Augusto dos Anjos ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Augusto dos Anjos ( )"

Transcrição

1 Augusto dos Anjos ( )

2 Augusto dos Anjos Única obra: Eu (1912)

3 Augusto dos Anjos Trata-se de um caso à parte da poesia brasileira. Autor de grande sucesso popular, foi ignorado por certa parcela da crítica, que o julgava mórbido e vulgar.

4 Augusto dos Anjos A classificação de sua obra = parnasiana ou simbolista? Parnasiana = domínio técnico e o gosto pelo soneto. Simbolista = fascinação pela morte, a angústia cósmica e o emprego de ousadas metáforas.

5 Autor essencialmente pré-modernista? Pré-modernista ele o é na mistura de estilos (parnasiano na forma + simbolista no tema + naturalista na linguagem cientificista), na linguagem corrosiva, no coloquialismo e na incorporação à literatura de todas as sujeiras da vida.

6 A visão da morte A tuberculose marcou-o a ferro e fogo. Estaria assim explicado, de um ponto de vista biográfico, sua obsessão pela morte, em seus aspectos mais chocantes: podridão, cadáveres fétidos, corpos decompostos, vermes famintos e miasmas de cemitério (emanação pútrida = aroma podre).

7 A visão da morte Diante de tanta imundice, o artista dominado pelo niilismo = pessimismo questiona a falta de sentido da experiência humana e expressa um nojo amargo e desesperado pelo fim inglório a que a natureza condena o ser humano.

8 A visão da morte A angústia diante da morte transforma-se em uma espécie de metafísica do horror: o homem é apenas matéria que passa, que entra em putrefação e que depois desaparece.

9 A linguagem cientificista Um dos aspectos mais estranhos e perturbadores da poesia de Augusto dos Anjos está no fato de ela vir revestida de uma linguagem carregada de termos científicos.

10 A linguagem cientificista A miséria anatômica da ruga. A lógica medonha/dos apodrecimentos musculares. A bacteriologia inventariante. O cancro (tumor) assíduo na consciência. Engrenagem de vísceras vulgares. A mucosa carnívora dos lobos. Os sanguinolentíssimos chicotes da hemorragia. Poeta, poeta malsão (doentio), criado com os sucos de um leite mau...

11 A linguagem cientificista A retórica delirante do poeta não se esgota, contudo, nas referências cientificistas. Uma quantidade inesgotável de metáforas inesperadas percorre seus versos, intensificandolhes a genialidade ou o mau gosto, conforme a opinião de cada leitor.

12 A linguagem cientificista Para o poeta e crítico Ferreira Gullar, a poesia de Augusto dos Anjos possui um caráter inovador porque ela rompe com as conveniências verbais e sociais e leva o poeta pré-modernista a mesclar a beleza e o asco. Gullar conclui que muitas vezes o estilo prosaico triunfa, e o escritor paraibano adquire súbita modernidade, como em Budismo moderno:

13 Budismo moderno Tome, Dr., esta tesoura, e... Corte Minha singularíssima pessoa. Que importa a mim que a bicharia roa Todo o meu coração, depois da morte?! Ah! Um urubu pousou na minha sorte!

14 Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco.

15 Psicologia de um vencido Já o verme este operário das ruínas Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra!

16 Psicologia de um vencido Síntese da morbidez associada ao linguajar cientificista e à ousadia das imagens. Presença de vocábulos tradicionalmente considerados antipoéticos. Visão pessimista da vida e do homem, visto que este é matéria e tudo caminha para a destruição. A morte é considerada o destino final e fatal de toda forma de vida.

17 Psicologia de um vencido Obcecado com a idéia das forças da matéria, que pulsam em todos os seres e conduzem ao nada absoluto, o poeta usa o verme como símbolo desse processo de decomposição.

18 Versos íntimos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera.

19 Versos íntimos Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!

20 Versos íntimos As divagações metafísicas e a expressão de uma angústia existencial são as características mais fortes da poesia de Augusto dos Anjos. O sofrimento nasce da desilusão provocada pela impossibilidade de contar com a solidariedade humana.

21 Versos íntimos A crença na quimera fantasia, sonho, ilusão resume a causa para a desilusão humana. No poema, o eu lírico dirige-se aos leitores para afirmar a impossibilidade de uma vida feliz.

22 Versos íntimos Além da morte dos sonhos, as pessoas estão condenadas à mais irremediável solidão. Os gestos de solidariedade devem ser vistos como sinal da desilusão futura. É esse o contexto que explica o terrível conselho final: Escarra nessa boca que te beija.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Versos Íntimos Augusto dos Anjos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera!

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo Bárbara da Silva Literatura Pré-modernismo O pré-modernismo não é propriamente uma escola literária, mas um período em que alguns autores decidiram produzir uma literatura que refletia as questões políticas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANDERLEIA DA SILVA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no

Leia mais

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro PRÉ-MODERNISMO Professora: Daiane Carneiro Pré-modernismo Primeiros anos do século XX. 1902: publicação de Canaã, de Graça Aranha, e de Os sertões, de Euclides da Cunha. 1922: Semana de Arte Moderna (início

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

LPLB. Questões de 01 a 06. Leia atentamente o texto abaixo.

LPLB. Questões de 01 a 06. Leia atentamente o texto abaixo. PÁG. 2 2 O CONCURSO VESTIBULAR/2001 LPLB DIS LPLB Questões de 01 a 06 Leia atentamente o texto abaixo. 01 05 10 15 20 25 Efetuou-se esta semana a prisão de um moedeiro falso, que se preparava a montar

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

O PRÉ-MODERNISMO. Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto

O PRÉ-MODERNISMO. Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto O PRÉ-MODERNISMO O PRÉ-MODERNISMO Euclides da Cunha Monteiro Lobato Lima Barreto Graça Aranha Augusto dos Anjos Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição

Leia mais

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM 1. Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos

Leia mais

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista?

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista? 2º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Ópio 1. André Rogal Wuicik Amanda Souza Bruna Kurth 2 Cássia Gonçalves Ferreira Isabella Lanave Thiago Vilas Boas

Ópio 1. André Rogal Wuicik Amanda Souza Bruna Kurth 2 Cássia Gonçalves Ferreira Isabella Lanave Thiago Vilas Boas Ópio 1 André Rogal Wuicik Amanda Souza Bruna Kurth 2 Cássia Gonçalves Ferreira Isabella Lanave Thiago Vilas Boas Suyanne Tolentino 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, Paraná.

Leia mais

ALUNO (A): TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO (A): TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL C O LÉGIO INTEGRAÇÃO A N GLO ALUNO (A): TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professor: Luann TR2 ROTEIRO / TRABALHO RECUPERAÇÃO FINAL - LITERATURA Valor: 40,0 pontos Atenção para os seguintes procedimentos:

Leia mais

Poética & Filosofia Cultural - Albert Einstein, Álvares de Azevedo, Antonie de Saint-Exupéry, Augusto dos Anjos, Bob Marley et al

Poética & Filosofia Cultural - Albert Einstein, Álvares de Azevedo, Antonie de Saint-Exupéry, Augusto dos Anjos, Bob Marley et al Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Poética & Filosofia

Leia mais

Revisão de Literatura para o ENEM

Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM Revisão de Literatura para o ENEM 1. Aula de Português "A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras,

Leia mais

COMUNICAÇÃO. João gritou, loucamente, após verificar a ocorrência de pedaços de tela sob a terra: Pedro, eis a obra por que tanto procuramos!

COMUNICAÇÃO. João gritou, loucamente, após verificar a ocorrência de pedaços de tela sob a terra: Pedro, eis a obra por que tanto procuramos! Língua portuguesa Linguagem e comunicação II Professor Mozer COMUNICAÇÃO Pessoas do discurso 1ª PESSOA EU, NÓS N FALA, ESCREVE 2ª PESSOA TU, VÓS V OUVE, LÊ 3ª PESSOA ELE(A), ELES(AS) ASSUNTO Pessoas do

Leia mais

NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE

NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CAD. DE REC. DE LITERATURA 3º ANO EM TURMA 232 PROFº FÁBIO 2º BIMESTRE

Leia mais

O Pré-Modernismo. Prof. Fernando Pucharelli

O Pré-Modernismo. Prof. Fernando Pucharelli O Pré-Modernismo Prof. Fernando Pucharelli 1900-1922 Contexto histórico Revolução de Canudos O ciclo do cangaço O Misticismo de padre Cícero Revolução do Contestado O ciclo da Borracha A revolta da Vacina

Leia mais

KEYWORDS: Semiotic; poetry; Greimas.

KEYWORDS: Semiotic; poetry; Greimas. UMA LEITURA SEMIÓTICA DE VERSOS ÍNTIMOS, DE AUGUSTO DOS ANJOS (A READING SEMIOTICS OF CLOSE VERSES, BY AUGUSTO DOS ANJOS) Daniel Levy CANDEIAS (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Áreas de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 3º Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 ISTRUES Caro(a) aluno(a), As atividades

Leia mais

Alvaro de Campos* Poema em Linha Reta

Alvaro de Campos* Poema em Linha Reta CONFLUÊNCIAS - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE SOCIOLOGIA E DIREITO - PPGSD-UFF - página 65 r Alvaro de Campos* Poema em Linha Reta Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANDRE LUIS SOEIRO PINTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Rima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rima

Leia mais

Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Prof. Victor Corrêa 3ªsérie

Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Prof. Victor Corrêa 3ªsérie Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Prof. Victor Corrêa 3ªsérie As questões literárias do Enem estão incluídas na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Esta matriz engloba, além da

Leia mais

A ESTILÍSTICA NA LITERATURA BRASILEIRA. Professor João Filho

A ESTILÍSTICA NA LITERATURA BRASILEIRA. Professor João Filho A ESTILÍSTICA NA LITERATURA BRASILEIRA Professor João Filho A Santa Inês Cordeirinha linda, como folga o povo porque vossa vinda lhe dá lume novo! Cordeirinha santa, de Iesu querida, vossa santa vinda

Leia mais

AULA 19 LITERATURA PRÉ-MODERNISMO

AULA 19 LITERATURA PRÉ-MODERNISMO AULA 19 LITERATURA PROFª Edna Prado PRÉ-MODERNISMO I CARACTERÍSTICAS O Pré-Modernismo é um movimento literário tipicamente brasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o período anterior à Semana

Leia mais

UECEvest Modernismo. Porfª: Jéssica Freire 11/08/2018. Psicologia de um vencido

UECEvest Modernismo. Porfª: Jéssica Freire 11/08/2018. Psicologia de um vencido UECEvest Modernismo Porfª: Jéssica Freire 11/08/2018 Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 3ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 27/10/2018 Nota: Professor(a): Diego Guedes Valor da Prova: 20

Leia mais

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos.

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. RIMA Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante

Leia mais

Correção Atividades. Língua Portuguesa DIREITO CONSTITUCIONAL

Correção Atividades. Língua Portuguesa DIREITO CONSTITUCIONAL Língua Portuguesa DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Pablo Alex L. Gomes Pablito Correção Atividades As Meninas Velazquez 01) Qual comportamento humano é representa, em forma de brincadeira, pela figura acima:

Leia mais

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro Entre pseudónimos, heterónimos, personagens fictícias e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes, destes destacam-se 3 heterónimos Álvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Álvaro de Campos De entre todos

Leia mais

CARGO: Monitor Social Alta Complexidade

CARGO: Monitor Social Alta Complexidade MUNICÍPIO DE MARAVILHA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N.º 001/2016 20 DE MARÇO DE 2016 CARGO: Monitor Social Alta Complexidade INSTRUÇÕES Este Caderno de Questões contém 25 questões,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS DE CHAPECÓ (SC) ESTADO DE SANTA CATARINA 27 DE OUTUBRO DE 2013 CARGO: Professor MAG-II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

AUGUSTO DOS ANJOS: O POETA MULTIFACETADO

AUGUSTO DOS ANJOS: O POETA MULTIFACETADO AUGUSTO DOS ANJOS: O POETA MULTIFACETADO Carla Kühlewein * RESUMO: Por uma questão didática, há muito tempo convencionou-se enquadrar poetas, prosadores e dramaturgos brasileiros em escolas literárias

Leia mais

Caracterizam o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se insere Lima Barreto, os dados contidos em:

Caracterizam o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se insere Lima Barreto, os dados contidos em: TD LITERATURA - PROFESSORA JÉSSICA FREIRE LITERATURA BRASILEIRA - PRÉ MODERNISMO Literatura brasileira da década de 1889 a 1922, época de de grandes mudanças no estilo de vida da brasileira, grande ascendência

Leia mais

A última quimera Ana Miranda

A última quimera Ana Miranda A última quimera Ana Miranda - Ana Miranda nasceu em Fortaleza/CE, em 1951. - 1995 - Publicação de A última quimera - É característica da autora a reescrita da História com criatividade e linguagem elaborada

Leia mais

LITERATURA PROF. RAFAEL

LITERATURA PROF. RAFAEL LITERATURA PROF. RAFAEL QUESTÃO 01 Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo: Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras

Leia mais

O PRÉ-MODERNISMO. O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo.

O PRÉ-MODERNISMO. O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo. PRÉ-MODERNISMO O PRÉ-MODERNISMO O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição para o Modernismo. Principais Objetivos: - Necessidade de transformação

Leia mais

Revisão ENEM - Linguagens

Revisão ENEM - Linguagens Revisão ENEM - Linguagens 1. Camelôs Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão: O que vende balõezinhos de cor O macaquinho que trepa no coqueiro O cachorrinho que bate com o rabo Os homenzinhos

Leia mais

Exame de Seleção CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA SUBSEQUENTE

Exame de Seleção CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA SUBSEQUENTE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Ensino Coordenação de Acesso Discente Exame de Seleção CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA SUBSEQUENTE 2018.1

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA

Leia mais

Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia

Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia Profª Neusa Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia Parnasianismo Simbolismo Parnasianismo PROFISSÃO DE FÉ Olavo Bilac Le poète est ciseleur, Le ciseleur

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS DE CHAPECÓ (SC) ESTADO DE SANTA CATARINA 27 DE OUTUBRO DE 2013 CARGO: Professor MAG-II - Educação Infantil (Pré-Escola) INSTRUÇÕES Este Caderno

Leia mais

Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa

Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa Matéria: Literatura Assunto: pré-modernismo Prof. Ibirá costa Literatura Pré-moderninsmo (1900-1922) Delimitação As duas primeiras décadas do século XX, no plano artístico, apresentam uma grande mistura

Leia mais

Lit. Professor: Diogo Mendes Monitor: Rodrigo Pamplona. Mat.

Lit. Professor: Diogo Mendes Monitor: Rodrigo Pamplona. Mat. Lit. Semana 19 Professor: Diogo Mendes Monitor: Rodrigo Pamplona Pré-modernismo 23 jun RESUMO O Pré-modernismo é, em linhas gerais, uma fase de transição marcada por diferentes estilos e correntes. Tem

Leia mais

AUGUSTO DOS ANJOS, LEITOR DE SCHOPENHAUER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOR E O SOFRIMENTO

AUGUSTO DOS ANJOS, LEITOR DE SCHOPENHAUER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOR E O SOFRIMENTO Universidade Presbiteriana Mackenzie AUGUSTO DOS ANJOS, LEITOR DE SCHOPENHAUER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOR E O SOFRIMENTO Anna Paula Zanoni. (IC) e Angela Zamora Cilento (Orientadora) Apoio: PIBIC Mackenzie

Leia mais

Pré-Modernismo. Principais Obras e Autores + Características

Pré-Modernismo. Principais Obras e Autores + Características Pré-Modernismo Inicia no Brasil em 1902. É um período de transição entre Simbolismo e o Modernismo. Contexto histórico: pós - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (1889). Principais Características Linguagem mais

Leia mais

POEMA NENHUM DEVANEIO

POEMA NENHUM DEVANEIO SENHA DE ENTRADA O mirone é um ser peculiar. O mirone quer saber de tudo. Quer coscuvilhar, meter o nariz onde não é chamado, espreitar. É totalmente dominado pela curiosidade. Quer experimentar novos

Leia mais

Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo

Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo Português Exercícios complementares 3ª série 1º período Assuntos: Estilo individual e Estilo de época, Pré-Modernismo Questão 1 O mundo da literatura, como o da linguagem, é o mundo do possível. Esta afirmação

Leia mais

LITERATURA Prof. Vinicius Prestes e Prof. Vinicius Figueiredo

LITERATURA Prof. Vinicius Prestes e Prof. Vinicius Figueiredo LITERATURA Prof. Vinicius Prestes e Prof. Vinicius Figueiredo Comentário Geral Prova pouco abrangente, levando em consideração que foram cobradas apenas 6 das 10 obras elencadas: Melhores Poemas, Gregório

Leia mais

NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA

NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA NA VERTIGEM DO DIA PREFÁCIO ALCIDES VILLAÇA Copyright 2017 by Ferreira Gullar Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Capa e

Leia mais

AUGUSTO DOS ANJOS: UM EU EM CONFLITO

AUGUSTO DOS ANJOS: UM EU EM CONFLITO Guaraciaba Micheletti (Universidade Cruzeiro do Sul; CNPq) Alessandra Ferreira Ignez (Universidade Cruzeiro do Sul) RESUMO A análise estilístico-discursiva de alguns poemas de Augusto dos Anjos evidencia

Leia mais

Versos Livres A poesia está em tudo

Versos Livres A poesia está em tudo 2 Versos Livres A poesia está em tudo Editor: Antonio Luiz Lopes ( Touché) Guarulhos - SP Capa original do fanzine, publicado em 1999 VERSOS LIVRES a poesia está em tudo Conteúdo da edição nº 2 do fanzine

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Rascunho

Rascunho LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO 01 - Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02 - Autorizado o início da prova, verifique se este caderno

Leia mais

ANAIS ELETRÔNICOS ISSN

ANAIS ELETRÔNICOS ISSN LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS ENTRE OBRAS E TEMPOS Rafaela Dayne Ribeiro LUCENA E-mail: rafaela-dayne-bb@hotmail.com Universidade Estadual da Paraíba RESUMO O ensino da literatura deve perpassar

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS DE CHAPECÓ (SC) ESTADO DE SANTA CATARINA 27 DE OUTUBRO DE 2013 CARGO: Fonoaudiólogo INSTRUÇÕES Este Caderno de Questões contém 40 questões,

Leia mais

A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO

A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO CAVALCANTI, Tatiane de Lourdes Moreira (IFPB/PIBID/CNPQ) tatianelcavalcanti@hotmail.com RESUMO Apresenta resultados

Leia mais

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA Aluno(a): Data: / / 2018 Professor: Celso Silva Turma: Extensivo (SIte) Assunto: Revisão ENEM - Linguagem 01. Um argumento, uma explicação pode ser feita e interpretada de diferentes maneiras. Saber organizar

Leia mais

Pós-Modernismo (Poesia)

Pós-Modernismo (Poesia) Pós-Modernismo (Poesia) 1. (ENEM) Meu povo, meu poema Meu povo e meu poema crescem juntos Como cresce no fruto A árvore nova No povo meu poema vai nascendo Como no canavial Nasce verde o açúcar No povo

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013

PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PROCESSO SELETIVO N.º 007/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS DE CHAPECÓ (SC) ESTADO DE SANTA CATARINA 27 DE OUTUBRO DE 2013 CARGO: Professor MAG-II - Educação Física INSTRUÇÕES Este Caderno de Questões

Leia mais

Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo.

Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo. Pré-Modernismo Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo. Realismo Vanguardas Europeias Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Pré- Modernismo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PSICOLOGIA DE UM VENCIDO.

LÍNGUA PORTUGUESA PSICOLOGIA DE UM VENCIDO. LÍNGUA PORTUGUESA PSICOLOGIA DE UM VENCIDO. Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente

Leia mais

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz VERSIFICAÇÃO Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz Para quê?! Tudo é vaidade neste mundo vão... Tudo é tristeza, tudo é pó, é nada! E mal desponta em nós a madrugada, Vem logo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

CURCEP. PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA

CURCEP. PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA CURCEP PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA Ana Miranda nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1951, e mudou-se para o Rio de Janeiro aos quatro anos de idade. Em 1959 foi

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

PROVA DE LITERATURAS

PROVA DE LITERATURAS COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2012-2014 PROVA DE LITERATURAS INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou

Leia mais

Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Universidad Autónoma del Estado de México.

Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Universidad Autónoma del Estado de México. Babilónia. Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologías tradutores_interpretes@ulusofona.pt ISSN (Versión impresa): 1645-779X PORTUGAL 2006 Maria

Leia mais

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA NOTA: LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO QUE CONTÉM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PARTE PRÁTICA: UM EXEMPLO DAQUILO QUE DEVEM FAZER INTRODUÇÃO: PARTE UM: TEORIA

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. Língua portuguesa. Princípio da adequação. Casos para análise. Exemplos de variantes linguísticas

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. Língua portuguesa. Princípio da adequação. Casos para análise. Exemplos de variantes linguísticas Língua portuguesa Linguagem e comunicação I Professor Mozer VARIAÇÃO LINGUÍSTICA Princípio da adequação FALA versus ESCRITA - entonação -ritmo GRAMÁTICA versus POPULAR Casos para análise Por favor, me

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO a) A síntese do soneto ( A firmeza somente na inconstância ) vincula-se ao projeto estético do Barroco pela problematização de uma questão central: conciliar o inconciliável, ou seja, aproximar concepções

Leia mais

PSICÓLOGO

PSICÓLOGO PSICÓLOGO Cargo: Psicólogo PORTUGUES Leia atentamente o poema Versos Íntimos, publicado em 1912 e escrito por Augusto dos Anjos, poeta brasileiro, para responder às questões de 1 a 3. Versos Íntimos Vês!

Leia mais

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA POESIA & PROSA GÊNEROS LITERÁRIOS ESPÉCIES FORMAS Lírica Soneto, ode, etc. POESIA Épica Poema, poemeto, epopéia... PROSA Conto, novela, romance. É uma questão antiga! Para muitos é insolúvel!!! O problema

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL Cargo: ASSISTENTE SOCIAL PORTUGUES Leia atentamente o poema Versos Íntimos, publicado em 1912 e escrito por Augusto dos Anjos, poeta brasileiro, para responder às questões de 1 a 3.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SELMA DE SOUZA SANGLARD Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 1º Momento: Explicação do gênero abordado; Busca

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 2ª Série 3º/4º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Monique Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Literatura Resultado /

Leia mais

Título original Poemas, Maurício Ribeiro: Espírito e Alma.

Título original Poemas, Maurício Ribeiro: Espírito e Alma. 1 Título original Poemas, Maurício Ribeiro: Espírito e Alma. Todos os direitos reservados: nenhuma parte dessa publicação pode ser reproduzida ou transmitida por meio eletrônico, mecânico, fotocópia ou

Leia mais

O lírio intangível Alberto de Oliveira 1

O lírio intangível Alberto de Oliveira 1 O lírio intangível Alberto de Oliveira 1 Vi-me em sonho a nadar por um pântano escuro 2, Inteiramente escuro. 3 A água era grossa e infecta, o ar adensado e impuro; 4 E eu, agitado e aflito, a submergir-me

Leia mais

*O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo,

*O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo, * *O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo, elevando os heróis à suprema dignidade de, através

Leia mais

Exercícios de interpretação com charges

Exercícios de interpretação com charges Exercícios de interpretação com charges 1) Veja a charge abaixo e diga o que você sabe sobre o assunto tratado na mesma. Para facilitar seu trabalho, escreva pequenos períodos (frases) respondendo as perguntas:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GUIOMAR APARECIDA BENTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto apresentado é de Cláudio Manuel da Costa,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 3ª PROVA PARCIAL DE LITERATURA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano:2018 2º Turma: Data: 21/11/2018 Nota: Professor(a): Diego Guedes Valor da Prova:

Leia mais

PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Processo Seletivo Cursos Semipresenciais 00 Edital Nº 0/00 RECURSO ADMINISTRATIVO CONTRA GABARITO/QUESTÃO PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

CURCEP. PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA

CURCEP. PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA CURCEP PROFª Drª CAMILA M PASQUAL ALUNO(A) A ÚLTIMA QUIMERA 1 ANA MIRANDA A AUTORA Ana Miranda nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1951, e mudou-se para o Rio de Janeiro aos quatro anos de idade. Em 1959 foi

Leia mais

ABL ... e e I e e e e e e e e e e e e e e e e I . SIMOES ~ I

ABL ... e e I e e e e e e e e e e e e e e e e I . SIMOES ~ I I. SIMOES I,. ~ I............... I e e I e e e e e e e e e e e e e e e e I APRESENTAÇÃO O lastro de borulade e fragilidade humanas que vejo quase sempre no convívio de Fernando Py me leva a pensar sôbre

Leia mais

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

A REPUGNÂNCIA COMO FONTE DE PRAZER EM A OBSESSÃO DO SANGUE Margareth Laska de OLIVEIRA (G - FAFIPAR) Moacir DALLA PALMA (orientador)

A REPUGNÂNCIA COMO FONTE DE PRAZER EM A OBSESSÃO DO SANGUE Margareth Laska de OLIVEIRA (G - FAFIPAR) Moacir DALLA PALMA (orientador) A REPUGNÂNCIA COMO FONTE DE PRAZER EM A OBSESSÃO DO SANGUE Margareth Laska de OLIVEIRA (G - FAFIPAR) Moacir DALLA PALMA (orientador) A análise de a obsessão do sangue, de Augusto dos Anjos, publicado em

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SILVIA FRANCISCA DA R C SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este 1º Texto Gerador é de autoria de Antônio

Leia mais

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso LITERATURA PRÉ-MODERNISMO Profa. Waleska Gomide Panosso MONTEIRO LOBATO AUGUSTO DOS ANJOS EUCLIDES DA CUNHA LIMA BARRETO GRAÇA ARANHA PRÉ-MODERNISMO O Pré Modernismo no Brasil não se constituiu uma escola

Leia mais

OS SUICIDAS ANÔNIMOS

OS SUICIDAS ANÔNIMOS OS SUICIDAS ANÔNIMOS de Paulo Mohylovski Personagens: - garota de uns 23 anos. - rapaz de uns 26 anos. Uma garota - - está andando em cima de uma marquise. está diante de um vão livre. É noite. Há uma

Leia mais

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA Romantismo e Modernismo Características; Contexto; Abordagens; Enem. LITERATURA LUQUINHA Características da Literatura Romântica A natureza como expressão do eu; A valorização

Leia mais

Simulado ENEM Interpretação de Textos Prof. Bruno Luiz QUESTÃO 02

Simulado ENEM Interpretação de Textos Prof. Bruno Luiz QUESTÃO 02 QUESTÃO 01 De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

NÓTULA ACERCA DE "O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO"

NÓTULA ACERCA DE O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO NÓTULA ACERCA DE "O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO" Robert Herrón (*) Talvez o verso mais citado e discutido pelos críticos da poesia de Fernando Pessoa, excluindo " o poeta é um fingidor", seja "o que em mim'stá;

Leia mais