Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2016"

Transcrição

1 Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2016 Professores: Ana Margarida de Mello Barreto Campello André Feitosa Francisco José da Silveira Lobo Neto Márcia Valeria Morosini Neise Deluiz Horário: 4ª. feira, de 13 às 17 horas (2 o semestre) 15 aulas: 60 horas EMENTA: PROGRAMA PRELIMINAR Especificidade da educação profissional como política da educação e do trabalho; quadro atual da Educação Profissional no Brasil; legislação e regulamentação da educação profissional na reforma dos anos de 1990 aos anos 2000; desafios governamentais e da sociedade civil na oferta e qualidade da educação profissional; currículo integrado na educação profissional em saúde: politecnia x pedagogia das competências; dualidade estrutural. OBJETIVO: Identificar referenciais de análise critica e de proposições alternativas para a educação de profissionais da saúde, a partir do contexto histórico, das discussões relacionadas à reforma sanitária, da revisão de literatura e de documentos oficiais que formalizam politicas de educação profissional em geral e especificamente na área da saúde. ORGANIZAÇÃO: O curso está organizado em três unidades que tratam de concepções e questões sobre a educação profissional em geral e na saúde. Na Unidade I serão abordados conceitos e categorias tendo em vista uma análise da formação técnica em saúde; as 2ª e 3ª unidades abordarão o desenvolvimento da educação profissional em saúde no Brasil, fazendo um recorte temporal gradativo de modo a tratar tanto de seus antecedentes históricos (Unidade II), quanto das suas atuais configurações (Unidade III). Para o desenvolvimento dessas unidades contaremos com encontros semanais, de exposição e discussão de temas específicos com a equipe docente. Para cada encontro os mestrandos terão indicação de textos para estudo prévio, de modo a embasar as análises e discussões a serem realizadas em sala de aula. Haverá também encontros temáticos organizados pelos alunos, em forma de seminário. Organizados em três grupos de estudo os alunos prepararão um tema cada grupo, a serem apresentados e discutidos no penúltimo dia de encontro AVALIAÇÃO: A participação ativa nos encontros é condição necessária para um processo coletivo de análise e debates, subsidiado pela elaboração, pelos alunos, de pelo menos três resenhas, relativas a um texto de cada unidade. O trabalho final é individual e consiste na elaboração de texto sobre tema tratado em sala de aula que explicite a apropriação das análises efetivadas e dialogue com os textos resenhados pelos alunos. O texto do trabalho final deverá ser apresentado conforme as normas constantes do Manual de Formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso, disponível na página da Escola.

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução 1. DIA 24/08 (quarta feira): Apresentação do Programa e Introdução à discussão do conceito de Dualidade UNIDADE I: CONCEITOS E CATEGORIAS PARA ANÁLISE DA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE 2. DIA 31/08 (quarta feira): Dualidade educacional KUENZER, Acácia. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n Especial, p , out Disponível em: CHAUI, Marilena. Uma nova classe trabalhadora. In: SADER, Emir (org.). 10 anos de governos pos-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. Sao Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, Disponivel em: 3. DIA 14/09 (quarta feira): Escola unitária, trabalho como principio educativo, politecnia... MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e educação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In: Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro: ANPEd, v. 20, n. 63, out.-dez.2015, pág Disponível em FERRETTI, Celso João. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. In: Trabalho, Educação e, Rio de Janeiro, v. 7, , Disponível em acesso em Junho de SEMERARO, Giovanni. A concepção de trabalho em Gramsci: constituição ontológica e princípio educativo. IN: Trabalho & Educação, UFMG, vol. 24, n. 1, DIA 21/09 (quarta feira): Relação público-privado em educação

3 CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n Especial, p , out Disponível em FREITAS, Luis Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p , abr.-jun Disponível em: UNIDADE II: HISTORICIDADE DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NO BRASIL 5. Dia 28/09 (quarta feira): Governo Vargas e as escolas técnicas LIMA, J.C.F.; LOBO NETO, F.J.daS.; RAMOS, M.N.. Regulamentação Profissional e Educacional em : da década de 1930 ao Brasil contemporâneo. In: MOROSINI, M.V.G.C. et alii (org.). Trabalhadores Técnicos em : aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, Pág Disponível em BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 3- Trajetória histórica da educação profissional no Brasil. In: Parecer CNE/CEB 16/99, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnico de Nível Médio. Disponível em CUNHA, Luiz Antonio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2 a. ed. rev. atual. São Paulo: UNESP / Brasília: FLACSO, 2005c.(sobretudo a Introdução do Autor) 6. DIA 05/10 (quarta feira): Da ditadura civil militar à redemocratização CUNHA, Luiz Antonio; GÓES, de Moacir. O Golpe na Educação. 3ª, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro (sobretudo 2 a parte, pp ) Textos complementares GERMANO, Jose Willington. Estado Militar e Educação no Brasil. São Paulo/Campinas: Cortez/Unicamp, 1993 (sobretudo capitulo 3, PP ) LOBO NETO, Francisco J. da Silveira. Tempo da Constituinte: a educação dos trabalhadores frente às mudanças e inovações tecnológicas. In: FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria. A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006, pág DIA 19/10 (quarta-feira) : Anos 1990 e a reforma da educação profissional no Governo FHC

4 OLIVEIRA, Ramon. Algumas questões para pensar a educação de nível técnico e a qualificação profissional. In: ZIBAS, Dagmar e al. (orgs.). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano, 2002, p CURY, Carlos R. J. Políticas atuais para o ensino médio e a educação profissional de nível técnico: problemas e perspectivas. In: ZIBAS, Dagmar e al. (orgs.). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano, 2002, p LOBO NETO, Francisco J. da Silveira. O discurso sobre tecnologia na tecnologia do discurso : discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de Tese de Doutorado. Niterói (RJ): Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação, 27 de outubro de Disponível em acesso em junho de (sobretudo Capítulo 4). UNIDADE III: Políticas de formação técnica no Brasil do sec. XXI: formulações e ações 8. Dia 26/10 (quarta feira): Educação profissional em saúde concepções e políticas PEREIRA, Isabel B.; RAMOS, Marise N. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, pp. 37 a 61 RAMOS, Marise N. Trabalho, Educação e Correntes Pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, UFRJ, pp. 35 a 61 TORREZ, Milta Neide Freire Barron. Políticas de formação docente para educação profissional técnica na área da saúde, na perspectiva da reforma sanitária Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Dia 09/11 (quarta feira): ): Competências, qualificação e formação técnica em saúde DEITOS, Roberto Antonio; LARA, Ângela Mara de Barros. Educação Profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional. In: Rev. Bras. Edu. Rio de Janeiro: ANPEd, v.21, n.64, jan. mar. 2016, pág CHINELLI, F.; VIEIRA, M; DELUIZ, N. Conceito de qualificação e a formação para o trabalho em. In: MOROSINI et alli (org.). Trabalhadores técnicos da saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013.

5 DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. In: Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.27, n3, set- dez Disponível em acesso em agosto /11 (quarta-feira): A educação profissional no plano nacional de educação BRASIL. Câmara dos deputados. Plano Nacional de Educação, Brasília: Centro de Documentação e Informação, Disponivel em Acesso em julho de SAVIANI, Dermeval. Entrevista com Dermeval Saviani PNE ao Portal da ANPEd em 07/04/2014. Disponível em Acesso em julho de Dia 23/11 (quarta feira): Dinâmica da formação técnica em saúde VIEIRA, Monica et alli. Dinâmica da formação técnica e da ocupação de postos de trabalho em saúde: Brasil, anos In: MOROSINI et alli (org.). Trabalhadores técnicos da saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013 RAMOS, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz; UFRJ, Cap. V Concepções e práticas das ETSUS: fundamentos e contradições, pp Disponível em file:///c:/users/lateps08/downloads/l148%20(1).pdf, acesso em julho Dia 30/11 (quarta-feira): PRONATEC LIMA, Marcelo. A educação profissional no governo Dilma: Pronatec, PNE e DCNEMs. RBPAE, v. 28, n.2, p, , maio/ago, SALDANHA, Letícia de Luca Wollmann. O Pronatec e a relação ensino médio e educação profissional. IX ANPEd SUL. Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2012.

6 LIMA, Marcos Ricardo. PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego: Uma crítica na perspectiva marxista. Estudos do Trabalho, Revista da RET/Rede de Estudo do Trabalho, ano V, n. 11, Disponível em Encerramento 13. Dia 07/12 (quarta feira): PROEJA e PROJOVEM DELUIZ, Neise; VELOSO, Bianca. Políticas de educação profissional e enfrentamento da desigualdade: O ProJovem Trabalhador em foco. IN: MORAES, Lélia Cristina Silveira et alii (orgs.) ProJovem: Escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído? Curitiba: Champagnat, SHIROMA, Eneida Oto; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho Docente na Educação Profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, vol 32, n. 116, julho-set. 2011, p Campinas, Brasil. 14. Dia 14/12 (quarta-feira): Apresentação dos trabalhos de grupo 15. Dia 21/12 (quarta feira): Orientações trabalho final / Avaliação da disciplina

Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2017

Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2017 Disciplina: Educação Profissional: Contexto e Questões Atuais 2º semestre 2017 Professores: Ana Margarida de Mello Barreto Campello André Feitosa Francisco José da Silveira Lobo Neto Márcia Valeria Morosini

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde VERSÃO PRELIMINAR

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde VERSÃO PRELIMINAR C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L N O B R A S I L : C O N T E X T O E Q

Leia mais

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas;

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PROFESSORA RESPONSÁVEL: Ms. Jaqueline Veloso Portela de Araújo CARGA HORÁRIA

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Política Educacional Brasileira: abordagem histórica e contemporânea Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Linha 4 Formação dos Profissionais da Educação,

Leia mais

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS.

19 de agosto de 2010: 25 anos de formação politécnica no SUS. Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares:

Leia mais

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio

Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio Coordenação Márcia Valéria G. C. Morosini (Lateps - coordenação geral)

Leia mais

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004231A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de

Leia mais

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado RETSUS 2015

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado RETSUS 2015 Disciplina Eletiva: Historicidade da Educação dos Trabalhadores da Saúde Professores Responsáveis: José Roberto Franco Reis Muza Clara Chaves Velasques Iale Falleiros Dias e horário: Terças -feiras de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 16/05/2012 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação CCE

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação CCE Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação CCE DEPARTAMENTO: DEEE ANO/SEMESTRE: 2013/1 CURSO: PEDAGOGIA FASE: 4 a. DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO II TURNO:

Leia mais

Sugestões de leituras

Sugestões de leituras Sugestões de leituras Isabel Brasil Pereira Marise Nogueira Ramos SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros PEREIRA, IB., and RAMOS, MN. Sugestões de leituras. In: Educação profissional em saúde [online].

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio PPGEPS. Mestrado profissional em Educação Profissional em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio PPGEPS. Mestrado profissional em Educação Profissional em Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio PPGEPS Mestrado profissional em Educação Profissional em Saúde Disciplina Novos modelos Produtivos, Trabalho e Educação Profissional em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde Disciplina: E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L : C O N T E X T O E Q U E S T Õ E S A T U A I S Professores: Dra. Ana Margarida Campello Dr. Francisco J. da S. Lobo Neto Dra. Neise Deluiz Horário:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Política Educacional: Organização da Educação Brasileira Professora: Fernanda Aparecida Pires Fazion Turma:

Leia mais

Maria Emilia de C. Rodrigues

Maria Emilia de C. Rodrigues TRABALHO E EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO E PESQUISAS COM EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS : Centro Memória Viva Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos

Leia mais

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1.

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU240 Economia e Educação

Programa Analítico de Disciplina EDU240 Economia e Educação 0 Programa Analítico de Disciplina EDU240 Economia e Educação Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU223 História da Educação Brasileira

Programa Analítico de Disciplina EDU223 História da Educação Brasileira 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2019 Responsáveis: Marcela Pronko e

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO ÁREA EDUCAÇÃO. Professor Responsável: Profa Dra VANDA MOREIRA MACHADO LIMA. Departamento: EDUCAÇÃO

Câmpus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO ÁREA EDUCAÇÃO. Professor Responsável: Profa Dra VANDA MOREIRA MACHADO LIMA. Departamento: EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA Semestre Código EDU-1100 Ano Letivo ÁREA EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X) Número

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde 2013 Disciplina eletiva: Concepções de Currículo, Trabalho Docente e Educação Profissional Professores

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Disciplina: Política Social Código: DSS 7121 Pré-requisito DSS 7120 Turma: 04309 Fase: 4ªfase Semestre 2017.2 Professores: Drª Dilceane Carraro Carga Horária: 4h/a semanais Ementa Determinações sócio-históricas

Leia mais

COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 03 a 04 de setembro de 2010

COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 03 a 04 de setembro de 2010 COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas 03 a 04 de setembro de 2010 Organização: GT Trabalho e Educação da ANPEd; Projetos Integrados

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

)0& ),A $"B# &2"# 8 #! 8 CD?%%56 ##" E (# # # #! (7 $FA = # 4!" >#( "B# B : 8?+GCH? 5%%6 #",!#,!! # # ; (7?

)0& ),A $B# &2# 8 #! 8 CD?%%56 ## E (# # # #! (7 $FA = # 4! >#( B# B : 8?+GCH? 5%%6 #,!#,!! # # ; (7? !"#$% &'() **+,+-./ )0 &0)() 1)&()1(1)2 ) 3)( 4*3)5!"#$ %! &# ' "#( #!"!"#)*!"# +,!#-#". " &#"/0 (#&##/1!2"# ( 34!" /0 56! 7 &2"# 8 #! &# #/0 9 &" : ;# :,!#9 &# 3 " &#"/0" ##"# 678""8 9 1"!: 9 7

Leia mais

Disciplina: Estudos Avançados I/III Pensamento Social, Cultura e Educação Brasileira

Disciplina: Estudos Avançados I/III Pensamento Social, Cultura e Educação Brasileira Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado Disciplina: Estudos Avançados I/III Pensamento Social, Cultura e Educação Brasileira Carga horária: 60 horas Crédito: 4 Professor Dr. Aldimar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: Financiamento da Educação Brasileira PROFESSOR: Nelson Cardoso Amaral SEMESTRE/ANO: 2 0 sem. 2011 HORÁRIO:

Leia mais

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011

Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011 Disciplina de Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde. 2º Semestre de 2011 Professores Responsáveis: Gustavo Corrêa Matta Arlinda Barbosa

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO CURSO: Doutorado [X] Mestrado [X] DISCIPLINA: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente Eletiva

Leia mais

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado RETSUS 2015

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado RETSUS 2015 Disciplina Eletiva: Coordenação do Programa Historicidade da Educação dos Trabalhadores da Saúde Professores Responsáveis: José Roberto Franco Reis Muza Clara Chaves Velasques Renata Reis C. Batistella

Leia mais

Educação Profissional em Saúde no cerne do debate

Educação Profissional em Saúde no cerne do debate Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação Profissional em Saúde no cerne do debate Julia Neves - EPSJV/Fiocruz 06/11/2018 15h51 - Atualizado em 06/11/2018

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS191 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais II

Programa Analítico de Disciplina CIS191 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS. PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins Corbiniano

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS. PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins Corbiniano Disciplinas Pedagógicas 1 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PROFESSOR RESPONSÁVEL: Simone Alexandre Martins

Leia mais

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2018/1

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2018/1 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 8º IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA 478 Tópicos Especiais em Ensino de Química EXA 471 CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Licenciatura em Química DEXA Ensino de Química

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos Professores: Sergio Oliveira Neise

Leia mais

ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016

ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016 ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ANEXO I TEMAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA 1.1 - TEMAS PARA A PROVA ESCRITA

Leia mais

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2019/1

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2019/1 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica

Leia mais

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) SME-SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1 Publicações Institucionais Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.... 1 SÃO PAULO

Leia mais

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec Pesquisa Observatório da Educação Projeto: Desafios da EJA integrada à Educação Profissional: identidade dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais Dissertação de

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Pedagogia das Competências Professores: Profª. Drª. Marise Ramos e Prof a. Drª

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFES: EM EVIDÊNCIA O CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Jaqueline Ferreira de Almeida 1 INTRODUÇÃO O presente texto possui por objetivo realizar uma discussão do Projeto Pedagógico

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2017 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Marcela

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Políticas Educacionais Código da Disciplina: EDU 326 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio)

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio) Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Instituições de Memória Status: Eletiva Curso: Mestrado

Leia mais

FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO

FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO Cláudia Borges Costa Sebastião Claudio Barbosa Relato de Experiência GT Diálogos Abertos sobre Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: SSO410008 - Fundamentos da pesquisa e produção de

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA 1 _ EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO AOS CURSOS TÉCNICOS

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO AOS CURSOS TÉCNICOS ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ARTICULADO AOS CURSOS TÉCNICOS 24 maio de 2018 Prof Alessandro Eziquiel da Paixão Campus Araquari alessandro.paixao@ifc.edu.br Discussão do EM Integrado no IFC Iniciativa da

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Marcela

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 03 a 04 de setembro de 2010

COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 03 a 04 de setembro de 2010 COLÓQUIO Produção de Conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado: Dimensões epistemológicas e político-pedagógicas 03 a 04 de setembro de 2010 Organização: GT Trabalho e Educação da ANPEd; Projetos Integrados

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A NBR 6023/2002

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A NBR 6023/2002 Um autor FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A NBR 6023/2002 ENTRADA Dois autores Três autores Mais de três autores Organizador, compilador, etc. Entidade coletiva Eventos (congressos, conferências,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES Thais Cristina Rodrigues Tezani¹ ¹Departamento de Educação;

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

Bibliografia Básica. Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e. Bibliografia Complementar

Bibliografia Básica. Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e. Bibliografia Complementar A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS IF: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO TEMA CENTRAL, TEMAS TRANSVERSAIS, EMENTAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA Campos dos Goytacazes/RJ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS Departamento de Serviço Social Av. Fernando Ferrari nº 514 - Campus Universitário Goiabeiras 29075-910 Vitória - ES Tel./Fax:

Leia mais

EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar

EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar EIXO 2: Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar A IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO, UM DESAFIO PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Silvana Mesquita Pontifícia Universidade Católica RJ silvana.mesquita@ig.com.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato UNIVERSIDADE DO - UDESC DEPARTAMENTO: Pedagogia CURSO: PEN-EDI Pedagogia - noturno DISCIPLINA: Currículo, Conhecimento e Cultura II Código 6 CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo 2013-2 PROFESSORA: Caroline

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002 FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002 ENTRADA EXEMPLOS Um autor Dois autores CASTRO, Cláudio de Moura. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Três autores ENRICONE, Délcia; GRILLO,

Leia mais

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p.

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p. Designação da Disciplina: Temas Transversais em Educação Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( X ) Natureza: N o de Créditos: 08 N o de Semanas: 15 Prof.(a) Responsável: Drª Mara Sueli Simão Moraes Ementa:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 / 1504 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 / 1504 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 / 1504 /1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004122A - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio Docente(s) Eliana Marques Zanata Unidade Faculdade

Leia mais

ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR José Euriques de Vasconcelos Neto 1 (PPGEd/ UFCG) Antônio Lisboa Leitão de Souza (PPGEd/UFCG) 1. Introdução A década de 1990

Leia mais

Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia Andréia Ferreira dos Santos andreia.ufg@gmail.com Faculdade

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU321 DISCIPLINA: DIDÁTICA I CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: A natureza da prática pedagógica

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II Código da Disciplina: EDU 325 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável:

Leia mais

Programas das Disciplinas Pedagógicas

Programas das Disciplinas Pedagógicas Programas das Disciplinas Pedagógicas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Gabriela Monteiro Rabelo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINAS Disciplina: Educação Especial e processos inclusivos Código: PPGE-1715 Carga horária/crédito: 45 h Professor/a: Denise Meyrelles de Jesus Ementa: Educação, formação humana e conhecimento. Políticas contemporâneas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA- FIC/PRONATEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. Andréia Ferreira dos Santos andreia.ufg@gmail.com Faculdade de Educação/UFG CNPq/Capes Fapeg UFG Goiânia

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 16/05/2012 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Departamento DPED - Pedagogia Ano/semestre 2018/1 Curso Pedagogia Fase 8ª Diversificação e aprofundamento

Leia mais

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA OBJETIVOS Objetivo Geral Oportunizar ao licenciando a compreensão da realidade educacional brasileira princípios, fins, objetivos e formas de organização, relacionando-a

Leia mais

HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO

HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO O termo historiografia significa a graphia ou a escrita da história. Seus significados correntes são a arte de escrever a história e os estudos históricos e críticos

Leia mais

PLANO DE CURSO PROGRAMA

PLANO DE CURSO PROGRAMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Departamento de Didática Disciplina: DIDÁTICA GERAL Código: EDD 616 Carga Horária Total: 60h Número de Créditos: 04 Pré/co-requisitos: ( - ) PLANO DE CURSO EMENTA: Pressupostos e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Disciplina: Tópicos Especiais em Movimentos Sociais Código: DSS 7180 Pré-requisito: Turmas: 06639 Fase: Semestre: 2017-2 Professora: Dra. Maria del Carmen Cortizo Carga horária: 04 ha semanais (72 ha)

Leia mais

Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde

Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde Disciplina: Políticas de Saúde, aspectos organizacionais do SUS e suas interfaces com o trabalho e a formação em saúde Objetivo da disciplina: Oferecer subsídios para analisar políticas de formação para

Leia mais

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO 1 PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO Formação e Gestão em Processos Educativos Soênia Maria Fernandes Introdução O presente trabalho

Leia mais

Formação em Vigilância em Saúde

Formação em Vigilância em Saúde Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Formação em Vigilância em Saúde Julia Neves - Secretaria de Comunicação da RET-SUS, Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2014.2 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS Edu 311 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOL CURSO DEPARTAMENTO ÁREA PEDAGOGIA DEDU POLÍTICA CARGA HORÁRIA T 60 P 00 E 00 PROFESSOR(A)

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA

Leia mais

Gestão e prática educacional democrática

Gestão e prática educacional democrática Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Sociologia da Educação - I A - 2015/1 Eixo Escola e Cidadania Gestão e prática educacional democrática Vanessa Souza Pereira - Mestranda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

8. Referências Bibliográficas

8. Referências Bibliográficas 148 8. Referências Bibliográficas ALVES, F.; LANGE, W.; BONAMINO, A. A Geografia Objetiva de Oportunidades Educacionais na Cidade do Rio de Janeiro. In: Ribeiro, LC; Kolisnski, M.; Alves, F.; Lasmar, C..

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 4 NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 Conceitos e

Leia mais

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução

Reinouds Lima Silva IFMA Campus Açailândia Introdução O PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Reinouds Lima Silva IFMA

Leia mais

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016 Campus Parintins (AM)/ de 30 de maio a 3 de junho de 2016 Mesa Temática II: 1 o de junho de 2016 Mediadora: Prof a Maria Francisca Morais de Lima DE/CMZL Palestrante: Prof a Anna Cristina Cardozo da Fonseca

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais