Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua. www.tuv."

Transcrição

1 SISTEMAS DE GESTÃO Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua.

2 11 bons motivos para escolher a TÜV Rheinland: 1 Eficiência A Certificação realizada pela TÜV Rheinland é estruturada, eficiente e completa. 4 Orientação Aperfeiçoamos sinergias orientando nossos clientes sobre os conceitos de certificação. 8 Marca consagrada 5 Foco Impressione com um parceiro de certificação reconhecido por sua competência técnica em diferentes segmentos. 10 Visibilidade É evidente nossa contribuição na orientação do cliente e seu desempenho, resultando na gestão eficaz do tempo, trabalho, capital e conhecimento, além de qualidade e segurança Experiência Com mais de auditores altamente qualificados, temos o caminho certo para você. Modelos de processos precisos geram lucro e garantem eficiência. 9 Rentabilidade 86% das empresas estariam dispostas a pagar mais por serviços, processos e produtos assegurados pela TÜV Rheinland (Institute for Marketing Research 2009). Responsabilidade A TÜV Rheinland é membro da IFIA e da UN Global Compact. 3 Proximidade 500 escritórios em 67 países asseguram total apoio, no local que você precisa - em todo o mundo. 6 Reconhecimento De padrões internacionais de gestão, certificação, locais e licenças, até certificados de associação: você recebe uma legítima obra-prima. 7 Personalização Abordagem customizada e sistemática para o planejamento, execução e supervisão da certificação.

3 Certificação de Sistemas de Gestão. Defina o tom e garanta a melhoria contínua. Independentemente dos objetivos estratégicos que sua organização está buscando, é essencial que seus colaboradores e sistemas estejam afinados. Sistemas de gestão certificados são os instrumentos ideais para isso, pois permitem comparar, controlar e otimizar processos e lhe auxiliam a manter-se sempre em sintonia com o processo de melhoria contínua. Com mais de 140 anos de experiência, nós oferecemos a regência perfeita para sua empresa ficar em harmonia com padrões internacionalmente reconhecidos. Seus instrumentos em perfeita sintonia Qualidade segundo a norma ISO 9001; Mobilidade de acordo com a ISO/TS 16949, VDA 6.x e EN; Energia e Meio Ambiente de acordo com a ISO e ISO 50001; Saúde Ocupacional e Segurança de acordo com a OHSAS 18001; Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa de acordo com BSCI, SA 8000, Gestão Sustentável, FSC e PEFC; Tecnologia da Informação de acordo com a ISO e ISO 27001; Alimentação de acordo com a ISO 22000, HACCP, GlobalGap, IFS, GMP + e FSSC 22000; Due Diligence - Sustentable Management (plantas, tecidos, leite, grãos e madeiras); Conformidade legal; SASMAQ e SMETA; ISO 13485; SiAC / PBQP-H; Programas de auditoria customizados além dos normatizados.

4 Sua qualidade e desempenho evidentes à primeira vista. Respeitada em todo o mundo, a marca de certificação TÜV Rheinland é sinônimo de qualidade, desempenho e segurança para o cliente. Sua presença significa que todas as informações relevantes relativas aos produtos, serviços ou sistemas foram testadas, certificadas ou auditadas pela TÜV Rheinland. Harmonia em toda a linha Nossa abordagem para a sua certificação é tão bem estruturada como a marca de certificação. Seja eficiente desde o início e fique tranquilo, pois seu sistema de gestão está em plena harmonia com as exigências do mercado, seus clientes e a legislação.

5 Sistema de Gestão ISO 9001:2008 ID A marca de certificação destaca seus pontos fortes Seus clientes e parceiros identificam facilmente que sua empresa é certificada pela TÜV Rheinland; Informações adicionais deixam claro exatamente no que sua empresa foi certificada; Com o QR-Code, clientes e parceiros podem constatar rapidamente o que a marca de certificação representa; Informações detalhadas sobre a certificação podem ser encontradas on-line em nosso banco de dados utilizando o ID do certificado. Nossa abordagem testada e aprovada para a sua certificação: 1. Auditoria preliminar (opcional) Os auditores realizam uma visita técnica em sua empresa para estabelecer se as exigências da norma já estão implementadas em sua empresa e, em caso afirmativo, quais são. 2. Auditoria de certificação O processo de certificação é realizado em duas fases: a equipe de auditoria verifica se a documentação do seu sistema de gestão corresponde às exigências da norma, em seguida você demonstra a aplicação prática do seu sistema de gestão e nossos auditores verificam a eficácia. 3. Emissão de certificado Depois de um processo de certificação bem sucedido, sua empresa recebe o certificado que atesta a conformidade, o padrão e a funcionalidade do seu sistema de gestão. Processo de melhoria contínua Auditoria de supervisão No âmbito das auditorias de fiscalização anual, verificamos a otimização contínua dos processos e se a sua empresa tem se mantido em conformidade com a normativa. Recertificação Ao recertificar antes do final de um período de três anos, você perpetua o seu processo de melhoria em uma base de longo prazo e documenta o seu compromisso com parceiros e clientes.

6 Gestão da qualidade. Um clássico no cenário internacional. Você sabe o que melhor define o tom de sua empresa: um produto de qualidade, estruturas eficientes e um serviço que é incomparável. O único problema é que seus concorrentes estão embalados pela mesma canção. Diferencie-se com uma marca de certificação reconhecida mundialmente. ISO 9001: uma composição com reflexo positivo Gestão da qualidade certificada de acordo com a ISO 9001 proporciona um instrumento importante para a sua competitividade: Torna a qualidade mensurável; De forma sustentável, melhora seus processos e estruturas; Pode conduzir a significativas economias de custos; Oferece uma base confiável para se tornar melhor a cada dia; Motiva seus funcionários por meio de uma comunicação estruturada e informação acessível; Favorece o contato entre clientes e empresa. Além disso, a ISO 9001 pode ser combinada com outros sistemas de gestão e certificações. Ações que bem alinhadas aumentam a confiança junto a clientes e parceiros. SiAC: o controle perfeito Regulamentada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H, a certificação SiAC tem por objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em relação às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil. Tal certificação contribui para a evolução dos patamares de qualidade do setor.

7 Uma das maiores incorporadoras do Brasil, há mais de três décadas no mercado imobiliário, gostaria de garantir um alto padrão de qualidade em suas atividades. Assim, optou pela certificação do seu sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001 e SiAC. Ao buscar por um parceiro renomado e reconhecido, encomendou sua certificação à TÜV Rheinland. Os resultados positivos tornaram possível para a empresa conquistar uma importante posição no mercado e ganhar competitividade em sua área de atuação. ISO 9001 SIAC Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 9001:

8 Uma das maiores empresas de tecnologia integrada, que mantém posição de liderança em diversos segmentos, optou por contratar a TÜV Rheinland para certificar seu sistema de gestão integrado conforme as normas ISO 9001, ISO e OHSAS O trabalho qualificado de todos os envolvidos, incluindo os auditores da TÜV Rheinland, permitiu uma implementação gradativa e harmoniosa. Além disso, o uso de auditorias combinadas reduziu o número de dias necessários para a auditoria. OHSAS ISO 9001 ISO Mais informações na última página

9 Saúde e segurança ocupacional. Definindo o ritmo de continuidade na sua empresa. Uma empresa deve primar por seu capital humano pois ele contribui para seu crescimento econômico. Proteger a saúde ocupacional de seus funcionários promove um trabalho contínuo e harmonioso. Garanta o ritmo perfeito de sua empresa com a nossa competência em certificação de segurança e saúde ocupacional. Harmonia em todas as etapas Saúde ocupacional e segurança certificadas pela TÜV Rheinland estabelecem a base para uma cooperação segura e consistente. Nossa expertise abrangente de tecnologia, organização e staff orquestra uma série de fatores: Aumento da produtividade; Prevenção de acidentes e paradas; Minimização de riscos de responsabilidade civil; Aumento da consciência de segurança; Aumento da motivação pessoal; Cumprimento das exigências das autoridades de saúde, segurança e associações profissionais.

10 Certificação para o setor automotivo. Você entre os grandes maestros. Na indústria automotiva os certificados não conferem apenas um bom tom: eles são essenciais se você quer compartilhar o palco com grandes players. O mundo demonstra uma preocupação constante com a qualidade e segurança do transporte nas estradas, ferrovias e espaço aéreo, eleve seu padrão de qualidade, deposite sua confiança em nossos muitos anos de experiência. A hora do sucesso Segurança e qualidade são fatores-chave de sucesso para o desenvolvimento, produção, montagem e manutenção no cenário internacional. É por isso que as empresas sempre têm seus processos checados: um sistema de gestão certificado dá acesso a novos mercados e clientes. As auditorias e certificações realizadas pela TÜV Rheinland são eficientes e bem organizadas. Nossos especialistas atuam em todo o mundo, sempre mantendo a atenção às necessidades individuais dos clientes. Nosso trabalho leva em consideração as certificações pré-existentes, integrando-as de forma a ajudá-lo a cumprir totalmente as exigências globais de um mercado altamente competitivo. Em sintonia com a indústria automobilística Quando a qualidade e satisfação do cliente são as prioridades, os fornecedores também são selecionados com muito cuidado. A certificação ISO / TS é requisito mandatório para o fornecimento dentro da cadeia automotiva, com o apoio da TÜV Rheinland você vai ficar em sintonia com o sucesso.

11 Uma empresa independente, estabelecida mundialmente e que possui mais de 100 anos de expertise no desenvolvimento e produção de tecnologia de iluminação e produtos eletrônicos para a indústria automobilística, gostaria de se manter competitiva no setor. Para isso, estar em conformidade com as certificações ISO/TS 16949, ISO 9001 / KBA e ISO é essencial. Esta empresa trabalha com a TÜV Rheinland desde 2004 e não poupa elogios para o excelente planejamento, serviço e retorno financeiro que obteve. Além disso, a TÜV Rheinland conquistou este contrato graças ao seu amplo portfólio e sua presença global. ISO/TS Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 16949:

12 Sua gestão de energia e meio ambiente. Uma composição de futuro. A proteção do ambiente e da sustentabilidade têm sido as notas fundamentais das políticas empresariais. O aumento dos preços da energia está afetando a rentabilidade e competitividade; riscos ambientais podem gerar multas capazes de desafinar até a melhor das orquestras. Afine sua energia e gestão ambiental com o auxílio da TÜV Rheinland e defina normas claras para a harmonização da produtividade e economia. Máximo controle em gestão de energia. Um sistema de gerenciamento de energia funcional proporciona às empresas os instrumentos de que necessitam para compreender e analisar o consumo de energia como um todo, e para reduzi-lo com medidas adequadas. A certificação segundo a norma ISO irá apoiá-lo nestas tarefas e reduzir seus custos de energia. As vantagens são: A análise sistemática de córregos e do consumo de energia; A melhoria contínua da eficiência energética, utilizando dados compreensíveis; Priorização das medidas de eficiência com base em critérios econômicos; Mais transparência para a avaliação de resultados de novas tecnologias de eficiência energética. Proteção ambiental orquestrada O que é bom para o meio ambiente também é bom para o sucesso da sua empresa. Um sistema de gestão ambiental certificado pela TÜV Rheinland segundo a ISO torna isso possível, e mais: Contribui para a redução das emissões, resíduos e águas residuais; Colabora para o aprimorando da proteção dos recursos; Promove economias que criam margem para estratégias financeiras à empresa; Permite compartilhar conhecimento sobre as exigências dos órgãos oficiais; Minimiza os riscos de responsabilidade ambiental. Leve a sua empresa na direção da gestão do ambiente profissional, melhore sua imagem e garanta o aplauso dos clientes e parceiros.

13 Um fornecedor líder de peças automotivas enfrentava o alto consumo de energia. Preocupada com sua responsabilidade ambiental, a fabricante se comprometeu a proteger o meio ambiente e consumir energia com moderação. Por esta razão, decidiu introduzir um sistema de gestão de energia em conformidade com a norma ISO e gestão ambiental segundo a norma ISO A TÜV Rheinland foi escolhida como sua parceira de certificação, uma vez que foi uma das primeiras empresas aptas a esta certificação, além de já ter cooperado com a empresa anteriormente, alcançando ótimos resultados. ISO ISO Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 14001:

14 Gestão SA 8000 BSCI SMETA FSC Sustentável Mais informações na última página

15 Sustentabilidade e CSR. Ditando o ritmo da responsabilidade corporativa. Com a combinação certa do compromisso ecológico, social e econômico, você define uma base sólida para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Condições justas de trabalho, proteção da saúde e manuseio responsável dos recursos são elementos importantes que os serviços de certificação da TÜV Rheinland oferecem. Seja um maestro socialmente responsável. Sua reputação e credibilidade serão beneficiadas. Aspectos sociais e ecológicos sob holofotes. Responsabilidade, justiça e ações orientadas para a responsabilidade social estão se tornando cada vez mais importantes no cenário internacional. Com a certificação e a marca de teste da TÜV Rheinland, suas ações serão visíveis para o público interno e externo da organização. Deixe em evidência o que é importante para você: Responsabilidade Social Corporativa bem desenvolvidas; Condições de trabalho justas; Funcionários motivados; Manejo responsável das florestas; Sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de produção; Stakeholders beneficiados.

16 Qualidade e segurança da informação. A TÜV Rheinland tem as ferramentas certas. Informações são o caminho para o sucesso. Elas fornecem a base para as decisões importantes e estabelecem o rumo dos processos de negócios. Se a informação está no caminho errado, você pode encontrar problemas de confiabilidade e, consequentemente, desvantagens competitivas. Com a certificação da TÜV Rheinland, você afina todas as cordas: mantém o controle total sobre os dados valiosos da empresa e oferece um serviço confiável a seus clientes. Sucesso Depois de ter estabelecido o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), a TÜV Rheinland entra em jogo e certifica seus SGSI de acordo com a ISO No âmbito desta certificação, nossos especialistas verificam seus dados e a segurança da informação. Você sabe se apenas pessoas autorizadas têm acesso às informações? Será que os requisitos determinam que as informações devem ser processadas com precisão, completa e corretamente? Se você tocar todas estas notas perfeitamente, você recebe a marca de certificação TÜV Rheinland! Um SGSI certificado de acordo com a ISO tem muitas vantagens: Disponibilidade segura de seus sistemas e processos de TI; Minimização de riscos de TI, possíveis danos e custos decorrentes; Vantagens competitivas de um padrão reconhecido; Aumento da confiança dos parceiros, clientes e públicos; Atendimento dos requisitos de conformidade. Uma orquestra que tem harmonia excepcional Como um provedor de serviços de TI, você documenta que todos os componentes do seu Sistema de Gestão de Serviços de TI (ITSMS) ajustam-se uns com os outros de forma coerente e harmoniosa. Com a certificação de seu ITSMS, você destaca a qualidade e confiabilidade do seu serviço. Nós auditamos seus serviços de acordo com a ISO 20000, o padrão internacional de qualidade para esta área. Este padrão é especialmente adequado para provedores de serviços internos e prestadores de serviços externos. Com a certificação ISO você demonstra sua excelência em IT Service Management e também: Melhora a eficiência, a confiabilidade e a consistência de sua gestão de serviços. Isso economiza dinheiro e aprimora a qualidade; Cria uma base clara para os contratos de serviços com os clientes internos ou externos; Reduz o risco de interrupção de serviços; Adquire material convincente para divulga-se como um fornecedor externo.

17 Um grupo alemão, que presta serviços nas áreas de hospedagem gerenciada e computação na nuvem para o segmento B2B, tinha interesse especial em consolidar a segurança da informação e oferecer uma infraestrutura confiável a seus clientes. É por isso que optou pela certificação segundo a norma ISO A escolha da TÜV Rheinland se deu pelos vários anos de know-how na área de certificações de sistemas de gestão e sua equipe altamente qualificada com auditores específicos para a área. Com a certificação bemsucedida, a empresa conseguiu ampliar a garantia de seus valores corporativos. ISO/IEC ISO/IEC Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 27001:

18 FSSC BRC HACCP GlobalGap Mais informações na última página

19 Cadeia de produção de alimentos. Qualidade e segurança priorizados. Alimentos humanos e animais são produtos extremamente sensíveis. Desde a fabricação até o consumo, eles passam por uma série de etapas, onde o cuidado absoluto e a segurança são prioridades. A TÜV Rheinland tem padrões internacionalmente reconhecidos para lhe ajudar a garantir uma estrutura segura e harmoniosa junto a fornecedores globais. Composição coerente TÜV Rheinland lhe oferece uma composição equilibrada de certificações que levam em consideração todos os campos da cadeia de produção e logística. Nós verificamos e certificamos matérias-primas de fabricantes de alimentação animal, para produtores de alimentos através de distribuidores. Desta forma, os especialistas criam um sistema de controle certificado com você, baseado nos altos padrões do cenário internacional. Através da evidência abrangente da qualidade de seus produtos, você também tem a oportunidade de ganhar vantagens competitivas significativas: Assumir um papel pioneiro na gestão de higiene; Abrir novos mercados-alvo com certificações específicas para cada país; Colocar em movimento a harmonização das normas de qualidade e segurança existentes ao longo de sua cadeia logística. Reconhecidas nacional e internacionalmente as certificações FSSC e HACCP realizadas pela TÜV Rheinland, ajudam sua empresa a entrar em sintonia com seus objetivos específicos.

20 Serviços customizados. Você define o tom e os requisitos do seu processo de melhoria. A TÜV Rheinland, através da sua experiência e capacidade técnica, oferece a possibilidade de desenvolver seus próprios requisitos para avaliação de seus fornecedores, produtos, instalações, etc. Nossa equipe técnica está pronta para lhe ajudar no desenvolvimento e aplicação de auditorias imparciais que demonstrarão seu compromisso com a melhoria contínua do seu processo. O controle perfeito A TÜV Rheinland pode auxiliar sua empresa através de auditorias com valor agregado tendo em vista o know-how de suas atuações e a grande capacidade técnica dos seus profissionais. Como construtor você pode ter um controle do seu processo conquistando objetivos claros e mensuráveis nos quais se destacam: Competitividade no setor; Melhoria da qualidade de produtos e serviços; Redução de custos; Otimização do uso dos recursos não-sustentáveis.

21 SiAC TAPA Mais informações na última página

22 Visão geral de nossas certificações Gestão da Qualidade ISO 9001 O Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001 é adequado para todos os setores e portes de empresas, de start-ups a grande grupos com presença global. A condução do processo, que leva em consideração as necessidades específicas e as perspectivas de sua empresa, é a base para um processo contínuo de melhoria. Isso garante que a orientação de qualidade seja difundida na empresa por um longo prazo e praticada pelos colaboradores diariamente. Sustentabilidade e CSR SA 8000 Empresas com atividades internacionais precisam mostrar que têm políticas responsáveis : com certificação da TÜV Rheinland de acordo com a SA 8000 você documenta que a sua empresa respeita a proteção e observância às normas sociais e trabalhistas na prestação de serviços. Gestão Sustentável O parâmetro para a gestão sustentável desenvolvido pela TÜV Rheinland tem o objetivo de padronizar o entendimento da sustentabilidade nas empresas. Benefícios: suas atividades tornam-se transparentes e mais fácil de comparar por grupos de interesse. BSCI Promover condições de produção conciliáveis com os padrões sociais é o objetivo declarado da Business Social Compliance Initiative (BSCI). Com uma auditoria BSCI, você estabelece claramente que você tem condições de trabalho justas no país fornecedor. Desta forma, você demonstra a seus clientes e parceiros de negócios que a Responsabilidade Social Corporativa é praticada em sua empresa. Ao mesmo tempo, você evita múltiplas e onerosas auditorias e cria uma excelente base para a certificação SA Poupando tempo e dinheiro. FSC Produtos com o selo FSC (Forest Stewardship Council), PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes) e, no Brasil, CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) passam por várias etapas desde a floresta até o consumidor final. Com a ajuda da nossa certificação, todas as empresas ao longo da cadeia de produção dão garantias ao consumidor de que os produtos de madeira com estes selos, na verdade, se originam de uma companhia florestal certificada. Alimentação ISO Esta é a norma internacional de segurança alimentar mais importante para empresas de todos os tamanhos em toda a cadeia produtiva. É válida em todo o mundo e, portanto, também é ideal para empresas exportadoras. A norma baseia-se nas exigências de um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001, estendido aos princípios HACCP. HACCP A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Hazard Analysis and Critical Control Points System - HACCP) é a base sólida para a gestão da higiene nas empresas. Com a certificação HACCP, você regula a execução e o cumprimento das medidas fundamentais de higiene aplicáveis a construção e requisitos técnicos. GlobalGap Segurança alimentar e laboral, proteção ambiental e segurança de animais. Grandes cadeias comerciais muitas vezes exigem a certificação GlobalGap de seus fornecedores agrícolas. A Global Good Agricultural Pratices é um padrão internacional de qualidade para os produtos da agricultura, horticultura e aquicultura. Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS A norma internacional OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) é adequada para todos os tipos de empresas e campos. Com ela você sistematiza suas atividades de saúde e segurança e, assim, melhora os processos de trabalho relacionados à elas. Em termos práticos, a saúde e a segurança ocupacional de acordo com a OHSAS podem ser integradas ao sistema de gestão existente, por exemplo: ISO 9001 ou ISO

23 Energia e Meio-ambiente ISO Reconhecida internacionalmente, a ISO especifica os requisitos para um sistema de gestão de energia e torna possível para as empresas melhorar continuamente o seu consumo energético. Além de sensibilizar seus funcionários para a eficiência energética e melhorar sua imagem, você melhora o equilíbrio energético de sua empresa e reduz suas emissões de CO 2. Com nossa experiência, sabemos que a economia de energia e de custos de até 20% ou mais são legitimamente possíveis. ISO A certificação ISO conta com uma estrutura globalmente reconhecida para o desenvolvimento voluntário de medidas de economia de energia e proteção ambiental, focada na eliminação correta de resíduos. Nossos profissionais são especialistas em expor os pontos fracos e criar a base para um processo de melhoria contínua. Desta forma, você pode reforçar o potencial de otimização e minimizar os riscos ambientais. processos de trabalho, bem como o uso de matérias-primas e materiais de produção. A certificação é realizada como um complemento para a ISO IT + Segurança da Informação ISO/IEC Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) de acordo com a ISO atesta a preocupação da empresa com investimentos em segurança. A norma ISO interpreta a segurança da informação como uma tarefa de gestão integrada, que vai muito além da segurança da infraestrutura técnica. Com o sistema de gestão certificado, você pode melhorar de forma sistemática e controlar a segurança da informação de sua empresa. Transportes ISO/TS O ISO / TS é o que conduz o padrão internacional da indústria de automóvel. Com base na ISO 9001, a ISO/TS é perfeitamente personalizada para as necessidades da indústria automotiva. Ela especifica os requisitos para o desenvolvimento, produção e, se for o caso, também para montagem e manutenção de produtos. Ao fazê-lo, a ISO/TS centrase na satisfação do cliente. VDA 6.1, 6.2 e 6.4 As normas VDA 6.1, 6.2 e 6.4, foram desenvolvidas pela indústria automotiva alemã (VDA - Verband der Automobilindustrie e. V) para certificação do sistema de gestão da qualidade dos fornecedores de montadoras. Assim, comerciantes, oficinas e fornecedores de materiais de produção podem otimizar seus

24 TÜV Rheinland Brasil TÜV Rheinland Argentina TÜV Rheinland Chile TÜV Rheinland Colômbia TÜV Rheinland Perú TÜV Rheinland Bolívia TÜV, TUEV e TUV são marcas comerciais registadas. A utilização e aplicação requer aprovação prévia.

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ.

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ. 1 Versão: 04A APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001)

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001) 1 INFO012 REV 05 APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

CEO da DQS do Brasil e América do Sul, na DQS há 17 anos. Auditora Líder de Sistema de Gestão da Qualidade Auditora Líder de Gestão de Riscos

CEO da DQS do Brasil e América do Sul, na DQS há 17 anos. Auditora Líder de Sistema de Gestão da Qualidade Auditora Líder de Gestão de Riscos Seu sucesso é Nosso objetivo! DQS do Brasil Ltda. Sistemas Integrados de Gestão CIESP - Diadema. Dezée Mineiro CEO da DQS do Brasil e América do Sul, na DQS há 17 anos Auditora Líder de Sistema de Gestão

Leia mais

Julho/2014 a Março/2015. Catálogo de Treinamentos. Treinamentos BSI. Transformando nossa experiência em seu conhecimento.

Julho/2014 a Março/2015. Catálogo de Treinamentos. Treinamentos BSI. Transformando nossa experiência em seu conhecimento. Julho/2014 a Março/2015 Catálogo de Treinamentos. Treinamentos BSI. Transformando nossa experiência em seu conhecimento. Conteúdo. Por que realizar nossos treinamentos? 4 Nossa abordagem 4 Nossos instrutores

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA. Desde 1988, ano de fundação da Qualtec, desenvolvemos as melhores soluções para nossos clientes.

NOSSA HISTÓRIA. Desde 1988, ano de fundação da Qualtec, desenvolvemos as melhores soluções para nossos clientes. NOSSA HISTÓRIA Desde 1988, ano de fundação da Qualtec, desenvolvemos as melhores soluções para nossos clientes. Estamos preparados para atuar no desenvolvimento, implementação, aprimoramento, treinamento

Leia mais

SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF.

SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF. SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF. SKF 2011 Os direitos autorais desta publicação pertencem ao editor e seu conteúdo não pode ser reproduzido (mesmo em parte) sem uma permissão por escrito.

Leia mais

Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos

Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos Certificações em cadeias de fornecimento Profa. Dra. Patricia C. Berardi Agenda Certificações Histórico Importância para cadeia Gestão de Risco Cadeia de

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS. Versão Data Histórico Aprovação 00 20/10/09 Emissão de documento Aldo Guedes

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS. Versão Data Histórico Aprovação 00 20/10/09 Emissão de documento Aldo Guedes POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS. Elaboração Luiz Guilherme D CQSMS 10 00 Versão Data Histórico Aprovação 00 20/10/09 Emissão de documento Aldo Guedes Avaliação da Necessidade de Treinamento

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens

Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens Academia de Tecnologia da IBM White paper de liderança de pensamento Novembro de 2010 Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens 2 Proteção da nuvem: do desenvolvimento da estratégia

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Faculdade Pitágoras de Uberlândia Pós-graduação Sistemas de Informação Gerenciais Terceira aula Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com Maio -2013 Governança

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Sua empresa focada no seu core business. Otimização direcionada. Facility Management próximo aos seus processos operacionais.

Sua empresa focada no seu core business. Otimização direcionada. Facility Management próximo aos seus processos operacionais. Sua empresa focada no seu core business. Otimização direcionada. Facility Management próximo aos seus processos operacionais. Transformando desafios em oportunidades. Novas dimensões de eficácia requerem

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Scania Serviços. Serviços Scania.

Scania Serviços. Serviços Scania. Serviços Scania Scania Serviços. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar Tudo bem do o que seu o Scania, você precisa em um para só lugar. cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP Soluções integradas para a Indústria do turismo empresarial THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP A equipa da XYM Hospitality e os seus parceiros possuem vastos conhecimentos sobre a

Leia mais

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Artigo para a Revista Global Fevereiro de 2007 DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT O conceito de Supply Chain Management (SCM), denominado Administração da Cadeia de Abastecimento

Leia mais

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades Criando Oportunidades Clima, Energia & Recursos Naturais Agricultura & Desenvolvimento Rural Mercados de Trabalho & Sector Privado e Desenvolvimento Sistemas Financeiros Comércio & Integração Regional

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

INNOVA. Soluções de software que capacitam os processadores de aves a...

INNOVA. Soluções de software que capacitam os processadores de aves a... INNOVA Soluções de software que capacitam os processadores de aves a... Maximizar o rendimento e a produtividade Estar em conformidade com os padrões de qualidade e garantir a segurança dos alimentos Obter

Leia mais

Guia do comprador de elevadores

Guia do comprador de elevadores Guia do comprador de elevadores Para os profissionais da assistência técnica Automotiva No quê prestar atenção quando se compra um elevador Aumente a Produtividade Melhore o balanço de contas De todas

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio São Paulo, 10 de Março de 2003 Índice 0 INTRODUÇÃO...4 0.1 ASPECTOS GERAIS...4 0.2 BENEFÍCIOS DE

Leia mais

ISO 9001 Relatórios. A importância do risco em gestao da qualidade. Abordando a mudança. ISO Revisions. ISO Revisions

ISO 9001 Relatórios. A importância do risco em gestao da qualidade. Abordando a mudança. ISO Revisions. ISO Revisions ISO 9001 Relatórios A importância do risco em gestao da qualidade Abordando a mudança BSI Group BSI/UK/532/SC/1114/en/BLD Contexto e resumo da revisão da ISO 9001:2015 Como uma Norma internacional, a ISO

Leia mais

SGI SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

SGI SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SGI SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO Qual o significado de ISO? ISO International Organization for Standardization, é uma organização não governamental com sede em Genebra, na Suíça, que foi criada em 1946

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

Suzano: atualização e mais qualidade de informações com SAP Business Suite powered by HANA

Suzano: atualização e mais qualidade de informações com SAP Business Suite powered by HANA Suzano: atualização e mais qualidade de informações com SAP Business Suite powered by HANA Geral Executiva Nome da Suzano Papel e Celulose Indústria Papel e celulose Produtos e Serviços Celulose de eucalipto,

Leia mais

SEGURANÇA E AGILIDADE EM TODAS AS SUAS ENTREGAS

SEGURANÇA E AGILIDADE EM TODAS AS SUAS ENTREGAS SEGURANÇA E AGILIDADE EM TODAS AS SUAS ENTREGAS TNT EFICIÊNCIA EM TRANSPORTES A TNT, uma das líderes mundiais em transporte expresso, possui hoje a maior rede de distribuição expressa rodoviária de toda

Leia mais

CASO DE SUCESSO MICROWARE

CASO DE SUCESSO MICROWARE CASO DE SUCESSO MICROWARE CLIENTE: Jequiti Cosméticos SEGMENTO: Indústria JEQUITI INVESTE EM ESTRUTURA PRÓPRIA PARA GARANTIR MAIOR PROCESSAMENTO DE DADOS ÁREA DE ATUAÇÃO: Datacenter DEMANDA: Uma estrutura

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR INTRODUÇÃO Os sistemas de segurança alimentar devem ser desenhados de forma a controlar o processo de produção e basearem-se em princípios e conceitos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Aula 1

Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Aula 1 Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Aula 1 Prof. Me. Humberto Moura humberto@humbertomoura.com.br Evolução da TI Postura TI Níveis de TI Princípios de TI (papel da TI perante o negócio) Arquitetura

Leia mais

Programa de Serviços

Programa de Serviços Programa de Serviços Um Parceiro da Heidelberg Sucesso e segurança para o convertedor de rótulos A maior diversidade de substrato. Um marca de qualidade emerge: um sistema de máquina Gallus garante a mais

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD O SUCESSO DA IMCD É BASEADO NO ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE QUE PROMOVE A RESPONSABILIDADE, CONFIANÇA E O RESPEITO. IMCD Código de Conduta 3 1. Introdução O

Leia mais

CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO. São Paulo/2013 Fernando Sandri

CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO. São Paulo/2013 Fernando Sandri CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO São Paulo/2013 Fernando Sandri Fernando Sandri Graduado em Engenharia Química pela EM- Universidade Estadual de Maringá. Pós graduado em MBA Marketing

Leia mais

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos Terceirização de Processos Empresariais da Capgemini Um componente da área de Serviços Públicos da Capgemini As concessionárias de serviços

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA. Tem como propósito contribuir na melhoria da competitividade e sustentabilidade das organizações.

NOSSA HISTÓRIA. Tem como propósito contribuir na melhoria da competitividade e sustentabilidade das organizações. INSTITUCIONAL NOSSA HISTÓRIA Desde 1988, ano de sua fundação, a Qualtec desenvolve as melhores soluções para seus clientes na implantação, auditoria e treinamentos de sistema de gestão e estratégia corporativa

Leia mais

Pessoas no centro da estratégia Soluções para desafios em RH

Pessoas no centro da estratégia Soluções para desafios em RH Pessoas no centro da estratégia Soluções para desafios em RH Os papéis do executivo de RH Pessoas são os principais ativos de uma empresa e o executivo de Recursos Humanos (RH), como responsável por administrar

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

Nós fazemos Gestão e sua Empresa faz Sucesso! Portfólio. Francisco & Francisco Sistemas de Gestão Ltda. 1. Quem Somos?

Nós fazemos Gestão e sua Empresa faz Sucesso! Portfólio. Francisco & Francisco Sistemas de Gestão Ltda. 1. Quem Somos? Portfólio 1. Quem Somos? Somos uma Equipe de Auditores, Consultores e Assessores Empresariais com diversas competências para melhorar o desempenho de qualquer negócio por meio de SISTEMAS DE GESTÃO DA

Leia mais

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA RETENÇÃO DE TALENTOS EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO COMPORTAMENTO ALTA PERFORMANCE EXPERTISE HABILIDADES COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

BMEQualitySourcing.com: Vantagens para os clientes

BMEQualitySourcing.com: Vantagens para os clientes A base de dados exclusiva de fornecedores Gerida por uma das maiores Associações de Compradores de Materiais e Logística na Europa Conteúdo: Pequeno resumo e informações sobre o registo 1 1 BMEQualitySourcing.com:

Leia mais

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PROFICIÊNCIA RETENÇÃO DE TALENTOS EXCELÊNCIA DO NEGÓCIO COMPORTAMENTO ALTA PERFORMANCE EXPERTISE HABILIDADES COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR

Leia mais

Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello

Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Roberto Marcello SI Sistemas de gestão A Gestão dos Sistemas Integrados é uma forma organizada e sistemática de buscar a melhoria de resultados.

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os melhores resultados. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (D.O 01 revisão 05, de 22 de março de 2011) 2 SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Klako Group. Incorporação, Contabilidade e Assessoria Tributária. Otimização e Controle de Qualidade. Beijing Hong Kong Shanghai Shenzhen

Klako Group. Incorporação, Contabilidade e Assessoria Tributária. Otimização e Controle de Qualidade. Beijing Hong Kong Shanghai Shenzhen Klako Group Incorporação, Contabilidade e Assessoria Tributária Otimização e Controle de Qualidade Beijing Hong Kong Shanghai Shenzhen Visite nossa site http://www.klakogroup.com Nossa Empresa Klako Group

Leia mais

Unidade IV PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade IV PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade IV PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha As normas podem ser separadas em dois grandes grupos Normas de produtos ou serviços; Normas de sistemas de gestão. Estas definem os processos administrativos

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES Por cerca de 50 anos, a série Boletim Verde descreve como a John Deere conduz os negócios e coloca seus valores em prática. Os boletins eram guias para os julgamentos e as

Leia mais

BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE.

BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE. BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE. TRANSFORME SEU RELACIONAMENTO COM O CLIENTE E SUA RENTABILIDADE O EMC Services Partner Program fornece aos parceiros

Leia mais

ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade

ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Consultoria ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Demonstre o seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes O Sistema de Gestão da Qualidade tem a função de suportar o alinhamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Políticas de Segurança da Informação. Aécio Costa

Políticas de Segurança da Informação. Aécio Costa Aécio Costa A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001.

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ASPECTOS GERAIS Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. Histórico: Normas e Gestão SSO BS 8800 Instituto Britânico

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code

Dream Energis. Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia. Dream Code Dream Energis Sistema de Eficiência Energética A forma inteligente de medir e controlar a sua energia Dream Code Como podemos ajudá-lo a poupar energia? Estimativa de18% de poupança de energia todos os

Leia mais

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 Hall Consult Produtos/ Serviços:

Leia mais

Política de Recursos Humanos do Grupo Schindler

Política de Recursos Humanos do Grupo Schindler Política de Recursos Humanos do Grupo Schindler 2 Introdução A política corporativa de RH da Schindler define as estratégias relacionadas às ações para com seus colaboradores; baseia-se na Missão e nos

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar.

C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar. C O B I T Evolução Estratégica A) Provedor de Tecnologia Gerenciamento de Infra-estrutura de TI (ITIM) B) Provedor de Serviços Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) C) Parceiro Estratégico Governança

Leia mais

Certificação para Parceiros de Canais Axis

Certificação para Parceiros de Canais Axis Axis Communications' Academy Certificação para Parceiros de Canais Axis O mais novo requisito para Parceiros de Soluções também é um dos seus melhores benefícios. Axis Certification Program o padrão mundial

Leia mais

Bases para um Sistema Integrado de Gestão voltado para o alto desempenho Irene Szyszka

Bases para um Sistema Integrado de Gestão voltado para o alto desempenho Irene Szyszka Bases para um Sistema Integrado de Gestão voltado para o alto desempenho Irene Szyszka PGQP - Direitos Reservados 1 A Concorrência PGQP - Direitos Reservados 2 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão

Leia mais

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente

ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO Revisio ISO Revisions Latest update New ISO 9001:2015 Avaliações de Transição Manual do Cliente ISO 9001:2015 - Transition Assessments ISO Revisions Introdução Como um cliente certificado do BSI, você

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

MEIO AMBIENTE COMO UMA QUESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS

MEIO AMBIENTE COMO UMA QUESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS MEIO AMBIENTE COMO UMA QUESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Prover uma compreensão básica : do desenvolvimento da abordagem das empresas com relação às questões ambientais, dos benefícios provenientes de melhorias

Leia mais

Visão Geral do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000

Visão Geral do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000 2 Visão Geral do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000 Para a gestão da qualidade na realização do produto a ISO 9001: 2000 estabelece requisitos de gestão que dependem da liderança da direção, do envolvimento

Leia mais

SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS?

SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS? SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS? Treinamento ISO 27002 Foundation Presencial ou EAD A ISO 27002 é uma norma internacional que contém um código de práricas para a segurança da informação. Este tema sempre

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

1 solidez e compromisso com o futuro

1 solidez e compromisso com o futuro S o l i d e z e c o m p r o m i s s o c o m o F u t u r o 1 solidez e compromisso com o futuro 2 solidez e compromisso com o futuro EMPRESA Há mais de 55 anos estabelecida e reconhecida no mercado brasileiro

Leia mais

Módulo 2. Sistemas de gestão, normas OHSAS 18001/2, benefícios, certificação, estrutura, objetivos, termos e definições da OHSAS 18001, exercícios.

Módulo 2. Sistemas de gestão, normas OHSAS 18001/2, benefícios, certificação, estrutura, objetivos, termos e definições da OHSAS 18001, exercícios. Módulo 2 Sistemas de gestão, normas OHSAS 18001/2, benefícios, certificação, estrutura, objetivos, termos e definições da OHSAS 18001, exercícios. História das normas de sistemas de gestão de saúde e segurança

Leia mais

Software de gerenciamento de trabalho

Software de gerenciamento de trabalho Software de gerenciamento de trabalho Software de gerenciamento de trabalho GoalPost O software de gerenciamento de trabalho (LMS) GoalPost da Intelligrated fornece informações sob demanda para medir,

Leia mais

Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7.

Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7. Módulo 5 Interpretação da norma NBR ISO 19011:2002 requisitos: 7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.3.1, 7.3.2, 7.3.3, 7.3.4, 7.4, 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3, 7.4.4, 7.5, 7.5.1, 7.5.2, 7.6, 7.6.1, 7.6.2 Exercícios 7 Competência

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio?

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? A Tecnologia da Informação vem evoluindo constantemente, e as empresas seja qual for seu porte estão cada

Leia mais

ROMIPACK SOBRE A SOBRE

ROMIPACK SOBRE A SOBRE Sobre a Romipack 5 01 SOBRE A ROMIPACK A Romipack é uma empresa argentina com mais de 45 anos de presença no mercado, líder na fabricação e comercialização de sacolas de papel em toda a América Latina.

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

INFORMAÇÕES CONECTADAS

INFORMAÇÕES CONECTADAS INFORMAÇÕES CONECTADAS Resolvendo problemas de negócios para o setor de petróleo e gás Primavera Project Portfolio Management Solutions ORACLE É A EMPRESA Alcançando metas estratégicas no complexo mundo

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

qual é o segredo para obter PPM de forma fácil e econômica em quatro semanas?

qual é o segredo para obter PPM de forma fácil e econômica em quatro semanas? RESUMO DA SOLUÇÃO Pacote CA Clarity PPM on Demand Essentials for 50 Users qual é o segredo para obter PPM de forma fácil e econômica em quatro semanas? agility made possible Agora a CA Technologies oferece

Leia mais

2 Descrição da Empresa Focal

2 Descrição da Empresa Focal 2 Descrição da Empresa Focal 2.1 Origem e história da DNV A Det Norske Veritas 2 (DNV) é uma fundação global e independente, com o objetivo de salvaguardar a vida, a propriedade e o meio ambiente. Fundada

Leia mais

Food Safety System Certification 22000. fssc 22000

Food Safety System Certification 22000. fssc 22000 Food Safety System Certification 22000 fssc 22000 CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA DOS ALIMENTOS 22000 O esquema de certificação de sistema de gestão da segurança dos alimentos - FSSC 22000

Leia mais

FORTIFIQUE O FUTURO. Pré-misturas personalizadas de nutrientes Fortitech

FORTIFIQUE O FUTURO. Pré-misturas personalizadas de nutrientes Fortitech FORTIFIQUE O FUTURO Pré-misturas personalizadas de nutrientes Fortitech A Fortitech foi pioneira, aperfeiçoou e continua avançando em pré-misturas personalizadas de nutrientes. Nos mercados de todo o mundo,

Leia mais

Pronta para se tornar uma das 20 maiores produtoras de cimento do mundo

Pronta para se tornar uma das 20 maiores produtoras de cimento do mundo 06 Governança TRANSPARÊNCIA 23 Corporativa e Gestão Conselho de Administração O Conselho de Administração da Camargo Corrêa Cimentos é composto de até seis membros, sendo um presidente, três vice-presidentes

Leia mais

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais