PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)"

Transcrição

1 8H ÀS 18H

2 PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli Fernanda Garcia Cecchin (ABRAPAS) 10h Roda de conversa Mulheres em situação de violência: desafios das práticas psicológicas na Assistência Social Cristina Vianna Moreira dos Santos psicóloga, doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UNB, 2012) 13 h Reunião Ampliada da Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social (CEPPAS) com os psicólogos do SUAS 14h Roda de conversa A violação dos direitos das crianças e dos adolescentes Ana Cristina Serafim da Silva psicóloga, doutora em Psicologia Social (UFPB, 2016) 16h Apresentação dos relatos de experiência dos participantes do evento

3 PROGRAMAÇÃO 3 DE JUNHO (SÁBADO) 8h Roda de conversa Os parâmetros da atuação da Psicologia no SUAS: quem somos? O que queremos? Enrico Martins Braga psicólogo, Especialista em Dependência Química (UFSJ, 2010). Membro fundador da ABRAPAS. Atua como supervisor das Unidades de Acolhimento Institucional em Belo Horizonte. 10h Seminário A atuação do psicólogo no Trabalho Social com famílias Maria Cláudia Goulart da Silva, Virgínia de Moura Fragoso e Hareli Fernanda Garcia Cecchin 13h Reunião da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social (ABRAPAS) com os psicólogos do SUAS 14h Roda de conversa Benefícios eventuais no SUAS: qual o papel do psicólogo? Maria Cláudia Goulart da Silva psicóloga, especialista em Violência Doméstica (USP-SP, 2006). Presidente da ABRAPAS. Diretora da Proteção Social Básica na prefeitura de Florianópolis. 16h Seminário O trabalho multidisplinar e insertorial no SUAS Jonatha Rospide Nunes (psicólogo, mestre em Psicologia), Simone Fontenelle da Silva (pedagoga, mestre em Gerontologia), Elaine Torricelli Cleto (socióloga, mestre em Desenvolvimento Regional) e Rosemeire Santos (assistente social, doutora em Serviço Social)

4 CONHEÇA OS PALESTRANTES DO I ENABRAPAS Cristina Vianna Moreira dos Santos Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2012). Possui mestrado em Psicologia, área clínica, pela UnB (2005) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Foi psicoterapeuta do Instituto de Desenvolvimento e Família entre Foi psicóloga colaboradora da Comissão Especial de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP/09) entre Atualmente é professora do curso de Psicologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidades, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT-Câmpus Miracema). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Psicologia Clínica no Laboratório de Saúde Mental e Cultura do Instituto de Psicologia da UnB. Possui especial interesse em prevenção e promoção de saúde no contexto sóciofamiliar, estudos feministas e relações de gênero na Psicologia, processos clínicos, processos psicossociais. Ana Cristina Serafim da Silva Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2016), possui mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Tocantins no curso de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho infantil, Infância, Adolescência, Direitos humanos, Rede de proteção, Violação dos direitos da criança e do adolescente, Violência sexual e Exploração sexual comercial. Maria Cláudia Goulart da Silva Especialização em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo USP (2006). Graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Atual presidente da ABRAPAS (Gestão ). Foi conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina CEAS-SC ( ). Participou como convidada na Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social CONPAS/CFP em 2016, onde foi co-autora da Nota Técnica de Parâmetros para Atuação da Psicologia na Assistência Social. Servidora efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis desde 2012 e atualmente respondendo pela Diretoria de Proteção Social Básica. Possui experiência na política pública de assistência social desde 2003.

5 CONHEÇA OS PALESTRANTES DO I ENABRAPAS Enrico Martins Braga Especialização em Dependência Química pela Universidade Federal de São João del-rei (2010) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003). Analista de Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde atua como supervisor das Unidades de Acolhimento Institucional em Belo Horizonte. Possui experiência nas seguintes áreas: Psicologia Jurídica, Psicologia e Políticas Públicas e Psicologia Clínica, com atuação nos seguintes temas: Toxicomania, Psicanálise, Medidas Socioeducativas, Sistema Único de Assistência Social, Proteção Socioassistencial e Prevenção à Criminalidade. Foi membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social e representante da autarquia no Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS). Hareli Fernanda Garcia Cecchin Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2016), pós-graduação em Gestão Pública pela UFT (2015) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2012). Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social e psicólogo da Universidade Federal do Tocantins. Membro da Comissão Especial de Psicologia na Política de Assistência Social (CEPPAS) no Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23). Foi conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins CEAS-TO ( ) e do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas CMAS-Palmas ( ). Participou como convidada na Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social CONPAS/CFP em 2016, onde foi co-autora da Nota Técnica de Parâmetros para Atuação da Psicologia na Assistência Social. Atualmente trabalha no Projeto de Pesquisa e Extensão Mapa Diagnóstico Socioterritorial de Palmas-TO. Jonatha Rospide Nunes Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), com práticas nas ênfases de Psicologia Clínica e Comunitária. Mestre pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2010), tendo como tema de pesquisa a execução de políticas sociais direcionadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. Experiência profissional na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínico-Institucional (consultório particular, matriciamento em álcool e outras drogas e supervisão clínico-institucional). Tutor do Programa de Saúde Mental do Programa Integrado de Residência Multiprofissional de Palmas/TO, supervisor pela FIOCRUZ e Ministério da Justiça do Projeto de Inserção Palmas que te acolhe no município de Palmas/TO e supervisor clínico-institucional do CAPSII Doutor Chagas no município de Dianópolis/TO. Membro do Colegiado Gestor do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, com participação na Comissão de Direitos Humanos e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas.

6 CONHEÇA OS PALESTRANTES DO I ENABRAPAS Simone Fontenelle da Silva Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2010) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Palmas TO atuando como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Trabalha como professora adjunta da Faculdade de Palmas e mediadora pelo Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública - CEAG e Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, aposentadoria, lazer de idosos em palmas, envelhecimento humano, gestão pública, serviço social, educação cidadã, educação à distância, socioeducação e educação em direitos humanos. Elaine Aparecida Toricelli Cleto Mestre em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins UFT (2015), graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela UFT (2012). Atualmente é servidora pública efetiva na Prefeitura Municipal de Palmas-TO, cargo de Analista em Ciências Sociais executado no Setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Integrante do Projeto de Pesquisa e Extensão Mapa Diagnóstico Socioterritorial de Palmas-TO. As áreas de interesse concentram-se em estudos com foco nas consequências da vivência de situações de pobreza a partir das condicionantes de risco e vulnerabilidade, resiliência e reconhecimento social e as alternativas gestadas pelos sujeitos no enfrentamento das mazelas sociais, tendo como campo empírico, as comunidades e o município de Palmas TO Rosemeire dos Santos Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016), Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2010) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2005). Professora de nível superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015). Sua tese de doutorado teve como título Família, Proteção Social e Trabalho Social com a minha, a sua e a nossa família. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, assistência social, família, prática profissional e sistema único de assistência social (SUAS).

7 CONHEÇA OS PALESTRANTES DO I ENABRAPAS Rodrigo Monteiro de Oliveira Especialista em Ciências Criminais também pelo Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/Ulbra (2016), graduação em Psicologia pelo CEULP/Ulbra (2014). Pós-graduando em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins UFT. Atualmente é conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia 23ª Região e Membro da Comissão Especial de Psicologia na Política de Assistência Social (CEPPAS) no CRP-23. Ana Carolina Peixoto do Nascimento Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA (2016). Atua em Psicologia Clínica (atendimento particular), com ênfase em atendimento de crianças e adolescentes, e Psicologia Jurídica (credenciada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras drogas (CAPS AD III), de Palmas-TO. Presidente da Comissão de Psicologia na Política de Assistência Social do CRP 23º Região, membro da Comissão de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do CRP 23º região, e membro suplente do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas. Virgínia de Moura Fragoso Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA (2008). Foi conselheira suplente do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins CEAS-TO ( ) e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas CMAS-Palmas ( ). Atuou como Psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Palmas-TO ( ). Atualmente é Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas-TO (SEDES).

8 PARTICIPE! Mais informações pelo

PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA

PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA REGINA CELIA TAMASO MIOTO Graduada em Serviço Social pela PUC de Campinas (1973), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutora em Saúde

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016 08:00 9:00 PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof.

Leia mais

PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA!

PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA! 38ª SEMANA DE PSICOLOGIA UNISANTOS PSICOLOGIA: MOSTRA A TUA CARA! COMPROMISSO-IMPLICAÇÃO IMPLICAÇÃO-ÉTICA DE 17 A 22 DE OUTUBRO DE 2011 UNISANTOS CAMPUS DOM IDILIO JOSÉ SOARES AV. CONSELHEIRO NÉBIAS, 300

Leia mais

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 08:00 9:00 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof.

Leia mais

Equipe de gestão do projeto

Equipe de gestão do projeto Capacitação dos profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

RESUMO CURRICULAR DE CADA MEMBRO

RESUMO CURRICULAR DE CADA MEMBRO COMPOSIÇAO DA CHAPA Presidente: Magda Diniz Bezerra Dimenstein Programas de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pesquisadora 1B do CNPq Vice-presidente: Maria Juracy

Leia mais

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 I Congresso Regional Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 25 e 27 de

Leia mais

Programação I Fórum de Atividade Física e Promoção de Saúde na Atenção Básica à Saúde

Programação I Fórum de Atividade Física e Promoção de Saúde na Atenção Básica à Saúde 08:00 9:00 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof. Dr. Francisco José Godim Pitanga Graduado em Educação Física UCSAL Pós-Doutorado pela Univ. Federal

Leia mais

Sobre os Autores o USP_PSIEDUC.indb 251 USP_PSIEDUC.indb /10/ :38:11 19/10/ :38:11

Sobre os Autores o USP_PSIEDUC.indb 251 USP_PSIEDUC.indb /10/ :38:11 19/10/ :38:11 Sobre os Autores o Adriana Marcondes Machado adrimarcon@uol.com.br Mestre e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP. Docente da graduação e pós-graduação do departamento de Psicologia da Aprendizagem,

Leia mais

BOLETIM DO CRP de março de (assunto) Pré-Congressos da Psicologia em Santa Catarina

BOLETIM DO CRP de março de (assunto) Pré-Congressos da Psicologia em Santa Catarina BOLETIM DO CRP-12 11 de março de 2016 (assunto) Pré-Congressos da Psicologia em Santa Catarina (título) 11 de março de 2016 Pré-Congressos da Psicologia em Santa Catarina SCacaminhodo9CNP Dia 12 de março:

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA APRESENTAÇÃO O Curso de Especialização em Políticas Públicas: Gestão, Interdisciplinaridade e Família foi concebido

Leia mais

35ª Semana Assistente Social conclama categoria a resistir e lutar em defesa dos direitos da população e do trabalho profssional

35ª Semana Assistente Social conclama categoria a resistir e lutar em defesa dos direitos da população e do trabalho profssional 35ª Semana d@ Assistente Social conclama categoria a resistir e lutar em defesa dos direitos da população e do trabalho profssional Encontro celebra o Dia da/o Assistente Social, comemorado em 15 de maio

Leia mais

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ NOME DO EVENTO DATA LOCAL Evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas 7 de agosto Sede do CRP-RJ 4º Seminário em Comemoração ao Dia da

Leia mais

Raquel Botelho. Raquel Adjafre

Raquel Botelho. Raquel Adjafre Raquel Botelho Áreas de atuação: gastronomia, alimentação regional, alimentação saudável e técnica dietética. Facebook: Raquel Braz Assunção Botelho Doutora em Ciências da Saude pela UnB. Atualmente é

Leia mais

Programação pré-seminário

Programação pré-seminário I Seminário Internacional sobre Políticas de Equidade em Educação: Professores em Ação. Programação Preliminar Programação pré-seminário Especial para os professores da rede de ensino Dia: 20 de agosto,

Leia mais

PROGRAMA POLOS DE CIDADANIA 20 ANOS IDENTIDADE DE GÊNERO: TRAVESTILIDADES E TRANSGENERIDADES

PROGRAMA POLOS DE CIDADANIA 20 ANOS IDENTIDADE DE GÊNERO: TRAVESTILIDADES E TRANSGENERIDADES PROGRAMA POLOS DE CIDADANIA 20 ANOS IDENTIDADE DE GÊNERO: TRAVESTILIDADES E TRANSGENERIDADES PROGRAMAÇÃO 1º Dia 10 de abril de 2015 INTRODUÇÃO À DIVERSIDADE DE GÊNERO 14:00 Apresentação de Mini Documentários.

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL DISCIPLINAS FUNDAMENTOS DA PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL DISCIPLINAS FUNDAMENTOS DA PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL DISCIPLINAS FUNDAMENTOS DA PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL PSICOPATOLOGIA ABORDAGENS SISTÊMICAS EM SAÚDE MENTAL PSICANÁLISE,

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ /

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ / CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA 2018.2 MATRIZ 2015.2 / 2018.2 MATRÍCULA ONLINE DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I / 2018.2 A coordenação do curso de psicologia da UNILEÃO torna

Leia mais

SEMANA DA PEDAGOGIA DE 18 A 21 DE SETEMBRO Novos Tempos para Diálogo, Reflexão e Formação

SEMANA DA PEDAGOGIA DE 18 A 21 DE SETEMBRO Novos Tempos para Diálogo, Reflexão e Formação (Palestras, Música, Teatro, Exposições e Oficinas) Compareça e descubra por que a qualidade move nossas vidas Abertura: 18 de setembro de 2017. Horário: 08h50 às 09h Local: Prédio 07 5º Andar Rua Fagundes

Leia mais

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BELÉM/PARÁ. Fevereiro/2016. Belém Pará

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BELÉM/PARÁ. Fevereiro/2016. Belém Pará PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BELÉM/PARÁ Fevereiro/2016 Belém Pará CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BELÉM (COMDAC) Diretoria Executiva Presidência:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Seminário Educação é Proteção contra a Violência

PROGRAMAÇÃO. Seminário Educação é Proteção contra a Violência PROGRAMAÇÃO Seminário Educação é Proteção contra a Violência 17 de junho de 2019 9h às 9h10 Abertura do evento Leitura do O Manifesto Jovem #ENDviolence do UNICEF Lays dos Santos, 19 anos, foi a representante

Leia mais

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País 129 NOMINATA Vol. 14, N 26, (2017) Agradecemos aos consultores a disponibilidade para avaliar os artigos submetidos à revista IGT na Rede, conferindo-lhe consistência e credibilidade científica. Procuramos

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela 16 de agosto Lages Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela SESC Lages 18:30h ParticiPSI - Lages 27 e 28 de agosto Florianópolis I Jornada de Psicologia Escolar e Educacional

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Ricardo Buratto Atualizado em: 07 de janeiro de 2018.

CURRICULUM VITAE. Ricardo Buratto Atualizado em: 07 de janeiro de 2018. CURRICULUM VITAE Ricardo Buratto Atualizado em: 07 de janeiro de 2018. DADOS PESSOAIS: Advogado, brasileiro, solteiro, 26 anos. Endereços: Rua Padre Roma, número 221, apto 308, Centro. Florianópolis Santa

Leia mais

WORKSHOP FACFUNAM 2019

WORKSHOP FACFUNAM 2019 WORKSHOP FACFUNAM 2019 A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade.... A escola traz junto de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno

Leia mais

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS Meive Ausonia Piacesi POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL Sistema Único de Assistência Social - SUAS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO

Leia mais

XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações:

XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações: XXI SEMANA JURÍDICA DO DIREITO - PUCMINAS BARREIRO Orientações: 1. A semana jurídica será realizada nos dias: 17 e 18 de abril/2018 (manhã e noite); 2. As inscrições serão feitas pelo DIRETÓRIO ACADÊMICO;

Leia mais

A SAÚDE DOS PSICÓLOGOS E DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOBRE O CUIDADO

A SAÚDE DOS PSICÓLOGOS E DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOBRE O CUIDADO PROGRAMAÇÃO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2018-3ª FEIRA PROGRAMAÇÃO - AUDITÓRIO 19:00-20:30 - Palestra: A saúde dos psicólogos e dos estudantes de psicologia: implicações sobre o cuidado Palestrante: Mariana Tavares

Leia mais

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade

Leia mais

Eleições Conselho Superior IFNMG 2017 CHAPA 01

Eleições Conselho Superior IFNMG 2017 CHAPA 01 CHAPA 01 Amanda de Fátima Pedrosa Porto Campus Januária Marlenice Guedes Rocha Campus Januária Técnica em Assuntos Educacionais do IFNMG desde julho de 2011. É formada em Letras/Português, com especialização

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

Retificação do Edital de Seleção 2018

Retificação do Edital de Seleção 2018 Retificação do Edital de Seleção 2018 Graduação em Segurança Pública (PPGSP), torna público a retificação do Edital para a seleção de candidatos à turma de 2018 do Programa de Pós- Graduação em Segurança

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL

TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL TERMO DE REFERÊNCIA CONTAGEM ARTICULADOR LOCAL PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da

Leia mais

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.)

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) Sobre as autoras Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., and ASSIS, R. A. M., orgs.

Leia mais

Provas e Contextos na Clínica Projectiva

Provas e Contextos na Clínica Projectiva ÍNDICE FORMAÇÃO ESPECÍFICA Técnicas Temáticas (T.A.T. e C.A.T.-A): Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Rorschach Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Entrevista Clínica: Formas e Contextos Avaliação

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA) CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade

Leia mais

Sebastião Benício da Costa Neto, Dr.

Sebastião Benício da Costa Neto, Dr. QUALIHOSP 2012 - Qualidade e Segurança: Educação e Prática no Século XXI ENFRENTAMENTOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE PSICOLOGIA PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO NA SAÚDE Sebastião Benício da Costa

Leia mais

CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Curso presencial para os trabalhadores em Instituições de Acolhimento

Leia mais

Eixos temáticos - Infância - Adolescência - Fase Adulta - Velhice - Vários/Outros

Eixos temáticos - Infância - Adolescência - Fase Adulta - Velhice - Vários/Outros I Jornada Brasileira de Arteterapia, XI Fórum Brasileiro de Arteterapia e III Jornada Goiana de Arteterapia "Arteterapia, Musicoterapia e desenvolvimento humano" Data: 29 de abril a 02 de maio de 2009

Leia mais

PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno

PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno PALESTRANTES Ivanete de Freitas Cerqueira Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Francês (1995) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutoranda pela UFBA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR OBJETIVOS Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, especialistas em Gestão Escolar para atuarem nas escolas públicas de Educação Básica, visando à ampliação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 02/11/2017 (QUINTA-FEIRA):

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 02/11/2017 (QUINTA-FEIRA): IV Congresso Brasileiro Sobre Saúde Mental e Dependência Química Reflexões sobre o cuidado e a Inclusão Social PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ (08:00 às 12:00h) 02/11/2017 (QUINTA-FEIRA): CREDENCIAMENTO:

Leia mais

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA:

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: 147 EDITORA: IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU DIA 04/10/2017 (Quarta Feira) 19h00 22h00 19h30 19h45 às Exposição de Banners de Trabalhos Científicos Dos alunos 1B e 2B Semestres

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

Projeto Psicossocial de Orientação

Projeto Psicossocial de Orientação 1 Projeto Psicossocial de Orientação Projeto que institui o Programa Itinerante de Medidas Protetivas e Educativas, com a finalidade de: I Aumentar o alcance dos serviços interdisciplinares necessários

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas)

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) Projeto do Estágio Professor Campo de estágio / Endereço Atividades a serem realizadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA

TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA TERMO DE REFERÊNCIA ARTICULADORES SOROCABA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela 16 de agosto Lages Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela SESC Lages 18:30h ParticiPSI - Lages 27 e 28 de agosto Florianópolis I Jornada de Psicologia Escolar e Educacional

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIBEIRÃO DAS NEVES ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010

Leia mais

Seminário sobre o Crack!

Seminário sobre o Crack! Cruz Azul no Brasil realiza em Blumenau - SC Seminário sobre o Crack! TEMA GERAL: UMA PEDRA NO CAMINHO... CRACK...! E agora...? Dias 29 e 30 de outubro de 2009 Local: Anexo ao Salão da Missão Evangélica

Leia mais

Público alvo: Prefeitos, Vice-prefeitos, Gestores Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e demais interessados.

Público alvo: Prefeitos, Vice-prefeitos, Gestores Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e demais interessados. Data: 06 a 08 de novembro LOCAL: Gramado/RS CONGRESSO INTERSETORIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS Público alvo: Prefeitos, Vice-prefeitos, Gestores Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e demais interessados.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME CURSO: PSC ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ /

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ / CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA 2019.1 MATRIZ 2015.2 / 2018.2 MATRÍCULA ONLINE DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I / 2018.2 A coordenação do curso de psicologia da UNILEÃO torna

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA 2018.1 PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A) DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I E MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE II e III / 2018.1 A coordenação

Leia mais

Um novo jeito de votar.

Um novo jeito de votar. Florianópolis, 26/05/2018. Processo de votação para Eleição da Diretoria Administrativa ANPEPP Gestão 2018/2020. Chapas Participantes [1] Chapa 01 - Articulando Ciência e Sociedade Presidente : Maycoln

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação

Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Corpo Docente Juízes, Mediadores, Negociadores, Psicólogos e Profissionais de Comunicação Janda Thibes Mediação, Técnicas e Ambiente da Mediação Advogada, Membro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Danielle Passos Silva Moratelli 1 Inês de Paula 2 Patricia Luciana Bilibio 3 Rosmeri

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: Maior proximidade entre psicólogos do Vale do Ribeira e o Conselho, através de reuniões e eventos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 1 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 DIA 01: 25 DEMARÇO DE 2019 Nº ATIVIDADE PALESTRANTE (S) CATEGORIA 001 Apresentações de s do Eixo Educação 002 Avaliação e intervenção em habilidades sociais e de enfrentamento

Leia mais

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação.

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Maceió - AL 2018 17/07/2018 (TERÇA-FEIRA) Temática 1 - Planejamento e prática de estratégias pedagógicas

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS 1º Semestre NÚCLEO COMUM Credito Teórica Prática Estágio Total História e Epistemologia da Psicologia 04 72 - - 72 Filosofia 02 36 - - 36 Sociologia

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores AGNALDO ROSSINI

Sobre os Autores. Sobre os Autores AGNALDO ROSSINI Sobre os Autores AGNALDO DE JESUS ROSSINI É Especialista em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com interesse em pesquisa nas áreas de administração de recursos humanos, tópicos em gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Agosto/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Analista

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS

TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS TERMO DE REFERÊNCIA UBERABA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS I. CONTEXTUALIZAÇÃO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência da

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2)

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Questão 71 certa Essas diretrizes pautam-se pelas teorias pós críticas Questão 72 Item

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA - 2017.2 PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A) DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I E MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE II e III / 2017.2 A

Leia mais

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO) 1) PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

Leia mais

Programação 23/05/18 Quarta-feira

Programação 23/05/18 Quarta-feira Programação 23/05/18 Quarta-feira 8:00 Abertura 8:15 - Apresentação da APAE de Santa Rita do Sapucaí Anfiteatro: As Políticas do Suicídio: Do Singular ao Social Psicólogo (CRP 04/42858), psicanalista membro

Leia mais

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA de Agosto a 03 de Setembro de 2016

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA de Agosto a 03 de Setembro de 2016 APRESENTAÇÃO Com o intuito de comemorar os 54 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil (27 de Agosto de 1962), as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem cursos de Psicologia

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO

Leia mais

POR QUE CURSAR? CERTIFICAÇÃO

POR QUE CURSAR? CERTIFICAÇÃO POR QUE CURSAR? A Neuropsicologia é uma importante área da psicologia em plena expansão no país. É uma ciência que estuda de modo aprofundado sobre o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores

Leia mais

18º CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR do TRABALHO

18º CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR do TRABALHO 18º CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR do TRABALHO TITULARES: 1. Doutor Luís Antônio Camargo De Melo 2. Doutor Ronaldo Curado Fleury - Presidente 3. Doutor Ronaldo Lima dos Santos

Leia mais

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) O que é o SCFV? É realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo

Leia mais

IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA

IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA IV SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA 09/11/2015 SEGUNDA FEIRA 18:30 19:30 INSCRIÇÕES Local Cantina Nova Faculdade da Indústria IEL SJP 19:30 21:30 Mesa Redonda de Abertura Tema: Local: Por que a escola deve combater

Leia mais

III FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFT Políticas Públicas: Avaliação, Currículo e Formação de Professores Araguaína, 10 e 11 de novembro de 2016

III FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFT Políticas Públicas: Avaliação, Currículo e Formação de Professores Araguaína, 10 e 11 de novembro de 2016 III FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UFT Políticas Públicas: Avaliação, Currículo e Formação de Professores Araguaína, 10 e 11 de novembro de 2016 PROGRAMAÇÃO Data Horário Atividades 7:30 às 8:30 Credenciamento

Leia mais

CRP/SC Conselho Regional de Psicologia 12a Região CNPJ: /

CRP/SC Conselho Regional de Psicologia 12a Região CNPJ: / CNPJ: 37.5.58/-45 Período: /8/6 a 3/8/6 73 4/8/6 6...4.3.6.4 - Anderson Luis Schuck 47,5 47,5 47,5 ref. à concessão de ajudas de custo - Reunião Tribunal de Justiça com Coordenadora da Infância e Juventude

Leia mais

Provas e Contextos na Clínica Projectiva

Provas e Contextos na Clínica Projectiva ÍNDICE Técnicas Temáticas (T.A.T. e C.A.T.-A): Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Rorschach Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Avaliação Psicológica em Contexto Forense Entrevista Clínica: Formas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

29/09/2017 (sexta-feira) 14:00 às 15:30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM RODAS DE CONVERSAS

29/09/2017 (sexta-feira) 14:00 às 15:30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM RODAS DE CONVERSAS 29/09/2017 (sexta-feira) A partir das 12:00 Credenciamento (Central de Aulas) A partir das 12:00 Credenciamento (Central de Aulas) 14:00 às 15:30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM RODAS DE 15:45 às 17:15

Leia mais

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas Egressos Doutorado em Direito PUC Minas ELABORAÇÃO: ÍCARO MOREIRA URSINE REPRESENTANTE DOS DISCENTES 2017 APOIO: COLEGIADO DO PPGD PUC MINAS COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PUC MINAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem Hebiátrica Código: Semestre: º Ano: 01 Núcleo:

Leia mais

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País 243 NOMINATA vol. 11, N 20, (2014) Agradecemos aos consultores a disponibilidade para avaliar os artigos submetidos à revista IGT na Rede, conferindo-lhe consistência e credibilidade científica. Procuramos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM TEMA CENTRAL: A ENFERMAGEM ENQUANTO ESSÊNCIA E PROPÓSITO. 06, 07 e 08.12.2019 Fortaleza Ceará Dia 06.12.2019 15H- CREDENCIAMENTO

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais