EDYLAMAR ALVES MENDONÇA DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS AO USO DE PRÓTESES SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDYLAMAR ALVES MENDONÇA DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS AO USO DE PRÓTESES SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2010"

Transcrição

1 1 EDYLAMAR ALVES MENDONÇA DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS AO USO DE PRÓTESES SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2010

2 2 EDYLAMAR ALVES MENDONÇA DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS AO USO DE PRÓTESES Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do certificado de Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica Estadual Philadelpho Gouvêa Netto. Orientador: Prof. Gustavo Cosenza B. Nogueira SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2010

3 3 Dedico este trabalho ao meu marido Carlos, Ao qual sempre me incentivou e colaborou para que eu estivesse fazendo este curso, a ele todo meu amor e meu reconhecimento por sua compreensão por muitos momentos no qual estive ausente.

4 4 AGRADECIMENTOS Agradeço a todos que tiveram participação nesta etapa da minha vida no qual não foram nada fáceis, meus amigos de classe, e outros demais amigos. À minha família, pelo amor, paciência e apoio. Ao corpo docente do curso de Prótese Dentária, pelos ensinamentos e dedicação.

5 5 Nossas duvidas são traidoras e fazem-nos perder o bem que muitas vezes poderíamos obter, por medo de tentar. (Masaharu taniguchii)

6 6 RESUMO Diante da quantidade de diversas peças de prótese dentaria confeccionadas pelos técnicos diariamente, há necessidade de reforçar sobre o nível de conseqüências causadas pelas mesmas. Onde o paciente sofre ferimentos, incômodos, stress e resultando muitas vezes em doenças graves, seja pela ma adaptação da prótese, erros na sua confecção ou pela má higienização. Sendo assim foi criado um trabalho informativo sobre tais cuidados a serem tomados ao confeccionar as próteses e exemplos de doenças a serem agravadas no paciente por qualquer tipo de erro, enfim alertando para pequenos cuidados a serem tomados para que assim possa transmitir conforto, boa estética e o principal que é a saúde e a satisfação do paciente. Palavras chaves: prótese dentaria, confecção, conseqüência e doenças.

7 7 ABSTRACT Given the amount of several pieces of dental prosthesis made by staff on a daily basis, there is need to improve on the level of consequences caused by them. Where the patient suffers injury, discomfort, stress and often resulting in severe diseases, either by ma adaptation of the prosthesis, making mistakes in his or by poor hygiene. Thus was created an informative work on such care to be taken by the manufacturing of prostheses and examples of diseases to be exacerbated in the patient for any error, finally alerting for small precautions to be taken so that we can convey comfort, good aesthetics and which is the main health and patient satisfaction. Keywords: dentures, clothing, and disease result.

8 8 LISTA DE FIGURAS: Fig.1: Prótese Fixa Disponível em: Fig.2: Prótese Parcial Removivel Disponível em: Fig.3: Prótese Total Disponível em: Fig.4: Prótese sobre implante Disponível em: Fig.5: Disfunção Temporo Mandibular Disponível em: Fig.6: Hipócrates Disponível em: Fig.7: Exemplo de candídiase Disponível em: Fig.8: Candídiase Aguda Disponível em: Fig.9: Estomatite Prótetica. Disponível em:

9 9 Fig.10: Queilite angular. Disponível em: Fig.12: Prótese total com camara de sucção. Disponível em: Fig.13: Consequência do uso de prótese total com Camara de sucção. Disponível em: Fig.14: Prótese total confeccionada corretamente. Disponível em: Fig.15: úlcera bucal. Disponível em: Fig.11: Queilite angular aguda. Disponível em: Dientes.html Fig.16: Câncer Bucal. Disponível em:

10 10 LISTA DE ABREVIATURAS: TDP: Técnico em Prótese Dentaria CD: Cirurgião Dentista DTM: Disfunção Temporo Mandibular ATM: Articulação Temporo Mandibular DVO: Dimensão vertical de oclusão

11 11 INDICE: Resumo...06 Abstract...07 Lista de Figuras...08 Lista de Abreviaturas...10 Introdução...12 O que é prótese dentária...13 DTM em portadores de prótese dentaria...16 Candídiase relacionada ao uso Prótese Dentária...18 Manifestação clinica da candídiase por prótese...19 Estomatite Protética...21 Queilite angular por prótese dentaria...22 Hiperplasia fibrosa por prótese...23 Quando trocar a prótese dentaria...24 Câncer bucal por prótese dentaria...25 Conclusão...27 Referencias Bibliográficas...28

12 12 INTRODUÇÃO Em decorrência de constantes informações onde a prótese dentária visa substituir um ou mais dentes e também o tecido de proteção e sustentação o qual estão ausentes na boca, ajudando na reabilitação do paciente, sendo assim possibilitando um grande desenvolvimento da manutenção de suas funções, promovendo o bem estar físico, mental e social. Os vários tipos de prótese fabricados pelo técnico aparentam ser bem simples tanto durante a sua fabricação quanto ao seu uso, porém não é bem assim, pois, possui inúmeras recomendações de uso e fabricação, prioridade esta que destaca a importância dos efeitos colaterais e prejudiciais e na minimização dos riscos provenientes do seu uso. Pensando desta forma, foi desenvolvido um estudo que teve como propósito verificar os principais tipos de lesões que prejudica a cavidade oral como estomatites, úlceras traumáticas e hiperplasias, que são decorrentes do uso de próteses mal adaptada ou má higienizadas pelo paciente, destacando também a uma orientação inadequada do dentista. Todos esses tipos de lesões poderiam ser evitados se após a instalação da prótese o profissional realizasse um ajuste adequado, orientasse o paciente quanto às técnicas de higienização e o acompanhasse, realizando controles.

13 13 1. O QUE É PROTESE DENTARIA? A prótese dentária é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos orais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde oral. O termo prótese dentária também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes. O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. São fabricadas por meio de confecção, e classificadas em 3 grandes grupos. Sao eles: PRÓTESE FIXA: As próteses fixas são compostas de uma coroa e pino intracanal ou no caso das pontes fixas (quando há a perda de mais de um elemento dentário) temos estrutura metálica e coroa. (Fig.01) Fig.1: Prótese Fixa

14 14 PRÓTESE REMOVÍVEL: As próteses removíveis podem ser totais ou parciais, sendo que nas parciais temos a presença de uma estrutura metálica com grampos e apoios e na prótese total temos basicamente resina acrílica. Hoje em dia também temos as próteses parciais em resina flexível que dispensa o uso de grampos metálicos. (Fig.2 e 3) Fig.2: Prótese parcial removível. Fig.3: Prótese total removível.

15 15 PRÓTESE SOBRE IMPLANTE: Também chama hoje em dia de terceira dentição, esse nome vem do fato de que temos por natureza apenas duas dentições, a decídua e a permanente e o implante vem com a promessa de substituir os elementos perdidos sob a denominação de terceira dentição (Fig.04) Fig.4: Prótese sobre implante

16 16 2. DTM EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESE DENTÁRIA A Disfunção Temporomandibular (DTM), também chamada disfunção da ATM, engloba problemas clínicos musculares e articulares na área orofacial. É caracterizada por dor, ruídos articulares e funções irregulares ou limitadas da mandíbula. Os pacientes normalmente descrevem-na como pobremente localizada, contínua, tipicamente ao redor do ouvido, ângulo da mandíbula, face e área temporal. É também descrita nos maxilares, dentes, especialmente em um dos lados da face. Esta pode ocorrer espontaneamente, mas é geralmente agravada pela função (fig.05) A etiologia da DTM ainda é uma questão de relevante investigação, sendo um assunto bastante controverso. Embora não haja uma direta correspondência científica, se admite que a oclusão e o estresse participem da etiologia da DTM, que tem sido definida como multifatorial, envolvendo também hábitos para funcionais, trauma, doenças sistêmicas e postura corporal. Nos pacientes portadores de próteses totais ou próteses parciais removíveis (PPR) extensas, o fator oclusão vai depender diretamente das condições das próteses. Próteses mal adaptadas, antigas, com diminuição da Dimensão Vertical de Oclusão (Desgastes acentuados), e iatrogênicas apresentam uma alteração oclusal bem evidente. Com a DVO diminuída, o côndilo gira e adquire uma posição mais posterior e superior, comprimindo a zona bilaminar, que é responsável pelo suprimento sanguíneo e nutrição da ATM. Esta posição condilar pode estar associada ao deslocamento anterior do disco articular. Interferem também as condições de estabilidade, retenção e suporte das próteses. Constituem fator etiológico das DTM próteses totais inadequadas que apresentem contatos prematuros e provoquem um movimento mandibular para que haja um engrenamento dentário, muitas vezes à custa de uma hiperfunção muscular, causando fadiga dos músculos mastigatórios. A má adaptação da base da prótese pode provocar contrações musculares constantes para tentar estabilizar a prótese, podendo também gerar dor e disfunção muscular.

17 17 Mesmo sendo as próteses totais inadequadas um fator etiológico das DTMs em pacientes desdentados, o tratamento das DTMs não deve ser limitado à substituição das próteses. O objetivo inicial do tratamento é minimizar a sintomatologia do paciente. A substituição pura e simples de próteses antigas nem sempre é a conduta indicada, uma vez que, estando a musculatura e as articulações alteradas, os registros obtidos incorporarão essas alterações, que serão transmitidas às novas próteses, perpetuando um ciclo de difícil solução. O tratamento sintomático envolve desde um aconselhamento até a utilização de placas oclusais, administração de medicamentos e procedimentos de fisioterapia e visa à diminuição da dor e restauração da função. Após a remissão da sintomatologia, o tratamento complementar deve ser realizado, ou seja, a reabilitação deve ser executada para que se eliminem os fatores oclusais ou posturais da mandíbula que possam perpetuar a disfunção. Novas próteses serão benéficas ao paciente, pois além de permitirem as funções habituais de mastigação e fonação, as novas próteses terão função preventiva de recorrência da dor. Fig. 05: Disfunção temporo mandibular

18 18 3. CANDIDÍASE ASSOCIADA AO USO DE PRÓTESE DENTÁRIA A candidíase foi citada pela primeira vez por Hipócrates (600 a.c) (Fig.06) como aphathae ou albae. Ela se apresenta em manifestações variadas, entre elas a candidíase pseudomembranosa, a atrófica aguda, a granulomatosa crônica ou leucoplasia candidiásica e a mucocutanea crônica. Fig. 06: Hipócrates A candidíase é uma doença oportunista, causada pela bactéria Cândida Albicans. Considerada assim a principal espécie em que o fungo se apresenta de duas formas: levedura e hifas. No passado a candidíase era considerada somente como uma infecção, afetando assim aqueles indivíduos debilitados por outras doenças. Hoje, a candidíase bucal pode se desenvolver e se desenvolve também em pessoas saudáveis. A infecção mucosa e cutânea é a condição micótica bucal mais comum, pois embora os índices de freqüência sejam difíceis de serem determinados, devido a prevalência do microorganismo, pode ser causal numa grande quantidade de população.

19 19 4. MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA CANDIDIASE POR PRÓTESE A boca sem dúvida é a região do organismo na quais microorganismos e hospedeiro mantém a mais perfeita interação. A microbiota normal da boca é constante, estado sujeita a se desorganizar por vários motivos, sendo o maior deles a contaminação por bactérias, fungos ou outros tipos de microorganismos. Quando modificamos o mecanismo dos movimentos faciais, ou seja, passamos a mudar alguns hábitos funcionais como introduzir qualquer tipo de próteses, aparelhos ortodônticos ou respiradores bucais, os fatores mecânicos podem interagir com os fatores predisponentes da candidíase bucal, pois quando sofremos algumas mudanças como, traumatismos causados pelo uso da prótese, má higienização, e possivelmente alterações dietéticas ou sistêmicas, concede automaticamente no desenvolvimento da candidíase bucal (Fig.07). Fig.07: exemplo de candidiase Alterações na função da glândula salivar podem predispor o individuo a candidíase oral, uma vez que secreção salivar tem a propriedade de remover microorganismos da mucosa, esta função será automaticamente interrompida,

20 20 assim como as condições sistêmicas, radioterapia de cabeça e pescoço ou drogas que também reduzem a secreção de saliva, podem conduzir a um aumento no desenvolvimento das candidoses. A xerostomia ou mesmo quadros de diminuição do fluxo salivar induzem a uma maior freqüência de colonização por fungos, formando assim a maior prevalência da doença. Um fator importante é o uso de próteses totais, pois o uso favorece o desenvolvimento da candidíase, principalmente do tipo eritematoso. A mucosa bucal esta sujeita a varias lesões em conseqüência do uso de próteses. Uma das manifestações em decorrência de seu uso é a inflamação generalizada.a sensibilidade bucal causada por próteses é uma condição incomum que ocorre em pacientes que podem estar usando um par de próteses totais, sejam elas novas ou não. A condição não é devida a um certo tipo de alergia, pois os casos é devidos a infecção por cândida albicans (Fig.08) Fig.08: Cadidiase aguda

21 21 5. ESTOMATITE PRÓTETICA A Estomatite Protética esta relacionada à Candidíase. Conforme estudos, a causa da presença da mesma é o hábito de dormir com as próteses, associado a uma falta de higiene bucal satisfatória e o acúmulo de placa bacteriana e cálculo sobre as próteses do portador. Destacamos a falta de informação entre os pacientes portadores de prótese dentaria e o dentista. Esta doença agrava-se com o tempo, podendo assim causar lesões gravíssimas de deformação ou tumores nos portadores (Fig.09). Fig.09: Estomatite protética.

22 22 6. QUEILITE ANGULAR POR PRÓTESE DENTÁRIA A queilite angular por prótese, esta supostamente associada com o trauma por prótese total, é encontrada em pacientes com dobras profundas nos ângulos da boca, geralmente provocadas pelo uso de próteses totais de dimensões verticais incorretas, a área ferida é fortemente infectada por Cândida albicans, que encontra condições favoráveis para seu desenvolvimento que seria em um ambiente quente e úmido (Fig. 10). No entanto, algumas lesões tipo angular são infectadas por bactérias (Fig. 11). Fig.10: Queilite angular Fig.11: Queilite angular profunda

23 23 7. HIPERPLASIA FIBROSA POR PRÓTESE A hiperplasia fibrosa inflamatória caracteriza-se por um aumento do volume tecidual, em decorrência de traumas mecânicos crônicos no local, sendo que a grande maioria deve-se ao fato dos pacientes apresentarem próteses mal adaptadas. É encontrada mais freqüentemente no sulco gengivo labial e bucal, apresentando como uma massa hiperplásica de coloração normal, consistência firme e geralmente assintomática. O tratamento consiste na ressecção cirúrgica com exame microscópico do tecido. A prótese deve ser refeita ou corrigida para prevenir a recorrência da lesão.(fig. 12 e 13) Fig.12: prótese total com câmara de sucção Fig.13: conseqüência do uso da prótese total com câmara de sucção

24 24 8. QUANDO TROCAR A PRÓTESE DENTÁRIA? Todas pessoas que fazem o uso de uma prótese devem estar atentas a qualquer alteração em sua boca, identificando o momento certo de efetuar a sua troca. com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente em sua mastigação e na própria estética. Por isso, observe alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese: Dores na nuca: ocasionadas pela tensão dos músculos durante a mastigação; Dores no ouvido: provocadas pela mudança de articulação entre a base da cabeça e a mandibula; Outro dado importante: se a sua prótese total estiver desgastada ou quebrada, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, porque essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mal hálito e até infecções microbianas. Em estágios mais avançados, quando a prótese está machucando a gengiva, os problemas podem assumir contornos mais sérios, provocando até mesmo o câncer bucal. Mesmo tendo perdido os dentes, ainda restam a gengiva, os músculos e outras estruturas que se relacionam com sua boca e que exigem medidas de cuidado. Portanto, a prevenção ainda é essencial para manter a sua qualidade de vida.(fig.14) Fig.14: Prótese total confeccionada corretamente.

25 25 9. CÂNCER BUCAL POR PRÓTESE DENTÁRIA O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. Sintomas: Conhecida pelos profissionais como: Úlceras traumáticas (Fig.15), São feridas muito semelhantes às aftas, causadas por vários motivos como: mordida involuntária da bochecha; irritação causada por fraturas de restaurações ou de prótese; introdução de objetos cortantes na boca ou até mesmo queimaduras térmicas (exemplo: ingestão de alimentos quentes) e químicas (exemplo: queimadura pela aspirina ou álcool). Fig.15: úlcera bucal

26 26 Exame Clínico da Boca: O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer (Fig.16). Tratamento: Fig.16: Câncer Bucal A cirurgia ou a radioterapia é, isolada ou associada aos métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

27 CONCLUSÃO Por todo o contexto, procurei demonstrar a importância de se confeccionar uma prótese dentaria de qualidade, em que todos se informassem sobre a responsabilidade de um técnico em prótese dentaria, sendo assim desenvolver um trabalho satisfatório, e que traga conforto e tranqüilidade ao paciente, uma vez que um erro ou qualquer desatenção pode causar problemas gravíssimos ao usuário, é de extrema importância desenvolver um trabalho consciente. Sendo assim, também um alerta aos cirurgiões dentista para auxiliar seu paciente a uma consulta constante, para verificar se a saúde bucal se encontra saudável.

28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. CAIELLI, C. ;MARTHA, P. M. ; DIB, L. L. Seqüelas orais da radioterapia : atuação da odontologia na prevenção e tratamento, Disponível em: 2. Câncer de boca. Disponível em: 3. O que é prótese dentaria? Disponível em: 4. FIGUEIRÓ, CLAUDIO. DTM em portadores de prótese dentaria, Disponível em: 5. SONIS, A. L.; SONIS, S. T. Oral complications of cancer chemotherapy in pediatric patientes Disponível em :

Ciência e prática. Catarina Martinho. Introdução

Ciência e prática. Catarina Martinho. Introdução Aumento de mucosa queratinizada em implante mal posicionado (Premiado como melhor caso clínico do concurso de pósteres da reunião anual da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes, com o patrocínio

Leia mais

SORRIR COM TRANQUILIDADE É QUALIDADE DE VIDA.

SORRIR COM TRANQUILIDADE É QUALIDADE DE VIDA. SORRIR COM TRANQUILIDADE É QUALIDADE DE VIDA. Perdi um dente, e agora? São vários os motivos que podem levar à perda de dentes, seja por um trauma (acidente), por cáries, hábitos, alimentação, doenças

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUABIRUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

LINHA ADULTO PROFISSIONAL

LINHA ADULTO PROFISSIONAL LINHA ADULTO PROFISSIONAL Facilita a higienização de locais de difícil acesso ou que possuam uma área menor, auxiliando na prevenção de cáries e doenças gengivais. Para uma limpeza individual em todo contorno

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 09- setembro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

esperando que seja mais bem esclarecida para os cirurgiões-dentistas (BERNAL, 2002) 3.

esperando que seja mais bem esclarecida para os cirurgiões-dentistas (BERNAL, 2002) 3. 11 1- INTRODUÇÃO A estomatite protética (EP) é a alteração que acomete a mucosa de suporte das próteses totais removíveis e que se caracteriza por hiperemia, edema, congestão, acompanhados algumas vezes

Leia mais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais FRANCISCO FERREIRA Saude Universo Desvios Posturais DESVIOS POSTURAIS E ATIVIDADE FÍSICA Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente? A coluna vertebral é dividida em região

Leia mais

Envelhecimento ativo e saudável Desafio para a Odontogeriatria. Armanda Amorim

Envelhecimento ativo e saudável Desafio para a Odontogeriatria. Armanda Amorim Envelhecimento ativo e saudável Desafio para a Odontogeriatria Armanda Amorim O envelhecimento humano faz parte do ciclo natural da vida Pode ser definido como o processo de mudança progressiva da estrutura

Leia mais

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Curso de Graduação em Odontologia Disciplina de Periodontia 5 o período DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

A beleza é, cada vez mais, um factor determinante na auto-estima e essa é crucial nos relacionamentos interpessoais, bem como profissionais.

A beleza é, cada vez mais, um factor determinante na auto-estima e essa é crucial nos relacionamentos interpessoais, bem como profissionais. Estética Dentária A beleza é, cada vez mais, um factor determinante na auto-estima e essa é crucial nos relacionamentos interpessoais, bem como profissionais. Nos dias de hoje o padrão de beleza está cada

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016

Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016 Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016 Tema: Atuação da Fisioterapia no Mieloma Múltiplo Total atingido de pessoas na sala: 19 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada FISIOTERAPIA Coluna e Dores Irradiadas Dores musculoesqueléticas localizadas em pontos distantes da coluna podem ser causadas por distúrbios da própria coluna. Márcia Maria Cruz Problemas da coluna se

Leia mais

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI OS-SantaCatarina Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COMO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI SE COMPORTA? O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do homem. Ele

Leia mais

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Coordenação da Atenção Básica ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Coordenação da Atenção Básica ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Coordenação da Atenção Básica ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL Cidade de São Paulo, 2008 Ações educativas e inspeção

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

Dicionário. 2. Amputação radicular - com ou sem obturação retrógrada entenda-se que a este procedimento são sinônimos rizectomia e radilectomia;

Dicionário. 2. Amputação radicular - com ou sem obturação retrógrada entenda-se que a este procedimento são sinônimos rizectomia e radilectomia; Dicionário A FIPE recomenda aos contratantes a inclusão de um dicionário para esclarecer alguns pontos da CBHPO. Os itens que comporão o dicionário são: 1. Adequação do meio bucal entenda-se que neste

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 76/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 06/06/2006 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 76/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 06/06/2006 I RELATÓRIO: INTERESSADO: CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DR. LUIZ PESSOA SENAC CARUARU ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM PRÓTESE DENTÁRIA RELATORA: CONSELHEIRA CREUZA

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Conduta. QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS; HORÁRIO DE ATENDIMENTO ON-LINE; blog do professor:

Leia mais

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV O que é o Papiloma Vírus Humano (HPV)? O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 40 tipos afetam a área genital. Alguns causam verrugas

Leia mais

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES

ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO PREATO ANALISE DE FALHAS EM CADEIRAS ESCOLARES SÃO MATEUS 2013 1 JUDSON BARCELOS RAFAEL FRAISLEBEM THIAGO

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

Comissão de Pós-Graduação

Comissão de Pós-Graduação CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MESTRADO 2012 PROGRAMA DE FONOAUDIOLOGIA 1. Avaliação teórica específica dissertativa, envolvendo temas relacionados aos Processos e Distúrbios da Comunicação (Peso 4). 2. Análise

Leia mais

Esclerose Lateral Amiotrófica (10%)

Esclerose Lateral Amiotrófica (10%) Doenças NEURODegenerativas em adultos Profa. Dra. Nathalie Rezende Doenças neurodegenerativas em adultos Afetam a musculatura, através de danos na musculatura ou nervos Características: Alterações respiratórias

Leia mais

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e Fraturas Prof Moisés Mendes Fraturas - definição CONCEITO Corresponde a divisão brusca e violenta de um osso ou cartilagem. A incidência é maior no sexo masculino, devido a uma exposição maior aos traumas,

Leia mais

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco POR QUE LARGAR O CIGARRO? Parar de fumar é um problema matemático! Basta contabilizar as mais de 5.000 substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro (incluindo: acetona, amônia, arsênico, benzeno, etc.),

Leia mais

ORTOPANTOMOGRAFIA O que é :

ORTOPANTOMOGRAFIA O que é : ORTOPANTOMOGRAFIA O que é : A ortopantomografia, ou RX panorâmico, é um dos exames radiológicos extra-orais para avaliação dentária. Trata-se de um meio complementar de diagnóstico, fundamental em medicina

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CEFAS)

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CEFAS) PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CEFAS) Aline Alves de Siqueira 1 Kátia Virginia Guerra Botelho 2 Odontologia ISSN IMPRESSO 1980-1769 ISSN ELETRÔNICO 2316-3151

Leia mais

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas Pergunta: Quais são as principais indicações do teste ergométrico? Resposta: Há décadas o ECG de esforço vem sendo o principal instrumento no diagnóstico da doença cardíaca isquêmica estável e sua indicação

Leia mais

Estudo da Doença Cárie Dentária I Conceitos - Etiologia

Estudo da Doença Cárie Dentária I Conceitos - Etiologia Estudo da Doença Cárie Dentária I Conceitos - Etiologia Cárie Dental Doença bacteriana Relacionamento estreito com biofilme Dependente da presença e freqüência de açúcares simples na dieta Modificada pela

Leia mais

INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação. Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação. Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA. Coordenador: Prof. Ms. Alex Casati Lopes

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA. Coordenador: Prof. Ms. Alex Casati Lopes 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA Coordenador: Prof. Ms. Alex Casati Lopes 2012 2 Nas páginas seguintes o aluno terá as informações necessárias para cursar as disciplinas do Curso de Especialização

Leia mais

Cinemática Mandibular

Cinemática Mandibular Cinemática Mandibular UBM IV Anatomia Dentária Octávio Ribeiro Cinemática Mandibular TIPOS DE MOVIMENTO Tipos de movimento Movimento de Rotação Movimento de Translação Movimento de Rotação No sistema mastigatório,

Leia mais

Instituto Superior de Línguas e Administração. Licenciatura em Psicologia. Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção.

Instituto Superior de Línguas e Administração. Licenciatura em Psicologia. Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção. Instituto Superior de Línguas e Administração Licenciatura em Psicologia Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção Recensão Crítica Discente: Carlos Manuel Inês Domingues Docente: Docente Mestre

Leia mais

Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte Acesso às Consultas Externas do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte O Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria (SE do HSM) do Centro Hospitalar

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA CIRURGIA ORAL A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA Segundo o grande filósofo e cientista árabe Avicena (980 1037), o

Leia mais

Programa Saúde e Longevidade

Programa Saúde e Longevidade Programa Saúde e Longevidade Ossos Saudáveis, Vida Ativa! Leia e pratique as orientações da ABET Volume 3 Programa Saúde e Longevidade - Vol.3 OSTEOPOROSE 1. O que é Osteoporose? A Osteoporose é uma doença

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE] [ESPOROTRICOSE] 2 Esporotricose A Esporotricose é uma doença (micose superficial) que acomete cães e gatos e é causada pelo fungo Sporothrix schenkii. É um fungo com distribuição mundial e é encontrado

Leia mais

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida

Leia mais

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO ALERGIA X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR Laíse Souza Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO COMO DIFERENCIAR A ALERGIA ALIMENTAR DA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?! ALERGIA ALIMENTAR

Leia mais

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL.

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. CARDOSO, ECA OLIVEIRA, RCP FERREIRA, DF UNIMED LIMEIRA SP INTRODUÇÃO A assistência domiciliar da Unimed

Leia mais

é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e tecidos adjacentes. A placa é uma membrana lisa, aderente, contaminada com bactérias da

é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e tecidos adjacentes. A placa é uma membrana lisa, aderente, contaminada com bactérias da Importância do atendimento odontológico para cães e gatos da cidade de Jataí - GO PAIVA, Jacqueline de Brito¹; RESENDE, Lara Gisele¹ ARAÚJO, Diego Pereira¹ CARVALHO, Camila Franco de² Palavras-chave: odontologia

Leia mais

A Epidemiologia e seu impacto nas práticas de Saúde Bucal no SUS: situação atual e perspectivas futuras

A Epidemiologia e seu impacto nas práticas de Saúde Bucal no SUS: situação atual e perspectivas futuras A Epidemiologia e seu impacto nas práticas de Saúde Bucal no SUS: situação atual e perspectivas futuras Mario Vettore Dep. de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde Programa de Pós-Graduação de

Leia mais

Disciplinarum Scientia, Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 103-108, 2004. 103

Disciplinarum Scientia, Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 103-108, 2004. 103 Disciplinarum Scientia, Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 103-108, 2004. 103 USO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA NO DIAGNÓSTICO DE ANQUILOSE TEMPOROMANDIBULAR 1 THE USE OF RAPID PROTOTYPING

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO I - HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA NÍVEIS DE PREVENÇÃO 1 I - História Natural da Doença 1 - Padrões de progressão da 2 - Determinação da História Natural da Doença 3 - Fases da história natural da a) Período de

Leia mais

Incontinência Urinária. É possível evitar e tratar.

Incontinência Urinária. É possível evitar e tratar. Incontinência Urinária É possível evitar e tratar. incontinência urinária o QuE É incontinência urinária? É a perda de urina em quantidade e frequência suficientes para acarretar problemas sociais ou higiênicos.

Leia mais

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA Iolanda Cristina da Costa (1) ; Regina Célia Teixeira (2) ; (1) Graduanda de Psicologia; Centro Universitário de Itajubá- FEPI; Iolanda.cristina@yahoo.com.br; (2) Professora/orientadora;

Leia mais

Perdi peso: emagreci???

Perdi peso: emagreci??? Perdi peso: emagreci??? Sumário: Introdução... 02 Perder peso x Emagrecer?... 03 Balança: falsa amiga... 04 Avaliação antropométrica... 05 Herança genética... 08 Emagrecimento saudável... 10 Conclusão...

Leia mais

EDITAL DO VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA INTEGRADA DE ODONTOLOGIA E MEDICINA (JIOME) DA UNINCOR, CAMPUS BELO HORIZONTE

EDITAL DO VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA INTEGRADA DE ODONTOLOGIA E MEDICINA (JIOME) DA UNINCOR, CAMPUS BELO HORIZONTE UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DO VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA INTEGRADA DE ODONTOLOGIA E MEDICINA (JIOME) DA UNINCOR, CAMPUS

Leia mais

Método para determinação de risco para cáries e doenças periodontais. Este é um método criado para a determinação de risco para o

Método para determinação de risco para cáries e doenças periodontais. Este é um método criado para a determinação de risco para o Método para determinação de risco para cáries e doenças periodontais Luís Antônio de Filippi Chaim Objetivos Este é um método criado para a determinação de risco para o desenvolvimento das doenças bucais

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

Meningite: O que você PRECISA SABER

Meningite: O que você PRECISA SABER SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVISÃO DE TRANSMISSÍVEIS E IMONUPREVINÍVEIS GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

USO DE PRÓTESES, IMPLANTES E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS

USO DE PRÓTESES, IMPLANTES E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Odontologia de Piracicaba ÁLVARO ANDRÉS LEÓN MORÁN Cirurgião Dentista USO DE PRÓTESES, IMPLANTES E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS Use of prostheses, dental implants

Leia mais

Tratamento de Feridas

Tratamento de Feridas Tratamento de Feridas O Tratamento de feridas se refere a proteção de lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS Classificação quanto às causas:

Leia mais

Sandra Aparecida Lino

Sandra Aparecida Lino CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Reeducação Postural dos Trabalhadores de Saúde da Unidade de Saúde de Cascalho Rico/MG Sandra Aparecida Lino Cascalho

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

O GECCP. Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço

O GECCP. Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço O GECCP O GECCP foi criado em 20 de Julho de 2010, com o objectivo de promover, apoiar, colaborar e realizar iniciativas de carácter formativo e educacional, técnico, científico e investigacional, no âmbito

Leia mais

Nesse caso, responda aos itens a seguir:

Nesse caso, responda aos itens a seguir: 01 Uma mulher de 39 anos de idade, obesa mórbida, foi submetida à gastroplastia redutora. Evoluiu, no pós-operatório imediato, com dor abdominal intensa, hipotensão arterial, queda da saturação de oxigênio

Leia mais

Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer

Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer O QUE É? TUMOR Termo empregado originalmente para denominar crescimento causado pela inflamação. Tumor benigno: Massa localizada de células com

Leia mais

Avaliação da Saúde Bucal do Escolar. Programa Saúde na Escola

Avaliação da Saúde Bucal do Escolar. Programa Saúde na Escola Avaliação da Saúde Bucal do Escolar Programa Saúde na Escola 2010 Objetivo Identificar as necessidades de saúde bucal dos escolares, possibilitando o planejamento das ações a serem desenvolvidas. A priorização

Leia mais

Prevalência de sinais e sintomas de disfunção têmporo-mandibular em universitários de Muriaé, MG

Prevalência de sinais e sintomas de disfunção têmporo-mandibular em universitários de Muriaé, MG Prevalência de sinais e sintomas de disfunção têmporo-mandibular em universitários de Muriaé, MG Karine Correia Borel 1, karineborelfisio@yahoo.com.br; Vanessa Christina Costa da Silva 2, Fabiano Sousa

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Em saúde mental nem sempre

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROTOCOLO PARA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL - JUNHO/2006

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROTOCOLO PARA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL - JUNHO/2006 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROTOCOLO PARA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL - JUNHO/2006 1- Compromissos da Saúde Bucal no SUS-BH Ampliação gradativa do acesso aos serviços de saúde bucal;

Leia mais

O QUE É? O RETINOBLASTOMA

O QUE É? O RETINOBLASTOMA O QUE É? O RETINOBLASTOMA Retina O RETINOBLASTOMA O QUE SIGNIFICA ESTADIO? O QUE É O RETINOBLASTOMA? O Retinoblastoma é um tumor que se desenvolve numa zona do olho chamada retina. A retina é uma fina

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

Porque nos alimentamos?

Porque nos alimentamos? Sistema digestivo Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem realizar as funções vitais Obtemos energia e matéria de que necessitamos através Nutrição Porque

Leia mais

08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R. Manual de Instruções

08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R. Manual de Instruções 08/09 125-08/00 012816 REV. 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO V E N T I L A D O R Manual de Instruções SOLUÇÕES DICAS DE DE SOLUÇÕES PROBLEMAS DE PROBLEMAS INTRODUÇÃO PROBLEMA Não liga CAUSAS O aparelho está

Leia mais

INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE PARA EXERCEREM ATIVIDADES EM AMBULATÓRIO DE FERIDAS.

INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE PARA EXERCEREM ATIVIDADES EM AMBULATÓRIO DE FERIDAS. 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS

Leia mais

TEMA: OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA APÓS RETIRADA

TEMA: OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA APÓS RETIRADA Data: 22/01/2014 NTRR 09/2014 Solicitante: Dr. André Luiz de Melo Cunha Juiz de Direito de Visconde do Rio Branco RÉU: Estado de Minas Gerais Medicamento Material Procedimento X Cobertura x Numeração:

Leia mais

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO.

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue

Leia mais

Quadro 1 Idades e número de pacientes masculinos e femininos que participaram no rastreio da Colgate do Mês da Saúde Oral 2000. Todos os grupos Idades

Quadro 1 Idades e número de pacientes masculinos e femininos que participaram no rastreio da Colgate do Mês da Saúde Oral 2000. Todos os grupos Idades RELATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS DE SAÚDE ORAL DOS PACIETES OBSERVADOS OS COSULTÓRIOS DETÁRIOS DURATE O MÊS DA SAÚDE ORAL, EM PORTUGAL, PATROCIADO PELA COLGATE, 2002 Este relatório apresenta, de uma forma resumida,

Leia mais

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB MEDEIROS 1, Maria Alice MEDEIROS 2, Ana Carolina OLIVEIRA 2, Karlienne Hozana PEREIRA

Leia mais

A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o. seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do

A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o. seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O dia 13 de outubro deste ano

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g MUD oral Bula para paciente pomada 1 mg/g Mud Oral (triancinolona acetonida) TÓPICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: USO ADULTO USO ORAL Embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g. COMPOSIÇÃO: Cada grama

Leia mais

Nome: N o Data do exame: / / Idade: anos e meses DN: / / Informante: Grau de parentesco:

Nome: N o Data do exame: / / Idade: anos e meses DN: / / Informante: Grau de parentesco: 1 HISTÓRIA CLÍNICA - MBGR Marchesan IQ, Berretin-Felix G, Genaro KF, Rehder MI Nome: N o Data do exame: / / Idade: anos e meses DN: / / Estado civil: Informante: Grau de parentesco: Estuda: sim. Em qual

Leia mais

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão UNIDADE 2 Alimentação e Digestão Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento.

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

DISTROFIAS DISTROFIA MUSCULA R DO TIPO DUCHENNE (DMD)

DISTROFIAS DISTROFIA MUSCULA R DO TIPO DUCHENNE (DMD) Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISTROFIAS As Distrofias Musculares Progressivas (DMPs) englobam um grupo de doenças genéticas, que

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Comissão de controle de infecção hospitalar PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Eva Cláudia Venâncio de Senne Luciana Paiva Patrícia Borges Peixoto EPIDEMIOLOGIA Trato urinário representa

Leia mais

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, A LUTA É CONTRA O CÂNCER

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, A LUTA É CONTRA O CÂNCER NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, A LUTA É CONTRA O CÂNCER Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 08-Mar-2016 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 08/03/2016 O Dia Internacional

Leia mais

7. Hipertensão Arterial

7. Hipertensão Arterial 7. Hipertensão Arterial Situação Epidemiológica A hipertensão arterial é a doença de maior prevalência no Brasil. Além da magnitude, trata-se de doença de relativa gravidade, em decorrência de sua cronicidade

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS Alexandra Corrêa de Freitas Bruno Benndorf Mangolini Cristiano Roberto de Souza Maíra Caricari

Leia mais

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL APRESENTAÇÃO Agradecemos pela preferência na escolha de produtos International Refrigeração. Este documento foi elaborado cuidadosamente para orientar

Leia mais

AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1. Cindy Lirio Brittes 2.

AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1. Cindy Lirio Brittes 2. AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1 Cindy Lirio Brittes 2. 1 Pesquisa técnico científica 2 Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da UFSM, cindy-lirio@hotmail.com; Resumo

Leia mais

Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia. Prof. Marcelo Bragança dos Reis

Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia. Prof. Marcelo Bragança dos Reis Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Fraturas em crianças Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Fise Tipos de ossificação - intramenbranosa, endocondral Tipos de fratura - descolamento

Leia mais

Doença de base 2. CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES

Doença de base 2. CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES Doença de base As patologias de base dos pacientes corresponderam ao grupo ao qual pertenciam. Assim, o diabetes mellitus e a insuficiência venosa crônica, isolados ou associados a outras patologias, como

Leia mais

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo.

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Nº 015/2015 O Centro Universitário UNINOVAFAPI, situada à Rua Vitorino Orthiges Fernandes, nº 6123, Bairro do Uruguai,

Leia mais

Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 O VÍRUS 1. O que é a gripe H1N1? 2. Como ela é contraída? 3. Quais são os sintomas?

Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 O VÍRUS 1. O que é a gripe H1N1? 2. Como ela é contraída? 3. Quais são os sintomas? Veja 20 perguntas e respostas sobre a gripe H1N1 Ela já avançou por 11 Estados, matou 45 pessoas no país e tem provocado filas de horas por vacinas em hospitais e clínicas particulares de São Paulo. Veja

Leia mais

CANDIDIASE BUCAL. Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz. Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard

CANDIDIASE BUCAL. Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz. Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard CANDIDIASE BUCAL Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard CANDIDASE BUCAL Introdução Candidíase ou candidose é a infecção fúngica

Leia mais