10- (UNESP) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10- (UNESP) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos."

Transcrição

1 TABELA PERIÓDICA 1- (UNITAU) Considere as seguintes afirmações: I - Quanto menor o raio do íon, maior será sua quantidade de elétrons quando comparado com seu átomo. II - O potencial de ionização aumenta à medida que o raio atômico aumenta em uma família. III - A afinidade eletrônica será maior quando o raio atômico diminuir. Indique a alternativa correta: A) Todas são verdadeiras. B) Somente III é verdadeira. C) Somente II e III são verdadeiras. D) Somente I é verdadeira. E) Todas são falsas. 2- (CESGRANRIO) O bário é um metal utilizado em velas para motores, pigmento para papel e fogos de artifício. A respeito de algumas características do bário, assinale a opção INCORRETA: A) Tem altos pontos de fusão e de ebulição. B) Conduz bem a corrente elétrica no estado sólido. C) Forma composto iônico quando se liga ao flúor. D) Pertence à família dos metais alcalino-terrosos. E) Tende a receber 2 elétrons quando se liga ao oxigênio. 3- (UFES) Os íons O 2-, F -, Na +, Mg 2+ e Al 3+ possuem todos os mesmos números de elétrons. O que possui o maior raio iônico é A) Al 3+ B) F - C) Mg 2+ D) Na + E) O 2-4- (UEL) A análise da localização dos elementos químicos na tabela periódica permite inferir que A) o selênio é mais eletronegativo do que o cloro. B) o arsênio tem 3 elétrons de valência. C) a energia de ionização do sódio é maior do que a do césio. D) alumínio e silício pertencem à mesma família. E) bismuto e nitrogênio têm igual eletronegatividade. 5- (UFMG) Todas as alternativas contêm propriedades cujos valores aumentam à medida que cresce o número atômico dos elementos em um mesmo período da Tabela Periódica, EXCETO A) A energia de ionização. B) O caráter ácido dos óxidos. C) O caráter covalente das ligações elemento-cloro. D) O número de elétrons de valência. E) O número de níveis de energia preenchidos. 6- (UFMG) Considere os hidretos formados pelos elementos do grupo 16 da Tabela Periódica. Nesses hidretos, o aumento do número atômico dos elementos é acompanhado de A) aumento da polaridade das ligações covalentes. B) aumento do número de oxidação dos elementos. C) aumento do tamanho da molécula. D) diminuição da acidez. E) diminuição do comprimento das ligações covalentes. 7- (UNESP) Os elementos que: 1) formam óxidos que em água produzem soluções básicas; 2) têm a primeira energia de ionização pequena e a segunda muito maior; 3) em água liberam hidrogênio gasoso, são: A) halogênios.

2 B) calcogênios. C) metais de transição. D) metais alcalinos-terrosos. E) metais alcalinos. 8- (CESGRANRIO) Assinale a afirmativa correta quanto aos metais alcalino-terrosos: A) O Ba tem maior caráter metálico que o Mg; B) O Sr tem 1ª energia de ionização maior que o Ca; C) São mais eletronegativos que os halogênios; D) Tem pontos de fusão mais baixos que seus vizinhos respectivos, metais alcalinos; E) Formam óxidos de fórmula geral M 2 O (MACKENZIE) A respeito dos átomos 12 Mg, 15 P, 19 K, 9 F, são feitas as afirmações: I - O raio atômico do magnésio é menor do que o seu raio iônico. II - O raio atômico do fósforo é menor do que o seu raio iônico. III - O potássio é mais eletropositivo que o flúor. IV - O fósforo é mais eletronegativo que o flúor. São corretas, apenas: A) I e III. B) I e II. C) II e III. D) III e IV. E) II e IV. 10- (UNESP) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que A) I e II são líquidos à temperatura ambiente. B) III é um gás nobre. C) VII é um halogênio. D) o raio atômico de IV é maior que o de V e menor que o de IX. E) VI e X apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas. 11- (PUCRS) O rubídio é utilizado nas células fotoelétricas e o silício na fabricação de artefatos microeletrônicos. Comparando esses elementos, é correto afirmar que: A) O silício possui maior raio atômico. B) O silício apresenta maior afinidade eletrônica. C) O rubídio possui maior energia de ionização. D) O silício é menos eletronegativo. E) O rubídio apresenta menor tendência a perder elétrons. 12- (UFPE) A eletronegatividade e o raio atômico dos elementos são duas propriedades periódicas e, portanto, importantes para prevenção das características químicas dos compostos. Os primeiros cinco elementos do grupo 2 (metais alcalinos-terrosos) são: Be, Mg, Ca, Sr e Ba, em ordem crescente do número atômico. Com o aumento do número atômico ao longo do grupo, podemos afirmar que: A) A eletronegatividade e o raio atômico crescem. B) A eletronegatividade cresce e o raio atômico decresce. C) A eletronegatividade e o raio atômico decrescem. D) A eletronegatividade decresce e o raio atômico cresce. E) A eletronegatividade se mantém, enquanto o raio atômico cresce. 13- (PUC-RJ) Considere as afirmações sobre elementos do grupo I da tabela periódica: I São chamados metais alcalinos. II Seus raios atômicos crescem com o número atômico.

3 III Seu potencial de ionização aumenta com o número atômico. IV Se caráter metálico aumenta com o número atômico. Dentre as afirmações, são VERDADEIRAS: A) I e II. B) III e IV. C) I, II e IV. D) II, III e IV. E) I, II, III e IV. 14- (UNIFOR) Considerando a posição dos elementos na tabela periódica, pode-se afirmar que, dentre os metais indicados abaixo, o de maior densidade é: A) Sódio. B) Zinco. C) Alumínio. D) Ouro. E) Cobre. 15- (ITA) Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons? A) raio do Na + < raio do Na. B) raio do Na + < raio do F -. C) raio do Mg 2+ < raio do O 2-. D) raio do F - < raio do O 2-. E) raio do F - < raio do Mg (UNIFOR) Considere as afirmações: I. Quanto maior a tendência do átomo de perder elétrons, maior será sua eletronegatividade. II. Quanto maior a tendência do átomo de ganhar elétrons, maior será seu caráter metálico. III. Nos dois primeiros períodos da Tabela Periódica, a eletronegatividade (medida pela energia liberada quando elétron é adicionado a um átomo) cresce dos metais alcalinos para os halogênios. Dessas afirmações, A) somente I é correta. B) somente II é correta. C) somente III é correta. D) somente I e II são corretas. E) I, II, III são corretas. 17- (UNIFOR) O metal potássio reage vigorosamente com água, produzindo hidrogênio gasoso e solução fortemente alcalina. Outros metais que devem ter comportamento semelhante são o A) zinco e o cádmio. B) cromo e o níquel. C) alumínio e o magnésio. D) lítio e o sódio. E) cobre e a prata. 18- (UNIFOR) Na tabela periódica I. Os elementos são colocados, nos períodos, em ordem crescente de sua reatividade química. II. Os elementos do mesmo grupo (ou família) têm propriedades químicas semelhantes. III. No grupo 17 (VIIA) estão os halogênios, cujos átomos, nas reações químicas, tendem a compartilhar pares de elétrons com outros átomos formando uma ligação covalente (por cada par) ou ganhar elétrons, por átomo, formando ânions monovalentes. É correto afirmar, SOMENTE A) I B) II C) III D) I e II E) II e III 19- (FURG) Para as espécies isoeletrônicas considere as seguintes afirmações:

4 I) O íon Al 3+ é o de menor raio entre os íons apresentados. II) O íon Na + é o de menor raio entre os íons apresentados. III) A ordem decrescente em tamanho para esses íons é: Na +, Mg 2+, Al 3+. Assinale a alternativa que apresenta (a)s afirmativa(s) correta(s). A) II e III. B) I e II. C) I. D) II. E) I e III. 20- (FURG) Assinale a alternativa que apresenta a comparação correta, em relação aos raios de átomos e íons. A) raio do Mg 2+ > raio do O 2 B) raio do Na + > raio do Na C) raio do Na + > raio do F D) raio do F > raio do Mg 2+ E) raio do F > raio do O (ITA) Em relação ao tamanho de átomos e íons são feitas as afirmações seguintes: I- O Cl (g) é menor do que o Cl (g) II- O Na + (g) é menor do que o Na (g) III- O Ca +2 (g) é maior do que o Mg +2 (g) IV- O Cl (g) é maior do que o Br (g) Das afirmações acima estão corretas apenas: A) II B) I e II C) II e III D) I, III e IV E) II, III e IV 22- (PUCRS) A energia mínima necessária para arrancar um elétron de um átomo no estado fundamental e gasoso é chamada de energia de ionização. Sabendo-se que a energia de ionização do elemento fósforo é 1012 kj/mol e do elemento argônio é 1521 kj/mol, é correto admitir que a energia de ionização do elemento é 1251 kj/mol. A) sódio B) potássio C) arsênio D) cloro E) neônio 23- (PUCRS) Considere as seguintes informações, relativas aos elementos genéricos X, Y e Z. I. X está localizado no grupo dos metais alcalinos terrosos e no 4 o período da tabela periódica. II. Y é um halogênio e apresenta número atômico 35. III. Z é um gás nobre que apresenta um próton a mais que o elemento Y. A análise das afirmativas permite concluir corretamente que A) X é mais eletronegativo que Y. B) Y apresenta ponto de ebulição maior que X. C) Z apresenta grande capacidade de se combinar com Y. D) X, Y e Z apresentam propriedades químicas semelhantes. E) Z tem maior potencial de ionização do que X ou Y. 24- (PUCRS) Considerando-se os metais alcalinos, é INCORRETO afirmar que A) são leves (baixa densidade). B) são macios (pode-se cortar com uma faca). C) apresentam baixa eletronegatividade. D) reagem rapidamente com a água formando ácidos. E) perdem um (1) elétron com facilidade. 25- (UFPR) A tabela periódica dos elementos permitiu a previsão de elementos até então desconhecidos. Mendeleev chegou a fazer previsões (posteriormente confirmadas) das

5 propriedades físicas e químicas de alguns elementos que vieram a ser descobertos mais tarde. Acerca disso, considere a seguinte tabela: Dadas as propriedades dos elementos A e B, na tabela apresentada, seguindo o raciocínio de Mendeleev, assinale a alternativa correta sobre o elemento de número atômico 13. A) A sua energia de ionização é maior que 801 kj mol -1. B) A sua energia de ionização é maior que 787 kj mol -1, porém menor que 801 kj mol -1. C) O seu raio atômico é maior que 83 pm, porém menor que 117 pm. D) O seu raio atômico é maior que 117 pm. E) A sua eletronegatividade é maior que 2, (PUCRS) Comparando o cloro e o sódio, os dois elementos químicos formadores do sal de cozinha, é correto afirmar que A) o cloro tem menor energia de ionização. B) o sódio tem raio atômico maior. C) o sódio tem maior afinidade eletrônica. D) os íons de ambos são isoeletrônicos. E) ambos pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica. 27- (PUCRS) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que A) o rubídio é o elemento de menor raio do 5 0 período. B) o silício é mais eletronegativo que o enxofre. C) o xenônio é o elemento de maior energia de ionização do 5 0 período. D) o chumbo é mais eletropositivo que o bário. E) o magnésio é menos reativo que o alumínio. 28- (PUCRS) Diuréticos são substâncias que estimulam a excreção de íons como Na +, K +, Cl e HCO 3. É correto afirmar que A) o íon sódio tem raio maior que o átomo que lhe deu origem. B) o íon potássio tem raio maior que o íon cloreto. C) o íon hidrogeno-carbonato, ao se combinar com o íon sódio, dá origem a um composto ácido. D) o íon potássio e o íon cloreto são espécies isoeletrônicas. E) o íon cloreto tem raio menor que o átomo que lhe deu origem. 29- (PUCRS) Analise as afirmativas a seguir, referentes a alguns metais. I. Usa-se em utensílios domésticos pela resistência à corrosão, pois passiva-se em presença do oxigênio. II. Usa-se na produção de aço, por sua alta resistência à tração. III. Forma uma liga denominada latão, que serve, quando fundida ao cobre, para a produção de objetos. IV. Aplica-se em placas de vidro para a fabricação de espelhos. Os elementos descritos nas afirmativas são, respectivamente, os metais A) alumínio, zinco, estanho e platina. B) ferro, alumínio, chumbo e cromo. C) níquel, carbono, zinco e prata. D) alumínio, ferro, zinco e prata. E) ferro, alumínio, estanho e prata. 30- Analise o gráfico a seguir, que mostra as eletronegatividades de oito elementos representativos do terceiro período da tabela periódica, em ordem aleatória de posição, designados genericamente por A, B, C, D, E, F, G, H.

6 A análise do gráfico permite concluir que A) os elementos F, G e H são metais. B) o elemento C tem elevada tendência a oxidar-se, e o elemento D, a reduzir-se. C) os elementos B e G formam um composto iônico ao combinarem-se entre si. D) o elemento A tem tendência a reduzir-se, ficando com a mesma configuração eletrônica do elemento E. E) o elemento E é um metal alcalino. 31- (UCS) Em geral, os metais, como o cobre, o magnésio e o alumínio, são bons condutores de eletricidade. Isso, em função da facilidade com que os elétrons se movimentam, uma vez que se encontram livres nos metais. A estrutura dos metais é formada por cátions fixos cercados por um mar de elétrons provenientes da camada de valência. A interação dos elétrons livres com os cátions determina a estrutura cristalina e as propriedades dos metais. A facilidade de movimentação dos elétrons nos metais é explicada pela A) alta energia de ionização. B) baixa energia de ionização. C) natureza das ligações iônicas. D) alta eletronegatividade. E) transferência de elétrons. 32- (UCS) A posição dos elementos na Tabela Periódica permite prever as fórmulas das substâncias que contêm esses elementos e os tipos de ligação apropriados a essas substâncias. Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos com propriedades semelhantes estão agrupados em uma mesma: A) Linha horizontal. B) Órbita. C) Família. D) Série. E) Camada de valência. 33-(UFC) Sobre as propriedades periódicas dos elementos, NÃO podemos afirmar corretamente: A) muitas propriedades físicas como a densidade, o ponto de fusão e o ponto de ebulição estão relacionadas com o tamanho dos átomos; B) quanto mais negativo for o valor da afinidade eletrônica, maior é a tendência do átomo receber o elétron; C) quando um átomo se converte em um cátion, seu tamanho aumenta porque sua carga nuclear efetiva diminui; D) os elétrons mais facilmente removíveis de um átomo dos elementos de transição são os da camada de valência. 34- (UFC) O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons provenientes de superfícies metálicas, através da incidência de luz de freqüência apropriada. Tal fenômeno é diretamente

7 influenciado pelo potencial de ionização dos metais, os quais têm sido largamente utilizados na confecção de dispositivos fotoeletrônicos, tais como: fotocélulas de iluminação pública, câmeras fotográficas, etc. Com base na variação dos potenciais de ionização dos elementos da Tabela Periódica, assinale a alternativa que contém o metal mais susceptível a exibir o efeito fotoelétrico. A) Fe B) Hg C) Cs D) Mg E) Ca 35- (UFSM) A prática do cultivo em lavouras que são plantadas ano após ano leva ao esgotamento de nutrientes do solo. Para repor esses nutrientes, são usados os fertilizantes. Um fertilizante com nitrogênio, fósforo e potássio contém nitrato (NO 3 ), fosfatos (H 2 PO 4 e HPO 4 2 ) e potássio (K + ), sendo dessa forma a absorção desses elementos pelas raízes das plantas. Em relação aos elementos N, P e K, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das afirmações a seguir: ( ) O nitrogênio, fósforo e potássio são elementos representativos. ( ) Tanto o nitrogênio quanto o fósforo pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica. ( ) O raio atômico do elemento nitrogênio é maior que o raio atômico do elemento potássio. ( ) O potássio tem caráter metálico, enquanto o nitrogênio e o fósforo são não-metais. A sequência correta é A) V V V F. B) V F V F. C) V F F V. D) F V F F. E) F F F V. 36- (UCS) Em geral, os metais, como o cobre, o magnésio e o alumínio, são bons condutores de eletricidade. Isso, em função da facilidade com que os elétrons se movimentam, uma vez que se encontram livres nos metais. A estrutura dos metais é formada por cátions fixos cercados por um mar de elétrons provenientes da camada de valência. A interação dos elétrons livres com os cátions determina a estrutura cristalina e as propriedades dos metais. A facilidade de movimentação dos elétrons nos metais é explicada pela A) alta energia de ionização. B) baixa energia de ionização. C) natureza das ligações iônicas. D) alta eletronegatividade. E) transferência de elétrons. 1-B 2-E 3-E 4-C 5-E 6-C 7-E 8-A 9-C 10-D 11-B 12-D 13-C 14-D 15-E 16-C 17-D 18-E 19-E 20-D 21-C 22-D 23-E 24-D 25-D 26-B 27-C 28-D 29-D 30-C 31-B 32-C 33-C 34-C 35-C 36-B

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES trimestral Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUIS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 Conteúdo: Referência para estudo: Sites

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO. 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO. 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º ENSINO MÉDIO 01. Utilizando o esquema de Lewis, dê o íon-fórmula dos compostos constituídos por: a) Ca (Z = 20) e F (Z = 9) b) Na (Z = 11) e S (Z = 16) c) K (Z = 19) e O (Z = 8)

Leia mais

Aula II - Tabela Periódica

Aula II - Tabela Periódica Aula II - Tabela Periódica Tutora: Marcia Mattos Pintos Rio Grande, 16 agosto de 2014. Revisão Átomo: Unidade fundamental da matéria; Partes do átomo: núcleo e eletrosfera. Carga Elétrica das partículas

Leia mais

Química A Extensivo V. 3

Química A Extensivo V. 3 Química A Extensivo V. 3 Exercícios 01) Respostas: a) Z = 17 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 5 Cl 3 período b) Z = 20 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 Ca 4 período c) Z = 32 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p

Leia mais

Colégio Saint Exupéry

Colégio Saint Exupéry Colégio Saint Exupéry Apostila QUÍMICA No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino

LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino LISTA DE EXERCÍCIOS - Tabela Periódica Prof. MSc. Fernanda Palladino 1) Indique o período e o grupo dos elementos abaixo : a) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 1 b) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 c) 1s 2 2s 2 2p 6 d) 1s

Leia mais

Tabela Periódica (localização e propriedades)

Tabela Periódica (localização e propriedades) Tabela Periódica (localização e propriedades Questão 01 Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica, respectivamente, como a um gás nobre, um metal alcalino

Leia mais

Períodos (linhas contínuas) Por isso a tabela é chamada de periódica. Algumas propriedades se comportam de maneira periódica.

Períodos (linhas contínuas) Por isso a tabela é chamada de periódica. Algumas propriedades se comportam de maneira periódica. Química (profª Simone) Aula 4 - Tabela Periódica Você já colecionou algo? Quando essa coleção vai aumentando surge à necessidade de organização. Os químicos ao longo dos tempos foram descobrindo cada vez

Leia mais

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados

Leia mais

C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S

C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S C L A S S I F I C A Ç Ã O P E R I Ó D I C A D O S E L E M E N T O S Q U Í M I C O S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2014 CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia o ato de classificar

Leia mais

EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS

EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS EXERCÍCIOS CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS Questão 1 O cloreto de tionila, SOCl 2, é um importante agente de coloração e um importante agente oxidande em química

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS

PROPRIEDADES PERIÓDICAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que o: a) hidrogênio é um metal alcalino localizado na 1ª coluna. b) nitrogênio

Leia mais

1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3,

1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3, 1. (G1 - ifsul 2016) Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, A 2(SO 4) 3, para formação de flocos com a sujeira da água; cloro, C 2, para desinfecção;

Leia mais

Distribuição Eletrônica Tabela Periódica

Distribuição Eletrônica Tabela Periódica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Distribuição Eletrônica Tabela Periódica Orbitais e Números Quânticos N o Quântico Principal Camada Subcamada

Leia mais

Tabela Periódica Parte 2. Classificação dos elementos

Tabela Periódica Parte 2. Classificação dos elementos Aula 6 07/04/2016 Tabela Periódica Parte 2 Classificação dos elementos - De acordo com as propriedades físicas dos elementos, eles são subdividos em: Metais: Esses são a maioria dos elementos da tabela

Leia mais

WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA

WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA WELLINGTON ESTUDO DA TABELA PERIODICA O PRINCÍPIO... Dos atuais 115 elementos químicos conhecidos,cerca de 60 já haviam sido isolados e estudados em 1869,quando o químico russo Dmitri Mendeleev se destacou

Leia mais

Educação para toda a vida

Educação para toda a vida LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES Noções sobre Ligações Químicas Regra do Octeto Ligação Iônica ou Eletrovalente Ligação Covalente ou Molecular Ligação Metálica Teoria do Octeto Todos os elementos buscam formas

Leia mais

Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox

Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox 1 Aluno(a): Nº.: Série: Turma: Data: / / Estudos de Recuperação para Oportunidade Adicional 2010-2º TRIMESTRE Tabela Periódica, Ligações Químicas e Nox 01 - O ferro faz parte da molécula de hemoglobina

Leia mais

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres:

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres: Questão 01) Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre

Leia mais

Química A Extensivo V. 4

Química A Extensivo V. 4 Química A Extensivo V. 4 Exercícios Para iniciar o estudo das ligações químicas é interessante conhecer o esquema de formulação a partir das famílias. Veja: Quando se tem as famílias A dos elementos que

Leia mais

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra.

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando menos o ácido que passa a ser o mais fraco entre os listados.

Leia mais

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS TABELA PERIÓDICA A grande diversidade de elementos químicos levou à sua organização de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. A Tabela Periódica que hoje conhecemos foi sofrendo alterações

Leia mais

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63 MODELOS ATÔMICOS 1- (UFMG) Com relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é A) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia. B) o elétron emite energia ao passar de

Leia mais

Química Inorgânica Aula 3

Química Inorgânica Aula 3 Química Inorgânica Aula 3 Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira LIGAÇÕES QUÍMICAS O que são Ligações Químicas? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois átomos.

Leia mais

Previsão das cargas iônicas O número de elétrons que um átomo perde está relacionado com a sua posição na tabela periódica.

Previsão das cargas iônicas O número de elétrons que um átomo perde está relacionado com a sua posição na tabela periódica. Aula 4 Formação de cátions e ânions Ligações químicas Ións e compostos iônicos Em geral: átomos metálicos tendem a perder elétrons para se transformarem em cátions; íons não-metálicos tendem a ganhar elétrons

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

5- Formam substância iônica do tipo AB 2 A) III e I B) III e II C) IV e I D) V e I E) V e II

5- Formam substância iônica do tipo AB 2 A) III e I B) III e II C) IV e I D) V e I E) V e II LIGAÇÕES QUÍMICAS 1- Uma ligação de caráter acentuadamente iônico se estabelece quando os átomos participantes da ligação: A) possuem números de oxidação acentuadamente diferentes. B) apresentam elétrons

Leia mais

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei 01. Durante um experimento, seu professor de química pediu que você identificasse as soluções aquosas presentes em cada um dos béqueres (A, B, C) apresentados na figura a seguir. Dois béqueres do experimento

Leia mais

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + +

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + + Ácido: CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRENIUS Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon CN O ( aq ) CN ( aq ) Na realidade, o íon, quando em

Leia mais

Modelos atômicos. Modelo de Bohr

Modelos atômicos. Modelo de Bohr Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr

Leia mais

Metais. Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino.

Metais. Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino. Ligações Metálicas Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino. Metais Não pode ser explicado pela teoria das ligações covalentes o arranjo dos metais não segue o padrão

Leia mais

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976.

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. Introdução à Eletroquímica 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. INTRODUÇÃO Eletroquímica: estuda as relações entre efeitos

Leia mais

Ligação iônica. Prof. Leandro Zatta

Ligação iônica. Prof. Leandro Zatta Ligação iônica Prof. Leandro Zatta A molecule is an aggregate of two or more atoms in a definite arrangement held together by chemical forces. H 2 H 2 O NH 3 CH 4 A diatomic molecule contains only two

Leia mais

Material Extra de Química

Material Extra de Química Material Extra de Química TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS d) Energia de Ionização: _ NÍVEL BÁSICO 01. Os elementos da tabela periódica encontram-se em ordem crescente de: a) Número de massa.

Leia mais

REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA

REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA REVISÃO VESTIBULAR TABELA PERIÓDICA Histórico da tabela periódica Organizar os elementos químicos em grupos com a finalidade de facilitar o estudo das substâncias derivadas destes, tem sido tarefa árdua,

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Química. Data: 10/11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012

2ª Ficha de Avaliação de Química. Data: 10/11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 2ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Data: /11/2011 Turma:12ºA Ano letivo: 2011/2012 1. Lê, com atenção o texto: Metais expostos aos elementos sofrem naturalmente danos devidos

Leia mais

1ª série / EM. a) HSe e HS. d) H2Se e H2S. c) HSe e H2S. e) H3Se e H3S

1ª série / EM. a) HSe e HS. d) H2Se e H2S. c) HSe e H2S. e) H3Se e H3S SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1ª TURMA(S): DISCIPLINA:

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Química 1. Considere a tabela a seguir, onde estão relacionados os pontos de fusão e de ebulição de algumas substâncias sob

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS MECÂNICA QUÂNTICA E OS ORBITAIS ATÔMICOS 1926 Físico austríaco Erwin Schrödinger Equação de onda de Schrödinger Incorpora tanto o comportamento ondulatório como o de partícula

Leia mais

Ligações Químicas s 2 p 6

Ligações Químicas s 2 p 6 ÉRIE RUM A ITA ENIN PRÉ-UNIVERITÁRI PRFER(A) ÉRGI MAT ALUN(A) EDE Nº TC TURMA TURN DATA / / QUÍMICA Ligações Químicas s p 6 Conceitos De todos os elementos químicos conhecidos, somente os gases nobres

Leia mais

Centro Universitário Anchieta

Centro Universitário Anchieta Gabarito: Grupo 17/VII-A e Grupo 18/VIII-A 1) Amostras dos gases nitrogênio, oxigênio e cloro foram recolhidas, não necessariamente nessa ordem, em recipientes rotulados A, B e C. Cada recipiente contém

Leia mais

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea. Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno:

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno: 1 Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina:. Aluno: Turma: Exercícios de Fixação englobando conteúdos das Aulas 1-4. Orientação: Escolha um livro de Química Geral disponível na biblioteca e resolva os

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Prof. Emiliano Chemello Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Professor Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Questões Resoluções Os óxidos básicos (Oxigênio ligado a um metal de

Leia mais

Tabela Periódica - Avançada

Tabela Periódica - Avançada 1. (UERJ/2011) Considere as quatro caixas abaixo, que contêm diferentes materiais residuais de uma indústria: eletronegatividade do outro d) ser um não- e sua última camada 3s 2 3p 2 3p 2. 3. (FUVEST SP/2010)

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,

Leia mais

Disciplina: Química Átomos e Moléculas e Tabela Periódica

Disciplina: Química Átomos e Moléculas e Tabela Periódica Disciplina: Química Átomos e Moléculas e Tabela Periódica CURSO DE GRADUAÇÃO Prof. MSc: Fernanda Palladino Belo Horizonte, 12 de março de 2013 Atomos Estrutura e as Principais características do átomo.

Leia mais

PERÍODO CAMADA NÚMERO DE ELEMENTOS

PERÍODO CAMADA NÚMERO DE ELEMENTOS I. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas semelhantes facilita a

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio

ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio ROTEIRO DE ESTUDOS DE QUÍMICA 2 etapa/14 1 Série Ensino Médio Aluno (a): Turma n Modelo de Bohr e distribuição eletrônica em níveis e subníveis. Classificação Periódica dos Elementos Químicos Propriedades

Leia mais

Configuração Eletrônica

Configuração Eletrônica Configuração Eletrônica 1) (ITA) Considere as seguintes espécies químicas no estado gasoso, bem como os respectivos átomos assinalados pelos algarismos romanos: Os orbitais híbridos dos átomos assinalados

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

VIII OSEQUIM Olimpíada Sergipana de Química 1ª. Etapa Modalidade A

VIII OSEQUIM Olimpíada Sergipana de Química 1ª. Etapa Modalidade A Bom dia aluno! Está é a prova da primeira etapa da OSEQUIM, Olimpíada Sergipana de Química 2014, modalidade A, para alunos que se encontram cursando o 1º. Ano do ensino médio em 2014. Confira se a sua

Leia mais

M A S S A S E M E D I D A S

M A S S A S E M E D I D A S M A S S A S E M E D I D A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 > Prof. Agamenon Roberto ATOMÍSTICA www.agamenonquimica.com 2 MASSAS E MEDIDAS UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u.m.a.) Para pesar ou medir algo se torna

Leia mais

4.1. Tabela Periódica e a configuração electrónica dos elementos

4.1. Tabela Periódica e a configuração electrónica dos elementos 4.1. Tabela Periódica e a configuração electrónica dos elementos Breve história O químico alemão Johann Döbereiner, por volta de 1830, descobriu que havia conjuntos de três elementos com propriedades semelhantes

Leia mais

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo Concentração 01)Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) os reatantes

Leia mais

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso.

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso. 1. (Udesc 2014) O enunciado Em um mesmo átomo, não podem existir dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos refere-se a(ao): a) Princípio da Exclusão de Pauli. b) Princípio da Conservação

Leia mais

Exercícios de Química Configuração Eletrônica

Exercícios de Química Configuração Eletrônica Exercícios de Química Configuração Eletrônica 1) (UFPR-1999) Uma das estratégias da indústria cosmética na fabricação de desodorantes baseia-se no uso de substâncias que obstruem os poros da pele humana,

Leia mais

Prof. M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes

Prof. M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes Ligações químicas, símbolos e a regra do octeto Prof. M.Sc. Maron Stanley S.. Gomes Ligação química: é a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Ligação covalente: resulta do compartilhamento

Leia mais

Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons?

Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons? As questões feitas pelos alunos estão separadas por tópicos: DISTRIBUIÇÃO ELETRONICA Qual será a distribuição eletrônica em subníveis do sódio (Na) depois de ganhar 2 elétrons? Resolva a distribuição eletrônica

Leia mais

Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Exame de Recuperação Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q1 2015/2016 10 ºAno de escolaridade Data: 30 de outubro de 2015

Leia mais

~ 1 ~ IX Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2010 PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES

~ 1 ~ IX Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul 2010 PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES Questão 2: Abaixo se encontra um esquema ilustrando dois frascos, um com água e outro com álcool. No quadro têm-se três diferentes materiais, A, B e C, todos sólidos e insolúveis em água e álcool. Considerando

Leia mais

Materiais cerâmicos Definições

Materiais cerâmicos Definições MATERIAIS CERÂMICOS Materiais cerâmicos Definições São compostos inorgânicos formados pela combinação de elementos metálicos e não metálicos. Do ponto de vista das ligações químicas, estas podem ser totalmente

Leia mais

II OLimpíada Brasileira de Química Júnior - Fase II

II OLimpíada Brasileira de Química Júnior - Fase II II OLimpíada Brasileira de Química Júnior - Fase II 17/10/2009 - II OBQjr 2009 INSTRUÇÕES: II Olimpíada Brasileira de Química Júnior Exames - Fase II 1. A prova consta de 25 questões, cada uma contém quatro

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

Mg + 2 Cl MgCl2 E, como terceiro exemplo, a reação entre o alumínio e o. Al + 3 F AlF3 Como podemos observar, o número de íons que se.

Mg + 2 Cl MgCl2 E, como terceiro exemplo, a reação entre o alumínio e o. Al + 3 F AlF3 Como podemos observar, o número de íons que se. I. INTRODUÇÃO. Existe uma grande quantidade de substâncias na natureza e, isto se deve à capacidade de átomos iguais ou diferentes se combinarem entre si. Um grupo muito pequeno de átomos aparece na forma

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 8 Conceitos básicos b de ligação química David P. White Ligações químicas, símbolos s de Lewis e a regra do octeto Ligação química: é a força atrativa que mantém

Leia mais

a) apenas I. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I e II. e) todas. Profa. Graça Porto

a) apenas I. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I e II. e) todas. Profa. Graça Porto www.agraçadaquímica.com.br BANCO DE QUESTÕES - FÍSICO-QUÍMICA ELETRÓLISE (12 questões) 1. (UFF) Quando uma solução aquosa de Li 2 SO 4 é eletrolizada, os produtos formados no ânodo e no cátodo são, respectivamente:

Leia mais

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Tipos de Ligação Química Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Iônicas Covalentes Metálicas Ligações químicas 1 Representações de Lewis Numa ligação química só intervêm os eletrons de valência,

Leia mais

Ligações Químicas e Materiais.

Ligações Químicas e Materiais. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Química Geral Ligações Químicas e Materiais. Aycvacv Cacbdahc PROFESSORA: Shaiala Aquino São forças que unem átomos formandos moléculas,

Leia mais

1

1 Níveis de dificuldade das Questões Fácil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Médio Difícil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão PUCRS 2005 Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano

Leia mais

Eletroquímica - pg 1. É, em palavras simples, o acúmulo e movimentação de elétrons em um material condutor, geralmente um metal

Eletroquímica - pg 1. É, em palavras simples, o acúmulo e movimentação de elétrons em um material condutor, geralmente um metal ELETROQUÍMICA Eletroquímica - pg 1 Na eletroquímica estuda-se a energia elétrica e sua influência nas reações e transformações químicas. Neste estudo serão necessários alguns conhecimentos prévios e, caso

Leia mais

A História da Tabela Periódica

A História da Tabela Periódica A História da Tabela Periódica Um pré-requisito necessário para construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag),

Leia mais

Lista de Exercícios Estequiometria

Lista de Exercícios Estequiometria Lista de Exercícios Estequiometria Átomos e Mols de Átomos Fonte: Química Geral, Vol. 1 John B. Russel 1. Calcule a massa atômica do elemento X, dado que 2,02 x l0 6 átomos de X têm uma massa de 1,70 x

Leia mais

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica.

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. SUBSTÂNCIA (Material Puro): material formado

Leia mais

Ligações Iônicas. Tipos de Ligações

Ligações Iônicas. Tipos de Ligações Ligações Iônicas Tipos de Ligações Existem diversos tipos de ligações para se considerar quando analisar a composição química de um composto. Uma ligação pode ser definida como uma força que prende grupos

Leia mais

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações

Leia mais

Dicas de Química Tasso

Dicas de Química Tasso Dicas de Química Tasso Questão 01) Considere a reação química representada pela equação: 2Fe 2 S 3(s) + 6H 2 O (l) +3O 2(g) 4Fe(OH) 3(s) +6S (s) Calcule a quantidade de (em mols) de Fe(OH) 3 que pode ser

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA 1. O elemento cloro apresenta dois isótopos mais abundantes na natureza, um com 18 nêutrons e o outro com 20 nêutrons. a) Determine os números de massa desses dois isótopos do cloro.

Leia mais

www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Assunto: Eletroquímica Folha 4.2 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UDESC 2009) O hidrogênio tem sido proposto como o combustível "ecológico", já que a sua reação de combustão com

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (TABELA PERIÓDICA)

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (TABELA PERIÓDICA) CLASSIICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (TAELA PERIÓDICA). INTRODUÇÃO Na tabela periódica compacta, os elementos químicos são dispostos em ordem crescente de número atômico. A forma compacta da tabela periódica

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 5 LIGAÇÕES QUÍMICAS Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte dos

Leia mais

Distribuição Eletrônica Números Quânticos

Distribuição Eletrônica Números Quânticos Distribuição Eletrônica Números Quânticos 01. (UFPR-91) Relativamente à configuração eletrônica 2s 2 2p 6 3s 2, são corretas as afirmações: 01. É uma configuração impossível, já que existem elétrons no

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SÓLIDOS SÓLIDOS CRISTALINOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SÓLIDOS SÓLIDOS CRISTALINOS CLASSIFICAÇÃO DOS SÓLIDOS Uma das principais formas de classificar os sólidos é em função da organização tridimensional da sua estrutura microscópica. Desta perspetiva, é possível classificá-los como cristalinos

Leia mais

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO A DESCOBERTA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS Após Dalton ter apresentado sua teoria atômica, em 1808, na qual sugeria que os átomos eram indivisíveis, maciços

Leia mais

Substâncias Puras e Misturas

Substâncias Puras e Misturas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES Substâncias Puras e Misturas Elementos Químicos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 9: Conteúdo 16 ELETROQUÍMICA Objetivos: Compreender os conceitos fundamentais para o estudo de eletroquímica. Determinar o número de oxidação dos elementos presentes em uma substância. Reconhecer

Leia mais

Proposta de Resolução

Proposta de Resolução A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO 160933 Direção Regional de Educação do Centro Ficha de Trabalho Módulo Q1 Física e Química CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

2º BIMESTRE NOME: N : 1 ANO

2º BIMESTRE NOME: N : 1 ANO NOME: N : 1 ANO 2º BIMESTRE Questão 01 - (IFSC) A Tabela Periódica atualmente adotada no mundo inteiro segue padrões estabelecidos pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada),

Leia mais

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX.

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Átomos Moléculas Íons Biomoléculas Estrutura da Matéria Matéria é formada por Átomos Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Os átomos dificilmente existem livres e possuem grande tendência

Leia mais

PROF: Alex LISTA 14 DATA: 26/ 09 / 2010

PROF: Alex LISTA 14 DATA: 26/ 09 / 2010 NOME: PROF: Alex LISTA 14 DATA: 26/ 09 / 2010 UFSC (Química Geral) 01 - (UFSC/2003) Dada a reação química expressa pela equação: ah 3 PO 4 + bna 2 O cna 3 PO 4 + dh 2 O e, sendo: (A) + (B) (C) + (D) os

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA Questão 1 O ácido carbônico é formado quando se borbulha o dióxido de carbono em água. Ele está presente em águas gaseificadas e refrigerantes. Em solução aquosa, ele pode sofrer duas dissociações conforme

Leia mais

Propriedades térmicas em Materiais

Propriedades térmicas em Materiais FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Msc. Patrícia Correa Propriedades térmicas em Materiais Noções importantes para entendermos os mecanismos de transporte através dos materiais

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas. Mais estáveis que elementos individuais

Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas. Mais estáveis que elementos individuais LIGAÇÕES QUÍMICAS Por que os átomos de diferentes elementos se combinam para formar compostos? Moléculas Formadas Mais estáveis que elementos individuais Por que os átomos de diferentes elementos se combinam

Leia mais

Polaridade e Geometria Molecular

Polaridade e Geometria Molecular Polaridade e Geometria Molecular Prof. Leandro Zatta Prof. Leandro Zatta 1 Conceitos Prof. Leandro Zatta 2 Eletronegatividade Polaridade de ligação Momentos de dipolo Geometria molecular Modelo de ligação

Leia mais

EXAME 2014. Questões Objetivas

EXAME 2014. Questões Objetivas Questões Objetivas RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01 (Peso 1) A alternativa que contém o elemento de maior raio atômico é a: A) Na B)

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 13/06/2015 ENSINO MÉDIO - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada), cada uma com 4

Leia mais

Aula 20 REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes

Aula 20 REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO. Eliana Midori Sussuchi Samísia Maria Fernandes Machado Valéria Regina de Souza Moraes Aula 20 REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO META Apresentar os tipos de reações envolvendo transferência de elétrons. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: ridentificar e diferenciar uma reação de oxidação

Leia mais

EXERCÍCIOS. A 50ºC, encontram se no estado líquido: a) cloro e flúor. b) cloro e iodo. c) flúor e bromo. d) bromo e mercúrio. e) mercúrio e iodo.

EXERCÍCIOS. A 50ºC, encontram se no estado líquido: a) cloro e flúor. b) cloro e iodo. c) flúor e bromo. d) bromo e mercúrio. e) mercúrio e iodo. EXERCÍCIOS 1. (Cespe/UnB) Os diagramas representam modelos de substâncias simples, compostas e/ou misturas. As esferas claras, escuras, listradas, etc., ou de tamanhos variados representam átomos diferentes.

Leia mais