A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração"

Transcrição

1 A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração - CFA

2 Abordagem Regulatória

3 As IES e seus principais Stakeholders Sociedade IES Estado Mercado Profissão

4 Serviços Educacionais Código Civil Código Consumidor Legislação Federal É Mercadoria EDUCAÇÃO Não é Mercadoria Sociedade

5 Sociedade Regula Estado Supervisiona IES Seus Produtos Educacionais Avalia Força de Trabalho

6 Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

7 O que ENADE avalia? Formação Geral 25% Componentes Específicos 75%.

8 Qual o papel do ENADE? O ENADE serve para acompanhar o processo de aprendizagem e aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos e, ao desenvolvimento das habilidades e competências profissionais necessárias para a sua formação, previstas nas DCN do curso de Administração.

9 Datas importantes do ENADE de 2015: Até 30 de abril: chamada pública, a fim de selecionar docentes interessados em participar do processo de elaboração e revisão de itens para o BNI-ENADE. Até 22 de maio: o Manual do ENADE 2015, com os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do exame. Até 12 de junho: as diretrizes para a prova do ENADE. De 15 a 26 de junho: inscrição pela Instituição dos estudantes em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores.

10 Datas importantes do ENADE de 2015: De 6 de julho até 7 de agosto: inscrição pela Instituição de todos os estudantes habilitados ao ENADE de De 12 até 21 de agosto: disponibilização para consulta pública pela Instituições dos estudantes regulares e irregulares inscritos pela Instituição para eventuais retificações ou correções nas inscrições realizadas. De 21 de outubro até 22 de novembro: preenchimento obrigatório do Questionário do estudante, pelo estudante inscrito. 22 de novembro: aplicação do Exame, com início às treze horas do horário oficial de Brasília DF.

11 6. O ENADE é um problema da Instituição e do curso de Administração e não afeta os Estudantes, independentemente do seu comprometimento e do seu desempenho. Essa afirmação é? VERDADEIRA! FALSA!

12 O ENADE é um problema da Instituição e do curso de Administração e não afeta os Estudantes, independentemente do seu comprometimento e do seu desempenho. Essa afirmação é? FALSA!

13 Por quê é FALSA? Porque o ENADE afeta o Conceito Preliminar de Curso CPC, que é do Curso, que por sua vez afeta o IGC Índice Geral de Cursos IGC, que é da Instituição.

14 Por quê é FALSA? Porque o diploma é batizado com o nome do Curso da Instituição onde estudei. Para sempre serei um egresso do curso dessa Instituição.

15 Qual o impacto ou reflexo disso sobre o Estudante? Um diploma MAIS ou MENOS competitivo no mercado de trabalho e perante a sociedade.

16 Portanto... O comprometimento e o desempenho dos Estudantes no ENADE são fundamentais para que o Curso de Administração da Instituição tenha o melhor resultado possível perante a sociedade e ao mercado de trabalho, e assim viabilizar uma inserção mais competitiva no mercado de trabalho e uma respeitabilidade perante as expectativas da sociedade.

17 Censo 2013 Nº de Cursos - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

18 Censo 2013 Nº de Cursos - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

19 Milhares Censo 2013 Nº de Vagas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

20 Censo 2013 Nº de Vagas - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

21 Milhares Censo 2013 Número de Matrículas - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

22 Censo 2013 Número de Matrículas - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

23 Censo 2013 Número de Concluintes - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

24 Censo 2013 Número de Concluintes - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

25 Evasão Bacharelado em Administração Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

26 Evasão Bacharelado em Administração por Categoria Administrativa - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

27 Evasão Bacharelado em Administração Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

28 Evasão Bacharelado Administração por Categoria Administrativa - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

29 Evasão CST em Gestão Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

30 Evasão CST em Gestão por Categoria Administrativa - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

31 Evasão CST em Gestão Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

32 Evasão CST em Gestão por Categoria Administrativa - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

33 Enade dos Cursos de Bacharelado em Administração - Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

34 Enade - Cursos de Bacharelado em Administração - Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

35 Média das notas CPC Brasil Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

36 Média das notas CPC Paraná Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

37 Comparativo Enade Cursos de Bacharelado em Administração e demais Cursos Superiores (Brasil) Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

38 Comparativo Enade Cursos de Bacharelado em Administração e demais Cursos Superiores (Paraná) Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

39 Comparativo Enade Cursos de Bacharelado em Administração e demais Cursos Superiores (Paraná) Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC, Dados compilados pelo CFA.

40 Abordagem Acadêmica e Pedagógica

41 Qual o papel do ENADE? O ENADE serve para acompanhar o processo de aprendizagem e aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos e, ao desenvolvimento das habilidades e competências profissionais necessárias para a sua formação, previstas nas DCN do curso de Administração.

42 A escola ultrapassada centrada no ensino (ensinagem)

43 A escola atual equivocada centrada na aprendizagem

44 A escola atual ideal centrada na educação

45 Em termos da inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração: Mudanças pedagógicas que impliquem em inovações no processo educativo (ensino e aprendizagem). Mudanças nos sistemas de avaliação. Comprometimento da Coordenação e dos Professores do Curso. Capacitação pedagógica docente continuada. Sensibilização, motivação e comprometimento dos estudantes.

46 COMPETÊNCIAS Mercado Profissão Academia

47 Lógica Pedagógica Competências Conteúdos

48 DCN Competência I DCN Conteúdos Curriculares Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade o processo de tomada de decisões. Formação Básica Formação Profissional Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias Formação Complementar Trabalho de Curso Estágio Supervisionado Atividades Complementares Iniciação Científica

49 DCN Competência I Currículo Pleno do Curso Componentes Curriculares Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade o processo de tomada de decisões.

50 1.Por que avaliar? 2.O que avaliar? 3.Como avaliar? 4.O que fazer com os resultados da avaliação?

51 (i)objetivo do Curso (i)objetivo PPC (iv)currículo Pleno (ii)perfil do Egresso (iii)formas de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (i)componentes Curriculares Plano de Ensino de cada Componente Curricular (ii)programa (iii)metodologia (iv)avaliação Competências da DCN (v)cronograma Premissas: (i) As formas de avaliação do ensino e da aprendizagem definidas no PPC devem a assegurar a verificação do atingimento do objetivo do curso e a materialização efetiva do perfil do egresso. (ii) O objetivo de cada componente curricular deve atender à dois requisitos: I) Ter correlação com o objetivo do curso e com o perfil do egresso. II) Ser verificável à posteriori. (iii) A avaliação em cada componente curricular deve assegurar a verificação da aprendizagem e assegurar a verificação do atingimento do objetivo do componente curricular.

52 Avaliação... 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º Características: Progressiva. Integradora.

53 Novo modelo de avaliação Períodos 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º AICC Conteúdos (FB+ FP+EQT+FC) AICC AICC AICC AICC AICC AICC AICC Competências (I A VIII) 1º 2º A 3º I 4º P 5º 6º 7º OBJETIVO DO CURSO E PERFIL DO EGRESSO Conteúdos (FB+ FP+EQT+FC) Competências (I A VIII)

54 Obrigado Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA formacao@cfa.org.br (61) admkreuz@gmail.com Whatsapp: (11)

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional ENADE: dúvidas e soluções Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ

Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Ensino da Administração: a qualidade necessária MAURO KREUZ Administrador e Professor Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração - CFA Orgulho de Ser ADMINISTRADOR!

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia -

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2016 - Agronomia - O que é o ENADE? Um dos três pilares do sistema de avalição das IES (SINAES) Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 Já possui

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Edição Número 137 Páginas 26/27 Data: 19/07/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 Institui as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional Adm. Mauro Kreuz Diretor Adm. Tânia M. C. Dias Vice-Diretora Adm. Sônia F. Ferraz - Membro Principais projetos da Câmara de Formação Profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65)

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65) Coordenação de Ensino de Graduação - CEG Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) 3615-8103 elizaine@ufmt.br (65) 3313-7214 leandro_esantos@ufmt.br 1 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Leia mais

PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019

PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019 PORTARIA Nº 828, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2019. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2016

SEMINÁRIO ENADE 2016 SEMINÁRIO ENADE 2016 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) Núcleo de Estatística e Documentação (NED) Comissão Própria de Avaliação (CPA) APRESENTAÇÃO SOBRE

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016

Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade. Brasília-DF 25 de abril de 2016 Avaliação da Educação Superior SINAES e Indicadores de Qualidade Brasília-DF 25 de abril de 2016 Indicador de Desempenho no Enade (IDE) 1 - O Conceito Enade, atualmente, é calculado pela metodologia de

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos

Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos ENADE 2016 Área de saúde Programa de Reorganização da Base e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos SEAVI/SGC/UDO/PROGRAD ENADE Início Portaria Nº 107 de 22 de julho de 2004 Art. 3º - O ENADE avaliará

Leia mais

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de avaliação das IES,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE. Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE. Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTES - ENADE Professora Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise Presidente da Comissão Própria de Avaliação 1 O que é o ENADE? ENADE é o Exame Nacional de Desempenho

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019 ENADE 2019 SOBRE O ENADE Aprovado e implementado - 2004 - Lei nº 10.861/2004 SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades das avaliações: 1) Avaliação das IES:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h

Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos

Leia mais

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM DIRETORIA DE ENSINO - PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS ENADE O ENADE (Exame

Leia mais

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de avaliação das IES,

Leia mais

VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016.

VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016. Data Prova: 20 de novembro de 2016, com início às 13h (treze horas) do horário oficial de Brasília (DF), VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos

Leia mais

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR INSTITUCIONAL- PI SURGIMENTO DO PROFISSIONAL PORTARIA 2.517 DE 22/11/2001 Estabelece que as IES devem responder, anualmente,

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc.

Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc. Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc. REGULAMENTAÇÕES (EXAME DE SUFICIÊNCIA E ENADE) DESEMPENHO (BRASIL E TOCANTINS) FATORES QUE INFLUENCIAM (?) NOS RESULTADOS REGULAMENTAÇÕES EXAME DE SUFICIÊNCIA Resolução

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2015. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2015. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018 1. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e ENADE 2018

Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e ENADE 2018 Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia João Pessoa, 17 de julho de 2018 Estágio Supervisionado III e IV O que é o estágio supervisionado?

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE 2016 - PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 DOU 10 de Março de 2016 Publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10 de março de 2016, seção 1, página 20, a relação

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! 1 2 Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos de graduação

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Faculdade de Tecnologia Alcides Maya

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Faculdade de Tecnologia Alcides Maya Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Faculdade de Tecnologia Alcides Maya O que é o ENADE Quando é o ENADE Como é a prova Quem precisa fazer O que é o cadastro dos estudantes Devo preencher

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2017 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais

Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais Comissão da Câmara de Educação Superior

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE

POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE A Política Institucional de Promoção ao CPC e ENADE PROENADE nos Cursos de Graduação

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

Comparação dos fundamentos das Resoluções CNE/CES no. 4/2005 e 1/2014

Comparação dos fundamentos das Resoluções CNE/CES no. 4/2005 e 1/2014 Comparação dos fundamentos das Resoluções CNE/CES no. 4/2005 e 1/2014 Fundamentos Res. MEC/CNE/CES 4/2005 Res. MEC/CNE/CES 1/2014 Cursos abarcados Bacharelado em Administração Bacharelados em Administração

Leia mais

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL Grade Curricular O que o discente de engenharia precisa fazer para concluir o curso? Estágio ENADE Atividades complementares Integralização das disciplinas TCC Integralização

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Pedagogia 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a

Leia mais

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)/2019 INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS IFG Orientações Iniciais André Coimbra e Leonilson Santos Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG

Leia mais

ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES

ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº. n. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes( Sinaes) Portaria

Leia mais

Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017

Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017 Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE AVALIAÇÃO APRESENTAÇÃO

Leia mais

ENTENDENDO O ENADE DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - ENADE 2015

ENTENDENDO O ENADE DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - ENADE 2015 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - 2015 ENTENDENDO O ENTENDENDO O 2015 - CONCEITO O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel Procuradora Educacional Institucional Núcleo de Regulação de Cursos NRC / Progic Universidade Federal de Pelotas pi@ufpel.edu.br paula.moitinho@ufpel.edu.br

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

1.5. O candidato deverá indicar, no ato da inscrição, a área a qual está se candidatando.

1.5. O candidato deverá indicar, no ato da inscrição, a área a qual está se candidatando. EDITAL Nº 004/2017 SELEÇÃO DE MEMBROS DA COMISSÃO PROVISÓRIA DE ASSESSORIA DO ENADE DA FATENE Edital de Seleção de membros que constituirão a Comissão Provisória de Assessoria preparatória para o Exame

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Medicina

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Medicina Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Medicina 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a candidatos

Leia mais

METODOLOGIA REVISÃO PPC SERVIÇO SOCIAL - UFPR Setor Litoral

METODOLOGIA REVISÃO PPC SERVIÇO SOCIAL - UFPR Setor Litoral METODOLOGIA REVISÃO PPC SERVIÇO SOCIAL - UFPR Setor Litoral PROPOSTA ELABORADA PELO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO (06/06/2017) APROVADA PELA CÂMARA DO CURSO (20/06/2017) e REVISADA EM CÂMARA TEMÁTICA

Leia mais

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) É um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme

Leia mais

CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010

CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010 CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010 Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo Componentes Curriculares Reestruturação Curricular

Leia mais

Indicadores do Ensino Superior

Indicadores do Ensino Superior INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO ÃO-GERAL DE INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS Indicadores do Ensino Superior SEMINÁRIO

Leia mais

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES/ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da

Leia mais

(Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792)

(Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792) (Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792) Enquadramento dos Cursos Procurador Institucional Inscrições dos Estudantes Irregulares Coordenador do Curso Inscrições dos Estudantes Ingressantes

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella Diretora de Informação e Avaliação Institucional Junho/2011 O que é o ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Base legal Lei no

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DOURADOS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE / 2011 O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE É um instrumento de avaliação, cujos resultados produzirão dados para o debate

Leia mais

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE

Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Gestão dos Indicadores de Avaliação CPC e IGC com ênfase no preenchimento do Censo da Educação Superior e no ENADE Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior - ABAMES Rodrigo Capelato 2013 AGENDA

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS JATAÍ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATALÃO O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame Nacional

Leia mais

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DOM ALBERTO MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DIREITO 1 Sumário 1. Enade... 4 1.1. O que é o Enade e qual o seu objetivo?...

Leia mais