Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa"

Transcrição

1 Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa

2 Literatura Pré-moderninsmo ( ) Delimitação As duas primeiras décadas do século XX, no plano artístico, apresentam uma grande mistura de tendências que expressam as contradições do próprio sistema social brasileiro. Na literatura, coexistem as mais variadas correntes e estilos. Mesmo assim, poderíamos formar dois grupos de letrados com visões e procedimentos formais opostos. Teríamos: Um grupo passadista: preso à estética do século XIX e alienado em maior ou menor grau de realidade nacional. Os nomes mais típicos seriam o de Olavo Bilac e Coelho Neto; Um grupo renovador: disposto a reexaminar o país a partir de novos instrumentais teóricos e/ou novas visões de mundo, são eles: Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Lima Barreto entre outros. Euclides da Cunha ( ) Os Sertões (1902); Contrastes e confrontos (1907) e À margem da história (1909) Divisão: A terra O homem A luta Teorias colonialistas (raça, clima, etc.) Misturas de ciência, história, sociologia, lirismo Documentos sobre a Guerra de Canudos (1897), no sertão da Bahia Denúncia do esquecimento dos povos do interior A campanha é definida: crime da nacionalidade Estilo retórico

3 Literatura Prof. Ibirá Costa A obra de Euclides da Cunha em especial Os Sertões representa uma extraordinária virada em nossa história cultural na medida em que destrói toda aquela visão ufanista que marcava as interpretações do interior brasileiro, realizadas anteriormente. Antes de Euclides, e com raras exceções, assistíamos a uma celebração convencional da vida rural, no caso da vida sertaneja sempre pintada com cores favoráveis, mas não realistas. Euclides efetiva um corte nessa visão padronizada, dando-nos outra perspectiva do Brasil de um Brasil esquecido, ignorado, e miserável que a produção cultural do mundo urbano pouco registrara. Quando saiu de São Paulo, na condição de jornalista para internar-se no sertão baiano com o intuito de cobrir a quarta e última expedição punitiva contra os camponeses de Canudos, Euclides ainda acreditava na versão oficial que dava os sertanejos como fanáticos e monarquistas. A observação direta das batalhas, a entrevista com os prisioneiros e, sobretudo, a descoberta de um mundo, social e ecologicamente, insuspeito para os homens litorâneos, mudaram por completo a visão do escritor. Ele percebe que assiste a uma guerra absurda, fraticida. E constata que os responsáveis pelo conflito não são os chamados fanáticos. O resultado de sua nova visão manifesta-se na série de reportagens que enviou para o jornal O Estado de São Paulo (Estadão). Era uma ótica diferente, porém Euclides dá-se conta que o fenômeno assistido merecia mais do que uma rápida análise jornalística. Iniciavase a preparação de Os Sertões. Durante vários anos pesquisa, armando-se de todo o instrumental científico disponível na época. Não quer apenas narrar o que viu, quer interpretar, discutir, racionalizar. O produto de tal esforço vem à luz em 1902 e causa grandes polêmicas.

4 A sociologia naturalista O tom indignado da obra só é interrompido por observações científicas sobre o meio, o clima e a raça. Aqui, Euclides mostra-se particularmente infeliz, pois ao analisar esses elementos vale-se das teses naturalistas do Imperialismo europeu. Segundo tais teses, a civilização só brotaria em climas temperados e sob a égide da raça pura, superior, a raça branca; contudo, nem essas concessões retiram a força dramática e social do relato de Euclides. Divisão e classificação literária De tom fortemente ensaísta, científico, a obra Os Sertões tem sua história baseada no famoso movimento messiânico que manifestouse no sertão da Bahia entre , a Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro era seu grande líder e inspirador, dotado de uma oralidade aguçada, grande sabedoria e religiosidade. Rebanhou e guiou a massa de canudos rumo ao interior do sertão baiano para fundarem uma espécie de sociedade alternativa, onde todos pudessem sobreviver ao clima hostil do sertão, da fome, da miséria e da seca. Os Sertões divide-se em três partes, de acordo com a rigidez cientificista: A Terra, O Homem e A Luta. E, até hoje a crítica não conseguiu enquadrá-lo num gênero literário. Mistura de documento, reportagem, ensaio científico, o texto tem ainda uma intenção literária, manifesta em linguagem. Também o enquadramento da obra nos parâmetros de um movimento literário parece impossível: A Terra: ligada à questão da geografia, do clima e do relevo do sertão, revela a narrativa científica, descritiva e detalhista da obra. Aqui mostra-se toda a questão da seca, do clima e da terra que são hostis à sobrevivência do homem. Cada planta, animal e pedaço de terra são descritos minuciosamente, de modo que possamos ver, imaginar, habituar ao sertão e suas características.

5 Literatura Prof. Ibirá Costa O Homem: também ligado ao cientificismo, só que sociológico. Procura mostrar o homem do sertão, o sertanejo, a sua condição quanto ser humano, a sua consciência de mundo, do seu mundo, da sua realidade. Esse sertanejo é revelado ao mundo da sociedade litorânea, da elite urbana, social do Brasil. Eis, então, que dois Brasis completamente diferentes entram em choque, duas realidades que se desconhecem e se repelem. A Luta: esse é o último tomo da obra, dotado de um forte lirismo e de uma narrativa mais densa e atraente. Aqui é narrada a última das quatro excursões do Exército brasileiro da República Velha ¾ o Exército Jacobino ¾ comandado pelo Cel. Moreira César; dá-se um final à questão de Canudos: uma verdadeira chacina, uma atrocidade para com o ser humano. O Exército realiza um massacre sem proporções e sem compaixão, destruindo, queimando, assassinando toda Canudos. Esse é um dos conflitos mais sangrentos dessa época e que mostra a grande hipocrisia do governo brasileiro, os seus mandos e desmandos em relação aos órgãos públicos, principalmente, sobre os meios de comunicação, que serviram para alienar, manipular a opinião pública a seu favor. Simões Lopes Neto ( ) Obras:Cancioneiro guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos de Romualdo ( edição póstuma) Simões Lopes Neto é considerado o verdadeiro criador do regionalismo rio-grandense. Vivendo em Pelotas, onde concentravam-se as charqueadas, isto é, onde se estabelecia o núcleo econômico de uma vida toda ela dirigida para a pecuária, pôde conhecer um universo social, humano e lingüístico em vias de extinção: o universo gauchesco. Em Simões Lopes Neto tudo é natural: linguagem e assunto fundem-se numa escritura que capta com realismo os usos e costumes meridionais.

6 O interesse pelo documento leva-o a recolher uma coletânea de poesias populares: Cancioneiro guasca. E também à compilação da mitologia rio-grandense, Lendas do Sul, em que a Boitatá, a Salamanca do Jarau e o Negrinho do Pastoreio são revividos pelo estilo oral do narrador pelotense. A tradição de dados populares que impregna as suas obras pode ser encontrada, da mesma forma, nos Casos de Romualdo. Romualdo é o mentiroso contumaz, tipo freqüente nas comunidades em decadência e que, através da imaginação febril, compensa a mediocridade de sua existência cotidiana. Mas a criação mais importante de Simões Lopes Neto é Contos Gauchescos. O livro é composto por dezenove contos e neles percebemos as qualidades do narrador e, paralelamente, os seus limites. Dois traços tornam-se nítidos: A fixação do mundo gauchesco A oralidade e os regionalismos da linguagem Para isso, muito vale o estratagema do escritor de ceder a palavra ao vaqueano Blau Nunes: E por circunstâncias de caráter pessoal sucedeu que foi meu constante guia e segundo o benquisto tapejara Blau Nunes, desempenado arcabouço de oitenta e oito anos, todos os dentes, vista aguda e ouvido fino(...). Genuíno tipo crioulo rio-grandense (hoje tão modificado), era Blau Nunes o guasca sadio, a um tempo leal, e ingênuo, impulsivo na alegria e na temericidade, precavido, perspicaz, sóbrio e infatigável; e dotado de uma memória de rara nitidez brilhando através de imaginiosa e encantadora loquacidade servida e floreada pelo vivo e pitoresco dialeto gauchesco.

7 Literatura Prof. Ibirá Costa Blau Nunes assume então a voz narrativa, tecendo os relatos dos episódios dos quais participou, apenas presenciou ou ainda simplesmente ouviu falar. Há no tom narrativo de Blau certa neutralidade, destruída, aqui e ali, pela saudade dos antigos tempos e por certo moralismo de origem cristã. A significação moral das histórias exige-se sobre um sentimento de relativo desconforto do narrador com a violência imperante no território gaúcho: a destruição do boi sem serventia ( O boi velho ), a carnificina guerreira ( O anjo da vitória ), etc. Ainda que o esforço documental presida à obra, o registro dos costumes nunca é gratuito. Liga-se à ação dos contos e à psicologia simples dos indivíduos. Em três ou quatro narrativas, contudo, o valor do documento é superado por uma legítima sensibilidade artística. Trezentas onças, O contrabandista, e O boi velho, por exemplo, transcendem a condição de espelho da região, atingindo a chamada universidade das grandes produções literárias. A linguagem Se muitos contos permaneceram apenas como registro de costumes ou como anedotas bem contadas eis o limite do autor pelotense -, a linguagem, em todos eles, é viva e cheia de dialetismos. O linguajar gauchesco é reproduzido pelo escritor. Mas a utilização que Simões faz do regionalismo lingüístico não visa ao pitoresco, como acontece na maioria das manifestações artísticas ditas regionais. Nele, a expressão típica é uma decorrência dos conteúdos trabalhados, e, por isso mesmo, somos capazes de superar as dificuldades de seu vocabulário, percebendo-lhe, inclusive, o sabor: Era um chinocão de agalhas!... Seiúda, enquadrada, de boas cores, olhos terneiros... e com uma trança macota, ondeada, negra, lustrosa, que caía meio desfeita pelas costas, até o garrão!

8 Graça Aranha ( ) Obras: Canaã (1902) e A Estética da Vida (1921) Romance de tese, romance-ensaio Justificação da imigração (Mikau e Lentz) A integração cósmica do imigrante com a realidade brasileira A visão otimista do futuro brasileiro Linguagem retórica, com acentos impressionistas À semelhança de Os Sertões, também Canaã agitou os círculos letrados do país quando de sua publicação, em Tratava-se de um tipo de romance desconhecido entre nós: o romance-ensaio, o romance de tese. Nele, dois imigrantes alemães, Mikau e Lentz, recém chegados ao intrior do Espírito Santo (onde trabalharam como colonos) emitem as suas teorias sobre o papel da imigração sobre o atraso brasileiro e sobre o próprio sentido da vida. Como romance, Canaã é um fracasso. Prejudica-o não só o caráter de ensaio, como também a ausência de nexo real entre muitos episódios que se tomam gratuitos. O debate entre Mikau e Lentz sobre a função do imigrante talvez guarde certo interesse. Vê-se aí a ideologia justificatória da imigração. Mas, quando as idéias sociais resvalam para o campo da argumentação metafísica, o malogro literário parece ampliar-se. Ressalta-se, por fim, a sua participação da Semana de Arte Moderna, da qual foi um dos líderes, embora por sua retórica cientificista estivesse mais ligado aos modelos do século XIX. Monteiro Lobato ( ) Obras: Urupês (1918), Cidades mortas (1919) e Negrinha (1920) Fixação dos costumes interioranos Descoberta do caipira paulista (Jeca Tatu) Denúncia social

9 Literatura Prof. Ibirá Costa Contos tradicionais e patéticos Linguagem conservadora e idéias progressistas Polêmico, divulgador de idéias progressistas, procurou em seus contos revelar a situação miserável do homem do interior. No caso, o caboclo paulista. A predominância de personagens e cenários rurais, os jecas-tatus e as cidades mortas ¾ cidadezinhas decadentes do Vale do Paraíba, onde brilhara a civilização do café ¾ fez com que alguns críticos o rotulassem de regionalista, o que parece um equívoco. Embora o sentido modernista dos temas, há na técnica dos seus contos nítida inspiração em Maupassant, isto é, do conto tradicional, aquele que busca o efeito fácil, com finais imprevistos e soluções anedóticas ou macabras. Também a sua escritura está presa à fórmulas do séc. XIX. Não foi à toa que se manteve afastado do movimento de 22, recusando a destruição proposta pelos círculos que fizeram a Semana da Arte Moderna. Principalmente porque esta destruição dirigia-se mais à linguagem, onde o escritor paulista revelava-se bastante conservador. Podemos entender assim a sua incompreensão diante da pintura de Anita Malfatti, em 1917, fato importante para a deflagração da Semana de Arte Moderna. Assim, realiza uma forte crítica à exposição feita pela artista plástica no seu famoso e destruidor artigo Paranóia ou mistificação. Literatura infantil Como precursor no Brasil, na literatura infantil, Lobato encontraria o seu verdadeiro caminho. As histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo e seus habitantes, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília, o Visconde e tantos outros permanecem como modelos quase insuperáveis do gênero. Rompendo com os mitos europeus, as narrativas baseiamse na realidade brasileira, apresentando uma síntese perfeita entre informação e ficção, magia e verdade.

10 Lima Barreto ( ) Obras: Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), Triste fim de Policarpo Quaresma (1909), Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1909) e Clara dos Anjos (novela inacabada 1924) Romances com personagens populares Valorização da gente simples dos subúrbios Perspectiva nitidamente social - Crítica às instituições (imprensa, justiça, etc.) Caricatura violenta dos poderosos Linguagem coloquial, popular Denúncia dos preconceitos (de cor, social, etc.) Através da caricatura, o autor mulato satirizou os setores dominantes do país, nas duas primeiras décadas do século XX, em especial os altos burocratas e os letrados. Sua ficção, assim como seus artigos, vive em torno de elementos opositivos. À burguesia degradada contrapõe os habitantes dos subúrbios, pequenos funcionários públicos, operários, etc. São dois mundos que se repelem. Lima Barreto opta pelo universo dos humildes, sem apelar para o recurso da idealização. Descreve a vida suburbana com realismo. A linguagem do autor acompanha a mudança de enfoque temático. Trata-se de uma linguagem simples em oposição à retórica bacharalesca então vigente. Seu estilo ¾ em plena voga parnasiana ¾ foi acusado de incorreto, desleixado.

11 Literatura Prof. Ibirá Costa Triste fim de Policarpo Quaresma Desses relatos, o mais significativo, tanto pelo assunto, quanto pela linguagem narrativa (a caricatura é mínima e o autor não se intromete no texto) é Triste fim de Policarpo Quaresma. Nele, conta-se o drama do velho aposentado, Policarpo Quaresma, em sua luta ingênua pela salvação do Brasil. Nacionalista xenófobo, propõe a adesão do tupiguarani como língua oficial, alimenta-se apenas com comidas brasileiras, recebe as visitas gesticulando e chorando como um verdadeiro índio goitacá, intensa fracassa das pesquisas folclóricas. Depois de uma passagem pelo hospício resolve adquirir um sítio, a fim de plantar e comprovar a máxima de que em se plantando tudo daria em nossa terra. E, também nessa experiência ele fracassa. Por outro lado, existe em Policarpo Quaresma um convicto desejo de melhorias para a nação. Isso e mais a consciência crítica que aos poucos vai adquirindo lhe dão grande autenticidade humana e social. Sua morte, por fuzilamento, corresponde ao momento em que atinge o mais alto de lucidez sobre a violência e a injustiça presentes na sociedade brasileira. Outra obras Romance de estréia, Recordações do escrivão Isaías Caminha narra a trajetória de um jovem mulato que vem do interior para o Rio de Janeiro. Entretanto, a opressão causada pela pobreza e pelo preconceito da cor, terminará por triunfar num grande jornal, a custa de uma ampla corrupção pessoal. Vence ao desfazer-se de suas melhores ilusões humanistas.

12 Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá é uma espécie de crônica romanceada, tendo o Rio de Janeiro como cenário obsecante. O velho burocrata Gonzaga de Sá, de origem aristocrática e alta formação cultural passeia pela cidade com seu discípulo (que é também narrador), comentando num tom irônico a vida e a sociedade. Novela inacabada, Clara dos Anjos relata o drama de uma rapariga suburbana, pobre e mulata, que é deduzida por um jovem de extração burguesa. Seria interessante lembrar também o famoso conto de Lima Barreto, O Homem que sabia javanês, sátira veemente contra a figura do letrado brasileiro, mistificador e ignorante. Augusto dos Anjos ( ) Obra: Eu (1914) Temática da morte Presença da podridão Angústia cósmica Linguagem científica Classificado ora como parnasiano, ora como simbolista, Augusto dos Anjos parece superar os princípios desses movimentos através de uma poesia originalíssima, embora bastante discutível. Seu discurso poético é intencionalmente grotesco, marcado por uma obsessão pela morte, enquanto fenômeno de decomposição física: carnes putrefatas, cemitérios malcheirosos, a matéria apodrecida. A desintegração física é complementada por uma linguagem pseudamente científica, estranha retórica que dá tons metafísicos a esse mundo de vermes e seres decompostos. Observe o poema Versos íntimos :

13 Literatura Prof. Ibirá Costa Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a ingratidão ¾ esta pantera Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem que, que nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga. Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! Outro poema muito conhecido é Psicologia de um vencido : Eu, filho do carbono e do amoníaco Monstro de escuridão e rutilância Sofro desde a epigênese da infância A influência má dos signos do Zodíaco Profundissimamente hipocondríaco Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco Já o verme ¾ este operário das ruínas ¾ Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra Anda a espreitar meus olhos para roê-los. E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade orgânica da terra!

14

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo Bárbara da Silva Literatura Pré-modernismo O pré-modernismo não é propriamente uma escola literária, mas um período em que alguns autores decidiram produzir uma literatura que refletia as questões políticas

Leia mais

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro PRÉ-MODERNISMO Professora: Daiane Carneiro Pré-modernismo Primeiros anos do século XX. 1902: publicação de Canaã, de Graça Aranha, e de Os sertões, de Euclides da Cunha. 1922: Semana de Arte Moderna (início

Leia mais

Augusto dos Anjos ( )

Augusto dos Anjos ( ) Augusto dos Anjos (1884 1914) Augusto dos Anjos Única obra: Eu (1912) Augusto dos Anjos Trata-se de um caso à parte da poesia brasileira. Autor de grande sucesso popular, foi ignorado por certa parcela

Leia mais

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso LITERATURA PRÉ-MODERNISMO Profa. Waleska Gomide Panosso MONTEIRO LOBATO AUGUSTO DOS ANJOS EUCLIDES DA CUNHA LIMA BARRETO GRAÇA ARANHA PRÉ-MODERNISMO O Pré Modernismo no Brasil não se constituiu uma escola

Leia mais

Revisando o Pré-Modernismo ( )

Revisando o Pré-Modernismo ( ) Revisando o Pré-Modernismo (1902-1922) Não é escola literária. Conjunto de tendências individuais. É um momento literário de transição. A semelhança é que todos os autores são diferentes. Romantismo Realismo

Leia mais

O Pré-Modernismo. Prof. Fernando Pucharelli

O Pré-Modernismo. Prof. Fernando Pucharelli O Pré-Modernismo Prof. Fernando Pucharelli 1900-1922 Contexto histórico Revolução de Canudos O ciclo do cangaço O Misticismo de padre Cícero Revolução do Contestado O ciclo da Borracha A revolta da Vacina

Leia mais

AULA 19 LITERATURA PRÉ-MODERNISMO

AULA 19 LITERATURA PRÉ-MODERNISMO AULA 19 LITERATURA PROFª Edna Prado PRÉ-MODERNISMO I CARACTERÍSTICAS O Pré-Modernismo é um movimento literário tipicamente brasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o período anterior à Semana

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANDERLEIA DA SILVA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no

Leia mais

Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Versos Íntimos Augusto dos Anjos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera!

Leia mais

O PRÉ-MODERNISMO. Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto

O PRÉ-MODERNISMO. Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto O PRÉ-MODERNISMO O PRÉ-MODERNISMO Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto Graça Aranha Augusto dos Anjos Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição

Leia mais

LPLB. Questões de 01 a 06. Leia atentamente o texto abaixo.

LPLB. Questões de 01 a 06. Leia atentamente o texto abaixo. PÁG. 2 2 O CONCURSO VESTIBULAR/2001 LPLB DIS LPLB Questões de 01 a 06 Leia atentamente o texto abaixo. 01 05 10 15 20 25 Efetuou-se esta semana a prisão de um moedeiro falso, que se preparava a montar

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari

Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari *Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século XX; * É quando surge

Leia mais

PRÉ-MODERNISMO. Ceará - milagres de Padre Cícero gerando clima de histeria fanático-religiosa

PRÉ-MODERNISMO. Ceará - milagres de Padre Cícero gerando clima de histeria fanático-religiosa PRÉ-MODERNISMO 1 Introdução 1 Não constitui uma "escola literária", ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo

Leia mais

Alunos: Francini Medeiros, Giseli Duarte, Hadassa Marques, Jéssica Santos, Luana Beatriz e Sérgio Araújo. Turma: 9020511.

Alunos: Francini Medeiros, Giseli Duarte, Hadassa Marques, Jéssica Santos, Luana Beatriz e Sérgio Araújo. Turma: 9020511. Alunos: Francini Medeiros, Giseli Duarte, Hadassa Marques, Jéssica Santos, Luana Beatriz e Sérgio Araújo. Turma: 9020511. "Todo momento pré é de prenúncios, de pressupostos. Todo momento pré transita

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

Pré-Modernismo. Principais Obras e Autores + Características

Pré-Modernismo. Principais Obras e Autores + Características Pré-Modernismo Inicia no Brasil em 1902. É um período de transição entre Simbolismo e o Modernismo. Contexto histórico: pós - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (1889). Principais Características Linguagem mais

Leia mais

O PRÉ-MODERNISMO. O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo.

O PRÉ-MODERNISMO. O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo. PRÉ-MODERNISMO O PRÉ-MODERNISMO O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo. Principais Objetivos: - Necessidade de transformação

Leia mais

Português 2º ano João J. Folhetim

Português 2º ano João J. Folhetim Português 2º ano João J. Folhetim Romantismo: Cultura e Estética Burguesa Individualismo Liberalismo Culto ao Novo Cristianismo Materialismo Subjetivismo Liberdade de Expressão Imaginação Criadora Espírito

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO

EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, agosto de 2017 O AUTOR 1886-1909. Engenheiro, sociólogo, jornalista e historiador. Até a Campanha de Canudos, Euclides

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO PROVÍNCIA DO PARANÁ Colégio Madre Clélia. Pré-modernismo. Prof. Eliana Martens

ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO PROVÍNCIA DO PARANÁ Colégio Madre Clélia. Pré-modernismo. Prof. Eliana Martens ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO PROVÍNCIA DO PARANÁ Colégio Madre Clélia Pré-modernismo Prof. Eliana Martens O Brasil começa a se conhecer verdadeiramente "Porque não no-los separa um mar, separam-nolos três séculos..."

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra?

1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra? C7S 9ºANO 2016 1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra? 2. Em suas descrições, Euclides da Cunha faz referência a um jogo de opostos,

Leia mais

Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir

Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir Atividades Dia do Livro Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir Atividades Dia Monteiro Lobato do Livro Infantil Confira algumas Atividades Dia do Livro Infantil Monteiro Lobato para imprimir,

Leia mais

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista?

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista? 2º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

NATURALISMO LITERATURA - 2 ano A e B (2º Bim.)

NATURALISMO LITERATURA - 2 ano A e B (2º Bim.) COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE NATURALISMO LITERATURA - 2 ano A e B (2º Bim.) Professora: Caroline Santos O vagão de terceira classe (1864), Honoré Daumier Aspectos Gerais Frequentemente o Realismo e o Naturalismo

Leia mais

A cor do subúrbio em Clara dos Anjos: uma leitura da obra de Lima Barreto

A cor do subúrbio em Clara dos Anjos: uma leitura da obra de Lima Barreto A cor do subúrbio em Clara dos Anjos: uma leitura da obra de Lima Barreto Márcio Moraes A cor do subúrbio em Clara dos Anjos: uma leitura da obra de Lima Barreto 1.ª Edição Montes Claros Márcio Adriano

Leia mais

O Feijão e o Sonho ORÍGENES LESSA PROJETO PEDAGÓGICO

O Feijão e o Sonho ORÍGENES LESSA PROJETO PEDAGÓGICO O Feijão e o Sonho ORÍGENES LESSA PROJETO PEDAGÓGICO IDEIAS PARA SALA DE AULA Aqui você vai encontrar sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula antes, durante e depois da leitura.

Leia mais

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração 1.0 Contexto Histórico Prosa Pós Semana de Arte Moderna. Pós experimentalismo, apologia do novo. Vitória sobre o parnasianismo. Ditadura de Vargas.

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Não se pode dizer que o Pré-modernismo constitui-se em uma escola literária em si.

Não se pode dizer que o Pré-modernismo constitui-se em uma escola literária em si. 1902 A 1922 Não se pode dizer que o Pré-modernismo constitui-se em uma escola literária em si. É, em verdade, um conjunto de manifestações do espírito de uma época, que apresentava o novo, rompia com o

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

Revisão de Literatura para o ENEM

Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM 1. Aula de Português "A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras,

Leia mais

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-%

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-% huua-% Dante Moreira Leite O caráter nacional brasileiro História de uma ideologia 6 a edição revista Série Dante Moreira Leite Organizador Rui Moreira Leite U NESP Sumário Prefácio à segunda edição 15

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANDRE LUIS SOEIRO PINTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Rima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rima

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara.

O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara. O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara. A segunda metade do século XIX presencia profundas modificações

Leia mais

Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros

Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros Séc. XVII BARROCO Séc. XIX ROMANTISMO AMOR DE PERDIÇÃO: SÍNTESE DA

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Literatura Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( )

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) VÍDEOAULAS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 1930) - PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de

Leia mais

2 Contextualização. 5 Relações. Índice. Nota prévia histórico-literária A obra como crónica da mudança social... 19

2 Contextualização. 5 Relações. Índice. Nota prévia histórico-literária A obra como crónica da mudança social... 19 Índice 1 Nota prévia... 6 2 Contextualização histórico-literária... 9 2.1. Contextualização... 9 2.2. Elementos de contexto... 11 2.3. Produção literária de Camilo Castelo Branco... 13 2.4. A novela Amor

Leia mais

O ALEM-MAR LITERATURA PORTUGUESA

O ALEM-MAR LITERATURA PORTUGUESA JOÃO DE CASTRO OSÓRIO O ALEM-MAR NA LITERATURA PORTUGUESA (ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS) NOVA ARRANCADA ÍNDICE DAS MATÉRIAS Breve nota sobre a vida e obra de João de Castro Osório., CAPÍTULO I CONDIÇÕES HISTÓRICAS

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Vida e Obra. O. Pedro II, um discurso republicano. Vicência ]aguaribe"'

Vida e Obra. O. Pedro II, um discurso republicano. Vicência ]aguaribe' 4a Parte Discursos Vida e Obra No centenário de morte de Adolfo Caminha, Sânzio de Azevedo escreve livro em que se confunde vida e obra de um dos mais representativos ficcionistas cearenses Vicência ]aguaribe"'

Leia mais

TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA)

TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA) TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA) - Em homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935 - TOQUE DE SILÊNCIO (Canto em memória dos Soldados assassinados em 1935) CARLOS MAUL Escritor e jornalista de grande

Leia mais

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM 1. Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos

Leia mais

Pré-Modernismo 20 QUESTÕES ANTECIPADAS

Pré-Modernismo 20 QUESTÕES ANTECIPADAS 2 ANO UNIDADE 4 Pré-Modernismo 20 QUESTÕES ANTECIPADAS 01. (FCC-BA) Obra pré-modernista eivada de informações histórias e científicas, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx 2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx O indivíduo é dotado de uma nacionalidade quando possui um sentimento de

Leia mais

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco

Leia mais

NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE

NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

Há quatro GÊNEROS principais e clássicos e mais um gênero moderno (a partir do séc. XIX); são eles:

Há quatro GÊNEROS principais e clássicos e mais um gênero moderno (a partir do séc. XIX); são eles: Gêneros Literários Há quatro GÊNEROS principais e clássicos e mais um gênero moderno (a partir do séc. XIX); são eles: Gênero épico (fatos heroicos) Guerras, batalhas e grandes feitos 3ª pessoa; Expressa

Leia mais

LITERATURA. PROF(a). REBEKKA MENEZES

LITERATURA. PROF(a). REBEKKA MENEZES LITERATURA PROF(a). REBEKKA MENEZES // QUESTÃO 01 Porque a realidade é inverossímil Escusando-me1 por repetir truísmo2 tão martelado, mas movido pelo conhecimento de que os truísmos são parte inseparável

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia

Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia Profª Neusa Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia Parnasianismo Simbolismo Parnasianismo PROFISSÃO DE FÉ Olavo Bilac Le poète est ciseleur, Le ciseleur

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo.

Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo. Pré-Modernismo Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo. Realismo Vanguardas Europeias Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Pré- Modernismo

Leia mais

HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX ( )

HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX ( ) Sérgio Campos Matos HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX (1846-1898) Edições Colibri ÍNDICE NOTA PRÉVIA 11 I. INTRODUÇÃO: PROBLEMÁTICA E MÉTODOS 15 1. Os problemas 15 2. O território

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

latim persona máscara

latim persona máscara A PERSONAGEM latim persona máscara É um simulacro; personagem X pessoa; Verdade X verossimilhança; ela precisa ser verossímil. PERSONAGEM SÓ APARECE NO TEXTO LITERÁRIO???? Figura humana representada em

Leia mais

SESSÃO 6 LITERATURA E NARRATIVA DAS CIDADES

SESSÃO 6 LITERATURA E NARRATIVA DAS CIDADES SESSÃO 6 LITERATURA E NARRATIVA DAS CIDADES REPRESENTAÇÕES DE SALVADOR EM URBANOS, DE ÁLLEX LEILLA Rita de Cássia Lima de Jesus 1 O processo de urbanização, praticamente em todos os países, foi erguido

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Um dos mais importantes escritores portugueses, Eça de Queirós foi um arguto analista da sociedade e das relações humanas. Crítico implacável, satirista

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

Slides por Carlos Daniel S. Vieira

Slides por Carlos Daniel S. Vieira Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise

Leia mais

UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS. CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO:

UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS. CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO: UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO: Temas cotidianos; Tom de realidade; Conteúdo subjetivo por não ser fiel à realidade.

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais.

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais. O que é Sociologia? SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Sociologia: Ciência que estuda

Leia mais

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3 Língua Portuguesa Respostas das Atividades 3 LL.17 2. Em a, temos o objetivo do autor realista: retratar a realidade sem modificá-la, ao contrário dos românticos. Em b, tem-se uma das principais características

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo pedagógico.

Leia mais

REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO. Ana Gabriela Redação

REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO. Ana Gabriela Redação REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO Ana Gabriela Redação Lenda Definição (o que é) Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 6 e 7 de Outubro de 2011

Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 6 e 7 de Outubro de 2011 A CONSTRUÇÃO DA FIGURA MEDIÁTICA DE AFONSO LOPES VIEIRA (entre 1899-1945) Cristina Nobre Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 6 e 7 de Outubro de 2011 AFONSO LOPES VIEIRA NA IMPRENSA:

Leia mais

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado).

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado). O ENEM E OS GÊNEROS TEXTUAIS (LITERÁRIOS) (ENEM 2009) Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 3ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 27/10/2018 Nota: Professor(a): Diego Guedes Valor da Prova: 20

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

*Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século

*Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século *Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século XX; * É quando surge uma literatura social, através de

Leia mais

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Linguagens, códigos e suas tecnologias Linguagens, códigos e suas tecnologias Literatura Pré-modernismo Data: Introdução O que se convencionou chamar de Pré-Modernismo no Brasil não se constitui uma escola literária. Não houve manifesto em

Leia mais

Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo

Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo Questão 1 O mundo da literatura, como o da linguagem, é o mundo do possível. Esta afirmação

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

LITERATURA. aula Realismo

LITERATURA. aula Realismo LITERATURA aula Realismo As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Realismo

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias TEXTOS SAGRADOS Noções introdutórias A ORIGEM Os Textos Sagrados, via de regra, tiveram uma origem comum: Experiência do sagrado. Oralidade. Pequenos textos. Primeiras redações. Redação definitiva. Organização

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Dia 18 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, que foi

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Considerado um dos mais importantes romances brasileiros, Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, se inscreveu de forma

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais