modelos sistêmicos de intervenção, mudança e terapia breve para a eficácia e o valor do

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "modelos sistêmicos de intervenção, mudança e terapia breve para a eficácia e o valor do"

Transcrição

1 Osslides slides a seguir foram apresentados no II Congresso de Mudança Sistêmica realizado na cidade de Mendes RJ, nos dias 5 a 7 de fevereiro de O principal objetivo dessa palestra foi sensibilizar o público de leigos e profissionais de ajuda na área de desenvolvimento pessoal, coaching, Programação Neurolinguística e modelos sistêmicos de intervenção, mudança e terapia breve para a eficácia e o valor do trabalho do psicólogo social holandês Lucas Derks, criador do PANORAMA SOCIAL. Para compreender melhor o conteúdo dos slides, sugerimos que você faça o download d gratuito de dois capítulos do livro PANORAMA SOCIAL cuja publicação em língua portuguesa será feita pela editora do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, já planejada para o segundo semestre de Nesta ocasião, Lucas Derks estará no Brasil para dar mais um de seus treinamentos internacionais. Para fazer esse download basta você cadastrar se na comunidade do site e o sistema libera uma pasta ZIP com os arquivos PDF já traduzidos (o livro está em fase de revisão):

2

3 de Lucas Derks Palestra de Walther lh Hermann Kerth no II Congresso Internacional de Mudança Sistêmica 5 a 7 de Fevereiro de 2010 Mendes RJ

4 Mapa mental elaborado por Viviani Bovo

5 Um modelo ou ciência da auto consciência; Uma passagem para uma nova compreensão da experiência espiritual; Um dos desdobramentos mais originais da PNL; Ponte entre PNL e Constelações; Método prático para gerenciar relacionamentos; Uma excelente ferramenta de intervenção terapêutica breve; Com sólido embasamento conceitual e científico.

6 Mapa mental elaborado p por Viviani Bovo

7 O modelo do panorama social é uma ferramenta para analisar e resolver problemas da vida social. Lucas Derks

8 Objetivo da publicação do livro: O mundo está repleto de miséria emocional coletiva. A razão principal para escrever um livro como este é que o seu conteúdo pode contribuir para a qualidade da vida humana no sentido mais amplo. Lucas Derks

9

10

11

12 Eu perguntei tia 239 sujeitos jit qual era a posição da representação interior da pessoa amada para eles. De todas estas pessoas, cerca de noventa e quatro por cento (94%) percebia sua pessoa amada dentro da distância de até um braço. Destes, vinte e nove por cento (29%) percebia a pessoa amada à esquerda e trinta e três por cento (33%) à direita. Vinte e oito por cento (28%) percebia a pessoa amada bem à sua frente enquanto meio por cento (0,5%) percebia a pessoa amada dentro dos limites do próprio corpo. Os três e meio (3,5%) restantes percebiam a pessoa em diversas localizações, atrás, por toda a volta, em localizações duplas, múltiplas ou em algum outro lugar. Lucas Derks

13 Exercício de Investigação: a) Pense numa pessoa desprezível e localize a em seu panorama social; b) Imagine que ela é um anjo cujo destino foi ensinar lhe algo de muito importante que você não aprendeu! Volte a considerá la como antes; c) Imagine que ela ficou repentinamente muito rica, graças a uma herança ou loteria; d) Relacione seus piores defeitos numa folha de papel; As nossas representações internas das pessoas são partes de nossa mente! e) Identificar contextos em que você já se comportou da mesma forma! f) Avaliar o que aconteceu com as representações das pessoas ruins.

14 Questões importantes para reflexão: As pessoas que conhecemos não são as pessoas, mas nossas representações delas! Surpresas positivas e decepções com as pessoas são resultados da atualização de nossos arquivos de cada personificação de nosso Panorama Social, resultando alterações espontâneas em suas localizações, alturas, distâncias, etc. Todas essas representações mentais que temos das pessoas Todas essas representações mentais que temos das pessoas são partes de nossa mente!

15

16 Experimentos com o Panorama Social Sente se de maneira relaxada e pense a respeito de toda a humanidade, todas as pessoas do mundo, por alguns momentos. Faça isto da sua própria maneira. Se você estiver observando toda a humanidade a uma distância (dissociação), certifique se de que agora você vai entrar dentro desta imagem. Vivencie a si mesmo como parte da humanidade e sinta se rodeado por todas as outras pessoas. Observe o que você vê e como se sente durante a experiência do próximo conjunto de mudanças, uma por uma. Faça com que todas as pessoas do mundo dêem cinco passos aproximando se de você. Examine o efeito emocional que isto tem sobre você e a seguir coloque a todos de volta no local lde onde vieram. Coloque todas as pessoas do mundo trinta centímetros mentais para cima. Novamente, perceba o efeito. Coloque as de volta na posição original a qual pertencem. Coloque todas as pessoas do mundo dez metros mais longe de você. Perceba qual é a sensação de fazer isso e então desfaça a mudança. Coloque todas as pessoas do mundo cinquenta centímetros abaixo de você. O que isto faz com você? Coloque as de volta onde estavam. Faça com que todas as pessoas do mundo virem se de costas (olhando na outra direção) para você.

17 Aqui a personificação é apresentada como sendo um caso especial de objetificação: pessoas são coisas que pertencem a uma categoria especial. A Objetificação é o nome dado à representação mental de objetos: O tamanho de uma objetificação depende da distância e da altura; As objetificações grandes atraem mais a atenção do que as pequenas; Quanto mais centralizada uma objetificação estiver representada, mais importante ela é; Quanto mais próxima uma objetificação estiver representada, mais impacto ela terá; Uma objetificação em primeiro i plano recebe mais atenção; As objetificações tendem a ser representadas como se estivessem apoiadas no chão; Uma parte do objeto representa a coisa toda.

18 RESPOSTAS MAIS COMUNS PARA A PERGUNTA QUEM É VOCÊ? Eu sou X (X é sinônimo de eu, e.g.: Eu sou eu, Eu sou eu mesmo ); Eu sou Y (Y é um nome, e.g.: Eu sou o Peter ); Eu sou Z (Z é uma metáfora, e.g.: Eu sou um tigre noturno ); Eu sou U (U é uma qualidade, e.g.: Eu sou flexível ); Eu sou E (E é um estado emocional, e.g.: Eu sou feliz ); Eu sou V (V é uma categoria social, e.g.: Eu sou um professor ); Eu sou um n V (n é um valor dentro da categoria social, e.g.: Eu sou um mau professor ); Eu acho que eu sou W (W pode ser qualquer tipo de identificação, eg: Eu e.g.: acho que sou mau, Eu acho que eu sou o deus Ra ) ).

19 Assim como nos deparamos com estas formas de definição de identidade, também encontramos respostas que se referem a experiências sensoriais mais gerais. Em outras palavras, a resposta se refere a um sentimento, imagem, som, cheiro ou gosto. Como em, Eu sou... eh... hum... é um sentimento. Também ouvimos freqüentemente expressões como: é apenas..., é uma idéia, é simplesmente algo que você sabe, surge naturalmente, é óbvio, é uma sensação interior todas elas apontam para a natureza inconsciente da autoconsciência.

20 No trabalho de Bandler e Grinder e de seus colegas (Derks & Hollander, 1996) presta se muita atenção na estrutura da experiência i sensorial. ilcomo Fauconnier (1997) e Grove (1998) eles acreditam que todos os significados adotam a forma deconstruções mentais sensoriais tridimensionais. Eles postulam que, somado às palavras que as pessoas usam para descrever sua autoconsciência, existe uma camada de experiência sensorial projetada no espaço a qual geralmente escapa da apreciação consciente. A autoconsciência é, portanto algo que basicamente é sentido, visto, ouvido, provado e cheirado de forma inconsciente dentro e ao redor de uma pessoa.

21

22 Gershon (1998) Compreensão dos sentimentos viscerais Temos um 2º cérebro no abdómen: uma enorme quantidade de células nervosas que ficam ao redor dos intestinos. O metabolismo é a função mais importante no desenvolvimento desde a fase de embrião até a amamentação. O estômago e os intestinos constituem uma fábrica bioquímica inteligente bem antes de os sentidos começarem a estimular o cérebro. O sentimento de eu provavelmente se origina em algum lugar nos intestinos e é vinculado ao cérebroem em um estágio posterior. consciência de si mesmas auto imagens cérebro intestinal ti l de Gershon mente

23 A instrução sinta o seu eu é suficiente para atrair a atenção para o aspecto cinestésico da autoconsciência (percepção de si mesmo). A experiência geralmente se intensifica quando se faz com que as pessoas mantenham o foco nisto. No decorrer da pesquisa três tipos principais de sentimento de eu emergiram: O eu cinestésico: este determina a localização da autoconsciência é o lugar onde o eu é sentido; Emoções que surgem a partir da auto avaliação: sentimentos positivos, neutros ou negativos que são resultado da auto (imagem) avaliação. A sensação conhecida de si mesmo: isto consiste de um fluxo contínuo de sensações emocionais, viscerais e proprioceptivas subliminares.

24 O EU CINESTÉSICO O eu cinestésico é a morada da nossa existência. Quando as pessoas são questionadas sobre ele, elas geralmente apontam para o próprio estômago ou peito. Entretanto, ele não é mencionado na literatura psicológica padrão, provavelmente devido a uma combinação da grande mobilidade de localização, de seu caráter inconsciente e das dinâmicas de sua intensidade.

25 1. A ausência do eu cinestésico vem acompanhada de uma tendência a se colocar no lugar dos outros: Este é o meu problema, eu não sei qual é o meu próprio lugar..., Eu tenho medo das pessoas em geral, eu não suporto que elas fiquem a uma distância menor do que quatro metros, quando elas se aproximam demais eu já não sei mais o que fazer. Eu acabo sendo absorvido pelos outros!. 2. Uma pessoa que não tenha um eu cinestésico algumas vezes preferirá preencher o seu centro com sentimentos t de identidade d que pertencem a alguma outra pessoa. Ela provavelmente se identificará com uma das personificações fortes do seu círculo íntimo e.g. sua esposa, seu gêmeo ou até mesmo Jesus Cristo. Isto talvez leve à identificação patológica, confusão de papel ou perda de identidade. 3. Também acontece frequentemente que as pessoas não consigam identificar um eu cinestésico porque elas têm uma percepção múltipla do eu. Isto pode acontecer nas personalidades múltiplas descritas por Boon & Draaijer (1995). A chamada bi localização doeu indica conflitos nonível nível daidentidade.

26 4. A ausência a de um sentimento e de eu também pode indicar dca uma aauto imagem muito negativa. O julgamento negativo de si mesmo está tão associado com as emoções disfóricas que uma pessoa sente a necessidade de suprimir o seu eu cinestésico. Eu tive um cliente que se odiava devido a comportamentos homossexuais anteriores. Tal negação de si mesmo é com freqüência acompanhada por não querer estar lá. 5. Eu estou convencido de que todas as experiências fora do corpo, como aquelas que são estudadas pela psiquiatria e pela parapsicologia, indicam atividade insuficiente no eu cinestésico. Muitas pessoas consideram a sugestão, apenas saia do seu corpo fácil de ser seguida. Nós vemos esta capacidade dd de sair do corpo usada terapeuticamente na terapia da linha do tempo de James e Woodsmall (1988), e quando Erickson (1967) fala sobre o cérebro flutuando no meio de lugar nenhum. 6. Sentimentos viscerais de tensão ou dor podem sobrepujar o eu cinestésico. Se estes sentimentos resultam de emoções negativas, nós observaremos que as pessoas se identificam com estas emoções. Elas talvez se tornem seu medo ou sua raiva.

27

28 Distância GENERALIZAÇÕES As pessoas que você ama e com quem você se importa são representadas td próximas ói a você; Você pode sentir a temperatura corporal das pessoas que estão próximas a você. O centro da atenção As pessoas importantes atraem sua atenção e serão posicionadas no centro. Tamanho Pessoas grandes e fortes podem colocar você numa posição de impotência; Pessoas grandes e fortes podem proteger você; Pessoas grandes e fortes podem tomar coisas de você. Direção e orientação do olhar As pessoas que querem algo de você olharão para você; As pessoas que apóiam você freqüentemente ficam de pé atrás de você; As pessoas que têm um objetivo parecido ficam ao seu lado.

29 Mapa mental elaborado p por Viviani Bovo

30 Os lingüistas cognitivos, George Lakoff e Mark Johnson (1999), chegaram a três conclusões que, em minha opinião, também são essenciais para a minha própria pesquisa. Eles sugerem que: A maioria dos nossos pensamentos são inconscientes; que conceitos abstratos são metafóricos; que eos fundamentos do pensamento são desenvolvidos a partir de vivências corporais e físicas. Eles descobriram, por exemplo, que todo o mundo aprende a diferença entre dentro e fora. Uma diferença muito simples que nós aprendemos quando bebês através da nossa vivência do mundo: dentro da boca... fora da boca... dentro do berço... fora do berço... Dentro da banheira... fora da banheira. Tais experiências gerais e universais dão origem a uma estrutura de conceitos básicos.

31 Referindo se a Narayanan (1997) e Bailey 1997), Lakoff e Johnson escreveram: Metáforas primárias são parte do inconsciente cognitivo. Nós as adquirimos automática e inconscientemente através dos processos usuais deaprendizado neuronal e podemos não estar conscientes de que nós as possuímos. Não temos escolha neste processo. Quando as experiências corporificadas no mundo são universais, então as metáforas primárias correspondentes são adquiridas universalmente. Isto explica a ocorrência disseminada por todo o mundo da grande maioria das metáforas primárias.

32 Ötsch (2002) afirma que pensar em uma coisa, só é possível se soubermos como objetificar ou coisificar algo. Para que uma coisa seja um objeto em nossa mente, precisamos atribuir algumas propriedades a ela. Uma coisa precisa estar em algum lugar. Uma coisa precisa ter volume. Pensa se em uma coisa como algo que tem uma superfície. Uma coisa precisa de peso, tamanho e cor. Um bebê só se torna capaz de lidar de maneira efetiva com as coisas após ter aprendido a habilidade de objetificação assumir a presença de todas estas propriedades em qualquer objeto. Por sorte, a maioria das crianças não tem problemas neste nível. As propriedades que devem estar presentes para transformar algo em coisa podem ser chamadas de fatores objetificação. Uma vez que toda a pessoa é uma coisa, mas nem todas as coisas são pessoas, nós podemos concluir que a operação cognitiva de criar uma pessoa demanda mais passos do que a de criar uma coisa. Isto nos trás de volta para o processo de personificação.

33 Auto personificação a representação da própria pessoa; Personificações dos outros as representações de outros indivíduos; Personificações de grupos as representações de grupos e de complexos sociais amplos que são agrupados em unidades cognitivas únicas, tais como partidos, nações, facções, clubes e organizações; Personificações espirituais as representações dos mortos e de entidades sociais não humanas tais como fantasmas, espíritos e deuses; Personificações metafóricas personificações inventadas (como as personagens de um livro) e as representações de objetos físicos, abstrações, animais, plantas, símbolos, processos e entidades não humanas e não espirituais às quais sejam atribuídas qualidades humanas.

34 Fatores de Personificação Localização minha percepção de que eu estou aqui e os outros estão lá; Habilidades minha percepção de que eu possofazer coisas como me mover, falar, pensar; Interesses e motivação minha percepção de que eu quero algo; Sentimentos minha percepção das emoções, sensações físicas e dor; Autoconsciência** meu conhecimento de quem eu sou em meio aos outros; Perspectiva minha percepção de que eu vejo as coisas da minha maneira, minhas crenças; Conexão espiritual minha percepção da minha conexão com o todo; Perceptividade minha percepção de que eu posso ser visto, ouvido e sentido; Nome eu sei como sou chamado.

35 Mapa mental elaborado por Viviani Bovo

36

37 As personificações consistem, por df definição, em atividade dd no tecido nervoso. Elas estão armazenadas na memória de alguém. Elas são propriedade da pessoa em cujo cérebro elas easestão representadas. ese A implicação pcaçãoóg lógica disto dsoé que nossas personificações de outras pessoas (o conhecimento que temos a respeito delas, que está neurologicamente armazenado em nossas mentes) também são partes de nós mesmos. Embora outros seres humanos existam como objetos reais físicos no mundo, nós conhecemos sobre eles apenas aquilo que nossa própria neurologia é capaz de representar. Então, os outros, reais, de carne e osso são de fato apenas estímulos para que nós criemos nossas personificações. Embora nós tenhamos acesso e possamos conhecer apenas as nossas representações autoconstruídas de outras pessoas, nós (equivocadamente) temos a tendência de supor que é a pessoa real que conhecemos ignorando o fato de que a pessoa que enós conhecemos nãoé nadamais que uma atividade idade emnosso cérebro.

38 ESTABILIDADE DAS PERSONIFICAÇÕES 1) As pessoas tomam suas imagens mentais como algo verdadeiro e não conseguem controlá las conscientemente com facilidade, portanto elas com freqüência precisam de uma outra pessoa que sugira as mudanças; 2) A outra razão pela qual as pessoas não conseguem mudar facilmente suas próprias representações mentais tem relação com a coerência interior. Tudo aquilo que uma pessoa acredita, quer, valoriza ou teme desempenha um papel nos formatos que suas imagens mentais adquirem**. O conteúdo cognitivo é interconectado sistemicamente de tal modo que uma mudança em uma parte pode alertar (N.R.: acionar, informar) outras partes que se oponham àquela mudança.

39 Na psicologia prática de Bandler e Grinder, a personalidade humana é tida como uma coleção de unidades que são direcionadas a metas, um conjunto de partes da personalidade. Qualquer unidade de atividade neural relevante pode ser definida como uma destas partes caso ela precise de terapia. O efeito terapêutico desta abordagem se origina grandemente do ato de personificar estas partes. Assim que as abstrações, problemas ou funções mentais são personificados, algo muito importante começa a acontecer uma quantidade enorme de software mental extra é mobilizada para ajudar. Tudo que a pessoa já aprendeu sobre como lidar com pessoas pode agora ser aplicado ao que é, na verdade, um problema não social. O poder do sistema social operante Que funciona inconscientemente contribuirá enormemente para a capacidade de resolver problemas de qualquer tipo.

40

41 Perguntei a todo o mundo à minha volta qual a localização do seu eu, desta pesquisa surgiu a noção do eu cinestésico, que em linguagem comum é chamado de sentimento de eu ou centro do eu. O eu cinestésico é a área no corpo que tem a mais forte associação com a vivência eu e é encontrada com maior freqüência no estômago ou no peito. Este ponto é o lugar de origem. É o núcleo do nosso casulo social ou, em linguagem da astronomia, podemos dizer que é o sol do nosso sistema solar social. Os planetas nesta configuração ficam, entretanto, relativamente estáveis, são imagens sociais generalizadas que, ao contrário dos planetas físicos, permanecem fixas no lugar, elas não giram, rodam ou seguem uma órbita.

42

43 Descobrir a localização l da personificação X a partir da sensação Pense em X e chame a si a sensação correspondente à relação com X. Investigue ONDE o pensamento, a imagem de X, se encontra neste momento: em frente, atrás, à esquerda, à direita, em cima, em baixo... e aponte para esse lugar. Posição Emquedireção exatamente? A que distância se encontra? Que tamanho tem? A que altura estão os olhos? Para onde X olha?

44 Descobrir a localização da personificação Y a partir do pensamento na humanidade toda Pense na humanidade, em como todas as pessoas se encontram à sua volta (associado e no meio delas). Entre toda aquela gente, onde se encontra o pensamento, a imagem de Y? (em frente, atrás, à esquerda, à direita, alto, baixo...) e aponte para esse lugar. Posição Em que direção exatamente? A que distância se encontra? Que tamanho tem? A que altura estão os olhos? Para onde Y olha?

45 Definições O modelo Panorama Social é um instrumento para investigar e influenciar os padrões inconscientes no pensamento social. Pode ser empregado na melhoria de todas as espécies de relações sociais e para tratar de todas as formas de problemas relacionados em que as pessoas estão envolvidas. O Panorama Social é um meio para trabalhar com sistemas sociais, utilizando se as técnicas e os pressupostos p da PNL. É o resultado da modelagem de populações, quer dizer, trata se da investigação gç duma parte determinada de experiência subjetiva (aqui (q referida a experiência social) num grande grupo de indivíduos com o fim de reconhecer padrões gerais de caráter pessoal e cultural.

46 Pressupostos do modelo Relação é localização : isso quer dizer que o lugar no espaço mental em que alguém projetou o outro é determinante para a qualidade emocional da relação. Representações sociais são uma categoria à parte de construções mentais a que chamamos personificações. As Representações determinam a interação : a representação mental que temos de alguém é determinante para a maneira como interagimos com ela. O Panorama Social de alguém é a representação primária das suas relações : uma transformação no Panorama Social determina a transformação das relações.

47 Pi Princípios i do modelo O axioma frívolo: a transformação individual id alnuma relação influenciará também o outro (através de comportamento verbal e não verbal consciente, mas sobretudo através de comportamento inconsciente verbal ble não verbal). bl) A lei da personificação dominante: as pessoas identificamse com a personificação mais proeminente. Se a sua autoimagem é relativamente fraca as pessoas adotam a segunda posição, iã a posição iã da representação dominante do outro.

48 Fatores da Personificação Direção? Distância? i 1. Localização: ONDE? Tamanho? Altura dos olhos? Direção do olhar? 2. Capacidades: Do que é que uma personificação é capaz? 3. Motivos, intenções: O que é que uma personificação quer? 4. Sensações, emoções: O que é que uma personificação sente? a sensação que tenho de mim, a auto imagem e a ligação entre as duas

49 5. Auto consciência: Eu entre os outros 6. Perspectiva, convicções: o modelo da realidade. 7. Ligações espirituais: com a humanidade, o cosmos, Deus, com a natureza. Visão (visual) Audição (auditivo) Tato (Sensação) Olfato (Cinestésico) Paladar 8. Percepção sensorial: VACOG? 9. Nome: como se chama uma personificação? São estes nove fatores que formam juntos um conceito válido do que é uma pessoa

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA www.pnl.med.br QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA Jairo Mancilha M.D. Ph.D., Cardiologista, Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. A PNL, é uma área da psicologia que se reveste de um de carácter muito prático e eficaz,

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe)

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe) PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS: (CONDIÇÕES DE BOA FORMULAÇÃO) / / 1-DETERMINAÇAO DO OBJETIVO (RESULTADO DESEJADO): a) O que quero para mim? Colocação positiva (sem

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br NEUROSSEMÂNTICA Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Trainer Internacional em Neurolingüística, Coaching e Neurossemântica; Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching-Instituto Internacional

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Faça-me sentir importante CARÍCIAS - O verdadeiro reconhecimento Webinar (treinamento online)

Faça-me sentir importante CARÍCIAS - O verdadeiro reconhecimento Webinar (treinamento online) Faça-me sentir importante CARÍCIAS - O verdadeiro reconhecimento Webinar (treinamento online) Tatiane Medeiros Cunha Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose

Leia mais

www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais

www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais Por Virgílio Vasconcelos Vilela Master Practitioner/Trainer em PNL As pressuposições são as verdades ou princípios dos quais

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades

Gui Coaching. Despertando consciência e habilidades Gui Coaching Despertando consciência e habilidades Conteúdo 01 Gui Coaching 04 Clientes A jornada Atendidos 02 Serviços 05 Sobre mim O que eu faço Guilherme França 03 Depoimentos De quem já se transformou

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta

Design Web - Percepção. Elisa Maria Pivetta Design Web - Percepção Elisa Maria Pivetta GESTALT Percepção Visual Elisa Maria Pivetta Percepção visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

O que as questões existenciais do nosso tempo tem a ver com o Espirito do tempo

O que as questões existenciais do nosso tempo tem a ver com o Espirito do tempo ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES E O IMPULSO MICAÉLICO JAIR MOGGI SETEMBRO/11 2 Micael como guardião da inteligência cósmica. Micael como o espirito do tempo Os períodos Micaélicos na evolução da humanidade

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

CONTROL+EU. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

CONTROL+EU. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r CONTROL+EU Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r CONTROL+EU Você não sofre porque tem uma programação mental, você sofre porque sua programação

Leia mais

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Indice Introdução Um Exemplo Diagnóstico O Método do Líder Sem Inteligência Emocional Um método melhor Inteligência Emocional e E. ciência Administrativa O Valor das Habilidades Emocionais Uma nova teoria

Leia mais

PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude

PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude 1 Dossiê Gilberto C. Cury Presidente da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística Responsável por trazer a PNL ao Brasil, em 1981 gilberto@pnl.com.br PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude

Leia mais

Aprendendo a vencer a Ansiedade

Aprendendo a vencer a Ansiedade Rua Conde de Bonfim 232/301 Tijuca Rio de Janeiro RJ Tel:2234-2399 Email: eliane@epvpsicologia.com Home Page:www.epvpsicologia.com Aprendendo a vencer a Ansiedade Um guia para os pais sobre a ansiedade

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Um curso aprovado por Paul Ekman Um programa de certificação internacional de três dias EMOÇÕES: O QUE SÃO E COMO LIDAR COM ELAS? Este curso trata das emoções, dos sentimentos, de como reconhecer e dirigir as emoções em nós mesmos e nos

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

PANORAMA NEURO SOCIAL. de Lucas Derks. Palestra de Walther Hermann Kerth no XII Congresso Latino-Americano de PNL

PANORAMA NEURO SOCIAL. de Lucas Derks. Palestra de Walther Hermann Kerth no XII Congresso Latino-Americano de PNL de Lucas Derks Palestra de Walther Hermann Kerth no XII Congresso Latino-Americano de PNL 20 de setembro de 2012 São Paulo - SP Faça o download gratuito de 2 capítulos da versão de língua portuguesa do

Leia mais

5 Poderosos Gatilhos Mentais

5 Poderosos Gatilhos Mentais ebook 5 Poderosos Gatilhos Mentais DESCUBRA COMO GERAR CONFIANÇA, CREDIBILIDADE E INTIMIDADE COM OS SEUS CLIENTES DE MANEIRA RÁPIDA E EFETIVA Gatilho 1 Gatilhos Mentais O que são Gatilhos Mentais? Gatilhos

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Canais ou Sistemas Representacionais (VAC)

Canais ou Sistemas Representacionais (VAC) Canais ou Sistemas Representacionais (VAC) Exercícios de Aplicação: Exercício 1 Calibração Visual Parte 1 Vá a um local próximo de sua casa ou local de trabalho em que você possa sentar-se e ficar tranqüilo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

O Paradigma da nova liderança

O Paradigma da nova liderança O Paradigma da nova liderança Robert B. Dilts Um dos mais importantes conjuntos de habilidades Um dos mais importantes conjuntos de habilidades necessárias num mundo em transformação são as habilidades

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O DOM DA DISLEXIA Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O QUE É REALMENTE A DISLEXIA Um talento latente Transtorno de aprendizagem Efeitos de desorientação Problemas com a leitura Problemas com a

Leia mais

MARKETING PESSOAL: construindo sua imagem. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net

MARKETING PESSOAL: construindo sua imagem. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net : construindo sua imagem Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 No início do nível intermediário, falamos brevemente sobre a perspectiva e a aplicação de alguns dos seus elementos, como o ponto de fuga, a linha de horizonte e a relação dos objetos com o olho do observador.

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

Grupo Tholl. Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO:

Grupo Tholl. Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO: Grupo Tholl Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO: Quem sou eu? Eu inspiro as pessoas e as empresas a realizarem mudanças, de maneira que

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A palavra liderança é uma palavra grávida, tem vários significados. Desde os primórdios dos tempos a humanidade vivenciou exemplos de grandes líderes. Verdadeiros

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching

NÚCLEO. Coaching com PNL. A Paixão de Fazer Acontecer. Coaching com PNL. Coaching com PNL. Programação Neurolinguística: PNL no Coaching 1 Coaching com PNL Pensamento & Ação Programação Neurolingüística Coaching A Paixão de Fazer Acontecer O processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial 1 O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ;

Material Folhas brancas e caneta. Duração Aproximadamente 25 min. Apresentação da instrutora e quebragelo Apresento o meu colega ; Sessão nº 1 comportamento assertivo Apresentação da instrutora e dos membros; Desenvolvimento da coesão do grupo; Apresentação e discussão do programa, colheita de sugestões dos alunos para enriquecer

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Como Eu Começo meu A3?

Como Eu Começo meu A3? Como Eu Começo meu A3? David Verble O pensamento A3 é um pensamento lento. Você está tendo problemas para começar seu A3? Quando ministro treinamentos sobre o pensamento, criação e uso do A3, este assunto

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais