Lê, atentamente, o texto seguinte.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lê, atentamente, o texto seguinte."

Transcrição

1 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA Lê, atentamente, o texto seguinte. Desde sempre, a Humanidade tentou curar as suas doenças. Esta tentativa começou por ser um instinto, que muitos animais também possuem. Por exemplo, os gorilas da África Ocidental ingerem premeditadamente determinados tipos de plantas terapêuticas, contra vermes intestinais, dores articulares e outras doenças. Actualmente, a Medicina envolve inúmeros equipamentos, profissões e organizações entre as quais se destaca a OMS... O que é a OMS?.. Define saúde, segundo a OMS. Assinala, com um X, as opções correctas... Nos últimos 0 anos, a qualidade e a esperança de vida das populações aumentaram devido: a) à implementação de medidas de higiene; b) ao aumento de consumo de fastfood; c) ao abastecimento de água potável; d) aos programas de vacinação; e) à predominância de um modo de vida sedentário; f) a uma melhor alimentação; g) aos novos medicamentos... O actual conceito de saúde pressupõe: a) apenas a inexistência de doenças; b) a existência de qualidade de vida; c) um estado completo de bem-estar físico, mental e social; d) o aumento, apenas, da esperança de vida; e) o aumento da esperança de vida com qualidade; f) apenas um estado de bem-estar físico... O conceito de qualidade de vida de um indivíduo está relacionado com: a) a estatura; c) a idade; e) os padrões culturais; b) o sexo; d) a religião; f) a cor da pele. APOIO DISCIPLINAR 9 AEDTDP-0

2 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA.. Para todos os seres humanos, uma vida com qualidade pressupõe: a) a existência de saúde; b) dispor de alimentos; c) possuir uma habitação condigna; d) viver em condições de higiene; e) um bem-estar apenas connosco; f) possuir água potável; g) viver com liberdade, em sociedade. Completa o texto. No estudo do estado de saúde de uma determinada população, utilizam-se. Estes permitem fazer uma avaliação estatística sobre o de da população em estudo. A (TMI) com o desenvolvimento das populações. A esperança de vida com o grau de desenvolvimento. As doenças infecciosas, que são doenças através de qualquer forma de, podem dividir-se em dois grupos: doenças que se podem prevenir através da, como, por exemplo,, e doenças para as quais ainda não existe vacina, como. As doenças cardiovasculares afectam o e/ou os ; estas doenças são a causa de morte nos países. São factores de risco destas doenças, entre outros, o consumo de e o. A obesidade, na população europeia, tem aumentado nos últimos anos. Lê, atentamente, o texto seguinte. De acordo com a OMS, existem no Mundo mais de 00 milhões de adultos com excesso de peso. Pensa-se que na origem deste fenómeno estão a sedentarização e o consumo, cada vez maior, de alimentos altamente calóricos.

3 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE A obesidade infantil é particularmente preocupante, já que as crianças com excesso de peso têm maior probabilidade de contrair diabetes tipo, de se tornarem adultos obesos e de virem a sofrer de doenças cardiovasculares. O gráfico seguinte regista a percentagem de crianças obesas em alguns países da Europa. (%) , Portugal Finlândia Holanda Alemanha Suíça 8 Dinamarca 0 França Hungria Suécia Polónia Noruega Grã-Bretanha Croácia Espanha Grécia Itália Estudo da Universidade de Coimbra APOIO DISCIPLINAR 99.. Refere as principais causas da obesidade infantil... Indica as razões que tornam particularmente preocupante a obesidade infantil... Com base na análise do gráfico, menciona o país: a) com maior percentagem de crianças obesas; b) com menor percentagem de crianças obesas... Tenta explicar por que razão Portugal apresenta um valor elevado de crianças obesas. Critica a afirmação seguinte. Nos países desenvolvidos, a obesidade prevalece entre as classes socioeconómicas mais altas.

4 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA. TRANSMISSÃO DA VIDA. I Completa o crucigrama, com base nos dados a seguir indicados.. É factor de risco da diabetes tipo.. É uma situação de tensão.. Muito frequente entre os mais velhos, é uma fonte de stresse, no ser humano.. A sua prática regular e adequada promove a qualidade de vida.. É fundamental para evitar uma gravidez indesejada.. Deve ser rica em vitaminas e sais minerais e pobre em açúcares simples.. Prejudica o ambiente e a saúde das populações. 8. Exerce-se dos mais fortes sobre os mais fracos. 9. Pressupõe qualidade de vida. 0. É uma medida preventiva fundamental.. Este aconselhamento previne e trata a obesidade.. Estes adultos, provavelmente, foram crianças maltratadas.. Também é uma forma de violência.. Permite controlar o número de filhos nas famílias.. Este tipo de assistência permite reduzir a taxa de mortalidade infantil.. A falta desta água tem fortes implicações na saúde das populações S D E T E R M I N A Ú D E N T E S D A

5 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE II Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com funções semelhantes. Observa os esquemas seguintes: 8 APOIO DISCIPLINAR Faz a legenda das figuras... Identifica as gónadas masculinas e femininas... Indica a função das vias genitais femininas... Indica a função das glândulas anexas masculinas.

6 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA Classifica as frases seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F). A. A puberdade é um período que se caracteriza pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. B. Os caracteres sexuais secundários surgem por volta dos - anos. C. Nos rapazes, a puberdade verifica-se mais cedo. D. O alargamento das ancas, o início da menstruação e o crescimento dos seios são algumas das mudanças da puberdade nas raparigas. E. O aumento dos órgãos sexuais, o engrossar da voz e as primeiras ejaculações são algumas das mudanças da puberdade nos rapazes. Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as frases da coluna II. Coluna I Testículo Epidídimo Pénis Canal deferente Útero Vagina Trompa de Falópio 8 Orifício genital 9 Espermatozóide Coluna I A Orifício que corresponde à abertura da vagina. B Cavidade musculosa coberta por uma mucosa, o endométrio. C Local no qual ocorre a maturação dos espermatozóides. D Órgão copulador. E Gónada masculina. F Canal que recolhe o ovócito II. G Gâmeta masculino. H Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior. I Canal que conduz os espermatozóides até à uretra. A formação dos espermatozóides leva algumas semanas e realiza-se a uma temperatura inferior à temperatura do corpo. Observa a figura... Faz a legenda da figura..

7 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE.. Indica o trajecto seguido pelos espermatozóides, desde o local da sua formação até serem libertados... Explica como é que os testículos conseguem produzir os espermatozóides a uma temperatura inferior à temperatura do corpo... O esperma é um líquido esbranquiçado libertado durante uma ejaculação. Qual a sua constituição? Comenta a seguinte afirmação: Na mulher, os aparelhos reprodutor e urinário estão perfeitamente separados e diferenciados. A produção da testosterona é controlada por hormonas hipofisárias produzidas pelo complexo hipotálamo-hipófise... Completa o seguinte esquema com os termos adequados. APOIO DISCIPLINAR 0 Aumento da produção de testosterona. A Baixa a produção de hormonas hipofisárias. D B C Estimula o complexo hipotálamo-hipófise. Baixa a produção de testosterona.

8 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO TRANSMISSÃO DA VIDA DESCOBRIR A TERRA I Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as afirmações da coluna II. Coluna I Ovários Ovócito II Estrogénios Progesterona Ovulação Fecundação Nidação 8 Trompa de Falópio Coluna I A Óvulo não fertilizado. B Libertação do ovócito II para a trompa. C Fixação do embrião na mucosa uterina. D Hormona sexual feminina. E Glândulas responsáveis pela produção dos gâmetas femininos e pela produção de hormonas sexuais femininas. F Processo de fusão dos dois gâmetas sexuais. G Local no qual ocorre a fecundação. Ao conjunto de processos cíclicos que compreendem alterações quer nos ovários, quer no útero, dá-se o nome de ciclo sexual. Observa, com atenção, os esquemas da figura. Ovário Folículo Desenvolvimento do folículo A Libertação do ovócito II B Formação do corpo amarelo Regressão do corpo amarelo (cicatriz) C Ovário. D E F.. Estabelece a correspondência entre as afirmações que se seguem e as letras da figura.. Desenvolvimento de alguns folículos.. A parede uterina interna atinge o máximo de espessura.. Ruptura dos vasos sanguíneos e descamação do endométrio.. Libertação do ovócito II para as trompas de Falópio.. Formação e desenvolvimento do corpo amarelo.. Reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos.

9 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE.. Indica as fases do ciclo ovárico e do ciclo uterino... Refere a importância do ciclo sexual. Classifica as frases seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F). A. Os estrogénios e a progesterona são hormonas ováricas. B. As hormonas FSH e LH são produzidas nos ovários e vão actuar sobre a hipófise. C. São as hormonas ováricas que, em conjunto com as hormonas hipofisárias, produzidas no complexo hipotálamo-hipófise, regulam o ciclo sexual. D. Existe uma correlação hormonal entre os ovários, o útero e o complexo hipotálamo-hipófise. E. O aumento da produção de hormonas hipofisárias inibe os ovários. F. O aumento da produção de estrogénios e de progesterona inibe o complexo hipotálamo-hipófise. G. As hormonas ováricas actuam sobre o útero e são responsáveis pelas alterações que afectam o endométrio. APOIO DISCIPLINAR 0 Os métodos contraceptivos podem impedir o encontro dos gâmetas sexuais, não permitindo que ocorra a gravidez... Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as afirmações da coluna II. Coluna I Método da temperatura Preservativo masculino DIU Pílula Diafragma Método do calendário Coluna I A Permite calcular os dias férteis e inférteis da mulher através do cálculo da ovulação. B Dispositivo colocado no interior do útero, que impede a nidação. C Barreira que impede que os espermatozóides atinjam o útero. D Barreira contra as doenças sexualmente transmissíveis. E Consiste na avaliação da temperatura do corpo da mulher. F Impede a ovulação. As doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas, cuja principal via de contágio é a relação sexual... Indica algumas doenças sexualmente transmissíveis.

10 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA II A figura ilustra a hierarquia estrutural do material genético. G A C. T.. Classifica o tipo de estrutura celular representado na figura... Indica o número da figura que representa:... o núcleo;... os cromossomas;... o DNA... O gene é uma unidade de informação hereditária: a) constituída por cromossomas; b) constituída por DNA; c) constituída por DNA e cromossomas; d) constituída por pequenas sequências de DNA. (Assinala a opção mais correcta.)

11 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE A figura representa, esquematicamente, o número característico de cromossomas da espécie humana... Indica o número de cromossomas característico da espécie humana... Refere a origem destes cromossomas nas células da rapariga representada na figura... No momento da fecundação, o espermatozóide do pai desta rapariga continha: a) o cromossoma sexual Y.. b) o cromossoma sexual X. c) os cromossomas do par, X e X. d) os cromossomas sexuais XY. (Assinala a opção correcta.) APOIO DISCIPLINAR 0... Justifica a opção anterior. Lê, atentamente, o texto seguinte. Removendo o núcleo de células, por exemplo do intestino de uma rã A, e implantando-o em ovócitos de outra rã B, aos quais o núcleo tinha sido destruído, começa a desenvolver-se um embrião de rã tipo A... Identifica o procedimento da Engenharia Genética referido no texto... Explica por que razão os embriões são da rã tipo A... Refere duas consequências da utilização desta técnica na espécie humana.

12 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO ORGANISMO HUMANO EM EQUILÍBRIO DESCOBRIR A TERRA A figura representa o sistema nervoso. Observa-a, atentamente... Faz a legenda da figura. e f g.. Refere a constituição: a) do sistema nervoso central. b) do sistema nervoso periférico. A figura seguinte representa o trajecto do influxo nervoso. Influxo nervoso Sinapse.... Indica: a) outra designação para influxo nervoso; b) o significado das setas na figura; c) como se designam as células representadas; d) a constituição dessas células; e) como se designam as substâncias químicas envolvidas na sinapse. Completa o esquema. ACTIVIDADE DO SISTEMA NERVOSO Consciente Actos involuntários Centro de resposta Centro de resposta

13 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE O reflexo rotuliano é utilizado no diagnóstico de patologias do sistema nervoso. Observa a figura. Espinal medula Músculo Nervo Fibra sensitiva. Pancada dada no joelho. Fémur Tíbia A perna movimenta-se para fora e para cima... Refere qual: a) o estímulo; b) a resposta; c) o órgão do SNC envolvido neste acto. Fibra motora Espinal medula APOIO DISCIPLINAR 09.. Classifica os actos reflexos quanto à forma como surgem.... Classifica o acto reflexo representado na figura. O sistema nervoso autónomo regula as condições internas do nosso organismo. Observa as figuras..... Legenda as figuras utilizando as divisões do sistema nervoso autónomo.... Justifica a resposta... Menciona a acção do sistema nervoso simpático sobre a pupila.... Justifica a resposta.

14 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas. Observa a figura seguinte.... Legenda a figura... Como se designam as substâncias químicas que as glândulas endócrinas lançam no sangue?.. Refere a glândula endócrina que produz estimulinas... O que são estimulinas? Justifica a seguinte afirmação. Os sistemas nervoso e endócrino são sistemas reguladores que actuam em estreita coordenação.

15 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO ORGANISMO HUMANO EM EQUILÍBRIO I Completa o seguinte crucigrama com base nos dados a seguir indicados:. Capacidade dos glóbulos brancos de abandonar os vasos sanguíneos.. Parte líquida do sangue.. Apresentam forma irregular e núcleo.. Processo de defesa utilizado pelos glóbulos brancos.. Pequenos corpúsculos incolores e anucleados.. Apresentam a cor vermelha devido à presença de uma proteína, a hemoglobina. S A N G U E APOIO DISCIPLINAR Estabelece a correspondência entre a coluna I e a coluna II: Coluna I Hemácias Plasma Plaquetas Leucócitos Coluna I A Transporte de oxigénio. B Defesa do organismo. C Transporte de nutrientes e outras substâncias. D Coagulação do sangue. Observa a figura... Faz a legenda da figura... Indica o sentido da circulação do sangue dentro do coração

16 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA.. Refere a função das válvulas... Relaciona a diferente espessura do miocárdio com as cavidades do coração que recebem e lançam o sangue. Classifica as seguintes afirmações de verdadeiro (V) ou falso (F): A. Durante a diástole, o coração enche-se de sangue. B. Durante a sístole auricular, o coração lança o sangue para os vasos sanguíneos. C. Na diástole geral, as válvulas tricúspide e bicúspide estão abertas e as semilunares estão fechadas. D. A aurícula direita recebe o sangue do corpo através das veias pulmonares. E. Quando as aurículas contraem, ocorre a sístole auricular. F. Quando os ventrículos contraem, ocorre a sístole ventricular. G. O.º ruído cardíaco ouve-se quando se fecham as válvulas semilunares. H. O.º ruído cardíaco ouve-se quando se fecham as válvulas tricúspide e bicúspide. I. Por contracção dos ventrículos, o sangue passa para as artérias. J. O ritmo cardíaco pode ser alterado por acção de vários factores, como, por exemplo, a actividade física. A figura representa, esquematicamente, a circulação sanguínea. A Faz a legenda da figura... Identifica os números por onde circula:... o sangue venoso;... o sangue arterial..

17 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE.. As designações seguintes estão relacionadas com a circulação pulmonar. Coloca-as segundo uma sequência correcta. A Aurícula esquerda B Artéria pulmonar C Veias pulmonares D Pulmões E Ventrículo direito.. Compara a velocidade do sangue nos vasos e 8. Justifica... Identifica o fenómeno que ocorre em A... Explica como se efectuam as trocas gasosas no processo representado... Qual o processo responsável pelas trocas gasosas? Observa a figura seguinte. APOIO DISCIPLINAR A. B.. Indica como se forma a linfa... Identifica os dois tipos de linfa representados por A e B... Faz a legenda da figura. AEDTDP-08

18 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA Observa a figura seguinte... Faz a legenda da figura... Estabelece a correspondência entre os números da figura e as seguintes afirmações: A. Cavidade que comunica com o exterior através das narinas. B. Órgão onde se localizam as cordas vocais. 8 C. Canais formados por anéis cartilagíneos. completos. D. Tubos finos que apresentam dilatações na extremidade. E. Tubo muscular, que permite a passagem de ar para a laringe. F. Canal constituído por anéis cartilagíneos incompletos, na parte posterior, e por músculos. 9.. Refere a função do sistema respiratório. 8 Classifica as seguintes afirmações de verdadeiro (V) ou falso (F). A. A inspiração é uma fase passiva. B. O movimento inspiratório está dependente da acção controlada de vários músculos. C. A expiração é uma fase activa. D. A elasticidade do tecido pulmonar e a presença da pleura permitem que os pulmões acompanhem passivamente o movimento da caixa torácica. E. A hematose pulmonar ocorre durante a circulação pulmonar. F. A hematose celular ocorre a nível dos pulmões.

19 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO ORGANISMO HUMANO EM EQUILÍBRIO I A figura ilustra a organização do sistema digestivo. APOIO DISCIPLINAR Faz a correspondência entre cada um dos números da figura com uma das letras das seguintes designações. a Boca b Esófago c Estômago d Fígado e Faringe f Glândulas salivares g Intestino delgado h Intestino grosso i Pâncreas Indica o número do(s) orgão(s) que corresponde(m):.. às glândulas anexas;.. ao tubo digestivo.

20 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA Assinala a letra da opção que preenche correctamente os espaços em branco das frases seguintes... A é um órgão que em conjunto com as glândulas formam o bolo alimentar. A faringe anexas B boca anexas C boca salivares D língua salivares.. No estômago, forma-se o a partir da mistura dos alimentos com as. A tubo digestivo glândulas anexas. B quimo secreções gástricas. C bolo alimentar glândulas salivares. D quimo secreções salivares... O intestino não apresenta mas é neste órgão que ocorre a maior parte da absorção de água. A delgado microvilosidades B delgado vilosidades C grosso muco D grosso vilosidades.. Relativamente ao sistema digestivo, refere:... uma vantagem da forma como está organizado;... uma característica do órgão assinalado com o número 9 na figura da página anterior, que contribui para a eficácia da absorção;... uma vantagem da existência de glândulas anexas.

21 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE II A figura representa um corte longitudinal da estrutura da superfície interna do intestino delgado... Faz a legenda da figura, identificando as estruturas assinaladas com os números de a. Relaciona os números,, e da figura com as afirmações que se seguem. APOIO DISCIPLINAR Afirmações:. A. Transporta a maior parte dos ácidos gordos e glicerol que resultaram da digestão dos lípidos contidos nos alimentos. B. Situada na base das vilosidades, segrega enzimas que completam a digestão dos alimentos. C. Projecção em forma de dedo de luva que aumenta a área destinada à absorção dos nutrientes resultantes da digestão. D. Transporta a maior parte dos monossacarídeos e dos aminoácidos que resultaram, respectivamente, da digestão dos glícidos complexos e das proteínas. E. Estas estruturas apresentam, frequentemente, microvilosidades. Refere o nome do tecido que circula respectivamente nas estruturas assinaladas com os números e da figura. Relativamente à porção do intestino delgado que foi utilizada para se efectuar o corte representado na figura :.. refere qual a zona do intestino delgado que foi seccionada... justifica a tua resposta na questão anterior. Explica a importância de tecido muscular ao longo de todo o tubo digestivo.

22 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA III O gráfico seguinte traduz o resultado de uma experiência que serviu para comparar a actividade de duas enzimas X e Y. Actividades das enzimas X Y 0 ph.. Com base na análise do gráfico, classifica as afirmações que se seguem utilizando as letras da chave seguinte. Chave: A Afirmação apoiada pelos dados. B Afirmação contrariada pelos dados. C Afirmação sem qualquer relação com os dados do gráfico. Afirmações: A enzima X actua em meio ácido. A actividade das enzimas X e Y depende da qualidade do alimento sobre o qual actuam. As enzimas X e Y nunca podem actuar conjuntamente. Nenhuma das enzimas pode actuar ao longo de todo o tubo digestivo. Para temperaturas superiores a ºC, nenhuma das enzimas poderá actuar. A enzima X poderá ser a pepsina. Explica a importância das enzimas para o fenómeno da digestão. Dá um exemplo de uma enzima digestiva que poderá corresponder à actividade exibida pela enzima Y.

23 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO ORGANISMO HUMANO EM EQUILÍBRIO I O esquema seguinte representa o processo de utilização dos nutrientes ao nível das células. Nutrientes Resíduos B Moléculas pequenas Síntese Degradação Energia A APOIO DISCIPLINAR 9 Macromoléculas (de reservas estruturais) Construção Actividade da célula.. Identifica o fenómeno representado no esquema... Faz a correspondência possível entre os termos seguintes com um dos algarismos ou letras assinalados no esquema. I Produtos de excreção II Anabolismo III Catabolismo IV Síntese de ATP V Consumo de ATP.. Refere a origem dos: a) nutrientes utilizados pela célula no processo B; b) dos resíduos eliminados pela célula... Refere a importância do ATP para o bom funcionamento do nosso organismo.

24 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA II Na figura seguinte está representada a organização do sistema urinário e o corte de um rim. 8.. Faz corresponder a cada um dos números da figura uma das letras das seguintes designações. a Bacinete b Bexiga urinária c Hilo d Córtex e Medula f Ureteres g Uretra h Rim As afirmações que se seguem estão relacionadas com a actividade excretora do rim. Coloca-as por ordem, de modo a garantir a sequência correcta dos acontecimentos.. A maior parte dos nutrientes é reabsorvida pela corrente sanguínea.. A urina é eliminada pela uretra.. A urina proveniente dos tubos colectores acumula-se no bacinete.

25 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE. Substâncias úteis e inúteis passam da corrente sanguínea para a cápsula de Bowman.. A urina é temporariamente armazenada na bexiga urinária.. A água tubular, as substâncias não reabsorvidas e as secretadas constituem a urina que se forma na porção terminal do tubo contornado distal. Assinala a letra da opção que preenche correctamente os espaços em branco das frases que se seguem... A é um fenómeno que permite a passagem das substâncias que constituem o plasma sanguíneo para a, à excepção das proteínas. A reabsorção uretra B filtração cápsula de Bowman C filtração uretra D secreção cápsula de Bowman APOIO DISCIPLINAR.. O é a unidade funcional e estrutural do. A tubo colector bacinete. B tubo contornado distal rim. C nefrónio rim. D tubo urinífero rim... A permite a saída da urina do para o tubo colector. A filtração glomérulo renal B reabsorção tubo urinífero C secreção plasma sanguíneo D excreção tubo urinífero

26 TESTE CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA A cada situação da coluna I faz corresponder o fenómeno da coluna II. Coluna I Permite a formação de um fluido que contém todas as substâncias que constituem o plasma sanguíneo, à excepção de macromoléculas. Permite a saída de substâncias inúteis directamente para o tubo urinífero através de regiões específicas que o revestem. Permite a formação de um fluido que deixa de ter glicose e aminoácidos. Permite a saída de um fluido rico em substâncias inúteis e tóxicas para o organismo. É um fenómeno que ocorre ao nível do glomérulo renal para a cápsula de Bowman. Coluna II A Reabsorção B Excreção C Filtração D Secreção Das afirmações seguintes, assinala a letra da opção que não corresponde a estruturas que fazem parte da constituição do nefrónio. % das substâncias existentes no fluido A. Glomérulo túbulo contornado proximal tubo contornado distal. B. Glomérulo cápsula de Bowman tubo renal. C. Glomérulo cápsula de Bowman tubo contornado proximal. D. Glomérulo cápsula de Bowman tubo renal tubo colector. III Os gráficos seguintes traduzem os resultados obtidos da análise efectuada aos fluidos que se formam ao longo do processo de excreção renal. 0,00 Proteínas 0 0 A 9 B 9 C 8,00 8 8,00 0,0 0,0 0,,0 0,00 0,00 0,0 0,0 0, 0 0 Ureia Glicose Sais minerais % das substâncias existentes no fluido Proteínas Ureia Glicose Sais minerais % das substâncias existentes no fluido Proteínas Ureia Glicose Sais minerais

27 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE.. Com base na análise dos gráficos, classifica as afirmações que se seguem utilizando as letras da chave seguinte. Chave: A Afirmação verdadeira para o gráfico A. B Afirmação verdadeira para o gráfico B. C Afirmação verdadeira para o gráfico C. D Afirmação não apoiada por nenhum gráfico. Afirmações: A percentagem de proteínas é maior dos que as restantes substâncias existentes no fluido. Não existe no fluido proteínas e glicose. Não existe no fluido proteínas. A percentagem de ureia é maior do que as restantes substâncias existentes no fluido. A percentagem de água existente é menor do que as restantes substâncias existentes no fluido. A percentagem de proteínas é 0,00 porque estas não atravessam o glomérulo renal ao contrário das restantes substâncias. APOIO DISCIPLINAR.. Faz a correspondência entre um dos termos a seguir mencionados com um dos gráficos A, B e C. Urina Plasma sanguíneo Filtrado glomerular Água.. Explica a razão da diferença de concentração da glicose verificada nos gráficos A e B.

28 TESTE 8 CIÊNCIAS NATURAIS Nome N.º Turma Professor(a) Data Avaliação DESCOBRIR A TERRA TEMA VIVER MELHOR NA TERRA CAPÍTULO ORGANISMO HUMANO EM EQUILÍBRIO. CIÊNCIA E TECNOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA. I Estabelece a correspondência entre a coluna I e a coluna II. Coluna I. Actividade física. Higiene. Tabagismo. Alimentação equilibrada. Alcoolismo. Drogas. Alimentação desequilibrada Coluna I A Permite o fortalecimento muscular. B Factor que favorece a longevidade. C Principal forma de prevenção contra a cárie dentária. D Incorrecta dieta alimentar. E Consumo abusivo de tabaco. F Aumenta o nível de oxigenação dos tecidos. G Fornece as quantidades adequadas dos nutrientes que são indispensáveis ao organismo. H Afecta a saúde e o comportamento do indivíduo, como, por exemplo, a diminuição de reflexos e a coordenação motora. I O uso abusivo de determinados produtos nocivos pode provocar a toxicodependência. Comenta a seguinte afirmação: A alimentação que é suficiente para uns, pode ser excessiva, ou demasiado pobre, para outros. Indica alguns efeitos prejudiciais do consumo de drogas. Indica alguns factores que podem estar na origem do consumo de álcool. Lê, com atenção, o seguinte texto. Só 8% da população portuguesa associa o consumo de tabaco às doenças cardiovasculares. No entanto, fumar pode acelerar o desenvolvimento de doenças respiratórias que podem ser mortais. Primeiro de Janeiro, de Novembro de 00.. Identifica o tipo de opção de vida referido no texto... Indica a doença respiratória mortal a que se refere o texto... Qual é o único tratamento eficaz contra as consequências maléficas do tabaco?.. Explica a relação entre os fumadores passivos e o cancro do pulmão.

29 DESCOBRIR A TERRA CIÊNCIAS NATURAIS TESTE 8 II Lê, atentamente, o texto. A Engenharia Genética permitiu uma verdadeira revolução ao criar os organismos geneticamente modificados (OGM). As culturas GM são muito produtivas já que resistem às pragas, às secas, à salinidade dos solos e a outras causas de fraca produtividade agrícola. Muitos afirmam que a biotecnologia combaterá a fome mundial, enquanto que outros são absolutamente contra as culturas transgénicas, pelos malefícios que podem causar no ambiente e na saúde humana. Muitos dos alimentos que consumimos são de origem transgénica. Por exemplo, os morangos geneticamente modificados possuem genes de um peixe do Árctico, que retarda o seu apodrecimento. APOIO DISCIPLINAR.. O que significa OGM?.. Sobre os OGM, refere: a) uma vantagem; b) uma desvantagem; c) a razão pela qual algumas organizações são favoráveis aos transgénicos... Com base nos conhecimentos que adquiriste, dá a tua opinião sobre as culturas geneticamente modificadas... Quando compras produtos alimentares, para além de verificares a sua validade, o que deves observar também?.. Supõe que era a ti que competia decidir sobre a introdução, em Portugal, de culturas GM. Diz, justificando, qual seria a tua opinião. Comenta a seguinte afirmação. Agora tornei-me na morte, o destruidor de mundos! Afirmou J. Oppenheimer, cientista que criou a primeira bomba atómica, ao verificar a destruição de Hiroshima e Nagasaki.

30 TESTE 8 CIÊNCIAS NATURAIS DESCOBRIR A TERRA Considerado um dos maiores cientistas do século XX, Albert Einstein foi o primeiro a prever o potencial energético do átomo. Para além da bomba atómica, refere uma das múltiplas aplicações da energia nuclear. Preenche o crucigrama.. Utilizados na agricultura, poluem o ambiente.. Destroem pragas, foram responsáveis pelo aumento da produção agrícola mas são poluentes.. Poderão ser a solução para a fome no Mundo.. Responsáveis pela salvação de milhares de vidas, poderão ser inseridas em alimentos GM.. É indissociável da Ciência.. Raios que lêem códigos de barras e fazem cirurgias.. Permitem observar o interior do nosso corpo. 8. Destroem plantas prejudiciais para as culturas e poluem o ambiente. 9. Podem fabricar-se plantas GM resistentes a este problema. 0. Evolui com a Tecnologia.. São prejudiciais aos seres vivos.. Talvez os OGM a minimizem.. Todos contribuímos para este fenómeno nocivo.. Agricultura amiga R do ambiente. I. Mata células S cancerígenas. C. Podem tornar-se num grave T E C N O S L O G I A problema para a saúde. 8 B. Fertilizante natural. 0 C 9 I Ê E N C I A E F I C I O S

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos

Leia mais

Constituição do sangue e o sistema circulatório

Constituição do sangue e o sistema circulatório Constituição do sangue e o sistema circulatório I O sangue é um líquido viscoso, opaco e de cor vermelha, que assegura o equilíbrio fundamental para a nossa sobrevivência 1. Quais as funções do sangue?

Leia mais

Indicadores do Estado de Saúde de uma população

Indicadores do Estado de Saúde de uma população Indicadores do Estado de Saúde de uma população O que é a Saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bemestar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de

Leia mais

HISTOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO

HISTOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO HISTOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO Fernando Abreu 6 Dez 2006 SISTEMA URINÁRIO RINS URETEROS BEXIGA URETRA RIM FUNÇÕES DO RIM DEPURATIVA EXCREÇÃO DE PRODUTOS DO METABOLISMO REGULAÇÃO DO BALANÇO ÁCIDO-BASE E

Leia mais

BIOLOGIA - 12º ANO. Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana

BIOLOGIA - 12º ANO. Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana BIOLOGIA - 12º ANO Ficha de trabalho n.º 2 - Reprodução humana 1.Em cada uma das questões que se seguem, (1.1 a 1.6) seleccione apenas a opção correcta. 1.1. Os órgãos reprodutores também chamados de gónadas,

Leia mais

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI

Noções básicas de hereditariedade. Isabel Dias CEI Noções básicas de hereditariedade Os seres humanos apresentam características que os distinguem dos seres vivos de outras espécies mas também apresentam características que os distinguem dos outros indivíduos

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T4 Nesta aula iremos estudar a circulação sanguínea (circulação pulmonar e circulação sistémica), a linfa (constituição e funções) e as doenças cardiovasculares (enfarte do

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Porque nos alimentamos?

Porque nos alimentamos? Sistema digestivo Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem realizar as funções vitais Obtemos energia e matéria de que necessitamos através Nutrição Porque

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade Qual é a função do sistema urinário? Excreção de produtos e dejetos metabólicos Regulação do volume e composição

Leia mais

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR MASCULINO CIÊNCIAS NATURAIS Prof. Teresa Condeixa 08/09 1 9º ANO Morfologia Bexiga Vesícula seminal Glândula de Cowper Testículo

Leia mais

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão:

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão: SISTEMA RESPIRATÓRIO É uma característica dos seres vivos, pois o O² O é importante para energia celular. Obtemos o O² O do ar que respiramos. FUNÇÃO: Responsável pela respiração, isto é: Fornecimento

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO. Manuela Nunes

SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO. Manuela Nunes SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO Manuela Nunes COMPETÊNCIAS Conhecer a composição do sangue Relacionar as células sanguíneas com a função por elas desempenhada Conhecer a estrutura dos vasos sanguíneos Conhecer

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016

Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Projecto Jovem Maternidade Bissaya Barreto Escola Básica e Secundária de Soure Maio 2016 Descoberta Prazer Satisfação Intimidade Partilha Relações sexuais DST s Gravidez IVG Insatisfação Frustrações...

Leia mais

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Sistema Urinário 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Considerações iniciais Excretas Produto indesejável do metabolismo celular Excretas nitrogenadas Produtos indesejáveis do metabolismo de proteínas ou ácidos

Leia mais

Tema 5. Regulação Nervosa e Hormonal nos animais. Hormonas Vegetais. José Carlos Morais

Tema 5. Regulação Nervosa e Hormonal nos animais. Hormonas Vegetais. José Carlos Morais Regulação Nervosa e Hormonal nos animais Hormonas Vegetais José Carlos Morais Sistema Nervoso Sistema Hormonal Homeostasia Capacidade de manter o meio interno em equilíbrio Coordenação Nervosa Nervos Motores

Leia mais

A CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES

A CORRIDA DOS ESPERMATOZÓIDES Jogo A corrida dos espermatozóides. O jogo consta de um tabuleiro em cartolina (Fig. 1); botões de cores variadas representando os espermatozóides, cada um amarrado em um pedaço de linha (Fig. 2); moedas

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório Sistema Circulatório Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que

Leia mais

Coordenação do organismo

Coordenação do organismo Coordenação do organismo Sistema Nervoso Sistema hormonal Sistema responsável pela transmissão de estímulos de uma zona do corpo para outra. Sistema responsável responsável pela síntese de substâncias

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira SISTEMA CIRCULATÓRIO 2 A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

Desenvolvimento. Resumos de Biologia do Desenvolvimento e Evolução. Reprodução Humana: Produção de Espermatozóides

Desenvolvimento. Resumos de Biologia do Desenvolvimento e Evolução. Reprodução Humana: Produção de Espermatozóides Resumos de Biologia do Desenvolvimento e Evolução Desenvolvimento Reprodução Humana: Produção de Espermatozóides Testículos: - Localizados no escroto. - Temperatura inferior à da cavidade abdominal Estrutura

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

9.º Ano de Escolaridade Prova 10/1.ª Fase

9.º Ano de Escolaridade Prova 10/1.ª Fase COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Prova Escrita de CIÊNCIAS NATURAIS 9.º Ano de Escolaridade Prova 10/1.ª

Leia mais

Aparelho Urinário. Função. Regular a concentração e o volume do sangue, removendo e restaurando quantidades seleccionadas de água e solutos.

Aparelho Urinário. Função. Regular a concentração e o volume do sangue, removendo e restaurando quantidades seleccionadas de água e solutos. Aparelho Urinário Função Regular a concentração e o volume do sangue, removendo e restaurando quantidades seleccionadas de água e solutos. Regulação do volume e composição do sangue Regulação da pressão

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

Glândulas e hormônios. Profª Talita Silva Pereira

Glândulas e hormônios. Profª Talita Silva Pereira Glândulas e hormônios Profª Talita Silva Pereira O sistema endócrino É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 O sistema imunológico é muito

Leia mais

Em, Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de estatística, em 10 anos ocorreram 47.178 partos em adolescentes dos 11 aos 17 anos.

Em, Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de estatística, em 10 anos ocorreram 47.178 partos em adolescentes dos 11 aos 17 anos. Contracepção, um modo de evitar uma gravidez não desejada. Será que estou grávida? Será que ela está grávida? SERÁ QUE ESTOU GRÁVIDA? Esqueci-me do usar preservativo RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS FALTA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 1º Teste de Avaliação 12ºano Turmas A e B TEMA: Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade Nome: Nº Classificação:, valores A professora:

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA 6 CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR. testes de avaliação

CIÊNCIAS DA NATUREZA 6 CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR. testes de avaliação CIÊNCIAS DA NATUREZA 6 CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR testes de avaliação TESTES DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA 6 CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR. O organismo humano é formado por diversas substâncias,

Leia mais

FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais

FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais Os seres vivos necessitam de realizar trocas de substâncias com o meio envolvente. Esta troca de substâncias químicas decorre

Leia mais

08/11/2010. FUNÇÃO: Equilíbrio Osmótico. Concentração solvente: Água. Equilíbrio Osmótico

08/11/2010. FUNÇÃO: Equilíbrio Osmótico. Concentração solvente: Água. Equilíbrio Osmótico SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) Regulação osmótica geral Sistema excretor Sistema excretor Regulação hormonal Distúrbios mais comuns FUNÇÃO: Equilíbrio Osmótico Excreção de produtos de degradação metabólica,

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

DNA, o nosso código secreto

DNA, o nosso código secreto Ciências Naturais 9ºAno Texto de apoio DNA, o nosso código secreto Nome: Data: Imagina que poderias ter nas mãos uma célula e abrir o seu núcleo como se abre um baú. Lá dentro, encontrarias uma sequência

Leia mais

Sistema Reprodutor Masculino. Mª Cristina Marques

Sistema Reprodutor Masculino. Mª Cristina Marques Sistema Reprodutor Masculino Mª Cristina Marques 4. Sistema Endócrino Regulação Endócrina do Aparelho Reprodutor Masculino ESTRUTURAS EMBRIONÁRIAS QUE ORIGINAM AS GÓNADAS MASCULINAS E FEMININAS 9ª SEMANA

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR ANATOMIA E FISIOLOGIA II. Licenciatura em Enfermagem. Prof. Eduardo Teles Martins

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR ANATOMIA E FISIOLOGIA II. Licenciatura em Enfermagem. Prof. Eduardo Teles Martins Unidade Curricular: Curso: ANATOMIA E FISIOLOGIA II Licenciatura em Enfermagem Ano Lectivo 2010/2011 Ano Curricular 1º Semestre 2º Nº de Ects 3 Equipa Pedagógica: Regente/Coordenador Docentes Prof. Eduardo

Leia mais

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções:

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Data: Bim.: 4 Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Quais são os distúrbios do sistema endócrino? 2.O que é

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com 1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam

Leia mais

08/10/2008. ventrículo direito - pulmões - átrio esquerdo. ventrículo esquerdo - artérias - capilares - veias -

08/10/2008. ventrículo direito - pulmões - átrio esquerdo. ventrículo esquerdo - artérias - capilares - veias - VÁLVULAS CARDÍACAS DURANTE A SÍSTOLE Sistema Circulatório Semilunares (aórtica e pulmonar) Lado Direito Válvula Tricúpide Lado Esquerdo Válvula Bicúspide ou mitral VÁLVULAS CARDÍACAS DURANTE A DIÁSTOLE

Leia mais

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão UNIDADE 2 Alimentação e Digestão Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento.

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Divisões do Sistema Nervoso

Divisões do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Divisões do Sistema Nervoso A divisão motora do sistema nervoso divide-se em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo (SNA). Sistema Nervoso Somático: Transmite os potenciais

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O Teste Escrito Data 05 / 06/ 2014 CLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR Nome

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ESCOLA BÁSICA PROF. JOÃO FERNANDES PRATAS ESCOLA BÁSICA DE PORTO ALTO Prova Extraordinária de Avaliação CIÊNCIAS NATURAIS 3º Ciclo - 9.º Ano de Escolaridade Despacho

Leia mais

DIVISÕES DA FISIOLOGIA

DIVISÕES DA FISIOLOGIA INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA CMF-1 Professores: Clarissa, Lillian, Lucinda e Ricardo O QUE É FISIOLOGIA HUMANA? Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano. ANATOMIA

Leia mais

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano 1. Explica o que é a função reprodutora. 2. ssinala a expressão correcta. Os órgãos do sistema reprodutor são iguais no homem e na mulher. Os órgãos do sistema reprodutor são diferentes no homem e na mulher.

Leia mais

Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução. Isabel Dias CEI

Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução. Isabel Dias CEI Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução A reprodução permite a continuidade da vida na Terra. No caso da espécie humana (Homo sapiens) ela é sexuada, envolvendo a fusão de duas células sexuais

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO 1º PERÍODO Saúde 1. Saúde individual e comunitária Compreender o conceito de saúde Epidemia Tempos previstos ( 50 min): 8 Compreender o conceito de qualidade de vida Pandemia 1.1. Indicadores

Leia mais

Digestão intra e extracelular

Digestão intra e extracelular Digestão intra e extracelular 1.1 Heterotrofia Consumo de matéria orgânica pelos seres heterotróficos Ingestão O alimento é digerido no interior do organismo, isto é, intracorporal. Absorção O alimento

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

Meios de contraste. Profº Cláudio Souza

Meios de contraste. Profº Cláudio Souza Meios de contraste Profº Cláudio Souza O que são meios de Contraste? São substância que pelas características físicoquímicas são capazes de absorver raios-x e quando introduzidas no corpo, permitem a visualização

Leia mais

BIOLOGIA Respiração e Circulação

BIOLOGIA Respiração e Circulação Respiração e Módulo 30 Página 42 à 56 Forma de obter o oxigênio necessário para obter energia através dos alimentos. CELULAR EXTERNA CELULAR: C6H126O6 6H2O + 6CO2 + ENERGIA -Glicólise Glicose Piruvato

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana

Faculdade de Motricidade Humana Biologia Faculdade de Motricidade Humana Temas ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. 2. Homeostasia 1 Conceito de

Leia mais

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração:

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração: Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta Respiração: O processo de respiração tem como objetivo básico tornar possível extrair a energia química presente nos alimentos e utilizá-las nas diversas atividades

Leia mais

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido.

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Além das células, os tecidos contêm material extracelular ou intercelular

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios. Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios. Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Ciências Data: Professor(a): Carlos Eduardo Nota: 01 Leia o texto e responda às questões. VITAMINAS

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção.

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção. Sistema excretor O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção efectuada por Órgãos de excreção Pele (glândulas sudoríparas) Pulmões Suor Dióxido

Leia mais

Relação entre a velocidade de circulação e o diâmetro dos vasos? Constância dos fluxos

Relação entre a velocidade de circulação e o diâmetro dos vasos? Constância dos fluxos Relação entre a velocidade de circulação e o diâmetro dos vasos? Constância dos fluxos Área dos segmentos vasculares é muito variável, fluxo é obrigatoriamente constante - velocidade de circulação varia...

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA DIRECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE ARGANIL Escola Básica nº2 de Arganil CEF TIPO 3 (NÍVEL 2) Assistente / Práticas Administrativas - Ano Lectivo - 2009/2010 Módulo 1: Introdução

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor.

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor. O que é anemia? A Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, também denominados de hemácias ou eritrócitos. A hemoglobina é um pigmento vermelho

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares A reprodução sexuada distingue-se da assexuada pelo factio de cada descendente ser o resultado de uma fecundação, isto é,

Leia mais

4ª FICHA DE AVALIAÇÃO

4ª FICHA DE AVALIAÇÃO 4ª FICHA DE AVALIAÇÃO NOME Nº TURMA DATA / / 2013 Enc.Ed. Prof. Classif. Obs. 1. Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar

Leia mais

Localização da Celulite

Localização da Celulite Localização da Celulite A celulite pode localizar-se em várias regiões do corpo. Existe uma predilecção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdómen, a nuca,

Leia mais

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas.

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Reprodução selectiva tradicional É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Em cada geração, são promovidos os cruzamentos

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA esmalte dentina cavidade da polpa gengiva cemento nervos e vasos sanguíneos mucosa epitélio serosa camada muscular submucosa Esquema do corte transversal do

Leia mais

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP Sangue Eritrócitos Fisiologia Molecular BCT 2S/2011 Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP FUNÇÕES DO SANGUE 1) Respiratória: transporte dos gases O 2 e CO 2 2) Nutritiva: transporte dos diversos

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Valcinir Aloisio Scalla Vulcani Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás Regional Jataí

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Valcinir Aloisio Scalla Vulcani Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás Regional Jataí Sistema Cardiovascular Prof. Dr. Valcinir Aloisio Scalla Vulcani Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás Regional Jataí SISTEMA CARDIOVASCULAR Introdução Componentes: - sistema vascular sanguíneo,

Leia mais

Sistema Circulatório. rio

Sistema Circulatório. rio Sistema Circulatório rio Sistema cardiovascular - Transporte de sangue: coração tecidos (bidirecional) Sistema vascular linfático - Transporte de linfa: tecidos coração (unidirecional) Sistema Cardiovascular

Leia mais

4. Sistema Nervoso Autonômico

4. Sistema Nervoso Autonômico 4. Sistema Nervoso Autonômico Organização anatômica do Sistema Nervoso Autonômico Responsável pelo controle e regulação das funções dos órgãos internos Regulação da musculatura lisa de diversos órgãos,

Leia mais

Organização e Estrutura do Sistema Nervoso. Dr. Flávio Aimbire

Organização e Estrutura do Sistema Nervoso. Dr. Flávio Aimbire Organização e Estrutura do Sistema Nervoso Dr. Flávio Aimbire Introdução O sistema nervoso é o mais complexo Tem função de receber informações sobre variações internas e externas e produzir respostas a

Leia mais

Escola Secundária Infante D. Henrique

Escola Secundária Infante D. Henrique Escola Secundária Infante D. Henrique Disciplina: Físico-Química Turma: 8ºA Realizado por: Ana Catarina Guerra nº 1 Ana Raquel Pereira nº 5 Ana Sofia Macedo nº 8 Junho 2006 Índice Buraco de Ozono... 3

Leia mais

Sistema Circulatório: O Sangue

Sistema Circulatório: O Sangue Sistema Circulatório: O Sangue A composição do sangue Embora o sangue tenha uma aparência homogênea, se observado ao microscópio, logo se notará sua composição heterogênea. Isto significa que o sangue

Leia mais

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES

A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES A DÚVIDA É O INÍCIO DA SABEDORIA. ARISTÓTELES Fertilidade Natural: Acupuntura CAPÍTULO 9 Acupuntura A Medicina Tradicional Chinesa tem mais de 3000 anos de história. Tem o objetivo de harmonizar e equilibrar

Leia mais

Final. Prova Teórica. Questão a) b) c) d) e) f) g) h) Classificação teórica (60%) Classificação prática (40%) Classificação final

Final. Prova Teórica. Questão a) b) c) d) e) f) g) h) Classificação teórica (60%) Classificação prática (40%) Classificação final 3-maio-2014 Final Prova Teórica Nome:.... Escola:....... Questão a) b) c) d) e) f) g) h) Cotação 5 7,5 7,5 5 10 8 8 9 Cotação Classificação teórica (60%) Classificação prática (40%) Classificação final

Leia mais