GESTÃO DA ESCOLA E O USO DOS RESULTADOS DO IDEB: ESTUDO DE CASOS NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DA ESCOLA E O USO DOS RESULTADOS DO IDEB: ESTUDO DE CASOS NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA"

Transcrição

1 02350 GESTÃO DA ESCOLA E O USO DOS RESULTADOS DO IDEB: ESTUDO DE CASOS NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA Maria Adalgiza de Farias 1 - UECE giza28@gmail.com Prof. Dr.Antônio Germano Magalhães Júnior 2 - UECE germano.junior@uece.br Resumo Este trabalho é parte de uma pesquisa, em andamento, que busca analisar como os resultados do Ideb são utilizados, no processo de gestão das escolas na intenção de melhorar aprovação e permanência dos alunos na escola e seu desempenho nos exames padronizados do Governo Federal. Para tanto, selecionou-se um conjunto de três escolas do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza que conseguiram evoluir e/ou superar continuamente os resultados do Ideb, em relação a sua projeção pelo INEP, nas edições de 2005, 2007, 2009 e 2011, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa em que se utilizaram técnicas de coleta de dados através de entrevistas, na qual buscou., inicialmente, os ex-diretores e ex-vice-diretores dessas escolas como sujeitos dessa pesquisa. Os dados coletados até o momento têm apontado que o tempo de experiência desses atores, na gestão das escolas selecionadas, influenciou no desenvolvimento de estratégias adotadas para melhorar as taxas de fluxo escolar e o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Já foi possível observar também que, no recorte temporal delimitado, as ações de gestão da escola, estavam relacionadas à manutenção e bom funcionamento das relações entre escola, família e comunidade, tendo como objetivo o atendimento às necessidades dos alunos no processo educativo. Verificou-se que os ex-gestores desconheciam o modelo de avaliação sistêmica 3 e que suas ações não estavam diretamente relacionadas aos elementos que compõem o IDEB. Palavras-Chave: Avaliação Educacional, Gestão da Escola, IDEB. 1. Ponto de Partida e Contextualização do Estudo Este artigo integra uma pesquisa de mestrado em educação, em andamento, que tem como objetivo analisar de que forma as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza vem utilizando, em seu processo de gestão, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para embasar decisões administrativas e pedagógicas que contribuíram para a melhoria do desempenho dos alunos nos exames padronizados (Prova Brasil) e fluxo escolar (aprovação de permanência). O estudo parte das mudanças recentes no cenário educacional brasileiro, em especial, àquelas introduzidas no contexto do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, trouxeram para o foco da discussão a necessidade de uma educação de qualidade para todos, tendo em vista a melhoria dos serviços prestados pelas escolas, 1 Estudante do mestrado acadêmico em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. 2 Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. 3 O novo modelo compreende o exposto na Portaria Ministerial N 931 de 21 de março de 2005.

2 02351 que passam a assumir maior responsabilidade na promoção do êxito dos seus alunos. No bojo dessa discussão, o monitoramento do IDEB 4 constitui-se como o principal referencial de qualidade a ser seguido pelas escolas públicas brasileiras, válido para mensurar objetivamente a qualidade de uma escola, ou de um sistema educacional, a partir da combinação de duas dimensões: fluxo escolar e desempenho dos alunos em exames padronizados, conforme expresso no Art. 3º do Decreto 6.094/2007, que trata do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ao expressar que: Considerou-se para este estudo as escolas que tiveram evolução continuada nos seus índices, nas duas etapas do Ensino Fundamental das edições de 2007, 2009 e Selecionou-se para este estudo três escolas de um conjunto de sete que conseguiram evoluir e/ou superar continuamente os resultados do Ideb, em relação a sua projeção pelo INEP, nas edições de 2005, 2007, 2009 e 2011, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os sujeitos dessa pesquisa são os ex-diretores e ex-vice-diretores das escolas selecionadas Dada a quantidade de escolas e sujeitos selecionados, definiu-se trabalhar com Estudo de Casos Múltiplos, tendo em vista a necessidade de interpretar e dar significado a realidade a ser investigada, no intuito de compreender a relação entre a utilização das informações/resultados do IDEB e o processo de gestão das escolas. Dentre os critérios utilizados para selecionar as unidades escolares, considerouse que a sustentabilidade dos resultados está superar continuamente as metas prédefinidas pelo INEP/MEC. Isso porque se concebe a escola como uma organização muito complexa, pois diante dos seus objetivos e metas, ela mantém em sua dinâmica de funcionamento intensas relações de poder, de partilha de decisões que permeiam as relações com os diversos atores da comunidade escolar (alunos, professores, pais, comunidade escolar, coordenador pedagógico, diretor, vice-diretor, supervisor e funcionários). Compreende-se, portanto, que as ações e experiências desses atores e suas relações com o universo da escola geram fenômenos que podem influenciar em maior ou menor intensidade, de forma positiva ou negativa o alcance dos das suas metas relacionadas a qualidade da educação. Ao considerar que os resultados obtidos pelas escolas através do IDEB passam a refletir as condições da qualidade da educação ofertada, pode-se afirmar que a forma como funciona uma escola faz toda a diferença em relação aos resultados escolares dos 4 A projeção, as metas, a série histórica dos resultados do IDEB e informações sobre as políticas de monitoramento estão disponíveis no Portal do IDEB: IDEB. Visitado em 19/09/2013.

3 02352 alunos. Sob essa perspectiva situam-se as principais preocupações que constituem o problema que norteia a referida pesquisa no seguinte questionamento: Os resultados do IDEB são utilizados no processo de gestão das escolas para (re)orientar o planejamento e identificar dificuldades a serem superadas? Os resultados do IDEB tem se traduzido em ações, decisões e direcionamento no processo de gestão das escolas? Como? Fortaleza abriga o quarto maior 5 sistema municipal de educação do Brasil, o que torna relevante perceber o que suas que as escolas tem feito para superar o debate conceitual sobre as políticas educacionais em torno da gestão da escola, que sugerem uma tendência acompanhada pelas exigências de superar uma lógica pautada na busca de resultados educacionais. Trata-se de um sistema municipal que abriga crianças e adolescentes 6 no Ensino Fundamental, matriculados em 295 unidades escolares que ofertam essa modalidade no ano letivo de Diante desse universo, acredita-se que a presente pesquisa poderá contribuir com o avanço do conhecimento sobre o tema junto à Secretaria Municipal de Educação, à comunidade acadêmica e um público externo a ela (outras Secretarias de Educação, escolas, associação de pais e mestres), visto que se trata de um trabalho empírico que busca compreender essa realidade em locus. 2. Avaliação Educacional: Instrumento de Gestão da Qualidade do Ensino Público e Mecanismo de Controle Social O referencial teórico e conceitual, no qual se apoia a presente pesquisa, encontra-se fundamentado em duas categorias centrais de análise: Política de Avaliação Educacional, com ênfase no IDEB e Gestão da Escola, concentrando-se nos Modelos de Gestão e cultura da escola, tendo como propósito descrever as decisões que movimentam a Política de Avaliação Educacional e a problemática que envolve as medições relacionada às avaliações externas nas escolas e sistemas de ensino. Tendo em vista a trajetória histórico-conceitual da avaliação e seus modelos, verifica-se que sua associação ao processo educativo sempre existiu sob diferentes formas. Segundo Bonniol (2001), até o início do século XIX, não existia uma distinção 5 Informações levantadas com base no Anuário da Educação de Fortaleza Disponível no site Acessado em 02/05/ Dados extraídos do INEP/ Educacenso 2013: Consultado em 05/11/2013.

4 02353 entre a prática de avaliar e medir entre as escolas de muitos países como Inglaterra, Estados Unidos e França. No intuito de compreender os objetivos da avaliação no contexto da Política Educacional brasileira, constituiu-se um referencial de avaliação a partir de alguns estudiosos da avaliação educacional e da gestão da escola, tais como: Vianna (2000), Bonniol (2001), Ristoff (2005), Luckesi (2012) e Paro (2005), Libâneo (2013), Vidal e Vieira (2011) considerando que esses empreenderam esforços para realizar uma abordagem crítica, emancipadora e abrangente da avaliação e, portanto, alternativa a abordagem tecnicista, associada à medida. Avaliar, portanto, é determinar o valor de alguma coisa para um determinado fim, de modo que a avaliação educacional visa à coleta de informações para julgar o valor de um programa, produto, procedimento ou objetivo, ou, ainda, a apreciar a utilidade potencial de abordagens alternativas para atingir determinados propósitos, (VIANNA, 2000). Constata-se, portanto, que a avaliação é um campo abrangente que comporta subáreas, com diversas características diferentes, tais como: avaliação de sistemas educacionais; avaliação de desempenho escolar em sala de aula; avaliação de rendimento escolar com objetivo de macroanálises (larga escala); avaliação de programas; avaliação institucional e auto-avaliação, com um olhar na avaliação da gestão. Admitem-se ainda diferentes enfoques teóricos como avaliação sistêmica, avaliação iluminativa ou compreensiva, avaliação participativa, dentre outras. Dessa forma, a avaliação, em sua complexidade, pode ser analisada a partir de três posturas epistemológicas ou três epistémes : a avaliação como medida em que os produtos são priorizados, a avaliação como gestão que focaliza os procedimentos e a avaliação como problemática do sentido que atenta para os processos, conforme defende Bonniol (2001). Cada epistéme agrupa um conjunto de modelos de avaliação e nenhum modelo é capaz de em totalidade realizar um julgamento completo e definitivo sobre algo, alguém ou um processo. Quanto às estratégias de uso dos resultados de avaliações, Ristoff (2005), ressalta que a outra forma de compreendê-los é considerar a educação como um sistema que funciona com responsáveis que prestam conta pela forma que utilizam os recursos públicos e pelas consequências e efeitos que obtêm. Ao se falar em prestar contas à sociedade sobre o trabalho desenvolvido na escola Vidal (2011) afirmam que a reformulação do SAEB possibilitou que o processo

5 02354 de descentralização da educação passasse a dispor de mecanismos de monitoramento e avaliação consistentes. Vidal aponta como consequência da divulgação dos efeitos das avaliações, o aumento do processo de responsabilização pelos resultados que, ora elege os professores, ora os gestores, ou ambos pelo sucesso ou fracasso dos alunos. Trata-se de um processo gradativo e perspicaz de um sistema de responsabilização intimamente associada à prestação de contas, uma vez que ser responsável por um processo ou um resultado implica sobretudo no setor público em uma sociedade democrática. (VIDAL E VIEIRA 2011, p ). 3. Referências Bibliográficas BONNIOL, Jean-Jacques; VIAL, Michel. Modelos de Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2001., MEC. Lei n de 20 de dezembro de Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidente da República, dez/1996, Brasília.. Portaria nº 931, de 21 de Março de 2005, Portaria ministerial que institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica, composto pela Prova Brasil (Anresc) e pelo SAEB (Aneb). Brasília, Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto n 6.094, publicado no Diário Oficial da União em 25 de abril de FERNANDES, Reynaldo. IDEB: monitoramento objetivo da qualidade dos sistemas a partir da combinação entre fluxo e aprendizagem escolar. In: Em Questão4. O Plano de desenvolvimento da educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007a. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3.ed. São Paulo: Cortez, LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação II. Série Documental Textos para Discussão. Brasília: INEP, PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, Política Educacional e Prática da Gestão Escolar. Texto da Conferência do II simpósio internacional - V fórum nacional de educação, RISTOFF, D. Avaliação institucional: pensando princípios. In: Balzan, N. C. & Dias, J.Sobrinho (Orgs.). Avaliação institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, VIANNA, H. M. Teoria Planejamento e Modelos. São Paulo: Ibrasa, VIDAL, E. M. ; VIEIRA, S. L. Gestão educacional e resultados no IDEB. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 22, p , 2011.

Palavras-chaves: Avaliação Educacional; SPAECE; Gestão Pedagógica.

Palavras-chaves: Avaliação Educacional; SPAECE; Gestão Pedagógica. 00439 A GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE. Autora: Diva Lima - UECE i Coautor: Prof. Dr. Antonio Germano

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA EIXO: 2 - Políticas de Gestão e de Avaliação SOUZA, Rosa Arlene Prasser de 1 JESUS, Eliana Claudino de 2 RESUMO Este

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Vanessa Martins Hidd Santos NOVAFAPI INTRODUÇÃO A avaliação institucional constitui objeto de preocupação e análise na NOVAFAPI, desde sua fundação quando

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 10 Introdução Sistema de Avaliação

Leia mais

Linha do TEMPO DO SAEB

Linha do TEMPO DO SAEB 1 SITE DA OFICINA: https://oficinaexata.wordpress.com SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APER. DOS PROF. DA EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE GERENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES -GEFAPE

Leia mais

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas EQUIPE Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas Estudos & Pesquisas Fundação Victor Civita (FVC) 2007-2012 18 estudos Formatos: relatório,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Kelli Savi da Silva Introdução O presente trabalho

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL ETIANE VALENTIM DA SILVA HERCULANO O presente estudo focalizou o universo polêmico

Leia mais

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Prof. Sr. Ocimar Munhoz Alavarse Setembro 2010

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Prof. Sr. Ocimar Munhoz Alavarse Setembro 2010 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Prof. Sr. Ocimar Munhoz Alavarse Setembro 2010 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a implementação do

Leia mais

Plano de Ação. É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades

Plano de Ação. É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades 4. Plano de ação Plano de Ação É o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades apontadas no PPP. Estabelece os caminhos para se passar da escola existente

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 1 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SAEB: Compromisso com a promoção, melhoria da qualidade da Educação Básica e promoção da equidade Em uma escola pública...

Leia mais

Desenvolvimento do trabalho

Desenvolvimento do trabalho Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia 28.03 Conceitos e características da avaliação em larga escala. Principais aspectos do delineamento de uma proposta de avaliação. Desenvolvimento do trabalho Tarde

Leia mais

Objetivos e diferenças entre elas

Objetivos e diferenças entre elas Avaliações externas Objetivos e diferenças entre elas Avaliar para acompanhar e evoluir Entenda como utilizar as diferentes avaliações para aumentar o nível de desenvolvimento dos processos de ensino e

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Ensino fundamental. Avaliação de rendimento escolar.

Palavras-chave: Formação continuada. Ensino fundamental. Avaliação de rendimento escolar. FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE RENDIMENTO ESCOLAR RESUMO Marilia Marques Mira PUC/PR Simone Regina Manosso Cartaxo UEPG/PR Este estudo focaliza a relação entre

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016

FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 FORMAÇÃO DE GESTORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, UMA BREVE ANÁLISE DO PROGRAMA PROGESTÃO 2015/2016 Guacyra Costa Santos 1 Eliane Nascimento dos Santos 2 Wanderson Oliveira Santos 3 INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR Gisele de Paula Rodrigues 1 Universidade Estadual de Londrina/PR giseledepaula_2@hotmail.com

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO...

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... Sandra Zákia Sousa UNICID\set.\2010 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO Definição de avaliação Campo da avaliação educacional Iniciativas do governo federal de avaliação da educação básica

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM Camila Daltoé¹ Caroline Piroca¹ Daniel Skrsypcsak² Otília Maria Dill Wohlfart³ 1 - INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo, explicar sobre o funcionamento

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES E INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES E INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES E INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Setembro/2013 Eixo temático: Currículo e Avaliação Educacional Pontifícia Universidade

Leia mais

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO A PROVA BRASIL EM QUESTÃO Jane Eire Rigoldi dos Santos 1 Elma Júlia Gonçalves Carvalho RESUMO: Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento que investigará a política de avaliação no Brasil

Leia mais

Avaliação Educacional no Brasil: Pontuando uma História de Ações

Avaliação Educacional no Brasil: Pontuando uma História de Ações Avaliação Educacional no Brasil: Pontuando uma História de Ações Objetivo da Aula Compreender que a avaliação educacional abarca avaliação de sistemas educacionais, de desempenho escolar em sala de aula.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. Edna Maria Leite Dias Universidade Federal do Ceará UFC /Faculdade

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Resumo Vanessa Cardoso Semed/Manaus O Brasil tem implementado e participado de avaliações em larga escala desde

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

Programa EaD em REDE

Programa EaD em REDE Programa EaD em REDE Regulamento Interno Regulamenta o Programa EaD em Rede da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007

Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007 Brasília, abril

Leia mais

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS Maria Isabel Soares Feitosa 1 Universidade Federal da Grande

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

Introdução à Avaliação Educacional

Introdução à Avaliação Educacional Introdução à Avaliação Educacional Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos Departamento de Educação Universidade Federal de Ouro Preto E-mail: danielmatos@ichs.ufop.br Temas a serem abordados Avaliação educacional:

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO?

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO? 03559 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE ISSO TEM A VER COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO? Francisca de Fátima Araújo Oliveira UERN-FAPERN

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Iza Cristina Prado da Luz. Secretaria Municipal de Educação de

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO

Leia mais

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO 1 PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO Formação e Gestão em Processos Educativos Soênia Maria Fernandes Introdução O presente trabalho

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB Leiliane de Brito Dias (1) Adriana Pricilla Jales Dantas (1); Terezinha Cleide de Medeiros(2); Rosangela

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR - PRÁTICA. Código:... Série: 3ª A Turno: noturno. Teórica: Prática: 140

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR - PRÁTICA. Código:... Série: 3ª A Turno: noturno. Teórica: Prática: 140 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ UENP PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Campus: Cornélio Procópio Centro: de Ciências Humanas e da Educação Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - Modalidade: Presencial

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÍVEIS DE ENSINO - EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO ENSINO FUNDAMENTAL 1ª à 4ª série da rede pública estadual

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra.

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. Cristiane Machado Foz do Iguaçu 09/2017 Objetivo de relacionar a prática

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento

Leia mais

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS 1 PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Liane Orcelli Marques Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Resumo: O presente trabalho discute a formação inicial de professores no curso de Pedagogia

Leia mais

BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR

BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR CONHECIMENTOS GERAIS para os cargos de DIRETOR DE ESCOLA e SUPERVISOR ESCOLAR Documentos Institucionais 1.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Alice Baggio Weber 1

Leia mais

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Thaís Tiemi Yamanari 1 Dirce Aparecida Foletto de Moraes 2 Resumo Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel do Trabalho de Conclusão

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI Francisca Natalia Neres da Silva ¹, Andréia Cristina Sousa Oliveira ²,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGULAMENTO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Governador Valadares 2013 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da

Leia mais

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Resumo Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi FFCLRP/USP Noeli Prestes Padilha Rivas FFCLRP/USP O presente trabalho esta inserido

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Eriveth Silva Teixeira¹ ¹Acadêmica do 7º período do curso

Leia mais

CAPÍTULO 1. Avaliação: conceitos iniciais

CAPÍTULO 1. Avaliação: conceitos iniciais CAPÍTULO 1 Avaliação: conceitos iniciais AFINAL, O QUE É AVALIAR? Quando se pensa em avaliação, várias ideias vêm à mente: prova, trabalho, nota, média, boletim, aprovação, reprovação, classificação. Por

Leia mais

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais Aula 4 Profa. Dra. Márcia Regina Mocelin Organização da Aula 4 A jornada escolar, a avaliação e a promoção dos estudantes A legislação curricular brasileira:

Leia mais

Avaliação em Educação algumas considerações

Avaliação em Educação algumas considerações Avaliação em Educação algumas considerações Veremos nessa aula dois conceitos de avaliação: a institucional e a do processo de ensino e aprendizagem, sendo a primeira de caráter global considerando os

Leia mais

4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores

4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores 66 4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores (...) a organização da escola em ciclos de aprendizagem e a individualização dos percursos [de formação] exigem mais

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS BELÉM AGOSTO DE 2017 INSTITUTO UNIBANCO 2 1 PROPÓSITO QUERO SER PSICOLOGO QUERO CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA QUERO SER PRESIDENTE QUERO SER PILOTO

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO Ana Rita Sabadin Bruna Bernardon Caroline Gasparini Franci Lucia Favero Universidade de Passo Fundo RS Iniciação à docência no contexto das relações

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

EDITORIAL. tensões e desafios

EDITORIAL. tensões e desafios EDITORIAL http://dx.doi.org/10.18222/eae266203578 Avaliação em larga escala no Brasil: tensões e desafios Caro leitor, Nesta edição de Estudos em Avaliação Educacional, é apresentado como Tema em Destaque

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo PEJA Programa de Educação de Jovens e Adultos DEEDU ICHS - UFOP EJA: CONCEITOS, HISTÓRIA E DESAFIOS I.

Leia mais

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES Lucia Valente FACIP/UFU Começo de prosa... A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva... Paulo Freire Questões

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS INTRODUÇÃO Andressa Farias Vidal UNIRIO e RME Niterói Esta pesquisa é fruto

Leia mais

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 991 SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Soellyn Elene Bataliotti - PPGEEs UFSCar, sol.elene@gmail.com Maria da Piedade Resende

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004231A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CESUMAR MOACIR TOMAZ DE SANTANA A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS VÁRIAS FORMAS DE AVALIAÇÃO.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CESUMAR MOACIR TOMAZ DE SANTANA A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS VÁRIAS FORMAS DE AVALIAÇÃO. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CESUMAR MOACIR TOMAZ DE SANTANA A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS VÁRIAS FORMAS DE AVALIAÇÃO. MARINGÁ 2010 MOACIR TOMAZ DE SANTANA A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO

Leia mais

DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Jhonnes Alberto Vaz jhonnes.vaz@gmail.com

Leia mais

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Profa. Esp. Clara Zandomenico Malverdes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Profa. Dra. Kalline Pereira

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PARFOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA RESUMO

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PARFOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA RESUMO O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PARFOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA RESUMO Maria Helena Pellegrino de Sousa/UEL heleninhalda@gmail.com Ana Lucia Ferreira da Silva/UEL a.ferreira@uel.br

Leia mais

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ).

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2008-2012). Érica Santana (UFPE) i José Batista Neto (UFPE) ii RESUMO Este artigo apresenta uma síntese integrativa de estudos

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Resumo Paulo Sérgio Maniesi O presente artigo apresenta a sistematização preliminar dos resultados

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO)

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) ENSINO MÉDIO Qualidade e Equidade: AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) RESULTADOS PRELIMINARES Sobre a pesquisa Sobre a pesquisa O debate sobre ensino médio está centrado... É preciso

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. Ione da Silva Guterres Especialista em Docência na Educação Infantil pela

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais