CARTILHA DE ORIENTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTILHA DE ORIENTAÇÃO"

Transcrição

1 CARTILHA DE ORIENTAÇÃO OPERAÇÕES / PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS DESTINADAS A NÃO CONTRIBUINTE (VERSÃO 1.1) GMT SEFAZ/AL

2 2 1. Base Legal: a) Emenda Constitucional 87/ : Altera o Art. 155 e introduz o Art. 99 da ADCT, ambos da Constituição Federal de E institui a regra de cobrança do ICMS incidente nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado. b) Convênio CONFAZ 93/ : Dispõe sobre os procedimentos a serem observados nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada. c) Convênio CONFAZ 152/ : Altera o Convênio 93/15, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada. d) Convênio CONFAZ 153/ : Dispõe sobre a aplicação dos benefícios fiscais da isenção de ICMS e da redução da base de cálculo de ICMS autorizados por meio de convênios ICMS às operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada. e) Lei 7734/15 5 : Disciplina a exigência do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação - ICMS nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do imposto localizado em outra unidade da federação, de que trata a Emenda Constitucional nº 87, de 16 de abril de f) IN GSEF 35/15 6 : Dispõe sobre o cadastro de contribuintes do ICMS, nos termos do Decreto nº 3.481, de 16 de novembro de 2006, especialmente para dispor sobre a inscrição de contribuinte em outra unidade da federação que efetue operações ou prestações com destino a não contribuinte do ICMS em alagoas Disponível em: 6 Idem.

3 3 g) Lei 5900/96 7 : Dispõe sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação - ICMS, nos termos da LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE h) Lei 7740/15 8 : Altera a Lei Estadual Nº 5.900, DE 27 DE DEZEMBRO DE i) Lei 6558/04 9 : Institui o FUNDO ESTADUAL DE COMBATE E ERRADICAÇÃO DA POBREZA - FECOEP, nos termos da EMENDA CONSTITUCIONAL FEDERAL N.º 31, DE 14 DE DEZEMBRO DE j) Lei 7742/15 10 : Altera a Lei Estadual Nº 6.558, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004 O objetivo deste manual é elucidar possíveis dúvidas geradas pelas mudanças do texto constitucional (Art. 155, 2º, VII, e Art. 99 do ADCT), que preveem a cobrança e a repartição da arrecadação do ICMS DIFAL nas operações e prestações interestaduais que tenham como destinatário não contribuinte do ICMS, quer seja pessoa física ou jurídica. Para tanto, analisaremos a Regra Matriz do ICMS prevista na reforma constitucional, bem como seus desdobramentos nos âmbitos do CONFAZ e da legislação tributária do estado de Alagoas. Tal regra, que é resultado das prescrições realizadas pelo legislador, deve prever: a) a hipótese de incidência do tributo, ou seja, a descrição do ato tributável; b) a quem se deve pagar o tributo (sujeito ativo); c) quem deve pagar o tributo (sujeito passivo); d) o local e o momento em que o fato gerador deve ocorrer para que seja passível de tributação; e) e, finalmente, quanto se deve pagar: alíquota e respectiva base de cálculo. Passemos agora a analisar de forma mais detalhada cada aspecto da regra matriz tributária. 7 Disponível em: 8 Idem. 9 Idem. 10 Idem.

4 4 2. Hipótese de Incidência: Esta nova incidência tributária foi introduzida no Art. 155 da CF, vejamos: Analisando: "CF Art. 155, 2º, VII - nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual A nova cobrança do ICMS DIFAL deve ser realizada sempre que ocorrerem operações que destinem bens ou serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS em Alagoas. Primeiramente, destacamos que além da incidência mais costumeira sobre a venda de bens, temos aqui neste ponto uma nova previsão de cobrança, que é a exigência do ICMS DIFAL sobre a prestação de transportes. Pontuando. 2.1) Circulação de mercadorias: Ocorrerá a cobrança sempre que um bem se destine a não contribuinte. Aqui abrangendo não apenas as compras que tenham como destinatário pessoas físicas (CPF), mas também quando o destinatário for pessoa jurídica (CNPJ) e esta não for contribuinte do ICMS no estado de Alagoas. Logo, observamos que o universo de contribuintes foi ampliado, abrangendo quase a totalidade da NFes que tenham Alagoas como destino, pois ocorrerá a repartição de receitas mesmo nas operações de circulação de mercadorias destinadas a: - Pessoas físicas (Ex: Compras de internet, Veículos adquiridos de outro estado em loja ou concessionária, Embarcações, etc); - Prestadores de serviços (Ex: Salão de Cabeleireiro, Construtoras, etc); - Entes públicos e federativos (Ex: Prefeituras, Autarquias, etc); - Pessoas jurídicas sem intuito comercial (Ex: Condomínios); - Pessoas jurídicas imunes (Ex: Igrejas)

5 ) Hipóteses de exclusão ou redução da cobrança na circulação de mercadorias: quando o produto for imune (Livros, Revistas e Periódicos). conforme o Convênio 153/15 CONFAZ, só serão consideradas reduções de base de cálculo ou isenções que sejam concedidas através de convênio CONFAZ editado até dezembro de Nestes casos podemos ter: Isenção ou redução válida apenas no Estado de origem e não internalizada em Alagoas. Tal isenção ou redução não deve ser considerada no cálculo. Isenção ou redução válida em Alagoas, deve ser considerada no cálculo, mesmo que não tenha sido internalizada pelo Estado remetente. quando o produto for sujeito ao ICMS/ST (Substituição Tributária) na operação. Ex: Marketing Direto e veículos faturados diretamente da indústria ou importador. OBS: a) Produtos sujeitos ao ICMS/ST em fases anteriores (no estado de origem), devem sofrer a cobrança do ICMS DIFAL. Ex:Veículos automotores adquiridos em concessionárias em outro Estado (Não se aplica o Convênio ICMS 51/00). 2.2) Prestação de serviço: Ocorrerá a cobrança sempre que um serviço se destine a consumidor final não contribuinte no estado de Alagoas, sendo este destinatário pessoa física ou jurídica não contribuinte. Aqui devemos observar que o serviço, para ser incluído na cobrança, deve ser cobrado do destinatário (FOB). E neste caso o valor do frete comporá a base de cálculo da cobrança do ICMS DIFAL. Vejamos: Conv. 93/15, Cláusula segunda... II se prestador de serviço:... 3º O recolhimento de que trata a alínea c do inciso II do caput não se aplica quando o transporte for efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem (cláusula CIF Cost, Insurance and Freight).

6 6 3. Sujeito ativo do ICMS DIFAL: O sujeito ativo da cobrança do ICMS DIFAL é o Estado onde se encontra o destinatário da circulação da mercadoria ou da prestação do serviço. Vejamos: CF 88, Art. 155, 2º, VII - nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual; Para o serviço de transportes o sujeito ativo é o estado de destino do serviço. Vejamos: Conv. 93/15, Cláusula segunda, 2º Considera-se unidade federada de destino do serviço de transporte aquela onde tenha fim a prestação. 4. Sujeito passivo do ICMS DIFAL: A responsabilidade pelo recolhimento do ICMS DIFAL é: Do remetente do bem ou serviço. Vejamos: 4.1) Transferência da responsabilidade: CF 88, Art. 155, 2º, VIII - a responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual de que trata o inciso VII será atribuída:... b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto; A legislação tributária prevê hipóteses de transferência da sujeição passiva (responsabilidade pelo recolhimento), transferindo a obrigatoriedade pelo recolhimento para terceira pessoa. Conforme elenco abaixo: a) Responsabilidade do destinatário da mercadoria. Vejamos: Lei 7734/15 Alagoas. Art. 4º Na falta de recolhimento do imposto a cada operação ou prestação de que trata o art. 3º desta Lei, o imposto deverá ser recolhido pelo destinatário em Alagoas no momento da entrada no território do Estado ou em prazo estabelecido em regulamento.

7 7 b) Responsabilidade do transportador da mercadoria. Vejamos: LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE 1996 Art. 6º Lei estadual poderá atribuir a contribuinte do imposto ou a depositário a qualquer título a responsabilidade pelo seu pagamento, hipótese em que assumirá a condição de substituto tributário. 1º A responsabilidade poderá ser atribuída em relação ao imposto incidente sobre uma ou mais operações ou prestações, sejam antecedentes, concomitantes ou subseqüentes, inclusive ao valor decorrente da diferença entre alíquotas interna e interestadual nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado, que seja contribuinte do imposto. 2o A atribuição de responsabilidade dar-se-á em relação a mercadorias, bens ou serviços previstos em lei de cada Estado. Lei Nº 5900 DE 27 DE Dezembro DE 1996 Art São responsáveis pelo pagamento do imposto: IV - o transportador, em relação à mercadoria: a) proveniente de outro Estado para entrega em território deste Estado a destinatário não designado, ou não regularmente inscrito, ou ainda, com endereço ou nome fictícios; OBS: A eleição do responsável tributário na operação é faculdade do agente fiscal responsável pela ação fiscal. 4.2) Empresas optantes pelo Simples Nacional: A sistemática relativa ao ICMS DIFAL também é aplicável às operações e prestações realizadas por empresas remetentes optantes da sistemática de tributação do SIMPLES NACIONAL do Estado de destino, instituído pela LC 123/06, no tocante à parcela do ICMS do estado de destino. Vejamos: Conv. 93/15, Cláusula nona Aplicam-se as disposições deste convênio aos contribuintes optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Simples Nacional, instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, em relação ao imposto devido à unidade federada de destino.

8 8 5. Aspecto temporal do ICMS DIFAL: O momento de ocorrência do fato gerador do ICMS DIFAL é o início da circulação da mercadoria ou prestação de serviço. Vejamos: Conv. 93/15, Cláusula quarta O recolhimento do imposto a que se refere a alínea c dos incisos I e II da cláusula segunda deve ser efetuado por meio da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais GNRE ou outro documento de arrecadação, de acordo com a legislação da unidade federada de destino, por ocasião da saída do bem ou do início da prestação de serviço, em relação a cada operação ou prestação. Deste dispositivo, podemos inferir que toda mercadoria ou serviços sujeitos à cobrança do ICMS DIFAL devem seguir acompanhados da respectiva guia de recolhimento. O recolhimento para o estado de Alagoas pode ser realizado através de GNRE ou DAR/CB. OBSERVAÇÕES: a) Conforme a IN GSEF 35/15, alguns remetentes de mercadorias e serviços, nas operações sujeitas à cobrança do ICMS DIFAL, poderão, a critério da Secretaria da Fazenda de Alagoas SEFAZ/AL, realizar o recolhimento pela apuração mensal, através de inscrição no cadastro de contribuintes de Alagoas. b) Observar que no início do mês de janeiro de 2016, ainda estarão sendo apresentadas nos postos fiscais de Alagoas, DANFEs emitidos antes de 01/01/2016, sobre os quais não deve incidir a tributação da reforma constitucional contida neste manual. 5.1) Penalidade aplicável ao pagamento fora do prazo: Nos casos em que o DANFE ou CTRC/MANIFESTO seja apresentado no posto fiscal de fronteira do estado de Alagoas, desacompanhado da guia de recolhimento, a cobrança do ICMS DIFAL e do FECOEP deve ser realizada acrescida da penalidade legal (multa) de 50%. Vejamos: Lei 5900/96 Alagoas, Art. 79. Falta de recolhimento do imposto no prazo legal, em situação não compreendida nas hipóteses previstas nos artigos seguintes: MULTA - Equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor do imposto. Lembrando que esta penalidade sofre as reduções previstas na legislação tributária de Alagoas. Vejamos:

9 9 Lei 5900/96 Alagoas, Art As multas previstas na Seção III, Subseção I e Seção IV, Subseção I, deste Capítulo, serão reduzidas de acordo com as seguintes condições: I - em 70% (setenta por cento), se o crédito tributário for pago de uma só vez no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da ciência do lançamento tributário; II - em 42% (quarenta e dois por cento), se o crédito tributário for pago de uma só vez, quando decorridos mais de 30 (trinta) dias da data da ciência do lançamento tributário e antes da: a) decisão de primeira instância administrativa; ou b) inscrição em dívida ativa, no caso de não impugnação da exigência; 6. Base de cálculo e Alíquota do ICMS DIFAL: 6.1) Base de cálculo: A base de cálculo do ICMS DIFAL engloba: Vejamos: - o montante do próprio imposto (Imposto por dentro ); - seguros e juros; - frete (FOB); Conv. 93/15, Cláusula segunda, 1º A base de cálculo do imposto de que tratam os incisos I e II do caput é o valor da operação ou o preço do serviço, observado o disposto no 1º do art. 13 da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de LC 87/96, 1 o Integra a base de cálculo do imposto, inclusive na hipótese do inciso V do caput deste artigo: I - o montante do próprio imposto, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle; II - o valor correspondente a: a) seguros, juros e demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição; b) frete, caso o transporte seja efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem e seja cobrado em separado.

10 10 6.2) Alíquotas aplicáveis ao cálculo: Para o cálculo do ICMS DIFAL, precisamos analisar a aplicabilidade de dois sistemas de alíquotas. Quais sejam: 6.2.1) Alíquota Interestadual: As alíquotas aplicáveis nas operações interestaduais seguem ordenamentos exarados pelo Senado Federal, especialmente as Resoluções do Senado Federal 22/89 e 13/12. E são: 4% - Para os produtos de origem importada 7% - Para as operações que destinem bens das regiões Sul e Sudeste, destinadas às Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ao Estado do Espírito Santo. 12% - Para os demais casos ) Alíquota Interna no estado de Alagoas: A alíquota interna que deve ser considerada é a constante do ANEXO II deste arquivo. OBS: Entre os dias 01/01 e 11/01 de 2015 a alíquota interna de Alagoas aplicável é a anterior as Leis 7740/15 e 7742/15, devido a aplicação do princípio da noventena. 7. Sistemática de Cálculo do ICMS DIFAL: A sistemática de cálculo segue o especificado na cláusula segunda do Convênio CONFAZ 93/15. Vejamos: Cláusula segunda Nas operações e prestações de serviço de que trata este convênio, o contribuinte que as realizar deve: I se remetente do bem: a) utilizar a alíquota interna prevista na unidade federada de destino para calcular o ICMS total devido na operação; b) utilizar a alíquota interestadual prevista para a operação, para o cálculo do imposto devido à unidade federada de origem; c) recolher, para a unidade federada de destino, o imposto correspondente à diferença entre o imposto calculado na forma da alínea a e o calculado na forma da alínea b ;

11 11 II se prestador de serviço: a) utilizar a alíquota interna prevista na unidade federada de destino para calcular o ICMS total devido na prestação; b) utilizar a alíquota interestadual prevista para a prestação, para o cálculo do imposto devido à unidade federada de origem; c) recolher, para a unidade federada de destino, o imposto correspondente à diferença entre o imposto calculado na forma da alínea a e o calculado na forma da alínea b. 1º A base de cálculo do imposto de que tratam os incisos I e II do caput é o valor da operação ou o preço do serviço, observado o disposto no Convênio ICMS 152/ º O adicional de até dois pontos percentuais na alíquota de ICMS aplicável às operações e prestações, nos termos previstos no art. 82, 1º, do ADCT da Constituição Federal, destinado ao financiamento dos fundos estaduais e distrital de combate à pobreza, é considerado para o cálculo do imposto, conforme disposto na alínea a dos incisos I e II, cujo recolhimento deve observar a legislação da respectiva unidade federada de destino. 7.1) Regra de transição ICMS DIFAL (Repartição de receitas): O valor apurado do ICMS DIFAL, entre os anos de 2016 e 2019 sofrerá a incidência de regra de transição que rege a repartição da receita do imposto como segue: a) Operações realizadas entre 01/01/2016 e 31/12/2016: 40% (quarenta por cento) para o Estado de destino e 60% (sessenta por cento) para o Estado de origem; b) Operações realizadas entre 01/01/2017 e 31/12/2017: 60% (sessenta por cento) para o Estado de destino e 40% (quarenta por cento) para o Estado de origem; c) Operações realizadas entre 01/01/2018 e 31/12/2018: 80% (oitenta por cento) para o Estado de destino e 20% (vinte por cento) para o Estado de origem; d) Operações realizadas a partir de 01/01/2019: 100% (cem por cento) para o Estado de destino; OBS: Desde 01/01/2016 toda a arrecadação (100%) referente ao FECOEP deve ser recolhida para o Estado de destino.

12 12 ESQUEMA PARA CÁLCULO DO ICMS DIFAL E FECOEP PARA O ESTADO DE ALAGOAS. OBS: Esta forma de cálculo tem como base o trabalho de fiscalização nos postos fiscais. Lembrando que no momento da fiscalização não temos acesso direto ao valor da mercadoria, apenas ao DANFE onde já houve incidência de alguma tributação do ICMS. Passo 1: Encontrar o valor da mercadoria. Como o ICMS integra sua própria base de cálculo, devemos primeiramente encontrar o valor efetivo das mercadorias ou serviços da operação. Para se encontrar este valor: a) Subtrair do valor total do DANFE ou CTRC/CTe o valor do ICMS recolhido na operação e destacado no documento. Atentar que, conforme a Nota Técnica 2015/0003 ENCAT, o remetente deve, no campo informações complementares do DANFE, apontar os valores considerados para recolhimento do ICMS DIFAL e FECOEP. b) Acrescentar o valor do frete se este for cobrado do destinatário (FOB). c) Acrescentar outras despesas como seguros. OBS: - Observar se no DANFE existe destaque de ICMS em todos os produtos. Se o produto também receber a isenção ou redução de base de cálculo em Alagoas, retirar o valor do produto ou reduzir a base de cálculo. - Manter no valor da mercadoria o valor do IPI se este incidir na operação. - Observar se existe produto sem tributação no Estado do remetente, mas que deve ser tributado em Alagoas. Manter seu valor no apurado do valor das mercadorias.

13 13 RELEMBRANDO: Hipóteses de exclusão ou redução da cobrança na circulação de mercadorias: quando o produto for imune (Livros, Revistas e Periódicos). conforme convênio CONFAZ, só serão consideradas reduções de base de cálculo ou isenções que sejam concedidas através de convênio CONFAZ editado até dezembro de Nestes casos podemos ter: Isenção ou redução válida apenas no estado de origem e não internalizada em Alagoas, não deve ser considerada no cálculo. Isenção ou redução válida em Alagoas, deve ser considerada no cálculo, mesmo que não tenha sido internalizada pelo estado do remetente. quando o produto for sujeito ao ICMS/ST (Substituição Tributária) na operação. Ex: Marketing Direto e veículos faturados diretamente da indústria ou importador. OBS: b) Produtos sujeitos ao ICMS/ST em fases anteriores (no estado de origem), devem sofrer a cobrança do ICMS DIFAL. Ex:Veículos automotores adquiridos em concessionárias em outro estado. OBS: Empresa remetente do SIMPLES NACIONAL: Para as operações onde o remetente é empresa optante do SIMPLES NACIONAL devemos adotar a seguinte sistemática: a) Caso o DANFE esteja acompanhado de guias de recolhimento do ICMS DIFAL e FECOEP, a sistemática adotada será igual à das empresas NORMAIS, ou seja, primeiramente encontrar o valor das mercadorias descontando os valores já recolhidos e eventuais valores de mercadorias onde o ICMS DIFAL não deva incidir. Após esta apuração seguir para o segundo passo desta sistemática para verificação dos recolhimentos efetuados. b) Já se o DANFE não estiver acompanhado de pagamento, adotar como valor das mercadorias o valor total do DANFE, seguindo diretamente para o segundo passo desta sistemática para apuração dos valores devidos.

14 14 Passo 2: Cálculo do ICMS DIFAL e FECOEP: Para o cálculo do ICMS DIFAL e FECOEP, utilizar o valor das mercadorias encontrado pela sistemática utilizada no passo anterior e multiplicar pelo fator constante do ANEXO I (nos termos do Conv. 93/15): OBS: O ANEXO I deve ser aplicado apenas para as operações realizadas entre 01/01/2016 e 31/12/2016. Para os anos de 2017, 2018 e 2019 em diante, consultar o ANEXO III. INSTRUÇÕES PARA RECOLHIMENTO: O ICMS DIFAL do Art. 155 da CF deve ser recolhido conforme IN GSEF 35/15. Obs: O recolhimento do ICMS DIFAL e do FECOEP, devem ser realizados através de GNRE ou DAR/CB distintos com os códigos de receitas abaixo: Código de receita aplicável: ICMS DIFAL ICMS - DIFAL NÃO CONTRIBUINTE EM ALAGOAS FECOEP FECOEP - FUNDO ESTADUAL DE COMBATE E ERRADICAÇÃO DA POBREZA

15 15 ANEXO I (válido para operações efetuadas entre 12/01/2016 e 31/12/2016) INTERNA ICMS/AL INTERESTADUAL DE 4% INTERESTADUAL DE 7% INTERESTADUAL DE 12% FECOEP ALAGOAS FATOR FECOEP FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL 17% 0,0627 0,0482 0,0241 0% 0, % 0,0634 0,0488 0,0244 1% 0, % 0,1013 0,0853 0,0587 2% 0, % 0,1151 0,0986 0,0712 2% 0, % 0,1296 0,1127 0,0845 2% 0, % 0,1449 0,1275 0,0986 2% 0,0290

16 16 ANEXO II S INTERNAS DO ICMS VIGENTES PARA O ESTADO DE ALAGOAS BASE LEGAL 11 : a) Lei 5900/96: Dispõe sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação - ICMS, nos termos da LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE b) Lei 7740/15: Altera a Lei Estadual Nº 5.900, DE 27 DE DEZEMBRO DE c) Lei 6558/04: Institui o FUNDO ESTADUAL DE COMBATE E ERRADICAÇÃO DA POBREZA - FECOEP, nos termos da EMENDA CONSTITUCIONAL FEDERAL N.º 31, DE 14 DE DEZEMBRO DE d) Lei 7742/15: Alatera a Lei Estadual Nº 6.558, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004 Para os itens abaixo, considerar como alíquota interna de Alagoas: 25 % ICMS + 2% de FECOEP = Carga total 27% 1. bebidas alcóolicas; 2. fogos de artifício; 3. embarcações de esporte e recreio, motores de popa e artigos ou equipamentos aquáticos para divertimento ou esporte, inclusive barcos infláveis, barcos a remo e caiaques, barcos a vela, mesmo com motor auxiliar, barcos a motor e moto aquática (jet ski), iates, esquis aquáticos, pranchas de surfe, pranchas a vela, pranchas de stand up e outros equipamentos para a prática de esportes aquáticos; 4. rodas esportivas para autos; 11 Disponível em:

17 17 5. perfumes e águas-de-colônia (NBM/SH ); produtos de beleza ou de maquilagem preparados e preparações para conservação ou cuidados da pele (exceto medicamentos), incluídas as preparações anti-solares e os bronzeadores e as preparações para manicuros e pedicuros (NBM/SH ); preparações capilares (NBM/SH ); preparações para barbear (antes, durante ou após), desodorantes corporais, preparações para banhos, depilatórios, outros produtos de perfumaria ou de toucador preparados e outras preparações cosméticas, não especificados ou compreendidos em outras posições e desodorantes de ambientes, preparados, mesmo não perfumados, com ou sem propriedades desinfetantes (NBM/SH ); 6. peleteria e suas obras e peleteria artificial; 7. aparelhos de sauna elétricos e banheiras de hidromassagem; 8. consoles e máquinas de vídeo games, suas partes e acessórios e respectivos jogos; 9. artigos de antiquário; 10. brinquedos, na forma de réplica ou assemelhados de armas e outros artefatos de luta ou de guerra, que estimulem a violência. 11. ultra-leves, asas-deltas, balões e dirigíveis, planadores, e outros veículos aéreos, não concebidos para propulsão com motor, outros veículos aéreos e partes dos veículos e aparelhos; Para os itens abaixo, considerar como alíquota interna de Alagoas: 29 % ICMS + 2% de FECOEP = Carga total 31% 1. armas de fogo e munições, suas partes e acessórios, armas de ar comprimido, de mola ou de gás, para defesa pessoal, de tiro a alvo ou de caça, inclusive revólveres, pistolas, espingardas e carabinas, ainda que destinados a tiros de festim ou com êmbolo cativo para abater animais; 2. cigarro, charuto, cigarrilha, fumo, cachimbos, cigarreiras, piteiras e isqueiros; 3. joias, incluindo-se neste conceito toda peça de ouro, platina ou prata associada a ouro, incrustada ou não, de pedra preciosa e semipreciosa e/ou pérola, relógios encaixados nos

18 18 referidos metais e pulseiras com as mesmas características, inclusive armações para óculos, dos mesmos metais; 4. aviões e helicópteros, para uso não comercial. Para os itens não relacionados acima, considerar como alíquota interna de Alagoas: Alíquota aplicável também para o transporte interestadual 17 % ICMS + 1% de FECOEP = Carga total 18% OBS: Para os itens tributados em 17% acrescentar 1% de FECOEP, exceto para: a) gêneros que compõem a cesta básica, a serem relacionados pelo Poder Executivo; b) medicamentos de uso humano; c) material escolar, a ser relacionado pelo Poder Executivo. Para Gasolina, considerar como alíquota interna de Alagoas: 27 % ICMS + 2% de FECOEP = Carga total 29% Para Álcool Etílico Hidratado Combustível - AEHC, Álcool Etílico Anidro Combustível - AEAC e Álcool para outros fins, considerar como alíquota interna de Alagoas: 23 % ICMS + 2% de FECOEP = Carga total 25%

19 19 ANEXO III (válido para operações efetuadas entre 01/01/2017 e 31/12/2017) INTERNA ICMS/AL INTERESTADUAL DE 4% INTERESTADUAL DE 7% INTERESTADUAL DE 12% FECOEP ALAGOAS FATOR FECOEP FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL 17% 0,1253 0,0964 0,0482 0% 0, % 0,1268 0,0976 0,0488 1% 0, % 0,2027 0,1707 0,1173 2% 0, % 0,2301 0,1973 0,1425 2% 0, % 0,2592 0,2254 0,1690 2% 0, % 0,2899 0,2551 0,1971 2% 0,0290 (válido para operações efetuadas entre 01/01/2018 e 31/12/2018) INTERNA ICMS/AL INTERESTADUAL DE 4% INTERESTADUAL DE 7% INTERESTADUAL DE 12% FECOEP ALAGOAS FATOR FECOEP FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL 17% 0,1566 0,1205 0,0602 0% 0, % 0,1585 0,1220 0,0610 1% 0, % 0,2533 0,2133 0,1467 2% 0, % 0,2877 0,2466 0,1781 2% 0, % 0,3239 0,2817 0,2113 2% 0, % 0,3623 0,3188 0,2464 2% 0,0290

20 20 (válido para operações efetuadas a partir de 01/01/2019) INTERNA ICMS/AL INTERESTADUAL DE 4% INTERESTADUAL DE 7% INTERESTADUAL DE 12% FECOEP ALAGOAS FATOR FECOEP FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL FATOR ICMS DIFAL 17% 0,0627 0,0482 0,0241 0% 0, % 0,0634 0,0488 0,0244 1% 0, % 0,1013 0,0853 0,0587 2% 0, % 0,1151 0,0986 0,0712 2% 0, % 0,1296 0,1127 0,0845 2% 0, % 0,1449 0,1275 0,0986 2% 0,0290

21 21 EXEMPLOS PRÁTICOS 1) Cadeiras enviadas de empresa não optante do SIMPLES em São Paulo para escritório de advocacia em Alagoas, sem recolhimento. ICMS Alagoas = 17% + 1% = 18% DANFE Valor total do DANFE = R$ 1.000,00 ICMS destacado 17% = R$ 170,00 CTRC CIF = R$ 55,00 PASSO 1: Encontrar o valor das mercadorias. Valor total do DANFE ICMS da operação: R$ 1.000,00 - R$ 170,00 = R$ 830,00 PASSO 2: Calcular o valor do ICMS DIFAL e FECOEP. Colocar a alíquota interna de alagoas nas mercadorias para identificar a base de cálculo. (18%) R$ 830,00 / 0,82 = R$ 1.012,19 FECOEP R$ 1.012,19 x 0,01 = R$ 10,12 ICMS DIFAL a) ICMS COM A ALÍQUOTA INTERNA DE ALAGOAS: R$ 1.012,19 X 17% = R$ 172,07. b) ICMS INTERESTADUAL: R$ 1.012,19 x 7% = R$ 70,85 c) ICMS DIFAL = R$ 172,07 R$ 70,85 = R$ 101,22 d) Repartição do ICMS DIFAL em 2016: 40% para o estado de Alagoas = R$ 101,22 / 0,40 = R$ 40,49 60% para o estado de origem = R$ 101,22 / 0,60 = R$ 60,73 OBS: Uso do fator ICMS DIFAL R$ 830,00 x 0,0488 = R$ 40,50 (diferença de arredondamento). Uso do fator FECOEP R$ 830,00 x 0,0122 = R$ 10,12 (diferença de arredondamento). Resultado: ICMS DIFAL R$ 40,49 e FECOEP R$ 10,12 Acrescentar a multa do art. 79 de 50%, considerando o desconto se for o caso. Valor final: ICMS DIFAL R$ 40, % = R$ 46,56 FECOEP R$ 10, % = R$ 11,64

22 22 2) Saunas enviadas de empresa não optante do SIMPLES em São Paulo para construtora em Alagoas, com recolhimento. ICMS Alagoas = 25% + 2% = 27% DADOS DO DANFE Valor total do DANFE = R$ 5.000,00 ICMS Interestadual destacado 7% = R$ 350,00 ICMS DIFAL recolhido = R$ 200,00 FECOEP recolhido = R$ 50,00 CTRC CIF = R$ 55,00 Neste caso observamos que houve recolhimento de ICMS DIFAL e FECOEP, mas é possível identificar que a empresa remetente utilizou a alíquota interna errada (17% + 1%), quando a alíquota correta é de 25 % de ICMS + 2% de FECOEP. PASSO 1: Encontrar o valor das mercadorias. Valor total do DANFE Impostos recolhidos na operação: R$ 5.000,00 - R$ 350,00 R$ 200,00 R$ 50,00 = R$ 4.400,00 PASSO 2: Calcular o valor do ICMS DIFAL e FECOEP. Colocar a alíquota interna de alagoas nas mercadorias para identificar a Base de Cálculo. R$ 4.400,00 / 0,73 = R$ 6.027,40 FECOEP R$ 6.027,40 x 0,02 = R$ 120,55 Como houve recolhimento de R$ 50,00, deverá ser cobrado a diferença de R$ 120,55 R$ 50,00 = R$ 70,55 ICMS DIFAL a) ICMS COM A ALÍQUOTA INTERNA DE ALAGOAS: R$ 6.027,40 X 25% = R$ 1.506,85 b) ICMS INTERESTADUAL: R$ 6.027,40 x 7% = R$ 421,92 c) ICMS DIFAL = R$ 1.506,85 R$ 421,92 = R$ 1.084,93 d) Repartição do ICMS DIFAL em 2016: 40% para o estado de Alagoas = R$1.084,93 / 0,40 = R$ 433,97 60% para o estado de origem = R$ 1.084,93 / 0,60 = R$ 650,96 Como houve recolhimento de R$ 200,00, deverá ser cobrado a diferença de R$ 433,97 R$ 200,00 = R$ 233,97 OBS: Uso do fator ICMS DIFAL R$ 4.400,00 x 0,0986 = R$ 433,84 (diferença de arredondamento). Uso do fator FECOEP R$ 4.400,00 x 0,0274 = R$ 120,56 (diferença de arredondamento).

23 23 Resultado: ICMS R$ 233,97 e FECOEP R$ 70,55 Acrescentar a multa do art. 79 de 50%, considerando o desconto se for o caso. Valor final: ICMS DIFAL R$ 233, % = R$ 269,06 FECOEP R$ 70, % = R$ 81,13 3) Carreta com pisos enviada de empresa não optante do SIMPLES em São Paulo para construtora em Alagoas, sem recolhimento. ICMS Alagoas MERCADORIAS = 17% + 1% = 18% ICMS Alagoas TRANSPORTE = 17% + 1% = 18% DANFE Valor total do DANFE = R$ ,00 ICMS destacado 17% = R$ ,00 CTRC FOB = R$ ,00 ICMS FRETE destacado 12% = R$ 1.200,00 Observar que neste caso o frete é na sistemática FOB (cobrado do destinatário), logo deverá ocorrer cobrança sobre o frete. CÁLCULO DO ICMS DIFAL E FECOEP SOBRE O FRETE: PASSO 1: Encontrar o valor do serviço. Valor total do CTe ICMS da operação: R$ ,00 - R$ 1.200,00 = R$ 8.800,00 PASSO 2: Calcular o valor do ICMS DIFAL e FECOEP. UTILIZANDO DIRETAMENTE O FATOR DE MULTIPLICAÇÃO. FECOEP R$ 8.800,00 x 0,0122 = R$ 107,36 ICMS DIFAL: R$ 8.800,00 x 0,0488 = R$ 429,44 Resultado: ICMS R$ 429,44 e FECOEP R$ 107,36 Acrescentar a multa do art. 79 de 50%, considerando o desconto se for o caso. Valor final FRETE: ICMS DIFAL R$ 429, % = R$ 493,85

24 24 FECOEP R$ 107, % = R$ 123,46 CÁLCULO DO ICMS DIFAL E FECOEP SOBRE AS MERCADORIAS: PASSO 1: Encontrar o valor das mercadorias. Valor total do DANFE ICMS da operação: R$ ,00 - R$ ,00 = R$ ,00 PASSO 2: Calcular o valor do ICMS DIFAL e FECOEP. UTILIZANDO DIRETAMENTE O FATOR DE MULTIPLICAÇÃO. FECOEP R$ ,00 x 0,0122 = R$ 1.012,60 ICMS DIFAL: R$ ,00 x 0,0488 = R$ 4.050,40 Resultado: ICMS R$ 4.050,40 e FECOEP R$ 1.012,60 Acrescentar a multa do art. 79 de 50%, considerando o desconto se for o caso. Valor final mercadorias: ICMS DIFAL R$ 4.050, % = R$ 4.657,96 FECOEP R$ 1.012, % = R$ 1.164,49 Resultado Final: Com multa. FRETE ICMS DIFAL = R$ 493,85 FECOEP= R$ 123,46 MERCADORIAS ICMS DIFAL = R$ 4.657,96 FECOEP= R$ 1.164,49

25 25 4) Confecções enviadas de empresa optante do SIMPLES em Pernambuco para pessoa física em Alagoas, sem recolhimento. ICMS Alagoas MERCADORIAS = 17% + 1% = 18% DANFE Valor total do DANFE = R$ 500,00 CTRC CIF = R$ 30,00 OBS: Como a empresa remetente é optante do SIMPLES e não houve recolhimento, o valor das mercadorias será o valor do DANFE. PASSO 1: Encontrar o valor do serviço. Valor total do DANFE da operação: R$ 500,00 PASSO 2: Calcular o valor do ICMS DIFAL e FECOEP. UTILIZANDO DIRETAMENTE O FATOR DE MULTIPLICAÇÃO. FECOEP R$ 500,00 x 0,0122 = R$ 6,10 ICMS DIFAL: R$ 500,00 x 0,0244 = R$ 12,20 Resultado: ICMS R$ 12,20 e FECOEP R$ 6,10 Acrescentar a multa do art. 79 de 50%, considerando o desconto se for o caso. Valor final: ICMS DIFAL R$ 12, % = R$ 14,03 FECOEP R$ 6, % = R$ 7,01

ATUALIZADO EM: 23/01/2017 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR (Este texto não substitui o publicado no DOE)

ATUALIZADO EM: 23/01/2017 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR (Este texto não substitui o publicado no DOE) ATUALIZADO EM: 23/01/2017 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR (Este texto não substitui o publicado no DOE) LEI Nº 6558 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004 PUBLICADA NO DOE EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 INSTITUI

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO CARTILHA DE ORIENTAÇÃO OPERAÇÕES / PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS DESTINADAS A CONTRIBUINTE ICMS ANTECIPADO DA LEI 6474/04 (VERSÃO 1.2) GMT SEFAZ/AL 2 1. Base Legal: a) Emenda Constitucional 87/2015 1 : Altera

Leia mais

ICMS OPERAÇÕES COM CONSUMIDOR FINAL. Perguntas & Respostas

ICMS OPERAÇÕES COM CONSUMIDOR FINAL. Perguntas & Respostas ICMS OPERAÇÕES COM CONSUMIDOR FINAL Perguntas & Respostas EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 PRINCIPAIS CARACTERÍSITCAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança do ICMS

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015.

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015. RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015. Altera a Lei Estadual nº 6.968, de 30 de dezembro de 1996, que Dispõe sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS DESTINADAS A CONSUMIDOR FINAL NÃO CONTRIBUINTE EC 87/15 e CONVÊNIO ICMS 93/2015 1. APRESENTAÇÃO Este documento visa traçar as orientações gerais sobre alterações promovidas

Leia mais

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 Palestrante: Ana Cristina Martins Pereira www.mgtreinamento.com.br anacristina@mgtreinamento.com.br ASPECTOS LEGAIS DA EC 87 EC n 87/2015 A EC 87/2015 altera a sistemá5ca

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

ICMS ANTECIPADO D LEI 6474/04

ICMS ANTECIPADO D LEI 6474/04 C E ORIEN D A H TA L I Ç T ÃO R ICMS ANTECIPADO A DA LEI 6474/04 1.Base Legal a)emenda Cons tucional 87/2015: Altera o Art. 155 e Art. 99 da ADCT, ambos da Cons tuição Federal de 1988. E ins tui a regra

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015.

LEI Nº , DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015. LEI Nº 10.337, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015. Autor: Poder Executivo Altera a Lei nº 7.098, de 30 de dezembro de 1998, que consolida normas referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias

Leia mais

LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016

LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016 ALTERAÇÕES EC 87/15 LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016 ROTEIRO - EC 87 E ALTERAÇÕES NA CF 88 - CONVÊNIO 93/15 - ASPECTOS GERAIS - OPERAÇÕES DE CONTRIBUINTE LOCALIZADO EM OUF AO RS (BASE CONVÊNIO 93/15)

Leia mais

Sumário EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE CONVÊNIO ICMS 93, DE 17 DE SETEMBRO DE

Sumário EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE CONVÊNIO ICMS 93, DE 17 DE SETEMBRO DE Sumário EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE 2015... 2 CONVÊNIO ICMS 93, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015... 4 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 692, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015.... 7 Material com atualização das

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Guia do ICMS - São Paulo: Operações e prestaçãos interestaduais a consumidor final localizado em outro Estado-Regras nacional

Guia do ICMS - São Paulo: Operações e prestaçãos interestaduais a consumidor final localizado em outro Estado-Regras nacional Guia do ICMS - São Paulo: Operações e prestaçãos interestaduais a consumidor final localizado em outro Estado-Regras nacional Resumo: Visando auxiliar nossos leitores quanto aos procedimentos a serem aplicados

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo 29/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1

Leia mais

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15

ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 ICMS Vendas Interestaduais para Consumidor Final EC 87/15 Palestrante: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Vice Presidente Técnico do CRCRS e professor

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE Seccional Campina Grande

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE Seccional Campina Grande CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE Seccional Campina Grande QUINTA DO CONHECIMENTO Principais alterações na legislação tributária estadual: a EC n 87/2015 e o ajuste fiscal estadual Alexandre Henrique

Leia mais

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS Ref.: nº 02/2016 PEC nº 87/2015 A Emenda Constitucional nº 87/2015, alterou o Art. 155 da Constituição Federal, determinando novas regras para a divisão do ICMS em operações interestaduais, com o objetivo

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca Zona Franca 16/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

E D OR A IE H N L T I A T Ç R Ã A O C DIFAL

E D OR A IE H N L T I A T Ç R Ã A O C DIFAL C E ORIEN D A H TA L I Ç T ÃO R A DIFAL 1.Base Legal a)emenda Cons tucional 87/2015: Altera o Art. 155 e Art. 99 da ADCT, ambos da Cons tuição Federal de 1988. E ins tui a regra de cobrança do ICMS incidente

Leia mais

Estado do Ceará DECRETO Nº , DE 29 DE FEVEREIRO 2016.

Estado do Ceará DECRETO Nº , DE 29 DE FEVEREIRO 2016. Estado do Ceará DECRETO Nº 31.894, DE 29 DE FEVEREIRO 2016. *Publicado no DOE em 29/02/2016. Estabelece procedimentos relativos ao cálculo e recolhimento do Adicional do ICMS destinado ao Fundo Estadual

Leia mais

Decreto Nº DE 29/02/2016

Decreto Nº DE 29/02/2016 Decreto Nº 31894 DE 29/02/2016 Publicado no DOE em 29 fev 2016 Estabelece procedimentos relativos ao cálculo e recolhimento do adicional do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).

Leia mais

Comissão de Tributos CIEAM

Comissão de Tributos CIEAM Comissão de Tributos CIEAM Pauta da Reunião do dia 20/04/2017 às 17:00hs Local: CIEAM-Centro das Industrias do Estado do Amazonas Rua Acre, 26 Vieira Alves Manaus - AM Estaduais SEFAZ/AM Lei nº 4.454/2017

Leia mais

Estado do Ceará DECRETO Nº , DE 29 DE FEVEREIRO 2016.

Estado do Ceará DECRETO Nº , DE 29 DE FEVEREIRO 2016. Estado do Ceará DECRETO Nº 31.894, DE 29 DE FEVEREIRO 2016. *Publicado no DOE em 29/02/2016. Estabelece procedimentos relativos ao cálculo e recolhimento do Adicional do ICMS destinado ao Fundo Estadual

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015

Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015 Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Introduz alterações no RICMS/ES, aprovado pelo Decreto nº 1.090-R, de 25 de outubro de 2002. O Governador do Estado do Espírito Santo, no

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353 Comunicado CAT 16, de 26-12-2018 (DOE 27-12-2018) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS, do mês de JANEIRO de 2019,

Leia mais

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos Índice O que é a Substituição Tributária? 3 Convênio ICMS nº 52/2017: Introdução 4 Convênios Revogados 5 Pontos de Atenção 6 Mercadorias 7 Responsabilidade 8 Cálculo 9 Exemplificando o Cálculo (MVA) 10

Leia mais

DECRETO Nº 21600, DE 20 DE JANEIRO DE 2003 (DOE DE )

DECRETO Nº 21600, DE 20 DE JANEIRO DE 2003 (DOE DE ) DECRETO Nº 21600, DE 20 DE JANEIRO DE 2003 (DOE DE 23.01.2003) Altera e acrescenta dispositivos do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 17037, de 26 de dezembro de 1997, relativos ao acréscimo

Leia mais

ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência.

ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência. ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência. c) doze por cento para produtos agrícolas comestíveis produzidos no Estado

Leia mais

DECRETO N.º , DE 28 DE JULHO DE 2017

DECRETO N.º , DE 28 DE JULHO DE 2017 *Publicado no DOE em 28/07/2017. DECRETO N.º 32.295, DE 28 DE JULHO DE 2017 ALTERA DISPOSITIVO DO DECRETO N.º 31.471, DE 30 DE ABRIL DE 2014, QUE CONSOLIDA A LEGISLAÇÃO DO ICMS RELATIVA A OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

Leia mais

Page 1 of 5 RICMS 2000 - Atualizado até o Decreto 55.438, de 17-02-2010. SEÇÃO II - DAS OPERAÇÕES COM ÁLCOOL CARBURANTE SUBSEÇÃO I - DAS OPERAÇÕES COM ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO CARBURANTE Artigo 418 - Na

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 12 Substituição Tributária das Operações com Lâmina de Barbear, Aparelho de Barbear Descartável, Isqueiro. Protocolo ICMS 16/1985 Alterações: Protocolo 09/1986,10/87,50/91,07/98,14/00,

Leia mais

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Comunicado CAT 14, de

Comunicado CAT 14, de Comunicado CAT 14, de 25 07 2016 (DOE 26 07 2016) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das Obrigações Principais e Acessórias, do mês de AGOSTO de 2016,

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 www.pwc.com.br IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 Emenda Constitucional 87/2015 Alteração na forma de recolhimento do ICMS e o entendimento da Sefaz SP Alteração no art. 155 da Constituição Federal

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação ATUALIZAÇÃO DE ICMS MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação CEST Código Especificador da Substituição Tributária SEGMENTOS

Leia mais

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 REPRESENTATIVIDADE DO ICMS PARA OS ESTADOS - O ICMS é a maior fonte de receita tributária dos Estados - Representatividade

Leia mais

Referência: Resolução SEF nº 987/16 - RJ - ICMS - Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais - FECP Disposições.

Referência: Resolução SEF nº 987/16 - RJ - ICMS - Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais - FECP Disposições. Rio de Janeiro, 17 de março de 2016. Of. Circ. Nº 100/16 Referência: Resolução SEF nº 987/16 - RJ - ICMS - Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais - FECP Disposições. Senhor(a) Presidente,

Leia mais

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças.

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças. ATENÇÃO Senhores clientes pessoa jurídica (REVENDEDORES), informamos que nas operações referente a venda de peças, componentes e acessórios para veículos automotores, o calculo dos impostos é diferenciado.

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MS

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MS Fundo 04/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Analise da Legislação... 3 2.1. Estado do Mato Grosso do Sul... 3 3. Normas Legais... 4 4. Documentos Fiscais... 8 4.1. Documento Fiscal

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MA

Posicionamento Consultoria De Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MA Fundo 13/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Analise da Legislação... 3 2.1. Estado do Maranhão... 3 3. Normas Legais... 4 3.1. Decreto 21.725/2005... 4 3.2. Resolução Administrativa

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete 09/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Alíquota prevista para a operação... 7 4. Conclusão... 10 5. Referências...

Leia mais

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO

Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO Revisão Bloco 1 AUDITORIA FISCAL PROF. CHRISTIAN AZEVEDO 01) ESAF Auditor-Fiscal da Receita Estadual do CE 2006 - ADAPTADA A indústria náutica A, em janeiro de 2014,, situada no RS, vendeu um jet ski para

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Parte 2 Tributação Normal versus Tributação por ST Indústria Distribuidor Varejista Consumidor Final Tributação Normal versus Tributação por ST Tributação Normal

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 Índice 1. Impostos incidentes sobre o valor agregado...3 1.1 Fato gerador... 3 1.2 Contribuintes... 4 1.3 Competência... 4 1.4 Princípios constitucionais... 4 1.5 Base

Leia mais

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio.

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. MAPA ETECNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10 Sumário 01/06/2018... 1 04/06/2018... 1 05/06/2018... 2 10/06/2018... 3 11/06/2018... 4 12/06/2018... 6 13/06/2018... 6 14/06/2018... 7 15/06/2018... 7 16/06/2018... 9 17/06/2018... 9 18/06/2018... 10

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Page 1 of 6 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Decreto nº 54.976, de 29 de outubro de 2009 Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações

Leia mais

Seminário Mensal Fiscal

Seminário Mensal Fiscal 1 Seminário Mensal Fiscal Apresentação: Fernanda Silva Helen Mattenhauer 15/04/2016 Emenda Constitucional 87/2015- Novas Regras para 2016, no Estado de Alagoas Legislação a)emenda Constitucional 87/2015:

Leia mais

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 13 Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Protocolo ICMS 17/1985 Alterações: Protocolo 09/1986, 10/87, 51/91, 08/98, 26/01, 37/01, 42/08,

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

DECRETO , DE (DO-AL DE SUPLEMENTO)

DECRETO , DE (DO-AL DE SUPLEMENTO) DECRETO 58.315, DE 28-3-2018 (DO-AL DE 2-4-2018 - SUPLEMENTO) O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 107 da Constituição Estadual, tendo em vista

Leia mais

Convênio ICMS 138/01 C O N V Ê N I O

Convênio ICMS 138/01 C O N V Ê N I O Convênio ICMS 138/01 Altera dispositivos do Convênio ICMS 03/99, de 16.04.99 que dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações com combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo,

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos Obrigações Acessórias para o AMPARA-RS

Posicionamento Consultoria de Segmentos Obrigações Acessórias para o AMPARA-RS Posicionamento Consultoria de Segmentos Obrigações Acessórias para o AMPARA-RS 09/11/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Procedimento SEFAZ -

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

DECRETO Nº , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 31.346, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. * Publicado no DOE em 27/11/2013 DISPÕE SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA COM CARGA LÍQUIDA DO ICMS NAS OPERAÇÕES PRATICADAS PELOS FABRICANTES DE VINHOS,

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por:

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por: PALESTRA ICMS - Atualização 'questões práticas' A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico,

Leia mais

INSTRUÇÕESS - EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

INSTRUÇÕESS - EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 INSTRUÇÕESS - EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Introdução Este roteiro contem instruçõess para configuração e emissão de notas com base nas alterações de Partilha de ICMS e Calculo do Fundo de Combate a pobreza

Leia mais

Auditoria Fiscal. Conta corrente fiscal. Modelo Básico

Auditoria Fiscal. Conta corrente fiscal. Modelo Básico Auditoria Fiscal Conta corrente fiscal Modelo Básico Reconstituição da conta corrente fiscal modelo básico Principais dados do modelo básico: saldo credor do período anterior total de créditos total de

Leia mais

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA DECRETO Nº 43, de 23 de fevereiro de 2001 DOE 01.03.2001 Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 35.245, de 26 de dezembro de 1991, implementando

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009.

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. Altera a Lei Complementar nº 001/06 de 13 de fevereiro de 2006, Código Tributário Municipal de Camocim e determina outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Carga líquida nas operações com peças, componentes e acessórios para veículos, e carga tributária líquida ajustada - CE

Carga líquida nas operações com peças, componentes e acessórios para veículos, e carga tributária líquida ajustada - CE Carga líquida nas operações com peças, componentes e acessórios para veículos, e carga tributária líquida ajustada - CE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA(ST) NO ÂMBITO INTERNO ST CARGA LÍQUIDA I APLICABILIDADE DO

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56 Sumário 02/05/2018... 1 03/05/2018... 1 04/05/2018... 1 09/05/2018... 3 10/05/2018... 3 11/05/2018... 5 12/05/2018... 5 13/05/2018... 5 14/05/2018... 6 15/05/2018... 7 16/05/2018... 8 17/05/2018... 9 18/05/2018...

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE FEVEREIRO 02/02 3 Feira Principal COMBUSTÍVEIS Arquivo Magnético Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota Produto ST com Redução do Conv. 52/91 e Alíquota Interestadual de 4%

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota Produto ST com Redução do Conv. 52/91 e Alíquota Interestadual de 4% Diferencial de Alíquota Produto ST com Redução do Conv. 52/91 e Alíquota Interestadual de 4% 17/11/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Fórmula e Exemplo do Cálculo...

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. ICMS - Novas Regras Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. expert PDF. Trial. ICMS - Novas Regras Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

Substituicao Tributaria

Substituicao Tributaria Substituicao Tributaria Apontamentos Juridicos e Administrativos Por Monique de Souza Pereira Email: m.pereira@diasdossantos.com.br Aspectos Juridicos Relevantes Nao-cumulatividade do ICMS Emenda Constitucional

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

0 Palestrante do CRC/SE e SESCAP/SE; 0 Diretor da DiasRosa Consultoria.

0 Palestrante do CRC/SE e SESCAP/SE; 0 Diretor da DiasRosa Consultoria. 0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Pós-graduado em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário; 0 Acadêmico de Direito; 0 Consultor e Instrutor SEBRAE/SE; 0 Instrutor SENAC/SE; 0 Professor de Graduação da

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem 25/05/2016 Sumário Título do documento Sumário... 1 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.2 RICMS-RS... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 46.429, DE 23 DE JUNHO DE 2009. (publicado no DOE nº 117, de 24 de junho de 2009) Modifica o Regulamento

Leia mais

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira Campina Grande Setembro/2016 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos dos

Leia mais

O que é isso? Emenda Constitucional nº 87/2015; Convênio ICMS 93/2015; NF-e Nota Técnica 2015/003; Ajuste SINIEF 5/2015; Lei 15.863/2015 SEFAZ/CE Decreto??? Alíquotas do ICMS = 7%, 12%, 4%; Alíquota

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e Informações do ICMS retido de transporte na NF-e 15/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Regulamento

Leia mais

Portaria CAT - 108, de Portaria CAT - 109, de

Portaria CAT - 108, de Portaria CAT - 109, de Portaria CAT - 108, de 29-8-2008 Estabelece a base de cálculo na saída de bebida alcoólica, exceto cerveja e chope, a que se refere o artigo 313-D do Regulamento do ICMS. O Coordenador da Administração

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Página 1 de 5 DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOE 18-12-2013) Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD WORKSHOP APRESETAÇÃO: Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003 Sistema JAD CONSUMIDOR FINAL EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Para o Direito Tributário, o consumidor final é o adquirente da mercadoria ou

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE ICMS Substituição Tributação por CNAE 18/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS Alexandre Galhardo Introdução Substituição Tributária (ST) é um instituto criado e implementado pelas Unidades da Federação antes

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

Distrito Federal > Setembro/2016

Distrito Federal > Setembro/2016 OBS: As informações contidas nesta página são de caráter informativo, não dispensando a consulta a um profissional especializado, devido à freqüência com que os conteúdos sofrem alterações. Distrito Federal

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL A SEGUIR CLAUSULAS QUE ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS DE SUA APLICAÇÃO AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 Cláusula oitava O contribuinte

Leia mais

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP Guerra Fiscal 2.0 O Protocolo Confaz 21/2011 e as operações interestaduais pela internet para consumidor final Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP CONVÊNIOS CTN - Art. 199. A Fazenda Pública

Leia mais

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09)

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Altera a Portaria nº 233, de 27/06/08, que dispõe sobre o regime de substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis e lubrificantes derivados ou não de

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONTRIBUINTE ESTADUAL E EC 87

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONTRIBUINTE ESTADUAL E EC 87 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONTRIBUINTE ESTADUAL E EC 87 - Inscrição estadual para contribuintes de outras unidades da federação (1 a 4) - Mudança no nº da inscrição estadual de contribuintes de outras

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MS

Orientações Consultoria de Segmentos Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MS Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza - MS 21/06/2018 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Analise da Legislação... 3 3.1. Estado do Mato

Leia mais

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 Perguntas & Respostas Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 1. Qual a legislação aplicável ao adicional na alíquota do ICMS destinado

Leia mais