SEXO IDADE U.A. * (coeficientes) FEMEAS , , ,75

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEXO IDADE U.A. * (coeficientes) FEMEAS 00-12 0,35 13-24 0,65 25 36 0,75"

Transcrição

1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA GIDSA/GDSA/IAGRO N.º 001/2010. Referência: PORTARIA/IAGRO/MS nº 2.096, de 24 de agosto de CONTROLE DA CAPACIDADE DE SUPORTE ANIMAL POR ha DE PASTAGEM ou LOTAÇÃO DE PASTAGEM A capacidade de suporte animal de uma propriedade rural, também chamada de taxa de lotação, é expressa em termos do número máximo de animais suportados pela pastagem, sem causar a degradação da mesma. No caso específico de sua importância para a produção animal, ela permite a avaliação de forragens e pastos onde são consideradas em termos de produto por animal (ganho de peso diário e ganho de peso por animal) e produto animal por unidade de área (produção de carne por área). No caso do sistema de defesa sanitária animal, entre outras, permite avaliar a concentração de animais por área, possibilitando dessa forma tomadas de decisões relacionadas à epidemiologia, num conjunto populacional de animais de supostas ou determinadas ocorrências de enfermidades, além de possibilitar a detecção de prováveis desvios de condutas de produtores rurais mal intencionados. A capacidade de suporte das pastagens é bastante variável em função do solo, clima, estação do ano e espécie ou cultivar forrageira. Também o desempenho animal necessário ou desejado e o sistema de produção adotado têm efeito marcante na capacidade de suporte da pastagem. A produtividade dos rebanhos de bovinos de corte não pode ser medida apenas pelo número de animais e taxa de lotação, mas devem ser consideradas taxa de concepção, taxa de natalidade, quilogramas de bezerro produzidos por vaca, ganho de peso vivo por animal e por hectare de forma equilibrada e quilogramas de carne produzidos por hectare. Além da espécie animal, tipo de solo, clima, estação do ano e espécie ou cultivar da forrageira utilizada, outros fatores podem interferir na determinação da capacidade de suporte das pastagens em uma propriedade rural, tais como: - existência de confinamento; - suplementação alimentar no período da seca; - complementação alimentar no período da seca; - utilização de sistemas diferenciados de manejo das pastagens, como:

2 . voisin. rotacionado;. rotacionado horário, e,. outros A literatura disponível dita várias formas de se calcular a taxa de lotação, buscando a representação do equivalente animal por área de pastagem. Para bovinos é considerado uma Unidade Animal UA, 450 kg de peso vivo, porém, dada as variações de exigências nutricionais decorrentes das diferentes espécies animais, a exemplo dos ovinos quando comparados aos bovinos, busca-se outro tipo de cálculo de suporte, usando-se o peso metabólico dos animais (peso vivo elevado à potência 0,75 - PV0,75). Exp: Um animal de 450 kg de PV possui um peso metabólico (PM) de aproximadamente 97,70 kg, enquanto outro de 50 kg apresenta um PM de 18,80 kg, ou seja, onde se cria um de 450 kg de PV deve-se criar apenas, aproximadamente, cinco de 50 kg de PV. Passados estes conceitos técnicos e considerando as características da exploração pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul, leva-se em conta o coeficiente em Unidade Animal apenas de bovinos, tendo como base 450 kg de peso vivo. Esta estratégia tem como objetivo apenas definir parâmetros que demonstrem se uma propriedade está com a sua carga animal compatível com a sua realidade de suporte ou não. Embora no que foi citado até então se define que a capacidade de suporte das pastagens é expressa em termos do número máximo de animais suportados pela pastagem, não podemos estabelecer como sendo a capacidade das pastagens em suportar um número x de cabeças por ha, uma vez que um bezerro (se comparado) não ocupa o mesmo espaço físico que um touro, e, muito menos consome a mesma quantidade de pastagens (ou alimentos). Para tanto, estabelecemos coeficientes considerando 450 kg de peso vivo, onde um animal passará a representar uma Unidade Animal UA, conforme a seguir: - Coeficientes que irão representar os animais utilizando exatamente as categorias animais padronizados e constantes nos documentos utilizados pelo serviço de defesa, a exemplo da CT13 e GTA: SEXO IDADE U.A. * (coeficientes) FEMEAS , , ,75

3 , ,35 MACHOS , , ,5 * Unidade Animal Uma Unidade Animal equivale ± a 450 kg de peso vivo. Utilizando a tabela acima teríamos os seguintes resultados nos exemplos a seguir: a) Rebanho composto por 01 fêmea acima de 36 meses (01 UA) + 01 macho acima de 36 meses (1,5 UA) + 03 fêmeas de 13 a 24 meses (1,95 UA) = 4,45 UA. Significa que o rebanho composto por 05 animais é representado na verdade por 4,45 Unidades Animal. b) Rebanho composto por 100 machos de meses (100 UA) machos de 13 a 24 meses (90 UA) + 50 machos de meses (17,5 UA) + 80 fêmeas acima de 36 meses (80 UA) = 287,5 UA. Significa que o rebanho composto por 350 animais é representado na verdade por 287,5 Unidades Animal. - A definição da capacidade do suporte de uma determinada área (região ou fazenda). O ideal seria que a capacidade de suporte fosse definida por propriedade, porém os diferenciais impostos como qualidade de solo, tipos de pastagens, sistemas de explorações diferenciados, etc, nos leva a definir para o Estado apenas dois coeficientes (limite máximo de lotação), sendo: para as propriedades localizadas no planalto, 3 Unidades Animal por ha e para as propriedades localizadas no Pantanal, 1,5 Unidades Animal por ha. A princípio esta definição permitirá que casos extremos que venham extrapolar a realidade possam ser identificados pelo sistema SANIAGRO, permitindo assim esclarecimentos individualizados por propriedade e que providências sejam tomadas. No decorrer do tempo se espera que todas as propriedades tenham os seus cadastros ajustados com relação à área de pastagem, podendo então ter o tratamento específico.

4 - Operacionalização: Considerando o coeficiente regional (limite máximo de lotação para o Planalto ou Pantanal), utilizando fórmula própria e levando em consideração a área de pastagem fornecida pelo cadastro da propriedade, o sistema SANIAGRO irá calcular e expressar em termos de número (U.A) o máximo de animais suportados pela pastagem de uma determinada propriedade. Considerando que a movimentação de animais pode ser diária, o saldo (limite máximo de lotação em U.A) a ser calculado pelo SANIAGRO, deverá acompanhar aquela dinâmica. No CADASTRO DE PROPRIEDADE será criado o campo UAha para registrar a informação de capacidade de suporte animal da propriedade. Essa informação será atualizada DIARIAMENTE pelo sistema. Também será criado no CADASTRO DE PROPRIEDADE o campo para identificar a UAha-padrão da propriedade. A unidade padrão será a unidade referente a REGIÃO que a propriedade pertencer: planalto=3 e pantanal=1,5. No caso de excesso de animais por área, o sistema irá emitir um alerta chamando a atenção do serviço de defesa, que deverá entrar em contato com o produtor e/ou fazer uma visita à propriedade para averiguar o fato, emitindo no caso relatório de vigilância, esclarecendo ou propondo ações para aquela situação. Sempre que a IE/CPF do produtor for informada nos serviços do escritório ou na WEB, e a informação de capacidade de suporte animal estiver fora do limite, será emitido o seguinte alerta: EXISTE IRREGULARIDADE NA INFORMAÇÃO DE CAPACIDADE DE SUPORTE ANIMAL DA PROPRIEDADE. AVISE AO PRODUTOR PARA ATUALIZAR SEU CADASTRO. Serviços onde será emitido o alerta: - emissão de GTA (quando a propriedade for origem ou destino) - registro de vacinação (CT-13)

5 - cadastro da propriedade - consulta de SALDO - emissão de EXTRATO Quando a mensagem solicitando atualização for exibida, o escritório deverá notificar o produtor. Quando o produtor for notificado pelo escritório, e num prazo de 30 (trinta) dias corridos, o produtor não efetuar a atualização, a propriedade será interditada. A desinterdição da propriedade deverá ser feita pelo escritório, desde que o produtor atualize suas informações. A notificação deverá ser assinada pelo emitente do escritório e pelo produtor ou seu representante legal. Principais situações que poderão ser encontradas, demonstrando ou sugerindo uma taxa de lotação totalmente anormal ou irreal: a - As informações sobre a real situação do quantitativo de pastagens artificiais e/ou naturais da propriedade não condiz com o que está informado no cadastro.. No caso, o SANIAGRO quando a propriedade for acionada por qualquer motivo, emitirá uma advertência / aviso ao proprietário que o mesmo deverá atualizar seus dados cadastrais referente àquela propriedade. O recadastramento ou atualização cadastral poderá ser feito na Unidade Local da IAGRO ou eletronicamente via WEB. No sistema SANIAGRO WEB foi desenvolvida uma opção no MENU para que o produtor atualize as informações da sua(s) propriedade(s). Sempre que o produtor acessar e estiver com seu cadastro desatualizado, será apresentada página para atualização. Essa mesma opção está disponível para os escritórios também no SANIAGRO WEB. Tanto o produtor poderá atualizar as informações entrando no sistema WEB com a sua própria senha, como o escritório também poderá acessar a página do sistema WEB e efetuar a atualização dos dados da propriedade.

6 Se feito na Unidade Local, uma via do documento deverá ser impressa e assinada pelo proprietário ou seu representante Legal. Quando feito via WEB, o proprietário deverá imprimir uma via do documento, assiná-lo e entregar-lo no escritório da IAGRO no intervalo de até 7 dias úteis após o envio da mensagem. O documento assinado pelo proprietário ou seu representante Legal deverá ser protocolado e arquivado em pasta específica, pois será o documento Legal e comprobatório sobre as informações repassadas à IAGRO. No CADASTRO DE PROPRIEDADE será criado o campo para o funcionário do escritório registrar a entrega do formulário de atualização cadastral da propriedade. Se o produtor se recadastrar e o escritório não registrar a entrega dos documentos a atualização não será considerada. A entrega do documento acima na IAGRO deverá ser registrada no SANIAGRO, caso contrário as informações repassadas inclusive as via WEB, serão desconsideradas, voltando a propriedade a apresentar sinais de irregularidade. b Propriedade possui confinamento.. no cadastro da propriedade deverá constar que a mesma possui confinamento e se está ativo ou inativo No CADASTRO DE PROPRIEDADE será criada uma aba para mostrar as informações de OCUPAÇÃO DO SOLO e da ESTRUTURA PECUÁRIA, atualizadas pelo produtor. O escritório poderá consultar as informações, mas somente poderá alterar a UAha-padrão, quando houver necessidade de aumentar a capacidade da propriedade. - deverá ser considerada como propriedade de risco com relação à sanidade animal, devendo ser visitada regulamente, principalmente por ocasião do recebimento dos animais.

7 - quando o confinamento estiver enquadrado na RESOLUÇÃO CONJUNTA SEFAZ/SEPROTUR N. 056, DE 28 DE MARÇO DE 2008, portanto tendo uma Inscrição Estadual própria, os animais confinados deverão ser desconsiderados pelo SANIAGRO para a definição da taxa de lotação e sim somente aqueles que estiverem na Inscrição Estadual da propriedade e apascentados a campo. - quando o confinamento não estiver enquadrado na resolução acima citada e utilizando a Inscrição Estadual normal da propriedade, embora esteja no total do rebanho da propriedade, não poderá entrar na definição da taxa de lotação em UA. c Propriedade utiliza técnicas envolvendo suplementação ou complementação alimentar no período seco, ou sistemas diferenciados de manejo das pastagens (qualquer deles): o Inspetor Local poderá, mediante uma declaração do produtor, mais relatório de vigilância que comprove o fato, alterar no SANIAGRO o limite máximo para aquela propriedade em uma unidade animal além da estipulada para a região de localização da mesma (pantanal ou planalto). No CADASTRO DE PROPRIEDADE será criada uma aba para mostrar as informações de OCUPAÇÃO DO SOLO e da ESTRUTURA PECUÁRIA, atualizadas pelo produtor. O escritório poderá consultar as informações, mas somente poderá alterar a UAha-padrão, quando houver necessidade de aumentar a capacidade de suporte da propriedade. d os casos que apresentarem situações diferentes das acima expostas deverão ser tratados pelo Inspetor local com a GDSA e GIDSA. Observação: Para a definição de que a propriedade atingiu o limite máximo de lotação, passando o SANIAGRO a emitir o sinal de advertência ou aviso serão consideradas as seguintes informações constantes no cadastro da propriedade: - Propriedades localizadas no PLANALTO: área de pastagem artificial + área de silvicultura consorciada com pastagem.

8 - Propriedades Localizadas no PANTANAL: área de pastagem artificial + área de pastagem nativa + área de silvicultura consorciada com pastagem. Enquanto o produtor não recadastrar as informações da propriedade, o cálculo será feito sobre a informação de AREA DE PASTAGEM constante hoje no sistema. A partir do RECADASTRAMENTO das informações, o cálculo será com base nas informações de: - PLANALTO: pastagem artificial + silvicultura (consórcio) - PANTANAL: pastagem nativa + pastagem artificial + silvicultura (consórcio) Campo Grande, 24 de Agosto de Trabalho elaborado pela Equipe Técnica da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul IAGRO e Superintendência de Gestão da Informação SGI - MS

PROVAS DE GANHO EM PESO

PROVAS DE GANHO EM PESO PROVAS DE GANHO EM PESO A Prova de Ganho em Peso (PGP) consiste em submeter animais machos, portadores de RGN e com variação de idade de no máximo 90 (noventa) dias, a um mesmo manejo e regime alimentar

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

CONTROLE DE DOCUMENTOS

CONTROLE DE DOCUMENTOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras quanto ao procedimento de conferência e arquivamento dos documentos fiscais. 2. REGRAS / CONSIDERAÇÕES GERAIS Esta instrução aplica-se a toda a empresa. Será

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 30 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO

FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO INFORME BOLSA FAMÍLIA Nº 142 10 de setembro de 2008 FAMÍLIAS DO PBF COM BENEFICIÁRIOS QUE NUNCA TIVERAM INFORMAÇÃO DE FREQÜÊNCIA ESCOLAR PODERÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO EM NOVEMBRO SENARC publica a Instrução

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO NO RECEITA/PR O preenchimento do formulário online disponível no Receita/PR é uma das opções para transmissão das informações

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário ENADE

Manual do Usuário ENADE Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Manual do Usuário ENADE Página - Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Índice 1 Introdução... 3 2 Funcionalidades do ENADE... 3 2.1 Parâmetros Ano-Base...

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN)

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) 1 O que é a versão web SISCAN? É a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar os dados das avaliações do processo de cadastramento com a Petrobras; 2.

Leia mais

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS.

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS. Complemento Salarial Licença Maternidade Abaixo estão descritas as regras do sistema para cálculo do complemento de salário-maternidade, no complemento salarial e na rescisão complementar por Acordo/Convenção/Dissídio:

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE TESTE DE SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT... 3 3. DOCUMENTAÇÃO...

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno. Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã.

Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno. Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã. Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã. Este horário pode ser alterado, conforme necessidade de horas assinada pelo sindicato da categoria.

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final NFC-e. PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL

Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final NFC-e. PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL Padrões Técnicos Contingência Offline NFC-e Versão 1.2 30 de abril de 2013 Pág. 1/ 7 1. Conceito e Modelo Operacional da Contingência Offline

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67)

TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67) TUTORIAL MÓDULO DE FREQUÊNCIA: Atualização SIGRH (V4.15.8.s_67) No intuito de atender às solicitações dos gestores de pontos da UFLA, foram adicionadas novas funcionalidades ao módulo de frequência do

Leia mais

2. MÉTRICA DE QUANTIFICAÇÃO DE UNIDADES DE SERVIÇO TÉCNICO UST

2. MÉTRICA DE QUANTIFICAÇÃO DE UNIDADES DE SERVIÇO TÉCNICO UST PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE LOGÍSTICA Folha nº 1. INTRODUÇÃO Este anexo descreve a forma de mensuração dos serviços solicitados

Leia mais

APRESENTAÇÃO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

APRESENTAÇÃO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA APRESENTAÇÃO SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA O SIA Vigilância Sanitária tem por objetivo oferecer um ambiente informatizado para administração do setor de Vigilância Sanitária.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem

Normas do Laboratório de Práticas de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Enfermagem Laboratório de Práticas de Enfermagem Telefone: (31) 3409-9873 Endereço: Av. Professor Alfredo Balena, nº 190 sala 321 - Centro - Belo Horizonte/MG

Leia mais

Manual do Usuário. Cadastro

Manual do Usuário. Cadastro Manual do Usuário Cadastro Consulta Cadastro - Informações Comerciais - Autofax Índice O que é a Consulta Cadastro da Autofax?... 3 Como realizar consultas?... 4 Quais informações a consulta apresenta?...

Leia mais

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento;

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; Será apresentado a tela de boas vindas do sistema; Informe sua senha de acesso ao

Leia mais

Inscrição de Estudantes Irregulares

Inscrição de Estudantes Irregulares 1 Inscrição de Estudantes Irregulares Estudante em situação irregular Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Portaria Normativa MEC Nº 6/2013. 1. O que é? Consideram-se irregulares junto ao ENADE todos os

Leia mais

Recadastramento de ECF Perguntas e Respostas

Recadastramento de ECF Perguntas e Respostas Recadastramento de ECF Perguntas e Respostas Setembro/2007 1) Qual o instituto normativo que dispõe sobre o recadastramento de ECF? A Instrução Normativa nº 11/07, de 24 de agosto de 2007, publicada no

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I ANEXO I DA COMPROVAÇÃO DE RENDA DO CANDIDATO CLASSIFICADO EM VAGAS RESERVADAS DE QUE TRATA O INCISO I DO ART. 3º DA PORTARIA NORMATIVA Nº 18 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 Todos os procedimentos para comprovação

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE NOTA TÉCNICA Assunto: Leitos de Saúde Mental Integral DA HABILITAÇÃO 1. No Estado do Rio Grande do Sul, os leitos de saúde mental integral terão duas formas de habilitação: federal, quando se tratarem

Leia mais

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Para efetuar a parametrização da DMPL, deverá clicar no menu Cadastro, e em seguida clicar na opção Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

OBJETIVO INSTRUÇÕES. Primeiro processo:

OBJETIVO INSTRUÇÕES. Primeiro processo: OBJETIVO O objetivo deste material é orientar consultores que optem em utilizar parte do valor de sua bonificação para ativação mensal e/ou pagamento de pedidos e que também desejam transferir o saldo

Leia mais

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan.

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 1 de 8 1. OBJETIVO: Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 2. DEFINIÇÕES: 2.1 Webplan Módulo do Sistema Informatizado do PLANO FAMÍLIA que permite ao beneficiário

Leia mais

SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO

SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO Orientações sobre o recolhimento dos valores devidos em face dos Contratos de Transição 1. Do Valor Devido 2. Do Recolhimento 2.1. Recolhimento por GRU Simples 2.2. Recolhimento

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL 1 EDITAL A Universidade Federal Rural de Pernambuco por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas SUGEP, do Departamento de Educação e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL

DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL 1. ACESSO AO SISTEMA DIPEM a. Preencher o campo USUÁRIO (nº do CNPJ/CPF), a SENHA e acionar a opção OK. b. Se o USUÁRIO (nº do CNPJ/CPF) informado for inválido,

Leia mais

Procedimentos Operacionais Padronizados

Procedimentos Operacionais Padronizados Procedimentos Operacionais Padronizados POP Nº 13 HABILITAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS PARA EMISSÃO DE GTA Versão: 1.0 Procedimentos Operacionais Padronizados: POP Nº 13 HABILITAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

Pecuária. Criação de Bezerros de Corte para a Produção de Novilho Precoce Tema IV - Manejo na Criação de Bezerros (as)

Pecuária. Criação de Bezerros de Corte para a Produção de Novilho Precoce Tema IV - Manejo na Criação de Bezerros (as) 1 de 5 10/17/aaaa 08:35 Pecuária Criação de Bezerros de Corte para a Produção de Novilho Precoce Tema IV - Manejo na Criação de Bezerros (as) Criação de bezerros de corte para a produção de novilho precoce

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Manual do Usuário. Cadastro + Controle

Manual do Usuário. Cadastro + Controle Manual do Usuário Cadastro + Controle Consulta Cadastro + Controle - Informações Comerciais - Autofax Índice O que é a Consulta Cadastro + Controle da Autofax?... 3 Como realizar consultas?... 4 Quais

Leia mais

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPORÃ SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS FOTOVOLTAICAS.

CENTRAIS GERADORAS FOTOVOLTAICAS. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE DE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AO 1º LEILÃO DE ENERGIA DE

Leia mais

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL GUIA RESUMIDO DE PROCEDIMENTOS A) PARA MATRICULAR NA DISCIPLINA AA031 E REALIZAR O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO LETIVO: 1 ) O aluno interessado no estágio obrigatório deverá providenciar os seguintes documentos,

Leia mais

Informativo de Versão 19.10

Informativo de Versão 19.10 Informativo de Versão 19.10 Índice Compras... 2 Solicitação de Compras de Produtos (Chamado 28228)... 2 ERP Faturamento... 3 Máscara de Telefone (Chamado 28025)... 3 Digitação / Emissão NF-e de Exportação

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

Manual WAC TISS 3.02.00. Solicitação e prorrogação de internações. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Manual WAC TISS 3.02.00. Solicitação e prorrogação de internações. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT Manual WAC TISS 3.02.00 Solicitação e prorrogação de internações Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT 1 Apresentação A partir do dia 31 de agosto de 2014, passa a vigorar a versão 3.02.00 do Padrão para

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Assunto: Esclarecimentos sobre Leito 87- Leito de Saúde Mental

NOTA TÉCNICA. Assunto: Esclarecimentos sobre Leito 87- Leito de Saúde Mental MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Reavaliação Financeira

Manual do sistema SMARam. Módulo Reavaliação Financeira Manual do sistema SMARam Módulo Reavaliação Financeira LISTA DE FIGURAS Figura 1. Acesso à Reavaliação Financeira... 6 Figura 2. Tela Inicial da Reavaliação Financeira... 7 Figura 3. Tipo de Patrimônio...

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Você sabe o que é GISS? A partir de Março ela agilizará o Serviço Tributário

Você sabe o que é GISS? A partir de Março ela agilizará o Serviço Tributário Secretaria da Fazenda Como utilizar o GISSONLINE Você sabe o que é GISS? A partir de Março ela agilizará o Serviço Tributário O que é a GISS? A GISS é uma Guia de Informação e Escrituração Eletrônica de

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle Release Incremental - Boletos Produto : TOTVS11 - Faturamento de Planos TOTVS 12.1.3 Chamado : D_GPS_A11 / PCREQ-2076 Data da publicação : 09/12/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 FÉRIAS Macro Processo: Processo: Subprocesso Origem: Suporte Gestão de Pessoas Férias Unidade de Gestão de Pessoas Publicação: 10/01/2011 Nº Revisão/Data: 00 10/01/2011

Leia mais

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas

Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS SESI/DRMG Vacinação Contra a Gripe 2015 Perguntas e Respostas BELO HORIZONTE 2015 Serviço

Leia mais

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento 3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento Para o preenchimento correto das informações referentes à Instituição de Acolhimento que está sendo cadastrada, siga os passos descritos nos

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012

Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 2 Familiarizando-se com as funções... 3 Menu de funções (Menu 00)... 3 Menu de funções (Menu 10)... 4 Exercício de Contratos (Função SCO

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO AO ACADÊMICO SIAWEB 1.0 PROJETO FÍSICO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO AO ACADÊMICO SIAWEB 1.0 PROJETO FÍSICO UNIVERSIDADE XXXXX PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AGRARIAS E DAS ENGENHARIAS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AO ACADÊMICO SIAWEB 1.0 PROJETO FÍSICO TUBARÃO, JUNHO

Leia mais

Sumário. Junho/ 2 0 1 6 Página 1

Sumário. Junho/ 2 0 1 6 Página 1 App Mobile Sumário O aplicativo Detran/PR... 2 Requisitos de sistema... 2 Como baixar o aplicativo Detran/PR... 2 No Android... 2 No IOS... 2 Início... 3 Módulo Motorista... 4 Pontuação da CNH... 4 Envio

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10 Sumário Credenciamento... 3 Ato de Concentração... 6 Requerimento de TCC... 10 Credenciamento 1. O interessado deve acessar o sítio eletrônico do Cade (www.cade.gov.br) e realizar cadastro como Usuário

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2013 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 3 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das APMs - Associações de Pais e Mestres de Escolas Estaduais

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR SECONV PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR Foz do Iguaçu 2014 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Reitoria Josué Modesto dos Passos Subrinho Vice-reitoria

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

Coordenação de Recursos Humanos

Coordenação de Recursos Humanos Coordenação de Recursos Humanos NORMA INTERNA DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL 2ª versão A Norma Interna de Movimentação de Pessoal da Associação Saúde da Família ASF estabelece critérios e procedimentos para

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015 Introdução O sistema Kron de monitoramento, é uma ferramenta WEB que permite, a análise e obtenção de dados e informações do consumo de energia elétrica e demais insumos de forma remota a partir de instrumentos

Leia mais

Procedimento de Gestão. Resolução/ Remediação de Situações de Trabalho de Menores

Procedimento de Gestão. Resolução/ Remediação de Situações de Trabalho de Menores 1. OBJECTIVO Este procedimento estabelece a metodologia de definição, implementação e controlo de acções a desenvolver no caso de ser detectada a utilização de trabalho de menores, de forma a assegurar

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

MONITORAMENTO ESTRATÉGICO DE SALDOS DE GRÃOS

MONITORAMENTO ESTRATÉGICO DE SALDOS DE GRÃOS MONITORAMENTO ESTRATÉGICO DE SALDOS DE GRÃOS Esta melhoria tem como objetivo facilitar o acompanhamento gerencial estratégico dos saldos de grãos em poder de terceiros e da empresa. São consultas resumidas

Leia mais

Áreas de Concentração Sinais e Sistemas 16 Engenharia de Potência 21 Sistemas de Computação e Telecomunicações 23 Total 60

Áreas de Concentração Sinais e Sistemas 16 Engenharia de Potência 21 Sistemas de Computação e Telecomunicações 23 Total 60 Edital de Seleção 2015/1º. semestre Mestrado O Coordenador do (PPGEE) da da Universidade Federal de Minas Gerais TORNA PÚBLICO que, no período de 04 (quatro) a 18 (dezoito) de novembro de 2014, estarão

Leia mais

Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br. 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos?

Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br. 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos? Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos? É o instrumento de controle que permite ao Inea conhecer e monitorar a geração, o transporte e a destinação

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS MAIO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Princípios Gerais... 3 1.3. Metodologia... 3 1.4. Diretor e Organograma da Área de Risco... 6

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj 1 Introdução O Portal e-saj disponibiliza os seguintes serviços: - peticionamento eletrônico; - intimações e citações

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 2 Conteúdo Apresentação... 3 1. Endereço Eletrônico...

Leia mais