NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta"

Transcrição

1 NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta COORDENADOR/A: José Miguel Faria PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA Docente Adjunta: Ana Maria Oliveira (Professora Titular de Turma 1º ano) Docentes colaboradores: António Basto (Professor Titular de Turma 2º ano) OBJETIVOS Reconhecer a importância da conservação da floresta autóctone e de toda a sua biodiversidade. Reconhecer a necessidade de uma mudança comportamental face ao ambiente, em geral, e à floresta, em particular. Compreender conceitos essenciais relacionados com o Ambiente que devem fundamentar a acção humana no plano individual e comunitário. Promover atividades de sensibilização da comunidade educativa para a preservação do ambiente e da floresta, em particular. Organizar e participar em comemorações ou outros eventos, tais como práticas sustentáveis, palestras, concursos, campanhas, exposições, dramatizações, oficinas de trabalho e visitas de estudo. Realizar atividades práticas no espaço ajardinado da escola ou outros locais.

2 DESTINATÁRIOS Envolver outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento nas campanhas e outras atividades a desenvolver pelo clube. Realizar protocolos e parcerias no âmbito da educação ambiental. Colaborar com a Câmara Municipal de Braga e/ou outras entidades em projetos de educação para a sustentabilidade. Desenvolver a curiosidade, o espírito de observação, o sentido crítico e o gosto pela investigação. Desenvolver competências sociais: a comunicação, o respeito pelo outro e pelo meio ambiente, a cooperação, a tomada de decisões, a gestão de conflitos e a autonomia. Promover a formação integral dos alunos. Contribuir para a ocupação dos tempos livres dos alunos com experiências/vivências no âmbito da educação para a sustentabilidade. Fomentar a relação professor/aluno e aluno/aluno, quer na sala de aula, quer em ambientes/contextos educativos menos formais. Alunos do 1º Ciclo da EB1 Padim da Graça LOCAL/HORÁRIO SEMANAL 2.ª feira 15h50 às 16h35; 16h45 às 17h30; 4.ªfeira - 15h50 às 16h35; 16h45 às 17h30; Local: espaço ao ar livre/recreio escolar; sala disponível no horário marcado. DO PROJETO PROPOSTAS DE ATIVIDADES NOME DA ATIVIDADE: Comemoração do Dia de S. Martinho DATA PREVISTA: 11 de Novembro 2011 PARTICIPAÇÃO: Comunidade Escolar DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: pesquisa sobre o castanheiro; degustação da castanha; fogueira simbólica. (atividades a definir) NOME DA ATIVIDADE: Comemoração do Dia da Floresta Autóctone Fase Escola das XI Olimpíadas da Floresta DATA PREVISTA: 23 de Novembro 2011 (4.ªfeira) PARTICIPAÇÃO: Alunos do Clube DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: colocação das primeiras placas identificativas das espécies vegetais do jardim da escola.

3 NOME DA ATIVIDADE: Atividades da Quadra Natalícia DATA PREVISTA: Dezembro 2011 PARTICIPAÇÃO: Alunos do Clube Guardiões da Floresta DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Construção de presépio, árvore e/ ou postais de Natal, em materiais provenientes da floresta ou em materiais reciclados e exposição dos trabalhos realizados. NOME DA ATIVIDADE: Comemoração do dia do Prosepe Fase Nacional das XI Olimpíadas da Floresta DATA PREVISTA: 4 de Março de 2012 (antecipado para dia 2 de Março 6.ªfeira) LOCAL: Escola Básica 2,3 do Cávado Local das Olimpíadas: a definir pelo PROSEPE PARTICIPAÇÃO: Equipas representantes dos Clubes da Floresta DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: o programa das Olimpíadas será definido pelo PROSEPE NOME DA ATIVIDADE: Visita a uma área florestal DATA PREVISTA: Março 2012 PROJETOS ENVOLVIDOS: Jornal Escolar e Comunicação. (proposta sujeita a confirmação por parte dos coordenadores dos clubes) LOCAL: a definir PARTICIPAÇÃO: Clube Guardiões da floresta e outros clubes do agrupamento que queiram participar. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: a visita envolverá atividades lúdicopedagógicas. NOME DA ATIVIDADE: Encontro dos Clubes da Floresta do Distrito DATA PREVISTA: Maio 2012 LOCAL: a definir pelo PROSEPE PARTICIPAÇÃO: Clubes da Floresta do Distrito de Braga DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: O programa do Encontro Distrital será definido pelo PROSEPE e incluirá diversas atividades, entre as quais um percurso pedestre. NOME DA ATIVIDADE: Realização de um piquenique/acampamento ou outra actividade desenvolvida em espaço florestal DATA PREVISTA: Maio 2012 LOCAL: a definir PARTICIPAÇÃO: Alunos do Clube Guardiões da floresta DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A atividade proposta visa a demonstração de todas as regras que devem ser cumpridas para evitar a ocorrência de incêndios.

4 ARTICULAÇÃO COM OUTROS PROJETOS ARTICULAÇÃO COM PROJETOS CURRICULARES TURMA NOME DA ATIVIDADE: Concursos propostos pelo Prosepe - Concurso do Dendro Placard - Concurso O círculo virtuoso da madeira DATA PREVISTA: Atividade mensal, ao longo do ano letivo PARTICIPAÇÃO: Alunos do Clube Guardiões da floresta DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os concursos estão definidos no PAA do Prosepe Nacional. Nota: Todas as atividades anteriores, assinaladas a cor verde, foram definidas pelo PROSEPE a nível Nacional. NOME DA ATIVIDADE: Comemoração do Dia Mundial da Floresta DATA PREVISTA: 21 de MARÇO 2012 PROJETOS ENVOLVIDOS: Clubes da Floresta do agrupamento (seis clubes), Desporto Escolar, ALer+, Jornal Escolar e Comunicação. LOCAL: Escola Básica 2,3 do Cávado PARTICIPAÇÃO: Alunos dos Clubes da Floresta do Agrupamento DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Atuação dos clubes da floresta do agrupamento: hinos dos clubes, hino do PROSEPE. Comemorações no âmbito da preservação do ambiente e da biodiversidade Dia Mundial do Animal (4 de outubro 3.ªfeira); Dia Mundial da Terra (22 de abril - domingo); Dia da Biodiversidade (22 de maio 3.ªfeira); Dia Mundial do Ambiente (5 de junho 3.ªfeira); DATA PREVISTA: Ao longo do ano letivo, nas datas assinaladas. PROJETOS/ESTRUTURAS ENVOLVIDAS: BE/CRE, ALer+, Jornal Escolar e Comunicação. LOCAL: Jardins de Infância e Escolas do agrupamento onde há Clubes da Floresta. PARTICIPAÇÃO: Alunos dos clubes e comunidade educativa. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Apresentações multimédia (ppt ou vídeos); atividades lúdicas; concursos; dramatização/teatro; experiências interativas; NOME DA ATIVIDADE: DATA PREVISTA: TURMAS ENVOLVIDAS: LOCAL: PARTICIPAÇÃO: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: NOME DA ATIVIDADE: DATA PREVISTA: TURMAS ENVOLVIDAS: LOCAL: PARTICIPAÇÃO: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

5 NOME DA ATIVIDADE: DATA PREVISTA: TURMAS ENVOLVIDAS: LOCAL: PARTICIPAÇÃO: DESCRIÇÃO DA TIVIDADE: OUTROS NOME DA ATIVIDADE: Campanha Eco Óleo/ Recolha de óleos alimentares usados. DATA PREVISTA: Ao longo do ano lectivo ENTIDADE ENVOLVIDA: Braval PROJETOS ENVOLVIDOS: Ensino Experimental das Ciências/ Articulação pedagógica LOCAL: Recolha na EB1 Padim da Graça PARTICIPAÇÃO: Alunos dos Clubes da Floresta do agrupamento, diretores de turma e comunidade educativa. DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE: A campanha de recolha de óleos alimentares será dinamizada através da divulgação com cartazes e panfletos distribuídos aos professores titulares de turma e coordenadores dos clubes e com a realização do concurso inter-turmas. NOME DA ATIVIDADE: Campanhas de separação de outros resíduos (tampinhas de plástico, rolhas de cortiça, pilhas, tinteiros, entre outros) DATA PREVISTA: Ao longo do ano letivo ENTIDADES ENVOLVIDAS: Braval/Quercus PARTICIPAÇÃO: Alunos dos Clubes da Floresta do agrupamento, professores titulares de turma e comunidade educativa. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os alunos dos clubes irão colaborar na dinamização das campanhas a realizar nas escolas.

6 RECURSOS DIVULGAÇÃO Articulações/Parcerias/Apoios/Protocolos: - PROSEPE; Coordenador distrital de Clubes da Floresta de Braga (Dr. Jorge Lage); Outros Clubes do PROSEPE/Coordenadores; - Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga; - Mosteiro de Tibães; - Quercus; - Braval; - Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF). - Clubes da Floresta dos Jardins de Infância e Escolas do 1.ºciclo do AEMC; - Direção do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado; - Associação de estudantes da EB 2,3 do Cávado; - Associação de pais e encarregados de educação da EB1 Padim da Graça; - Assistentes operacionais da EB1 Padim da Graça. Materiais/equipamentos necessários: - Placard para exposição de trabalhos, papel de cenário, cartolinas, tintas, pincéis, marcadores, projetor multimédia e portátil, máquina fotográfica, fotocópias a preto e branco e a cores, materiais para a construção de ninhos artificiais e comedouros para aves; outros a definir posteriormente; transporte para os alunos. - No início do ano letivo, será divulgado o projeto PROSEPE e o Clube Guardiões da floresta aos alunos, com a colaboração dos professores titulares de turma. - Divulgação do projeto PROSEPE e do Clube Guardiões da Floresta na página da internet da escola. - Divulgação das atividades desenvolvidas, ao longo do ano letivo, através de painéis informativos, cartazes, exposições, atuações para a comunidade educativa, no blog do agrupamento, jornal escolar, etc. - Divulgação de atividades para o PROSEPE Nacional (formulários e fotografias). DATA: 11/10/2011 O/A COORDENADOR/A: José Miguel Faria A COORDENADORA DE PROJETOS:

NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água

NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água COORDENADOR/A: Dolores Leite PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA Docente Adjunta: Lory Pereira (ciências da natureza/matemática) Docentes colaboradores:

Leia mais

ESCOLA EB 2,3/S DE CELORICO DE BASTO

ESCOLA EB 2,3/S DE CELORICO DE BASTO Clube da Floresta - «Bolotinhas» Proposta do Plano de Actividades 2008/2009 DATA ACTIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES INTERVENIENTES 1º PERIODO 11 de Novembro Comemoração do Dia de S. Martinho Recolha

Leia mais

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017 Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Ano Letivo 2016-2017 Calendarização Atividades

Leia mais

CLUBE DO AMBIENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA 2012/2013

CLUBE DO AMBIENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA 2012/2013 Clube do Ambiente LOGOTIPO: MASCOTE: OBJECTIVOS: CLUBE DO AMBIENTE Plano de Atividades O Clube do Ambiente (CLA), integrado nas estruturas Socioeducativas do Projeto Educativo da Escola, tem por objetivo

Leia mais

NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR. COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO

NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR. COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO NOME DO PROJECTO: DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR/A: Mª Fátima Ferraz PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA - Prof. Responsável pelo grupo/ equipa de Dança: Fátima Ferraz. - Prof. Responsável pelo grupo/ equipa

Leia mais

Projecto aler

Projecto aler Área de incidência Estratégia para envolver toda a escola Actividades para envolver toda a comunidade educativa profissional contínuo Relações interdisciplinares Projecto aler+ 2010-2011 Lançamento Uma

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE PINHAL NOVO Ano Lectivo 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES Projecto Eco-Escolas

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE PINHAL NOVO Ano Lectivo 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES Projecto Eco-Escolas Projecto Eco- lectivo Acções de informação e sensibilização sobre água, resíduos, energia, alterações climáticas e preservação da floresta. x x x x x x, Área de Projecto, Curso Profission al de TAL x x

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Pl de ação para o tema: Resíduos - Falta de hábitos de separação de resíduos - Desvalorização de materiais - Reutilização de materiais - Envolver a comunidade e o meio envolvente na dinamização do programa

Leia mais

1 Introdução Dimensões do Pprojeto Educativo 3. 3 Objetivos Fundamentação Metodologia 4. 6 Atividades a desenvolver, 4

1 Introdução Dimensões do Pprojeto Educativo 3. 3 Objetivos Fundamentação Metodologia 4. 6 Atividades a desenvolver, 4 Índice 1 Introdução. 3 2 Dimensões do Pprojeto Educativo 3 3 Objetivos.. 3 4 Fundamentação. 4 5 Metodologia 4 6 Atividades a desenvolver, 4 7 Recursos/Orçamento 6 8 Parcerias.. 7 9 Avaliação do Projecto

Leia mais

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Nome do Clube da Floresta: Os Palmeirinhas Nome da Escola: A preencher

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2010 - DEPARTAMENTO: 1º Ciclo PCA1 Coordenador(a): Fernando Martins Tel/Tem:

Leia mais

E.B. 2, 3 do Cávado. Biblioteca: Morada: Lugar da Veiguinha. Panoias - Braga. Semana da Leitura: 21/03/2011 a 25/ 03/ Telefone:

E.B. 2, 3 do Cávado. Biblioteca: Morada: Lugar da Veiguinha. Panoias - Braga. Semana da Leitura: 21/03/2011 a 25/ 03/ Telefone: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E.B. 2, 3 do Cávado Biblioteca: Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha Panoias - Braga Telefone:253300620 Fax:253623600 E-mail: becremosteiroecavado@gmail.com

Leia mais

Escola Básica do Castro

Escola Básica do Castro Pl Ação 2014-2015 1 Escola Básica do Castro Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividas Previstas Recursos Intervenientes Calendarização Avaliação- instrumentos e Indicadores

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz. Plano Anual

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz. Plano Anual Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares Gaula Santa Cruz Plano Anual 2015-2016 1- INTRODUÇÃO O plano anual de atividades assume-se como o documento delineador do trabalho da comunidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sampaio

Agrupamento de Escolas de Sampaio Escola: Básica do Castelo Projeto: Eco-Escolas Proponente: Ana Paula Oliveira Objetivo(s) do Projeto Promover a formação de cidadãos conscientes e amigos do ambiente. Promover a educação para a saúde e

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: Período Data início Hora Data fim Hora Nome da atividade Ações (Descrição breve da atividade) Objetivos Metas do PE Dinamizadores Nome

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de ESTE S. MAMEDE SME1, SME2,SME3,SME4 Dinamizadores Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS CPI 3 Receção aos novos alunos e formação de utilizadores -Motivar para a utilização da ; -Informar

Leia mais

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5 Plano de Acção (Provisório) 2009-2010 Página 1 de 5 Diagnóstico Objectivos Acções Recursos Intervenientes Calendarização Água Resíduos Energia Transportes Biodiversidade Alterações Climáticas Elementos

Leia mais

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque - Incentivar o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação com a vida escolar Pré- Apresentação; abertura do ano lectivo; informações gerais; promover a participação da família e da na escola Setembro

Leia mais

ECO-ESCOLAS. Plano de Ação

ECO-ESCOLAS. Plano de Ação Agrupamento de Escolas das Taipas ECO-ESCOLAS Plano de Ação ANO LETIVO 2015 / 2016 1. Estrutura organizacional Coordenador: Ivone Antunes e Cláudia Vieira Período de execução: Anual 2. Articulação com

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 2008/2009

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 2008/2009 DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE CENTRO DE ÁREA EDUCATIVA DE VILA REAL Cod. 345696 AGRUPAMENTO VERTICAL DO BAIXO BARROSO PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR da Escola Básica 1º ciclo e da Escola Básica e

BIBLIOTECA ESCOLAR da Escola Básica 1º ciclo e da Escola Básica e 2015/2016 BIBLIOTECA ESCOLAR da Escola Básica 1º ciclo e da Escola Básica e Secundária pólo Aquilino Ribeiro e pólo Luís Veiga Leitão DATA LOCAL ATIVIDADES OBJETIVOS/DOMÍNIOS ORGANIZADORES/ INTERVENIENTES

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15 Subdomínios Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média Atividades Visitas guiadas à BE com os alunos do 5º ano e respetivos Encarregados de Educação Formação de utentes

Leia mais

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola BALANÇO DO PROJECTO 2009-2010 Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola Apresentação do Projecto a Ler+ em Conselho Pedagógico de 1.09.09

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização. Outubro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização

Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização. Outubro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização Atividades 1º período Setembro Atividades Dinamizadores Destinatários Calendarização 145-Reunião de articulação entre professores EE e professores que lecionam alunos CEI Grupo EE com alunos CEI Início

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES 2016/2017 O Plano Anual de Atividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das Atividades escolares, para um ano letivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O 4700-760 - PANÓIAS BRAGA www.mosteiroecavado.net / http://becre-cavado.blogspot.com/ http://www.mosteiroecavado.net/moodle/ ESCOAS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2014/15

PLANO DE AÇÃO 2014/15 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas PLANO DE AÇÃO 2014/15 Concretização - Recursos Concretização - Intervenientes Concretização - Calendarização Avaliação-

Leia mais

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo. Galardão Nacional. Escola Ler mais. Escola Unesco. Semana da Alimentação. Círculo de Leituras

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo. Galardão Nacional. Escola Ler mais. Escola Unesco. Semana da Alimentação. Círculo de Leituras Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo Publicação 1 2014/2015 Galardão Nacional Escola Ler mais Escola Unesco Semana da Alimentação Círculo de Leituras CRE Útil Campanhas de Sensibilização E vai

Leia mais

BALANÇO DO PROJETO ALER+

BALANÇO DO PROJETO ALER+ BALANÇO DO PROJETO ALER+ 2012-2013 Escola Básica Mosteiro e Cávado 1 Balanço do projetoaler+ Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OU DE ENSINO ENVOLVIDOS Pré-escolar 242 1º ciclo

Leia mais

Regulamento dos Concursos

Regulamento dos Concursos Prosepe - Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar 1 Projecto Prosepe Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar Ciclo: Olhar Pela Floresta Regulamento

Leia mais

PROJETO Construção de brinquedos adaptados

PROJETO Construção de brinquedos adaptados PROJETO Construção de brinquedos adaptados Escola EB 2.3 Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida - Rua Prémio Nobel da Paz - 4520-240 Santa Maria da Feira 1 FUNDAMENTAÇÃO O Centro de Recursos TIC

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 TEMA: VERSÃO PARCIAL 1º PERÍODO Tema Educar para o séc. XXI Novo ano - Viver o recomeço Desenvolver o espírito de escola inclusiva. Promover a integração e a apropriação

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

Programa Eco-Escolas. Actividades Desenvolvidas 2010/2011

Programa Eco-Escolas. Actividades Desenvolvidas 2010/2011 Programa Eco-Escolas Actividades Desenvolvidas 2010/2011 Plano de Acção 2010/2011 Biodiversidade PROBLEMA Poucos conhecimentos da biodiversidade do meio circundante Falta identificação na flora existente

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcabideche Escola Básica de Alcabideche PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO

Agrupamento de Escolas de Alcabideche Escola Básica de Alcabideche PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO BIBLIOTECA ESCOLAR - ALCABIDECHE E ALTO DA PEÇA - GLOBAL Data Atividades Reuniões entre a Professora Bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca Escolar () o Diretor do Agrupamento (DA) e/ou a Coordenadora

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado

PLANO DE ATIVIDADES Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado 20152016 Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado 20152016 Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem Intervenientes Público alvo Datas Desenvolver atividades curriculares

Leia mais

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 O INÍCIO Identificação de problemas Análise dos resultados escolares Estabelecimento de prioridades Mobilização

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES. PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES. PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO: 2008/2009 Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos A. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BE - Reformulação do PEE no

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR. Anual de Atividades. Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar. Ronfe Guimarães 2017/2018

BIBLIOTECA ESCOLAR. Anual de Atividades. Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar. Ronfe Guimarães 2017/2018 Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Ronfe Guimarães. BIBLIOTECA ESCOLAR Plano 2017/2018 Anual de Atividades Biblioteca Escolar: Plano Anual de Atividades 2017/2018 P á g i n a 1 10 Agrupamento

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Seminário Nacional Eco-Escolas 19 Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Painel V EDS Programa Eco-Escolas 2018/19 Município de Lagoa Programa Eco-Escolas 2018/19

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância do Reguengo

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância do Reguengo Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância do Reguengo Actividades Recepção aos novos alunos - Promover a integração dos novos alunos; Início do ano lectivo 15/09/2003 algumas regras de convivência

Leia mais

ACTIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA. Intervenientes/ Dinamizadores

ACTIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA. Intervenientes/ Dinamizadores AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE POIARES BIBLIOTECA ESCOLAR DANIEL DE MATOS BEDM Domínio a Avaliar A, B, C e D PLANO DE ACTIVIDADES Ano Lectivo 20152016 central do Plano de Actividades da Biblioteca

Leia mais

Plano. para a Implementação Vertical. Ensino Experimental das Ciências

Plano. para a Implementação Vertical. Ensino Experimental das Ciências Plano para a Implementação Vertical Ensino Experimental das Ciências Panoias - Braga 2010/2011 ÍNDICE 1-INDRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------- 3 2-OBJECTIVOS

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Pl Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Pl visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades previstas

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 AO LONGO DO ANO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 AO LONGO DO ANO OBJETIVOS DO PE AÇÃO / ATIVIDADE OBJETIVOS ESPECIFICOS INTERVENIENTES RECURSOS NECESSÁRIOS CALENDARIZAÇÃO PREVISTA INDICADORES DE AVALIAÇÃO Programa de Orientação Vocacional 9º ano - 13 Sessões c/ - Participação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA DOMÍNIOS DO PE ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS RECURSOS Comemoração do Mês internacional das bibliotecas escolares

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018

PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018 PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018 O Plano Anual de Atividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das Atividades escolares, para um ano letivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os

Leia mais

cartolinas; filmes; cartolinas; marcadore s; computad ores

cartolinas; filmes; cartolinas; marcadore s; computad ores Temas Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Recursos Intervenientes Calendarização Avaliação: INSTRUMENTOS Avaliação: INDICADORES Energia Nas salas as luzes

Leia mais

Relatório de actividades do 3.º período

Relatório de actividades do 3.º período Agrupamento Vertical de Almancil Escola E.B. 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho Clube da Floresta O Camaleão Relatório de actividades do 3.º período 2007-08 No 3.º período do corrente ano lectivo o clube

Leia mais

natureza Semana da Floresta Autóctone

natureza Semana da Floresta Autóctone 65 Dias temáticos Semana da Floresta Autóctone Ações de Plantação Dinamização de atividades de conservação da natureza realizadas no Parque Natural de Sintra Cascais (PNSC), nomeadamente reflorestações

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 5 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Comemoração do

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 O Plano Anual de Actividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das actividades es, para um ano lectivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os objectivos

Leia mais

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado --

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado -- Projeto aler+ Continuidade em 2016/2017 2 - PROJETO Designação do Projeto André Soares a ALer+ 6.1. Plano de desenvolvimento do Projeto Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 O plano da acção que se apresenta pretende ser um documento orientador das acções a desenvolver pela Biblioteca

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE Relatório de Reflexão Critica do Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2011/2012 1ºPeríodo Índice Índice 2 Introdução 3 Grau execução e de satisfação 4 Participação dos agentes

Leia mais

Plano de Atividades das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso 2016/2017

Plano de Atividades das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO 150915 Domínios Iniciativas/Atividades Calendarização Responsáveis Públicoalvo Recursos materiais Recursos Financeiros A Apoio ao Desenvolvimento Curricular Iniciação

Leia mais

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA:

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos Base estruturante do PEA: ECOSSISTEMA SOCIAL E HUMANO Eixos: 1. Aprender a aprender; 2. Aprender a construir estilos de vida

Leia mais

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Equipa de coordenação do Projecto aler+ 2010/2011

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Equipa de coordenação do Projecto aler+ 2010/2011 Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Equipa de coordenação do Projecto aler+ 2010/2011 Visibilidade do projecto Cartaz de Divulgação Outdoor Promoção da Leitura Viajar nas histórias Projecto de promoção

Leia mais

Deste modo o domínio privilegiado este ano é o Domínio A- Apoio ao desenvolvimento curricular

Deste modo o domínio privilegiado este ano é o Domínio A- Apoio ao desenvolvimento curricular 1º Período BibliotecaEscolar Agrupamento de Escolasde Águeda PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 As actividades dinamizadas pela BE em articulação com os diferentes departamentos curriculares têm em vista a

Leia mais

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011 Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: António Inácio e António Montezo Ano Lectivo 2010/2011 CALENDARIZAÇÃO ACTIVIDADES OBJECTIVOS ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR PÚBLICO-ALVO

Leia mais

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas. Balanço Atividades 1ºperíodo 2014/2015

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas. Balanço Atividades 1ºperíodo 2014/2015 Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas Balanço Atividades 1ºperíodo 2014/2015 Recursos Humanos Professoras bibliotecárias Fátima Pinto Fátima Afonso Equipa da biblioteca Clarinda Chambel

Leia mais

Biblioteca Escolar. ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2012/2013. A. Apoio ao desenvolvimento curricular

Biblioteca Escolar. ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2012/2013. A. Apoio ao desenvolvimento curricular A. Apoio ao desenvolvimento curricular Actividades Objectivos/Competências Dinamizadores/ Destinatários Local Calendarização Mês Internacional das Bibliotecas Escolares / Visita à - dar a conhecer o espaço,

Leia mais

Eco Código. Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica.

Eco Código. Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica. Ordem de trabalhos: Eco Código Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica. Eco-Código Ilustração do Eco-código Plano de Ação

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES

PLANO DE ATIVIDADES Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem Desenvolver atividades curriculares com os docentes de História e Português trabalhando de forma transversal as literacias da informação e dos média constantes

Leia mais

INICIO DO ANO LECTIVO

INICIO DO ANO LECTIVO INICIO DO ANO LECTIVO 2010-11 Dia Hora ACTIVIDADE / SERVIÇO 9.30-12.30 Recepção dos docentes do Agrupamento 1 14.30 Reunião Mediadores Cursos EFA+Direcção 15.00 Reunião de Coordenadores de Departamento

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Actividades Recepção aos novos alunos Acolher alunos e pais 15 de Setembro Professores e Pais e alunos do Professores e 100 Observação das Diálogo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Ano lectivo 2008/2009 Equipa responsável Susana Santos (Escola E. B. 2,3 de Matosinhos) Coordenadora do Projecto Educadora Regina Ferreira

Leia mais

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal 1 SETEMBRO A Terra do Nunca (receção) Rececionar através da Terra do Nunca. Entrega das lembranças de boas vindas; Realização de diversos jogos alusivos ao tema;

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES Agrupamento de Escolas Diogo Cão Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES Mais uma vez cá estamos a divulgar o nosso plano de atividades, fruto de reuniões havidas entre a Professora Bibliotecária e os

Leia mais

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os Cenourinhas Plano de Actividades Ano Lectivo 2015-2016 Temática: FAMÍLIA - 1 - União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os

Leia mais

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA 2016-17 1.Apresentação do plano 2. Objetivos gerais 3. Orientações 4. Objetivos específicos 5. Atividades 6. Avaliação 7. Aneos A leitura um bem essencial Para viver com autonomia,

Leia mais

JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE

JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE Docente responsável: Elisa Neiva Cruz Ano letivo 2016/2017 Aprovado em Conselho Pedagógico

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio )

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio ) Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio 2009-2013) Nota explicativa O presente Plano de Acção, visa a gestão integrada das quatro bibliotecas existentes no

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO 3-set. (3ª feira) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento - 170586 ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO Dia Hora Atividades Local/Sala Observações Lançamento

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO 3-set. (3ª feira) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento - 170586 ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO Dia Hora Atividades Local/Sala Observações Lançamento

Leia mais

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel Agrupamento De s Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel 1 Introdução Planos anual e plurianual de actividades documentos de planeamento, que definem, em função do projecto educativo, os objectivos,

Leia mais

2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18

2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18 SETEMBRO 22 de setembro Dia Europeu sem carros Dep. Pré-escola e 1º ciclo -Alunos do préescolar e 1º ciclo Município de Manteigas

Leia mais

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012 Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO Projeto PNL 2011/ 2012 Objetivos/Estratégias do Projeto Objetivos (definidos a partir das Prioridades (1,2,3,4,5,6) Educativas definidas no Projeto Educativo

Leia mais

Biblioteca Escolar. 1ºPeríodo. Dinamização BE EB23. BE das Escolas do AECC. Equipa das BE. BE das Escolas do AECC. Equipa das BE.

Biblioteca Escolar. 1ºPeríodo. Dinamização BE EB23. BE das Escolas do AECC. Equipa das BE. BE das Escolas do AECC. Equipa das BE. Plano Anual de s 211/212 Biblioteca Escolar 1ºPeríodo Objetivo do PEA (nº) 2,3 11 Receção aos alunos do 5º ano A2 Apresentação da aos EE dos alunos do 5º ano B, C2 Objetivo da utilização da pelos alunos

Leia mais

Plano de Actividades. Biblioteca da Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga Ano Lectivo 2009/2011

Plano de Actividades. Biblioteca da Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga Ano Lectivo 2009/2011 Pl de Actividades Biblioteca da Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga 2010-2011 Ano Lectivo 2009/2011 Pl de Actividades da Biblioteca Escolar de V.V. 2010-2011 Prioridades: Promover actividades que incentivem

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2013/14

PLANO DE AÇÃO 2013/14 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Realização de presépios com materiais reciclados Concretização - Recursos Materias reciclados Concretização - Intervenientes

Leia mais

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994)

(AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) 15 de Maio de 2009 (AEN 2001) Sede na Escola EB 2,3 de Nogueira - Braga (1994) Escolas de contextos de desenvolvimento diversos: É constituído por mais 14 estabelecimentos de educação e ensino, com um

Leia mais

Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril)

Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril) Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril) Dia 22 10h30 Abertura Semana da Terra CERCI Sessão de Teatro dinamizada pelos utentes da CERCI Largada de pombos Centro Columbófilo Inauguração da exposição

Leia mais

Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos a 28 de Novembro.

Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos a 28 de Novembro. Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2010. 20 a 28 de Novembro. 20 Novembro (Sábado) Abertura Oficial da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2010. Cerimónia Municipal de Entrega das Bandeiras

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas de Grândola PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2015/2016 Pág.1/ 7 INTRODUÇÃO O Plano Anual de das s Escolares do Agrupamento de Escolas de Grândola atende à especificidade

Leia mais

2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18

2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/18 SETEMBRO 22 de setembro Dia Europeu sem carros Dep. Pré-escola e 1º ciclo -Alunos do préescolar e 1º ciclo Município de Manteigas

Leia mais

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento E s c o l a M a r t i m d e F r e i t a s Projecto Educativo Doc. orientador dos princípios e valores do Agrupamento. Projecto Curricular do Agrupamento Doc. que está intimamente relacionado com a ideia

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Estabelecimento de Ensino: Estrutura de Gestão Intermédia: ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES EB1/JI de São Sebastião Conselho de Núcleo de São Sebastião e Ribeira

Leia mais

aler+ projecto

aler+ projecto aler+ projecto 2011-12 Identificação Ficha de identificação Nome da Escola: Escola Básica André Soares, Braga Agrupamento: Escolas André Soares, Braga Concelho: Braga DRE: Norte Morada: R. André Soares

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede Metas a atingir Plano de Acção-2010-2011 M1- Optimizar recursos humanos e materiais PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Estabelecimento de Ensino: EB1/JI Infante D. Henrique Projecto/Serviços/: Apoios Educativos Apoios Educativos Possibilitar aos alunos o acompanhamento do ritmo da turma. Consolidar conhecimentos. Desenvolver

Leia mais

Plano Anual de Formação do Núcleo de Estágio de Matemática da Escola E/B 2,3 Dr. Francisco Sanches

Plano Anual de Formação do Núcleo de Estágio de Matemática da Escola E/B 2,3 Dr. Francisco Sanches Pl Anual de Formação do Núcleo de Estágio de Matemática da Escola E/B 2,3 Dr. Francisco Sanches Elementos do Núcleo: Olívia Silva (n.º 38553) olivia.silva@hotmail.com Responsável do Núcleo Margarida Vieira

Leia mais

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 DOMÍNIO A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular ACTIVIDADE OBJECTIVOS PÚBLICO

Leia mais

Clube da Proteção Civil

Clube da Proteção Civil Agrupamento de Escolas das Taipas Clube da Proteção Civil 1. Estrutura organizacional Coordenadora: Paula Ribeiro da Silva Grupo de Recrutamento: 620 Departamento: Expressões Composição do grupo de trabalho:

Leia mais