Atestados de capacidade técnica e a transferência de titularidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atestados de capacidade técnica e a transferência de titularidade"

Transcrição

1 Atestados de capacidade técnica e a transferência de titularidade Renato Poltronieri * Vivian Wolf Krauss ** Conforme prevê o art. 27, inciso II da Lei 8.666/1990, um dos requisitos para habilitação de empresa em procedimento licitatório é a apresentação de documentação que comprove a qualificação técnica da empresa licitante. De acordo com o art. 30 da mesma Lei, esta comprovação de aptidão envolve quatro quesitos: o registro ou inscrição na entidade profissional competente; a comprovação do órgão licitante de que recebeu a documentação exigida; a comprovação do atendimento a requisitos especiais exigidos por lei (quando for o caso); e, finalmente - o que é tema deste artigo - a comprovação de aptidão técnico-operacional para o desempenho da atividade envolvida no objeto da licitação. Esta qualificação envolve tanto as instalações e aparelhamento da empresa quanto seu pessoal técnico. De acordo com o 1º do art. 30, nas licitações pertinentes a obras e serviços, tal qualificação deve ser feita por meio de atestados técnicos fornecidos por pessoas jurídicas competentes. Em processos de reorganização societária (fusões, cisões ou incorporações) ocorre, muitas vezes, a transferência de patrimônio material e profissional entre empresas: bens e profissionais são transferidos para uma incorporadora, ou para uma nova empresa resultante de fusão ou cisão. Diante disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem sido questionado, frequentemente, sobre duas questões: primeiro, se os atestados anteriores à reorganização societária são válidos (ou não) para habilitar as incorporadoras (ou novas empresas) em procedimentos licitatórios; e, segundo, se a reorganização societária ensejaria motivo suficiente para rescisão de contratos já vigentes, por parte da Administração Pública. * Mestre e Doutor em Direito, Professor de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e sócio do Demarest Advogados, especialista em Direito Público e Regulatório. ** Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP) e acadêmica de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2 A resposta não poderia ser simples. Sua dificuldade advém da interpretação dos incisos VI e XI do art. 78 da Lei 8.666/1990: segundo eles, a subcontratação total ou parcial do objeto licitado constitui motivo para rescisão contratual, bem como a associação do contratado com outrem; sua cessão ou transferência total ou parcial; sua "fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato"; e a alteração social ou a modificação da finalidade ou estrutura da empresa que prejudique a execução do contrato. Assim, uma primeira leitura destes dispositivos poderia levar à conclusão de que as empresas que firmaram ou pretendessem firmar contratos com a Administração estariam indiretamente obrigados a manterem sua organização societária inalterada - o que indiretamente limitaria a flexibilidade do particular para reorganizar-se face às oscilações de mercado e para adotar novas estratégias empresariais e gerenciais. Já no ano de 2002 o TCU enfrentou esta questão em resposta à consulta realizada pelo então Deputado Federal Aécio Neves, Presidente da Câmara dos Deputados. O então Deputado questionava se era obrigatória a rescisão contratual por parte da Administração, nos casos de fusão, cisão ou incorporação de empresa contratada. A resposta do TCU à referida consulta se deu na forma do Acórdão nº 1108/2002, que se tornou paradigmático também para decisões referentes à habilitação e à validade dos atestados de capacidade técnico-operacional. Neste acórdão o TCU expõe um histórico de seu posicionamento sobre o tema, forte na necessidade de cisão dos contratos em que haja substituição do contratado por um terceiro, alheio à licitação. Neste sentido, o TCU esposava, até 2002, a tese de que "fica claro (...) que dará causa à rescisão do contrato qualquer ato que implique substituição do contratado por outra pessoa, ainda que esta signifique desdobramento daquele, como ocorre na incorporação, na fusão e na cisão". Entretanto, no acórdão nº 1108/2003, o TCU colaciona também a doutrina - praticamente unânime - forte no entendimento de que para poder rescindir o contrato a Administração deve comprovar o prejuízo à Administração decorrente da reestruturação societária. Além disso, diferencia os processos de fusão, cisão e incorporação, da simples sub-rogação:

3 "É forçoso reconhecer (...) que as situações de fusão, incorporação e cisão diferem bastante da sub-rogação. Naquelas, há uma modificação da empresa contratante, o que não ocorre na sub-rogação, que envolve, apenas, uma transferência de responsabilidade em relação a um contrato específico. Neste último caso, a administração contrata uma empresa, em regra via licitação, e quem acaba executando, total ou parcialmente, o contrato é um terceiro, completamente estranho, que não participou da licitação e sequer teve suas condições de habilitação verificadas. Nos demais casos, que constituem objeto desta consulta, a empresa sucessora não é completamente estranha àquela que foi inicialmente contratada, ainda que juridicamente elas sejam diversas. Em relação às condições de habilitação, deve-se exigir que a empresa sucessora possua os requisitos de habilitação exigidos inicialmente para que possa dar continuidade ao contrato. A inconstitucionalidade que se faz presente no caso da sub-rogação, por violação ao princípio da licitação, resta duvidosa no caso da cisão, fusão ou incorporação. Assim (...) me parece mais adequada a interpretação de que não é obrigatória a rescisão contratual no caso da empresa contratada ter passado por um desses processos, desde que esta possibilidade esteja prevista no edital e no contrato, conforme estabelece o art. 78, inciso VI da Lei º 8.666/93". O referido acórdão estabelece, em resumo, que devem ser observados três requisitos para que a incorporadora ou empresa fruto de cisão/fusão possa executar contrato firmado com a Administração: (i) haver previsão em edital para tanto; (ii) manutenção dos requisitos de habilitação comprovados na época da licitação; e (iii) manutenção do contrato nos exatos termos em que foi firmado. Além disso, como tem entendido a jurisprudência (acórdão nº 634/ TCU - Plenário), o Órgão Público deve anuir expressamente com a manutenção do contrato, após a verificação dos itens acima. Por isso, antes da reestruturação societária e da transferência de patrimônio, é sempre seguro cientificar previamente o Órgão da Administração em questão e obter sua anuência prévia, para garantir a perfeição da reestruturação desejada. A interpretação dada pelo Acórdão nº 1108/2003 à questão da manutenção dos contratos já em vigor serviu como parâmetro para as recentes decisões do TCU com relação à validade dos atestados de capacidade técnico-operacionais.

4 Em jurisprudência recente, o Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu que pode ocorrer a transferência efetiva de capacidade técnico-operacional entre empresas que passaram por fusão, cisão ou incorporação. Por isso, o TCU entende que os atestados de capacidade técnica-operacional podem continuar válidos e utilizáveis para habilitação em licitações pela incorporadora (ou nova empresa decorrente da cisão/fusão), desde que fique comprovado que a capacidade técnica foi de fato transferida para a nova empresa. Os julgamentos são de 2012 e No Acórdão nº 2444/ TCU - Plenário, o TCU considerou correto o entendimento de que "haverá de demonstrar-se, para efeito de admitir a aptidão técnico-operacional da empresa originada da cisão parcial, a perfeita linha de continuidade em termos de conhecimento técnico e padrão de qualidade que se verifica entre as empresas cindida e incorporadora. Isso porque a concepção que orientou criação da cindenda precisa decorrer da experiência adquirida pelo corpo técnico da empresa cindida". O TCU concluiu, assim, que a transferência de patrimônio realizada naquele caso havia tido o efetivo condão de transmitir à empresa subsidiária a capacidade técnicooperacional detida por sua holding, uma vez que além da transferência de parcela de seu patrimônio tangível, teria sido transferida também parcela significativa do conjunto subjetivo de variáveis que concorreram para a formação da cultura organizacional prevalecente na empresa anterior à reorganização. Por fim, decidiu reconhecer que existe transferência da capacidade técnica entre pessoas jurídicas tanto na no caso de transferência total do patrimônio e profissionais correspondentes, quanto no caso de sua transferência parcial. Assim, empresas cindendas podem aproveitar os atestados de capacidade técnico-operacional desde que comprovem a manutenção das características que embasaram a atestação desta capacidade. Esta decisão foi fundamental para embasar o Acórdão nº TCU - Plenário, que reconheceu a efetiva possibilidade de utilização (pela incorporadora) de atestados de qualificação técnica de empresa incorporada para fins de habilitação em licitações públicas.

5 Esta transferência, entretanto, não é absoluta. Como já afirmado, depende da comprovação de que de fato houve transferência de patrimônio e profissionais na reestruturação realizada. Além disso, as Comissões de Licitação podem, a qualquer tempo, realizar diligências para aferir as reais condições da empresa que pretende contratar, conforme previsto na Lei 8.666/1990 ( 3º, art. 43). Se comprovado pela empresa que o patrimônio material e humano transferido a ela atendem aos requisitos de habilitação no certame e correspondem àquele aferido em seus atestados técnicos, não há motivos para que a Administração os recuse. Este é, sem dúvida, um importante passo na evolução da jurisprudência do TCU, como afirmou o Ministro-Relator Valmir Campelo no Acórdão nº 2444/2012. Para ele, "o Tribunal (...) deve continuar no processo de evolução da sua jurisprudência (...) de modo a acompanhar a dinâmica das modificações societárias que afetam o mundo empresarial globalizado, que impõe a necessidade de alterações na organização da sociedade para a sua própria sobrevivência, como bem disse o eminente Ministro emérito deste Tribunal Marcos Vilaça, ao proferir o Voto condutor do Acórdão 2071/ TCU - Plenário". É, também, uma boa notícia para as empresas que contratam com o poder público, porque assegura a continuidade das atividades às pessoas jurídicas resultantes de reestruturação societária, sem que as novas empresas sejam obrigadas a esperar o fim de um longo processo de obtenção de atestados para realizarem contratações mediante licitação. Assim, desde que se comprove que efetivamente foram transferidos para a empresa licitante o patrimônio técnico e profissional, bem como os atestados de capacidade técnico-operacional da empresa originária, é plenamente válida a apresentação de tais atestados para efeito de habilitação em licitações públicas. Com a correta assessoria de profissionais versados nesta matéria, é perfeitamente possível a empresas que contratam com o poder público manterem seus contratos - e também, habilitarem-se em novos procedimentos licitatórios - mesmo que passem por restruturação societária de tipo fusão, cisão ou incorporação, como demonstrou o novo entendimento jurisprudencial do TCU. ***

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário Auditoria no Sistema Comprasnet Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário 1 Objetivos do trabalho Verificar a consistência e a confiabilidade dos dados dos sistemas Siasg e Comprasnet, bem como avaliar se a existência

Leia mais

ESCLARECIMENTO I PREGÃO 23/2013. PERGUNTA 1 Estabelece o item 18.1.1 do Termo de Referência do edital, no tópico referente a habilitação técnica:

ESCLARECIMENTO I PREGÃO 23/2013. PERGUNTA 1 Estabelece o item 18.1.1 do Termo de Referência do edital, no tópico referente a habilitação técnica: ESCLARECIMENTO I PREGÃO 23/2013 PERGUNTA 1 Estabelece o item 18.1.1 do Termo de Referência do edital, no tópico referente a habilitação técnica: 1.1.1. Atestado (s) de Capacidade Técnica (ACT) em nome

Leia mais

ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS. Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014

ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS. Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014 ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014 CONSTRUTORA ÊXITO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

TRIBUNAL PLENO SESSÃO: 30/09/15 ITENS: 35 e 36

TRIBUNAL PLENO SESSÃO: 30/09/15 ITENS: 35 e 36 TRIBUNAL PLENO SESSÃO: 30/09/15 ITENS: 35 e 36 RECURSO ORDINÁRIO 35 TC-000823/007/07 Recorrentes: Maria Aparecida Manzato Tarantelli - Secretária de Administração à época e Eduardo Pedrosa Cury Prefeito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Unidade de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Unidade de Controle Interno RECOMENDAÇÃO nº 006/2013 Autor: Destinatário: Assunto: Prefeito Municipal de Sinop Secretária Municipal de Administração Departamento de Licitação SAAES Previ Sinop Declaração de não parentesco em licitações.

Leia mais

I) DA ANÁLISE DA HABILITAÇÃO

I) DA ANÁLISE DA HABILITAÇÃO CONCORRÊNCIA N.º 03/2014 BNDES ATA DE JULGAMENTO DE HABILITAÇÃO Aos vinte e um dias do mês de novembro do ano de dois mil e quatorze (21/11/2014), reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO TRIBUNAL PLENO SESSÃO DE 02/12/2015 ITEM 42

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO TRIBUNAL PLENO SESSÃO DE 02/12/2015 ITEM 42 TRIBUNAL PLENO SESSÃO DE 02/12/2015 ITEM 42 RECURSO ORDINÁRIO TC-043347/026/12 Recorrente: Prefeitura Municipal de Osasco. Assunto: Contrato celebrado entre a Prefeitura Municipal de Osasco e a Excel 3000

Leia mais

As novas exigências para qualificação técnico operacional para licitações de serviços contínuos trazidas pela IN nº 06/2013 do MPOG na prática

As novas exigências para qualificação técnico operacional para licitações de serviços contínuos trazidas pela IN nº 06/2013 do MPOG na prática As novas exigências para qualificação técnico operacional para licitações de serviços contínuos trazidas pela IN nº 06/2013 do MPOG na prática Prof. Flaviana Vieira Paim A Secretaria de Logística e Tecnologia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE CADASTRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE CADASTRO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE CADASTRO INSTRUÇÃO PARA CADASTRAMENTO (conforme Lei Federal nº 8.666/93 e Decreto Municipal nº 249/dezembro/2005)

Leia mais

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 MEC Ministério da Educação Uasg 150002 IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2016 Processo nº 23000.004587/2016-05 Trata-se de peça impugnatória impetrada por empresa interessada em participar

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ITEM: 59 RELATOR - CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA CÂMARA, DIA 11/02/2014 Processo: TC-002263/007/08 Contratante: Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Contratada:

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013

PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013 CÂMARA MUNICIPAL DE MURIAÉ PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013 DE LAVRA DA: PROCURADORIA JURÍDICA À...: SETOR DE LICITAÇÕES Convite nº...: 004/ 2013. Trata-se de parecer jurídico relativo

Leia mais

DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010

DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010 DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010 Trata-se de impugnação ao edital da Tomada de Preços, nº.: 02/2010 apresentada pela empresa ALLBRAX CONSULTORIA E SOLUÇÕES EM INFORMATICA LTDA, pessoa jurídica de direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

MODALIDADES DE LICITAÇÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO 1 Modalidades de Licitação A modalidade indica o procedimento que irá reger a licitação. São modalidades: - Concorrência - Tomada de Preços - Convite - Concurso - Leilão - Pregão

Leia mais

SÍNTESE DO VOTO E VOTO

SÍNTESE DO VOTO E VOTO - 1 - SÍNTESE DO VOTO E VOTO De acordo com os fundamentos legais detalhadamente descritos nos autos pela Consultoria Técnica, e também com base na vasta legislação existente sobre o tema, acolho o Parecer

Leia mais

Supremo Tribunal Federal Secretaria de Administração e Finanças Comissão Permanente de Licitação

Supremo Tribunal Federal Secretaria de Administração e Finanças Comissão Permanente de Licitação PREGÃO ELETRÔNICO Nº 167/2009 Processo nº 338.061 IMPUGNAÇÃO. EXIGÊNCIA DE CERTIFICADO DE MATURIDADE DE PROCESSO QUANDO DA ASSINATURA DO CONTRATO E NÃO PARA FINS DE HABILITAÇÃO. MOTIVAÇÃO DA EXIGÊNCIA.

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: LEI Nº 13.121, DE 7 DE JULHO DE 2008 Business Online Comunicação de Dados Altera a Lei nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a

Leia mais

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS LICITAÇÃO - DEFINIÇÃO Procedimento adotado pela Administração Pública para contratar obras e serviços, ou para adquirir bens e mercadorias, tornando pública

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES RE - AVISO DE LICITAÇÃO - PROCESSO LICITATÓRIO nº 050/2013 - PREGÃO PRESENCIAL Nº. 022/2013 SRP - Objeto: contratação de empresa especializada na prestação de serviços de roçada e poda de árvores de pequeno

Leia mais

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO -

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - A Caixa Escolar Dr. José Marques de Oliveira, inscrita no

Leia mais

BOLONHA: GRANDES NÚMEROS ESTUDO 1

BOLONHA: GRANDES NÚMEROS ESTUDO 1 BOLONHA: GRANDES NÚMEROS ESTUDO 1 A concretização do Processo de Bolonha em Portugal teve início com a publicação dos Decretos- Lei n. os 42/2005, de 22 de Fevereiro, e 74/2006, de 24 de Março. Para além

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI EAD Ensino à Distância do TCE-MT para a Gestão Pública CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI Ministro-Substituto Augusto Sherman Agenda 1. Relevância das contratações de TI para a APF 2. Antigo Modelo de Contratação

Leia mais

ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014

ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014 ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014 Aos 30 dias do mês de outubro de dois mil e quatorze, às quinze horas, na sede do Conselho

Leia mais

Carta AA nº 017/2014 Rio de Janeiro, 25 de março de 2014. Concurso Público de Arquitetura para o Edifício Anexo do BNDES

Carta AA nº 017/2014 Rio de Janeiro, 25 de março de 2014. Concurso Público de Arquitetura para o Edifício Anexo do BNDES Classificação: Documento Ostensivo Restrição de Acesso: Nenhuma Unidade Gestora: AA/DELOP/GEOP Carta AA nº 017/2014 Rio de Janeiro, 25 de março de 2014. Ao Senhor Sérgio Ferraz Magalhães Presidente Instituto

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES (COPEL) DO BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL BRDE

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES (COPEL) DO BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL BRDE ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES (COPEL) DO BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL BRDE Ref. CONCORRÊNCIA Nº. 2016/024 GOES, MONTEIRO E TOCANTINS ADVOGADOS

Leia mais

Manual de Processo de Licitações

Manual de Processo de Licitações T Manual de Processo de Licitações Processos e Conformidade 6/2/2015 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. DESENHO...4 4. PASSO A PASSO...5 5. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...9 6/2/2015 2 1. OBJETIVO

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, Dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso

Leia mais

Irregularidade fiscal durante a execução do contrato

Irregularidade fiscal durante a execução do contrato RELATORA: CONSELHEIRA ADRIENE ANDRADE Irregularidade fiscal durante a execução do contrato EMENTA: CONSULTA PRODEMGE REGULARIDADE FISCAL REQUISITO DE HABILITAÇÃO COMPROVAÇÃO DURANTE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

QUESTIONAMENTO 02. No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame;

QUESTIONAMENTO 02. No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame; QUESTIONAMENTO 02 No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame; a) "Atestado (s) emitido (s) por pessoa (s) jurídica (s) de direito

Leia mais

Prezado, Assim define o mencionado artigo:

Prezado, Assim define o mencionado artigo: Prezado, Informamos que a Secretaria da Fazenda Pública do Estado de São Paulo publicou a Portaria CAT-59, de 11 de junho de 2015, no dia 12 de junho do corrente ano, alterando os artigos 1º, 27, 28 e

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO FEITO: Impugnação ao Pregão Eletrônico REFERÊNCIA: Edital nº 005/2015 Contratação de empresa especializada para o fornecimento e implantação de solução de comunicação utilizando

Leia mais

Questionamentos de empresas referentes a Concorrência 001/SEBRAE-PE/2015:

Questionamentos de empresas referentes a Concorrência 001/SEBRAE-PE/2015: Questionamentos de empresas referentes a Concorrência 001/SEBRAE-PE/2015: Sobre a Concorrência nº 001/SEBRAE PE/15 para Assessoria de Imprensa, gostaríamos de tirar algumas dúvidas: PERGUNTA: O Anexo 1

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS Responsável: Ricardo da Cruz Gouveia Vieira Área: Risco e Compliance Esta política de exercício de direito de voto ( Política de Voto ) tem por objetivo

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, objetivando constituir subcomissão

Leia mais

Ementa de Parecer em Consulta Tribunal Pleno

Ementa de Parecer em Consulta Tribunal Pleno Ementa de Parecer em Consulta Tribunal Pleno Processo: 863637 Natureza: Consulta Órgão/Entidade: Ministério Público do Estado de Minas Gerais Consulente: Alceu José Torres Marques, Procurador-Geral de

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS TOV GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) CNPJ: 12.747.548/0001-89 CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E FINALIDADE Artigo 1⁰ A presente Política de Exercício

Leia mais

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Procedimentos e Requisitos Necessários para a Solicitação de inclusão no Mecanismo Diferenciado de Pagamento Abatimento do ValorDBO, referente a cobrança

Leia mais

CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA

CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - PROAF DIRETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DIRFIN CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Assinatura/Carimbo: Título:

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Assinatura/Carimbo: Título: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EM EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DATA: Unidade responsável: Superintendência de Fomento Assinatura/Carimbo: Processo nº 01580.034694/2011-29 Título: Alteração da Instrução Normativa nº 22 para

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo:

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo: RESOLUÇÃO Nº 3211 Altera e consolida as normas que dispõem sobre a abertura, manutenção e movimentação de contas especiais de depósitos à vista e de depósitos de poupança. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA SÃO PAULO (SP) ÁREA DE LICITAÇÕES ESCLARECIMENTO 2

CENTRO DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA SÃO PAULO (SP) ÁREA DE LICITAÇÕES ESCLARECIMENTO 2 CENTRO DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA SÃO PAULO (SP) ÁREA DE LICITAÇÕES ESCLARECIMENTO 2 TOMADA DE PREÇOS CSL (SP) N O 2009/16276 (7421) OBJETO: Contratação dos serviços projetados e especificados, no regime

Leia mais

NOTA TÉCNICA ÀS ENTIDADES DE CLASSE ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO PERTINENTE AOS NOS CONVÊNIOS DE MÚTUA COOPERAÇÃO:

NOTA TÉCNICA ÀS ENTIDADES DE CLASSE ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO PERTINENTE AOS NOS CONVÊNIOS DE MÚTUA COOPERAÇÃO: NOTA TÉCNICA ÀS ENTIDADES DE CLASSE ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO PERTINENTE AOS NOS CONVÊNIOS DE MÚTUA COOPERAÇÃO: LIMITE DE 15% PARA DESPESAS ADMINISTRATIVAS NAS QUAIS INCLUEM-SE AS DESPESAS COM SALÁRIOS E

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho Tribunal Pleno Sessão: 10/4/2013 14 TC-002213/003/07 - RECURSO ORDINÁRIO empresa Qualitat Transportes Ltda., objetivando a prestação de serviços de transportes de alunos da Rede Municipal (itens 07, 08,

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional

Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional A formação dos condutores profissionais 5 de maio de 2016 1 Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel

Leia mais

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE COMPUTADORES, PERIFÉRICOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA CNPJ: 09.353.109/0001-87

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE COMPUTADORES, PERIFÉRICOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA CNPJ: 09.353.109/0001-87 ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PREGOEIRO(A) DO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REFERENTE: IMPUGNAÇÃO FRENTE AO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 74/2013. IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA DO EDITAL:

Leia mais

PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO

PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO PROPAGANDA INSTITUTIONAL EM ANO DE ELEIÇÃO Constituição Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 6.287, DE 2009 Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para regular o registro de contrato de transferência de tecnologia.

Leia mais

São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais

São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais O Instituto Pólis pretende selecionar empresa ou profissional especializado na versão de textos em português para

Leia mais

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB.

OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL. Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. OAB 2010.3 GABARITO COMENTADO SEGUNDA FASE EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL Artigo 9º e 4º do artigo 10 Lei 11.101/2005, procuração, CPC e estatuto da OAB. Trata-se de uma habilitação de crédito retardatária.

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE E JULGAMENTO

RELATÓRIO DE ANÁLISE E JULGAMENTO RELATÓRIO DE ANÁLISE E JULGAMENTO IMPUGNACÃO EDITAL N.o 047/2005-00 Publicado o edital de licitação n.o 047/2005-00, para a seleção de empresa para a execução, sob o regime de empreitada por preço unitário,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 285, de 2011 Complementar, do Senador Ciro Nogueira, que altera o art. 191-A da Lei nº 5.172, de 25 de outubro

Leia mais

Assistência técnica e royalties nos tribunais portugueses. Bruno Santiago

Assistência técnica e royalties nos tribunais portugueses. Bruno Santiago Assistência técnica e royalties nos tribunais portugueses Bruno Santiago Aspectos Gerais As questões relacionadas com a tributações dos royalties assumem uma particular acuidade em situações internacionais.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2658/2014 - PGGB MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA RECLAMAÇÃO Nº 12.072 - SP RECLTE. : COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIÇOS ADV.(A/S) : ROBERTA ARANTES LANHOSO RECLDO. : JUÍZA

Leia mais

O Projeto de Lei 3305/08: Solução para as fraudes em licitações de publicidade?

O Projeto de Lei 3305/08: Solução para as fraudes em licitações de publicidade? O Projeto de Lei 3305/08: Solução para as fraudes em licitações de publicidade? - Rafael Klautau Borba Costa O projeto de Lei 3305 de 2008, de autoria do deputado José Eduardo Cardozo, do PT de São Paulo,

Leia mais

PARECER N, DE 2003. RELATOR: Senador GARIBALDI ALVES FILHO

PARECER N, DE 2003. RELATOR: Senador GARIBALDI ALVES FILHO PARECER N, DE 2003 Da COMISSÃO DE EDUCACÃO, sobre o Aviso nº 11, de 2003 (n 416, de 2003, na origem), que encaminha ao Senado Federal cópia do Acórdão n 318/2003 TCU (Plenário), bem como dos respectivos

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Pregão Presencial 005/2015 Protocolo n.º 4059/2015 Processo d origem n.º 2874/2015 Cuida-se de resposta ao Pedido de Impugnação ao Edital 005/2015, interposto pela empresa Aeromix

Leia mais

Plano de exposição. I. As vantagens da arbitragem. A arbitragem no setor portuário

Plano de exposição. I. As vantagens da arbitragem. A arbitragem no setor portuário ARBITRAGEM NO SETOR DE INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA Rafael Wallbach Schwind Plano de exposição I. As vantagens da arbitragem II. A arbitragem no setor portuário III. A arbitragem portuária no Decreto nº 8.465

Leia mais

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte NEWSLETTER Contencioso Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte O acórdão do Tribunal Constitucional n.º 189/2016, de 30 de Março, julgou inconstitucional

Leia mais

Especialização em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário - Ingresso Contínuo

Especialização em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário - Ingresso Contínuo Especialização em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário - Ingresso Contínuo DESCRIÇÃO Organização e Realização: Universidade Estácio de Sá FBT - Faculdade Brasileira de Tributação Carga

Leia mais

Gestão do relacionamento com fornecedores

Gestão do relacionamento com fornecedores Fornecedores Só em 2009, mais de 8 mil organizações forneceram serviços e materiais ao conjunto empresarial. Para padronizar o relacionamento com tais fornecedores, as empresas Eletrobras definiram a Política

Leia mais

SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC

SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS FI. ~ SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC Processo: 004.244-24.00/13-1 (principal n. 013.731-15.00/12-4) Assunto: Impugnação

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ROBSON MARINHO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ROBSON MARINHO Segunda Câmara Sessão: 1º/4/2014 26 TC-037624/026/10 Contratante: ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Contratada: Mercados de Energia Consultoria Ltda. Autoridade(s)

Leia mais

ECT Agente de Correios

ECT Agente de Correios A1-AE37 23/3/2010 ECT Agente de Correios Conhecimentos Específicos Brasília 2010 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/2/1998.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DO DIREITO DA FIB A Diretora da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas Brasileiras - FIB, nos termos do artigo 12, inciso XXIII do Regimento Geral

Leia mais

EDITAL DE CONTIVE Nº 01/2015/APAE. Tipo de Licitação: MENOR PREÇO

EDITAL DE CONTIVE Nº 01/2015/APAE. Tipo de Licitação: MENOR PREÇO EDITAL DE CONTIVE Nº 01/2015/APAE Tipo de Licitação: MENOR PREÇO Retirada dos Editais: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Rua Valmor Zonta, 590, Bairro Centenário Jaraguá do Sul. Endereço eletrônico

Leia mais

Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015.

Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015. Contagem/MG, 08 de setembro de 2015. Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015. Impugnante: TELEFÔNICA BRASIL S.A. A empresa TELEFÔNICA BRASIL S.A. encaminhou, via e-mail, Impugnação

Leia mais

ENASE 2007 TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO

ENASE 2007 TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO ENASE 2007 A EXPANSÃO DA OFERTA E A SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO TRANSMISSÃO DE ENERGIA: CENÁRIO ATUAL E EVOLUÇÃO DA REGULAÇÃO SETEMBRO DE 2007 SEGMENTO DA TRANSMISSÃO Dois mundos: Expansão / novas instalações

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador GEOVANI BORGES I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em caráter terminativo, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 512, de 2007, do Senador Paulo Paim, que acrescenta parágrafo ao art. 764 da Consolidação

Leia mais

Índice. Para que efeito deve ser usada cada operação de certificação? Qual o período de referência das operações de certificação?

Índice. Para que efeito deve ser usada cada operação de certificação? Qual o período de referência das operações de certificação? Índice As operações de certificação Para que efeito deve ser usada cada operação de certificação? Qual o período de referência das operações de certificação? Qual o prazo para submissão das operações de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 Processo nº 23223.000581/2011-21 Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, com o

Leia mais

NIP Não Assistencial

NIP Não Assistencial NIP Não Assistencial Beneficiário NIP Operadoras ANS Objetivos da apresentação Temas que são analisados no âmbito da NIP não assistencial Identificação dos elementos e documentos necessários nas respostas

Leia mais

DOCUMENTOS PARA OBTER PRIMEIRO CREDENCIAMENTO; AUTÔNOMO PESSOA FÍSICA: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL:

DOCUMENTOS PARA OBTER PRIMEIRO CREDENCIAMENTO; AUTÔNOMO PESSOA FÍSICA: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: DOCUMENTOS PARA OBTER PRIMEIRO CREDENCIAMENTO; AUTÔNOMO PESSOA FÍSICA: 1. Requerimento do interessado (acompanhado de cópia do RG ou CNH do mesmo); 2. Carteira Nacional de Habilitação Categoria D ou E

Leia mais

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade.

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Regime Jurídico dos Servidores 9 47% 2 Organização da Administração 4 21% 3 Improbidade 2 11% 4 Responsabilidade

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL João, servidor público civil da União no âmbito da administração direta, por motivo de índole pessoal que se recusa a revelar, faltou ao serviço, sem qualquer justificativa,

Leia mais

CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas

CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas CONTABILIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Perguntas & Respostas 1 O Ministério da Previdência Social - MPS tem competência para editar normas contábeis para os Regimes Próprios de Previdência Social,

Leia mais

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade

Toque 11 Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade Olá pessoal! Neste Toque 11 iremos abordar um tema que pode conter algumas armadilhas. Trata se dos princípios da Isonomia, Capacidade Contributiva e Progressividade. Primeiro, faremos uma breve revisão

Leia mais

Mix Legal Express. Este documento faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade da FecomercioSP

Mix Legal Express. Este documento faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade da FecomercioSP Mix Legal Express Data 03/01/2013 Tipo Informativo Jurídico N 3/14 Este documento faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade da FecomercioSP Caso não consiga visualizar este e-mail, acesse o link: http://www.fecomercio.com.br/mail/mixlegal.php?edicao=639

Leia mais

Instrumento de Avaliação Perfil Governança das Aquisições (ciclo 2013)

Instrumento de Avaliação Perfil Governança das Aquisições (ciclo 2013) Instrumento de Avaliação Perfil Governança das Aquisições (ciclo 2013) Renato Braga, CISA, CIA, CGAP, CCSA, CRMA, CCI 1 Brasília, 26 de novembro de 2013 Agenda Visão geral do trabalho Onde conhecer a fundamentação

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE

A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE A PROBLEMÁTICA DO REENVIO PREJUDICIAL ART. 267º DO TFUE DIREITO COMUNITÁRIO E COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Direito Comunitário primário e Direito Comunitário derivado O princípio do primado (ou primazia)

Leia mais

Prova de Contabilidade Geral Comentada

Prova de Contabilidade Geral Comentada Polícia Científica GO (Perito Criminal) Pessoal, analisando as questões exigidas pela FUNIVERSA da disciplina de Contabilidade Geral aplicada no concurso para perito criminal da Polícia Científica de Goiás,

Leia mais

Pregão Eletrônico 022016. Impugnação ao Ato Convocatório. Decisão do Pregoeiro. Pedido de Impugnação formulado pela empresa T N NETO EIRELI - EPP.

Pregão Eletrônico 022016. Impugnação ao Ato Convocatório. Decisão do Pregoeiro. Pedido de Impugnação formulado pela empresa T N NETO EIRELI - EPP. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO AMAZONAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERVISÃO DE LICITAÇÕES E DISPUTAS ELETRÕNICAS Pregão Eletrônico 022016 Impugnação ao Ato Convocatório Decisão

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SBS Quadra 02 Bloco F Edifício FNDE Sobreloja CEP 70.070-929 DECISÃO DO PREGOEIRO

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SBS Quadra 02 Bloco F Edifício FNDE Sobreloja CEP 70.070-929 DECISÃO DO PREGOEIRO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SBS Quadra 02 Bloco F Edifício FNDE Sobreloja CEP 70.070-929 Processo nº 23034.003287/2014-41 Pregão eletrônico nº 29/2014 DECISÃO DO PREGOEIRO Recorrente:

Leia mais

ESCLARECIMENTOS 01 A 16

ESCLARECIMENTOS 01 A 16 ESCLARECIMENTOS 01 A 16 CREDENCIAMENTO N. 2008/0425 (7421) SL - OBJETO: CREDENCIAMENTO DE SOCIEDADES DE ADVOGADOS, PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE 2 (DUAS) DELAS PARA CADA UMA DAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA DE

Leia mais

XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM

XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM XXXII COLÓQUIO NACIONAL DA ATAM A MOBILIDADE INTERNA E A MOBILIDADE ESPECIAL. A CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR MÚTUO ACORDO A SUA UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO AUTÁRQUICO Lagoa, 30 de outubro de 2012 José

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO 01773/07 1/5 ADMINISTRAÇÃO DIRETA MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAÍRA - DECORRENTE DE DECISÃO PLENÁRIA - INSPEÇÃO EM OBRAS PÚBLICAS REALIZADAS NO EXERCÍCIO DE 2004 REGULARIDADE - RECOMENDAÇÕES.

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA A ART Múltipla que substitui o registro de diversas ARTs específicas, no caso de execução de obras ou prestação de serviços de rotina, deve ser registrada até o

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ROBSON MARINHO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO CONSELHEIRO ROBSON MARINHO Segunda Câmara Sessão: 11/3/2014 96 TC-002111/989/13 Contratante: Prefeitura Municipal de Taubaté. Contratada: Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano Ltda. Autoridade(s) Responsável(is) pela Abertura

Leia mais

INDEXAÇÃO Pensão Especial; Reversão de Pensão; Ex Combatente; Falecimento de Pensionista; Viúva; Beneficiário da Pensão; Filha Casada; Legislação;

INDEXAÇÃO Pensão Especial; Reversão de Pensão; Ex Combatente; Falecimento de Pensionista; Viúva; Beneficiário da Pensão; Filha Casada; Legislação; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0068-09/00-1 Identidade do documento: Decisão 68/2000 - Primeira Câmara Ementa: Pensão Especial da Lei 4.242/63. Ex-combatente. Falecimento da viúva.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO Parecer CGIM PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS Processo nº 056/2015 CPL Inexigibilidade de Licitação Interessada: Secretaria Municipal de Educação Assunto: Contratação de Empresa especializada

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 735/97 - Segunda Câmara - Ata 38/97 Processo TC nº 425.132/95-1 Responsável: João Alfredo Silva Entidade: Associação Brasileira de Odontologia de Cuiabá/MT

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Conselheiro:

Excelentíssimo Senhor Conselheiro: PROCESSO Nº : 674-2/2013 INTERESSADO : PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI ASSUNTO : CONSULTA RELATOR : CONSELHEIRO ANTONIO JOAQUIM PARECER Nº : 04/2013 Excelentíssimo Senhor Conselheiro: Trata-se de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML

APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML Fundada em 2005, a JML é referência nacional em treinamento nas áreas afins ao direito administrativo, com ênfase em licitações e contratos, bem como em gestão, tendo como

Leia mais

Disciplina os procedimentos para a implementação de Agência de Correios Comercial Tipo I da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

Disciplina os procedimentos para a implementação de Agência de Correios Comercial Tipo I da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 2, DE 25 DE JULHO DE 2001. Disciplina os procedimentos para a implementação de Agência de Correios Comercial Tipo I da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. O SECRETÁRIO

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SANTA CATARINA

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SANTA CATARINA ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SANTA CATARINA Ref. Pregão Eletrônico n.º 131/2014 A EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. EMBRATEL, CNPJ n.º 33.530.486/0001-29, com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS. Interessado: COORDENAÇÃO GERAL DE RECURSOS LOGÍSTICOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS. Interessado: COORDENAÇÃO GERAL DE RECURSOS LOGÍSTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Processo n.º 23000.004458/2010-13 Interessado: COORDENAÇÃO GERAL DE RECURSOS LOGÍSTICOS Assunto: Impugnação ao Edital

Leia mais