MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA"

Transcrição

1 MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA Portal da Transparência do Governo do Estado da Paraíba Tel (83) Avenida João da Mata S/N, Centro Administrativo Estadual, Bloco 4, 2º andar CEP João Pessoa - PB

2 APRESENTAÇÃO O Manual do Portal da Transparência do foi criado para orientar o cidadão a encontrar de forma simples os dados e informações acerca da Receita, Despesa, Contratos e Convênios; Licitações, Servidores, Normas Orçamentárias, e Demonstrativos Fiscais, disponíveis no Portal da Transparência do Governo do Estado da Paraíba. O manual orienta passa-a-passo o acesso mais facilitado para que o usuário conheça a aplicação dos recursos públicos estaduais e contribua com o Governo em seu papel de fiscalização e controle dos gastos. Com a publicação, a Controladoria Geral do Estado também orienta como o cidadão pode estabelecer um canal de comunicação direta com o governo por meio do Fala Cidadão para solicitar informações, apresentar sugestões, críticas, reclamações e denúncias. O usuário também entende como buscar informações detalhadas das seções de informação do portal tais como Aprenda Mais e Perguntas Frequentes. O Manual está estruturado nos tópicos a seguir. 1. RECEITAS 2. DESPESAS 3. INDICADORES DO PROGRAMA DE AJUSTE FISCAL 4. DEMONSTRATIVOS FISCAIS 5. NORMAS ORÇAMENTÁRIAS 6. FALA CIDADÃO 7. CONVÊNIOS E CONTRATOS ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS 8. CONVÊNIOS ENTRE ESTADO E A UNIÃO 9. INDICADORES SOCIOECONÔMICOS 10. TRANSPARÊNCIA SECOM 11. TRANSPARÊNCIA SAÚDE 12. LICITAÇÕES 13. SERVIDORES 14. ENTIDADES IMPEDIDAS 15. CONTATO

3 Navegando no Portal da Transparência O Portal da Transparência do está disponível no endereço eletrônico

4 Explorando o menu principal Ao acessar a página o usuário poderá navegar entre os links que formam o menu superior: RECEITAS Clicando sobre este menu você poderá obter informações sobre quanto o Estado arrecadou até o dia anterior á sua consulta. As informações podem ser detalhadas através de diversos filtros de pesquisa, como nome do órgão, tipo de receita, métricas ou ano. DESPESAS Este menu oferece o acompanhamento a execução de despesas do estado, do executivo e demais poderes, registradas no SIAF. CONVÊNIOS Clicando sobre este menu, você poderá encontrar os convênios e contratos firmados pelas unidades do poder executivo estadual entre os municípios e públicas e privadas. GLOSSÁRIO Termos e referência de processos ou atividades do governo estadual. INDICADORES E-PAF Conheça o histórico das metas e resultados alcançados no período de 2011 a 2014 PORTAIS ÚTEIS Links de acesso rápido a páginas e portais úteis ao cidadão, como o portal da transparência do governo federal, ministério público, tribunal de contas da união, entre outros. PERGUNTAS FREQUENTES Tire dúvidas que facilitarão a sua navegação pela Página da Transparência. CONTATO Esta página fornece um formulário para que o cidadão possa se comunicar através do Fala Cidadão ou através do endereço de correio eletrônico sic@transparencia.pb.gov.br

5 Para consultar Receitas Clicando na opção RECEITAS você será redirecionado para a opção de Consultas conforme mostra a Figura 03. Nesta opção estão disponibilizados os valores previstos na Lei Orçamentária Anual e da arrecadação das receitas pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado, por unidade gestora a partir de Dados de arrecadação extraídos do sistema SIAF/PB e atualizados diariamente. A Consulta Por Classificação das receitas Selecione o Exercício, o Mês e a Classificação das receitas. O resultado aparecerá automaticamente na parte inferior da tela. B - Consulta Por Unidade Gestora Você também pode individualizar a pesquisa por Unidade Gestora. Para tanto, selecione a Unidade Gestora através da caixa de seleção, conforme abaixo:

6 Exportando dados da Receita Você pode ter acesso à sua pesquisa em formato PDF, Excel e CSV. Clique no ícone correspondente e baixe o conteúdo para seu computador, conforme mostrado na figura.

7 Gerando gráficos da Receita Através do clique nos ícones das colunas Valor do Mês e Saldo Até Mês você tem acesso aos gráficos gerados a partir dos dados selecionados. Na consulta de Receita. Em seguida, uma nova página é carregada contendo as informações semelhantes à figura a seguir:

8 Para consultar Despesas A segunda opção do menu superior da página inicial do Portal dá acesso às informações sobre as despesas. Estão disponíveis informações da execução orçamentária e financeira dos órgãos e entidades estaduais, a partir de 2002, com detalhamento das despesas executadas, realizadas e saldo a pagar. Os dados são extraídos do sistema SIAF/PB e atualizados diariamente. Você pode filtrar os dados por Exercício, por Mês, e por Unidade Gestora, classificados conforme as opções abaixo: a) Por Grupo de Despesa; b) Por Unidade Orçamentária; Entre outros filtros que possibilitam a classificação da sua consulta à despesa: 1. Por Unidade Orçamentária 2. Por função 3. Por subfunção 4. Por programa 5. Por projeto atividade 6. Por natureza da despesa 7. Por fonte de recurso 8. Por grupo financeiro 9. Por categoria econômica 10. Por grupo de despesa 11. Por modalidade de aplicação 12. Por elemento de despesa 13. Por sub-elemento de despesa

9 Gerando gráfico de Despesas Semelhante ao gráfico de Receita, também é possível gerar gráfico das Despesas.

10 Detalhamento das Despesas Detalhamento NE Ao clicar no botão "Detalhamento NE" você poderá personalizar sua consulta ao usar um ou mais dos filtros oferecidos na pesquisa, conforme lista abaixo: 1. Exercício; 2. Núm. Da NE; 3. Registro CGE; 4. Núm. Processo; 5. Período (dd/mm/yyyy) 6. Bem fornecido/serviço prestado (histórico); 7. Beneficiário (CNPJ/CPF/nome) 8. Unidade gestora; 9. Tipo de NE; 10. Município; 11. Procedimento licitatório; 12. Tipo de crédito; 13. Unidade orçamentária; 14. Função; 15. Subfunção; 16. Programa; 17. Projeto atividade; 18. Natureza da despesa; 19. Fonte de recurso (FR); 20. Grupo financeiro;

11 Detalhamento OB Da mesma forma que o "Detalhamento NE", ao clicar no botão "Detalhamento OB", você poderá realizar a consulta. 1. Exercício 2. Núm. Da NE 3. Registro cge 4. Núm. Processo 5. Período (dd/mm/yyyy) 6. Exercício: 7. Bem fornecido/serviço prestado(histórico) beneficiário(cnpj/cpf/nome) 8. Unidade gestora 9. Tipo de NE 10. Município 11. Procedimento licitatório 12. Tipo de crédito 13. Unidade orçamentária 14. Função 15. Sub-função 16. Programa 17. Projeto atividade 18. Natureza da despesa 19. Fonte de recurso (FR) 20. Intervalo FR 21. Grupo financeiro 22. Item de despesa 23. Dispositivo legal

12 Exportando dados das Despesas O resultado das consultas pode ser exportado para arquivos no formato PDF, Excel e CSV. Basta clicar no ícone e baixar os arquivos para seu computador.

13 Para consultar os Indicadores do Programa de Ajuste Fiscal (PAF-PB) Para consultar dados relativos ao PAF, vá até o menu superior do Portal da Transparência e clique em INDICADORES PAF para ter acesso aos resultados alcançados. Selecione o mês e ano desejados e clique em pesquisar para obter os dados da Previsão Anual.

14 Pesquisando dados do PAF por mês e ano Ao preencher os campos Ano e Mês clique em pesquisar para obter as informações desejadas.

15 Ações do menu de Consulta de Demonstrativos Fiscais Para consultar os Demonstrativos Fiscais, clique na seção referente à consulta conforme a imagem a seguir.

16 Opções do menu de Consulta de Demonstrativos Fiscais A página contendo os Demonstrativos Fiscais abrirá. Esta página contém as seguintes informações: Balanço Geral, Relatório Resumido de Execução Orçamentária (R.R.E.O.), Relatório da Gestão Fiscal (R.G.F.) e Balanços dos Órgãos da Administração Indireta. Selecione o ano do Exercício e a informação que você deseja verificar. A opção Balanço Geral é pré-selecionada, juntamente com uma apresentação. Na imagem abaixo, pode-se verificar que um texto com a apresentação do Balanço surgirá, no caso para o Exercício de Você pode então selecionar as opções de Anexos Consolidados, Relatórios da LC 101/00, Adm. Direta e Adm. Indireta.

17 Tipos de Consulta da seção Demonstrativos Fiscais A seguir, veja um exemplo de pesquisa da seção dos Demonstrativos fiscais, com a opção, Anexos Consolidados, selecionada. Para as outras opções, o procedimento é similar. Na imagem acima destacada, é realizado o download dos anexos, no formato pdf. Para que o arquivo seja aberto, é necessário ter instalado na sua máquina, o Adobe Reader, cujo download pode ser realizado em: O procedimento é similar para as outras opções.

18 Tipos de Consulta da seção Demonstrativos Fiscais Para acessar as informações dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária, basta clicar na opção R.R.E.O., conforme pode ser visto na imagem a seguir:

19 Tipos de Consulta da seção Demonstrativos Fiscais Para acessar as informações dos Relatórios de Gestão Fiscal clique na opção R.G.F. Da mesma forma, para a opção BALANÇOS ÓRGÃOS ADM. INDIRETA.

20 Para consultar as Normas Orçamentárias Para acessar as Normas Orçamentárias clique na seção destacada na página inicial do Portal da Transparência.

21 Explorando as opções de consulta das Normas Orçamentárias Para consultar as Normas Orçamentárias escolha entre leis federais, estaduais e Portarias. Clique no item que deseja consultar.

22 Lei de Responsabilidade Fiscal em Normas Orçamentárias Em Leis Federais, você pode saber os detalhes da Lei Complementar nº 101 Lei de Responsabilidade Fiscal. Clique na opção destacada a seguir na seção Normas Orçamentárias.

23 Consultando a Lei Orçamentária Anual (LOA) em Normas Orçamentárias Em Leis Estaduais você pode ter detalhes da Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) e Decretos. Para consultar a LOA, basta clicar na linha do ano a sua escolha, conforme ilustração a seguir.

24 Consultando a Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) em Normas Orçamentárias Em Leis Estaduais você pode ter detalhes da Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) e Decretos. Para consultar a LDO, basta clicar na linha do ano a sua escolha, conforme ilustração a seguir. Siga o mesmo procedimento para Anexos, QDD e Decretos.

25 Consultando o Quadro de Detalhamento de Despesa em Normas Orçamentárias Em Leis Estaduais você pode ter detalhes da Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) e Decretos. Para consultar a QDD, basta clicar na linha do ano a sua escolha, conforme ilustração a seguir. Siga o mesmo procedimento para LOA, QDD e Decretos.

26 Consultando os Decretos Estaduais em Normas Orçamentárias Em Leis Estaduais você pode ter detalhes da Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) e Decretos. Para consultar a Decretos, basta clicar na linha do ano a sua escolha, conforme ilustração a seguir. Siga o mesmo procedimento para LOA, QDD e LDO.

27 Para registrar sua participação no Fala Cidadão Caso queira fazer alguma solicitação, elogio, crítica ou denúncia acesse o link Fala Cidadão ou Contato, ambos localizados na página principal do Portal da Transparência.

28 Utilizando o Fala Cidadão Após clicar o banner do Fala Cidadão preencha os seguintes campos obrigatórios: nome, , tipo de solicitação (sugestão, elogio, crítica, denúncia, solicitação) e no campo participação, descreva qual solicitação deseja, após isso, redija o captcha que aparece em sua tela, no devido campo. Após preenchimento, clique no campo enviar localizado no lado direito do final da tela, recebendo uma próxima tela de confirmação de envio. Caso não mais deseje fazer a solicitação, é só clicar no campo Sair. Que o levará a tela inicial do Portal da Transparência. Você também pode fazer sua solicitação diretamente ao Portal da Transparência, por meio do transparencia@paraiba.pb.gov.br.

29 Para consultar dados de Convênios e Contratos entre o Estado e Municípios Clique no link Contratos e Convênios na página principal do Portal da Transparência.

30 Para consultar dados de Convênios e Contratos entre o Estado e Municípios Após escolher consulta aos Contratos ou Convênios na página principal do portal, você será direcionado para a tela do Sistema de Informações Governamentais Consulta de Convênios e Contratos (SIGA). Escolha um tipo de consulta.

31 Para consultar dados de Convênios e Contratos entre o Estado e Municípios Na seção Convênios e Contratos, você tem acesso a qualquer opção de busca no sistema SIGA. Nesta tela temos oito opções de consulta. Selecione o tipo de consulta e clique em convênios ou contratos.

32 Baixando dados de consulta de Convênios e Contratos entre o Estado e Municípios O resultado da busca de Contratos ou Convênios pode ser baixado para o computador em formato PDF, Excel ou CVS.

33

34 Para consultar Convênios entre o Estado e a União Na página principal do Portal da Transparência, clique no link Convênios. Você terá acesso a duas opções de consulta: Entre o Estado e a União e Entre o Estado e os Municípios. Clique no link Entre o Estado e a União. A página do Portal da Transparência do governo federal abrirá e você terá acesso à lista dos convênios celebrados entre a União e a Paraíba. Veja na imagem abaixo.

35 Para consultar dados de um Convênio específico Para ter acesso aos dados de um convênio específico, basta clicar no número do convênio, como mostra a figura abaixo.

36 Após escolher e clicar no convênio desejado você terá acesso aos dados do convênio específico como exposto na figura abaixo.

37 Para ver dados do SICONV de um Convênio específico A tela mostrada na página anterior com os dados de um convênio pode apresentar um link para uma página do Sistema de Convênios do governo federal (SICONV), contendo dados mais completos sobre o mesmo. Para acessar esta página, clique no link sobre o número do convênio na sua página de dados, conforme a figura abaixo.

38 A tela do SICONV com os dados completos do convênio desejado é mostrada na ilustração abaixo.

39 Para ordenar os Convênios por outro campo A relação de convênios está ordenada pelo número do convênio, em ordem crescente, mas ela pode ser ordenada por qualquer um dos campos do cabeçalho (Número, Situação, Convenente, etc.). Para isso, basta clicar no nome do campo desejado, por exemplo, Convenente, conforme ilustração a seguir. O resultado desta ordenação pode ser vista na página seguinte. Para ordenar a relação pelo mesmo campo, em ordem inversa, basta clicar novamente no nome do campo.

40 A figura a seguir mostra o resultado da ordenação da relação de convênios pelo campo Convenente.

41 Para abrir outra página da relação dos Convênios A tela de convênios mostra apenas a primeira página de todas da relação completa. A barra acima do cabeçalho do quadro informa a página atual, o total de páginas da relação, e fornece maneiras de mudar a página atualmente mostrada. Esta barra pode ser vista na figura a seguir: A figura abaixo mostra o número da página atual apresentada (página 10, no exemplo), bem como o número total de páginas (79 páginas, no exemplo): Para visualizar outra página da relação de convênios, clique no número da página desejada (6 a 14, no exemplo), como mostra a figura a seguir:

42 Outra forma de visualizar uma página diferente da relação é clicar na seta simples para a esquerda, para mostrar a página anterior (9, no exemplo) à atual, ou na seta simples para a direita para abrir a página seguinte (11, no exemplo) à atual, como mostra a figura a seguir: Mais uma forma de visualizar outra página da relação é clicar na seta dupla para a esquerda, para mostrar a primeira página da relação (1, no exemplo), ou na seta dupla para a direita, para abrir a última página da relação (79, no exemplo), como mostra a figura a seguir: Uma última forma de visualizar outra página da relação é clicar no campo com o texto nº da página, apagar este texto, digitar o número da página desejada (26, no exemplo), entre a primeira e a última da relação, depois clicar no botão Ir, como mostra a figura a seguir: 26

43 Para consultar Indicadores Socioeconômicos Na tela principal do site da Transparência, clique na seção Indicadores Socioeconômicos. A seguir escolha uma das opções de consulta:

44 Tipos de consulta dos Indicadores Socioeconômicos As consultas desta seção são diretas, sem a necessidade de ferramenta de buscar de dados variados. Nesta seção você encontra dados atualizados sobre: Indicadores Mensais - Cesta Básica- Variação mensal da Cesta Básica da cidade de João Pessoa, ano de 2013; - IPC - Índice de preços ao Consumidor- Variação mensal do índice Preço ao Consumidor da cidade João Pessoa- ano de 2013; - CAGED - Emprego Formal- Estoque de Emprego Formal (Admissões desligamentos e o respectivo Saldo), ; - Comércio Varejista-Índice de variação mensal do Comércio Varejista (Paraíba e demais Estados da Federação), ano Indicadores Especiais -Evolução do Salário mínimo do Brasil ; -Variações mensais do Índice Geral de preços de Mercado-IGPM ; -Variações mensais do Índice Nacional de Preços ao Consumidor- INPC ; -Variações mensais do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna, IGP-DI RAIS - Principais Resultados - Evolução do Emprego Formal ; Indicadores Socioeconômicos -Indicadores socioeconômicos dos municípios paraibanos de acordo com os Censos Demográficos do IBGE, 2000/2010; -Produto Interno Bruto do Estado e dos 223 municípios, 2010; -Informações Socioeconômicas por Regiões Geoadministrativas.

45 Para consultar gastos com Publicidade Institucional Para acessar os dados sobre investimentos em Publicidade Institucional do Governo, clique em Transparência secom na página principal do Portal da Transparência. O projeto visa atender as normas da Resolução Normativa RN TC Nº05/2013 (Publicada no Diário do TCE-PB do dia 11/07/2013), que dispõe sobre a divulgação de dados relativos à execução contratual de serviços de publicidade sujeitos ao controle do Tribunal de Contas do Estado a Paraíba para os órgãos e entidades contratantes de agências de propaganda. O usuário poderá fazer a consulta por tipo, e também selecionar um intervalo de datas de pagamento, e a possibilidade de fazer uma busca por nome da agência, título da campanha ou nome do fornecedor. A seguir você poderá filtrar sua consulta escolhendo Agência, Campanha ou fornecedor, e clicar em consultar para visualizar o resultado de sua consulta, ou gerar relatório que vai gerar um arquivo PDF com o resultado da busca. No resultado de busca o usuário ainda poderá clicar em ver detalhes, para ver mais informações a respeito do contrato.

46 Transparência Saúde Para acessar os dados a respeito dos investimentos em Saúde, clique em Transparência Saúde. Aqui o cidadão poderá realizar sua consulta selecionando o mês e o órgão que deseja. E em seguida, clicando em pesquisar, ele obterá informações precisas e detalhadas dos gastos com pessoal, serviços públicos, insumos, serviços de terceiros, órteses e próteses, equipamentos, e obras e serviços de engenharia.

47 Licitações Acessando o tópico Licitações, o cidadão encontra informações a respeito dos editais e pregões realizados pelo o Governo Estadual. Em editais, é disponibilizado informações completas a respeito dos pregões que estão sendo realizados, com acesso aos editais, número do processo, data de realização, órgão e objeto.

48 Em pregões presenciais, o usuário obterá a relação com hora, localidade e objeto dos pregões. Podendo acompanhar quais os pregões futuros, suspensos e concluídos.

49 Servidores Na opção Servidores, o usuário obterá informações a respeito dos editais de concursos públicos realizados pelo Governo do Estado.

50 Entidades Impedidas Clicando na opção entidades impedidas, o cidadão terá informações sobre os fornecedores que estão impedidos de licitar e contratar com a administração pública estadual, clicando no tópico Entidades Impedidas. A relação dos fornecedores impedidos é atualizada mensalmente, e além de conter informações sobre a empresa, também é disponibilizado o prazo da punição.

51 Entre em Contato com o Portal da Transparência Portal da Transparência do Governo do Estado da Paraíba Avenida João da Mata S/N, Centro Administrativo Estadual, Bloco 4, 2º andar CEP João Pessoa - Paraíba Telefone: (83) transparencia@paraiba.pb.gov.br

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ APRESENTAÇÃO Esse Tutorial do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó foi criado com o intuito de facilitar

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL DE ACESSO AOS ITENS DA LEI DA TRANSPARÊNCIA/ VERIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO WWW.3ALVOS.COM.BR Nesse documento, apresentamos o guia de navegação para acesso de todos os

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ 1 APRESENTAÇÃO O Manual Prático do Portal da Transparência do Governo do Estado do Pará foi criado para facilitar a navegação no Portal da Transparência

Leia mais

Portal da Transparência:

Portal da Transparência: Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Fiorilli S/C Ltda Software para atender às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 SAÚDE... 7 EDUCAÇÃO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link

Leia mais

Manual de navegação do Usuário

Manual de navegação do Usuário Manual de navegação do Usuário Câmara Municipal De Barra de São Miguel- PB APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Câmara Municipal de Barra de São Miguel - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 SAÚDE... 6 EDUCAÇÃO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL 2017-2020 SUMÁRIO Apresentação...03 1. Legislação Municipal...04 2. Estrutura...04 3. Servidor...05 4. Licitações & Contratos Administrativos...06

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ÁREA EXCLUSIVA DO CLIENTE QUALLITÀ

MANUAL DE INSTRUÇÕES ÁREA EXCLUSIVA DO CLIENTE QUALLITÀ MANUAL DE INSTRUÇÕES ÁREA EXCLUSIVA DO CLIENTE QUALLITÀ Obrigado por confiar na Quallità. Este manual tem como objetivo apresentar a ÁREA EXCLUSIVA DO CLIENTE QUALLITÀ e fornecer instruções de uso, de

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 4 DESPESAS... 5 COLABORADORES... 7 EMPENHOS... 8 PAGAMENTOS... 9 LIQUIDAÇÕES...

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PORTAL DE NOTÍCIAS ANTAQ

MANUAL DE INSTRUÇÕES PORTAL DE NOTÍCIAS ANTAQ MANUAL DE INSTRUÇÕES PORTAL DE NOTÍCIAS ANTAQ Visão Geral do portal de notícias: Descrição dos itens: Barra Superior RELATÓRIOS Barra Superior DESTAQUES Barra Superior ESTATÍSTICAS Barra Superior SINOPSE

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Informações preliminares 1 Solicitação de Autorização de Consultas 2 Faturamento das Guias de Consulta 3 Gerenciamento

Leia mais

TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS

TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS Sumário 1 PESQUISAR LICITAÇÕES... 3 1.1. LICITAÇÕES A SEREM REALIZADAS... 3 1.2. LICITAÇÕES ABERTAS OU CONCLUÍDAS... 4 1.3. DISPENSAS E INEXIGIBILIDADES...

Leia mais

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Manual Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Índice Índice...1 Introdução...2 Aplicabilidade...2 Formas de acessar o Sistema...3 Solicitação de Cotação...4 Cabeçalho e dados básicos...5 Recusar cotação,

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 CUSTEIO... 7 INVESTIMENTO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

Este Guia explica como enviar as informações de forma automática do sistema da SH3 para o Portal da Transparência. Versão

Este Guia explica como enviar as informações de forma automática do sistema da SH3 para o Portal da Transparência. Versão Qualquer cidadão tem direito ao acesso fácil e ágil às informações produzidas e/ou guardadas no município, pois elas são um bem público. Os órgãos e entidades públicas têm obrigação de divulgar informações

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS ACESSANDO O PORTAL Para acessar o Portal de Relacionamento Intelbras, você deve digitar o seguinte endereço: http://extranet.intelbras.com.br/login

Leia mais

COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1.

COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1.1 1 CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL CARLOS EDUARDO DE MOURA Controlador

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 CUSTEIO... 6 INVESTIMENTO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Acesso de Pessoa Física

Acesso de Pessoa Física Manual e-crq Acesso de Pessoa Física Aqui, os profissionais registrados no CRQ-III poderão acessar seus dados para conferência, consultar os pagamentos realizados, consultar e gerar boletos para pagamentos,

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA VERSÃO NOVEMBRO/2015 APRESENTAÇÃO O Manual Prático do Portal da Transparência foi criado para possibilitar a população e interessados o acesso a informação, conforme

Leia mais

Este Guia explica como enviar as informações de forma automática do sistema da SH3 para o Portal da Transparência. Versão

Este Guia explica como enviar as informações de forma automática do sistema da SH3 para o Portal da Transparência. Versão Qualquer cidadão tem direito ao acesso fácil e ágil às informações produzidas e/ou guardadas no município, pois elas são um bem público. Os órgãos e entidades públicas têm obrigação de divulgar informações

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Patrimônio SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 PATRIMÔNIO O módulo de patrimônio do Sistema SIGA-EPT consiste na administração do material

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia MANUAL DE NAVEGAÇÃO Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia Versão 2.0 Este é o Manual de Navegação do Portal de Transparência do Município de Conceição do Coité, Bahia.

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO Apresentação Olá! Este é o Manual de Utilização do Usuário do novo Portal da Transparência do Sistema Sebrae. O website permite

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Portal MGS No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Portal MGS  No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS. Portal MGS WWW.MGS.SRV.BR O usuário deverá acessar o Portal MGS, através do endereço WWW.MGS.SRV.BR No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

MyBill. Guia do Usuário DHL MyBill Brasil

MyBill. Guia do Usuário DHL MyBill Brasil Guia do Usuário DHL Brasil Índice CADASTRO Registro via TELAS O Meu Painel As telas de Arquivo, Relatórios e Download A Tela de Busca A Tela Minha Conta A Tela de Ajuda PASSO A PASSO Visualizando uma Fatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no intuito de guiar

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI FATEC

Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI FATEC Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI 2016 - FATEC Centro Paula Souza Fevereiro/2017 Sumário Sumário... 1 Tabela de figuras... 2 Conceitos e simbologia... 4 Apresentação... 5 Consultando os resultados

Leia mais

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA)

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize e crie mensagens e anexos através sala de colaboração. Possibilita também o envio de mensagens e anexos atrelados

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento,

Leia mais

Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI ETEC

Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI ETEC Tutorial para consulta dos Resultados WebSAI 2016 - ETEC Centro Paula Souza Fevereiro/2017 Sumário Sumário... 1 Tabela de figuras... 2 Conceitos e simbologia... 4 Apresentação... 5 Consultando os resultados

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Manual Operacional do imercado

Manual Operacional do imercado Informação Pública 31/8/2016 [data] Conteúdo 1 Introdução... 4 1.1 O que é o imercado... 4 1.2 Abreviações... 4 1.3 Glossário... 5 2 Acesso ao sistema... 5 2.1 Pré-requisitos de software... 5 2.2 Acessando

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Portal do cliente 2017

Portal do cliente 2017 Portal do cliente 2017 Portal do cliente Canal online direcionado aos clientes da SIPAG; Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana; Oferece informações, ferramentas e serviços para o gerenciamento

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: JULHO/2016. Versão 2 ÍNDICE

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 02 Julho 2016 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13 5

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso.

Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso. Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso. amil.com.br 9974.2.3_Manual_Digital_Reembolso_Online_A4.indd 1 25/01/17 18:51 1- Acesse o site amil.com.br 2- Caso já possua

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE

GUIA DO USUÁRIO HEPATITE IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO HEPATITE Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título GBD Guia do Usuário HEPATITE Informações Gerais Nome do Arquivo

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro

Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato... 10 Recebimentos... 14 Pagamentos... 15 Agrupar...

Leia mais

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Como acessar o portal Transparência e Acesso à Informação : O portal Transparência e Acesso à Informação pode ser acessado através

Leia mais

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial Novo Sistema de Relatórios Associado BOAS VINDAS Olá, meu nome é Maria Auxiliadora e meu objetivo é apresentar para você o Novo Sistema de Relatórios do SPC Brasil, que tem a finalidade de facilitar o

Leia mais

Acompanhe sua Situação - Fornecedor. Última Atualização 19/01/2018

Acompanhe sua Situação - Fornecedor. Última Atualização 19/01/2018 Acompanhe sua Situação - Fornecedor Última Atualização 19/01/2018 Menu 1. Objetivos 2. Como Acessar 4. Filtros de Busca 5. Detalhes do Acompanhamento 6. Situação do Tracking 1. Objetivos Após este módulo

Leia mais

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente MT-212-00110-3 Última Atualização: 08/01/2015 Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes SMS: Envio rápido. Ao logar no sistema, você irá deparar-se com a tela resumo de sua conta. Observe que no canto direito superior há a opção Envio Rápido de SMS. Essa é uma opção simplificada, criada para

Leia mais

Solicitação de Cadastro de Instituição

Solicitação de Cadastro de Instituição Solicitação de Cadastro de Instituição Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 1.2 Equipe suporte

Leia mais

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA Página inicial MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA A página inicial do Portal da Transparência é composta de um menu inicial, ao alto da tela, que acessa informações sobre Glossário do Site, Mapa do Portal, as

Leia mais

PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO

PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO O Sistema de Registro de Preços visa à aquisição mais célere de bens e materiais de uso comum. Por essa via, ao invés de se realizar uma

Leia mais