Mercado de Capitais. Indicadores Econômicos. Professor: Roberto César

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mercado de Capitais. Indicadores Econômicos. Professor: Roberto César"

Transcrição

1 Mercado de Capitais Indicadores Econômicos Professor: Roberto César

2 Indicadores Econômicos: Conceito Indicadores econômicos são um conjunto de dados que dão uma idéia da situação da economia de um país, estado ou município, em determinado período de tempo.

3 Indicadores Econômicos: Tipologia Produto Interno Bruto (PIB), Produto Nacional Bruto (PNB), Índice de inflação, Taxa de Câmbio, Taxa Selic. TR.

4 Produto Interno Bruto (PIB) O PIB corresponde a soma de tudo o que é produzido dentro de um espaço geográfico, em determinado período de tempo, independente de quem o produziu, seja agente econômico nacional ou estrangeiro.

5 Produto Nacional Bruto (PNB) PNB é o resultado de tudo o que foi produzido pelos agentes econômicos de determinado país, em qualquer parte do mundo. Se o PIB considera o que foi feito dentro de um país, o PNB considera, para seu cálculo, o que foi produzido pelos agentes econômicos nacionais, localizados em qualquer parte do mundo

6 Índices de Inflação Os índices de inflação correspondem à média das variações dos preços dos produtos consumidos pelas famílias, das várias faixas de renda, em diversas regiões brasileiras. Índices Gerais de Preços Índices de Preços ao Consumidor de São Paulo IPC - Índices de Preços ao Consumidor IPCA - índice de Preços ao Consumidor Amplo; INPC - índice Nacional de Preços ao Consumidor

7 Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Índice de inflação calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Reflete a variação de preços das cestas de consumo das famílias com recebimento mensal de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de renda, nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e Goiânia. Utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, adotado a partir de julho de 1999, para balizamento da política monetária.

8 Composição do IPCA

9 Índice de Preços ao Consumidor (IPC) IPC que é o Índice de Preços ao Consumidor e mede a variação de preços entre as famílias que percebem renda de 1 a 33 salários mínimos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

10 IGP-DI - índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. O IGP-DI/FGV foi instituído em com a finalidade de medir o comportamento de preços em geral da economia brasileira. É uma média aritmética, ponderada dos seguintes índices: IPA que é o Índice de Preços no Atacado e mede a variação de preços no mercado atacadista. O IPA ponderada em 60% o IGP-DI/FGV. IPC que é o Índice de Preços ao Consumidor. O IPC pondera em 30% o IGP-DI/FGV. INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil e mede a variação de preços no setor da construção civil, considerando no caso tanto materiais como também a mão de obra empregada no setor. O INCC pondera em 10% o IGP-DI/FGV. DI ou Disponibilidade Interna é a consideração das variações de preços que afetam diretamente as atividades econômicas localizadas no território brasileiro. Não se considera as variações de preços dos produtos exportados que é considerado somente no caso da variação no aspecto de Oferta Global.

11 IGP-M - índice Geral de Preços - Mercado; O IGP-M quando foi concebido teve como princípio ser um indicador para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica. O IGP-M/FGV analisa as mesmas variações de preços consideradas no IGP-DI/FGV, ou seja, o Índice de Preços por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do índice, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), representando 10% do IGP-M.

12 Índice de preços ao consumidor chamado de "IPC da FIPE", apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, da Universidade de São Paulo - USP. O início de sua apuração data de 1939, porém em nível municipal, pois abrange apenas a cidade de São Paulo

13 Taxa de Câmbio Taxa de câmbio é o valor que a moeda de um país possui em relação a outra moeda. Mercado de Câmbio: ambiente (físico ou virtual) onde se realizam as operações de câmbio. Política Cambial: conjunto de medidas governamentais que influenciam no comportamento do câmbio e na taxa de câmbio.

14 Câmbio Comercial Decorrentes de comércio exterior, ou seja, de exportação e importação; Relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; Relativas aos investimentos estrangeiros no país e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central; Referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.

15 Câmbio Turismo Operações relativas à compra e venda de moeda estrangeira para o turismo internacional; Transferência relacionadas a doações, heranças, aposentadorias e pensões, tratamento de saúde, contribuições, etc.

16 Câmbio Paralelo É também chamado de câmbio negro, sendo o mercado ilegal de divisas estrangeiras.

17 Regime Cambial Grau de intervenção da autoridade monetária do país no mercado de câmbio. Flutuante: a cotação da moeda estrangeira flutua, conforme o comportamento do mercado. Fixo: a cotação não muda. Misto (bandas cambiais): as cotações podem flutuar dentro de determinado intervalo.

18 Taxa Selic SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador

19 Taxa Selic O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos. Mês/Ano Janeiro 1,27% 1,38% 1,43% 1,08% 0,93% Mês/Ano Janeiro 1,05% 0,66% 0,86% 0,89% 0,60%

20 Viés Indica o que pode acontecer entre uma reunião e outra do Copom. Na prática o viés dá poderes ao presidente do Banco Central fixar, antes da próxima reunião do Copom, um novo valor para a taxa Selic no sentido do viés. Viés de Alta Viés de Baixa Neutro ou sem viés

21 Fixação da Taxa SELIC Fatores Externos: nível de instabilidade e estabilidade, principalmente das economias emergentes e do EUA. Fatores Internos: indicadores de preço, tendência da inflação, nível de consumo da sociedade.

22 Título Os títulos públicos federais são instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo Governo Federal para obtenção de recursos junto à sociedade, com o objetivo primordial de financiar suas despesas. Os títulos da dívida pública podem ser emitidos com duas finalidades principais: financiar o déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da dívida pública; realizar operações para fins específicos, definidos em lei. A quase totalidade (mais de 95%) dos títulos públicos federais em circulação, está custodiada no Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é administrado pelo Banco Central. O restante dos títulos está registrado na Cetip - Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos.

23 Alguns Título Letra do Tesouro Nacional (LTN): Título de rentabilidade prefixada, definida no momento da compra. Forma de pagamento: no vencimento. Nota do Tesouro Nacional (NTN): Título de rentabilidade pós fixada (à exceção da NTN F) possuindo diversas séries, cada qual com índice de atualização próprio (NTN A; NTN B; NTN C; NTN D; NTN H; NTN I; NTN M; NTN P; NTN R). Nota do Tesouro Nacional série A (NTN A): Título cambial com pagamento semestral de cupom emitido para troca de títulos da dívida pública federal externa por títulos da dívida interna com características semelhantes. Nota do Tesouro Nacional série B (NTN B): Título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. Forma de Pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

24 Alguns Título Programa Financiamento Estudantil FIES: Destina se a conceder financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos, mediante emissão de Certificados Financeiros do Tesouro Série E (CFT E), específicos para o FIES. Estes títulos são emitidos para as instituições de ensino que concedem aos estudantes o benefício da redução nas mensalidades, e devem, preferencialmente, ser utilizados para pagamento de dívidas das instituições junto ao INSS, à Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que os resgata antecipadamente junto ao Tesouro Nacional, contribuindo ainda para melhorar a disponibilidade financeira desses órgãos/entidades.

25 Taxa Referencial TR: Taxa obtida a partir das médias dos CDBs de 30 dias a taxas pré fixadas praticadas por bancos comerciais. A TR é ajustada por meio de um redutor, de modo a adequá-la aos contratos de poupança e do Sistema Financeiro da Habitação ,73% ,22% * * Em 20/08/2013

26 Curiosidades O Meio Circulante Nacional: As cédulas e moedas metálicas (inclusive as comemorativas) do padrão monetário Real, que estão em poder do público e da rede bancária, constituem o meio circulante nacional, cuja composição é a seguinte: Fonte:

27

28

29 Referência Bibliográfica FERREIRA, Ricardo J.; Sistema Financeiro Nacional LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; Fundamentos do Mercado de Capitais; Atlas PORTAL DO INVESTIDOR; BANCO CENTRAL DO BRASIL;

Indicadores Econômicos: Conceito

Indicadores Econômicos: Conceito Mercado de Capitais Indicadores Econômicos Professor: Roberto César Indicadores Econômicos: Conceito Indicadores econômicos são um conjunto de dados que dão uma idéia da situação da economia de um país,

Leia mais

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA)

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) Os direitos autorais desta página são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998 OS DIREITOS AUTORAIS DESTE SITE ESTÃO PROTEGIDOS PELA LEI Nº 9.610, DE 19.02.1998

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

GLOSSÁRIO DO RELATÓRIO MENSAL DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL

GLOSSÁRIO DO RELATÓRIO MENSAL DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL GLOSSÁRIO DO RELATÓRIO MENSAL DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL Agências Governamentais: Agências responsáveis pela cooperação financeira técnica, científica e tecnológica decorrentes de programas e políticas

Leia mais

O ESPECTRO DA INFLAÇÃO

O ESPECTRO DA INFLAÇÃO O ESPECTRO DA INFLAÇÃO PEDRO JORGE RAMOS VIANNA Professor Titular da UFC. Aposentado Desde o começo deste ano (2013) que os brasileiros estão às voltas como mais um problema: o espectro da inflação. Todos

Leia mais

Universidade de São Paulo Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto Carlos R. Godoy Universidade de São Paulo Carlos R. Godoy 2 Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto Mercado Financeiro I RCC 0407 Taxas de Juros

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

INDEXADORES econômicos

INDEXADORES econômicos INDEXADORES econômicos Fontes: Jornal do Commercio Confederação Nacional do Comércio IPC-RJ / FGV IPC NO IGP-M / FGV Mar./08 322,758 0,55 1,55 4,36 Abr. 325,441 0,83 2,39 5,23 Mai. 328,324 0,89 3,30 5,97

Leia mais

RENDA DE UMA NAÇÃO 30/08/2017. IGP-10 IPC IBC-Br PIB IGP-M IPCA ENTENDENDO A ECONOMIA

RENDA DE UMA NAÇÃO 30/08/2017. IGP-10 IPC IBC-Br PIB IGP-M IPCA ENTENDENDO A ECONOMIA MEDINDO A RENDA DE UMA NAÇÃO ENTENDENDO A ECONOMIA A Economia consiste na PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO e CONSUMO de bens e serviço. A produção refere-se a tudo o que é produzido em uma região. A distribuição

Leia mais

Conjuntura Macroeconômica Brasileira. Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas

Conjuntura Macroeconômica Brasileira. Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas Conjuntura Macroeconômica Brasileira Gabriel Coelho Squeff Técnico de Planejamento e Pesquisa Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas Nível de Atividade Definições IBGE (CN) Produto Interno Bruto

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS INDICADORES ECONÔMICOS Índices de Preços IGP-M IGP-DI Mensal No ano Em 12 meses Mensal No ano Em 12 meses Jan. 0,39 0,39 11,87 0,33 0,33 11,61 Fev. 0,30 0,69 11,43 0,40 0,74 10,86 Mar. 0,85 1,55 11,12

Leia mais

(Vídeo disponível no material online)

(Vídeo disponível no material online) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Coordenador Pós-graduação MBA em Administração e Finanças Mercado Financeiro Nacional e Internacional Mercado Financeiro Indicadores do Mercado Financeiro Marcos

Leia mais

FEA RP USP. Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1

FEA RP USP. Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 FEA RP USP Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Formas de apresentação das taxas de juros Taxa Efetiva Taxa Nominal

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS OUTUBRO 2015 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS SETEMBRO 2015 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS MAIO 2015 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga Fracionada

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS ABRIL 2015 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS JULHO 2016 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS DEZEMBRO 2014 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS INDICADORES ECONÔMICOS Índice de Preços IGP-M IGP-DI Mensal No ano Em 12 meses Mensal No ano Em 12 meses Jan. 0,39 0,39 11,87 0,33 0,33 11,61 Fev. 0,30 0,69 11,43 0,40 0,74 10,86 Mar. 0,85 1,55 11,12 0,99

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

Terça 28 de março 05:00 IPC (semanal) FIPE. 08:00 Sondagem da Construção (mar) FGV - INCC-M (mar) FGV

Terça 28 de março 05:00 IPC (semanal) FIPE. 08:00 Sondagem da Construção (mar) FGV - INCC-M (mar) FGV Informe Semanal 45/2017 Publicado em 29 de março de 2017 Brasil Relatório Focus 10/03/2017 Agenda da Semana Conjuntura ISAE SUMÁRIO EXECUTIVO DA SEMANA Segunda 27 de março Sondagem do Consumidor (mar)

Leia mais

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS INDICADORES SETORIAIS E MACROECONÔMICOS MARÇO 2017 INCTF INCTL IGPM IPCA INPC ICV OUTROS ÍNDICE VARIAÇÃO MÊS (%) VARIAÇÃO ANO (%) VARIAÇÃO 12 MESES (%) Índice Nacional do Custos do Transporte de Carga

Leia mais

TJLP ou TJP? A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos:

TJLP ou TJP? A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos: TJLP ou TJP? PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos: a) A TAXA SELIC;

Leia mais

Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20

Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E 3. Noções de Economia e Finanças pg 26 5 a 7 questões 3.1 Conceitos Básicos de Economia 3.2 Conceitos Básicos de

Leia mais

Apostila Mercado de Capitais Uninove. Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos

Apostila Mercado de Capitais Uninove. Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos Apostila Mercado de Capitais Uninove Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos Classificações dos Títulos A classificação mais natural que temos da classificação de títulos é justamente

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Introdução a Macroeconomia Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento

Leia mais

Unidade II. Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles.

Unidade II. Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles. MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade II A ECONOMIA E OS MERCADOS FINANCEIROS Para entender os mercados financeiros é necessário conhecer como a economia influencia e é influenciada por eles. Alguns

Leia mais

Noções de Economia e Finanças

Noções de Economia e Finanças De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

Certificação Profissional ANBID

Certificação Profissional ANBID Certificação Profissional ANBID Série CPA-10 Módulo III Noções de Economia e Finanças 1 Í N D I C E 10% a 15% da prova 1. 1.1 Indicadores econômicos 1.1.1 PIB 1.1.2 Índices de Inflação: IPCA 1.1.2 Índices

Leia mais

Índices de Preços. Em 12

Índices de Preços. Em 12 Indicadores econômicos Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Período Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Jan. 0,52 0,52 4,27 0,54 0,54 4,56 Fev. 0,19 0,71 4,12 0,49 1,03 4,61 Mar. 0,31 1,02 4,33

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

Índices de Preços. Em 12

Índices de Preços. Em 12 Indicadores econômicos Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Período Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Jan. 0,52 0,52 4,27 0,54 0,54 4,56 Fev. 0,19 0,71 4,12 0,49 1,03 4,61 Mar. 0,31 1,02 4,33

Leia mais

Medindo o custo de vida

Medindo o custo de vida Medindo o custo de vida Roberto Guena de Oliveira USP 13 de agosto de 2012 Roberto Guena de Oliveira (USP) Medindo o custo de vida 13 de agosto de 2012 1 / 29 Sumário 1 Índice de preços ao consumidor 2

Leia mais

Índices de Preços. Em 12

Índices de Preços. Em 12 Indicadores econômicos Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Período Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Jan. 0,46 0,46 6,27 0,48 0,48 5,84 Fev. 0,27 0,73 5,52 0,55 1,03 5,90 Mar. 0,40 1,14 6,28

Leia mais

Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos

Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos UFRJ / CCJE / IE / CEPP Introdução à Política Macroeconômica Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos Vasconcellos (caps.8 e 13) 0 Introdução à Macroeconomia A Macroeconomia trata dos mercados

Leia mais

O Mercado Imobiliário do Distrito Federal

O Mercado Imobiliário do Distrito Federal Brasília, 30 de novembro de. NOTA À IMPRENSA O Mercado Imobiliário do Distrito Federal 1. Introdução/Metodologia O índice bolha verifica a existência de descolamento entre o que se paga para comprar um

Leia mais

Curso técnico Integrado de Administração

Curso técnico Integrado de Administração Curso técnico Integrado de Administração Inflação Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Medir a

Leia mais

Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos

Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos UFRJ / CCJE / IE / PPED Teoria Econômica II Introdução à Macroeconomia Objetivos Macroeconômicos Vasconcellos (caps.8 e 13) 0 Estrutura da Análise Macroeconômica MERCADOS VARIÁVEIS DETERMINADAS PARTE REAL

Leia mais

Uma Corretora que tenha firmado um Contrato de Agente Autorizado com a Administradora.

Uma Corretora que tenha firmado um Contrato de Agente Autorizado com a Administradora. GLOSSÁRIO Administradora Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Agente Autorizado Uma Corretora que tenha firmado um Contrato de Agente Autorizado com a Administradora. Ativos do

Leia mais

meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03 0,53 4,19 6,

meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03 0,53 4,19 6, Indicadores econômicos Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Período Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 Classificação dos títulos de renda fixa no Brasil Os títulos de renda fixa são documentos que comprovam

Leia mais

Economia, Finanças e Estatística Avançada

Economia, Finanças e Estatística Avançada A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 b) Maior que 1 c) Próxima de -1 d) Igual a 0 A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 - Significa que quando um ativo

Leia mais

meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03 0,53 4,19 6,

meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03 0,53 4,19 6, Indicadores econômicos Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Período Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Maio 1,23 2,82 5,41 0,79 2,88 5,58 Jun. 0,96 3,81 5,84 0,74 3,64 6,06 Jul. 0,45 4,27 6,03

Leia mais

Memorial Índices Atualizações Monetárias

Memorial Índices Atualizações Monetárias Memorial Índices Atualizações Monetárias Lista de índices Índice BTN Bônus do Tesouro Nacional Câmbio - Boliviano Bolívia - Compra e Venda Câmbio - Guarani Paraguai - Compra e Venda Câmbio - Iene Japão

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL

ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL ECONOMIA E MERCADO POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL Professora: Karina Cabrini Zampronio Política Monetária Definição: política monetária Conjunto de instrumentos de que se valem as autoridades monetárias

Leia mais

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde Setembro 2011 Banco de Cabo Verde Boletim de Estatísticas Mensal Setembro 2011 Banco de Cabo Verde 2011 1 Índice Sector Monetário 1.1 Síntese da Situação Monetária 5 1.2 Composição da Massa monetária (M2)

Leia mais

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO Letras do Tesouro Nacional LTN Características Gerais: Juros: Não há, estão implícitos no deságio do título. Modalidade: Escritural,

Leia mais

Conjuntura ISAE SUMÁRIO EXECUTIVO DA SEMANA. Quarta 22 de fevereiro 08:00 Sondagem do Consumidor (fev) FGV - Sondagem da Construção (fev) FGV

Conjuntura ISAE SUMÁRIO EXECUTIVO DA SEMANA. Quarta 22 de fevereiro 08:00 Sondagem do Consumidor (fev) FGV - Sondagem da Construção (fev) FGV Informe Semanal 40/2017 Publicado em 23 de fevereiro de 2017 Relatório Focus 20/02/2017 Agenda da Semana SUMÁRIO EXECUTIVO DA SEMANA Segunda 20 de fevereiro Sondagem da Indústria (fev) preliminar 08:25

Leia mais

Índices de Preços. Período

Índices de Preços. Período Índices de Preços IPC/FIPE IPCA Em 12 Em 12 Mensal No ano Mensal No ano meses meses Jan. 1,34 1,34 4,56 0,75 0,75 4,59 Fev. 0,74 2,09 5,05 0,78 1,54 4,83 Mar. 0,34 2,44 4,98 0,52 2,06 5,17 Abr. 0,39 2,84

Leia mais

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA TESOURO DIRETO VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL Aproximadamente 50% do mercado de renda fixa é composto de títulos públicos Dívida pública: Interna (Títulos

Leia mais

Receita da empresa VENDE COMPRA. produção. Custo de

Receita da empresa VENDE COMPRA. produção. Custo de VENDE VENDE produção ago-18 MEDINDO A RENDA DE UMA NAÇÃO ENTENDENDO A ECONOMIA A Economia consiste na PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO e CONSUMO de bens e serviço. A produção refere-se a tudo o que é produzido em

Leia mais

PRINCIPAIS ÍNDICES DE INFLAÇÃO NO BRASIL

PRINCIPAIS ÍNDICES DE INFLAÇÃO NO BRASIL PRINCIPAIS ÍNDICES DE INFLAÇÃO NO BRASIL Belo Horizonte, 17 de dezembro de 2009 2 SUMÁRIO PÁGINA 3 IPC (FIPE) PÁGINA 4 IPCA (IBGE) PÁGINA 5 INPC (IBGE) PÁGINA 6 IGP-DI (FGV) PÁGINA 7 IGP-M (FGV) PÁGINA

Leia mais

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO Notas do Tesouro Nacional, série B NTN-B Notas do Tesouro Nacional, série B NTN-B Características Gerais: Cupom Semestral de Juros:

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos.

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

O Mercado Imobiliário do Distrito Federal

O Mercado Imobiliário do Distrito Federal Brasília, 26 de agosto de. NOTA À IMPRENSA O Mercado Imobiliário do Distrito Federal 1. Introdução/Metodologia O índice bolha verifica a existência de descolamento entre o que se paga para comprar um imóvel

Leia mais

Boletim de Estatísticas Mensal Junho Banco de Cabo Verde

Boletim de Estatísticas Mensal Junho Banco de Cabo Verde Junho 2011 Banco de Cabo Verde Boletim de Estatísticas Mensal Junho 2011 Banco de Cabo Verde 2011 1 Índice Sector Monetário 1.1 Síntese da Situação Monetária 5 1.2 Composição da Massa monetária (M2) 6

Leia mais

Receita da empresa VENDE COMPRA. produção. Custo de

Receita da empresa VENDE COMPRA. produção. Custo de VENDE VENDE produção MEDINDO A RENDA DE UMA NAÇÃO ENTENDENDO A ECONOMIA A Economia consiste na PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO e CONSUMO de bens e serviço. A produção refere-se a tudo o que é produzido em uma região.

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2 Teoria Econômica II: Macroeconomia Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 2 Registro de transações entre residentes e não-residentes. Contas do Balanço de Pagamentos Transações Correntes:

Leia mais

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto TÍTULO PÚBLICO FEDERAL Manoela Barreto EXPERIÊNCIA Economista Diretora de ONG que divulga a ENEF Sócia da Ourum Investimentos e Câmbio Demais detalhes TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS - CONCEITO Um título público

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto - Agosto 2017

Balanço do Tesouro Direto - Agosto 2017 Balanço do Tesouro Direto - Agosto 2017 1. Vendas e Resgates Em agosto, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 1.349,3 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 1.408,2 milhões, sendo R$ 1.275,2 milhões

Leia mais

REAG ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. MANUAL DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS

REAG ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. MANUAL DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS REAG ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. MANUAL DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS SETEMBRO DE 2016 1 ÍNDICE Capítulo I... 4 Introdução... 4 Objetivo... 4 Princípios... 4 Capítulo II... 6 Definição de Processos de

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto - Dezembro 2017

Balanço do Tesouro Direto - Dezembro 2017 Balanço do Tesouro Direto - Dezembro 2017 1. Vendas e Resgates Em dezembro, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 1.099,3 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 1.141,5 milhões, relativos às recompras.

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare MÓDULO 3 3.1 Conceitos Básicos de Economia 3.1.1 Indicadores econômicos: PIB (Produto interno bruto) é uma medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, na agropecuária, indústria

Leia mais

Inflação. Introdução à Economia. Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior

Inflação. Introdução à Economia. Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior Introdução à Economia Inflação Curso Técnico em Contabilidade Professor Adm. Walter Martins Júnior 1 DEFINIÇÃO DE INFLAÇÃO Inflação: Inflação é a situação em que há um aumento contínuo e generalizado de

Leia mais

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Mercados e Instrumentos Financeiros I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES Índice 1. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES...3 2. Sistema de Pagamentos Brasileiro...3

Leia mais

RESUMO SEMANAL 05 de Fevereiro de 2010

RESUMO SEMANAL 05 de Fevereiro de 2010 DATA RISCO PAIS RESUMO SEMANAL 05 de Fevereiro de 2010 DÓLAR PTAX IBOVESPA SELIC INDICADORES SWAP PRÉxDI 360 INFLAÇÃO ESPERADA 12 MESES JURO REAL* JURO REAL** 08/01/2010 191 1,73 70.262 8,75% 10,34% 4,47%

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

Inflação. UFRJ IE PPED Teoria Econômica II. Vasconcellos (cap.13) Inflação,)Desemprego)e)Curva)de)Phillips)

Inflação. UFRJ IE PPED Teoria Econômica II. Vasconcellos (cap.13) Inflação,)Desemprego)e)Curva)de)Phillips) UFRJ IE PPED Teoria Econômica II Inflação Vasconcellos (cap.13) Ana Cristina Reif 1 Inflação Aumentocon1nuoegeneralizadononíveldepreços. Distorçõesprovocadaspelainflação! Efeitosobredistribuiçãoderenda

Leia mais

Manual de Precificação de Ativos

Manual de Precificação de Ativos Manual de Precificação de Ativos Manual de Precificação de Ativos I Objetivo Este Manual de Precificação de Ativos tem por objetivo estabelecer os princípios e critérios de Marcação a Mercado ( MaM ) para

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. (2018 CESPE Polícia Federal Perito Criminal Federal Área 1) Segundo o Relatório de Inflação do Banco

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

Medindo o custo de vida

Medindo o custo de vida Medindo o custo de vida Roberto Guena de Oliveira 15 de agosto de 2016 USP Sumário 1 Índice de preços ao consumidor 2 O cálculo do IPCA 3 Problemas com o IPCA 4 Outros índices de preços 5 Descontando o

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Títulos de Renda Fixa Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 Mercado de Títulos Mercadode títulos - classificaçãosegundo retorno dos ativos

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto Fevereiro 2019

Balanço do Tesouro Direto Fevereiro 2019 Balanço do Tesouro Direto Fevereiro 2019 1. Vendas e Resgates Em fevereiro, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 2.304,3 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 1.589,8 milhões, sendo R$ 1.453,0 milhões

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO)

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e

Leia mais

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western Custo de Vida 16 Custo de Vida Inflação é o aumento do nível de preços geral da economia. A taxa de inflação é a mudança percentual do nível de preço em relação ao período anterior. Índice de Preço ao

Leia mais

Finanças Públicas APO Complementos

Finanças Públicas APO Complementos Finanças Públicas APO 2015 Indicadores Fiscais (produzido pelo Bacen com informações até março de 2015 ) + Complementos Prof. Waldery Rodrigues Jr. waldery.rodrigues@yahoo.com.br Fonte Principal: Banco

Leia mais

ANEXO I FÓRMULA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE REAJUSTE DOS PLANOS INDIVIDUAIS (IRPI): IRPI = Índice Máximo de Reajuste dos Planos Individuais

ANEXO I FÓRMULA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE REAJUSTE DOS PLANOS INDIVIDUAIS (IRPI): IRPI = Índice Máximo de Reajuste dos Planos Individuais ANEXO I FÓRMULA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE REAJUSTE DOS PLANOS INDIVIDUAIS (IRPI): IRPI = 80% IVDA + 20% * IPCA Exp. IRPI = Índice Máximo de Reajuste dos Planos Individuais IVDA = Índice de Valor das Despesas

Leia mais

Notas para o Seminário Andima sobre Renda Fixa em Mercado de Balcão. Alkimar R. Moura FGVSP 29/09/2006

Notas para o Seminário Andima sobre Renda Fixa em Mercado de Balcão. Alkimar R. Moura FGVSP 29/09/2006 Notas para o Seminário Andima sobre Renda Fixa em Mercado de Balcão Alkimar R. Moura FGVSP 29/09/2006 Sumário Papel do Mercado de Títulos Mercado de Renda Fixa no Brasil Mercado de Renda Fixa de Balcão

Leia mais

Matemática Financeira. Aula 03 Taxa Real de Juros

Matemática Financeira. Aula 03 Taxa Real de Juros Matemática Financeira Aula 03 Taxa Real de Juros Inflação É o fenômeno conhecido como o aumento persistente dos preços de bens e serviços Fatores: Escassez de produtos, déficit orçamentário, emissão descontrolada

Leia mais

2005: Cenários para o Mercado de Renda Fixa. Marcello Siniscalchi

2005: Cenários para o Mercado de Renda Fixa. Marcello Siniscalchi 2005: Cenários para o Mercado de Renda Fixa Marcello Siniscalchi Ampla liquidez internacional provocada por taxas de juros reais negativas e curvas de juros pouco inclinadas. Taxas de juros Reais G3 Inclinação

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto - Outubro 2018

Balanço do Tesouro Direto - Outubro 2018 Balanço do Tesouro Direto - Outubro 2018 1. Vendas e Resgates Em outubro, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 2.084,8 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 1.805,1 milhões, sendo R$ 1.804,4 milhões

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BALANÇOS GERAIS

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BALANÇOS GERAIS GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BALANÇOS GERAIS MOSSORÓ/RN 2012 ÍNDICE Balanço Orçamentário... 03 Balanço Financeiro... 04 Balanço Patrimonial...

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto Junho 2019

Balanço do Tesouro Direto Junho 2019 Balanço do Tesouro Direto Junho 2019 1. Vendas e Resgates Em junho, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 2.679,9 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 1.683,2 milhões, relativos às recompras. Com

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão de Leilão Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão Este folheto abrange as seguintes operações com títulos públicos na BM&FBOVESPA: Definitivas Compromissadas

Leia mais

Fatores Determinantes do

Fatores Determinantes do Fatores Determinantes do Balanço de Pagamentos Abordagem pela Absorção Abordagem pelos Movimentos de Capital Abordagem Monetária http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Contabilidade das relações externas

Leia mais

Balanço do Tesouro Direto Maio 2019

Balanço do Tesouro Direto Maio 2019 Balanço do Tesouro Direto Maio 2019 1. Vendas e Resgates Em maio, as vendas do Tesouro Direto atingiram R$ 5.860,8 milhões. Já os resgates totalizaram R$ 10.063,9 milhões, sendo R$ 1.959,9 milhões relativos

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui Índice Sumário 5 investimentos seguros para 2017... 3 Mesmo com projeção de queda da Selic, especialistas continuam indicando a renda fixa para este ano. Veja quais são as melhores opções... 3 TESOURO

Leia mais

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Keynes e a Teoria Geral do Emprego Agregados Macroeconômicos: produto, renda, consumo, investimento, poupança. Desemprego Desigualdade Inflação

Leia mais