos dos profissionais, inclusive separados por cores, ou seja, cada cargo tem uma cor. 18. Calendário de agendamento. Para alterar de um dia para o outro, basta clicar numa das datas 19. Botões de Navegação entre os profissionais, nele você pode diminuir ou aumentar a quantidade dos nomes dos profissionais na área de visualização na janela.

3 3 Agenda Graces Atalhos do teclado da agenda Graces Atualizar a janela de Agendamentos (F5) Pesquisa o nome de um cliente (F3) Ir para o Graces (F7) ADMINISTRAÇÃO Na Agenda Graces Grátis... Ao abrir a Agenda grátis pela primeira vez, se não tiver profissional cadastrado, você receberá um aviso para definir o horário do salão e cadastrar os profissionais. 1. Neste aviso, clique no botão OK e abrirá a janela de Configuração da Agenda. É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL fazer todas as configurações. 2. Na aba Definição de Recursos, é que serão feitos os cadastros. 3. Para mais informações, veja os passos das Configurações da Agenda. Por onde começo? Comece fazendo a configuração da agenda para atender as suas necessidades 1. Clique no botão OPÇÕES (item 13) a. Janela Horário de funcionamento: Nesta janela você deverá definir o período para agendamento escolhendo o horário inicial de para cada dia da semana. i. Nos campos DIA, DE e ATÉ, defina o primeiro e o ultimo horário disponíveis para receber agendamentos; ii. No campo Mostrar período maior que a agenda, insira o horário inicial e o final que visualizará caso deseje agendar fora do período normal de trabalho; iii. Clique no botão OK, Alterar para fechar a janela e sair ou Fechar para desistir. Dica: Para continuar a configuração, basta clicar nas abas seguintes e clicar no botão OK, Alterar somente na ultima aba, assim, todas as alterações serão salvas.

4 4 Agenda Graces b. Janela Terminal de Profissionais: Aplica-se apenas para a Agenda integrada ao Graces. Nesta janela você deverá definir como a agenda será usada no Terminal dos profissionais. i. No campo Mostrar a agenda no terminal de profissionais, marque se quer ou não que a agenda seja visualizada no terminal. Se optar por mostrar no terminar, basta marcar ou não as opções seguintes: Observações: 1. Cada profissional pode ver apenas O profissional pode agendar O profissional pode fazer Permitir que o profissional... i. No terminal dos profissionais só será mostrada a agenda do profissional logado (ele acessa o sistema Graces com o login e a senha dele); ii. Serão mostrados todos os agendamentos feitos para o profissional que está logado inclusive com o histórico do serviço que será feito, exemplo se a cliente vai fazer Mão, Pé, Cabelo. Também mostrará o intervalo de tempo destes agendamentos. iii. Caso a cliente tenha outros agendamentos para o mesmo dia com outros profissionais, estes também serão mostrados para o profissional logado, estará visível na cor vermelha e não aparecerá o histórico dos serviços agendados para os outros profissionais.

5 5 Agenda Graces c. Janela Definição de Recursos: Nesta janela os recursos podem ser Profissionais, Salas ou Equipamentos para os quais se queira agendar horário com um cliente. (Agendamento para salas e equipamentos estará disponível no futuro para a agenda integrada ao Graces) Se você trabalha com a Agenda integrada ao Sistema Graces, os nomes dos profissionais e cargos já serão apresentados, neste caso recomendamos fazer todos os cadastros através do sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis, será necessário cadastrar os Cargos e Profissionais. Um aviso para cadastrar os profissionais é apresentado assim que a agenda é aberta (caso não tenha nenhum profissional cadastrado). Para cadastrar os recursos (profissionais e cargos) rapidamente na Agenda Grátis e na Agenda Graces... Veja os itens: Cadastrar um Novo Profissional Alterar o cadastro de um Profissional Excluir o cadastro de um Profissional Após a realização dos cadastros continue os passos abaixo: i. No campo 1. Marque os profissionais que entram na agenda, basta clicar na caixa ao lado do nome. ii. O campo 2 será para desenvolvimento futuro. iii. O campo 3. Defina uma cor (clara) para cada cargo, esta cor será mostrada na janela de visualização dos horários da agenda. Para escolher a cor basta clicar no cargo e na caixa Cor, escolher uma das cores disponíveis. Faça um de cada vez, exemplo, clique no cargo cabeleireira e escolha uma cor, em seguida clique no cargo depiladora e escolha a cor, e assim por diante.

6 6 Agenda Graces d. Janela de Marcações: Nesta janela você estabelece as Regras gerais de utilização da agenda: i. No campo Usar apelido da cliente ao invés do nome inteiro, marque se desejar. e. Janela de Aparência: Nesta janela você pode configurar a aparência da altura da linha: i. No campo Altura da linha no modo diário, digite a largura da altura da linha. Quando terminar todas as configurações, clique no botão Ok, Alterar.

7 7 Agenda Graces 2. Definir a escala de Tempo de Visualização que irá trabalhar na Agenda: a. Clique com o botão direito na Coluna dos Horários a esquerda da janela e escolha o intervalo; b. Você ainda pode alterar a visualização da janela, se Diário ou Linha do Tempo. 3. Incluir o Cadastro de um novo Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface) b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Neste caso, recomendamos cadastrar os profissionais diretamente no sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis Assim que a Agenda é aberta pela primeira vez e se não tiver nenhum profissional cadastrado, é apresentado um aviso para a realização dos cadastros. Para cadastrar os recursos (profissionais e cargos) na Agenda Grátis ou na Agenda Graces (cadastro rápido), faça: 1. Clique no botão Novo Profissional; 2. Será mostrada uma pequena janela de cadastro; 3. Preencha todos os dados, inclusive apelido do profissional (evite nomes compostos no apelido, exemplo Ana Maria, e palavras com acentos). O DDD da sua cidade é importante, pois se você não informar o sistema colocará como padrão o DDD 11; 4. Clique no botão Ok, Salvar. 5. Para cadastrar outros profissionais repita os passos acima. 4. Alterar o Cadastro de um Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface) b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Recomendamos alterar o cadastro do profissional diretamente no sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis Para alterar o cadastro, selecione o nome do profissional na lista 2. Clique no botão Alterar e salve. 3. Faça as alterações desejadas e salve.

8 8 Agenda Graces 5. Excluir o Cadastro de um Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface); b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Neste caso, recomendamos "Excluir" diretamente no sistema Graces (é necessário verificar as condições deste cadastro). Se você está usando a Agenda Grátis... Na Agenda Grátis você pode Excluir o cadastro de um profissional somente se ele não tiver nenhum agendamento cadastrado. Neste caso será necessário apagar os agendamentos primeiro para depois excluí-lo da base de dados. 1. Para excluir o cadastro, selecione o nome do profissional na lista 2. Clique no botão Excluir e confirme. OPERACIONAL: Como trabalhar com a Agenda? 6. Fazer agendamento para cliente JÁ cadastrado a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. Você pode localizar um cliente pelo nome, sobrenome, telefone, etc., digite uma destas informações e tecle Enter no teclado; c. Será apresentada a janela Pesquisa de Clientes; d. Selecione um dos nomes na lista, use o mouse ou as setas do teclado para navegar nesta janela até localizar o nome desejado; e. Tecle Enter ou clique no botão Selecionar; f. O nome da cliente será mostrado na caixa Cliente selecionado. É para este nome que o agendamento será realizado; g. Escolha, clicando na data do calendário, o dia que quer agendar; h. Selecione o nome do profissional na barra esquerda de recursos, basta clicar no nome; i. Com o botão esquerdo do mouse, clique e segure o botão no horário inicial (para selecionar) e arraste até o horário final desejado do agendamento; j. O intervalo do período selecionado ficará em destaque na cor azul (img1); k. Agora basta digitar o nome do serviço desejado, o texto é livre, exemplo, mão, pé, cabelo etc.; l. E tecle Enter em seguida para confirmar;

9 9 Agenda Graces IMPORTANTE: Após o agendamento, passe o mouse por cima e será mostrado: - O nome da cliente; - Intervalo do agendamento; - Os serviços serem executado; - O usuário que agendou e o que alterou (img2) BREVEMENTE DISPONIBILIZAREMOS AS FUNÇÕES PARA ALTERAR E EXCLUIR O CADASTRO DE CLIENTES 7. Fazer agendamento para cliente NÃO cadastrado a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da inreface) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Será apresentada a janela Pesquisa de Clientes ou não, dependerá da informação a ser pesquisada; d. Se não quiser selecionar nenhum nome da lista, clique no botão Fechar, automaticamente abrirá a janela de cadastro de Cliente; e. Preencha todos os dados do cadastro e clique no botão OK, Cadastrar ou Cancelar para desistir f. Para realizar o agendamento, basta seguir os passos acima a partir do item f BREVEMENTE DISPONIBILIZAREMOS AS FUNÇÕES PARA ALTERAR E EXCLUIR O CADASTRO DE CLIENTES 8. Fazer agendamento de encaixe: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Escolha a cliente e tecle Enter no teclado; d. Escolha o dia e o profissional; e. Com o botão esquerdo do mouse, selecione um período (clique, segure e arraste) na lateral esquerda do(s) agendamento(s) já feito(s) (img1); img 1 img 2 f. Ficará em destaque na cor azul; g. Basta digitar o tipo de serviços que será feito e tecle Enter no teclado (img2). É possível fazer Encaixe somente para clientes diferentes porem com um mesmo profissional! Você também pode colocar Observações e Alertas num Encaixe. 9. Fazer agendamento para vários profissionais ao mesmo tempo: Só é possível agendar um cliente com vários profissionais ao mesmo tempo, fazendo um agendamento de cada vez. 10. Fazer agendamento no passado: a. Não é possível agendar no passado.

10 10 Agenda Graces 11. Agendar folgas, ausências, almoço, etc., dos profissionais para o dia inteiro: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da inteface) ou tecle F3; b. O campo do cliente selecionado ficará em branco; c. No cabeçalho da coluna que mostra o nome do profissional dê um clique para selecionar. Toda a coluna ficará selecionada; d. Digite o motivo da ausência e tecle Enter no teclado; Pronto! O status ficará na cor roxa. 12. Agendar folgas, ausências e almoço dos profissionais para um período do dia: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. O campo do cliente selecionado ficará em branco; c. Selecione com o botão esquerdo do mouse o período que o profissional estará ausente; d. Digite o motivo da ausência e tecle Enter no teclado; e. Pronto!, neste caso o status ficará na cor roxa; 13. Fazer agendamentos periódicos (recorrentes): a. Faça um agendamento normal; b. Neste agendamento, clique com o botão direito do mouse em Editar, ou dê duplo clique com o mouse na caixa do agendamento; c. Na janela que mostra o conteúdo do agendamento clique no botão Periodicidade; d. Uma nova janela com o titulo Compromisso periódico será mostrada; e. Escolhas as opções que desejar dentro desta janela: - Diariamente; - Semanal - Freqüenta o salão toda a semana; - A Cada: uma ou 2 semanas...; - Mensal - A Cada: um mês ou 2 meses... - Por Ano, e assim por diante. f. Clique em OK para confirmar; g. E OK novamente na janela do conteúdo do agendamento. h. Note que será mostrado um símbolo de periodicidade na caixa do agendamento. 14. Como apagar um agendamento Periódico: a. Selecione a caixa do agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); b. No teclado tecle Delete; c. Será mostrada a janela Confirmar a eliminação; d. Você pode apagar uma única ocorrência (agendamento) ou Apagar a serie (Todos os agendamentos). e. Clique no botão OK para confirmar a opção escolhida ou Cancelar para desistir. f. Você também pode apagar o agendamento dando duplo clique na caixa do agendamento e clicar no botão Eliminar. CUIDADO! Esta ação não tem volta. 15. Como apagar um agendamento simples: a. Selecione a caixa do agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); b. No teclado tecle Delete.

11 11 Agenda Graces c. Você também pode apagar o agendamento dando duplo clique na caixa do agendamento e clicar no botão Eliminar. CUIDADO! Esta ação não tem volta. 16. Pesquisar e visualizar o(s) agendamento(s) de uma cliente: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Escolha a cliente e tecle Enter no teclado; d. Clique no botão Horários; e. No calendário à esquerda, será mostrado em negrito todas as datas que a cliente tem agendamento marcado; f. Para ver o conteúdo, basta clicar no dia no calendário, inclusive se tiver agendamento com profissionais diferentes. Quando clicado calendário, na caixa Recursos, os nomes dos profissionais serão mostrados em destaque. g. Para voltar para o agendamento normal, clique novamente no botão Horários. Dica: Para visualizar intervalos de agendamentos para selecionar no calendário a quantidade de dias desejada. Exemplo, para uma semana, clique no primeiro dia, segure e arraste até o ultimo dia que deseja e solte. 17. Alterar um agendamento: a. Na quantidade de tempo escolhido no agendamento: i. Basta aproximar o cursor do mouse na parte inferior do quadro do agendamento, o curso se transformará numa seta bidirecional; ii. Clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste para cima ou para baixo, com isto você diminuirá ou aumentará a quantidade do tempo do agendamento. b. Alterar o horário do agendamento do mesmo profissional: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer um dos horários da coluna que esta o nome do profissional. Pronto! c. Alterar apenas o dia do agendamento de um mesmo profissional: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer um dos dias diretamente no calendário. Pronto! Simples assim! d. Para alterar o agendamento de um profissional para outro dentro do mesmo dia: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer uma das colunas onde esta o nome do outro profissional. Basta soltar o clique do mouse no local em que deseja que fique o agendamento. Mais fácil? Impossível! e. Para alterar o agendamento de um profissional para outro e para outro dia: i. Com o botão esquerdo do mouse, segure a tecla Control no teclado e selecione dois (ou mais) dias no calendário e solte; ii. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); iii. Segure e arraste para qualquer uma das colunas, basta soltar o clique do mouse no horário que deseja que fique o agendamento.

12 12 Agenda Graces f. Alterar o serviço de um agendamento: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto) e solte; ii. Clique novamente em cima da caixa e digite o conteúdo que quiser. iii. Você também pode editar o campo com um rápido duplo clique, neste caso será mostrado a janela de edição e alterar o que desejar 18. Opções: Status e Marcar como de um agendamento: a. Na caixa do agendamento, clique com o botão direito do mouse; b. Na lista de opções clique em Status ou em Marcar como... c. Escolha a opção desejada d. Veja na barra lateral da caixa do agendamento a marca colocada. As cores do Marcar como... e do Status são fixas e não podem ser alteradas. 19. Opções: Observação e Lembrete num agendamento: a. Na caixa do agendamento, clique com o botão direito do mouse; b. Na lista de opções clique em Observação e/ou Lembrete; c. Escolha a opção desejada, é muito fácil; d. A opção Lembrete avisa o horário de um agendamento importante ou com prioridade. 20. Abrir Comanda diretamente da Agenda integrada ao Graces: a. Se você trabalha com o sistema Graces, é possível abrir uma comanda diretamente da agenda; É simples! b. Localize o agendamento, clique com o botão direito do mouse na caixa do agendamento; c. E escolha a opção Abrir Comanda; d. O Sistema Graces busca e informa automaticamente o número da ultima comanda; e. Digite o número da comanda e clique no botão Abrir Comanda ou tecle Enter; Note que ao abrir a comanda o Status do agendamento foi alterado para a cor amarela. Ao ir para o Graces verá a comanda aberta. Se a opção de Abrir comanda estiver desabilitada, deve ter impedimentos, tais como: O caixa do dia ainda não foi aberto, agendamento feito no passado entre outros motivos.

13 13 Agenda Graces 21. Trabalho com o sistema Graces e em rede. Como acontece a atualização dos agendamentos feitos na rede para que todos visualizem a mesma informação (Agenda integrada Graces)? a. Todos os agendamentos são atualizados (recarregados) quando acontece uma destas ações: i. Quando clica no botão Atualizar (F5) e ii. Quando pesquisa um cliente (F3) e iii. Quando cadastra uma folga para o profissional e iv. Quando clica para ir p/ o Graces (F7) 22. Imprimir a agenda: Você pode imprimir todos os agendamentos. São vários os formatos de página, uma semana, um mês e assim por diante. Você configura a página de agendamento! Para isto faça: a. Clique no botão Imprimir; b. Abrirá a janela Configurar página; c. Nas abas Formato, Papel e Recursos, basta fazer a sua escolha e clicar no botão Imprimir. d. É importante que antes você clique no botão Pré-visualizar para verificar se está de acordo com a sua escolha. Observações: i. O sistema mostra no máximo de 10 recursos, (coluna com os nomes de profissionais) por página. ii. O tamanho da impressão é folha A Backup externo dos dados SOMENTE da Agenda GRÁTIS: Veja as instruções no endereço na internet: item Backup 24. Atualização de versões da Agenda Integrada ao Graces e na Agenda Grátis Quando houver atualizações livres, estas serão disponibilizadas automaticamente na internet. Na versão da Agenda Integrada ao Graces, as atualizações serão disponibilizadas juntamente com as do sistema Graces. Na versão da Agenda Grátis... a. Ao abrir a Agenda Grátis, receberá um aviso de atualização disponível. b. Leia as instruções e siga os passos indicados.

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Gerenciar um salão de beleza usando o sistema Graces é muito fácil! Eis alguns passos que poderão lhe ajudar a realizar os testes. Lembre-se que

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Diário On-line Apresentação ----------------------------------------------------------------------------------------- 5 Requisitos Básicos

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Sumário. I. Acesso ao sistema CRMTEL... 4 Como Criar Campanhas SMS...5. III. Importando uma Campanha...8. IV. Movimentando o Status da Campanha...

Sumário. I. Acesso ao sistema CRMTEL... 4 Como Criar Campanhas SMS...5. III. Importando uma Campanha...8. IV. Movimentando o Status da Campanha... Send Torpedos 2 Sumário I. Acesso ao sistema CRMTEL... 4 II. Como Criar Campanhas SMS...5 III. Importando uma Campanha...8 IV. Movimentando o Status da Campanha...11 3 I. Acesso ao sistema CRMTEL O acesso

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual MANUAL DO USUÁRIO Projeto/Software/Programa CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet Objetivo desse manual Elucidar o instrutor e/ou o utilizador final desse programa de computador. Objetivo desse

Leia mais

Guia de Uso. O Pro-Treino tem uma divisão clara de funções, apresentada a seguir: E três tipos de usuários que executam as funções descritas acima:

Guia de Uso. O Pro-Treino tem uma divisão clara de funções, apresentada a seguir: E três tipos de usuários que executam as funções descritas acima: Sumário 1. Introdução... 2 2. Conceitos básicos... 2 2.1. Fluxo do sistema... 3 2.2. Acesso ao sistema... 4 2.2.1. Login... 4 2.2.2. Logoff... 4 2.2.3. Esqueci minha senha... 5 2.3. Conhecendo o Sistema...

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

SIGA Saúde. Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde. Manual operacional. Módulo Agenda Agendamento Local

SIGA Saúde. Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde. Manual operacional. Módulo Agenda Agendamento Local SIGA Saúde Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde Manual operacional Módulo Agenda Agendamento Local Sumário Introdução... 3 Agendamento... 4 Pesquisa de vagas... 5 Perfil de Agenda... 6 Dados

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado.

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado. ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Superprovas Versão 9

Superprovas Versão 9 Superprovas Versão 9 1. Introdução...2 2. Novos Recursos Adicionados...4 3. Janela Principal...7 4. Janela de Questões...11 5. Janela de Desempenho...12 6. Barras de Ferramentas...13 7. Teclas de Atalho...14

Leia mais

Instruções de trabalho

Instruções de trabalho Navegação Básica SAP R/3 - Versão 4.7 Instruções de trabalho Objetivo Use estas instruções de trabalho para aprender a navegação básica do sistema SAP R/3, versão 4.7. Procedimento Fazer Logon no Sistema

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

NutriScience Manual do Usuário

NutriScience Manual do Usuário NutriScience Manual do Usuário 2 Sumário Configurando o Sistema... 3 Importar banco de dados... 3 Alterar o Idioma... 5 Utilizando o Sistema... 6 Início... 6 Barra de Navegação... 6 Paciente... 6 Avaliação

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CINTRA CAMARGO ÍNDICE ACESSANDO O WEBMAIL... 04 TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO... 09 CONCEITOS BÁSICOS... 09 O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO... 10 CONHECENDO A JANELA INICIAL DO

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES)

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE:

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE: MANUAL APP ON ÍNDICE 1 - BAIXANDO O APLICATIVO 2 - INICIANDO O APLICATIVO 3 - MENU INICIAL 4 - MENU LATERAL 5 - SOBRE A ON 6 - PLANOS ON 7 - MEU CONSUMO 8 - MINHA FATURA 9 - COTA EXTRA 10 - CALCULADORA

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os

Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os pedidos e como exportar para P. Serviços Sumário Pedido...

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Fazendo uma tabela no Excel

Fazendo uma tabela no Excel Fazendo uma tabela no Excel A grosso modo, o Excel é uma matriz (67 mil linhas por 256 colunas na versão 2003 e de 1 milhão de linhas por 16 mil colunas na versão 2007) e mais um monte de ferramentas para

Leia mais

Manual das Secretárias. Manual do usuário. Módulo Secretárias

Manual das Secretárias. Manual do usuário. Módulo Secretárias Manual do usuário Módulo Secretárias 1. Login O login é único e permite o acesso exclusivo ao consultório médico. Será informado por email às secretária que enviaram os dados para cadastro. Obs: A senha

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Acessando a Plataforma de Rastreamento

Acessando a Plataforma de Rastreamento Acessando a Plataforma de Rastreamento Para acessar a plataforma digite no seu navegador preferido o endereço: xxxxxxxx.mloc.com.br onde xxxxxxxx é o nome da sua empresa de rastreamento. Ex: rastreadora.mloc.com.br

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client?

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Assim que abrir o DVR Client, no canto superior direito há um grupo de opções denominado Login, preencha de acordo

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica Conteúdo iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica... 3 1. Feedback do Cliente...3 1.1 Feedback do Cliente no Email da Pesquisa Dinâmica... 3 1.2 Página de

Leia mais

COMO ACESSAR O SISTEMA?

COMO ACESSAR O SISTEMA? COMO ACESSAR O SISTEMA? 1º Passo Vai ao ícone do programa que está na área de trabalho. Veja a figura abaixo com o ícone do programa: 2º Passo - Clique 2 vezes sobre o ícone. 3º Passo Após os dois clique

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA Para ter acesso as Ferramentas do Sistema no Windows XP clique em

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local)

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local) MANUAL DE INSTRUÇÕES DO Telefone de Suporte: 3004-0506 (Use seu DDD Local) MANUAL DE PROCESSOS - PE ÍNDICE 1 INFORMAÇÕES IMPORTANTES 3 1.1 Atualização dos Navegadores: 3 1.2 Configurando o Internet Explorer

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais