LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS"

Transcrição

1 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Recuperação do II Trimestre / 3 º ano/arte Professor(a): Márcio Data: / setembro / Na segunda metade do século XIX, a revolução industrial e científica provoca uma perturbação dos modos de pensar. A percepção artística evolui. O fascínio pela história, que marca a arte acadêmica e o gosto burguês, dá lugar ao confronto, e mesmo ao choque entre o passado e o presente, que caracterizam a modernidade. O Realismo, o Impressionismo, o Simbolismo e a Arte Nova, que se sucedem nesta parte do século, testemunham a participação dos maiores artistas neste debate, de Courbet a Rodin, passando por Manet, Monet, Gauguin ou Van Gogh, não esquecendo Odilon Redon, Ensor ou Klimt. Estes artistas querem-se libertar das referências estilísticas do passado. Primeiro pela novidade dos temas: inspiram-se na realidade social, desprezando o belo acadêmico. Dúvidas e inquietudes encontram uma resposta deslocada no Simbolismo, tornando-se a interioridade objeto de pesquisa. A Arte Nova ambiciona a criação de uma arte à serviço da vida. Reivindica-se em seguida um novo papel: o artista deixa de ser pintor de história, retratos, paisagens ou cenas de gênero, para passar a ser testemunha do universo em que se encontra. Adota novas formas de pintar: prefere o inacabado e a sensação fugidia às figuras perfeitamente modeladas do passado; troca o atelier pelo ar livre e o trabalho sobre o motivo. Articulada mais de modo temático - a modernidade, a paisagem, o Simbolismo, o Ecletismo, a Arte Nova - do que cronológico, esta obra debruça-se sobre essa profunda mutação da arte que abre caminho para o Fauvismo e para o Cubismo do século XX. (Sinopse do livro A Arte no século XIX de Nicle Tuffelli) Sobre o texto acima e sobre seus estudos acerca da arte século XIX, marque a alternativa correta. a) Desde o Romantismo é possível verificar em artistas como Goya e Turner elementos importantes do que virá a ser chamado de Arte Moderna, embora neles sejam mais um produto do desenvolvimento deles como artistas do que uma escolha consciente como é o caso da escolha de temas indigestos e pessimistas por aquele e pela pintura de formas sugeridas e enevoadas deste. b) A Arte Moderna é produto de inúmeras idealizações estéticas e também de um processo de certa consciência de vários artistas sobre a necessidade de um distanciamento em diferentes níveis do cânone clássico. c) A Arte Moderna é também uma manifestação contrária a uma forma acadêmica e engessada de ver a arte herdada de movimentos como o Barroco. d) Em certo aspecto, a Arte Moderna é uma resposta de parte da comunidade artística para as inúmeras e radicais mudanças pelas quais passava a sociedade mundial especialmente da segunda metade do século XX. e) A Arte Moderna é também uma forma de competir com invenções como a fotografia, o cinema, etc., por espaço e por legitimidade num mundo transformado por novas tecnologias acessíveis a todos.

2 2- Como produto, e às vezes contraponto, de uma sociedade, a propaganda retrata o período em que foi concebida. Analise estas duas propagandas que aludem ao Brasil de algumas décadas atrás. Analisando as propagandas (embora uma mais atual que a outra, ambas são de marcas ainda presentes em nosso cotidiano), assinale a alternativa correta. a) As propagandas dirigem-se especificamente ao público feminino, por ser à época o responsável pelos serviços domésticos. Isso seria impensável na publicidade atual. b) A linguagem empregada em ambas as propagandas, além de exagerar no tom informal, não apresenta diferença em relação à modalidade padrão atual. c) A propaganda do carro, apesar de apresentar a mulher numa posição menos submissa na sociedade, se contradiz ao apresentá-la como uma voz que sugere ao consumidor, seu marido, preocupação com aspectos fúteis. d) Na primeira, a lide doméstica é retratada como um ambiente feminino, cuja técnica era transmitida de mãe para filha. Essa espécie de legado é inexistente, ou no máximo velado, na segunda. e) Embora mais distante dos dias hodiernos, a propaganda do carro traduz uma posição feminina menos altiva, reflexo do lugar ocupado pela mulher na sociedade da época. 3- Uma das características mais marcantes da Arte a partir da segunda metade do século XX é o questionamento da própria Arte, com obras que, frequentemente, costumam provocar certa inquietação. A esse respeito é correto afirmar que a) não importa o processo criativo, o mais importante é o resultado, a obra de arte em si, extinguindo-se a necessidade do registro documental do processo. b) o ready made, ao apresentar como obras de arte objetos industrializados, pretende romper com a artesania da operação artística contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico. c) extinguem-se no período as esculturas realizadas nas quais se utilizavam elementos mecânicos, fragmentos e peças industriais exaltando o processo artesanal do escultor.

3 d) na Europa, ficou marcado por dois principais movimentos literários e artísticos, o Romantismo e o Realismo. e) a possibilidade de produzir obras com o recurso de máquinas permitiu a reprodução em série e extinguiu os processos manuais, como as pinturas em telas. 4- De uma incipiente industrialização no início do século XX aos dias da internet, a sociedade e a Arte brasileiras passaram por profundas transformações. Acerca dos movimentos artísticos brasileiros do século XX, é correto afirmar que a) a Arte dos chamados artistas primitivo, por apresentar, entre suas características, temas genuinamente nacionais, passou a ser valorizada após o Movimento Modernista. b) Lygia Clark e Hélio Oiticica, com suas obras concretistas, foram considerados os mais radicais artistas plásticos a participarem da Semana de Arte Moderna. c) os artistas ligados ao Grupo Santa Helena foram responsáveis por mostrar que a arte podia fugir aos limites do suporte, criando os chamados penetráveis. d) Aldemir Martins notabilizou-se por produzir, além de pinturas, fotografias nas quais retratava, principalmente, temas do Nordeste brasileiro. e) os artistas plásticos Manabu Mabe e Tomie Ohtake são considerados ligados a um movimento figurativo 5- Observe. Disponível em:. Acesso em: 25 out Em 1923, Tarsila do Amaral cria um monumento à raça negra com a obra A negra, que é uma inovação na pintura brasileira. Nesse quadro, carregado de simbolismos, Tarsila retrata uma ama de leite cujo seio amamentou negros e brancos, contribuindo para a formação e o sustento da raça brasileira. O impacto dessa pintura de Tarsila foi fundamental para a criação de outras duas obras de grande importância na história da Arte Moderna e Contemporânea Brasileira. (A) Tropical e Pescadores (B) Lavrador de Café e Raízes (C) O Café e Mestiço (D) Abaporu e Antropofagia (E) Retirantes e Fumo 6- O desejo de criar um estilo novo de fazer arte com ideias e sentimentos próprios levou Mário e Oswald de Andrade a estimularem entre os jovens artistas brasileiros a discussão sobre a arte brasileira, provocando uma consciência criadora nacional. O ano de 1922 foi marcante para a arte brasileira. Exposições, manifestos, teatro, dança, várias manifestações artísticas são realizadas num movimento em defesa da valorização de uma arte genuinamente brasileira. Esse grande encontro ficou conhecido como (A) Grupo Santa Helena (C) Pop Art Brasileira (B) Semana da Arte Moderna (D) Missão Artística Frances 7- Na segunda metade do século XX, nos grandes centros industrializados, surge um movimento artístico iniciado por Victor Vasarely. As obras são compostas a partir de figuras geométricas,

4 em preto e branco ou coloridas, combinadas de modo a causar no observador, que se movimenta, sensações de modificações na obra. Esse movimento artístico denomina-se (A) Pop Art (B) Op Art (C) Concretismo (D) Abstracionismo (E) Dadaísmo 8- A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, podese dizer que: a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja. b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos. c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade. d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português. e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização. 9 - Em fevereiro de 1922, realizou-se na cidade de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Foram três dias de manifestações artísticas com propostas inovadoras, exposições de arte, concertos musicais, conferências, dança e recitais de poesia que mudaram os rumos da arte brasileira. Sobre a Semana de Arte Moderna, é correto afirmar: (a) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo italiano. (b) Revolucionou a estética vigente e proporcionou o desenvolvimento de novas concepções artísticas no Brasil. (c) Pretendia difundir no Brasil manifestações idênticas às da arte moderna europeia. (d) Assumiu-se como desenvolvimento natural do Neoclássico, instaurado pela criação da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, no século XIX. (e) Representou a consolidação da arte clássica, alcançando uma correspondência perfeita entre estética e natureza. 10- Observe a figura que mostra a pintura de Tarsila do Amaral, Operários, realizada em Com base na análise da imagem, assinale a alternativa correta:

5 a) Tarsila se refere às diferentes etnias que constituíram o corpo de trabalhadores, possibilitando o desenvolvimento industrial de São Paulo. b) Tarsila se refere às raças e culturas que compõem o país, especialmente na cidade de Belo Horizonte. c) Tarsila recorre ao tema étnico para dar vazão ao sentimento xenófobo que vigorava na arte brasileira, na década de trinta. d) Tarsila reflete sobre o valor da indústria nacional, pois as pessoas estão na frente da fábrica esperando para ir trabalhar. e) Tarsila faz uma crítica social ao mostrar as pessoas empilhadas na frente da fábrica como se fossem produtos para serem vendidos. 11- As figuras, a seguir, mostram pinturas expostas por Anita Malfatti. Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre as obras de Anita Malfatti que manifestam um dos estilos característicos da Arte Moderna, assinale a alternativa que contempla o estilo e sua descrição correta: a) Impressionismo. Caracterizado pela diluição das figuras por meio da luz e da cor. b) Cubismo. Observação do modelo por diversos ângulos, fragmentação das figuras e da cor. c) Expressionismo. Afastamento das figuras do mundo natural e uso arbitrário da cor. d) Futurismo. Uso temático do movimento pelos gestos, figuras e traços marcados na distribuição das linhas e cores. e) Construtivismo. Uso de figuras geométricas e seu desenvolvimento no espaço. 12) Leia o texto a seguir: Poderíamos empregar a palavra moderno de forma bastante vaga para significar do presente, ou o que é atual. Nesse sentido informal, ela se refere ao que é contemporâneo e é definida por sua

6 diferença em relação ao passado. [...] Arte moderna não significa necessariamente o mesmo que arte do período moderno, pois nem toda a arte produzida nesse período é julgada moderna considera-se que só certos tipos de arte fazem jus ao título. (FRANSCINA, F. (et alii) Modernidade e Modernismo: A pintura francesa do Século XIX. São Paulo: Cosac & Naif, p. 7.) Com base no texto e nos conhecimentos acerca das características formais da pintura europeia da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa que contém informações sobre um tipo de pintura que, segundo o texto, faz jus ao título de moderna. a) Nas pinturas desse período nota-se o clima bucólico em pinceladas quase imperceptíveis. b) É uma pintura que valoriza, sobretudo, os detalhes faciais com certa precisão no tratamento da superfície. c) Além de ser do presente, o moderno significa a ordem dos valores pictóricos segundo os padrões de beleza. d) É uma pintura acadêmica, com ideais clássicos de beleza e simetria, conforme estabelecido na Grécia. e) As pinturas desse período lidam com imagens contemporâneas cujos limites das pinceladas não são definidos. 13) Leia o texto a seguir Dizem a meu respeito: Alguém me disse que eu não via as mulheres tal como as representava, ao que respondi: se encontrasse alguma assim na rua, fugiria apavorado. Antes de mais nada, não crio uma mulher, faço um quadro. (MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre a arte, 2007, p. 180.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a obra de Matisse, assinale a alternativa correta. a) Matisse referia-se à forma como procedia em relação ao seu modo de trabalhar, no qual era importante a visualização que tinha da rua, a fim de captar a luz do ambiente externo e a forma como incide nas pessoas. b) Matisse, ao afirmar que sua preocupação era a de fazer quadros e não uma mulher, deixava clara a sua afinidade com o movimento surrealista, que tinha como característica as deformações. c) A afirmação de Matisse nos faz confirmar o que de fato era uma das suas maiores preocupações como artista: os estudos sobre luminosidade, implicando nas descobertas que fez a partir dos recortes. d) Matisse referia-se a um fato pictórico, lhe interessava o jogo empreendido com os elementos dos quais dispunha cores, diversos tipos de linhas, a superfície branca e as relações entre todos eles. e) A afirmação nos leva a constatar a preocupação plástico-formal do artista, principalmente no que diz respeito aos aspectos que tornam evidente o rompimento de fronteiras entre desenho, pintura e escultura. 14) Marque a opção que difere o sentimento Impressionista do sentimento Expressionista. a) Expressionismo: de dentro para fora e Impressionismo: de fora para dentro; b) Expressionismo: de fora para dentro e Impressionismo: de dentro para fora; c) Ambos possuem o mesmo significado; d) Nenhum deles possuem os significados dispostos acima. e) Todas alternativas anteriores estão corretas.

7 15) Sobre o Futurismo, estão corretas as seguintes alternativas: I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo para os italianos e ao Expressionismo para os alemães. II. Na literatura brasileira, seus principais representantes foram Manuel Bandeira e Augusto Frederico Schmidt, que se apropriaram de ideais futuristas para a realização de uma escrita automática e telegráfica. III. O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística. IV. Entre suas principais características estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. a) Todas estão corretas. b) Apenas I está correta. c) I e III estão corretas. d) II e IV estão corretas. e) II e IV estão corretas. 16) O país em que o futurismo irrompeu como um vendaval, detonador de uma quantidade de ideias anarquistas na arte e na vida e contra o classicismo rigoroso foi? a) Roma; b) Alemanha; c) França; d) Itália; e) Rússia; 17) Leia o texto: "Queremos destruir os museus, as bibliotecas e as academias de todas as espécies e combater o moralismo, o feminismo e todas as torpezas oportunistas e utilitárias. Cantaremos as grandes multidões excitadas pelo trabalho, o prazer ou os motins, as marés multicoloridas e de milhares de vozes da revolução em capitais modernas. Cantaremos a incandescência noturna e vibrante de arsenais e estaleiros, resplandecendo sob luares elétricos, as vorazes estações devorando suas fumegantes serpentes...as locomotivas de peitorais robustos que escavam o solo de seus trilhos como enormes cavalos de aço que têm, por arreios, poderosas bielas motrizes, e o vôo suave dos aviões, suas hélices açoitadas pelo vento como bandeiras e parecendo bater palmas de aprovação, qual multidão entusiástica. Lançamos da Itália para o mundo este nosso manifesto de violência irrefreável e incendiária, com o qual fundamos hoje o Futurismo, porque queremos libertar esta terra do fétido câncer de professores, arqueólogos, guias e antiquários." No início do século XX, o futurismo busca uma valorização da presença das tecnologias existentes graças as revoluções industriais. Qual dos elementos representados nas obras futuristas representa a afirmativa acima. a) Velocidade. b) O Belo. c) Perfeição das formas. d) As fórmulas matemáticas. e) A emoção das cores. 18) O fundador do movimento futurista foi:

8 a) Fillipo Tomaso Marinetti; b) Pablo Picasso; c) Kazimir Malevich; d) Henri Matisse; e) Wassily Kandinsky. 19) As duas principais correntes do expressionismo são: a) Die Brücke e Fauves; b) Abstracionismo e A ponte ; c) Die Brücke e o Suprematismo; d) O cavaleiro Azul e A ponte e) Der Blaue Reiter;

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica Artes Profª Silvana Chaves I - CUBISMO O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO Vanguardas Europeias A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade. A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música.

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi Maneirismo/Barroco/Rococó = apresentação naturalista observação do real representando, de maneira expressionista ou clássica, temas "ideais" em que os valores tonais preponderam e a sensação de "real"

Leia mais

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Quais são as transformações estilísticas na História da Imagem? QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Barroco Rococó Realismo Impressionismo

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO ARTE MODERNA No século XX a arte passa por grandes mudanças: A arte se concentra menos na realidade visual externa e mais na visão interna; Retrata a vida contemporânea

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Vanguardas Europeias

Vanguardas Europeias Vanguardas Europeias O que marcha na frente Conjunto de tendências que se opõem ao estilo vigente numa época anterior Movimentos que tentavam prever o futuro ou mudá-lo com seus escândalos Estilos que

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 1.2

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191)

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Disciplina Arte Geral aplicada a Museologia II Departamento Museologia Unidade EDTM Código MUL191 Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 N o de Créditos

Leia mais

E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES Prof. Eduardo Torres ano/série: 3 ano

E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES Prof. Eduardo Torres ano/série: 3 ano E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES Prof. Eduardo Torres ano/série: 3 ano 1 O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA ARTE ROMÂNTICA O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA Mudanças: O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003117A - História e Estética da Arte Docente(s) Maria Luiza Calin Carvalho Costa Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e

Leia mais

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922.

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. SEMANA DA ARTE MODERNA Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Semana da Arte Moderna Foi o marco da modernidade

Leia mais

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas.

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. VANGUARDAS No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. Esses movimentos foram chamados de vanguardas.

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

ARTES. Futurismo e Surrealismo

ARTES. Futurismo e Surrealismo ARTES Futurismo e Surrealismo FUTURISMO - 1909 O primeiro manifesto foi publicado no Le Fígaro de Paris, em fevereiro de 1909, e nele, o poeta italiano Marinetti, dizendo que o esplendor do mundo se enriqueceu

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

Movimento Modernista no Brasil

Movimento Modernista no Brasil Movimento Modernista no Brasil Contextualização Século XX; período de progresso técnico (criação de novas fábricas - aplicação do dinheiro obtido através do café); O Brasil cresceu e alterou sua estrutura

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. 1ª QUESTÃO Sobre o Cubismo, é INCORRETO afirmar:

HISTÓRIA DA ARTE. 1ª QUESTÃO Sobre o Cubismo, é INCORRETO afirmar: HISTÓRIA DA ARTE 1ª QUESTÃO Sobre o Cubismo, é INCORRETO afirmar: A) É considerado fonte da corrente formalista e, por consequência, da pintura abstrata da arte do século XX. B) Questiona os pressupostos

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

1 - Cubismo (Introdução)

1 - Cubismo (Introdução) 1 - Cubismo (Introdução) Este movimento artístico surgiu no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com as suas formas geométricas representadas na maioria das vezes, por cubos e cilindros,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Concretismo e Neoconcretismo

Concretismo e Neoconcretismo concretismo substantivo masculino 1.representação concreta de coisas abstratas. 2.hist.art tendência segundo a qual a arte deve concretizar ('materializar') visualmente os conceitos intelectuais, através

Leia mais

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Arte Abstrata no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Entendendo... Abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em significado

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE SURGIU NA FRANÇA NO FINAL DO SÉCULO XIX, DURANTE O PERÍODO DA BELLE ÉPOQUE.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 29 de Setembro 2012 14h PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: Técnico de Turismo DISCIPLINA: História da Cultura das Artes N.º TOTAL DE MÓDULOS: 3 N.º ORDEM N.º DE HORAS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PORTUGUÊS

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Wladimir Tatlin. Contra-relevo. 1914-15 (reconstruído em 1932). Wassily Kandinsky. Primeira Aquarela Abstrata. 1910, aquarela s/ papel, 50 cm 65 cm, Coleção Nina Kandinsky, Paris. Pablo Picasso.

Leia mais

EMILIANO DI CAVALCANTI

EMILIANO DI CAVALCANTI Em 1922, a Semana de Arte Moderna - que, segundo muitos historiadores, é o efetivo marco inicial do modernismo brasileiro proclamaria a instauração de um novo tempo. (LUZ, 2008, p.101) EMILIANO DI CAVALCANTI

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em

Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

Situações de Aprendizagem Estratégias/ Actividades Avaliação

Situações de Aprendizagem Estratégias/ Actividades Avaliação ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES - 12.º ANO (ensino diurno) ANO LECTIVO DE 20010/2011 7 A Cultura do Salão Das revoluções à Revolução

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 12 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Estudos Autônomos Recuperação 7º

Leia mais

viabilizem a sua criação. Articular conhecimento gráfico para a comunicação visual, com a utilização de técnicas específicas. Analisar o uso de técnic

viabilizem a sua criação. Articular conhecimento gráfico para a comunicação visual, com a utilização de técnicas específicas. Analisar o uso de técnic Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº Cetec nº746 de 10 / 09/ 2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Habilitação Profissional:

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

André Derain

André Derain - 029 - André Derain 1880-1954 André Derain, nascido em Chatou, comunidade a 20 km a Leste de Paris, no dia 10 de julho de 1880 e falecido em Garches (15 km a Oeste de Paris) foi um pintor, escultor, impressor

Leia mais

MODERNISMO. Propostas e Movimentos

MODERNISMO. Propostas e Movimentos MODERNISMO Propostas e Movimentos Modernismo Passagem de um regime representativo da arte para um regime estético da arte Jacques Rancière EXPRESSIONISMO Proposta: - expressar os sentimentos e visões de

Leia mais

DADAÍSMO. Marcel Duchamp

DADAÍSMO. Marcel Duchamp DADAÍSMO Marcel Duchamp Se a guerra era a lógica, nada seria mais real que o absurdo. Uma conspiração de artistas refugiados pela guerra e unidos pela desobediência a regras e imposições. O Abandono das

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

CARACTERÍSTICAS GERAIS: REALISMO Contexto histórico: O movimento do Realismo teve seu gênesis no campo da literatura e das diferentes artes a partir de meados do século XIX. Surgiu na França, tornando-se uma reação ao neoclassicismo

Leia mais

ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO

ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ARTES PLÁSTICAS (LICENCIATURA) NOTURNO Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO 1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO Nota: As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

204 Artes Visuais Bacharelado/Licenciatura

204 Artes Visuais Bacharelado/Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS Edital n 09/2016 UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva 16/10/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323).

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO TURNO MATUTINO CONTEÚDOS DE AVALIAÇÃO PROFESSORA :EVA CRISTINA MIRANDA FEITOSA COMPONENTE CURRICULAR: ARTES TIPO AVALIAÇÃO CONTEÚDO DATA AV1 ESCRITA DISCURSIVA

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Aluno(a): 9 Ano Questão 01 Data da entrega: 28/04/2017. Alguns trabalhos meus se aproximam do expressionismo. Quando se diz expressionismo,

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Artes Curso: Técnico Em Eletromecânica Integrado Ao Ensino Médio Série: 1º Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável: EMENTA O universo da arte, numa abordagem

Leia mais

História e Sistema de Arte

História e Sistema de Arte História e Sistema de Arte Professor Isaac Antonio Camargo.Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP.Mestre em Educação UEL/PR.Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP www.artevis.blogspot.com Ementa

Leia mais

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno;

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno; PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: IV Semestre: II Ano: 2012 Disciplina:

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

O surgimento da arte moderna. História da Arte aula 8

O surgimento da arte moderna. História da Arte aula 8 O surgimento da arte moderna História da Arte aula 8 O SURGIMENTO DA ARTE MODERNA A arte moderna surgiu a partir do Iluminismo, com a Revolução Industrial, em um ambiente de superação do trabalho artesanal,

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais