Educação; Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, SAEB.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educação; Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, SAEB."

Transcrição

1 O DEBATE SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA NO BRASIL A PARTIR DO SAEB E DA PROVA BRASIL Elizabeti Gonçalves da Silva- PDE betibrisa@hotmail.com Ruth Izumi Setoguti (Orientador) FORMAÇÃO DE PROFESSOR RESUMO O presente artigo se propõe a discutir um dos maiores problemas da educação brasileira: a baixa qualidade do ensino nas escolas públicas, que atinge o ensino fundamental e o médio. As avaliações externas de aprendizagem nacionais e internacionais têm mostrado sistematicamente que o estudante brasileiro sai da escola com grande defasagem em leitura, matemática e ciências. Uma das ações realizadas na presente pesquisa foi coletar dados da Prova Brasil de 2005 e 2007 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e informações referentes às taxas de aprovação por conselho de classe, repetência e evasão do ano de 2008 e distorção idade/série do ano de 2009 na escola onde se realizou a pesquisa. O objetivo com esse levantamento foi detectar e diagnosticar os reais problemas de aprendizagem que afetam a escola. Na implementação os dados foram divulgados para os professores e pedagogos da escola com a intenção de neles despertar o interesse pela problemática. Este artigo se propõe a discutir alguns aspectos que são indicadores destes índices que a escola apresenta. São eles: o alto percentual de repetência e de evasão, a distorção idade/série e a aprovação sem o mínimo conteúdo necessário como identificamos na Prova Brasil. Palavras- chave: Educação; Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, SAEB.

2 O DEBATE SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA NO BRASIL A PARTIR DO SAEB E DA PROVA BRASIL INTRODUÇÃO Elizabeti Gonçalves da Silva-PDE betibrisa@hotmail.com Ruth Izumi Setoguti (Orientador) FORMAÇÃO DE PROFESSOR O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das atuais discussões sobre a baixa qualidade da educação básica no Brasil bem como os resultados da pesquisa empírica que realizamos no Colégio Estadual Unidade Pólo, referentes ao ano de 2007 e Atuando como pedagoga no referido colégio, nossa intenção com essa pesquisa de campo foi verificar se o ensino ministrado no Colégio Estadual Unidade Pólo, da cidade de Maringá, atendia ao que os estudiosos da educação definem como um ensino de qualidade. Como diz Klein (2006, p. 140): um sistema educacional é de qualidade quando seus alunos aprendem e passam de ano. O interesse pelo tema da busca da qualidade do ensino na educação básica surgiu da nossa prática como docente e pedagoga em escolas públicas paranaenses do ensino fundamental e do ensino médio, da constatação do baixo nível de aprendizagem da maioria dos estudantes da educação básica nas avaliações do SAEB, da Prova Brasil 1, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos indicadores de qualidade da educação, o IDEB 2. Este estudo se divide em três partes. Na primeira, há uma breve apresentação da história das avaliações de aprendizagem em larga escala no Brasil; na segunda encontram-se os principais 1 A Prova Brasil foi criada em 2005, para tornar a avaliação mais detalhada, complementando a avaliação do Saeb, ela é censitária, portanto oferece dados não só do Brasil e unidades da federação, mas também de cada município e das escolas participantes, avalia estudantes da 4ª e 8ª séries, e todos os alunos destas séries deverão fazer a prova. As provas são de Língua Portuguesa e Matemática. 2 Ideb Índice de desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, agrega em um só indicador dois conceitos importantes: fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. Com o Ideb é fácil reconhecer se a escola está retendo seus alunos para melhor qualidade no Saeb ou na Prova Brasil ou se os está aprovando sem ou com baixa qualidade de aprendizagem, pois se os retiver o fator fluxo será alterado e se os aprovar (sem conhecimento básico) o resultado da avaliação será baixo. O Ideb vai de zero a dez, calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

3 debates da atualidade sobre a falta de qualidade de ensino da educação básica no Brasil; na terceira expõem-se os resultados da pesquisa de campo. OBJETIVO As avaliações educacionais externas no Brasil iniciam em 1995, quando se têm a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 3, em 1996, a Avaliação da Educação Superior e, em 1998 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a implantação e a consolidação de sistemas de avaliação externas a partir da década de 1990, o Brasil consegue adotar políticas públicas importantes, concernentes à orientação e ao monitoramento da educação no País, criar uma cultura de avaliação e prestar contas à sociedade. O SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica- por exemplo, com enfoque na qualidade, eficiência e equidade, contribui para avaliar a efetividade dos sistemas de ensino. O SAEB foi pela primeira vez aplicado em 1991e em 23 estados da federação. A segunda aplicação ocorreu em Em 1995 tornou-se de fato um sistema nacional com a adesão de todos os estados e todas as áreas de ensino (estaduais municipais e particulares). É uma avaliação bianual, feita por amostragem e aplicada a alunos da 4ª e 8ª séries e 3ª série do Ensino Médio. Esta é realizada por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), por Estado e por Rede de ensino (público e privado). O teste é realizado em Leitura e Matemática, e avalia o sistema educacional e não o desempenho do aluno (BRASIL, 2006). Em 2005 houve mudanças no SAEB e ele passou a ser composto por dois processos de avaliação: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), comumente conhecida como Prova Brasil. A Avaliação da Educação Básica (ANEB) mantém as mesmas características e os objetivos do SAEB, sendo, portanto, conhecida como SAEB, cujo objetivo é avaliar o sistema, enquanto que a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) busca avalia a unidade escolar. 3 O SAEB, Sistema nacional de Avaliação da Educação Básica,criado em 1990, avalia a qualidade, a equidade e a eficiência do ensino e da aprendizagem no âmbito do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Aplicado a cada dois anos,utiliza testes e questionários para analisar o desempenho dos alunos e os fatores associados a esse desempenho.

4 A Prova Brasil é aplicada em escolas públicas com mais de 20 alunos, da região urbana, alunos da 4ª e 8ª séries, avaliando os conhecimentos de Português (Leitura) e de Matemática. Tanto o SAEB como a Prova Brasil permitem avaliar: As condições de vida das famílias dos alunos, o funcionamento das escolas, o trabalho dos professores e as condições físicas das escolas. Os resultados das avaliações educacionais permitem visualizar como está sendo desenhado o futuro do país. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA As avaliações externas de aprendizagem nacionais e internacionais têm mostrado sistematicamente que o estudante brasileiro conclui o ensino fundamental com grande defasagem em leitura, matemática e ciências bem como as pesquisas sobre os índices da educação que aparecem nas avaliações externas à escola. O Ministério da Educação/Inep e parte dos educadores e especialistas brasileiros, desde a década de 1990, reconhecem que um dos maiores problemas da educação brasileira na atualidade é a falta de qualidade do ensino básico. Pesquisas realizadas pelo INEP com a aplicação da Prova Brasil, do Saeb e do Enem para detectar o nível de aprendizagem dos alunos nos apontam déficits no ensino oferecido pelas escolas brasileiras: No Brasil, há mais de 8,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental em série incompatível com a idade (POLATO, 2009, p. 90). O baixo nível de aprendizagem dos alunos brasileiros é também apontado por Oliveira e Schwartzman. Ao analisarem os resultados do SAEB, eles informam que a grande maioria de alunos que concluiu a primeira série em 2001 não consegue escrever e entende mal o que lê em textos muito simples (OLIVEIRA e SCHWARTZMAN, 2002, p. 29). A literatura que aborda a questão da falta de qualidade de ensino da educação básica no Brasil registra a importância das avaliações externas à escola e da reflexão de indicadores como a taxa de reprovação, de evasão e de distorção idade série como elementos importantes que sinalizam a qualidade do ensino de uma escola. Na visão de Schwartzman (2008, p. 8): é necessário entender mais a fundo o que está ocorrendo, olhar os dados, comparar a experiência brasileira com a de outros países, e capacitar a sociedade a lidar com mais inteligência e conhecimento de causa com os problemas da educação do país. A importância da avaliação em larga escala para as sociedades contemporâneas para subsidiar as políticas

5 públicas da área da educação é destacada por Castro ( 1998, p. 36): A ênfase em processos de avaliação é hoje considerada estratégica como subsídio indispensável no monitoramento das reformas e das políticas educacionais. Um país que tem por objetivo melhorar a qualidade de sua educação, não pode ignorar estas medidas avaliativas, pois são elas que nos indicam o que nossos alunos sabem o nível de sua aprendizagem, o impacto de fatores que ocorrem fora e dentro da escola na aprendizagem destes alunos. As avaliações são uma das formas que temos para avaliar nosso currículo, nossa metodologia, a gestão escolar e etc., apesar de ser vista de forma negativa pelos professores, este mecanismo só vem para auxiliar a prática pedagógica das escolas, pois obtendo um diagnóstico da aprendizagem de nossos alunos, podemos avaliar como está o processo de ensinar, infelizmente temos obtido um diagnóstico não muito motivador para todos os profissionais da educação, pois, os resultados do SAEB indicam que a maioria dos alunos não consegue atingir os níveis mínimos esperados em cada nível de ensino. Quanto mais elevado o nível de ensino maior a distância entre a realidade e o esperado (OLIVEIRA e SCHWARTZMAN, 2002, p. 25). O problema da qualidade é tão sério que os resultados vêm, na sua grande maioria, para sugerir que a forma como estamos gerindo nossas escolas é ineficaz. Possuímos sistema educacional de pouca eficácia, que só tem gerado diplomados sem ou com o mínimo de condições para atuar na sociedade: Os resultados do SAEB indicam que o concluinte médio de 8ª série domina os conteúdos esperados de um aluno de 4ª série, e o concluinte médio de 4ª série mal sabe decodificar as palavras que lê. Ambos são incapazes de ler e compreender uma notícia de jornal, por exemplo. Consequentemente, a esmagadora maioria dos concluintes da 8ª série não possui condição acadêmica para cursar escolas de ensino médio com proveito (OLIVEIRA e SCHWARTZMAN, 2002, p. 25). As avaliações em larga escala nos dão parâmetros bem mais efetivos tais como: distorção idade/série, taxas de evasão e repetência, o nível de conhecimento dos nossos alunos, suas capacidades cognitivas, caracterização de uma escola efetiva etc. DISCUSSÃO Na questão de acesso ao ensino fundamental às crianças e jovens de 7 a 14 anos, podemos afirmar que o País já conseguiu atender a demanda (CASTRO, 1998, p. 53). O problema

6 agora está em resolver a questão do abandono da escola e a alta taxa de repetência, conforme informa o Censo Escolar de 1997(apud CASTRO, 1998, p. 53): [...] as taxas de abandono extremamente elevadas, chegando a 30% em algumas regiões. Desafio maior é assegurar as condições de permanência no sistema e a garantia de sucesso escolar, não obstante reconhecermos que não é tão simples assim lidar com esses problema. Nós, professores, que vivenciamos o dia a dia da escola, vemos que o processo de ensinar adotado na escola infelizmente não chega para todos os alunos devido à estrutura do sistema escolar, que precisa ser reformulada para proporcionar oportunidade a todos de fazer sua caminhada sem reprovações. A situação decorrente do alto índice de reprovação é tão grave que diversos estudiosos já vêm chamando atenção para este problema: Praticamente todas as crianças de 7 a 14 anos estão na escola. A defasagem idade-série é acentuada, sobretudo nas escolas públicas, e mais de 25% de alunos de escolas públicas têm mais de 15 anos (OLIVEIRA e SCHWARTZMAN, 2002, p. 12). O que vemos é um afunilamento na questão do fluxo escolar, pois o número de alunos que chegam ao ensino superior é imensamente menor ao número dos alunos matriculados no ensino fundamental, de uma série para outra vai acontecendo um peneiramento, tão sem sentido devido ao sistema seriado, que os alunos que conseguem chegar ao nível superior podem ser considerados super heróis, principalmente se estes pertencerem à classe mais pobre da sociedade. Por exemplo, no ensino fundamental temos uma taxa de escolarização de 94%, no ensino médio a taxa é de 40,6% e no superior 9,9% isto no ano de 2000 (IOSCHPE, 2004, p. 134). Quando olhamos a diferença entre a taxa de escolarização do ensino fundamental e do ensino médio vemos que a situação é catastrófica, e a reprovação no ensino fundamental que gera a distorção idade série compromete drasticamente o ensino médio, infelizmente não conseguimos dar a nossas crianças a oportunidade de aprender na idade certa, atrasando ou comprometendo irremediavelmente seu progresso (IOSCHPE, 2004, p. 143). O Brasil é um país que tem possibilidades de melhorar o nível de ensino médio para seus alunos como consta no relatório nacional do PISA, 2001: O ensino médio de boa qualidade para a maioria ainda é um ideal a ser colocado em prática. No entanto, vista sob o prisma da vontade nacional expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a situação brasileira é rica de possibilidade (BRASIL, 2001, p. 7). Para que isto ocorra é

7 preciso uma visão mais centrada nas necessidades dos nossos alunos de ensino médio e a disposição para uma revisão curricular dentro do que é básico neste nível. Na verdade com esta visão mais apurada do ensino médio, tanto do aspecto institucional quanto pedagógica, é possível superar o status de privilégio que o ensino médio ainda vem tendo no Brasil (BRASIL, 2001, p. 7). Para analisar a qualidade da educação no Colégio Estadual Unidade Pólo onde realizamos a pesquisa, levantamos nos arquivos da secretaria alguns indicadores educacionais (taxa de reprovação, de aprovação por Conselho de Classe e de distorção idade série) referentes aos anos de 2008 e 2009, que são utilizados para isso: Tabela 1- Número de alunos matriculados, aprovados, aprovados por conselho de classe, reprovados e evadidos (5ª a 8ª série) do Colégio Estadual Unidade Pólo Categorias / Série 5ª 6ª 7ª 8ª Alunos Matriculados Alunos Aprovados Alunos Aprovados por CC Alunos Reprovados Evadidos Tabela 2- Demonstrativo da Aprovação por Conselho de Classe e de Distorção Idade/Série dos Alunos matriculados de 5ª a 8ª série no ano de 2009 do Colégio Estadual Unidade Polo Categorias / Série 5ª 6ª 7ª 8ª Alunos Matriculados Alunos Aprovados Alunos Aprovados por CC Alunos Reprovados Evadidos Na Tabela 1(um) podemos observar que no ano de 2008 a taxa de alunos aprovados pelo Conselho de Classe, de reprovados e de evadidos supera a de alunos aprovados sem a necessidade de intervenção do Conselho de Classe, por terem atingido a média 6,0 no final do ano letivo, isto nas 5ª séries, 6ª e 7ª séries dando um total de 56.8% nas 5ª séries, 53% nas 6ª

8 série e 55,5% nas 7ª série. O percentual de reprovação também é bastante alto e podemos ver que a diferença é gritante entre alunos matriculados na 5ª série e os alunos que concluem a oitava série, temos aí uma diferença de 60,6%.Estes são aqueles alunos que não concluem o ensino fundamental na idade certa, muitas vezes ficam anos fora da escola e quando voltam vão compor o grupo da distorção idade/série tão comprometedor para o processo ensino/ aprendizagem. Na Tabela 2 (dois) temos o total de matrícula em cada série no ano de 2009 e quantos desses alunos vieram para esta série com aprovação por conselho de classe e o número de alunos que estão fora da idade certa para a série, o que podemos observar é que a distorção idade série é bastante comprometedora em todas as séries, temos: 71% nas 5ª séries, 50% nas 6ª séries, 52% nas 7ª séries e 74% nas 8ª séries. É preciso que haja por parte das mantenedoras uma preocupação maior com o problema da distorção idade/série, buscando soluções possíveis. O professor que está no dia a dia vivenciando este problema, sabe o quanto este é um dos maiores agravantes para a baixa qualidade da educação. É preciso que busquemos soluções como, por exemplo, o programa de Correção de Fluxo que foi implantado no Paraná na década de A nossa percepção é de que houve um descaso em relação a este problema, pois os profissionais da educação sabem que ele existe, mas só com a cobrança em torno do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) criado em 2005 o debate sobre a distorção idade-série ganhou força (POLATO, 2009, p. 91), mas mesmo com esta cobrança ainda não houve uma medida radical para a solução deste. Também buscamos o resultado do Ideb e da Prova Brasil para poder apresentar aos professores e pedagogos da escola uma visão bem explícita acerca da qualidade do ensino na escola.quanto aos índices do IDEB podemos apresentar:

9 Tabela 3- IDEBS em 2005 e Unidade Pólo Colégio Estadual Ensino Médio IDEB Observado Metas Projetadas Ensino Fundamental Anos Iniciais 4,8-4,9 5,2 5,6 5,9 6,1 6,4 6,6 6,8 Anos Finais 3,5 3,8 3,5 3,6 3,9 4,3 4,7 5,0 5,2 5,5 A média de 3.5 em 2005 e 3,8 em 2007 para o Colégio Estadual Unidade Pólo onde atuamos, apesar de ter ultrapassado a meta projetada, demonstra que nossos alunos de 8ª série estão com muita deficiência em leitura e escrita e que a escola. É preciso ter claro que o domínio da leitura e da escrita são pressupostos para todas as disciplinas curriculares e, por isso, deveriam receber uma atenção especial. É interessante destacar que somente após o inicio da pesquisa de campo e do contato com a bibliografia que trata dessa temática percebemos o quanto os indicadores do IDEB e os resultados da Prova Brasil e do ENEM são amplamente divulgados, sobretudo na imprensa, mas paradoxalmente, nas escolas não há quase nenhum impacto. No meio escolar parece não haver interesse em se criar um espaço para se discutir os (péssimos) resultados das avaliações externas de aprendizagem, seja porque alguns os consideram naturais como se fossem algo inerente às pessoas, aos pobres ou à realidade brasileira, seja porque outros acham que as coisas estão melhorando apesar das evidências em contrário do SAEB ou que vão melhorar naturalmente (OLIVEIRA e SCHWARTZMAN, 2002, p. 31) Até mesmo as famílias, que deveriam se escandalizar com o baixo nível de aprendizagem de seus filhos nas escolas, contraditoriamente apresentam um nível de satisfação bastante alto em relação ao ensino que é oferecido na escola para seus filhos. Conforme pesquisa publicada pela revista VEJA (WEINBERG; PEREIRA, 2008.p. 75 ): 63% dos pais de alunos de escolas públicas, consideram receber das escolas um bom serviço, 68% consideram que os professores são adequadamente preparados para dar aula e 62% acreditam que a escola tem preparado adequadamente seu filho para o futuro. CONCLUSÃO De acordo com os estudos, pesquisas e a implementação do projeto realizados no Colégio Estadual Unidade Pólo, podemos perceber a importância das avaliações externas nacionais e internacionais como: PISA, SAEB, ENEM, PROVA BRASIL, que podem auxiliar os profissionais da educação na construção de um currículo necessário e de uma metodologia

10 eficaz, bem como oferecer subsídios às políticas públicas para melhorar a infra-estrutura e os recursos humanos que trabalham na educação. Estas pesquisas e outras realizadas na escola acima citada dão-nos um parâmetro da qualidade de ensino desta escola, isto é o baixo índice em que ela se encontra em matéria de aprendizagem dos alunos e o quanto é necessário a escola ter em seu calendário um espaço para tomar ciência dos resultados, refletir sobre os mesmos e buscar saídas para a melhoria da qualidade da educação. Através da revisão bibliográfica sobre o tema A baixa qualidade da educação pudemos ter uma visão bem clara que a educação no Brasil apesar de ter uma boa caminhada em relação à quantidade de escolas para sua demanda, ainda deixa muito a desejar no que diz respeito à qualidade da educação isto nos diferentes aspectos. Um deles é a questão da distorção idade/série, pois é muito grande a quantidade de alunos cursando uma série bastante inferior para sua idade. Essa distorção é fruto da não permanência da criança ou do adolescente na escola e também devido à repetência do aluno na série. O que podemos concluir é que a qualidade da educação escolar brasileira não é nada boa, os alunos estão terminando um curso superior sem o mínimo de qualificação no que é básico para exercer sua cidadania: ler e escrever. E se isto já não fosse suficiente estamos formando analfabetos funcionais. Esta é nossa realidade e nada de eficaz tem sido feito para acertarmos o rumo, ainda continuamos com os mesmos paliativos: projetos e mais projetos que apenas retiram da escola seu verdadeiro papel escamoteando os problemas que são cada vez mais explícitos nos resultados das avaliações e desperdiçam os recursos materiais que são investidos na escola pública.

11 REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais SAEB: relatório nacional 2003, Brasília, O Instituto, p Disponível em: < Acesso em: 20 ago, BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Programa Internacional de avaliação de alunos-pisa: relatório nacional 2000, p. 7, Brasília, Disponível em: < Acesso em: 25 ago, CASTRO, Maria Helena Guimarães de. IN VELOSO, João Paulo dos Reis. ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcante de (coordenadores) Um Modelo para a Educação no século XXI, José Olympio, p.36-53, IOSCHPE, Gustavo. A ignorância custa um mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Francis, p , KLEIN, Ruben. Como está à educação no Brasil? O que fazer?. In: Ensaio: avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 14, no. 51, p , abr./jun OLIVEIRA, João Batista Araújo e SCHWARTZMAN, Simon. A escola vista por dentro. Belo Horizonte, Alfa Educativa, p , POLATO, Amanda. Superando o atraso. Revista Nova Escola. nº 222, maio, p. 90;91,2009 SCHWARTZMAN, Simon. Equidade e Qualidade da Educação Brasileira. São Paulo, Moderna, p. 8, WEINBERG, Monica e PEREIRA, Camila.Você sabe o que estão ensinando a ele? Revista Veja ed. n. 33, p. 74 ago

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Taxas de Rendimento: movimentação durante o ano escolar Taxa de Aprovação: É a proporção de alunos da matrícula total na série k, no ano t, que são aprovados.

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

Bonificação por Desempenho

Bonificação por Desempenho Bonificação por Desempenho Sistema Educacional do Estado de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª a 3ª séries) 1.500.000 EJA 700.000 Total 5.100.000

Leia mais

Avaliação educacional

Avaliação educacional Avaliação educacional Anos 90 tentativa de solucionar os problemas educacionais Determinaria a elevação dos padrões de desempenho Avaliações apenas apontam problemas Avaliações de natureza amostral e supostamente

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO Seminário: Qualidade do Ensino Médio Andifes Brasília Outubro 2012 Luiz Cláudio Costa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação

Leia mais

difusão de idéias Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino

difusão de idéias Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2010 página 1 Testes e provas para diagnosticar os problemas que afetam o ensino Adriana Bauer e Gláucia Novaes: cultura de avaliação tem levado redes de

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NO TRABALHO DOCENTE

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NO TRABALHO DOCENTE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NO TRABALHO DOCENTE SANTOS, ANDERSON ORAMÍSIO - UFU - andersonora@bol.com.br GIMENES, Oliria Mendes PPGED/UFU - omgudi@yahoo.com.br

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) 2.900.000 Ensino Médio (1ª

Leia mais

INSTRUMENTOS QUE AVALIAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

INSTRUMENTOS QUE AVALIAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA INSTRUMENTOS QUE AVALIAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA VILASANTI, Viviane Soares viviane_vilasanti@hotmail.com SETOGUTI, Ruth Izumi (Orientadora) rsetoguti@gmail.com Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

Indicadores confeccionados com dados do IBGE

Indicadores confeccionados com dados do IBGE Indicadores confeccionados com dados do IBGE IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pesquisas domiciliares Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Censo Demográfico Taxa

Leia mais

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta NOTA TÉCNICA N. 0011/2013 Brasília, 08 de março de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta REFERÊNCIA: PORTARIA Nº 152, DE 31 DE MAIO DE 2012

Leia mais

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro

Sistemas de Avaliação. Bonificação por Desempenho. Maria Helena Guimarães de Castro Sistemas de Avaliação Bonificação por Desempenho Maria Helena Guimarães de Castro Sistema Estadual de Educação de São Paulo Número de alunos Ensino Fundamental 2.900.000 Ensino Médio 1.500.000 EJA 600.000

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL?

COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? COMO ESTÃO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL? Análise das respostas dos professores, diretores e alunos aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 INCLUSÃO E FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente

Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente Ana Paula da Silva 1 Eixo Temático: Formação de professores e inclusão RESUMO O presente trabalho, objetiva realizar uma reflexão sobre

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL

TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL Curso Gestão para Educação de Qualidade 1 TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL Sonia Balzano... a escola de qualidade é aquela que tem como valor fundamental a garantia dos direitos de aprendizagem

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 1 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SAEB: Compromisso com a promoção, melhoria da qualidade da Educação Básica e promoção da equidade Em uma escola pública...

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

PROVA BRASIL E OS ELEMENTOS PARA SUBSIDIAR A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

PROVA BRASIL E OS ELEMENTOS PARA SUBSIDIAR A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL PROVA BRASIL E OS ELEMENTOS PARA SUBSIDIAR A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL KLAGENBERG, Maria Edna Vinhoto ednaklagenberg@gmail.com SETOGUTI, Ruth Izumi rsetoguti@gmail.com VERCEZI,

Leia mais

INDICADORES EDUCACIONAIS. José Henrique de Sousa Nascimento

INDICADORES EDUCACIONAIS. José Henrique de Sousa Nascimento INDICADORES EDUCACIONAIS José Henrique de Sousa Nascimento INDICADORES EDUCACIONAIS 1. O que é um indicador 2. Para que serve 3. Indicadores produzidos pelo INEP 4. Usos dos Indicadores INDICADORES Os

Leia mais

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO A PROVA BRASIL EM QUESTÃO Jane Eire Rigoldi dos Santos 1 Elma Júlia Gonçalves Carvalho RESUMO: Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento que investigará a política de avaliação no Brasil

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Resumo Vanessa Cardoso Semed/Manaus O Brasil tem implementado e participado de avaliações em larga escala desde

Leia mais

Instituto Brasil Solidário - IBS. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE IDEB?

Instituto Brasil Solidário - IBS. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE IDEB? 1 IDEB? É o instrumento utilizado como indicador da qualidade da educação básica em todos os Estados, municípios e escolas do Brasil. Criado e lançado em 2007 a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação

Leia mais

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio 16 de Outubro de 2013 - Brasília Sistema da Educação Básica Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

Avaliação Educacional versus avaliação escolar

Avaliação Educacional versus avaliação escolar Avaliação Educacional versus avaliação escolar Jane Carla Claudino Tosin Assessora da Área Pedagógica da Editora Positivo jul/13 Contato: Jane Carla Claudino Tosin 0800 725 3536 jtosin@positivo.com.br

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PITANGA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PITANGA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PITANGA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D

Leia mais

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS Aline Danielli Vignoto (PIBIC/FA-UEM), Nilza Sanches Tessaro Leonardo (Orientador),

Leia mais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) na região Sudeste no ano de 2015

Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) na região Sudeste no ano de 2015 Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA Maria Luíza Antunes Monteiro Análise dos resultados e metas propostas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica

Leia mais

Linha do TEMPO DO SAEB

Linha do TEMPO DO SAEB 1 SITE DA OFICINA: https://oficinaexata.wordpress.com SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APER. DOS PROF. DA EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE GERENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES -GEFAPE

Leia mais

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador.

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. Mauro Eduardo Rezende¹ Universidade Federal de Mato Grosso mauro_eduardor@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PETROLINA - PETROLINA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GUARAPUAVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GUARAPUAVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GUARAPUAVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM Camila Daltoé¹ Caroline Piroca¹ Daniel Skrsypcsak² Otília Maria Dill Wohlfart³ 1 - INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo, explicar sobre o funcionamento

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL O INÍCIO... Ivo Gomes Ponto de Partida Anos 90 Ponto de Partida Anos 90 Mudança na gestão municipal 1997; Distorção Idade-série; Estrutura física escolar péssima; Analfabetismo

Leia mais

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS MACEIÓ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM

Leia mais

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e 1. Introdução Naturalmente a pesquisa em eficácia escolar tem muitas contribuições para a compreensão das estruturas internas da escola associadas ao aprendizado do aluno. Nigel Brooke e José Francisco

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - PRUDENTÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Claudia Costin Requisitos para uma política pública eficaz Capacidade de formulação, a partir de problemas que a realidade apresenta. Fixação de metas mensuráveis,

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G O V E R N O F E D E R A L Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais P A Í S R I C O É P A Í S S E M P O B R E Z A UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO

Leia mais

A utilização do IDEB na gestão e na avaliação de programas e projetos no 3º setor. Patrícia Diaz Carolina Glycerio

A utilização do IDEB na gestão e na avaliação de programas e projetos no 3º setor. Patrícia Diaz Carolina Glycerio A utilização do IDEB na gestão e na avaliação de programas e projetos no 3º setor Patrícia Diaz Carolina Glycerio Quem somos A Comunidade Educativa CEDAC possibilita que profissionais da educação pratiquem

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS GOIÂNIA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO OURO PRETO G O V E R N O F E D E R A L Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - CHOPINZINHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PELOTAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG Marcelo A. MOREIRA 1 ; José Pereira da SILVA Jr 2 ; Katia A. CAMPOS 3. RESUMO O presente artigo analisa os impactos

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA Katherine Simões Pinheiro 1 k-tyy@hotmail.com Fabíola Vieira da Costa 2 fabi_vik@hotmail.com Robson

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FACULDADE MARIA MILZA CRUZ DAS ALMAS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D E R A L PAÍS

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Tecnológica Federal do Paraná no município: APUCARANA SUMÁRIO

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA GT0 Estado e Política Educacional Pôster 62 INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Camila Regina Rostirola UNOESC Marilda Pasqual Schneider UNOESC Resumo Tendo em conta

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES

3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES 3. ORIENTAÇÕES IDEB E POSSÍVEIS ANÁLISES O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o indicador nacional que reflete a situação da unidade escolar a partir do resultado de dois componentes:

Leia mais

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO

Leia mais

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Desafios e experiências bem-sucedidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental Seminário Internacional Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Carlos Eduardo Moreno Sampaio Brasília-DF

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO...

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... Sandra Zákia Sousa UNICID\set.\2010 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO Definição de avaliação Campo da avaliação educacional Iniciativas do governo federal de avaliação da educação básica

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 6)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 6) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 6) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude

Quais os principais desafios. do contexto atual. Juventude Novo Ensino Médio Novo Ensino Médio Como o Novo EM garante uma educação que promova o pleno desenvolvimento, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho previstos na CF/88

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE GUARAPUAVA G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais O V E R N O F E D

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo PEJA Programa de Educação de Jovens e Adultos DEEDU ICHS - UFOP EJA: CONCEITOS, HISTÓRIA E DESAFIOS I.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais