Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional"

Transcrição

1 Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional Adm. Mauro Kreuz Diretor Adm. Tânia M. C. Dias Vice-Diretora Adm. Sônia F. Ferraz - Membro

2

3 Principais projetos da Câmara de Formação Profissional 1. 6ª Edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador. 2. Prêmio Belmiro Siqueira Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas MPEs. 4. Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. 5. Ciclo de Palestras Avaliação Seres/MEC dos Cursos de Administração. 7. Convênio CFA/ANGRAD/INEP para capacitação dos avaliadores do Basis dos Cursos de Administração. 8. Observatório Nacional dos Egressos dos Cursos de Administração(em construção).

4 1. 6ª Edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador

5 Objetivo: Analisar cenários e identificar tendências para a profissão de Administrador e de Tecnólogo. Públicos-Alvos: Administradores com registro em CRA (Bacharéis em Administração); Tecnólogos registrados e não registrados em CRA, Coordenadores e Professores e Empregadores. Realização Sistema CFA/CRAs Apoio ANGRAD e Fundação Instituto de Administração (FIA)

6 Metodologia Entrevistas em Profundidade: AMBEV, - representando o setor industrial, CARREFOUR representando o setor de comércio e o BANCO DO BRASIL representando o setor de serviços. A Alta Direção da Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República foi entrevistada, visando considerar o maior segmento empresarial do país (MPEs).

7 Metodologia Reuniões de Grupo 20 grupos formados com os públicos-alvos - 6 a 12 pessoas) Coleta de dados da Pesquisa Quantitativa: Foram recebidos questionários, o que representa 5.9% do total de sconvite.

8 Perfil do Administrador A maioria: É do sexo masculino (66%), casado (55%) e sem dependentes (39%) Tem idade entre 31 e 40 anos (30%) É egresso de universidades particulares (82%). Concluiu o curso de Administração entre 2006 e 2011 (28%). Possui especialização em alguma área da Administração (63%). Trabalha em empresas de grande porte - (48%) Atua nas áreas de Administração e Planejamento Estratégico (17%) e Finanças (14%). Possui Carteira Profissional assinada (75%). Ocupa cargos de gerência (18%) e de Analista (18%) É registrado em CRA (97%).

9 Perfil do Tecnólogo A maioria: É do sexo masculino (69%), casado (55%) e sem dependentes (34%). Tem idade entre 36 e 40 anos (19%) e 41 e 45 anos (14%) É egresso de universidades particulares (91%). Concluiu o curso de Administração entre 2006 e 2015 (82%). Trabalha em empresas de grande porte (46%) Atua nas áreas industrial (16%) e Outros Serviços (13%) Possui Carteira Profissional assinada (76%). Ocupa cargos de Gerência (13%) e Analista (12%) É registrado em CRA (96%).

10 Perfil do Coordenador/ Professor A maioria: É do sexo masculino (70%) e casado (64%) Tem idade entre 41 e 50 anos (31%) É graduado em Administração (87%) É egresso de universidades particulares (74%) Formou-se entre 1990 e 1999 (26%) Concluiu programa de Mestrado acadêmico (35%) Trabalha em apenas uma IES (63%) Leciona em cursos de Administração há mais de 10 anos (58%) Cumpre carga horária semanal entre 31 e 40 horas (39%) Realiza trabalhos de consultoria como atividade paralela (38%) É registrado em CRA (89%).

11 Perfil do Empresário/ Empregador A maioria: Pertence ao setor privado (96%) Representa micros e pequenas empresas (84%) Exerce o cargo de Presidente/Proprietário/Sócio (79%) Sua empresa possui menos de 5% de Profissionais de Administração (35%) Tem interesse em contratar Profissionais de Administração (47%) e Engenheiros (15%) Considera que as áreas mais promissoras, nos próximos 5 anos, são: consultoria empresarial (40%) para Administradores e administração pública direta (16%) para Tecnólogos.

12 O Relatório Final da Pesquisa apresentará as opiniões dos Públicos-alvos: Administradores e dos Tecnólogos: Por que escolheram o curso em que se graduaram? a vocação não foi a 1ª opção escolhida! Os cursos de Administração formam adequadamente? o que foi dito na pesquisa qualitativa (reuniões) distanciamento do mercado de trabalho não se confirma na pesquisa quantitativa (eletrônica) o curso atendeu satisfatoriamente. O que explica tal contradição?

13 Os resultados da Pesquisa estarão disponíveis a partir de dezembro de 2015 no site

14 2. Prêmio Belmiro Siqueira I A logística como área de atuação do Administrador. II A logística como fator de desenvolvimento do Brasil.

15 3. Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas MPEs.

16 1. Justificativas: A importância das MPEs para a sociedade e a economia (são mais de 8 milhões). A importância das MPEs para os Administradores (36% trabalham em MPEs). O fato da maioria dos cursos de Administração não explorar suficientemente conteúdos voltados para as MPEs. A necessidade de diminuir a elevada taxa de mortalidade das MPEs.

17 2. Objetivos: Capacitar Administradores em práticas gerenciais capazes de fortalecer a atuação das MPEs. Oportunizar a inserção dos Administradores no amplo mercado de trabalho das MPEs. Criar uma rede nacional de Administradores como agentes multiplicadores de conhecimentos de gestão em MPEs.

18 3. Características: Projeto coletivo, com parceiros: Conselho Federal de Administração CFA; Secretaria de Estado da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República SMPE; Conselhos Regionais de Administração - CRAs; Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Projeto de execução de médio e longo prazo: 2015; 2016; Estrutura em MÓDULOS ( IV Módulos). Modalidades presencial e EAD. Gratuito. 120 horas aula (parte vivencial).

19 4. Escopo: Capacitar Administradores nos 27 Conselhos Regionais de Administração. Beneficiar MPEs nos 26 Estados e no Distrito Federal, aportando conhecimento e fortalecendo a sua gestão.

20 5. Cronograma: CRAs (AL; MA; PA; PI; RJ). 275 Administradores CRAs 605 Administradores CRAs 605 Administradores.

21 6. Resultados: Aplicação do conhecimento numa MPE, a ser definida pela SMPE (prática vivencial na MPE de 30 horas Módulo IV). Avaliação dos resultados nas MPEs atendidas pela atuação dos Administradores. Comparação das MPEs atendidas pelos Administradores com um grupo de MPEs não atendidas pelos Administradores, para avaliar o efetivo impacto da atuação dos Administradores nas MPEs.

22 4. Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. Comitê Nacional Coordenador da Certificação Profissional: Adm. Mauro Kreuz Diretor da CFP e Coordenador. Adm. Alberto Emmanuel Whitaker CRA/SP. Adm. Sérgio Kazuo Tsuru CRA/PR. Modalidade por experiência: 774. Em 2015: 105. Certificados: 36 (3 em avaliação). Modalidade prova: 4 inscritos (reprovados).

23 5. Ciclo de Palestras Construindo a administração pela educação. O ENADE e as implicações sobre os cursos de administração. A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE nos cursos de administração. Mais de coordenadores de curso, professores e estudantes Enadistas.

24 Média das notas CPC Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

25 Enade dos Cursos de Bacharelado em Administração - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

26 Comparativo Enade Cursos de Bacharelado em Administração e demais Cursos Superiores (Brasil) Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

27 Censo 2013 Nº de Cursos - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

28 Milhares Censo 2013 Nº de Vagas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

29 Milhares Censo 2013 Número de Matrículas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

30 Censo 2013 Número de Concluintes - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

31 6. Avaliação Seres/MEC dos Cursos de Administração (Total: pareceres desfavoráveis.

32 7. Convênio CFA/ANGRAD/INEP para capacitação dos avaliadores do Basis dos Cursos de Administração.

33 8. Observatório Nacional dos Egressos dos Cursos de Administração(em construção).

34 Obrigado Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA formacao@cfa.org.br (61)

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Administrador e Professor Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração - CFA Orgulho de Ser ADMINISTRADOR!

Leia mais

1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4.

1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4. 1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4. Escopo conceitual da certificação profissional contemporânea.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO Edital nº 002/2018/CFA Estabelece critérios para participação de Administradores no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO Edital nº 002/2019/CFA Estabelece critérios para participação de Administradores no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas empresas (MPEs). O CONSELHO

Leia mais

Edital CRA/DF nº 001/2016

Edital CRA/DF nº 001/2016 Edital CRA/DF nº 001/2016 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO REGIONAL DE

Leia mais

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional ENADE: dúvidas e soluções Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017

Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017 Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs. Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho. DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição

PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs. Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho. DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição 2015 SUMÁRIO Apresentação 9 2. Introdução 14 3. Objetivos 18

Leia mais

O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas

O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas IX Encontro Paranaense de Dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas Adm. Sebastião Luiz de Mello Presidente do CFA 1

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DIRETORIA-GERAL DO

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas Censo da Educação Superior 2016 Notas Estatísticas 2016 Notas Estatísticas O, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se importante

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3292 Data: 29/11/2011 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3292 Data: 29/11/2011 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3292 Data: 29/11/2011 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Adm. Antonio Rodrigues de Andrade V.P. de Educação, Estudos e Pesquisas Adm.

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES.

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSULTORIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 3 e de outubro de 0. ISBN: 8-85-883-5-. INSERC A O DE EGRESSOS DA EDUCAC A O PROFISSIONAL DE NI VEL ME DIO EM ENFERMAGEM

Leia mais

CURSOS DE DIREITO NO BRASIL

CURSOS DE DIREITO NO BRASIL CURSOS DE DIREITO NO BRASIL DISPARIDADES REGIONAIS, DESEMPENHOS E PROJEÇÕES 1 Advogados no Brasil Advogados no Brasil Há concentração de profissionais nas regiões Sul e Sudeste, mas a unidade da Federação

Leia mais

Seção I DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Seção I DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO Edital nº 01/2018/CFP/CFA O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições e competências estabelecidas na Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, no Decreto n 61.934, de 22 de dezembro de 1967,

Leia mais

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018 PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018 Agosto/2018 Responsáveis pelo projeto GCR /GP/ DIRETORIA ES Solicitação da pesquisa Elaboração do questionário Elaboração do plano de ação CPA - COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo V.P. de Administração e Finanças

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014 Publicado no D.O.U. nº 160 de 21/08/2014, Seção 1 pag. 86 e 87 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece os modelos da Carteira de Identidade Profissional do Administrador e demais

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

Edital nº 003/2019/CFA/CFP Brasília, 23 de janeiro de 2019.

Edital nº 003/2019/CFA/CFP Brasília, 23 de janeiro de 2019. Edital nº 003/2019/CFA/CFP Brasília, 23 de janeiro de 2019. O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, inscrito no CNPJ sob o nº 34.061.135/0001-89, com sede no Setor de Autarquias Sul Quadra 1 Bloco L Edifício

Leia mais

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem XII CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM PROMOÇÃO: CRA/RS Conselho Regional de Administração/RS; CMA-CRA/RS do Conselho Regional de Administração do RS; CBMAE Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem

Leia mais

RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO. Bahia

RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO. Bahia RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO Bahia Fevereiro de 2013 0 DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS

Leia mais

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Notas Estatísticas 2017 Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) Sumário Introdução... 3 1 A Rede de Educação Superior Brasileira... 4 2 Vagas e Ingressantes... 8 3 Matrículas...

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO

DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO Resultados do ENADE 2012 e do Censo da Educação Superior 2013 dos Cursos de Bacharelado em Administração e dos Cursos Superiores de Tecnologia em determinadas áreas da Administração Bahia Janeiro de 2015

Leia mais

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem XII CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM PROMOÇÃO: CRA/RS Conselho Regional de Administração/RS; CMA-CRA/RS do Conselho Regional de Administração do RS; CBMAE Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem

Leia mais

6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1

6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1 6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1 Por ser esta a primeira vez que o segmento dos Tecnólogos participa de uma pesquisa nacional para definir o perfil, a

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017 PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017 Agosto/2017 Objetivo Entender o perfil para realizar comunicação mais assertiva. Identificar itinerário formativo. Responsáveis pelo Projeto GCR Elaboração do questionário

Leia mais

decision.edu.br /faculdadedecision Onde o Futuro Começa Hoje.

decision.edu.br /faculdadedecision Onde o Futuro Começa Hoje. INFORMAÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO Áreas de atuação: O curso de Administração possibilita amplas áreas de atuação, formando profissionais para atuar em Marketing, Finanças, Planejamento Estratégico, Governança

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

ATA DA 10ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 ASSUNTOS EM DISCUSSÃO

ATA DA 10ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 ASSUNTOS EM DISCUSSÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 ATA DA 10ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 Data: 23 de novembro

Leia mais

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão Profª Drª Berenice Quinzani Jordão As Universidades Estaduais e Municipais dos Estados da Federação são reguladas e avaliadas diretamente pelo Conselho Estadual de Educação CEE (Instituições e Cursos),

Leia mais

Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017.

Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017. Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017. O Presidente em exercício do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, considerando o que foi deliberado na reunião

Leia mais

EDITAL Nº 253/VRGDI/2018

EDITAL Nº 253/VRGDI/2018 EDITAL Nº 253/VRGDI/2018 PUBLICA OS CRITÉRIOS PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DIGITAL (100% A DISTÂNCIA) E FLEXÍVEL (30% DE PRESENCIALIDADE) DA UNIVALI PELO SELETIVO UNIVALI, NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, Dispõe sobre o processo para ingresso no Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica

Leia mais

CFA CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: /

CFA CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: / CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: 34.061.135/0001-89 Balanço Orçamentário RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS RECEITAS REALIZADAS RECEITA CORRENTE 25.109.50 27.313.332,01 24.354.903,89-2.958.428,12 RECEITA

Leia mais

CFA CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: /

CFA CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: / CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA CNPJ: 34.061.135/0001-89 Balanço Orçamentário RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS RECEITAS REALIZADAS RECEITA CORRENTE 25.109.50 27.313.332,01 23.017.080,77-4.296.251,24 RECEITA

Leia mais

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CÂMPUS CORRENTE EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

CRONOGRAMA EUA - PROCESSO SELETIVO A DISTÂNCIA PROCESSOS PERÍODO OBSERVAÇÕES DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A MATRÍCULA

CRONOGRAMA EUA - PROCESSO SELETIVO A DISTÂNCIA PROCESSOS PERÍODO OBSERVAÇÕES DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A MATRÍCULA QUADRO I CRONOGRAMA CRONOGRAMA EUA - PROCESSO SELETIVO A DISTÂNCIA PROCESSOS PERÍODO OBSERVAÇÕES INSCRIÇÃO [1] PROVAS AGENDADAS [2] DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS [3] PAGAMENTO DA MATRÍCULA [4] MATRÍCULA [5]

Leia mais

PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INSCRIÇÕES ABERTAS PÓS-GRADUAÇÃO COMPLETA COM VOCÊ

PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INSCRIÇÕES ABERTAS PÓS-GRADUAÇÃO COMPLETA COM VOCÊ PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO 2017 COMPLETA COM VOCÊ INSCRIÇÕES ABERTAS UNIVERSIDADE POSITIVO A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Censo da Educação Superior: Estratégias e Resultados Carlos Eduardo Moreno Sampaio Diretor de Estatísticas Educacionais

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School A Universidade Candido Mendes apresenta em convênio com a Porto Business School, o programa de Pós-Graduação

Leia mais

NOTAS ESTATÍSTICAS Censo da Educação Superior 2015

NOTAS ESTATÍSTICAS Censo da Educação Superior 2015 NOTAS ESTATÍSTICAS 2015 2015 Notas Estatísticas O, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se em importante instrumento de obtenção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA 1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA A VICE-REITORIA DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO UCB, no uso das atribuições legais

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

ATA DA 3ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016

ATA DA 3ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 ATA DA 3ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

8. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

8. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 8. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Considerações sobre a dimensão da Pesquisa/ 2015 Os trabalhos visaram à construção do perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do profissional de Administração,

Leia mais

MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. SENAC-RS 2016 MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO NO BRASIL - LEI 9.394/96 PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR ENSINO MÉDIO (3 anos)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

TERMO APOSTILAMENTO À ATA DA SESSÃO PLENÁRIA Nº 3326/2012

TERMO APOSTILAMENTO À ATA DA SESSÃO PLENÁRIA Nº 3326/2012 CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO TERMO APOSTILAMENTO À ATA DA SESSÃO PLENÁRIA Nº 3326/2012 Considerando a decisão proferida na Sessão Plenária nº 3.342, de 05 de junho de 2012, que

Leia mais

MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas. Ciclo 2009

MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas. Ciclo 2009 MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas Ciclo 2009 MPE Brasil O MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas objetiva o reconhecimento estadual e nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIREÇÃO GERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 28/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI-Campus Picos, torna público para conhecimento dos interessados, o regulamento do

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3472 Data: 08/10/2013 Folha: 01/02

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3472 Data: 08/10/2013 Folha: 01/02 Ata da Sessão Plenária nº 3472 Data: 08/10/2013 Folha: 01/02 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio V.P.de Planej.e Desenv. Institucional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

Janeiro. Fevereiro. Calendário Acadêmico 2018 Graduação Presencial e EAD JANEIRO FEVEREIRO. *11/12/2017 a 23/02/2018. Renovação de Matrícula 2018.

Janeiro. Fevereiro. Calendário Acadêmico 2018 Graduação Presencial e EAD JANEIRO FEVEREIRO. *11/12/2017 a 23/02/2018. Renovação de Matrícula 2018. Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 26 27 28 29 30 31 01 - Confraternização Universal - Feriado Nacional 20 - São Sebastião - Feriado Estadual *11//2017 a 23/02/2018 JANEIRO

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02 Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Antonio Rodrigues de Andrade V.P. de Educação, Estudos e Pesquisas

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio V.P. de Planej. e Desenv. Institucional

Leia mais

RELATÓRIO. de GESTÃO 2015 JUBILEU DE OURO >> SISTEMA CFA/CRAs

RELATÓRIO. de GESTÃO 2015 JUBILEU DE OURO >> SISTEMA CFA/CRAs RELATÓRIO de GESTÃO 2015 JUBILEU DE OURO >> SISTEMA CFA/CRAs APRESENTAÇÃO 2015, ANO EM QUE SE COMEMOROU O CINQUENTENÁRIO DA ASSINATURA DA MAIS EMBLEMÁTICA NORMA LEGAL PARA OS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ATA DA 4ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 ASSUNTOS EM DISCUSSÃO

ATA DA 4ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 ASSUNTOS EM DISCUSSÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 ATA DA 4ª REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CFA DE 2016 Data: 28

Leia mais

PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Controladoria Acadêmica e Avaliação Institucional

PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Controladoria Acadêmica e Avaliação Institucional PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Controladoria Acadêmica e Avaliação Institucional 2017 Contextualização Objetivo: identificar aspectos que

Leia mais

PERFIL, FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa Nacional. Relatório Final

PERFIL, FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa Nacional. Relatório Final PERFIL, FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO Pesquisa Nacional Relatório Final Relatório Técnico - Volume II Novembro/ 2015 Contrato: CFA 05/2015 PERFIL, FORMAÇÃO,

Leia mais

Dia 15/05 Todos os cursos

Dia 15/05 Todos os cursos PROGRAMAÇÃO DO I SIMPÓSIO FATEC JALES Dia 15/05 Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) 19h Abertura oficial 19h30min - Palestra de abertura - "Criatividade, Inovação

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3441 Data: 11/06/2013 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3441 Data: 11/06/2013 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3441 Data: 11/06/2013 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio V.P. de Planej. e Desenvolv. Institucional Adm. Carlos Roberto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL DO INGRESSANTE 2018

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL DO INGRESSANTE 2018 PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL DO INGRESSANTE 2018 Agosto/2018 Responsáveis pelo projeto GCR/GP/ DIRETORIA ES Solicitação da pesquisa elaboração do questionário Elaboração do plano de ação CPA - COMISSÃO

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Abertura do edital 09/06/2016

EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Abertura do edital 09/06/2016 EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC O DIRETOR DO, no uso de suas atribuições legais, conferida pela Portaria 10, de 07

Leia mais

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO Em consonância com o disposto nos Regulamentos de Monitorias das Faculdades Metropolinas Unidas (FMU), da Universidade Anhembi

Leia mais

Edital CFA/CFP nº 001/2015

Edital CFA/CFP nº 001/2015 Edital CFA/CFP nº 001/2015 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CUIDADO A PESSOA IDOSA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CUIDADO A PESSOA IDOSA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CUIDADO A PESSOA IDOSA COORDENAÇÃO: Daniel Groisman Marilda Maria da Silva Moreira 1- OBJETIVO Proporcionar a qualificação de trabalhadores para que possam atuar junto

Leia mais

Edital de Contratação Docente UCB

Edital de Contratação Docente UCB 1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO A VICE-REITORIA DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO UCB, no uso das atribuições legais e regimentais e tendo em

Leia mais

1. CRA no qual é registrado (1. Administrador X 1. Tecnólogo X 1. Coordenador/ Professor X 1. Empresário/ Empregador):

1. CRA no qual é registrado (1. Administrador X 1. Tecnólogo X 1. Coordenador/ Professor X 1. Empresário/ Empregador): 6.6 Análise comparativa de questões sobre o mesmo tema nos questionários 1. CRA no qual é registrado (1. Administrador X 1. Tecnólogo X 1. Coordenador/ Professor X 1. Empresário/ Empregador): Coordenador/

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN AVALIAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFAM Lei Nª 11.872/2008 Art. 7ª - Objetivos dos Institutos Federais: I - ministrar educação profissional

Leia mais

ATA DA 16ª REUNIÃO PLENÁRIA ASSUNTOS EM DISCUSSÃO

ATA DA 16ª REUNIÃO PLENÁRIA ASSUNTOS EM DISCUSSÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ATA DA 16ª REUNIÃO PLENÁRIA Data: 8 de junho de 2017 Horário:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO. EDITAL Nº 001/2017 PrP LATO

Leia mais

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas. Sustentáveis

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas. Sustentáveis Informações Gerenciais de Contratações Públicas Sustentáveis janeiro a dezembro de 2014 Sumário Executivo As informações descritas a seguir comparam o desempenho das contratações públicas sustentáveis

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação São Paulo, 01 de setembro

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLENTARES Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLENTARES CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EaD 2018 COLABORADORES Prof. Allan Lima Ferreira Prof. Antônio Esaú de Lacerda

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

Indicadores do Ensino Superior

Indicadores do Ensino Superior INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior SEMINÁRIO

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação CC400 Graduação em História ou Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Filosofia, Ética e Cidadania;

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE MEDIAÇÃO

REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE MEDIAÇÃO REGULAMENTO DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE MEDIAÇÃO O Curso de Mediação Empresarial é oferecido por meio de convênio entre o Conselho Federal de Administração CFA e a Confederação das Associações Comerciais

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Gestão de Operações em Logística é um profissional que domina um conjunto de conhecimentos e procedimentos para o processo de logística, incluindo a habilidade de raciocínio

Leia mais

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade.

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. Por: Prof.ª Brandina Fátima M. de Castro Andrade UEG 10 DE JUNHO DE 2014 PPC - Principais elementos O Projeto Pedagógico é elaborado em consonância

Leia mais

Educação Superior no Rio de Janeiro CONTEXTO E PERSPECTIVAS

Educação Superior no Rio de Janeiro CONTEXTO E PERSPECTIVAS Educação Superior no Rio de Janeiro CONTEXTO E PERSPECTIVAS Primeiramente vamos entender um conceito importante: Primeiramente vamos entender um conceito importante para as análises: CAGR Compound Annual

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 2ª CHAMADA - EDITAL CGDP/SRH Nº 12/2011 ABERTURA E DISPOSIÇÕES

Leia mais

Diário Oficial do Distrito Federal ANO XLIII Nº 26 BRASÍLIA DF, 5 DE FEVEREIRO DE 2010

Diário Oficial do Distrito Federal ANO XLIII Nº 26 BRASÍLIA DF, 5 DE FEVEREIRO DE 2010 Edital nº 01, de 04 de fevereiro de 2010 Diário Oficial do Distrito Federal ANO XLIII Nº 26 BRASÍLIA DF, 5 DE FEVEREIRO DE 2010 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO PARA PROFESSORES DO

Leia mais

INGRESSO COMO TRANSFERIDO

INGRESSO COMO TRANSFERIDO PROCESSO SELETIVO 2019.1 TRANSFERIDOS E GRADUADOS EDITAL Nº 33/2018 O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, torna público para conhecimento dos interessados, o presente edital com abertura de inscrições

Leia mais

Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03

Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Sonia Cristina Lima Marra V.P.de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017 PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO 2017 Agosto/2017 Objetivo Entender o perfil para realizar comunicação mais assertiva. Identificar (itinerário formativo). Responsáveis pelo Projeto GCR Elaboração do questionário

Leia mais