ANIMAIS EM PERIGO! Andréia Taiza Sandri Machado¹ Aline Verardo Corrêa² INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANIMAIS EM PERIGO! Andréia Taiza Sandri Machado¹ Aline Verardo Corrêa² INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 1 ANIMAIS EM PERIGO! Andréia Taiza Sandri Machado¹ Aline Verardo Corrêa² Resumo Este texto tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz São Marcos/RS, pelos 12 alunos do 1º Ano A do Ensino Fundamental. Este tema Animais de estimação abandonados nas ruas vem de encontro às inquietações da turma por encontrarem animais desamparados pelas ruas do bairro. Pretendeu-se conhecer a real situação dos animais que vivem na rua, estabelecendo um paralelo com o tratamento recebido pelos animais que vivem com famílias, buscando saber o real motivo que leva pessoas a abandonarem animais. Tendo em vista com este projeto despertar na população os cuidados que se deve ter com os animais, sensibilizando a população para a redução do número de vítimas abandonadas nas ruas. Como instrumento de pesquisa criou-se um questionário para ser aplicado aos moradores do Bairro Henrique Pante. Estabeleceu-se uma amostra de 30 questionários aplicados aleatoriamente pelas ruas. Os resultados mostraram que é crescente o número de animais nas ruas não só porque os abandonam, mas por não serem castrados. Para analisar os dados coletados valeu-se de textos dos seguintes autores. Alexandre Wersignari, Milton Júnior, Pedro Santos. Foi desenvolvido um bom trabalho na comunidade de sensibilização mostrando-se os benefícios de se ter um animal de estimação em casa. Palavras-chave: Animais. Abandonado. Cuidados. INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o resultado da pesquisa desenvolvida pelos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz localizada no município de São Marcos/RS. A iniciativa partiu dos comentários das 12 crianças de 1º Ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais com idade entre 5 e 6 anos a respeito da quantidade de cães e gatos encontrados abandonados pelas ruas. Dos relatos das crianças partiu-se para questionamentos a respeito do assunto e assim iniciou-se toda problemática do Projeto. Com o tema Animais de estimação abandonados nas ruas a turma desejava investigar o seguinte problema de pesquisa: Por que os animais são abandonados nas ruas do município de São Marcos? 1 1 Professora da Rede Municipal de Ensino de São Marcos, Licenciada em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UCS/RS.Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco/PR. 2 Formadora e orientadora do Programa NEPSO, Professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul e de Farroupilha, Licenciada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau pela UCS/RS. Pós Graduada em Psicopedagogia pela LAPA/PR.

2 2 As crianças com este projeto desejavam despertar o interesse da comunidade pelos cuidados que se deve ter com os animais, para uma sensibilização e consequentemente uma diminuição do número de vitimas abandonadas nas ruas. Utilizando-se da pesquisa de opinião as crianças foram às ruas entrevistar a população e com isso saber se as pessoas têm um animal de estimação em casa. Se consideram o seu bichinho de estimação um membro da família, o que pensam sobre ter um bichinho de estimação, se concorda que as pessoas abandonam os animais que não querem mais. E qual o principal motivo que leva as pessoas abandonarem os animais. As crianças perceberam que as pessoas que não possuem animais de estimação em casa são poucas e também que os que os abandonam são pelo motivo de não gostar mais deles. Ao refletirem sobre as falas dos entrevistados puderam perceber, que se há uma quantidade bastante significativa de animais abandonados não é só pelo motivo da quantidade de pessoas que os abandonam. Foi possível através da pesquisa a reflexão sobre os benefícios oferecidos pelos animais e a discussão em torno da adoção de animais. 1 ANIMAIS ABANDONADOS É comum encontrar recentemente na mídia reportagens que abordam o assunto animais abandonados, a forma como são tratados, como se deveria proceder com os mesmos e os benefícios que o ser humano pode receber convivendo e tendo um desses bichinhos em seu lar. Sabe-se que existem leis que protegem os animais, pois todos nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. Baseados nisso todos podem e devem exigir e cobrar das autoridades que os animais tenham os merecidos cuidados. Sabe-se também que muitos animais vivem cobertos de cuidados e são considerados membros da família. Esses exageros criam um enorme abismo que diferencia estes animais da grande maioria que sofre terríveis atrocidades. Faz-se necessário abordar este assunto quando se percebe o enorme aumento do número de animais abandonados e que sofrem maltrato de seus supostos donos. É preciso envolver as crianças nesta causa para que os adultos percebam o interesse dos pequenos pelo assunto e, consequentemente com isso buscar uma mudança positiva.

3 3 Ao longo dos anos foram várias as experiências e testes realizados com animais de estimação e todos constataram que eles demonstram vários poderes. Ao analisar esses testes percebe-se a lealdade e o companheirismo dos animais para com seus donos. Segundo Sheldrare, (2002, p.65): Os animais de estimação oferecem o que poucos humanos são capazes de oferecer: amor incondicional [...] Partindo desse princípio é inaceitável o que muitos humanos fazem com os animais. Eles dedicam todo o seu tempo para seus donos sem querer nada em troca, parecem ler os pensamentos, sentem quando seus donos precisam de ajuda. Sabemos que essas manifestações são percebidas em pequenos atos do dia a dia. Os estudos que continuam sendo feitos levam a uma única indagação: por que a relação com os animais domésticos faz bem á saúde física e mental do ser humano? São vários os motivos, um deles à questão física, passeios diários com os bichinhos não deixa de ser um exercício físico, a redução do estresse pelo simples fato de se desfrutar da companhia de um animal. Acredita-se que serão muitos os benefícios que serão descobertos ao longo dos anos o que justifica a presença desses bichinhos nos lares de muitas famílias. Cada animal que passa por nossa vida nos traz um conhecimento, um ensinamento e nos faz crescer. Aprendemos muito com eles. E, neste aprendizado, fica sempre uma boa lição. Infelizmente é bastante grande o número de animais que não recebem de seus donos o mesmo carinho que doam. É crescente o número de animais abandonados e expostos a inúmeros perigos. A carrocinha, que é como são conhecidos os centros de Controle de Zoonoses ao capturar animais nas ruas lhe oferecem os piores tratamentos que um animal possa receber. Somente uma pequena parte dos animais recolhidos é resgatada pelos donos ou adotados pela comunidade, os demais são sacrificados ou doados para estudo em universidades, onde muitas vezes são torturados em experiências dolorosas, após as quais a morte é um verdadeiro alívio. São inúmeras as pessoas que encaram os animais como objetos, quando na verdade eles são seres conscientes que sofrem, amam, sentem medo e dor e não devem nunca ser descartados. As pessoas que agem assim são as mesmas que não se importam se o planeta está sendo destruído ou se muitas espécies estão em processo de extinção.

4 4 Muitos criticam a atuação dos protetores dos animais, não entendendo como que esses podem gastar seu tempo e dinheiro com um animal, quando tantas crianças estão em ruas precisando de ajuda. Quem tem espírito acolhedor e se dispõe a ajudar pode escolher entre várias opções, todas elas necessitadas e dignas de ajuda. Quando se luta por um mundo melhor e mais digno pretende-se que não haja crianças e animais pelas ruas com necessidades e implorando por comida e um teto. Acredita-se que para um mundo melhor é preciso respeito a todas as formas de vida, este é o princípio que deveria reger as atitudes dos humanos. Para enriquecer o trabalho em sala de aula foi trabalhado com história de bichinhos e estudado as características dos animais. Receberam também a visita de uma veterinária que falou sobre os cuidados com os animais e a atitude a ser tomada quando se encontrar um animal abandonado. 2 INTERPRETANDO OS DADOS COLETADOS Refletindo com os alunos sobre a pesquisa foi como fazer uma viagem pelo bairro da cidade, as crianças comentaram que houve momentos que além das perguntas as pessoas acrescentavam comentários, parabenizaram a turma pela iniciativa e presentearam as crianças com pirulitos. Como diz Josenilson Vieira dos Anjos (2009, p. 6): A ação da pesquisa na escola sustenta-se sob as bases dialógicas com atividade de investigação, tendo como objetivo a produção de leitura do mundo. As crianças puderam fazer a leitura do que acontece com os animais no bairro através da pesquisa e ir mais além, ampliar e refletir a situação dos animais de um modo mais amplo e geral. Ao iniciar a tabulação e interpretação começou o processo de organizar as idéias e formar conceitos partindo-se das respostas obtidas. Ao analisar as respostas da pergunta se a pessoa tem animal de estimação em casa, constatou-se que são muito poucas as pessoas que não tem bichinho de estimação. Refletindo sobre a questão e a postura das pessoas entrevistadas se percebeu que as que não possuem animais apresentam postura agressiva e mau humor para responder as perguntas. Vale lembrar Milton Correia Junior (2005, p.24) Cuidar de um animal reduz a pressão arterial, diminui o estresse e a ansiedade... Esta postura foi possível sentir ao

5 5 entrevistar, as pessoas que cuidam de bichinhos logo foram se interessando pela pesquisa e relatando fatos ocorridos com seus animais de estimação. Quando as pessoas foram questionadas se consideram o bichinho de estimação um membro da família apenas uma pessoa das que possuem animal respondeu que não considera membro da família as demais todos afirmaram que sim. Como diz Alexandre Versignassi (2005, p. 56) Não só cuidamos de nossos cachorros como se fossem nossos filhos, mas também os amamos de forma muito parecida. Sabemos que nos dias atuais há grande quantidade de crianças que sofrem maus tratos de seus familiares, seriam esses as mesmas que maltratam os animais? Talvez com esse questionamento possa ter aqui um novo tema para uma próxima pesquisa: Crianças em perigo. Quando os entrevistados foram questionados sobre o que pensavam em ter um bichinho de estimação apenas quatro acharam um ponto negativo esta idéia, ou seja, das oito pessoas que não tem bichinho quatro pensam ser positivo ter um animal futuramente. Miltom Correia Junior (2005, p. 24) afirma Estudos realizados nas últimas duas décadas demonstram que os benefícios proporcionados ao homem por esses animais são bem mais amplos do que o simples prazer da sua companhia. Com isso percebemos que ainda há um bom público a ser conquistado para que adotem um animal, já que acham positivo a ideia de ter um. Ao questionar os entrevistados se concordavam que as pessoas abandonem os animais, todos foram unânimes em afirmar que não concordavam. Mas os alunos logo quiseram saber se as pessoas não concordam como então se explica a quantidade de animais pelas ruas. Aqui foi necessário refletir muito e analisar juntamente com a última pergunta em que questionava qual seria o motivo que levava as pessoas a abandonarem os animais. 5. Qual o principal motivo que você acha que leva as pessoas abandonarem os animais? Entrevistados Não gostam deles o custo é muito alto fazem muita bagunça fogem crescem e perdem a graça já tem outros animais

6 6 Logo se percebeu que o principal motivo é por que não gostam deles, seguido de ser alto o custo para mantê-los, por fazerem muita bagunça e crescerem e perderem a graça e apenas a minoria por acharem que eles fogem e por haverem outros animais. Constatamos, portanto que apesar dos entrevistados responderem que não concordam que abandonem os bichinhos os que não gostam de animais mesmo assim os jogam há própria sorte. Durante as reflexões sobre as respostas que uma das entrevistadas verbalizou que para ela estaria faltando a alternativa de que as pessoas não querem mais compromisso e que para ter e cuidar de um bichinho é necessário responsabilidade. Um dos alunos comentou também que talvez o número de animais nas ruas cresça porque as cadelas acabem procriando livremente, sem controle. Em matéria no Jornal Hoje do dia 05 de agosto de 2009 sobre os cães constatou-se que uma das medidas que está sendo tomada pelos abrigos de cães é castrar os bichinhos logo que chegam evitando com isso o aumento do número de animais abandonados pelas ruas. CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho realizado pela turma de 1º Ano veio de encontro às expectativas iniciais. Os resultados obtidos na pesquisa confirmaram as hipóteses inicialmente levantadas pela turma, ou seja, que realmente as pessoas que abandonam os animais o fazem porque não gostam o suficiente deles para cuidar e dar o carinho que merecem. Houve também descobertas inesperadas, conclusões que as crianças chegaram repentinamente, entre elas que o número de animais abandonados cresce não só porque as pessoas os abandonam, mas também porque os mesmos não são castrados. Em torno das reflexões decidiram concluir o projeto com a confecção de panfletos incentivando e dando informações ao público sobre a adoção de animais. No decorrer dos trabalhos se percebeu mudança na postura das crianças, na linguagem, na forma de se comunicar, na capacidade de refletir e de através deste lançar o tema para um futuro projeto. O mais importante é que deste projeto se colheu ações para que o objetivo maior deste seja alcançado, o de sensibilizar a população para uma diminuição significativa de vítimas abandonada nas ruas. Sabendo que o amanhã depende das ações de hoje, portanto é preciso agir rápido, não podemos esperar.

7 7 REFERÊNCIAS ANJOS, Josenilson V. A pesquisa no processo de ensino e aprendizagem. Mundo Jovem, um jornal de idéias, Porto Alegre, nº. 399, p. 6, ago DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS, 27 de janeiro de 1978 JUNIOR, Milton C. Animais de estimação. Planeta, São Paulo, p.24, set Instinto animal. Super Interessante, São Paulo, p.65, set Coisas que você precisa saber sobre a carrocinha. Disponível em: SANTOS, Pedro. Lidar com animais abandonados. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de

ANGELITA PÔRTO E SILVA

ANGELITA PÔRTO E SILVA 1 FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR ILDO

Leia mais

O TEMIDO MOSQUITO Aedes aegypti.

O TEMIDO MOSQUITO Aedes aegypti. O TEMIDO MOSQUITO Aedes aegypti. Fabiana Inês Bertani - Multiplicadora Aline Verardo Corrêa - Orientadora Resumo Este artigo refere-se a uma pesquisa de opinião realizada através do Projeto NEPSO (Nossa

Leia mais

P R O J E T O P A T R O C I N A D O R E S

P R O J E T O P A T R O C I N A D O R E S P R O J E T O P A T R O C I N A D O R E S Foto: Clebert Gustavo w w w. s o s b i c h o s. e c o. b r Somos uma ONG sem fins lucrativos e precisamos de recursos financeiros para pagar castrações, tratamentos,

Leia mais

MARCAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: FRUSTRAÇÕES E CONQUISTAS

MARCAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: FRUSTRAÇÕES E CONQUISTAS MARCAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: FRUSTRAÇÕES E CONQUISTAS Deise de Lima 1 Orientadora - Fernanda Bertoldo 2 Resumo Este artigo tem por objetivo relatar os caminhos da pesquisa desenvolvida durante o curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL ALUNOS DA TURMA 103 DA ESCOLA ESTADUAL MARANHÃO

Leia mais

Ata da terceira sessão extraordinária. Aos doze dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, às dez horas, no Plenário Rui Afonso de Almeida da

Ata da terceira sessão extraordinária. Aos doze dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, às dez horas, no Plenário Rui Afonso de Almeida da Ata da terceira sessão extraordinária. Aos doze dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, às dez horas, no Plenário Rui Afonso de Almeida da Câmara Municipal de Perdizes, Estado de Minas Gerais

Leia mais

E A GRIPE? Viviane Rigoni¹ Aline Verardo Correa². Resumo. Palavras-chave: Gripe. Prevenção. Pesquisa.Comunidade. INTRODUÇÃO

E A GRIPE? Viviane Rigoni¹ Aline Verardo Correa². Resumo. Palavras-chave: Gripe. Prevenção. Pesquisa.Comunidade. INTRODUÇÃO E A GRIPE? Resumo Viviane Rigoni¹ Aline Verardo Correa² É fato que a gripe A (H1N1) provocou preocupação em diversos países. Passado um ano e com o surgimento da vacina, a mídia deixou de divulgar fatos

Leia mais

ANIMAIS ABANDONADOS: UM TEMA PARA TODAS AS IDADES. Palavras-chave: animais abandonados - cuidados básicos - descobertas - pesquisa nas séries iniciais

ANIMAIS ABANDONADOS: UM TEMA PARA TODAS AS IDADES. Palavras-chave: animais abandonados - cuidados básicos - descobertas - pesquisa nas séries iniciais ANIMAIS ABANDONADOS: UM TEMA PARA TODAS AS IDADES Celiane Izabel Moroni - - Multiplicadora Rosane Salete Moroni Kolcenty- Multiplicadora Sinara Bitencourt da Silveira- Multiplicadora Aline Verardo Corrêa

Leia mais

de animais nos parques

de animais nos parques GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Abandono de animais nos parques Animais não são descartáveis. Não abandone o seu. Abandonar é maltratar e maus-tratos a animais é crime. Lei Federal

Leia mais

FABIANA INÊS BERTANI

FABIANA INÊS BERTANI 1 FABIANA INÊS BERTANI PROJETO DE PESQUISA O TEMIDO MOSQUITO Aedes aegypti FARROUPILHA/RS Orientadora: Aline Verardo Corrêa Farroupilha 31/05/2008 2 FABIANA INÊS BERTANI PROJETO DE PESQUISA O TEMIDO MOSQUITO

Leia mais

GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL

GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL GUIA DO BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL A AMPARA ANIMAL é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), título concedido pelo Ministério da Justiça do Brasil. Sabe o que isso

Leia mais

Para aprender e colorir!

Para aprender e colorir! Para aprender e colorir! A Ampara Animal é uma organização não governamental (ONG) de proteção animal cuja missão é atuar de modo preventivo na transformação da realidade em que se encontram os cães e

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016 1 ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS de Jaboticabal SP - APA Lei Municipal de Utilidade Pública 3.193 de 07/10/03 - CNPJ 04.630.685/0001-00 www.apajaboticabal.org.br METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL

Leia mais

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. OS BENEFÍCIOS DE TER UM CÃO

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. OS BENEFÍCIOS DE TER UM CÃO CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES do hospital universitário cajuru. Os acidentes com cães são mais comuns do que imaginamos. Em Curitiba, onde se situa o maior Pronto-Socorro

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Uma tarde com animais Pedro Goulart, Bruna Barcelos, Rutilene Carmo, Marcelo de Souza, Bibiana Ferrer, Gladis Ferrer, Gabriela Menezes e Stefânia Guedes Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Desenho em Quadrinhos para Campanha de Propaganda da ONG Cãopartilhe 1

Desenho em Quadrinhos para Campanha de Propaganda da ONG Cãopartilhe 1 Desenho em Quadrinhos para Campanha de Propaganda da ONG Cãopartilhe 1 Bianca Said SALIM 2 Fernando ACÁCIO 3 Ludmilla Lara GUSMÃO 4 Mairy Luiza ALVES 5 Paloma Leite COSTA 6 Thais MARCELINO 7 Lamounier

Leia mais

CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL

CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL BUQUERA, Luiz Eduardo C. 1 COSTEIRA, Jessica A. 2 FERREIRA, Rafael de L. 3 BASTOS, Rodolfo M.

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina

Mostra de Projetos 2011. Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina Mostra de Projetos 2011 Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina Mostra Local de: São José dos Pinhais Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais

Leia mais

Acidentes de trânsito causam transtorno no feriado

Acidentes de trânsito causam transtorno no feriado Editoria: Noticia www.acritica.com.br Coluna: -- Acidentes de trânsito causam transtorno no feriado Acidentes de trânsito causam transtorno no feriado -- Acidentes na capital e no interior marcam o feriado

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO NO SÉCULO XXI. Palavras-Chave: discriminação - preconceito - consciência - reflexão - ação

DISCRIMINAÇÃO NO SÉCULO XXI. Palavras-Chave: discriminação - preconceito - consciência - reflexão - ação DISCRIMINAÇÃO NO SÉCULO XXI Fabiana Inês Bertani Professora de Ensino Fundamental Ronise Lucia Gottardi Aimi Professora de Ensino Fundamental Resumo Este artigo contempla parte das reflexões realizadas

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

PROFISSÃO: PROFESSOR

PROFISSÃO: PROFESSOR PROFISSÃO: PROFESSOR Andréia Taiza Sandri Machado 1 Justina Inês Marchesi Riboldi 2 Vivian Riboldi 3 Simone de Oliveira Emer 4 Resumo Os profissionais da educação encontram-se em situação de alerta. È

Leia mais

NOSSO BAIRRO SEM POLUIÇÃO: REPENSAR HÁBITOS E ATITUDES, SENSIBILIZAR PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

NOSSO BAIRRO SEM POLUIÇÃO: REPENSAR HÁBITOS E ATITUDES, SENSIBILIZAR PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. NOSSO BAIRRO SEM POLUIÇÃO: REPENSAR HÁBITOS E ATITUDES, SENSIBILIZAR PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. BERTON, Vânia Lúcia 1 Resumo: Este estudo foi desenvolvido através de um projeto de Educação Ambiental

Leia mais

O Vereador Dario Francisco da Silveira, Presidente da Câmara Municipal de Canoas, com assento nesta casa, vem, na PROJETO DE LEI Nº...

O Vereador Dario Francisco da Silveira, Presidente da Câmara Municipal de Canoas, com assento nesta casa, vem, na PROJETO DE LEI Nº... Ao Colendo Plenário da Câmara Municipal de Canoas O Vereador Dario Francisco da Silveira, Presidente da Câmara Municipal de Canoas, com assento nesta casa, vem, na forma regimental, à presença de Vossas

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA 140 TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA Lucas Moreira Professor Almiro Ferreira RESUMO Através deste trabalho será desenvolvido o conceito de responsabilidade social, onde para

Leia mais

DICAS QUERO UM BICHO PESSOAS FÍSICAS

DICAS QUERO UM BICHO PESSOAS FÍSICAS DICAS QUERO UM BICHO PESSOAS FÍSICAS 2007 1 MISSÃO A missão do Quero Um Bicho é a preservação da vida e dos direitos básicos de subsistência, independentemente da espécie. Cabe aos mais afortunados, atuar

Leia mais

MONITORIA ACADÊMICA: A IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

MONITORIA ACADÊMICA: A IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MONITORIA ACADÊMICA: A IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Abimael Sousa Cordeiro* 1 ; Bruno Peixoto de Oliveira 1 1 Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca,

Leia mais

LEIS TRABALHISTAS: TEORIA X PRÁTICA 1. A PESQUISA DE OPINIÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO

LEIS TRABALHISTAS: TEORIA X PRÁTICA 1. A PESQUISA DE OPINIÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO LEIS TRABALHISTAS: TEORIA X PRÁTICA Pricila Rocha dos Santos¹ Resumo Este texto tem por objetivo descrever as vivências em torno do projeto de pesquisa Leis trabalhistas: teoria e prática desenvolvido

Leia mais

Xixi na Cama. Cara Professora, Caro Professor,

Xixi na Cama. Cara Professora, Caro Professor, Xixi na Cama Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos mais um livro da coleção Revoluções: Xixi na Cama, do autor mineiro Drummond Amorim. Junto com a obra, estamos também

Leia mais

O terceiro passo foi a construção e análise de gráfico Produção de lixo doméstico por residência:

O terceiro passo foi a construção e análise de gráfico Produção de lixo doméstico por residência: Consumo, lixo e Cidadania Alunos do 8º ano aprofundam estudo do tema nas aulas de Geografia O projeto interdisciplinar Consumo, lixo e cidadania, que vem sendo desenvolvido com as turmas de 8º ano, está

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA A P A de JABOTICABAL DURANTE O ANO DE 2008

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA A P A de JABOTICABAL DURANTE O ANO DE 2008 1 RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA A P A de JABOTICABAL DURANTE O ANO DE 2008 O objetivo principal da APA-Associação Protetora dos Animais em Jaboticabal durante o ano de 2008 foi, como

Leia mais

21º Prêmio Expressão de Ecologia

21º Prêmio Expressão de Ecologia 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição 2013-2014 A tosa do animal é algo importante dentro da higiene Lhasa Apso de 2 meses recebe alguns treinamentos O banho - essa é a parte principal da higiene animal

Leia mais

Coordenador da Apoio

Coordenador da Apoio Coordenador da Apoio 1 2 Resultados de investigação realizada entre criminosos de alta periculosidade nos EUA, concluiram que seus crimes teriam relação com histórico de abuso familiar e crueldade com

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO BEM ESTAR E SAÚDE ANIMAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO BEM ESTAR E SAÚDE ANIMAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO BEM ESTAR E SAÚDE ANIMAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB Luana da Silva Barbosa 1 ; Benedito Marinho da Costa Neto 2 ; Alfredo Rosas de Lima

Leia mais

Poder: Jornal Fortuna

Poder: Jornal Fortuna Aqui você enriquece sua leitura Jornal Fortuna Volume 1, edição 1 Data do boletim informativo Nesta edição: Poder: Há vários tipos de poder, poder militar, poder da natureza, poder político, o poder da

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013

PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013 PROPOSTA PARA O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM 2013 Equipe proponente e organizadora: Rede de Defesa e Proteção Animal Responsável Prof. Alexander Welker Biondo Superintendência de Controle Ambiental Secretaria

Leia mais

Ficha técnica. COEDUCAR Cooperativa dos Trabalhadores de Educação Recanto do Fazer de Nova Iguaçu

Ficha técnica. COEDUCAR Cooperativa dos Trabalhadores de Educação Recanto do Fazer de Nova Iguaçu Ficha técnica COEDUCAR Cooperativa dos Trabalhadores de Educação Recanto do Fazer de Nova Iguaçu ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: Luiz Câmara Maria de Fátima B. Barbosa REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Professores: Maria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu Curso: Língua Inglesa/2005 Nome Aluno(a) Título Monografia/Artigo Orientador/Banca Annelise Lima

Leia mais

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ivone Aparecida Borges (1) Coordenadora de projetos, professora de Biologia e Educadora Ambiental no Centro Operacional de

Leia mais

FATORES ESTRATÉGICOS NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR DA UNIJUÍ 1. Rosita Da Silva Santos 2.

FATORES ESTRATÉGICOS NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR DA UNIJUÍ 1. Rosita Da Silva Santos 2. FATORES ESTRATÉGICOS NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR DA UNIJUÍ 1 Rosita Da Silva Santos 2. 1 Projeto de Pesquisa do Curso de Letras, do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: A Mulher e o Lar Palestrante: Vânia de Sá Earp Rio de Janeiro 06/10/2000 Organizadores da palestra: Moderador: "jaja" (nick: Moderador

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Entre a crueldade para com o animal e a crueldade com o homem, há uma só diferença,a vítima.(lamartine)

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Entre a crueldade para com o animal e a crueldade com o homem, há uma só diferença,a vítima.(lamartine) EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Entre a crueldade para com o animal e a crueldade com o homem, há uma só diferença,a vítima.(lamartine) Os programas apresentados no projeto de lei visam o controle da natalidade de

Leia mais

Além disto, desejávamos critérios claros de saúde (animais vacinados, vermifugados,

Além disto, desejávamos critérios claros de saúde (animais vacinados, vermifugados, BOLETIM INFORMATIVO I MARÇO/2004 ProAnima Associação Protetora dos Animais do DF CNPJ 05.992.115/0001-23 Tel: (61) 3032.3583 SHCN CL 116 bloco I loja 31-S. CEP 70773-590. Brasília DF. www.proanima.org.br

Leia mais

O DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CAMPUS UEL

O DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CAMPUS UEL O DESENVOVIMENTO DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CAMPUS UEL Kenya Vieira de Souza e Silva Vanessa Duarte Resumo A educação

Leia mais

www.senado.leg.br/datasenado

www.senado.leg.br/datasenado www.senado.leg.br/datasenado Lei Maria da Penha completa 9 Promulgada em 2006, a Lei Maria da Penha busca garantir direitos da mulher, além da prevenção e punição de casos de violência doméstica e familiar.

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CAMPINA GRANDE-PB. Maria Célia Cavalcante de Paula e SILVA Licenciada em Ciências Biológicas pela

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Protocolo 036/2010 FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO 1. Instruções 1 Deverão ser entregues 2 (duas) cópias impressas e 1 (uma) cópia via e-mail (na extensão.doc), encaminhados

Leia mais

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Paloma Rodrigues Cunha¹, Larissa Costa Pereira¹, Luã Carvalho Resplandes², Renata Fonseca Bezerra³, Francisco Cleiton da Rocha 4

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Palavras-chave: Educação Infantil Metodologia de Projetos Formação de professores

METODOLOGIA DE PROJETOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Palavras-chave: Educação Infantil Metodologia de Projetos Formação de professores Resumo: METODOLOGIA DE PROJETOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 1 Edeliane Melo Boeira ¹ Nureive Goularte Bissaco ² Lisandra Pacheco da Silva O presente trabalho surgiu a partir de nossas inquietações frente

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR WILTON LIRA

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR WILTON LIRA PROJETO DE LEI Nº 104 / 2012 Disciplina a doação e comercialização de cães e gatos no município de Manaus e dá outras providências. Art. 1º A reprodução de cães e gatos destinados a doação e comercialização

Leia mais

Gatos para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa) http://www.animaisderua.org. adr.divulgacao@gmail.com ???1000-0???

Gatos para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa) http://www.animaisderua.org. adr.divulgacao@gmail.com ???1000-0??? Gatos para Adopção AdR - Animais de Rua (Lisboa) http://www.animaisderua.org adr.divulgacao@gmail.com -1???1000-0??? Bruno, Macho arraçado(a) de Europeu Comum de porte Desconhecido com 1 anos..ao nosso

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros) Insere alínea ao inciso VI do artigo 150, da Constituição Federal, para vedar à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

RECICLANDO POR UM MUNDO MELHOR

RECICLANDO POR UM MUNDO MELHOR UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO CURSO "ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL" ADRIANA HECK FLORES ARIADNA CRISTINE SOARES DAIANE G. DICK KENIA C.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB Alfredo Rosas de Lima Júnior; Ana Carolina Bezerra; Luana da Silva Barbosa; Ewerton Guilherme Alves de Sousa;

Leia mais

PROFESSOR DE MATEMÁTICA E EDUCADOR ESPECIAL: UM PASSO PARA INCLUSÃO

PROFESSOR DE MATEMÁTICA E EDUCADOR ESPECIAL: UM PASSO PARA INCLUSÃO ISSN 2316-7785 PROFESSOR DE MATEMÁTICA E EDUCADOR ESPECIAL: UM PASSO PARA INCLUSÃO RESUMO Karen Rodrigues Copello Universidade Federal de Santa Maria karen_keruso@hotmail.com Debora Silvana Soares Universidade

Leia mais

PROJETOS PEDAGÓGICOS: RELAÇÕES AMBIENTAIS E CULTURAIS

PROJETOS PEDAGÓGICOS: RELAÇÕES AMBIENTAIS E CULTURAIS Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 PROJETOS PEDAGÓGICOS: RELAÇÕES AMBIENTAIS E CULTURAIS Ana Paula da Motta Escola Básica Municipal Marechal Câmara Piratuba/SC. Diretora. Graduada em Pedagogia pela Universidade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES - FIC /UNIS CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES - FIC /UNIS CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES - FIC /UNIS CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: INCLUIR E SER INCLUÍDO PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE

Leia mais

A RELAÇÃO DO CUIDAR-EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carla Ariana Passamani Telles 1 Franciele Clair Moreira Leal 2 Zelma Santos Borges 3.

A RELAÇÃO DO CUIDAR-EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carla Ariana Passamani Telles 1 Franciele Clair Moreira Leal 2 Zelma Santos Borges 3. Resumo A RELAÇÃO DO CUIDAR-EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carla Ariana Passamani Telles 1 Franciele Clair Moreira Leal 2 Zelma Santos Borges 3 O trabalho apresentado é um relato de experiência que foi desenvolvida

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Contrato: AS.DS.PV.024/2010 Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO

Leia mais

COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO?

COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? Dicas do professor Eliseu Gabriel COMO CUIDAR DO SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO? ÍNDICE Introdução 1ª dica - A posse responsável 2ª dica - A escolha 3ª dica - A Saúde 4ª dica - A Educação 5ª dica - A diversão/os

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO CUIDADO DA ENFERMAGEM PARA SAÚDE MENTAL DO IDOSO

A RELEVÂNCIA DO CUIDADO DA ENFERMAGEM PARA SAÚDE MENTAL DO IDOSO A RELEVÂNCIA DO CUIDADO DA ENFERMAGEM PARA SAÚDE MENTAL DO IDOSO Ianine Alves da Rocha¹, Aralinda Nogueira Pinto¹, L enilma Bento de Araújo Meneses¹, Lucineide Alves Vieira Braga¹, Ana Neri A lves da Rocha¹,

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Grasiela Zimmer Vogt 1 Cineri Fachin Moraes 2 Resumo Este artigo apresenta um olhar reflexivo sobre a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID PARA O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Zenith Vila Nova de Oliveira UFT/ Campus de Tocantinópolis Bolsista/Pibid/Curso de Pedagogia zenithvn@hotmail.com Maria Divina Fernandes

Leia mais

Ação Tutorial: redesenho de uma ação. Universidades virtuales y centros de educación a distancia

Ação Tutorial: redesenho de uma ação. Universidades virtuales y centros de educación a distancia Ação Tutorial: redesenho de uma ação. Universidades virtuales y centros de educación a distancia Prof. MSc. Paulo Cesar Lopes Krelling Universidade Federal do Paraná Núcleo de Educação a Distância Praça

Leia mais

Repassando... Prezados,

Repassando... Prezados, Repassando... Prezados, Estive no Galpão de Animais Desabrigados da Região Serrana de Teresópolis-RJ (Rua Caramuru, 200 Bairro: Meudon Teresópolis) na quinta-feira (20/01) e domingo (23/01) passado. Trabalho

Leia mais

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CALDAS JUNIOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA E DO CONTRÁRIO GENTILEZA GERA GENTILEZA Professoras: Jane Engel Correa Patrícia

Leia mais

PROJETOS CULTURAIS ELEIÇÕES. 5 0 a O - fu dame tal. Votar é uma forma de lutar pelos nossos direitos. Justificativa

PROJETOS CULTURAIS ELEIÇÕES. 5 0 a O - fu dame tal. Votar é uma forma de lutar pelos nossos direitos. Justificativa ELEIÇÕES ELEIÇÕES 5 0 a O - fu dame tal Votar é uma forma de lutar pelos nossos direitos. Justificativa PROJETOS CULTURAIS Estamos em época de eleições, em tempo de discutir ideias para fazer a melhor

Leia mais

CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Sociais (Educação Ambiental)

CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Sociais (Educação Ambiental) V1.2012 CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Sociais (Educação Ambiental) VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE PIRACICABANA E AO CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ Rodolfo Ferreira da Costa

Leia mais

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Gabriela Azevedo Marques da Cunha ¹ Selma Dantas Teixeira Sabra ² É uma problemática complexa que envolve na sua etiologia vários fatores individuais, sociais, culturais

Leia mais

Filhotes. bem-educados

Filhotes. bem-educados Filhotes bem-educados Erros cometidos pelos donos logo nos primeiros meses de vida dos cães podem prejudicá-los ao longo de toda sua vida. Aprenda como evitá-los Texto ana luísa vieira É fácil cair na

Leia mais

PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DE ENGENARIA CIVIL: TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DE ENGENARIA CIVIL: TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DE ENGENARIA CIVIL: TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO Leandro Conceição Pinto brotherleo1@hotmail.com (estudante) Universidade Católica do Salvador Rua Dirce Amorim, nº 44,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.474, DE 2013 (Do Sr. Dr. Ubiali)

PROJETO DE LEI N.º 6.474, DE 2013 (Do Sr. Dr. Ubiali) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.474, DE 2013 (Do Sr. Dr. Ubiali) Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos e dá providências correlatas. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-215/2007. APRECIAÇÃO:

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Alexandre COELHO 2 Catarina CARVALHO 3 Danielle RIBEIRO 4 Leoni ROCHA 5 Paloma HADDAD 6 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 7 Universidade Fumec,

Leia mais

PCN em Ação Relatório 5ª a 8ª série

PCN em Ação Relatório 5ª a 8ª série 1 PCN em Ação Relatório 5ª a 8ª série Antonia Terra de Calazans Fernandes Mimoso do Sul - 02 a 05 de maio de 2000 Assistiu e ajudou na coordenação: Marísia Buitoni Caracterização do Grupo Estavam presentes

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

Violência Doméstica contra Crianças sob a

Violência Doméstica contra Crianças sob a Apresentação Maria Alice Barbosa de Fortunato Autores: Kássia Cristina C. Pereira* Maria Alice B. Fortunato* Marilurdes A. de M. Álvares* Orientadora: Lygia Maria Pereira da Silva** * Fiocruz CPQAM/ NESC

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

1. Introdução e Revisão Bibliográfica 1.1. A problemática da conservação ambiental e o descarte de resíduos sólidos

1. Introdução e Revisão Bibliográfica 1.1. A problemática da conservação ambiental e o descarte de resíduos sólidos RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO FERREIRA, A. A. R. 1, NASCIMENTO, J. P. L 1, FALONE, S. Z. 2. 1 IFGoiano - Câmpus Rio Verde (Alunos do Projeto de Extensão do IF Goiano, Câmpus

Leia mais

ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sonhos, desejos e virtudes

ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sonhos, desejos e virtudes ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sumário Dedicatória Página 3 Introdução Página 4 Perfil do público pesquisado Página 5 Sonhos e desejos Página 8 Virtudes e pecados Página 10 Conclusões

Leia mais

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

O LIXO NOSSO DE CADA DIA 1 O LIXO NOSSO DE CADA DIA Natasha Logsdon Mestre em Ensino Ciências da Saúde e Meio Ambiente DADOS DE IDENTIFICAÇÃO O Projeto O LIXO NOSSO DE CADA DIA apresenta proposta de ação educativa em saúde e meio

Leia mais

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS práticas colaborativas e políticas públicas Bianca Santana Carolina Rossini Nelson De Luca Pretto organizadores São Paulo Salvador 2012 1ª edição 1ª impressão financiamento

Leia mais

ANALISE DO COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PALMAS

ANALISE DO COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PALMAS ANALISE DO COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PALMAS XAVIER, Patrícia Alves Santana LIMA, Suzany Saraiva GOMES, Alan Rios RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA: FIM DO MUNDO: MITO OU REALIDADE?

PROJETO DE PESQUISA: FIM DO MUNDO: MITO OU REALIDADE? UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - POLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL PROFESSORA MORGANA BOZZA ALUNAS DA TURMA 71 DA ESCOLA

Leia mais

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Adelaide Freitas da Silva Filha Graduanda em Pedagogia CEAD - UFPI Orientadora: Georgina Quaresma Lustosa Professora da

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ Introdução Maria Amélia da Silva Viana Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana UNASUR aneliavianna@hotmail.com A educação de qualidade é

Leia mais

LIMITES NA ADOLESCÊNCIA. Como impor limites a um adolescente, se o meio influencia justamente o contrário?

LIMITES NA ADOLESCÊNCIA. Como impor limites a um adolescente, se o meio influencia justamente o contrário? LIMITES NA ADOLESCÊNCIA Como impor limites a um adolescente, se o meio influencia justamente o contrário? Limitar é ensinar a tolerar frustrações. É prevenir para que, no futuro, uma dificuldade qualquer

Leia mais

Uma educação musical voltada para crianças e jovens. As práticas educativas na Fundação Música e Vida na construção cultural e da cidadania.

Uma educação musical voltada para crianças e jovens. As práticas educativas na Fundação Música e Vida na construção cultural e da cidadania. Uma educação musical voltada para crianças e jovens. As práticas educativas na Fundação Música e Vida na construção cultural e da cidadania. Mara Raquel da Silva, Graduanda em Pedagogia (UFPE) Allene Lage-

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS

ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS de Jaboticabal SP - APA RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA A P A de JABOTICABAL DURANTE O ANO DE 2009 1 Introdução A Associação Protetora dos Animais APA

Leia mais

A criatividade a serviço do saber

A criatividade a serviço do saber A criatividade a serviço do saber Walmir Gomes A escola é o espaço responsável pelo desenvolvimento do homem como sujeito de sua história, ela deve prepará-lo para uma socialização com o meio, no entanto

Leia mais

ANIMALGUINHOS, CONSTRUINDO UMA NOVA RELAÇÃO DE SAÚDE E AMIZADE ENTRE AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS: RESULTADOS PRELIMINARES

ANIMALGUINHOS, CONSTRUINDO UMA NOVA RELAÇÃO DE SAÚDE E AMIZADE ENTRE AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS: RESULTADOS PRELIMINARES ANIMALGUINHOS, CONSTRUINDO UMA NOVA RELAÇÃO DE SAÚDE E AMIZADE ENTRE AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS: RESULTADOS PRELIMINARES Jaqueliny Leindens ARCARI, Beatriz dos Santos BELLO, Deolinda Maria Vieira Filha CARNEIRO,

Leia mais

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó Sumário Sobre a série... 3 Material de apoio... 3 Roteiro para uso dos vídeos em grupos... 4 Orientações para o facilitador... 4 Conduzindo

Leia mais

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. A Declaração Universal dos Direitos do Animal foi proclamada na UNESCO em 15 de Outubro de 1978. 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª Aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e para a modernização dos serviços municipais

Leia mais

Controle Populacional de Caninos e Felinos por meio da Esterilização Cirúrgica

Controle Populacional de Caninos e Felinos por meio da Esterilização Cirúrgica Controle Populacional de Caninos e Felinos por meio da Esterilização Cirúrgica Gabriela Rodrigues Sampaio Professora Adjunto Doutora Departamento de Medicina Veterinária / UFLA gabsampa@ufla.br; Fabiane

Leia mais

Ilisiana Rech Grison Marcia Elena Soldatelli Formighieri Paula Noeci da Silva

Ilisiana Rech Grison Marcia Elena Soldatelli Formighieri Paula Noeci da Silva Ilisiana Rech Grison Marcia Elena Soldatelli Formighieri Paula Noeci da Silva PROJETO DE PESQUISA UM NOVO OLHAR SOBRE A SALA DE APOIO ORIENTADORA: INÊS BUENO KRAHE Caxias do Sul 1- Dados de Identificação:

Leia mais

Workshop da FAEL. aborda direitos humanos. e papel do educador

Workshop da FAEL. aborda direitos humanos. e papel do educador Workshop da FAEL aborda direitos humanos e papel do educador No 15 workshop da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, os acadêmicos do curso de pedagogia tiveram a oportunidade de aprender e praticar os

Leia mais