Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/ /04/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Tutorial. Atualização nº 1174 Abril/2016 30/04/2016"

Transcrição

1 1 Manual Tutorial Atualização nº 1174 Abril/ /04/2016

2 01 MÓDULO DE PCP + ENTREGAS U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares Agora é possível efetuar o controle dos itens atuais, entregues e pendentes através do Módulo de PCP e também visualizar a situação no Módulo de Entregas. Estaremos disponibilizando um vídeo de treinamento explicando os detalhes do funcionamento desta nova rotina.

3 3 Área de gerenciamento da OP e seus respectivos itens. Aqui você poderá visualizar a situação dos itens da OP.

4 Caso tenha ocorrido a emissão de alguma Ordem de Entrega OE, será possível efetuar o gerenciamento através desta área. 4 Você poderia estar fazendo uma baixa PARCIAL ou INTEGRAL da OP. Neste exemplo, vamos efetuar uma baixa PARCIAL, ou seja, de alguns itens da OP.

5 Aqui você tem a opção de efetuar a baixa do item SELECIONADO ou de TODOS. Neste caso, vamos efetuar a baixa do item SELECIONADO. 5 Perceba que eu tenho neste item a quantidade de duas peças. Vou informar apenas a baixa de uma peça, ou seja, uma baixa PARCIAL.

6 Pressiono o botão SELECIONADO o nome de quem está entregando ou baixando e informo a quantidade de itens que estou baixando. 6 Perceba que ocorreram mudanças no quadro de baixa. Pressione o botão CONFIRMAR.

7 Pronto! Este item obteve a baixa parcial com sucesso. 7 Agora esta OP saiu do status PENDENTE para PARCIAL, devido a possuir itens com baixa PARCIAL.

8 Pressionando novamente o botão MATERIAIS na área de gerenciamento, verificaremos que o item encontra-se com baixa PARCIAL. 8 No gerenciamento de ORDENS DE ENTREGAS verificaremos que não consta OE emitida para esta OP até o presente momento.

9 Vamos sair do Módulo de Controle de OP no PCP e ir para o Módulo de Ordem de Entrega. 9 Clique aqui para entrar no Módulo de Entregas.

10 Vamos emitir uma Ordem de Entrega, com base na OP anterior de nº e verificar o que acontece. 10 Informe o nº da OP e pressione a tecla ENTER ou o botão PESQUISAR.

11 Veja que a nossa OP está com baixa PARCIAL. Antes não era possível saber quais os itens já haviam sido entregues e o saldo restante pendente. 11 Vamos emitir a nossa OE com base na seleção de 7 itens. Basta pressionar a tecla SHIFT e segurá-la, enquanto pressiona com o mouse os itens desejados. Para desmarcar, masta pressionar a tecla ESC.

12 Como fiz a opção de escolher materiais aleatórios da grade de dados, devo optar por esta escolha na hora de COPIAR os itens. 12 Quando pressiono a opção deseja para copiar os itens é aberta outra grade para gerenciar os itens marcados anteriormente. Como pretendo informar a entrega de apenas um item na BAIXA nº , devo dar duplo clique com o mouse sobre o respectivo item ou pressionar o botão MODIFICAR.

13 Agora basta informar quantos itens estou entregando nesta OE e pronto. 13 No caso, estou entregando neste item, apenas 1 peça. Basta efetuar a modificação no campo específico e os cálculos são atualizados. Pressione o botão APLICA.

14 Veja que o meu item já foi modificado e a OE já está pronta para ser gerada. Pressione o botão CONFIRMAR. 14 Nesta tela eu tenho a opção de CANCELAR a emissão desta OE, sem que tenha havido qualquer modificação em minha OP original. Também posso configurar a ENTREGA, informando o nome do motorista, placa do veículo e observações complementares. Também posso efetuar a troca de endereço da minha ENTREGA, com base em informações já cadastradas no Módulo de Clientes na opção de vinculações. Como não quero fazer nada disso, pressiono o botão GRAVAR.

15 Ainda tenho mais uma opção de revisar os dados ou simplesmente confirmar a emissão da OE, pressionando o botão SIM. 15 Agora na pesquisa, já posso visualizar a minha OE. Pressionando o botão MATERIAIS, poderei visualizar o conteúdo da minha OE. Já em VISUALIZAR, posso gerar um dos 7 modelos de formulários de entregas disponíveis pelo sistema.

16 Na opção MATERIAIS eu posso efetuar modificações nos itens programados para entrega. Por exemplo, no transporte do material até a obra do cliente, uma peça foi danificada. No retorno do motorista e antes de encerrar a OE eu posso informar a ocorrência e o item será estornado novamente para a OP de origem. 16 Também poderia informar outras ocorrências, como por exemplo, a recusa de recebimento do item, neste caso seria ANULADO.

17 Formulário MODELO É muito importante que a pessoa responsável pela entrega, pegue a assinatura e o nome da pessoa que recebeu os materiais para evitar problemas futuros.

18 Aqui você poderá escanear ou digitalizar o canhoto da OE contendo a assinatura e o nome do responsável pelo recebimento e vinculá-lo a respectiva OE, quando retornar da entrega. 18 A imagem digitalizada ou inserida, ficará vinculada a respectiva OE, podendo ser consultada a qualquer momento.

19 Exemplo de canhoto digitalizado. 19 Aqui nós temos dois tipos de relatórios gerenciais: SINTÉTICO e ANALÍTICO. O sintético só poderá ser visualizado após o encerramento da OE. Já o analítico, poderá ser visualizado normalmente.

20 No modo analítico, eu ainda não possuo informações de baixa, pois a OE encontra-se PENDENTE de baixa, mas poderei ter uma visualização da situação parcial da mesma. 20 Pressionando estas setas, poderei visualizar a grade de dados de forma ampla ou reduzir a visualização.

21 Na parte superior, eu tenho a situação atual da OP que gerou esta OE. Eu poderei ter várias OE fazendo referência a esta OP até que todos os itens sejam entregues. 21 Na grade da esquerda, tenho a listagem de todas as OE já emitida para esta OP.

22 Na grade da direita, tenho a relação dos materiais constantes de cada OE emitida. Basta pressionar na grade da esquerda a OE desejada que os itens serão mostrados. 22 Logo na direita da grade, existe um gráfico mostrando como está a situação das entregas da respectiva obra. CONTRATADO, ENTREGUE e PENDENTE. Ele leva em consideração vários fatores paramétricos de cálculos para informar a situação atual. Lembre-se, ele só considera as OE já baixadas ou encerradas.

23 Logo a baixo, temos o botão IMPRIMIR, que permite a visualização de um relatório da situação atual da obra. Estamos melhorando as informações neste relatório e brevemente teremos mais dados importantes, como por exemplo o quantitativo da metragem quadrada por materiais e ambientes cotados. 23

24 Vamos FINALIZAR esta OE e depois voltar em nossa ANÁLISE GERAL. 24

25 25

26 Veja que já houve modificações no layout do nosso reletório gerencial. 26 Eu também posso filtrar na grade os itens desejados.

27 Eu tenho várias opções de filtros. 27 Para cancelar o filtro, basta pressionar este botão.

28 Vamos fechar a grade. 28 Vamos visualizar o nosso relatório novamente.

29 29 Se eu quiser emitir uma nova OE com base nesta OP, poderei fazê-lo a qualquer momento.

30 30 Eu posso efetuar a baixa tanto do Módulo de PCP quanto do Módulo de Entregas. Caso você queira um controle da obra mais preciso e eficiente, recomendamos utilizar sempre o Módulo de Entregas. Para obras ou serviços de menor importância, você pode utilizar o Módulo de PCP.

31 02 MÓDULO DE AGENDAMENTO DE SERVIÇOS MEDIÇÕES Acrescentamos mais um recurso no Módulo de Serviços Medições. Agora também será possível excluir OS emitidas. Clique com o botão direito do mouse sobre o item desejado para ativar o menu flutuante.

32 03 MÓDULO DE EMISSÃO DE PEDIDOS U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares Agora será possível inserir anexos através da área de gerenciamento de Pedidos, mesmo já estando com o status VENDA. Ou seja, agora será possível anexar documentos para os Pedidos com status VENDA e ORÇAMENTO. Selecione o Pedido desejado na grade de dados e depois clique com o botão direito do mouse sobre o item e selecione a opção ANEXOS DO PEDIDO.

33 33

34 34

35 35

36 Também será possível a partir de agora, clonar Pedidos não só de VENDA, mas também ORÇAMENTO. Os itens poderão ser copiados na totalidade ou selecionados na grade e armazenados na memória da tabela e depois colados em um novo Pedido Antes, só era possível clonar os Pedidos em status de ORÇAMENTO e dentro da planilha de edição. Agora, tanto na área de gerenciamento de Pedidos, como na planilha de edição, também poderá ser realizada esta operação.

37 Após selecionar o Pedido desejado, clique com o botão direito do mouse sobre o item e selecione a opção CLONAR PEDIDO. 37 Antes, verifique a necessidade ou não de ZERAR a tebela para evitar resíduos de outras clonagens realizadas. Copie todos os itens da grade ou selecione os de sua preferência. Lembrese que você poderá fazer esta operação em outros Pedidos e ir montando a nova tabela.

38 Para selecionar itens aleatórios, basta clicar com o mouse sobre o primeiro item e depois pressionar a tecla Ctrl + Tecla Esquerda do mouse nos demais itens. 38

39 Você poderá visualizar a tabela de memória, onde os itens clonados estão sendo armazenados. 39 Você poderá abrir outros Pedidos e copiar os itens desejados e ir armazenando na tabela de memória. Depois, basta criar um novo Pedido e colar os itens que foram clonados. Com este recurso, você poderá montar Pedidos, sem precisar redigitar os itens, tornando o trabalho mais rápido e seguro, pois todos os cálculos são realizados de forma automatica pelo sistema.

40 Para desmarcar os itens da grade, basta pressionar a tecla ESC. 40 Para atualizar o seu sistema, utilize a senha que acompanha o arquivo enviado anteriormente por ou informe-se para saber como conseguí-la. Somente os clientes com o suporte INICIAL, BÁSICO, ESPECIAL ou COMPLETO contratado e em dia com os pagamentos, recebem as senhas periódicas de atualizações e demais benefícios inerentes. O do suporte contratado é (suporte.marmoraria@u3sistemas.com.br). Fim

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Table of Contents. mymix 7. Index 0

Table of Contents. mymix 7. Index 0 Table of Contents mymix 7 1 11 - mymix... 7 1147 - Manutenção... de inventário rotativo 7 Como Gerenciar... Manutenção de Inventário Rotativo 7 Montar Inventário... Rotativo/Geral 8 Montar Inventário...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Como Gerar Boletos? FS132

Como Gerar Boletos? FS132 Como Gerar Boletos? FS132 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Envio Referência: FS132 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar boletos através do sistema.

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo abordar o processo para efetuar

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Manual Portal Fornecedor Importação de XML

Manual Portal Fornecedor Importação de XML Manual Portal Fornecedor Importação de XML Sumário 1. Introdução...8 2. Descrição do Processo...9 3. Acesso ao Portal de Fornecedores...10 4. Dados do Fornecedor...11 5. Módulo Nota Fiscal...12 6. Gerenciamento

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 30 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial Table of Contents WinThor 7 1 34 - Gestão... Patrimonial 7 3421 Saída de... bens patrimoniais 7 Como Controlar... a entrada e o cancelamento de nota fiscal 7 Nova nota fiscal de... saída 8 Cancelar nota

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo.

No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo. Menu Consultas No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo. Tipos de Envolvimento Coisa Subtraída, Coisa Extraviada,

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo HISTÓRICO ESCOLAR Guia de Referência

Leia mais

Manual de Vendas Off line Mobile

Manual de Vendas Off line Mobile Manual de Vendas Off line Mobile O Aplicativo de venda off line é muito prático e simples de utilizar, você pode realizar cadastros de cliente, consulta do cadastros, realizar vendas estando off line(sem

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Modulo 04 PREÇOS CGAINFORMÁTICA. Retwin

Modulo 04 PREÇOS CGAINFORMÁTICA. Retwin Modulo 04 0 CGAINFORMÁTICA Retwin PREÇOS Sumário Preços 2 3.1 Configuração Geral... 3 3.2 Manutenção de Preços... 3 3.2.1 Alteração de Preços... 4 3.2.2 Encerramento de Promoção... 5 3.3 Relatórios...

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Manual Loja Virtual 2.0

Manual Loja Virtual 2.0 Conteúdo Acessando o Gestor da Loja Virtual... 2 Trocar sua senha... 2 Meus Dados... 2 Produto... 3 Cadastrar novo produto... 3 Buscar Produto... 3 Subitens do Produto... 4 Categorias do Produto... 4 Itens

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 Brasília/DF, 8 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Prezado(a) Coordenador(a) participante

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento;

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; Será apresentado a tela de boas vindas do sistema; Informe sua senha de acesso ao

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Manual do Usuário ENADE

Manual do Usuário ENADE Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Manual do Usuário ENADE Página - Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Índice 1 Introdução... 3 2 Funcionalidades do ENADE... 3 2.1 Parâmetros Ano-Base...

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis permite o cálculo das curvas de

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços,

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços, ICMS O que é ICMS? O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ou ICMS é um imposto nacional sendo

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando

Leia mais

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 Prezados, Informamos que a partir do dia 18/04/2016, as escolas não poderão mais alterar o estoque através da tela Editar Produto em Estoque. Sendo assim,

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04 ART Eletrônica Guia de Utilização - CRBIO-04 Acesso ao CRBio04 Online Caso seja seu primeiro acesso siga as instruções para criar um login Entre com seu login e senha para emitir uma ART Incluir ART Eletrônica

Leia mais

06/03/

06/03/ Gerando o Relatório Periódico do Contador (NF-e) 06/03/2017 2017 0025.0 01 GERANDO O RELATÓRIO PERIÓDICO DO CONTADOR 2 a) Tenha sempre a certeza de estar com a última atualização do seu emissor de NF-e

Leia mais

Backup. O que é um backup?

Backup. O que é um backup? Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome

Leia mais

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS ASSUNTO: LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 1 DESCRIÇÃO As implementações realizadas na etapa de liberação de produtos do WMS tratam dos seguintes

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Contas a Receber - Veículos

Contas a Receber - Veículos Índice: Recebimento veículos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Recibo de pagamento de veículo Cap. 03 Efetivação de recebimento de veículo Cap. 04 Consulta parcela do pedido de venda Manutenções Cap.

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

FACEBOOK MULTI MESSENGER 3.0 MANUAL PROGRAMA DE ENVIO NO CHAT DO FACEBOOK

FACEBOOK MULTI MESSENGER 3.0 MANUAL PROGRAMA DE ENVIO NO CHAT DO FACEBOOK Menus FACEBOOK MULTI MESSENGER 3.0 MANUAL PROGRAMA DE ENVIO NO CHAT DO FACEBOOK Tela 1 - Início Apenas apresentação do Programa Versão Relatório Versão Versão do programa Menus Botões onde será possível

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

Manual do Usuário reduzido

Manual do Usuário reduzido Manual do Usuário reduzido SIGEP - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE POSTAGENS SIGEP - Sistema de Gerenciamento de Postagens - Manual do Usuário S- SUMÁRIO 1 1 1. APRESENTAÇÃO 1 2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA 1 2.1

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPORÃ SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015

Guia de utilização Sistema Kron de Monitoramento Online Versão 1.0 Setembro 2015 Introdução O sistema Kron de monitoramento, é uma ferramenta WEB que permite, a análise e obtenção de dados e informações do consumo de energia elétrica e demais insumos de forma remota a partir de instrumentos

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO 2003 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DO PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO De acordo com a Instrução Normativa INSS/DC nº

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS Aluno, Nas páginas a seguir você encontrará importantes informações que o ajudará no manuseio do Canal Interativo (Canal 3) e principalmente no aproveitamento do curso. Boa leitura! TUTORIAL PASSO A PASSO

Leia mais

Monitoramento de Trafego

Monitoramento de Trafego Monitoramento de Trafego Rua Lourdes, 560 - Nova Gerty São Caetano do Sul/SP - 09571-470 comercial@scanchip.com.br 11 4239-5544 / 4238-2555 / TIM: 9827-5675/ ID: 35*41*57566 CLARO : 98966-3232 / VIVO:

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GUARITA

MANUAL DO SISTEMA GUARITA MANUAL DO SISTEMA GUARITA Elaborado por: João Paulo Bazzo Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco MANUAL DO SISTEMA GUARITA 1 - INTRODUÇÃO O sistema GUARITA é utilizado para

Leia mais

Manual do Cliente Change Request

Manual do Cliente Change Request Manual do Cliente Change Request Hanston Square Bldg 16º andar 17 San Miguels Ave Ortigas Center, Pasig City Manilla, Filipinas Antônio Alves, 25-28 Vila Santa Tereza CEP 17012-060 Bauru - SP 14 32261898

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais Prodesp Tecnologia da Informação SDS Superintendência Desenvolvimento de Sistemas DVP - Gerência de Desenvolvimento Folha

Leia mais

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro. tutorial

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro.  tutorial Período 14 a 25 de janeiro www.unipe.br tutorial Caro Aluno (a), Esse tutorial irá ajudá-lo (a) no processo de Matrícula para o Semestre 2013.1 do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br)

Leia mais