Artrodese interssomatica melhora os resultados cirúrgicos na doença degenerativa da coluna lombar? Revisão sistemática da literatura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artrodese interssomatica melhora os resultados cirúrgicos na doença degenerativa da coluna lombar? Revisão sistemática da literatura."

Transcrição

1 Artrodese interssomatica melhora os resultados cirúrgicos na doença degenerativa da coluna lombar? Revisão sistemática da literatura. Aluno:Thiago Siervo Camargo Neves Orientador: Professor Dr. Ricardo Vieira Botelho Introdução: O processo degenerativo do disco intervertebral tem sido implicado na gênese de todas as entidades nosológicas da doença degenerativa da coluna lombar 1. Figura 1. Fisiopatologia do disco intervertebral com diminuição da altura discal, estreitamento do canal e do forâmen intervertebral e compressão radicular. A desidratação do disco, a perda da altura, a subluxação do segmento vertebral, as degenerações das facetas articulares e o espessamento do ligamento amarelo são acometimentos interligados e interdependentes 2. Muitos autores advogam a substituição do disco intervertebral com restauração do espaço interssomatico para melhorar o resultado cirúrgico 3.

2 Figura 2. Artrodese interssomática com gage intervertebral. Note a manutenção da altura discal (seta estreita) e o alargamento do forame intervertebral (seta larga). Outros autores argumentam que este procedimento aumenta o tempo cirúrgico, a quantidade de sangramento intraoperatorio e a tração necessária para a colocação do implante aumenta o risco de lesões radiculares e não melhoram o resultado final 4. O objetivo deste estudo éavaliar a efetividade da artrodese interssomatica por qualquer técnica em comparação com a artrodese pósterolateral no resultado do tratamento cirúrgico da doença degenerativa da coluna lombar. Métodos Foi feita uma revisão da literatura utilizado o programa de busca eletrônica da biblioteca americana de medicina PUBMED. Artigos publicados em língua inglesa foram avaliados. A estratégia de busca utilizou os seguintes descritores padronizados e palavras do texto abaixo: #"lumbar vertebrae"[mesh Terms] OR "lumbar spine"[all Fields] AND PLIF[All Fields] OR ALIF[All Fields] OR TLIF[All Fields] OR XLIF[All Fields]-561.

3 ("lumbosacral region"[mesh Terms] OR ("lumbosacral"[all Fields] OR "lumbosacral region"[all Fields] OR "lumbar"[all Fields]) AND interbody[all Fields] AND ( "fusion"[all Fields]) AND posterolateral[all Fields] Human AND RCT-19. # posterior lumbar interbody fusion -482 Humansand RCT= 27. O estudo não foi restrito a nenhuma doença degenerativa da Coluna lombar. A espondilolistese ístmica foi excluída, pois está associada a fratura da parte interarticular, não sendo especificamente doença degenerativa. Trabalhos descrevendo amostra heterogênia de doenças e aqueles em que espondilolisteses ístmicas e degenerativas foram estudados conjuntamente, não se podendo avaliar independentemente os resultados para espondilolistese degenerativa foram excluídos. Pacientes: Os pacientes estudados: Pacientes com quaisquer tipos de sintomas e diagnósticos associados a doença degenerativa da coluna lombar foram estudados. Intervenções: Foram comparadas doenças tratadas por cirurgias que utilizaram artrodese (com qualquer tipo de device) interssomática comparadas com cirurgias que utilizaram o mais clássico tipo de artrodese intertransversal. Como a artrodese interssomatica pode ser feita por via anterior e posterior, não incluímos estudos que comparara estas duas vias para artrodese interssomatica, apenas a artrodese interssomatica com a posterolateral. Desfechos estudados: Todos os desfechos clínicos descritos foram considerados na comparação. A percentagem de obtenção de artrodese sólida e a quantidade de cifose

4 segmentar pos operatória não foi considerada pois a associação entre os desfechos clínicos e estas variáveis não está estabelecida. Tipo de estudos: Foram definidos para análise os ensaios randomizados pelo potencial de revelarem resultados com alto nível de evidência. Resultados: Seiscentos e setenta e três artigos foram encontrados com a busca. Quinhentos e sessenta e três foram descritos em humanos. Trinta e um artigos foram descritos como realizados em humanos e definidos como ensaios randomizados. Estes 31 artigos foram avaliados pelo título e pelo abstract. Vinte e seis artigos não se relacionaram com a busca determinada. Oito artigos foram excluídos e Sete foram incluídos para analise final. Dos sete, outros 4 foram excluídos devido a não estudarem doenças específicas ou a estudaram um pool de doenças com o mesmo método, não sendo possível separar o resultado para cada doença individualmente (Tabela de trabalhos excluídos). Três trabalhos compararam o uso da artrodese interssomatica com posterolateral. Coleta de dados e análise Descrição dos estudos: Cirurgia para dor lombar crônica: Fritzell e cols. 4 estudaram por dois anos 201 pacientes com idades entre 25 e 65 anos, com sintomas prévios por mais de 2 anos, que realizaram Cirurgia para dor lombar resistente a tratamento medico e com fisioterapia. Foram excluídos aqueles com espondilolistese, estenose, fraturas, infecção, doenças inflamatórias, tumores e ou hérnia discal com compressão radicular. Pacientes previamente operados foram excluídos.

5 Duzentos e noventa e quatro pacientes foram escolhidos pelos critérios e randomizados para um de quatro grupos (Randomização por lista gerada por computador e envelopes selados mantidos fora do departamento de cirurgia). Setenta e dois pacientes não foram operados, 73 foram submetidos a fusão posterolateral (FPL) (Grupo I), 73 à FPL e parafusos pediculares(grupo II) e 75 a FPL e fusão anterior (Grupo III)(ALIF-56 pacientes) e 19 á PLIF. Não houve diferença entre os grupos de instrumentação. Todos os grupos melhoraram após as cirurgias. Não houve diferenças entre os grupos em analise global dos resultados após 2 anos de seguimento. A estenose foraminal: Hallett,Huntley e Gibson 5 randomizaram 44 pacientes com doença discal degeneratia e um uniconivel e compararam descompressao com descompressão (Grupo 1) e fusão posterolateral instrumentada com parafusos pediculares (Grupo II) e posterolateral instrumentada com parafusos pediculares e TLF (Grupo III). O seguimento foi de 5 anos. Os doentes foramexcluídos se tivessem1)espondilolistese degenerativadegrauiiou superior 2) listesevertebralmaior que 1cm, 3) estreitamentodo espaçodediscomaior do que50%,ou 4)qualquer forma demalignidade Em 2 anos, 82% dos pacientes estavam sem dor ou moderadamente melhorados. A escala de deficiencia de Roland Morris e o índice Low Back outcome score foram melhores no Grupo 1, mas apenas Outcome Score Low Back foi melhor no grupo 2 (P <0,05). Aos cinco anos, embora os pacientes em todos os três grupos mostraram algumas melhorias em todos os escores, apenas pacientes do grupo 1 apresentaram mudanças significativas em todos os três resultados (P <0,05). Não houve diferença na qualquer nota entre os grupos (P> 0,05). Dois tiveram cirurgia para estenose secundária nível adjacente (grupo 2 e 3). Um paciente (Grupo 1) foi submetidos a fusão posterolateral para dor lombar crônica. Nenhum paciente necessitou cirurgia de revisão para falha de instrumentação, deslocamento do cage (gaiola), ou pseudartrose.

6 Nenhum benefício adicional significativo foi observado a partir da cirurgia mais complexa. Isto sugere que os doentes são tratados optimamente por descompressão isolada. Espondilolistese degenerativa: Na espondilolistese, nove ensaios estudaram dentre seus pacientes aqueles com espondilolistese (Tabela de ensaios excluídos). Porém em todos eles não é possível separar o resultados especificamente relacionado aespondilolistese degenerativa, tendo os resultados sido mesclados com outras doenças, mais frequentemente a espondililistese ístmica. Nenhum ensaio foi adequado para esta análise. Análise da qualidade metodológica dos trabalhos: Os trabalhos foram avaliados quanto á qualidade da randomização (adequada ou não), se houve tentativa de alocação oculta dos vários tipos de tratamento, se os resultados foram obtidos de modo cegado e se as perdas e desistências e o tempo de seguimento foram descritos(tabela 1). AU A randomização Foia dequada? Alocação para tratamento foi oculta? Os resultados foram obtidos de modo cagado?houve desfechos centrados nos pacientes? Fritzell Sim Não Desfechos centrados nos pacientes e avaliados por observador independente Hallett Sim Não Avaliação por observador independente Cegamento? Observador independente Perdas e desistencias foram descritas? O tempo de seguimento foi suficiente? Descreveu as perdas. Seguimento de dois anos. Descreveu as perdas. Seguimento de dois anos

7 Discussão: Háum espectro dealterações degenerativasem ambas as articulações Zigapofisáriase disco intervertebral. Alteraçõesnestestrês locaispode produzir (a) disfunção, (b) herniação do disco, (c) a instabilidade, (d) o aprisionamentolateral,e(e)a estenosecentral. Nervos espinaislombarespodem ser aprisionados(a)na parte de trásdo disco (b) lateralmenteno canalcentral,(c)na cauda equina, (d) mais lateralmentenocanal do nervo, e (e) posteriormente nozigapofisáriaarticulações.alguns pacientes comcompressão do nervorequeremdescompressão.aqueles cominstabilidadepode precisar de umafusão.a dor de umalesão do discooudaestenosepode provir deirritação e inflamaçãoda dura-máter. A perdamotoranestas lesõespode ser devido àinsuficiênciavascularou compressãodos nervos.é extremamenteimportante identificarcom precisãoo nervo queestá aprisionado. Alguns autores advogam fusão como o esteio no tratamento cirurgico nos distúrbios degenerativos da coluna vertebral lombar. Muitas técnicas de fusão espinhal têm sido desenvolvidos desde a descrição inicial da fusão vertebral no início do século 20. Fusão póstero-lateraltradicional intertransversl (FLP) continua a ser um procedimento útil com taxas de fusão aceitáveis para a maioria das condições. Técnicas de fusão interssomatica anterior, utilizandoalif(artrodese lombaranterior) ou posterior (fusão intersomática lombar posterior, PLIF) foram desenvolvidas para restaurar a altura do disco intervertebral. No entanto, não há nenhuma evidência sólida que mostra que os resultados funcionais são melhores após o suporte da coluna anterior 11,12. Introduzida Harms, a fusão intersomática transforaminal (TLIF) foi delineada para superar o problema da manipulação da dura-máter e consequente fibrose epidural.paraa fusão sólida, FLP pode ser combinada com a fusão intersomática ou circunferencial para estabilizar o segmento relevante, mesmo que ainda não haja evidencias que isto melhore as taxas de fusão. Há uma raridade de trabalhos randomizados avaliando o uso da artrodese interssomatica no tratamento das doenças degenerativas da Coluna lombar.

8 Apesar de haver vários trabalhos avaliando uma amostra heterogênea de pacientes 6,7 e outros avaliando todos os tipos de espondilolistese como pertencentes ao mesmo grupo 8,9,10 Trabalhos descrevendo entidades nosologicasespecificas e relatando resultados específicos para espondilolistese degenerativa são raros ou inexistentes. Alguns trabalhos descrevendo cirurgia para dor lombar incluem no mesmo grupo pacientes com dor lombar crônica, espondilolisteses ístmicas e degenerativas e insucesso cirúrgicos 3. Apenas dois trabalhos randomizados foram encontrados: um estudando o tratamento da estenose do forame intervertebral 4 e outro,avaliando o resultado para pacientes com dor lombar 5. O último foi muito criticado por comparar pacientes que não obtiveram sucesso com tratamento fisioterápico para dor lombar divididos em dois grupos: cirurgia ou mais fisioterapia. A crítica é comparar um novo tratamento com mais tratamento que já se provara ineficaz. Porém, o estudo comparou dentro do grupo cirúrgico, aqueles com e sem uso da artrodese interssomatica. Em nenhum dos dois trabalhos o uso de artrodese interssomatica melhorou o resultado clinico pos operatório. O total de pacientes estudados foi de 245 (201 e 44 pacientes, respectivamente) em tempo de seguimento de dois anos. Os dois trabalhos foram trabalhos com boa qualidade metodológica, randomizados com resultados avaliados por observador independente. Implicações para prática: Até o presente momento não houve evidências de que o uso da artrodeeinterssomatica melhore o resultado clinico de pacientes submetidos à cirurgia por doenças degenerativas da coluna lombar. Implicações para a pesquisa: Novos trabalhos randomizados serão necessários para elucidar o efeito da artrodese interssomatica de pacientes submetidos à cirurgia por doenças degenerativas da coluna lombar.

9 Referencias: 1.Nachemson AL.The lumbar spine.an orthopaedicchallenge.spine 1(1), 59-71, Kirkaldy-Willis WH. The relationship of structural pathology to the nerve root.spine.1984 Jan-Feb;9(1): Videbaek TS, Bünger CE, Henriksen M, Neils E, Christensen FB. Sagittal spinal balance after lumbar spinal fusion: the impact of anterior column support results from a randomized clinical trial with an eight- to thirteen-year radiographic follow-up.spine (Phila Pa 1976) Feb 1;36(3): Fritzell P, Hägg O, Wessberg P, Nordwall A; Swedish Lumbar Spine Study Group. Chronic low back pain and fusion: a comparison of three surgical techniques: aprospective multicenter randomized study from the Swedish lumbar spine study group. Spine (Phila Pa 1976) Jun 1;27(11): Hallett A, Huntley JS, Gibson JN.Foraminal stenosis and single-level degenerative disc disease: a randomized controlled trial comparing decompression with decompression and instrumented fusion. Spine (Phila Pa 1976) Jun 1;32(13): Christensen FB, Hansen ES, Eiskjaer SP, et al. Circumferential lumbar spinal fusion with Brantigan cage versus posterolateral fusion with titanium Cotrel- Dubousset instrumentation: a prospective, randomized clinical study of 146 patients. Spine (Phila Pa 1976). 2002;27(23): Schofferman J, Slosar P, Reynolds J, Goldthwaite N, Koestler M. A prospective randomized comparison of 270 degrees fusions to 360 degrees fusions (circumferential fusions).spine (Phila Pa 1976). 2001;26(10):E Farrokhi MR, Rahmanian A, Masoudi MS.J Neurotrauma May 20;29(8): Müslüman AM, Yılmaz A, Cansever T, Cavuşoğlu H, Colak I, Genç HA, Aydın Y.J Neurosurg Spine Apr;14(4):

10 10.Farrokhi MR, Rahmanian A, Masoudi MS. J Neurotrauma.2012 May 20;29(8): DiPaola CP, Molinari RW. Posterior lumbarinterbodyfusion. J Am AcadOrthop Surg. 2008;16(3): Penta M, Fraser RD. Anterior lumbar interbody fusion: a minimum 10-year follow-up. Spine (Phila Pa 1976). 1997;22(20):

11 Trabalhos excluidos 1 Xue H, Tu Y, Cai M. 1. Spine J Mar;12(3): Farrokhi MR, Rahmanian J Neurotrauma May A, Masoudi MS. 20;29(8): Comparação uso TLIF uni e bilateral Istmica 3 Müslüman AM,Yılmaz A, Cansever T, Cavuşoğlu H, Colak I, Genç HA, Aydın Y. J Neurosurg Spine Apr;14(4): Istmica 4 Faundez AA, Mehbod AA, Wu C, Wu W, Ploumis A, Transfeldt EE. J Spinal Disord Tech May;21(3): Posição do cage 5 Madan S, Boeree NR. Eur Spine J Aug;12(4): Linovitz RJ, Peppers TA. Orthopedics May;25(5 Suppl):s Hitchon PW, Goel V, J Neurosurg Jul;93(1 Rogge T, Dooris A, Drake Suppl): J, Torner J. Graf X plif Retrospective ALIF X PLiF 8 Schofferman J, Slosar P, Reynolds J, Goldthwaite N, Koestler M. Spine (2001 May 15;26(10):E ALIF X ALIF 360X Videbaek TS, Bu nger CE,Henriksen M, Egund N, Christensen FB 10 Videbaek TS, Egund N, Christensen FB, GretheJurik A, Bünger CE Spine 2011 Feb 1;36(3): SPINE Volume 35, Number 22, pp Istmica + LBP Istmica + LBP

12 11 Müslüman AM,Yılmaz A, Cansever T, Cavuşoğlu H, Colak I, Genç HA, Aydın Y. J Neurosurg Spine (4): Epub 2011 Feb 11. Istmica 12 Farrokhi MR, Rahmanian A, Masoudi MS.. J Neurotrauma May 20;29(8): Epub 2012 Apr2 Istmica. 13 Cheng L; Nie L; Zhang L InternationalOrthopaedics (SICOT) (2009) 33: Inamdar DN, Alagappan J OrthopSurg (Hong Kong). M, Shyam L, Devadoss S, 2006 Apr;14(1):21-6 Devadoss A 15 Kim KT, Lee SH, Lee YH, Spine (Phila Pa 1976) Bae SC, Suk KS May 20;31(12): Christensen FB, Hansen.Spine (Phila Pa 1976). ES, Eiskjaer SP, Høy K, 2002 Dec 1;27(23): Helmig P, Neumann P, NiedermannB,Bünger CE. Istimica + degenerativa Istimica plus Doença degenerative discal Grupo misto de patologias

Anatomia da Medula Vertebral

Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Vértebra Disco Intervertebral Anatomia da Coluna Vertebral Características Gerais: Corpo Vertebral Foramens Vertebrais: Forame Medular: Medula Vertebral Forames

Leia mais

Cirurgia lombar falhada

Cirurgia lombar falhada II ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDO ME DICO LEGAL DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Centro Hospitalar de S. João Faculdade de Medicina Serviço de Ortopedia e Traumatologia Porto Cirurgia

Leia mais

Escoliose Idiopática no Adolescente: Instrumentação Posterior

Escoliose Idiopática no Adolescente: Instrumentação Posterior Escoliose Idiopática no Adolescente: Instrumentação Posterior Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Sociedade Brasileira de Reumatologia Elaboração Final: 23 de janeiro de 2008 Participantes:

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário das Evidências e Recomendações para Instrumentação de Cirurgias de Coluna por Doenças Degenerativas Novembro de

Leia mais

Data: 23/12/2013. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2.

Data: 23/12/2013. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2. Data: 23/12/2013 Medicamento Material Procedimento x Cobertura TEMA: Artrodese de coluna

Leia mais

Patologias da coluna vertebral

Patologias da coluna vertebral Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Patologias da coluna vertebral Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Escoliose idiopática Dorso curvo Cervicobraquialgia Lombalgia e lombociatalgia

Leia mais

Coluna Vertebral: Cirurgia com Fixação Dinâmica Posterior

Coluna Vertebral: Cirurgia com Fixação Dinâmica Posterior Coluna Vertebral: Cirurgia com Fixação Dinâmica Posterior Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Sociedade Brasileira de Reumatologia Elaboração Final: 16 de junho de 2008 Participantes:

Leia mais

ANULOPLASTIA INTRADISCAL ELECTROTHERMAL THERAPY IDET

ANULOPLASTIA INTRADISCAL ELECTROTHERMAL THERAPY IDET ANULOPLASTIA ANULOPLASTIA DEPARTAMENTO DE NEUROCIRURGIA ANULOPLASTIA MARCELO FERRAZ DE CAMPOS JOSÉ CARLOS RODRIGUES JR. LUIZ CARLOS BRAGA JOÃO EDUARDO CHARLES SÉRGIO LISTIK DEPARTAMENTO DE NEUROCIRURGIA

Leia mais

Médico Neurocirurgia da Coluna

Médico Neurocirurgia da Coluna Médico Neurocirurgia da Coluna Caderno de Questões Prova Discursiva 2015 01 Um homem de 55 anos de idade foi internado. Tinha histórico de câncer de pulmão operado, vinha apresentando uma dor constante

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário de Evidências e Recomendações para o uso Estabilização Dinâmica no Tratamento da Doença Degenerativa da Coluna

Leia mais

Nova metodologia para contrução das Diretrizes de Utilização AMB

Nova metodologia para contrução das Diretrizes de Utilização AMB Nova metodologia para contrução das Diretrizes de Utilização AMB Associação Médica Brasileira DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA (DUT) Versão Preliminar 1º PRODUTO Doença Degenerativa Discal Lombar:

Leia mais

Médico Ortopedista e Traumatologista - Cirurgião de Coluna do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS), Brasil. 2

Médico Ortopedista e Traumatologista - Cirurgião de Coluna do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS), Brasil. 2 ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE 33 Espondilolistese degenerativa tratada com artrodese em 360º: série de casos Degenerative spondylolisthesis surgical treatment with 360º arthrodesis Espóndilolistesis

Leia mais

GUIA DO PACIENTE. Dynesys Sistema de Estabilização Dinâmica. O Sistema Dynesys é o próximo passo na evolução do tratamento da dor lombar e nas pernas

GUIA DO PACIENTE. Dynesys Sistema de Estabilização Dinâmica. O Sistema Dynesys é o próximo passo na evolução do tratamento da dor lombar e nas pernas GUIA DO PACIENTE Dynesys Sistema de Estabilização Dinâmica O Sistema Dynesys é o próximo passo na evolução do tratamento da dor lombar e nas pernas Sistema de Estabilização Dinâmica Dynesys O Sistema Dynesys

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário das Evidências e Recomendações para Instrumentação de Cirurgias de Coluna por Doenças Degenerativas Porto Alegre,

Leia mais

3. RESULTADOS DA REVISÃO DE LITERATURA

3. RESULTADOS DA REVISÃO DE LITERATURA Nota Técnica 07/2014 Solicitante: Dr. Sergio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes Juiz de direito da 23ª Vara Cível de Belo Horizonte/MG Data: 10/09/2014 Medicamento Material Procedimento X Cobertura X Nº

Leia mais

Artrodese Lombar Interssomática

Artrodese Lombar Interssomática Artrodese Lombar Interssomática Marcos Masini PROFESSOR - FACULDADE DE MEDICINA UNIPLAC BRASÍLIA - DF PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROCIRURGIA (2005-2007) INTRODUÇÃO Para indicar a fusão de um

Leia mais

PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO DE PÓS-OPERATÓRIO INICIAL DE CIRURGIA LOMBAR

PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO DE PÓS-OPERATÓRIO INICIAL DE CIRURGIA LOMBAR PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO DE PÓS-OPERATÓRIO INICIAL DE CIRURGIA LOMBAR 1- Considerações gerais As cirurgias de coluna têm indicação médica conforme exames de imagem e apresentação clínica. As cirurgias

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 4/2016 PARECER CFM nº 9/2017 INTERESSADO: Dr. A.D.C. ASSUNTO:

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 4/2016 PARECER CFM nº 9/2017 INTERESSADO: Dr. A.D.C. ASSUNTO: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 4/2016 PARECER CFM nº 9/2017 INTERESSADO: Dr. A.D.C. ASSUNTO: Legalidade e possibilidade de oferecer tratamento cirúrgico minimamente invasivo à coluna vertebral, por acesso lateral

Leia mais

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders REVISÃO META-ANALÍTICA DO USO DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Publicado: Am J Psychiattry

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

NT 08/2015 CIRURGIA ENDOSCÓPICA DE COLUNA

NT 08/2015 CIRURGIA ENDOSCÓPICA DE COLUNA 18/03/2015 NT 08/2015 CIRURGIA ENDOSCÓPICA DE COLUNA SOLICITANTE : Des. Alexandre Santiago, 11ª Câmara Cível NÚMERO DO PROCESSO: 1.0411.15.000343-1/001 BELO HORIZONTE Ré: COPASS SAÚDE - Associação de Assistência

Leia mais

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna 12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna Enunciado Paciente do sexo feminino, 34 anos, G1P1A0, hígida, está no terceiro mês pós-parto vaginal sob analgesia peridural, que transcorreu sem intercorrências.

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA ARTRODESE POSTEROLATERAL E PLIF NO TRATAMENTO DA ESPONDILOLISTESIS DEGENERATIVA GRAU I OU II

ESTUDO COMPARATIVO DA ARTRODESE POSTEROLATERAL E PLIF NO TRATAMENTO DA ESPONDILOLISTESIS DEGENERATIVA GRAU I OU II 34 SOCIEDADE PORTUGUESA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rev Port Ortop Traum 22(1): 34-46, 2014 ORIGINAL ESTUDO COMPARATIVO DA ARTRODESE POSTEROLATERAL E PLIF NO TRATAMENTO DA ESPONDILOLISTESIS DEGENERATIVA

Leia mais

A causa exata é determinada em apenas 12-15% dos pacientes extensamente investigados

A causa exata é determinada em apenas 12-15% dos pacientes extensamente investigados LOMBALGIA Prof. Jefferson Soares Leal Turma: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina da UFMG Aula e bibliografia recomendada estarão disponíveis para os alunos para donwload no site www.portalvertebra.com.br

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE

ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE 262 ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE Artrodese lombar ou lombossacra 360 em dois ou mais níveis: resultados e comportamento dos discos adjacentes Lumbar arthrodesis or 360 lumbossacral in two levels:

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário das Evidências e Recomendações para Emprego de Disco Cervical Artificial no Tratamento de Doença Degenerativa

Leia mais

Revisão sistemática tica de estudos controlados sobre o efeito da fusão no resultado da cirurgia para hérnia h disco lombar

Revisão sistemática tica de estudos controlados sobre o efeito da fusão no resultado da cirurgia para hérnia h disco lombar Revisão sistemática tica de estudos controlados sobre o efeito da fusão no resultado da cirurgia para hérnia h de disco lombar Ricardo Vieira Botelho, M.D.; Ph.D., Postdoc. Thiago Lusvarghi Cardoso2; Wanderley

Leia mais

Guia do Paciente Fusão Espinhal

Guia do Paciente Fusão Espinhal Guia do Paciente Fusão Soluções para Medicina Ltda. 01 Guia do Paciente - O objetivo da cirurgia de fusão espinhal é de proporcionar alívio da dor que você vem sentindo e tornar a sua coluna mais estável.

Leia mais

ANEXO III DIRETRIZES CLÍNICAS

ANEXO III DIRETRIZES CLÍNICAS ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE 2016 ANEXO III DIRETRIZES CLÍNICAS 1. CONSULTA DE AVALIAÇÃO AMPLIADA EM GERIATRIA... 3 2. CONSULTA PUERICULTURA... 4 3. TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR...

Leia mais

Protocolo de Cirurgia de Coluna Vertebral. Descrição do Procedimento Operacional Padrão. Objetivos:

Protocolo de Cirurgia de Coluna Vertebral. Descrição do Procedimento Operacional Padrão. Objetivos: Protocolo de Cirurgia de Coluna Vertebral Descrição do Procedimento Operacional Padrão Objetivos: - Definir as indicações e as características dos procedimentos a serem realizados para a correção das diversas

Leia mais

MODIFICAÇÕES NA FLEXIBILIDADE E NA FORÇA MUSCULAR EM PACIENTES COM DOR LOMBAR TRATADOS COM ISOSTRETCHING E RPG

MODIFICAÇÕES NA FLEXIBILIDADE E NA FORÇA MUSCULAR EM PACIENTES COM DOR LOMBAR TRATADOS COM ISOSTRETCHING E RPG 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 MODIFICAÇÕES NA FLEXIBILIDADE E NA FORÇA MUSCULAR EM PACIENTES COM DOR LOMBAR TRATADOS COM ISOSTRETCHING E RPG Fábio Alexandre Moreschi Guastala 1, Mayara

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

Abordagem da reestenosee. Renato Sanchez Antonio

Abordagem da reestenosee. Renato Sanchez Antonio Abordagem da reestenosee oclusões crônicas coronárias Renato Sanchez Antonio Estudos iniciais de seguimento clínico de pacientes com angina estável demonstraram que o percentual de mortalidade aumentou

Leia mais

Maria da Conceição M. Ribeiro

Maria da Conceição M. Ribeiro Maria da Conceição M. Ribeiro Segundo dados do IBGE, a hérnia de disco atinge 5,4 milhões de brasileiros. O problema é consequência do desgaste da estrutura entre as vértebras que, na prática, funcionam

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES

CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES CURSO DE PILATES APLICADO ÀS LESÕES OSTEOMUSCULARES INTRODUÇÃO Um número cada vez maior de pessoas apresenta, em seu cotidiano, atividades repetitivas e restritivas, que conduzem a uma perda do sinergismo

Leia mais

TRATAMENTO CONSERVATIVO E CIRÚRGICO DE HÉRNIA DE DISCO (TIPO I) TORACOLOMBAR GRAU V EM CÃO RELATO DE CASO

TRATAMENTO CONSERVATIVO E CIRÚRGICO DE HÉRNIA DE DISCO (TIPO I) TORACOLOMBAR GRAU V EM CÃO RELATO DE CASO 1 TRATAMENTO CONSERVATIVO E CIRÚRGICO DE HÉRNIA DE DISCO (TIPO I) TORACOLOMBAR GRAU V EM CÃO RELATO DE CASO LYS DE BARROS FOGAGNOLI 1, MILTON MIKIO MORISHIN FILHO 2. 1- Graduanda Medicina Veterinária Universidade

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 A coluna vertebral, assim como qualquer articulação, apresenta movimentos que possuem tanto grande como pequena amplitude articular. Estes recebem o nome de Macromovimentos e Micromovimentos,

Leia mais

DOENÇAS DA COLUNA CERVICAL

DOENÇAS DA COLUNA CERVICAL Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DOENÇAS DA COLUNA CERVICAL A coluna cervical é o elo flexível entre a plataforma sensorial do crânio

Leia mais

Juiz de Direito Antônio Francisco Gonçalves Secretaria da 2ª Vara Cívil, Criminal e de Execuções Penais Comarca de Itabirito/MG

Juiz de Direito Antônio Francisco Gonçalves Secretaria da 2ª Vara Cívil, Criminal e de Execuções Penais Comarca de Itabirito/MG Nota Técnica 17/2015 Data: 27/04/2015 Solicitante: Juiz de Direito Antônio Francisco Gonçalves Secretaria da 2ª Vara Cívil, Criminal e de Execuções Penais Comarca de Itabirito/MG Processo: 0319.14.000279-5

Leia mais

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRM Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc 1 TRM Traumatismo Raqui- Medular Lesão Traumática da raqui(coluna) e medula espinal resultando algum grau de comprometimento temporário ou

Leia mais

Radioterapia para Metástases em Coluna Eduardo Weltman Hospital Israelita Albert Einstein Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Radioterapia para Metástases em Coluna Aspectos Clínicos Indicações

Leia mais

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda.

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. Avaliação do risco de viés de ensaios clínicos randomizados pela ferramentada colaboração Cochrane Alan P. V. de Carvalho,

Leia mais

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015 Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015 Amélia Estevão 10.05.2015 Objetivo: Investigar a vantagem da utilização da RM nos diferentes tipos de lesões diagnosticadas na mamografia e ecografia classificadas

Leia mais

COLUNA LOMBAR TODOS OS PERIÓDICOS ESTÃO NO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE.

COLUNA LOMBAR TODOS OS PERIÓDICOS ESTÃO NO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE. OBJETIVOS: O aluno deverá ser capaz de identificar as principais doenças da coluna lombar assim como avaliação e prescrição de conduta fisioterápica pertinente. LER: O que é Hérnia de disco? A coluna vertebral

Leia mais

Diretrizes Assistenciais TRAUMA RAQUIMEDULAR

Diretrizes Assistenciais TRAUMA RAQUIMEDULAR Diretrizes Assistenciais TRAUMA RAQUIMEDULAR Versão eletrônica atualizada em fev/2012 Março - 2009 1. Conceito, Etiologia e Epidemiologia 1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca

Leia mais

Fratura do Sacro no Adulto Jovem

Fratura do Sacro no Adulto Jovem Fratura do Sacro no Adulto Jovem Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Colégio Brasileiro de Radiologia Elaboração Final: 23 de janeiro de 2008 Participantes: Façanha Filho FAM, Defino

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO 1 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO PORTARIA Nº 3.214 DE 08/06/78 - NR7 (com redação dada pela Portaria nº 24 de 29/12/94 e Portaria nº 8 de 08/05/96) DO OBJETO A Norma Regulamentadora

Leia mais

LOMBALGIA. Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG Departamento do Aparelho Locomotor. Prof. Jefferson Soares Leal

LOMBALGIA. Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG Departamento do Aparelho Locomotor. Prof. Jefferson Soares Leal LOMBALGIA Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG Departamento do Aparelho Locomotor Prof. Jefferson Soares Leal Aula e bibliografia atualizadas estarão disponíveis para os alunos

Leia mais

LOMBALGIA. Prof. Jefferson Soares Leal Turma: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina da UFMG

LOMBALGIA. Prof. Jefferson Soares Leal Turma: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina da UFMG LOMBALGIA Prof. Jefferson Soares Leal Turma: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina da UFMG Aula e bibliografia atualizadas estarão disponíveis para os alunos no site: www.portalvertebra.com.br

Leia mais

Fraturas C1 / C2 Lucienne Dobgenski 2004

Fraturas C1 / C2 Lucienne Dobgenski 2004 Fraturas C1 / C2 Lucienne Dobgenski 2004 Anatomia Atlas Axis Anatomia AP Perfil Mecanismo de Trauma Trauma axial em flexão Trauma axial - neutro Fraturas do Côndilo Occipital Os côndilos occipitais são

Leia mais

Avaliação do uso clínico da Fixação Pedicular Dinâmica baseada em evidência. WANDERLEY Hewlett-Packard [Escolha a data]

Avaliação do uso clínico da Fixação Pedicular Dinâmica baseada em evidência. WANDERLEY Hewlett-Packard [Escolha a data] Avaliação do uso clínico da Fixação Pedicular Dinâmica baseada em evidência WANDERLEY Hewlett-Packard [Escolha a data] Avaliação do uso clínico da Fixação Pedicular Dinâmica baseada em evidência Autores:Wanderley

Leia mais

Reunião de casos clínicos

Reunião de casos clínicos Reunião de casos clínicos RM Dr Ênio Tadashi Setogutti Dr Gustavo Jardim Dalle Grave Março 2013 CASO CLINICO - 1 Paciente sexo feminino, 52 anos, HIV +, com dor intensa em região lombar, dificuldade para

Leia mais

Reabilitação em Dores Crônicas da Coluna Lombar. Michel Caron Instituto Dr. Ayrton Caron Porto Alegre - RS

Reabilitação em Dores Crônicas da Coluna Lombar. Michel Caron Instituto Dr. Ayrton Caron Porto Alegre - RS Reabilitação em Dores Crônicas da Coluna Lombar Michel Caron Instituto Dr. Ayrton Caron Porto Alegre - RS Introdução - Estima-se que a dor lombar afete até 84% da população adulta. - Episódio de dor autolimitado

Leia mais

Capítulo 11. Conceitos de Orientação a Objetos. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 11. Conceitos de Orientação a Objetos. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 11 Conceitos de Orientação a Objetos Objetivos do Capítulo Introduzir os conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos. Apresentar o significado dos objetos e das classes no contexto

Leia mais

EXPERIÊNCIA COM O EFEITO DINÂMICO DA COMPRESSÃO AXIAL NO CANAL ESPINHAL LOMBAR

EXPERIÊNCIA COM O EFEITO DINÂMICO DA COMPRESSÃO AXIAL NO CANAL ESPINHAL LOMBAR EXPERIÊNCIA COM O EFEITO DINÂMICO DA COMPRESSÃO AXIAL NO CANAL ESPINHAL LOMBAR Enio Cesar Vieira Pereira Med Imagem - Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo INTRODUÇÃO. A dor e os sintomas neurológicos

Leia mais

ANÁLISE DA ARTRODESE VERTEBRAL INTERSOMÁTICA VERSUS POSTEROLATERAL NA ESPONDILOSE LOMBAR

ANÁLISE DA ARTRODESE VERTEBRAL INTERSOMÁTICA VERSUS POSTEROLATERAL NA ESPONDILOSE LOMBAR 290 Artigo Original/Original Article/Artículo Original ANÁLISE DA ARTRODESE VERTEBRAL INTERSOMÁTICA VERSUS POSTEROLATERAL NA ESPONDILOSE LOMBAR ANALYSIS OF INTERBODY FUSION VERSUS POSTEROLATERAL FOR LUMBAR

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS I NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO ORAL DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 1.

Leia mais

de nódulos axilares e sintomas como desconforto e dor, são importantes para o diagnóstico e conduta a serem tomados em cada caso. Há exames de imagem

de nódulos axilares e sintomas como desconforto e dor, são importantes para o diagnóstico e conduta a serem tomados em cada caso. Há exames de imagem ANEXO MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO-GERAL DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE SAF Sul, lotes 5/6, Ed. Premium, Torre II, Sala 23 CEP: 7.7-6

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada Imagem 01. Radiografia em perfil da coluna lombossacral Paciente masculino, 45 anos, apresenta dor lombar há 4 meses e limitação dos movimentos

Leia mais

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil Número 24 Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 29 de julho de 2009 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 2 1. Apresentação Este

Leia mais

Cuiabá. Disco vertebral artificial para tratamento da doença discal degenerativa

Cuiabá. Disco vertebral artificial para tratamento da doença discal degenerativa Disco vertebral artificial para tratamento da doença discal degenerativa I Elaboração Final: 22/07/2008 Cuiabá II Autores: Valfredo da Mota Menezes III Previsão de Revisão: / / IV Tema: Disco artificial

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS- UFBA - HUPES

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS- UFBA - HUPES DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Pesquisador: PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP Título da Pesquisa: IMPACTO DE EXERCÍCIOS BASEADOS NO PILATES SOLO VERSUS EXERCÍCIO AERÓBICO NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA,

Leia mais

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular Luxação da Articulação Acrômio Clavicular INTRODUÇÃO As Luxações do ombro são bem conhecidas especialmente durante a prática de alguns esportes. A maior incidencia de luxção do ombro são na verdade luxação

Leia mais

Data: 13/11/2012. Medicamento Material Procedimento X Cobertura. Nota técnica 16/2012 Solicitante Juiz de Direito Dr.

Data: 13/11/2012. Medicamento Material Procedimento X Cobertura. Nota técnica 16/2012 Solicitante Juiz de Direito Dr. Data: 13/11/2012 Nota técnica 16/2012 Solicitante Juiz de Direito Dr. Renato Dresch Medicamento Material Procedimento X Cobertura Tema: Informações técnicas sobre monitorização medular para acompanhamento

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

Lombociatalgia. www.fisiokinesiterapia.biz

Lombociatalgia. www.fisiokinesiterapia.biz Lombociatalgia www.fisiokinesiterapia.biz Conceitos Lombalgia; Lombociatalgia; Ciatalgia/Ci /Ciática; Característica região lombar Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana Vértebra lombar Fonte:

Leia mais

Câncer de Próstata. Estimativa de novos casos: 52.350 (2010) Número de mortes: 11.955 (2008)

Câncer de Próstata. Estimativa de novos casos: 52.350 (2010) Número de mortes: 11.955 (2008) Câncer de Próstata No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais

Leia mais

Indicadores 5 e 6 do contrato de gestão Relatório de dezembro de 2009

Indicadores 5 e 6 do contrato de gestão Relatório de dezembro de 2009 Indicadores 5 e 6 do contrato de gestão Relatório de dezembro de 2009 Mauricio Noronha Chagas Janeiro de 2010 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia de medição e cálculo dos indicadores... 3 2.1. Indicador

Leia mais

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE (LUCENTIS ) NA RETINOPATIA DIABÉTICA. Sumário 1. Resumo executivo... 2. 1.1 Recomendação... 2

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE (LUCENTIS ) NA RETINOPATIA DIABÉTICA. Sumário 1. Resumo executivo... 2. 1.1 Recomendação... 2 Nota Técnica 94/2013 Data: 15/06/2013 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Solicitante: Dr. José Hélio da Silva 4ª Vara Cível da Comarca de PousoAlegre - MG Processo número:0103076-29.2013 TEMA:

Leia mais

CURSO DIAGNÓSTICO MECÂNICO e TRATAMENTO TÉCNICA de McKENZIE. Parte A Coluna Lombar

CURSO DIAGNÓSTICO MECÂNICO e TRATAMENTO TÉCNICA de McKENZIE. Parte A Coluna Lombar CURSO DIAGNÓSTICO MECÂNICO e TRATAMENTO TÉCNICA de McKENZIE Parte A Coluna Lombar Conteúdos Programáticos A Lombalgia Incidência, custos, tempo e tipos de tratamentos Abordagem à Técnica de McKenzie. Anatomia

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

ANEXO DO CONTRATO. Anexo 9 LISTA DE BENS REVERSÍVEIS

ANEXO DO CONTRATO. Anexo 9 LISTA DE BENS REVERSÍVEIS ANEXO DO CONTRATO Anexo 9 LISTA DE BENS REVERSÍVEIS Dezembro - 2013 Anexo 9: Lista de Bens Reversíveis Índice 1. Introdução... 3 2. Reversão dos bens... 3 2 1. Introdução BENS REVERSÍVEIS são todos os

Leia mais

Anatomia da Medula Vertebral

Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Vértebra Disco Intervertebral Anatomia da Coluna Vertebral Características Gerais: Corpo Vertebral Foramens Vertebrais: Forame Medular: Medula Vertebral Forames

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 22.scol@capes.gov.br REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

1.Coluna vertebral. 2.Atendimento. 2.1 Urgências/Emergências

1.Coluna vertebral. 2.Atendimento. 2.1 Urgências/Emergências 1.Coluna vertebral A equipe Neuron, através de seus profissionais, está capacitada a atuar no acompanhamento e tratamento das diversas patologias da coluna vertebral, sejam de origem mecânica, degenerativa,

Leia mais

07/08/2007 ECONOMIA: A CIÊNCIA DA ESCASSEZ NEM SEMPRE MAIS É MELHOR MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E FARMACOECONOMIA

07/08/2007 ECONOMIA: A CIÊNCIA DA ESCASSEZ NEM SEMPRE MAIS É MELHOR MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E FARMACOECONOMIA ECONOMIA: A CIÊNCIA DA ESCASSEZ MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E FARMACOECONOMIA André Sasse NEM SEMPRE MAIS É MELHOR EUA Gastos de 1,1 trilhão em saúde/ ano 13,5% PIB Maior gasto per capita do mundo 25

Leia mais

Sistema de Navegação Aimnav

Sistema de Navegação Aimnav Sistema de Navegação Aimnav Tecnologia de ponta desde sua criação Aumento da precisão, redução do tempo cirúrgico e dos riscos para o paciente. Com foco nos principais objetivos da neurocirurgia, a Micromar

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a aplicação das Leis n. 9.394/96 e n. 9.678/98, a periodização do ano letivo, a caracterização das disciplinas e dos requisitos curriculares complementares,

Leia mais

Figura 1 Nível de maturidade em gerenciamento de projetos PMI. Fonte: Estudo de Benchmarking do PMI (2013)

Figura 1 Nível de maturidade em gerenciamento de projetos PMI. Fonte: Estudo de Benchmarking do PMI (2013) A elevação da maturidade das organizações em gerenciamento de projetos tem sido muito vagarosa, pois como demonstra a figura 1, 82% das empresas respondentes ao Estudo de Benchmarking do PMI (2013) estão

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL TERMO DE REFERÊNCIA CAPACITAÇÃO INTERNA DIAGNÓSTICO E MATRIZ CURRICULAR

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL TERMO DE REFERÊNCIA CAPACITAÇÃO INTERNA DIAGNÓSTICO E MATRIZ CURRICULAR MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL TERMO DE REFERÊNCIA CAPACITAÇÃO INTERNA DIAGNÓSTICO E MATRIZ CURRICULAR 1 Função no Projeto Realização de diagnóstico de necessidades

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004)

CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALEIAS (IHS 2004) ENXAQUECAS Enxaqueca sem aura De acordo com a IHS, a enxaqueca sem aura é uma síndroma clínica caracterizada por cefaleia com características específicas e sintomas

Leia mais

Tabulação Paralisia Cerebral

Tabulação Paralisia Cerebral Tabulação Paralisia Cerebral Sumário SUMÁRIO.... INTRODUÇÃO.... METODOLOGIA.... APRESENTAÇÃO DOS DADOS.... ANÁLISE DOS DADOS...ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. Audição... Erro! Indicador não definido. Visão...

Leia mais

NEURALGIA DO TRIGÊMEO

NEURALGIA DO TRIGÊMEO NEURALGIA DO TRIGÊMEO Se você abriu esta página, sabemos que você está sofrendo! A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma das piores dores que o ser humano pode sofrer. A dor da NT caracteriza-se por ser súbita,

Leia mais

SP 07/94 NT 179/94. O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista. Engº Fernando J. Antunes Rodrigues

SP 07/94 NT 179/94. O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista. Engº Fernando J. Antunes Rodrigues SP 07/94 NT 179/94 O efeito da utilização do telefone celular sobre a atenção do motorista Engº Fernando J. Antunes Rodrigues Uma das mais populares inovações de automóvel na década passada foi o sistema

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 01. Definição A escoliose é uma disfunção da coluna vertebral que provoca uma angulação lateral desta. A coluna é torcida, de modo que cada vértebra gira em torno de seu próprio eixo, causando

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

Cuiabá USO DE ESTIMULAÇÃO NEUROLÓGICA TRANSCUTÂNEOA (TENS) NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA

Cuiabá USO DE ESTIMULAÇÃO NEUROLÓGICA TRANSCUTÂNEOA (TENS) NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA USO DE ESTIMULAÇÃO NEUROLÓGICA TRANSCUTÂNEOA (TENS) NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA I Elaboração Final: 2007 II Autores: Dr Valfredo da Mota Menezes III Previsão de Revisão: / / IV Tema: Tratamento

Leia mais

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de março de 2011

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de março de 2011 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de março de 2011 Mauricio Noronha Chagas Abril de 2011 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia de medição e cálculo dos indicadores... 3 2.1. Indicador

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais