The School of Computing, Science and Engineering (www.salford.ac.uk/cse)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "The School of Computing, Science and Engineering (www.salford.ac.uk/cse)"

Transcrição

1 Universidade de Salford (www.salford.ac.uk) The School of Computing, Science and Engineering (www.salford.ac.uk/cse) Por que estudar na School of Computing, Science and Engineering na Universidade de Salford? A Escola é baseada na área central do campus, bem como na MediaCityUK. Atuando em colaboração com parceiros da indústria em projetos multidisciplinares, a School of Computing, Science and Engineering aborda desafios atuais e futuros. Com nossa amplitude de cursos, premiados docentes, ensino basedo em pesquisa e o compromisso de produzir graduados com alto nível de empregabilidade, a Escola é um ambiente inovador e estimulante para estudantes de pós-graduação e pesquisa. Salford tanto a cidade como a universidade possui uma história rica em ciência e engenharia, além de ser intimamente ligada com as origens da Revolução Industrial. Essa herança tem ajudado a Escola a se desenvolver em um ambiente moderno e dinâmico ideal para promover o progresso da sociedade. Instalações de ponta, cursos reconhecidos e de pesquisa de nível internacional. A Escola conta com uma série de instalações de ponta que dão suportam ao ensino e a pesquisa. A maioria dos nossos cursos de graduação são reconhecidos por renomadas instituições profissionais; isso fortalece os laços com nossos parceiros industriais e garante que o seu estudo é apropriado e relevante para o mercado de trabalho. A pesquisa na Escola abrange todo o espectro das dos diversos temas aboradados pela escola. De acordo com o Exercício de Avaliação de Pesquisa de 2008 (em inglês se usa a sigla RAE como abreviação das palavras Research Assessment Exercise ), mais de 50% dos nossos professores foram classificados como líderes mundiais ou considerados no padrão de excelência internacional. A escola também possui fortes parcerias acadêmicas com o setor privado (indústria) tais como a BBC, BT, Cisco, Airbus, RSSB, United Utilities e Marshalls, o que permite uma eficaz transferência de conhecimentos, além de uma constante atualização com relação aos tópicos relevantes para a indústria. A Escola está aberta a inscrições para doutorado tipo sanduíche, no qual o estudante internacional registrado em uma universidade brasileira pode fazer parte de sua pesquisa em Salford sendo supervisionado por acadêmicos de Salford, além de ter acesso aos avançados recursos da universidade. Internacionalização A universidade abriga estudantes de mais de 60 países diferentes, com instalações e serviços que ajudam os estudantes internacionais desde a chegada até a formatura. A escola está envolvida em várias parcerias internacionais ao redor do mundo tanto em ensino como em pesquisa e extensão.

2 Cursos Se você estuda Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Informática ou Computação, Física, Matemática ou Arquitetura, consulte o curso abaixo: BEng (Hons) Audio Acoustics Código do curso: H341 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral 3 ótimas razões para estudar Audio Acoustics na Universidade de Salford: - Invejável perspectivas de emprego graduados trabalham na Nokia, Dolby e BBC - Você é ensinado por excelentes engenheiros de áudio e de acústica - pesquisadores e profissionais - A universidade possui fortes ligações com a indústria de som, incluindo estágios em toda a Europa. Além disso o curso é reconhecido pelo Instituto de Acústica Detalhes do curso O curso BEng Audio Acoustics oferece duas opções para especialização, as quais são: Acoustic Engineering (Engenharia Acústica) ou Audio Engineering (Engenharia de Áudio). O curso de Audio Acoustics é sobre a engenharia e a ciência envolvida na produção, transmissão, manipulação e recepção do som. Acústica incorpora as propriedades físicas das ondas sonoras e a reação psicológica dos seres humanos. Acoustics Engineering aborda a ciência do som e o design de espaços e sistemas acústicos, além do controle de ruído e vibração. Audio Engineering é sobre a produção, transmissão, gravação, manipulação e recepção do som audível. O som é um dos principais meios de comunicação e permeia todas as áreas do nosso mundo. Você vai aprender sobre o projeto de modernos produtos de tecnologia de música, estúdios de gravação e alto-falantes, além de espaços acústicos para obter a melhor reprodução de áudio possível.

3 Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Acoustics Audio Systems Audio Electronics Mathematics Computer Programming Acoustics Laboratory Ano 2 Digital Audio Processing Esta disciplina apresenta uma base completa sobre as técnicas e aplicações da tecnologia digital na aquisição, armazenamento, processamento e transmissão de dados de sinais acústicos. Principles of Acoustics Esta disciplina ensinará os princípios acústicos fundamentais que são necessários como base para o restante do curso, tais como teorema de Fourier, equação da onda 3D, cordas (instrumentos) e impedância acústica. Environmental Noise (Audio Acoustics pathway) Nesta disciplina você aprenderá como calcular os níveis de ruído a partir de uma variedade de fontes de ruído comumente encontradas, além de avaliar a reação, tanto em nível individual como em grupo, a ambientes de ruído diferentes e usar as atuais normas e guias para a avaliação da resposta da comunidade ao ruído. Audio Production (Audio Engineering pathway) Esta disciplina é uma introdução às técnicas utilizadas em todas as fases do processo de gravação e produção de áudio. Os assuntos abordados na disciplina proporcionarão ao aluno uma boa compreensão da terminologia utilizada na prática atual de estúdio de gravação e fornecerão experiência em gravação de áudio, tanto em nível de grupo como no contexto individual. Microphone / Loudspeaker design Após a conclusão desta disciplina, você terá uma compreensão dos mecanismos de reprodução eletroacústica e das técnicas de modelagem utilizadas no projeto de microfones e alto-falantes.

4 Industrial studies and career management A fim de melhor prepará-lo para uma carreira em acústica esta disciplina irá ajudá-lo a compreender a natureza dos empreendedores e o desenvolvimento de organizações empresariais. Você vai estudar as conhecidas teorias de negócios como a teoria de gerenciamento, o papel das empresas na economia, liderança e gestão de empresa, além de desenvolvimento e gestão da qualidade na empresa. Architectural Acoustics Esta disciplina proporcionará ao aluno o conhecimento e a compreensão crítica do comportamento do som em espaços arquitetônicos e os efeitos objetivos associados, além da percepção subjetiva. Ano 3 Final Year Project Speech & Signal Processing Psychoacoustics and Musical Acoustics Master class in Acoustics & Audio Spatial Audio (Audio Engineering pathway) Computer Simulation (Audio Acoustics pathway) Se você estuda Engenharia Eletrônica, Engenharia de Informática ou Computação, ou Música, consulte o curso abaixo: BSc (Hons) Professional Sound and Video Technology Código do curso: H649 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral 3 ótimas razões para estudar Professional Sound and Video Technology na Universidade de Salford: - Produção Multimídia e curso de engenharia de som em excelentes instalações (estúdios de gravação e edição) com a utilização do software Pro Tools 10 - Curso ministrado na MediaCityUK excelentes perspectivas de trabalho com grandes empresas de mídia digital baseadas no local (MediaCityUK) - Um novo programa que abrange engenharia de som, tecnologias de mídia digital, TV, animação, tecnologia de música e desenvolvimento de websites Detalhes do curso

5 Este curso proporciona o conhecimento e as habilidades necessárias para trabalhar na moderna indústria digital utilizando uma série de tecnologias de mídia. O aluno irá adquirir uma ampla base de conhecimentos através de uma variedade de tipos de mídia, incluindo áudio e produção musical, engenharia de som, animação, televisão e web. Após a conclusão do curso, você terá as habilidades criativas para gerar e produzir o melhor conteúdo de mídia digital, além do conhecimento técnico necessário para entregar esse conteúdo ao público. Este curso é ensinado na MediaCityUK, o qual é um centro de mídia especialmente planejado e que está constante desenvolvimento em Salford Quays, perto do centro da Grande Manchester e da Universidade de Salford. A Universidade de Salford possui um espaço de ensino avançado em uma localização privilegiada uma parte significativa deste curso é ministrado na MediaCityUK (junto a BBC). Os alunos deste curso poderão aproveitar as oportunidades apresentadas pela MediaCityUK. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Video Production Audio Systems Live Sound Connections Studio Production 1 Music Technology Systems Web Content Creation Ano 2 Intermediate Video Você aprenderá as habilidades necessárias para o desenvolvimento de roteiros assim como aspectos de animação de pós-produção, além de desenvolver uma compreensão técnica dos sistemas de vídeo digital. Industrial Studies and Career Management Esta disciplina aborda o desenvolvimento das qualidades e competências necessárias para o trabalho na indústria de mídia. Durante a disciplina, você vai explorar o leque de oportunidades de carreira em indústrias como a do cinema, transmissão de mídia (áudio / vídeo), além de compreender as práticas de trabalho utilizadas por estas indústrias. Ainda, você vai aprender valorizar a importância das competências necessárias para o trabalho e

6 para o contínuo aprimoramento professional, além de ser capaz de produzir um currículo e plano de negócios. Digital Audio Production Esta disciplina irá ajudá-lo a desenvolver as técnicas associadas com produção áudio digital, entender os princípios e técnicas de planejamento da produção e gravação local, além de promover a capacidade de aplicação de uma série de técnicas para edição de áudio digital e projeto de produção. Studio Production 2 Esta disciplina abordará temas como engenharia de som e competências para produção de música dentro de um estúdio de gravação multi-track. A disciplina é planejada para ajudar você a adquirir as habilidades organizacionais e de comunicação necessárias para a conclusão com êxito de uma gravação ao vivo de um artista / banda. Web Technologies Você vai aprender sobre as tecnologias consolidadas associadas a websites dinâmicos e aprenderá também como aplicar o seu conhecimento para projetar e produzir um website dinâmico. Social Technologies Após a conclusão desta disciplina, você será capaz de gerar conteúdo multimídia através de múltiplas plataformas on-line, bem como gerenciar sua identidade digital, levando em conta as questões de privacidade e ética. Outras habilidades ensinadas proporcionarão ao aluno um alto nível de consciência crítica e profissional incluindo aspectos como ética online, privacidade, direitos autorais e questões ligadas a licenciamento. Ano 3 Television Engineering Animated Graphics Spatial Audio Mastering Project BEng (Hons) Aeronautical Engineering Código do curso: H410 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Aeronautical Engineering Engenharia Aeronáutica é fundamentalmente a aplicação de métodos científicos e tecnológicos para pesquisa, projeto, desenvolvimento, manutenção e testes de desempenho em aviões civis e militares, incluindo tanto os componentes estruturais como os sistemas de bordo das aeronaves. As áreas típicas de especialização incluem disciplinas como propulsão, dinâmica dos fluidos computacional, aerodinâmica, materiais e estruturas.

7 Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics Engineering Materials and Electrical Systems Engineering Thermodynamics and Fluid Dynamics Engineering Structure and Engineering Dynamics Product Engineering Aviation Business Enterprise Ano 2 Aerodynamics Os tópicos e conceitos abordados nesta disciplina incluem mecânica dos fluidos, teoria da camada limite, origens da força de arrasto (em particular no caso de aeronaves), teoria de esbeltez de aerofólio, teoria do levantamento de linha com aplicação para análise aerodinâmica de asas unswept em fluxo de baixa velocidade e os equipamentos utilizados e técnicas empregadas em teste no túnel de vento. Aircraft Design & Enterprise Esta disciplina propiciará experiência e aprendizado sobre a natureza interativa do projeto de aeronave, incluindo as influências comerciais e de negócios, além de reporter resultados eficazmente. Você também irá adquirir conhecimento sobre os requisitos mercadológicos envolvidos no processo de projeto. Aircraft Structures Após o término desta disciplina você será capaz de demonstrar a integridade dos componentes estruturais típicos básicos da aeronave e explicar o processo de seleção de material para os elementos estruturais de uma aeronave. Engineering mathematics Esta disciplina irá se basear na disciplina similar (engineering mathematics) ministrada no primeiro ano do curso no intuito de desenvolver um conhecimento avançado no assunto, além

8 de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os temas abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Flight Systems Nesta disciplina você aprenderá os princípios básicos e teoria de estática e dinâmica relacionados ao comportamento estático e dinâmico de uma aeronave, além de aprender a teoria de controle de vôo relacionada ao comportamento dinâmico de uma aeronave. Navigation Systems and Aircraft Performance Esta disciplina introduz os conceitos básicos de desempenho de aeronaves através da modelagem das cargas aerodinâmicas e performance do sistema de propulsão, levando a resultados importantes tanto em vôos estável como acelerado. Ano 3 Aerodynamics Aircraft Design Enterprise Finite Element Analysis and Structural Mechanics Flight Systems Industrial Management and Project Preparation BEng (Hons) Civil Engineering BEng (Hons) Civil Engineering Código do curso: H200 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Civil Engineering Este curso possui uma excelente reputação e fortes ligações com as principais indústrias internacionais. Os temas abordados irão capacitá-lo a se tornar um profissional de engenharia civil bem sucedido. Neste curso, você irá adquirir amplos conhecimentos e competências, bem como aspectos ligados ao meio ambiente e seus recursos para a saúde e segurança pública. Estrutura do curso

9 O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics Civil Engineering Materials and Geology Structures Civil Engineering Construction Civil Engineering Surveying Civil Engineering Communication Integrated Design Exercise Ano 2 Engineering mathematics Esta disciplina desenvolverá um conhecimento avançado no tema, além de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os assuntos abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Soil Mechanics Todas as estruturas são dependentes do terreno em que estão construídas. Esta disciplina introduzirá os princípios da mecânica dos solos, incluindo o comportamento geral dos diferentes tipos de solo sob condições de carga e descarga e como este comportamento pode ser previsto. Os temas abordados incluem investigação geotécnica, resistência do solo e fluxo de água subterrânea em regime transitório. Structures Esta disciplina desenvolve a sua capacidade de análise de estruturas hiperestáticas, projeto de concreto armado, alvenaria e elementos estruturais. Os assuntos abordados incluem a estabilidade das estruturas, o trabalho virtual para estruturas hiperestáticas, detalhamento de concreto armado e projeto de paredes e painéis de alvenarias autoportantes. Design & construction management

10 Planejamento e execução do projeto são partes vitais do papel desempenhado por um engenheiro civil. Nesta disciplina, você praticará essas habilidades através de um curso de campo no qual você trabalhará em equipe na construção de estruturas que podem variar de pontes a plataformas de petróleo. Highways Standards and Applications As estradas são cruciais para nossas vidas, seja ela econômica ou recreativa. Nesta disciplina, você irá aprender os princípios que fundamentam a prática atual de projeto, construção e análise de rodovias, incluindo a aplicação de técnicas estatísticas para problemas relacionados a engenharia de transporte. Fluid Mechanics Você irá adquirir conhecimento em engenharia civil hidráulica (foco em fluxo em tubulações). Os temas abordados incluem propriedades dos fluidos, hidrostática, dinâmica de fluidos, fluxo em tubulações, experimentos de Reynolds, sistemas e redes de tubulações e sistemas de distribuição de água. Integrated Design Project Esta disciplina é um exercício de projeto em grupo que abordará um desafiador projeto requisitado por um cliente. Este projeto lhe dará a oportunidade de combinar o conhecimento adquirido a partir das diversas disciplinas anteriores e o ajudará a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão, preparando-o desta forma para uma carreira na indústria. Ano 3 Individual Project Geotechnical Engineering Structures Finite Element Analysis with Seismic Engineering Case Studies in Environmental Engineering Water Resources Integrated Design Exercise BEng (Hons) Civil and Architectural Engineering Código do curso: HK2C Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BEng (Hons) Civil and Architectural Engineering

11 Este curso foi projetado para prover amplos conhecimentos e habilidades que o capacitarão para trabalhar diretamente com arquitetos transformando seus conceitos e desenhos em realidade. Com uma excelente reputação e fortes ligações com a indústria, este curso irá prepará-lo para se tornar profissional de engenharia civil bem sucedido. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Engineering Mathematics E1 Civil Engineering Materials and Geology Structure E1 Civil Engineering Construction Civil Engineering Surveying Civil Engineering Communication Integrated Design Exercise Ano 2 Engineering mathematics Esta disciplina desenvolverá um conhecimento avançado no tema, além de capacitar o aluno com habilidades em análise matemática. Os assuntos abordados na disciplina incluem derivada parcial, determinantes e matrizes, análise vetorial, tranformada de Laplace e funções de variáveis complexas. Soil Mechanics Todas as estruturas são dependentes do terreno em que estão construídas. Esta disciplina introduzirá os princípios da mecânica dos solos, incluindo o comportamento geral dos diferentes tipos de solo sob condições de carga e descarga e como este comportamento pode ser previsto. Os temas abordados incluem investigação geotécnica, resistência do solo e fluxo de água subterrânea em regime transitório. Structures

12 Esta disciplina desenvolve a sua capacidade de análise de estruturas hiperestáticas, projeto de concreto armado, alvenaria e elementos estruturais. Os assuntos abordados incluem a estabilidade das estruturas, o trabalho virtual para estruturas hiperestáticas, detalhamento de concreto armado e projeto de paredes e painéis de alvenarias autoportantes. Design & construction management Planejamento e execução do projeto são partes vitais do papel desempenhado por um engenheiro civil. Nesta disciplina, você praticará essas habilidades através de um curso de campo no qual você trabalhará em equipe na construção de estruturas que podem variar de pontes a plataformas de petróleo. Architectural Studies Esta discilina irá desenvolver o conhecimento e compreensão da arquitetura moderna no contexto da construção e engenharia civil. Assuntos abordados incluem as formas naturais e as produzidas pelo homem, proeminentes projetistas e suas criações com base em análise de estudos de caso, plantas, além de análise e síntese dos requisitos do cliente. Building Services A função de um edifício é mais do que apenas sua estrutura e aparência. Nesta disciplina você irá adquirir uma compreensão dos sistemas utilizados nos edifícios modernos. Os temas abordados incluem instalações elétricas e de gás, aquecimento, água e drenagem. Integrated Design Project Esta disciplina é um exercício de projeto em grupo que abordará um desafiador projeto requisitado por um cliente. Este projeto lhe dará a oportunidade de combinar o conhecimento adquirido a partir das diversas disciplinas anteriores e o ajudará a desenvolver habilidades interpessoais e de gestão, preparando-o desta forma para uma carreira na indústria. Ano 3 Individual Project Geotechnical Engineering Structures Finite Element Analysis with Seismic Engineering Building Envelope and Structural Form Built Environment Integrated Design Exercise

13 BSc (Hons) Computer Networks Código do curso: G421 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Computer Networks Este curso é ministrado por professores com reputação estabelecida através de mais de duas décadas de ensino nesta área. Possui também fortes ligações com indústrias líderes no setor. Você utilizará instalações e equipamentos do mesmo padrão utilizado pela indústria de modo a obter uma experiência similar às práticas adotadas no mundo real. Você também irá desenvolver habilidades para melhorar suas perspectivas de trabalho. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Introduction to Computers and Networks Systems Web Content Creation Communications Technologies in Context Database Systems Introduction to Windows Programming Professional Development and Practices Ano 2 Mobile & internet Television and Streaming

14 Esta disciplina proporciona conhecimento sobre a prática utilizada nas indústria de manipulação e distribuição de mídia, além de uma compreensão da infra-estrutura de hardware e software utilizada para a mídia dentro de um ambiente de transmissão em IP e descreve a aplicação e implementação de normas e sistemas empregados em telefones móveis e internet. Principles and Concepts of Network Technologies Esta disciplina desenvolve as habilidades e os conhecimentos práticos e conceituais que são fundamentais para uma compreensão crítica das redes de computadores modernos. Local Area Networks Esta disciplina foca em aspectos específicos de infra-estrutura de redes locais e aborda os aspectos teóricos e práticos do projeto e integração LAN. Você irá aprender como as comunicações LAN podem ser melhoradas e os recentes avanços tecnológicos em redes com e sem fio. Digital Communication Group Design / Research Project Nesta disciplina você irá aprender sobre os sinais de comunicações digitais, codificação e mídia, além de conhecer os elementos de hardware digitais necessários para produzir e processar sinais de comunicação digital. Você irá obter experiência prática no uso de ferramentas de design digital para projetar e testar hardware de comunicação digital bem como trabalhar em equipe em um projeto pré-especificado. Mobile Networking and Network Simulation Nesta disciplina você irá aprender sobre os princípios e sistemas de rede móvel e as tecnologias facilitadoras associadas. Você também aprenderá a utilizar pacotes de simulação de redes nos padrões utilizados pela indústria. System Administration Nesta disciplina você aprenderá a teoria e irá também desenvolver as habilidades práticas necessárias para construir uma rede moderna contendo uma vasta rede de serviços e ferramentas de gestão. Ano 3 Routing Operations and Protocols The WAN and Global Networks Infrastructure Management Internet Security and Computer Forensics Project for Computer Networks

15 BSc (Hons) Computer Science Código do curso: G400 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Computer Science Ciência da computação é uma parte integrante da sociedade moderna e em particular das grandes empresas comerciais e industriais do mundo onde as competências especializadas do cientista da computação são muito utilizadas. Este curso proporcionará uma ampla compreensão na área de computação, com especialização em programação e entendimento do papel da teoria na análise de algoritmos. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Programming Computer System Internals and Linux Database Systems Professional Development and Practices Web Development and Human Computer Interfaces Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias.

16 Software project with Agile Techniques Esta disciplina combina trabalho técnico em programação de computadores com planejamento de desenvolvimento pessoal. Você irá trabalhar em um grupo para projetar, desenvolver, documentar e demonstrar uma solução para um problema, utilizando programação Java. Esta disciplina introduz também técnicas e metodologias baseadas no conceito de agilidade (agile), promovendo uma oportunidade para aplicar, avaliar e refletir sobre estas técnicas. Artificial Intelligence and Data Mining Inteligência Artificial (IA) e técnicas de Mineração de Dados para resolução de problemas serão introduzidos nesta disciplina. Você irá se familiarizar com técnicas e terminologias relacionadas a IA para busca e representação do conhecimento, além de obter uma compreensão de algoritmos DM e aprender como estas técnicas são usadas no mundo real. Data Structures and Algorithms Nesta disciplina serão introduzidas inicialmente algumas das estruturas de dados mais importantes utilizados na concepção e implementação de software de computador, além de como os tais estruturas são implementadas utilizando Java. Você também aprenderá a analisar os requisitos dos algoritmos de modo a fornecer uma base sólida para a escolha quando lidar com algoritmos concorrentes. Networking Você irá obter um completo entendimento sobre como a internet funciona assim como será capaz de compreender as questões envolvidas na criação de uma rede de PCs, colocando-os em rede utilizando TCP/IP e solucionando problemas da rede. Você também terá uma experiência prática de instalar e configurar o hardware e software, considerando as questões de implementação da rede. Software Development Techniques Uma ampla visão dos métodos de desenvolvimento de software e técnicas em vários estágios do ciclo de vida do desenvolvimento de um software será estudado nesta disciplina. Você também será apresentado a diversas abordagens de modelagem e design, que incluem técnicas orientadas por objetos e design e análise estruturada. Ano 3 Project for Computer Science Computer Graphics Software Quality Management

17 Optional Modules (choose two) Ajax and Smartphone Development Document Analysis and Semantic Web Internet Security and Computer Forensics Virtual Reality and 3D Games BSc (Hons) Multimedia and Internet Technology Código do curso: H620 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Multimedia and Internet Technology Localizado no MediaCity Campus, onde se encontram empresas líderes de mídia como a BBC, o curso irá prepará-lo para estar sempre a frente no contexto atual de rápidas mudanças. Este curso vai ensinar as habilidades necessárias para projetar, produzir e concluir websites, aplicativos da web e aplicativos para smartphones. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Database Systems Introduction to Computers and Network Systems Introduction to Video Production Introduction to Windows Programming Professional Development and Practices Web Content Creation

18 Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias. System Administration Nesta disciplina você aprenderá a teoria e irá também desenvolver as habilidades práticas necessárias para construir uma rede moderna contendo uma vasta rede de serviços e ferramentas de gestão. Computing Design Nesta disciplina você desenvolverá visão apropriada da relação da computação para projeto e apresentação, além de habilidades na operação de pacotes de aplicativos. Você também aprenderá a produzir simples layouts de páginas utilizando aplicativos de software e mostrando sensibilidade visual em relação às imagens geradas no computador. Group Design Project Durante essa disciplina você experimentará o desafio de trabalhar em equipe enquanto busca uma área de estudo em um context prático. Você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas. Digital Audio Production Esta disciplina irá ajudá-lo a desenvolver as técnicas associadas com produção áudio digital, entender os princípios e técnicas de planejamento da produção e gravação local, além de promover a capacidade de aplicação de uma série de técnicas para edição de áudio digital e projeto de produção. Social Technologies Esta disciplina irá desenvolver a sua capacidade de gerar conteúdo multimídia através de diversas plataformas online, além de capacitá-lo para gerenciar sua identidade digital levando em conta questões de privacidade e ética. Você também vai desenvolver habilidades de comunicação e colaboração online. Isso irá ajudá-lo a conseguir um alto nível de consciência crítica e profissional, levando em conta a ética online, privacidade, direitos autorais e problemas de licenciamento.

19 Ano 3 Project for Multimedia and Internet Technology Advanced Web Development Ajax and Smartphone Development Computing and Design Animated Graphics BSc (Hons) Software Engineering Código do curso: G600 Duração: 3 anos para curso realizado em período integral BSc (Hons) Software Engineering Este curso foi delineado para desenvolver suas habilidades práticas e para ajudá-lo em ganhar experiência através da aplicações dessas habilidades. Você irá desenvolver um profundo conhecimento sobre disciplinas e abordagens sistemáticas para design, especificação e implementação de software através da utilização de metodologias de específicas. Estrutura do curso O curso é estruturado em disciplinas e tem duração de 3 anos. Segue abaixo uma lista das disciplinas oferecidas em cada ano do curso. Vale ressaltar que os alunos vinculados ao Programa Ciência sem Fronteiras geralmente cursam as disciplinas do Ano 2. Por essa razão, tais disciplinas serão descritas de forma detalhada. Ano 1 Programming Computer System Internals and Linux Database Systems Professional Development and Practices Web Development and Human Computer Interfaces Ano 2 Server Side Programming Nesta disciplina você irá obter conhecimento no desenvolvimento de programação, websites interativos, através da utilização de técnicas de desenvolvimento de programas nos mesmos

20 padrões utilizados pela indústria. Você irá desenvolver habilidades na prática assim como na aplicação de diferentes tecnologias de servidor e linguagens de programação disponíveis para apoiar estas tecnologias Software project with Agile Techniques Esta disciplina combina trabalho técnico em programação de computadores com planejamento de desenvolvimento pessoal. Você irá trabalhar em um grupo para projetar, desenvolver, documentar e demonstrar uma solução para um problema, utilizando programação Java. Esta disciplina introduz também técnicas e metodologias baseadas no conceito de agilidade (agile), promovendo uma oportunidade para aplicar, avaliar e refletir sobre estas técnicas. Design Patterns Nesta disciplina, você irá desenvolver uma noção sobre reconhecimento e categorização de problemas e aprenderá como consolidadas soluções baseadas em padrões podem ser identificadas e aplicadas para resolver estes problemas. Através de investigação prática você irá desenvolver confiança e compreensão na aplicação destas técnicas e aprenderá como profissionais experientes projetam, implementam e documentam sistemas. Software Development Techniques Uma ampla visão dos métodos de desenvolvimento de software e técnicas em vários estágios do ciclo de vida do desenvolvimento de um software será estudado nesta disciplina. Você também será apresentado a diversas abordagens de modelagem e design, que incluem técnicas orientadas por objetos e design e análise estruturada. Data Structures and Algorithms Nesta disciplina serão introduzidas inicialmente algumas das estruturas de dados mais importantes utilizados na concepção e implementação de software de computador, além de como os tais estruturas são implementadas utilizando Java. Você também aprenderá a analisar os requisitos dos algoritmos de modo a fornecer uma base sólida para a escolha quando lidar com algoritmos concorrentes. Artificial Intelligence and Data Mining Inteligência Artificial (IA) e técnicas de Mineração de Dados para resolução de problemas serão introduzidos nesta disciplina. Você irá se familiarizar com técnicas e terminologias relacionadas a IA para busca e representação do conhecimento, além de obter uma compreensão de algoritmos DM e aprender como estas técnicas são usadas no mundo real. Networking Você irá obter um completo entendimento sobre como a internet funciona assim como será capaz de compreender as questões envolvidas na criação de uma rede de PCs, colocando-os em rede utilizando TCP/IP e solucionando problemas da rede. Você também terá uma

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Grade Curricular - Engenharia de Computação

Grade Curricular - Engenharia de Computação Grade Curricular - Engenharia de Computação SEMESTRE 1 - Obrigatórias FCM0101 Física I 6 0 6 FFI0180 Laboratório de Física Geral I 2 0 2 SAP0678 Desenho 2 0 2 SAP0679 Humanidades e Ciências Sociais 2 0

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 108/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Niterói O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013 PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

http://127.0.0.1:8080/cgi-bin/wxis.exe?isisscript=phl82/033.xis&campo=titulo&opc=i...

http://127.0.0.1:8080/cgi-bin/wxis.exe?isisscript=phl82/033.xis&campo=titulo&opc=i... Página 1 de 114 Instituto Federal de São Paulo - Campus São Carlos Inventário do acervo Relatório emitido em: 17-01-2013 Nota: Clicando sobre o nome de cada coluna é possível alterar a ordem de seus elementos.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO CES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia RELATOR(A):

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS O documento que serviu de base para a análise a seguir é o denominado "Diretrizes Curriculares

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Algoritmo e Programação I A disciplina aborda o estudo de algoritmos, envolvendo os conceitos fundamentais: variáveis, tipos de dados, constantes,

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA) MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: ) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÍNIMO:

Leia mais

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Curso: Bacharelado em Informática. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Curso: Bacharelado em Informática Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Informações Básicas do Currículo Duração Ideal 8 semestres Mínima 6 semestres Máxima 14 semestres Carga Horária Aula

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 75/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de do Centro

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Aberdeen Institute of Energy

Aberdeen Institute of Energy Aberdeen Institute of Energy Melhor conectado com a indústria Como uma instituição nós somos únicos. Nossa localização no UK nos coloca no coração da Indústria de Energia na Capital Europeia de Energia.

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFERSA a partir de 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO A revolução tecnológica das últimas décadas, especialmente na área de informática, tem alterado nossa sociedade. O Engenheiro de Computação é um profissional que

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 28/03/2016 Término das aulas: 10/12/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30 às 22h30 Semanal Quarta-Feira

Leia mais

Portaria Inep nº 254, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 254, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 254, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Disciplina: História do Contestado As civilizações primitivas do contestado. As origens, formação e herança cultural do homem do contestado. A índole guerreira do caboclo catarinense.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE P101 Desenvolvimento Web 80 CE05 CE06 P102 Língua Portuguesa 40 CG08 CG13 P103 Algoritmos e Lógica de Programação 80

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis Objetivo do curso:

Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso Projeto Pedagógico do Curso Fundamentação Diretrizes curriculares do MEC Diretrizes curriculares da SBC Carta de Princípios da UNICAP Projeto Pedagógico Institucional da UNICAP Diretrizes Curriculares

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 149/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia de Controle e Automação para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC-481/2012,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 72/2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação, modalidade

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Business Intelligence Inteligência Competitiva tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Introdução à Engenharia de Controle e Automação Introdução à Engenharia de Controle e Automação O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FACIT Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA EESC - USP COM BASE NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A ENGENHARIA

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA EESC - USP COM BASE NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A ENGENHARIA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA EESC - USP COM BASE NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A ENGENHARIA Fernando César Almada Santos Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I.

RESOLVE: Art. 1 o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 23/2008 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, do Centro

Leia mais

NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016

NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016 NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016 Diante da evolução de técnicas e ferramentas tecnológicas, aliado a novas necessidades curriculares,

Leia mais

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA Habilidades Computacionais 32 h/a Oferece ao administrador uma visão sobre as potencialidades da tecnologia

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1 Mercado de trabalho em TI

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1 Mercado de trabalho em TI Introdução a Sistemas de Informação Prof.: Roberto Franciscatto Capítulo 1 Mercado de trabalho em TI Este que vos fala... Prof. Roberto Franciscatto Graduação: Informática Mestrado: Computação Aplicada

Leia mais

ESTATÍSTICA. 1. TURNO: Vespertino e Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZOS PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

ESTATÍSTICA. 1. TURNO: Vespertino e Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZOS PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos ESTATÍSTICA 1. TURNO: Vespertino e Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado GRAU ACADÊMICO: Estatístico PRAZOS PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 8 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO De

Leia mais

MBA Gestão da Tecnologia de Informação

MBA Gestão da Tecnologia de Informação MBA Gestão da Tecnologia de Informação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h00 às 22h00 aulas semanais; Sábados das 08h00 às 12h00 aulas quinzenais. Carga horária: 600

Leia mais

Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares

Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção DOCUMENTO NÃO CONCLUÍDO Engenharia de Produção: Grande área e diretrizes curriculares Documento elaborado nas reuniões do grupo de trabalho de graduação

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60 h 1º Evolução histórica dos computadores. Aspectos de hardware: conceitos básicos de CPU, memórias,

Leia mais

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1º A 2016 Noturno Central 1S/2016 Introdução à Engenharia de Controle à Automação Lógica e Matemática Discreta Física Geral Física Geral Fundamentos de Cálculo Lógica e Matemática Discreta Algoritmos e

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA E e F

1ª ETAPA - TURMA E e F Atualizado em: 20/05/2013 1/7 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALITICA E VETORES PF 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA. 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ENGENHARIA ELÉTRICA. 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ENGENHARIA ELÉTRICA 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado GRAU ACADÊMICO: Engenheiro Eletricista PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 9 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO No desenvolvimento industrial

Leia mais

2º SEMESTRE. Cálculo I 04 00 60 Introdução ao Cálculo Álgebra Linear e Geometria Analítica

2º SEMESTRE. Cálculo I 04 00 60 Introdução ao Cálculo Álgebra Linear e Geometria Analítica Resolução CONSUN Nº 34/2014 de 29/10/2014 COD. NOME DA DISCIPLINA T P CH Pré-Requisito 1º SEMESTRE Introdução à 04 00 60 Introdução ao Cálculo 04 00 60 Química Geral Antropologia 02 00 30 Desenho Técnico

Leia mais

Motivação e Aplicações em C&T

Motivação e Aplicações em C&T Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Motivação e Aplicações em C&T Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

MODA. HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

MODA. HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos MODA 1. TURNO: Noturno HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Moda PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos 2.

Leia mais

Education Master Suite

Education Master Suite Education Master Suite O Autodesk Education Master Suite é uma solução multidisciplinar que disponibiliza várias softwares 2D e 3D, utilizados por profissionais em todo o mundo. Esta solução auxilia os

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital Objetivo do curso:

MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos

Leia mais

Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Faculty of Sciences and Technology. Licenciatura em Design e Multimédia/1st Cycle in Design and Multimedia 6.

Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Faculty of Sciences and Technology. Licenciatura em Design e Multimédia/1st Cycle in Design and Multimedia 6. Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Faculty of Sciences and Technology Código/ Code Nome disciplina/ Course unit name Ano/Year Sem. ECTS Curso/ Degree programme Obs. 00760 Design e Comunicação/Design and

Leia mais

Engenharia da Computação Relação das Disciplinas do Currículo Pleno

Engenharia da Computação Relação das Disciplinas do Currículo Pleno Engenharia da Computação Relação das s do Currículo Pleno O curso de Engenharia de Computação apresenta o seguinte currículo pleno, distribuído em 9 períodos letivos. 4 º Período 3 º Período 2 º Período

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O currículo proposto busca atender além do perfil do formando, também competências e habilidades necessárias ao profissional para garantir uma boa formação tanto teórica quanto prática

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Dados de Identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 50/2014-CONSUNIV Aprova ad referendum a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de, Bacharelado, de oferta regular

Leia mais

Fatores de Impacto para alguns Periódicos Base JCR-2003 /ISI 1

Fatores de Impacto para alguns Periódicos Base JCR-2003 /ISI 1 Fatores de Impacto para alguns Periódicos Base JCR-2003 /ISI 1 O Journal Citation Reports (JCR) publica anualmente o índice conhecido por fator de impacto de um periódico para medir a freqüência com que

Leia mais

Departamento de Enfermagem Básica (1 vaga) Processo nº 23071.004115/2009-81

Departamento de Enfermagem Básica (1 vaga) Processo nº 23071.004115/2009-81 Períodos de inscrições: no sítio http://www.concurso.ufjf.br a) Primeiro período: das 09h do dia 11/05/2009 até as 14h do dia 29/05/2009; b) Segundo período: das 09h do dia 22/06/2009 até as 14h do dia

Leia mais

Ementário das Disciplinas

Ementário das Disciplinas Ementário das Disciplinas As ementas das disciplinas estão agrupadas em semestres para uma melhor visualização da organização da matriz curricular. As referências bibliográficas serão especificadas no

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

MBA Analytics em Big Data

MBA Analytics em Big Data MBA Analytics em Big Data Inscrições Abertas Início das Aulas: 04/06/2015 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Sexta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Carga horária: 600 Horas Duração:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria Eletromagnética. CÓDIGO: MEE007 Validade: Carga Horária: 45 horas-aula Créditos: 03 Área de Concentração / Módulo: Sistemas Elétricos / Formação Básica Ementa: Análise Vetorial. Equações

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas para auxiliar a inteligência e a produtividade de seus trabalhadores do conhecimento com ferramentas e técnicas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor.

Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor. Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor. , tecnologia e melhores processos Ao permitir que arquitetos, designers, engenheiros e artistas digitais criem modelos digitais de seus projetos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

Prof. Dr. Reinaldo Gonçalves Nogueira Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Diretor

Prof. Dr. Reinaldo Gonçalves Nogueira Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Diretor À PROGRAD: Prof.ª Sandramara Matias Chaves Goiânia, 22 de Novembro de 2013 Em reunião no dia 22 de Novembro de 2013, o Conselho Diretor da EMC, aprovou a alteração do Anexo 1 da Resolução CEPEC 765/2005,

Leia mais

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 2009 1 Resumo do Curso Disciplinas N. de Créditos Carga horária Disciplinas Obrigatórias Disciplinas do CB/CTC 74 1.200 Obrigatórias da Engenharia 35 765 Obrigatórias do Curso

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente

Leia mais

SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO

SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO SISTEMAS INTELIGENTES DE APOIO À DECISÃO As organizações estão ampliando significativamente suas tentativas para auxiliar a inteligência e a produtividade de seus trabalhadores do conhecimento com ferramentas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CTS DE REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a história e a evolução

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 APROVA O CURRÍCULO E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CAMPUS Bambuí

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CAMPUS Bambuí 45 APÊNDICE B - MATRIZ CURRICULAR 1º Período Sigla Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos AED1 Algoritmos e Estruturas de Dados I 40 40 80 - CALC1 Cálculo I 80-80 - FC Fundamentos da Computação

Leia mais

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40

BCT001 Inserção na Vida Universitária 40 0 40. BCT002 Leitura e Produção de Texto 1 40 0 40 ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS O desenho curricular do curso de Engenharia de Energias segue as Diretrizes Gerais da UNILAB, as quais preveem os seguintes Núcleos de Formação nos cursos de graduação:

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA. Característica: Obrigatória. Créditos: 2 (30 h)

METODOLOGIA DA PESQUISA. Característica: Obrigatória. Créditos: 2 (30 h) METODOLOGIA DA PESQUISA Ementa: Pesquisa qualitativa e quantitativa. As técnicas de observação e o trabalho de campo: componentes do trabalho de campo: componentes do trabalho de campo. O método cientifico.

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1/5 ANEXO II RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2005 EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I SEMESTRE Algoritmos e Estruturas de Dados I Fundamentos da Computação Fundamentos Matemáticos para a Computação

Leia mais

O Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia /Unesp/Bauru

O Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia /Unesp/Bauru O Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia /Unesp/Bauru Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular Missão do Curso de Engenharia Elétrica da FE/Unesp/Bauru A formação continuada de Engenheiros

Leia mais

3ª ETAPA - TURMAS Y DIAS 24/09/12 25/09/12 26/09/12 27/09/12 28/09/12 01/10/12 02/10/12 03/10/12 04/10/12 05/10/12

3ª ETAPA - TURMAS Y DIAS 24/09/12 25/09/12 26/09/12 27/09/12 28/09/12 01/10/12 02/10/12 03/10/12 04/10/12 05/10/12 1ª ETAPA - TURMA E CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE 3 GEOMETR ANALITICA E VETORES PAIE 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Centro de Treinamento Nova Didacta

Centro de Treinamento Nova Didacta Centro de Treinamento Nova Didacta A Nova Didacta Fundada em 2004 por profissionais da área de Tecnologia, o Grupo NOVA DIDACTA está comprometido com o sucesso de seus clientes e parceiros. Em 2013 a NOVA

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Tecnologia da Informação tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Avaliação de Desempenho em Sistemas de Computação e Comunicação

Avaliação de Desempenho em Sistemas de Computação e Comunicação Avaliação de Desempenho em Sistemas de Computação e Comunicação Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM UFES Objetivos

Leia mais

Mecânica: processos industriais: usinagem, laminação, fundição, solda, prensagem, vapor, gás. Automóveis, suspensão, motor, câmbio.

Mecânica: processos industriais: usinagem, laminação, fundição, solda, prensagem, vapor, gás. Automóveis, suspensão, motor, câmbio. 1 Disciplina de Sistemas de Controle Prof. Luciano Menegaldo e-mail: lmeneg@ime.eb.br home-page: http://lmeneg-aulas.tripod.com Aula 1 Introdução 1. Idéias gerais e exemplos de sistemas de controle - Assunto

Leia mais

SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO SAD

SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO SAD SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO SAD Conceitos introdutórios Decisão Escolha feita entre duas ou mais alternativas. Tomada de decisão típica em organizações: Solução de problemas Exploração de oportunidades

Leia mais

SENAI - Educação profissional

SENAI - Educação profissional www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/unindustria/2013/11/1,29083/senai-educacao-profissional.html 21 de Novembro de 2013 SENAI - Educação profissional As possibilidades

Leia mais

Entre os elementos desejados no perfil dos egressos podem ser citados:

Entre os elementos desejados no perfil dos egressos podem ser citados: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Apesar do foco do curso de Engenharia de Computação da UCDB está na área de software, o profissional formado pelo curso de Engenharia da Computação deve adquirir as seguintes

Leia mais

LCAD. Introdução ao Curso de Métodos Numéricos I. LCAD - Laboratório de Computação de Alto Desempenho

LCAD. Introdução ao Curso de Métodos Numéricos I. LCAD - Laboratório de Computação de Alto Desempenho LCAD - Laboratório de Computação de Alto Desempenho LCAD Introdução ao Curso de Métodos Numéricos I Lucia Catabriga Departamento de Informática CT/UFES Processo de Solução Fenômeno Natural Modelo Matemático

Leia mais

DESIGN DISCIPLINAS QUE PODEM SER OFERECIDAS PARA OUTROS CURSOS CURSO DE ORIGEM DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA EMENTA C.H. OBSERVAÇÕES PREVISÃO

DESIGN DISCIPLINAS QUE PODEM SER OFERECIDAS PARA OUTROS CURSOS CURSO DE ORIGEM DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA EMENTA C.H. OBSERVAÇÕES PREVISÃO DISCIPLINAS QUE PODEM SER OFERECIDAS PARA OUTROS CURSOS CURSO DE ORIGEM DA DISCIPLINA DESIGN NOME DA DISCIPLINA EMENTA C.H. OBSERVAÇÕES PREVISÃO Raciocínio Lógico Matemática Financeira A disciplina trata

Leia mais

Pré-Requisitos do Curso

Pré-Requisitos do Curso Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia de Controle e Automação Pré-Requisitos do Curso 2º Semestre DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MTM 1020 - Cálculo

Leia mais