Assunto: Públicas de Pequeno Porte IP4 no município de Tabatinga /AM. Relatório Fotográfico da situação atual do referido Terminal Hidroviário.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assunto: Públicas de Pequeno Porte IP4 no município de Tabatinga /AM. Relatório Fotográfico da situação atual do referido Terminal Hidroviário."

Transcrição

1 Pág. 1/15 Assunto: Necessidade de obras complementares nas Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte IP4 no município de Tabatinga /AM. Anexo (s): Relatório Fotográfico da situação atual do referido Terminal Hidroviário. 1 APRESENTAÇÃO O Terminal Hidroviário de Tabatinga está situado na margem esquerda do rio Solimões, fazendo fronteira com a Colômbia, distante km em linha reta e km via fluvial da capital do Estado. A vistoria técnica foi realizada no referido terminal hidroviário, no intuito de verificar, através de uma análise técnica, as condições atuais em que se encontra o mesmo, seja referente à parte naval, como também a área em que foi implantado o retroporto. 2 CARACTERÍSTICAS SISTEMA NAVAL Três pontes metálicas, sendo a ponte de acesso construída em estrutura metálica do tipo treliçada, constituída de 01 vão fixo e 02 móveis, sendo que a parte fixa tem uma extensão de 12,00 metros, e a parte móvel tem o comprimento de 32 metros e outra de 45 metros e largura de 5,50 metros respectivamente. As pontes são dotadas de passarelas laterais, nos dois lados, para serem utilizadas pelos passageiros, sem prejudicar o tráfego de veículos na pista central. No meio da articulação das duas pontes móveis, encontra-se um flutuador prismático metálico, construído em chapa de aço de formato retangular instalado entre duas torres, e que servem de apoio para as pontes de acessos, tanto na enchente quanto na vazante.

2 Pág. 2/15 Um Cais Flutuante tipo monobloco construído de aço naval com 62,00 m de comprimento, 16,00 m de boca, possuindo dois conveses com acesso por rampa e escada para pedestres, com estrutura do tipo longitudinal com transversais espaçadas em 2,00 m e calado de 1,00 metro. 3 CARACTERÍSTICAS RETROPORTO Estação Hidroviária de Passageiros, com área total de aproximadamente 504,00 m², em alvenaria, com estrutura metálica na cobertura e telhas cerâmicas. O prédio comporta os seguintes espaços: hall, escritório, sala da administração, sanitários masculino, feminino e de deficientes físicos, lanchonete, fraldário, lojas, guichês para compra e venda de passagens e balcão de atendimento, área de embarque e desembarque e saguão; O prédio da administração tem uma área construída de 134,20 m², paredes em alvenaria, cobertura em cimento amianto tipo kalhetão apoiada sobre peças de madeira, esquadrias de alumínio, piso cerâmico e forro de tabique. O armazém tem uma área construída de 240,00 m², paredes em alvenaria, e cobertura em estrutura metálica e telha tipo brasilit, dotado de portão de aço tipo de correr e esquadria metálica. GUARITA, com área total de 18,23 m² e, utilizada para fiscalização na entrada e saída de pessoas; veículos e mercadorias. A mesma foi construída em alvenaria, com estrutura metálica na cobertura e telha cerâmica. Serve de abrigo ao encarregado das operações de controle de acesso ao terminal e possui ainda um sanitário; Área de ESTACIONAMENTO de veículos, pavimentada em blocos intertravados de concreto;

3 Pág. 3/15 A seguir apresentamos os desenhos de: Figura 1 Implantação do Porto Fluvial de Tabatinga Figura 2 Perfil do Porto Fluvial de Tabatinga

4 Pág. 4/15 4 ANÁLISE TÉCNICA Em vistoria realizada in loco foi verificada a necessidade de reparos de manutenção em diversos locais do terminal hidroviário tanto na área do retroporto como na estrutura naval. Tendo como urgência o sistema de fundeio. Com isso, constatamos ainda os seguintes itens: a) TERMINAL DE PASSAGEIROS - Pintura Verificou-se o desgaste na pintura (interna e externa) o que pode ser visualizado através do descascamento da película de tinta das paredes. - Cobertura Necessidade de reparos da cobertura (telhas) no hall de embarque e em cima das salas, possuindo várias infiltrações. A pintura da estrutura metálica da cobertura está desgastada e haverá necessidade de substituição de algumas telhas cerâmicas. - Reservatório elevado Não possui reservatório. Haverá necessidade de construção de Reservatório Elevado com todas suas instalações complementares. - SPDA (Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas) Não possui. Sugerimos a instalação do mesmo e o aterramento. - Instalações Elétricas Foi constatado que as instalações elétricas necessitam de reparos, tendo em vista que a fiação e condutores estão comprometidos podendo causar risco de acidentes, um exemplo disso é quando as lâmpadas são acionadas, ocorrem indícios de curto queimando as mesmas.

5 - Instalações Hidrosanitárias NOTA TÉCNICA Nº 020/2015 NOM/AHIMOC Pág. 5/15 Devido ao uso diário, há necessidade de reparos e execução dos serviços em vários locais, principalmente na área dos banheiros. Há necessidade de troca dos ralos secos por caixas sifonadas, devido ao odor exalado. Foi constatado que o sistema fossa/sumidouro existente está com no seu limite. Deverá ser construído novo sistema. Identificamos tubulações aparentes sem nenhuma proteção. Deverá ser feita caixa de inspeção em concreto pré-moldado. - Instalações de Combate a Incêndio Não possui. Sugerimos a instalação do mesmo por medida de segurança do terminal para evitar possíveis acidentes. Deverá ser executado conforme a NR Pavimentação Foi verificado na área externa do Terminal rachaduras nas calçadas e paredes. A solução seria o retrabalho do serviço em questão. b) GUARITA (acesso ao cais flutuante) Foi constatada que a área do Terminal possui 02 (duas) guaritas, uma não está em perfeito estado, apresentando várias fissuras na alvenaria (paredes), cobertura e banheiro com infiltrações, base em concreto também com fissuras e instalações elétricas aparentes e com risco de acidentes iminentes. O banheiro da guarita também necessita de reforma, principalmente nas instalações hidro sanitárias. A outra encontra se em perfeito estado de conservação, estando somente à calçada lateral com fissuras e abaulamento. Será necessária implantação de duas cancelas manuais nas entradas de acesso ao Terminal.

6 c) PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO - Esquadria NOTA TÉCNICA Nº 020/2015 NOM/AHIMOC Pág. 6/15 Foi verificada a necessidade de substituição de algumas esquadrias e vidros, danificados pelo uso diário. - Pintura Verificou-se o desgaste na pintura (interna e externa) o que pode ser visualizado através de infiltrações e craquelamento da tinta das paredes. - Cobertura Necessidade de reparos da cobertura (telhas) em cima das salas, possuindo várias infiltrações. A estrutura da cobertura foi executada com pouco desnível, ocasionando infiltrações pela cumeeira e haverá necessidade de substituição de telhas de fibrocimento. - Instalações Elétricas Foi constatado que as instalações elétricas necessitam de reparos, tendo em vista que a fiação e condutores estão comprometidos podendo causar risco de acidentes, um exemplo disso é quando as lâmpadas são acionadas, ocorrem indícios de curto queimando as mesmas. - Instalações Hidrosanitárias Devido ao uso diário, há necessidade de reparos e execução dos serviços em vários locais, principalmente na área dos banheiros. Foi constatado que o sistema fossa/sumidouro existente está no seu limite. Deverá ser construído novo sistema. d) ARMAZÉNS DE CARGAS Possui 01 (um) armazém para cargas em geral. O armazém possui necessidade de reparos em vários locais, como no pavimento, cobertura e sua estrutura metálica (oxidação), pintura geral, substituição de luminárias e revisão da parte elétrica, bem como a retirada de materiais abandonados e alguns sem condições de uso.

7 Pág. 7/15 e) ÁREA EXTERNA - Muro de Contenção e Drenagem Ao lado leste do Terminal Hidroviário de Tabatinga foi detectada uma voçoroca; este fato poderá comprometer futuramente a estrutura do mesmo, causando riscos à segurança dos usuários que transitam na área afetada, tendo em vista que o fato ocorrido causa instabilidade no solo nas proximidades. O terreno está fragilizado em decorrência da falta da cobertura vegetal protetora do solo e, além disso, ainda possui a contribuição do esgoto da cidade que joga água constantemente aumentando a fragilidade do terreno e como conseqüência a desprendimento ou deslizamento de grande parte do terreno. - Pavimentação Em alguns locais, o pavimento em blocos sextavados apresenta deformações, com vários desníveis e peças danificadas, principalmente na área de acesso lateral do Terminal, sendo necessária a substituição do mesmo nestes locais. Foi verificado na área externa rachaduras nas calçadas em concreto não estrutural. A solução seria o retrabalho do serviço em questão. - Cerca de Proteção Foi constatada inexistência de parte da cerca de proteção ao lado do Terminal de Passageiros. Executada em concreto e grade de ferro em barra chata, faltando aproximadamente 30 metros para a conclusão, a falta desta proteção causará insegurança aos passageiros e funcionários podendo acarretar possíveis acidentes por vândalos. - Instalações Elétricas Foi constatado que as instalações elétricas necessitam de reparos. Identificamos também à deficiência na iluminação da área de estacionamento (lâmpadas queimadas ou inexistência) e da ausência de postes do outro lado do estacionamento. Deverá ser feita uma revisão na entrada de energia aérea e do transformador, pois os mesmo não suportam a quantidade de carga consumida.

8 Pág. 8/15 F) Sistema de Segurança com Monitoramento Permanente via WEB Circuito Fechado de TV (CFTV) Não possui. Sugerimos a instalação do mesmo por medida de segurança do terminal para possíveis acidentes. Conforme solicitação da Receita Federal para fins de Alfandegamento é necessário que seja apresentado junto com o Projeto Executivo soluções para o Sistema de Segurança com Monitoramento Permanente via WEB Circuito Fechado de TV (CFTV) e equipamentos de controle de acesso à área alfandegada. g) Sistema Naval Em vistoria realizada in loco foi verificada a necessidade de reparos de manutenção em diversos locais da parte naval e implantação do sistema naval das pontes e flutuante, tais como: - Ponte metálica fixa de 12,00 m (uma) Descrição da ponte. A ponte de acesso é construída em estrutura metálica em aço naval de chapa de 8,00 mm do tipo treliçado, constituído de 01 vão fixo, possui uma extensão de 12,00 metros. O tabuleiro da ponte é coberto por dermasfalt. Figura 3 Detalhes da Ponte Fixa

9 Pág. 9/15 Serviços necessários Necessita de reparos (beneficiamento) e substituição de peças metálicas (aço naval) nas estacas existentes. A pintura e tratamento superficial necessitam de reparos, visto que a oxidação está presente em grande parte das estruturas metálicas. Necessita também, de instalação da rede elétrica, não existem postes e luminárias neste local. Foi constatado que o piso de acesso ao cais está totalmente deteriorado, não existe mais o dermasfalt. - Ponte metálica móvel de 45,00 m (uma) Descrição da ponte móvel A ponte móvel é construída em estrutura metálica em aço naval de chapa de 8,00 mm do tipo treliçado, possui uma extensão de 45,00 metros. O tabuleiro da ponte é coberto por dermasfalt. Figura 4 Detalhes da Ponte Móvel de 45,00m

10 Ponte metálica móvel de 31,50 m (uma) Descrição da ponte móvel Pág. 10/15 A ponte móvel é construída em estrutura metálica em aço naval de chapa de 8,00 mm do tipo treliçado, possui uma extensão de 31,50 metros. O tabuleiro da ponte é coberto por dermasfalt. Serviços necessários Figura 5 Detalhes da Ponte Móvel de 31,50m Haverá necessidades de instalações da rede elétrica, como luminárias, postes e condutores. Como também foi constatado que o piso das pontes metálicas estão totalmente deterioradas, não existe mais o dermasfalt. - Flutuante intermediário Descrição do flutuante No meio da articulação das duas pontes móveis, encontra-se um flutuador prismático metálico, construído em chapa de aço de formato retangular instalado entre duas torres, e que servem de apoio para as pontes de acessos, tanto na enchente quanto na vazante.

11 Pág. 11/15 Figura 6 Arranjo Geral do Flutuante Intermediário Serviços necessários No flutuante intermediário, percebe-se que a mesma encontra-se oxidada em vários locais, necessitando de pintura e tratamento superficial, além de substituição de peças metálicas (aço naval). Identificamos também a ausência de Sistema de amarração e fundeio para fixação das pontes. Necessita também, de instalação da rede elétrica, notou-se a não existência de postes e luminárias neste local. - Berços metálicos Fixos Descrição dos berços metálicos Na junção das duas pontes metálicas móveis, há o berço metálico fixo feito com viga caixão 120x60cm em aço naval de 12,5mm.

12 Pág. 12/15 Serviços necessários Figura 7 Detalhe do Berço de Apoio de flutuante Intermediário O berço metálico fixo necessita de reparos e substituição de peças da sua estrutura metálica (oxidação), bem como as peças de madeira que compõem sua estrutura. A pintura e tratamento superficial também são de fundamental importância, a fim de prolongar a vida útil da estrutura metálica. - Cais flutuante Descrição do Cais O Cais Flutuante é do tipo monobloco construído de aço naval com 62,00 m de comprimento, 16,00 m de boca, e 2 metros de pontal, possuindo dois conveses com acesso por rampa e escada para pedestres. A estrutura é do tipo longitudinal com transversais espaçadas de 2,40m. A espessura do convés principal é de 7,94 mm e os longitudinais espaçados de 660 mm e cantoneiras do tipo L. As espessuras das anteparas transversais e longitudinais são de 6,35 mm e os prumos espaçados de 660 mm e 2400mm, respectivamente, e cantoneiras de L. A espessura do fundo e do costado são de 7,94 mm e os longitudinais espaçados de 660 mm, e cantoneiras L.

13 Pág. 13/15 Figura 8 Arranjo Geral do Cais flutuante Serviços necessários O cais também necessita de pintura e tratamento superficial, pois a oxidação é ainda mais grave devido o contato com a água. O costado necessita de novo sistema de defensas, tendo em vista que os pneus amarrados por cabos de aço não suportam os esforços provocados pelas embarcações, somando a grande velocidade das águas do rio no cais, fato que dificulta as atracações e causa o rompimento dos cabos de aço das defensas, deixando o cais flutuante desprotegido contra o impacto dos cascos e verdugos. Neste caso, os pneus necessitam de amarras (correntes) para que possam ter vida útil longa e sem problemas de rompimento. Quanto às instalações elétricas, há necessidade de reparos, visto que os postes possuem condutores expostos e com luminárias danificadas. Conforme NORMAM, a Marinha do Brasil, determina que haja iluminação eficiente com pleno funcionamento noturno, bem como a obrigatoriedade de duas luminárias de navegação, na proa e na popa do cais flutuante.

14 Pág. 14/15 O Guarda corpo que fica entre a rampa de acesso e o cais encontra-se quebrado, precisando ser reparado com a máxima urgência, pois compromete a segurança dos usuários e colaboradores que transitam na área afetada. O dermasfalt existente, também necessita ser totalmente substituído, tendo em vista que há grandes vazios, no que se refere ao próprio material. Vale ressaltar, que este item é de suma importância, pois em períodos chuvosos, os veículos deslizam quando em contato com o piso, podendo originar acidentes. Foi verificada ainda, a inexistência de rede de combate a incêndio, item de grande importância nas operações portuárias, sendo assim, há necessidade de executar a implantação da rede, a fim de evitar possíveis acidentes. Em função da grande demanda de embarcações de alta capacidade que aportam no terminal hidroviário, percebe-se a necessidade de estudar uma medida de adaptação de outro cais flutuante, pois é nítida a necessidade observada in loco. Outro item também relevante para análise e estudo é o levantamento batimétrico no cais, pois o mesmo é atingido no período de estiagem, ficando boa parte da estrutura em área seca. 5 CONCLUSÕES Diante do exposto, e de acordo com os itens acima sinalizados pela equipe técnica da AHIMOC, conclui-se que os serviços a serem realizados, são de fundamental importância para que o terminal hidroviário possa operar com conforto e segurança aos seus usuários. O sistema naval, do referido terminal, necessita de reparos urgentes, a fim de proporcionar segurança e condições satisfatórias de atendimento e eficiência tanto para embarque/desembarque de passageiros quanto de cargas, atingindo assim a finalidade pelo qual foi construído. Diante do exposto acima sugerimos um estudo detalhado da área portuária do Terminal Hidroviário e das áreas próximas, no sentido de detectar e tentar agir antes que o terreno seja afetado por novos processos erosivos, seja pluvial ou fluvial.

15 Pág. 15/15 Manaus, 27 de abril de 2015 ELIZETE PEREIRA COSTA FERNANDES Analista de Nível Superior Engª Civil NOM Ciente: Alessandra de Jesus Lopes Analista de Nível Superior Engª Civil NOM

SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS

SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS O processo se refere a áreas destinadas à ocupação por Locadoras de Veículos, constante no Mix Comercial do Aeroporto, sendo composta por área ATP de 4,58 m² (quatro vírgula cinqüenta

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO)

LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO) 1 LAUDO TÉCNICO DA COBERTURA DO PRÉDIO PRINCIPAL DO CRF-PE (CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO) 2 SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DO OBJETO...03 METODOLOGIA APLICADA NA VISTORIA...03 DESCRIÇÃO DAS OBSERVAÇÕES...03

Leia mais

SITUAÇÃO FÍSICA DA ÁREA

SITUAÇÃO FÍSICA DA ÁREA SITUAÇÃO FÍSICA DA ÁREA Os espaços estão distribuídos em dois pontos: a) Identificado no Mix Comercial/PDIR, como área nº 017. Localiza-se no primeiro piso, área restrita de desembarque internacional,

Leia mais

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo)

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) LOCALIZAÇÃO BLOCO 04 BLOCO 03 BLOCO 02 BLOCO 01 Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) TÉRREO TOTAL PAVIMENTO: 1.406,98 m² 25,50 m 20,20 m 11,60 m 12,73

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: PROGRAMA: ÁREA: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETROTÉCNCIA FOLHA 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reparos na Escola Municipal Marinho Fernandes. A planilha

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI. Laudo de Avaliação

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI. Laudo de Avaliação ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI JÚNIA OLIVEIRA DE ANUNCIAÇÃO, Oficial de Justiça/Avaliador, desta Comarca, em cumprimento ao respeitável mandado expedido nos autos de nº 5000881-90.2013.827.2722

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S SUBGRUPO: 180400 CERCA / MURO FOLHA: SUMÁRIO 1. CERCA COM TELA DE ARAME GALVANIZADO E ESTACAS DE CONCRETO...1 1.1 OBJETIVO E DEFINIÇÕES...1 1.2 MATERIAIS...1 1.3 EQUIPAMENTOS...2 1.4 EXECUÇÃO...2 1.5 CONTROLE...2

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA Anexo II.7 Especificações de Garagem PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 ESPECIFICAÇÕES DE GARAGEM... 2 1.1Instalações... 2 1.2Pátio... 2 1.3Posto de Abastecimento... 2 1.4Lavagem... 3 1.5Inspeção

Leia mais

Anexo 4.8.1-1 Registro Fotográfico das Obras de Educação em andamento

Anexo 4.8.1-1 Registro Fotográfico das Obras de Educação em andamento 9 RELATÓRIO CONSOLIDADO DE ANDAMENTO DO PBA E DO ATENDIMENTO DE CONDICIONANTES CAPÍTULO 2 ANDAMENTO DO PROJETO BÁSICO AMBIENTAL Anexo 4.8.1-1 Registro Fotográfico das Obras de Educação em andamento ANEXO

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL CÓDIGO PISO ELEVADO PARA ÁREAS TEMPORÁRIAS PTEN 01_02_03 PISO ELEVADO PARA ÁREAS TEMPORÁRIAS PTEN 01_02_03 Descrição

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé)

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé) Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem o sistema de Guarda Corpo e Rodapé, o qual destina-se a promover a proteção contra riscos

Leia mais

Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente.

Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente. PROJETO BÁSICO: Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título do

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE REFORMA NO FÓRUM TRABALHISTA DE FRANCISCO BELTRÃO. CONTRATADA: CONSTRUTORA SUDOESTE LTDA ME. Considerando a instituição da Comissão de Recebimento e Fiscalização

Leia mais

Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá - MT

Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá - MT Cuiabá, 13 de Abril de 2015. À SUPR Arqtº. Rogério Nogueira Dias Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório Localização: Rua do Morro do Pinto Monte

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA

TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reformas na Escola Municipal Julia Miranda.

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE REFORMA DO FÓRUM TRABALHISTA DE COLOMBO CONTRATADA: VENTO NORDESTE CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTO LTDA. Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP fls. 81 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP PROCESSO Nº 1009450-48.2014.8.26.0037 AUTOS DE PROCEDIMENTO ORDINÁRIO REQUERENTE: REQUERIDO: EVA

Leia mais

Reparos em Para-Choques, Retrovisores, Portão de Garagem e Paredes/Revestimentos

Reparos em Para-Choques, Retrovisores, Portão de Garagem e Paredes/Revestimentos CONDIÇÕES DA ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO GARAGEM Reparos em Para-Choques, Retrovisores, Portão de Garagem e Paredes/Revestimentos As solicitações de atendimento para esta Assistência deverão ser realizadas pelo

Leia mais

1. SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIOS

1. SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIOS 1. SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIOS 1.1 - CONCEPÇÃO DO PROJETO: O projeto constará de plantas, detalhes, memória de cálculo e especificações, que sejam necessárias para que haja o perfeito entendimento. 1.

Leia mais

JOAO PINHEIRO. Água Esgoto Sanitário Energia Elétrica Telefone Pavimentação Esgoto pluvial Gás canalizado Iluminação pública

JOAO PINHEIRO. Água Esgoto Sanitário Energia Elétrica Telefone Pavimentação Esgoto pluvial Gás canalizado Iluminação pública Laudo Avaliação - LA Nº Solicitação de serviço: Status: Versão: 168316 APROVADO 1 1 IDENTIFICAÇÃO: Número do sinistro: Número IRB: Solicitante: CPF / CNPJ do cliente: 779.950.826-49 Nome do cliente: Conceição

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

Memorial Descritivo. 2.0 Transportes 2.1 Deverá ser feita retirada de entulho por conta da contratada;

Memorial Descritivo. 2.0 Transportes 2.1 Deverá ser feita retirada de entulho por conta da contratada; Memorial Descritivo I Introdução A obra objeto deste memorial consiste na descrição dos elementos para CONSTRUÇÃO DE ACADEMIA DA SAUDE, a ser edificada no município de Gaúcha do Norte MT.. II - Descrição

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS CENTRO CULTURAL CARMÉLIA MARIA DE SOUZA - TEATRO CARMÉLIA Responsável: Antônio Carlos Carvalho Fundação: 2010 Telefone: (27) 3132-8372 Endereço: Rua Eng Manoel Passos de Barros, s/n Bairro: Mário Cypreste

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP fls. 234 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CIVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP PROCESSO Nº 1006977-89.2014.8.26.0037 AUTOS DE PROCEDIMENTO ORDINÁRIO REQUERENTE: REQUERIDA: ADRIANA

Leia mais

L A U D O T É C N I C O. Segurança estrutural contra incêndio

L A U D O T É C N I C O. Segurança estrutural contra incêndio L A U D O T É C N I C O Segurança estrutural contra incêndio GINASIO POLIESPORTIVO TAPEJARA RS MAIO DE 2015 OBJETIVO: Este laudo tem por objetivo estabelecer as condições mínimas que os materiais existentes

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB DITEC Reforma das instalações Código do Projeto: 1564-12 Pág. 2 Índice Sumário 1. Memorial Descritivo

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

NBR 5629 Execução de tirantes ancorados no solo, 17/03/206.

NBR 5629 Execução de tirantes ancorados no solo, 17/03/206. ATENDIMENTO DE DE SERVIÇOS E TECNOLÓGICO 1 DE 8 1. NORMAS DE DE SERVIÇOS 1.1 LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO NBR 13133 - Execução de levantamento topográfico, 30/05/1994. Errata em 30/12/1996. 1.2 SOLOS E FUNDAÇÕES

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO E PRESTADOR

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO E PRESTADOR RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS PRESTADOR: SAAE SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CORDEIRÓPOLIS Relatório R5 Continuação Diagnóstico e Não

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.6. OBRAS DE CONTENÇÃO Sempre que a movimentação de terra implicar em riscos de perda de estabilidade do solo, há a necessidade da execução de estruturas ou obras de contenção para segurança da própria

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ, COM A TROCA DO PAVIMENTO, INSTALAÇÃO DE NOVA ILUMINAÇÃO, NOVOS BANCOS E RESTAURAÇÃO DO ENTORNO DA PROTEÇÃO DA ESTATUA

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 8ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 8ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 8ª MEDIÇÃO OBRA: Execução de obras complementares à construção do Fórum Trabalhista de Londrina CONTRATADA: RAC ENGENHARIA E COMERCIO LTDA Vistorias realizadas entre os dias 10 de

Leia mais

TAMPÕES DE FERRO FUNDIDO DÚCTIL

TAMPÕES DE FERRO FUNDIDO DÚCTIL Rev. 0 1 DIRTEC Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul. 1 de 6 ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS EMISSÃO INICIAL REVISÃO GERAL DATA: 24/06/05 30/05/12 EXECUÇÃO: Hebert Michael

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos.

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. ÍNDICE O QUE É ABRIGO MODELO? VANTAGENS DO NOVO ABRIGO COMO INSTALAR POSIÇÕES POSSÍVEIS PARA INSTALAÇÃO MATERIAIS

Leia mais

UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01

UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01 UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01 DETALHE TORRE. IMAGEM ILUSTRATIVA. UG000715D-Book Expansao.indd 2-3 4/14/16 17:01 A SUA EMPRESA NO ENDEREÇO MAIS EXCLUSIVO DA CIDADE. A globalização e a tecnologia

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Sorocaba, 10 de novembro de 2014. RELATÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Nº 144/2014 À Seção de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional Nádia Rodrigues Referência: Visita Técnica realizada em 07/11/2014,

Leia mais

Av. Presidente Lucena, 840 - Bairro Vista Alegre - Fone: 35634939 / 99887589 CNPJ: 05.654.854/0001-05

Av. Presidente Lucena, 840 - Bairro Vista Alegre - Fone: 35634939 / 99887589 CNPJ: 05.654.854/0001-05 Av. Presidente Lucena, 840 - Bairro Vista Alegre - Fone: 35634939 / 99887589 CNPJ: 05.654.854/0001-05 Página 1 de 13 IVOTI - RS, 30 de janeiro de 2009. PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA DE UM

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviços Preliminares

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviços Preliminares MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial refere-se aos serviços a serem executados para construção de ponte mista, com longarinas em vigas metálicas perfil I bi-apoiadas, sendo as bases de apoio construídas

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 205 ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Beatriz

Leia mais

DATA DA VISTA:04/02/2015

DATA DA VISTA:04/02/2015 DATA DA VISTA:03/07/2014 DATA DA VISTA:04/02/2015 PRAÇA"MISAEL PENA" Responsável: Leonardo Amorim Gonçalves Endereço: Entre as Ruas Bernardino Monteiro, Misael Pena, Rua São José, Soldado Antônio Faria

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 1ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 1ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 1ª MEDIÇÃO OBRA: INTERVENÇÕES CORRETIVAS NO EDIFÍCIO RIO BRANCO (anexo casarão) CONTRATADA: N.S. SANTA RITA COSNTRUTORA DE OBRAS EIRELI Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto 3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 3.1 Sistema Direto No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria

Leia mais

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 Guia_calcadas_01.indd 1 Guia_calcadas_01.indd 2 ÍNDICE O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 O QUE FAZER A RESPEITO DO IMOBILIÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO SUBAQUÁTICA DAS ESTACAS DA PONTE TANCREDO NEVES, CIDADE DE ITAJAI - SC REALIZADA EM NOVEMBRO DE 2015

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO SUBAQUÁTICA DAS ESTACAS DA PONTE TANCREDO NEVES, CIDADE DE ITAJAI - SC REALIZADA EM NOVEMBRO DE 2015 RELATÓRIO DE INSPEÇÃO SUBAQUÁTICA DAS ESTACAS DA PONTE TANCREDO NEVES, CIDADE DE ITAJAI - SC REALIZADA EM NOVEMBRO DE 2015 Curitiba, 09 de novembro de 2015. À PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ - SC Prezados

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO REPUXADORA DE CHAPAS MODELO : KA-060

MANUAL DO USUÁRIO REPUXADORA DE CHAPAS MODELO : KA-060 1 MANUAL DO USUÁRIO REPUXADORA DE CHAPAS MODELO : KA-060 2 MANUAL DO USUARIO KA060 INDICE APRESENTAÇÃO----------------------------------------------------------------------------3 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA-----------------------------------------------------------4

Leia mais

OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas especificações dizem respeito à construção de cisterna e estrutura

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL CONCESSIONÁRIA: RODOVIA: TRECHO: EXTENSÃO: BR-116/RS E BR-392/RS 457,30 KM PELOTAS RS ECOSUL POLO RODOVIÁRIO DE PELOTAS

RELATÓRIO MENSAL CONCESSIONÁRIA: RODOVIA: TRECHO: EXTENSÃO: BR-116/RS E BR-392/RS 457,30 KM PELOTAS RS ECOSUL POLO RODOVIÁRIO DE PELOTAS RELATÓRIO MENSAL CONCESSIONÁRIA: RODOVIA: TRECHO: EXTENSÃO: ECOSUL BR-116/RS E BR-392/RS POLO RODOVIÁRIO DE PELOTAS 457,30 KM PELOTAS RS ABRIL DE 2016 ÍNDICE ITEM DESCRIÇÃO PÁGINA 1. Introdução... 2 1.1.

Leia mais

1 - MEMORIAL DESCRITIVO

1 - MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE SPDA ESTRUTURAL AMPLIAÇÃO DA TELECOMUNICAÇÕES 1 - MEMORIAL DESCRITIVO 2 MEMORIAL DESCRITIVO DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA - SPDA 1.0 - DADOS BÁSICOS:

Leia mais

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PONTE - DEFINIÇÃO Construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que serão tratados neste texto,

Leia mais

02. ENCARGOS: 02.01. Os encargos do construtor são aqueles estipulados no Caderno de Encargos do DERT/SEINFRA, que o empreiteiro declara conhecer.

02. ENCARGOS: 02.01. Os encargos do construtor são aqueles estipulados no Caderno de Encargos do DERT/SEINFRA, que o empreiteiro declara conhecer. OBRA: IMPERMEABILIZAÇÃO DA COBERTA DO AUDITÓRIO; REFORMA DA COBERTA DOS GALPÕES; IMPERMEABILIZAÇÃO DO HALL ESCOLA: EEEP JOSÉ IVANILTON NOCRATO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM - MT MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM - MT MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES BANHEIROS -(Área = 2,73m 2 ). O memorial descritivo a seguir determina as normas para construção do MÓDULO SANITÁRIO SIMPLIFICADO padrão, de área construída

Leia mais

Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões

Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões Ribeirão Preto (SP) - Tomado por cupins, Museu Histórico requer obra de R$ 2,3 milhões Centro cultural em Ribeirão está fechado desde abril após queda de teto. Infestação de insetos em casa do século 19

Leia mais

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a alvenaria adequada; Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível); Especificar o tipo de argamassa de assentamento;

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO ADMINISTRAÇÃO COMUNITÁRIA MARÇO/2009 PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO PREGÃO Nº 33/12. Foco Soluções Corporativas Ltda., CNPJ 13.039.855/0001-78, solicita os seguintes esclarecimentos:

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO PREGÃO Nº 33/12. Foco Soluções Corporativas Ltda., CNPJ 13.039.855/0001-78, solicita os seguintes esclarecimentos: PEDIDO DE ESCLARECIMENTO PREGÃO Nº 33/12 Foco Soluções Corporativas [focorepresentacao@globo.com] Para pregao.eletronico@trt1.jus.br Enviado ter 22/05/2012 21:17 Sr. Pregoeiro Foco Soluções Corporativas

Leia mais

L U M E A R Q U I T E T U R A

L U M E A R Q U I T E T U R A i l u m i n a ç ã o e s p o r t i v a O projeto garantiu boa visibilidade para quem se posiciona nas extremidades do ginásio, tanto quanto na Tribuna de Honra. Eficiência e bom fluxo luminoso Por Marina

Leia mais

NORMA TÉCNICA 34/2014

NORMA TÉCNICA 34/2014 ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 34/2014 Hidrante Urbano SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5

Leia mais

A VALE. É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia.

A VALE. É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia. Planejamento e Gestão da Dragagem de Manutenção: Porto de Tubarão A VALE É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia. É um dos maiores produtores

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Tubos Metálicos Isolados F 1 and 2 horas (veja o item 1) T 0 horas L Temperatura Ambiente 0,30 m³/m² ( 2 CFM/sq ft)

Leia mais

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado Casa SmartHOME Brasil construída para a Feira Technohab/FEHAB 2003 Autor: Guilherme Corrêa Stamato arquitetura e engenharia Esta casa é um protótipo de residência utilizando as mais modernas tecnologias

Leia mais

DESCRIÇÃO PRELIMINAR

DESCRIÇÃO PRELIMINAR ESPECIFICAÇÕES DESCRIÇÃO PRELIMINAR O Residencial Port Ville IV será composto por 14 pavimentos, sendo 1 subsolo, 1 pilotis, 1 pavimento garagem, 10 pavimentos tipo e 1 pavimento cobertura. Serão no total

Leia mais

Escopo examinado: inspeção das instalações e condições do sistema de prevenção de incêndios

Escopo examinado: inspeção das instalações e condições do sistema de prevenção de incêndios Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Auditoria Federal de Controle Interno do IFAM Rua Ferreira Pena

Leia mais

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: Canteiro do CMBM. Galpão de tratamento de peças metálicas decapagem. Vista interna do galpão, o local recebeu uma série de melhorias em relação a última inspeção realizada no local, especialmente

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 17 Instalações de Esgoto Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento sanitário Objetivo

Leia mais

RELATÓRIO 2ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO 2ª MEDIÇÃO RELATÓRIO 2ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE REFORMA NO FÓRUM TRABALHISTA DE CORNÉLIO PROCÓPIO - IMÓVEL LOCADO. CONTRATADA: NS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA - EPP. Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

APLICAÇÃO DE PLACAS IDENTIFICADORAS PARA EQUIPAMENTOS DA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO

APLICAÇÃO DE PLACAS IDENTIFICADORAS PARA EQUIPAMENTOS DA REDE AÉREA DE DISTRIBUIÇÃO 1. OBJETIVO Este Informativo tem como objetivo padronizar a aplicação de placa de identificação em equipamentos da rede aérea de distribuição de energia elétrica, de forma a garantir o melhor posicionamento

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA. Relatório de Estágio Curricular. Simei Héber Nunes Pontes

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA. Relatório de Estágio Curricular. Simei Héber Nunes Pontes INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENG. DE INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA Relatório de Estágio Curricular Simei Héber Nunes Pontes São José dos Campos Novembro de 2005 Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL APRESENTAÇÃO Agradecemos pela preferência na escolha de produtos International Refrigeração. Este documento foi elaborado cuidadosamente para orientar

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia. Manual de Orientações Básicas

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia. Manual de Orientações Básicas Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Manual de Orientações Básicas Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando papel-cartão

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 017/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Esquadrias

PROC-IBR-EDIF 017/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Esquadrias INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 017/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Esquadrias Primeira

Leia mais

0 B EMISSÃO INICIAL VVL FLM ALC JDM 07/05/15 1 E CONFORME COMENTÁRIOS VVL FLM ALC JDM 29/05/15

0 B EMISSÃO INICIAL VVL FLM ALC JDM 07/05/15 1 E CONFORME COMENTÁRIOS VVL FLM ALC JDM 29/05/15 /3 REVISÕES TE: TIPO EMISSÃO A - PRELIMINAR B - PARA APROVAÇÃO C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO E - PARA CONSTRUÇÃO F - CONFORME COMPRADO G - CONFORME CONSTRUÍDO H - CANCELADO Rev. TE Descrição Por

Leia mais

Exemplos: janelas ESQUADRIA. Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos

Exemplos: janelas ESQUADRIA. Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos Aula 01: ESQUADRIAS Conceituação, Desempenho, Tipos Profs. Fernando H. Sabbatini, Luis Sergio Franco, Mercia M. B. Barros, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza e Agosto 2007 ESQUADRIA Elemento da Vedação Vertical

Leia mais

Infra-estrutura de Pernambuco: Prazo de validade vencido. Realização: Sinaenco

Infra-estrutura de Pernambuco: Prazo de validade vencido. Realização: Sinaenco Prazo de validade vencido Realização: Sinaenco Agosto de 2008 Objetivos Alertar as autoridades e a sociedade sobre a urgência e a importância da adoção por parte dos órgãos públicos das três esferas de

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SOLARE EDIFÍCIO LUMINA. Rua Manoel Lopes Velludo, nº 100. Ribeirão Preto - SP

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SOLARE EDIFÍCIO LUMINA. Rua Manoel Lopes Velludo, nº 100. Ribeirão Preto - SP ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SOLARE EDIFÍCIO LUMINA Rua Manoel Lopes Velludo, nº 100. Ribeirão Preto - SP APARTAMENTO N O... + 01 (uma) vaga indeterminada de garagem 01 - FUNDAÇÃO

Leia mais

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia Construção Civil Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS A leveza do EPS, gerando economia Enchimento para Lajes EPS Unidirecional Moldada (330 e 400mm) 330 / 400mm 1000mm 30 40 330 / 400

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 )

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA PROVA ESCRITA OBJETIVA

Leia mais

LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998.

LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998. LEI Nº 085, de 31 de Março de 1998. SÚMULA: Dispõe sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras

Leia mais

Disciplina: Engenharia Civil Integrada

Disciplina: Engenharia Civil Integrada Disciplina: Engenharia Civil Integrada Aula 01 Indústria da Construção Civil Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. Notas de aula (bibliografia consultada) do Prof. Dr. Marcelo Medeiros UFPR 2016. É

Leia mais

SOPH - ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE PORTO VELHO TABELA DE SERVIÇOS PORTO VELHO (RO)

SOPH - ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE PORTO VELHO TABELA DE SERVIÇOS PORTO VELHO (RO) SOPH - ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE PORTO VELHO TABELA DE SERVIÇOS PORTO VELHO (RO) TABELA I - UTILIZAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DE ACESSO AQUAVIÁRIO (Taxas devidas pelo Armador ou Agente) TAXAS GERAIS 1 Carregamento,

Leia mais

4.1 Esquema de ligação para Baixa Tensão

4.1 Esquema de ligação para Baixa Tensão 15 4 Esquemas elétricos 4.1 Esquema de ligação para Baixa Tensão Os projetos elétricos em baixa tensão devem ser utilizados, conforme esquemas de ligação, onde as ligações são desenvolvidas através de

Leia mais

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 MEC Ministério da Educação Uasg 150002 IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2016 Processo nº 23000.004587/2016-05 Trata-se de peça impugnatória impetrada por empresa interessada em participar

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SERVIÇOS TÉCNICOS PROCESSO SIMPLIFICADO

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SERVIÇOS TÉCNICOS PROCESSO SIMPLIFICADO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SERVIÇOS TÉCNICOS PROCESSO SIMPLIFICADO CARTILHA SIMPLIFICADA SOBRE CLASSES DE INCÊNDIO, APARELHOS EXTINTORES E SINALIZAÇÃO DE

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,

Leia mais

Ficha Técnica do Imóvel*

Ficha Técnica do Imóvel* Ficha Técnica do Imóvel* * relativo ao Lote 4 da Resolução n.º 241/2016, de 12 de maio Identificação do imóvel Localização Prédio urbano localizado na freguesia da Sé, concelho do Funchal, inscrito na

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 006 DEZEMBRO/15

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 006 DEZEMBRO/15 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 006 DEZEMBRO/15 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré de Castro Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura de Capão da Canoa Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura de Capão da Canoa Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Construção de Playground em Madeira Tratada Memorial Descritivo O presente memorial descritivo tem por finalidade orientar a execução da Construção de 04 conjuntos de Playgrounds em madeira tratada com

Leia mais

4. NOÇÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO (PREVENTIVA):

4. NOÇÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO (PREVENTIVA): 4. NOÇÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO (PREVENTIVA): Uma vez alcançado o objetivo da manutenção elétrica, que é, manter sob controle todas as paradas dos equipamentos, de forma que estas não prejudiquem

Leia mais

07/05/2014. Professor

07/05/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Área de Construção Civil MSc. Dr. André Luís Gamino Professor Definição

Leia mais

Aços Longos. Treliças Nervuradas Belgo

Aços Longos. Treliças Nervuradas Belgo Aços Longos Treliças Nervuradas Belgo Treliças Nervuradas As Treliças Nervuradas Belgo utilizam aço Belgo 60 Nervurado (CA 60) em todos os fios que as compõem: uma garantia de procedência e qualidade.

Leia mais

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH Nome: TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS Grupo 1 (7,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia a construir no concelho de Alcochete, a uma altitude

Leia mais

OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas especificações dizem respeito à reforma geral da coberta da escola EEFM de Aquiraz.. 01.02.

Leia mais

RELATÓRIO 1ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO 1ª MEDIÇÃO RELATÓRIO 1ª MEDIÇÃO OBRA: REFORMA DA SOBRELOJA E GARAGEM DO FÓRUM TRABALHISTA DE CURITIBA. CONTRATADA: TOWERING CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA. Considerando a instituição da Comissão de Recebimento e Fiscalização

Leia mais

NORMA TÉCNICA 37/2014

NORMA TÉCNICA 37/2014 sisé ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 37/2014 Subestação Elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências 4 Definições 5 Procedimentos ANEXO

Leia mais

ANEXO II - PADRÃO TÉCNICO PARA VEÍCULO TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS MÍNIMOS BÁSICOS

ANEXO II - PADRÃO TÉCNICO PARA VEÍCULO TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS MÍNIMOS BÁSICOS ANEXO II - PADRÃO TÉCNICO PARA VEÍCULO TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS MÍNIMOS BÁSICOS 1. OBJETIVO Este documento tem como objetivo estabelecer as características básicas aplicáveis aos veículos produzidos para

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS. PORTARIA N o 74/DPC, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016.

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS. PORTARIA N o 74/DPC, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016. 001 DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS PORTARIA N o 74/DPC, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016. Altera as Normas da Autoridade Marítima para Obras, Dragagens, Pesquisa e Lavra de Minerais Sob, Sobre e às Margens das

Leia mais