Plano Anual de Atividades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Anual de Atividades"

Transcrição

1 :08 Curiosidades da História Fátima Ribeiro de Melo História História e Geografia de Portugal BE/CRE :04 Concurso "Personagem Histórica" Fátima Ribeiro de Melo História História e Geografia de Portugal BE/CRE Comemoração de efemérides históricas relevantes para a identidade nacional Fátima Ribeiro de Melo História Comunidade educativa História e Geografia de Portugal Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 1 de 11.

2 10:17 10:17 Apoio/ Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico Promover o desenvolvimento de competências cognitivas Promover o bem estar psicossocial Promover o desenvolvimento de competências de estudo Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais Promover o desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos interpessoais 1.2. Alunos sinalizados para acompanhamento pelo SPO Humanos 10:42 10:42 Atendimento a Pais/Encarregados de Educação Promover o envolvimento dos encarregados de educação no processo de intervenção dos alunos Pais e Encarregados de Educação Humanos 12:20 12:20 Sessões de Informação sobre variadas temáticas, em colaboração com a CPCJ e UCC Eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo escolar Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima Humanos Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 2 de 11.

3 12:35 12:35 Ações em colaboração com os agentes educativos e serviços da comunidade Colaborar em todas as acções comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo escolar Promover a articulação com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas da saúde e da Segurança Social, de modo a contribuir para o correcto diagnóstico e avaliação sócio-médico-educativa de crianças e jovens com necessidades especiais e planear as medidas de intervenção mais adequadas Promover o contacto e articulação com os técnicos que acompanham os alunos nos serviços exteriores à escola Promover o envolvimento de outros serviços existentes na comunidade no processo educativo e desenho de intervenções concertadas 1.2. Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima Recursos humanos e recursos materiais existentes 15:51 15:51 Colaboração com o Núcleo da Educação Especial Avaliar segundo a CIF e colaborar na realização de relatórios Técnico Pedagógicos e na definição de Programas Educativos Individuais Avaliar alunos referenciados para a Educação especial e alunos com necessidaes educativas especiais Alunos referenciados para a Educação Especial Humanos 16:12 16:12 Avaliações Psicológicas e Psicopedagógicas Promover a aplicação de medidas adequadas a cada aluno para a obtenção do sucesso escolar do mesmo Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação 1.2. Alunos Sinalizados para avaliação pelo SPO Humanos Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 3 de 11.

4 Torneio Misto Interturmas de Futsal. competição na modalidade de Futsal. Alunos do 2º e da Escola Não 13:00 Competições do Desporto Escolar Criar vivências competitivas nos Alunos na modalidade escolhida. Todos os Alunos das Lanches 70 escolas dinamizadoras. 13:00 Competições Desporto Escolar (Transportes) Criar vivências competitivas nos Alunos na modalidade escolhida. Todos os Alunos das Táxi / Carrinha 300 escolas dinamizadoras. Hipoterapia. Terapia dos Alunos NEE da Escola através dos Cavalos Alunos NEE da Escola. 60 Exposições de Trabalhos. Dar a conhecer o trabalho realizado pelos Alunos. Educação Musical Comunidade Educativa do Agrupamento. Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 4 de 11.

5 18:08 14:20 Treinos do Desporto Escolar (Badmington, Ténis, Ténis Mesa, Canoagem, Futsal, Golfe, Natação e Voleibol) Proporcionar aos Alunos experiência competitiva na modalidade que escolheram. Todos os Alunos das escolas dinamizadoras :00 Palestra: "A Canoagem na Escola" Aprendizagem da didáctica e das metodologias da Canoagem. Alunos do 6º e 9º anos Articulação curricular Reuniões de docentes por níveis de lecionação.monitorizar o cumprimento das planificações.assegurar a aplicação uniformizada dos instrumentos e critérios específicos de avaliação.possibilitar a troca de materiais didáticos e experiências pedagógicas 2.4. Maria Madalena Fonseca de Línguas Português e Inglês Docentes da Área disciplinar de Inglês, Alemão e Espanhol Comemoração do Halloween.Concurso de vassouras.exposição de trabalhos dos alunos.decoração da Escola.Visualização de filmes de Halloween.Atividades de entretenimento (música e leitura da sina).banca de doces alusivos ao dia.fichas lúdicas sobre o Halloween.Desfile de indumentária festiva.promoção da Língua e da Cultura Inglesas.Divulgação do trabalho dos alunos.promoção da aprendizagem pela descoberta e interação.desenvolvimento do espírito crítico e criatividade dos alunos Maria Madalena Fonseca de Línguas Português e Inglês Professores dos grupos disciplinares 220 e 330.Professores dos grupos disciplinares 220 e 330 da EB da.alunos do Jardim de Infância, dos 1º, 2º e 3º ciclos 8 Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 5 de 11.

6 Comemoração do Remembrance Day/Poppy Day.Elaboração de "poppies".exposição de trabalhos dos alunos.promoção da Língua e da Cultura Inglesas.Divulgação do trabalho dos alunos.promoção da interdisciplinaridade /Inglês/História).Desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade dos alunos Maria Madalena Fonseca de Línguas Português e Inglês Grupos disciplinares 220 e 330.Professores dos grupos disciplinares 220 e 330 da EB da.alunos do Jardim de Infância, dos 1º, 2º e 3º ciclos :00 Corta-Mato do Agrupamento Proporcionar aos alunos momentos de competição saudável no Atletismo. Todos os alunos que queiram participar, desde que devidamente preparados. Dorsais Barreiras/Grades (Câmara) Fita Sinalizadora Alfinetes Feira de minerais Promover uma cultura de interesse pelo conhecimento. Melhorar de forma sustentada os resultados escolares. Daniel Amândio Vilas Boas Vieira Matemática e Ciências Experimentais Biologia e Geologia Comunidade escolar : :11 Feira do livro. Promover a participação da comunidade educativa na vida do Agrupamento. Promover a participação cívica e responsável dos alunos nas atividades da escola. Desenvolver o gosto pela leitura recreativa e enquanto meio de acesso ao conhecimento. Maria do Céu Carvalho Norberto Línguas Português e Inglês Todos os alunos da EBI/JI da. Recursos humanos e recursos materiais existentes Exposição de Trabalhos. Dar a conhecer os Trabalhos realizados pelos Alunos. Educação Visual e Tecnológica Comunidade Educativa do Agrupamento. Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 6 de 11.

7 Cursos Vocacionais :25 Festa de Natal Divulgar a os valores cristãos da época natalícia Camilo José Antunes Pereira de Oliveira Educação Moral e Religiosa Alunos, Professores e pessoal não docente Humanos Materiais Curso de Árbitros de Futsal. Aprendizagem do Regulamento de Futsal. Alunos do 2º e 3º Ciclos da Escola Torneio Individual de Ténis de Mesa. competição na modalidade de Ténis de Mesa. Alunos do 2º e 3º Ciclos da Escola Não Mega Sprinter Mega Salto Mega Lançamento Mega Km competição no Atletismo. Alunos do 2º e 3º Ciclos da Escola Não Exposição de Trabalhos. Dar a conhecer os Trabalhos realizados pelos Alunos. Educação Visual e Tecnológica Comunidade Educativa. Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 7 de 11.

8 :00 Corta-Mato Distrital competição saudável no Atletismo. Os Alunos que foram apurados no Corta- Mato do Agrupamento : :32 Semana da leitura. Fomentar o gosto pela leitura e a fruição estética. Promover a participação dos alunos na vida da comunidade educativa do Agrupamento. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita Maria do Céu Carvalho Norberto Línguas Português e Inglês Professores de línguas da EBI/JI da Alunos do 2º e do 3º Ciclo Recursos humanos e recursos materiais existentes Comemoração da atribuição do Foral à vila de Ponte Nuno Miguel Barreto de Oliveira Castilho História Comunidade Educativa História e Geografia de Portugal :00 Corta-Mato Nacional competição saudável no Atletismo. Os Alunos apurados no Corta-Mato Distrital. Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 8 de 11.

9 Exposição de Trabalhos. Dar a conhecer os Trabalhos realizados pelos Alunos. Educação Visual e Tecnológica Comunidade Educativa. Cursos Vocacionais : :00 -Comunhão pascal Celebrar a páscoa 2.5. Camilo José Antunes Pereira de Oliveira Educação Moral e Religiosa Professores de EMRC Alunos. Professores e Pessoal não Docente Humanos Materiais : :03 Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância Promover o desenvolvimento pessoal dos alunos em várias dimensões (ética, cultural e social) Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima e população em geral Humanos :30 Desafio Jovem Momentos de lazer e convívio, num espaço de saúde, atividade física e bons hábitos de vida. Alunos do Agrupamento. Encarregados de educação. Docentes. Auxiliares da Ação Educativa Sim Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 9 de 11.

10 Concertos Didácticos. Proporcionar aos Alunos momentos Musicais diversos. Educação Musical Alunos do da Escola Sim Torneio Misto Interturmas de Futebol de 7. competição na modalidade de Futebol. Alunos do 2º e 3º Ciclos da Escola Não :30 Dias da Escola Atividades de Promoção do Desporto Escolar na ESPL TIT (Torneios Inter Turmas) EBásico - Futsal E 10º ano - Badmington 11º + 12º anos - Voleibol 6x6 Promover as modalidades do Desporto Escolar que a ESPL oferece. competição nas modalidades de Voleibol, Badmington e Futsal. Alunos da Escola. Alunos de outras escolas Sim Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 10 de 11.

11 Cursos Vocacionais "Encontros com a Ciência". abertura de laboratório LAB1 à comunidade, para realização de atividades promotoras de boas práticas ambientais; abertura de laboratório LAB2 à comunidade, para realização de atividades promotoras de saúde; abertura de sala temáticas à comunidade para a realização de atividades relacionadas com a ciência e tecnologia. Reduzir ou manter reduzida a taxa de abandono escolar dos alunos. izar as aprendizagens dos alunos. Promover uma cultura de interesse pelo conhecimento. Promover a participação da comunidade educativa na vida do Agrupamento. Promover a participação cívica e responsável dos alunos na organização e funcionamento das estruturas e actividades da escola. Promover a coesão, o sentido de pertença/identidade e o respeito pela instituição escolar e por todos os membros da comunidade educativa. Daniel Amândio Vilas Boas Vieira Matemática e Ciências Experimentais Biologia e Geologia Comunidade escolar Sim Exposição de Trabalhos. Dar a conhecer os Trabalhos realizados pelos Alunos. Educação Visual e Tecnológica Comunidade Educativa. Agrupamento de Escolas de 2015/2016 Página 11 de 11.

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO () Ano letivo 2014/ O plano de ação do que se segue foi elaborado tendo por base o Plano Estratégico do Agrupamento, emanando dos seus quatro objetivos

Leia mais

NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR. COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO

NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR. COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA - Prof. Responsável pelo grupo/ equipa de Dança: Fátima Ferraz. - Prof. Responsável pelo grupo/ equipa

Leia mais

OBJETIVOS E METAS PARA 2018/2019

OBJETIVOS E METAS PARA 2018/2019 OBJETIVOS E METAS PARA RESULTADOS ESCOLARES A ENSINO BÁSICO Melhorar a percentagem de sucesso escolar, em relação ao diagnóstico do início do ano letivo nos 1.º, 5.º e 7.º Anos de Escolaridade, de acordo

Leia mais

. Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

. Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios

Leia mais

RELATÓRIO DO CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR D0 AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA

RELATÓRIO DO CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR D0 AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA RELATÓRIO DO CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR D0 AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA ANO 2013/2014 RELATÓRIO FINAL DO CLUBE DESPORTO ESCOLAR 2009/2010 1. Balanço do cumprimento dos Objectivos do Programa

Leia mais

Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Diretores de turma. Diretores de turma.

Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Diretores de turma. Diretores de turma. Plano Anual de Atividades Bibliotecas Coordenação das Bibliotecas do Agrupamento (24 atividades) Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Formação de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Aprovado em Conselho Geral de 9 de janeiro de 2018

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Aprovado em Conselho Geral de 9 de janeiro de 2018 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017 2018 Aprovado em Conselho Geral de 9 de janeiro de 2018 Página 1 de 12 É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Immanuel Kant

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17 ACTIVIDADE Receção aos alunos do 1º ano e Pré-escolar (Reunião de Pais e Enc. De Educação do JI e 1º ano) EIXO DE INTERVENÇÃO * escola/ família/comunid ade. - Gestão e organização. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Leia mais

RELATÓRIO. Plano Anual de Atividades. 1.º Período. Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande 2014/2015

RELATÓRIO. Plano Anual de Atividades. 1.º Período. Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande 2014/2015 RELATÓRIO 1.º Período Plano Anual de Atividades 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande Índice Pág. Nota Introdutória 02 Formas de divulgação das s 04 Atividades realizadas durante o 1.º Período

Leia mais

A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro.

A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro. A Escola João Afonso de Aveiro está inserida no Agrupamento de Escolas de Aveiro. 1 / 6 Somos uma Escola com excelentes horários e diversos apoios ao estudo: de Salas de Estudo em grupo, Aulas de Apoio

Leia mais

ÂMBITO DE REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE. Secção Disc Português. Secção Disc Português

ÂMBITO DE REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE. Secção Disc Português. Secção Disc Português D ÂMBITO DE REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE a t Período Departamentos Secções PROJECTOS PLANOS PCT 1º período Departamento Secção de Geo e Ciências Sociais e HGP Humanas 11º período Departamento de º Línguas

Leia mais

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018 OBJETIVOS E METAS PARA RESULTADOS ESCOLARES A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Melhorar a percentagem das competências a adquirir pelas crianças, face aos resultados de diagnóstico realizado no início do ano letivo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURÃO - Ano Letivo 2015/ 2016 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES ( ) Eixo I - APOIO À MELHORIA DAS APRENDIZAGENS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURÃO - Ano Letivo 2015/ 2016 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES ( ) Eixo I - APOIO À MELHORIA DAS APRENDIZAGENS PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES (2015-2017) Eixo I - APOIO À MELHORIA DAS APRENDIZAGENS Designação da Ativida Calendarização Dinamizadores Público Alvo Oficina Gramática e leitura Oficina da escrita Plano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Expressões PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Colégio Laura Vicunha PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Colégio Laura Vicunha PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017 2018 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 26 de setembro Línguas Dia Europeu da Línguas sensibilizar para a diversidade linguística. 2º/3ºCEB

Leia mais

O.G. do P.E.A. Indicadores de Avaliação. Alunos/ Turma(s) Professor(es) responsáveis. Área(s) Disciplinar(es) Ciências Naturais Educação músical

O.G. do P.E.A. Indicadores de Avaliação. Alunos/ Turma(s) Professor(es) responsáveis. Área(s) Disciplinar(es) Ciências Naturais Educação músical DEPARTAMENTO/CLUBE: Expressões Objetivos Gerais do Projeto Educativo do Agrupamento 1 Promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar 5 Valorizar o Património, incluindo a dimensão ecológica,

Leia mais

Caracterização da comunidade escolar

Caracterização da comunidade escolar 1. Corpo discente Caracterização da comunidade escolar O Agrupamento de Escolas de Amareleja é frequentado por um total de 709 alunos, assim distribuídos: Quadro 1: Número de alunos por ciclo/ estabelecimento

Leia mais

Afetos intergeracionais - Visita a um lar de idosos; - Elaboração e oferta de um presente simbólico; - Partilha de saberes.

Afetos intergeracionais - Visita a um lar de idosos; - Elaboração e oferta de um presente simbólico; - Partilha de saberes. Direcção Regional de Educação do Norte AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO - 343389 PLANIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES 2014/2015 DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES PROJECTO EDUCATIVO

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE MATOSINHOS Plano Anual de Atividades 2012/2013

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE MATOSINHOS Plano Anual de Atividades 2012/2013 AGRUPAMENTO ESCOLAS DE MATOSINHOS Plano Anual de Atividades 2012/2013 Atividades livres Educadores Pré-esc. 1-07-2013 31-07-2013 Cantar os Reis Educadores Pré-esc., 1ºciclo 3-01-2013 31-01-2013 Dia da

Leia mais

PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2013 2014 INTRODUÇÂO - AMBIENTE E SUTENTABILIDADE Conteúdo INTRODUÇÂO... 4 Pl Anual... 5 AMBIENTE E SUTENTABILIDADE... 6 EMPREENDORISMO E INOVAÇÃO... 7 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA. Relatório Final do Clube de Desporto Escolar. Ano letivo 2014/2015

AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA. Relatório Final do Clube de Desporto Escolar. Ano letivo 2014/2015 AGRUPAMENTO ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório Final do Clube de Desporto Escolar Ano letivo 2014/2015 Relatório interno do Clube de Desporto Escolar 2014/2015 1. Introdução 1.1. Enquadramento 1.2.

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - GERAL - 1º Período

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - GERAL - 1º Período PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - GERAL - 1º Período Princípios e valores que orientam o PE Medidas do Plano de Ação Estratégica (1, 2,3 e 4) Atividades 1º Período Dinamizadores Destinatários Data Recursos Humanos

Leia mais

ESTE MÊS ACONTECE. DEZEMBRO DE 2016 INTERVENIENTES CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE. 5 de dezembro Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ESTE MÊS ACONTECE. DEZEMBRO DE 2016 INTERVENIENTES CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE. 5 de dezembro Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência DEZEMBRO DE 2016 ESTE MÊS ACONTECE. 5 de Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Serviços Especializados de Apoio Educativo Equipa da Saúde 5, 6, 7 e 13 de (12h30) Campeonatos Matemáticos

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Aprovado em Conselho Geral de 14 de dezembro de 2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Aprovado em Conselho Geral de 14 de dezembro de 2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 2017 Aprovado em Conselho Geral de 14 de dezembro de 2016 Página 1 de 13 É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Immanuel

Leia mais

ATIVIDADES DO DESPORTO ESCOLAR

ATIVIDADES DO DESPORTO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS ANO LETIVO 2017-2018 ATIVIDADES DO DESPORTO ESCOLAR Clube do Desporto Escolar JULHO DE 2017 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 I. ENQUADRAMENTO 2 II. PROJETO 3 III. AVALIAÇÃO 5 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

PROJETO DE DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DE DESPORTO ESCOLAR PROJETO DE DESPORTO ESCOLAR 2013 2017 1. INTRODUÇÃO O Programa do Desporto Escolar para o quadriénio de 2013-2017 visa aprofundar as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia

Leia mais

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades do Agrupamento (PAAA) constitui um dos instrumentos do exercício da autonomia previsto no nº 1, do artigo 9º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, assumindo-se

Leia mais

Colégio S. Francisco Xavier

Colégio S. Francisco Xavier Ano letivo 2016/ 1º Período Atividade Data prevista Descrição / Objetivos Intervenientes Conselhos de Turma 6 de setembro de 2016 Apresentação dos Conselhos de Turma, distribuição dos horários e preparação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRAGA OESTE PLANO DE MELHORIA EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA 2015/2017 EqAI - 2015 Página 1 de 6 1. Resultados Em Português: incentivar a leitura; recontar as Académicos: histórias

Leia mais

INICIO DO ANO LECTIVO

INICIO DO ANO LECTIVO INICIO DO ANO LECTIVO 2010-11 Dia Hora ACTIVIDADE / SERVIÇO 9.30-12.30 Recepção dos docentes do Agrupamento 1 14.30 Reunião Mediadores Cursos EFA+Direcção 15.00 Reunião de Coordenadores de Departamento

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AO LONGO DE TODO O ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Ano letivo 2012/2013 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Datas ATIVIDADE POPULAÇÃO ALVO DINAMIZAÇÃO PARCERIAS Dinamização do Plano Nacional de Leitura:

Leia mais

ANO LECTIVO 2009/2010

ANO LECTIVO 2009/2010 ANO LECTIVO 2009/2010 Nota introdutória Este documento referenciará apenas os domínios que, relativamente ao projecto elaborado no ano lectivo 2008/2009, foram alterados. 1.1 Caracterização da comunidade

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Missão do Agrupamento:

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Missão do Agrupamento: Missão do Agrupamento: Dotar cada um dos nossos alunos com as competências, capacidades e conhecimentos que lhe permitam explorar plenamente as suas capacidades, integrar-se ativamente na sociedade e dar

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO

PLANO DE ATIVIDADES SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO PLANO DE ATIVIDADES SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO Lado a lado na Solução OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO POSSUIR UMA OFERTA EDUCATIVA DIVERSIFICADA E DE ACORDO COM OS VÁRIOS

Leia mais

AESC - PAA 2016/17 (25/11/16) - DESPORTO / E.F.

AESC - PAA 2016/17 (25/11/16) - DESPORTO / E.F. B018 Atividade de Nível II - Jogos de Futsal Juvenis Masculino. Jogo 1 - Beja Jogo 2 - Santiago Jogo 3 - Santiago Jogo 4 - Santiago Jogo 5 - Mértola Jogo 6 - Almodôvar Local - Pavilhões das Escolas ou

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2014/2015 Caracterização da comunidade escolar 1. Corpo discente Observatório da Qualidade 2014/2015 O Agrupamento

Leia mais

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 25 de setembro Pastoral Eucaristia comemorativa dos 50 anos das FMA em Vendas e de abertura do ano letivo. 26

Leia mais

Coordenador do desporto Escolar: Prof. Carlos Fonseca

Coordenador do desporto Escolar: Prof. Carlos Fonseca CLUBE DO DESPORTO ESCOLAR A Lei de Bases do Sistema Educativo prevê que as actividades curriculares dos diferentes níveis de ensino devem ser complementadas por acções orientadas para a formação integral

Leia mais

Clube do Desporto Escolar

Clube do Desporto Escolar Agrupamento de Escolas das Taipas Clube do Desporto Escolar 1. Estrutura organizacional Coordenador: Maria Elisabete da Silva Martinho Grupo de Recrutamento: 620 Departamento: Expressões Composição do

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 1 DOMÍNIO A Apoio ao desenvolvimento curricular SUBDOMÍNIO: A.1. Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes Escola/comunid.

Leia mais

DESPORTO ESCOLAR DA EB 2,3 DE JOSÉ RELVAS ALPIARÇA O DESPORTO ESCOLAR EM MOVIMENTO

DESPORTO ESCOLAR DA EB 2,3 DE JOSÉ RELVAS ALPIARÇA O DESPORTO ESCOLAR EM MOVIMENTO DESPORTO ESCOLAR DA EB 2,3 DE JOSÉ RELVAS ALPIARÇA O DESPORTO ESCOLAR EM MOVIMENTO ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2011-2012 As atividades desenvolvidas ao longo dos 3 períodos foram de caráter desportivo

Leia mais

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO Apresentação do Projecto Escola E.B 2,3 Passos José OBJECTIVOS GERAIS Fomentar a integração dos alunos no contexto escolar, promovendo o sucesso educativo Agir preventiva

Leia mais

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019 Pl Anual de Atividades - BECRE CÓDIGO DA ATIVIDADE B-D-G 651 B-F 652 ATIVIDADE A DESENVOLVER OBJETIVOS DESCRIÇÃO RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS DATA

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES A DESENVOLVER EM FUNÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA Grupo de Trabalho:

Leia mais

JANEIRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Local. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período

JANEIRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Local. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período JANEIRO Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período Receção dos alunos e diálogo sobre as férias de Natal Elaboração de um texto sobre as mesmas Prof./Educ. e Responsáveis Dia de Reis Comemoração desta

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO. Plano Plurianual de Atividades

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO. Plano Plurianual de Atividades AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MELGAÇO Plano Plurianual de Atividades 2014/2017 0 Índice Índice... 1 Introdução... 2 DIMENSÃO PEDAGÓGICA... 3 DIMENSÃO CÍVICA... 7 DIMENSÃO ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE... 9 DIMENSÃO

Leia mais

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos. - individual - em grupo - consultoria a professores, encarregados de educação e pais B - Participação

Leia mais

PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2013 2014 INTRODUÇÃO- AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Indíce INTRODUÇÃO... 4 Pl Anual... 5 AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE... 5 EMPREENDORISMO E INOVAÇÃO... 6 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização. Outubro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização

Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização. Outubro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização Atividades 1º período Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização 145-Reunião de articulação entre professores EE e professores que lecionam alunos CEI Grupo EE com alunos CEI Início

Leia mais

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LECTIVO 2010/2011 Introdução O Plano do Departamento de Línguas tem como pressupostos o Projecto Educativo em vigor da Escola Secundária da Baixa da Banheira cujos

Leia mais

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque - Incentivar o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação com a vida escolar Pré- Apresentação; abertura do ano lectivo; informações gerais; promover a participação da família e da na escola Setembro

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

Plano anual de atividades 2016 / 2017

Plano anual de atividades 2016 / 2017 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças happy day setembro 2016 Fomentar o desenvolvimento da autonomia quer em relação ao

Leia mais

NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta

NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta COORDENADOR/A: José Miguel Faria PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA Docente Adjunta: Ana Maria Oliveira (Professora Titular de Turma

Leia mais

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO CURRICULAR DE AGRUPAMENTO Após a aprovação no último Conselho Pedagógico de 13 de Outubro de 2010, das líneas orientadoras para a definição das opções estratégicas do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA Oferta Formativa Pré-escolar No ensino pré-escolar não existe um currículo formal, as Orientações Curriculares bem como as Metas de Aprendizagem para a

Leia mais

CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE PROMOTORES PARTICIPANTES. Torneios Interturmas de Basquetebol Grupo de Educação Física (620). Todas as turmas.

CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE PROMOTORES PARTICIPANTES. Torneios Interturmas de Basquetebol Grupo de Educação Física (620). Todas as turmas. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ESCOLA E x t e r n a t o d e S. M i g u e l d e R e f o j o s ANO LETIVO 2017/18 CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE PROMOTORES PARTICIPANTES Torneios Interturmas de Basquetebol Grupo

Leia mais

Externato Paroquial de Colares. Plano Anual 2016/2017

Externato Paroquial de Colares. Plano Anual 2016/2017 Externato Paroquial de Colares Plano Anual 2016/2017 INDICE 1- Agrupamento de Alunos..... 2 2- Serviço Docente.....2 3- Critério de Avaliação..... 2 4- Avaliação.... 3 4.1- Critérios......3 4.2- Auto avaliação.....3

Leia mais

Educação Pré-Escolar

Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar Sendo a primeira etapa na educação básica, as competências gerais para a Educação Pré Escolar constituem um conjunto de princípios para apoiar o Educador de Infância na sua prática,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PIONEIROS DA AVIAÇÃO PORTUGUESA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016-17 Atividades abertas à comunidade escolar a decorrer no mês de fevereiro - 2017 Data Atividade Descrição resumida

Leia mais

APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso

APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso Plano Plurianual de Melhoria APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO e CIDADANIA Um Caminho de Sucesso 1 18 de setembro de 2015 26 de abril de 2013 Organização do Agrupamento de Escolas da Caparica - AEC Secundária do

Leia mais

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax. Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha 4420-195-S. Cosme- Gondomar Tel. 224830104 Fax. 224837223 Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2

Leia mais

SEMANA CULTURAL 2013

SEMANA CULTURAL 2013 Terça-Feira Dia 2 de Abril 21:00 Cerimónia de abertura da semana cultural Noite desportiva: SEMANA CULTURAL 2013 PROGRAMA Direção do Agrupamento de Escolas Pavilhão desportivo municipal 21:15 - Danças

Leia mais

supertmatik Vocabulário Inglês

supertmatik Vocabulário Inglês (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto supertmatik Vocabulário Inglês Professora dinamizadora: Silvina Ferreira Ano letivo 2016-2017 Índice 1.

Leia mais

Externato São Miguel Arcanjo Lisboa Plano Anual de Atividades 2015/ Externato São Miguel Arcanjo. Plano Anual de Atividades

Externato São Miguel Arcanjo Lisboa Plano Anual de Atividades 2015/ Externato São Miguel Arcanjo. Plano Anual de Atividades Externato São Miguel Arcanjo Lisboa Pl Anual de Atividades 05/06 Externato São Miguel Arcanjo Pl Anual de Atividades 05/06 Externato São Miguel Arcanjo Lisboa Pl Anual de Atividades 05/06.Pl Anual de Atividades.

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 O Plano Anual de Actividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das actividades es, para um ano lectivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os objectivos

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA SETEMBRO 2014 Enquadramento O presente documento surge na sequência do processo de Avaliação Externa realizada ao Agrupamento de Escolas Santos Simões

Leia mais

Plano Anual de Atividades Recursos. - Comunidade educativa - Espaço escolar. - Cursos/Turmas - Mata do Cabo. - Sala de convívio

Plano Anual de Atividades Recursos. - Comunidade educativa - Espaço escolar. - Cursos/Turmas - Mata do Cabo. - Sala de convívio 1º PERÍODO Receção aos alunos Alunos e encarregado s de educação educativa Espaço escolar Proporcionar um ambiente escolar familiar 14092014 Atividade de Integração Cursos/Turmas Mata do Cabo Promover

Leia mais

Externato D. Afonso Henriques 2016/2017. Curriculares (frequência obrigatória) o. Não curriculares. Reuniões. Exames

Externato D. Afonso Henriques 2016/2017. Curriculares (frequência obrigatória) o. Não curriculares. Reuniões. Exames 2016/2017 Índice INTRODUÇÃO... 3 ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR... 4 1- Atividades Desportivas... 4 2 - Jornal da Escola... 5 3 - Clube de Informática... 5 4 Clube de Artes... 6 5- Plano Nacional

Leia mais

Resultados académicos AEFA

Resultados académicos AEFA Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres Resultados académicos 2017/2018 1 Índice Introdução... 3 Taxa de sucesso /... 4 Sucesso e insucesso por ano/disciplina - 2017/2018... 5 Exames nacionais Ensino

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2016/2017

Plano Anual de Atividades 2016/2017 Plano Anual de 2016/2017 Colégio de Santa Clara Plano Anual de 2016/2017 Deus criou o Homem e a Natureza em sintonia perfeita. Corpo, alimento e movimento coexistem desde sempre, destinados a criar felicidade.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Revisão:00

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Revisão:00 te t d Ano letivo: 2018/2019 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Revisão:00 A avaliação é um elemento integrante, regulador e orientador da prática educativa e das aprendizagens, permitindo uma recolha sistemática

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos (GARE)

Gestor de Atividades e Recursos Educativos (GARE) Gestor de Atividades e Recursos Educativos (GARE) Resumo das atividades Data Atividade Público-Alvo Início - Término Titulo, Tipologia, Proponente, Escola Préescolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Alunos com

Leia mais

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os Cenourinhas Plano de Actividades Ano Lectivo 2015-2016 Temática: FAMÍLIA - 1 - União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Carta de Missão 2013/2017 Maria Guilhermina Cruz de Pina Madeira Barros Ramos Compromissos Objetivos Estratégias Metas/Critérios de sucesso C1 Sucesso escolar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES QUADRO GERAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 205/206 Departamento de Ciências Sociais e Humanas Escola Básica,2,3/JI de Angra do Heroísmo Estruturas de Articulação Curricular Departamento

Leia mais

Plano de Actividades Ano lectivo 2008/2009 Tema: A aventura dos livros

Plano de Actividades Ano lectivo 2008/2009 Tema: A aventura dos livros Plano de Actividades Ano 2008/2009 Tema: A aventura dos livros 1 ACTIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO Actividades Objectivos Intervenientes Calendarização Proceder à gestão de colecções. Organização e gestão do

Leia mais

DIA DO AGRUPAMENTO:

DIA DO AGRUPAMENTO: DIA DO AGRUPAMENTO: 03.03.2017 ATIVIDADE RESPONSÁVEIS DIA HORA LOCAL DESTINATÁRIOS Atuação do coro Boa Coro Boa Onda 03/03 09:20 Átrio da entrada Onda 21h Grande auditório Concurso de leitura Prof. Português

Leia mais

Plano Integrado de Combate à Exclusão Social na Escola e de Prevenção do Abandono Escolar

Plano Integrado de Combate à Exclusão Social na Escola e de Prevenção do Abandono Escolar SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE RIBEIRA GRANDE Equipa Multidisciplinar da EBI de Ribeira Grande Plano Integrado de Combate à Exclusão Social

Leia mais

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas.

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA ESCOLA EB1/JI DE S. BENTO DA BATALHA ANO LETIVO 2014/2015 Prioridade PE /Operacionalização Reunião de Pais - Informar da organização e dinâmica r do ano letivo que se inicia.

Leia mais

Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa

Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa 1 FINALIDADES O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Leia mais

FORMAL DEFINIDO POR ÓRGÃOS COMPETENTES (MINISTÉRIO, DIRECÇÕES REGIONAIS, ESCOLAS )

FORMAL DEFINIDO POR ÓRGÃOS COMPETENTES (MINISTÉRIO, DIRECÇÕES REGIONAIS, ESCOLAS ) CURRÍCULO FORMAL DEFINIDO POR ÓRGÃOS COMPETENTES (MINISTÉRIO, DIRECÇÕES REGIONAIS, ESCOLAS ) NÃO FORMAL PARALELO AO FORMAL SEM DEFINIÇÃO OFICIAL (CONTACTO COM OS COLEGAS, ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES.)

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 Após a leitura dos pareceres elaborados pelos diferentes departamentos, procedeu-se ao levantamento de dados referentes a situações-problemas e foram delineadas estratégias

Leia mais

Reunião Encarregados de Educação. 2.º Ciclo. Ano letivo 2013/2014

Reunião Encarregados de Educação. 2.º Ciclo. Ano letivo 2013/2014 Reunião Encarregados de Educação 2.º Ciclo Ano letivo 2013/2014 Ordem de trabalhos 1 Apresentações 2 Metodologias 3 Critérios de Avaliação 4 Outros Assuntos 2 Atividade Letiva Horas 9h00/9h45 9h45/10h30

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago. 2018/19

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago. 2018/19 Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago 2018/19 www.aveordemsantiago.pt 15 15 de 21 de Dezembro a 4 de Janeiro EB1 nº 7 de Setúbal A última Semana na Escola foi assim Todos os alunos do 3º ano da Escola,

Leia mais

PROPOSTA II DO GRUPO DE TRABALHO

PROPOSTA II DO GRUPO DE TRABALHO SCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ AFONSO SEIXAL CÓDIGO 401481 Av. José Afonso Cavaquinhas Arrentela 2840 268 Seixal -- Tel. 212276600 Fax. 212224355 PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA PROPOSTA II DO GRUPO DE TRABALHO 2014-2017

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças Jogos de movimento e jogos de socialização Favorecer o desenvolvimento da auto-estima

Leia mais

Plano de Atividades 2014 / 2015

Plano de Atividades 2014 / 2015 Plano de Atividades 2014 / 2015 Rua Padre Manuel Castro - 4465-199 S. MAMEDE DE INFESTA (MTS) Tlm: 918 359 469 e-mail: asspaispmcastro.jisdias@gmail.com www.assocpaispmc.pt.vu Apresentação O Plano de Atividades,

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Estabelecimento de Ensino: Estrutura de Gestão Intermédia: ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES EB1/JI de São Sebastião Conselho de Núcleo de São Sebastião e Ribeira

Leia mais

Dia Hora Planeamento do ano letivo 2017/2018 Local

Dia Hora Planeamento do ano letivo 2017/2018 Local Dia Hora Planeamento do ano letivo 2017/2018 Local 11 set 9h Apresentação para o Préescolar e 1º ano EB1/JI 11 set 15h Apresentação para o 5º ano EB SM 12 set 15h Apresentação para os 7º e 10º anos EB

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 O Plano Anual de Atividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das Atividades escolares, para um ano letivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os

Leia mais

ESCOLA PORTUGUESA DE LUANDA

ESCOLA PORTUGUESA DE LUANDA ESCOLA PORTUGUESA DE LUANDA Centro de Ensino e Língua Portuguesa Plano Anual de Atividades 2017/2018 Plano Anual de Atividades 2017/2018 Metas / Objetivos 2, 5 Orientação Vocacional Alunos 9º ano SPO Grupos

Leia mais

1º PERÍODO ATIVIDADES APROVADAS

1º PERÍODO ATIVIDADES APROVADAS 2013 09 16 1º 2013 09 16 1º 1º RÍODO ATIVIDADES APROVADAS 2013 09 16 1º Manhã 2013 09 27 1º 2013 10 2013 11 1º 2013 10 1º 2013 10 1º Todos os JI e EB1 do EB1 do Salgueiral Afonso Abertura do ano escolar

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar

Avaliação da biblioteca escolar Avaliação da biblioteca escolar 29-213 21 Avaliação -- -- 211 D. Gestão da biblioteca escolar Avaliação D.1 Articulação da BE com a escola/agrupamento. Acesso e serviços prestados pela BE. 2.83 D.2 Condições

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã Sede: Escola Básica Pêro da Covilhã /2016

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã Sede: Escola Básica Pêro da Covilhã /2016 de Escolas Pêro da Covilhã - 161159 Sede: Escola Básica Pêro da Covilhã - 310232 2015/2016 As a desenvolver têm como finalidade: Ø Educar para a Saúde; Ø Promover os Valores da Solidariedade, da Convivência

Leia mais

EM DEZEMBRO ACONTECEU...

EM DEZEMBRO ACONTECEU... EM DEZEMBRO ACONTECEU... Data Actividade Escola Destinatários Dinamizadores 1 Dia da Pessoa com Deficiência (Atividades a definir) Alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade 1 / 16 José Manuel

Leia mais

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1 Índice PLANOS DE ESTUDO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3.1. PLANO DE ESTUDO - EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR... 5 3.2. PLANO DE ESTUDO - 1º CICLO... 6 3.3. PLANO DE ESTUDO - 2º e 3º CICLOS... 8 4. DISCIPLINAS NÃO CURRICULARES...

Leia mais

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 - Ao longo do ano - Manutenção do blogue da BE - Divulgar as actividades no blogue - Promover a integração da BE na Escola -Difusão da informação educativa -

Leia mais