TEORIA GERAL DA COMUNICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DA COMUNICAÇÃO"

Transcrição

1 1 TEORIA GERAL DA COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. Há, então, um emissor e um receptor da mensagem. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito). Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Há na comunicação um remetente que envia uma mensagem a um destinatário, e essa mensagem, para ser eficaz, requer um contexto (ou um referente) a que se refere, apreensível pelo remetente e pelo destinatário, um código, total ou parcialmente comum a ambos, e um contato, isto é, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a entrar e a permanecer em comunicação. (1) Emissor: o que emite a mensagem; (2) Receptor: o que recebe a mensagem; (3) Mensagem: o conjunto de informações transmitidas; (4) Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem; (5) Canal de comunicação: por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar; (6) Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente. CONTEXTO MENSAGEM REMETENTE DESTINATÁRIO CONTATO CÓDIGO código = termo usado no lugar de língua (sistema linguísticos e não-linguísticos). subcódigos = introduzem no esquema de comunicação a questão da variação linguística: há variantes consideradas mais ou menos prestigiosas pelos usuários.

2 2 REFERENCIAL (centrada no contexto ou referente) EMOTIVA POÉTICA CONATIVA (centrada no remetente) (centrada na mensagem) (centrada no destinatário) FÁTICA (centrada no contato) METALINGUÍSTICA (centrada no código) Ressaltamos que, na teoria da comunicação, costuma ser considerado ruído qualquer perturbação na comunicação, qualquer problema para a compreensão das informações, inclusive a incompreensão do próprio código. FUNÇÕES DA LINGUAGEM Ao estudarmos a comunicação, devemos levar em consideração que o ato comunicativo apresenta seis elementos e cada um deles determina uma diferente função da linguagem. Os estudos sobre as funções da linguagem são úteis para a leitura e a produção de mensagens verbais. Para o linguista russo Roman Jakobson (2001, p ): (...) a linguagem deve ser estudada em toda a variedade de suas funções (...) Para se ter uma idéia geral dessas funções é mister uma perspectiva sumária dos fatores constitutivos de todo processo linguístico, de todo ato de comunicação verbal. O remetente envia uma mensagem ao destinatário. Para ser eficaz, a mensagem requer um contexto a que se refere (ou referente ), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um código total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou em outras palavras ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um contato, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem envolvidos na comunicação verbal. Tendo em vista as várias funções da linguagem que ocorrem no processo de comunicação, os homens se comunicam com diferentes fins. O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função. As mensagens (os textos) não têm apenas uma função, mas várias ou mesmo todas, hierarquizadas, i.e., há em cada texto uma função dominante. Os textos-mensagens empregam procedimentos linguísticos e discursivos que produzem efeitos de sentido relacionados com as diferentes funções e que nos permitem identificá-las. A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante e será difícil encontrarmos mensagens verbais relacionadas a uma única função. Estas funções não

3 3 são excludentes, mas se organizam hierarquicamente como funções predominantes ou não. Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens poética, emotiva e metalinguística ao mesmo tempo. É importante destacar que as funções da linguagem fornecem dados e orientações para trabalharmos melhor a confecção das mensagens, bem como para desenvolvermos uma recepção mais crítica das mensagens a nós endereçadas. FUNÇÃO REFERENCIAL (denotativa, informativa ou representativa): esta função privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre o objeto ou situação de que a mensagem trata. Valoriza-se, assim, o objeto sem que haja manifestações pessoais ou persuasivas. O objetivo do emissor é informar, como no discurso científico e jornalístico. Uso da 3 a pessoa; apresentação de qualidades objetivas ou concretas [não são empregados adjetivos subjetivos: lindo, horroroso]. Efeitos de sentido: 1) objetividade (3 a pessoa): apagamento ou distanciamento do sujeito; 2) realidade ou referente (nomes próprios, qualidades objetivas ou concretas : a verdade dos fatos). FUNÇÃO CONATIVA (ou apelativa): essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o destinatário da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Encontra sua expressão gramatical mais pura no vocativo e no imperativo. O emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, como nos textos publicitários. É comum o uso do verbo no Imperativo, como "Compre aqui e concorra a este lindo carro". Uso da 2 a pessoa, vocativo, modalização dêontica (dever), estruturas de perguntas e respostas. Efeitos de sentido: interação com o destinatário, a que se procura convencer ou persuadir, e de quem se espera, como resposta, atitudes e comportamentos, sejam eles linguísticos ou não. FUNÇÃO EMOTIVA (ou expressiva): por esta função o remetente imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, opiniões, avaliações. Pode-se sentir no texto a presença do remetente pelas marcas de 1 a pessoa. O emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. Uso da 1 a pessoa; apresentação de qualidades subjetivas [adjetivos: fantástico, encantador, medonho; advérbios: de modo; modalizadores: eu acho, eu considero; recursos prosódicos. Efeitos de sentido: subjetividade, emotividade, presença ou proximidade do sujeito, que relata não propriamente os fatos mas seu ponto de vista sobre eles, seus sentimentos e emoções sobre os acontecimentos.

4 4 FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: quando o remetente e/ou destinatário têm necessidade de verificar se estão usando o mesmo código, para explicar ou definir elementos do próprio código, ou seja, a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra: linguagem que fala de linguagem. Uso de verbos de existência (ser, parecer) ou de existência de significação (significar, ter o sentido de), em geral no presente do indicativo, orações predicativas (x é y). FUNÇÃO FÁTICA: essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação, buscando verificar e fortalecer sua eficiência. O emissor testa o canal de comunicação, para observar se está sendo entendido pelo receptor. São perguntas como "não é mesmo?", "você está entendendo?", "cê tá ligado?", "ouviram?", ou frases como "alô!", "oi". Ex.: Alô Houston! A missão foi cumprida, OK? Devo voltar à nave? Alguém me ouve? Alô!! Uso de procedimentos prosódicos de pontuação da fala para manter o contato físico e / ou psicológico entre os interlocutores (uhn, hã), fórmulas prontas para iniciar ou interromper o contato (olá, tudo bem, como vai?, tchau, até logo, bom dia) e para verificar se há ou não contato (você está escutando?). Efeitos de sentido: aproximação e interesse entre remetente e destinatário, de presença de ambos na comunicação, de estabelecimento ou manutenção da interação. FUNÇÃO POÉTICA: está presente nos textos que, pela sua organização, são o próprio centro de interesse da comunicação. Nesses casos, a elaboração da mensagem utiliza recursos de forma e de conteúdo que chamam nossa atenção para a própria mensagem, causando-nos surpresa, estranhamento e prazer estético. A linguagem das obras literárias, principalmente da poesia, em que as palavras são escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares. Uso de procedimentos do plano da expressão, sobretudo as diferentes formas de reiteração de sons (traços dos fonemas, sílabas, ritmos, entoações, etc.). Muitas vezes subordinada a outras funções da linguagem, não ocorre apenas na poesia, em que é função dominante, ou na literatura. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, JAKOBSON, Roman. Linguística e poética. In: Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, VANOYE, Francis.Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

5 Aponte as funções da linguagem que aparecem nos textos a seguir e justifique a utilização delas em função do gênero. a) 5 b) Tetranetas de Tiradentes querem receber pensão? Por quê? Uma delas, pior, admite nunca ter trabalhado. Não é justo tirar daqueles que trabalham todos os dias e que, muitas vezes, recebem até menos do que o valor pedido por elas [R$ 727] para dar àqueles que não trabalham, não fazem por merecer. Quantas pessoas realmente precisam de ajuda do governo, mas deixam de receber pensão por causa de benefícios como esse? Se as pessoas começarem a pedir pensões ao governo por ter parentesco com alguém importante da história do Brasil, chegaremos a um ponto em que veremos os descendentes de Pero Vaz de Caminha pedindo pensão. GUSTAVO MAFFRA (Goiânia, GO) Cartas dos Leitores. Folha de São Paulo, 30/01/2011. c) DESTAQUES DA SEMANA - HOJE 18h - "Obra-prima?" e "Jean-Luc Segundo Luc" 19h30 - "Terras Negras", "O Litro de Leite", "Algumas Gotas a Mais", Um Bife Passado do Ponto", "Capito?" Folha de São Paulo, 02/02/2011. d) FINANCIAMENTO : Fies (Financiamento Estudantil) está com período de inscrições aberto Desde segunda-feira, estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem pedir financiamento para cursar o ensino superior. A inscrição pode ser feita ao longo do ano letivo e exige que o aluno faça um cadastro no site sisfiesportal.mec.gov.br. O Fies financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação e sejam oferecidos por instituições que aderiram ao programa. Reformulado em 2010, ele agora tem juros de 3,4% ao ano. O percentual mínimo de financiamento na inscrição é 50%. Folha de São Paulo, 02/02/2011.

6 6 e) Dilma em Cuba Parabenizo a presidente Dilma pela sua declaração sobre direitos humanos por ocasião de sua visita a Cuba. Como ela disse, se é para falar em direitos humanos, que se fale sobre o Brasil, sobre os EUA ou sobre qualquer outro país do mundo e que seja uma discussão multilateral. Por que a imprensa e a oposição só cobram atitudes da presidente em relação a Cuba? Se ela tivesse criticado a questão de direitos humanos em Cuba, ninguém se lembraria de Guantánamo. Benjamin Eurico Malucelli (São Paulo, SP) Folha de São Paulo, 02/02/2012 Painel do leitor f) Sim, senhora presidente, temos que falar a respeito de Guantánamo. Entretanto não devemos utilizar aquela prisão para esconder outros desrespeitos aos direitos humanos que ocorrem no restante da ilha que a senhora está visitando. Valter Guerra Hadad (São Paulo, SP) Folha de São Paulo, 02/02/2012 Painel do leitor g) Folha de São Paulo, 02/02/ Mundo Monstro ADÃO

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013 NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES Angela Jamal agosto/2013 Recorremos a um texto, quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar (...) dessa forma, todo texto é a

Leia mais

Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.

Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação. Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação. Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos

Leia mais

O Processo de Comunicação

O Processo de Comunicação O Processo de Comunicação Sendo o homem um ser social, relaciona-se de modo interdependente com os indivíduos do grupo em que vive. A convivência realiza-se pela comunicação, que pode ser gestual, oral

Leia mais

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA COMUNICAR vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum.

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Português. Funções da Linguagem e Variação Linguística. Professor Carlos Zambeli.

Português. Funções da Linguagem e Variação Linguística. Professor Carlos Zambeli. Português Funções da Linguagem e Variação Linguística Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português FUNÇÕES DA LINGUAGEM São várias as funções da linguagem, dependendo da intenção do

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM Linguagem Linguagem é um sistema convencional de símbolos arbitrários e de regras de combinação dos mesmos, representando ideias que se pretendem transmitir através do seu uso e de

Leia mais

Unidade I. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas

Unidade I. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas Unidade I Comunicação Empresarial Profª. Cleide de Freitas O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita)

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

FUNÇÕES DE LINGUAGEM AULAS 1 À 4 Prof. Sabrina Moraes FUNÇÕES DE LINGUAGEM As funções de linguagem são recursos utilizados pelo emissor ou destinatário (pessoa que fala ou escreve) no momento de transmitir uma mensagem, com

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM ÊNFASE NO EMISSOR 03/10/2012 FUNÇÃO EMOTIVA CARACTERÍSTICAS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO REFERENTE

FUNÇÕES DA LINGUAGEM ÊNFASE NO EMISSOR 03/10/2012 FUNÇÃO EMOTIVA CARACTERÍSTICAS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO REFERENTE ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1- Emissor: o que emite a mensagem 2 - Receptor: Indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem. 3 - Mensagem: O próprio texto (fala) transmitido pelo

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROF. PATRÍCIA FERNANDES

FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROF. PATRÍCIA FERNANDES FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROF. PATRÍCIA FERNANDES Elementos da comunicação emissor - emite, codifica a mensagem receptor - recebe, decodifica a mensagem mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor código

Leia mais

Comunicação e linguagens

Comunicação e linguagens ATIVIDADE Revisão e Signo Referências bibliográficas SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993, p. 15-23. Atenção: livro disponível na Biblioteca Central da Umesp. PEREIRA. José

Leia mais

Identificar e saber utilizar os diferentes tipos de linguagem; Saber as diferentes funções da linguagem e o seu contexto;

Identificar e saber utilizar os diferentes tipos de linguagem; Saber as diferentes funções da linguagem e o seu contexto; LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO MÓDULO 3 A LINGUAGEM Objectivos específicos Explicar o conceito de linguagem; Identificar e saber utilizar os diferentes tipos de linguagem; Distinguir linguagem oral de linguagem

Leia mais

Funções da linguagem e elementos de comunicação

Funções da linguagem e elementos de comunicação Funções da linguagem e elementos de comunicação Elementos de comunicação: são todos os elementos que estão presentes no ato de comunicação. Há vários autores que falam sobre o tema, modificando os seus

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Lenise

Língua Portuguesa. Profª. Lenise Língua Portuguesa Profª. Lenise Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo assumimos compromissos

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

Fundamentos Teóricos da Linguística. Contextualização. Licenciatura em Letras. Com as Ideias de Chomsky. Após Saussure

Fundamentos Teóricos da Linguística. Contextualização. Licenciatura em Letras. Com as Ideias de Chomsky. Após Saussure Fundamentos Teóricos da Linguística Teleaula 2 Prof. Dra. Sandra Lopes Monteiro tutorialetras@grupouninter.com.br Contextualização Licenciatura em Letras Após Saussure A linguística tem sido alvo de várias

Leia mais

Aula 03. O Processo de Comunicação. Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001):

Aula 03. O Processo de Comunicação. Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001): Aula 03 O Processo de Comunicação Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001): (...) Não basta ser inteligente, ter uma boa formação universitária,

Leia mais

Acerte no discurso e dê o seu recado

Acerte no discurso e dê o seu recado Acerte no discurso e dê o seu recado Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões

Leia mais

Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho

Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho Material Didático Impresso CEJA Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias - Planejamento Eixo Integrador: Cidadania e Trabalho Módulo 1 - Tema Integrador: Identidade Cultural e Diversidade Unidade Disciplina

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ATIVIDADES NECESSÁRIAS DA CIÊNCIA OBSERVAR DESCREVER EXPLICAR TESTAR COMUNICAR

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

As funções da linguagem Dependendo do elemento de comunicação enfatizado, um texto terá uma ou mais funções da linguagem:

As funções da linguagem Dependendo do elemento de comunicação enfatizado, um texto terá uma ou mais funções da linguagem: O ato comunicativo A comunicação consiste na transmissão de mensagens, devendo haver SEMPRE entendimento entre ambas as partes envolvidas; Ruídos: problemas na comunicação 2 O ato comunicativo CANAL As

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas.

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas. 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 9º ANO DURAÇÃO DA PROVA ESCRITA: 90 minutos TOLERÂNCIA: 00 minutos DURAÇÃO DA PROVA ORAL: ± 15 MINUTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO - 1.ª e 2.ª

Leia mais

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem.

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem. NÚCLEO COMUM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP) AULA 08 E 09: COMUNICAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CRÍTICAS Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2013 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015 INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO ESPANHOL Abril de 2015 Prova 15 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais. Destacamos cada um deles em particular: *emissor quem fala ou transmite uma mensagem a alguém *receptor (ou interlocutor)

Leia mais

Destaca iniciativa do Ministério da Educação de ampliar o crédito estudantil para o financiamento dos cursos superiores a distância.

Destaca iniciativa do Ministério da Educação de ampliar o crédito estudantil para o financiamento dos cursos superiores a distância. ** Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA PSB/PE Na Sessão do dia / / Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Destaca iniciativa do Ministério da Educação de ampliar o crédito estudantil

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação 2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano

LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos 6ºano 1º Período UNIDADE 0 Ponto de partida Reportagem televisiva - memória - texto narrativo - narrador - argumentação Regulamento A visita de estudo -narrativa Fotografia

Leia mais

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO COMO PENSAR O TEXTO? Muitas pessoas costumam dizer que tem ideias, mas não conseguem passá-las para o papel. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, reestruturar

Leia mais

PROVA: QUESTÃO: RESULTADO DO RECURSO: JUSTIFICATIVA:

PROVA: QUESTÃO: RESULTADO DO RECURSO: JUSTIFICATIVA: ESTADO DO PIAUÍ CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAVIEIRA INSTITUTO MACHADO DE ASSIS RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA EDITAL Nº 001/2015 CARGO: TODOS OS CARGOS DE PROFESSSOR

Leia mais

Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO.

Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO. Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO. lesquemas lfichamentos lresumos lresenhas Críticas ESQUEMAS l O esquema é um registro gráfico (bastante visual) dos pontos principais de um determinado conteúdo.

Leia mais

Gêneros textuais no ciclo de alfabetização

Gêneros textuais no ciclo de alfabetização Gêneros textuais no ciclo de alfabetização Maria José Francisco de Souza NEPEL/FaE/UEMG mariajosef1797@gmail.com Objetivos Subsidiar o trabalho com gêneros textuais em salas de alfabetização; refletir

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio Gustavo Bertoche Quando a filosofia é apresentada no ensino médio, a primeira dificuldade que os alunos têm é relativa à compreensão do que é a filosofia.

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

Língua Portuguesa 7º ano

Língua Portuguesa 7º ano Escutar para Aprender e Construir Conhecimento Audição orientada. Ouvinte. Discurso; universo de discurso (assunto). Língua Portuguesa 7º ano Conteúdos 1º Período Comunicação Oral Falar para Construir

Leia mais

3º ANO Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

3º ANO Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 3º ANO Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Ano 2016 REDAÇÃO - MINI APOSTILA - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS e REDAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1 - Domínio da norma padrão da língua

Leia mais

Escola do SESI Jundiaí

Escola do SESI Jundiaí Escola do SESI Jundiaí Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado ROMAN JAKOBSON Linguista russo que criou o modelo explicativo de comunicação verbal: TEORIA DA COMUNICAÇÃO VERBAL Nessa teoria, sua intenção

Leia mais

SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 10º PROFISSIONAL ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2 PROJETO de pesquisa 1. Orientações Gerais 1.1. Oferta da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica A disciplina de Metodologia da Pesquisa é oferecida

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 4 A ESCRITA PARTE 1 A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: ESTILO E VARIEDADE NO DISCURSO. O DISCURSO CIENTÍFICO: O

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. Conteúdo: As linguagens: formas de comunicação.

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. Conteúdo: As linguagens: formas de comunicação. Conteúdo: As linguagens: formas de comunicação. 2 Habilidades: Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa e suas variantes nas diferentes situações da comunicação. 3 Informações do planejamento.

Leia mais

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário, interlocutor,

Leia mais

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Português. 7ºano Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Português 7ºano Ano Letivo 2015/2016 1º Período Conteúdos Programados Aulas Previstas Texto Narrativo: Categorias da narrativa (ação, narrador, tempo, espaço e personagens); Modos de

Leia mais

Programação das Unidades de Aprendizagem

Programação das Unidades de Aprendizagem Disciplina: Língua Portuguesa 8ºAno Ano Lectivo: 09 /10 U.A.Nº: 0 metodologias básicas de análise, e investir esse na mobilização das apropriadas à compreensão oral e escrita e na - Apresentação - Apresentação

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS - PROVA ESCRITA e ORAL 2016 Prova 16 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

Como as provas discursivas são corrigidas

Como as provas discursivas são corrigidas Como as provas discursivas são corrigidas O método de correção das provas aplicadas pelo Cespe/UnB busca diminuir a subjetividade na avaliação dos textos dos candidatos [Ciléia Pontes] Da Assessoria Técnica

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1 PROVAS DISCURSIVAS P (questões) e P (parecer) Nestas provas, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

Comunicações Organizacionais

Comunicações Organizacionais Comunicações Organizacionais Ideia geral Estabelecer diálogos entre diversos níveis hierárquicos a fim de promover o bom funcionamento organizacional. Objetivos Explicitar o que são comunicações organizacionais.

Leia mais

Funções da linguagem

Funções da linguagem Funções da linguagem Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Funções da linguagem Os

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCEPÇÃO DE TEXTO, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO

PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCEPÇÃO DE TEXTO, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCEPÇÃO DE TEXTO, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO Graciela Silva Jacinto Lopes dos Santos (UNIGRANRIO) graciwl@hotmail.com Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO) solimar.silva@unigranrio.com.br

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão. CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica

Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão. CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Palmas TO 2013 1 Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Material de

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTESPERGUNTAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES PEPPPPPPPPPPPPRGPEPERGUNTAS FPERREQUENTESUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um

Leia mais

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO

DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO: 6º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português CONTEÚDOS 1º PERÍODO Leitura Texto poético. Compreensão. Texto narrativo. Narrador.

Leia mais

A FACHASUL conta com quatro modalidades de bolsa de estudos:

A FACHASUL conta com quatro modalidades de bolsa de estudos: A FACHASUL conta com quatro modalidades de bolsa de estudos: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU

GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU PRODUÇÃO b DE TEXTOS E GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU Profª. Ms. Rafaela C. Beleboni Coordenação Pedagógica da Formação Continuada NAME http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/index.htm ROTEIRO DAS AULAS

Leia mais

Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM CARACTERÍSTICA BÁSICA DA COMUNICAÇÃO: alguém diz alguma coisa a outrem. 1º - FATORES CONSTITUTIVOS DO ATO DE COMUNICAÇÃO. CONTEXTO REMETENTE MENSAGEM DESTINATÁRIO

Leia mais

O QUE É E O QUE OFERECE?

O QUE É E O QUE OFERECE? O QUE É E O QUE OFERECE? O que é? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker OS SEIS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO FALHAS NA COMUNICAÇÃO... E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA??? QUE INTERPRETAÇÃO VOCÊ FAZ

Leia mais

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Laura Bittencourt Paiva Valquíria Lopes Rabelo RESUMO Este artigo pretende analisar quais as perspectivas da adoção do sistema e da filosofia de

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro Medas. Planificação de Língua Portuguesa 7º ano. Ano lectivo 2010-2011

Escola Básica e Secundária À Beira Douro Medas. Planificação de Língua Portuguesa 7º ano. Ano lectivo 2010-2011 Escola Básica e Secundária À Beira Douro Medas Planificação de Língua Portuguesa 7º ano Competências a serem desenvolvidas ao longo do ano lectivo: Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS NÍVEIS DE DESEMPENHO

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística...

Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1. Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3. Lição 3 Textos & contextos...19. Capítulo 2 Redação Artística... Sumário Capítulo 1 Leitura & Interpretação...1 Lição 1 Ler é instrumento essencial... 3 1.1. A leitura crítica... 5 1.2. Contextualização... 7 1.3. Questão comentada... 7 1.4. Sugestão de redação... 9

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos. Importância da comunicação na negociação

Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos. Importância da comunicação na negociação Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos Importância da comunicação na negociação Comunicação Uma boa comunicação é fundamental para um bom negociador

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

O DIÁLOGO ESTABELECIDO POR NOEL ROSA EM SUA CANÇÃO

O DIÁLOGO ESTABELECIDO POR NOEL ROSA EM SUA CANÇÃO O DIÁLOGO ESTABELECIDO POR NOEL ROSA EM SUA CANÇÃO Tatiana Tavares da Silva* Eu sei por onde passo / Sei tudo que faço / Paixão não me aniquila... / Mas tenho que dizer: / Modéstia à parte/ Meus senhores,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES 1. Onde estão as informações importantes? Resposta: No edital. O candidato deve ler atentamente o Edital que está disponível no sítio: www.concurso.ufjf.br.

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 Índice 1. Elementos e Funções da Comunicação...3 1.1. Importância da Comunicação... 3 1.2. As Fases do Processo de Comunicação... 3 1.2.1. A pulsação vital... 3 1.2.2. A interação...

Leia mais