É uma ferramenta criada para disparar diálogos entre jovens em situação de vulnerabilidade social e profissionais que os atendem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É uma ferramenta criada para disparar diálogos entre jovens em situação de vulnerabilidade social e profissionais que os atendem."

Transcrição

1 QUADROS

2 QUADROS O que é QUADROS É uma ferramenta criada para disparar diálogos entre jovens em situação de vulnerabilidade social e profissionais que os atendem. É formado por 27 desenhos que são utilizados para estimular a interação entre os jovens e os profissionais que os atendem.

3 Exemplos de Imagens QUADROS

4 QUADROS Público alvo: Jovens em situação de vulnerabilidade Jovens que atendem a medidas sócio educativas em meio aberto; Jovens em situação de privação de liberdade; Jovens em situação de rua; Jovens abrigado; Jovens com uso abusivo de drogas; Jovens vítimas de violência sexual; Outros.

5 QUADROS Público alvo: Profissionais que acompanham jovens em situação de risco Professores - Psicólogos - Assistentes sociais - Pedagogos - Sociólogos - Historiadores - Educadores - Outros Público potencial: Famílias de jovens em situação de risco*. *Sugestão feita por técnico da Fundação CASA.

6 HISTÓRICO Criado com o apoio da Fundação Telefônica durante a avaliação externa do Programa Promenino: Jovens em conflito com a lei. Fruto de trabalho de equipe multidisciplinar. Apresentado no livro Vozes e Olhares: uma geração nas cidades em Conflito (2008). Apoio da Embaixada da Alemanha para distribuir e realizar oficinas sobre QUADROS. Distribuido para aproximadamente 500 profissionais de 13 estados Brasileiros e o Distrito Federal. Avaliação de resultados realizada em julho de 2009.

7 QUADROS Finalista Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009 Categoria Direitos das Crianças e dos Adolescentes e Protagonismo Juvenil

8 ALEXANDRE DE MAIO Alexandre De Maio Ilustrador dos desenhos de QUADROS Para conhecer sua trajetória, acesse:

9 RESULTADOS Avaliação publicada em julho de ,2 % dos entrevistados utilizam o material cotidianamente ou com alguma frequência; O material foi utilizado com jovens de ambos os gêneros; O material é utilizado prioritariamente com jovens de 13 a 25 anos; O público prioritário tem sido jovens que estão em medidas sócio educativas (abertas, semi abertas ou internação); O objetivo do uso do método tem sido apoiar novas formas de diálogos com os jovens; O método tem sido utilizado individualmente ou em grupos; O método tem sido utilizados de diferentes maneiras pelos profissionais; A integra dos resultados está disponível em

10 RESULTADOS Depoimentos de quem utilizou QUADROS Potencializar a expressão dos adolescentes Alguns contaram sobre suas vidas abertamente, o que nunca havia acontecido. Trazer novidades, algo que não se falou em outros atendimentos. Poder entrar em assuntos e temas que antes causavam dificuldades e angustias, medos e incertezas. Provoca novas discussões e um novo discurso pelo jovem. Diálogo acerca de assunto que, sem a visualização das figuras, pareciam não serem possíveis. Sair do discurso estereotipado. Fortalecimento de vínculos com adolescentes Geralmente é rara a conversação com o educador e com os QUADROS eles tiveram mais tranqüilidade e se expressaram, tornando um ambiente de aproximação entre o educador e o adolescente que esta cumprindo medida. Consegui (profissional) obter uma maior proximidade com o adolescente e trabalhar questões que até então eram desconhecidas, como, por exemplo, o uso de drogas. Fonte: Avaliação de resultados do Método QUADROS, Julho de 2009

11 RESULTADOS Depoimentos de quem utilizou QUADROS Facilitar o diálogo Facilidade com que jovens conseguiram se expressar Abrir mais um canal de comunicação em relação à história de vida do adolescente. Dá a possibilidade de explorar vários temas. Discussão de temas tabus como homossexualidade, revelações sobre relacionamento entre pais e filhos. Apoiar reflexões do(a) adolescentes Possibilitou reflexões ainda não discutidas durante o acompanhamento. Reflexão e possível tomada de consciência pelo adolescente sobre o seu cotidiano. Suscitar a reflexão crítica da realidade que vivem. (...) estimulando-o a contar e refletir sobre sua história de vida. Apoio ao profissional que atende adolescente Me mobiliza (profissional) a sair de um método já desgastado de atendimento com os jovens. Auxiliou (profissional) no delineamento de novas intervenções nos atendimentos posteriores. Qualificação na discussão de casos (na equipe técnica). Fonte: Avaliação de resultados do Método QUADROS, Julho de 2009

12 UTILIZAÇÃO Método de fácil utilização; Alcança diferentes públicos em situação de vulnerabilidade; Utilizado com ambos os gêneros; Permite que cada profissional crie formas especificas para usá-lo; Há registro de que o método foi utilizado nas seguintes situações: (a) atendimentos individual e em grupos; (b) atividades teatrais; (c) atividades de educação em artes plásticas; (d) atendimento a surdos; (d) oficinas de criação de histórias em quadrinhos.

13 PRODUÇÃO TEÓRICA 1. Produções acadêmicas mapeadas* que citaram QUADROS: CARVALHO, Fabiana Aparecida de, O Adolescente Autor de Ato Infracional X Escola: a reconstrução de uma trajetória. Dissertação de mestrado defendida em UNESP/Rio Claro. Depto de Pós-Graduação em Educação. TEIXEIRA, C.J. O fenômeno da morte na adolescência sob o olhar de jovens em conflito com a lei. Dissertação de mestrado defendida em 2009 no Departamento de Psicologia. USP/ São Paulo. KHATER, Eduardo. Modelo dos Ciclos Terapêuticos -TCM: Adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei. Projeto de Pesquisa apresentado em 2009 ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. * Outras dissertações e teses podem ter citado QUADROS, mas não são de conhecimento da coordenação do Projeto.

14 PRODUÇÃO TEÓRICA 2. Apresentação em congresso Frames: Using images to to track life stories of youngsters under social exclusion. Poster apresentado por Daniel Brandão na 23a Conferência da American Evaluation Association. Orlando, FL EUA. Novembro de Texto específico sobre o método Barreto, Cristiane. A invenção de um encontro. In: Vozes e Olhares: uma geração nas cidades em conflito. Instituto Fonte e Fundação Telefonica. São Paulo, Brandão, Daniel. Quadros: uma nova proposta. In: Vozes e Olhares: uma geração nas cidades em conflito. Instituto Fonte e Fundação Telefonica. São Paulo, 2008.

15 MÍDIAS Matéria Portal Aprendiz, em 11 dezembro Matéria Portal Catraca Livre, em 10 de outubro de Matéria Jornal da Manhã (Ponta Grossa PR), em 17 de dezembro de 2009 Sem link disponível Portal do Instituto Fonte Post no Blog da American Evaluation Association, publicado em 04 de fevereiro de

16 OFICINAS Objetivos: Apresentar o método para profissionais que atuam com jovens em situação de vulnerabilidade; Apoiar os profissionais na sua apropriação e reflexão crítica sobre o método; Distribuir os desenhos que compõe o método para as organizações participantes; Refletir com os profissionais sobre as relações que se estabelecem no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade; Apoiar os profissionais a planejar o uso de QUADROS em seu cotidiano de trabalho.

17 OFICINAS Fórum Social Mundial, Belém do Pará Ação Educativa, São Paulo Belo Horizonte, MG

18 COORDENAÇÃO Daniel Brandão Atuação social Mestre em Educação pela PUC-SP. É consultor em desenvolvimento organizacional para organizações da sociedade civil, com atuação preponderante em processo de planejamento estratégico e avaliação de programas e projetos sociais. Trabalhou na Fundação W.K.Kellogg na análise de investimentos sociais para países latino americanos. É associado ao Instituto Fonte onde coordena projetos de desenvolvimento organizacional atua como consultor para diversas organizações sociais, empresas e escolas. Atuação artística Integrante do grupo de criação do curta metragem Zero Retro #3, baseado no romance ZERO de Ignácio de Loyola Brandão. Escreveu e dirigiu o curta metragem A Desova, idealizado para o Festival do Minuto. Curador junto a Eugenio Puppo (Heco Produções) da Mostra de Cinema Leila Diniz: filmes homenagens - histórias (CCBB, 2002) e editor do livro-catálogo deste mesmo evento.

19 Lucas Souza de Carvalho COORDENAÇÃO Formado em Psicologia pela USP com especialização em Acompanhamento Terapêutico. Atuou entre 2002 e 2006 pelo Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial (LEFE- USP) na prática de Plantão Psicológico à adolescentes internos e funcionários dos complexos Raposo Tavares e Pirituba da fundação CASA - São Paulo. Trabalha desde 2006 no Programa: Refugiados Urbanos, do Projeto Quixote, onde realiza abordagem e acompanhamento à jovens e crianças em situação de rua na região da Crackolândia do centro de São Paulo. Bem como atua no atendimento das respectivas famílias, além de ofertar suporte para a equipe de Educadores Terapêuticos na discussão de casos e na reflexão da própria prática. Atuou na equipe de desenvolvimento do Método QUADROS.

20 CONTATO Daniel Brandão E mail: daniel@fonte.org.br Tel. (11) Cel. (11)

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE - 2015 Eixo I PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1 Que o governo estadual através da secretaria de Segurança

Leia mais

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 I Congresso Regional Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 25 e 27 de

Leia mais

Psicologia e Educação

Psicologia e Educação Psicologia e Educação 2016.2 Profª. MSc. Fernanda Lima. Unidade III: O que pode fazer o psicólogo na escola. Psicólogo escolar: Papéis e funções na escola. Escola é um espaço social onde pessoas convivem

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

Projeto Cursos de Narração de Histórias 2018/2019

Projeto Cursos de Narração de Histórias 2018/2019 Projeto Cursos de Narração de Histórias 2018/2019 A Narração de Histórias É a linguagem primeira de transmissão de cultura em todas as sociedade e épocas. Traz em si valores, sonhos, conhecimentos, tradições

Leia mais

PROJETO CURSOS DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

PROJETO CURSOS DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS PROJETO CURSOS DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS ProAC (Programa de Ação Cultural) 2018 / 2019 É a linguagem primeira de transmissão de cultura em todas as sociedade e épocas. Traz em si valores, sonhos, conhecimentos,

Leia mais

Revisão Sistemática de Literatura Científica. Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil ( )

Revisão Sistemática de Literatura Científica. Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil ( ) Revisão Sistemática de Literatura Científica Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil (2005-2012) Anna Lucia Cunha UNFPA Brasil Brasília, 16 de outubro de 2013 Informações Gerais

Leia mais

A Ação Social no Contexto Salesiano

A Ação Social no Contexto Salesiano A Ação Social no Contexto Salesiano A ação social é a gênese da obra salesiana. Dom Bosco, o fundador da Família Salesiana, começou seus trabalhos no século XIX em Valdocco (Itália), acolhendo e educando

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte

A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte Bolsista: Marília Silveira Local de origem: Escola de Saúde

Leia mais

Projetos Financiados em CMDCA de Praia Grande

Projetos Financiados em CMDCA de Praia Grande Projetos Financiados em 2008 CMDCA de Praia Grande Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil Projeto: Mapeamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes no Município

Leia mais

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC)

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude9 TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) Priscila Schacht Cardozo Mestranda em Saúde Coletiva,

Leia mais

EMENTA DA ATIVIDADE CURSO (CR) MORTES NA ADOLESCÊNCIA PESQUISA E CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO

EMENTA DA ATIVIDADE CURSO (CR) MORTES NA ADOLESCÊNCIA PESQUISA E CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EMENTA DA ATIVIDADE CURSO (CR) MORTES NA ADOLESCÊNCIA PESQUISA E CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO Justificativa Estatísticas mostram dados alarmantes sobre o aumento da mortalidade entre adolescentes,

Leia mais

Drogas no sócio educativo: um alívio para a internação

Drogas no sócio educativo: um alívio para a internação Drogas no sócio educativo: um alívio para a internação Robson Duarte 1 Este trabalho destina-se a abordar um aspecto do uso de drogas por parte de adolescentes cumprindo medida sócio educativa de privação

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer III Reunião do Comitê Executivo BVS Prevenção e Controle de Câncer Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2015 Letícia Casado Rodrigo Feijó Secretaria Executiva BVS Prevenção e Controle de Câncer Divulgação

Leia mais

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura EspaCo Cultural ADAV, arte, educacao, ~ e cultura o projeto O Espaço Cultural ADAV é uma parceria entre a Ponte entre Culturas e a ADAV - Associação Milton Campos para o Desenvolvimento de Talentos e

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019 Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às 21h40 O tempo médio dedicado

Leia mais

Exposição de fotografias

Exposição de fotografias Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema sobre temas a serem definidos com patrocinador: Saúde, meio ambiente dentre outros. Realização em até 5

Leia mais

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA A Associação Projeto Providência é uma associação civil, de cunho filantrópico, de natureza educacional, cultural e assistencial, fundada em 1988, por Pe. Mário Pozzoli,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRAIA GRANDE PROJETOS FINANCIADOS EM CMDCA PRAIA GRANDE

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PRAIA GRANDE PROJETOS FINANCIADOS EM CMDCA PRAIA GRANDE PROJETOS FINANCIADOS EM 2007 - CMDCA PRAIA GRANDE Pedagogo Comunitário Objetivo: O projeto de Pedagogia Comunitária consiste em trazer da escola uma extensão da comunidade e vice-versa, oportunizando o

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social.

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. 01 SOBRE Qualidade com parcerias de sucesso. A Mitra é uma cooperativa de trabalho que oferece serviços e soluções para sua área de Recursos

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017 para o Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às O tempo médio dedicado

Leia mais

Avaliações em contextos complexos: jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade no Brasil.

Avaliações em contextos complexos: jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade no Brasil. Avaliações em contextos complexos: jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade no Brasil. Ana Lúcia Lima Aparecida Lacerda Mônica Dias Pinto COMO AVALIAR UM PROJETO PARA JOVENS

Leia mais

Relatório Mensal do mês de Maio.

Relatório Mensal do mês de Maio. Relatório Mensal do mês de Maio. Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências Joyce Felipe Cury Fotografia, audiovisual e jornalismo Solteira, Brasileira, 34 anos Rua Humaitá, 571, ap 74 - Bela Vista CEP 01321-010 São Paulo-SP Cel: (11) 95875-9615 E-mail: rp_joyce@yahoo.com.br Objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- GEAM PROJETO I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPA: OS DEZ ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

*FORUM DA MACONHA* CFM Conselho Federal de Medicina Experiências de Prevenção

*FORUM DA MACONHA* CFM Conselho Federal de Medicina Experiências de Prevenção *FORUM DA MACONHA* CFM Conselho Federal de Medicina Experiências de Prevenção Paulo Martelli Consultor de Marketing e Vendas, arquiteto e teólogo, com especializações em Gestão de Marketing e Marketing

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA LUZES CÂMERA AÇÃO FIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: Luzes Câmera Ação PROPONENTE: Associação Beneficente ABADEUS CNPJ: 83.852.764/0001-32 Endereço: Maria Salete de Oliveira, 422 Bairro:

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL CRAS MARÇO DE 2018 CRAS

RELATÓRIO MENSAL CRAS MARÇO DE 2018 CRAS RELATÓRIO MENSAL CRAS MARÇO DE 2018 CRAS ATENDIMENTOS QUANTIDADE Assistente Social Atendimento Individual 146 Atendimento INSS- atendimentos e encaminhamentos. 115 Informações, 57 Segunda via de documentação

Leia mais

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2 PCIU! - PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS: CONQUISTAS E PERSPECTIVAS Área Temática: Cultura Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim

Leia mais

PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS

PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS X CONFERÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS Objetivos do encontro Esclarecer sobre

Leia mais

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA Equipe Pop Rua Especializada de Proteção aos Direitos Humanos A Defensoria Pública tem como atribuições

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

A QUEM SE DESTINA O TREINAMENTO

A QUEM SE DESTINA O TREINAMENTO O Treinamento e aprofundamento em Constelações Familiares tem como objetivo transmitir conhecimentos teóricos e aplicação prática do método proposto por Bert Hellinger, para Soluções Sistêmicas, propiciando

Leia mais

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência:

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências

Leia mais

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH NA PRIMEIRA PÁGINA, COLOCAR O NOME E A FINALIDADE DO MEMORIAL ( Memorial de José Ribeiro, apresentado para o concurso

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL IDENTIFICAÇÃO Nome da Conferência: Conferência Livre de Proteção e Defesa Civil: contribuições da Psicologia como ciência e profissão

Leia mais

Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade

Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade Antônio Lidio de Mattos Zambon Coordenador Geral de Políticas

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL GARCIA, Andressa de Oliveira 1. TRENTINI, Fabiana Vosgerau 2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA -

Leia mais

Abrigo em BH atua na melhoria de vida de mulheres trans

Abrigo em BH atua na melhoria de vida de mulheres trans Abrigo em BH atua na melhoria de vida de mulheres trans Há dois anos no Abrigo Maria Maria, Paula já conseguiu um emprego e faz planos para o futuro: "Quero trabalhar com arte e educação".desde que chegou

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social INSTITUTO MUNDO MELHOR

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social INSTITUTO MUNDO MELHOR INSTITUTO MUNDO MELHOR MATOS, Fernanda Edi 1. LIMA, Angélica P.F. 2 TRENTINI, Fabiana Vosgerau 3. Apresentador: Angélica Perlin Ferreira de Lima Resumo: No Instituto Mundo Melhor, o Serviço Social está

Leia mais

Autores da turma 2018 do NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI

Autores da turma 2018 do NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI Autores da turma 2018 do NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI ALEXANDRE BRAGA Alexandre Braga é formado em Letras (Português- Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e leciona Língua Portuguesa

Leia mais

SITUAÇÃO JURÍDICO-PENAL E FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

SITUAÇÃO JURÍDICO-PENAL E FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS SITUAÇÃO JURÍDICO-PENAL E FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI Dissertação

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES NÃO TITULARES NOME DO(A) CANDIDATO(A): DEPARTAMENTO: SETOR: Unidade Universitária: ÁREA OU MATÉRIA: GRUPO I Títulos universitários

Leia mais

PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA!

PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA! 38ª SEMANA DE PSICOLOGIA UNISANTOS PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA! COMPROMISSO-IMPLICAÇÃO IMPLICAÇÃO-ÉTICA DE 17 A 22 DE OUTUBRO DE 2011 UNISANTOS CAMPUS DOM IDILIO JOSÉ SOARES AV. CONSELHEIRO NÉBIAS, 300

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2019

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2019 disponível para o ( da Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escola de Educação Infantil Ricardo Gonçalves 19h10 às 21h40 O tempo médio dedicado à Instituição é de 3 horas semanais. Visita semanal ao

Leia mais

EM PRODUÇÃO.

EM PRODUÇÃO. ANA LÚCIA TEIXEIRA - Jornalista e fotógrafa Registro profissional número: 13.982 Jornalista com 20 anos de experiências em fotografia e editoria de publicações impressas. Publicações de livros, revistas

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO O QUE É O MONITORAMENTO? O monitoramento se caracteriza como uma função

Leia mais

Reunião do Grupo de Pesquisa Mídias, Educação e Comunidade Surda

Reunião do Grupo de Pesquisa Mídias, Educação e Comunidade Surda Reunião do Grupo de Pesquisa Mídias, Educação e Comunidade Surda Data: 15/02/2016 Local: Sala 107 do prédio do DESU /INES Horário: 16h às 18h Estiveram presentes, a Prof.ª Cristiane Correia Taveira (líder)

Leia mais

Retificação do Edital de Seleção 2018

Retificação do Edital de Seleção 2018 Retificação do Edital de Seleção 2018 Graduação em Segurança Pública (PPGSP), torna público a retificação do Edital para a seleção de candidatos à turma de 2018 do Programa de Pós- Graduação em Segurança

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL MUSIMAGEM CHEGA AO CCBB BELO HORIZONTE

SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL MUSIMAGEM CHEGA AO CCBB BELO HORIZONTE SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL MUSIMAGEM CHEGA AO CCBB BELO HORIZONTE Enviado por PESSOA RELACIONAMENTO COM CONTEÚDO 23-Set-2016 PQN - O Portal da Comunicação PESSOA RELACIONAMENTO COM CONTEÚDO - 23/09/2016

Leia mais

Biossíntese Crianças e Jovens

Biossíntese Crianças e Jovens Biossíntese Crianças e Jovens CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA 20 18 OBJETIVOS O que pretendemos com esta formação avançada? COMPETÊNCIAS O que vai adquirir com esta formação avançada? PLANO DE FORMAÇÃO Conteúdos

Leia mais

Breve apresentação das atividades de 2011 Propostas de ação para 2012

Breve apresentação das atividades de 2011 Propostas de ação para 2012 Breve apresentação das atividades de 2011 Propostas de ação para 2012 Projeto de Acompanhamento do Legislativo - Atividades desenvolvidas em três regiões episcopais, visando discutir a metodologia de acompanhamento

Leia mais

ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013)

ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013) ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013) Centro Socioambiental Mãe Terra (projeto de atendimento sócio assistencial em andamento) Observação: O Projeto

Leia mais

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 O Projeto É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências socioemocionais para profissionais da saúde. O objetivo

Leia mais

Relatório Mensal de Dezembro

Relatório Mensal de Dezembro Relatório Mensal de Dezembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo*

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo* Relação Lattes/ Avaliação Pesquisa em processo* Comissão de Universitária FAU/USP * Dúvidas ou sugestões nos envie um e-mail Detalhamento. (Atividades externas à USP e da especialidade em docência e pesquisa

Leia mais

ACREDITAMOS NO POTENCIAL DAS PESSOAS, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS NEGÓCIOS PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL.

ACREDITAMOS NO POTENCIAL DAS PESSOAS, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS NEGÓCIOS PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL. ACREDITAMOS NO POTENCIAL DAS PESSOAS, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS NEGÓCIOS PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL. Juntos, trabalhamos no desenvolvimento das pessoas e equipes para novas atitudes,

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE JULHO A SETEMBRO DE 2016 Belém / Pará Setembro/ 2016 Relatório das atividades do Projeto Escola Viva OBJETIVO 1: Efetivar diagnóstico acerca do uso de álcool, outras drogas

Leia mais

ÁGUA,VIDA E DIREITOS HUMANOS

ÁGUA,VIDA E DIREITOS HUMANOS 11h Vídeo Belo Monte Prova de Fogo Depoimento do procurador regional da República Felício Pontes para o projeto Aldeia da Memória, sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte. 12h Reportagem especial

Leia mais

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico)

ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009)

Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009) Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009) Caderno do Cras capítulo 6 Equipe de Referência do CRAS A equipe de referência do CRAS é constituída por profissionais responsáveis

Leia mais

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa Cronograma: Aula 1: Apresentação Discussão sobre racismo no Brasil, suas consequências. Jogos de Improvisação Aula 5 Divisão em grupos, criação de cenas dramáticos Apresentação das cenas Aula 9 Jogos Dramáticos

Leia mais

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social - ABRAFORDES www.cursosabrafordes.com.br DICA: Tecle Ctrl+s para salvar este PDF no seu computador. Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social

Leia mais

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO PESQUISA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS EM POLÍTICAS SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA I - DADOS PESSOAIS (PERFIL) 1.1. Sexo: Masculino Feminino 1.2.

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS

Leia mais

EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA Descrição O objetivo deste curso é promover um aprimoramento para estudantes e profissionais das áreas de saúde e/ou educação que buscam ampliar seus conhecimentos

Leia mais

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) 2019 / 2020 O PROJETO É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências

Leia mais

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Luma Cristina Ferreira de Oliveira¹, Carla Conti de Freitas² ¹Universidade Estadual de Goiás, ²Universidade Estadual de Goiás Resumo:

Leia mais

Intercâmbio 2012. Projeto Intercâmbio de Cidadania. Intercâmbio entre jovens mineiros e cariocas 25 a 29 de julho de 2012 no Rio de Janeiro (RJ)

Intercâmbio 2012. Projeto Intercâmbio de Cidadania. Intercâmbio entre jovens mineiros e cariocas 25 a 29 de julho de 2012 no Rio de Janeiro (RJ) Intercâmbio 2012 Projeto Intercâmbio de Cidadania Intercâmbio entre jovens mineiros e cariocas 25 a 29 de julho de 2012 no Rio de Janeiro (RJ) 0 Índice Assunto Pagina Apresentação 2 Objetivos do Programa

Leia mais

PÃO DOS POBRES 2016 TODO DIA UM NOVO FUTURO

PÃO DOS POBRES 2016 TODO DIA UM NOVO FUTURO PÃO DOS POBRES 2016 TODO DIA UM NOVO FUTURO PALAVRA DO DIRETOR: A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio está beirando os 122 anos de presença significativa em Porto Alegre, acompanhando o crescimento

Leia mais

TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER. Implementação e implantação da Secretaria ou Departamento dos Direitos e das Políticas para a Mulher.

TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER. Implementação e implantação da Secretaria ou Departamento dos Direitos e das Políticas para a Mulher. TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER DIF IC UL DAD ES A falta de recursos financeiros (orçamentos específicos para a área) dos entes federados. Desconhecimento dos Conselhos dos Direitos da Mulher Falta

Leia mais

Iniciativa. Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades

Iniciativa. Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades Iniciativa Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades Daniel de Aquino Ximenes Vitória-ES, agosto de 2018 Diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania - MEC/SECADI Sociólogo,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FACIBIS CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO 2009.2 COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA BELO

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que os Conselhos Regionais de Psicologia disponibilizem profissionais capacitados para supervisionar os demais psicólogos em questões pertinentes a todas as áreas de atuação. Proposta: Manutenção

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL REDE PITÁGORAS

CONGRESSO INTERNACIONAL REDE PITÁGORAS CONGRESSO INTERNACIONAL REDE PITÁGORAS PROGRAMAÇÃO 1º de setembro 14h30 # Credenciamento e welcome coffee 15h30 # Mônica Ferreira Boas-vindas e apresentação institucional 16h30 # Lilian Witte Fibe Cenário

Leia mais

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) O que é o SCFV? É realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES GRUPO I ATIVIDADES DE ENSINO 1 Docência em curso de graduação (hora-aula média semanal no interstício) 2

Leia mais

http://www.pucsp.br/geogebrasp Celina A. A. P. Abar abarcaap@pucsp.br Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Seminário sobre Gestão Institucional dos Programas de Acolhimento à Criança e ao Adolescente

Seminário sobre Gestão Institucional dos Programas de Acolhimento à Criança e ao Adolescente Seminário sobre Gestão Institucional dos Programas de Acolhimento à Criança e ao Adolescente Cristiana Beatrice Lykouropoulos CAPS II Infantil Lapa CRSCO SMS/ SP - 2009 Antecedentes... Concepção de tratamento

Leia mais

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012 Coordenação Apoio OBJETIVO GERAL Ouvir os jovens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos para construção de linguagens que correspondam

Leia mais

CMDCA INFORMA MATÉRIA ESPECIAL

CMDCA INFORMA MATÉRIA ESPECIAL CMDCA INFORMA Informativo eletrônico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA-Rio. MATÉRIA ESPECIAL Edição 09 Maio/2019 Nosso endereço: Afonso Cavalcanti, n 455, sala 663, Cidade

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016.

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016. LEI MUNICIPAL Nº 1.829 DE 15 DE AGOSTO DE 2016. INSTITUI O PROGRAMA JOVEN APRENDIZ DO MUNICÍPIO DE POCONÉ MT, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE POCONÉ, ESTADO DE MATO GROSSO, NILCE MARY

Leia mais