Primeiros passos na nova interface do AdWords Guia para as alterações feitas na experiência de gerenciamento da campanha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeiros passos na nova interface do AdWords Guia para as alterações feitas na experiência de gerenciamento da campanha"

Transcrição

1 Primeiros passos na nova interface do AdWords Guia para as alterações feitas na experiência de gerenciamento da campanha Introdução e visão geral O AdWords cresceu, graças a você. Adicionamos mais de 20 ferramentas e 10 relatórios desde 2005 para acompanhar os novos modos de uso do AdWords por parte dos anunciantes. Principais atualizações da interface: Inúmeras alterações pequenas na experiência de gerenciamento da campanha fazem parte da nova interface. Principais adições: Navegação mais fácil através de uma árvore da conta. Isso significa que a interface da web do AdWords também cresceu. Decidimos observar mais de perto como os anunciantes gerenciam suas campanhas para descobrir onde podíamos melhorar. Com base nessa pesquisa, desenvolvemos a nova interface do AdWords. Edição imediata de palavraschave, lances, anúncios e canais. Relatórios integrados disponíveis nas páginas de gerenciamento da campanha. Visualizações completas de todas as palavras-chave, dos anúncios e dos canais de uma campanha. Filtragem rápida para se concentrar nos dados mais relevantes para você Gráficos de resumo do desempenho para obter uma rápida visão das tendências Nosso objetivo é facilitar ainda mais a realização de tarefas diárias normais na sua conta. Isso significa: Mais maneiras de ver seus dados e encontrar as ferramentas certas no momento certo Navegação da conta mais rápida Edição mais fácil de palavras-chave, anúncios, lances e canais Melhor entendimento da sua conta através de estatísticas mais detalhadas e relatórios contextuais Este guia ajudará você a começar a usar a nova interface do AdWords. Nas seções a seguir, você verá uma visão geral dos principais recursos disponíveis ao navegar por sua conta. I. Navegação da conta Guias de navegação Ao abrir sua conta na nova interface pela primeira vez, você perceberá uma mudança nas guias de navegação na parte superior da página.

2 Uma nova guia "Ferramentas" levará você à página "Ferramentas" da conta. Você ainda terá acesso ao mesmo grupo de ferramentas, embora algumas delas agora estejam integradas na guia "Campanhas" na nova interface. A guia "Minha conta" permite que você visualize e edite as preferências e as configurações de acesso da sua conta, enquanto a guia "Faturamento" fornece acesso às páginas de resumo e de preferências de faturamento. A guia "Campanhas" é a única guia cujo conteúdo está mudando. Clique em qualquer outra guia ou nos links abaixo delas para voltar à interface anterior do AdWords. Navegação com a árvore da conta Na lateral da página, você verá uma árvore da conta para navegação, similar à árvore de navegação do AdWords Editor. Dicas para navegação da conta Use a árvore da conta para pular rapidamente para qualquer campanha ou grupo de anúncios ativo na sua conta Use as novas guias de visualização completa para ver listas de todos os grupos de anúncios, as palavraschave, os canais e os anúncios na sua conta ou para uma campanha selecionada Na parte superior de cada página, você verá marcadores que mostram em que lugar da conta você está. Clique em qualquer link para voltar a níveis anteriores. Você pode usar a árvore da conta para navegar rapidamente para qualquer campanha ou grupo de anúncios ativo de qualquer página da sua conta. Campanhas e grupos de anúncios pausados ou excluídos não estão incluídos na árvore da conta no momento. Além disso, como antes, você pode clicar nos links na parte superior das páginas de gerenciamento da campanha ou nas tabelas para navegar no sentido contrário na sua conta. II. Monitoramento do desempenho Visualizações completas no nível da conta e da campanha Agora você tem mais flexibilidade ao visualizar e classificar anúncios e palavraschave na sua conta. Ao visualizar todas as campanhas da sua conta, você verá novas guias para grupos de anúncios, palavras-chave, redes (falaremos mais sobre essa guia posteriormente) e anúncios. Ao visualizar uma única campanha, você verá novas guias para palavras-chave, redes, anúncios e configurações. Clique nas guias "Palavras-chave", "Redes" ou "Anúncios" para exibir todas as palavras-chave, os canais ou os anúncios no nível selecionado. Isso facilita a classificação por métricas importantes e a concentração em itens específicos de alto ou baixo desempenho. Por exemplo, você pode clicar na guia "Palavras-chave" no nível da conta e classificar todas as palavras-chave pela taxa de conversão para ver qual delas tem o melhor desempenho em todos os grupos de anúncios. Depois, você pode pensar em aumentar o lance para essas palavras-chave ou agrupá-las em uma única campanha com um orçamento diário dedicado.

3 Visualização das estatísticas de desempenho Use as guias de visualização completa da conta para obter uma rápida visão geral das áreas que precisam da sua atenção. Ao observar as guias de visualização completa, use a árvore da conta para alternar rapidamente entre listas completas de palavraschave, anúncios e canais para campanhas diferentes. Usar as guias de visualização completa para observar os elementos da sua conta pode ajudar você a saber o que deve fazer para melhorar seu desempenho geral. Filtros Agora você pode configurar filtros para seus dados, o que permite exibir somente os anúncios, as palavras-chave ou os canais que satisfazem as regras de negócios especificadas. Use filtros e guias de visualização completa juntos para ver todas as palavraschave, os canais ou os anúncios que satisfazem as regras especificadas por você entre campanhas e grupos de anúncios Gere relatórios de consulta de pesquisa para obter ideias de palavras-chave negativas a partir de consultas de baixo desempenho. Escolha "Criar filtro" em "Filtros e visualizações" para configurar um ou muitos filtros. Por exemplo, para encontrar excelentes oportunidades para aumentar as vendas, filtre as palavras-chave da sua conta com uma alta taxa de conversão e baixo gasto ou filtre canais da rede de conteúdo com baixo custo/conversão e algumas impressões. Usar filtros e guias de visualização completa juntos é uma maneira excelente de concentrar sua atenção nas partes mais importantes da sua conta. Relatórios integrados Agora você acessa com mais facilidade relatórios que fornecem informações mais detalhadas sobre onde seus anúncios estão sendo exibidos. Na guia "Palavras-chave", clique em "Exibir relatório de consulta de pesquisa" para visualizar um relatório sobre as palavras-chave escolhidas e ver as consultas de pesquisa que acionaram seus anúncios. Em seguida, adicione consultas de pesquisa como palavras-chave normais ou negativas para melhorar a qualidade do seu tráfego.

4 Se preferir, marque "Seleções automáticas de canais" na guia "Redes" para ver os site e URLs da rede de conteúdo onde seus anúncios são exibidos, assim como faria em um relatório de desempenho em canais. Falaremos mais sobre isso posteriormente. III. Como fazer adições e alterações Novo fluxo de trabalho de criação Também atualizamos o processo de criação de campanhas e grupos de anúncios para aumentar a flexibilidade conforme você expande sua conta. Dicas para fazer alterações: Use a edição imediata para fazer rápidas alterações em aspectos individuais da sua conta. Para alterar vários canais, lances ou palavras-chave, selecione os itens que deseja ajustar e use o botão "Editar" para fazer alterações em massa. Quer experimentar suas palavras-chave em um grupo de anúncios diferente? Use o botão "Copiar" para concluir a tarefa com alguns cliques. Use o botão "Download" para exportar os itens para um arquivo.csv e fazer alterações off-line. Você pode criar anúncios, adicionar palavras-chave e definir lances em qualquer ordem. Essas adições são feitas nas mesmas guias que você usa para gerenciar a campanha ou o grupo de anúncios depois de concluído. Se preferir uma abordagem diferente, você pode usar o processo de criação de uma página para criar novos grupos de anúncios com rapidez. Edição imediata Agora ficou mais fácil fazer alterações na sua conta com a rápida edição imediata. Clique em qualquer item editável da conta e faça as alterações direto, sem navegar para uma página separada. Por exemplo, você pode clicar em qualquer palavra-chave para fazer rápidas edições na palavra-chave propriamente dita ou alterar o tipo de correspondência.

5 IV. A guia "Redes" e as seleções automáticas de canais Guia "Redes" A guia "Canais" da interface anterior do AdWords agora é a guia "Redes". Ela mostra estatísticas resumidas do desempenho dos seus anúncios na pesquisa do Google, em sites parceiros de pesquisa e na rede de conteúdo. Você também pode ver os relatórios no nível do domínio e do URL dos canais da rede de conteúdo onde seus anúncios foram exibidos e gerenciar os canais da rede de conteúdo onde seus anúncios aparecem. Dicas para gerenciar a guia "Redes" Quando você usa palavras-chave para segmentação contextual, suas seleções automáticas de canais exibem os sites da rede de conteúdo onde seus anúncios apareceram. Suas palavras-chave continuarão segmentando seus anúncios em quaisquer seleções manuais de canais adicionadas. Use as seleções automáticas de canais para encontrar novas seleções manuais de canais a serem adicionadas. Defina lances exclusivos para seleções manuais de canais para otimizar seu desempenho em cada canal. Se um canal tiver desempenho insatisfatório, avalie a possibilidade de diminuir seu lance antes de excluílo. Só pense em excluir um canal se ele tiver consistentemente um desempenho insatisfatório ou não satisfizer suas outras metas de negócios. Para assegurar um volume de cliques suficiente, exiba seus anúncios na rede de conteúdo e monitore o tráfego das seleções manuais de canais antes de restringir a exibição. As estatísticas da rede de conteúdo na guia "Redes" agora são divididas em dois grupos: seleções manuais e automáticas de canais. Seleções manuais de canais Vamos começar explicando o que são as seleções manuais de canais. Veja um rápido lembrete de como as palavras-chave e as seleções manuais de canais funcionam juntas: Se você tiver palavras-chave no seu grupo de anúncios, sempre usaremos suas palavras-chave para segmentar contextualmente seus anúncios para páginas da rede de conteúdo. Por exemplo, se o seu grupo de anúncios tiver a palavra-chave temática "rosas", seus anúncios aparecerão somente nas páginas da rede de conteúdo relacionadas a rosas. Se você adicionar uma seleção manual de canais ao seu grupo de anúncios, esse canal funcionará de modo diferente dependendo das configurações da campanha.

6 Se você tiver optado por exibir seus anúncios em páginas relevantes na rede inteira, suas seleções manuais de canais não alterarão as páginas nas quais seus anúncios estão qualificados para aparecer. Em vez disso, adicione uma seleção manual de canais para definir um lance específico para esse canal. Defina lances maiores para os canais em que deseja maior tráfego, e lances menores para os canais que não estão satisfazendo suas metas de desempenho. Se você tiver optado por exibir seus anúncios em páginas relevantes apenas nos canais que eu gerenciar, adicionar uma seleção manual de canais aumenta o número de páginas da rede de conteúdo onde seus anúncios podem ser exibidos. No entanto, seus anúncios aparecerão somente nas páginas das seleções manuais de canais que forem relevantes para os temas da sua lista de palavras-chave. Se você não tiver palavras-chave no seu grupo de anúncios, seus anúncios poderão aparecer em qualquer página das seleções manuais de canais adicionadas. Seleções automáticas de canais As seleções automáticas de canais são partes contextualmente relevantes da rede de conteúdo onde colocamos seus anúncios. Na interface anterior do AdWords, você vê esses canais gerando um Relatório de desempenho em canais na Central de relatórios. Agora, usando a nova interface, você pode visualizar esses canais diretamente na guia "Redes". A melhor maneira de encontrar seleções manuais de canais a serem adicionadas ao seu grupo de anúncios é observar suas seleções automáticas de canais. Use as seleções automáticas de canais para saber quais partes da rede de conteúdo têm o melhor desempenho e tomar uma ação rapidamente. Use o botão "Gerenciar canal e lance" para adicionar uma seleção automática de canais à sua lista de seleções manuais de canais e definir um lance personalizado. Se preferir, caso não queira mais exibir seus anúncios em um determinado canal, use o botão "Excluir canais" para excluir esse canal da sua campanha ou do seu grupo de anúncios permanentemente. V. Como fazer comentários Envie seus comentários sobre a nova interface através do link de comentários da sua conta O link de comentários está localizado na parte superior da página, na nova interface. Seus comentários serão encaminhados diretamente para a equipe que trabalha na interface. Muitas alterações feitas na nova interface resultaram dos comentários dos anunciantes. Envie-nos sua opinião. Faremos alterações constantemente para continuar melhorando a experiência de gerenciamento de campanhas do AdWords.

Dicas do Google AdWords para sua conta

Dicas do Google AdWords para sua conta Dicas do Google AdWords para sua conta Com o Google AdWords, o que importa são os resultados. Otimizar gerenciar a qualidade e o desempenho da sua conta para obter um melhor resultado, sem aumentar os

Leia mais

Início Rápido: Visualizar licenças, serviços e histórico de pedidos pedidos

Início Rápido: Visualizar licenças, serviços e histórico de pedidos pedidos pedidos Guia do Cliente A seção Licenças, serviços e benefícios do Centro de Negócios da Microsoft é onde você pode visualizar suas licenças, os serviços online e o histórico de compras (histórico de pedidos).

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Facebook Máquina de Leads e Clientes

Facebook Máquina de Leads e Clientes Marketing de Resultado Facebook Máquina de Leads e Clientes Como Crescer Seu Negócio Utilizando o Facebook Conteúdo Introdução 3 Sobre mim 3 Resultados 3 Objetivo da campanha......5 Rastreamento de Conversões...6

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Google Ad Manager Guia de Primeiros Passos

Google Ad Manager Guia de Primeiros Passos Google Ad Manager Guia de Primeiros Passos Bem-vindo ao Google Ad Manager! Como novo usuário do Google Ad Manager, você deve estar pensando por onde começar. Gostaríamos de oferecer alguns recursos para

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Migrando para o Excel

Migrando para o Excel Neste guia Microsoft O Microsoft Excel 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes essenciais da nova

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos.

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Neste tópico, vamos analisar dados de cadastro no SAP Business One. Após essa sessão, você estará apto a visualizar um registro de cliente para explicar

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO DE EXERCÍCIOS CURSO DE ADWORDS NÍVEL 1 AdWords módulo 1 Duração 8 horas (43) 3026-4420 (43) 9109-5262 robson@estudiomix.com.br www.estudiomix.com.br SUMÁRIO 1. Questões objetivas sobre a história

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução

Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar a trabalhar com tarefas comuns. Série Introdução 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online - outono de 2013 Primeiro, selecione a área

Leia mais

Curso: Especializado Search Engine Marketing

Curso: Especializado Search Engine Marketing Curso: Especializado Search Engine Marketing Duração: 72h Área formativa: Marketing Digital Sobre o curso O Search Engine Marketing (SEM), ou marketing em motores de pesquisa, é a área do marketing digital

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

Word 2010 para o Office 365 para empresas

Word 2010 para o Office 365 para empresas Word 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e das

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP 08/05/2012

2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP 08/05/2012 Manual Básico 2012 Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP www.prodap.ap.gov.br 08/05/2012 APRESENTAÇÃO Este manual foi elaborado tomando-se como premissa básica a sua facilidade de entendimento

Leia mais

POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS. mestre

POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS. mestre POTENCIALIZE SEU NEGÓCIO COM SEO E ADWORDS mestre SUMÁRIO Introdução O que é Google AdWords? Resultados Patrocinados x Resultados Orgânicos Vantagens: SEO x AdWords SEO + AdWords = Sucesso 01 03 06 08

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Maio de 2012 708P90157. Servidor de Impressão FreeFlow Estimativa de toner

Maio de 2012 708P90157. Servidor de Impressão FreeFlow Estimativa de toner Maio de 2012 708P90157 Servidor de Impressão FreeFlow 2012 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. XEROX e XEROX and Design são marcas registradas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32

Leia mais

Alterações nos relatórios do Google AdWords Um guia completo

Alterações nos relatórios do Google AdWords Um guia completo Alterações nos relatórios do Google AdWords Um guia completo Tabela de conteúdos I. Opções básicas de relatório II. Relatórios individuais III. Métricas de relatórios IV. Conclusões Introdução Gerar relatórios

Leia mais

Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016

Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016 1 Manual Tutorial Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016 01 MÓDULO DE PCP + ENTREGAS U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares 2 01.01 Agora é possível efetuar o controle dos itens atuais,

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Jornalismo de Dados. Aula 04 Explorando o Tableau I. Prof. Dalton Martins Gestão da Informação

Jornalismo de Dados. Aula 04 Explorando o Tableau I. Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Jornalismo de Dados Aula 04 Explorando o Tableau I Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Dicas de ferramentas para converter PDF planilha http://www.cometdocs.com/ Dicas de ferramentas

Leia mais

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER Exibindo e explorando páginas da Web A tabela a seguir descreve os atalhos usados para exibir e explorar páginas da Web. Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 SISFOTO Sistema de Gerenciamento de Eventos Fotográficos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 17/10/2014 1.0

Leia mais

Cavalera Project - Funcionalidades. Tipo Aplicativo para aparelhos mobile ios ipad

Cavalera Project - Funcionalidades. Tipo Aplicativo para aparelhos mobile ios ipad Cavalera Project - Funcionalidades Tipo Aplicativo para aparelhos mobile ios ipad O aplicativo tem como objetivo ser uma rede onde os usuários poderão criar looks diferenciados com os produtos Cavalera,

Leia mais

Guia de Iniciação Rápida do CourseSites em Português. CourseSites by Blackboard 2011

Guia de Iniciação Rápida do CourseSites em Português. CourseSites by Blackboard 2011 Guia de Iniciação Rápida do CourseSites em CourseSites by Blackboard 2011 Lições de iniciação rápida Criando uma nova conta... 2 Criando um novo curso... 6 Renomeando os itens do menu...10 Acrescentando

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Troca de Referências Global Guia de Iniciação

Troca de Referências Global Guia de Iniciação Troca de Referências Global Guia de Iniciação Índice 1 2 3 O que é RE/MAX Troca de Referências Global? Quais são os benefícios? Como faço para começar? 6 7 8 O que posso fazer? Mostrar Atividade Mantenha-se

Leia mais

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces O que há de novo Audaces Vestuário Versão Clube Audaces Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é oferecer produtos inovadores e serviços

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO. [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD]

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO. [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD] LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD] VERSÃO WEB E DESKTOP ÍNDICE 1.1 1.2 1.3 1.4 1.4.1 ACESSO AO LEITOR ESTÁCIO 03 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO 04 IMPRESSÃO DE PÁGINAS

Leia mais

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015 Introdução O sistema Kron de monitoramento, é uma ferramenta WEB que permite, a análise e obtenção de dados e informações do consumo de energia elétrica e demais insumos de forma remota a partir de instrumentos

Leia mais

Oportunidades no Adwords

Oportunidades no Adwords Oportunidades no Adwords Como encontrar mais clientes? Conhecimento Como se destacar em um mercado concorrido? Consideração Como promover vendas e expandir meu negócio? Compra Nós não usamos a Internet.

Leia mais

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO de Mobilidade 1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO TUTORIAL APLICATIVOS MAIO. 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Prezado ciclista, Os aplicativos apresentados a seguir são sugestões daqueles mais usados

Leia mais

Google AdWords. Sobre o curso. Criatividade - Marketing Digital. Promoção: 10% Desconto

Google AdWords. Sobre o curso. Criatividade - Marketing Digital. Promoção: 10% Desconto Google AdWords Criatividade - Marketing Digital Promoção: 10% Desconto Localidade: Braga Data: 24 Oct 2016 Preço: 400 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes.

Leia mais

Optimização Web. Agenda. sexta-feira, 17 de Junho de 2011. Miguel Maio miguel.maio@gmail.com. Linkedin: www.linkedin.

Optimização Web. Agenda. sexta-feira, 17 de Junho de 2011. Miguel Maio miguel.maio@gmail.com. Linkedin: www.linkedin. Optimização Web 18 Jun - Introdução e SEO 02 Jul - SEO e Analytics 09 Jul - PPC e Analytics 23 Jul - PPC, Analytics e SEO Miguel Maio miguel.maio@gmail.com Linkedin: www.linkedin.com/in/miguelmaio 1 Agenda

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo -

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo - GUIA RÁPIDO - - versão 1.0 Introdução A Dzign-e orgulhosamente apresenta o Bulletino, um sistema desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre Organização e seus membros. O Sistema Bulletino

Leia mais

Document Portal. Guia do administrador. www.lexmark.com. Outubro de 2003

Document Portal. Guia do administrador. www.lexmark.com. Outubro de 2003 Document Portal Guia do administrador Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Outubro de 2003 www.lexmark.com Edição: Outubro de 2003 O parágrafo

Leia mais

ACADÊMICO AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 - PERFIL ALUNO 31/05/2016

ACADÊMICO AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 - PERFIL ALUNO 31/05/2016 ACADÊMICO AVA 31/05/2016 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 3.0 - PERFIL ALUNO Este manual é um guia rápido que irá auxiliar o aluno no gerenciamento de seu conteúdo no Moodle 3.0. Estão descritas atividades

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Guia para Iniciantes do Adwords. Edição Completa

Guia para Iniciantes do Adwords. Edição Completa Guia para Iniciantes do Adwords Edição Completa 02 Prezado Cliente, Agradecemos o interesse em utilizar o Google em sua publicidade. Este guia pretende dar uma visão geral sobre: 03 SUMÁRIO Onde aparecem

Leia mais

Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen.

Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen. Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen. Activpen é um dispositivo que permite a interação do usuário com a Activboard ou com o Activslate. O melhor é pensar na

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO Plano de aula Jovens na criação de blogs São Paulo Setembro de 2012 ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO (7.153.974 vespertino)

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente.

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente. Queridos e queridas: Este módulo foi elaborado com o maior carinho e empenho para que possa ser utilizado de forma adequada, por isso, espero que você ao utilizá-lo tenha o maior cuidado, pois servirá

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Sumário. Realizar login no holmes Assist 3. Como configurar o escaner? Escanear documentos avulsos. Escanear documentos relacionados

Sumário. Realizar login no holmes Assist 3. Como configurar o escaner? Escanear documentos avulsos. Escanear documentos relacionados O Assistente de Digitalização agora é o Holmes Assist. O Holmes Assist é uma ferramenta que possibilita classificar, digitalizar e subir seus documentos para o holmes direto de escaners, do computador

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

BÁSICO. Extrato da Apostila Google Adwords Básico e-cursos Brasil Página 1

BÁSICO. Extrato da Apostila Google Adwords Básico e-cursos Brasil Página 1 BÁSICO Extrato da Apostila Google Adwords Básico. 2016 e-cursos Brasil Página 1 Módulo 1: como entender o valor da publicidade on-line Vantagens da publicidade on-line e do Google AdWords Com a publicidade

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 1 Sumário Apresentação Pesquisa Simples área de buscas Pesquisa Avançada Aquisições Periódicos Resultado das Buscas Detalhamento do Acervo Google Books Z3950 Busca Biblioteca

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Guia de ajuda do Início Rápido: Use sua Garantia de software e benefícios de serviços

Guia de ajuda do Início Rápido: Use sua Garantia de software e benefícios de serviços Guia de ajuda do Início Rápido: Use sua Garantia de software e benefícios de serviços Guia do Cliente O Centro de Negócios da Microsoft permite-lhe visualizar, obter mais informações e usar os benefícios

Leia mais

INDICE. Navegando no AVASUS 4. Como Navegar em um Curso no AVASUS? 7

INDICE. Navegando no AVASUS 4. Como Navegar em um Curso no AVASUS? 7 Tutorial INDICE Navegando no AVASUS 4 1. O que é o AVASUS? 4 2. Quem está desenvolvendo o AVASUS? 4 3. Qual a nossa Missão? 4 4. Quem pode participar? 4 5. Sobre os módulos disponíveis no AVASUS 5 6. Quais

Leia mais

EXCEL 2013. O Excel já cria o gráfico com base nas células que você selecionou, confira:

EXCEL 2013. O Excel já cria o gráfico com base nas células que você selecionou, confira: GRÁFICOS Os gráficos servem para representar e comparar valores visualmente. O Excel tem uma ferramenta que permite fazer belos gráficos, de diversos tipos, dando apenas alguns cliques com o mouse. A melhor

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO Cartilha para utilização de pen drives nas estações de trabalho do TJPE Novas regras de utilização 1º Edição

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...

Leia mais

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST E-DOC Peticionamento APRESENTAÇÃO O Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos s e-doc é uma ferramenta informatizada que propicia o peticionamento e a transmissão de documentos por meio

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet. VIVER DE BLOG Página 1

Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet. VIVER DE BLOG Página 1 Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Você está preparado para escrever artigos memoráveis? Artigos que

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

PLANO PLURIANUAL 2008-2011 SISTEMA DE PROPOSTA E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

PLANO PLURIANUAL 2008-2011 SISTEMA DE PROPOSTA E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL PLANO PLURIANUAL 2008-2011 SISTEMA DE PROPOSTA E CONSOLIDAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL :: ACESSO AO SISTEMA http://sistemas.seplan.pi.gov.br/sisnav :: PÁGINA DE ACESSO Acesso ao Sistema de Proposta e Consolidação

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais