Sistema Endócrino e o Sistema Imune

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Endócrino e o Sistema Imune"

Transcrição

1 Fisiologia Endócrina A Endocrinologia era definida como uma disciplina relacionada as secreções internas do corpo. O conceito original do sistema endócrino estabelecia que os hormônios (substâncias químicas liberadas por tipos específicos de células) eram carreados pela corrente sangüínea para agirem em células-alvo distantes. Este conceito sugeria que a secreção de um hormônio era induzida por modificação específica do meio ambiente corporal; com a liberação do hormônio e sua ação subsequente sobre a célula-alvo a homeostasia física e química era alcançada. Esta noção homeostática básica deu origem a um quadro cada vez mais complexo da missão e do conceito do sistema endócrino: regulação da proliferação e diferenciação celular, o crescimento e a manutenção corporal, a massa corporal e seus componentes, a reprodução, a senescência e o comportamento. As células-alvo da ação hormonal também são diversifuçb ou-6(itra cél4.7(l)la)4.7(s)oroditral4.7(s)od ohomoô-6(n)ios.

2 Sistema Endócrino e o Sistema Imune As células imunes secretam as citocinas que vão agir sobre células-alvo, através de mecanismos análogos aos hormônios. As próprias células endócrinas podem ser alvos dessas citocinas, sendo estas interações usadas para coordenar as respostas imunes e as respostas endócrinas a um estímulo, ou reforçar as ações hormonais. Existem hormônios clássicos presentes nas células imunes e provavelmente são sintetizados por elas (agindo localmente e sobre as células de origem). Expressão Gênica O termo expressão gênica refere-se ao processo pelo qual a informação consolidada na molécula de DNA é transcrita em mrna e deste traduzido em proteínas. O principal efeito dos hormônios é a regulação da expressão gênica, atuando primariamente sobre os eventos relacionados à transcrição gênica. O controle hormonal sobre os eventos pós-transcricionais, traducionais e pós-traducionais é ainda pouco caracterizado. Tipos de Glândulas Exócrinas: secretam seus produtos para ductos que levam as secreções para as cavidades corporais, para o lúmen de um órgão, ou para a superfície externa do corpo. Ex: glândulas sudoríparas, sebáceas, mucosas e digestivas. Endócrinas: secretam seus produtos (hormônios) para o líquido intersticial, em torno das células secretoras e não para ductos; a secreção difunde-se para os capilares e é levada para o sangue. Ex: tireóide. As glândulas endócrinas formam o sistema endócrino. Sistema Endócrino Foram identificados tipos clássicos de células endócrinas: hipofisárias, tireóideas, supra-renais, gonádicas, paratireóideas e das ilhotas pancreáticas; identificadas suas localizações, organização glandular e espécies moleculares. Foram descobertos tipos de células não-endócrinas que produzem e secretam substâncias que agem em outras células: renais (eritropoetina); células atriais e ventriculares do coração (hormônios natriuréticos atriais); células endoteliais (endotelina, óxido nítrico); vários linfócitos, monócitos e macrófagos (interleucinas e interferons). Foram descobertos tipos de células não-endócrinas que produzem e secretam substâncias que agem em outras células: plaquetas e células mesenquimais (fatores de crescimento, anexinas, integrinas); células adiposas (leptina); células placentárias (praticamente todos os hormônios conhecidos). O número e a variedade molecular dos hormônios multiplicaram-se, e a premissa básica da endocrinologia foi adaptada a outras disciplinas.

3 O sistema endócrino: 1) Regula a proliferação e a diferenciação celular 2) Crescimento 3) Reprodução 4) Controla a Pressão Arterial 5) Concentração iônica 6) Comportamento Hormônio Substância química secretada por células e que exerce efeito fisiológico de controle sobre outras células do corpo (tecidos-alvo). Os hormônios circulantes podem permanecer no corpo exercendo seus efeitos por alguns minutos ou ocasionalmente horas. Posteriormente são inativados no fígado e excretados pelos rins. De acordo com a rota (via) de sua transmissão, a mesma molécula mensageira pode funcionar como hormônio endócrino (transporte pela corrente sangüínea), neurotransmissor (transporte axônico), neuro-hormônio (transporte combinado pelo axônio e corrente sangüínea) ou como hormônio parácrino ou autócrino (transporte local). Ex: Somatostatina.

4 Classes Químicas dos Hormônios Os hormônios são classificados em três classes químicas gerais: esteróides (derivados do colesterol), peptídeos ou proteínas (sintetizados a partir de aminoácidos) e aminas (derivadas do aminoácido tirosina). Os hormônios podem ser solúveis em lipídios e solúveis em água. Hormônios Esteróides São solúveis em lipídios. Possuem receptores intracelulares. São derivados do colesterol e sintetizados no retículo endoplasmático liso. Cada hormônio esteróide é único, devido aos diferentes grupos funcionais presos em várias posições dos quatro anéis, no núcleo de sua estrutura. Estas pequenas diferenças permitem grande diversidade funcional. São sintetizados e secretados pelo córtex da supra-renal, rins, pelas gônadas e pela placenta. Hormônios Aminados São solúveis em água. Possuem receptores de membrana. São sintetizados por descarboxilação e por modificação de certos aminoácidos. São ditos aminados por conservarem o radical amina (NH 3 + ). Introdução da hidroxila no anel benzeno. CATECOLAMINAS Epinefrina, norepinefrina e dopamina. Sintetizadas por modificação do aminoácido tirosina; sintetizadas e secretadas pela medula adrenal. HORMÔNIOS TIREOIDIANOS Solúveis em lipídios (anel benzeno + Iodo). Possuem receptores intracelulares. T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina ou tetraiodotironina) são sintetizados por iodinação e acoplamento de duas moléculas de tirosina. Introdução do Iodo no anel benzeno. Têm origem no aminoácido tirosina e conservam um grupo alfa amino alifático. São hormônios aminados. São sintetizados e secretados pela tireóide (células foliculares). OUTROS HORMÔNIOS AMINADOS Hormônios derivados por modificação de certos aminoácidos. São solúveis em água. Possuem receptores de membrana. Glândula pineal (MELATONINA - derivada do triptofano); mastócitos tecido conjuntivo (histamina - histidina); plaquetas no sangue (serotonina -triptofano).

5 Hormônios Peptídicos ou Protéicos A maioria dos hormônios é de natureza peptídica ou protéica e suas vias sintéticas são familiares da bioquímica. São sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, com cadeias de 3 a 200 AA. São solúveis em água. Possuem receptores de membrana. Alguns hormônios têm grupos carboidratos fixados - chamados hormônios glicoprotéicos (TSH). São sintetizados e secretados pelas células neurossecretoras hipotalâmicas, hipófise anterior, pâncreas, tireóide (células C - CALCITONINA); paratireóides (PTH); células êntero-endócrinas (CCK, GASTRINA, SECRETINA); rins (ERITROPOETINA); tecido adiposo (LEPTINA). Hormônios Eicosanóides Grupo recentemente descoberto de mediadores químicos. São derivados do ácido araquidônico (ácido graxo com 20 carbonos); 2 tipos principais: PROSTAGLANDINAS e LEUCOTRIENOS. Os eicosanóides são importantes hormônios locais (autacóides), embora possam atuar como hormônios circulantes. São solúveis em água. Óxido Nítrico Gás óxido Nítrico (NO). Ao mesmo tempo neurotransmissor e hormônio. Sua síntese é catalisada pela enzima sintase do óxido nítrico. Solúvel em lipídios. Produzido pelas células endoteliais que revestem os vasos sangüíneos. Liberação hormonal Os hormônios protéicos e as catecolaminas são armazenados em grânulos secretórios. São liberados por exocitose. O estímulo extracelular para a secreção é acompanhado habitualmente por elevação da concentração citosólica de Cálcio (mobilizado pelas reservas intracelulares e do LEC). Os hormônios tireóideos e esteróides não são armazenados dentro de grânulos distintos, porém podem ser compartimentalizados nas células. Depois de aparecerem na forma livre no citoplasma eles abandonam a célula por transferência através da membrana plasmática. Ex: tireóide. Existem várias modalidades de síntese e liberação de hormônios, essencialmente unicelulares ou em padrões mais complicados (2 tipos celulares - ex: ovário); modificação em vários tecidos de molécula precursora de baixa atividade (ex: Vitamina D); precursor protéico na circulação (ex: AII). Transporte Hormonal A maioria dos hormônios solúvel em água circula no plasma sangüíneo aquoso, sob a forma livre (não ligados a proteínas plasmáticas). Enquanto que a maioria dos hormônios solúvel em lipídios se liga às proteínas de transporte (ou transportadoras). Em geral apenas 0,1 a 10% dos hormônios solúveis em lipídios não estão ligados à proteína de transporte (fração livre), conforme ocorre à liberação desta fração, as proteínas liberam novas moléculas.

6 O grau de fixação protéica influencia fortemente as velocidades de saída dos hormônios do plasma para o líquido intersticial e daí para as células-alvo. O percentual de fixação protéica influencia a meia-vida plasmática de um hormônio. Ex: tiroxina 99,95% é fixada a uma proteína -> meia-vida de 6 dias; aldosterona 15% fixada a uma proteína -> meia-vida de 25 min. Os hormônios protéicos maiores e mais complexos tendem a ter meias-vidas mais longas que as proteínas e peptídeos menores. Proteínas Transportadoras Função: 1) Melhorar o transporte dos hormônios solúveis em lipídios, que ficam temporariamente solúveis em água. 2) Retardar a passagem dos hormônios pelo mecanismo de filtração renal, lentificando a velocidade da perda hormonal na urina. 3) Formar reservas rapidamente disponíveis do hormônio já presente na corrente sangüínea. Ação Hormonal Os hormônios combinam-se com os receptores hormonais localizados nas membranas celulares ou no interior das células. Essa combinação desencadeia na célulaalvo uma cascata de reações para produzir o efeito final desejado. A resposta a um hormônio depende do hormônio e também da célula-alvo. As células-alvo distintas respondem diferentemente ao mesmo hormônio. Ex: insulina estimula a síntese de glicogênio nas células hepáticas e a síntese de triglicerídeos nas células adiposas. Outros efeitos além da síntese de novas moléculas: 1) alteração da permeabilidade da membrana plasmática 2) estimulação de transporte de substâncias para dentro ou fora da célula-alvo 3) alteração da velocidade ou intensidade de reações metabólicas específicas 4) contração músculo liso ou cardíaco. No entanto o hormônio deve anunciar sua chegada na célula-alvo se fixando a seus receptores. Se solúvel em água ou lipídios seus receptores ficam situados no interior da célula ou em sua membrana plasmática. Etapas seqüenciais na indução da resposta da célula-alvo a um estímulo hormonal: 1) O hormônio deve ser reconhecido e captado pelo receptor específico (superfície ou dentro da célula) 2) O complexo hormônio-receptor deve ser acoplado ao mecanismo gerador de sinais na célula-alvo ou agir ele mesmo como um desses mecanismos 3) O sinal gerado (segundo-mensageiro) modifica quantitativamente os processos intracelulares (alteração na concentração de enzimas, proteínas funcionais e de proteínas estruturais).

7 Formas de Geração do Sinal Os hormônios peptídicos ou protéicos e as catecolaminas: possuem receptores de membrana, o hormônio se liga e altera sua conformação e permite a transmissão de informação, em um tempo de segundos a minutos. Os hormônios esteróides e tireoidianos: o hormônio entra na célula, ocupa o receptor, interage com a molécula de DNA, para gerar uma mensagem (informação no receptor e hormônio juntos, sinal intracelular), em um tempo de minutos a horas ou até mesmo dias para sua expressão plena. Vias de Transdução de Sinais Geralmente a etapa final de uma via de transdução de um sinal é a fosforilação de uma proteína que irá executar respostas celulares. Proteinocinases: responsáveis pela fosforilação de proteínas específicas. Proteinofosfatases: catalisam a remoção do fosfato destas proteínas. Proteína G Muitos hormônios e outros ativadores extracelular regulam a atividade do segundo mensageiro através das proteínas heterotriméricas fixadoras de GTP (Proteína G). A proteína G ativada altera a concentração celular do segundo-mensageiro. São mais de 500 receptores de membrana que ativam a proteína G, entre eles, receptores adrenérgicos α e β, muscarínicos para a acetilcolina, serotonina e para vários outros hormônios. Segundo-mensageiro Substância que por efeito das substâncias reguladoras extracelulares são ativadas levando a aumento ou diminuição das proteinocinases ou das proteinofosfatases. Alguns segundos-mensageiros: AMP cíclico GMP cíclico Cálcio Inositol-1,4,5-trifosfato (IP 3 ) Diacilgliceróis. Tirosinocinases Receptores para alguns hormônios e fatores de crescimento. São proteínas com uma parte extracelular, seqüência transmembrana e uma parte intracelular com atividade tirosina-proteinocinase. Exemplo: receptor para insulina; fatores de crescimento epidérmico (EGF), neural (NGF).

8 Regulação da secreção Hormonal A maioria dos hormônios é liberada por surtos de pequena duração, com pouca ou nenhuma secreção entre esses surtos. A regulação da secreção, normalmente, mantém a homeostasia e impede a secreção excessiva ou deficiente de qualquer hormônio. Para manter a homeostasia a secreção hormonal deve ser produzida e interrompida, quando necessária. Regulação: feita por sinais neurais, alterações químicas no sangue (Cálcio, Potássio) e outros hormônios. Os ajustes de secreção podem ser executados por mecanismos neurais (estímulos externos ou internos) e de feedback (retroalimentação). 1. Mecanismos neuronais: exemplo as catecolaminas 2. Mecanismos de Feedback: mais comuns que os neurais (negativo ou positivo). Feedback: significa que algum elemento da resposta fisiológica a um hormônio atue para trás (ou de volta) direta ou indiretamente sobre a glândula endócrina produtora do hormônio, alterando a atividade de secreção. Feedback negativo: algum aspecto da ação hormonal inibe direta ou indiretamente qualquer secreção adicional desse hormônio (auto-limitante). Feedback positivo: algum aspecto da secreção hormonal provoca maior secreção do hormônio (auto-aumentativo). O controle neural age evocando ou suprimindo a secreção hormonal em resposta a estímulos tanto externos quanto internos. A secreção hormonal pode resultar de estímulos visuais, auditivos, olfativos, gustativos, táteis ou de pressão e pode ser percebida consciente e inconscientemente. Dor, emoção, excitação sexual, medo, lesão, estresse e modificações do volume sangüíneo podem modular a secreção hormonal através de mecanismos neurais. Muitos hormônios são secretados em pulsos distintos, certos padrões de secreção são determinados por ritmos que podem ser codificados geneticamente ou adquiridos. O núcleo supraquiasmático do hipotálamo é o centro para as oscilações ou os ciclos intrínsecos, isto é, o relógio circadiano. Este relógio circadiano coordena os ritmos endócrinos com os ritmos metabólicos e comportamentais. Quando este relógio circadiano é alterado, a secreção de vários hormônios também é alterada (ex: mudança fuso horário - melatonina e cortisol). O ciclo intrínseco de 24 horas está atrelado ao ciclo claro-escuro, dia-noite do meio ambiente físico por aferências diretas provenientes da retina. Ocorre também variação sazonal na secreção dos hormônios, podendo refletir a influência da temperatura, marés e variações no período com luz diurna sobre o ritmo do relógio circadiano. Interação Hormonal A reatividade da célula-alvo ao hormônio depende da concentração do hormônio, dos receptores na célula-alvo e da influência exercida por outros hormônios. As ações de determinados hormônios sobre as células-alvo dependem também da ação simultânea, ou recente de um outro hormônio - EFEITO PERMISSIVO. Ex: epinefrina, T3 e T4 (hormônio permissivo) estimulando a lipólise. O hormônio permissivo regula para cima os receptores do primeiro e outras vezes promove a síntese de enzima necessária para a expressão dos efeitos do primeiro hormônio.

9 EFEITO SINÉRGICO: os dois hormônios atuam em conjunto, e os efeitos são maiores ou mais extensos que a soma dos efeitos dos dois hormônios agindo isoladamente. Ex: FSH e Estrogênios na produção oócitos. EFEITO ANTAGÔNICO: quando um hormônio se opõe ao outro. Ex: insulina e glucagon (síntese de glicogênio - insulina e glucagon - degradação). Responsividade aos Hormônios O resultado final da interação de qualquer hormônio com suas células-alvo depende de vários fatores: 1) concentração do hormônio 2) número de receptores (específicos) 3) duração da exposição 4) intervalo entre as exposições 5) condições intracelulares: enzimas, co-fatores ou substratos 6) efeitos concomitantes dos hormônios antagonistas ou sinérgicos. Os efeitos hormonais não são fenômenos tipo tudo ou nada. A reatividade do tecido-alvo a um hormônio é expressa pela relação dose-resposta, na qual a amplitude da resposta é relacionada à concentração hormonal. A sensibilidade é definida como a concentração de hormônio que produz 50% da resposta máxima (concentração semimáxima). Índice de sensibilidade -> concentração do hormônio necessária para induzir uma resposta semimáxima. A sensibilidade de um tecido alvo pode ser alterada: 1) Alteração do número de receptores 2) Alteração da afinidade dos receptores para o hormônio 3) Aumento dos hormônios antagonistas 4) Alteração da concentração de co-fatores de modulação 5) Aumento da degradação hormonal. Regulação para baixo (down-regulation): significa que o número de receptores ou afinidade desses receptores está diminuída. Regulação para cima (up-regulation): significa que o número de receptores ou a afinidade dos receptores está aumentada. A redução na responsividade máxima poderia ser causada: 1) redução do número de células-alvo funcionais 2) redução no número de receptores por célula 3) concentração da enzima que ativa o hormônio (ex: ausência rim para ativar a Vitamina D) 4) concentração do precursor essencial para o produto final da ação hormonal (ex: cálcio e GH no osso) 5) aumento da concentração de um inibidor não-competitivo.

10 Descarte Hormonal A remoção irreversível do hormônio representa o resultado da captação pelas células-alvo, da degradação metabólica e da excreção urinária e biliar. O rim e o fígado são os principais locais de extração e degradação hormonal. A depuração renal do hormônio é reduzida pela fixação protéica a globulinas no plasma. Os metabólitos em geral estão livres ou são fracamente ligados às proteínas (ex: cortisol). Os hormônios peptídicos e os protéicos menores são filtrados em parte pelo glomérulo, no entanto sofrem reabsorção e degradação tubular subsequentes (pequena fração na urina). A degradação metabólica corre por processos enzimáticos que incluem proteólise, oxidação, redução, hidroxilação, descarboxilação e metilação. Certo grau de degradação hormonal parece ocorrer durante a interação com os tecidos-alvo. O hormônio pode ser degradado dentro da célula.

Fisiologia do Sistema Endócrino. Introdução e Conceitos Gerais. Profa. Dra. Rosângela F. Garcia

Fisiologia do Sistema Endócrino. Introdução e Conceitos Gerais. Profa. Dra. Rosângela F. Garcia Fisiologia do Sistema Endócrino Introdução e Conceitos Gerais Profa. Dra. Rosângela F. Garcia SISTEMA ENDÓCRINO 1- INTRODUÇÃO SISTEMA DE CONTROLE HOMEOSTASE MENSAGEIROS HORMÔNIOS *não formam um sistema

Leia mais

Princípios. Gerais da Fisiologia Endócrina. Diego Veras Wilke

Princípios. Gerais da Fisiologia Endócrina. Diego Veras Wilke Princípios Gerais da Fisiologia Endócrina Diego Veras Wilke Claude Bernard: pai da endocrinologia Endocrinologia estudo das secreções internas do organismos. Sistema Endócrino e Homeostasia: Os hormônios

Leia mais

BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção

BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção Exemplo HORMÔNIOS ESTEROIDES Sexuais e do tecido interrenal Outros tecidos Os esteroides estão envolvidos na regulação de vários

Leia mais

Controle por retroalimentação. Controle negativo

Controle por retroalimentação. Controle negativo Controle por retroalimentação Controle negativo Controle por retroalimentação Controle positivo Parto Controle positivo Ejeção do leite Controle por retroalimentação Controle positivo Ovulação Transporte

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular I celular I Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a manutenção da homeostasia e sinalização celular Conteúdo Ambiente interno da célula Os meios de comunicação e sinalização As bases moleculares

Leia mais

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes. Hormônios e Diabetes

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes. Hormônios e Diabetes Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Hormônios e Diabetes Prof. Carlos Castilho de Barros http://wp.ufpel.edu.br/obesidadediabetes/ SISTEMA ENDÓCRINO CONSISTE EM 1) Glândulas e células específicas,

Leia mais

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases)

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Sinalização celular Importância dos processos de sinalização Seres unicelulares Seres multicelulares Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Receptores Proteínas -

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO PROTEÍCO

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO PROTEÍCO REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO PROTEÍCO Giovanni Resende de Oliveira giovanni@epamig.br Fonte: ROCHA,C e OLIVEIRA, R.S INTRODUÇÃO Crescimento do Animal Crescimento dos Tecidos Grau de hiperplasia e

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais

SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais LOCALIZAÇÃO SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais TIPO QUÍMICO HORMÔNIO ALVO EFEITOS PRINCIPAIS Glândula pineal Glândula Amina Melatonina Desconhecido Controla

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Do grego: Hormon = estimular Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR Sinalização Celular PROFª POLYANNA CARÔZO DE OLIVEIRA SALVADOR - BA 2016 Introdução Evolução da multicelularidade

Leia mais

Fisiologia Endócrina

Fisiologia Endócrina Fisiologia Endócrina Profa. Letícia Lotufo Claude Bernard: pai da endocrinologia Definiu o termo milieu intérieur Endocrinologia estudo das secreções internas do organismos. 1 Sistema Endócrino e Homeostasia

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

Comunicação e sinalização celular

Comunicação e sinalização celular Comunicação e sinalização celular ------------------------------------------------------------------------------------- Do simples para o complexo, moléculas organizadas formam as células, que unidas formam

Leia mais

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Sinalização celular Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Etapas da Sinalização 1) Síntese e liberação da molécula sinalizadora pela célula sinalizadora

Leia mais

HORMÔNIOS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni

HORMÔNIOS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni HORMÔNIOS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni A COORDENAÇÃO DO METABOLISMO NOS MAMÍFEROS É REALIZADA PELO SISTEMA NEUROENDÓCRINO SISTEMA: LIGADO AOS PROCESSOS METABÓLICOS DE NUTRIÇÃO,

Leia mais

Aula de Bioquímica I. Tema: Hormônios. Prof. Dr. Júlio César Borges

Aula de Bioquímica I. Tema: Hormônios. Prof. Dr. Júlio César Borges Aula de Bioquímica I Tema: Hormônios Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP E-mail: borgesjc@iqsc.usp.br

Leia mais

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro Sistema Endócrino Prof. Mateus Grangeiro HORMÔNIOS Moléculas mediadoras, liberadas pelas glândulas endócrinas, capazes de conduzir determinada informação entre uma ou mais células. Natureza química variada

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES. Programa de PG em Aquicultura. Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati

FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES. Programa de PG em Aquicultura. Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES Programa de PG em Aquicultura Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati bethurb@fcav.unesp.br Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal 14/08 a 09/10/2017 Sinopse

Leia mais

Atua como um sistema de controle e regulação (juntamente com o sistema nervoso)

Atua como um sistema de controle e regulação (juntamente com o sistema nervoso) Fisiologia do Sistema Endócrino Sistema hormonal Atua como um sistema de controle e regulação (juntamente com o sistema nervoso) Os dois sistemas de controle agem de maneira integrada, garantindo a homeostasia

Leia mais

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos Endocrinologia do Pâncreas! O pâncreas como um órgão endócrino Importante papel na absorção, distribuição e armazenamento de vários substratos energéticos Hormônios do pâncreas Insulina Glucagon Somatostatina

Leia mais

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal Regulação hormonal Regulação hormonal Sistema endócrino Manutenção da homeostasia Hormônios Substâncias (proteicas ou lipídicas) transportadas pelos sangue até as células ou tecido- alvo; Especificidade;

Leia mais

HORMÔNIOS ESTRUTURAS DIFERENTES PARA FUNÇÕES DIFERENTES

HORMÔNIOS ESTRUTURAS DIFERENTES PARA FUNÇÕES DIFERENTES Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Veterinária Disciplina de Doenças metabólicas HORMÔNIOS ESTRUTURAS DIFERENTES PARA FUNÇÕES DIFERENTES Lourdes Caruccio Hirschmann Histórico:

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Celular. Comunicação Celular. Priscila M. M.

Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Celular. Comunicação Celular. Priscila M. M. Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Celular Comunicação Celular Priscila M. M. de Leon Dr a., Médica Veterinária PNDP Biotecnologia/UFPel Julho, 2013

Leia mais

Integração. Sistema Nervoso. Glândula Endócrina. Hormônio. Órgão ou Tecido alvo

Integração. Sistema Nervoso. Glândula Endócrina. Hormônio. Órgão ou Tecido alvo Integração Sistema Nervoso Sinal Nervosa Sinal Química Glândula Endócrina Hormônio Órgão ou Tecido alvo Nível Corporal Regulação e integração de: -Balanço de íons e líquidos -Balanço de energia (metabolismo)

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento

Leia mais

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Transferência citoplasmática direta de sinais elétricos e químicos Como as

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular

Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Mecanismos bio-moleculares responsáveis pela captação e interpretação dos sinais do meio externo e interno comunicação celular Transferência citoplasmática direta de sinais elétricos e químicos Como as

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS Tiroxina Epinefrina (adrenalina) Glucagon Insulina Hormônios esteroides: Cortisol (Suprarenal) Progesterona Testosterona Estradiol Aldosterona

Leia mais

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de 1 2 3 O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de Langerhans, que secretam insulina, glucagon e somatostatina

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

Mecanismo de Ação Hormonal

Mecanismo de Ação Hormonal Centro de Ciências da Vida Faculdade de Ciências Biológicas Mecanismo de Ação Hormonal Prof. Dr. Alexandre Rezende Endocrinologia Comunicação dentro do nosso corpo: (1) Sistema nervoso (2) Sistema endócrino

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 2 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: o o o o o o o Hipófise; Hipotálamo; Tireóide; Paratireóide;

Leia mais

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios.

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios.

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica Fisiologia do Sistema Endócrino Pâncreas Endócrino Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim Profa. Adjunto do Depto. De Fisiologia-CCBS-UFS Material disponível em: http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br 2006

Leia mais

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Bioquímica Lipídios Aula 2 Estrutura de Lipídios Os lipídios apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem como característica definidora e comum a insolubilidade

Leia mais

Aula: Sistemas Reguladores II. Sistema Endócrino

Aula: Sistemas Reguladores II. Sistema Endócrino Aula: Sistemas Reguladores II Sistema Endócrino PROFESSOR: Brenda Braga DATA:29/05/2014 Sistema Endócrino Formado pelo conjunto de Glândulas Endócrinas Responsáveis pela secreção de hormônios. Apenas algumas

Leia mais

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Com a participação de enzimas Aula sobre enzimas... Com a participação de hormônios como

Leia mais

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina ou adrenalina Estímulos para a secreção de epinefrina: Perigos reais ou imaginários Exercício físico

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Hipotálamo Paratireóide

SISTEMA ENDÓCRINO. Hipotálamo Paratireóide INTRODUÇÃO O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados chamados glândulas cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas s. Os hormônios são transportados

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS AULA 4 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Divisão sensorial do sistema nervoso Receptores

Leia mais

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO HORMONAS QUE REGULAM O METABOLISMO PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA CELULAR VIAS METABÓLICAS DO PERIODO ABSORTIVO ALTERAÇÕES METABÓLICAS DO PERIODO PÓS-ABSORTIVO PRODUÇÃO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS HORMÔNIOS: ESTRUTURA E MECANISMOS DE AÇÃO. Insulina

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS HORMÔNIOS: ESTRUTURA E MECANISMOS DE AÇÃO. Insulina CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS HORMÔNIOS: ESTRUTURA E MECANISMOS DE AÇÃO ADH Prolactina Adrenalina Testosterona Insulina CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O SISTEMA ENDÓCRINO O sistema endócrino é constituído por

Leia mais

SINAIS EXTRACELULARES. sinais e receptores químicos

SINAIS EXTRACELULARES. sinais e receptores químicos SINAIS EXTRACELULARES sinais e receptores químicos SINAIS EXTRACELULARES principais tipos SINAIS EXTRACELULARES exemplos MOLÉCULAS Metabolitos Citocinas Interleucinas Factores de crescimento Hormonas Nutrientes

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino

Fisiologia do Sistema Endócrino Fisiologia do Sistema Endócrino Hormônios hipofisários anteriores Hormônios hipotalâmicos: Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) Hormônio liberador de tireotrofina (TRH) Hormônio liberador de corticotrofina

Leia mais

Introdução à Bioquímica. Lipídeos. Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP. www.

Introdução à Bioquímica. Lipídeos. Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP. www. Introdução à Bioquímica Lipídeos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Tópicos! Classificação dos lipídeos! Ácidos graxos!

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Os hormônios atuam como moléculas de sinalização entre as células (sinalização endócrina), ativando receptores celulares específicos. Sinalização endócrina: os hormônios são lançados no espaço

Leia mais

Fisiologia Animal sistema endócrino

Fisiologia Animal sistema endócrino Fisiologia Animal sistema endócrino Biologia Frente 2 Aulas 55 a 60 Diler Inspire-se Quem define a hora do nascimento? Inspire-se O que faz a mãe produzir leite e amamentar? Inspire-se Como nos tornamos

Leia mais

AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS

AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS 1. A neuro-hipófise armazena e libera dois hormônios. Quais são estes? a) Hormônio antidiurético (ADH) e folículo estimulante (FSH) b) Prolactina

Leia mais

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)?

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)? CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 13 Sistema Endócrino 8º anos 3º período - 2012 1. Observe a imagem: a) Nomeie as glândulas indicadas pelas setas b) Relacione os seus hormônios 2. Diferencie

Leia mais

Metabolismo e produção de calor

Metabolismo e produção de calor Fisiologia 5 Metabolismo e produção de calor Iniciando a conversa Apenas comer não é suficiente: o alimento precisa ser transformado (metabolizado) para ser aproveitado por nosso organismo. Açúcares (carboidratos),

Leia mais

Sistema endócrino. Epitélio glandular. Funcionalmente:

Sistema endócrino. Epitélio glandular. Funcionalmente: Sistema endócrino Epitélio glandular Endócrina: secreção de hormônios diretamente no sangue Exócrina: secreção de seus produtos em ductos Funcionalmente: Merócrinas Apócrinas Holócrinas Unicelulares (Células

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Colégio Santa Cecília Disciplina: Biologia Série: 1º Ano-Ensino Médio Profª.: Edna Cordeiro MAIO/2019 Definição:

Leia mais

Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato

Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato Regulação Endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato Profa. Letícia Lotufo Distribuição de cálcio Intracelular: 10-7 M Livre: 0,2 mg Pode aumentar de 10 a 100x Potencial de ação Contração Motilidade

Leia mais

ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO. Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC

ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO. Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC Introdução Glândulas Endócrinas Hipotálamo Hipófise Gônadas Glândula pineal Glândulas Endócrinas Hipotálamo Glândulas

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Controle Hormonal do Metabolismo

Controle Hormonal do Metabolismo Homeostase Metabólica Controle Hormonal do Metabolismo Disponibilidade De substrato energético Necessidade dos tecidos Alexandre Havt Nível sanguíneo de nutrientes Nível hormonal Impulso nervoso Integração

Leia mais

GLÂNDULAS DEFINIÇÃO TIPOS DE SECREÇÕES. São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções.

GLÂNDULAS DEFINIÇÃO TIPOS DE SECREÇÕES. São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções. DEFINIÇÃO São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções. TIPOS DE SECREÇÕES Hormônios substâncias químicas que vão atuar em locais distantes da sua fabricação, tendo

Leia mais

Hipófise SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas. Hipófise (pituitária) Tireóide Paratireóide Adrenal Pâncreas (glândula mista) Pineal Raduan

Hipófise SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas. Hipófise (pituitária) Tireóide Paratireóide Adrenal Pâncreas (glândula mista) Pineal Raduan SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas Hipófise (pituitária) Tireóide Paratireóide Adrenal Pâncreas (glândula mista) Pineal Hipófise Neurohipófise (pituitária posterior) pars nervosa + infundíbulo ligação

Leia mais

5.COMUNICAÇÃO CELULAR

5.COMUNICAÇÃO CELULAR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS-DFS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA HUMANA 5.COMUNICAÇÃO CELULAR PROF. DRA. MARIA IDA B.R. SPEZIALI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-UEM Comunicação célula-célula

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor Introdução Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

CONTROLE DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

CONTROLE DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Disciplina de Fisiologia Veterinária CONTROLE DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Prof. Fabio Otero Ascoli Mecanismos de Controle da Pressão Arterial Mecanismos Locais Mecanismos Neurais Mecanismos Humorais

Leia mais

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios.

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção e secreções de hormônios.

Leia mais

ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA. M. V. Doutorando Lucas Balinhas Farias

ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA. M. V. Doutorando Lucas Balinhas Farias ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA M. V. Doutorando Lucas Balinhas Farias Anatomia do sistema reprodutivo feminino Genitália externa, vagina, cérvix, útero, ovidutos e ovários Maturidade Sexual É representada

Leia mais

Hormônios da Adrenal

Hormônios da Adrenal PCI de Endócrino e Reprodutor Hormônios da Adrenal Elizabeth S. Yamada (esyamada@ufpa.br) MEDULA ADRENAL CATECOLAMINAS: ADRENALINA E NORADRENALINA 1 Fisiologia da Adrenal Fisiologia da Adrenal 2 Medula

Leia mais

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1 Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno Aula 1 Introdução das Bases Moleculares e Celulares: Sinalização Intracelular Prof. Rodrigo A. P. Martins ICB - LaNCE - HUCFF - UFRJ Objetivos Ao final desta aula

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Os hormônios atuam como moléculas de sinalização entre as células (sinalização endócrina), ativando receptores celulares específicos. Sinalização endócrina: os hormônios são lançados no espaço

Leia mais

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIOS VEGETAIS Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIO VEGETAL COMPOSTO ORGÂNICO, NÃO NUTRIENTE, DE OCORRÊNCIA NATURAL, PRODUZIDO NA PLANTA, O QUAL, EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES (10-4 A 10-6 M), PROMOVE,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200 Curso: Período de oferta da disciplina: Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa em vigência

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Endócrina O Pâncreas Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde

Leia mais

Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi

Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi O fígado É o maior órgão interno do corpo humano; 2,5 a 4,5% da massa corporal total do corpo com um peso médio de

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

Tipos de Epitélios Epitélio de Revestimento

Tipos de Epitélios Epitélio de Revestimento Tipos de Epitélios Epitélio de Revestimento Revestimentos da superfície externa e de cavidades do corpo Tipos de Epitélios Epitélio Glandular Tubular simples reta Tubular simples enovelada Alveolar simples

Leia mais

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012 BIOQUÍMICA II Professora: Ms. Renata Fontes Medicina Veterinária 3º Período O conteúdo de Bioquímica II utiliza os conhecimentos adquiridos referentes ao estudo do metabolismo celular e fenômenos físicos

Leia mais

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal.

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. Sistema endócrino O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. O que são hormônios? Hormônios são moléculas químicas que atuam como mensageiros bioquímicos, controlando as atividades de

Leia mais

Prof. Dra. Bruna Oneda

Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia Muscular Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia muscular A hipertrofia de fibras musculares individuais, com o treinamento de força, é resultante de um aumento da síntese de proteínas musculares,

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas.

SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas. SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas. *Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.

Leia mais

Sistema Endócrino. O que é um SISTEMA? SISTEMA 5/6/2010. Prof. Mst. Sandro de Souza CÉLULAS TECIDOS ÓRGÃOS. Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA

Sistema Endócrino. O que é um SISTEMA? SISTEMA 5/6/2010. Prof. Mst. Sandro de Souza CÉLULAS TECIDOS ÓRGÃOS. Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA Sistema Endócrino Prof. Mst. Sandro de Souza O que é um SISTEMA? CÉLULAS TECIDOS ÓRGÃOS SISTEMA É um grupo de Órgãos 1 Sistema Endócrino É composto de um grupo diverso de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC108 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 BIOLOGIA

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 BIOLOGIA AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 BIOLOGIA Prof. Mateus Grangeiro RAIO X: BIOLOGIA (2009 2018) (20%) FISIOLOGIA HUMANA Sistema Endócrino: 2010 2011 2012 2016 2018. (16%) GENÉTICA Engenharia Genética: 2010

Leia mais

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17 QBQ 0230 Bioquímica Carlos Hotta Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17 Como controlamos o fluxo metabólico de uma célula? bases nitrogenadas lipídeos Glicose glicogênio CO 2 + H 2 O aminoácidos

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO Como pode cair no enem Os mecanismos de autorregulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback),

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO DIVISÃO DO SN SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO MIDRIASE E MIOSE clic Quem não tem colírio, usa óculos escuros... Raul Seixas http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/ma Salivação MEDO, PANICO, TERROR Reação de urgência

Leia mais

APOSTILA DE EXERCÍCIO FÍSICO E SISTEMA ENDÓCRINO

APOSTILA DE EXERCÍCIO FÍSICO E SISTEMA ENDÓCRINO Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício APOSTILA DE EXERCÍCIO FÍSICO E SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Ms. Juliano Casonatto Tupã SP 2011 Introdução Visão geral do sistema endócrino: Juntamente com o sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA HORMÔNIOS E REGULAÇÃO METABÓLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA HORMÔNIOS E REGULAÇÃO METABÓLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA HORMÔNIOS E REGULAÇÃO METABÓLICA Prof a. Dr a. Nereide Magalhães Recife, fevereiro de 2005 MECANISMOS DE AÇÃO

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino. Glândula Suprarenal. Glândulas Adrenais. SISTEMA ENDÓCRINO Adrenais. Adrenal

Fisiologia do Sistema Endócrino. Glândula Suprarenal. Glândulas Adrenais. SISTEMA ENDÓCRINO Adrenais. Adrenal Fisiologia do Sistema Endócrino Glândula Suprarenal Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim Profa. Adjunto do Depto. De Fisiologia-CCBS-UFS Material disponível em: 1 http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br 2006

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesu@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

SISTEMA MOTOR VISCERAL

SISTEMA MOTOR VISCERAL SISTEMA MOTOR VISCERAL SOMÁTICO Aferente ou Sensorial Sistema Nervoso VISCERAL Eferente ou Motora Sistema Nervoso Autônomo Divisão Simpática Divisão Parassimpática Divisão Entérica Órgãos Viscerais Gerais

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório / Inespecífico Sistema Imune Antígeno Específico: Antecipatório Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório /

Leia mais