QUESTÃO 02 (Descritor: classificar os elementos de acordo com a coluna a que ele pertence)- 2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÃO 02 (Descritor: classificar os elementos de acordo com a coluna a que ele pertence)- 2006"

Transcrição

1 QUESTÕES OBJETIVAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS e LIGAÇOES QUÍMICAS QUESTÃO 01 (Descritor: identificar as propriedades periódicas e aperiódicas) Assunto: Propriedades periódicas e aperiódicas Todas as opções correspondem a propriedades periódicas, EXCETO a) Número de nêutrons. b) Caráter metálico. c) Energia de ionização. d) Afinidade eletrônica. QUESTÃO 02 (Descritor: classificar os elementos de acordo com a coluna a que ele pertence) Assunto: Tabela Periódica. A OPÇÃO que contêm um halogênio, um calcogênio e um metal alcalino respectivamente é a) Sódio, Magnésio e Flúor. b) Potássio, Cloro e Enxofre. c) Bromo, Selênio e Césio. d) Iodo, Silício e Frâncio. QUESTÃO 03 (Descritor: ordenar os elementos em função da energia de ionização e eletronegatividade) Assunto: Propriedades periódicas. Em relação à energia de ionização e eletronegatividade, a ordem CRESCENTE dos elementos Flúor, Alumínio, Magnésio, Cálcio e Bário é a) Bário, Cálcio, Alumínio, Magnésio e Flúor. b) Flúor, Alumínio, Magnésio, Cálcio e Bário. c) Bário, Cálcio, Magnésio, Alumínio e Flúor. d) Alumínio, Bário, Magnésio, Flúor e Cálcio.

2 QUESTÃO 04 (Descritor: identificar um elemento através de dados fornecidos pela tabela periódica) Assunto: Tabela periódica. Durante uma aula de química o professor pediu que o aluno identificasse o elemento que representasse as seguintes características: O subnível mais energético é o p 3. É um ametal. Apresenta o segundo nível completo. O ELEMENTO que o professor estava se referindo é a) a)nitrogênio. b) Bismuto. c) Fósforo. d) Silício. QUESTÃO 05 (Descritor: determinar a ordem crescente de energia de ionização na Tabela Periódica) Assunto: Propriedades periódicas A seqüência de energia de ionização está CORRETA em: a) Li > Na > K b) K > Cs > Rb c) C > O > F d) K > Ca > V QUESTÃO 06 (Descritor: associar a energia de ionização com as características de um determinado elemento através de um gráfico) Assunto: Propriedades periódicas. Este gráfico apresenta as quatro primeiras energias de ionização de átomos de um metal pertencente ao terceiro período da tabela periódica: Em relação a esses dados podemos afirmar, EXCETO a) o elemento que corresponde a esse gráfico possui 3 elétrons de valência. b) o gráfico corresponde a um elemento com três níveis de energia preenchidos. c) a energia de ionização cresce com o aumento da carga iônica. d) o quarto elétron retirado ocupa o terceiro nível de energia.

3 QUESTÃO 07 (Descritor: classificar as propriedades em periódicas ou aperiódicas) Assunto: Propriedades periódicas Todas as alternativas indicam uma propriedade periódica, EXCETO a) energia de ionização. b) caráter ametálico ou Eletronegatividade. c) caráter metálico ou Eletropositividade. d) número de massa. QUESTÃO 08 (Descritor: caracterizar a estrutura dos compostos iônicos) Assunto: Compostos iônicos O sal de cozinha NaCl é o composto iônico mais conhecido, devido ao seu uso e importância Podemos dizer que todo composto apresenta uma rede cristalina que possui cátions e ânions. Em relação a esta rede cristalina é correto afirmar, EXCETO a) A força de atração e repulsão existente entre os íons é inversamente proporcional à distância. b) Entre os íons não há nuvem eletrônica, há uma força de atração eletrostática. c) Na ligação iônica há uma transferência de elétrons de uma espécie para outra. d) A ligação é formada por dois elementos metálicos, um perde elétron e o outro ganha. QUESTÃO 09 (Descritor: analisar a estrutura dos compostos iônicos) Assunto: Compostos iônicos Os compostos iônicos no estado sólido não conseguem conduzir corrente elétrica, a RAZÃO para este fato é a) Os compostos possuem uma nuvem eletrônica rígida sendo portanto impossível a passagem de elétrons. b) O compartilhamento de elétrons nos compostos iônicos, impede a transferência de elétrons de um ponto a outro. c) Os compostos iônicos apresentam uma estrutura rígida que não permite a movimentação dos cátions e ânions. d) As cargas presentes no composto iônico impedem a entrada e saída de elétrons na sua estrutura.

4 QUESTÃO 10 (Descritor: identificar tipos de compostos e comparar as propriedades físicas de cada um ) Assunto: Ligação Metálica e Iônica. Observe as figuras: (1) (2) Em relação ao tipo de composto representado por cada figura é correto afirmar, EXCETO a) Os compostos representados pela figura 1 são encontrados no estado sólido, à temperatura ambiente e são quebradiços. b) Na figura 2, o tipo de ligação formada não pode ser explicada pela regra do octeto. c) Na figura 1, existe atração e repulsão somente entre os íons próximos, de acordo com a lei de Coulomb. d) As propriedades dos compostos 2 podem ser explicadas pelos orbitais vazios na camada de valência. QUESTÃO 11 (Descritor: determinar o tipo de composto e as suas propriedades a partir da estrutura representada) Assunto: Ligações químicas. Observe o desenho Em relação às representações podemos afirmar, EXCETO a) a figura 1 representa um composto metálico. b) a figura 2 representa um composto iônico. c) o composto 2 não conduz eletricidade enquanto sólido. d) o composto 2 é maleável e apresenta baixo ponto de fusão.

5 QUESTÃO 12: (Descritor: Correlacionar a estrutura e as interações com a mudança de estado físico.). Assunto: Geometria molecular e estado físico. Quando as substâncias moleculares mudam de estado físico há um aumento ou diminuição das interações intermoleculares durante a mudança. Quando á água passa pelo processo de ebulição, podemos afirmar, EXCETO a) Há um rompimento das ligações de hidrogênio existentes. b) Trata-se de um processo físico e endotérmico. c) As moléculas passam a ter uma maior energia cinética. d) A geometria das moléculas é alterada devido à absorção de calor. QUESTÃO 13 (Descritor: analisar as propriedades dos compostos com base na sua estrutura) ASSUNTO: Propriedades dos compostos Observe a figura: Em relação aos compostos presentes nas figuras é correto afirmar, EXCETO a) As ligações presentes no Fulereno estão mais tencionadas devido à forma esférica. b) Esses compostos são alótropos formados por átomos de carbono. c) A grafita e o Fulereno apresentam elétrons π(pi) na estrutura. d) A grafita possui uma estrutura organizada em camadas, o que explica a sua capacidade como lubrificante. e) Os átomos de carbono, no diamante, adotam uma forma geométrica trigonal plana.

6 QUESTÃO 14 (Descritor: analisar a variação das propriedades periódicas.) ASSUNTO: Propriedades Periódicas A figura abaixo ilustra a variação dos raios atômicos para os elementos representativos (excluídos os metais de transição): Analisando a figura acima, assinale a afirmativa INCORRETA a) Através dessa tabela podemos concluir que em geral os metais apresentam uma maior eletropositividade. b) Os metais não apresentam nenhuma eletronegatividade, ou seja, não tendem a ganhar elétrons. c) O raio aumenta em uma mesma coluna devido ao efeito de blindagem. d) Nos períodos, o raio atômico é determinado pelo número de prótons presentes em cada elemento. e) Os átomos de cloro ganham elétrons mais facilmente do que os de cálcio. QUESTÃO 15 (Descritor: analisar e conceituar as propriedades periódicas)-2005 ASSUNTO: Propriedades periódicas Entende-se como sendo propriedade periódica, aquelas que variam regularmente ao longo da tabela periódica seguindo a ordem crescente de número atômico. O gráfico a seguir mostra a variação do raio atômico para diferentes elementos na tabela periódica. Com base na ilustração, podemos afirmar, EXCETO: a) A carga nuclear é o fator determinante do raio para os elementos de um mesmo período. b) Os metais alcalinos são os elementos de menor energia de ionização. c) É necessário elevado valor de energia para formar cátion com os gases nobres. d) Quanto maior o raio atômico, menor será o caráter metálico do elemento. e) Nas famílias, quanto maior o numero atômico, maior será o raio.

7 QUESTÃO 16 (Descritor: classificar as propriedades em periódicas e aperiódicas) ASSUNTO: Propriedades periódicas Todas as propriedades são consideradas periódicas, EXCETO a) Raio atômico. b) Caráter metálico. c) Eletronegatividade. d) Energia de ionização. e) Número de massa. QUESTÃO 17 (Descritor: analisar as características de diferentes elementos e identificá-los na tabela periódica.) ASSUNTO: Tabela periódica Sejam os seguintes átomos neutros representados pelos símbolos hipotéticos A, B, C, D e E e suas respectivas configurações eletrônicas: Átomo Configuração eletrônica A 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 B 1s 2 2s 2 2p 6 3s 1 C 1s 2 2s 2 2p 6 D 1s 2 2s 2 2p 5 E 1s 2 2s 2 2p 3 Em relação a esse quadro podemos afirmar, EXCETO a) A corresponde ao Magnésio (Mg). b) Apresentam propriedades químicas diferentes. c) O elemento D corresponde a um calcogênio. d) São metais apenas A e B. e) C apresenta a maior energia de ionização.

8 QUESTÃO 18 (Descritor: analisar dados e associar o ponto de ebulição com o tipo de força de atração existente.) ASSUNTO: Ligações químicas Considere as informações relacionadas na tabela abaixo: Substância Temperatura de ebulição / o C H 2Te -2 H 2Se -42 H 2S -60 H 2O 100 Em relação a essa tabela podemos afirmar, EXCETO a) O ponto de ebulição diminui progressivamente do H 2Te ao H 2S. b) A água é a única da tabela que forma ligação de hidrogênio. c) A massa molar também influencia a temperatura de ebulição. d) O H 2Te, o H 2Se e o H 2S são gases a temperatura ambiente. e) O H 2Te apresenta uma interação menos intensa que o H 2Se. QUESTÃO 19 (Descritor: comparar os diferentes tipos de interação entre os sólidos.) ASSUNTO: Ligações químicas Analise os dados da tabela; Sólido Ponto de fusão ( C) Tipo de interação 1 CaF Ligações iônicas 2 CH Dispersão de London 3 SiO Ligações covalentes 4 Ag 962 Ligação metálica Em relação aos dados acima podemos afirmar, EXCETO a) No CaF 2 existe apenas ligação iônica entre os íons. b) O sólido composto por Ag conduz corrente elétrica. c) O CH 4 é um composto molecular apolar. d) O SiO 2 é um composto covalente. e) O CH 4 apresenta força de atração fraca.

9 QUESTÃO 20 (Descritor: associar as propriedades químicas e físicas com o tipo de composto existente.) ASSUNTO: Propriedades dos compostos químicos Um material sólido tem as seguintes características: - apresenta brilho metálico; - é insolúvel em água; - não se funde quando aquecido a 500 ºC; - conduz corrente elétrica no estado sólido; Com base nos modelos de ligação química, pode-se concluir que, provavelmente, trata-se de um SÓLIDO a) iônico. b) covalente. c) molecular. d) metálico. e) apolar. QUESTÃO 21 (Descritor: identificar diferentes tipos de ligação) ASSUNTO: Ligação química O tipo de ligação química existente entre os elementos, depende principalmente da diferença de eletronegatividade. A estrutura abaixo corresponde a uma determinada substância. Em relação à estrutura apresentada podemos afirmar, EXCETO: C A C a) Os elementos apresentam configuração eletrônica semelhante ao gás nobre. b) Há uma grande diferença de eletronegatividade entre os envolvidos. c) A ligação química existente corresponde a uma força de atração eletrostática. d) Esta substância deve apresentar um baixo ponto de fusão. e) A ligação entre os elementos se dá pela transferência de elétrons. QUESTÃO 22 (Descritor : identificar as principais propriedades físicas dos compostos metálicos) ASSUNTO: Propriedades dos compostos químicos São propriedades dos compostos metálicos, EXCETO a) maleabilidade. b) ductibilidade. c) resistência à tração. d) brilho metálico. e) atração magnética. A C C A A C A = Ânion C = Cátion

10 QUESTÃO 23 (Descritor: identificar um sólido molecular e as suas propriedades físicas) ASSUNTO: Propriedades dos compostos orgânicos O Fulereno, também chamado de futeboleno (por ser semelhante a uma bola de futebol) é uma variedade alotrópica do carbono. Observe a figura: Em relação ao Fulereno podemos afirmar, EXCETO a) corresponde a um sólido molecular polar. b) é solúvel em tetracloreto de carbono. c) devido ao formato esférico, as ligações covalentes ficam tensionadas. d) no Fulereno, cada átomo de carbono se liga a três outros. e) suas moléculas interagem-se por Van der Walls. QUESTÃO 24 (Descritor: analisar propriedades físicas de compostos inorgânicos) ASSUNTO: Propriedades dos compostos químicos Ao analisar uma amostra, um estudante conseguiu obter os seguintes dados: -Ponto de fusão = 800 ºC -Não conduz corrente elétrica no estado sólido. -Solúvel em água. -Aumentou o ph da água destilada. Possivelmente, a SUBSTÂNCIA presente na amostra, analisada é a) NaCl b) CaCO 3 c) KCl. d) Fe (s) e) KBr.

11 QUESTÃO 25 (Descritor: interagir intermolecularmente) ASSUNTO; Ligações químicas Em relação aos detergentes e sabões, podemos afirmar, EXCETO e) A eficiência dos sabões e detergentes não é alterada em água dura. QUESTÃO 26 (Descritor: determinar o tipo interação intermolecular existente nos gases nobres)-2005 ASSUNTO: Ligações químicas a) Eles apresentam uma parte polar e outra apolar em sua estrutura. b) Os detergentes não biodegradáveis são acumulados na natureza. c) Não formam uma mistura heterogênea ao entrar em contato com a gordura e a água. d) Os detergentes correspondem a um sal orgânico. Interação dipolo permanente-dipolo permanente. Os gases nobres apresentam uma grande estabilidade. Mesmo quando isolados, eles podem formar ligações químicas, mas geralmente são encontrados isolados, ou seja, como átomos isolados. Quando encontrados na forma isolada, podemos AFIRMAR QUE entre os átomos de gás nobre, existe: a) b) Ligação de hidrogênio. c) Interação dipolo induzido-dipolo induzido. d) Interação íon-dipolo induzido. e) Interação dipolo induzido-dipolo permanente. QUESTÃO 27 (Descritor: determinar a forma geométrica das substâncias através da formula molecular)-2006 ASSUNTO: Geometria das moléculas As substâncias, H 2O, NH 3 e CO 2 apresentam as seguintes FORMAS GEOMÉTRICAS respectivamente a) Angular, linear e linear. b) Tetraédrica, piramidal e linear. c) Angular, piramidal e linear. d) Linear, piramidal e linear. e) Angular, linear e Angular.

12 QUESTÃO 28 (Descritor: identificar o tipo de composto presente a partir das propriedades físicas apresentadas) ASSUNTO: Propriedades dos compostos químicos Um determinado composto apresenta as seguintes características: I. Alto ponto de fusão. II. Conduz corrente elétrica nos estados líquido e sólido. III. Maleável. A partir dessas características, podemos concluir que trata-se de um COMPOSTO a) metálico. b) iônico. c) covalente. d) molecular. e) alótropo. QUESTÕES ABERTAS QUESTÃO 29 (Descritor: analisar estrutura de um composto iônico) Assunto: Ligação iônica C A C A C A A = Ânion C A C C = Cátion A figura mostra a estrutura do NaCl (Cloreto de sódio), principal composto iônico presente no dia-a-dia. Com base na figura e em seu conhecimento a respeito de ligações, responda: a) Como a ligação iônica é formada? b) O que existe entre os íons? c) Apesar de apresentarem um ponto de fusão elevado, a água consegue separar os íons dos compostos iônicos solúveis à temperatura ambiente. Explique como ocorre esse processo de separação pela água.

13 QUESTÃO 30 (Descritor: conceituar ligação metálica) Assunto: Ligação metálica COLOCAR PALHA DE AÇO NA ANTENA DA TV REALMENTE MELHORA A RECEPÇÃO? Depende! A qualidade do som e da imagem é determinada, em primeiro lugar, pela posição da antena em relação à fonte transmissora. Se a antena da sua televisão estiver perfeitamente alinhada com a antena da emissora, a palha de aço só vai piorar a recepção (...).Mas a palha de aço pode funcionar.isso acontece porque o aço, como material condutor, altera o perfil das correntes elétricas no interior da antena. Quando a palha metálica é colocada na ponta dessa vareta, ela passa a captar os sinais transmitidos em todas as direções. Dessa forma uma antena não alinhada pode repassar os sinais mais completos enquanto uma antena alinhada acabaria sofrendo interferências indesejáveis (...). (Super Interessante 2001 pg.31) Com base no texto, responda: a) O aço é um material metálico condutor de energia? Justifique. b) O que é a ligação metálica? c) O uso da palha de aço pode ou não ajudar na captação de sinais? Justifique. QUESTÃO 31 (Descritor: determinar a forma geométrica a partir da fórmula molecular) Assunto: Geometria molecular Um estudante analisou diferentes fórmulas e encontrou para cada substância uma determinada geometria. H 2O - Angular NH 3 - Tetraédrica CH 4 - Linear PCl 3 - Trigonal Plana BF 3 - Piramidal a) Indique qual(is) foi(ram) o(s) erro(s) cometido(s) pelo estudante. b) Indique a forma correta para o(s) erro(s) cometido(s) pelo estudante. QUESTÃO 32 (Descritor: determinar a geometria e a polaridade das ligações e moléculas) Assunto: Geometria molecular e polaridade das moléculas e ligações O dióxido de carbono CO 2 é comumente encontrado na natureza por diversos motivos, por exemplo, como produto da respiração dos seres vivos, produto da combustão de matéria orgânica etc. Ele também é um dos causadores do efeito estufa e da leve acidez das chuvas. Em relação ao dióxido de carbono, responda: a) Qual é a sua forma geométrica? b) As ligações presentes e a molécula como um todo podem ser consideradas como polares ou apolares?

14 QUESTÃO 33 (Descritor: analisar os diferentes tipos de interações com a variação das propriedades físicas) Assunto: Interações intermoleculares Em países de clima frio é comum o acúmulo de neve nas estradas durante o inverno, além de ser retirado por tratores, em alguns casos joga-se sal de cozinha para facilitar a retirada. a) Explique porque o sal facilita a retirada da neve. b) Que tipo de interação surge entre o sal e a neve? QUESTÃO 34 (Descritor: relacionar as propriedades físicas de um material com as interações químicas presentes) Assunto: Interações e propriedades físicas da matéria Considerando três cilindros com a mesma temperatura (ambiente), pressão de 1atm e que em cada cilindro existe respectivamente hidrogênio, hélio e água. a) Cite todas as interações químicas existentes em cada cilindro. b) Justifique o estado físico encontrado para cada substância presente nos cilindros. QUESTÃO 35 (Descritor: relacionar as propriedades físicas de um material com estrutura presente) Assunto: Interações e propriedades físicas da matéria A alotropia consiste a um fenômeno no qual um único elemento pode formar substâncias diferentes, um exemplo clássico é a grafita e o diamante, ambos são formados apenas por átomos de carbono, isso demonstra que a estrutura (não apenas o elemento presente) corresponde a um fator determinante em relação às propriedades físicas e químicas. a) A grafita é comumente usada como lubrificante enquanto o diamante é usado em brocas para perfuração. Explique esse fato. b) Explique por que, apesar de não apresentar a nuvem eletrônica a grafita pode ser considerada um excelente condutor elétrico.

15 QUESTÃO 36 (Descritor: relacionar os diferentes tipos de interações com a variação da massa) Assunto: Interações intermoleculares Observe a tabela abaixo; Substância Temperatura de ebulição em Celsius a 760 mmhg HF + 19,4 HCl - 83,7 HBr - 67,0 HI -35,5 a) Explique porque o HF apresenta um ponto de ebulição superior as demais substâncias. b) Em relação às outras substâncias o que explica ordem crescente de ponto de ebulição. QUESTÃO 37 (Descritor: deduzir o tipo de composto formado através da estrutura e do tipo de elemento envolvido) Assunto: Ligação Iônica. Observe a estrutura: Responda: a) A que tipo de composto essa estrutura pertence? Justifique. b) Considerando que os elementos envolvidos são o Potássio e o Cloro, indique através de uma legenda qual esfera corresponde a cada elemento.

16 QUESTÃO 38 (Descritor: deduzir o tipo de composto formado através da estrutura e classificá-lo) Assunto: Ligação Metálica. Observe a estrutura a) Classifique o composto que apresenta esse tipo de estrutura. Justifique sua resposta. b) Cite duas propriedades físicas desse composto. QUESTÃO 39 (Descritor: analisar a variação da energia de ionização para um determinado elemento) Assunto: Propriedades Periódicas. Observe o quadro que mostra a variação da energia de ionização do carbono. Potencial de Ionização (ev) ,3 24,4 47,9 64,5 391,9 489,8 a) Construa um gráfico de E.I X número de elétrons. b) Explique porque há uma mudança acentuada na E.I. QUESTÃO 40 (Descritor: relacionar as propriedades físicas com o tipo de estrutura do sólido molecular) Assunto: Interações Intermoleculares A água é uma substância que apresenta uma anomalia durante a sua mudança do estado liquido para o sólido e vice-versa em relação às outras substâncias, isso pode facilmente ser comprovado quando enchemos uma garrafa com água e deixamos no congelador até a solidificação, nesse momento observamos que a garrafa quebra por não acompanhar o aumento de volume da água. Considerando as informações acima: a) Construa um desenho para água no estado liquido. b) Explique por que o estado físico sólido apresenta menor densidade? Explique.

17 QUESTÃO 41 (Descritor: reconhecer e classificar os diferentes tipos de sólidos existente) Assunto: Sólidos Ao unir os diferentes tipos de elementos presentes na tabela periódica, temos três tipos de ligações químicas, sendo elas, Metálica, Iônica e Covalente. Com essas ligações é possível formar vários tipos de sólidos. a) Indique quais são os tipos de sólidos existentes. b) Dentre os sólidos citados, algum é capaz de conduzir corrente elétrica enquanto no estado sólido. c) Coloque-os em ordem crescente o ponto de fusão e ebulição. QUESTÃO 42 (Descritor: analisar o tipo de interação intermolecular existente em um sistema) Assunto: Interações Intermoleculares Observe I II H O H H O H Água H O H CH3 C O CH3 C O Acetona CH3 CH3 Com base no desenho exposto, responda a) Que tipo de interação intermolecular é formado no recipiente I e no II, respectivamente? b) Ao misturar o conteúdo do recipiente I com o do II, que tipo de interação intermolecular será formado entre o soluto e o solvente? QUESTÃO 43 (Descritor: elucidar o processo de dissociação dos compostos iônicos quando dissolvidos) Assunto: Interações Intermoleculares Observe O conhecimento de Química nos faz entender melhor alguns fatos que presenciamos no nosso dia-adia, como exemplo temos o sal de cozinha (NaCl=Cloreto de sódio) que apresenta um ponto de fusão alto (equivalente a 800 C), mas pode ser dissociado a temperatura ambiente quando dissolvido em água. A partir das afirmações acima: a) Classifique a água e o cloreto de sódio quanto ao tipo de sólido. b) Explique como a água consegue quebrar o retículo cristalino do NaCl.

18 QUESTÃO 44 (Descritor: relacionar as propriedades físicas com o tipo de interação intermolecular) Assunto: Interações Intermoleculares Observe os compostos CH3 N CH3 CH3 N H H H DIMETILAMINA PE = -7,5 ºC PE= +7,5 C MM= 45g/ MOL METILAMINA PE = + 7,5 C PE= +3 C MM= 59g/ MOL Com base nas estruturas, responda a) Porque a Dimetilamina apresenta um PE superior a Metilamina? b) Que tipo de interação intermolecular existe em cada composto? QUESTÃO 45 (Descritor: deduzir aspectos de um composto a partir da sua fórmula molecular) Assunto: Ligações químicas O dióxido de carbono (CO 2) também conhecido como gelo seco desempenha um papel importante no ciclo da vida em nosso planeta, como exemplo temos a sua participação na fotossíntese, a formação do efeito estufa, etc. Em relação a esse composto, complete: a) A sua ligação é covalente... b) A molécula é... c) A geometria adotada pela molécula é...

19 QUESTÃO 46 (Descritor: deduzir aspectos de um tipo de sólido e as suas propriedades físicas) Assunto: Ligações químicas Com base nos diferentes tipos de sólidos existentes, preencha a tabela: SÓLIDOS IÔNICOS SÓLIDOS METÁLICOS SÓLIDOS COVALENTES SÓLIDOS MOLECULARES UNIDADES FORMADORAS TIPO DE INTERAÇÃO E OU LIGAÇÃO SUBDIVISÃO PONTO DE FUSÃO/EBULIÇ ÃO SOLUBILIDADE EM SOLVENTES POLARES COND. ELÉTRICA NO ESTADO SÓLIDO COND. ELETRICA QUANDO FUNDIDO COND. ELETRICA EM SOLUÇÃO AQUOSA

20 QUESTÃO 47 (Descritor: deduzir aspectos de um composto a partir da sua fórmula molecular) Assunto: Ligações químicas A gasolina comercial apresenta, na sua composição, aproximadamente 20% de álcool etílico (podendo variar de acordo com a região do país), porém, sabemos que o álcool etilico ou etanol também é vendido em uma solução aquosa de aproximadamente 92 % em álcool. Esse comportamento do álcool demonstra uma capacidade do etanol em interagir tanto com a água quanto com a gasolina. Com base no exposto acima: a) Circule e nomeie na fórmula estrutural do etanol a parte polar e a parte apolar. CH3 CH2 OH b) Proponha um método para medir o teor de álcool na gasolina, sabendo apenas que o álcool é mais solúvel na água do que na gasolina. QUESTÃO 48 (Descritor: associar as propriedades periódicas com a organização da tabela periódica) Assunto: Propriedades periódicas e aperiódicas. A Tabela Periódica apresenta uma organização dos elementos colocados na ordem crescente de seus números atômicos, de forma que aqueles com propriedades semelhantes foram agrupados em uma mesma família (mesma coluna da tabela). A partir dessa organização é possível fazer algumas previsões sobre as propriedades dos elementos. a) Dentre os alcalinos, o elemento de maior energia de ionização é: b) Dentre os halogênios, o elemento de menor eletronegatividade é: c) Dentre os calcogênios, o elemento de maior tendência a perder elétron é: QUESTÃO 49 (Descritor: construir a distribuição eletrônica dos elétrons para átomo neutro e íons) Assunto: Distribuição eletrônica. A distribuição de elétrons em um átomo neutro pode ser feita pelo diagrama dos níveis de energia. No entanto, o cientista Linus Pauling criou um diagrama que simplifica essa tarefa e que passou a ser conhecido como Diagrama de Linus Pauling. Em relação à distribuição eletrônica, responda: a) A distribuição eletrônica do átomo neutro de Fe é: b) A distribuição eletrônica do íon Fe 3+ em ordem crescente de energia é;

21 QUESTÃO 50 (Descritor: determinar o tipo interação intermolecular existente nos gases nobres). Assunto: Interações intermoleculares. Os gases nobres apresentam uma grande estabilidade mesmo quando isolados. Eles podem formar ligações químicas, mas geralmente são encontrados como átomos isolados. Que tipo de força existe entre os átomos de um gás nobre confinado em um sistema? QUESTÃO 51 (Descritor: determinar o tipo de ligação química envolvida a partir de um modelo) Assunto: Ligações químicas. As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substâncias, à temperatura ambiente. Com base nas figuras, responda: a) Que tipo de ligação química está presente em cada tipo de sólido? b) Cite uma substância correspondente a cada modelo. QUESTÃO 52 (Descritor: analisar o caráter iônico e covalente das ligações químicas de diferentes compostos.) Assunto: Ligações químicas. É comum encontrarmos pessoas classificando a ligação existente em um composto como se existisse apenas um tipo de ligação envolvida, quando os átomos disputam os elétrons, ou seja, toda ligação apresentação um caráter iônico e covalente. Como exemplo, temos os óxidos HgO, CaO, BaO e CuO que, apesar de terem um predomínio no caráter iônico, também apresentam um caráter covalente. DISPONHA os óxidos HgO, CaO, BaO e CuO em ordem DECRESCENTE. JUSTIFIQUE sua resposta, com base nos valores de eletronegatividade..

22 QUESTÃO 53 (Descritor: demonstrar as forças de atração existentes durante a dissolução de um composto iônico.) Assunto: Ligações químicas. REPRESENTE através de um desenho a solvatação dos íons sódio e cloro ao serem dissolvidos em água. QUESTÃO 54 (Descritor: calcular, através de uma equação, a quantidade de gás carbônico produzido.) Assunto: Ligações químicas. Analise as fórmulas: CO 2, SO 2, CO, NH 3 e H 2O. a) CITE a influência dos elétrons não-ligantes na geometria molecular. b) INDIQUE a geometria adotada por cada composto. QUESTÃO 55 (Descritor: analisar as propriedades químicas e físicas dos compostos a partir da sua estrutura.) Assunto: Ligações químicas. Analise as substâncias: Água, Diamante, Grafite, Oxigênio, Amônia e Gás carbônico. a) CLASSIFIQUE cada substância de acordo com o tipo de sólido correspondente. b) IDENTIFIQUE o sólido que apresenta MAIOR temperatura de fusão. JUSTIFIQUE sua resposta com base na estrutura do composto. QUESTÃO 56 (Descritor: analisar e classificar o tipo de interação existente entre duas substâncias.) Assunto: Ligações químicas. Quando adicionamos em um copo de água um pouco de álcool, percebemos que a mistura formada é homogênea. DESENHE as moléculas de água e álcool interagindo e CLASSIFIQUE o tipo de interação existente. QUESTÃO 57 (Descritor: interpretar as propriedades dos materiais em função da estrutura do composto) Assunto: Ligações químicas A grafita e o diamante são alótropos formados pelo carbono, ao compararmos os dois alótropos, observamos que eles possuem propriedades completamente diferentes, por exemplo, a grafita não permite a passagem da luz enquanto o diamante é translúcido etc. Considerando o enunciado acima, responda: a) O que permite a grafita comportar como lubrificante? Justifique sua resposta em termos de estrutura da matéria. b) Por que o ponto de fusão tanto da grafita quanto do diamante são elevados?

23 QUESTÃO 58 (Descritor: identificar as propriedades periódicas existentes e construir um gráfico que descreve a sua variação na tabela periódica) Assunto: Propriedades periódicas O entendimento do comportamento dos elementos químicos e de suas substâncias é grandemente auxiliado pelas propriedades periódicas. Essas propriedades transformam a tabela periódica em um aparente compêndio de elementos químicos, em uma fonte de informações fundamentais. Em relação às propriedades periódicas e no enunciado acima, responda: a) Cite 3 propriedades periódicas e aperiódicas. b) Construa um gráfico de E.I versus número atômico. QUESTÃO 59 (Descritor: relacionar a estrutura de um composto com as suas características físicas e químicas) Assunto: Ligações Químicas (Metálica) Observe o desenho: a) O que compõe a ligação química existente nessa estrutura? b) Essa estrutura corresponde a que tipo de composto? Justifique QUESTÃO 60 (Descritor: elucidar uma reação de polimerização e classifica-la) Assunto: Interações Intermoleculares. Um erro comum, cometido por alguns alunos, acontece quando afirmam que a ligação de hidrogênio é sempre o tipo de interação intermolecular mais forte do que o dipolo permanente ou Van der Waals. Como prova desse equivoco podemos citar o ponto de ebulição das seguintes substâncias: SUBSTÂNCIA PONTO DE EBULIÇÃO ( C ) TIPO DE INTERAÇÃO H 2O 100 LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO I VAN DER WAALS Com base no exposto, responda: a) Que substância apresenta a interação intermolecular mais forte? Justifique. b) Quando podemos afirmar que em um determinado grupo de substâncias aquela que apresentar a interação do tipo ligação de hidrogênio terá o maior ponto de ebulição? Justifique.

24 QUESTÃO 61 (Descritor: relacionar o tipo de interação existente com o ponto de ebulição) Assunto: Interações Intermoleculares. Observe a tabela HX Temperatura de ebulição em 0 C a 1 atm HF + 19,4 HCl - 83,7 HBr - 67,0 HI - 35,5 O ponto de ebulição das substâncias é definido pelo tipo de interação intermolecular e a sua intensidade nas moléculas, como base nisso: a) Compare as espécies HCl, HBr e HI. Explique o fator que justifica o aumento no ponto de ebulição. b) Explique porque o HF não segue essa tendência. QUESTÃO 62 (Descritor: relacionar o tipo de interação existente com o ponto de ebulição) Assunto: Ligações químicas. Observe a figura Essa estrutura corresponde ao NaCl (Cloreto de sódio), mais conhecido como sal de cozinha. Como todo composto de caráter iônico, ele apresenta as seguintes propriedades: Alto ponto de fusão. Não conduz a corrente elétrica no estado sólido. É quebradiço. Com base no exposto, faça o que se pede: a) Explique por que os compostos iônicos apresentam um alto ponto de fusão. b) Considerando o alto ponto de fusão dos compostos iônicos, explique como a água consegue separar os íons à temperatura ambiente. c) Compare a ligação iônica existe entre os pares 1-2 e 1-7. Explique.

25 QUESTÃO 63 (Descritor: relacionar a estrutura de um composto com as suas características físicas e químicas) Assunto: Interação Intermolecular. Observe a estrutura da água líquida: H H O O H H O H H H O O H H O H H O H O H H H H A água possui um comportamento notável em relação à sua estrutura em diferentes estados físicos, ao contrário de outras substâncias, observa-se que a água ao congelar sofre um aumento de volume, essa anomalia da água explica a existência da vida mesmo em lugares como lagos congelados na superfície. a) Cite o tipo de interação intermolecular existe entre as moléculas da água. b) Represente a estrutura da água no estado sólido. c) Com base na sua representação anterior, explique por que o gelo flutua. QUESTÃO 64 (Descritor: classificar a partir da tabela periódica, o tipo de ligação a ser formada) Assunto: Classificação periódica dos elementos químicos Observe a tabela periódica: A B D K L G I C J H Com base na posição de cada elemento representado pelas letras, responda; a) Qual(is) corresponde(m) a um elemento representativo? b) Usando essas letras escreva a fórmula do composto obtido ao associar B com D. Que tipo de ligação será formada entre ele?

26 QUESTÃO 65 (Descritor: identificar o tipo de interação intermolecular existente em cada substância e relacionar com o respectivo ponto de fusão e ebulição) Assunto: Ligações químicas È comum encontrarmos alguns alunos afirmando que a ligação de hidrogênio é o tipo de interação intermolecular mais forte que existe e essa afirmação fosse sempre verdadeira como explicar o seguinte fato: H 2O I 2 MASSA MOLAR PE ( C ) PF ( C ) Explique por que apesar de não apresentar a ligação de hidrogênio entre as suas moléculas, o I 2 apresenta um PF e PE maior que água. QUESTÃO 66 (Descritor: comparar os diferentes pontos de ebulição de acordo com a substância e explicar os fatores que levam a essa diferença) Assunto: Ligações químicas. Considere as informações relacionadas na tabela abaixo: Substância Temperatura de ebulição / o C H 2Se -42 H 2S -60 H 2O 100 a) Explique por que a água apresenta o ponto de ebulição mais alto que as outras substâncias, mesmo tendo uma massa menor. b) Explique por que o H 2S tem o ponto de ebulição menor que o H 2Se, apesar de apresentar uma diferença de eletronegatividade. QUESTÃO 67 (Descritor: analisar estrutura da matéria) Assunto: Estrutura da matéria Leia o texto: Quem inventou o vidro? Sua verdadeira origem é incerta, mas costuma ser atribuída aos antigos egípcios, já que os objetos mais antigos feitos com esse material datados em 4500 anos foram encontrados em seu território. O vidro é obtido aquecendo uma mistura de sílica (areia-sio 2), soda cáustica e sal em alta temperatura, de 1700 C, até as três substâncias derreterem e em seguida cristalizarem... Fonte: Mundo estranho (Super Interessante-Ed. 3/Abril 2002) a) O vidro é um composto molecular, covalente ou iônico? b) Explique por que o vidro é considerado líquido a temperatura ambiente. c) É possível datar um artefato de vidro por carbono-14? Explique. Sua resposta.

Colégio Saint Exupéry

Colégio Saint Exupéry Colégio Saint Exupéry Apostila QUÍMICA No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas

Leia mais

Química Inorgânica Aula 3

Química Inorgânica Aula 3 Química Inorgânica Aula 3 Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira LIGAÇÕES QUÍMICAS O que são Ligações Químicas? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois átomos.

Leia mais

1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3,

1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3, 1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3, para formação de flocos com a sujeira da água; cloro, C 2, para desinfecção;

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES trimestral Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUIS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 Conteúdo: Referência para estudo: Sites

Leia mais

Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox

Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox 1 Aluno(a): Nº.: Série: Turma: Data: / / Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox 01 - O ferro faz parte da molécula de hemoglobina

Leia mais

Polaridade e Geometria Molecular

Polaridade e Geometria Molecular Polaridade e Geometria Molecular Prof. Leandro Zatta Prof. Leandro Zatta 1 Conceitos Prof. Leandro Zatta 2 Eletronegatividade Polaridade de ligação Momentos de dipolo Geometria molecular Modelo de ligação

Leia mais

5- Formam substância iônica do tipo AB 2 A) III e I B) III e II C) IV e I D) V e I E) V e II

5- Formam substância iônica do tipo AB 2 A) III e I B) III e II C) IV e I D) V e I E) V e II LIGAÇÕES QUÍMICAS 1- Uma ligação de caráter acentuadamente iônico se estabelece quando os átomos participantes da ligação: A) possuem números de oxidação acentuadamente diferentes. B) apresentam elétrons

Leia mais

Educação para toda a vida

Educação para toda a vida LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES Noções sobre Ligações Químicas Regra do Octeto Ligação Iônica ou Eletrovalente Ligação Covalente ou Molecular Ligação Metálica Teoria do Octeto Todos os elementos buscam formas

Leia mais

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra.

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando menos o ácido que passa a ser o mais fraco entre os listados.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Química 1. Considere a tabela a seguir, onde estão relacionados os pontos de fusão e de ebulição de algumas substâncias sob

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno:

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno: 1 Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina:. Aluno: Turma: Exercícios de Fixação englobando conteúdos das Aulas 1-4. Orientação: Escolha um livro de Química Geral disponível na biblioteca e resolva os

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO. 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO. 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por: a) Ca (Z = 20) e F (Z = 9) b) Na (Z = 11) e S (Z = 16) c) K (Z = 19) e O (Z = 8)

Leia mais

Química A Extensivo V. 4

Química A Extensivo V. 4 Química A Extensivo V. 4 Exercícios Para iniciar o estudo das ligações químicas é interessante conhecer o esquema de formulação a partir das famílias. Veja: Quando se tem as famílias A dos elementos que

Leia mais

Modelos atômicos. Modelo de Bohr

Modelos atômicos. Modelo de Bohr Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

Tabela Periódica (localização e propriedades)

Tabela Periódica (localização e propriedades) Tabela Periódica (localização e propriedades Questão 01 Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica, respectivamente, como a um gás nobre, um metal alcalino

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S

C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2014 CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia o ato de classificar

Leia mais

1

1 Níveis de dificuldade das Questões Fácil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Médio Difícil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão PUCRS 2005 Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano

Leia mais

Períodos (linhas contínuas) Por isso a tabela é chamada de periódica. Algumas propriedades se comportam de maneira periódica.

Períodos (linhas contínuas) Por isso a tabela é chamada de periódica. Algumas propriedades se comportam de maneira periódica. Química (profª Simone) Aula 4 - Tabela Periódica Você já colecionou algo? Quando essa coleção vai aumentando surge à necessidade de organização. Os químicos ao longo dos tempos foram descobrindo cada vez

Leia mais

Aula II - Tabela Periódica

Aula II - Tabela Periódica Aula II - Tabela Periódica Tutora: Marcia Mattos Pintos Rio Grande, 16 agosto de 2014. Revisão Átomo: Unidade fundamental da matéria; Partes do átomo: núcleo e eletrosfera. Carga Elétrica das partículas

Leia mais

10- (UNESP) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos.

10- (UNESP) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. TABELA PERIÓDICA 1- (UNITAU) Considere as seguintes afirmações: I - Quanto menor o raio do íon, maior será sua quantidade de elétrons quando comparado com seu átomo. II - O potencial de ionização aumenta

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS - FARMÁCIA PRINCÍPIOS FÍSICO-QUÍMICOS APLICADOS À FARMÁCIA

FACULDADE PITÁGORAS - FARMÁCIA PRINCÍPIOS FÍSICO-QUÍMICOS APLICADOS À FARMÁCIA FCULDDE PITÁORS - FRMÁCI PRINCÍPIOS FÍSICO-QUÍMICOS PLICDOS À FRMÁCI LIÇÕES QUÍMICS E INTERÇÕES INTERMOLECULRES 3) (UFM 97) O etanol (álcool etílico, CH 3 CH 2 OH) é um líquido menos denso que a água.

Leia mais

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea. Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura

Leia mais

EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS

EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS Questão 1 O cloreto de tionila, SOCl 2, é um importante agente de coloração e um importante agente oxidande em química

Leia mais

Ligações Químicas s 2 p 6

Ligações Químicas s 2 p 6 ÉRIE RUM A ITA ENIN PRÉ-UNIVERITÁRI PRFER(A) ÉRGI MAT ALUN(A) EDE Nº TC TURMA TURN DATA / / QUÍMICA Ligações Químicas s p 6 Conceitos De todos os elementos químicos conhecidos, somente os gases nobres

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS MECÂNICA QUÂNTICA E OS ORBITAIS ATÔMICOS 1926 Físico austríaco Erwin Schrödinger Equação de onda de Schrödinger Incorpora tanto o comportamento ondulatório como o de partícula

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino

LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino 1) Indique o período e o grupo dos elementos abaixo : a) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 1 b) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 c) 1s 2 2s 2 2p 6 d) 1s

Leia mais

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados

Leia mais

Distribuição Eletrônica Tabela Periódica

Distribuição Eletrônica Tabela Periódica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Distribuição Eletrônica Tabela Periódica Orbitais e Números Quânticos N o Quântico Principal Camada Subcamada

Leia mais

Química A Extensivo V. 3

Química A Extensivo V. 3 Química A Extensivo V. 3 Exercícios 01) Respostas: a) Z = 17 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 5 Cl 3 período b) Z = 20 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 Ca 4 período c) Z = 32 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p

Leia mais

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei 01. Durante um experimento, seu professor de química pediu que você identificasse as soluções aquosas presentes em cada um dos béqueres (A, B, C) apresentados na figura a seguir. Dois béqueres do experimento

Leia mais

Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons?

Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons? As questões feitas pelos alunos estão separadas por tópicos: DISTRIBUIÇÃO ELETRONICA Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons? Resolva a distribuição eletrônica

Leia mais

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres:

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres: Questão 01) Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

1ª série / EM. a) HSe e HS. d) H2Se e H2S. c) HSe e H2S. e) H3Se e H3S

1ª série / EM. a) HSe e HS. d) H2Se e H2S. c) HSe e H2S. e) H3Se e H3S SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1ª TURMA(S): DISCIPLINA:

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com 4

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 5 LIGAÇÕES QUÍMICAS Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte dos

Leia mais

Estruturas dos sólidos

Estruturas dos sólidos Estruturas dos sólidos Empacotamento denso de esferas Existem duas opções para a terceira camada de esferas: A terceira camada fica eclipsada com a primeira (arranjo ABAB). Esse é chamado de empacotamento

Leia mais

Previsão das cargas iônicas O número de elétrons que um átomo perde está relacionado com a sua posição na tabela periódica.

Previsão das cargas iônicas O número de elétrons que um átomo perde está relacionado com a sua posição na tabela periódica. Aula 4 Formação de cátions e ânions Ligações químicas Ións e compostos iônicos Em geral: átomos metálicos tendem a perder elétrons para se transformarem em cátions; íons não-metálicos tendem a ganhar elétrons

Leia mais

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + +

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + + Ácido: CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRENIUS Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon CN O ( aq ) CN ( aq ) Na realidade, o íon, quando em

Leia mais

~ 1 ~ IX Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2010 PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES

~ 1 ~ IX Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2010 PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES Questão 2: Abaixo se encontra um esquema ilustrando dois frascos, um com água e outro com álcool. No quadro têm-se três diferentes materiais, A, B e C, todos sólidos e insolúveis em água e álcool. Considerando

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS

PROPRIEDADES PERIÓDICAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que o: a) hidrogênio é um metal alcalino localizado na 1ª coluna. b) nitrogênio

Leia mais

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 03 João Roberto Mazzei 01. (UNICAMP 1994) Considere três substâncias CH 4, NH 3 e H 2O e três temperaturas de ebulição: 373K, 112K e 240K. Levando-se em conta a estrutura e a polaridade das moléculas destas substâncias, pede-se:

Leia mais

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Tipos de Ligação Química Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Iônicas Covalentes Metálicas Ligações químicas 1 Representações de Lewis Numa ligação química só intervêm os eletrons de valência,

Leia mais

Ligação iônica. Prof. Leandro Zatta

Ligação iônica. Prof. Leandro Zatta Ligação iônica Prof. Leandro Zatta A molecule is an aggregate of two or more atoms in a definite arrangement held together by chemical forces. H 2 H 2 O NH 3 CH 4 A diatomic molecule contains only two

Leia mais

Tabela Periódica Parte 2. Classificação dos elementos

Tabela Periódica Parte 2. Classificação dos elementos Aula 6 07/04/2016 Tabela Periódica Parte 2 Classificação dos elementos - De acordo com as propriedades físicas dos elementos, eles são subdividos em: Metais: Esses são a maioria dos elementos da tabela

Leia mais

Propriedades Físicas - Química Orgânica

Propriedades Físicas - Química Orgânica UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE CHAPADÃO DO SUL - CPCS Curso: AGRONOMIA E ENG. FLORESTAL Disciplina: Química Orgânica 2o semestre / 2011 - Química Orgânica Profa.: Matildes Blanco

Leia mais

Substâncias Puras e Misturas

Substâncias Puras e Misturas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES Substâncias Puras e Misturas Elementos Químicos

Leia mais

- LIGAÇÕES QUÍMICAS -

- LIGAÇÕES QUÍMICAS - (Uel 2006) Algumas substâncias sólidas são caracterizadas pela repetição organizada de estruturas individuais, constituindo sólidos com formas geométricas definidas - os cristais. Por exemplo, o cloreto

Leia mais

Prof. M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes

Prof. M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes Ligações químicas, símbolos e a regra do octeto Prof. M.Sc. Maron Stanley S.. Gomes Ligação química: é a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Ligação covalente: resulta do compartilhamento

Leia mais

Ligações Iônicas. Tipos de Ligações

Ligações Iônicas. Tipos de Ligações Ligações Iônicas Tipos de Ligações Existem diversos tipos de ligações para se considerar quando analisar a composição química de um composto. Uma ligação pode ser definida como uma força que prende grupos

Leia mais

Propriedades térmicas em Materiais

Propriedades térmicas em Materiais FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Propriedades térmicas em Materiais Noções importantes para entendermos os mecanismos de transporte através dos materiais

Leia mais

Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q1 2015/2016 10 ºAno de escolaridade Data: 30 de outubro de 2015

Leia mais

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica.

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. SUBSTÂNCIA (Material Puro): material formado

Leia mais

WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA

WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA O PRINCÍPIO... Dos atuais 115 elementos químicos conhecidos,cerca de 60 já haviam sido isolados e estudados em 1869,quando o químico russo Dmitri Mendeleev se destacou

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 8 Conceitos básicos b de ligação química David P. White Ligações químicas, símbolos s de Lewis e a regra do octeto Ligação química: é a força atrativa que mantém

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio Aluno (a): Turma n Modelo de Bohr e distribuição eletrônica em níveis e subníveis. Classificação Periódica dos Elementos Químicos Propriedades

Leia mais

Centro Universitário Anchieta

Centro Universitário Anchieta Gabarito: Grupo 17/VII-A e Grupo 18/VIII-A 1) Amostras dos gases nitrogênio, oxigênio e cloro foram recolhidas, não necessariamente nessa ordem, em recipientes rotulados A, B e C. Cada recipiente contém

Leia mais

Concentrações. Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre

Concentrações. Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS TABELA PERIÓDICA A grande diversidade de elementos químicos levou à sua organização de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. A Tabela Periódica que hoje conhecemos foi sofrendo alterações

Leia mais

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Forças Intermoleculares - Ponto de Fusão - Ponto de Ebulição - Polaridade - Solubilidade

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. Toda e qualquer alteração que a matéria venha a sofrer é denominada de transformação ou fenômeno. Algumas transformações (fenômenos) são reversíveis, isto é, podem ser desfeitas

Leia mais

Dicas de Química Tasso

Dicas de Química Tasso Dicas de Química Tasso Questão 01) Considere a reação química representada pela equação: 2Fe 2 S 3(s) + 6H 2 O (l) +3O 2(g) 4Fe(OH) 3(s) +6S (s) Calcule a quantidade de (em mols) de Fe(OH) 3 que pode ser

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA É A QUÍMICA DO CARBONO E SEUS COMPOSTOS. MOLÉCULAS ORGÂNICAS

QUÍMICA ORGÂNICA É A QUÍMICA DO CARBONO E SEUS COMPOSTOS. MOLÉCULAS ORGÂNICAS É A QUÍMICA DO CARBONO E SEUS COMPOSTOS. MOLÉCULAS ORGÂNICAS Um dos objetivos da Química Orgânica é relacionar a estrutura de uma molécula e suas reações, para poder estudar as etapas que ocorrem em cada

Leia mais

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos.

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos. 01. Os compostos mostrados são respectivamente amina primária, amina secundária e amina terciária. O composto III, por não apresentar ligações (pontes) de hidrogênio, é o menos solúvel em água, tornando

Leia mais

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo Concentração 01)Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) os reatantes

Leia mais

Metais. Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino.

Metais. Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino. Ligações Metálicas Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino. Metais Não pode ser explicado pela teoria das ligações covalentes o arranjo dos metais não segue o padrão

Leia mais

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976.

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. Introdução à Eletroquímica 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. INTRODUÇÃO Eletroquímica: estuda as relações entre efeitos

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Prof. Emiliano Chemello Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Professor Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Questões Resoluções Os óxidos básicos (Oxigênio ligado a um metal de

Leia mais

TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP. FABIANO OSCAR DROZDA

TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP. FABIANO OSCAR DROZDA TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br 1 AULA 02 ESTRUTURA ATÔMICA e LIGAÇÃO ATÔMICA CAPÍTULO 02 CALLISTER 5 a Ed. 2 ESTRUTURA ATÔMICA Modelo atômico de Bohr

Leia mais

Materiais cerâmicos Definições

Materiais cerâmicos Definições MATERIAIS CERÂMICOS Materiais cerâmicos Definições São compostos inorgânicos formados pela combinação de elementos metálicos e não metálicos. Do ponto de vista das ligações químicas, estas podem ser totalmente

Leia mais

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas.

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas. Química Orgânica I Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas Aula 4 (Parte I) Profa. Alceni Augusta Werle Profa Tânia Márcia Sacramento

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS Termoquímica: Estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante os processos de interesse da Química,

Leia mais

Questão Aula. Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Questão Aula. Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Questão Aula Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q1 2015/2016 10 ºAno de escolaridade Duração: 90 minutos Nome: N.º 8 páginas

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1 TRIMESTRE Química 1ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Átomo Molécula

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos Escola Secundária de Casquilhos Teste 1 de Física e Química A 10º ANO 22/10/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação 1. Os átomos dos isótopos e do carbono têm (A) números atómicos

Leia mais

Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas. Mais estáveis que elementos individuais

Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas. Mais estáveis que elementos individuais LIGAÇÕES QUÍMICAS Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas Mais estáveis que elementos individuais Por que os átomos de diferentes elementos se combinam

Leia mais

M A S S A S E M E D I D A S

M A S S A S E M E D I D A S M A S S A S E M E D I D A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 > Prof. Agamenon Roberto ATOMÍSTICA www.agamenonquimica.com 2 MASSAS E MEDIDAS UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u.m.a.) Para pesar ou medir algo se torna

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA Questão 1 O ácido carbônico é formado quando se borbulha o dióxido de carbono em água. Ele está presente em águas gaseificadas e refrigerantes. Em solução aquosa, ele pode sofrer duas dissociações conforme

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre 1. Se a reação A + B C tiver uma constante de equilíbrio maior do que 1, qual das seguintes indicações está correta? a) A reação não é espontânea.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A tabela periódica foi desenvolvida a partir da segunda metade do século XIX e permitiu sistematizar os conhecimentos sobre as propriedades dos elementos químicos. Ao longo dos anos, diversas versões foram

Leia mais

HOMOGÊNEO HETEROGÊNEO

HOMOGÊNEO HETEROGÊNEO Sistemas materiais HOMOGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA? SIMPLES MISTURA HOMOGÊNEA? COMPOSTA SISTEMA? HETEROGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA HETEROGÊNEA Sistema É parte do universo físico f que contenha ou não matéria,

Leia mais

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e Seletiva para a Olimpíada Ibero-americana de Química - 2000 Exame aplicado em 27.05.2000 Somente as questões de números 1 a 6 serão consideradas na composição

Leia mais

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Química Prof. Rogério 2016 Química Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet 1º MOMENTO - Propriedades básicas da matéria - Tabela periódica - Estrutura

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO QUÍMICA CURSO APOIO 15. O sulfato de sódio é um composto utilizado na indústria de celulose e na fabricação de detergentes. Por apresentar grande afinidade por água, pode ser encontrado na forma de um

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova:

Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova: Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova: 1. (UFAC) O gráfico abaixo mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, usualmente utilizado como solvente para lipídeos.

Leia mais

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63 MODELOS ATÔMICOS 1- (UFMG) Com relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é A) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia. B) o elétron emite energia ao passar de

Leia mais

Distribuição Eletrônica- Aula Cursinho TRIU- 21/05/12. Elétrons. K (n=1) L(n=2) M(n=3) N(n=4) O(n=4) P(n=5) Q(n=6) 2 8 18 32 32 18 8

Distribuição Eletrônica- Aula Cursinho TRIU- 21/05/12. Elétrons. K (n=1) L(n=2) M(n=3) N(n=4) O(n=4) P(n=5) Q(n=6) 2 8 18 32 32 18 8 Cursinho pré-vestibular- TRIU Prof: Luciana Assis Terra Distribuição Eletrônica- Aula Cursinho TRIU- 21/05/12 Átomo Núcleo Eletrosfera Elétrons Eletrosfera Camadas (níveis) Subcamadas (subníveis) Obs:

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,

Leia mais

REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA

REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA Histórico da tabela periódica Organizar os elementos químicos em grupos com a finalidade de facilitar o estudo das substâncias derivadas destes, tem sido tarefa árdua,

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 A termoquímica é parte da termodinâmica e corresponde ao segmento da química que compreende as trocas de calor e seus efeitos nas substâncias e reações químicas. Os primeiros

Leia mais

Mg + 2 Cl MgCl2 E, como terceiro exemplo, a reação entre o alumínio e o. Al + 3 F AlF3 Como podemos observar, o número de íons que se.

Mg + 2 Cl MgCl2 E, como terceiro exemplo, a reação entre o alumínio e o. Al + 3 F AlF3 Como podemos observar, o número de íons que se. I. INTRODUÇÃO. Existe uma grande quantidade de substâncias na natureza e, isto se deve à capacidade de átomos iguais ou diferentes se combinarem entre si. Um grupo muito pequeno de átomos aparece na forma

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Química. Data: 10/11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012

2ª Ficha de Avaliação de Química. Data: 10/11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 2ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Data: /11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 1. Lê, com atenção o texto: Metais expostos aos elementos sofrem naturalmente danos devidos

Leia mais

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio CARGAS ELÉTRICAS Por Jonathan T. Quartuccio Há muito tempo o homem vem estudando fenômenos relacionados a eletricidade. Na Grécia antiga, o fenômeno de atração entre corpos já era observado quando se atritava

Leia mais

Estudo da Química. Profº André Montillo www.montillo.com.br

Estudo da Química. Profº André Montillo www.montillo.com.br Estudo da Química Profº André Montillo www.montillo.com.br Química Definição: Química - do egípcio kēme (chem) que significa "terra. É a ciência que estuda as substâncias da natureza, os elementos que

Leia mais

a) apenas I. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I e II. e) todas. Profa. Graça Porto

a) apenas I. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I e II. e) todas. Profa. Graça Porto www.agraçadaquímica.com.br BANCO DE QUESTÕES - FÍSICO-QUÍMICA ELETRÓLISE (12 questões) 1. (UFF) Quando uma solução aquosa de Li 2 SO 4 é eletrolizada, os produtos formados no ânodo e no cátodo são, respectivamente:

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS PARTE 2

PROPRIEDADES COLIGATIVAS PARTE 2 PROPRIEDADES COLIGATIVAS PARTE 2 1. (Adaptado) Tendo em vista o momento em que um líquido se encontra em equilíbrio com seu vapor, leia atentamente as afirmativas abaixo: I. A evaporação e a condensação

Leia mais