The School of Computing, Science and Engineering (

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "The School of Computing, Science and Engineering (www.salford.ac.uk/cse)"

Transcrição

1 Universidade de Salford ( The School of Computing, Science and Engineering ( Por que estudar na School of Computing, Science and Engineering na Universidade de Salford? A Escola é baseada na área central do campus, bem como na MediaCityUK. Atuando em colaboração com parceiros da indústria em projetos multidisciplinares, a School of Computing, Science and Engineering aborda desafios atuais e futuros. Com nossa amplitude de cursos, premiados docentes, ensino basedo em pesquisa e o compromisso de produzir graduados com alto nível de empregabilidade, a Escola é um ambiente inovador e estimulante para estudantes de pós-graduação e pesquisa. Salford tanto a cidade como a universidade possui uma história rica em ciência e engenharia, além de ser intimamente ligada com as origens da Revolução Industrial. Essa herança tem ajudado a Escola a se desenvolver em um ambiente moderno e dinâmico ideal para promover o progresso da sociedade. Instalações de ponta, cursos reconhecidos e de pesquisa de nível internacional. A Escola conta com uma série de instalações de ponta que dão suportam ao ensino e a pesquisa. A maioria dos nossos cursos de graduação são reconhecidos por renomadas instituições profissionais; isso fortalece os laços com nossos parceiros industriais e garante que o seu estudo é apropriado e relevante para o mercado de trabalho. A pesquisa na Escola abrange todo o espectro das dos diversos temas aboradados pela escola. De acordo com o Exercício de Avaliação de Pesquisa de 2008 (em inglês se usa a sigla RAE como abreviação das palavras Research Assessment Exercise ), mais de 50% dos nossos professores foram classificados como líderes mundiais ou considerados no padrão de excelência internacional. A escola também possui fortes parcerias acadêmicas com o setor privado (indústria) tais como a BBC, BT, Cisco, Airbus, RSSB, United Utilities e Marshalls, o que permite uma eficaz transferência de conhecimentos, além de uma constante atualização com relação aos tópicos relevantes para a indústria. A Escola está aberta a inscrições para doutorado tipo sanduíche, no qual o estudante internacional registrado em uma universidade brasileira pode fazer parte de sua pesquisa em Salford sendo supervisionado por acadêmicos de Salford, além de ter acesso aos avançados recursos da universidade. Internacionalização A universidade abriga estudantes de mais de 60 países diferentes, com instalações e serviços que ajudam os estudantes internacionais desde a chegada até a formatura. A escola está envolvida em várias parcerias internacionais ao redor do mundo tanto em ensino como em pesquisa e extensão.

2 Cursos Se você estuda Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Informática ou Computação, Física, Matemática ou Arquitetura, consulte o curso abaixo: BEng (Hons) Audio Acoustics Código do curso: H341 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral 3 ótimas razões para estudar Audio Acoustics na Universidade de Salford: - Invejável perspectivas de emprego graduados trabalham na Nokia, Dolby e BBC - Você é ensinado por excelentes engenheiros de áudio e de acústica - pesquisadores e profissionais - A universidade possui fortes ligações com a indústria de som, incluindo estágios em toda a Europa. Além disso o curso é reconhecido pelo Instituto de Acústica Detalhes do curso O curso BEng Audio Acoustics oferece duas opções para especialização, as quais são: Acoustic Engineering (Engenharia Acústica) ou Audio Engineering (Engenharia de Áudio). O curso de Audio Acoustics é sobre a engenharia e a ciência envolvida na produção, transmissão, manipulação e recepção do som. Acústica incorpora as propriedades físicas das ondas sonoras e a reação psicológica dos seres humanos. Acoustics Engineering aborda a ciência do som e o design de espaços e sistemas acústicos, além do controle de ruído e vibração. Audio Engineering é sobre a produção, transmissão, gravação, manipulação e recepção do som audível. O som é um dos principais meios de comunicação e permeia todas as áreas do nosso mundo. Você vai aprender sobre o projeto de modernos produtos de tecnologia de música, estúdios de gravação e alto-falantes, além de espaços acústicos para obter a melhor reprodução de áudio possível.

3 Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Acoustics Audio Systems Audio Electronics Mathematics Computer Programming Acoustics Laboratory Ano 2 Digital Audio Processing Esta disciplina apresenta uma base completa sobre as técnicas e aplicações da tecnologia digital na aquisição, armazenamento, processamento e transmissão de dados de sinais acústicos. Principles of Acoustics Esta disciplina ensinará os princípios acústicos fundamentais que são necessários como base para o restante do curso, tais como teorema de Fourier, equação da onda 3D, cordas (instrumentos) e impedância acústica. Environmental Noise (Audio Acoustics pathway) Nesta disciplina você aprenderá como calcular os níveis de ruído a partir de uma variedade de fontes de ruído comumente encontradas, além de avaliar a reação, tanto em nível individual como em grupo, a ambientes de ruído diferentes e usar as atuais normas e guias para a avaliação da resposta da comunidade ao ruído. Audio Production (Audio Engineering pathway) Esta disciplina é uma introdução às técnicas utilizadas em todas as fases do processo de gravação e produção de áudio. Os assuntos abordados na disciplina proporcionarão ao aluno uma boa compreensão da terminologia utilizada na prática atual de estúdio de gravação e fornecerão experiência em gravação de áudio, tanto em nível de grupo como no contexto individual. Microphone / Loudspeaker design Após a conclusão desta disciplina, você terá uma compreensão dos mecanismos de reprodução eletroacústica e das técnicas de modelagem utilizadas no projeto de microfones e alto-falantes.

4 Industrial studies and career management A fim de melhor prepará-lo para uma carreira em acústica esta disciplina irá ajudá-lo a compreender a natureza dos empreendedores e o desenvolvimento de organizações empresariais. Você vai estudar as conhecidas teorias de negócios como a teoria de gerenciamento, o papel das empresas na economia, liderança e gestão de empresa, além de desenvolvimento e gestão da qualidade na empresa. Architectural Acoustics Esta disciplina proporcionará ao aluno o conhecimento e a compreensão crítica do comportamento do som em espaços arquitetônicos e os efeitos objetivos associados, além da percepção subjetiva. Ano 3 Final Year Project Speech & Signal Processing Psychoacoustics and Musical Acoustics Master class in Acoustics & Audio Spatial Audio (Audio Engineering pathway) Computer Simulation (Audio Acoustics pathway) Se você estuda Engenharia Eletrônica, Engenharia de Informática ou Computação, ou Música, consulte o curso abaixo: BSc (Hons) Professional Sound and Video Technology Código do curso: H649 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral 3 ótimas razões para estudar Professional Sound and Video Technology na Universidade de Salford: - Produção Multimídia e curso de engenharia de som em excelentes instalações (estúdios de gravação e edição) com a utilização do software Pro Tools 10 - Curso ministrado na MediaCityUK excelentes perspectivas de trabalho com grandes empresas de mídia digital baseadas no local (MediaCityUK) - Um novo programa que abrange engenharia de som, tecnologias de mídia digital, TV, animação, tecnologia de música e desenvolvimento de websites Detalhes do curso

5 Este curso proporciona o conhecimento e as habilidades necessárias para trabalhar na moderna indústria digital utilizando uma série de tecnologias de mídia. O aluno irá adquirir uma ampla base de conhecimentos através de uma variedade de tipos de mídia, incluindo áudio e produção musical, engenharia de som, animação, televisão e web. Após a conclusão do curso, você terá as habilidades criativas para gerar e produzir o melhor conteúdo de mídia digital, além do conhecimento técnico necessário para entregar esse conteúdo ao público. Este curso é ensinado na MediaCityUK, o qual é um centro de mídia especialmente planejado e que está constante desenvolvimento em Salford Quays, perto do centro da Grande Manchester e da Universidade de Salford. A Universidade de Salford possui um espaço de ensino avançado em uma localização privilegiada uma parte significativa deste curso é ministrado na MediaCityUK (junto a BBC). Os alunos deste curso poderão aproveitar as oportunidades apresentadas pela MediaCityUK. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Video Production Audio Systems Live Sound Connections Studio Production 1 Music Technology Systems Web Content Creation Ano 2 Intermediate Video Você aprenderá as habilidades necessárias para o desenvolvimento de roteiros assim como aspectos de animação de pós-produção, além de desenvolver uma compreensão técnica dos sistemas de vídeo digital. Industrial Studies and Career Management Esta disciplina aborda o desenvolvimento das qualidades e competências necessárias para o trabalho na indústria de mídia. Durante a disciplina, você vai explorar o leque de oportunidades de carreira em indústrias como a do cinema, transmissão de mídia (áudio / vídeo), além de compreender as práticas de trabalho utilizadas por estas indústrias. Ainda, você vai aprender valorizar a importância das competências necessárias para o trabalho e

6 para o contínuo aprimoramento professional, além de ser capaz de produzir um currículo e plano de negócios. Digital Audio Production Esta disciplina irá ajudá-lo a desenvolver as técnicas associadas com produção áudio digital, entender os princípios e técnicas de planejamento da produção e gravação local, além de promover a capacidade de aplicação de uma série de técnicas para edição de áudio digital e projeto de produção. Studio Production 2 Esta disciplina abordará temas como engenharia de som e competências para produção de música dentro de um estúdio de gravação multi-track. A disciplina é planejada para ajudar você a adquirir as habilidades organizacionais e de comunicação necessárias para a conclusão com êxito de uma gravação ao vivo de um artista / banda. Web Technologies Você vai aprender sobre as tecnologias consolidadas associadas a websites dinâmicos e aprenderá também como aplicar o seu conhecimento para projetar e produzir um website dinâmico. Social Technologies Após a conclusão desta disciplina, você será capaz de gerar conteúdo multimídia através de múltiplas plataformas on-line, bem como gerenciar sua identidade digital, levando em conta as questões de privacidade e ética. Outras habilidades ensinadas proporcionarão ao aluno um alto nível de consciência crítica e profissional incluindo aspectos como ética online, privacidade, direitos autorais e questões ligadas a licenciamento. Ano 3 Television Engineering Animated Graphics Spatial Audio Mastering Project BEng (Hons) Aeronautical Engineering Código do curso: H410 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Aeronautical Engineering Engenharia Aeronáutica é fundamentalmente a aplicação de métodos científicos e tecnológicos para pesquisa, projeto, desenvolvimento, manutenção e testes de desempenho em aviões civis e militares, incluindo tanto os componentes estruturais como os sistemas de bordo das aeronaves. As áreas típicas de especialização incluem disciplinas como propulsão, dinâmica dos fluidos computacional, aerodinâmica, materiais e estruturas.

7 Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics Engineering Materials and Electrical Systems Engineering Thermodynamics and Fluid Dynamics Engineering Structure and Engineering Dynamics Product Engineering Aviation Business Enterprise Ano 2 Aerodynamics Os tópicos e conceitos abordados nesta disciplina incluem mecânica dos fluidos, teoria da camada limite, origens da força de arrasto (em particular no caso de aeronaves), teoria de esbeltez de aerofólio, teoria do levantamento de linha com aplicação para análise aerodinâmica de asas unswept em fluxo de baixa velocidade e os equipamentos utilizados e técnicas empregadas em teste no túnel de vento. Aircraft Design & Enterprise Esta disciplina propiciará experiência e aprendizado sobre a natureza interativa do projeto de aeronave, incluindo as influências comerciais e de negócios, além de reporter resultados eficazmente. Você também irá adquirir conhecimento sobre os requisitos mercadológicos envolvidos no processo de projeto. Aircraft Structures Após o término desta disciplina você será capaz de demonstrar a integridade dos componentes estruturais típicos básicos da aeronave e explicar o processo de seleção de material para os elementos estruturais de uma aeronave. Engineering mathematics Esta disciplina irá se basear na disciplina similar (engineering mathematics) ministrada no primeiro ano do curso no intuito de desenvolver um conhecimento avançado no assunto, além

8 de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os temas abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Flight Systems Nesta disciplina você aprenderá os princípios básicos e teoria de estática e dinâmica relacionados ao comportamento estático e dinâmico de uma aeronave, além de aprender a teoria de controle de vôo relacionada ao comportamento dinâmico de uma aeronave. Navigation Systems and Aircraft Performance Esta disciplina introduz os conceitos básicos de desempenho de aeronaves através da modelagem das cargas aerodinâmicas e performance do sistema de propulsão, levando a resultados importantes tanto em vôos estável como acelerado. Ano 3 Aerodynamics Aircraft Design Enterprise Finite Element Analysis and Structural Mechanics Flight Systems Industrial Management and Project Preparation BEng (Hons) Civil Engineering BEng (Hons) Civil Engineering Código do curso: H200 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Civil Engineering Este curso possui uma excelente reputação e fortes ligações com as principais indústrias internacionais. Os temas abordados irão capacitá-lo a se tornar um profissional de engenharia civil bem sucedido. Neste curso, você irá adquirir amplos conhecimentos e competências, bem como aspectos ligados ao meio ambiente e seus recursos para a saúde e segurança pública. Estrutura do curso

9 O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics Civil Engineering Materials and Geology Structures Civil Engineering Construction Civil Engineering Surveying Civil Engineering Communication Integrated Design Exercise Ano 2 Engineering mathematics Esta disciplina desenvolverá um conhecimento avançado no tema, além de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os assuntos abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Soil Mechanics Todas as estruturas são dependentes do terreno em que estão construídas. Esta disciplina introduzirá os princípios da mecânica dos solos, incluindo o comportamento geral dos diferentes tipos de solo sob condições de carga e descarga e como este comportamento pode ser previsto. Os temas abordados incluem investigação geotécnica, resistência do solo e fluxo de água subterrânea em regime transitório. Structures Esta disciplina desenvolve a sua capacidade de análise de estruturas hiperestáticas, projeto de concreto armado, alvenaria e elementos estruturais. Os assuntos abordados incluem a estabilidade das estruturas, o trabalho virtual para estruturas hiperestáticas, detalhamento de concreto armado e projeto de paredes e painéis de alvenarias autoportantes. Design & construction management

10 Planejamento e execução do projeto são partes vitais do papel desempenhado por um engenheiro civil. Nesta disciplina, você praticará essas habilidades através de um curso de campo no qual você trabalhará em equipe na construção de estruturas que podem variar de pontes a plataformas de petróleo. Highways Standards and Applications As estradas são cruciais para nossas vidas, seja ela econômica ou recreativa. Nesta disciplina, você irá aprender os princípios que fundamentam a prática atual de projeto, construção e análise de rodovias, incluindo a aplicação de técnicas estatísticas para problemas relacionados a engenharia de transporte. Fluid Mechanics Você irá adquirir conhecimento em engenharia civil hidráulica (foco em fluxo em tubulações). Os temas abordados incluem propriedades dos fluidos, hidrostática, dinâmica de fluidos, fluxo em tubulações, experimentos de Reynolds, sistemas e redes de tubulações e sistemas de distribuição de água. Integrated Design Project Esta disciplina é um exercício de projeto em grupo que abordará um desafiador projeto requisitado por um cliente. Este projeto lhe dará a oportunidade de combinar o conhecimento adquirido a partir das diversas disciplinas anteriores e o ajudará a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão, preparando-o desta forma para uma carreira na indústria. Ano 3 Individual Project Geotechnical Engineering Structures Finite Element Analysis with Seismic Engineering Case Studies in Environmental Engineering Water Resources Integrated Design Exercise BEng (Hons) Civil and Architectural Engineering Código do curso: HK2C Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Civil and Architectural Engineering

11 Este curso foi projetado para prover amplos conhecimentos e habilidades que o capacitarão para trabalhar diretamente com arquitetos transformando seus conceitos e desenhos em realidade. Com uma excelente reputação e fortes ligações com a indústria, este curso irá prepará-lo para se tornar profissional de engenharia civil bem sucedido. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics E1 Civil Engineering Materials and Geology Structure E1 Civil Engineering Construction Civil Engineering Surveying Civil Engineering Communication Integrated Design Exercise Ano 2 Engineering mathematics Esta disciplina desenvolverá um conhecimento avançado no tema, além de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os assuntos abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Soil Mechanics Todas as estruturas são dependentes do terreno em que estão construídas. Esta disciplina introduzirá os princípios da mecânica dos solos, incluindo o comportamento geral dos diferentes tipos de solo sob condições de carga e descarga e como este comportamento pode ser previsto. Os temas abordados incluem investigação geotécnica, resistência do solo e fluxo de água subterrânea em regime transitório. Structures

12 Esta disciplina desenvolve a sua capacidade de análise de estruturas hiperestáticas, projeto de concreto armado, alvenaria e elementos estruturais. Os assuntos abordados incluem a estabilidade das estruturas, o trabalho virtual para estruturas hiperestáticas, detalhamento de concreto armado e projeto de paredes e painéis de alvenarias autoportantes. Design & construction management Planejamento e execução do projeto são partes vitais do papel desempenhado por um engenheiro civil. Nesta disciplina, você praticará essas habilidades através de um curso de campo no qual você trabalhará em equipe na construção de estruturas que podem variar de pontes a plataformas de petróleo. Architectural Studies Esta discilina irá desenvolver o conhecimento e compreensão da arquitetura moderna no contexto da construção e engenharia civil. Assuntos abordados incluem as formas naturais e as produzidas pelo homem, proeminentes projetistas e suas criações com base em análise de estudos de caso, plantas, além de análise e síntese dos requisitos do cliente. Building Services A função de um edifício é mais do que apenas sua estrutura e aparência. Nesta disciplina você irá adquirir uma compreensão dos sistemas utilizados nos edifícios modernos. Os temas abordados incluem instalações elétricas e de gás, aquecimento, água e drenagem. Integrated Design Project Esta disciplina é um exercício de projeto em grupo que abordará um desafiador projeto requisitado por um cliente. Este projeto lhe dará a oportunidade de combinar o conhecimento adquirido a partir das diversas disciplinas anteriores e o ajudará a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão, preparando-o desta forma para uma carreira na indústria. Ano 3 Individual Project Geotechnical Engineering Structures Finite Element Analysis with Seismic Engineering Building Envelope and Structural Form Built Environment Integrated Design Exercise

13 BSc (Hons) Computer Networks Código do curso: G421 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Computer Networks Este curso é ministrado por professores com reputação estabelecida através de mais de duas décadas de ensino nesta área. Possui também fortes ligações com indústrias líderes no setor. Você utilizará instalações e equipamentos do mesmo padrão utilizado pela indústria de modo a obter uma experiência similar às práticas adotadas no mundo real. Você também irá desenvolver habilidades para melhorar suas perspectivas de trabalho. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Computers and Networks Systems Web Content Creation Communications Technologies in Context Database Systems Introduction to Windows Programming Professional Development and Practices Ano 2 Mobile & internet Television and Streaming

14 Esta disciplina proporciona conhecimento sobre a prática utilizada nas indústria de manipulação e distribuição de mídia, além de uma compreensão da infra-estrutura de hardware e software utilizada para a mídia dentro de um ambiente de transmissão em IP e descreve a aplicação e implementação de normas e sistemas empregados em telefones móveis e internet. Principles and Concepts of Network Technologies Esta disciplina desenvolve as habilidades e os conhecimentos práticos e conceituais que são fundamentais para uma compreensão crítica das redes de computadores modernos. Local Area Networks Esta disciplina foca em aspectos específicos de infra-estrutura de redes locais e aborda os aspectos teóricos e práticos do projeto e integração LAN. Você irá aprender como as comunicações LAN podem ser melhoradas e os recentes avanços tecnológicos em redes com e sem fio. Digital Communication Group Design / Research Project Nesta disciplina você irá aprender sobre os sinais de comunicações digitais, codificação e mídia, além de conhecer os elementos de hardware digitais necessários para produzir e processar sinais de comunicação digital. Você irá obter experiência prática no uso de ferramentas de design digital para projetar e testar hardware de comunicação digital bem como trabalhar em equipe em um projeto pré-especificado. Mobile Networking and Network Simulation Nesta disciplina você irá aprender sobre os princípios e sistemas de rede móvel e as tecnologias facilitadoras associadas. Você também aprenderá a utilizar pacotes de simulação de redes nos padrões utilizados pela indústria. System Administration Nesta disciplina você aprenderá a teoria e irá também desenvolver as habilidades práticas necessárias para construir uma rede moderna contendo uma vasta rede de serviços e ferramentas de gestão. Ano 3 Routing Operations and Protocols The WAN and Global Networks Infrastructure Management Internet Security and Computer Forensics Project for Computer Networks

15 BSc (Hons) Computer Science Código do curso: G400 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Computer Science Ciência da computação é uma parte integrante da sociedade moderna e em particular das grandes empresas comerciais e industriais do mundo onde as competências especializadas do cientista da computação são muito utilizadas. Este curso proporcionará uma ampla compreensão na área de computação, com especialização em programação e entendimento do papel da teoria na análise de algoritmos. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Programming Computer System Internals and Linux Database Systems Professional Development and Practices Web Development and Human Computer Interfaces Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias.

16 Software project with Agile Techniques Esta disciplina combina trabalho técnico em programação de computadores com planejamento de desenvolvimento pessoal. Você irá trabalhar em um grupo para projetar, desenvolver, documentar e demonstrar uma solução para um problema, utilizando programação Java. Esta disciplina introduz também técnicas e metodologias baseadas no conceito de agilidade (agile), promovendo uma oportunidade para aplicar, avaliar e refletir sobre estas técnicas. Artificial Intelligence and Data Mining Inteligência Artificial (IA) e técnicas de Mineração de Dados para resolução de problemas serão introduzidos nesta disciplina. Você irá se familiarizar com técnicas e terminologias relacionadas a IA para busca e representação do conhecimento, além de obter uma compreensão de algoritmos DM e aprender como estas técnicas são usadas no mundo real. Data Structures and Algorithms Nesta disciplina serão introduzidas inicialmente algumas das estruturas de dados mais importantes utilizados na concepção e implementação de software de computador, além de como os tais estruturas são implementadas utilizando Java. Você também aprenderá a analisar os requisitos dos algoritmos de modo a fornecer uma base sólida para a escolha quando lidar com algoritmos concorrentes. Networking Você irá obter um completo entendimento sobre como a internet funciona assim como será capaz de compreender as questões envolvidas na criação de uma rede de PCs, colocando-os em rede utilizando TCP/IP e solucionando problemas da rede. Você também terá uma experiência prática de instalar e configurar o hardware e software, considerando as questões de implementação da rede. Software Development Techniques Uma ampla visão dos métodos de desenvolvimento de software e técnicas em vários estágios do ciclo de vida do desenvolvimento de um software será estudado nesta disciplina. Você também será apresentado a diversas abordagens de modelagem e design, que incluem técnicas orientadas por objetos e design e análise estruturada. Ano 3 Project for Computer Science Computer Graphics Software Quality Management

17 Optional Modules (choose two) Ajax and Smartphone Development Document Analysis and Semantic Web Internet Security and Computer Forensics Virtual Reality and 3D Games BSc (Hons) Multimedia and Internet Technology Código do curso: H620 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Multimedia and Internet Technology Localizado no MediaCity Campus, onde se encontram empresas líderes de mídia como a BBC, o curso irá prepará-lo para estar sempre a frente no contexto atual de rápidas mudanças. Este curso vai ensinar as habilidades necessárias para projetar, produzir e concluir websites, aplicativos da web e aplicativos para smartphones. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Database Systems Introduction to Computers and Network Systems Introduction to Video Production Introduction to Windows Programming Professional Development and Practices Web Content Creation

18 Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias. System Administration Nesta disciplina você aprenderá a teoria e irá também desenvolver as habilidades práticas necessárias para construir uma rede moderna contendo uma vasta rede de serviços e ferramentas de gestão. Computing Design Nesta disciplina você desenvolverá visão apropriada da relação da computação para projeto e apresentação, além de habilidades na operação de pacotes de aplicativos. Você também aprenderá a produzir simples layouts de páginas utilizando aplicativos de software e mostrando sensibilidade visual em relação às imagens geradas no computador. Group Design Project Durante essa disciplina você experimentará o desafio de trabalhar em equipe enquanto busca uma área de estudo em um context prático. Você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas. Digital Audio Production Esta disciplina irá ajudá-lo a desenvolver as técnicas associadas com produção áudio digital, entender os princípios e técnicas de planejamento da produção e gravação local, além de promover a capacidade de aplicação de uma série de técnicas para edição de áudio digital e projeto de produção. Social Technologies Esta disciplina irá desenvolver a sua capacidade de gerar conteúdo multimídia através de diversas plataformas online, além de capacitá-lo para gerenciar sua identidade digital levando em conta questões de privacidade e ética. Você também vai desenvolver habilidades de comunicação e colaboração online. Isso irá ajudá-lo a conseguir um alto nível de consciência crítica e profissional, levando em conta a ética online, privacidade, direitos autorais e problemas de licenciamento.

19 Ano 3 Project for Multimedia and Internet Technology Advanced Web Development Ajax and Smartphone Development Computing and Design Animated Graphics BSc (Hons) Software Engineering Código do curso: G600 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Software Engineering Este curso foi delineado para desenvolver suas habilidades práticas e para ajudá-lo em ganhar experiência através da aplicações dessas habilidades. Você irá desenvolver um profundo conhecimento sobre disciplinas e abordagens sistemáticas para design, especificação e implementação de software através da utilização de metodologias de específicas. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Programming Computer System Internals and Linux Database Systems Professional Development and Practices Web Development and Human Computer Interfaces Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos

20 padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias Software project with Agile Techniques Esta disciplina combina trabalho técnico em programação de computadores com planejamento de desenvolvimento pessoal. Você irá trabalhar em um grupo para projetar, desenvolver, documentar e demonstrar uma solução para um problema, utilizando programação Java. Esta disciplina introduz também técnicas e metodologias baseadas no conceito de agilidade (agile), promovendo uma oportunidade para aplicar, avaliar e refletir sobre estas técnicas. Design Patterns Nesta disciplina, você irá desenvolver uma noção sobre reconhecimento e categorização de problemas e aprenderá como consolidadas soluções baseadas em padrões podem ser identificadas e aplicadas para resolver estes problemas. Através de investigação prática você irá desenvolver confiança e compreensão na aplicação destas técnicas e aprenderá como profissionais experientes projetam, implementam e documentam sistemas. Software Development Techniques Uma ampla visão dos métodos de desenvolvimento de software e técnicas em vários estágios do ciclo de vida do desenvolvimento de um software será estudado nesta disciplina. Você também será apresentado a diversas abordagens de modelagem e design, que incluem técnicas orientadas por objetos e design e análise estruturada. Data Structures and Algorithms Nesta disciplina serão introduzidas inicialmente algumas das estruturas de dados mais importantes utilizados na concepção e implementação de software de computador, além de como os tais estruturas são implementadas utilizando Java. Você também aprenderá a analisar os requisitos dos algoritmos de modo a fornecer uma base sólida para a escolha quando lidar com algoritmos concorrentes. Artificial Intelligence and Data Mining Inteligência Artificial (IA) e técnicas de Mineração de Dados para resolução de problemas serão introduzidos nesta disciplina. Você irá se familiarizar com técnicas e terminologias relacionadas a IA para busca e representação do conhecimento, além de obter uma compreensão de algoritmos DM e aprender como estas técnicas são usadas no mundo real. Networking Você irá obter um completo entendimento sobre como a internet funciona assim como será capaz de compreender as questões envolvidas na criação de uma rede de PCs, colocando-os em rede utilizando TCP/IP e solucionando problemas da rede. Você também terá uma

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS O documento que serviu de base para a análise a seguir é o denominado "Diretrizes Curriculares

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Niterói O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO A revolução tecnológica das últimas décadas, especialmente na área de informática, tem alterado nossa sociedade. O Engenheiro de Computação é um profissional que

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: Redes de Computadores MISSÃO DO CURSO Com a modernização tecnológica e com o surgimento destes novos serviços e produtos, fica clara a necessidade de profissionais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA) MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: ) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÍNIMO:

Leia mais

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de 1 Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Descrever

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

IntroduçãoaoGuia SWEBOK. Ernani Lopes Isensee 2014

IntroduçãoaoGuia SWEBOK. Ernani Lopes Isensee 2014 IntroduçãoaoGuia SWEBOK Ernani Lopes Isensee 2014 Conhecendo o SWEBOK Guide to the Software Engineering Body of Knowledge IEEE Institute of Electrical and Electronic Engineers Conhecendo o SWEBOK O guia

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Andréa Willa Rodrigues Villarim (Voluntário) Marcelo Pereira Rufino (Bolsista) Larissa Aguiar (Bolsista) Nady Rocha

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 APROVA O CURRÍCULO E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Grade Curricular - Engenharia de Computação

Grade Curricular - Engenharia de Computação Grade Curricular - Engenharia de Computação SEMESTRE 1 - Obrigatórias FCM0101 Física I 6 0 6 FFI0180 Laboratório de Física Geral I 2 0 2 SAP0678 Desenho 2 0 2 SAP0679 Humanidades e Ciências Sociais 2 0

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE P101 Desenvolvimento Web 80 CE05 CE06 P102 Língua Portuguesa 40 CG08 CG13 P103 Algoritmos e Lógica de Programação 80

Leia mais

Valores diferenciados para associados/funcionários do Sinduscon/RS

Valores diferenciados para associados/funcionários do Sinduscon/RS MBA Contabilidade & Direito Tributário. Parceria: IPOG/Sinduscon-RS O IPOG em parceria com o CRC-RS, traz à Porto Alegre o MBA em Contabilidade & Direito Tributário, que já é sucesso, com mais de 20 turmas

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O currículo proposto busca atender além do perfil do formando, também competências e habilidades necessárias ao profissional para garantir uma boa formação tanto teórica quanto prática

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Algoritmo e Programação I A disciplina aborda o estudo de algoritmos, envolvendo os conceitos fundamentais: variáveis, tipos de dados, constantes,

Leia mais

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática

Regulamento do Curso de. Mestrado Integrado em Engenharia Informática Regulamento do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática (Ciclo integrado de estudos superiores) (Registado na DGES através do n.º R/A-Cr 21/2013) Artigo 1.º Regulamento geral aplicável O Curso

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A disciplina aborda o estudo da área de Informática como um todo, e dos conceitos fundamentais,

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 235, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1. O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.3, Outubro, 2015 Nota prévia Esta apresentação tem por objetivo, proporcionar

Leia mais

Introdução A Engenharia Da Computação

Introdução A Engenharia Da Computação Introdução A Engenharia Da Computação AULA I Slide 1 O Que é Engenharia? [De engenho + -aria.] Substantivo feminino 1.Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Introdução à Engenharia de Controle e Automação Introdução à Engenharia de Controle e Automação O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FACIT Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

O programa é específico para engenheiros recém-formados e não são selecionadas pessoas com outra formação.

O programa é específico para engenheiros recém-formados e não são selecionadas pessoas com outra formação. Informações importantes: Processo Seletivo Para participar do processo seletivo, faça seu cadastro no site do PEE (link), aguarde receber o link para realização do teste de inglês online e fique atento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: SISTEMAS DA INFORMAÇÃO MISSÃO DO CURSO Os avanços da ciência, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de mercado, são exemplos de fatores que contribuíram

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA E e F

1ª ETAPA - TURMA E e F Atualizado em: 20/05/2013 1/7 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALITICA E VETORES PF 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

EDITAL Nº 00012-2013 SELEÇÃO DE DOCENTES 2014/1

EDITAL Nº 00012-2013 SELEÇÃO DE DOCENTES 2014/1 EDITAL Nº 00012-2013 SELEÇÃO DE DOCENTES 2014/1 O Diretor da Faculdade Capixaba da Serra, torna pública a abertura de inscrições, no período de 25 de setembro a 30 de outubro do corrente ano, nas áreas

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA Documento elaborado no encontro realizado de 10 a 12 de agosto de 2004. Curitiba, PR Perfil do Profissional Ao final de cada

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Multimídia

PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Multimídia PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC Multimídia Prof.ª Sylvia Augusta Catharina Fernandes Correia de Lima Floresta - PE 2013 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Business Intelligence Inteligência Competitiva tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas para auxiliar a inteligência e a produtividade de seus trabalhadores do conhecimento com ferramentas e técnicas

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60 h 1º Evolução histórica dos computadores. Aspectos de hardware: conceitos básicos de CPU, memórias,

Leia mais