Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional"

Transcrição

1 Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional Adm. Mauro Kreuz Diretor Adm. Tânia M. C. Dias Vice-Diretora Adm. Sônia F. Ferraz - Membro

2

3 Principais projetos da Câmara de Formação Profissional 1. 6ª Edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador. 2. Prêmio Belmiro Siqueira Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas MPEs. 4. Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. 5. Ciclo de Palestras Avaliação Seres/MEC dos Cursos de Administração. 7. Convênio CFA/ANGRAD/INEP para capacitação dos avaliadores do Basis dos Cursos de Administração. 8. Observatório Nacional dos Egressos dos Cursos de Administração(em construção).

4 1. 6ª Edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador

5 Objetivo: Analisar cenários e identificar tendências para a profissão de Administrador e de Tecnólogo. Públicos-Alvos: Administradores com registro em CRA (Bacharéis em Administração); Tecnólogos registrados e não registrados em CRA, Coordenadores e Professores e Empregadores. Realização Sistema CFA/CRAs Apoio ANGRAD e Fundação Instituto de Administração (FIA)

6 Metodologia Entrevistas em Profundidade: AMBEV, - representando o setor industrial, CARREFOUR representando o setor de comércio e o BANCO DO BRASIL representando o setor de serviços. A Alta Direção da Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República foi entrevistada, visando considerar o maior segmento empresarial do país (MPEs).

7 Metodologia Reuniões de Grupo 20 grupos formados com os públicos-alvos - 6 a 12 pessoas) Coleta de dados da Pesquisa Quantitativa: Foram recebidos questionários, o que representa 5.9% do total de sconvite.

8 Perfil do Administrador A maioria: É do sexo masculino (66%), casado (55%) e sem dependentes (39%) Tem idade entre 31 e 40 anos (30%) É egresso de universidades particulares (82%). Concluiu o curso de Administração entre 2006 e 2011 (28%). Possui especialização em alguma área da Administração (63%). Trabalha em empresas de grande porte - (48%) Atua nas áreas de Administração e Planejamento Estratégico (17%) e Finanças (14%). Possui Carteira Profissional assinada (75%). Ocupa cargos de gerência (18%) e de Analista (18%) É registrado em CRA (97%).

9 Perfil do Tecnólogo A maioria: É do sexo masculino (69%), casado (55%) e sem dependentes (34%). Tem idade entre 36 e 40 anos (19%) e 41 e 45 anos (14%) É egresso de universidades particulares (91%). Concluiu o curso de Administração entre 2006 e 2015 (82%). Trabalha em empresas de grande porte (46%) Atua nas áreas industrial (16%) e Outros Serviços (13%) Possui Carteira Profissional assinada (76%). Ocupa cargos de Gerência (13%) e Analista (12%) É registrado em CRA (96%).

10 Perfil do Coordenador/ Professor A maioria: É do sexo masculino (70%) e casado (64%) Tem idade entre 41 e 50 anos (31%) É graduado em Administração (87%) É egresso de universidades particulares (74%) Formou-se entre 1990 e 1999 (26%) Concluiu programa de Mestrado acadêmico (35%) Trabalha em apenas uma IES (63%) Leciona em cursos de Administração há mais de 10 anos (58%) Cumpre carga horária semanal entre 31 e 40 horas (39%) Realiza trabalhos de consultoria como atividade paralela (38%) É registrado em CRA (89%).

11 Perfil do Empresário/ Empregador A maioria: Pertence ao setor privado (96%) Representa micros e pequenas empresas (84%) Exerce o cargo de Presidente/Proprietário/Sócio (79%) Sua empresa possui menos de 5% de Profissionais de Administração (35%) Tem interesse em contratar Profissionais de Administração (47%) e Engenheiros (15%) Considera que as áreas mais promissoras, nos próximos 5 anos, são: consultoria empresarial (40%) para Administradores e administração pública direta (16%) para Tecnólogos.

12 O Relatório Final da Pesquisa apresentará as opiniões dos Públicos-alvos: Administradores e dos Tecnólogos: Por que escolheram o curso em que se graduaram? a vocação não foi a 1ª opção escolhida! Os cursos de Administração formam adequadamente? o que foi dito na pesquisa qualitativa (reuniões) distanciamento do mercado de trabalho não se confirma na pesquisa quantitativa (eletrônica) o curso atendeu satisfatoriamente. O que explica tal contradição?

13 Os resultados da Pesquisa estarão disponíveis a partir de dezembro de 2015 no site

14 2. Prêmio Belmiro Siqueira I A logística como área de atuação do Administrador. II A logística como fator de desenvolvimento do Brasil.

15 3. Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas MPEs.

16 1. Justificativas: A importância das MPEs para a sociedade e a economia (são mais de 8 milhões). A importância das MPEs para os Administradores (36% trabalham em MPEs). O fato da maioria dos cursos de Administração não explorar suficientemente conteúdos voltados para as MPEs. A necessidade de diminuir a elevada taxa de mortalidade das MPEs.

17 2. Objetivos: Capacitar Administradores em práticas gerenciais capazes de fortalecer a atuação das MPEs. Oportunizar a inserção dos Administradores no amplo mercado de trabalho das MPEs. Criar uma rede nacional de Administradores como agentes multiplicadores de conhecimentos de gestão em MPEs.

18 3. Características: Projeto coletivo, com parceiros: Conselho Federal de Administração CFA; Secretaria de Estado da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República SMPE; Conselhos Regionais de Administração - CRAs; Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Projeto de execução de médio e longo prazo: 2015; 2016; Estrutura em MÓDULOS ( IV Módulos). Modalidades presencial e EAD. Gratuito. 120 horas aula (parte vivencial).

19 4. Escopo: Capacitar Administradores nos 27 Conselhos Regionais de Administração. Beneficiar MPEs nos 26 Estados e no Distrito Federal, aportando conhecimento e fortalecendo a sua gestão.

20 5. Cronograma: CRAs (AL; MA; PA; PI; RJ). 275 Administradores CRAs 605 Administradores CRAs 605 Administradores.

21 6. Resultados: Aplicação do conhecimento numa MPE, a ser definida pela SMPE (prática vivencial na MPE de 30 horas Módulo IV). Avaliação dos resultados nas MPEs atendidas pela atuação dos Administradores. Comparação das MPEs atendidas pelos Administradores com um grupo de MPEs não atendidas pelos Administradores, para avaliar o efetivo impacto da atuação dos Administradores nas MPEs.

22 4. Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. Comitê Nacional Coordenador da Certificação Profissional: Adm. Mauro Kreuz Diretor da CFP e Coordenador. Adm. Alberto Emmanuel Whitaker CRA/SP. Adm. Sérgio Kazuo Tsuru CRA/PR. Modalidade por experiência: 774. Em 2015: 105. Certificados: 36 (3 em avaliação). Modalidade prova: 4 inscritos (reprovados).

23 5. Ciclo de Palestras Construindo a administração pela educação. O ENADE e as implicações sobre os cursos de administração. A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE nos cursos de administração. Mais de coordenadores de curso, professores e estudantes Enadistas.

24 Média das notas CPC Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

25 Enade dos Cursos de Bacharelado em Administração - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

26 Comparativo Enade Cursos de Bacharelado em Administração e demais Cursos Superiores (Brasil) Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

27 Censo 2013 Nº de Cursos - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

28 Milhares Censo 2013 Nº de Vagas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

29 Milhares Censo 2013 Número de Matrículas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

30 Censo 2013 Número de Concluintes - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelocfa.

31 6. Avaliação Seres/MEC dos Cursos de Administração (Total: pareceres desfavoráveis.

32 7. Convênio CFA/ANGRAD/INEP para capacitação dos avaliadores do Basis dos Cursos de Administração.

33 8. Observatório Nacional dos Egressos dos Cursos de Administração(em construção).

34 Obrigado Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA (61)

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Administrador e Professor Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração - CFA Orgulho de Ser ADMINISTRADOR!

Leia mais

1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4.

1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4. 1. Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração. 2. Análise comparativa. 3. Conceito contemporâneo da certificação profissional. 4. Escopo conceitual da certificação profissional contemporânea.

Leia mais

Edital CRA/DF nº 001/2016

Edital CRA/DF nº 001/2016 Edital CRA/DF nº 001/2016 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO REGIONAL DE

Leia mais

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional ENADE: dúvidas e soluções Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs. Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho. DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição

PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs. Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho. DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição PESQUISA NACIONAL SISTEMA CFA/CRAs Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho DO ADMINISTRADOR 6ª Edição E DO TECNÓLOGO 1ª Edição 2015 SUMÁRIO Apresentação 9 2. Introdução 14 3. Objetivos 18

Leia mais

Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017

Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017 Edital CFA/CFP/COPES nº 001 /2017 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DIRETORIA-GERAL DO

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO

DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO Resultados do ENADE 2012 e do Censo da Educação Superior 2013 dos Cursos de Bacharelado em Administração e dos Cursos Superiores de Tecnologia em determinadas áreas da Administração Bahia Janeiro de 2015

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School A Universidade Candido Mendes apresenta em convênio com a Porto Business School, o programa de Pós-Graduação

Leia mais

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas Censo da Educação Superior 2016 Notas Estatísticas 2016 Notas Estatísticas O, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se importante

Leia mais

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Modalidade Capacitação

Modalidade Capacitação CERTIFICAÇÃO ICSS Modalidade Capacitação Agosto/201 ANEXO DO DOCUMENTO PARECER TÉCNICO Anexo CERTIFICAÇÃO POR CAPACITAÇÃO: PARECER TÉCNICO 1. Objeto do Parecer 2. Extrato da da Entidade Proponente a) Tempo

Leia mais

O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas

O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas IX Encontro Paranaense de Dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas Adm. Sebastião Luiz de Mello Presidente do CFA 1

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014 Publicado no D.O.U. nº 160 de 21/08/2014, Seção 1 pag. 86 e 87 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 450, DE 15 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece os modelos da Carteira de Identidade Profissional do Administrador e demais

Leia mais

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem XII CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM PROMOÇÃO: CRA/RS Conselho Regional de Administração/RS; CMA-CRA/RS do Conselho Regional de Administração do RS; CBMAE Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3344 Data: 12/06/2012 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo V.P. de Administração e Finanças

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SINAES ENADE 2012 Ponta Grossa 2014 REITORIA Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Altair Justino COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO. Bahia

RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO. Bahia RELATÓRIO DOS CURSOS DE BACHARELADO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO Bahia Fevereiro de 2013 0 DADOS ESTATÍSTICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO E DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS EM DETERMINADAS

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul Câmara de Mediação e Arbitragem XII CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM PROMOÇÃO: CRA/RS Conselho Regional de Administração/RS; CMA-CRA/RS do Conselho Regional de Administração do RS; CBMAE Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Augustinópolis 2017.2 1 - NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, com carga horária de

Leia mais

Edital CFA/CFP nº 001/2015

Edital CFA/CFP nº 001/2015 Edital CFA/CFP nº 001/2015 Estabelece critérios para participação no Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO Em consonância com o disposto nos Regulamentos de Monitorias das Faculdades Metropolinas Unidas (FMU), da Universidade Anhembi

Leia mais

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CÂMPUS CORRENTE EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo 2016/2 Setembro

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL ITAPERUNA 2015 Este regulamento cria e regulamenta as normas do componente curricular Projeto Integrador da Faculdade Redentor com efeitos a partir do 2º semestre

Leia mais

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Coordenação: José Cerbino Neto O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz) e a Secretaria Municipal

Leia mais

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação XXXIX edição da Reunião dos

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN AVALIAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFAM Lei Nª 11.872/2008 Art. 7ª - Objetivos dos Institutos Federais: I - ministrar educação profissional

Leia mais

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil

Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação São Paulo, 01 de setembro

Leia mais

MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. SENAC-RS 2016 MISSÃO Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO NO BRASIL - LEI 9.394/96 PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR ENSINO MÉDIO (3 anos)

Leia mais

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão Profª Drª Berenice Quinzani Jordão As Universidades Estaduais e Municipais dos Estados da Federação são reguladas e avaliadas diretamente pelo Conselho Estadual de Educação CEE (Instituições e Cursos),

Leia mais

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - PS

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - PS Realização da Entrada ADM03009 ESTATÍSTICA I 2º ADM02023 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E MATERIAIS 5º 18:00 ÀS 20:00 20/06/2017 3ª Feira ADM02026 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II 6º ADM03004 MATEMÁTICA I 1º 21

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 1 CENTRO EDUCACIONAL VISCONDE DE TAUNAY CEVITA FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA FIPAR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 2010 2 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 023 CONSUPER/2017 Dispõe sobre sobre o Regulamento de Cursos Livres de Extensão do Instituto Federal Catarinense. A Presidente do do IFC, professora Sônia Regina de Souza Fernandes, no uso

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAÇU COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA (NEA) EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA N 01/2017 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - P2

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - P2 Disciplinas 1º, 2, 3, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º s Realização da Entrada ADM03007 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II 2º 30/11/2016 4ª Feira ADM02017 MÉTODOS QUANTITATIVOS 4º ADM02023 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02 Ata da Sessão Plenária nº 3482 Data: 19/11/2013 Folha: 01/02 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Antonio Rodrigues de Andrade V.P. de Educação, Estudos e Pesquisas

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPG TELÊMACO BORBA SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

- ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO

- ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO - ALGUMAS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA EXPANSÃO EM CURSO Introdução É inegável a expansão da Educação Superior, e particularmente da educação superior a distância decorrentes das políticas educacionais em

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. IFNMG - Câmpus Pirapora 1 1- O QUE É O NPG O Núcleo de Práticas Gerenciais - NPG é um laboratório de práticas administrativas, com layout devidamente planejado

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da (FE), em

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UEPG SINAES ENADE 2011 Ponta Grossa 2013 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-Reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas. Sustentáveis

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas. Sustentáveis Informações Gerenciais de Contratações Públicas Sustentáveis janeiro a dezembro de 2014 Sumário Executivo As informações descritas a seguir comparam o desempenho das contratações públicas sustentáveis

Leia mais

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - P2

Calendário de Provas Parciais (Nacionais) - P2 Realização da Entrada ADM03009 ESTATÍSTICA I 2º ADM02023 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E MATERIAIS 5º 18:00 ÀS 20:00 05/06/2017 2ª Feira ADM02026 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II 6º ADM03004 MATEMÁTICA I 1º 06

Leia mais

6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1

6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1 6.3 Resultados do Questionário do Tecnólogo em determinada área da Administração 1 Por ser esta a primeira vez que o segmento dos Tecnólogos participa de uma pesquisa nacional para definir o perfil, a

Leia mais

F l o r i a n ó p o l i s S C

F l o r i a n ó p o l i s S C F l o r i a n ó p o l i s S C Venha passar um dia com grandes especialistas, de renomes Nacional. No 2º Fórum de Gestão do Risco Fiscal, vamos conversar e aprender sobre Malha Fiscal, SPED, Pis/Cofins,

Leia mais

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes OUTUBRO, 2011 S I Avaliação da Cursos N A E Avaliação Instituciona l Enade S AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e

Leia mais

Composição da Diretoria: Presidente Letícia de Jesus dos Santos (Gestão ) Acadêmica do curso de Ciências Contábeis.

Composição da Diretoria: Presidente Letícia de Jesus dos Santos (Gestão ) Acadêmica do curso de Ciências Contábeis. ANO 2017. Composição da Diretoria: Presidente Letícia de Jesus dos Santos (Gestão 2015-2018) Acadêmica do curso de Ciências Contábeis. Vice Presidente Bianca Caroline Aparecida da Silva Jardim (Gestão

Leia mais

Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018:

Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018: Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018: As disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Graduação em

Leia mais

CURRÍCULO ELIANA PESSOA

CURRÍCULO ELIANA PESSOA CURRÍCULO ELIANA PESSOA FORMAÇÃO ACADÊMICA 2008 Universidade Católica de Brasília Mestrado em Educação Dissertação: Educação Empreendedora: Concepções e Práticas Pedagógicas em Instituições de Ensino Superior

Leia mais

Estrutura curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para ingressos a partir de 2018:

Estrutura curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para ingressos a partir de 2018: Estrutura curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para ingressos a partir de 2018: As disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

Dia 15/05 Todos os cursos

Dia 15/05 Todos os cursos PROGRAMAÇÃO DO I SIMPÓSIO FATEC JALES Dia 15/05 Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) 19h Abertura oficial 19h30min - Palestra de abertura - "Criatividade, Inovação

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

NOTAS ESTATÍSTICAS Censo da Educação Superior 2015

NOTAS ESTATÍSTICAS Censo da Educação Superior 2015 NOTAS ESTATÍSTICAS 2015 2015 Notas Estatísticas O, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se em importante instrumento de obtenção

Leia mais

VOCÊ S/A Guia Os Melhores MBA s do Brasil

VOCÊ S/A Guia Os Melhores MBA s do Brasil VOCÊ S/A Guia Os Melhores MBA s do Brasil ESCOLA: FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO CURSO: MBA EXECUTIVO VOCÊ S/A Posicionamento Focado em 2 PILARES: 1) Carreira 2) Dinheiro VOCÊ S/A Missão A revista para

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

Indicadores do Ensino Superior

Indicadores do Ensino Superior INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior SEMINÁRIO

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Cursos Superiores de Tecnologia Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2012 1º semestre Normas para o processo

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 A coordenação do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios,

Leia mais

Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017.

Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017. Resolução nº 069, de 15 de agosto de 2017. O Presidente em exercício do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, considerando o que foi deliberado na reunião

Leia mais

CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR E AUMENTO NA DEMANDA NOTURNA DO METRÔ DE SÃO PAULO: ÁNALISE DAS LINHAS 1 E 3

CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR E AUMENTO NA DEMANDA NOTURNA DO METRÔ DE SÃO PAULO: ÁNALISE DAS LINHAS 1 E 3 CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR E AUMENTO NA DEMANDA NOTURNA DO METRÔ DE SÃO PAULO: ÁNALISE DAS LINHAS 1 E 3 Rodolfo Maia Melo Chaves FATEC Tatuapé 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária INTRODUÇÃO No

Leia mais

Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo

Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo Perfil das Agências de Propaganda Do Estado de São Paulo - 2014 Setembro/2014 Índice 1. Dados Técnicos da Pesquisa 2. Perfil dos Dirigentes 3. Perfil das Agências 4. Números Macros do Setor 5. Clientes

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX 1 - TÍTULO: Classificação ( ) Programa ( ) Projeto ( ) Curso 2 - COORDENADOR (deverá ser docente ou técnico administrativo do IFSul)

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3554 Data: 19/08/2014 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3554 Data: 19/08/2014 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3554 Data: 19/08/2014 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Huckleberry Siqueira - Presidente Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio V.P. de Planej.

Leia mais

Como fazer uma faculdade em apenas dois anos

Como fazer uma faculdade em apenas dois anos Como fazer uma faculdade em apenas dois anos noticias.terra.com.br/educacao/como-fazer-uma-faculdade-em-apenas-dois-anos,2c99a63d7e731183b1b925aac0e619b5h37pb7i 21/09/2016 Descubra como funciona a faculdade

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA 1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA A VICE-REITORIA DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO UCB, no uso das atribuições legais

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI 1. Apresentação A FACCI aplicou, entre agosto e setembro de 2010, uma pesquisa de

Leia mais

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE / 2011 O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE É um instrumento de avaliação, cujos resultados produzirão dados para o debate

Leia mais

Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes

Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes V Brasil nos Trilhos Oficina de Trabalho do Comitê de Gente Brasília, 4 de Setembro 2012 Desafios Sistema Indústria Construir um novo pacto empresarial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03

Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3670 Data: 03/11/2015 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Sonia Cristina Lima Marra V.P.de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CURITIBA

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CURITIBA , Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba ETC Rua Itacolomi, 450 Portão CEP: 81070-150 - Curitiba-PR Telefone: 3246-7722 - Fax: 3248-0246 MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE.

O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE. FORMULÁRIO DE PROPOSTA E RELATÓRIO DE AÇÕES DE EXTENSÃO Para acessar o Formulário de Proposta de ação de extensão, o coordenador deve entrar no Portal do Servidor Extensão Formulário de Ação Iniciar Nova

Leia mais

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Sumário 1. O Censo da Educação Superior 1.1 O Censo 2009 1.2 O Censo 2010 2. Resultados 1. O Censo da Educação Superior Disposto pelo Decreto nº

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR Ministério da Educação FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE FNDE números e fatos PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Campus Paranaguá. Credenciada pelo Decreto nº 9538, de 05/12/2013 D.O.E. 05/12/2013 UNESPAR CAMPUS PARANAGUÁ EDITAL 004/2016 EDITAL DE BOLSAS - CHAMADA DE PROJETOS 03/2015 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS, PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ - PBNP-SETI/PR. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS PARA

Leia mais

ATIVIDADE DE EXTENSÃO CURSO BÁSICO DE ESPANHOL E INTERCÂMBIO CULTURAL LATINO- AMERICANO EDITAL Nº 01/2017 DE 10 DE JUNHO DE 2017

ATIVIDADE DE EXTENSÃO CURSO BÁSICO DE ESPANHOL E INTERCÂMBIO CULTURAL LATINO- AMERICANO EDITAL Nº 01/2017 DE 10 DE JUNHO DE 2017 ATIVIDADE DE EXTENSÃO CURSO BÁSICO DE ESPANHOL E INTERCÂMBIO CULTURAL LATINO- AMERICANO EDITAL Nº 01/2017 DE 10 DE JUNHO DE 2017 A Universidade Estadual de Goiás Câmpus Campos Belos localizada à Rua Rui

Leia mais

Tenho que fazer o Enade?

Tenho que fazer o Enade? Tenho que fazer o Enade? AUTOR MARCO ZEMINHANI / PUBLICADO 13 DE MAIO DE 2016 http://enadepucrs.uni5.net/enade/perguntas-frequentes/ Quem está na faculdade já deve ter ouvido falar do Enade e também da

Leia mais

CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROJETO PEDAGÓGICO 1- OBJETIVO GERAL Capacitar discentes a partir o 5º semestre dos cursos de Administração e áreas afins, assim como

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017

EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017 DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do campus Uruçuí, torna públicas, para conhecimento

Leia mais

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior.

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. PLANO GERAL DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em vigor da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03

ATA DE REUNIÃO. Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03 Ata da Sessão Plenária nº 3518 Data: 01/04/2014 Folha: 01/03 1. PRESENÇAS: 1.1. Conselheiros Titulares: Adm. Wagner Siqueira Presidente Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio V.P. de Planej. e Desenv. Institucional

Leia mais

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial MBA em Gestão e Estratégia Empresarial Justificativas A oferta do curso visa atender a expectativa de um mercado carente de profissionais capacitados e preparados para enfrentar um cenário de mudanças

Leia mais

REGULAMENTO. Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias

REGULAMENTO. Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias REGULAMENTO Curso de especialização de Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias DOS OBJETIVOS Art 1 o O curso de especialização Latu Sensu em design instrucional para

Leia mais

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de Carapicuíba

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de Carapicuíba da Avaliação WebSAI 2012 Etec de Carapicuíba 144 Carapicuíba A avaliação desta unidade foi o resultado da pesquisa WebSAI, realizada em novembro de 2012, envolvendo as comunidades escolares, dados institucionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 74/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de graduação, cursos de licenciatura; para participar do Programa Observatório da Educação - OBEDUC. O Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais