Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua. www.tuv."

Transcrição

1 SISTEMAS DE GESTÃO Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua.

2 11 bons motivos para escolher a TÜV Rheinland: 1 Eficiência A Certificação realizada pela TÜV Rheinland é estruturada, eficiente e completa. 4 Orientação Aperfeiçoamos sinergias orientando nossos clientes sobre os conceitos de certificação. 8 Marca consagrada 5 Foco Impressione com um parceiro de certificação reconhecido por sua competência técnica em diferentes segmentos. 10 Visibilidade É evidente nossa contribuição na orientação do cliente e seu desempenho, resultando na gestão eficaz do tempo, trabalho, capital e conhecimento, além de qualidade e segurança Experiência Com mais de auditores altamente qualificados, temos o caminho certo para você. Modelos de processos precisos geram lucro e garantem eficiência. 9 Rentabilidade 86% das empresas estariam dispostas a pagar mais por serviços, processos e produtos assegurados pela TÜV Rheinland (Institute for Marketing Research 2009). Responsabilidade A TÜV Rheinland é membro da IFIA e da UN Global Compact. 3 Proximidade 500 escritórios em 67 países asseguram total apoio, no local que você precisa - em todo o mundo. 6 Reconhecimento De padrões internacionais de gestão, certificação, locais e licenças, até certificados de associação: você recebe uma legítima obra-prima. 7 Personalização Abordagem customizada e sistemática para o planejamento, execução e supervisão da certificação.

3 Certificação de Sistemas de Gestão. Defina o tom e garanta a melhoria contínua. Independentemente dos objetivos estratégicos que sua organização está buscando, é essencial que seus colaboradores e sistemas estejam afinados. Sistemas de gestão certificados são os instrumentos ideais para isso, pois permitem comparar, controlar e otimizar processos e lhe auxiliam a manter-se sempre em sintonia com o processo de melhoria contínua. Com mais de 140 anos de experiência, nós oferecemos a regência perfeita para sua empresa ficar em harmonia com padrões internacionalmente reconhecidos. Seus instrumentos em perfeita sintonia Qualidade segundo a norma ISO 9001; Mobilidade de acordo com a ISO/TS 16949, VDA 6.x e EN; Energia e Meio Ambiente de acordo com a ISO e ISO 50001; Saúde Ocupacional e Segurança de acordo com a OHSAS 18001; Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa de acordo com BSCI, SA 8000, Gestão Sustentável, FSC e PEFC; Tecnologia da Informação de acordo com a ISO e ISO 27001; Alimentação de acordo com a ISO 22000, HACCP, GlobalGap, IFS, GMP + e FSSC 22000; Due Diligence - Sustentable Management (plantas, tecidos, leite, grãos e madeiras); Conformidade legal; SASMAQ e SMETA; ISO 13485; SiAC / PBQP-H; Programas de auditoria customizados além dos normatizados.

4 Sua qualidade e desempenho evidentes à primeira vista. Respeitada em todo o mundo, a marca de certificação TÜV Rheinland é sinônimo de qualidade, desempenho e segurança para o cliente. Sua presença significa que todas as informações relevantes relativas aos produtos, serviços ou sistemas foram testadas, certificadas ou auditadas pela TÜV Rheinland. Harmonia em toda a linha Nossa abordagem para a sua certificação é tão bem estruturada como a marca de certificação. Seja eficiente desde o início e fique tranquilo, pois seu sistema de gestão está em plena harmonia com as exigências do mercado, seus clientes e a legislação.

5 Sistema de Gestão ISO 9001: ID A marca de certificação destaca seus pontos fortes Seus clientes e parceiros identificam facilmente que sua empresa é certificada pela TÜV Rheinland; Informações adicionais deixam claro exatamente no que sua empresa foi certificada; Com o QR-Code, clientes e parceiros podem constatar rapidamente o que a marca de certificação representa; Informações detalhadas sobre a certificação podem ser encontradas on-line em nosso banco de dados utilizando o ID do certificado. Nossa abordagem testada e aprovada para a sua certificação: 1. Auditoria preliminar (opcional) Os auditores realizam uma visita técnica em sua empresa para estabelecer se as exigências da norma já estão implementadas em sua empresa e, em caso afirmativo, quais são. 2. Auditoria de certificação O processo de certificação é realizado em duas fases: a equipe de auditoria verifica se a documentação do seu sistema de gestão corresponde às exigências da norma, em seguida você demonstra a aplicação prática do seu sistema de gestão e nossos auditores verificam a eficácia. 3. Emissão de certificado Depois de um processo de certificação bem sucedido, sua empresa recebe o certificado que atesta a conformidade, o padrão e a funcionalidade do seu sistema de gestão. Processo de melhoria contínua Auditoria de supervisão No âmbito das auditorias de fiscalização anual, verificamos a otimização contínua dos processos e se a sua empresa tem se mantido em conformidade com a normativa. Recertificação Ao recertificar antes do final de um período de três anos, você perpetua o seu processo de melhoria em uma base de longo prazo e documenta o seu compromisso com parceiros e clientes.

6 Gestão da qualidade. Um clássico no cenário internacional. Você sabe o que melhor define o tom de sua empresa: um produto de qualidade, estruturas eficientes e um serviço que é incomparável. O único problema é que seus concorrentes estão embalados pela mesma canção. Diferencie-se com uma marca de certificação reconhecida mundialmente. ISO 9001: uma composição com reflexo positivo Gestão da qualidade certificada de acordo com a ISO 9001 proporciona um instrumento importante para a sua competitividade: Torna a qualidade mensurável; De forma sustentável, melhora seus processos e estruturas; Pode conduzir a significativas economias de custos; Oferece uma base confiável para se tornar melhor a cada dia; Motiva seus funcionários por meio de uma comunicação estruturada e informação acessível; Favorece o contato entre clientes e empresa. Além disso, a ISO 9001 pode ser combinada com outros sistemas de gestão e certificações. Ações que bem alinhadas aumentam a confiança junto a clientes e parceiros. SiAC: o controle perfeito Regulamentada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H, a certificação SiAC tem por objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em relação às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil. Tal certificação contribui para a evolução dos patamares de qualidade do setor.

7 Uma das maiores incorporadoras do Brasil, há mais de três décadas no mercado imobiliário, gostaria de garantir um alto padrão de qualidade em suas atividades. Assim, optou pela certificação do seu sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001 e SiAC. Ao buscar por um parceiro renomado e reconhecido, encomendou sua certificação à TÜV Rheinland. Os resultados positivos tornaram possível para a empresa conquistar uma importante posição no mercado e ganhar competitividade em sua área de atuação. ISO 9001 SIAC Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 9001:

8 Uma das maiores empresas de tecnologia integrada, que mantém posição de liderança em diversos segmentos, optou por contratar a TÜV Rheinland para certificar seu sistema de gestão integrado conforme as normas ISO 9001, ISO e OHSAS O trabalho qualificado de todos os envolvidos, incluindo os auditores da TÜV Rheinland, permitiu uma implementação gradativa e harmoniosa. Além disso, o uso de auditorias combinadas reduziu o número de dias necessários para a auditoria. OHSAS ISO 9001 ISO Mais informações na última página

9 Saúde e segurança ocupacional. Definindo o ritmo de continuidade na sua empresa. Uma empresa deve primar por seu capital humano pois ele contribui para seu crescimento econômico. Proteger a saúde ocupacional de seus funcionários promove um trabalho contínuo e harmonioso. Garanta o ritmo perfeito de sua empresa com a nossa competência em certificação de segurança e saúde ocupacional. Harmonia em todas as etapas Saúde ocupacional e segurança certificadas pela TÜV Rheinland estabelecem a base para uma cooperação segura e consistente. Nossa expertise abrangente de tecnologia, organização e staff orquestra uma série de fatores: Aumento da produtividade; Prevenção de acidentes e paradas; Minimização de riscos de responsabilidade civil; Aumento da consciência de segurança; Aumento da motivação pessoal; Cumprimento das exigências das autoridades de saúde, segurança e associações profissionais.

10 Certificação para o setor automotivo. Você entre os grandes maestros. Na indústria automotiva os certificados não conferem apenas um bom tom: eles são essenciais se você quer compartilhar o palco com grandes players. O mundo demonstra uma preocupação constante com a qualidade e segurança do transporte nas estradas, ferrovias e espaço aéreo, eleve seu padrão de qualidade, deposite sua confiança em nossos muitos anos de experiência. A hora do sucesso Segurança e qualidade são fatores-chave de sucesso para o desenvolvimento, produção, montagem e manutenção no cenário internacional. É por isso que as empresas sempre têm seus processos checados: um sistema de gestão certificado dá acesso a novos mercados e clientes. As auditorias e certificações realizadas pela TÜV Rheinland são eficientes e bem organizadas. Nossos especialistas atuam em todo o mundo, sempre mantendo a atenção às necessidades individuais dos clientes. Nosso trabalho leva em consideração as certificações pré-existentes, integrando-as de forma a ajudá-lo a cumprir totalmente as exigências globais de um mercado altamente competitivo. Em sintonia com a indústria automobilística Quando a qualidade e satisfação do cliente são as prioridades, os fornecedores também são selecionados com muito cuidado. A certificação ISO / TS é requisito mandatório para o fornecimento dentro da cadeia automotiva, com o apoio da TÜV Rheinland você vai ficar em sintonia com o sucesso.

11 Uma empresa independente, estabelecida mundialmente e que possui mais de 100 anos de expertise no desenvolvimento e produção de tecnologia de iluminação e produtos eletrônicos para a indústria automobilística, gostaria de se manter competitiva no setor. Para isso, estar em conformidade com as certificações ISO/TS 16949, ISO 9001 / KBA e ISO é essencial. Esta empresa trabalha com a TÜV Rheinland desde 2004 e não poupa elogios para o excelente planejamento, serviço e retorno financeiro que obteve. Além disso, a TÜV Rheinland conquistou este contrato graças ao seu amplo portfólio e sua presença global. ISO/TS Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 16949:

12 Sua gestão de energia e meio ambiente. Uma composição de futuro. A proteção do ambiente e da sustentabilidade têm sido as notas fundamentais das políticas empresariais. O aumento dos preços da energia está afetando a rentabilidade e competitividade; riscos ambientais podem gerar multas capazes de desafinar até a melhor das orquestras. Afine sua energia e gestão ambiental com o auxílio da TÜV Rheinland e defina normas claras para a harmonização da produtividade e economia. Máximo controle em gestão de energia. Um sistema de gerenciamento de energia funcional proporciona às empresas os instrumentos de que necessitam para compreender e analisar o consumo de energia como um todo, e para reduzi-lo com medidas adequadas. A certificação segundo a norma ISO irá apoiá-lo nestas tarefas e reduzir seus custos de energia. As vantagens são: A análise sistemática de córregos e do consumo de energia; A melhoria contínua da eficiência energética, utilizando dados compreensíveis; Priorização das medidas de eficiência com base em critérios econômicos; Mais transparência para a avaliação de resultados de novas tecnologias de eficiência energética. Proteção ambiental orquestrada O que é bom para o meio ambiente também é bom para o sucesso da sua empresa. Um sistema de gestão ambiental certificado pela TÜV Rheinland segundo a ISO torna isso possível, e mais: Contribui para a redução das emissões, resíduos e águas residuais; Colabora para o aprimorando da proteção dos recursos; Promove economias que criam margem para estratégias financeiras à empresa; Permite compartilhar conhecimento sobre as exigências dos órgãos oficiais; Minimiza os riscos de responsabilidade ambiental. Leve a sua empresa na direção da gestão do ambiente profissional, melhore sua imagem e garanta o aplauso dos clientes e parceiros.

13 Um fornecedor líder de peças automotivas enfrentava o alto consumo de energia. Preocupada com sua responsabilidade ambiental, a fabricante se comprometeu a proteger o meio ambiente e consumir energia com moderação. Por esta razão, decidiu introduzir um sistema de gestão de energia em conformidade com a norma ISO e gestão ambiental segundo a norma ISO A TÜV Rheinland foi escolhida como sua parceira de certificação, uma vez que foi uma das primeiras empresas aptas a esta certificação, além de já ter cooperado com a empresa anteriormente, alcançando ótimos resultados. ISO ISO Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 14001:

14 Gestão SA 8000 BSCI SMETA FSC Sustentável Mais informações na última página

15 Sustentabilidade e CSR. Ditando o ritmo da responsabilidade corporativa. Com a combinação certa do compromisso ecológico, social e econômico, você define uma base sólida para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Condições justas de trabalho, proteção da saúde e manuseio responsável dos recursos são elementos importantes que os serviços de certificação da TÜV Rheinland oferecem. Seja um maestro socialmente responsável. Sua reputação e credibilidade serão beneficiadas. Aspectos sociais e ecológicos sob holofotes. Responsabilidade, justiça e ações orientadas para a responsabilidade social estão se tornando cada vez mais importantes no cenário internacional. Com a certificação e a marca de teste da TÜV Rheinland, suas ações serão visíveis para o público interno e externo da organização. Deixe em evidência o que é importante para você: Responsabilidade Social Corporativa bem desenvolvidas; Condições de trabalho justas; Funcionários motivados; Manejo responsável das florestas; Sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de produção; Stakeholders beneficiados.

16 Qualidade e segurança da informação. A TÜV Rheinland tem as ferramentas certas. Informações são o caminho para o sucesso. Elas fornecem a base para as decisões importantes e estabelecem o rumo dos processos de negócios. Se a informação está no caminho errado, você pode encontrar problemas de confiabilidade e, consequentemente, desvantagens competitivas. Com a certificação da TÜV Rheinland, você afina todas as cordas: mantém o controle total sobre os dados valiosos da empresa e oferece um serviço confiável a seus clientes. Sucesso Depois de ter estabelecido o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), a TÜV Rheinland entra em jogo e certifica seus SGSI de acordo com a ISO No âmbito desta certificação, nossos especialistas verificam seus dados e a segurança da informação. Você sabe se apenas pessoas autorizadas têm acesso às informações? Será que os requisitos determinam que as informações devem ser processadas com precisão, completa e corretamente? Se você tocar todas estas notas perfeitamente, você recebe a marca de certificação TÜV Rheinland! Um SGSI certificado de acordo com a ISO tem muitas vantagens: Disponibilidade segura de seus sistemas e processos de TI; Minimização de riscos de TI, possíveis danos e custos decorrentes; Vantagens competitivas de um padrão reconhecido; Aumento da confiança dos parceiros, clientes e públicos; Atendimento dos requisitos de conformidade. Uma orquestra que tem harmonia excepcional Como um provedor de serviços de TI, você documenta que todos os componentes do seu Sistema de Gestão de Serviços de TI (ITSMS) ajustam-se uns com os outros de forma coerente e harmoniosa. Com a certificação de seu ITSMS, você destaca a qualidade e confiabilidade do seu serviço. Nós auditamos seus serviços de acordo com a ISO 20000, o padrão internacional de qualidade para esta área. Este padrão é especialmente adequado para provedores de serviços internos e prestadores de serviços externos. Com a certificação ISO você demonstra sua excelência em IT Service Management e também: Melhora a eficiência, a confiabilidade e a consistência de sua gestão de serviços. Isso economiza dinheiro e aprimora a qualidade; Cria uma base clara para os contratos de serviços com os clientes internos ou externos; Reduz o risco de interrupção de serviços; Adquire material convincente para divulga-se como um fornecedor externo.

17 Um grupo alemão, que presta serviços nas áreas de hospedagem gerenciada e computação na nuvem para o segmento B2B, tinha interesse especial em consolidar a segurança da informação e oferecer uma infraestrutura confiável a seus clientes. É por isso que optou pela certificação segundo a norma ISO A escolha da TÜV Rheinland se deu pelos vários anos de know-how na área de certificações de sistemas de gestão e sua equipe altamente qualificada com auditores específicos para a área. Com a certificação bemsucedida, a empresa conseguiu ampliar a garantia de seus valores corporativos. ISO/IEC ISO/IEC Mais informações na última página Seu sistema de gestão está pronto para ser certificado? Nossa verificação rápida lhe responderá de forma anônima e gratuita. ISO 27001:

18 FSSC BRC HACCP GlobalGap Mais informações na última página

19 Cadeia de produção de alimentos. Qualidade e segurança priorizados. Alimentos humanos e animais são produtos extremamente sensíveis. Desde a fabricação até o consumo, eles passam por uma série de etapas, onde o cuidado absoluto e a segurança são prioridades. A TÜV Rheinland tem padrões internacionalmente reconhecidos para lhe ajudar a garantir uma estrutura segura e harmoniosa junto a fornecedores globais. Composição coerente TÜV Rheinland lhe oferece uma composição equilibrada de certificações que levam em consideração todos os campos da cadeia de produção e logística. Nós verificamos e certificamos matérias-primas de fabricantes de alimentação animal, para produtores de alimentos através de distribuidores. Desta forma, os especialistas criam um sistema de controle certificado com você, baseado nos altos padrões do cenário internacional. Através da evidência abrangente da qualidade de seus produtos, você também tem a oportunidade de ganhar vantagens competitivas significativas: Assumir um papel pioneiro na gestão de higiene; Abrir novos mercados-alvo com certificações específicas para cada país; Colocar em movimento a harmonização das normas de qualidade e segurança existentes ao longo de sua cadeia logística. Reconhecidas nacional e internacionalmente as certificações FSSC e HACCP realizadas pela TÜV Rheinland, ajudam sua empresa a entrar em sintonia com seus objetivos específicos.

20 Serviços customizados. Você define o tom e os requisitos do seu processo de melhoria. A TÜV Rheinland, através da sua experiência e capacidade técnica, oferece a possibilidade de desenvolver seus próprios requisitos para avaliação de seus fornecedores, produtos, instalações, etc. Nossa equipe técnica está pronta para lhe ajudar no desenvolvimento e aplicação de auditorias imparciais que demonstrarão seu compromisso com a melhoria contínua do seu processo. O controle perfeito A TÜV Rheinland pode auxiliar sua empresa através de auditorias com valor agregado tendo em vista o know-how de suas atuações e a grande capacidade técnica dos seus profissionais. Como construtor você pode ter um controle do seu processo conquistando objetivos claros e mensuráveis nos quais se destacam: Competitividade no setor; Melhoria da qualidade de produtos e serviços; Redução de custos; Otimização do uso dos recursos não-sustentáveis.

21 SiAC TAPA Mais informações na última página

22 Visão geral de nossas certificações Gestão da Qualidade ISO 9001 O Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001 é adequado para todos os setores e portes de empresas, de start-ups a grande grupos com presença global. A condução do processo, que leva em consideração as necessidades específicas e as perspectivas de sua empresa, é a base para um processo contínuo de melhoria. Isso garante que a orientação de qualidade seja difundida na empresa por um longo prazo e praticada pelos colaboradores diariamente. Sustentabilidade e CSR SA 8000 Empresas com atividades internacionais precisam mostrar que têm políticas responsáveis : com certificação da TÜV Rheinland de acordo com a SA 8000 você documenta que a sua empresa respeita a proteção e observância às normas sociais e trabalhistas na prestação de serviços. Gestão Sustentável O parâmetro para a gestão sustentável desenvolvido pela TÜV Rheinland tem o objetivo de padronizar o entendimento da sustentabilidade nas empresas. Benefícios: suas atividades tornam-se transparentes e mais fácil de comparar por grupos de interesse. BSCI Promover condições de produção conciliáveis com os padrões sociais é o objetivo declarado da Business Social Compliance Initiative (BSCI). Com uma auditoria BSCI, você estabelece claramente que você tem condições de trabalho justas no país fornecedor. Desta forma, você demonstra a seus clientes e parceiros de negócios que a Responsabilidade Social Corporativa é praticada em sua empresa. Ao mesmo tempo, você evita múltiplas e onerosas auditorias e cria uma excelente base para a certificação SA Poupando tempo e dinheiro. FSC Produtos com o selo FSC (Forest Stewardship Council), PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes) e, no Brasil, CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) passam por várias etapas desde a floresta até o consumidor final. Com a ajuda da nossa certificação, todas as empresas ao longo da cadeia de produção dão garantias ao consumidor de que os produtos de madeira com estes selos, na verdade, se originam de uma companhia florestal certificada. Alimentação ISO Esta é a norma internacional de segurança alimentar mais importante para empresas de todos os tamanhos em toda a cadeia produtiva. É válida em todo o mundo e, portanto, também é ideal para empresas exportadoras. A norma baseia-se nas exigências de um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001, estendido aos princípios HACCP. HACCP A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Hazard Analysis and Critical Control Points System - HACCP) é a base sólida para a gestão da higiene nas empresas. Com a certificação HACCP, você regula a execução e o cumprimento das medidas fundamentais de higiene aplicáveis a construção e requisitos técnicos. GlobalGap Segurança alimentar e laboral, proteção ambiental e segurança de animais. Grandes cadeias comerciais muitas vezes exigem a certificação GlobalGap de seus fornecedores agrícolas. A Global Good Agricultural Pratices é um padrão internacional de qualidade para os produtos da agricultura, horticultura e aquicultura. Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS A norma internacional OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) é adequada para todos os tipos de empresas e campos. Com ela você sistematiza suas atividades de saúde e segurança e, assim, melhora os processos de trabalho relacionados à elas. Em termos práticos, a saúde e a segurança ocupacional de acordo com a OHSAS podem ser integradas ao sistema de gestão existente, por exemplo: ISO 9001 ou ISO

23 Energia e Meio-ambiente ISO Reconhecida internacionalmente, a ISO especifica os requisitos para um sistema de gestão de energia e torna possível para as empresas melhorar continuamente o seu consumo energético. Além de sensibilizar seus funcionários para a eficiência energética e melhorar sua imagem, você melhora o equilíbrio energético de sua empresa e reduz suas emissões de CO 2. Com nossa experiência, sabemos que a economia de energia e de custos de até 20% ou mais são legitimamente possíveis. ISO A certificação ISO conta com uma estrutura globalmente reconhecida para o desenvolvimento voluntário de medidas de economia de energia e proteção ambiental, focada na eliminação correta de resíduos. Nossos profissionais são especialistas em expor os pontos fracos e criar a base para um processo de melhoria contínua. Desta forma, você pode reforçar o potencial de otimização e minimizar os riscos ambientais. processos de trabalho, bem como o uso de matérias-primas e materiais de produção. A certificação é realizada como um complemento para a ISO IT + Segurança da Informação ISO/IEC Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) de acordo com a ISO atesta a preocupação da empresa com investimentos em segurança. A norma ISO interpreta a segurança da informação como uma tarefa de gestão integrada, que vai muito além da segurança da infraestrutura técnica. Com o sistema de gestão certificado, você pode melhorar de forma sistemática e controlar a segurança da informação de sua empresa. Transportes ISO/TS O ISO / TS é o que conduz o padrão internacional da indústria de automóvel. Com base na ISO 9001, a ISO/TS é perfeitamente personalizada para as necessidades da indústria automotiva. Ela especifica os requisitos para o desenvolvimento, produção e, se for o caso, também para montagem e manutenção de produtos. Ao fazê-lo, a ISO/TS centrase na satisfação do cliente. VDA 6.1, 6.2 e 6.4 As normas VDA 6.1, 6.2 e 6.4, foram desenvolvidas pela indústria automotiva alemã (VDA - Verband der Automobilindustrie e. V) para certificação do sistema de gestão da qualidade dos fornecedores de montadoras. Assim, comerciantes, oficinas e fornecedores de materiais de produção podem otimizar seus

24 TÜV Rheinland Brasil TÜV Rheinland Argentina TÜV Rheinland Chile TÜV Rheinland Colômbia TÜV Rheinland Perú TÜV Rheinland Bolívia TÜV, TUEV e TUV são marcas comerciais registadas. A utilização e aplicação requer aprovação prévia.

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ.

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ. 1 Versão: 04A APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001)

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001) 1 INFO012 REV 05 APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho.

Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho. Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho. Serviços para uma gestão de compras profissional. Tenha melhores informações, tome decisões melhores. Serviço de Gestão de Fornecedores (CSMS)

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR INTRODUÇÃO Os sistemas de segurança alimentar devem ser desenhados de forma a controlar o processo de produção e basearem-se em princípios e conceitos

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Certificação ambiental a) Sistema de Gestão Ambiental

Certificação ambiental a) Sistema de Gestão Ambiental Certificação ambiental A certificação dos sistemas de gestão atesta a conformidade do modelo de gestão de fabricantes e prestadores de serviço em relação a requisitos normativos. Os sistemas clássicos

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra?

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? 1 O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? (ADAPTAÇÃO REALIZADA PELO ABNT/CB-25 AO DOCUMENTO ISO, CONSOLIDANDO COMENTÁRIOS DO INMETRO E DO GRUPO DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO)

Leia mais

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Sumário 1. Aplicação... 02 2. Definições... 02 2.1 Risco socioambiental... 02 2.2 Partes relacionadas... 02 2.3 Termos...

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

ISO 9001 Relatórios. A importância do risco em gestao da qualidade. Abordando a mudança. ISO Revisions. ISO Revisions

ISO 9001 Relatórios. A importância do risco em gestao da qualidade. Abordando a mudança. ISO Revisions. ISO Revisions ISO 9001 Relatórios A importância do risco em gestao da qualidade Abordando a mudança BSI Group BSI/UK/532/SC/1114/en/BLD Contexto e resumo da revisão da ISO 9001:2015 Como uma Norma internacional, a ISO

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos

Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos Práticas Sustentáveis em Cadeia de Suprimentos Certificações em cadeias de fornecimento Profa. Dra. Patricia C. Berardi Agenda Certificações Histórico Importância para cadeia Gestão de Risco Cadeia de

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 Hall Consult Produtos/ Serviços:

Leia mais

Por que escolher ser um pequeno produtor certificado FSC?

Por que escolher ser um pequeno produtor certificado FSC? Por que escolher ser um pequeno produtor certificado FSC? INTRODUÇÃO AO FSC O que é FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover o manejo responsável

Leia mais

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade Instrumentos de Gestão Empresarial: Buscando se inserir os princípios relacionados à sustentabilidade no âmbito e na realidade empresarial, diversos instrumentos

Leia mais

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). O QUE É? Um programa que visa melhorar a Gestão dos CFCs Gaúchos, tendo como base os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Coordenação Sindicato dos Centros de Formação de Condutores

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 da Techint Engenharia e Construção Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 15 de Julho de 2008 Missão Nossa missão é agregar valor aos nossos acionistas e clientes através da prestação de serviços de Engenharia,

Leia mais

O papel da empresa na relação com o meio natural

O papel da empresa na relação com o meio natural Gestão Ambiental O papel da empresa na relação com o meio natural Visão Tradicional Empresa Consumidor Compreensão Básica: - Relações econômicas determinadas pela Oferta/Procura -Visão do lucro como o

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS

APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS APRENDA COMO GERENCIAR SEUS SERVIÇOS Treinamento ISO 20000 Foundation Presencial ou EAD O Gerenciamento de Serviços de TI tem como foco o fornecimento eficiente e eficaz de serviços que assegura a satisfação

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

PASSOS PARA TRANSFERIR

PASSOS PARA TRANSFERIR PERRY JOHNSON REGISTRARS, INC. PASSOS PARA TRANSFERIR A CERTIFICAÇÃO Perry Johnson Registrars, Inc. 26555 Evergreen, Suite 1340 Southfield, Michigan 48076 USA Copyright 2008, by Perry Johnson Registrars,

Leia mais

A arte da gestão de negociações

A arte da gestão de negociações A arte da gestão de negociações A nova pesquisa da Intralinks revela os desafios que os profissionais de desenvolvimento corporativo enfrentam ao administrarem um portfólio de transações estratégicas.

Leia mais

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e escadas. Jürgen Tinggren Nosso compromisso Caros colegas Miguel

Leia mais

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos

Leia mais