SEGURANÇA SOCIAL NOVO PARADIGMA A CRIAÇÃO DE RIQUEZA TERÁ SEMPRE QUE CONTRIBUIR PARA A SEGURANÇA SOCIAL, QUALQUER QUE SEJA A FORMA DA SUA OBTENÇÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURANÇA SOCIAL NOVO PARADIGMA A CRIAÇÃO DE RIQUEZA TERÁ SEMPRE QUE CONTRIBUIR PARA A SEGURANÇA SOCIAL, QUALQUER QUE SEJA A FORMA DA SUA OBTENÇÃO."

Transcrição

1 SEGURANÇA SOCIAL NOVO PARADIGMA A CRIAÇÃO DE RIQUEZA TERÁ SEMPRE QUE CONTRIBUIR PARA A SEGURANÇA SOCIAL, QUALQUER QUE SEJA A FORMA DA SUA OBTENÇÃO. PONTOS A ANALISAR: 1-NASCIMENTO DO ATUAL SISTEMA 2-A LIGAÇÃO QUE É FEITA Á DEMOGRAFIA 1 3-RELAÇÃO DA RIQUEZA/TRABALHADOR 4-PORQUE ESTE SISTEMA É INSUSTENTÁVEL 5-O FINACIAMENTO COMO DIREITO DE CIDADANIA 1- AS GRANDES CONQUISTAS DOS DIREITOS, REGALIAS E HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO FORAM CONSEGUIDAS NO PERÍODO A QUE PODEREMOS DESIGNAR COMO OS 30 GLORIOSOS ANOS DO SÉCULO XX, ENTRE 1945 E A EUROPA APÓS A II GRANDE GUERRA, CONSTAT0U A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR UM SISTEMA QUE COMBATESSE A POBREZA EXTREMA E QUE PERMITISSE A INCLUSÃO SOCIAL DOS CIDADÃOS EM TODO ESPAÇO EUROPEU, POSICIONANDO ASSIM O NOSSO CONTINENTE COMO O DOS DIREITOS SOCIAIS. A CRIAÇÃO DE RIQUEZA E A GLOBALIZAÇÃO, INTRODUZIRAM UMA MUDANÇA NA QUALIDADE E QUANTIDADE DO EMPREGO, QUE OBRIGAM A UMA MUDANÇA DO MODELO SOCIAL, NOMEADAMENTE NO SEU FINANCIAMENTO. AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS SOBRE O TRABALHO PENALIZAM SEM DÚVIDA O EMPREGO E INCENTIVAM A SUBSTITUIÇÃO DO TRABALHO PELO CAPITAL. 2- SE FOSSE A DEMOGRAFIA, O VERDADEIRO PROBLEMA DA EUROPA E DE PORTUGAL, NÃO EXISTIRIAM OS ATUAIS MAIS DE 28 MILHÕES DE DESEMPREGADOS NA EUROPA E 820 MIL EM PORTUGAL, DOS QUAIS MAIS DE 75 MIL TÊM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. SE A RELAÇÃO FALADA DE 3 ATIVOS PARA 1 REFORMADO FOSSE PARA MANTER, (EM 1970 ERA DE 14/1 E EM 1983 ERA JÁ DE 2/1) TERÍAMOS; POPULAÇÃO ATIVA ATUAL É DE 5,5 MILHÕES DE PESSOAS, SE 30% MORREREM ANTES DO DIREITO À REFORMA, TERÍAMOS 4 MILHÕES NA REFORMA, LOGO NECESSÁRIO TER 12 MILHÕES A DESCONTAR, SE PARA ESTES FIZERMOS O MESMO RACIOCÍNIO, 30% MORREREM ANTES DA REFORMA, RESTARIAM AINDA 8,4 MILHÕES, LOGO NECESSÁRIOS 25 MILHÕES A DESCONTAR, (SISTEMA PONZI OU DA D. BRANCA). 3 O FUNDAMENTAL, É UM MAIOR CRESCIMENTO DA ECONOMIA PORTUGUESA E O CONSEQUENTE AUMENTO DO PIB/PER CAPITA, O QUAL TEM VINDO REALMENTE A ACONTECER (SALVO NA ATUAL CRISE). MAS O QUE TEMOS VINDO A ASSISTIR É A UMA MENOR E JUSTA REDISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA CRIADA AS FORMAS DE PRODUÇÃO DE RIQUEZA, NO ÚLTIMO QUARTEL DO SÉCULO XX, COM A INTRODUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS PRODUTIVOS, TIVERAM COMO CONSEQUÊNCIA DIRETA A PRODUÇÃO DE MAIS RIQUEZA COM MENOS TRABALHADORES.

2 4 -A ERRADICAÇÃO DA POBREZA PASSA, ANTES DE TUDO, POR NÃO PRODUZIRMOS MAIS POBREZA, COMO FORÇOSAMENTE ACONTECERÁ AOS FUTUROS PENSIONISTAS SE PERSISTIR O ATUAL MODELO. TEMOS DE CRESCER DISTRIBUINDO, ENQUANTO A CRIAÇÃO DE RIQUEZA NÃO FOR ACOMPANHADA DE POLÍTICAS REDISTRIBUTIVAS CONTRA A DESIGUALDADE, NÃO ALCANÇAREMOS O OBJETIVO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. O INCREMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS, NOMEADAMENTE PENSÕES DE REFORMA JUSTAS, EM VEZ DE CONSTITUÍREM UMA DESPESA, VÊM SIM REFORÇAR O CONSUMO, DEVENDO ANTES SER CONSIDERADO UM INVESTIMENTO. A ATUAL POLÍTICA CONDUZIRÁ AO AUMENTO DA VIOLÊNCIA JUVENIL E DAS VÁRIAS FORMAS DE CRIMINALIDADE, E A FALTA DE PERSPETIVAS DE FUTURO PARA OS JOVENS, MESMO QUANDO TÊM ALTAS FORMAÇÕES ACADÉMICAS, NÃO DEIXAM DE SER MAIS UMA DAS CONSEQUÊNCIAS PREOCUPANTES DAS ATUAIS POLÍTICAS. 2 PARA EMPREGARMOS APENAS ( ) EM UNIDADES COM MÉDIA TECNOLOGIA, O INVESTIMENTO NÃO SERÁ INFERIOR A POR TRABALHADOR, LOGO SERÃO NECESSÁRIOS 300 MIL MILHÕES DE EUROS, INVESTINDO ANUALMENTE 5% DO PIB (cerca de milhões de euros) SERÃO NECESSÁRIOS 39 ANOS PARA OS EMPREGARMOS AS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO LABORAL, SÃO NO DISCURSO OFICIAL CONDIÇÃO PARA ATRAÇÃO DE NOVOS CAPITAIS, DANDO ASSIM CONFIANÇA AOS MERCADOS, ESQUECENDO QUE O AUMENTO DA CRIMINALIDADE, DEVIDO ÀS MEDIDAS QUE CONDUZIRÃO A UMA POBREZA FORÇADA, SÃO CONDIÇÕES QUE AFASTARÃO ESSE MESMO CAPITAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES ANTES DE DEFINIRMOS UMA NOVA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO DA SEGURANÇA SOCIAL, NÃO PODEREMOS DEIXAR DE NOS PRONUNCIARMOS ACERCA DO SENTIDO COMO DEVEREMOS ENTENDER, O QUE SÃO AS EXPORTAÇÕES E AS IMPORTAÇÕES. O ATUAL GOVERNO TEM ASSENTADO O SEU DISCURSO ECONÓMICO, NO REALCE DA IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES, COMO SETOR FUNDAMENTAL PARA A SAÍDA DA CRISE EM QUE NOS ENCONTRAMOS. TENDO PARA ESTE SETOR, QUE JÁ FENEFICIA DE ISENÇÃO DO IVA, CONCEDENDO-LHES OUTROS FENIFICIOS FISCAIS, APOIOS CONSIDERÁVEIS NA ÀREA DA FORMAÇÃO, ETC. (AINDA RECENTEMENTE FORAM ANUNCIADAS ESSAS REGALIAS E ISENÇÕES NO CASO DA EXPANSÃO DA AUTO-EUROPA). CONVÈM ASSIM CLARIFICAR O QUE REALMENTE INTERESSA AO PAÍS, E TERMOS FUNDAMENTALMENTE EM CONTA, UM RACIONIO SIMPLES MAS MAIS ABRANGENTE, DOS MOVIMENTOS DE TRANSAÇÕES QUE TÊM EFEITOS IGUAIS, AOS DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES E COMO TAL DEVEM SER CONSIDERADOS. A IDEIA QUE TEMOS DE TER É A SEGUINTE, SEMPRE QUE DINHEIRO VINDO DO EXTERIOR ENTRA EM PORTUGAL ESTAMOS COM UM EFEITO REAL DE UMA EXPORTAÇÃO, CONTRÁRIAMENTE QUANDO O DINHEIRO SAI DO PAÍS ESTAMOS PERANTE O EFEITO DE UMA IMPORTAÇÃO. ANALISEMOS ENTÃO, ESTAMOS PERANTE UMA IMPORTAÇÃO QUANDO, A REN, A ANA E A EDP, PASSARAM A REMETER PARA O EXTERIOR OS SEUS LUCROS, O MESMO ACONTECE COM A AUTO-EUROPA E TODAS AS OUTRAS EMPRESAS QUE TÊM SITUAÇÃO SIMILAR, EMBORA EM MENOR GRAU, O MESMO ACONTECE COM TODAS AS OUTRAS EMPRESA (A MAIORIA DO PSI 20), QUE TÊM A SUA SEDE NA HOLANDA, NO LUXEMBURGO OU EM OUTROS PARAÍSOS FISCAIS.

3 EM SENTIDO INVERSO, TEREMOS COMO EXPORTAÇÕES O SIMPLES DINHEIRO QUE OS PASSAGEIROS DOS MUITOS CRUZEIROS QUE FREQUENTEMENTE VISITAM PORTUGAL, COM ESPECIAL RELEVO LISBOA. RECENTEMENTE SÓ A ESTADIA DE CINCO NAVIOS, SENDO TRÊS DOS QUAIS DOS MAIORES DO MUNDO, TERIAM DEIXADO ENTRE A 1MILHÃO DE EUROS EM LISBOA. SÃO IGUALMENTE EXPORTAÇÕES AS RECEITAS DA HOTELARIA E RESTAURAÇÃO QUANDO OS SEUS CLIENTES SÃO PROVENIENTES DE PAÍSES TERCEIROS, DA MESMA FORMA DEVEMOS CONSIDERAR TODA A PRODUÇÃO INTERNA, NOMEADAMENTE A AGRICULTURA E A PECUÁRIA, DADA A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A DIMINUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES. SÃO AINDA EXPORTAÇÕES AS REMESSAS DOS NOSSOS IMIGRANTES. COMO TODOS ASSISTIMOS COM ESPECIAL RELEVÂNCIA, NA RESTAURAÇÃO E HOTELARIA. O GOVERNO NÃO TEM EM CONTA ESTA REALIDADE, ESQUECENDO QUE A RELIDADE QUE NOS DIZ, QUE O SETOR DO TURISMO É O MAIOR CONTRIBUINTE PARA O NOSSO PIB, E UM DOS QUE TEM UM BAIXO RÁCIO DE VENDAS POR TRABALHADOR, POR OUTRAS PALAVRAS É UM SETOR DE MÃO DE OBRA INTENSIVA, DE QUE TANTO NECESSITAMOS. 3 NOVO SISTEMA DE FINANCIAMENTO (DADOS DA IES (INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA) DE 2010) -VOLUME TOTAL DE NEGÓCIOS MILHÕES DE EUROS -1,0% DESTE VOLUME SERÁ 3.864,43 MILHÕES DE EUROS -OS 23,75%, CORRESPONDEM A MILHÕES DE EUROS -TEREMOS QUE 1% CORRESPONDE A ( 3.864,43X23,75/8.596) =10,68% da TSU A PROPOSTA DE FINANCIAMENTO PARA APLICAÇÃO IMEDIATA É A SEGUINTE; A COMPARTICIPAÇÃO EMPRESARIAL PARA A SEGURANÇA SOCIAL PASSARÁ A TER DUAS VERTENTES; 1- UMA DESCIDA DA ATUAL TSU (em 9,0%) PASSANDO PARA 14,75% (em 1978 era 19%) 2- AO QUAL SERÁ ACRESCIDO DE 1,0% DA FACTURAÇÃO, COMO TAXA SOLIDÁRIA OU CONTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL OU AINDA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL GLOBAL. OS RESTANTES 1,68% IRÃO PERMITIR CRIAR 3 TAXAS DIFERENCIADAS PARA OS TRABALHADORES Á SEMELHANÇA DO BRASIL, PERMITINDO UM AUMENTO SALARIAL IMEDIATO, PARA OS MAIS BAIXOS SALÁRIOS, SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL PARA O EMPREGADOR. 1º TAXA DE 8,0% PARA SALÁRIOS ATÉ ( 700,00) 2º TAXA DE 9,5% PARA SALÁRIOS DE MAIS DE ( 701,00 ATÉ 1.200,00) 3º TAXA DE 11% PARA SALÁRIOS SUPERIORES A 1.201,00 (em 1978 a taxa única era de 7,5%) O FINANCIAMENTO DA SEGURANÇA SOCIAL, DEVE SER CONSIDERADO, COMO QUALQUER OUTRA RUBRICA DO OGE (SAÚDE, EDUCAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS, ETC.), DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DA SUA CRIAÇÃO. ESTA MUDANÇA IMPLICA, QUE A SOLIDARIEDADE SOCIAL, TERÁ DE DEIXAR DE SER FEITA APENAS PELO SECTOR ECONÓMICO LIGADO AO MUNDO LABORAL, E PASSAR A ABRANGER TODOS OS SECTORES ECONÓMICOS DA SOCIEDADE OU SEJA ESTAR SIMPLESMENTE ASSOCIADA À CIDADANIA.

4 VANTAGENS DESTA OPÇÃO EM RELAÇÃO AO AUMENTO DO IVA PARA COMPENSAR A REDUÇÃO DA TSU. 1- Á SEMELHANÇA DA TSU ESTA CONTRIBUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE É UM CUSTO DA EMPRESA QUE NÃO TEM IMPACTO DIRETO NO CONSUMIDOR. 2- NÃO TEM COMO ACONTECE NO IVA QUALQUER COMPENSAÇÃO (ENTRE O PAGO E O FATURADO). 3- AS EMPRESAS PASSARÃO A PAGAR UMA PARTE SUBSTANCIAL DA SEGURANÇA SOCIAL DE ACORDO COM A SUA FATURAÇÃO, LOGO QUEM MENOS VENDE MENOS PAGA, PODENDO ASSIM MANTER OS SEUS TRABALHADORES EM PARTICULAR NESTA ÉPOCA DE REDUÇÃO DO CONSUMO INTERNO O AUMENTO DO NÚMERO DE TRABALHADORES NUMA EMPRESA, APENAS TERÁ SIGNIFICADO NOS CUSTOS REFERENTES AOS 14.75% DE TSU, ATENDENDO A QUE O 1,0% SOBRE A FATURAÇÃO É IGUAL QUER TENHAM 10 OU 100 TRABALHADORES. 5- AS EMPRESAS EXPORTADORAS, GRANDES BENEFICIÁRIAS DA REDUÇÃO DA TSU E QUE NÃO PAGAM IVA DA SUA FATURAÇÃO, DE ACORDO COM AS NORMAS COMUNITÁRIAS, PASSARIAM TAMBÉM A CONTRIBUIR COM (1,0%) DA SUA FATURAÇÃO. 6- O AUMENTO DE CRIAÇÃO DE RIQUEZA (PIB), NÃO TEM NO ATUAL SISTEMA UMA CONSEQUÊNCIA DIRETA NO FINANCIAMENTO DA SEGURANÇA SOCIAL, NEM NA CRIAÇÃO DE EMPREGO, O SISTEMA PROPOSTO MESMO SEM CRIAÇÃO DE EMPREGO, TEM REPERCUSSÃO DIRETA NO AUMENTO DAS RECEITAS DA SEGURANÇA SOCIAL, PERMITINDO AINDA TRAVAR OU MINIMIZAR AS CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO DESEMPREGO. 7- CONTRIBUIRÁ FORTEMENTE PARA A CRIAÇÃO SUSTENTÁVEL DE NOVAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, ATENDENDO Á FORTE REDUÇÃO DO CUSTO FIXO QUE REPRESENTA A ATUAL TAXA DA TSU. 8- A REDUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS TRABALHADORES COM SALÁRIOS ATÉ AO VALOR DE 3 SALÁRIOS MINÍMOS, CONTRIBUIRÁ FORTEMENTE PARA O AUMENTO DO CONSUMO INTERNO E CONSEQUENTEMENTE PARA A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO EMPREGO

5 NOS DOIS QUADROS SEGUINTES ANALISAMOS O RÁCIO DE VENDAS POR TRABALHADOR (POR ESCOLHA) NO PRIMEIRO QUADRO TEMOS; GRUPO DE EMPRESAS DAS MAIORES DO PAÍS NOME DA EMPRESA Nº VENDAS RES. LÍQUIDOS Nº TRAB. Rácio trab. /vendas GALP ENERGIA ,50-70, CONTINENTE HIPER ,90 68, PINGO DOCE Dist. Alim , WORTEN ,73 6, VILA GALÉ ,28 6, PESTANA ,92 3, ZARA PORTUGAL ,37 14, PORTUCEL ,34 173, CTT CORREIOS PORT ,37 56, BRISA - CONC. RODOV ,72 75, NAMISA EUROPE ,96 542, UNILEVER ,21 21, BOSCH CAR PORTUGAL ,52 5, GESPOST ,68 1, BOSCH TERMO ,21 16, TECNOLOGIA TEJO ENERGIA ,59 24, AMORIM & IRMÃOS ,68 24, SOPORCEL ,64 14, INSCO-INSULAR , HIPERMERCADOS TALTA ,76 91, º QUADRO GRUPO DE EMPRESAS DAS 500 MAIORES DO DISTRITO DE COIMBRA NOME DA EMPRESA Nº VOL. VENDAS RESUL. LÍQUID. Nº TRAB. Rácio Trab/vendas Hélder D. Félix, S. Uni.P.Lda SOMICIS, Lda Silva Tomé Irmãos, Lda Coimbra Aparthotel, S. A José A. N. Figueiredo Lda DOM MIRA, Lda Pneus do Oceano, Lda IDRAGAN, Lda LOGIDOC, Lda

6 RESULTADO DA APLICAÇÃO NUMA 1ªFASE DA PROPOSTA, CONSIDERANDO APENAS 1,0% DE CONTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM ALGUMAS DAS 1000 MAIORES EMPRESAS NOME EMPRESA Nº Trab. Vendas milhões Valor TSU Atual Redução TSU 9,0% 1,0% Taxa Solidária Lucros milhões Resul. Final Por ano Pingo Doce-D. A , , EDP Energ. Port , , EDP Gest. Prod , , REPSOL Portuguesa , , Galp Gás Natural , , CEPSA , , GALP ENERGIA , , SUMOL+COMPAL Mar , , UNILEVER , , SIC , , VICTOR GUEDES 92 86, , ZON TV CABO , , SIVA , , TEJO ENERGIA , , Alves Bandeira & CA , , GERTAL , , PLURIMARKETING , , NOTA-1- As empresas a vermelho irão pagar mais para a segurança social, mas pagarão menos IRC, correspondente aos 23% da verba a pagar à seg, social. Em contrapartida, as empresas a verde, que contribuirão menos para a seg. social, irão pagar IRC sobre essa verba. 2- O valor dos salários considerados é de 857,00 mensais.

7 NESTRE QUADRO A MESMA APLICAÇÃO A ALGUMAS DAS MAIORES 500 EMPRESAS DO DISTRITO DE COIMBRA NOME EMPRESA Nº trab. CBI Indust. Vestuár. Silva & Irmãos, Lda. Barata Marceli.,SA Venda Milhões Valor TSU Atual Redução TSU 9,0% 1,0%Taxa Solidária Lucros líquidos em Resul. Final por ano , , , Jtp 2 Cst. Pres.Ser , M.el S. Batata & Fil 182 3, Metalcentro 68 2, Flexitel Eng. Const. Sc. Ind. Duartes Lda 40 1, , Sabir Hoteis, L.da 50 1, Emp. Cerâm. Carriça Moura & Santos Lda Lopes Rodr. & Sousa 54 2, , , SILVAS, S A 66 2,

8 MISTO DE EMPRESAS NACIONAIS E DISTRITO DE COIMBRA maiores do País Vendas milhões Nº trab. Rácio Volume Ven./Trab euros 1-Galp Energia , Repsol Portuguesa 2.085, REN 531, S N MAIA 363, maiores do Dis. Coimbra Vendas milhões Nº trab. Rácio Volume Ven./Trab euros 1-Soporcel 635, Auto-Sueca 102, (Coimbra) 41-Metarlúrgica 21, Ideal Mond. 48-Fucoli-Somepal 18, maiores do Dis. Coimbra 519-Leandro & Rainho Lda 560-LRP Asfalto Unipessoal 614-Simobeira, combustíveis 615-Karapi fábrica calçado Segurança Privada 690-Naturana Portuguesa Conf Burger Mandarim Vendas milhões Nº trab. Rácio volume Ven./Trab euros 1, , , , , , ,

9 VEJAMOS IGUALMENTE A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE O TIPO DE INVESTIMENTO E A CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO FÁBRICA DE BATERIAS PARA AUTOMÓVEIS COMEÇADA E NÃO ACABADA, INVESTIMENTO PREVISTO 175 MILHÕES PARA 200 POSTOS DE TRABALHO (875 MIL EUROS/TRAB.) EMBRAER REALIZADO 177 MILHÕES PARA OS INICIAIS 98 TRAB. (1,8 MILHÃO /TRAB). PREVISTO 450 MILHÕES NA TOTALIDADE, PARA PODER DAR TRABALHO A CERCA DE 500 TRAB. PORTUCEL (AMPLIAÇÃO DE SETÚBAL) 550 MILHÕES PARA CRIAR 350 TRAB. (1,57 MILHÃO /TRAB) O MIT IRÁ INVESTIR NAS MINAS DE MONCORVO 600 MILHÕES PARA CRIAR ENTRE 400 A 500 POSTOS DE TRABALHO (DE 1,5 A 1,2 MILHÃO /TRAB.) 9 MOHAVE OIL EM ALCOBAÇA INVEST. 230 MILHÕES P/ 200 TRAB. (1,15 MILHÃO /TRAB) AUTO-EUROPA (2014) ANUNCIA INVESTIR 670 MILHÕES DE EUROS ATÉ 2019 PRA CRIAR 500 POSTOS DE TRABALHO (1,34 MILHÃO DE /TRAB.) NOVA REFINARIA DA GALP EM SINES MILHÕES DE INVESTIMENTO PARA 100 TRAB. (14 MILHÕES POR TRABALHADOR) Mesmo nestas empresas de alta tecnologia se verificam diferenças brutais, as 5 primeiras na totalidade, previram ou realizaram investimentos de milhões de euros, a que corresponderia a criação de postos de trabalho, por sua vez a Galp Energia com investimento semelhante (1.400 milhões de euros), cria apenas 100 empregos. Não somos contra estes tipos de investimentos, mas tão só demonstrar que no atual tipo de financiamento da segurança social, a comparticipação dos mesmos para o sistema social é insignificante, diremos mesmo quase nulo. Vejamos agora outros tipos de investimento; FÁBRICA TEXTIL EM PAREDES (FILIPUNOS), 4 MILHÕES DE INVESTIMENTO, COM CRIAÇÃO DE 165 POSTOS DE TRABALHO ( EUROS POR TRABALHADOR). COM INVESTIMENTO IGUAL AO DA GALP SERIAM CRIADOS POSTOS DE TRABALHO. INVESTIMENTO ANUNCIADO NA ÁREA SOCIAL 200 MILÕES DE EUROS, COM CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO ( EUROS POR TRABALHADOR) ESTUFA DE COGUMELOS EM MOGADOURO INVESTIMENTO 500 MIL EUROS, POSTOS DE TRABALHO CRIADOS 6 ( EUROS POR TRABALHADOR) ESTUFAS DE MORANGOS HIDROPÓNICOS NO ALGARVE, INVESTIMENTO 1,2 MILHÃO DE EUROS, CRIOU 12 POSTOS DE TRABALHO ( EUROS POR TRABALHADOR) Estes quatro últimos exemplos, exemplificam claramente a nossa perspetiva, dado que defendemos fundamentalmente, investimentos em média na ordem de euros por posto de trabalho. Neste caso um investimento idêntico ao da Galp, criaria postos de trabalho ou seja 140 vezes mais empregos. É este diferencial que deverá ser compensado em parte pela nossa taxa social tecnológica. NUMA SITUAÇÃO INTERMÉDIA TEMOS A UNILEVER (GRUPO JERÓNIMO MARTINS) QUE REALIZOU UM INVESTIMENTO DE 30 MILHÕES DE EUROS, E CRIOU 80 POSIOS DE TRABALHO ( EUROS POR TRABALHADOR)

10 NESTE QUADRO ANALISAMOS O RÁCIO, CONSIDERANDO AS MAIORES 60 EMPRESAS, AS ÚLTIMAS 60 DAS 1000 MAIORES E O MESMO DAS 700 MAIORES DO DISTRITO DE COIMBRA Nº EMPRESA VENDAS/milhões Nº Trabalhadores Rácio Ven./Trab. 1 a 10 s/4 e , a , e , a , a , a , a , a , Média das 60 1ªs , a , a , a , a , a , a , Média 60 últimas 2.153, Distrito Coimbra 1 a 10 s/ , a , , a , a , a , a , a , Média das 60 1ªs 3.562, a , a , a , a , a , a , Média 60 últimas 76,

Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses

Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses Aumento do Custo de Vida Degradação das condições económicas e sociais para a generalidade dos portugueses O ano de 2011 é marcado por um acentuado aumento do custo de vida, concretizado pela subida da

Leia mais

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas Algumas Medidas de Política Orçamental CENÁRIO O ano de 2015 marca um novo ciclo de crescimento económico para Portugal e a Europa. Ante tal cenário,

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1

Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1 Desigualdades criam dificuldades à sustentabilidade da Segurança Social Pág. 1 A ELIMINAÇÃO DA DESIGUALDADE DAS REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES EM PORTUGAL MELHORARIA A REPARTIÇÃO DA RIQUEZA E A SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Missão Reciclar. Num projeto piloto, realizado no Porto em junho de 2013, dos 4.300 lares visitados, 890 eram não

Missão Reciclar. Num projeto piloto, realizado no Porto em junho de 2013, dos 4.300 lares visitados, 890 eram não Missão Reciclar 1 Missão Reciclar Apesar de a reciclagem estar na ordem do dia, cerca de 30% da população portuguesa ainda não separa as embalagens usadas. A Sociedade Ponto Verde, responsável pela gestão

Leia mais

8 DE MAIO 2013. ONDE NASCE O NOVO EMPREGO EM PORTUGAL Teresa Cardoso de Menezes

8 DE MAIO 2013. ONDE NASCE O NOVO EMPREGO EM PORTUGAL Teresa Cardoso de Menezes 8 DE MAIO 2013 ONDE NASCE O NOVO EMPREGO EM PORTUGAL Teresa Cardoso de Menezes a empresa activa mais antiga em Portugal nasceu em 1670? 2001 foi o ano em que nasceram mais empresas em Portugal? ontem quando

Leia mais

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates 11.02.2009 1. A execução da Iniciativa para o Investimento e o Emprego A resposta do Governo à crise económica segue uma linha de

Leia mais

Flash informativo fiscal nº6 - julho 2015

Flash informativo fiscal nº6 - julho 2015 aurennews julho 2015 Flash informativo fiscal nº6 - julho 2015 Novo regime especial aplicável às entidades licenciadas na Zona Franca da Madeira a partir de 1 de janeiro de 2015 Foi publicada no dia 1

Leia mais

Envelhecimento: Mitos e realidades das despesas de saúde e segurança social. Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa

Envelhecimento: Mitos e realidades das despesas de saúde e segurança social. Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Envelhecimento: Mitos e realidades das despesas de saúde e segurança social Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Background - envelhecimento Inversão da pirâmide etária (transição

Leia mais

Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO?

Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO? Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO? Desde a crise económica e financeira mundial, a UE sofre de um baixo nível de investimento. São necessários esforços coletivos

Leia mais

Promover emprego e trabalho com qualidade: dinamizar a contratação colectiva, valorizar e proteger

Promover emprego e trabalho com qualidade: dinamizar a contratação colectiva, valorizar e proteger Promover emprego e trabalho com qualidade: dinamizar a contratação colectiva, valorizar e proteger SEM MAIS EMPREGO NÃO É POSSÍVEL A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DO PAÍS Slides utilizados na intervenção que fiz

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. site do programa, comunicou a suspensão, a partir de 11 de Fevereiro de 2011, de

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. site do programa, comunicou a suspensão, a partir de 11 de Fevereiro de 2011, de ....---.. ~CDS-PP Expeça-se D REQUERIMENTO Número /XI ( Publique-se [gi PERGUNTA Assunto: Suspensão de candidaturas de jovens agricultores ao PRODER Destinatário: Ministério da Agricultura, Desenvolvimento

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA TRIBUTOS CARGA TRIBUTÁRIA FLS. Nº 1 O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 1. - INTRODUÇÃO A fixação do preço de venda das mercadorias ou produtos é uma tarefa complexa, onde diversos fatores

Leia mais

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2

UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 UWU CONSULTING - SABE QUAL A MARGEM DE LUCRO DA SUA EMPRESA? 2 Introdução SABE COM EXATIDÃO QUAL A MARGEM DE LUCRO DO SEU NEGÓCIO? Seja na fase de lançamento de um novo negócio, seja numa empresa já em

Leia mais

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade 1 Plano e Orçamento para 2015 Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade Senhora Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo

Leia mais

Declaração ao país. António José Seguro. 19 de Julho de 2013. Boa tarde. Durante esta semana batemo-nos para que:

Declaração ao país. António José Seguro. 19 de Julho de 2013. Boa tarde. Durante esta semana batemo-nos para que: Declaração ao país António José Seguro 19 de Julho de 2013 Boa tarde. Durante esta semana batemo-nos para que: Não houvesse mais cortes nas reformas e nas pensões Não houvesse mais despedimentos na função

Leia mais

AS RELAÇÕES ECONÓMICAS PORTUGAL ANGOLA E A ESTRATÉGIA DO BANCO BIC PORTUGUÊS*

AS RELAÇÕES ECONÓMICAS PORTUGAL ANGOLA E A ESTRATÉGIA DO BANCO BIC PORTUGUÊS* ASRELAÇÕESECONÓMICASPORTUGAL ANGOLA I. ACRISEFINANCEIRAEAECONOMIAMUNDIAL EAESTRATÉGIADOBANCOBICPORTUGUÊS* Acrisecomeçounosistemafinanceiroejáatingiuaeconomiareal.O Creditcrunch estáaprovocara contracçãodoprodutonaseconomiasocidentais,reduzindoaprocuranosmercadoseaumentandoo

Leia mais

Artigo 7.º Fiscalização

Artigo 7.º Fiscalização Artigo 7.º Fiscalização 1 - Todas as pessoas, singulares ou coletivas, de direito público ou de direito privado, a quem sejam concedidos benefícios fiscais, automáticos ou dependentes de reconhecimento,

Leia mais

Os modelos de financiamento da saúde e as formas de pagamento aos hospitais: em busca da eficiência e da sustentabilidade

Os modelos de financiamento da saúde e as formas de pagamento aos hospitais: em busca da eficiência e da sustentabilidade Os modelos de financiamento da saúde e as formas de pagamento aos hospitais: em busca da eficiência e da sustentabilidade Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Agenda Enquadramento

Leia mais

Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão. Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão

Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão. Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão Diário de noticias, por Hugo Filipe Coelho 17-10-11 Direita admite mudanças na lei para criminalizar a má gestão Dinheiro público. PSD e CDS

Leia mais

Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS

Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS Comentários ao relatório Uma década para Portugal promovido pelo PS Ao definir uma estratégia de crescimento económico sustentado, centrada em propostas políticas concretas, o relatório Uma década para

Leia mais

PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS. Petição N.º 428/XII/4ª

PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS. Petição N.º 428/XII/4ª PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS Petição N.º 428/XII/4ª IVA Médio na Europa Taxas de IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas na UEM - União Económica e Monetária

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS

PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS Exposição de motivos Existiam 216 milhões de passageiros de carros na UE a 25 em 2004, tendo o número

Leia mais

Linha Específica. Dotação Específica do Têxtil, Vestuário e Calçado CAE das divisões 13, 14 e 15

Linha Específica. Dotação Específica do Têxtil, Vestuário e Calçado CAE das divisões 13, 14 e 15 IAPMEI/DGAE (www.iapmei.pt / www.dgae.pt) PME Invest (Linha de Crédito com juro bonificado) Linha de Crédito PME Investe III Condições e processo de candidatura A Condições 1. Condições a observar pelas

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 1 de 9 Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 NOTÍCIAS A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode gerar na indústria, um potencial de negócio

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

De acordo com a definição dada pela OCDE,

De acordo com a definição dada pela OCDE, Contabilidade Nacional: território geográfico, unidades residentes e operações económicas De acordo com a definição dada pela OCDE, A Contabilidade Nacional é uma técnica que se propõe apresentar sob uma

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

Indicadores de Confiança...15

Indicadores de Confiança...15 1. MACROECONOMIA 1.1. Rendimento e Despesa Despesa Nacional a Preços Correntes...5 Despesa Nacional a Preços Constantes...6 PIB a preços correntes (Produto Interno Bruto)...7 PIB a preços constantes (Produto

Leia mais

Quadro 1 Dimensão do controlo da EDP e da GALP por capital estrangeiro

Quadro 1 Dimensão do controlo da EDP e da GALP por capital estrangeiro RESUMO DESTE ESTUDO O sector da energia é estratégico em qualquer país, em termos de desenvolvimento e de independência nacional. Os governos, desde que tenham um mínimo de dignidade nacional e se preocupem

Leia mais

Medidas de Revitalização do Emprego

Medidas de Revitalização do Emprego Projeto de Resolução n.º 417/XII Medidas de Revitalização do Emprego A sociedade europeia em geral, e a portuguesa em particular, enfrentam uma crise social da maior gravidade. Economia em recessão e um

Leia mais

A COMPETITIVIDADE E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA AÇORIANA - OPORTUNIDADES NO QUADRO DO HORIZONTE 2020

A COMPETITIVIDADE E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA AÇORIANA - OPORTUNIDADES NO QUADRO DO HORIZONTE 2020 A COMPETITIVIDADE E O CRESCIMENTO DA ECONOMIA AÇORIANA - OPORTUNIDADES NO QUADRO DO HORIZONTE 2020 Quais os Instrumentos regionais para apoiar as empresas dos Açores? Competir + Apoios contratação de RH

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Cenário de referência O estudo WETO apresenta um cenário de referência que descreve a futura situação energética

Leia mais

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GOVERNO Orçamento Cidadão 2015 Os recursos públicos do Estado são recursos públicos do povo e para o povo, condição que dá ao cidadão o direito de saber como

Leia mais

Amigos, amigos, negócios à parte!

Amigos, amigos, negócios à parte! Reforço escolar M ate mática Amigos, amigos, negócios à parte! Dinâmica 4 2º Série 2º Bimestre Aluno DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Numérico Aritmético Matemática Financeira Primeira

Leia mais

RIPCURL PRO PORTUGAL 2011

RIPCURL PRO PORTUGAL 2011 RIPCURL PRO PORTUGAL 2011 Memória Descritiva O ASP World Tour é o circuito correspondente à primeira divisão do surf mundial masculino e feminino. O Rip Curl Pro Search, chegou a Peniche em 2009, sendo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA CONSULTORIA RH EM PORTUGAL Duarte Albuquerque Carreira, Coordenador editorial da revista Pessoal (da.carreira@moonmedia.info) João d Orey, Diretor Executivo da

Leia mais

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva A visão Social da Previdência Complementar Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva Protecção Social Obrigatória vs Protecção Social Complementar As alterações efectuadas nos últimos anos ao Regime da Segurança

Leia mais

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H;

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H; IRS 2014 e 2015: Prazos e Despesas Dedutíveis Com o início de um novo ano aparecem as obrigações fiscais anuais que todos os contribuintes têm de cumprir. Está na hora de começar já a organizar as suas

Leia mais

Conferência Crescer, um desígnio nacional

Conferência Crescer, um desígnio nacional Conferência Crescer, um desígnio nacional Associação Comercial de Lisboa 20 de Novembro de 2012 EUROGROUP CONSULTING PORTUGAL O ponto de partida devia ser a parte mais pacífica do dia de hoje mas será

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

Portugués PRUEBA DE ACCESO A LA UNIVERSIDAD 2012 BACHILLERATO FORMACIÓN PROFESIONAL CICLOS FORMATIVOS DE GRADO SUPERIOR. Examen

Portugués PRUEBA DE ACCESO A LA UNIVERSIDAD 2012 BACHILLERATO FORMACIÓN PROFESIONAL CICLOS FORMATIVOS DE GRADO SUPERIOR. Examen PRUEBA DE ACCESO A LA 2012 Portugués BACHILLERATO FORMACIÓN PROFESIONAL CICLOS FORMATIVOS DE GRADO SUPERIOR Examen Criterios de Corrección y Calificación Este exame tem duas opções. Deves responder a uma

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP As eleições do passado dia 4 de Outubro deram à coligação integrada pelo PSD e pelo CDS/PP uma vitória clara, embora sem maioria

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

Resumo do Acordo de Parceria para Portugal, 2014-2020

Resumo do Acordo de Parceria para Portugal, 2014-2020 COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 30 de julho de 2014 Resumo do Acordo de Parceria para Portugal, 2014-2020 Informações gerais O Acordo de Parceria abrange cinco fundos: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Leia mais

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL Ineficiência energética agrava a crise económica e social em Portugal Pág. 1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL RESUMO DESTE ESTUDO A baixa eficiência como é utilizada

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016

Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016 Audição da CIP na Comissão de Trabalho e Segurança Social 27 de janeiro de 2016 Bom dia a todos. São vários os projetos de diploma que aqui nos trazem, mas que, de um modo geral, se podem aglutinar em

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 90/XII/1.ª REINTRODUZ O PASSE SOCIAL INTERMODAL

PROJECTO DE LEI N.º 90/XII/1.ª REINTRODUZ O PASSE SOCIAL INTERMODAL Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 90/XII/1.ª REINTRODUZ O PASSE SOCIAL INTERMODAL Exposição de motivos Em Setembro deste ano o Governo instituiu, através da publicação da Portaria n.º 272/2011, de

Leia mais

POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL

POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL O crescimento económico e a redução do desemprego são hoje os grandes desafios que a Europa enfrenta. Em Portugal, a situação económica e social é hoje

Leia mais

22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II. Discurso de abertura

22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II. Discurso de abertura SEMINÁRIO IDE EM PORTUGAL (Atrair Capitais para Criar Emprego) 22 de Maio de 2013 Centro de Congressos de Lisboa, Auditório II Discurso de abertura Nunca, como hoje, foi tão evidente que atingir níveis

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS?

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS? CUMPRIMENTO AOS SENHORES E SENHORAS PRESENTES, NA PESSOA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO, EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO, A QUEM PARABENIZO PELA CONVOCAÇÃO

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

Nota Técnica. Sobre a sustentabilidade dos sistemas de proteção social

Nota Técnica. Sobre a sustentabilidade dos sistemas de proteção social Nota Técnica Sobre a sustentabilidade dos sistemas de proteção social Tal como sucedeu com a maior parte dos regimes de proteção social da Europa, também o sistema português evoluiu de um regime de seguros

Leia mais

Quem somos. Em que acreditamos. Acreditamos nas pessoas

Quem somos. Em que acreditamos. Acreditamos nas pessoas Realizações de 2009 a 2014 Quem somos Somos a maior família política da Europa, com uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que acreditamos

Leia mais

PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS PETIÇÃO PARA A REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS Petição N.º 428/XII/4ª Audição COFAP Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 16.outubro.2014

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS I. INTRODUÇÃO O Governo apresentou ao Conselho Económico e Social o Projecto de Grandes Opções do Plano 2008 (GOP 2008) para que este Órgão, de acordo com

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE COOPERATIVAS ESAPL / IPVC

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE COOPERATIVAS ESAPL / IPVC ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE COOPERATIVAS ESAPL / IPVC Objectivos de Constituição de uma Cooperativa: normalmente OBJECTIVOS DE CARÁCTER ECONÓMICO. por exemplo, MELHORAR O RENDIMENTO DOS ASSOCIADOS. são objectivos

Leia mais

Sistemas de Incentivos Portugal 2020

Sistemas de Incentivos Portugal 2020 Sistemas de Incentivos Portugal 2020 Portugal 2020 Acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia no qual se consagra a política de desenvolvimento económico, social e territorial a promover entre

Leia mais

Governo da Região Administrativa Especial de Macau - Governos Provinciais e Regionais do Grande Delta do Rio das

Governo da Região Administrativa Especial de Macau - Governos Provinciais e Regionais do Grande Delta do Rio das INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental (MIECF) Energizing Green Business Growth Macau 27 de março de 2014 SAUDAÇÕES CUMPRIMENTOS

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL Ana Rita Ramos 1 Cristina Silva 2 1 Departamento de Análise de Riscos e Solvência do ISP 2 Departamento de Estatística e Controlo de Informação do ISP As opiniões

Leia mais

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)

Leia mais

Importação de Ficheiros SAFT

Importação de Ficheiros SAFT Importação de Ficheiros SAFT Foi Criada na contabilidade uma rotina de integração de ficheiros SAF-T PT para permitir integrar de forma simples e rápida o ficheiro utilizado para enviar a faturação mensal

Leia mais

Comissão para a Reforma do IRC - 2013. Uma Reforma orientada para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego

Comissão para a Reforma do IRC - 2013. Uma Reforma orientada para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego Uma Reforma orientada para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego Principais medidas da Reforma 2 I. Redução da taxa do IRC - A redução das taxas de IRC é fundamental para a atração de investimento

Leia mais

Madeira: Global Solutions for Wise Investments

Madeira: Global Solutions for Wise Investments Madeira: Global Solutions for Wise Investments Madeira: Global Solutions for Wise Investments Centro Internacional de Negócios da Madeira Um Instrumento de Política de Desenvolvimento e Sustentabilidade

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Crescimento da dívida desde o fim dos anos 90

Crescimento da dívida desde o fim dos anos 90 Justiça na economia Crescimento da dívida desde o fim dos anos 90 Em % do PIB 140% 120% 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Crescimento

Leia mais

Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais

Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais Exmo. Sr. Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Dr. Domingues de Azevedo, Exmos. Senhores Presidentes de Câmaras Municipais, Demais Entidades,

Leia mais

Plano Anual de Finanças Pessoais

Plano Anual de Finanças Pessoais www.kash.pt - Artigo - Plano Anual de Finanças Pessoais Autor: Pedro Queiroga Carrilho Ponha o Dinheiro a Trabalhar para Si! Porquê um Plano Anual de Finanças Pessoais? O planeamento financeiro é uma componente

Leia mais

Incentivos à contratação

Incentivos à contratação Incentivos à contratação A empresa poderá beneficiar de incentivos quando pretende contratar novos trabalhadores. Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem

Leia mais

American Way Of Life

American Way Of Life Crise de 1929 Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizava-se

Leia mais

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR. Palestrante: Manuel Moreira

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR. Palestrante: Manuel Moreira A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR Palestrante: Manuel Moreira OBJECTIVOS DA SEGURANÇA SOCIAL A segurança social tem o fim primordial de libertar os membros da sociedade das preocupações

Leia mais

ENTREVISTA "Não se ganha com. a caça ao dividendo"

ENTREVISTA Não se ganha com. a caça ao dividendo ENTREVISTA "Não se ganha com a caça ao dividendo" JORGE BENTO FARINHA, VICE-PRESIDENTE DA PORTO BUSINESS SCHOOL Em Portugal não se ganha dinheiro com a caça ao dividendo Co-autor do livro "Dividendos e

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIFICA DE ECONOMIA 2014/06/14 GRUPO A1

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIFICA DE ECONOMIA 2014/06/14 GRUPO A1 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIFICA DE ECONOMIA 2014/06/14 (Cotações: 6 x 1,0 = 6 valores) GRUPO A1 1- O sector de atividade que agrupa as atividades relacionadas com o aproveitamento

Leia mais

Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos?

Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos? Orçamento do Estado 2014 Saúde e Segurança Social Para Onde Vamos? Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 18 de Novembro Maria Margarida Corrêa de Aguiar margaridacorreadeaguiar@gmail.com TÓPICOS DEFINIÇÕES

Leia mais

Cortes obrigam a despedir

Cortes obrigam a despedir Cortes obrigam a despedir professores e reduzir salários As instituições de ensino superior são obrigadas a reduzir 3% da massa salarial o que vai impedir contratações e renovações de contratos. O corte

Leia mais

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA O que é o Fundo de Emergência Social de Lisboa (FES)? É um programa municipal criado em 2012 e que se

Leia mais

VALORIZAR 2020. Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 UNIÃO EUROPEIA

VALORIZAR 2020. Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 UNIÃO EUROPEIA VALORIZAR 2020 Sistema de Incentivos à Valorização e Qualificação Empresarial da Região Autónoma da Madeira 03-06-2015 Objetivos Promover a produção de novos ou significativamente melhorados processos

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Economia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 712/Época Especial 14 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

D SCUR CU S R O O DE D SUA U A EXCE

D SCUR CU S R O O DE D SUA U A EXCE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, DR. RUI MARIA DE ARAÚJO, POR OCASIÃO DA ATRIBUIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL DA CPLP A

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 312/XI

PROJECTO DE LEI N.º 312/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 312/XI DEFINE O DIREITO À ANTECIPAÇÃO DA APOSENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DA PENSÃO DE VELHICE A TRABALHADORES QUE TENHAM COMEÇADO A TRABALHAR ANTES DE COMPLETAREM 16 ANOS

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL. RS vs Stakeholders. Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa

2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL. RS vs Stakeholders. Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa 2103 CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL RS vs Stakeholders Pensões de reforma: um olhar sobre a responsabilidade social da empresa Instituto Português de Corporate Governance 27 de Novembro de 2013, Lisboa

Leia mais

O APOIO DAS EMPRESAS À COMUNIDADE RETRATO DOS DONATIVOS EM PORTUGAL

O APOIO DAS EMPRESAS À COMUNIDADE RETRATO DOS DONATIVOS EM PORTUGAL O APOIO DAS EMPRESAS À COMUNIDADE RETRATO DOS DONATIVOS EM PORTUGAL 2012/2010 Estudo Sair Da Casca e Informa D&B Dezembro 2013 METODOLOGIA Universo do estudo TECIDO EMPRESARIAL: Todas as entidades (pessoas

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO?

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? ORGANIZE SUA VIDA POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? - Para planejar melhor como gastar os nossos recursos financeiros QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO? - Para que possamos

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

EM PORTUGAL REFORMAS E PENSÕES. PÓS-TROÏKA : A QUEDA DAS PENSÕES E PROPOSTAS PARA REAGIR Diogo Teixeira, Administrador Executivo

EM PORTUGAL REFORMAS E PENSÕES. PÓS-TROÏKA : A QUEDA DAS PENSÕES E PROPOSTAS PARA REAGIR Diogo Teixeira, Administrador Executivo REFORMAS E PENSÕES EM PORTUGAL PÓS-TROÏKA : A QUEDA DAS PENSÕES E PROPOSTAS PARA REAGIR Diogo Teixeira, Administrador Executivo 20 de Fevereiro de 2014 Quem Somos > Os Nossos Valores > Ativos Sob Gestão

Leia mais