ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão"

Transcrição

1 Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

2 As Universidades Estaduais e Municipais dos Estados da Federação são reguladas e avaliadas diretamente pelo Conselho Estadual de Educação CEE (Instituições e Cursos), porém com vinculação e submissão ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O MEC e o Conselho Nacional de Educação CNE, avaliam, regulam e fomentam as Instituições, os Cursos, as Acreditações Internacionais, a Educação a Distância e o Stricto Sensu por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

3 As Universidades Estaduais do Estado do Paraná são mantidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI. Embora muitos Estados tenham optado por se submeterem diretamente ao Ministério da Educação, sendo avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e regulados pelo MEC. Tendo como mantenedoras suas Secretarias próprias.

4

5

6 ORGANOGRAMA DO ENSINO NO BRASIL

7 LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR A legislação do ensino superior normatiza o processo a ser protocolado. Credenciamento institucional; Recredenciamento institucional; Autorização de cursos; Reconhecimento de cursos; Renovação de reconhecimento de cursos.

8 LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Lei nº / Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) constituído por 3 processos, atualizado com a NT nº 14 de 2014: avaliação das instituições: auto-avaliação (interna) - conduzida pelas CPAs das IES; externa - conduzida pelas comissões designadas pelo INEP (CNE) ou pela SETI (CEE) seguindo diretrizes do CONAES; avaliação dos cursos de graduação; avaliação do desempenho do estudante (ENADE).

9 LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Lei n / Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (SAPIEnS/MEC). Processos: Credenciamento de Polo para EaD; Autorização de curso de IES já credenciadas; Aditamento ao ato de credenciamento de EAD. Unificação de mantidas; Autorização de programas de cursos sequenciais; Reconhecimento e renovação de reconhecimento de programas de cursos sequenciais dentre outros.

10 Os sistemas informatizados permitem a interação entre a IES e os órgãos do MEC, visando a tramitação e o acompanhamento dos processos: SAPIEnS E-mec Sistema Integrado de Informações da Educação Superior (SIEdSup). Cadastros Censo da Educação Superior Avaliação

11 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Projeto Institucional de Auto-avaliação; Relato Institucional; Documentos Projeto Pedagógico dos Cursos; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Conceitos obtidos pelos Cursos e pela Instituição (INEP/MEC).

12 Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem ENADE, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado. ABRUEM Os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

13 ÍNDICE GERAL DE CURSOS

14 ÍNDICE GERAL DE CURSOS O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Para ponderar os conceitos, utiliza-se a distribuição dos alunos da IES entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). O IGC é utilizado, entre outros elementos e instrumentos, como referencial orientador das comissões de avaliação institucional.

15 Posição das IES do Paraná dentre as demais Universidades Estaduais do Brasil de acordo com o IGC Contínuo, nos anos de 2010 a 2014 Fonte: Portal INEP IGC (adaptado)

16 CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - CPC

17 CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - CPC O Conceito Preliminar de Curso CPC (instituído pela Portaria Normativa nº 4 de 05 de agosto de 2008) é um indicador de qualidade da Educação Superior que avalia os cursos superiores. O CPC é calculado para cada unidade de observação, constituída pelo conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação específica do Enade. O CPC é constituído de oito componentes, agrupados em três dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação: (a) desempenho dos estudantes, (b) corpo docente e (c) condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

18 QS UNIVERSITY RANKINGS Quacquarelli Symonds(QS) Reino Unido Qs University Rankings - World Qs University Rankings - BRICS Qs University Rankings Latin America

19 QS UNIVERSITY RANKINGS WORLD O Ranking Mundial da Universidade em 2015 teve a participação de 801 Instituições em outubro do ano passado e teve a participação de 70 países. O processo de coleta de informações se inicia no 1º trimestre de cada ano.

20 QS UNIVERSITY RANKINGS - BRICS Lançado em 2013, o BRICS é um ranking anual das melhores Universidades nos cinco países do BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul. Desenvolvidos pela QS em colaboração com a agência de notícias russa Interfax. São utilizado 8 indicadores:

21 QS UNIVERSITY RANKINGS - BRICS

22 QS UNIVERSITY RANKINGS LATIN AMERICA O QS da América Latina foi ampliado para destacar as 300 melhores universidades da região latino-americana. Publicado anualmente desde 2011, colocando-as em evidência com base em sete indicadores-chave. A metodologia é adaptada da utilizada para compilar o University Rankings QS Mundo, com vários critérios adicionais incluídos para permitir mais comparação aprofundada com base em prioridades regionais.

23 QS UNIVERSITY RANKINGS LATIN AMERICA

24 RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA

25 RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA O RUF, publicação anual da Folha de São Paulo, não solicita informações diretamente da UEL, estas são coletadas pelo site e utiliza como indicadores: Indicador de Pesquisa - Total de publicações: Considera o número de pesquisas científicas publicadas pela universidade nos dois anos anteriores nos periódicos indexados na base "Web of Science". Indicador de Internacionalização - Citações internacionais por docente: Considera a quantidade de citações aos trabalhos da universidade feitas em artigos de grupos de pesquisa internacionais em relação ao número de docentes da mesma instituição. Indicador de Inovação: Leva em conta o número de pedidos de patentes (direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias) pela universidade ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) nos últimos dez anos.

26 RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA Ensino - Avaliadores do MEC: o último de 2015 a pesquisa foi feita pelo Datafolha, com 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores. Esses profissionais são ouvidos sobre os três melhores cursos do país em áreas em que são responsáveis pela avaliação. Mercado de Trabalho: Pesquisa Datafolha com responsáveis pela contratação de profissionais no mercado (empresas, consultórios médicos, academias, hospitais, firmas de construção civil etc), em Os entrevistados listam três instituições cujos alunos teriam preferência numa eventual contratação.

27 GUIA DO ESTUDANTE

28 GUIA DO ESTUDANTE O Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril é preenchido anualmente, geralmente na 2ª quinzena de março e o ranqueamento em novembro e/ou dezembro. Os critérios para participar da avaliação são: Ter a titulação de bacharelado (exceto Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas; e Pedagogia, que são consideradas somente as licenciaturas); Data da conclusão da primeira turma igual ou inferior ao ano anterior; Ser presencial; Ter turma (s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo; É considerado apenas um curso por município de cada instituição. Todos os questionários de cursos avaliados são apresentados aos pareceristas, que atribuirão suas notas, considerando três pilares básicos: corpo docente; projeto pedagógico; infraestrutura

29 REFERÊNCIAS Conceito Preliminar de Curso Guia do Estudante Índice Geral de Cursos QS University Rankings BRICS QS University Rankings Latin America QS University Rankings - World RUF - Ranking Universitário Folha

30 OBRIGADA CONTATOS Telefone: +55 (43) /4381

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS Carmen Luiza da Silva* Celso da Costa Frauches** O projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes OUTUBRO, 2011 S I Avaliação da Cursos N A E Avaliação Instituciona l Enade S AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DESTAQUE: MARCOS REGULATÓRIOS Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria nº40/2007, consolidada dez, 2010 MEC CNE Cons. Nac. de Educação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/2004 - Regulamenta os procedimentos

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Autonomia das IES; Programas de atenção a diversidade; participação e representação dos segmentos da comunidade educativa na tomada

Leia mais

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da regulação nas IES {relato de experiência} Profa. Dra. Marion Creutzberg PI/PUCRS Pra início de conversa... Procurador Educacional Institucional x Comissão

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016 Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade Brasília-DF 25 de abril de 2016 Indicador de Desempenho no Enade (IDE) 1 - O Conceito Enade, atualmente, é calculado pela metodologia de

Leia mais

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017 CPC e IGC 2016 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Novembro 2017 Enfoques da apresentação Processo Avaliativo da Educação Superior realizado pelo Inep no âmbito do Sinaes Síntese

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC Capítulo: Apresentação Avaliação Docente nos Processos MEC Janeiro, 2015 1 Capítulo: Apresentação Sumário I. Apresentação... 3 II. Avaliação... 4 1. ENADE... 4 2. Conceito Preliminar de Curso (CPC)...

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de 2011 Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Introdução O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Avaliação dos ciclos do SINAES

Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação da Ed. Superior no INEP - Implementar o Sinaes -Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; - Divulgar os resultados; -Realizar estudos para a melhoria

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Profa. Nágela Valadão Cade Universidade Federal do Espírito Santo Avaliadora MEC/Inep MEC EDUCAÇÃO SUPERIOR Secretaria de Regulação e Supervisão da

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA

O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento de Desenvolvimento e Avaliação Divisão de Regulação e Avaliação O ENADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: O CONTEXTO DA UNIPAMPA Profª

Leia mais

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação.

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação. SIC 02/07 Belo Horizonte, 11 de janeiro de 2007. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de 2007. Ministro da Educação. EAD. PROCEDIMENTOS DE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO

Leia mais

SIC 14/05. Belo Horizonte, 21 de fevereiro de PROUNI. Distribuído a assessorados da CONSAE.

SIC 14/05. Belo Horizonte, 21 de fevereiro de PROUNI. Distribuído a assessorados da CONSAE. SIC 14/05 Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2005. 1. PROUNI PORTARIA Nº 524, de 18 de fevereiro de 2005. Ministro da Educação. Dispõe sobre a ocupação de bolsas remanescentes do Programa Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 174, de 22 de outubro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 174, de 22 de outubro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 174, de 22 de outubro de 2013. Estabelece providências e normas complementares à Resolução CEE/SC nº 100/2011 para o funcionamento da Educação Superior no Sistema Estadual de Ensino de Santa

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE Prof. Nandi Lages, fevereiro de 2017 INFORMAÇÕES DO CURSO Ciência da Computação IFSC - Campus Lages Bacharelado

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014

Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014 Universidade Federal Rural de Pernambuco Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2014 Conceito Preliminar de Curso - CPC Índice Geral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA Página 1 de 7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional Avaliação Institucional Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 AVALIES - Avaliação das Instituições de Educação Superior centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve

Leia mais

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES Curitiba - PR 10/agosto/2015 Instrumento de Avaliação do SINAES Número de IES e de Matrículas de Graduação, por Organização Acadêmica Brasil - 2013 Organização Acadêmica Instituições Matrículas Total %

Leia mais

PORTARIA Nº 275, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 275, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 275, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância. O PRESIDENTE SUBSTITUTO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

Leia mais

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas Constituição Federal CF 88 O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO LDB Lei 9.394/96 Art. 45 Art. 46 A educação superior será ministrada

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE 2017.

DECRETO Nº, DE DE 2017. DECRETO Nº, DE DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

PROPLAN. Diretoria de Informações Institucionais

PROPLAN. Diretoria de Informações Institucionais Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional SisRAA e a importação dos dados do Censo da Educação Superior 2014 Ana Carla Macedo da Silva IV Encontro de Relatório

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Identificar mérito e valor das instituições,

Leia mais

Acesse nosso site e assista nosso vídeo de Natal!

Acesse nosso site e assista nosso vídeo de Natal! SIC Nº 45/2018 Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2018. ALTERAÇÃO NA RESOLUÇÃO CES/CNE Nº 1, DE 06 DE ABRIL DE 2018. ESPECIALIZAÇÃO. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. RESOLUÇÃO CES/CNE Nº 4, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

II Reunião de Planejamento PPG

II Reunião de Planejamento PPG II Reunião de Planejamento PPG PDI, Avaliação e Pós-graduação: planejando, agindo e avaliando SEAVI - Secretaria Especial de Avaliação Institucional Apresentação Cenário de ameaças e oportunidades Políticas

Leia mais

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de avaliação das IES,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Kelli Savi da Silva Introdução O presente trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Curso de Engenharia de Alimentos Análise comparativa de desempenho do Relatório de Curso -ENADE 2011, entre UNISINOS, UNICAMP e UFRGS. Sonia Maria Martins- TAE/ICTA

Leia mais

Avaliações Externas de Cursos - UFSM

Avaliações Externas de Cursos - UFSM Avaliações Externas de Cursos - UFSM 2º semestre de 2015 e Ano 2016 Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional COPLAI / PROPLAN Equipe Técnica: Douglas F. de Almeida, Luise M. Cunha e Marcia

Leia mais

Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFG 25 DE JUNHO DE 2013

Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFG 25 DE JUNHO DE 2013 Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFG 25 DE JUNHO DE 2013 LEGISLAÇÃO LEGISLAÇÃO Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 22. Portaria n 1536, publicada no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR INSTITUCIONAL- PI SURGIMENTO DO PROFISSIONAL PORTARIA 2.517 DE 22/11/2001 Estabelece que as IES devem responder, anualmente,

Leia mais

Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de Palestra SEMESB/ABAMES

Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de Palestra SEMESB/ABAMES Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017 Palestra SEMESB/ABAMES OBJETO E OBJETIVO Dispõe sobre o fluxo dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos ENADE: análise das notas e pontos críticos

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Bibliotecas Universitárias e a Avaliação pelo MEC. Mírian Rocha Bibliotecária / Assessoria Educacional mqrocha@gmail.com (17) 8135-7993 PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Portaria Normativa 40 de 2007 republicada em 2010 Capítulo

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 181/2017-CONSEPE, de 14 de novembro de 2017. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

O Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior SINAES

O Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior SINAES O Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior SINAES Oficina sobre a utilização dos instrumentos de avaliação do ensino superior no diagnóstico e na melhoria da qualidade do ensino nos cursos de

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 10 DIMENSÕES EIXOS DIMENSÕES 1 Missão e PDI 2 Política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão 3 Responsabilidade social da IES Eixo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 I Introdução A edição do Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)?

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? Cristina Gonçalves Alvim Marisa M. Ribeiro Duarte Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior Micheline Sanches de Souza

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO

ATOS DO PODER EXECUTIVO ATOS DO PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DECRETO MEC N 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Diário Oficial da União nº 100, de 26 de maio de 2017 Seção 1 págs. 03 e 04 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394,

Leia mais

PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019

PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019 PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 15. Portaria n 1122, publicada no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 14. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:

ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ESTRUTURA E PROCEDIMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: LIMITES E NOVAS POSSIBILIDADES Mariangela Abrão, Diretora Brasília-DF 30 Out 2017 Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Paulo Chanan

Paulo Chanan SEMINÁRIO ABMES MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Presencial e a Distância) Brasília 11/2017 Paulo Chanan paulo.chanan@sereducacional.com

Leia mais

Manual de referência para Visitas In loco

Manual de referência para Visitas In loco Manual de referência para Visitas In loco Com vistas a orientar as coordenações de curso e demais gestores da UFAL no processo de visita in loco, a procuradoria divulga um manual de referência para visita

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

Evolução no ENADE (% de cursos com nível satisfatório) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC)

Evolução no ENADE (% de cursos com nível satisfatório) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC) O Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), analisa as instituições, os cursos

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Valinhos opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIRETORIA ADJUNTA DE AVALIAÇÃO EXTERNA - DAEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PRE SETEMBRO/2017 OBJETIVOS Apresentar o funcionamento da avaliação

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

Carlos Alexandre Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Carlos Alexandre Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul Carlos Alexandre Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul netto@gabinete.ufrgs.br Objetivos da Avaliação na UFRGS: Estabelecer Cultura de Avaliação; Assegurar Qualidade de Processos e de Produtos

Leia mais

CREDENCIAMENTO E AUTORIZAÇÃO

CREDENCIAMENTO E AUTORIZAÇÃO MÓDULO 1 - CREDENCIAMENTO CREDENCIAMENTO E AUTORIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE TEOLOGIA SUMÁRIO 1. O ato de credenciamento... 1 2. Acompanhamento de processos... 5 3. Datas e Taxas... 6 4.

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES Observações: Nossas recomendações estão em azul no texto abaixo. NOME:

Leia mais