Word 2010 para o Office 365 para empresas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Word 2010 para o Office 365 para empresas"

Transcrição

1 Word 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e das alterações mais importantes. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Os comandos aqui estão sempre visíveis. Clique com botão direito do mouse em um comando para adicioná-lo aqui. Guias da faixa de opções Clique em qualquer guia da faixa de opções para exibir seus botões e comandos. Quando você abre um documento no Word 2013, a guia Início da faixa de opções é exibida. Essa guia contém muitos dos comandos mais usados do Word. Precisa de ajuda? Clique aqui ou pressione F1 para obter ajuda. Gerenciar seus arquivos Clique em Arquivo para abrir, salvar, imprimir e gerenciar seus arquivos do Word. Painel de navegação Pressione Ctrl+F para mostrar o painel de navegação. Você pode reorganizar um documento arrastando seus cabeçalhos nesse painel. Ou use a caixa de pesquisa para orientar-se em documentos longos. Pressione Ctrl+H para abrir a caixa Localizar e Substituir. Guias contextuais da faixa de opções Algumas guias somente são exibidas na faixa de opções quando você precisa delas. Por exemplo, se você selecionar uma tabela, você verá Ferramentas de Tabela, que incluem duas guias extras, Design e Layout. Minimizar a faixa de opções Clique aqui para fechar a faixa de opções e mostrar somente os nomes das guias. Estilos e cabeçalhos Escolha os estilos e cabeçalhos para padronizar a aparência de seus documentos. Contagem de palavras Veja aqui para saber a contagem de palavras. Selecione algum texto para ver a contagem de palavras da seleção. Alternar modos de exibição Alterne para os modos de exibição Leitura, Impressão ou Web. Ampliar ou reduzir Mova o controle deslizante para ajustar a ampliação da exibição.

2 O que é o Office 365 para empresas? Assim como o Office 2010 era um pacote de aplicativos da área de trabalho, a assinatura do Office 365 para empresas oferece um conjunto de poderosos serviços online, incluindo a versão mais recente dos aplicativos da área de trabalho do Office. O Office 365 possibilita que você: Instale o Office em até cinco computadores. Exiba e edite documentos a partir de qualquer lugar usando o Office Online. Trabalhe offline e tenha suas alterações automaticamente sincronizadas quando você estiver online novamente. Como faço para entrar no Office 365? 1. Em seu navegador, vá para 2. Insira sua conta institucional e senha e, em seguida, escolha Entrar. Por exemplo: d.barros@contoso.com ou d.barros@contoso.onmicrosoft.com Quando você entra no Office 365, tem acesso rápido aos seguintes serviços: Outlook Leia e envie s. Pessoas Obtenha informações de contato. OneDrive for Business Armazene seus documentos comerciais. Introdução ao Office 365 Nas primeiras vezes que você entra, o Office 365 fornece links para todas as ferramentas, treinamentos e informações necessários para utilizar o Office 365. Calendário Agende reuniões e compromissos. News Feed Siga sites e pessoas. Sites Use os sites de equipe.

3 Instalar aplicativos da área de trabalho do Office 2013 O Office 365 para empresas está sempre atualizado com a versão mais recente do Office para área de trabalho, para permitir que você trabalhe offline no Word e em outros aplicativos do Office. Se ainda não tiver o Office 2013 no computador, instale-o a partir do Office Escolha PC e Mac. Quais são as novidades da faixa de opções do Word 2013? O Word 2013 para área de trabalho inclui uma nova guia Design que permite definir rapidamente os temas e estilos de seus documentos. Adicione mídia aos seus documentos, inserindo vídeos e imagens que você encontrar online em fontes como You Tube, Bing, Flickr e Clip-art do Office.com. 2. Escolha instalar. 3. Escolha Executar e, em seguida, siga o restante das instruções de instalação. Para obter mais informações, consulte Instalar o Office no seu PC ou Mac com o Office 365 para empresas (

4 Coisas que você pode estar procurando no Word 2013 Utilize a lista abaixo para encontrar algumas das ferramentas e comandos mais comuns do Word Tarefa No Word 2010 No Word 2013 Abrir, salvar, imprimir, visualizar, proteger, enviar ou converter arquivos Alterar o espaçamento entre linhas, aplicar formatação e estilos ao texto Inserir páginas em branco, tabelas, imagens, hiperlinks, cabeçalhos e rodapés ou números de página Alterar rapidamente a aparência de seu documento, alterar a cor de plano de fundo de página, adicionar uma borda à página ou adicionar uma marca d'água Definir margens, adicionar quebras de página, criar colunas no estilo de boletim informativo, alterar a orientação da página ou alterar o espaçamento entre parágrafos Clique no botão Arquivo e clique na opção. Clique em Página Inicial e nos grupos Fonte, Parágrafo, ou Estilo. Clique em Inserir e escolha entre os grupos Páginas, Tabelas, Ilustrações, Links, e Cabeçalho e Rodapé. Clique em Layout da Página e selecione Temas, ou Plano de Fundo da Página. Clique em Layout da Página e escolha Configurar Página ou Parágrafo. Escolha a guia Arquivo e depois na opção. Selecione Página Inicial e escolha Fonte, Parágrafo ou Estilo. Clique em Inserir e escolha entre os grupos Páginas, Tabelas, Ilustrações, Links, e Cabeçalho e Rodapé. Clique em Design e selecione Formatação do Documento e Plano de Fundo da Página. Clique em Layout da Página e escolha Configurar Página e Parágrafo.

5 Coisas que você pode estar procurando no Word 2013 (continuação) Utilize a lista abaixo para encontrar algumas das ferramentas e comandos mais comuns do Word Tarefa No Word 2010 No Word 2013 Criar um sumário ou inserir notas de rodapé e notas de fim Fazer uma mala direta Clique em Referências Página e escolha Sumário ou Notas de Rodapé. Clique em Correspondências e Iniciar Mala Direta. Escolha Referências > Sumário ou Notas de Rodapé. Escolha Correspondências > Iniciar Mala Direta. Verificar ortografia e gramática, obter uma contagem de palavras ou controlar alterações Alternar entre os modos de exibição de documento, abrir o Painel de Navegação ou mostrar as réguas Clique em Revisar e selecione Revisão de Texto ou Parágrafo. Clique em Exibir Página e escolha Modos de Exibição do Documento ou Mostrar. Escolha Revisão > Revisão de Texto ou Parágrafo. Escolha Exibir > Modos de exibição ou Mostrar.

6 Criar e salvar documentos Se você iniciar o seu aplicativo da área de trabalho do Word 2013 ou do Office 365 para empresas, você pode criar documentos e armazená-los em sua biblioteca de documentos do OneDrive for Business ou do SharePoint. Criar um documento usando o Word 2013 O Word 2013 fornece modelos que podem ser usados para criar documentos ou você pode começar com um documento em branco. Saiba mais sobre isso acessando o Guia de Início Rápido do Word 2013 ( LinkId=272051). Salvar no OneDrive for Business OneDrive for Business é o seu local de armazenamento de arquivos online. Os documentos salvos aqui são particulares até você compartilhá-los com outras pessoas. Além disso, você pode abrir e editá-los em praticamente qualquer lugar. Salvar em sua biblioteca de documentos do SharePoint Os sites do SharePoint incluem uma biblioteca de documentos por padrão. Você pode salvar documentos nela e qualquer pessoa com acesso ao site pode ver e trabalhar junto nos documentos. Criar um documento do Office 365 Não é necessário o aplicativo de área de trabalho do Word 2013 para criar um novo documento. Se você tem OneDrive for Business ou uma biblioteca de documentos do SharePoint, você pode criar um documento de lá. O Word Online permite que você faça tarefas básicas e salva automaticamente o documento naquele local. 1. Escolha OneDrive ou Sites. 2. Escolha Novo. 3. Escolha Documento do Word.

7 Abrir e excluir documentos Você notará algumas diferenças quando iniciar o Word 2013 pela primeira vez. Você pode escolher entre um documento em branco, uma lista de modelos disponíveis, seus documentos Recentes com sua localização, ou Abrir Outros Documentos para chegar às suas bibliotecas de documentos do OneDrive for Business ou de um site de equipe. Abrir um documento do Word 2013 Escolha o local do documento e depois abra-o. OneDrive for Business Use esse local para chegar ao seu armazenamento online. SharePoint Abra seu documento de um site de equipe do SharePoint. Documentos Recentes Obtenha acesso rápido aos documentos em seus locais padrão. Abrir um documento do Office 365 Abra rapidamente documentos do OneDrive for Business ou um site de equipe do SharePoint. Word Online Escolha o nome do documento para abri-lo automaticamen te no Word Online. Excluir um documento do Office 365 Word 2013 Selecione um documento e, em seguida, escolha Editar para abri-lo no Word Excluir documentos do OneDrive for Business e do SharePoint é muito simples. 1. Selecione o documento que você deseja excluir. 2. Escolha Gerenciar. OneDrive.com Entre com uma conta da Microsoft para acessar seus documentos pessoais. 3. Escolha Excluir.

8 Trabalhando offline Precisa trabalhar em algum lugar sem conexão à Internet? Você pode sincronizar documentos ou pastas inteiras com o seu computador antes de sair. Quando você estiver online novamente, suas alterações serão sincronizadas automaticamente. Sincronizar uma biblioteca Você pode sincronizar a biblioteca inteira de seu OneDrive for Business e do site de equipe do SharePoint. 1. Selecione OneDrive ou Sites. 2. Escolha Sincronizar. Como funciona a sincronização? Na primeira vez que você sincronizar, demora um pouco mais para baixar seus documentos para a área de trabalho ou outro dispositivo. Agora você pode trabalhar offline sem perder suas alterações. Sempre que você fizer alterações, essas alterações são carregadas automaticamente. Depois que você sincroniza o OneDrive for Business ou um site de equipe do SharePoint, você obtém uma pasta associada nos Favoritos de seu dispositivo, contendo os documentos que você sincronizou. OneDrive for Business Lista os documentos em sua biblioteca do OneDrive for Business Sincronizar um documento ou pasta Você pode sincronizar somente os documentos ou pastas nos quais você está trabalhando. 1. Selecione OneDrive ou Sites. 2. Selecione o documento que você deseja sincronizar. Seu dispositivo Mostra o local que contém cópias dos documentos sincronizados de sua biblioteca do OneDrive for Business. 3. Escolha Sincronizar.

9 Trabalhando com outras pessoas Compartilhar documentos Onde quer que o documento esteja armazenado, é fácil compartilhá-lo com outras pessoas, independentemente se elas fazem parte de sua organização ou não. Quando você compartilha, as pessoas que precisam revisar ou editar recebem um com um link para o documento. Com apenas um rápido clique, você e seus revisores podem abrir o documento de praticamente qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Word Online Um colega de trabalho não tem o Word no computador? Ou ele usa um Mac? Tudo bem! Com o Word Online, você e outras pessoas podem editar um documento ao mesmo tempo. Você pode ver quem está editando e quais alterações cada um fez. 1. Selecione o documento. 2. Escolha Compartilhar. 3. Insira o nome ou endereço de do revisor. Nenhum botão Salvar? Não se preocupe, o Word Online salva automaticamente o documento enquanto você trabalha. Precisa de mais opções? Abra o documento no Word 2013 para acessar todos os recursos do Word. Compartilhar Trabalhe simultaneamente no mesmo documento com outras pessoas. 4. Escolha Compartilhar. Alterações Veja os comentários e alterações de todos os revisores. Quem está editando? Veja os nomes das pessoas que estão editando se estiverem conectadas.

10 Trabalhando em dispositivos móveis Se você usar um Windows Phone, dispositivo Android, iphone, tablet ou ipad, você pode exibir e editar pastas de trabalho armazenadas em um site do SharePoint ou OneDrive for Business. Basta ter o aplicativo Office Mobile para acessar seus documentos. Agora você pode exibir e fazer alterações de última hora em um documento diretamente em seu telefone ou tablet. Precisa de mais informações? Confira o Centro de Aprendizagem do Office 365 ( e encontre guias de início rápido e vídeos de instruções adicionais. Configurar seu dispositivo Para os dispositivos móveis, tudo se resume a aplicativos e adicionar sua conta do Office 365 no seu dispositivo. Localize e instale o aplicativo certo para o seu dispositivo baixando-o da App Store do seu dispositivo. Para obter instruções passo a passo, consulte: Usar o Office 365 em dispositivos móveis ( Configurar o Office 365 em seu Windows Phone ( Configurar o Office 365 em seu iphone ou ipad ( Configurar o Office 365 em seu telefone com Android (

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Textos Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Word 2010... 21 1.1.1.

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Usar o Office 365 no Windows Phone

Usar o Office 365 no Windows Phone Usar o Office 365 no Windows Phone Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu Windows Phone para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer que

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Migrando para o Excel

Migrando para o Excel Neste guia Microsoft O Microsoft Excel 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes essenciais da nova

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER Exibindo e explorando páginas da Web A tabela a seguir descreve os atalhos usados para exibir e explorar páginas da Web. Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

Início Rápido: Visualizar licenças, serviços e histórico de pedidos pedidos

Início Rápido: Visualizar licenças, serviços e histórico de pedidos pedidos pedidos Guia do Cliente A seção Licenças, serviços e benefícios do Centro de Negócios da Microsoft é onde você pode visualizar suas licenças, os serviços online e o histórico de compras (histórico de pedidos).

Leia mais

Tutorial para uso em rede do PEC Produção

Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento.

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento. Bem-vindo ao Word Instruções que você pode editar, compartilhar e imprimir Ao contrário dos antigos guias de usuários, este documento é seu para adaptar exatamente às suas necessidades. Durante a leitura,

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de smartphone Android são indicados pelo ícone e os procedimentos

Leia mais

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente Como educadores, todos na Funcesi estão unidos em torno de um único objetivo ajudar a preparar nossos estudantes para se tornarem o melhor que eles podem ser. Agora, surge um novo e empolgante programa

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO. [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD]

LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO. [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD] LEITOR ESTÁCIO INSTRUÇÕES DE USO [2016.01 - Presencial] [2016.01 e 2016.02 EAD] VERSÃO WEB E DESKTOP ÍNDICE 1.1 1.2 1.3 1.4 1.4.1 ACESSO AO LEITOR ESTÁCIO 03 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO 04 IMPRESSÃO DE PÁGINAS

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word:

NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: RÉGUAS FCC - 2010 - AL-SP NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: a) Direito. b) Centralizado. c) Esquerdo. d) Justificado. e) Decimal. FCC - 2010 - TRE-AL - Técnico

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. ios. Versão 1.7.3. Copyright Vivo 2016.

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. ios. Versão 1.7.3. Copyright Vivo 2016. Manual do Usuário ios Versão 1.7.3 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Como funciona o Vivo Sync... 8 3.1 Barra Superior... 8 3.1.1 Conta...

Leia mais

Migrar para o Word 2010

Migrar para o Word 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Word 2010 é muito diferente do Word 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Comece aqui. Conteúdo PORTUGUÊS. Use este guia para. Importante! Você já utiliza um computador de mão Palm?

Comece aqui. Conteúdo PORTUGUÊS. Use este guia para. Importante! Você já utiliza um computador de mão Palm? Leia isto primeiro Comece aqui Use este guia para Carregar e configurar o computador de mão Palm Zire 21. Instalar o software Palm Desktop. Aprender a utilizar o computador de mão. Importante! Você já

Leia mais

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações ." Xerox WorkCentre /0// Como fazer uma cópia. Coloque os documentos originais com a face para cima na bandeja. Pressione o botão Limpar tudo (C) para cancelar todas as seleções 88 ##. Pressione o botão

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT POWER POINT Setembro, 2006 Apresentação O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da utilização

Leia mais

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo WINDOWS XP Autor: Amarildo Correia de Melo COLEÇÃO NAVEGANDO NO WINDOWS XP INFORMÁTICA Editora Melo LTDA 1ª EDIÇÃO 2015 DEDICATÓRIA: À minha família, pelo o incentivo e companheirismo. " O Senhor é meu

Leia mais

MimioMobile Guia do Usuário. mimio.com

MimioMobile Guia do Usuário. mimio.com MimioMobile Guia do Usuário mimio.com 2013 Mimio. Todos os direitos reservados. 03/09/2013 revistos. Nenhuma parte deste documento ou software pode ser reproduzida ou transmitida de nenhuma forma ou através

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft IIS 5.1 e Internet Explorer

Leia mais

InterVideo Home Theater Guia de início rápido Bem-vindo ao InterVideo Home Theater!

InterVideo Home Theater Guia de início rápido Bem-vindo ao InterVideo Home Theater! InterVideo Home Theater Guia de início rápido Bem-vindo ao InterVideo Home Theater! O InterVideo Home Theater é uma solução de entretenimento digital completa para gravar e assistir TV e reproduzir imagens,

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado Teclas de Atalho Windows Área de Trabalho CTRL+A - Selecionar tudo CTRL+ESC - Exibir o menu Iniciar CTRL ao arrastar um item - Copiar um item selecionado CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho

Leia mais

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente.

Escola é. O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente. Queridos e queridas: Este módulo foi elaborado com o maior carinho e empenho para que possa ser utilizado de forma adequada, por isso, espero que você ao utilizá-lo tenha o maior cuidado, pois servirá

Leia mais

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla T para Web Tecla N para Enviar Tecla Inteligente Tecla S para Navegação Tecla virtual direita Tecla

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 Sumário 1. Introdução... 3 2. Cuidados com o uso... 3 3. Primeiro acesso... 4 4. Selecionando as ferramentas... 9 5. Sobre as ferramentas... 11 5.1. E-mail

Leia mais

HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida. Como fazer: Cópia. Envio digital. Fax. Armazenamento de trabalhos

HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida. Como fazer: Cópia. Envio digital. Fax. Armazenamento de trabalhos HP Color LaserJet série CM3530 MFP Guia de referência rápida Como fazer: Cópia Envio digital Fax Armazenamento de trabalhos www..com/support/cljcm3530mfp www..com/go/usemymfp Resumo da referência rápida

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br Agenda LibreOffice Impress Exercício Formatação Ajustando layout Ajustando o modelo Exercício

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Xerox Mobile Print Portal 1.3 Guia do Usuário para BlackBerry

Xerox Mobile Print Portal 1.3 Guia do Usuário para BlackBerry Xerox Mobile Print Portal 1.3 Guia do Usuário para BlackBerry 2012 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox e Xerox and Design são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou outros

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf) e em sistema operacional Windows

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.3 Maio de

Leia mais

Algumas mudanças foram realizadas na interface de utilização do sistema, com relação

Algumas mudanças foram realizadas na interface de utilização do sistema, com relação 1 1. Introdução: Apresentação Iniciando o Power Point Interface Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 2. Utilizando as Guias: Guia Início Guia Inserir Guia Design Guia Animações Guia Revisão Guia de Exibição

Leia mais

Gestão inteligente de despesas. Manual de Utilização - Aplicativo

Gestão inteligente de despesas. Manual de Utilização - Aplicativo Gestão inteligente de despesas Manual de Utilização - Aplicativo Revisão 2-05/02/2016 Lançamento de Km 1 ACESSE O APP Insira seu email corporativo e senha. O APP salvará suas credenciais para mantê-lo

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 450Ui/460Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais