O sofrimento de mães cujos filhos cometeram suicídio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O sofrimento de mães cujos filhos cometeram suicídio"

Transcrição

1 O sofrimento de mães cujos filhos cometeram suicídio Julia Joergensen Schlemm 1 Maria Virgínia Filomena Cremasco 2 O presente trabalho tem como objetivo compreender o sofrimento psíquico de mães que perderam seu filho/ sua filha pelo suicídio. Para tanto serão usadas vinhetas das falas destas mães, as quais foram retiradas de entrevistas, atendimentos clínicos psicológicos e/ou de comentários realizados no grupo de apoio ao luto Amigos Solidários na Dor do Luto que ocorre semanalmente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estas falas serão entrelaçadas por uma leitura psicanalítica do tema. O suicídio Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), as mortes por suicídio anualmente são maiores que as mortes causadas por todos os conflitos mundiais combinados. Esta organização estima que aproximadamente um milhão de pessoas tenha cometido suicídio em 2000 colocando o suicídio entre as dez causas de morte mais freqüentes em muitos países do mundo. Este número teve um aumento de 60% nos últimos 50 anos. Além dos atos bem sucedidos de suicídio, a OMS (2006) acredita que neste mesmo ano aproximadamente dez a vinte milhões de pessoas tentaram suicidar-se. Dessa forma, percebe-se o alcance do suicídio em todo o mundo o que o coloca como questão de 1 Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2013). Mestranda em Psicologia Clínica da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre luto sob orientação da Profª Maria Virginia Filomena Cremasco; atua na clínica psicanalítica. Endereço eletrônico: schlemm.julia@gmail.com 2 Doutora em Saúde Mental (Unicamp/2002), Pós-doutorado no Centre d Études en Psychopathologie et Psychanalyse (Paris VII/ ). Professora no Departamento e Mestrado em Psicologia da UFPR, Chefe da Unidade de Programas e Projetos da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Diretora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR (CNPq), organizadora do livro: Trauma, Traços e Memória, Curitiba, CRV, 201e, entre outros. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.Endereço eletrônico: mavicremasco@hotmail.com

2 saúde pública para a Organização Mundial da Saúde e para o Ministério da Saúde do Brasil. O suicídio, de acordo com Roudinesco e Plon (1998), era considerado antes do século XV como um crime voltado para o próprio sujeito contrário à concepção atual que entende o suicídio como conseqüência de uma patologia. Historicamente, na Idade Média o suicídio era visto pela igreja católica como um insulto e um pecado. Atualmente ainda é considerado um pecado, mas a igreja não realiza mais execuções como fazia antigamente permanecendo em silêncio, assim como o faz o estado. No entanto, nem sempre nem em todas as culturas o suicídio é visto como um pecado. Como exemplo podem ser citados os suicídios cometidos pelos gregos e romanos e atualmente os dos "homem-bomba", todos estes vistos como atos honrosos. Já para Freud (1917) entende-se a partir do artigo "Luto e Melancolia" que o suicídio é um desejo primitivo inconsciente. É um desejo de matar voltado para o próprio indivíduo. O suicídio ocorre quando o ego se a - sujeita, não é mais sujeito de suas ações e deixa-se tomar como objeto. Por isso o suicida não atende ao instinto de preservação de vida, tornando possível o matar-se ou deixar-se morrer. Para Freud (1917), o suicídio seria, então, decorrente de uma melancolia, uma patologia: o ego fica completamente à mercê de um superego super crítico que o julga negativamente como objeto. Contudo, mesmo tão presente na sociedade, pouco se fala sobre o suicídio. Por envolver a decisão de tirar a própria vida, algo de tão sagrado como propaga a igreja, não é bem visto pela sociedade. Assim, é considerado um estigma, um tabu e por isso evita-se pensar e falar sobre este ato. O silêncio da religião e do estado ajudam a criar e a reforçar a imagem de tabu deste tema. Pode-se observar estas afirmações na fala de uma das mães entrevistadas que perdeu seu filho pelo suicídio: O suicídio tem um estigma de covardia de ter tirado a própria vida. É um tabu."

3 "A Igreja Católica já mudou um pouco o conceito, mas antes [quem se suicidasse] não podia nem ser enterrado no cemitério. E o espiritismo diz que a alma fica penando.". Como diz Freud (1914) em seu texto "Totem e Tabu" o tabu é algo inabordável que se mostra nas proibições que o envolvem. É, segundo o autor, inabordável, pois envolve os desejos mais primitivos dos seres humanos: o incesto e a morte - vontade de matar. Estes desejos, no entanto, não podem ser colocados em prática como aponta em o "Mal- Estar na Civilização" (1930). Eles impossibilitam a vida em sociedade e, portanto, a civilização a favor de Eros, pulsão de vida integradora, "exige" sua repressão. É o superego do sujeito, a lei internalizada, que realiza esta repressão. Esta instância psíquica não apenas reprime estes desejos como também critica o que acredita ser seu criador, o ego. Este é julgado erroneamente, pois na verdade estes desejos são originários do id. E é deste julgamento do superego ao ego que se origina o sentimento de culpa. Todavia, como estes desejos foram reprimidos, resta ao sujeito apenas o sentimento de culpa sem conhecimento de sua causa (FREUD, 1923). Como se percebe não é apenas o conflito entre ego e superego que causa a culpa, mas também os sentimentos hostis de desejos de morte voltados às pessoas amadas. Assim, Freud (1930) coloca este conflito e este sentimento como causa ontogenética da culpa enquanto que o assassinato do pai da horda por seus filhos é apontado como origem filogenética (FREUD, 1914). Conseqüentemente, o suicídio de um filho gera uma grande culpa em uma mãe, pois através deste ato os desejos inconscientes uma vez sentidos por esta, são colocados em prática justamente pela pessoa a quem amou tanto e, ao mesmo tempo, ambivalentemente, se desejou a morte: "Me sinto culpada da morte de meu filho. Será que ele achou que não gostávamos mais dele?"

4 Fácil perceber que o suicídio remete aos desejos recalcados e traz à tona algo de que se repudia: o assassinato de si mesmo, a agressividade voltada ao próprio sujeito. As mães participantes do grupo Amigos Solidários na Dor do Luto em sua unanimidade consideram que não há dor maior que a perda de um filho/uma filha, mas acreditam que uma dor ainda maior é causada por um filho que cometeu suicídio. Não é de duvidar que uma mãe que perde um filho por este tipo de morte pense o mesmo: "E tem... a coisa principal disso tudo, que é do tipo de morte [suicídio]... que é muito diferente de um outro tipo de morte!" Vemos que a dor em perder um filho por suicídio é ainda mais superlativa com a incidência da culpa que as escraviza melancolicamente numa posição de não aceitação desta perda. Luto ou Melancolia? Freud (1917) em seu texto "Luto e Melancolia" mostra o caminho para compreensão dos sofrimentos que a perda de uma pessoa querida pode causar. Sofrimentos estes que denomina de luto ou melancolia. A partir deste sentimento de que a maior dor é a perda de um filho pelo suicídio fica a pergunta de que sofrimento se trata nesta perda: luto ou melancolia? Para Freud (1917) o luto é colocado como um processo de reação à perda real de um ente querido como, por exemplo, a morte de um filho, enquanto que a melancolia também pode se referir à perda ideal de um objeto amado. Dessa forma, há diferenças entre os processos. O luto é considerado uma reação necessária e não-patológica, já a melancolia uma reação unicamente patológica. Assim o é, pois, diferentemente do luto, não é possível explicar o que está absorvendo o ego o que leva a um processo de sofrimento inconsciente em contraste com o processo consciente do luto (FREUD, 1917).

5 Todavia, estas duas reações à perda de uma pessoa amada também têm características em comum. Freud (1917) aponta para o sentimento de culpa sentido tanto na melancolia quanto no luto. Como supracitado, a culpa é decorrente do desejo inconsciente alguma vez sentido de que o ente querido morresse e o julgamento que seu superego faz deste sentimento. Além disso, em ambos os processos, a pessoa direciona sua libido, antes investida em outros objetos, para a dor da perda. Como se recusa a abrir mão deste processo, não consegue substituir o objeto de amor, o filho amado que faleceu, por outro ou outros objetos. Isso explica porque o sujeito que passa tanto pelo processo do luto quanto da melancolia se afasta de sua atitude habitual perante a vida e perde seu interesse na vida, em suas atividades e relações amorosas (FREUD, 1917). Na melancolia, contudo, além da perda pelo interesse do mundo externo há uma perda de valor de seu mundo interior, isto é, há uma perda de auto-estima. Freud (1894) em seu Rascunho E" define a melancolia como um acúmulo de tensão sexual psíquica. Acrescido a esta definição no seu Rascunho G (1895) explica que a melancolia seria decorrente de uma perda de excitação sexual somática, o que, conseqüentemente, obriga os neurônios a se desfazerem de suas excitações, causando sofrimento. Assim, a melancolia seria um luto pela libido. Neste mesmo texto coloca que a reação à perda do objeto amado surgiria de uma combinação com uma angústia intensa. Somando a estes fatos, na melancolia, ao contrário do que ocorre no luto, o melancólico sabe quem perdeu, mas não sabe o que, ou seja, ocorre uma retirada deste objeto da consciência. O sujeito a partir de uma escolha objetal narcísica, identifica-se com seu filho morto e ao invés de investir a libido em outro objeto volta-a para seu ego, introjetando-a como uma regressão à fase oral, de modo canibalístico. Como supõe em seu texto O ego e o Id (1923), esta seria uma forma possível do id abandonar o objeto. Com isso é estabelecida uma identificação entre ego e objeto, a qual faz a perda objetal ser sentida como a perda de si mesmo (FREUD, 1917). Assim, parte do ego é tomada como objeto e toda a recriminação que se sente pelo objeto é voltada para o ego como uma

6 auto-recriminação. De acordo com Freud (1923), o que exerce esta autorecriminação é o superego que conseguiu apoio na consciência e maltrata o ego. Estas auto-recriminações são, segundo Freud (1917), decorrentes da perda "desconhecida" sentida pelo melancólico as quais puxam o indivíduo para o nada, a morte. Uma conseqüência da melancolia pode ser, então, o suicídio pelo fato do ego ser tomado como objeto e deixar-se morrer por não se sentir amado e protegido pelo superego. É uma luta ambivalente entre o amor e o ódio sentido pelo objeto introjetado no ego do sujeito. Conseqüentemente, de acordo com Freud (1917), o que existe na melancolia e não no luto é uma escolha objetal do tipo narcísica assim como uma forte fixação no objeto amado e uma catexia objetal com pouco poder de resistência (FREUD, 1917). Portanto, entende-se que uma perda ideal/real de um objeto amado, a culpa que se sente por esta morte e/ou a escolha objetal narcísica são fatores que podem levar um indivíduo a padecer de uma melancolia. Dessa forma, a teoria de Freud nos aponta para a possibilidade da culpa sentida e/ou da dor da perda deste objeto amado poderem levar o indivíduo a retroceder a uma escolha objetal narcísica que resulta na identificação e introjeção deste objeto perdido. O término destes dois processos se dá de forma distinta. No luto o sujeito após um tempo rompe suas ligações libidinais com o objeto e aceita sua morte. O que torna possível este rompimento é a vontade do sujeito em permanecer vivo, pois apenas dessa forma suas satisfações narcísicas são atendidas. Inversamente, na melancolia o processo ocorre em mão contrária à pulsão de vida. As auto-recriminações vão pelo caminho da morte (FREUD, 1917). A seguir serão analisados dois casos, ambos de mães que perderam filhos pelo suicídio. A primeira fala se refere a uma mãe participante do grupo de luto supracitado enquanto que a segunda se refere a uma mãe que realiza atendimentos psicológicos desde março de 2014:

7 CASO 1 Mulher X. de aproximadamente 60 anos, teve dois filhos. No entanto, perdeu seu filho mais velho há 7 anos quando este aos 34 anos cometeu suicídio. Relata que aos 26 anos seu pai, com o qual diz se identificar, também cometeu suicídio. Fala que não compreende porque seu filho se suicidou; era muito alegre e nunca teve problemas de relacionamento. Após a morte de seu filho começou a lembrar de algumas evidências de depressão que na época não as via como tal. No entanto, diz que nunca imaginou que seu filho chegaria a se matar e até hoje não acredita e não aceita que seu filho tenha tirado sua própria vida. Aponta seu filho estar mais próximo de si após sua morte e que queria morrer junto com ele. Sente seu filho como sendo parte de si mesma e que com sua morte perdeu quase tudo de si. Acredita que outras pessoas a vêem de forma ruim porque seu filho se suicidou. Para ela a morte pelo suicídio é a pior possível. Diz que esta dor não passa nunca. Apresenta sentimentos de culpa. A partir do caso desta mãe é possível perceber a culpa que sente desta morte principalmente por achar que outras pessoas a julgam pelo suicídio do filho. Ademais, percebe-se que esta identifica como a maior dor a decorrente do suicídio de um filho. Isso mostra uma identificação com esta dor, com este sofrimento. Conseqüentemente se mostra identificada com este filho e pai, ambos suicidas sofredores. Com este sofrimento a existência deste filho morto internalizado é perpetuada. Assim, esta mãe não quer fazer terapia com psicólogo e quer apenas dar depoimentos para "ajudar" o projeto. Como coloca Freud (1917), na melancolia o ego aceita sua culpa e suas conseqüentes autorecriminações, dessa forma, esta mãe não quer melhorar, ou melhor, não pode. Afinal, não melhorando pode inconscientemente criticar este filho que a desejou abandonar e também pode tê-lo sempre consigo. Por estes fatores se recusa a abrir mão deste sofrimento e também de senti-lo como um sentido para sua vida.

8 CASO 2 Mulher Y. de aproximadamente 50 anos, teve 7 filhos. Há um ano seu terceiro filho aos 28 anos que estava com problemas com drogas cometeu suicídio. Sente muita falta do filho e diz que era muito seu companheiro. Não entende porque fez isso; questiona-se se seu filho se matou porque achava que estava incomodando a família com as drogas ou porque acreditava que a família não gostava mais dele pelo mesmo motivo. Pergunta-se se tivesse cuidado dos remédios do filho e se tivessem se mudado de onde moravam, como desejava seu filho, ele não teria se matado. Sente-se culpada de não ter conversado mais com o filho e de não ter ido em um teatro que o filho encenaria. Interroga se foi uma boa mãe; diz que ajudava os filhos e dava o que queriam, mas que brigou algumas poucas vezes com filhos por causa de drogas. Este segundo caso mostra como esta mãe sofre pela morte de um filho. Sente-se culpada e sente sua falta, mas aceita um tratamento psicológico o que aponta para uma vontade de superar o sofrimento sentido e de não aceitar a culpa sentida, contrariamente ao primeiro caso. Além disso, nesta mãe não se encontra uma identificação com este filho morto, características do primeiro caso. Ele não renasceu dentro de sua mãe, ao contrário do que ocorre com a outra mãe. Esta mãe também não fala que a morte de um filho e que o suicídio são a pior dor do mundo. Conclusão O suicídio de um filho gera uma culpa muito grande, pois denuncia sentimentos ambivalentes de uma mãe para seu filho. Esta morte coloca em ato o que foi desejado causando o imaginário de "a pior dor do mundo". No entanto, este sofrimento provocado pela culpa juntamente com o tabu, o estigma, a violência contra si e a renegação da vida que envolvem o ato suicida não são necessariamente sinônimos

9 desta pior dor. O que a faz ser sentida desta forma são aspectos inconscientes que se atualizam na morte por suicídio. Assim, o segundo caso apresentado mostra que o abandono desejado de um filho e a culpa que uma mãe sente pelo suicídio deste não levam necessariamente a uma melancolia. Ambas perderam seu filho da mesma forma e apresentam este sentimento, mas apenas uma está identificada narcisicamente com o morto em uma posição melancólica. Esta última perpetua o morto dentro de si e, diferentemente da outra mãe, não deseja sair desta posição de sofrimento. Afinal de contas, seu filho, após sua morte, está mais perto dela do que jamais esteve. Conclui-se, então, que o sofrimento psíquico de uma mãe que perdeu um filho pelo suicídio atualiza perdas e sofrimentos inconscientes que podem proporcionar o trabalho de luto pela elaboração da perda ou impedi-lo, como na melancolia. Referências Bibliográficas FREUD, S. Totem e tabu. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XIII, p , 1914/2006. FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introdução. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XIV, p , 1914/2006. FREUD, S. Luto e melancolia. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XIV, p , 1917/2006. FREUD, S. Psicologia de grupo e a análise do ego. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XVIII, p , 1921/2006. FREUD, S. O Ego e o id. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XIX, p , 1923/2006. FREUD, S. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. XXI, p , 1930/2006. ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, WORLD HEALTH ORGANIZATION. Prevenção do suicídio: Um manual para médicos clínicos gerais, Disponível em: < Acesso 6 agosto 2014.

10 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Prevenção do suicídio. Um recurso para conselheiros, Disponível em: < Acesso 6 agosto 2014.

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O PAPEL DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE IDENTIFICAÇÃO EM FREUD Sabryna Valéria de Almeida Santos* (PIBIC-FA, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de

Leia mais

Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico

Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico Vivências de perda em uma empresa familiar: um estudo psicossociológico HASHIMOTO, Francisco. Esta pesquisa consistiu em estudar os processos psíquicos envolvidos em situações de perda em uma empresa familiar

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 78 6 Referências bibliográficas ALMEIDA PRADO, M. C. Uma Introdução aos Qüiproquós Conjugais. In: FÉRES CARNEIRO T. (org.). Relação Amorosa, Casamento, Separação e Terapia de Casal. Rio de Janeiro: Associação

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

8 Referências bibliográficas

8 Referências bibliográficas 8 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. BARANDE, R. Poderemos nós não ser perversos? Psicanalistas, ainda mais um esforço. In: M UZAN, M. et al.

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia

Leia mais

A Anorexia em Mulheres e a Melancolia. contribuído para a manifestação da anorexia patologia que incide na população numa

A Anorexia em Mulheres e a Melancolia. contribuído para a manifestação da anorexia patologia que incide na população numa A Anorexia em Mulheres e a Melancolia Giovana Luiza Marochi A supervalorização da estética, bem como o culto à magreza na atualidade, tem contribuído para a manifestação da anorexia patologia que incide

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 4 Professora: Nathália Bastos FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES Consiste no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano. Ex: capacidade de planejamento,

Leia mais

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo

Leia mais

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DOSCENTE: PROFª MsC. ANA LÚCIA BRAZ RIOS PEREIRA PSICOLOGIA Etimologicamente, a palavra Psicologia significa estudo ou ciência

Leia mais

UMA LEITURA DA OBRA DE SIGMUND FREUD. PALAVRAS-CHAVE Sigmund Freud. Psicanálise. Obras Completas de Freud.

UMA LEITURA DA OBRA DE SIGMUND FREUD. PALAVRAS-CHAVE Sigmund Freud. Psicanálise. Obras Completas de Freud. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA UMA LEITURA

Leia mais

Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico

Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico Para Freud, a personalidade é centrada no crescimento interno. Dá importância a influência dos medos, dos desejos e das motivações inconscientes

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado

INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA Profa. Dra. Laura Carmilo granado Pathos Passividade, paixão e padecimento - padecimentos ou paixões próprios à alma (PEREIRA, 2000) Pathos na Grécia antiga Platão

Leia mais

Sociedade Psicanalítica de Angra dos Reis Rio de Janeiro

Sociedade Psicanalítica de Angra dos Reis Rio de Janeiro CURSO DE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO I. Objetivos do Curso Estudar a estrutura da realidade psíquica do ser humano, suas leis, seus limites e sua importância na educação das crianças e adolescentes. Mostrar

Leia mais

TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ANGUSTIA E NARCISISMO PARA PSICANÁLISE. ORIENTADOR(ES): KELE CRISTINA PASQUALINI, PATRICIA SOARES BALTAZAR BODONI

TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ANGUSTIA E NARCISISMO PARA PSICANÁLISE. ORIENTADOR(ES): KELE CRISTINA PASQUALINI, PATRICIA SOARES BALTAZAR BODONI TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ANGUSTIA E NARCISISMO PARA PSICANÁLISE. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU AUTOR(ES):

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas BEZERRIL, C. (relatora). Imagens da letra. Opção Lacaniana Revista Brasileira Internacional de Psicanálise, n. 41, 2004. COTTET, S. La belle inertie. Note sur la depression en

Leia mais

Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014

Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014 Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014 Prof. Dr. Mario Eduardo Costa Pereira PROGRAMA - Io. SEMESTRE Março/2014 14/03/2014 CONFERÊNCIA INAUGURAL : Contextualização do seminário

Leia mais

8. Referências bibliográficas

8. Referências bibliográficas 8. Referências bibliográficas ABRAM, J. (2000). A Linguagem de Winnicott. Revinter, Rio de Janeiro. ANDRADE, V. M. (2003). Um diálogo entre a psicanálise e a neurociência. Casa do Psicólogo, São Paulo.

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X PERFIL PSICOSSOCIAL DE SUICIDAS A PARTIR DE INQUÉRITOS POLICIAIS: CASOS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Introdução Aline Cristina Antonechen* Lucia Cecília da Silva A palavra suicídio deriva-se do latim sui (próprio)

Leia mais

CEP CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS

CEP CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS CEP CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS As pulsões e suas repetições. Luiz Augusto Mardegan Ciclo V - 4ª feira manhã São Paulo, maio de 2015. Neste trabalho do ciclo V apresentamos as análises de Freud sobre

Leia mais

1 Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (2009/2014), aluna de Iniciação Científica

1 Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (2009/2014), aluna de Iniciação Científica O sofrimento de mães em luto Giovanna Silva Segalla 1 Maria Virginia Filomena Cremasco 2 O presente artigo possui como objetivo compreender o sofrimento de mães que perderam seus filhos, e nele procuramos

Leia mais

Suicídio: informando para prevenir.

Suicídio: informando para prevenir. Suicídio: informando para prevenir. O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente,

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 82 5 Referências bibliográficas BAKER, L. R. Attitudes in Action. Separata de: LECLERC, A.; QUEIROZ, G.; WRIGLEY, M. B. Proceedings of the Third International Colloquium in Philosophy of Mind. Manuscrito

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20 Entre a cruz e a espada: culpa e gozo em um caso de neurose obsessiva Rodrigo Almeida Resumo : O texto retoma o tema do masoquismo e as mudanças que Freud introduz ao longo da sua obra, evidenciando sua

Leia mais

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e QUADRO DE HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE 2013 Data de divulgação: 04/04/2013 1º Período Informática - 1P Fábio - ICT Genética RPS00011-11h/13h Fundamentos Histórico- Etel - 1P Epistemológicos e RPS00003 (A

Leia mais

O lugar do amor na transição da adolescência para a vida adulta 1 Michele Melo Reghelin 2009

O lugar do amor na transição da adolescência para a vida adulta 1 Michele Melo Reghelin 2009 O lugar do amor na transição da adolescência para a vida adulta 1 Michele Melo Reghelin 2009 Na área da psicologia, a escolha conjugal e o relacionamento conjugal são entendidos como um processo maturacional

Leia mais

MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA. Prof.ª Suzane Maranduba AULA 4. Freire e mandella

MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA. Prof.ª Suzane Maranduba AULA 4. Freire e mandella MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA AULA 4 Prof.ª Suzane Maranduba Freire e mandella 1 A MINHA PRÁTICA PESSOAL REFLETE A MINHA PRÁTICA PROFISSIONAL Suzane Maranduba sumário SUMÁRIO 1. Anamnese 2. Desenvolvimento

Leia mais

SIGMUND FREUD ( )

SIGMUND FREUD ( ) SIGMUND FREUD (1856-1939) Uma lição clínica em La Salpêtrière André Brouillet (1887) JOSEF BREUER (1842-1925) médico e fisiologista tratamento da histeria com hipnose JOSEF BREUER (1842-1925) método catártico

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

Prof. Me. Renato Borges

Prof. Me. Renato Borges Freud: Fases do desenvolvimento Prof. Me. Renato Borges Sigmund Freud Médico Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria). Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo. As três

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO. Sigmund Freud

O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO. Sigmund Freud O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO Sigmund Freud 1 FREUD Em 1930 publicou Des Unbehagen in der Kultur ("Mal estar na Civilização") - Culturas neuróticas - Conceitos de Projeção, Sublimação, Regressão e Transferência.

Leia mais

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento PERÍODO EDIPIANO Salomé Vieira Santos Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento Março de 2017 Fases do Desenvolvimento Psicossexual Ao longo do desenvolvimento (bb-adolescente) ocorrem mudanças marcantes:

Leia mais

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: MORTE E LUTO O LUTO NÃO PODE SER NEGADO O LUTO É O COMBUSTÍVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PERDA QUANDO VIVENCIAMOS CADA FASE DESTE PROCESSO PODEMOS NOS TRANSFORMAR E DEFINITIVAMENTE

Leia mais

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Aspectos Históricos e Culturais O suicídio já foi motivo de admiração, tolerância, discriminação e condenação ao

Leia mais

Personalidade(s) e Turismo

Personalidade(s) e Turismo Personalidade(s) e Turismo O que é Personalidade? Ela é inata ou aprendida? Personalidade/Personalidades É uma organização dinâmica de partes interligadas, que vão evoluindo do recém-nascido biológico

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas ABRAHAM, K. (1918) Contribution a la psychanalyse des névroses de guerre in Oeuvres Complètes II 1915/1925. Paris: Payot, 2000. ANZIEU, D. O Eu-pele. São Paulo: Casa do Psicólogo,

Leia mais

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES 2015 Danty Marchezane Psicólogo Clínico Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pós Graduando

Leia mais

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E 6 Bibliografia ANDRÉ, S., A Impostura Perversa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1995. BROUSSE, M. H., A Fórmula do Fantasma? $ a, in Lacan, organizado por: Gérard Miller, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E ADOECIMENTO: QUANDO O INCONSCIENTE ATRAPALHA OS ESTUDOS

IDENTIFICAÇÃO E ADOECIMENTO: QUANDO O INCONSCIENTE ATRAPALHA OS ESTUDOS IDENTIFICAÇÃO E ADOECIMENTO: QUANDO O INCONSCIENTE ATRAPALHA OS ESTUDOS Bruno Aurélio da Silva Finoto Transferência e Identificação: a construção do sujeito social freudiano Freud, em suas observações

Leia mais

Carta 69 (1897) in:... volume 1, p Hereditariedade e a etiologia das neuroses (1896) in:... volume 3, p Mecanismo Psíquico do

Carta 69 (1897) in:... volume 1, p Hereditariedade e a etiologia das neuroses (1896) in:... volume 3, p Mecanismo Psíquico do 104 Bibliografia: BORING, E. G. & HERRNSTEIN, R. J. (orgs.) Textos Básicos de História da Psicologia. São Paulo: Editora Herder, 1971. CAMPOS, Flavia Sollero. Psicanálise e Neurociência: Dos Monólogos

Leia mais

Freud e a Psicanálise

Freud e a Psicanálise Freud e a Psicanálise Doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos; Hipnose (para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança); Hipnose:

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 81 7 Referências Bibliográficas ARRIVÉ, M. Linguagem e psicanálise: lingüística e inconsciente. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999. BAUMAN, Z. Vida líquida. (2009). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Leia mais

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído.

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Tema: Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Data: 06/10/2018 Culto: Sábado Pr. Leandro Caiado A depressão é conhecida como o mal do século e tem sido alvo de muita controvérsia. Pois muitos a

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45

O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES. Palestra # 45 O CONFLITO ENTRE DESEJOS CONSCIENTES E DESEJOS INCONSCIENTES Palestra # 45 NECESSIDADES REAIS CRIANÇA Necessidade Fundamental é, SOBREVIVÊNCIA, que é INSTINTIVA R Ser Amado, Calor, Afeto Para o V Ser Visto,

Leia mais

A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud

A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud PSICANÁLISE A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud médico neurologista interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos, principalmente histéricos.

Leia mais

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL Letícia Tiemi Takuschi RESUMO: Percebe-se que existe nos equipamentos de saúde mental da rede pública uma dificuldade em diagnosticar e, por conseguinte, uma

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social RELACIONAMENTOS AMOROSOS NA ATUALIDADE: DA PERDA À ELABORAÇÃO

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social RELACIONAMENTOS AMOROSOS NA ATUALIDADE: DA PERDA À ELABORAÇÃO RELACIONAMENTOS AMOROSOS NA ATUALIDADE: DA PERDA À ELABORAÇÃO Emalline Angélica de Paula Santos (Psicóloga formada pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR, Brasil); Paulo Victor Bezerra* (Professor

Leia mais

Sumário. Parte I VISÃO GERAL. Parte II COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO. Introdução A medicina da pessoa...31

Sumário. Parte I VISÃO GERAL. Parte II COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO. Introdução A medicina da pessoa...31 Sumário Introdução...25 Parte I VISÃO GERAL 1. A medicina da pessoa...31 Um pouco de história saúde-doença: evolução do conceito...31 Período pré-histórico...31 Período histórico primórdios...33 O antigo

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS?

POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? TANATOLOGIA ASPECTOS PSICOLÓGICOS: A MORTE EM VIDA POR QUE A MORTE E O MORRER DESPERTAM TANTO MEDO EM CADA UM DE NÓS? 1 EDUCAR-SE PARA A MORTE QUAIS OS SENTIMENTOS QUE AFLORAM? A MORTE ENGLOBA TANTO A

Leia mais

DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO

DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO A Depressão é um sentimento exagerado da tristeza, ou seja, um transtorno mental. É uma doença que causa um grande desânimo, cansaço,

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995. ASSOUN, P-L. Le fétichisme. 1. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1994. AUSTIN, J. L. How to

Leia mais

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO? AUTORAS: Larissa Martins Ortega Chiquito Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana (Orientadora) Centro de Educação em Prevenção e Prevenção do Suicídio 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais. Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise

XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais. Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise XX Congresso do CBP: O sexual e as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais Subtema: Educação x sexualidade x psicanálise Sexualidade: um estilo de vida Noeli Reck Maggi (51) 9918-1796 Circulo Psicanalítico

Leia mais

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

R. BOETTCHER. TABU: O Fosso do Castelo. Necessidade para a Vida de uma Cultura?

R. BOETTCHER. TABU: O Fosso do Castelo. Necessidade para a Vida de uma Cultura? Fepal - XXIV Congreso Latinoamericano de Psicoanálisis - Montevideo, Uruguay Permanencias y cambios en la experiencia psicoanalítica" Setiembre 2002 R. BOETTCHER TABU: O Fosso do Castelo. Necessidade para

Leia mais

AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA AMBIVALÊNCIA ENTRE AMOR/ÓDIO NO DISPOSITIVO TRANSFERENCIAL

AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA AMBIVALÊNCIA ENTRE AMOR/ÓDIO NO DISPOSITIVO TRANSFERENCIAL 1 AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA AMBIVALÊNCIA ENTRE AMOR/ÓDIO NO DISPOSITIVO TRANSFERENCIAL Rafaela Santos Kamaroski 1 Nadja Nara Barbosa Pinheiro 2 No tratamento psicanalítico, as comunicações do analista

Leia mais

Ser magra ou ser feliz? O mal-estar subjacente à anorexia. Globo, afirma, num dado momento da trama, que: Chega uma hora na vida de toda

Ser magra ou ser feliz? O mal-estar subjacente à anorexia. Globo, afirma, num dado momento da trama, que: Chega uma hora na vida de toda Ser magra ou ser feliz? O mal-estar subjacente à anorexia Giovana Luiza Marochi 1 Maria Virginia Filomena Cremasco 2 NathalieL amour, personagem de Deborah Secco numa recente novela da Rede Globo, afirma,

Leia mais

Comer para morrer a obesidade sob a ótica da psicanálise

Comer para morrer a obesidade sob a ótica da psicanálise Comer para morrer a obesidade sob a ótica da psicanálise Camila Chudek Ribeiro 1 Maria Virginia Filomena Cremasco 2 O presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão acerca do sofrimento psíquico

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL r. Jack Jordan Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial- LAPS Secretaria Municipal

Leia mais

A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS. sobre o tema ainda não se chegou a um consenso sobre a etiologia e os mecanismos psíquicos

A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS. sobre o tema ainda não se chegou a um consenso sobre a etiologia e os mecanismos psíquicos A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS Aldo Ivan Pereira Paiva As "Psicopatologias Contemporâneas, cujas patologias mais conhecidas são os distúrbios alimentares, a síndrome do pânico, os

Leia mais

Evolução genética e o desenvolvimento do psíquismo normal No iníco, o lactente encontra-se em um modo de fusão e de identificação a uma totalidade

Evolução genética e o desenvolvimento do psíquismo normal No iníco, o lactente encontra-se em um modo de fusão e de identificação a uma totalidade Estrutura Neurótica Evolução genética e o desenvolvimento do psíquismo normal No iníco, o lactente encontra-se em um modo de fusão e de identificação a uma totalidade fusional, em que não existe ainda

Leia mais

Nem o Espírito Santo se livra do caos

Nem o Espírito Santo se livra do caos Marcell Felipe A. Santos & Paulo Roberto Ceccarelli Nem o Espírito Santo se livra do caos Marcell Felipe A. Santos Paulo Roberto Ceccarelli Resumo O contexto recente que viveu o estado do Espírito Santo

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

RAFAEL FERREIRA DA SILVA. Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos

RAFAEL FERREIRA DA SILVA. Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos RAFAEL FERREIRA DA SILVA Ciclo VI (quinta-feira noite) Reflexões sobre os ritos e atos obsessivos CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS São Paulo 2015 2 Os rituais para os seres humanos fazem parte de sua história

Leia mais

Aceita que dói menos. Accept that it hurts less. Sara Bezerra Costa Andrade

Aceita que dói menos. Accept that it hurts less. Sara Bezerra Costa Andrade Aceita que dói menos Accept that it hurts less Sara Bezerra Costa Andrade Resumo O presente artigo se propõe refletir numa perspectiva psicanalítica sobre a expressão aceita que dói menos, popularizada

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Psicanálise Ciclo III - Noturno INCESTO QUANDO A INTERDIÇÂO É INTERDITADA Isabel Cristina Garcia São Paulo 2013 Lisa Biron, advogada, nascida em Manchester

Leia mais

FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV), SOB UM OLHAR PSICANALÍTICO. Palavras-chave: Corpo, mulher, narcisismo, estado de mente, luto e melancolia.

FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV), SOB UM OLHAR PSICANALÍTICO. Palavras-chave: Corpo, mulher, narcisismo, estado de mente, luto e melancolia. FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV), SOB UM OLHAR PSICANALÍTICO Talita Azambuja Nacif Eixo: Corpo na Clínica Palavras-chave: Corpo, mulher, narcisismo, estado de mente, luto e melancolia. Resumo Pensando no tema

Leia mais

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado

O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura

Leia mais

IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO

IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG II Salão de Extensão http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 O SENTIMENTO DE CULPA NO SUJEITO PSÍQUICO NEURÓTICO Pedro Henrique Conte Gil

Leia mais

Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud

Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud Culpa e Angústia: algumas notas sobre a obra de Freud Doris Rinaldi A noção de culpa tem grande importância na obra freudiana. Desde as cartas a Fliess, quando menciona o remorso que sentiu após a morte

Leia mais

PROPOSTA DE PROJETO DE GRUPO DE ESTUDOS PARA INÍCIO EM 01 DE ABRIL DO ANO VIGENTE

PROPOSTA DE PROJETO DE GRUPO DE ESTUDOS PARA INÍCIO EM 01 DE ABRIL DO ANO VIGENTE IDENTIFICAÇÃO DO DISCENTE NOME: Breno Cunha Leite CURSO: Filosofia ANO: 2010 LINHA DE ESTUDO: Psicanálise e Filosofia Nº MATR: 2g08020035 GRUPO DE ESTUDO: Psicanálise e Filosofia LÍDER DO GRUPO DE ESTUDO:

Leia mais

Morte e Luto Mirtha Ramirez

Morte e Luto Mirtha Ramirez Morte e Luto Mirtha Ramirez Deixamos os mortos chegarem até nós; eles amadurecem e se suavizam; eles crescem em nós com raízes póstumas; somos o verdadeiro campo, a verdadeira terra dos mortos; eles querem

Leia mais

VII. A IDENTIFICAÇÃO

VII. A IDENTIFICAÇÃO 46/300 acham desviados de suas metas originais, sem por isso atuarem com menos energia. Já notamos, no quadro do habitual investimento sexual de objeto, fenômenos que correspondem a um desvio do instinto

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 102 7. Referências Bibliográficas ANSERMET, François. Clínica da Origem: a criança entre a medicina e a psicanálise. [Opção Lacaniana n 02] Rio de Janeiro: Contra capa livraria, 2003. ARAÚJO, Marlenbe

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

Esse obscuro objeto melancólico 1

Esse obscuro objeto melancólico 1 concinnitas ano 16, volume 02, número 27, dezembro de 2015 Esse obscuro objeto melancólico 1 Caio Tavares O tema da melancolia atravessa séculos da história da humanidade e ainda hoje guarda algumas controvérsias

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA Flávia Angelo Verceze (Discente do Curso de Pós Graduação em Clínica Psicanalítica da UEL, Londrina PR, Brasil; Silvia Nogueira

Leia mais

ORIENTAÇÃO DOUTRINÁRIA EM CASOS DE ATENDIMENTO FRATERNO

ORIENTAÇÃO DOUTRINÁRIA EM CASOS DE ATENDIMENTO FRATERNO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS ORIENTAÇÃO DOUTRINÁRIA EM CASOS DE ATENDIMENTO FRATERNO Estudaremos nesta videoaula alguns casos de Atendimento Fraterno com as possíveis orientações

Leia mais

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO. Prof. Domingos de Oliveira

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO. Prof. Domingos de Oliveira MECANISMOS DE DEFESA DO EGO Prof. Domingos de Oliveira O método psicológico ou psicanalítico afirma que a origem da doença mental é decorrente de estados de perturbação afetiva ligada à história de pessoa.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM CURSO: MESTRADO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: PDA00021 - Desenvolvimento Psicossexual e Constituição da Personalidade na Abordagem

Leia mais

Dor (do latim dolore)

Dor (do latim dolore) GERALDO CALDEIRA 10/Outubro/2014 Dor (do latim dolore) 1. Impressão desagradável ou penosa, proveniente de lesão, contusão ou estado anômalo do organismo ou de uma parte dele; sofrimento físico. 2. Sofrimento

Leia mais

III SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 23 de Novembro de 2013

III SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 23 de Novembro de 2013 O CONCEITO DE FANTASIA NA TEORIA DAS POSIÇÕES DE MELANIE KLEIN Wesley Carlos Marques Caldeira (Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá). Talitha Priscila Cabral Coelho (Departamento

Leia mais

INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA

INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA 2015 Lucas Ferreira Pedro dos Santos Psicólogo formado pela UFMG. Mestrando em Psicologia pela PUC-MG (Brasil) E-mail de contato: lucasfpsantos@gmail.com

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABRAM, J. A linguagem de Winnicott. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000 AISENSTEIN, M. Do corpo que sofre ao corpo erótico: A escola da carne. In; Primeiro Encontro de Psicossomática

Leia mais

V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 18 a 19 de Fevereiro de 2016

V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: Universidade Estadual de Maringá 18 a 19 de Fevereiro de 2016 A TIMIDEZ COMO ANGÚSTIA SOCIAL Guilherme Franco Viléla (Departamento de Psicologia,, Maringá- PR, Brasil). Hélio Honda (Departamento de Psicologia,, Maringá-PR, Brasil). contato: guifvilela@hotmail.com

Leia mais

Reflexão sobre a cantiga Se essa rua fosse minha

Reflexão sobre a cantiga Se essa rua fosse minha Centro de Estudos Psicanalíticos Curso de Formação em Psicanálise Ciclo II Quarta-feira noite Reflexão sobre a cantiga Se essa rua fosse minha Paralelos com a Psicanálise Mariana Andrade Araújo São Paulo,

Leia mais

AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO

AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO AH, O AMOR! IMPLICAÇÕES PSICANALÍTICAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DE CIÚMES NO GÊNERO FEMININO Mariana Widerski* Lucivani Soares Zanella** JUSTIFICATIVA O ciúme pode ser entendido como um

Leia mais