Palavras-chaves: Ação Docente. Prática da Pesquisa. Prática do Ensino. Keywords: Search Practice. Teacher Praxis. Teacher Practice. I.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chaves: Ação Docente. Prática da Pesquisa. Prática do Ensino. Keywords: Search Practice. Teacher Praxis. Teacher Practice. I."

Transcrição

1 95 A PRÁTICA DA PESQUISA NA AÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ Élis Franciélis Barbosa Paiva 159 Cenilza Pereira dos Santos 160 RESUMO: Este trabalho teve como finalidade conhecer como ocorre a prática da pesquisa na ação docente dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA, Campus Irecê. Para tanto, buscou-se conhecer o que os documentos legais da instituição propõem acerca da pesquisa na práxis do professor. Foram entrevistados professores sobre a possibilidade do desenvolvimento da pesquisa em sala de aula, do possível diferencial pedagógico na prática de ensino, das condições necessárias para o seu desenvolvimento no EBTT, da integração da pesquisa no trabalho do professor na escola básica e da situação da pesquisa na instituição na qual lecionam. Foram obtidos resultados que denunciam que a ação da pesquisa, apesar de ser consenso entre os entrevistados de sua importância na prática docente, ainda está muito aquém dos ideais educacionais do Instituto. Palavras-chaves: Ação Docente. Prática da Pesquisa. Prática do Ensino. ABSTRACT: This work had the intended of knowing how the practice is around the research in the action of teacher of Basic Education, Technical and Technological (BETT) of Federal Institute of Bahia FIB, Campus Irecê. For this sought knowing what the legal documents of institution propose about the research in the teach praxis. Teachers were interviewed about the possibility of development of research in class, also the possible pedagogical differential in the teacher action, the necessary conditions for developed the research on the BETT, integrating the search on the teacher work at the school and the situation of research on the institution that teach. Were get results that denounce that the search action, despite to be consensus between all the respondents about the importance of search practice still below of Institute educational ideals. Keywords: Search Practice. Teacher Praxis. Teacher Practice. I. Introdução O trabalho em questão foi originado de uma pesquisa realizada no mês de setembro de 2012 com professores do IFBA Campus Irecê, com o objetivo de conhecer como a prática da pesquisa ocorre na ação docente, com vistas a traçar um paralelo entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPI) e a experiência da prática dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) da referida instituição. 159 Autora: Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAM.. elispaiva02@yahoo.com.br 160 Orientadora: Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia UFBA. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. cenisanttos@gmail.com.

2 96 Os sujeitos dessa pesquisa foram professores, num total de 03 (três), em regime de dedicação exclusiva, mestres em sua área de atuação e selecionados mediante sorteio contendo 20 nomes. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, que tem como uma das principais características possibilitar maior autonomia nas escolhas do pesquisador, uma vez que permite exploração livre do tema, de modo que ofereça maior liberdade. Por meio dessa metodologia buscou como indica Bortoni-Ricardo procurar entender, interpretar fenômenos inseridos em um contexto 161. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os professores acerca da possibilidade do desenvolvimento da pesquisa em sala de aula, do possível diferencial pedagógico na prática de ensino, das condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa no EBTT, da integração da pesquisa no trabalho do professor na escola básica e do estado/situação da pesquisa na instituição de ensino, além da análise do PDI e proposta de construção do PPI do Instituto. O texto aborda a pesquisa inserida na prática docente como diferenciador na qualidade do ensino, apesar das dificuldades diversas para o professor desenvolvêla de modo pleno e satisfatório juntamente com a sua prática de ensino. Discute aspectos positivos da pesquisa na prática docente, pautando, inclusive em documentos legais. Problematiza em torno das experiências de profissionais do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFBA Campus Irecê acerca desse assunto, assim, apresenta opiniões e impressões dos professores sobre a prática da pesquisa na sua ação docente. II. A Pesquisa como Proposta Educativa na Ação Docente O ser humano é pesquisador por natureza. Somos dotados de saberes e o que nos faz diferentes de outros seres vivos é a nossa capacidade de pensar, interrogar, investigar, indagar, interagir e buscar proposição de respostas aos nossos problemas. Somos competentes em elaborar saberes a partir das nossas vivências, experiências e observações do dia-a-dia, ou seja, desenvolvemos saberes que se manifestam de modo espontâneo e que estão diretamente ligados a nossa maneira de se relacionar com o outro e com o meio que nos cerca. 161 BORTONI-RICARDO. Stella Maris. 2008,p. 34.

3 97 Com a evolução, nos tornamos mais exigentes com os saberes espontâneos que desenvolvemos, dessa forma, começamos aplicar técnicas para desenvolver o saber científico. E todos os saberes que construímos que auxiliam nossas atividades diárias são oriundos de um mesmo ponto inicial: a busca pelo conhecimento, a inquietação que move o pensamento do homem. A pesquisa é, portanto, inerente à vida da humanidade, pois, toda nova descoberta envolve o ato de indagar e investigar. Para Minayo toda investigação se inicia por uma questão, por um problema, por uma pergunta, por uma dúvida 162. É nesse entorno que a pesquisa tem sua causa, uma vez que parte do princípio da sua importância na prática docente e como ela se desenvolve em um determinado espaço educativo. A nova roupagem da educação tecnológica no Brasil, principalmente a partir do projeto da expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, propõe uma educação centrada no ensino, na pesquisa e na extensão vislumbrando a formação de sujeitos históricos e críticos por meio de uma formação de qualidade e referenciada. A ênfase no tripé ensino, pesquisa e extensão, é sem dúvida uma das principais modificações dentro da proposta de construção dos Institutos Federais rumo à qualidade na educação e a busca da formação completa do cidadão brasileiro. A proposta do PPI, inclusive, assevera essa perspectiva. 163 Segundo Ludke a importância da pesquisa na pratica docente vem há muito tempo sendo discutida em associação com os conceitos de reflexão e crítica, na perspectiva de uma prática reflexiva, do professor reflexivo ou professor pesquisador. (p.36). 164 O professor pesquisador é para os alunos oportunidade de comunicação com o mundo através de pesquisas, produções, publicações, apresentações etc. A pesquisa é um princípio educativo que apura a capacidade investigativa e conceitual do pesquisador e fomenta discussões diversas a partir da interação e contradição. Dessa forma, é indispensável na educação. Apesar do consenso que existe acerca da importância da pesquisa na prática docente, há muitas discussões em torno de como a pesquisa é alocada na ação docente de modo que colabore efetivamente na qualidade do ensino e não se 162 DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Organizadora)., 2008, p BRASIL. 2011, p LUDKE. Menga. (Coord.), ª. Ed. p. 36.

4 98 transforme em mera discussão vazia e/ou mero jargão. A pesquisa, segundo Lisita et. al. tem o potencial em criar condições que ajudem os docentes a desenvolver disposições e capacidade para uma prática refletida 165. Argumentam em favor da ideia de que se formem professores que pesquisem e que produzam conhecimentos sobre seu próprio trabalho docente. Para Demo o critério diferencial da pesquisa é o questionamento reconstrutivo, que engloba teoria e prática, qualidade formal e política, inovação e ética 166. Para esse autor a base da educação escolar é a pesquisa, não a aula, ou o ambiente de socialização, ou a ambiência física, ou o mero contato entre professor e aluno 167. Para ele o aluno não vai à escola para assistir à aula, mas para pesquisar 168. Defende a pesquisa com princípio educativo em que o aluno deve ser parceiro de trabalho do professor, por isso, deve ser ativo, participativo, reconstrutivo. Aluno que mais que disciplinado seja criativo, capaz de argumentar, fundamentar, questionar, propor e contrapor com propriedade. I. Pesquisa e Ensino: uma inter-relação necessária O desenvolvimento da atividade de pesquisa representa certo prestígio, levando muitas vezes a conotação de que poucos conseguem desenvolvê-la. Na atualidade ela representa um elemento fundamental na qualificação docente e, muitas vezes esse prestígio leva o profissional a se desvencilhar do ensino ou não apostar na relação e potencial existente na interconexão entre esses dois campos. Talvez uma justificativa para isso seja o fato de que ainda é um desafio tornar-se um pesquisador e manter-se perseverante na prática do ensino, uma vez que na maioria dos casos, o professor se afasta das suas atividades de ensino quando vai se dedicar a pesquisa, pois para o desenvolvimento dessa se requer tempo, dedicação e envolvimento que se simultaneamente com a prática daquela poderá inviabilizar a pesquisa comprometendo seu desenvolvimento e efetivação. De modo contraditório, o docente se distancia do ensino, para refletir e pesquisar 165 LISITA, Verbena Moreira S.S. ROSA, Dalva. LIPOVOLETSKY, Noêmia. In: ANDRÉ, Marli (org.)., 2012, p DEMO, Pedro. 2011, p DEMO, Pedro , p DEMO, Pedro , p.11.

5 99 aspectos inseridos nessa atividade prática e/ou em aspectos que circunscrevem tal ação. Assim, por necessidade e, acrescido do prestigio em ser pesquisador e da desvalorização da profissão de professor, o profissional passa a dedicar seu tempo integral à pesquisa. Por ainda serem vistos como aspectos distintos presentes no processo educativo, muitos profissionais retornam do tempo para a pesquisa e retomam sua atividade de ensino deslocados da realidade sem muitas vezes utilizar da sua experiência e conhecimento para fomentar uma prática de ensino guiada pelos saberes adquiridos, relacionando/associando pesquisa e ensino. Entretanto para Santos, a baixa integração entre ensino e pesquisa é decorrente da forma como está estruturado o campo acadêmico no interior das universidades e das complexas relações que este mantém com as diferentes áreas do conhecimento 169. Cursos com currículos que não se voltam para a preparação de professores que desenvolvam o exercício da pesquisa. Por isso muitas vezes muitos docentes consideram suas atividades de ensino desconectadas das atividades de pesquisa 170. Essa mesma autora afirma que o desenvolvimento de pesquisa repercute com maior intensidade na pós-graduação, segundo ela, lugar para onde se dirigem, após o término do curso de graduação, os alunos que participam de tais iniciativas 171. Para Santos o trabalho dos docentes com a pesquisa se traduz na sala de aula em cursos mais atualizados, aproximando os alunos do campo da produção do conhecimento 172. Portanto, a prática da pesquisa é percebida como relevante para a prática de ensinar. É desejável que o professor: Trabalhe como um pesquisador, identificando problemas de ensino, construindo propostas de solução com base na literatura e em sua experiência, colocando em ação as alternativas planejadas, observando e analisando os resultados obtidos, corrigindo percursos que se mostram pouco satisfatórios 173. Neste aspecto o professor é um pesquisador alicerçado em suas experiências teóricas e práticas e nos objetivos de melhoria escolar. 169 SANTOS, Lucíola L.C. P. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p SANTOS, Lucíola L.C. P. Dilemas In: ANDRÉ, Marli (org.)., 2012, p SANTOS, Lucíola L.C. P. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p SANTOS, Lucíola L.C. P. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p SANTOS, Lucíola L.C. P. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p. 16.

6 100 Por meio da pesquisa o docente tem possibilidades de se confrontar com dúvidas e incertezas de determinados campos de conhecimentos. Bem como incitado a investigação e aos métodos investigativos e consequentemente apropriase de novos conhecimentos (conhecimentos científicos). De maneira que não existem problemas mais amplos sociais ou políticos do que aqueles percebidos na ação prática do ensino, pois esses refletem os problemas interligados ao mundo fora dos muros escolar. Ocorre que muitas vezes os interesses e os cuidados dispensados a pesquisa coloca o ensino em segundo plano. É necessária uma integração entre esses dois campos e não uma supremacia de um em detrimento da negação do outro. Mas sim, defende-se que ambos se correlacionam e podem promover uma melhor qualidade na educação e, consequentemente, uma maior interferência política e social. II. Pesquisa na Formação de Professo Ludke explana que a literatura específica e até a legislação relativa à formação de professores já admitem a importância da pesquisa na preparação e no trabalho do professor 174, ou seja, formação e prática. Essa mesma autora esclarece que é muito difundida e aceita a ideia de um professor mais ativo, autônomo, crítico, principalmente em relação as suas escolhas e trabalho, ou seja, um profissional que não mais responda a ideia de aplicador de soluções prontas, mas sim a de um investigador. Os cursos de formação de professores podem e devem integrar ensino e pesquisa. Para Santos essa integração só será possível quando o ensino for colocado como prioridade ao lado da pesquisa, dispensando-lhe o interesse e os cuidados conferidos a esta última 175. Para André há várias formas de trabalhar a articulação entre ensino, e pesquisa na formação docente 176. De modo que: 174 LUDKE, Menga. A Complexa Relação entre o Professor e a Pesquisa (p.27-54). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p SANTOS, Lucíola L.C. P. Dilemas e Perspectivas na Relação entre Ensino e Pesquisa (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p ANDRÉ. Marli. Pesquisa Formação e Prática Docente (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 61.

7 101 (...) pode traduzir-se numa organização curricular, em que disciplinas e atividades sejam planejadas coletivamente, com o objetivo de desenvolver habilidades e atitudes de investigação nos futuros professores.... pesquisas que retratem o cotidiano escolar, visando aproximar os futuros docentes da realidade das escolas, levando-os a refazer o processo da pesquisa e a discutir sua metodologia e seus resultados. 177 Lisita et. al. argumenta em favor da ideia de formar professores que pesquisam e produzem conhecimentos sobre seu próprio trabalho 178, e do potencial da pesquisa em criar condições que ajudem os docentes a desenvolver disposições e capacidade para uma prática refletida 179. III. A Pesquisa e sua Ação Transformadora Atualmente há uma expectativa de que o professor deva desenvolver pesquisas. Resta saber se as instituições tem encarado a prática da pesquisa com o comprometimento necessário para que o professor a desenvolva, com carga horária própria, oferecendo instrumentos adequados, incentivos etc. Bem como se os professores realizam pesquisas que se relacionam às questões práticas do ensino e de investigações emanadas de um desejo de descobertas. Compreende-se que o trabalho da pesquisa na ação docente pode e deve ser voltado para questões da prática do dia-a-dia das instituições escolares, sem, contudo abrir mão de todos os cuidados que devem cercar toda forma de pesquisa. A proximidade da pesquisa com as necessidades da realidade se concretiza em uma ação prática. André destaca que existe uma ideia, que vem sendo defendida nos últimos anos, de que a pesquisa deve ser parte integrante do trabalho do professor, ou seja, que o professor deve se envolver em projetos de pesquisação nas escolas ou salas de aula 180. Compreendendo esse processo como um elo entre os problemas 177 ANDRÉ. Marli. Pesquisa Formação e Prática Docente (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p LISITA, Verbena Moreira S.S. ROSA, Dalva. LIPOVOLETSKY, Noêmia. Formação de Professores e Pesquisa: uma relação possível? (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p LISITA, Verbena Moreira S.S. ROSA, Dalva. LIPOVOLETSKY, Noêmia. Formação de Professores e Pesquisa: uma relação possível? (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p ANDRÉ. Marli. Pesquisa Formação e Prática Docente (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 55.

8 102 enfrentados no dia-a-dia e o papel da educação de propor melhorias na realidade social. Obviamente a educação não poderá sozinha resolver todos os problemas de uma dada realidade, mas enquanto instrumento socialmente construído e organizado tem o dever de propor e conduzir melhorias que potencializem o ser humano e sua inteligência na melhoria da prática. Defende-se o desenvolvimento da pesquisa na ação do professor, ligada não ao modismo relacionado ao prestígio desenvolvido em torno da pesquisa, nem tão pouco atribuir à pesquisa o poder que ela não tem o de ditar regras para a prática docente, mas sim, por compreender que a pesquisa envolve um papel didático, além de ser instrumento de reflexão sobre a prática, capaz de desenvolver e propor saberes teóricos e práticos. Concorda com Ludke quando afirma que na prática docente existem condições para que a pesquisa se torne não apenas possível e viável, mas também possível de ser verdadeiramente instrumento de reflexão e crítica 181 No entanto, para o desenvolvimento da pesquisa na prática docente, o professor precisa de instrumentos e possibilidades de realização do trabalho que circunda a ação da pesquisa. Condições diversas que envolvem desde a carga horária até os incentivos para os docentes desenvolverem suas pesquisas. Já que de acordo com André: Esperar que os professores se tornem pesquisadores, sem oferecer as necessárias condições ambientais, materiais, institucionais implica, por um lado, subestimar o peso das demandas do trabalho docente cotidiano e, por outro, os requisitos para um trabalho científico de qualidade. 182 Desse modo, objetiva-se enfatizar as possibilidades de articular ensino e pesquisa na formação e na prática docente, especialmente, na prática dos professores do ensino médio. Espera-se que as instituições escolares do ensino médio não sejam do tipo que exista apenas ensino e professores, mas também pesquisa e pesquisadores. Que seja uma instituição disposta a promover, antes de tudo, reconstrução social. A pesquisa é em suma uma ação fecunda que inova as práticas de ensino. III. A Garantia Institucional da Pesquisa na Ação Docente 181 LUDKE. Menga. (Coord.) ª. Ed. p ANDRÉ. Marli.. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p. 60.

9 103 No estatuto do IFBA, o Capítulo II que reza acerca dos princípios e das finalidades da Instituição, Art. 3º, garante a verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão 183. De modo que tal garantia deve servir de norte para as práticas pedagógicas nos diversos Campi. No VIII do Art. 4ª enfatiza ainda que a instituição deverá realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico 184. A pesquisa ganha um dimensionamento correlacionado ao desenvolvimento científico do Instituto. No Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI defende-se a articulação da pesquisa com o ensino e a extensão com vistas a educação continuada, destacando que a pesquisa e pós-graduação na instituição devem ter por princípio a vinculação estreita com a educação, ciência e tecnologia destinada à construção da cidadania, da democracia, de defesa do meio ambiente e da vida, de criação e produção solidárias, e visando o desenvolvimento regional 185. Sendo assim, é através da Pró reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação PRPGI, tendo o aval da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto que as áreas prioritárias de pesquisa são propostas, oriundas de consulta a toda a comunidade científica. Cabe a Pró reitoria orientar os setores no que diz respeito às diretrizes de pesquisa, instigar a realização dessas atividades, organizando-as em projetos, vinculadas às linhas e grupos de pesquisa e na medida em que estimule a formação de grupos de pesquisa, consolide-as para o fortalecimento da área específica de conhecimento, assim como a articulação entre as diversas áreas. Com vistas ao desenvolvimento de pesquisas o PDI ressalta o estabelecimento de acordos de cooperação com universidades, instituições, organizações e redes de pesquisa, visando a aprimorar a qualidade das atividades finalísticas institucionais e a formação dos sujeitos envolvidos 186. Para a instituição as atividades de pesquisa são aquelas que envolvem produção do conhecimento realizada por grupos de pesquisa ou por servidor individualmente, no sentido do 183 BRASIL BRASIL BRASIL , p BRASIL. 2009, p.53.

10 104 desenvolvimento tecnológico, científico, artístico e cultural, bem como no sentido da qualificação da ação pedagógica dos docentes do IFBA 187. O Projeto Pedagógico Institucional PPI, ainda em fase de construção, traz em sua proposta que a missão do Instituto é a promoção da formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país 188. As diretrizes gerais para o ensino, a pesquisa e a extensão presentes na proposta do PPI asseguram consolidar a pesquisa e a extensão como prática permanente e fonte de retroalimentação curricular 189. De modo que a pesquisa em questão se interessa em investigar acerca da real concretização das propostas para a efetivação da pesquisa como reza os documentos legais supracitados, utilizando como norte discussões em torno da pesquisa como meandro educativo na ação dos professores. IV. Opiniões e Impressões dos Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA Campus Irecê sobre a Prática da Pesquisa na sua Ação Docente. A relação da entrevista com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a proposta para a construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com os que elas propõem acerca da pesquisa dentro da práxis do professor, nos direciona rumo a uma análise que discute a pesquisa e seu potencial educativo. Em concordância com Bortoni-Ricardo quando afirma que é desejável que os professores e todos os atores envolvidos com a educação tenham uma postura pró ativa na produção do conhecimento 190, ou seja, uma postura investigativa da realidade circunscrita, este trabalho se lança nesse experimento, onde as questões das entrevistas tiveram como norte a realidade da prática da pesquisa dentro do ambiente escolar. I. O Desenvolvimento da Pesquisa na Sala de Aula 187 BRASIL. 2009, p BRASIL , p BRASIL , p BORTONI-RICARDO,. 2008, p.10.

11 105 Ao serem questionados sobre a possibilidade do desenvolvimento da pesquisa em sala de aula, os professores foram unânimes a favor de que é possível desenvolvê-la nesse espaço. Foram incisivos ao defenderem a prática da pesquisa na prática de ensino. Para o sujeito 01 a prática da pesquisa não só é possível como deve ser imperiosa. Segundo o sujeito 02 o desenvolvimento da pesquisa na prática docente é possível desde que haja as condições necessárias, por que os alunos sempre se mostrem bem interessados em pesquisas, em se inserirem em projetos. Para o sujeito 03 enquanto IFBA é necessário que o professor faça pesquisas, independente se individualmente ou no coletivo. O sujeito 01 acredita que o papel do professor não está apenas centrado no discurso velho de cidadania etc. O interesse tem que ser também que a gente instigue a formação de pesquisadores, porque a construção do conhecimento só se faz a partir do momento que o aluno realmente se interessa por pesquisar, por descobri, por conhecer. Discorre que na sua prática busca sempre estimular a curiosidade dos alunos para que possam ser pesquisadores na carreira que escolherem. Na concepção de Santos fazendo uso de uma prática reflexiva, o professor desenvolve um trabalho próximo ao investigador, sem considerar, contudo, que só por meio da realização de pesquisas o professor pode se tornar um profissional reflexivo 191. Entretanto, essa mesma autora adverte que não é qualquer tipo de pesquisa que contribui para o processo de formação docente. Para esse propósito é necessário que as investigações estejam relacionadas às questões de ensino ou da prática pedagógica 192. A tarefa do professor em sala de aula, apesar de complexo, pode ser instrumento de investigação dele próprio. Os professores acreditam que cabe ao professor ter a iniciativa de promover a pesquisa na sala de aula, utilizando dos elementos e das condições que dispõem. A pesquisa é percebida por eles não como uma ameaça às suas atividades de ensino, mas como um elemento a mais na busca de um ensino mais contextualizado e dinâmico. 191 SANTOS, Lucíola L.C. P. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p PERRENOUD, 1999 apud LISITA, Verbena Moreira S.S. ROSA, Dalva. LIPOVOLETSKY, Noêmia. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p.21.

12 106 II. A pesquisa e seu Diferencial Pedagógico Ao ser abordado o questionamento em torno de como a pesquisa pode ser um diferencial pedagógico na ação docente, todos, também, concordaram que a pesquisa pode ter esse diferencial, uma vez que acreditam que a pesquisa contribui para a qualidade do ensino. Na opinião do sujeito 02, quando o professor pesquisa ele aprende a estudar, de certa forma, ele aprende a ir mais fundo no que ele quer conhecer... começa a ter uma maturidade. Para o sujeito 03 o aluno torna-se mais crítico quando pesquisa e, consequentemente, colabora com a melhoria do ensino. Discorre que a pesquisa para o IFBA incentiva tanto na produção cultural, artística, no desenvolvimento científico e até no empreendedorismo, conforme garantido nos documentos legais do Instituto. O sujeito 01 acredita que a pesquisa tem que ser a base da prática docente, tanto na formação do professor, quanto na formação do aluno. Formação que se vincula a qualificação e por sua vez se relaciona a estímulo para tal. III. A Pesquisa e as Condições para sua Realização Para o desenvolvimento da pesquisa há muitas dificuldades, desde as relacionadas ao nível de interesse docente até aos entraves institucionais que não incentivam a pesquisa por não concebê-la como uma interface da educação. André enfatiza a necessidade de condições mínimas para que o professor possa aliar a investigação a seu trabalho docente cotidiano 193, já que a relação ensino e pesquisa é um desafio ao docente haja vista que o processo de produção de conhecimento não é fácil, assim como não é o de ensino. Os professores dizem acreditar que para o desenvolvimento da pesquisa na ação docente, não basta boa vontade dos professores, deve haver condições diversas como carga horária disponível, recursos materiais e humanos, espaços físicos, acervos, dentre outras. De modo que afirmam não ter no Campus as condições ideais para desenvolverem de forma plena a pesquisa aliada a ação de ensino. 193 ANDRÉ. Marli. (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O, 2012, p. 08.

13 107 O sujeito 01 diz acreditar que a formação para a pesquisa não é tão incentivada pelos gestores, como acredita que deveria ser. Destaca também a falta de recurso devido à má administração dos recursos financeiros institucional, resultando inclusive em acervo insuficiente e na falta de espaços adequados para o desenvolvimento da pesquisa. Diz ainda que no ensino básico, técnico e tecnológico ainda permanece a ideia de que o ensino deve ser voltado para as áreas tecnológicas, enfatizando que em detrimento da priorização das áreas como eletromecânica e química, por exemplo, que possuem seus próprios laboratórios, outras áreas como história não recebem a atenção devida. Na proposta do PPI, a ideia interdisciplinar dialoga com o trabalho gestado para uma formação integral do indivíduo, que por consequência desemboca em um diálogo de formação emancipatória do ser humano. O sujeito 02 também acredita que não há as condições necessárias, mas ressalta que o Campus é novo, portanto, ainda se organizando melhor em vários aspectos. Enfatiza que apesar das dificuldades, o Campus de Irecê em comparação com os demais Campi recentes em funcionamento, tem se destacado em propostas e desenvolvimento de pesquisa por parte do professorado. Destaca que um dos problemas devido ao tempo de funcionamento é com relação à carga horária docente, pois, não há um corpo de professores que possibilite que todos tenham o tempo viável para a pesquisa e, por isso não se pode haver muita cobrança nesse aspecto. O sujeito 03 discorre que o Campus não dispõe de laboratórios, não dispõe de internet para pesquisa, o acervo da biblioteca ainda tá bem precário, o Instituto não recebe revistas e a carga horária acaba dificultando. Para ele, muitos professores não dispõem de carga horária que possibilite a prática da pesquisa. Contudo, acrescenta que muitos professores, apesar das dificuldades, participam de grupo de pesquisa, de projetos de pesquisa, cursos de extensão e grupos de estudo. O Campus de Irecê, segundo os professores, ainda não fornece as condições necessárias para que os professores invistam como gostariam e como acreditam que deveria ser a pesquisa em sua ação docente. Muitos entraves tem dificultado essa prática, Há expectativa que muitas dificuldades para a prática da pesquisa sejam superadas com o tempo, quando haverá um engajamento e amadurecimento maior para essa prática por parte dos professores e os recursos sejam destinados e melhor utilizados para o incentivo a pesquisa.

14 108 IV. A Integração da Pesquisa no Âmbito do Trabalho do Professor EBTT Os professores entrevistados tiveram respostas diferentes acerca do questionamento em torno da integração da pesquisa no âmbito do trabalho do professor do ensino médio. Ao passo que para um deles essa integração não é um desafio, pois julga que, a pesquisa é, antes de tudo, uma obrigação de todo docente, é competência do professor ser pesquisador, para outro é um desafio na medida em que analisa a formação acadêmica dos próprios professores, já que alguns deles ainda não são especialistas e/ou mestres e não tiveram formação para a pesquisa na graduação, ou seja, não tiveram a prática da pesquisa em sua formação (Sujeito 03). Segundo o sujeito 03, ele é um exemplo de que na graduação muitos professores não têm uma relação mais íntima com a experiência da pesquisa, pois, só veio ter a experiência da pesquisa quando saiu da graduação (licenciatura em matemática) para o mestrado. Acrescenta ainda que nem mesmo o trabalho de conclusão de curso (TCC) não foi em formato de pesquisa/monografia ao finalizar a licenciatura. Uma contradição se pensarmos a Universidade conforme nos apresenta Bagno ao afirmar que a universidade não pode ser apenas um depósito do conhecimento acumulado ao longo dos séculos. Ela tem de ser também uma fábrica de conhecimento novo. E esse conhecimento novo só se consegue... pesquisando. 194 Todavia, o sujeito 03 diz acreditar que apesar da pouca experiência que alguns professores têm com a prática da pesquisa, não justifica que o docente seja apático à necessidade do desenvolvimento de pesquisas no ambiente escolar. Conjectura que o desafio para a pesquisa é grande, apesar de na minha concepção achar que você não precisa antes ter sido treinado pra pesquisar pra posteriormente fazer pesquisa (SUJEITO 03). Acrescenta ainda que mesmo sem uma formação para a pesquisa o professor pode, inclusive, no ensino fundamental e médio começar a pesquisar suas próprias práticas metodológicas em sala de aula. Algumas áreas de formação específica, como matemática, são muitas vezes criticadas quanto sua limitação à área e formação de profissionais que ensinam determinado conteúdo, em determinada área específica, deixando-se de se 194 BAGNO. Marcos p. 20.

15 109 considerar outras dimensões pessoais, políticas, sociais, culturais, éticas desse profissional e de sua ação 195. Formar professor não é apenas qualificá-lo para determinada área, mas igualmente formá-lo no sentido de enfrentar os desafios escolares e construir o ambiente educativo. Ludke afirma que uma boa formação teórica vai ajudar o professor a conhecer melhor os problemas e as características da realidade que cerca a sua escola, tanto no âmbito imediato, como no mais amplo 196. O sujeito 02 enfatiza que não existe uma cultura da prática da pesquisa na ação docente, apesar do empenho de tantos docentes e alunos em desenvolvê-la. Destaca que há um pensamento que a relação com a pesquisa deve ocorrer na graduação, quando o ensino técnico e tecnológico tem a pesquisa inserida nos espaços educativos referentes principalmente a inovação. Assim, a vinda do IFBA representa um grande avanço cultural quanto essa prática. O sujeito 01 acredita que no cotidiano ensino e pesquisa são vistos como dissociados ao explanar que: Há ainda um pensamento de que uma coisa é o que eu falo em sala de aula, outra coisa é o que eu pesquiso fora da sala de aula. No meu ver tudo que eu venha a desenvolver de pesquisa na minha formação vai ter uma ligação direta com a minha prática em sala de aula... Aqui no Instituto a gente vê que muitas vezes as coisas se mostram separadas, até o discurso da direção é de que a pesquisa tem que ser voltada para o interesse imediato do Instituto e, eu acho que isso é uma desqualificação da pesquisa. Deste modo, a integração da pesquisa na prática dos professores ainda se esbarra em aspectos como a falta de formação e interesse para a pesquisa em muitos professores. Bem como por questões culturais de que cabe a graduação (quando ocorre) o compromisso com a pesquisa, competindo ao ensino médio preparar o aluno para aprovação em vestibular. Além de outras conjunturas institucionais que dificultam essa prática, a exemplo de acervo bibliográfico atualizado, ambientes direcionados à pesquisa e formação de grupos sólidos de pesquisadores. V. O Desenvolvimento da Pesquisa na Ação dos Professes do IFBA Campus Irecê 195 SOARES, Magda. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p LUDKE, Menga. In: ANDRÉ, Marli (org.). 2012, p. 32.

16 110 Na entrevista podemos encontrar respostas que nos fazem refletir sobre como os professores consideram o desenvolvimento da pesquisa na prática docente na instituição. O sujeito 01 acredita que o desenvolvimento da pesquisa no Campus não é satisfatório devido à infraestrutura e a falta de incentivo, principalmente em relação à carga horária alta dos professores, apesar da maioria deles se interessarem pelo desenvolvimento de pesquisa, pela busca de novos conhecimentos e se desdobrarem para tal. O sujeito 02 fala que o empenho dos professores é satisfatório perante as dificuldades, apesar de a pesquisa ser importante para a progressão docente, por isso de interesse dos professores. Destaca que em linhas gerais o número de pesquisas e projetos na coordenação de pesquisa do Campus já é satisfatório com tão pouco tempo de funcionamento da unidade de ensino em Irecê. Sobre o incentivo à pesquisa, por parte da instituição, o sujeito 01 enfatiza que o Instituto não incentiva a pesquisa quando não oferta capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes. Requisito que apesar de estar presente nos documentos legais da instituição enquanto política de ensino, ainda está abaixo do desejado. Para esse, a divulgação científica já é desestimulada desde a falta de oferta de qualificação. O sujeito 03 acrescenta que do ponto de vista de resultado, número e de publicações não tem sido satisfatório, embora o empenho dos professores seja positivo. As dificuldades encontradas para a prática da pesquisa na realidade pesquisada refletem o quanto a pesquisa é ainda muitas vezes posta como um aspecto meramente teórico que embeleza o discurso dos documentos legais das instituições de educação. A pesquisa ainda é vista por muitos como uma espécie de utopia presente no plano de trabalho refletido na carga horária docente de muitos professores que não assumem o compromisso com pesquisa. Por outro lado, muitas instituições não possibilitam aos professores o desenvolvimento da pesquisa ao não oferecer incentivos, desde uma infraestrutura que dialogue com a proposta de uma educação comprometida com a prática da pesquisa, perpassando por carga horária favorável até incentivos financeiros aos docentes que a desenvolvam e colaboram com o compromisso social e político da instituição. V. Considerações Finais

17 111 Essa proposta de pesquisa objetivou inaugurar uma perspectiva que privilegiasse a análise do processo da pesquisa na prática docente dos professores do EBTT do IFBA Campus Irecê. Na tentativa de ampliar os horizontes de reflexão sobre a pesquisa trazendo para discussão aspectos de uma realidade que dialoga com a sociedade e com os anseios desta. Dada a importância da pesquisa na prática do professor, sinalizada inclusive pelos professores, sua prática ainda está muito aquém do desejável e do que os documentos institucionais asseguram. A partir do relato dos professores, é possível perceber que, apesar da boa vontade de muitos profissionais, a prática da pesquisa não conta com uma série de recursos que a favoreça, a exemplo de espaços adequados, recursos financeiros, carga horária docente, acervos etc. Os profissionais demonstraram compreender que a pesquisa dialoga como os objetivos de (re) construção social presente no espaço educativo. Acreditam que a prática da pesquisa não só dialoga com o ensino, mas também é um diferencial pedagógico que possibilita melhorias na educação. Se sentem desafiados a desenvolver uma prática docente que se vincule aos aspectos investigativos e dialógicos do ato de pesquisar. E não estão satisfeitos com as atuais condições de trabalho para pesquisa presente em seu ambiente de trabalho, apesar de concordarem que muita coisa tem sido desenvolvida no pouco tempo que tiveram para tal e das condições que a instituição disponibiliza. O comprometimento profissional tem andado na contra mão das condições oferecidas. Se assumirem enquanto grupo tem sido um suporte facilitador da prática aqui discutida. A formação de grupos de pesquisadores e de uma coordenação de pesquisa no Campus tem inaugurado novas perspectivas para a pesquisa na ação docente de muitos profissionais. Assim, tem colaborado com a intenção de fazer dela um componente a mais na ação dos professores e contemplado um momento significativo de novas descobertas e, principalmente, contribuído direta e indiretamente com a formação de alunos e professores. Por fim, é importante salientar a necessidade da continuidade dessa pesquisa por os motivos justificados quando se tratou do valor da pesquisa na ação docente e o reflexo dela na instituição escolar. Pesquisas que tragam essa discussão devem ser incentivadas e estendidas a outras tantas instituições, pois

18 112 favorecem uma abertura maior no sentido de tornar a pesquisa elemento imprescindível na ação educacional. VI. REFERÊNCIAS ANDRÉ. Marli. Pesquisa Formação e Prática Docente (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, BAGNO. Marcos. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. 7ª Ed. Loyola, São Paulo BORTONI-RICARDO. Stella Maris. O Professor Pesquisador: introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plano de Desenvolvimento Institucional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Caminhos da Construção do Projeto Pedagógico Institucional do IFBA Instituto Federal da Bahia IFBA BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 9ª edição. Revisada. Campinas SP: Autores Associados DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 27ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, LISITA, Verbena Moreira S.S. ROSA, Dalva. LIPOVOLETSKY, Noêmia. Formação de Professores e Pesquisa: uma relação possível? (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, LUDKE, Menga. A Complexa Relação entre o Professor e a Pesquisa (p.27-54). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, LUDKE. Menga. (Coord.) O professor e a pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, ª Ed SANTOS, Lucíola L.C. P. Dilemas e Perspectivas na Relação entre Ensino e Pesquisa (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, SOARES, Magda. As Pesquisas nas Áreas Específicas Influenciando o Curso de Formação de Professores (p ). In: ANDRÉ, Marli (org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 12ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2012.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID

A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID Victor Silva de ARAÚJO Universidade Estadual da Paraiba sr.victorsa@gmail.com INTRODUÇÃO A monitoria é uma modalidade

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE DE ENSINO

A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE DE ENSINO A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE DE ENSINO Silvana Sousa Andrade - UESC 1 GT15 - O Professor e a Pesquisa RESUMO: Este estudo aborda a relação entre

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO Beatriz de Castro Rosa 1 O reconhecimento acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior decorre, dentre outros fatores, do desenvolvimento

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OFICINA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA Material de apoio à construção do TCC Prezados,

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação Política de Formação da SEDUC A escola como lócus da formação A qualidade da aprendizagem como objetivo estratégico A qualidade de uma escola é o resultado da qualidade da relação de ensino e aprendizagem

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PIAIA, Thaís; RICHTER, Luciana Iniciação Científica - Curso de Ciências Biológicas financiado pelo Programa PEIPSM/UFSM Universidade Federal de Santa

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. FURBINO, Ana Paula Amaral 1 ; ARRUDA, Gyzely Santana de 2 ; AIRES, Vinicius 3 ; COSTA, Jonatas

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA I. Considerações Iniciais e Justificativa O movimento constante da história humana é impulsionado pela transformação de informações em conhecimentos que sustentam

Leia mais

RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO RELATO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Elaine Cristina Penteado Koliski (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Klevi Mary Reali (Orientadora), e-mail: klevi@unicentro.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Nilce Fátima Scheffer - URI-Campus de Erechim/RS - snilce@uri.com.br

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL A língua espanhola na Educação Básica A implantação da língua espanhola por meio da lei federal 11.161, que diz respeito à sua oferta

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais